PDA

Ver Versão Completa : Motor de Opala 151 no JPX



Anderson BH LOCAÇÃO
27/04/2008, 18:58
alguém sabe dar informações sobre esta adptação? km/litro?

Na vo,ta do 3º encontro meu motor foi-se...rssss
e tenho um motor de Opala e tô pensando e colocar...tô com muito medo de fazr o XUD e dar dor de cabeça......
agradeço a opnião de todos...

Andrejur
27/04/2008, 20:10
É uma boa opção, Anderson.
Coloquei um 151 a alcool um pouco fuçado na minha pick up(em reforma) e apesar de ter andado muito pouco( de casa até a oficina) já deu pra ver que ficou + forte do que o XUD. A relação custo/benefício é ótima em razão do baixo custo da adaptação e manutenção.
Daqui ha +ou - 30 dias já terei uma opinião + completa...

Abs.

joão k. chikui
28/04/2008, 21:34
Anderson, se teu cambio fosse o Clark , O GM 151 seria praticamente P&P, era só achar uma capa seca da A-20 ou C-20.
Antes de qq coisa , veja a numeração do teu GM se está livre de bronca. Anterior a 1990 não era cadastrado , aí eu andaria assim sem mexer no documento, aí , se um dia vc resolver repotenciar com outro diesel, vai ser fácil.
Como teu cambio ainda deve ser o Peugeot, terá que mandar fazer uma flange.
O carro fica bom, anda muito bem , e, se não pisar demasiadamente, até fica econômico.

dalmo cruz torres
29/04/2008, 07:55
Anderson, não vende o seu JPX sem o motor?

Anderson BH LOCAÇÃO
29/04/2008, 14:01
Amigo, tudo tem um preço, e com certeza não venderia barato....pq acabei de comprar....mas se fizer uma proposta irrecusável...quem sabe....

Abraços,:concordo:

MARCOS AFONSO
29/04/2008, 19:16
Saudações a todos,
Aproveitando o topico, e por ser joteiro virgem ainda, comprei uma pk 95, a 2 meses e ja não aguento mais esse tal de XUD9, e estou com as mesmas ideias do ANDERSOM, se possivel gostaria de maiores informações de quem esta ou ja esteve com motor opala 4cc, como; desempenho,consumo,dificuldade para adaptar flange embreagem e piloto no cambio PEGEOT, ETC...
Abraços

AdrianoJPX
29/04/2008, 21:16
Olá a todos os Joteiros recém-chegados,
Antes de mais nada minhas boas vindas a todos vocês e meus desejos de boa sorte com o novo "brinquedo". Sugiro uma lida geral nos tópicos do fórum, como também se associarem ao clude do JPX no yahoo, pois lá é uma enorme fonte de consulta sobre esse fantástico veículo. Muitas coisas já foram discutidas em ambos os locais e tudo aquilo que vcs não encontrarem com os mecanismos de busca, por favor, não se furtem de perguntar, pois acredito que todos aqueles que tiverem a resposta não vão deixar de responder suas dúvidas.

Anderson BH LOCAÇÃO
29/04/2008, 23:01
Caro amigo seja bem vindo ao MUNDO JPX....apesar de ter comprado o meu a aproxidamente 50 dias.....

Bom, mas em relação ao motor de Opala 151, a adptação e muito tranquila...e so tem q cortar parte da capa seca ca caia Peugeot e parafusar na do opala ou fazer uma flange.....mas é coisa nada complicada....a consumo segundo informçaoes fica em torno de 6 a 7km/l....agora é um motor muito confiável, e bom torque em baixa rotação, isso natrilha e exelente...mas se for carro pra uso do dia a dia, acho complicado...pois em alta não atenderá....

Hoje andei num jota com motor Ap Diesel...e detestei.....achei mais frouxo q o XUD......e o dono deste jota ta tirando o motor Ap diesel e tbm vai colocar de Opala..... e ainda vc pode colocar uma caixa clark 4 marchas de C10, a reduzida do JPX, e motor de Opala....aki em BH tem pessoas q faz este kit...não e bartao...mas é muito bem feito...

abraços,:stop:

joão k. chikui
29/04/2008, 23:21
Marcos
o motor da peugeot 307 fica show.E é P&P



Saudações a todos,
Aproveitando o topico, e por ser joteiro virgem ainda, comprei uma pk 95, a 2 meses e ja não aguento mais esse tal de XUD9, e estou com as mesmas ideias do ANDERSOM, se possivel gostaria de maiores informações de quem esta ou ja esteve com motor opala 4cc, como; desempenho,consumo,dificuldade para adaptar flange embreagem e piloto no cambio PEGEOT, ETC...
Abraços

AdrianoJPX
30/04/2008, 09:29
[QUOTE=Hoje andei num jota com motor Ap Diesel...e detestei.....achei mais frouxo q o XUD......e o dono deste jota ta tirando o motor Ap diesel e tbm vai colocar de Opala..... e ainda vc pode colocar uma caixa clark 4 marchas de C10, a reduzida do JPX, e motor de Opala....aki em BH tem pessoas q faz este kit...não e bartao...mas é muito bem feito...

abraços,:stop:[/QUOTE]

Olá Anderson, Qual o motor AP Diesel que equipava este jota que vc andou e achou "frouxo"?

leogc
30/04/2008, 09:55
Fala Marcos, seja bem vindo...

já que vc tá em guarulhos..pq não conversa com o valdemar da maxima reparos...ele fica em mogi e tá repotencializando o xud....depois que vc anda nele repotencializado, te garanto que vc pensará duas vezes antes de trocar de motor.....

além da opção que o joão comentou do peugeot 306...tem tb os da s10 gasolina....devem ficar show tb...

abs

Eduardo Tescarollo
30/04/2008, 10:36
Endosso as palavras do Leonardo, tambem fiz um up-grade no Xud e fica muito bom.

MARCOS AFONSO
30/04/2008, 15:34
Saudações,
Agradeço a todos pelo acolhimento e informações de grande valia, mas voltando ao xud, estou optando pelo opala, devido a baixa manutenção e custo de peças alem da ausencia de correia dentada para entupir de barro, pois o brinquedinho sera utilizado somente em trilhas, quanto a motores importados fico com medo dos valores de manutenção o que a repotencialização não minimiza, e apezar de ler bastante aqui no forum notei que mesmo repotencializado ainda fica vulneravel em trabalhos extremos, caso meu pensamento esteja equivocado gostaria de mais questionamento.
Abraços..

leogc
30/04/2008, 15:45
Fala Marcos,

Cara, qq motor diesel se esquentar dá trabalho, e ele só esquenta se houver algum problema em outras coisas, tipo mangueira, radiador, etc...no uso mesmo, ele não esquenta......agora se é só para trilha, o negócio é opala mesmo, ou algo mais moderno...essa tb é a minha opinião...

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
01/05/2008, 15:28
Galera, hj por mais incrível q possa parecer, encontrei na esquina de casa, um J, com motor de Opala a álcool..e não pude resisitir o pidão aki, teve q fazer uma uma perguntinha básica, "posso dar uma voltinha?"...rssssssss
e não é q gente fina deixou....maas passei um aperto, o dono n quis ir comigo...e J, agarrou o acelerador....puts..fiquei enrolado...

bom vamos ao q interessa....ele já está usando este motor a 4 anos, e da 6km/l, a álcool...e achei o jeep muito bom.....arranca bem melhor q o XUD E mantém bem na estrada, da rodar na média 100km.....sem aquele ruido estrondoso......o Dono disse q nunca mais teve probleme, só alegria, acabou visitas ao mecãnico, meedo de esquentar....absolutmente não gastou mais dimdim......com peças e oficina.....e confesso q fiquei surpreso....

Para aqueles q tem a grana mais regrada (meu caso) ou não querem fazer gdes auterações, sem dúvida o motor de Opala é a melhor opção...preço de uj motor de opala em de R$ 600,00 à R$ 800,00, flange da caixa Peugeot e simples de ser feita, não precisa de nehuma alteração de caixa e diferencial.....

Ja tenho o motor de Opala, e amanahã vou tirar o J, q está sem motor e levar pra oficina q fará a adptação...

Há o Dono deste J a álcool, mandou fazer as molas aki em BH, numa fábrica amanhã ele vai me pasar endereço e telefone....as duas molas ficaram em R$ 200,00, ja tem 1 ano q ele fez...e não cedeu em nada...

Ja chega né...

Abraço a todos!!!!!!!!!!!!!!!

Andrejur
01/05/2008, 20:49
Arderson, boa sorte na empreitada...
Trago aqui + algumas informações: Qdo comprei a PKP já estava com o motor de opala(151a gasolina) já adaptado com a Cx Peugeot( já cansadinho e babando um pouco pela gaxeta, praticamente sem escapamento, pneus 31, mas ainda andava forte...
A adaptação é bastante simples e sem nenhuma flange pois foi usada a própria capa seca do opala que foi refurada de acordo com a cx Peugeot e um par de suportes soldado no chassis para apoiar motor. Posteriormente, comprei um conjunto de motor e caixa de uma caravan a alcool e mandei preparar o motor numa retífica...
Embora tenha disponível uma Cx Clarck CL 2215A(original do JPX) mantive a Peugeot até a próxima adaptação que será com um diesel. Por algum tempo pretendo rodar com essa configuração em razão do custo/benefício e depois pensar com bastante calma em outro motor...

Abs.

joão k. chikui
01/05/2008, 21:08
Anderson, tenho um CJ3A com GM 151 Alcool com carburador de gol , faz 6 km/L de álcool na estrada. Como o álcool em São Paulo beira 1,00 , fica quase como andar no diesel.
Se vc não conhecia este motor que vai instalar , recomendo pedir para abrir a parte de baixo e ver o estado das bronzinas e, se necessário , trocar fora do carro.
Não esqueça de levantar o número com um despachante.

[]s

Anderson BH LOCAÇÃO
02/05/2008, 08:23
André e João, obrigado pela atenção de vcs, e o número ja foi conferido, tô indo agora levar o motor pra retífica, até terçã fica pronto e quem sabe, sabado q vem eu ja to rodando.......
abraços!!!

leogc
02/05/2008, 08:44
Fala Anderson blz?!

Cara vi que vc me ligou ontem. saí e esqueci o celular em casa.

que bom que vc se decidiu....é muito ruim ficar cheio de dúvidas...

na quarta meu carro me deixou na mão de novo....troquei a caixa por uma clark, mas o carro tava com um barulho estranho e não sabemos de onde é....se as coisas continuarem assim, acho que vou começar a pensar com carinho no opala também.

agora uma pergunta: é possível colocar injeção nesse motor?!

abs

joão k. chikui
02/05/2008, 09:44
Injeção??
Melhor partir direto para um Peugeot 307 ( P&P) ou GM 2.4 da S-10

leogc
02/05/2008, 10:26
o joão, é tão complicado assim?! então vou pesquisar mais os da S-10....só que vou pensar em uma turbina tb (já tava pensando em turbinar o de opala)...

abs

joão k. chikui
02/05/2008, 12:34
Pára, Leo
Pondo o GM 2.4 (eu ainda partiria pro Peugeot 2.0) , vc vai estar tirando um de 17 mkgf(irreal , pois andando não parece ter mais que 15 ) e colocando um de 24 mkgf e bem mais elástico.

Se turbinar , vai ter que trocar os eixos , etc..... Aí , com essa grana , eu partiria para outro motor diesel(MWM, Hilux , Maxxion HS, Besta Gs , etc......) , trocando apenas as C&P para 10:41.

leogc
02/05/2008, 18:43
é joão...isso é apenas delírio, eu queria mesmo era um V6, mas não sei o quao dificil ia ser colocar aquele motor ali dentro.

além disso, eu já gastei muito para ver o super xud andando...e ele anda bem, quando não dá problema. meu maior problema hoje é que o carro nos ultimos 2 anos tem passado muito tempo parado...fora que minha boia tava bem enferrujada e a entrada de combustível no tanque também...então toda hora entope alguma coisa. na semana que vem o mecanico vai tirar tudo para limpar e recolocar no lugar, se não resolver volta pro bombista....isso que me desanima.

sabe o que eu preciso?!trilha....só assim paro de pensar m#$%#da.

abs e valeu pelas dicas.

