Ver Versão Completa : Adaptar conjunto: Motor opala + câmbio...
Amigos, qual o melhor câmbio para adaptar num motor de Opala 4cil.?
O que é preciso fazer para essa adaptação num CJ5?
dptucunduva
14/07/2004, 16:44
Renner,
Câmbios da linha GM sáo os mais fáceis. C-10 3 marchas, C-10 4 marchas ou C-20 5 marchas. Todos esses tem kit da deep tec pra instalação simples e direta.
Os originais do jeep também servem quase sem adaptação. Pode ser o 3 marchas ou o 4, tanto faz.
Se vc quiser inventar e vender um kit pra colocar o câmbio 4 ou 5 marchas do opala, vc vai vender bem. É um câmbio forte e barato, mas ninguém faz esse kit. Por isso o pessoal cai pros câmbios da C10/20.
Tem outros, mas aí é pra quem sabe muito bem o que quer, pque é complicado de adaptar. Tipo o automatic-4 do próprio opala (pra ter os benefícios do auto na trilha), o clark do engesa (pra ter bem mais redução), e por aí vai.
Thiago Serpa
14/07/2004, 16:46
He he vai começar...
Tudo depende de quanto vc está disposto a pagar...
Até onde eu lembro o mais em conta (e forte) é o câmbio da C10 de 3 marchas. Daí precisa só do adaptador pra tração e reduzida, vendido nas lojas especializadas.
Ah! claro, um pouco de solda tb!!
Mas dá pra adaptar cambios clark de quatro e até 5 marchas, mas isso sai mais caro!!
Aí Thiagão....
Me disseram que... Com esse motor GM, qualquer câmbio clarck entra sem precisar fazer adaptação, só preciso fazer uma flange pra tração... É vero?!?
ABraço...
Pavani
E para motores 4 cilindros uma boa opção: Chevette 4 marchas, isso mesmo: baratinho, resistente, manutenção baixa, macio, engates perfeitos, etc, etc, etc.
Ah! sim, ele aguenta!.
Thiago Serpa
15/07/2004, 09:29
Pavani, agora você me pegou cara...
Essa "arte" de encaixar motor e cambio eu não entendo muito (se é que eu entendo alguma coisa). Acredito que se o cambio for da GM mesmo não precisa de muita mudança não.. talvez algo na capa seca do motor ou no disco de embreagem.. Já para a caixa de reduzida tem muitos kits prontos para todos esses cambios!!
Eu tenho o cambio da c10 3 marchas, forte e instalação sem muita gambi. Até onde eu sei é bem em conta e bom para subir paredes!!
[]´s thiago
Com certeza Thiagão...
Vou atrás disso....
Aí posto aqui no tópico....
Blz?!?
ABraço...
pavani
se optar pelo gm 6cc (250s,4.1) vc podera usar a capa seca da A10 e a caixa da C10 podera ser colocada sem adaptaçoes e a transferencia willys a esta tbem sem adaptaçoes.
[]´s
caixa da C10 podera ser colocada sem adaptaçoes e a transferencia willys a esta tbem sem adaptaçoes.
[]´s
Como?
[]'s
Eugênio
Pedro Bachir
18/07/2004, 18:29
se optar pelo gm 6cc (250s,4.1) vc podera usar a capa seca da A10 e a caixa da C10 podera ser colocada sem adaptaçoes e a transferencia willys a esta tbem sem adaptaçoes.
[]´s
Pra adaptar a cx da C-10 a cx de transferência precisa de flange sim.. :wink:
A laranja tb tah com cx da C-10 3 marchas.... 8)
nao precisa mesmo.vou colocar umas fotos aki pra te mostrar.
eu so preciso encontrar o cara que comprou meu motor gm 6cc c/caixa e etc e tal.pra tirar estas fotos.
vou falar com ele hoje.
[]´s
alias, se vcs derem uma olhada no meu album tbem tem uma caixa de c-10 com transf. willys.
vcs podem perceber que nao tem nenhuma flange.
a unica diferença no meu caso, eh que a capa-seca eh do maveco V8, e a tampa da caixa eh original willys que eu "escalpelei" e soldei numa caixa c-10 pra evitar aquela alavanca lateral incomoda que atrapalha a perna na hora de dirigir.
[]´s
Pedro Bachir
19/07/2004, 15:06
Realmente, eu fui lah no álbum do elcio e lah vi a foto que ele falo e não tinha flange mesmo!!!! A adaptação de quem ta anormal??? a minha ou a dele??? :?
pô dessa eu nunca vi!!!!! :?
