Ver Versão Completa : Retifica Ranger 2.5
Ola Pessoal.
Fiz muitas pesquisas no forum e não achei o que estava procurando, por isso decidi postar.
Seguinte
Minha viatura foi adquirida a 8 meses, não estou satisfeito com o carro e decidi comercializá-lo.
Ao fazer avaliações do veículo em lojas da cidade fui informado que o carro está "soprando".
Pois bem, estudei o assunto e realmente parece correto o diagnóstico.
- O carro solta uma quantidade expressiva de fumaça branca na vareta de óleo e no cabeçote, principalmente depois de bem quente;
- Nunca apresentou problemas de aquecimento;
- O carro é muito frouxo em baixa rotação. Em primeira marcha é muito para arrancar. É comum ele não subir rampas de estacionamento quando não da tempo de embalar antes.
- Não é possível fazer nenhuma idéia do km do motor porque o cara que me vendeu o carro é um pilanta e certamente voltou o velocímetro (ta marcado 100 000Km)
Assim sendo ficam as perguntas:
1 - O diagnóstico de que o motor está no fim da vida é verdade. Seria uma retífica a solução?
2 - Visitei uma retífica para "assuntar" sobre o trabalho e ele me disse que vou gastar uns 6 000,00 para fazer esse motor. Disse também que o motor não fica bom com "retifica meia sola" q tem que trocar camisa pistão tudo. Está correto essa observação? Não rola de fazer um serviço parcial e esticar a vida util desse motor?
3 - As pessoas tem me dito que tem que abrir o motor para ver o tamanho do problema. To com medo de abrir sem orçamento prévio e ser explorado pelos mecanicos (Sabe aquele papo Xiii rapaiz, vai ter q trocar isso aqui tb ....) Alguem ja fez esse trabalho nesse motor 2.5 e tem um custo aproximado?
4 - Devido ao alto custo da retifica nao seria a hora de colocar um 2.8 na viatura? Da pra colocar o 2.8 e manter o cambio? Será que valoriza ou deprecia o carro (ja q existe a fantasia do "Original")?
5 - Fui em uma concessionária Mitsubishi e tem uma L200 GLS 2004 com 120 000Km. O carro parece em excelente estado. A mit ta querendo fazer a troca comigo desvalorizando meu carro em 8000 reais com relação a fipe por causa desse "sopro". Estava até disposto a perder esse dinheiro, mas to com muito medo de trocar um problema por outro, tem muito comentário no forum dizendo que esse motor da mit da muito problema e problema caro. Alguma opinião?
Desde ja obrigado, depois posto o resultado.
E ai tche.
Passei por uma situaçao parecida ano passado. Comprei uma Ranger 98 2.5TDi de um picareta e apos 4 meses de uso fundiu o motor. O marcador da temperatura parou de funcionar e acabou agarrando um pistao....
Gastei aproximadamente R$ 8 mil com retifica geral no motor, bomba, bico e turbina. Após a retifica, voltei umas 2x na oficina para corrigir falhas.... O motor nao ficou 100% após a retifica, sendo que fiz todo o serviço em autorizadas....
Acabei perdendo o gosto pela picape e troquei de carro na primeira oportunidade que tive....
Nao dei sorte com a Ranger 98 2.5TDi
Abraço.
João Fellipe
27/04/2008, 21:34
Ola Pessoal.
Fiz muitas pesquisas no forum e não achei o que estava procurando, por isso decidi postar.
Seguinte
Minha viatura foi adquirida a 8 meses, não estou satisfeito com o carro e decidi comercializá-lo.
Ao fazer avaliações do veículo em lojas da cidade fui informado que o carro está "soprando".
Pois bem, estudei o assunto e realmente parece correto o diagnóstico.
- O carro solta uma quantidade expressiva de fumaça branca na vareta de óleo e no cabeçote, principalmente depois de bem quente;
- Nunca apresentou problemas de aquecimento;
- O carro é muito frouxo em baixa rotação. Em primeira marcha é muito para arrancar. É comum ele não subir rampas de estacionamento quando não da tempo de embalar antes.
- Não é possível fazer nenhuma idéia do km do motor porque o cara que me vendeu o carro é um pilanta e certamente voltou o velocímetro (ta marcado 100 000Km)
Assim sendo ficam as perguntas:
1 - O diagnóstico de que o motor está no fim da vida é verdade. Seria uma retífica a solução?
2 - Visitei uma retífica para "assuntar" sobre o trabalho e ele me disse que vou gastar uns 6 000,00 para fazer esse motor. Disse também que o motor não fica bom com "retifica meia sola" q tem que trocar camisa pistão tudo. Está correto essa observação? Não rola de fazer um serviço parcial e esticar a vida util desse motor?
3 - As pessoas tem me dito que tem que abrir o motor para ver o tamanho do problema. To com medo de abrir sem orçamento prévio e ser explorado pelos mecanicos (Sabe aquele papo Xiii rapaiz, vai ter q trocar isso aqui tb ....) Alguem ja fez esse trabalho nesse motor 2.5 e tem um custo aproximado?
4 - Devido ao alto custo da retifica nao seria a hora de colocar um 2.8 na viatura? Da pra colocar o 2.8 e manter o cambio? Será que valoriza ou deprecia o carro (ja q existe a fantasia do "Original")?
5 - Fui em uma concessionária Mitsubishi e tem uma L200 GLS 2004 com 120 000Km. O carro parece em excelente estado. A mit ta querendo fazer a troca comigo desvalorizando meu carro em 8000 reais com relação a fipe por causa desse "sopro". Estava até disposto a perder esse dinheiro, mas to com muito medo de trocar um problema por outro, tem muito comentário no forum dizendo que esse motor da mit da muito problema e problema caro. Alguma opinião?
Desde ja obrigado, depois posto o resultado.
Caro amigo, não desanimes com a Ranger não!!! a minha ta com 98 000 motor uma maravilha, mais se for trocar coloca o 2.8 é motor pra cacete, esse negocio de fantasia de original é besteira, quem conhece carro a óleo sabe que se fizer o serviço bem feito fica 100% !!! Quando for comprar essa Mit ai que ta de olho faz isso q tão fazendo com seu carro, liga ve se ta saindo fumaça pela vareta, se sai oleo lubrificante pela vareta, abre a tampa de oleo do motor com ele em marcha lenta e ver se faz "psiiiiiuuuu" igual a garrafa de refrigerante abrindo, se fizer isso o motor da ruim, olha a zuada do motor geralmente motor bom tem um barulho caracteristo aquele barulho "seco" bonito, hummm melhor q isso só mulher, mais tem q ter ouvido bom pra saber e gostar de motor diesel, agora retifica do motor é bom fazer tudo mesmo senão não terás o mesmo desempenho o 2.5 não é um motor ruim não é só saber manejar com ele!
Eu particularmente não trocaria minha Fernandinha por mit nenhuma nem a triton, eu gosto de coisa nacional ou melhor pelo menos produzido aki no brasil ou nos hermanos, não é palhaçada de nacionalismo bobo não é simplesmente pelo fato das tarifas de importação, facilidade de chegar aki e tal.
Esqueci o 2.8 nunca vai depreciar um carro!!! heheheheheheehe, pra mim o q deprecia carro é motor eletrônico, mais é opnião de pobre!