Anderson BH LOCAÇÃO
15/05/2008, 19:12
após alguns dias..vamos trabalhando...e tá quase no fim..amanhã o motr funcinará..quer dizer, assim eu espero...

joão k. chikui
16/05/2008, 00:20
Anderson , tá ficando bom . GM 151 com poli V nunca tinha visto.

Anderson BH LOCAÇÃO
16/05/2008, 08:31
Anderson , tá ficando bom . GM 151 com poli V nunca tinha visto.

Realmente ficou muito bom...e foi idéiade usar a poli V foi minha....o mecânico achou uma boa e coisa foi fluindo.... ontem na oficina chegou um dono de 1 engesa e pediu o mecânico pra fazer o mesmo com o dele....

a polia da bomba d'água é VW, do eixo virabrequim e do JPX retrabalhada (foi retirado os ressaltos, feito os 3 furos e ainda uma calço para alinhar), o suporte do alternador, bomba DH são do JPX inclusive os mesmos, acorreia é do gm corsa 1.0 sem AC (1530mm)... e o esticador tbm é do JPX....

abrçaos, João!!!!!:dance::dance:

leogc
16/05/2008, 09:05
caceta...literalmente um frankenstein....

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
16/05/2008, 09:14
caceta...literalmente um frankenstein....

abs

Frank não.......pfavor.....so o motor e a polia da bomba d'água e a correia, e suporte do motor (F4000) não são do J.......o resto e tudo dele mesmo......eu juro....mas Frank ñ.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mas vc gostou do que viu?:parede:

leogc
16/05/2008, 09:26
tá certo então...1/2 frank.

e aí? o motor já ligou?!

vc me ligou agora ha pouco?

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
16/05/2008, 09:46
Liguei Sim....mas Era Pra Vc Ver As Fotos Do Motor....

leogc
16/05/2008, 10:00
ah ta....

tá ficando bom hein...alguma previsão para voltar a andar?!

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
16/05/2008, 10:19
tenho..terça (20/05).....

mas todo pronto..inclusive com descarga....q será feita toda nova....

leogc
16/05/2008, 10:37
blz...então depois fala p gente como ficou...

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
16/05/2008, 18:07
Hoje funcionamos o motor....fechamos o sistema de arrefecimento...... religamos a elétrica (na gambiarra) depois vai pro eletricista fazer serviço decente....pra segunda ficou de revisar tudo, fazer suporte pros amortecedores TR, e aumentar a cinta pq pus calços com 10cm...colocar as cabos de acelerador e embreagem e as alavancas da redução e tração...achoque na terça fará a descarga no mais tardar quarta estará tdo pronto...

ja até combinei uma trilha pra quinta...e é claro q tbm convidei o mecânico, afinal ele tem q ver o q ele fez....se der pau ele tá la pra resolver...kkkkk

abraços e bom final de semana a todos....

joão k. chikui
16/05/2008, 19:06
Anderson
Esse motor é gasol ou alcool? Independente de qq coisa , esse é um motor muito bom e casa como uma luva no JPX (Rotação , torque , peso , tamanho...)
E , se estiver bom , vai ser ruim de vc conseguir moer o bicho . Meu primeiro CJ era com um motor desse e foram 5 anos só de trilha pesada(dezenas de Camel), viagens (só Serra da bocaina fui rodando 2 vezes).
Meu atual CJ3A é com um desses a alcool, e é só alegria.
O segredo é não querer ficar esticando muito as marchas , já que o bicho tem força em baixa e não querer andar como um desmiolado.
Vai relatando prá nós.

Anderson BH LOCAÇÃO
16/05/2008, 20:11
Fala meu caro João...poniez....

é a gasolina, fiz o motor antes colocar no J..inclusive ele não ficou pronto ainda pq a retífica demorou a entregá-lo...fiz completo e só usei peças originais (metal leve), bomba de gasolina (brosol), bomba d'água (Urba), vávula termostática MTE, embreagem de C10 ( sachs), jg de juntas (Taranto)..fiz calços de nylon c 10cm de altura...fiz pino novo pras alavncas (4x4) com pino pra graxa, e bucha de bronze pra parar o barulho...revisei a caixa e tá zerada, so trocou o rolamento do piloto e a redução tbm zerada, só tirou vazamento....a ponta do piloto foi de C10, com capa seca de C10 e volante do motor de C10...carburado original do Opala mesmo, mas foi todo revisado tbm.. cabos de vela supresivos e velas NGK, tampa do disttribuidor e rotor Bosch... coloquei ignição eletrônica... agora tenho q aguardar ansiosamente Segunda acontecer pra continuar a saga...

abraços!!!!!!!:dance::dance:

locomeubr
16/05/2008, 21:23
:palmas::palmas::palmas: agora fica bão! to quase partindo pra isso tb...mais igual ao leo, to sonhando mesmo com um v6 small no jota.....

parabens! espero ver ele nas trilhas

Anderson BH LOCAÇÃO
16/05/2008, 21:55
:palmas::palmas::palmas: agora fica bão! to quase partindo pra isso tb...mais igual ao leo, to sonhando mesmo com um v6 small no jota.....

parabens! espero ver ele nas trilhas

Verá sim...e em breve...em ulho vou pra Rio das ostras...to pensasando em ir de J....ai marcamos algo em Tere ou no RJ.... com nosso amigo Leo (fio entupido)....

abraçços!!!

locomeubr
17/05/2008, 09:51
Verá sim...e em breve...em ulho vou pra Rio das ostras...to pensasando em ir de J....ai marcamos algo em Tere ou no RJ.... com nosso amigo Leo (fio entupido)....

abraçços!!!

show! quando for fazer essa viajem a rio das ostras (conhecido aki como RZ rio da zostra) rsrs me avise sim! tem uma caminho bom de friburgo até la por terra! eu fds sim, fds nao to inda pra la, pois minha filha mora la com a mae dela....

vamos marcar sim, ooo leo bora botar os jotas do rj nas trilhas! vlwww

Anderson BH LOCAÇÃO
17/05/2008, 10:42
show! quando for fazer essa viajem a rio das ostras (conhecido aki como RZ rio da zostra) rsrs me avise sim! tem uma caminho bom de friburgo até la por terra! eu fds sim, fds nao to inda pra la, pois minha filha mora la com a mae dela....

vamos marcar sim, ooo leo bora botar os jotas do rj nas trilhas! vlwww

Demorôooo....bora lá!!!!! vamos marcar direitinho, sua esposa vai? passamos no RJ pegamos o Leo (a força), quem sabe a esposa dele topa ir conosco...no III Encontro ela e minha esposa se conheceram...assim talvez ele tope ir...né Leo!!? (aguardamos sua manifestação):parede::parede:

locomeubr
17/05/2008, 13:38
Demorôooo....bora lá!!!!! vamos marcar direitinho, sua esposa vai? passamos no RJ pegamos o Leo (a força), quem sabe a esposa dele topa ir conosco...no III Encontro ela e minha esposa se conheceram...assim talvez ele tope ir...né Leo!!? (aguardamos sua manifestação):parede::parede:

em julho nao sei se ela vai poder, nenem ta vindo..previsto pro meio de julho!! :dance::dance:

mais chegando mais pra frente vamos marcar sim, la no topico offroad em baetas off road tem umas fotos nesse trecho de friburgo até casimiro (q é a 20km de RZ)

vlwww

fpc3
17/05/2008, 14:40
eu nao mandei fazer igual no meu engesa, eu so notei a diferença, heheheheheheh....

Anderson BH LOCAÇÃO
17/05/2008, 22:36
eu nao mandei fazer igual no meu engesa, eu so
notei a diferença, heheheheheheh....

ñ mandou mas ficou c vontade....afinal a poli V no GM 151 ficoi show, não ficou??

e o engesa ficou redondo???

candango 4x4
18/05/2008, 07:43
caro Anderson,seu motor ficou show e deu ate pra animar a remontagem do meu que esta no meu candango parado a dois anos,ontem troquei a cx de marchas do meu j por outra revisada,lembra que quando andou no meu j a terceira estava escapando! tambem regulei a injetora do meu ap e mudou radical, vai andar nele novamente e vai mudar seu conceito do ap diesel quanto a potencia,mas vou aguardar seu j ficar pronto ,por que continuo achando o motor confiavel economico,mas meio barulhento,grande abraco

Anderson BH LOCAÇÃO
18/05/2008, 08:57
caro Anderson,seu motor ficou show e deu ate pra animar a remontagem do meu que esta no meu candango parado a dois anos,ontem troquei a cx de marchas do meu j por outra revisada,lembra que quando andou no meu j a terceira estava escapando! tambem regulei a injetora do meu ap e mudou radical, vai andar nele novamente e vai mudar seu conceito do ap diesel quanto a potencia,mas vou aguardar seu j ficar pronto ,por que continuo achando o motor confiavel economico,mas meio barulhento,grande abraco

vamos por o Candango pra funcionar.....quero fazer Galopeira c ele....e tbm falta pouco pra ele rodar.....

abraços.....

leogc
18/05/2008, 19:19
fala anderson,

qdo vc souber a data da sua vinda me avise...a gente dá um geito de se encontrar. mesmo que não façamos trilha, a gente marca alguma coisa. ali por perto de rio das ostras tem umas estradas de terra que ficam bem divertidas em tempos de lama....

só não posso prometer que a patroa vai junto....ela só faz uma trilha por ano, a do encontro de JPX hehehehe....

abs

joão k. chikui
19/05/2008, 08:48
Anderson
Para trilhas de modo geral , mas ,de erosão principalmente , desligue uma das bieletas da estabilizadora , dobre-a e prenda com uma cinta tyre up.
A barra estabilizadora ajuda demais em curvas no asfalto, mas , limita a torção nas trilhas.


vamos por o Candango pra funcionar.....quero fazer Galopeira c ele....e tbm falta pouco pra ele rodar.....

abraços.....

locomeubr
19/05/2008, 08:56
Anderson
Para trilhas de modo geral , mas ,de erosão principalmente , desligue uma das bieletas da estabilizadora , dobre-a e prenda com uma cinta tyre up.
A barra estabilizadora ajuda demais em curvas no asfalto, mas , limita a torção nas trilhas.

grande joao, com se faz isso?!?! deve ser simples...mais nessa sou leigo....rs

to deixando meu jota praticamente só de trilhas....


vlwww

MARCOS AFONSO
19/05/2008, 10:36
Salve, ANDERSON,
Meu motor foi pro brejo, agora vou partir para o do opala.
Se puder detalhe as mudanças que fez; piloto foi emendado ? capa seca c10 refurada para cambio pegeot ?
Abraços........

fpc3
19/05/2008, 18:21
ficou bom, so falta mandar regular o carburador, trocando gigles, mas ta uma beleza.
abraço.

Anderson BH LOCAÇÃO
19/05/2008, 18:24
Anderson
Para trilhas de modo geral , mas ,de erosão principalmente , desligue uma das bieletas da estabilizadora , dobre-a e prenda com uma cinta tyre up.
A barra estabilizadora ajuda demais em curvas no asfalto, mas , limita a torção nas trilhas.

Fala João.......

meu J está sem estabilizadora..descobri lá no encontro.....rssss

Anderson BH LOCAÇÃO
19/05/2008, 18:30
:parede::parede::parede:
Salve, ANDERSON,
Meu motor foi pro brejo, agora vou partir para o do opala.
Se puder detalhe as mudanças que fez; piloto foi emendado ? capa seca c10 refurada para cambio pegeot ?
Abraços........
Olá Marcos....
Não gostei de saber dessa notícia......meu J foi hoje fazer a descarga, amanhã fará a fará elétrica...e quarta corrigeremos os detalhes, que sempre existem...mas dei uma volte nele hj e gostei demais....

