PDA

Ver Versão Completa : Características do motor VW 1.9 TDI



AdrianoJPX
27/04/2008, 18:08
Pessoal,
Abri este tópico para postarmos tudo que se sabe sobre os motores vw 1.9, seja ele TDI ou não. Solicito a participação de todos.

AdrianoJPX
27/04/2008, 18:14
Como 1º Post colocarei a cópia de uma FAQ postada no TDICLUB.COM (http://tdiclub.com/TDIFAQ/TDiFAQ-2.html) e que fala sobre os TIPOS de TDI 1.9 existentes no mercado Americano e Europeu.

1.9 litre 4-cylinder 90hp (A3 type) - used in various models sold until approximately 1998 in Europe and North America. Within this document we will call this the A3 engine even though it was also used in other models, because the most popular cars sold with this engine were the A3-chassis Golf, Jetta, and Vento sold from 1994 until early 1999. Not all model years were available in all markets, and this engine was replaced by the newer type (here called the A4 type) gradually over a period of years. Other models sold with this engine include the B4 Passat (1995 - 1997), VW Sharan minivan, and various Audi models.
The injection system uses a distributor-type pump. On cars with transverse engines, the A3 engine can be distinguished from the later type by the spin-on oil filter on the front of the engine facing down at an angle, the air filter housing is at the right front corner of the car, and the two black plastic pipes to the intercooler lead towards the left front corner of the car. There are other differences, but these are the most easily visible.
The turbocharger is a conventional wastegate type.

1.9 litre 4-cylinder 110hp (A3 type) - used on the same models as the 90hp but not available in all markets - in particular, not available in North America. Visually it is almost impossible to tell apart from the A3 90hp engine, except for the red "I" in the TDI badges used on the car in various places. The engine itself is identical to the 90hp model.
The turbocharger is a variable-vane type, and the injection system uses a distributor-type pump which looks the same as that of the 90hp model. Obviously there are differences in the ECU, and in the plumbing and controls for the turbo, since the turbo is not the same as for the 90hp model.

1.9 litre 4-cylinder 90hp (A4 type) - used in various models available in Europe and North America from 1998 on, this gradually replaced the previous engine as the car models were changed. Within this document we will call this the A4 engine because the most common application is the A4-chassis Golf, Jetta, Bora, New Beetle, and various models from Seat and Skoda using the same chassis.
The injection system uses a distributor-type pump. The oil filter is a cartridge type, and sits in a vertical container on the front of the engine towards the left of the car. On cars with transverse engines, the air filter housing is at the left side of the engine compartment and the two black plastic pipes to the intercooler lead towards the right front corner - exactly the opposite of the arrangement used on the previous model.
On North American models, the turbocharger is a variable-vane type. On European models, the turbocharger is a conventional wastegate type. The North American A4 engine is essentially a Euro 110hp A4 engine but with engine controls optimized for emissions rather than performance.

1.9 litre 4-cylinder 110hp (A4 type) - virtually identical in appearance and specification to the 90hp except for the engine controls; cars using this engine have a red "I" in the TDI badges. Not available in North America.

1.9 litre 4-cylinder 115hp "PD" - again similar to the A4-type engine but with the "pump-nozzle" injection system. Although the peak power is only slightly more than the 110, maximum torque is much higher and the engine has lower exhaust emissions. VW intends to gradually replace the 110hp models with this engine. Not available in North America, reportedly because the exhaust emission controls used on this engine cannot be used with fuels containing greater than 50 parts per million of sulfur, whereas at this writing (1999) fuels in North America can have as much as 500 parts per million.
Models with this engine have badges with a silver "T" and red "DI".
The injection system is the "pump-nozzle" type, and the turbocharger is a variable-vane type. The lack of the injection pump mounted on the front of the engine is the obvious visual difference.

1.9 litre 4-cylinder 150hp "PD" - Few details are available at this writing. Models with this engine apparently will have badges with "TDI" in all red.

Landrecruzeiro
28/04/2008, 17:13
Pessoal,
Abri este tópico para postarmos tudo que se sabe sobre os motores vw 1.9, seja ele TDI ou não. Solicito a participação de todos.
Amigo ótima oportunidade... Tenho uma Saveiro à diesel (Geração 1 - quadrada), e venho tendo problemas com o motor constantemente. Já retifiquei o motor por duas vezes em menos de 100.000 km e já estou desistindo de continuar com esta motorização, lembrando que o motor que está nela é um motor 2.0 feito a partir do original da Kombi Diesel, pois o primeira era 1.6 e aí resolvi melhorar-lo um pouco.
Mas a questão é a seguinte: o que ganho em termos de performance e durabilidade se trocá-lo pelo 1.9 aspirado ou 1.9 TDI com ou sem injeção direta. Quais seriam as adaptações que deveria introduzir no veículo para receber este motor... E para finalizar quem poderia procurar para instalar, se for o caso, de optar pelo 1.9 TDI eletrônico, pois aqui na minha região ninguém mexe neste motor.
Agradeço pela atenção dispensado... Ah.. ia me esquecendo, onde posso encontrar estes motores com maior facilidade inclusive melhor preço..