Edintruder
27/04/2008, 22:23
Se a minha Ranger soprar eu tiro o carter e o cabeçote, levanto os pistões e troco somente os anés e dou "ui" um brunimento nos cilindros. Se na avaliação as bronzinas apresentarem desgastes troco apenas as bronzinas fixas e de biela e monto tudo novamente! Daí eu estudarei a troca sem pressa nenhuma.
O HSD aceita meia sola sim, pra ser sincero não conheço motor diesel que não aceita meia sola!
Abre a BI em cerca de 2 voltas que a potência em baixa melhora muito.
Se a tua Ranger está muito xôxa provavelmente ela esteja com o ponta da BI atrasado. É comum os mecas não acertarem esse ponto quando trocam a correia dentada e fica uma verdadeira b@st@!
Gastar R$5000 pra fazer um HSD é só pra quem quer...
Leva numa oficina e manda fazer só a meia sola e passa pra frente.
A Ranger é uma excelente caminhonete e comprar uma usada tem esses problemas. Porém isso é sorte, pois se pegas essa L200, a retífica desse motor vai perto de R$10000... Isso sim é extorsão!
detalhe: Eu faria isso tudo em casa mesmo pois eu não pagaria pra mecanico nenhum fazer mer%@ na minha Ranger. Se é pra fazer porcaria deixa que eu mesmo faço! Eheheh!
Essa meia sola eu estimaria em cerca de 50.000km de durabilidade,
shimomoto
27/04/2008, 22:47
Se a minha Ranger soprar eu tiro o carter e o cabeçote, levanto os pistões e troco somente os anés e dou "ui" um brunimento nos cilindros. Se na avaliação as bronzinas apresentarem desgastes troco apenas as bronzinas fixas e de biela e monto tudo novamente! Daí eu estudarei a troca sem pressa nenhuma.
O HSD aceita meia sola sim, pra ser sincero não conheço motor diesel que não aceita meia sola!
(...)
Edin,
Tua idéia é bem válida mesmo. Já fiz muito isso com Ford FTO 4.4 diesel, Perkins, MWM, e mais recentemente com um motor Ford Geneses (um motor inglês, que equipa a série 30 da Ford/New Holland). Destes, o unico que não deu certo foi justamente o Ford Geneses, que aliás ficou um lixo. Tive que fazer inteirinho.
Mas até o Perkins A3.151 que muitos mecas me disseram para não fazer a meia sola eu fiz sim e deu certo.
Abraços
shimomoto
27/04/2008, 23:29
Ola Pessoal.
(...)
Minha viatura foi adquirida a 8 meses, não estou satisfeito com o carro e decidi comercializá-lo.
Ao fazer avaliações do veículo em lojas da cidade fui informado que o carro está "soprando".
(...)
Assim sendo ficam as perguntas:
1 - O diagnóstico de que o motor está no fim da vida é verdade. Seria uma retífica a solução?
2 - Visitei uma retífica para "assuntar" sobre o trabalho e ele me disse que vou gastar uns 6 000,00 para fazer esse motor. Disse também que o motor não fica bom com "retifica meia sola" q tem que trocar camisa pistão tudo. Está correto essa observação? Não rola de fazer um serviço parcial e esticar a vida util desse motor?
3 - As pessoas tem me dito que tem que abrir o motor para ver o tamanho do problema. To com medo de abrir sem orçamento prévio e ser explorado pelos mecanicos (Sabe aquele papo Xiii rapaiz, vai ter q trocar isso aqui tb ....) Alguem ja fez esse trabalho nesse motor 2.5 e tem um custo aproximado?
4 - Devido ao alto custo da retifica nao seria a hora de colocar um 2.8 na viatura? Da pra colocar o 2.8 e manter o cambio? Será que valoriza ou deprecia o carro (ja q existe a fantasia do "Original")?
5 - Fui em uma concessionária Mitsubishi e tem uma L200 GLS 2004 com 120 000Km. O carro parece em excelente estado. A mit ta querendo fazer a troca comigo desvalorizando meu carro em 8000 reais com relação a fipe por causa desse "sopro". Estava até disposto a perder esse dinheiro, mas to com muito medo de trocar um problema por outro, tem muito comentário no forum dizendo que esse motor da mit da muito problema e problema caro. Alguma opinião?
Desde ja obrigado, depois posto o resultado.
Caro Lucas,
Vamos por partes: Precisamente o que não te deixa satisfeito com sua viatura? É o motor ruim? É o conjunto que está "esmerilhado" (como diz um conhecido meu para carros muito mal tratados)? É preciso definir antes de tomar qualquer atitude. Cada resposta que você venha a dar, cada rumo você deve tomar.
Vamos por partes:
1-) Fumaça branca pode significar combustivel não queimado e/ou vapor dágua. No caso do primeiro, são grandes as chances do motor estar sem compressão e ai ele não estar queimando adequadamente o combustivel. Como você diz que seu HS está sem força, então provavelmente este seja o seu caso. Ai a retífica é a solução.
2-) Um conhecido retificou um HS e gastou em torno de R$6000,00 de peças (originais) e retifica. Então é factivel o orçamento. Com relação a meia-sola, acredito que o HS, desde que não exigido, até tolere. Mas não é o melhor dos mundos...
3-) O mais triste de tudo é que motor que requeira retifica, cuja a procedência a gente desconheça (não saiba se ele somente tem elevada quilometragem, se ferveu, se empenou, calço hidraulico, etc. etc.) somente abrindo para ter noção correta do tamanho da despesa. Dai a importância de ter em mãos uma retifica decente, idônea e/ou mecânico que entenda e monte o motor de confiança
4-) A resposta para essa pergunta só você pode dar5. Vide minha colocação inicial deste post. Se o problema for somente o motor, e colocar um $$$ não for problema, então acho que dispensa comentários.
5-) Com todo respeito aos proprietários de Mit, sem qualquer intriga: Se um HS ruim é problemático, um Mitsubishi 4D56 então... Esse sim é um motor que não aceita meia sola de jeito nenhum.
Espero ter ajudado pelo menos um pouco.
Abraços
Valeu moçada.
Fiz uma contra-proposta no negocio da mit. Ja olhei o carro de tudo quanto é lado, levei em 2 mecanicos e levei inclusive em uma concessionária da toyota fingindo trocar em uma zero e pedi para avaliarem o carro.
Parece q a Mit não tem defeito.
Meu carro está inteiro mau conservado, direção hidráulica cantando, embreagem perdendo óleo (ainda não achei o vazamento, provavelmente o atuador), o antigo dono era um porco e o carro está inteiro ruim.
Se o negócio na Mitsubishi não prosperar vou fazer o que o Edintruder sugeriu.
Provavelmente vou solicitar a ajuda de algum mecanico bem intencionado pois não tenho tanta experiência para uma "cirurgia" desse tamanho no motor.
Se de tudo perder dinheiro vou aprender um pouco.
Em semanas mando notícias.
Desde já obrigado
Edintruder
28/04/2008, 12:46
Se tirares o motor, aproveita e tira o atuador hidráulico da embreagem e manda adaptar um garfo da embreagem do Opala com cabo e rolamento da embreagem também do Opala. Sairá muito mais barato e nunca mais vai dar problema.