Me ligue que te falo como fiz tudo e te mando fotos detalhadas...é só vc me dizer como quer, ok....

abraços,
Anderson
(31) 8799-9990

Anderson BH LOCAÇÃO
19/05/2008, 18:33
ficou bom, so falta mandar regular o carburador, trocando gigles, mas ta uma beleza.
abraço.

Olá!!!

Fernando mande num cara bom.....é mais caro..mas não dá canseira....

abraços

Anderson BH LOCAÇÃO
19/05/2008, 18:42
Galera, meu J já está rodando....hj levei pra fazer a descarga, e no caminho já apresentou um detalhe, uma vibração no cardã, creio q seja pq levantei o chassi c calço..mas amanhã agente resolvi....o importante e que ele ficou redondo..a adaptação ficou bem feita...a descarga ficará pronta amanhã...e o eletricista fará o serviço a noite......
na 1ª foto ele sem calço, na 2ª com calço de 10cm....

abraços....

MARCOS AFONSO
19/05/2008, 18:45
Salve, ANDERSON,
Valeu, ligo depois.
Abraços........

Anderson BH LOCAÇÃO
19/05/2008, 18:48
Me passa seu nº q te ligo

MARCOS AFONSO
19/05/2008, 19:31
Salve ANDERSON,
Só como curiosidade; minha pkp fui buscar ai na sua terra a dois meses atraz, o anterior vendeu por desgosto, mora no bairro alto da barroca.
Abraços.......

Anderson BH LOCAÇÃO
19/05/2008, 19:44
Salve ANDERSON,
Só como curiosidade; minha pkp fui buscar ai na sua terra a dois meses atraz, o anterior vendeu por desgosto, mora no bairro alto da barroca.
Abraços.......

Ela é branca e tem carroceria de madeira??? Se for olhei ela pra comprar tbm....rsssssssssss

Mas minha esposa estava com dor de barriga:oops::oops:..me enchendo o saco pra ir embora.....e acabei n voltando..liguei 2 dias depois já tinha sido vendida..

MARCOS AFONSO
20/05/2008, 07:57
É essa mesmo, a carroceria ja joguei no mato, estou andando só no chassi, depois irei fazer uma carroceria bem pequena, nos moldes da marta rocha.Paguei barato 9,5 e já contava em trocar o motor, apesar de ter sido feito todo e rodado pouco, pois as oficinas que ele usava só faziam gambiarra, para ter idéia, a fixação do motor no cambio estava com apenas 1 parafuso, turbina sem junta na descarga, velas aquecedoras de outro motor que não acentava corretamente, e dai a fora, ele me entregou algumas nf de peças e serviços que já havia feito, e mesmo assim não consseguia usar o carro que só quebrava, as notas somam +- 12.000,00, e a preocupação que ele tinha era de não dar garantia alguma, por isso vendia barato.
Veio para SP numa cegonha pois não tive coragem de trazer rodando, estava com chimbe ao passar dos 60km, no mais, chassi, cambio, transferencia,eixos tudo ok somente alguns podes na lata.
Abraços........

joão k. chikui
20/05/2008, 12:54
Marcos , aproveite e estenda a danada. É simples e fica bom.

leogc
20/05/2008, 13:04
fala anderson,

que bom que o carro já está andando....

seguinte: cuidado com esse negócio de calço na suspensão, o carro perde um pouco de curso de suspensão (a não ser que vc mexa nas cintas)...e acho que fica com uma tendência maior de tombar.

abs

MARCOS AFONSO
20/05/2008, 19:10
Salve JOÃO,
Não anima muito estender, apesar de faltar banco pro zequinha, mas ja vi algumas fotos e achei que ficou um caixotão, ja cortei a ponta do chassi (+- 30 cm ) e estou penssando no entre eixo, mas isso é só pro futuro, agora estou com sede de barro, primeiro vou judiar bastante e so depois farei o embelezamento. Uma das prioridades é fazer bloqueio dos dif., mas acho que é um pouco complicado, tem alguma receita facil sem trocar os dif.?
Abraços......

joão k. chikui
20/05/2008, 20:40
O Jota originalmente já tem um LSD de 50% na traseira, e , vc desligando 1 das bieletas da barra estabilizadora , o que libera a suspensão de trabalhar, o resto o Jota tira a diferença no incrível trabalho de suspensão , que mantém sempre os 4 pneus em contato com o solo, sem quicar.
Marcos , e , com as bolas dos diferenciais pequenas , somado a aceitação de pneus grandes(altos !!! Evite pneus largos , a não ser para andar em areia , duna ) praticamente sem modificações, vc vai gritar de felicidade ao ver o bichão no barro!
Por ultimo , a ciclistica do carro é tão perfeita que vc anda no barro como se estivesse no asfalto.

Anderson BH LOCAÇÃO
20/05/2008, 21:12
fala anderson,

que bom que o carro já está andando....

seguinte: cuidado com esse negócio de calço na suspensão, o carro perde um pouco de curso de suspensão (a não ser que vc mexa nas cintas)...e acho que fica com uma tendência maior de tombar.

abs
Salve leo!!!!!

Já aumentei a cinta tbm......quinta farei uma trilha e vamos ver..mas no asfalto melhorou muito...tá pulando menos....coloquei os 4 batentes novos...fiz novo suporte pro amortecedor tr.... agora e rodar e ajustando mesmo..

abraços!!!!!!

Anderson BH LOCAÇÃO
20/05/2008, 21:16
Salve todos....

amigos estou na reta final desta empreitada....o eletricista acabou de sair de casa, e ficou faltando só um cabo e acabamento q vamos terminar amanhã....a descarga ficou pronta....amanhã voltarei a oficina pra um ajustes.....

abraços a todos!!

Anderson BH LOCAÇÃO
20/05/2008, 21:17
Meu amigo João Chikui, obrigado pelo DVD...já chegou.....

abraços!!!!

MARCOS AFONSO
21/05/2008, 08:55
Salve JOÃO,
Não tinha atentado para a estabilizadora..., mas esplica como funciona o LSD ( suponho um autoblocante ) pois nas poucas trilhas que fiz toda hora ficava pendurado com uma dianteira e uma trazeira e não notei travamento algum na trazeira. Conheço muito pouco de bloqueios, mas adimiro muito aqueles feitos de solda, que são barato demais e sobem pelas laterais dos barrancos .
Abraços....

Eduardo Tescarollo
21/05/2008, 10:31
João, tenho informação de que a LSD do JPX é de apenas 30%, e para isto funcionar seria necessário uma manutenção a cada 10.000 KM rodados, trocando uns discos que gastam rapidamente e de custo elevado, portanto acho dicifil algum J com este bloquei funcionando. Como diz o ditado, estou vendendo o peixe pelo mesmo preço que comprei.

Abç

leogc
21/05/2008, 11:01
fala galera, pelo que sei,o jpx original tem bloqueio de 75%. essa questão da manutenção eu tb já ouvi....além dos discos, tem também o óleo especial....

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
21/05/2008, 12:01
fala galera, pelo que sei,o jpx original tem bloqueio de 75%. essa questão da manutenção eu tb já ouvi....além dos discos, tem também o óleo especial....

abs


o óleo é o 80W 90, GL 4 ou GL5 (confirma mais tarde qual GL é o certo)...

Eduardo Tescarollo
21/05/2008, 12:10
Anderson, este óleo que voçê citou é para o diferencial dianteiro ou cx de
transferencia, para o diferencial traseiro o correto é o 90 L.S. proprio para blocantes.

Blz

joão k. chikui
21/05/2008, 12:50
Marcos e Eduardo
O Bloc LSD( Difer. de Deslizamento Limitado) do JPX , quando com os discos sinterizados novos até que ajudam bem, acho que é um 50%. Eu só usava no meu traseiro Carraro um Texaco 3450 , especial para esse tipo de diferencial.
Marcos , com as duas bieletas ligadas , tua suspensão fica ideal para correr nas curvas no asfalto, continua bem macio , mas quase não cruza os eixos , por isso as levantadas de rodas em "X".
Mas , com uma bieleta desligada( e não pode desligar as duas , senão ela cai e enrosca no chão), mesmo com bloqueio fraco, meu Ex JPX AP2000/Clark ,sempre foi respeitado(quase temido!) .
Porém , o carro precisa de um pouco mais de acelerador , não se pode andar a 1 ou 2 km/h como meu 51 e meu Samuka (blocados os 2 eixos). A tocada tem que ser mais agressiva , rápida.

leogc
21/05/2008, 13:11
eu não tenho certeza...da última vez que troquei, comprei um da ipiranga em uma concessionária da troller (era o preço mais barato)....

MARCOS AFONSO
21/05/2008, 18:12
Salve JOÃO/galera,
Se entendi o bloqueio é por meio de discos colocados entre a cx e as satelites e ao elevar a rotação travam, mas se aliviar o pé soltam novamente.

Anderson BH LOCAÇÃO
21/05/2008, 19:05
Boa noite aos amigos do fórum!!!!

Hoje como previsto pq o atraso de 1 dia tbm tinha sido previsto, cheguei ao final da montagem do motor GM 151 no meu JPX......hj fiquei por conta de detalhes...acabei a elétrica na frente (motor), só agora a noite percebi q luz do 4x4, e ré não estão ascendedno...mas na sexya resolvo....tivemos q refazer a polia do virabrequim, pq estava jogando muito, a ponto da correia poli V, sair...agora parece q ficou boa.....o motor não está redondinho, tá falhando um pouco, vou rodar este final de semana...semana q vem mandarei regular as válvulas....

amanhã cedo vou pra trilha e na volta digo como ficou..
abraços a todos!!!!!!!!!!!!!

joão k. chikui
21/05/2008, 19:21
Marcos , na verdade os discos de aço intercalados com discos sinterizados ficam dentro da caixa de satélites , e, quando a coroa sofre torque do pinhão, pressiona os discos uns contra os outros, meio que travando o movimento das planetárias.
Pena que não tenho visto mais esses discos à venda.


Salve JOÃO/galera,
Se entendi o bloqueio é por meio de discos colocados entre a cx e as satelites e ao elevar a rotação travam, mas se aliviar o pé soltam novamente.

MARCOS AFONSO
23/05/2008, 13:05
Salve JOÃO,
E mais ou menos o que estava imaginando, será que não é o mesmo, ou parecido com os da f1000. Ps. vi o topico que o LEO postou sobre bloqueio e achei interessante; penso que devem utilizar um pino de satelites em cuz, e uma vez casando o passe dos dentes qualquer satelite irá servir. Será que estou no raciocinio correto?
Abraços........

leogc
23/05/2008, 13:15
respondido no topico sobre o bloqueio...

joão k. chikui
23/05/2008, 23:30
Anderson
Acho que o Anderson está enroscado na trilha , pois até agora não deu notícia.

Anderson BH LOCAÇÃO
24/05/2008, 00:41
Anderson
Acho que o Anderson está enroscado na trilha , pois até agora não deu notícia.

Caro João..to akiiiiii

ontem a estréia do GM 151 foi nota 1000...o Léo Babiski, aki de Bh q esteve ai c vc..rodou comigo ontem e filmou, amanhão irei postar no you tube os vídeos do Jota com GM 151...

Galera e o seguinte, ficou espetacular o GM 151 na trilha...
no asfalto a arrancada e muito melhor q do XUD.... a velocidade final, está em trono de 90/100km;;mas o motor foi retificado e esta preso nem rodei 200km ainda.....o consumo ainda n sei...mas o m otor só trabalha c giro baixo.

não dei notícias pq hj fiquei consertabdo os efeitos colaterais da adtpação, sempre alguma coisa para de funcionar, parafuso bambo, aproveitei e revisei o arranque, q deu sinal q o bendix n estava legal....

umas fotos p vcs...

