PDA

Ver Versão Completa : Baja x Jipe



valeriano
28/04/2008, 09:53
Fala pessoal, estou querendo entrar no mundo Off Road e estou numa dúvida gigante: Montar um Baja ou comprar um 4x4?

Queria a ajuda da galera que tá por aqui, pois a questão é delicada. Eu sempre estarei inclinado a montar um Baja, pois sou 100% apaixonado por fusca, desde criança (a pesar de nunca ter tido 1, pois comecei a dirigir há pouco tempo). Mas tenho que levar em conta várias questões antes de tomar esta decisão...


1) Quero enfiar ele em atoleiro pesado e conseguir passar.
Este caso, pelo que andei lendo no fórum, depende unicamente da preparação do carro e do braço do motorista. O MonsterBaja mostrou que dá pra passar.

2) Quero enfiar ele na areia e passar.
Essa é uma das questões mais importantes. Estou começando a pesquisar informações para fazer uma viagem ao Jalapão, em Tocantins, e muitas pessoas me disseram que lá é foda (de bom e de difícil). Areia até a alma e areia fofa, ralação total. Pretendo ir de carro do RJ até lá e dar uma esticadinha no Maranhão também. Será que com o Baja passo perrengue?

3) O combustível.
Esta é a questão que mais está me fazendo optar por um Jipe... Estive no Maranhão este mês e lá não rola alcool em hipótese alguma no interior. Mesmo gasolina, tem alguns postos que não é encontrada. Diesel tem jorrando em qualquer bomba. As distâncias são gigantes entre um lugar e outro e ficar carregando muito combustível extra dentro do carro é perigoso. Morrer na pane seca (principalmente no Jalapão, que tem uma densidade de 1 hab/km²) é foda.


Eu quero (MUITO) montar um Baja. Acho ele foda e o melhor é que é leve e pequeno (vai achar vaga pra Toyota Bandeirante no Rio de Janeiro!), mas estas 3 questões estão me preocupando bastante.


obs: Alguém sabe o consumo normal de um motor fusca 1600 (alcool e gasolina)?

thiago pupo fonseca
29/04/2008, 13:04
fala meu camarada , o meu fz de 10 a 12 km por litro . na questao da areia , vc tem q por aqueles pneus bem largos , igual ao de aviao . eu moro na praia tbm , entao uso estes pneus , na lama eles sao horriveis , entao resolvi comprar uma corrente pra por no pneu , e fica muito , muito bom mesmo.outra vantagem e o custo da manutencao , onde dos veiculos a diesel e muito mais alta . abracos e pe no fundo

valeriano
29/04/2008, 13:59
fala meu camarada , o meu fz de 10 a 12 km por litro . na questao da areia , vc tem q por aqueles pneus bem largos , igual ao de aviao . eu moro na praia tbm , entao uso estes pneus , na lama eles sao horriveis , entao resolvi comprar uma corrente pra por no pneu , e fica muito , muito bom mesmo.outra vantagem e o custo da manutencao , onde dos veiculos a diesel e muito mais alta . abracos e pe no fundo

10 a 12km/L com gasolina ou alcool?

Julinot
04/05/2008, 12:38
Valeriano... se você gosta de Fusca - eu também e nós quaase todos -, então vá de baja.
Veja o link abaixo e empolgue-se !!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40371

Abraços a todos...

valeriano
05/05/2008, 08:58
Valeriano... se você gosta de Fusca - eu também e nós quaase todos -, então vá de baja.
Veja o link abaixo e empolgue-se !!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40371

Abraços a todos...


Po, maldade. To cada vez mais inclinado a montar o baja.
Tive agora no feriado em Carrancas (MG) e vi tanto fusca no caminho que eu quase chorei de emoção.

Ninja4x2
05/05/2008, 15:12
opa carrancas é aqui pertinho heheh ... viu bajas por lá?? Lá é show de bola!

Savegnago
05/05/2008, 17:13
Ai veio blz, na gasolina ira fazer em torno de 12Km e no alcool em torno de 9 Km , quanto a voçe viajar com baja usando penus largos o consumo irá aumentar muito, não sei compensara , se voçe tiver oportunidade de comprar um Jipe 4x4 é bem melhor apesar do custo da manutenção ser maior. abraços

valeriano
05/05/2008, 21:15
opa carrancas é aqui pertinho heheh ... viu bajas por lá?? Lá é show de bola!


Po, nem vi. :(
Acho que se tivesse visto, teria jogado meu carro na frente, pro cara parar, e trocado uma ideia com ele (depois que ele parasse de passar mal com o susto de um carro do Rio de Janeiro fechando ele).

pedrodoniva
05/05/2008, 21:15
Falai camaradas!
Estou querendo pegar um Baja, mas gostaria de uma opinião dos experts no assunto.
A Penatti Baja está fabricando uma réplica do KubelWagen por 6000 latinhas, o que vocês acham?
Detalhe, KubelWagen foi uma rara versão do fusca na segunda guerra, conversível, estepe no capô, todo quadradão, nostálgico até dizer chega,hehehehe...

valeriano
05/05/2008, 21:23
Ai veio blz, na gasolina ira fazer em torno de 12Km e no alcool em torno de 9 Km , quanto a voçe viajar com baja usando penus largos o consumo irá aumentar muito, não sei compensara , se voçe tiver oportunidade de comprar um Jipe 4x4 é bem melhor apesar do custo da manutenção ser maior. abraços

Considerando que o preço do alcool nas estradas é R$1,70/R$1,80 (aqui no RJ ele custa R$1,399) e o do diesel é em torno de R$2,00 (dentro do RJ custa R$1,76), e que o consumo da Toyota Bandeirante (na minha opinião o melhor custo-beneficio em 4x4) é em torno de 9 a 11km/L, acho que não tá tão mal rodar num Baja a alcool não.