O resultado da retífica ficou assim:
Pedi para o mecanico retirar e abrir o motor. A Ranger está parada a 3 semanas ja. :cry:
A conclusão é que o antigo dono ja tinha aberto o motor e feito a parte de baixo, porque todas as bronzinas estavam zeradas, nao trocarei nenhuma.
As camisas estavam bem gastas assim como os aneis.
O resumo da compra foi o seguinte:
- Jogo de Junta completo (sabó): 202,00
- Jogo de anéis(Metal leve): 306,00
- Camisas (Metal leve): 237,00
- Tensores da correia: 280,00
- Correia dentada:69,00
- Correia do alternador: 49,00
- Atuador da embreagem: 270,00
- Rolamento do eixo piloto: 25,00
- Rolamento da hélice: 90,00
- Válvulas de admissão e escape: (estou negociando , uns 200,00)
Alem disso no motor precisei trocar a balança superior, amortecedores, pastilhas, óleos e abraçadeiras..
A conta total de peças ficou em R$2400,00 (motor mais suspensão).
O Mecanico vai me cobrar 600,00 e ainda falta acertar com a retifica.
O problema do momento é o seguinte:
Mandei a bomba e os bicos para revisão e o sujeito me disse o seguinte:
2 bicos estão pingando.
A pressão não está boa e precisa de reparos.
O sujeito quer me cobrar 1000,00 pelos bicos e 800,00 para fazer reparos na bomba e regular.
Estou viajando e ainda nao pude olhar as peças. A pergunta é a seguinte:
- Se somente 2 bicos estiverem pingando posso simplesmente trocar por dois bicos originais?
- Apesar de frouxo o carro estava funcionando. Será que a bomba pode estar tão ruim assim que somente o reparo da bomba custe 800 latinhas?
shimomoto
11/06/2008, 21:25
O resultado da retífica ficou assim:
Pedi para o mecanico retirar e abrir o motor. A Ranger está parada a 3 semanas ja. :cry:
A conclusão é que o antigo dono ja tinha aberto o motor e feito a parte de baixo, porque todas as bronzinas estavam zeradas, nao trocarei nenhuma.
As camisas estavam bem gastas assim como os aneis.
O resumo da compra foi o seguinte:
- Jogo de Junta completo (sabó): 202,00
- Jogo de anéis(Metal leve): 306,00
- Camisas (Metal leve): 237,00
- Tensores da correia: 280,00
- Correia dentada:69,00
- Correia do alternador: 49,00
- Atuador da embreagem: 270,00
- Rolamento do eixo piloto: 25,00
- Rolamento da hélice: 90,00
- Válvulas de admissão e escape: (estou negociando , uns 200,00)
Alem disso no motor precisei trocar a balança superior, amortecedores, pastilhas, óleos e abraçadeiras..
A conta total de peças ficou em R$2400,00 (motor mais suspensão).
O Mecanico vai me cobrar 600,00 e ainda falta acertar com a retifica.
O problema do momento é o seguinte:
Mandei a bomba e os bicos para revisão e o sujeito me disse o seguinte:
2 bicos estão pingando.
A pressão não está boa e precisa de reparos.
O sujeito quer me cobrar 1000,00 pelos bicos e 800,00 para fazer reparos na bomba e regular.
Estou viajando e ainda nao pude olhar as peças. A pergunta é a seguinte:
- Se somente 2 bicos estiverem pingando posso simplesmente trocar por dois bicos originais?
- Apesar de frouxo o carro estava funcionando. Será que a bomba pode estar tão ruim assim que somente o reparo da bomba custe 800 latinhas?
Lucas;
Já que você está gastando e ficará com a Ranger, faz logo o conjunto bomba e bico.
Você já tá gastando em pistão, camisa, etc. etc. etc. que vale a pena colocar bicos novos e começar do zero.
Quanto ao preco, não foge muito disso não.
Abs!
EDEM2008
11/06/2008, 21:52
Boa noite, pessoal.
Estive a alguns dias, numa revenda de motores Internacional (Leon Himer), para comprar uns mangotes novos, pois os que tenho já estavam
ressecados. Por curiosidade, resolvi perguntar sobre os preços de motores e partes deles, eis o que me informaram:
1- o bloco do motor 2.5 hsd zerado = R$ 2.300,00 (com as camisas)
2- o motor 2.5 hsd zerado, só parte de força, com pistões e tudo mais = R$ 4.800,00.
Sendo assim, vale pesquisar bastante, e ver o que é melhor.
Essa é minha opinião>
Abraços a todos!
Pequeno jr
11/06/2008, 22:58
Lucas ... se for pagar R$ 1.000,00 em bicos injetores, coloca os bicos do Rash e coloca sua Ranger para uns 140cv.
É so procurar aqui no forum q tem os tópicos falando dos bicos injetores especiais q ele fabrica.
Edintruder
12/06/2008, 00:00
olha na parte de vendas de acessórios aqui no site que tem um forista que vende peças para motores diesel e os preços dele são muito bons, inclusive vale a pena transformar o 2.5 em 2.8!
duardobruno
12/06/2008, 08:44
Lucas;
Já que você está gastando e ficará com a Ranger, faz logo o conjunto bomba e bico.
Você já tá gastando em pistão, camisa, etc. etc. etc. que vale a pena colocar bicos novos e começar do zero.
Quanto ao preco, não foge muito disso não.
Abs!
Concordo em gênero, número e Skol. O preço é por aí, não tem como fugir não. Agora, já tá gastando cara, não tenha pena em gastar mais um pouco e coloque logo tudo novo. Pq estas coisas evitam dor de cabeça, não compensa gastar uma boa verba e depois ficar voltando na oficina, ou ainda o carro ficar frouxo. Verifica tb a bomba de óleo cara, se tiver uma verba extra, troca tb, troca as correas, verifica a turbina, pq não adianta fazer tudo e a turbina estar fraca ou passando óleo. E 800 conto pra dar uma geral na bomba, tá na média, mas é bom fazer. Pq vc faz e esquece, melhor do q fazer o motor, viajar e a bomba injetora dar problema. Como dizem na caserna: Tá na lama, Chafurda!:concordo:
Concordo em gênero, número e Skol. O preço é por aí, não tem como fugir não. Agora, já tá gastando cara, não tenha pena em gastar mais um pouco e coloque logo tudo novo. Pq estas coisas evitam dor de cabeça, não compensa gastar uma boa verba e depois ficar voltando na oficina, ou ainda o carro ficar frouxo. Verifica tb a bomba de óleo cara, se tiver uma verba extra, troca tb, troca as correas, verifica a turbina, pq não adianta fazer tudo e a turbina estar fraca ou passando óleo. E 800 conto pra dar uma geral na bomba, tá na média, mas é bom fazer. Pq vc faz e esquece, melhor do q fazer o motor, viajar e a bomba injetora dar problema. Como dizem na caserna: Tá na lama, Chafurda!:concordo:
x2...fora que é bem mais ético você fazer o motor direito para vender o carro. Se você faz uma meia sola só para vender, você estará fazendo exatamente o que o teu antigo dono fez, e isso acaba virando um circulo vicioso. Pelo menos vai dormir tranquilo...