Eduardo Tescarollo
24/05/2008, 09:11
Anderson, bacana a trilha ai que voçê fez, parece que o motorzão esta dando conta do recado, é bom sempre ter uma opinião a mais de uma opção de motor, a gente nunca sabe se vai precisar.

Abç

joão k. chikui
24/05/2008, 10:26
Anderson , legal!
Mande o link assim que fizer o up load.
Mande um abraço pro leo.

leogc
24/05/2008, 15:25
show hein....

Anderson BH LOCAÇÃO
24/05/2008, 17:17
1. http://br.youtube.com/watch?v=YNfVQC2-BfM

2. http://br.youtube.com/watch?v=BbrZEW1OKVg

3; http://br.youtube.com/watch?v=YNfVQC2-BfM

joão k. chikui
24/05/2008, 18:48
Anderson
Legal mesmo , e esse motor trabalha em baixa como um diesel.

LEO:No 1º vídeo, aquela cruzada de valeta em diagonal, onde a suspensão cruza para um lado e em seguida para outro e os pneus nem ameaçam perder contato, só é possível com a barra desligada.
Mas , tudo tem seu preço:O Jota do Anderson deve inclinar em curvas de asfalto muito fortes. Por isso que no meu não eliminei a barra , apenas desligo 1 bieleta em trilhas.

Anderson BH LOCAÇÃO
24/05/2008, 19:41
E isso mesmo João, por estar sem a barra e também pelos calços de 10cm na traseira, nas curvas on road meu J balança bem...mas compensa nas trilhas.

Já consegui a barra e vou colocá-la...

Espero q tenham gostado do pouco q viram do GM 151...eu adorei:oops::oops:

abraços

Anderson BH LOCAÇÃO
24/05/2008, 19:49
3. http://br.youtube.com/watch?v=drj0INHdLYw

leogc
24/05/2008, 20:50
Fala Anderson, muito legais os filmes....realmente o carro tá bem sereno e passando em tudo....

João, entendi a diferença...já tinha pensado nisso ha muito tempo, mas depois acabei esquecendo....na verdade como eu quase não tenho feito trilha, nem me liguei mais nesse negócio. mas vou colocar na lista de coisas para fazer (montar um esquema quick disconnect).

abs

Carlos
31/05/2008, 00:44
Anderson,
parabéns pela escolha do GM 151.
Pretendo trocar o motor do meu CJ e estava disposto a colocar o AP 2.0 pelo fato de ser mais atual, estar em linha de produção (em breve saíra de linha), injeção eletrônica, etc.
Mas andei repensando e vi que alguma pouca preparação esse motor (opala 4 cilindros) rende até 140 cv. de potência.
Hj, estou mais propenso a instalar um GM 151.
Vc achou dificuldades para encontrar as peças originais? o valor foi muito superior a de um motor ainda em linha de produção?
Valeu.

Anderson BH LOCAÇÃO
31/05/2008, 10:25
Anderson,
parabéns pela escolha do GM 151.
Pretendo trocar o motor do meu CJ e estava disposto a colocar o AP 2.0 pelo fato de ser mais atual, estar em linha de produção (em breve saíra de linha), injeção eletrônica, etc.
Mas andei repensando e vi que alguma pouca preparação esse motor (opala 4 cilindros) rende até 140 cv. de potência.
Hj, estou mais propenso a instalar um GM 151.
Vc achou dificuldades para encontrar as peças originais? o valor foi muito superior a de um motor ainda em linha de produção?
Valeu.

Salve Carlos!!!!!

Tem pessoas q consideram o AP melhor, mas não partilho, poi ele e motor de alto giro....e o q precisamos e torque em baixo giro, giro q o GM 151 proporciona com muita satisfação (veja os videos nas mgs anteriores)..neste videos meu motor estava com apenas 90km, depois da retifica...e vc pode perceber q se ouve só o barulho das vávulas (pq ainda tem q ser ajustadas aos 500km), e o motor trabalha mto sereno...

Em relação as peças consegui tdo original, piston Metal Leve, jg de junta Taranto, bomda d'agua urba, de gasolina brosol, casquilhos meta leve, selos d'água GM...é um lêdo engano quem pensa q valor da retífica do GM 151, fica barato...barato é só o motor (cpmprei o meu completo por R$ 600,00)...a retífica do meu ficou quase R$ 2.200,00....

aconselho vc comprar o GM151, com capa seca da C10, volante do motor da C10...não se esqueça qq o arranque tbm tem q ser de C10.....no CJ5 será só refurar a capa seca, usando chapa e colar de C10, e disco do CJ5 mesmo.....

abraços!!!!

sandrotwister
31/05/2008, 11:38
meu pai colocou um motor de opala 4 cilindros no JPX dele...
não sei ao certo que motor é...
e ta feliz da vida... já q com o XUD o J parava mais na oficina doq em casa...

ele recentemente comprou um motor de kia, também não sei direito qual é, mas se não me engano é um 2.8 de besta, e pretende por no J...
mas somente quando precisar "fazer" o de opala, que eu acredito que vai demoarar um pouco, já q ele fez o motor todinho pra por no J...

a adaptação ao meu ver foi mais ou menos a mesma, já q as caixas são as originais, e precisou somente refazer os calços do motor e fazer um flange pra poder adaptar na caixa...

então, pra fechar, ele só vai por o de kia, por ser diesel, porque o de opala ta muito bom...(segundo ele)
logo eu vou por umas fotos aí da adaptação...:concordo:

abraços

Sandro Abreu
31/05/2008, 14:16
Carlos,vc falou em preparar este motor 4cil.do opala,a um tempo atraz eu ouvi falar de um senhor em S.P. que estava fazendo um eixo virabrequim de curso maior para este motor,usando as bielas do 6 cil.(menores do que as de 4 cil.) passando o motor de 2500 para 3000 cilindradas,o resultado e um motor mais suave no funcinamento,e com valores de torque e potencia parecidos com o motor 6cil,quem tem fala muito bem desta modificação porque vc não tem os inconvenientes de um comando maior ou do turbo,hoje eu não sei mais o indereço da fabrica mas vale a pena procurar,porque o custo não e muito grande e o motor não perde em durabilidade,abraços

leogc
02/06/2008, 09:09
Fala Sandro,

cara, eu já ouvi um papo que esse eixo virabrequim dava uma série de problemas e que era meio difícil de encontrar para venda....

abs

MARCOS AFONSO
02/06/2008, 09:17
Salve, SANDRO / CARLOS
Esse vira é dos mais antigos, original que usava pistões menores, para identificar esse motor mais antigo é só verificar a fixação do suporte de coxim que nos mais novos são fixados por 3 parafusos e esse mais antigo apenas com 2 parafusos.
Abraços........

joão k. chikui
02/06/2008, 20:10
O vira com curso maior era dos antigos GM 153 , que tinha maior curso , porém usava pistão menos , o que dava algo como 2530 .
Fica forte , mas bebe bem.
Se eu resolver preparar outro JPX para trilha ( tenho dó de colocar o da esposa prá ralar ) , vai ser com o estúpido Peugeot 2.0 16 V do Peugeot 307 , com chip para queimar alcool.Não sei pq tanta adaptação se existe coisa boa e barata.

leogc
03/06/2008, 08:22
Fala João,

Pelo que já li sobre o assunto os caras colocam esse virabrequim que vc citou com pistões do 6 cil....aí chega à 3.0.

Quanto custa um motor peugeot desses?

abs

leogc
03/06/2008, 08:28
sabia que já tinha visto isso por aqui...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3468

abs

joão k. chikui
03/06/2008, 12:53
Não leo
O pistão do 6 cil é menor que o de 4 cil , só o curso é maior.
Para chegar no 3000 deve-se usar os pistões do 4 cil.

É bem barato , pois depois que dá PT num 307 não serve prá nada.


Fala João,

Pelo que já li sobre o assunto os caras colocam esse virabrequim que vc citou com pistões do 6 cil....aí chega à 3.0.

Quanto custa um motor peugeot desses?

abs

leogc
03/06/2008, 13:17
Salve grande João.....

na verdade eu andei dando uma olhada nesse topico e vi que o negócio do pistão não era totalmente certo....mas existem muitas opções....cada uma mais doida que a outra....

realmente, não tem........

abs

Leonardo Dic
03/06/2008, 14:28
João, será que os agregados desse motor não é de manutenção cara. Dá pra usar ele no alcool ? Com a injeção dele mesmo ?
Carburar ele é fria ?

joão k. chikui
03/06/2008, 18:41
Leonardo
Usei muito tempo o AP 2000 Alcool , nesse tudo é barato , mas a adaptação é bem sacal , pois o coletor é muito alto e pega na carroceria , mesmo com um bom body lift.
A vantagem desse do Peugeot é ser P&P , mas tem que pegar modulo , chicote e tudo. Acho que dá para chipar e queimar alcool , nem que seja com 15% de gasolina.

Sandro Abreu
03/06/2008, 19:47
Amigos, o eixo que eu mencionei não e o original ,mas feito,o eixo dos motores que usam piston 3 7/8,tambem fica muito bom,se vc quizer calcular a cilindrada ou volume do motor e V=(3.1416 x diametro do cil.ao quadrado )dividido por 4 x curso do vira x numero de cilindros do motor

joão k. chikui
03/06/2008, 19:55
Sandro
Tenho um amigo que tem um 3000 feito assim. A retífica encheu o Eixo virabrequim e usinou para ficar com o curso do 6 cil , ficou forte , mas está gastando bem.

Sandro Abreu
03/06/2008, 20:06
João,sobre esse motor do 307 eu sou leigo,mas me tire uma duvida,na trilha o torque em baixas rotações é muito bem vindo,certo,os motores 16v normalmente tem mais torque em alta rotação do que os motores de 8v,com esse motor sera que vc não vai ter que andar com o giro alto para que o motor responda bem,diferente dos motores de opala que tem muita força com giro baixo

Sandro Abreu
03/06/2008, 20:20
João,infelizmente até hoje ninguem conseguiu inventar potencia,ela tem que sair de algum lugar,e acabou sobrando para o combustivel $$$$ .Com a injeção eletronica conseguiram otimizar um pouco.Tem que ver se o motor do seu amigo,esta com a regulagem certa para o motor dele.abraços

joão k. chikui
04/06/2008, 20:21
Sandro
Fiz trilha ( e trilha prá valer !!!) por mais de 5 anos com AP 2000 Alcool e, fora necessidade de passar um obstáculo muito travado onde tem que ser em 1ª reduz., só lembro de uma unica vez onde meu AP pediu 1ª:
Num resgate da turma da MGL do RJ, meu J e outro 2001 deles que ressucitamos, em trenzinho subíamos um ladeirão puxando outro Jota com cabeçote estourado, faltando uns 50 m para o fim , morreu o motor TF do 2001(zerou a bateria) e meu AP2000 foi engolindo até chegar em 1800 rpm , joguei 1ª e terminei toda subida puxando 2 Jotas mortos, a 3700-4000 rpm.
OBS: Meu Cambio era o Clark CL2215A, que é nitidamente mais reduzido que o Peugeot.
Isso com 114 CV e 17,5 mkgf , agora já pensou 143 CV e 20 ou 21 m.kgf?? Ainda chipado para alcool?? ai,ai....... Pode usar pneu At que limpa só na rotação!!



João,sobre esse motor do 307 eu sou leigo,mas me tire uma duvida,na trilha o torque em baixas rotações é muito bem vindo,certo,os motores 16v normalmente tem mais torque em alta rotação do que os motores de 8v,com esse motor sera que vc não vai ter que andar com o giro alto para que o motor responda bem,diferente dos motores de opala que tem muita força com giro baixo

Sandro Abreu
04/06/2008, 22:14
João como o cambio Cl 2215A é mais reduzido vc tem mais força nas rodas, com o cambio original seu carro vai ficar mais solto,e deve aproveitar bem a potencia e o torque do motor 307 por enquanto eu vou ficar mesmo é com meu motor tartaruga (perkins 4203) eheheh...

joão k. chikui
04/06/2008, 22:42
Sandro , esse 4203 é da D-10?? Qual relação vc está usando??