Pedro:
a caixa q vc esta usando eh realmente da C-10?
encaixei agora de tarde a caixa da c-10 no motor da silverado 4.1 mfpi :D :D
Entrou certinho, tudo mesmo, não tive que mexer em nada. Até a furação é a mesma. :D
Mas agora falar que da caixa da c-10 pra t-case não tem flange? :D
Isso que está me intrigando, estou indo ver os albuns agora. :D
[]'s
Eugênio
Danniel Pizatto
19/07/2004, 21:47
Ué Monge, deixando de lado o 3000? 8)
To não... :D
Bom, por enquanto não.. :D :D
É que estou sendo um consultor na montage de um jeep para um amigo meu. :D
Ele não está sabendo como fazer, e eu estou ajudando ele conforme posso. :D :D :D
Mas eu penso um dia em trocar este motor. :D
[]'s com motor 3.000
Eugênio
Adalberto Veiga da Silva
27/07/2004, 22:20
eu so preciso encontrar o cara que comprou meu motor gm 6cc c/caixa e etc e tal.pra tirar estas fotos.
vou falar com ele hoje.
[]´s
Se me permitem, vou tentar ajudas, pois eu também já tive as mesmas duvidas.
EU estou montando no meu jeep:
Motor Opala 4cc
Cambio C10 3 marchas
T-case Willys
E posso afirmar com toda a certeza que é necessaria uma flange para adaptar o cambio na caixa de redução, assim como a troca do eixo entalhado do cambio.
Bom, a primeira premissa é de que o formato dos cambios clarck é "igual"(bem PARECIDO), ou sejá, TODOS OS CAMBIO SÃO COMPOSTOS POR 2 PARTES:
1: AQUELA PARTE MAIOR ONDE SAI O EIXO PILOTO(QUE ENCAIXA A EMBREAGEM) ONDE ESTÃO AS ENGRENAGENS;
2: E A PARTE QUE PARECE UM "CONE", ONDE NOS CAMBIOS DE 4 MARCHAS ESTÁ A ALAVANCA DE MUDANÇAS(TRANBULADOR)
ISTO SE APLICA PARA A GRANDE MAIORIA DOS CLARCK 3M,4M,5M DAS C10,C20,A10,A20.
ADAPTAÇÃO
Bom, a adaptação é bem parecida, para não falar igual a adaptação do cambio clark 4 marchas, que consiste em:
1)Troca do eixo entalhado( É OBRIGATÓRIA NOS DOIS)
2)Flange para adaptação do cambio na caixa de reduções;
Ai vc's vão perguntar, por que na foto postada anteriormente parece que está ligado direto o cambio na caixa de reduções?
E a resposta é a seguinte:
No cambio de 4m a alavanca de marchas instalada naquela parte em forma de "cone" no cambio;
Já no cambio de 3m, originalmente, a alavanca de cambio é na coluna de direção e nós jeepiros adaptamos na tampa lateral do cambio.
Assim,
Flange do cambio de 4m: larga com espaço para instalar o trambulador(alavanca de mudanças);
Flange do cambio de 3m: Fina, apenas para fixação das duas partes.
AMIGOS DE PLANTÃO CASO TENHA COMETIDO ALGUM ERRO, JÁ SABEM!!
SAUDAÇÕES
Adalberto Veiga da Silva
27/07/2004, 22:22
vou falar com ele hoje.
[]´s
Amigos eu estou montando no meu jeep:
Motor Opala 4cc
Cambio C10 3 marchas
T-case Willys
E posso afirmar com toda a certeza que é necessaria uma flange para adaptar o cambio na caixa de redução, assim como a troca do eixo entalhado do cambio.
Bom, a primeira premissa é de que o formato dos cambios clarck é "igual"(bem PARECIDO), ou sejá, TODOS OS CAMBIO SÃO COMPOSTOS POR 2 PARTES:
1: AQUELA PARTE MAIOR ONDE SAI O EIXO PILOTO(QUE ENCAIXA A EMBREAGEM);
2: E A PARTE QUE PARECE UM "CONE", ONDE NO CAMBIO DE 4M ESTÁ A ALAVANCA DE MUDANÇAS(TRANBULADOR)
ISTO SE APLICA PARA A GRANDE MAIORIA DOS CLARCK 3M,4M,5M DAS C10,C20,A10,A20.
ADAPTAÇÃO
Bom, a adaptação é bem parecida, para não falar igual a adaptação do cambio clark 4 marchas, que consiste em:
1)Troca do eixo entalhado;
2)Flange para adaptação do cambio na caixa de reduções;
Ai vc's vão perguntar, por que na foto postada anteriormente parece que está ligado direto o cambio na caixa de reduções?
E a resposta é a seguinte:
No cambio de 4m a alavanca de marchas instalada naquela parte em forma de "cone" no cambio;
Já no cambio de 3m a alavanca de cambio fica adaptada na lateral do cambio.
Assim,
Flange do cambio de 4m: larga com espaço para instalar a alavanca;
Flange do cambio de 3m: Fina, apenas para fixação das duas partes;
Otávio Luiz
12/09/2006, 15:13
Salve galera,
Talvez, eu disse TALVEZ, eu não precise vender o São Bernardo, então pode surgir a oportunidade de fazer um up grade: motor de opala 4cc e caixa da c10 3 marchas. E é claro, t-case Willys.
Fiquei com algumas dúvidas: qual a capa seca a ser utilizada? E o que precisa ser feito em termos de adaptação? Pelo que sei a t-case vai direto na caixa, só precisa refurar.