Pesquise bastante que você encontra peças do HSD mais em conta que a maioria dos motores (a retifica de um 2.5 HSD acaba ficando quase o mesmo preço de um motor a gasolina, devido a ampla disponibilidade de peças).
Marcelo J Manente
01/09/2019, 12:55
Ressuscitando o tópico para não abrir outro.
Adquiri uma Ranger CD 2.5 4x4 ano 2000/01 com o motor recém retificado e com NF.
Gostaria de saber dos colegas quantos mil kms um motor retificado dura sendo bem cuidadoso?
Meu uso será mais na cidade, pequenos passeios de final de semana em estradas de terra e em viagens de final de ano de até 13 mil km.
Outra coisa, tenho lido relatos de outras caminhonetes como L200 e Frontier onde os donos suprimem o EGR e que isso melhora o desempenho e economia deles. A Ranger 2.5 diesel 00/01 tem EGR/ alguém já tirou e sabe dizer como se faz?
Obrigado.
Fala Marcelo tudo certo?
Que legal cara parabéns pela aquisição, muito acompanhei suas viagens por aqui desde a sua primeira ranger. . É difÃ*cil falar de durabilidade de motor, pois depende de N fatores, mas o hsd se bem cuidado já vi casos de chegarem aos 500 mil km, mas acredito que a média deve ficar entre 300 e 400 mil pois nem todos donos são tão cuidadosos assim. Quanto a EGR é um sistema de reaproveitamento dos gases que seriam jogados pelo escapamento eles são recirculados e queimados novamente visando diminuir a poluição, mas não se preocupe com isso apenas motores eletrônicos modernos que contam com esse sistema sua ranger não tem..... depois manda fotos da viatura
RicardoFLN
02/09/2019, 10:25
Ressuscitando o tópico para não abrir outro.
Adquiri uma Ranger CD 2.5 4x4 ano 2000/01 com o motor recém retificado e com NF.
Gostaria de saber dos colegas quantos mil kms um motor retificado dura sendo bem cuidadoso?
Meu uso será mais na cidade, pequenos passeios de final de semana em estradas de terra e em viagens de final de ano de até 13 mil km.
Outra coisa, tenho lido relatos de outras caminhonetes como L200 e Frontier onde os donos suprimem o EGR e que isso melhora o desempenho e economia deles. A Ranger 2.5 diesel 00/01 tem EGR/ alguém já tirou e sabe dizer como se faz?
Obrigado.
Parceiro,
Me alinho ao Leoss quanto a durabilidade. Levando como tem de se levar, mais de 300k.
Eu pontuaria ainda algumas coisas, como usar diesel S-10 (caso ainda esteja no comum, lavar tanque e linha antes de fazer a migração pro S-10), evitar longos períodos em marcha lenta (retarda espelhamento de cilindros/camisas), e desconectar respiro da admissão (prolonga vida do óleo, não deixa o intercooler babado de óleo, deixa mais "espaço" pro ar limpo).
Sorte aí com a nova velha viatura!
Sds.
Marcelo J Manente
04/09/2019, 15:05
Fala Marcelo tudo certo?
Que legal cara parabéns pela aquisição, muito acompanhei suas viagens por aqui desde a sua primeira ranger. . É difÃ*cil falar de durabilidade de motor, pois depende de N fatores, mas o hsd se bem cuidado já vi casos de chegarem aos 500 mil km, mas acredito que a média deve ficar entre 300 e 400 mil pois nem todos donos são tão cuidadosos assim. Quanto a EGR é um sistema de reaproveitamento dos gases que seriam jogados pelo escapamento eles são recirculados e queimados novamente visando diminuir a poluição, mas não se preocupe com isso apenas motores eletrônicos modernos que contam com esse sistema sua ranger não tem..... depois manda fotos da viatura
Ola colega,
Então, voltei para a Ranger, kkkk. No caso essa Ranger que comprei estava com 300 mil km quando o motor foi feito.
Então podemos dizer que tem (cuidando bem) mais uns 200 mil pela frente. Como pretendo ficar com a viatura mais uns 4 a 5 anos acho que não devo chegar perto disso.
Depois que postei a pergunta é que vi que essa pickup não tem EGR.
Obrigado.
Ushuaia ai vou eu de novo (sem perrengues).
Marcelo J Manente
04/09/2019, 15:45
Parceiro,
Me alinho ao Leoss quanto a durabilidade. Levando como tem de se levar, mais de 300k.
Eu pontuaria ainda algumas coisas, como usar diesel S-10 (caso ainda esteja no comum, lavar tanque e linha antes de fazer a migração pro S-10), evitar longos períodos em marcha lenta (retarda espelhamento de cilindros/camisas), e desconectar respiro da admissão (prolonga vida do óleo, não deixa o intercooler babado de óleo, deixa mais "espaço" pro ar limpo).
Sorte aí com a nova velha viatura!
Sds.
FAla colega,
Legal, + de 300 k deve dar os 5 anos que pretendo ficar com a viatura. A Ranger está com pneus General Graber at2 235/75 r15.
Vou ver com um mecânico onde fica esse respiro da admissão e pedir para ele desconectar. Mas e ai desconecta e fecha? Onde deixar?
Sabe alguma dica para deixar esse motor mais econômico?
Ha... esqueci de dizer uma coisa: essa minha Ranger tem sistema de engate de 4x4 por alavanca.
RicardoFLN
04/09/2019, 17:26
FAla colega,
Legal, + de 300 k deve dar os 5 anos que pretendo ficar com a viatura. A Ranger está com pneus General Graber at2 235/75 r15.
Vou ver com um mecânico onde fica esse respiro da admissão e pedir para ele desconectar. Mas e ai desconecta e fecha? Onde deixar?
Sabe alguma dica para deixar esse motor mais econômico?
Ha... esqueci de dizer uma coisa: essa minha Ranger tem sistema de engate de 4x4 por alavanca.
Sim, tem várias!!
Essa é uma delas, pois no momento que tu deixa de mandar vapor de óleo (e outras porcarias) pra dentro do intercooler, tu melhoras a troca térmica dele, pois não fica tudo melecado de óleo lá dentro. Tu isola a derivação do respiro na mangueira de entrada da turbina, e a mangueira do respiro tu colocas lá pra baixo do motor.
Outra é colocar intercooler maior. Na minha coloquei o da 2.8.
Colocar rodas-livre dos cubos dianteiros, em 4x2 o diferencial dianteiro não fica girando à toa. Mas pra isso provavelmente tenhas de trocar os semi eixos dianteiros.
Evitar que a tomada de ar do filtro puxe ar quente de dentro do cofre do motor.
Não calçar o pedal direito no fundo do assoalho.....rsrsr
Quanto ao sistema de alavanca, tb coloquei na minha. Quanto menos coisas elétricas/eletrônicas, menos torração de saco! Eu engato reduzida quase todos os dias e a bagaça tá lá há 4 anos sem incomodar.
Sds.
Fala pessoal tudo certo?
Parabéns pela máquina está muito bonita, com certeza te atenderá muito bem, mas viagens pois é confortável e econômica. Realmente um intercooler maior seria muito bem vindo também o respiro do motor, nos motores antigos usavam um sistema parecido com o descrito pelo Ricardo. A tração por alavanca trás muita confiabilidade.