Sandro Abreu
05/06/2008, 12:42
João este motor não sai nas D10,algumas tem ele adaptado,ele é muito utilizado em tratores,gerador ,empilhadeira.Não é nenhuma maravilha de desempenho,mas é bem economico e tem 23,4kgfm de torque a 1300 rpm.Eu estou montando o carro,ele vai usar o cambio Clark 240 f primeira 6,33/1 com diferencial 3,07/1 (ideal para asfalto),com um diferencial mais curto,vira um trator.estou montando assim porque esta mecanica estava disponivel,mas hoje tem motores mais modernos disponiveis como o Maxion ou ate mesmo o Q20b (D10 e D20 ) .

Anderson BH LOCAÇÃO
09/06/2008, 09:35
:concordo:Salve todos....

Estou muitíssimo satisfeito com motor GM151 gasolina....

:palmas:A arrancada: ficou muito forte, até de 2ª dá pra sentir a força.....ficou uma tocada muito suave....na trilha trabalhando de 2ª se faz tudo a +- 1200 RPM, no asfalto dá pra rodar 90/100 a 2800/3000RPM...

:pensativo:O consumo: ainda não é preciso, mas creio q esteja em torno 5km/l...(quero crer q vai melhorar..mas ñ acreidto nisso, kkkkk).....

:mrgreen:O peso: a distribuição do peso ficou excelente, pois o motor pra trás do eixo como o XUD. Não senti nenhum desequilíbrio.

:palmas::concordo::dance:A confiança: a segurança de sair e rodar sem se preocupar com temperatura é magnífico....e até mesmo saber q vc vai e volta de qualquer lugar..sem risco de quebra....isso ñ tem preço.

:D O conjunto: ficou um conjunto harmônico, eficiente e muito confiável....
:concordo: O custo: o custo é muito baixo, considerando apenas a compra do motor (sem retífica), a mão de obra e suporte...tiveram outros gastos como velas, cabos de vela, bomba d'água, retífica motor, revisão arranque, revisção carburador, vávula termostática, e outros q ñ computei, por fazer parte de manutenção e ñ serem pertinentes a adptação.
motor..........................R$ 600,00
mão de obra.................R$ 900,00
mão de obra elétrica......R$ 70,00
suportes F4000.............R$ 40,00
mangueiras..................R$ 45,00
bocal carburador F100...R$ 27,00
ignição eletrônica..........R$ 200,00
descarga completa........R$ 350,00
flange.........................R$ 150,00 (valor estimado pois comprei 1 cx+falnge+
piloto da C10................R$ 150,00 (piloto C10 prontos por R$ 400,00)
embreagem C10.............R$ 270,00
cabo acelerador Opala....R$ 17,00
R$ estimado.................R$ 2.819,00

Minha conta final será de aproximadamente :pensativo:R$ 6.800,00:putz:..pq retifiquei o motor, revisei caixa, Tcase, arranque, troquei as parte ascessórias do motor como bamba de gasolina, d'água, vávula, calços de mola, pneus, esticador da correia....mas a longo prazo acho q meu custo de manutenção será baixíssimo...o q fará a diferença....

Amigos é isso aí.....alguma fotos pra vejam como ficou uma adptação 'CLEAN"......

ABRAÇOS A TODOS...E QUE "DEUS" STEJA NOS ABENÇAONDO A CADA MINUTO DE NOSSAS VIDAS.......

wendell
12/01/2009, 18:38
Pessoal,
Estou instalando um motor de Opala 151 gasolina no JPX. Gostaria de saber qual o disco de embreagem que devo usar . A caixa é a clark 2215 original do JPX . Qual o disco de embreagem que serve neste eixo piloto para ser usado o motor de Opala?
Grato Wendell

MARCOS AFONSO
12/01/2009, 18:58
Fala WENDELL, blz,
tem que usar o miolo ( parte de ferro com estrias ) do XUD e parte externa ( lona ) do opala. esse serviço é efetuado por quem recondiciona disco de embreagem.
abraços........

Morcego
12/01/2009, 19:02
...................mas a longo prazo acho q meu custo de manutenção será baixíssimo...o q fará a diferença....

Amigos é isso aí.....alguma fotos pra vejam como ficou uma adptação 'CLEAN"...........


Parece que suas previsões se concretizaram, o "J" ficou show com este motor :concordo:, fez até uma trilha das mais bravas este FDS sem pedir arrego.:palmas:

Agora..... vai gostar de andar com homem feio assim lá na trilha do C@r@i.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Anderson BH LOCAÇÃO
12/01/2009, 20:44
Parece que suas previsões se concretizaram, o "J" ficou show com este motor :concordo:, fez até uma trilha das mais bravas este FDS sem pedir arrego.:palmas:

Agora..... vai gostar de andar com homem feio assim lá na trilha do C@r@i.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Meu amigo Morcego, vc por aki....seja bem vindo!!!!

Realmente se concretizaram..e tô tão feliz q hj comprei outro motor GM 151, só que à àlccol (cinza) e moderno ano 91....tem mais torque, é mais econômico e já vem com carburador 3E de fábrica... e que vem mais Galopeira...Tapete Branco..Urubú Rei....

Tô indo la buscar meu motor agora..quem sabe vou pro sítio do Bitencas de Jota...

Abraços...

leogc
13/01/2009, 07:52
Pessoal,
Estou instalando um motor de Opala 151 gasolina no JPX. Gostaria de saber qual o disco de embreagem que devo usar . A caixa é a clark 2215 original do JPX . Qual o disco de embreagem que serve neste eixo piloto para ser usado o motor de Opala?
Grato Wendell

Amigo, to montando meu jota com 151 agora e já resolvi essa etapa....a embreagem vai depender do volante do seu motor. se o volante for de opala mesmo, a embreagem é de opala, se for de c20, a embreagem é de c20....é fácil saber a diferença, a da c20 deve ser quase o dobro da embreagem do opala em tamanho.....já a do opala parece mais com a original (em tamanho).

isso tudo assumindo que vc trocou a capa seca pela do opala (não sei se dá para fazer diferente, mas nunca se sabe, né?)

não precisa se preocupar com eixo piloto, pq certamente o seu foi mudado para o encaixe no motor do opala. O encaixe do eixo piloto no caso da c20 ou na do opala é exatamente igual.

abs

wendell
13/01/2009, 19:39
É ...
Realmente não sei se o eixo piloto é de Opala . O mecânico me disse que era de JPX , mas não sei aonde conseguir um disco de embreagem de JPX para fazer a adaptação . Não existe uma outra embreagem qualquer que tenha o fresado do Jota ???
Grato Wendell

leogc
14/01/2009, 08:00
Bom dia Wendell,

Acho difícil ele ter conseguido colocar o eixo piloto do Jota inteiro....pelo menos aumenta-lo e mudar a ponta é necessário. A não ser que ele tivesse adaptado o volante do motor do jota (idéia louca que eu tive agora, nem sei se é possível). se ele por acaso conseguiu fazer isso, vc poderá usar a embreagem toda do jota.

Provavelmente a ponta do eixo piloto do jota deve ser padrão peugeot, logo a embreagem de um desses peugeots deve servir (veja no site mundojpx qual é a que serve exatamente igual...).

É possível até que eu consiga um disco desses usado, preciso falar com o meu mecanico. vou ligar para ele e te retorno.

abs

MARCOS AFONSO
14/01/2009, 08:23
Fala LEO, blz,
agora voce viajou alto........
mas fala da injeção, como é, em que pé esta o projeto, custos, etc.
abraços.....

leogc
14/01/2009, 09:10
Fala Marcos,

pois é...sei que viajei um pouco....:-D:-D:-D:-D...mas foi a única maneira que imaginei de usar o eixo piloto do jota sem modifica-lo.

Bom, em relaçao à injeção....eu to comprando um kit da Padoo, que tá anunciado aqui no fórum. o preço do kit é 2.500. mas como teria que comprar um carburador decente para alimentar meu motor, já iria gastar mais de 1.000 para compra-lo, parti para a injeção. além disso, antes de decidir li bastante os fóruns de opala, onde já há uma boa discussão e resultados sobre o assunto. e como o motor tá com uma preparação bem pesadinha, conseguiria uma marcha lenta bem lisa com a injeção...(dá uma olhada no site: http://www.hotchevy.com.br/, no link vídeos). além disso, como o carro rodava com platinado (eca) optei por uma ignição indutiva, e aí tive que comprar um conversor de sinal. assim posso usar o distribuidor de ignição eletrônica original do opala, sem modificações.

no fim, creio que a injeção programável talvez fique até melhor do que um motor injetado originalmente. Apesar de parecer meio absurdo o que estou falando, mas gosto da idéia de poder ter diferentes mapas de injeção selecionáveis (por exemplo um para desempenho e outro para economia) é uma boa, além da possibilidade de acertar a injeção priorizando o torque. as injeções originais de fábrica tem apenas uma opção "em cima do muro" entre força e economia. mas tudo isso aí vai depender do acerto, que é na mão...a idéia, depois de uma regulada básica para poder andar com o carro, é leva-lo no dinamometro para um ajuste fino.

para um motor original, o kit é moleza de colocar, já que já vem com um acerto pre-definido para o opala. e é muito fácil de fazer alguns testes.

o meu grande problema com essas transformações tá no meu sangue...na minha família ninguem gosta de motorzinho...e como não dava para colocar um motorzão...tive que dar um jeito de ficar confortável para andar...não para correr, apenas para sentir o carro andando com desenvoltura, além de não gastar os tubos....

o motor está quase pronto, e espero que o cara da injeção me mande o kit em breve. espero começar a acertar a injeção em fevereiro, antes do carnaval.

abs

MARCOS AFONSO
14/01/2009, 10:14
fala LEO,
tambem já li bastante sobre inj no opala, mas acredito que o resultado final tem que ser muito bom para poder justificar o investimento ( que não é pequeno ).
no meu caso estava com o xud e comprei um hilux 2,4 que esta na retifica já a 3 meses e vendi o xud a 2meses, já estou desanimado mesmo sem utiliza-lo, e volto a pensar no opala, mas mesmo gostando tambem de motorzão me satisfaço com um 4cc alcool.
os videos não tinha visto, mas enche os olhos ao ver esses motores.
abraços........

leogc
14/01/2009, 10:59
pois é...realmente esse assunto tá evoluindo bastante....mas a opção mais barata que era a megasquirt, eu não tenho conhecimentos eletrônicos para monta-la. então optei por essa pandoo.

eu fiz umas boas contas aqui....e se economizar 1km/l já saio no lucro...fora o menor custo de manutenção do motor do opala e a facilidade de manutenção na injeção por eu mesmo ter montado tudo. com o diesel no preço que está...

é bem desanimadora essa parte...eu mesmo passei por ela algumas vezes e ando até meio sem vontade de mexer nisso, já que os mecanicos são todos uns enrolados. mas o negócio é pelo menos terminar o que começou....

realmente o motor do opala não é difícil de colocar, mas também não é plug and play...aí já viu né..haja paciência. como eu dizia para um amigo....se eu passar a gastar de combustível o que eu gastava com oficina, já to no lucro...pelo menos me divirto mais.

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
14/01/2009, 11:30
Marcos, estou mto feliz c motor Gm 151 gasolina, mas hj ele está sendo retirado para colocar um GM 151 àlcool moderno (cinza/91), c carburador 3E...e minhs espectativa é q ele fique mais ecnônmico no final, pois se ele der os 5lm/l no àlcool já tô no lucro em R$ 0,70 em litro... a oficna ta lotada, mas o mecânico disse q deve me entregar o J nas Sexta, isto pq estorou o retentor TR da redução, ficando sem óleo e paraece q o roamento dda frente dançou....

leogc
14/01/2009, 13:20
anderson...pelo que aprendi com esses motores (apesar do meu ainda não estar pronto)...seu carro vai ficar bruto com esse motor álcool....