E o mais importante: fica bom em termos de relação? Meus diferenciais são 9x44 ou 8x43, não tenho certeza agora...:confused:
Salve galera,
Talvez, eu disse TALVEZ, eu não precise vender o São Bernardo, então pode surgir a oportunidade de fazer um up grade: motor de opala 4cc e caixa da c10 3 marchas. E é claro, t-case Willys.
Fiquei com algumas dúvidas: qual a capa seca a ser utilizada? E o que precisa ser feito em termos de adaptação? Pelo que sei a t-case vai direto na caixa, só precisa refurar.
E o mais importante: fica bom em termos de relação? Meus diferenciais são 9x44 ou 8x43, não tenho certeza agora...:confused:
Olá Otávio, tenho exatamente essa configuração no meu jeep, e os pneus são os argentinos Aro 16", meu diferencial é o 8-43, e posso te adiantar, fica curto d+ pois faço trilhas pesadas mas de vez em quando tenho que viajar uns 250 Km no fim de semana.
Mesmo na trilha a redução é muito grande, se é que existe redução exagerada pra trilha, hehee.
Tenho certeza que meu jeep deve ficar no ponto se usar o 9-44, ou até um pouco mais longo, o 11/47.
Caso o seu seja o 9-44 e fique legal me fala que ai eu desisto do 11.
Abraço.
Camilo JR
13/09/2006, 09:01
olha.... eu tinha cambio original 3 marchas no meu opala 4 cilindros....
de tanto enche o saco de encosta pra arruma o cambio que só kebrava... botei um clarck 4 marchas.. todo sincronizado ( nem sei se tem clarck caxa seca) achu que é da F-1000 ou da C-20 ....
simplismente tenho outro jeep na mão.. .muito mais força... travalha muito melhor... lugar onde eu passava reduzido, passo só na tração de boa....
instalei fazem 2 semana.. e ate agora.. só alegria... muda muuuito o carro.. vale a pena cada centavo....
comprei ele por 1700 com todas as adaptações necessária.... só a mão de obra do meu mecânico eu naum sei qto q deu q eu naum passei la pra pagar ainda.. ahah
aconselho....
abraços.... espero ter ajudado
Camilo JR
13/09/2006, 09:03
eskeci de falar.... o meu jeep tá com pneus dina torke... ( não sei como se escreve ), mas é akele beeeem garrudo... q o pessoal costuma dizer que só serve pra quebra ponta de eixo... achu q por isso q miha caxa quebrava direto...
mas pra vc ter ideia.. antes nem patinada de primeira em terreno seco ... agora se acelera demais pra sair.... joga barro pra tudo qto é lado.. na primera e segunda marcha... e olha q os pneus saum garrudos demais....
Otávio Luiz
13/09/2006, 09:10
Tenho certeza que meu jeep deve ficar no ponto se usar o 9-44, ou até um pouco mais longo, o 11/47.
Caso o seu seja o 9-44 e fique legal me fala que ai eu desisto do 11.
Chiari,
Se não me falha a memória minha relação é 9/44, então acredito que fique legal.
Mas não sei se vai rolar a troca do motor/caixa, estou pensando em fazer só se não vender o jeep e o guincho, pois a troca ia ser um rolo com meu guincho, caixa e motor no opalinha+C10 e outras coisinhas...
Se acontecer te aviso como ficou, blz?:concordo:
Tudo bem amigo ?
Tem muita gente instalando CAMBIO CHEVETTE ( apelidado de clarckette ) neste motor . Uma opção que vc deveria analisar. De uma pesquisada que vai encontrar muita coisa ou fale c/ o DIAS. Ele é expert no assunto , te fornece a flange pra instalação e todo suporte no assunto.
[]´s
Elmer_Jeep
14/09/2006, 00:09
Valmor, o primeiro post é de 2004...
[]'s
Paulo_CW
14/09/2006, 07:50
Pessoal... quanto ao Clarkette, vcs sabem se tem a flange pronta pra vender em algum lugar... só sei q a Deep Tec esta pra lançar... mas nada ainda, pois esta em testes ainda, quero ver só quanto q vai sair $$$...
[]'s
:putz: :putz: :putz: :putz: :putz:
[]´s
Otávio Luiz
14/09/2006, 08:37
[]'s
ehehehehe.... minha culpa por ressucitar o tópico...:-D
Paulo, como o Valmor falou, tem o Dias aqui do fórum que fez esta adaptação e vende as flanges. Manda uma MP pra ele e depois posta aqui pra matar a curiosidade da galera...
POPEYE MIT
30/09/2019, 20:10
Olá pessoal. Preciso de dicas para adaptar um motor Opala 6cc com uma caixa da A20 a qual pretendo adaptar a Tcase original de meu Jeep.
Hoje meu jeep com pneus 33 polegadas( mas não pretendo aumentar). Tenho dúvidas de como "casar" uma flange. Ha no mercado flange dessa caixa da A20 para a Tcase do Willys? Terei de alongar eixos estriado da reduzida? Minha cidade nao tem muita mão de obra especializada pra isso, mas tem uns mecânicos e torneiros bons , que se passar boas idéias que ja deram certo, eles certamente irão acertar.