No mais antes da viagem verificar os níveis de fluidos, aproveita qe estas rodando no dia a dia, verifica o fluido de arrefecimento, se baixa o nível, se está usando aditivo, agora é hora de colocar em dia.
Quanto a economia se manter ela numa faixa entre 80 e 90 km/h ela melhora bem a média
Marcelo J Manente
05/09/2019, 13:50
Obrigado amigos vou verificar esses dicas.
Marcelo J Manente
05/09/2019, 14:31
Aproveitando novamente as dicas.
O motor foi retificado a 5 mil km. Ele ainda está amaciando?
Me pareceu um pouquinho amarrado.
Obrigado.
Se foi feito por inteiro leva um tempo pra amaciar, porém também existe a possibilidade de quando fizeram a retifica do motor, deixaram o parafuso de débito de diesel na bomba injetora fechado, aí também deixa ela mais fraca, porém se for isso é tranquilo qualquer bombista faz em 10 minutos. Vai fazer um pouquinho mais de fumaça porém vai andar melhor.
RicardoFLN
06/09/2019, 10:20
Aproveitando novamente as dicas.
O motor foi retificado a 5 mil km. Ele ainda está amaciando?
Me pareceu um pouquinho amarrado.
Obrigado.
xexelo
É, pra arrancar o 2.5, não é lá nenhuma Brastemp!
No que tange a regulagem da bomba injetora, aí agora eu vou descordar frontalmente com o Leoss. O bendito parafuso de débito, que é o fetiche de 99% da galera, não é a melhor forma (diria até a forma errada) de melhorar o desempenho. Fumaça, é diesel parcialmente queimado e/ou não queimado, é dinheiro sendo jogado aos porcos. Tu não vais querer ficar botando dinheiro fora direto, certo? Minha sugestão é, mantenha a regulagem de débito padrão. Querendo um melhor desempenho, regule os 3 parâmetros da LDA. E já que é pra fuçar na BI, veja o ponto da BI, ele pode ser adiantado levemente.
Mas é claro, acho que tu deves ter notado a diferença de trabalho entre aumentar o "desempenho" via débito, ou faze-lo via LDA e ponto da BI. E o legal é que tu provavelmente não vais encontrar alguém que faça do jeito trabalhoso.....rsrsrs
Sds.
Marcelo J Manente
06/09/2019, 13:50
Caros colegas,
Hoje ao sair de casa notei que ela está amarrada por alguma questão que não é o motor. É como se estivesse com as rodas presas pois ao sair embalei um pouco e depois pisei na embreagem, Senti que era como se ela estivesse freada.
Vou mandar erguer e olhar os rolamentos e a parte de freios, até por que é só pisar no freio que ela trava as rodas num sopetão. Da até um tranco e canta pneus.
Vou levar numa oficina.
Um abraço.
Caros colegas,
Hoje ao sair de casa notei que ela está amarrada por alguma questão que não é o motor. É como se estivesse com as rodas presas pois ao sair embalei um pouco e depois pisei na embreagem, Senti que era como se ela estivesse freada.
Vou mandar erguer e olhar os rolamentos e a parte de freios, até por que é só pisar no freio que ela trava as rodas num sopetão. Da até um tranco e canta pneus.
Vou levar numa oficina.
Um abraço.
Dá uma olhada nos freios traseiros. Se não me engano a sua deve ter uma espécie de "mola" perto do estepe que atua no freio traseiro quando se coloca carga na caçamba, fazendo frear "mais"... veja se não tem algum problema nisso ai, se não está esticado ou torcido. Vc também pode facilmente calçar as rodas da frente e erguer levemente a traseira usando o diferencial como apoio, e ver se as rodas estão livres.
RicardoFLN
06/09/2019, 18:29
Dá uma olhada nos freios traseiros. Se não me engano a sua deve ter uma espécie de "mola" perto do estepe que atua no freio traseiro quando se coloca carga na caçamba, fazendo frear "mais"... veja se não tem algum problema nisso ai, se não está esticado ou torcido. Vc também pode facilmente calçar as rodas da frente e erguer levemente a traseira usando o diferencial como apoio, e ver se as rodas estão livres.
Paulo e xexelo,
Pelo que me consta Ranger desse ano não tem nenhuma mecanismo de compensação no freio traseiro, tem sim é o ABS traseiro e nada mais. Ao menos nos modelos "pé de boi" como a minha, modelo XL, é assim. A questão dos trancaços das rodas traseiras tu minimiza usando lonas decentes, não põe marca vagabunda (experiência própria!). Claro, o ABS tem de estar em ordem!
Baixar a pressão dos pneus traseiros a níveis racionais tb ajuda (https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/166016-pressao-dos-pneus-metodos-para-determinar.html).
Pressão correta e freios livres acho que deveriam ser as primeiras coisas a serem ditas.....rsrsrs. Mas a gente curte complicar!!:concordo:
Sds.
Marcelo J Manente
11/09/2019, 23:01
Primeira viagem de 200 km sendo 50 de descida de serra e 50 de subida. O resto estrada normal com subidas e descidas normais.
Consumo 9,8 Km/l. Vamos ver se consigo modificar e melhorar algo do consumo.
Uma coisa: os pneus são General Grabber AT2 235/75 r15. Achei os pneus muiiiito barulhentos nas duas vezes que eu passei de 115 Km/h (hodômetro). Quem tem Grabber, é tão barulhento assim?
Um abraço.
Marcelo J Manente
13/09/2019, 17:20
xexelo
É, pra arrancar o 2.5, não é lá nenhuma Brastemp!
No que tange a regulagem da bomba injetora, aí agora eu vou descordar frontalmente com o Leoss. O bendito parafuso de débito, que é o fetiche de 99% da galera, não é a melhor forma (diria até a forma errada) de melhorar o desempenho. Fumaça, é diesel parcialmente queimado e/ou não queimado, é dinheiro sendo jogado aos porcos. Tu não vais querer ficar botando dinheiro fora direto, certo? Minha sugestão é, mantenha a regulagem de débito padrão. Querendo um melhor desempenho, regule os 3 parâmetros da LDA. E já que é pra fuçar na BI, veja o ponto da BI, ele pode ser adiantado levemente.
Mas é claro, acho que tu deves ter notado a diferença de trabalho entre aumentar o "desempenho" via débito, ou faze-lo via LDA e ponto da BI. E o legal é que tu provavelmente não vais encontrar alguém que faça do jeito trabalhoso.....rsrsrs
Sds.
Li em algum lugar sobre uma tal de superLDA.
Alguém sabe de algo?
Entendi cada qual tem sua opinião, aqui em casa em todos carros diesel sempre regulei o débito, e em alguns coloquei kit super LDA, melhora sensivelmente o desempenho. Mesmo não sendo a forma mais correta de aumentar o desempenho, ajuda bastante. Preparação diesel, poderia ser feito um retrabalho na BI, turbina, intercooler, bicos de maior vazão e por ai vai, porém a conta fica muito alta, aí me viro como posso. A F229 roda assim com a BI aberta faz uns 8 anos melhorou o desempenho e não faz fumaça exageradamente depois qe se pega o jeito. Se fincar o pé no fundo do acelerador abaixo da faixa de torque certo que vai fazer fumaça. Mas compreendo e respeito a opinião de todos
Da uma olhada aqui você vai entender bem o funcionamento T4 Clube Brasil | Kit Super LDA para Troller (https://www.t4clube.com.br/super-lda)
Ranger principalmente as mais antigas Da o muito esse problema.