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
14/01/2009, 17:41
Léo, tbm espero q fique...apesar de parecer absurdo esoerar q um motro álcool beba menos q gasolina...eu espero...poe ele ter mais torque e carburador 3E...apostei...agora é esperar e ver se serei sorteado..kkkkk:pipoca::pipoca:

MARCOS AFONSO
14/01/2009, 18:12
Fala ANDERSON, blz,
realmente quando postou o consumo de seu j fiquei desanimado com o 151 mas sempre tive em mente que alcool seria bem mais viavel, acredito que sua opção foi bem acertada. agora mais frustrado ainda fiquei quando postou a revisão do diferencial, pois uns 2 dias antes havia comprado meus rolamentos e já achava caro, e no que postou era quase a metade do que havia pago.
nem sempre podemos ganhar.
abraços......

leogc
15/01/2009, 07:45
no meu caso, se eu gastar de combustível o mesmo que gastava de oficina, está ótimo.

além disso, como aprendi entre o pessoal que faz preparação de motores: "Cavalo anda, cavalo bebe".

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
15/01/2009, 11:13
Fala ANDERSON, blz,
realmente quando postou o consumo de seu j fiquei desanimado com o 151 mas sempre tive em mente que alcool seria bem mais viavel, acredito que sua opção foi bem acertada. agora mais frustrado ainda fiquei quando postou a revisão do diferencial, pois uns 2 dias antes havia comprado meus rolamentos e já achava caro, e no que postou era quase a metade do que havia pago.
nem sempre podemos ganhar.
abraços......
Me desculpe pelo desconforto q causei...rssss
mas a vida e assim mesmo, num dia tomamos na cabeçe e no outtro tbm....qdo fui comprar senti q o vendedor tinha preço melhor e tava segurando....sai da loja e ligue depois outro vendedor atendeu e isto fez com q o preço caísse em torno de 30%....qdo eles veem q pra jipe tdo fica mais caro....sendo assim não dou mole....pergunto o preço 2...3 ..5..1000x se for necessário...

MARCOS AFONSO
15/01/2009, 12:56
fala ANDERSON, blz
realmente é sempre assim temos que ser garimpeiros.
voltando ao 151 como fez com o distribuidor para conviver com a agua?
tenho algumas alternativas;
1ª vedar totalmente com silicone e colocar um respiro, e depois vestir uma luva de borracha por cima.
2ª alem da anterior prolongar o pescoço dele juntamente com o eixo uns 20cm ou mais deichando-o bem mais alto.
abraços.......

leogc
15/01/2009, 13:53
Marcos,

sei que a pergunta não foi p mim....mas creio que há opções melhores para isso, a empresa www.motorspice.com.br tem um sistema que melhora a centelha e acaba com esse problema. tem alguns relatos deles por aqui no forum, o nome do aparelho é DIS. eles também tem um negócio novo que elimina o distribuidor.

no meu caso, optei por uma ignição do tipo indutiva, como aqueles módulos MSD, só que comprei do sukys (sukys.com.br)...ele já foi um participante ativo aqui do forum, mas acho que tá meio afastado....o cara me ajudou um bocado e tirou milhares de dúvidas que eu tinha....inclusive foi com ele que comprei também um conversor de sinal para ligar o distribuidor do opala na injeção eletrônica.

abs

MARCOS AFONSO
15/01/2009, 14:12
Fala LEO,
é pelo visto voce já percebeu que " uso platinado e condensador ".
Sempre gostei de mecanica e meu conhecimento é de fuçar e a +- 10 anos estava parado e só voltei a ativa por causa do J. Agora voce mostra essas coisas e meus olhinhos não param de girar........muita coisa nova no mercado, simplesmente fantastico. para ter ideia do ultimo lançamento que conhecia era aquela panela de pressão para o wilis.
Valeu....
Abraços........

leogc
15/01/2009, 16:01
pois é...quando decidi colocar o motor do opala, não me conformava com algumas afirmações, e uma das principais era esse negócio da água....e descobri que a panela pode não resolver os problemas por causa da umidade.

o platinado, felizmente, não é do meu tempo....o meu fusquinha (minha primeira experiencia mecanica) 86 já usa ignição eletronica...e aí, como o motor que eu comprei era platinado, comecei a pesquisar como colocar ignição eletronica e descobri um mundo de opções......

deixa eu terminar tudo e ligar (para testar) que vou fazer um post detalhado sobre toda a eletronica do carro...

abs

wendell
23/01/2009, 19:56
Anderson BH,
Estou colocando o motor de Opala 4cc no meu JPX com a caixa clark, mas verifiquei que o pivô da suspensão dianteira fica no rumo da polia do motor. Será que com o movimento da suspensão a polia não pega no pivô ? Será preciso modificar algo na suspensão ?

Grato Wendell

Anderson BH LOCAÇÃO
24/01/2009, 17:38
Amigo, depende da altura do motor, seu mecanico tem deixá-lo o mais alto possivel...caso fique baicho vc tera que vira o pivo pra frente e so porte tbm....use o suporte de motor da F4000

wendell
25/01/2009, 11:49
Obrigado Anderson ,

A caixa de marchas ficou o mais próximo da carroceria possível, por esse motivo não tem como deslocar o motor para baixo ou para cima... Chegamos o painel do J um pouco para frente para posicionar a alavanca de marchas. ( tivemos que refazer os furos na carroceria para colocar as alavancas de marcha porque a caixa que estamos utilizando é a Clark). O motor coube no local sem precisar fazer cortes na carroceria ou chassi, coube entre as travessas. Mas verificamos que o pivô da suspensão ficou exatamente embaixo da polia do motor. Acho que será necessário suspender a suspenção ...

Wendell

OBS: Como faço para colocar as fotos aqui ?

Anderson BH LOCAÇÃO
25/01/2009, 13:43
No meu o pivotbm fucai debaixo das polias, mas ñ pega...faça um teste antes de virar o pivo...

wendell
25/01/2009, 14:31
É ...
Primeiro vou colocar o JPX para andar, depois vou fazer as modificações que forem aparecendo.
Você teve que fazer alguma modificação no tanque para abastecer com gasolina? Bóia de combustível, etc ?

Wendell

Anderson BH LOCAÇÃO
25/01/2009, 17:18
Só lavei mesmo, para retirar o diesel.......a bóia do J já é da C10....

Me ligue 31 9114-9191

leogc
30/01/2009, 14:43
só para botar pilha....

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI25337-15846,00-PEUGEOT+SE+ANTECIPA+AO+FOCUS.html

imagina esse motorzinhho no JPX....abs

Policarpo
16/02/2009, 12:21
Pessoal, o J com motor AP 2.0 e caixa original fica "longo"?

Com o motor GM151 (4 cil) e caixa original tb fica longo?

O J tem caixa clark original à partir de que ano?

É que estou à procura de outro jipe e o J está no topo da lista e tenho visto alguns com motor 2.0...(pela internet) e ainda não dirigi nenhum J...

joão k. chikui
16/02/2009, 12:55
Policarpo, com pneu alto (7.5- -16 ou 265/75-16) , AP2000 e cambio Peugeot , fica um pouco longo de saída em subidas (basta reduzir , sair , 1ª , 2ª , etc... Qdo chegar no plano , para e volta para simples). Em subidinhas fracas e no plano , arranca bem.
Tenho vários amigos com essa configuração e vai muito bem.

Com pneu perto do original 215/80-16 , normal.

Com Clark ( acima do 97)vai bem , já que a 1ª e 2ª é bem mais reduzida).

vpaguiar
17/02/2009, 14:46
Marcos, estou mto feliz c motor Gm 151 gasolina, mas hj ele está sendo retirado para colocar um GM 151 àlcool moderno (cinza/91), c carburador 3E...e minhs espectativa é q ele fique mais ecnônmico no final, pois se ele der os 5lm/l no àlcool já tô no lucro em R$ 0,70 em litro... a oficna ta lotada, mas o mecânico disse q deve me entregar o J nas Sexta, isto pq estorou o retentor TR da redução, ficando sem óleo e paraece q o roamento dda frente dançou....

E aí Jotinha, Blz brou?!

Depois da Desaparecidas trocou o motor do bicho, que já tava bruto?! como ficou o consumo?! Tem notícia do Iltinho?!

Saudade da desaparecidas, foi a ultima trilha de verdade...:concordo:

:pipoca:

PS. Só pra lembrar um pouco... hehehehe http://picasaweb.google.com.br/vpaguiar/AberturaDaDesaparecidas26122008ComSpeedwayEPerdida s (http://picasaweb.google.com.br/vpaguiar/AberturaDaDesaparecidas26122008ComSpeedwayEPerdida s)#

Morcego
17/02/2009, 14:53
E aí Jotinha, Blz brou?!

Depois da Desaparecidas trocou o motor do bicho, que já tava bruto?! como ficou o consumo?! Tem notícia do Iltinho?!

Saudade da desaparecidas, foi a ultima trilha de verdade...:concordo:

:pipoca:

PS. Só pra lembrar um pouco... hehehehe http://picasaweb.google.com.br/vpaguiar/AberturaDaDesaparecidas26122008ComSpeedwayEPerdida s (http://picasaweb.google.com.br/vpaguiar/AberturaDaDesaparecidas26122008ComSpeedwayEPerdida s)#
Ô Vander,
O Fabiano tem razão....
Você anda fumando braquiária estragada, o que que o Anderson tem de parecido com o Jotinha ?:parede:

vpaguiar
17/02/2009, 15:01
Ô Vander,
O Fabiano tem razão....
Você anda fumando braquiária estragada, o que que o Anderson tem de parecido com o Jotinha ?:parede:

C@r@io Morcegones,

essa braquiária tava estragada mesmo, :parede::parede::parede:!

Hehehe, quando eu falei jotinha era Anderson...:putz:

Foi mau Anderson, e valeu pela corretiva morcegones:concordo:, esses cálculos hoje tão me deixando doidão!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Qaurta-feira de cinza vou estar aqui em BH, vamos marcar alguma coisa?!:rolleyes:

leogc
01/05/2009, 00:26
Amigos,

Já deixei essa mensagem no yahoo, mas resolvi deixar aqui também para que fique registrada mais essa preocupação com a instalação do motor.

Conforme comentei anteriormente, o brilhante mecânico que adaptou o motor de opala no meu jota não levou em consideração que o pivot do triangulo que prende no diferencial apresenta movimentos e que o coxim do motor cederia um pouco....logo, a polia bateu no pivot e ficou empenada. Aparentemente o prejuízo não é grande em relação ao motor, mas não adianta trocar polia se não acertar a altura no motor. Conversando com o meu não tão novo mecânico (foi ele quem mexeu no motor) surgiram duas sugestões:

1) afastar o motor um pouco para trás - nesse caso, a t-case bate numa travessa do chassis, e para tirar essa travessa tem que mexer, pelo menos, no freio de mão e triangulo traseiro.

2) subir um pouco o motor - como a princípio não pretendemos refazer o trabalho que o torneiro fez com os suportes, estamos pensando em colocar um calço no suporte do motor para levanta-lo cerca de 2 cm..o que provavelmente não é suficiente. então pensando com meus botões, pensei em colocar um kit de calços na suspensão de 2" (ou mais, amanha vou lá medir), que afastaria o chassis do diferencial.

Pergunta: O que um calço de suspensão prejudicaria a dirigibilidade do carro? haveria fragilização da direção ou dos cardãs?! minha idéia seria tirar o calço de carroceria para o carro não ficar tão alto assim.

aguardo pedradas....se não tiver jeito, acho q o melhor será tirar tudo e fazer de novo....

abs

Alexandre Souto
01/05/2009, 01:08
aguardo pedradas....se não tiver jeito, acho q o melhor será tirar tudo e fazer de novo....

abs

:concordo:

amigo, nao entendo muito de mecanica e estrutura, mas se o power train nao ta alinhado, vai acompanhar o desalinhamento? :pensativo: Foi isso que vc quis dizer qndo falou em subir ou chegar o motor pra traz?