André
landrecruzeiro@yahoo.com.br
landrecruzeiro@msn.com
(34) 3087-3894

AdrianoJPX
28/04/2008, 18:02
Caro André, vai depender do tanto que vc gosta da sua Saveiro e do quanto vc está disposto a gastar nela. A adaptação não é tão complicada se vc utilizar um motor com bomba injetora, basta tirar um e colocar outro, já se vc optar por um motor com injetor-bomba, monitorado por uma central (o famoso motor eletrônico) aí vc deverá fazer sua saveiro virar um golf em termos mecânicos, o que não é difícil, pois aqui no DF tem uma pessoa que faz isso e deverá te cobrar por volta dos 14.000,00 para te entregar pronta. Já imaginou o canhão que vai ficar? Quanto a confiabilidade do motor não tem como comparar um motor original com um "montado" a partir de um a gasolina. Sei que tem gente que monta um "frank" desses e roda muitos KMs sem problemas, já outros.....!!!!!!

AdrianoJPX
28/04/2008, 18:24
Pessoal, nas idas e vindas pela net buscando informações sobre os TDIs, pude verificar que aqui no Brasil temos alguns poucos que já utilizam o 1.9 eletrônico em seus carros como é o caso do amigo João Luis, da Paraíba, que já tem em seu Willis um autêntico VW 1.9 TDI PD BEW, já reprogramado para algo em torno de 150CV. Pude acompanhar suas mensagens no Club do Golf Portugal solicitando ajuda sobre o motor, que antes andava só no "SAFE MOD", e agora tá esse canhão. É claro que para nossos Jotas bastam os 110cv originais do motor 1.9 TDI PD ATD, o que vier depois é lucro.

joão k. chikui
28/04/2008, 18:56
Adriano
Esse 1.9 tdi é um senhor motor, mas , pelo preço e dificuldade de M.O. ainda partiria para um MWM Sprint ou um Hilux, mais relação 10:41.

AdrianoJPX
28/04/2008, 19:12
Adriano
Esse 1.9 tdi é um senhor motor, mas , pelo preço e dificuldade de M.O. ainda partiria para um MWM Sprint ou um Hilux, mais relação 10:41.

Fala Grande João...
Realmente o preço não é lá muito atraente, mas ele pode cair sensivelmente para a casa dos 11.000,00, e com a vantagem de não se precisar mexer muito em outras coisas do carro, sem contar com o baixo peso do motor preservando as excelentes características do JOTA original. Acredito que quanto mais pessoas entenderem melhor esse motor e começarem a utilizá-lo, os preços tendem a cair. Por enquanto é um motor muito "exclusivo" e de pouca divulgação aqui no Brasil.

joão k. chikui
28/04/2008, 21:25
Adriano
Tenho receio que a alta potência específica deste motor num Golf , com seu baixo peso e principalmente baixíssimo coeficiente aerodinâmico, faça parecer que poderia ser tão durável em condições nada favoráveis de um Jeep que vai pesar 1600 kg e tem uma baita área frontal, e , consequentemente um belo arraste aerodinâmico.
Já os MWM , international engines e Hilux são testados em picapes , canteiros de obra , na mão de motorista de frota , etc...

joão k. chikui
28/04/2008, 21:43
Adriano, vi em outro tópico que teu cambio já é o excelente Clark CL2215A.
Só uma informação, que aliás vc já deve estar cansado de saber: O MWM Sprint da GM com a capa seca GM é P&P neste cambio. Só tem que fazer Body Lift de 2,5 a 3" e alongar os diferenciais. O Ademar viu uns Jotas com esse motor ou com Hilux 3.0T no III encontro de JPX.

AdrianoJPX
29/04/2008, 20:59
Pessoal,
Certa vez pude ler aqui no fórum uma relação que constavam vários tipos de TDI. Alguém sabe onde foi parar? Já procurei em vários locais e não achei. Se alguém puder ajudar......

AdrianoJPX
01/05/2008, 01:04
Pessoal consegui encontrar a listagem dos diversos tipos de motores 1.9 diesel. Tá no arquivo anexado abaixo. Lembrando que no Brasil os TURBINADOS mais comuns são os ALH, ATD e BEW.

Landrecruzeiro
02/05/2008, 17:20
Amigos me ajudem a encontrar um Motor 1.9 Diesel Turbo ou aspirado para colocar na minha saveiro usado ou novo com procedência...