Conferir o estado das lonas de freio, e fazer uma regulagem na catraca do freio que faz a compensação de desgaste.
(Obs lembrando qe tem casos qe a loja napnesta tão gasta mais causa esse sintoma basta a troca e/ou regulagem qe tudo volta ao normal)
RicardoFLN
15/09/2019, 15:05
Li em algum lugar sobre uma tal de superLDA.
Alguém sabe de algo?
Então, aqui no fórum vais encontrar quem o instalou. O mais legal é que o pessoal instala isso sem antes mudar as regulagens da LDA pra ver se o desempenho não fica a contento, pra aí sim fazer a mudança pra SuperLDA (que não sei se ainda encontra). Outra opção mais ou menos na mesma linha é a troca do boost pin.
Sds.
Marcelo J Manente
16/09/2019, 18:08
Então, aqui no fórum vais encontrar quem o instalou. O mais legal é que o pessoal instala isso sem antes mudar as regulagens da LDA pra ver se o desempenho não fica a contento, pra aí sim fazer a mudança pra SuperLDA (que não sei se ainda encontra). Outra opção mais ou menos na mesma linha é a troca do boost pin.
Sds.
O que é boost pin?
Procurei na internet e não achei nada sobre.
Obrigado.
Marcelo J Manente
16/09/2019, 18:10
Já aproveitando a postagem gostaria de saber se alguém já colocou um termometro extra para o cabeçote e/ou bloco do motor?
Se caso saibam disso onde se deve colocar o sensor que não seja na mangueira de água do radiador?
Abraços.
RicardoFLN
16/09/2019, 19:27
O que é boost pin?
Procurei na internet e não achei nada sobre.
Obrigado.
Procure por: boost pin 300 Tdi
Mas antes veja sobre as regulagens da LDA.
Quanto a temperatura, eu monitoro a temperatura dos gases de escape (EGT-exhaust gas temperature).
Att.
Marcelo J Manente
16/09/2019, 22:12
Procure por: boost pin 300 Tdi
Mas antes veja sobre as regulagens da LDA.
Quanto a temperatura, eu monitoro a temperatura dos gases de escape (EGT-exhaust gas temperature).
Att.
Com pirometro EGT? Isso se não me engano é caaaaaro.
RicardoFLN
17/09/2019, 10:16
Com pirometro EGT? Isso se não me engano é caaaaaro.
Te enganas. Basta comprar um medidor digital com termopar tipo K, 12 volts. Eles geralmente vem com um termopar ruinzinho. Aí é só comprar um termopar melhor, tipo K com rosca NPT, e um abraço! Não gasta nem 100 pila.
Sds.
Francisco Casal
17/09/2019, 15:52
Abre a bomba, mas não adianta o ponto dela!
Eu andei 3 anos com a ex ranger com 1,5 volta da bomba aberta e sem problema nenhum, sem fumaça preta inclusive, meu pai com uma f1000 hsd rodou pouco menos de 2 anos com o ponto da bomba adiantado e se foram os aneis desgastaram demasiadamente rápido. Se quer mais desempenho, tem que colocar mais ar e mais combustível, colocar uma turbina com maior vazão, intercooler maior, e assim aumentar o débito que fazendo assim não desgasta mais do que o normal o motor, pois a queima será completa e sem fazer a tal fumaça preta!
RicardoFLN
17/09/2019, 17:30
Abre a bomba, mas não adianta o ponto dela!
Eu andei 3 anos com a ex ranger com 1,5 volta da bomba aberta e sem problema nenhum, sem fumaça preta inclusive, meu pai com uma f1000 hsd rodou pouco menos de 2 anos com o ponto da bomba adiantado e se foram os aneis desgastaram demasiadamente rápido. Se quer mais desempenho, tem que colocar mais ar e mais combustível, colocar uma turbina com maior vazão, intercooler maior, e assim aumentar o débito que fazendo assim não desgasta mais do que o normal o motor, pois a queima será completa e sem fazer a tal fumaça preta!
Barbaridade, mas me explica essa relação causa X efeito aí!! Fiquei curioso.:pensativo:
Sds.
Francisco Casal
20/09/2019, 10:43
Ricardo, pelo que me foi explicado é o seguinte, com a bomba aberta e um motorista consciente, basta vc acelerar menos e se for pra acelerar forte, basta a turbina estar "cheia", isso são fatores que podem ser controlados pelo motorista, já com a bomba adiantada, o pistão não chegou no ponto ideal para queima e o diesel já é injetado, fazendo com que um pouco de diesel se espalhe pelo cilindro e anéis antes de ser queimado, aumentando desgaste de anéis e camisas, sendo isso algo que o motorista não consegue controlar.
Bomba aberta (pouco claro) não aumenta a fumaça se o motorista souber condizir o carro, óbvio que bomba "arregaçada" vai aumentar o desgaste do motor e vai fazer fumaça sim. No meu caso com a ex ranger, 1,5 voltas da bomba foi o ideal, desempenho x fumaça x consumo.
Francisco Casal
20/09/2019, 10:48
Lembrando que só abri a bomba da 2.5 pq o desempenho dele era um pouco fraco original, abrindo a bomba aquela quantidade, tive um desempenho satisfatório, com consumo bom, mudando muito pouco, pois não é 100% do tempo que vc anda de cano cheio, mas quando for necessário, vc tem mais pique. Com a 2.8 por ter um desempenho bem melhor, não precisei fazer isso.
RicardoFLN
20/09/2019, 12:35
Ricardo, pelo que me foi explicado é o seguinte, com a bomba aberta e um motorista consciente, basta vc acelerar menos e se for pra acelerar forte, basta a turbina estar "cheia", isso são fatores que podem ser controlados pelo motorista, já com a bomba adiantada, o pistão não chegou no ponto ideal para queima e o diesel já é injetado, fazendo com que um pouco de diesel se espalhe pelo cilindro e anéis antes de ser queimado, aumentando desgaste de anéis e camisas, sendo isso algo que o motorista não consegue controlar.
Bomba aberta (pouco claro) não aumenta a fumaça se o motorista souber condizir o carro, óbvio que bomba "arregaçada" vai aumentar o desgaste do motor e vai fazer fumaça sim. No meu caso com a ex ranger, 1,5 voltas da bomba foi o ideal, desempenho x fumaça x consumo.
Hmmmm, não sei não!! Vamos partir do seguinte: a regulagem do avanço da BI de fábrica, é algo balanceado entre potência e emissões. Eles regulam de forma a ter a maior potência sem extrapolar os níveis permitidos de emissões. Adiantar o ponto geralmente aumenta a eficiência energética, consequentemente a potência. Ou seja, "ponto ideal para queima" é algo questionável.
Quanto a aumentar desgaste de anéis/cilindros, eu até vou procurar pra ver se há algum estudo sério sobre isso.
Por curiosidade, antes de abrir a BI tu chegou a alterar as regulagens da LDA pra ver como ficaria?
