PDA

Ver Versão Completa : Divorciada, Jeep reinventa Cherokee Sport quadrada

n0gs
28/04/2008, 07:31
Divorciada, Jeep reinventa Cherokee Sport quadrada

FABIANO SEVERO
da Folha de S.Paulo

Desde que Jeep é Jeep, os clientes não abrem mão de suas aptidões "off-road", da confiabilidade mecânica e das sete fendas na grade. Só que pesquisas indicam que eles querem, de novo, o formato clássico.

E foram atendidos. "Quem comprou os primeiros Cherokee no Brasil, em 1995, sonhava com um modelo novamente quadradinho", diz Philip Derderian, diretor-geral da Chrysler do Brasil. Mas há uma certa incoerência nisso tudo.

Enquanto a parte externa ganhou linhas retas, colunas estreitas e pára-lamas bem definidos, o interior abriga uma tecla que seleciona a tração 4x4 reduzida por acoplamento viscoso. Jipeiros de carteirinha juram que ele é menos robusto que o acionamento mecânico por alavanca, como o do Willys.

A tração Selec-Trac II é eficiente, mas seu controle de descidas, também selecionado no painel, poderia ser como o HDC, da Land Rover. Ele segura o jipe sozinho em declives a partir da iminência da rampa. Já o sistema da Jeep tenta manter o Cherokee a 5 km/h. Na maioria das trilhas, não faz diferença, mas o cenário é outro numa trilha enlameada.

O motor 3.7 é o mesmo. São seis cilindros em "V" e 211 cavalos. A geração anterior, de faróis redondos, foi importada de 2001 a 2007. O preço passou de R$ 114,9 mil para R$ 125 mil.

Fim do casamento

O novo Cherokee chega ao Brasil num momento peculiar da Chrysler, que controla a Jeep e a Dodge. Desde maio do ano passado, ela não pertence mais ao grupo alemão Daimler.

Derderian explica que, apesar das 22 novas Chrysler criadas no mundo -e a do Brasil é uma delas-, a marca continua compartilhando o showroom e o pós-venda com a Mercedes.

O gerente-geral afirma que o desafio é, a médio prazo, preparar a cisão para trabalhar com outro consumidor: "O cliente Chrysler pechincha mais do que o da Mercedes". Por isso diz já ter reduzido o valor das peças em 27%, tentando recuperar quem há tempos não faz manutenção numa autorizada.

Também faz parte da estratégia se unir a outras montadoras. A Nissan produzirá para a Chrysler -pode sair com a marca Dodge-- o Versa, um sedã mexicano derivado do Tiida. Ele chegará aqui em 2009 com preço estimado entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.

LOGANXXX
28/04/2008, 18:51
Acabei de voltar da Europamotors aqui em Campinas.....Eu vi a bichana lá, preta ($125K). Fui ver tambem o novo Wrangler($105K).
Olha amigos...é de passar mal. Essa Cherokee é ducacete de linda. O Wrangler tbm é do cacete....
O meu Wrangler 2000 é zerado, tem 90MKM, pneus zero, etc...Os FDPs tiveram coragem de oferecer $28K numa troca...kkkkkkk Eu quase mandei eles enfiarem os $28k naquele lugar...mas voces sabem como é esse povo de concessionária. (nem sei porque ainda esquento a cabeça).

Enfim, pessoalmente esses dois veículos impressionam muito mais do que voces imaginam. Creio que no final do ano eu venda meu TJ e compre um desses dois.

Quanto a manutenção na concessionária, bem, eles tem que reduzir muuuuuuuuito mais que 27% o valor das peças para trazer seus cliente de volta. Tiveram a coragem de cobrar mais de $8.000,00 pelo conjunto de escapamento do TJ, R$800 reais pelo amortecedor da direção (original ainda, pior que os aftermarkets que são reforçados) sem falar de outros absurdos que não vale 'a pena nem comentar.

Tenho outros carros importados, muito mais caros que o TJ, mas o preço das peças praticados pela Chrysler aqui no Brasil é inviável.
Talvez qdo eles se desligarem das revendas Mercedes, os preços possam voltar a ser mais realisticos.

[]'s