Penso que nao esta correto.

Danien kouwen chaves
02/05/2009, 18:10
leog é o seguinte a 7 anos atraz quando meu super puta maximo mecanico colocou o motor de l200 no meu jota ele não cortou nada e o motor é bem mais cumprido e alto q o motor do opala não mexeu no freio de mão e nem no suporte do triangulo e nem precisou lift na carroceria ele fabrica um suporte q traz todo sistema p/ traz sem cortar nada nem alterar algo más no jotinha tente entrar em contato comigo pelo fone q vou te mandar por mp isso é facil de resolver trocamos umas idéias passo o fone dele p/ ti que não tenho agora pois a oficina MUDOU más ele fabrica e manda p/ ti esses suportes q são 2 e está tudo resolvido vai bastar trazer os suportes dos coxins somente p/ traz ..obs ele produz tambêm esses suportes julgo os indestrutiveis pois não ah nada igual no mercado

leogc
02/05/2009, 19:21
valeu pela dica danien....fui lá hoje medir o quanto precisava subir e vi que era pouco...na verdade o motor tá até um pouco inclinado para frente (medindo pelo carburador)....se não conseguir eu te ligo.

abs

MARCOS AFONSO
04/05/2009, 07:36
Fala LEO, blz,
quando coloquei meu motor de opala não tive esse problema, atente para a inclinação do motor, ou seja, ele trabalha inclinado para traz, com a polia mais alta que o volante, ( fora de nivel ), se reparar no carburador colocando um nivel sobre ele ficará nivelado quando a dianteira estiver mais levandada, então provavelmente terá apenas que levantar o coxim do motor, e uma opção é usar coxim da f 1000/4000 que são mais altos e fixados por parafuso e se ainda precisar subir mais é só calçar com arruela grande, não use calço de PU, pois o motor precisa de flexibilidade.
abraços......

leogc
04/05/2009, 08:47
fala marcos, é exatamente isso que vamos fazer...já estamos usando o coxim da f1000. o problema é que o brilhante do mecanico não mediu para ver se batia e esqueceu que o coximo cede um pouco com o peso do motor.

na verdade, o carburador tá até inclinado um pouco para a frente.

abs

Edinilson Silveira
07/05/2009, 09:09
Bom dia,

Meu jota chegou da oficina, e o velho Xud de vez ficou por lá, agora estou em dúvida quando adaptação do 4cc opala, tem um camarada que está com um que retirou de um Engesa e esta com cremalheira, caixa seca e mtr de arranque da C20, o meu cambio é o Clark.Obs já tenho tampa a frontal do Clark.
Minha duvida aos especialistas de Plantão são as seguintes :

* Eixo Piloto tenho que trocar ou somente o miolo do disco de embreagem terá que modificar ?

* Suporte de mtr da F 4000 com coxim da f1000 para maior inclinação e distância ?

* Cabo de embreagem Opala ou C20

Por favor se puderem me dar algumas dicas, pois acho que agora o Laranjão vai Rodar !!!:dance::dance:
Obrigado e até
Edinilson

leogc
08/05/2009, 08:26
Edinilson estou fazendo essa adaptação...

no cambio, vc pode trocar o eixo piloto pelo da c20 (ref: 3343050, antigo era 3317050). A embreagem fica toda a da C20. Aí vem uma dica boa, se for fazer, prefira usar o conjunto da C20, se vc colocar uma embreagem do lado da outra vc vai ver a diferença.

Usei o suporte do motor do opala original com o furo aberto para caber o coxim da f1000. depois de colocar, vimos que tinha ficado muito baixo (por isso a polia pegou no triangulo) e trocamos o coxim pelo da jumper com algumas arruelas de calço para manter o motor numa altura razoável. Ainda preciso chegar se está pegando na cruzeta, amanha vejo isso, mas a altura da polia ao triangulo ficou agora (antes do calço ceder) cerca de 110 mm (tem que ter pelo menos uns 70 depois de ceder para garantir que não bate).

o cabo de embreagem tem que adaptar, ou vc pega um de c20 e adapta no pedal ou pega um jpx e adapta na embreagem (foi o que nós fizemos). outra coisa, que nós fizemos foi usar o garfo original da embreagem do jpx e aumenta-lo um pouco, para ficar alinhado com o suporte do cabo....a embreagem fica bem mais macia do que era com o original, mesmo considerando um disco beeeeem maior.

acho que é isso...qq dúvida avise.

abs

Edinilson Silveira
08/05/2009, 13:05
Fala Leonardo Obrigado pela ajuda, mas tenho algumas perguntas o suporte de motor do opala que vc usou é do lado do motor certo, e do lado do chassi tbm do opala ou como o do Anderson de BH que é da f4000, esse calço Jumper é de algum carro não conheço, e vc somente usou a ponta do garfo do JPX para fazer a adaptação do cabo?
Quanto ao cambio somente foi trocado o piloto, rolamento e rolamento inferior nada alterado?

Desculpe tanto questionamento é que se é pra mexer vai ser numa paulada só !!!
Obrigado Leonardo

FABIO RODRIGUES
08/05/2009, 14:24
Pessoal peço a todos que tem fotos de motor de opala instalados em J que disponizibilizem as mesmo . Irei iniciar esta empreitada em breve e toda ajuda de quem já fez será muito bem vinda.

Fotos da encrenca:







um grande abraço a todos

leogc
08/05/2009, 14:44
Fala Leonardo Obrigado pela ajuda, mas tenho algumas perguntas o suporte de motor do opala que vc usou é do lado do motor certo, e do lado do chassi tbm do opala ou como o do Anderson de BH que é da f4000, esse calço Jumper é de algum carro não conheço, e vc somente usou a ponta do garfo do JPX para fazer a adaptação do cabo?
Quanto ao cambio somente foi trocado o piloto, rolamento e rolamento inferior nada alterado?

Desculpe tanto questionamento é que se é pra mexer vai ser numa paulada só !!!
Obrigado Leonardo

Edinilson,

Não há do que se desculpar....deixa eu explicar mais algumas coisas:

1- cambio, tem que trocar o piloto, a moringa e comprar uma placa espaçadora (esse é o nome aqui no rio). Essa placa só é necessária se for usar o conjunto da c20. No conjunto do opala, assim como o original do jpx a capa-seca que "tampa" o cambio.

2- Suportes do motor: o coxim tem que procurar um grande, acho que qualquer um serve, desde que vc regule o suporte do motor do lado do chassis de forma que fique com a inclinação correta. na verdade o mecanico foi na loja com o meu coxim na mão e perguntou: "tem algum maior que esse?" o cara mostrou esse da jumper (um utilitário diesel da peugeot). Esse suporte pode ser como nas fotos do anderson, pode ser em "V" ou pode ser de qualquer outra forma (como foi no meu). Não tenho fotos, mas tenho aqui umas fotos do jota do marcelo que mostram o suporte em "V". Do meu eu não tenho fotos ainda....assim que puder tiro.

3- Com o garfo o mecanico fez o seguinte, cortou a haste do garfo original e adicionou uma placa de metal no meio...como se fosse um extensor. e aí prendeu o cabo. Só não está tão bom pq o outro mecanico já tinha adaptado o cabo do cambio peugeot no cambio clark....de qq forma, eu preferia adaptar o pedal para usar outro cabo, já que esse cabo do jpx só é achado em poucos lugares.

qq dúvidas...manda ae!!

abs

Edinilson Silveira
08/05/2009, 17:38
Valeu leonardo !!!
Amanhã vou retirar o cambio e retirar a capa seca do XUD colocarei algumas fotos das etapas, só que eixo piloto na ACCYOLY revenda GM e na ODAPEL em SP o preço é bem salgado em torno de $$$ 700,00.
Abraços Edinilson

leogc
09/05/2009, 19:49
valeu edinilson...

falei com o mecanico hoje, ele disse que dá para usar o garfo de embreagem do opala também...

eu comprei aqui no rio, original eaton, 435. o nome da loja é DeuCerto. liga p lá, de repente eles mandam para vc.

abs

Edinilson Silveira
09/05/2009, 20:36
Fala Leonardo, tudo bem...


Hoje já retiramos o cambio, amanhã vou tirar umas fotos a capa seca já veio com o garfo da A20, acho que vou usar ele mesmo e ver o que dá pra fazer de adaptação no pedal deve dar menos trabalho !
Mandei um Mp para o Marcos Afonso sobre a adaptação do miolo de embreagem do j no disco da A20, para usar o piloto original vamos ver se deu certo, estou aguardando as respostas.
Qualquer coisa meu sobrinho mora em Niterói e trabalha ai no Rio e tinha um J, peço pra ele dar uma olhadinha nesta loja!

Valeu Leonardo !
abs

leogc
09/05/2009, 20:45
bom, aí eu não sei....uma alternativa é tirar o eixo piloto e soldar o da c20. aí basta comprar um usado, de preferencia já ruim. será que aí em sampa vc não acha um usado? eu comprei a tal placa espaçadora por aí...foi bem fácil de achar. procurei no google.

aí é mais fácil então...só não me ofereço para comprar p vc pq é realmente longe para mim...mas se for dar um pulo por aquelas bandas eu aviso.

abs

Edinilson Silveira
09/05/2009, 20:59
Leo
Eu não confio muito em emendas no eixo piloto, eu tô na procura acredito que devo achar novo mais barato, se não coloco algum usado em bom estado, achei alguma coisa no ML mas os dentes não estavam bons.

Vc sabe se o comprimento do piloto do J é semelhante ao da A20 ?
abs

Kim
09/05/2009, 21:13
A 2ª foto do post #153 não é um auto?

Por que não coloca ele???

Já que está ai!!!!:twisted:

O motor já está com o conversor...

E eu estava me matando por causa de um desse!!!!

O Zepi está colocando um MWM 2.8 + auto na Rural; o Athos tem F75, o Gnecchi no engesa, e mais um monte de superjipes...

Sei que é gosto, mais nunca mais terá problemas de semi-eixo, coroa e pinhão, embreagem...

Bem, é minha opinião.

Abraços.

Kim.

Edinilson Silveira
09/05/2009, 21:21
Olá Kim


Aquele é o câmbio do Fábio, é outra adaptação, o meu é o Clark original do J !
Valeu !!!

Kim
09/05/2009, 21:24
Opa Edinilson Silveira!

Achei que fosse o seu trabalho!

Me desculpe a confusão, mais um jipe com aut é demais!!!!:concordo:

Edinilson Silveira
09/05/2009, 21:48
E aí Kim,
Tbm ouvi dizer q com o auto fica animal tem alguns CJ aqui em SP com cx auto do opala!

O meu ainda vou postar as fotos! Aguardem!!

Vi as fotos do Brancão Legal Heim !!

Kim
09/05/2009, 22:08
Caro Edinilson Silveira!

Muito obrigado pelo elogio!

E bom trabalho para você!

Abraços.

Kim.