Abs, e feliz 20 de Setembro por aí!:concordo:
Francisco Casal
22/09/2019, 14:59
Não Ricardo, apenas abri o débito, primeiro que não deu tempo pois vendi, segundo que não sabia de alguém aqui na região que trabalhasse ou topasse fazer isso, bombistas por aqui não gostam de mecher em regulagens originais e terceiro, que não queria gastar dinheiro com isso, pq na verdade queria apenas dar uma melhorada, não queria chegar a niveis de preparação nem nada!
RicardoFLN
24/09/2019, 14:24
Não Ricardo, apenas abri o débito, primeiro que não deu tempo pois vendi, segundo que não sabia de alguém aqui na região que trabalhasse ou topasse fazer isso, bombistas por aqui não gostam de mecher em regulagens originais e terceiro, que não queria gastar dinheiro com isso, pq na verdade queria apenas dar uma melhorada, não queria chegar a niveis de preparação nem nada!
Francisco,
Não é questão de chegar a "níveis de preparação", é só questão de fazer a coisa de um jeito mais alinhado aos princípios de funcionamento do sistema de injeção. Regular a LDA também é abrir o débito, mas de uma forma digamos dinâmica, onde o débito vai variar conforme a pressão da turbina. Abrir o débito pelo parafuso é coisa de quem não entende o funcionamento de uma BI, com os seus pormenores (e claro, isso é a maioria, pois é uma bucica complicada essa tal BI!!)
Assim como é meio tosco adiantar o ponto soltando os parafusos da BI que a prendem na caixa de distribuição para mudar a inclinação, consequentemente o ponto de injeção, ao invés de mudar a regulagem do dispositivo que adianta o ponto da bomba dinamicamente, em função da pressão do diesel. Sim, a BI tem um dispositivo que adianta o ponto da bomba conforme a rotação aumenta.
Sds.
Marcelo J Manente
26/09/2019, 08:03
Mais uma pergunta colegas.
Estou com pneu General Grabber AT2 235/75 r15. Qual é a calibragem correta com a Ranger vazia e carregada em estrada?
Outra coisa, o nível de ruído dos pneus aumentam muiiiiiiiiiito quando se alcança 120 km/h no velocímetro, é quase um limitador de velocidade.
Isso é normal ou preciso verificar algo na suspensão?.
RicardoFLN
26/09/2019, 10:51
Mais uma pergunta colegas.
Estou com pneu General Grabber AT2 235/75 r15. Qual é a calibragem correta com a Ranger vazia e carregada em estrada?
Outra coisa, o nível de ruído dos pneus aumentam muiiiiiiiiiito quando se alcança 120 km/h no velocímetro, é quase um limitador de velocidade.
Isso é normal ou preciso verificar algo na suspensão?.
Pensei que tivesse te passado um link sobre como determinar a pressão dos pneus, não passei?
Sds.
Marcelo J Manente
26/09/2019, 15:12
Vixe,
Tô com problema de PVC... Porcaria da Velhice Chegando.
Kkkkkkkkkk
Marcelo J Manente
04/10/2019, 11:38
Perguntando de novo:
Estou com pneu General Grabber AT2 235/75 r15. O nível de ruído dos pneus aumentam muiiiiiiiiiito quando se alcança 120 km/h no velocímetro, é quase um limitador de velocidade.
Isso é normal ou preciso verificar algo na suspensão, rolamentos, rodas etc?
Coophamat
04/10/2019, 15:00
Perguntando de novo:
Estou com pneu General Grabber AT2 235/75 r15. O nível de ruído dos pneus aumentam muiiiiiiiiiito quando se alcança 120 km/h no velocímetro, é quase um limitador de velocidade.
Isso é normal ou preciso verificar algo na suspensão, rolamentos, rodas etc?
Comece verificando os rolamentos das rodas dianteiras, depois os da traseira (esses são bem perigosos se estiverem ruins, vc pode perder as rodas traseiras na estrada) e por último o rolamento do cardã, depois é conferir o óleo dos diferenciais e o óleo da caixa de câmbio. Pneus do tipo AT ou MUD são ruidosos, mas não é pra tanto, a não ser que estejam com defeito na banda de rodagem ou deslocados.
Marcelo J Manente
04/10/2019, 16:24
Comece verificando os rolamentos das rodas dianteiras, depois os da traseira (esses são bem perigosos se estiverem ruins, vc pode perder as rodas traseiras na estrada) e por último o rolamento do cardã, depois é conferir o óleo dos diferenciais e o óleo da caixa de câmbio. Pneus do tipo AT ou MUD são ruidosos, mas não é pra tanto, a não ser que estejam com defeito na banda de rodagem ou deslocados.
Troquei o óleo do diferencial traseiro e do câmbio já. Só preciso trocar o do diferencial dianteiro.
Vou olhar as outras coisas que vc disse.
Obrigado.
RicardoFLN
04/10/2019, 19:15
Comece verificando os rolamentos das rodas dianteiras, depois os da traseira (esses são bem perigosos se estiverem ruins, vc pode perder as rodas traseiras na estrada) e por último o rolamento do cardã, depois é conferir o óleo dos diferenciais e o óleo da caixa de câmbio. Pneus do tipo AT ou MUD são ruidosos, mas não é pra tanto, a não ser que estejam com defeito na banda de rodagem ou deslocados.
FAKE NEWS.....rsrsrs Sendo uma Ranger 2001, e tendo o diferencial original, Visteon/Ford8.8, tem C-clip na ponta do eixo que deixa ele preso ao diferencial. De qualquer forma uma verificação é sempre saudável. O que não é saudável é andar a 120 com uma carroça dessas!!!:chorandoderir:(sem treta viu, só pra descontrair!!)
Abs.
Marcelo J Manente
04/10/2019, 21:25
FAKE NEWS.....rsrsrs Sendo uma Ranger 2001, e tendo o diferencial original, Visteon/Ford8.8, tem C-clip na ponta do eixo que deixa ele preso ao diferencial. De qualquer forma uma verificação é sempre saudável. O que não é saudável é andar a 120 com uma carroça dessas!!!:chorandoderir:(sem treta viu, só pra descontrair!!)
Abs.
Andar a 120 só de vez em quando numa eventual ultrapassagem.
Mas que o barulho é exagerado e já começa a 100 e 110, isso é.
VAleu.
Coophamat
05/10/2019, 16:41
FAKE NEWS.....rsrsrs Sendo uma Ranger 2001, e tendo o diferencial original, Visteon/Ford8.8, tem C-clip na ponta do eixo que deixa ele preso ao diferencial. De qualquer forma uma verificação é sempre saudável. O que não é saudável é andar a 120 com uma carroça dessas!!!:chorandoderir:(sem treta viu, só pra descontrair!!)
Abs.
Perdão pelo engano, pensei que o visteon saiu até 99.
Francisco Casal
07/10/2019, 17:10
01/01 é diferencial dana 44 pelo menos a do pai que é 01/01 tem o dana, que tem essa questão do rolamento. Diferencial Visteon 8.8 é infinitamente melhor que o dana 44.
Em tempo, ao amigo do ruído acima de 110km/h, confira o bolachão e o cardan dianteiro tmb, a minha estava ressecada a graxa, lavei bem e coloquei graxa nova, ficou 100%
RicardoFLN
07/10/2019, 17:29
01/01 é diferencial dana 44 pelo menos a do pai que é 01/01 tem o dana, que tem essa questão do rolamento. Diferencial Visteon 8.8 é infinitamente melhor que o dana 44.
Em tempo, ao amigo do ruído acima de 110km/h, confira o bolachão e o cardan dianteiro tmb, a minha estava ressecada a graxa, lavei bem e coloquei graxa nova, ficou 100%
No meio de 2001 é que começaram a vir com o 44, antes era 8.8.
Infinitamente melhor só se fossem flutuante, ao invés dessas nabas de semi-flutuante.
Sds.
Marcelo J Manente
08/10/2019, 21:38
No meio de 2001 é que começaram a vir com o 44, antes era 8.8.
Infinitamente melhor só se fossem flutuante, ao invés dessas nabas de semi-flutuante.
Sds.
Como a minha Ranger é 2000/2001 como a sua Ricardo, então o diferencial deve ser o mesmo.
Aproveito para te perguntar se vc tem seguro? Poderia me responder em PVT? Ainda não fiz um para a minha.
Obrigado pelas dicas.
Marcelo J Manente
08/10/2019, 21:39
01/01 é diferencial dana 44 pelo menos a do pai que é 01/01 tem o dana, que tem essa questão do rolamento. Diferencial Visteon 8.8 é infinitamente melhor que o dana 44.
Em tempo, ao amigo do ruído acima de 110km/h, confira o bolachão e o cardan dianteiro tmb, a minha estava ressecada a graxa, lavei bem e coloquei graxa nova, ficou 100%
Vou mandar verificar mais isso tbm.
Obrigado.
RicardoFLN
08/10/2019, 22:51
Como a minha Ranger é 2000/2001 como a sua Ricardo, então o diferencial deve ser o mesmo.
Aproveito para te perguntar se vc tem seguro? Poderia me responder em PVT? Ainda não fiz um para a minha.
Obrigado pelas dicas.
Marcelo,
Provavelmente é o mesmo. Quanto ao seguro, da última vez, estava meio liso e fiz só contra terceiros. Vence no fim desse mês e ai vou voltar a fazer total, e posso te informar sobre cotações.
Sds.
Francisco Casal
09/10/2019, 10:36
Mas não é só pela questão de como é fixado o semi eixo no lugar, mas a robustez das peças, a coroa do 8.8 é bem mais reforçada que do 44, o 8.8 equivale ao dana 46, se não for mais resistente que o 46 ainda.
Francisco Casal
09/10/2019, 10:39
Tem algumas ranger, que vinham com o 8.8 que foram trocado pelo 44 que é plug and play, geralmente pq o 8.8 quebrou e não foi achado peças, sendo esse o ponto fraco do 8.8, a disponibilidade de peças, 44 tu vai em uma padaria e arruma uma relação ou uma caixa satélite... Haha
Marcelo J Manente
22/10/2019, 20:18
No meio de 2001 é que começaram a vir com o 44, antes era 8.8.
Infinitamente melhor só se fossem flutuante, ao invés dessas nabas de semi-flutuante.
Sds.
Fala Ricardo,
Troquei o cardã traseiro que realmente estava desbalanceado. Levei a Ranger para a Cardã Sul aqui em Curitiba e estava todo desbalanceado. Como o cardã era de alumínio não tinha conserto, mandei fazer um novo lá mesmo. Depois da troca o ruido diminuiu muito. Mas ainda tem algum ruido quando passa de 110 Km/h, vou levar de volta para darem uma olhada.
Abraço.
RicardoFLN
22/10/2019, 20:41
Fala Ricardo,
Troquei o cardã traseiro que realmente estava desbalanceado. Levei a Ranger para a Cardã Sul aqui em Curitiba e estava todo desbalanceado. Como o cardã era de alumínio não tinha conserto, mandei fazer um novo lá mesmo. Depois da troca o ruido diminuiu muito. Mas ainda tem algum ruido quando passa de 110 Km/h, vou levar de volta para darem uma olhada.
Abraço.
Show Marcelo! Fizestes um de aço? Eles fazem de alumínio lá, ou só de aço mesmo?
Chegou a revisar o dianteiro? Seria uma boa, uma vez que Rangers desse ano não possuem roda livre. E com ele desbalanceado é rapidinho pra estragar o bolação (homocinética que o prende a caixa de transferência).
Abs.
Marcelo J Manente
23/10/2019, 23:09
Show Marcelo! Fizestes um de aço? Eles fazem de alumínio lá, ou só de aço mesmo?
Chegou a revisar o dianteiro? Seria uma boa, uma vez que Rangers desse ano não possuem roda livre. E com ele desbalanceado é rapidinho pra estragar o bolação (homocinética que o prende a caixa de transferência).
Abs.
OLa colega,
O dianteiro estava ok. Eles fizeram de aço mesmo.
O interessante do pouco ruido que ainda tem é que ele se inicia aos 110 e depois de passar de 120 (fiz isso duas vezes) ele some.
RicardoFLN
24/10/2019, 08:25
OLa colega,
O dianteiro estava ok. Eles fizeram de aço mesmo.
O interessante do pouco ruido que ainda tem é que ele se inicia aos 110 e depois de passar de 120 (fiz isso duas vezes) ele some.
Normal, é a faixa que entra na frequência de ressonância.
Att.
Marcelo J Manente
06/12/2019, 10:44
Normal, é a faixa que entra na frequência de ressonância.
Att.
Ricardo a mangueira a ser desconectada é essa da foto abaixo?
Obrigado.
RicardoFLN
06/12/2019, 11:27
Ricardo a mangueira a ser desconectada é essa da foto abaixo?
Obrigado.
Positivo operante, essa mesmo. Se tu não queres manter intercooler e admissão melecados de óleo, põe uma tampa na ponta dessa derivação à esquerda. No ciclone trata de colocar uma mangueira lá pra baixo. Como já havia dito, isso te ajuda a dar um incremento na troca térmica do intercooler, mas não vai aliviar teu cárter da pressão positiva, caso ela esteja alta, uma vez que esse ciclone+válvula PCV tem uma perda de carga bem grande.
Sds.
Bom dia amigo, pelo que li vc mesmo faz o serviço na sua ranger, moro no interior e mecanico aqui e raro e da vez que levei deu dor no coração, quero eu mesmo fazer na minha,
Entendo bastante ate de carro a gasolina e dessa ranger algumas coisas, mais preciso de ajuda com algumas duvidas pois quero tirar o motor fora e fazer eu mesmo uma manutenção geral
Existe a possibilidade de me dar uma força ?
RicardoFLN
24/06/2020, 17:21
Bom dia amigo, pelo que li vc mesmo faz o serviço na sua ranger, moro no interior e mecanico aqui e raro e da vez que levei deu dor no coração, quero eu mesmo fazer na minha,
Entendo bastante ate de carro a gasolina e dessa ranger algumas coisas, mais preciso de ajuda com algumas duvidas pois quero tirar o motor fora e fazer eu mesmo uma manutenção geral
Existe a possibilidade de me dar uma força ?
Só perguntar. Sabendo, a gente responde.
Abs.
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