Edinilson Silveira
10/05/2009, 17:07
Tá ai, agora é só montar!!:dance::pensativo:

leogc
10/05/2009, 18:27
opa edinilson

eu tb não gosto desse tipo de solda, principalmente contando a mão de obra especializada existente no rio de janeiro, por isso comprei outro.

não é do mesmo tamanho não, é cerca de 2 cm maior. por isso o motor fica com um pouco de espaço atrás, teria até espaço para recuar um pouco o conjunto do power train, mas aí dá mais trabalho...

abs

Edinilson Silveira
11/05/2009, 09:02
Fala ai Leo,

Bom até está semana tenho que definir esta situação do eixo piloto, depois o restante acho q vai ser mais fácil.
Até a próxima abs

leogc
11/05/2009, 09:28
blz edinilson, precisando de algo é só falar.

no sábado eu dei umas voltas no meu jota....já com o motor bem melhor, mas ainda precisando de uns acertos (que só vão ser feitos qdo colocar a injeção). Um dos maiores problema dele hoje é que como o coletor não é aquecido e estou rodando no álcool, ele fica com a mistura meio gorda em baixos rpms.

bom, demos umas voltas na proximidades da oficina....o carro tá muito forte, muito bom....me arrisco a dizer que está até melhor do que quando estava com o super xud, bem mais solto...bem ágil para subir ladeiras...realmente muito bom.

agora, como uma das minhas tarefas de sábado, soltei as cintas limitadoras e a barra estabilizadora para ver se a suspensão abrisse toda haveria um enforcamento da cruzeta...verificamos que sim, como o motor subiu bem, a cruzeta tava pegando com vontade na luva. como solução, vamos colocar um pequeno calço no suporte do cambio para melhorar um pouco esse ângulo. se precisar vamos dar uma mexida na luva do cardã para impedir que isso aconteça.

como tarefas para essa semana, também ficou passar a bateria para a caixa de ferramentas do jota, e colocar o filtro de ar original dentro da caixa da bateria, para isso tem que cortar um pedaço da lateral.

abs

Edinilson Silveira
11/05/2009, 10:31
Que legal Leo,


Espero que resolva estes dethalhe o mais rápido pra aproveitar logo o fio entupido e quando puder mande fotos da adaptação, a cx da bateria vai ficar embaixo do passageiro no chassi, e qua pedaço lateral que vc vai cortar dentro ou fora do J, esse é outro problema que tenho que resolver Filtro de Ar não tenho ainda!
abs

leogc
11/05/2009, 11:42
pois é...não vejo a hora de colocar o carro para andar direito....

eu vou colocar a bateria lá atrás, naquele buraco que chamam de caixa de ferramenta. acho que fica mais protegido do que embaixo do banco. além de precisar de bem menos adaptações.

sabe a caixa original da bateria, pretendo fazer um corte na chapa que liga ela ao cofre do motor (tenho umas fotos em casa que o helio me mandou, se não me engano do carro do getúlio, procure aqui no forum pelo panzer)...aí fica moleza ligar tudo...

outra coisa que preciso resolver antes de ir ao detran é como tornar o motor menos barulhento....acho que vou trocar o abafador para ver se resolve.

abs

Edinilson Silveira
11/05/2009, 12:51
Leo seu escapamento tá direto sem abafador. fica muito barulhento?

Acho que já vias fotos do Getulio vc troca o elemento pela parte externa do carro..

Quarta feira vou compra o piloto acheia a $350, vou fazer algumas ligações no ultimo caso vai esse mesmo..

Vc vai modificar a documentação para alcool ?

leogc
11/05/2009, 13:21
opa edinilson, não tá direto não...mas tá com coletor dimensionado e o abafador original do jpx....parece que ele não dá muita vazão ao barulho...hehehe...

pois é...assim mesmo, mas vou fazer de modo que tenha que tirar todo o conjunto para trocar o elemento...acho que fica mais fácil.

bom preço...novo ou usado?!

vou sim...só meio paranóico para andar certinho...odeio ficar na mão dos puliça.

abs

Edinilson Silveira
12/05/2009, 17:54
Mais uma dúvida surgiu !!


Rolamento do eixo piloto tem que trocar, ou serve o que estava no J na nova tampa do Clark!!

leogc
13/05/2009, 07:45
oi edinilson, eu acho que não precisa trocar não...que eu me lembre (em que comprei todas as peças) era só o eixo piloto, a moringa e a placa espaçadora.

abs

Eduardo Tescarollo
13/05/2009, 11:34
Fala Leonardo,

Tenho acompanhado seus problemas na adaptação do motor do Opala no JPX, não tenho dado palpite porque não tenho experiência neste assunto. Mas
gostei da sua assinatura, e olha que voçê esta com muito olho gordo e urucubaca deste o super Xud, mas não se preocupe devegar tudo se encaixa.

Abs

leogc
13/05/2009, 13:09
Fala Eduardo, blz?

cara obrigado pelo apoio....realmente parece que amarraram um sapo morto dentro do carro.

abs

Renan França
30/05/2009, 00:13
Olá, acabei de ler o tópico inteiro e estou interessado em adquirir um JPX! Tenho muitas dúvidas sobre qual motor é melhor nele. Eu li que o Anderson disse que queria colocar o motor cinza do opala 1991, seria esse que está em anexo? Desculpem minha ignorância mais esses motores de opala não tem problemas de pegar se ficar parado por uma semana, ou se estiver frio?
Desde já obrigado!

Marcelo luz
30/05/2009, 19:00
Olá, acabei de ler o tópico inteiro e estou interessado em adquirir um JPX! Tenho muitas dúvidas sobre qual motor é melhor nele. Eu li que o Anderson disse que queria colocar o motor cinza do opala 1991, seria esse que está em anexo? Desculpem minha ignorância mais esses motores de opala não tem problemas de pegar se ficar parado por uma semana, ou se estiver frio?
Desde já obrigado!

Boa noite, Renan. Tudo blz?
Este motor me parece antigo, pintado de cinza. Não q isso seja prob, pois esses motores sao otimos, tanto os antigos qnto o mais novo. Acredito q a maior diferenca entre eles, é q no mais antigo tem gaxeta, e no mais morderno ja usa retentor. Externamente sao bem parecidos. A unica coisa q noto de diferente, é a vareta, o oleo, q no antigo e baixo e no moderno tem um alongador. Repare na foto q anexei com um motor moderno, ok? Espero ter ajudado.
MArcelo

leogc
30/05/2009, 19:22
salve renan,

concordo com tudo o que o marcelo disse....e digo mais: nunca ouvi nada a respeito do motor ser difícil de pegar de manhã.....

para vc ter uma idéia: o meu motor tá no álcool, com um comandão bem bravo, sem acerto no carburador, com um distribuidor meio baleado, no platinado, sem muito acerto no ponto....e deixo ele uma semana desligado....jogo um pouco de gasosa no carburador e viro...ele pega de prima....sem stress. (apenas tento vira-lo antes, sem gasolina para dar uma circulada no óleo)....

abs

Renan França
30/05/2009, 19:32
Boa noite Marcelo, tudo certo!
Acho que deve ter dado algum problema na hora de enviar a foto, pois não tem nenhuma em anexo!!!
Outra coisa, você sabe a diferença de funcionamento entre esses motores cinzas do opala mais moderno com esse carburador 3E os outros mais antigos???
Valew

Renan França
30/05/2009, 19:40
Tá "meio" lerda a internet e não tinha aparecido nenhuma foto em anexo!!! Desculpa aí Marcelo!
Boa noite Leo minha dúvida quanto a partida no frio ou muito tempo parado é devido ao Gurgel que eu tenho, e se ficar uma semana sem ligar o motor é um sacrifício pra ligar! Bom saber que é normal então. Valew

Edinilson Silveira
30/05/2009, 19:47
Fala Renan tudo,
Deixa eu dá um pitaco, como já foi citado e tbm como me informaram a diferença do Gm 151 antigo para o moderno seria o carburador 3E e o retentor, o meu é 87 com graxeta e usa o Carburador H34, mas tbm foi pintado se não me engano o ano 87 era amarelo. se alguém souber de mais algumas diferenças nos informem.
Abs

leogc
30/05/2009, 20:36
bom , o q sei eh q dizem q aquela merda nao quebra....nenhum dos dois.

esse lance de ligar de manha, se vc achar q ta devagar, mete logo um arranqe do 6 cilindros q o problema acaba...mas to te dizendo, mesmo c meu motor violento..ele vira na boa.

abs

leogc
11/06/2009, 18:27
Como alguns já tinham me cobrado, coloquei na net algumas fotos da adaptação e um videozinho do motor funcionando...ainda tá meio precário uma vez que tá com platinado e sem muito acerto....esse final de semana começo o projeto injeção eletrônica.

http://picasaweb.google.com.br/leonardo.gomes.cardoso/JPX?authkey=Gv1sRgCOGP2OWb_qnLswE&feat=email#

abs

Edinilson Silveira
15/06/2009, 11:27
Fala Leonardo,


Ficou muito boa sua adaptação os suportes do motor ficaram show.

Vc teve problemas com BH e alternador ficaram muito próximos da barra de direção?

E a injeção vai ser monoponto?

Abrs
Edinilson

leogc
15/06/2009, 13:48
Fala Edinilson...

realmente esteticamente ficaram bons os suportes do motor.

tive alguns problemas sim, mas qdo subi o motor um pouco parou de pegar. um projeto para o futuro é trocar o alternador de posição, levando-o para o outro lado, onde tem mais espaço. mas isso só depois, por enquanto vai assim mesmo.

a monoponto é até bem fácil de fazer, mas como consegui um kit multi-ponto, vai ser multi mesmo....esse final de semana já comecei o projeto do chicote, desmontando o que recebi e tirando todas aquelas fitas isolantes que os eletricistas adoram.

abs

Clifford
19/08/2014, 19:03
Alô pessoal, como adquiri o meu Jota à pouco tempo, agora chegou a hora de dar uma geral na mecânica, e como ele já veio com o motor de opala adaptado, eu tô com algumas dúvidas: eu to achando que o diferencial dianteiro e o cardã estão muito inclinados, tipo formando um "V", alguém que tem o motor de opala pode por favor colocar alguma foto de como está esse ângulo, e também alguma foto em que aparece o espaçamento entre a polia e triângulo dianteiro? Vou colocar como está no meu para poder comparar. Agradeço por enquanto.

leogc
20/08/2014, 11:48
Alô pessoal, como adquiri o meu Jota à pouco tempo, agora chegou a hora de dar uma geral na mecânica, e como ele já veio com o motor de opala adaptado, eu tô com algumas dúvidas: eu to achando que o diferencial dianteiro e o cardã estão muito inclinados, tipo formando um "V", alguém que tem o motor de opala pode por favor colocar alguma foto de como está esse ângulo, e também alguma foto em que aparece o espaçamento entre a polia e triângulo dianteiro? Vou colocar como está no meu para poder comparar. Agradeço por enquanto.

vou ver se consigo uma foto. mas a polia está bem em cima do triangulo. o motor está bem inclinado para evitar que a polia bata no triangulo. o diferencial dianteiro e o cardã acho que estão normais.

abs

Gustavojpx1987
19/09/2015, 19:42
Boa noite amigos acabei de comprar um jpx mais não veio o motor queria adaptar um motor gm 151 onde consigo a flange. Desde ja agradeço

RogérioNunes
20/09/2015, 14:08
Gustavo, tenho a capa seca e o eixo piloto modificado para fazer essa adaptação.
Qual câmbio que está na viatura?

Gustavojpx1987
21/09/2015, 11:09
Bom dia estou com o cambio original do jpx manda teu WhatsApp

leogc
21/09/2015, 11:22
gustavo, o jpx tem dois câmbios originais: o peugeot e o clark. precisa sabe qual é para ver como vai adaptar. se for clark, é mole.

Gustavojpx1987
21/09/2015, 11:54
Leonardo, pelas fotos que vi acho que o meu cambio é o peugeot.

leogc
21/09/2015, 13:02
entendi.

não sei quais são essas peças que o rogerio tem...se não forem do cambio peugeot, não tem flange pronta. tem que cortar uma capa seca do jpx e soldar na do opala...em algum lugar aqui do forum tem um topico explicando essa adaptação.

abs

RogérioNunes
21/09/2015, 14:38
Bom dia estou com o cambio original do jpx manda teu WhatsApp

22 999831449

Tenho a capa seca do opala modificada para acoplar direto no cambio peugeot e o eixo piloto modificado para embreagem.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/108706-eixos-band.html

Gustavojpx1987
21/09/2015, 17:09
obrigado Leo fechei negocio com o rogerio