Eduardo Tescarollo
06/05/2008, 11:09
Amigo, na www.crestana.com.br (http://www.crestana.com.br) tem estes motores zero a venda, tambem
tem um usado no www.rolo4x4.com.br (http://www.rolo4x4.com.br).

Abç

AdrianoJPX
07/05/2008, 18:34
Pois bem,
adquiri um motor VW 1.9 PD TDI (ATD) e descobri que sua central ou módulo tem o seguinte código:

BOSCH EDC15P+

joão k. chikui
07/05/2008, 20:16
Parabéns , Adriano
Esse tem uns 110 HP ? Ou é mais?
Vai ficar nervoso o azulão!!

AdrianoJPX
07/05/2008, 20:22
Fala João,
Esse tem 110 de fábrica, mas se algum dia eu quiser ele pode chegar a 150cv com uma reprogramação simples ou 200cv se trocar a turbina...hehehehehe...
Mas para mim os 110 cv originais são mais que suficientes para o Jota. Todos os passos da instalação do motor no jota vou relatar no site da assinatura, assim como fiz com o upgrade no xud9a.

Abaixo a foto do coração ainda envolto em sua embalagem.

Mourão GP
07/05/2008, 21:38
Boa noite!
Adriano onde compraste e quanto foi o ap 1.9? veio completo?Valeu.

AdrianoJPX
07/05/2008, 21:47
Na verdade foi a Oficina quem comprou em Goiânia, na Reis Peças, pois eles só vendem pra quem é cadastrado (Pessoa Jurídica). Saiu por 8000,00, e vem com o módulo e chicote. Faltam volante do motor, alternador, bomba de DH, ar cond (se quiser), alguns sensores e outras coisas mais. Assim que estiver com tudo que preciso divulgarei no site da minha assinatura.

AdrianoJPX
07/05/2008, 21:50
Só mais uma coisa, essas peças que faltam são todas do Golf e podem ser compradas em desmanches.

Léo_Babiski
07/05/2008, 22:04
Infelizmente a instalação desse motor não é tão simples, os sensores têm que ser específicos do motor em questão dentre outras coisas. Tem algumas informações úteis no forum da suzukinet, veja um trecho:

(espero que o autor não ache ruim!)

http://br.groups.yahoo.com/group/suzuki-net/message/72068 (http://br.groups.yahoo.com/group/suzuki-net/message/72068)

> Subject: Re: [jipenet] motor VW 1.9 tdi PD
>
> Vc tem um desses motores? Esse que estou me referindo é o 1.9 Tdi
PD referencia ATD, tem outros 1.9 que são common rail, e adaptam uma
bomba mecanica.
> Esse que me refiro, para funcionar corretamente tem que se usar
todos os sensores dele, MAP, MAF, solenoide de controle da westgate,
solenoide de controle da EGR, solenoide do coletor variavel,
radiadores de oleo, intercooler e radiador de diesel, painel,
acelerador e ter o chicote elétrico corretamente feito, chave
codificada e antena da chava.
>
> Esse motor por ser gerenciado ele controla até mesmo o torque,,
pressões e temperaturas das mais diversas. Ele foi programado para se
usar em um golf, caso bem diferente de um jeep, então dependendo das
relações de macha etc... ele fica entrando muito em safemode, uma
proteção do motor para não estragar, uma vez que por esta em um jeep
ele funciona fora dos parametros originais.
>
> Para resolver isso tive que comprar cabo para diagnostico dele e
comprei um cabo de reprogramação da ECU e tem um amigo na europa que
me refaz os mapas, comprei a ele o pacote fechado do cabo e o
serviço, para fazer os ajustes em torque e potencia, assim chegando a
uma programação que o motor entenda que esta funcionando corretamente
e com uma potencia e arrancada de primeira, o que nem de longe lembra
ser um motor diesel.

Abs.

AdrianoJPX
07/05/2008, 22:38
Fala Léo,
Obrigado pela informação do post. Esse eu já havia lido e inclusive conversei por telefone com seu autor, que é da PB. Tenho conhecimento de pelo menos um Jota rodando com esse motor e que inclusive está aqui em Brasília. O da Paraíba é um CJ que está rodando com o BEW e já está com 150 ou 160cv. Não quero tanto por hora hehehe. Aqui em Brasília também tem outra pessoa que está acostumada a adaptar estes motores.

TTJPX
04/03/2010, 13:10
Fala Adriano, tudo tranquílo?
Cara, to na briga pra colocar TDI eletrônico do meu jota para funcionar direito.
Me fale uma coisa: Quando seu motor estava em "safe mode" ele funcionava e acelerava até aprox. 2000rpm?
No meu acontece isso, ele acelera pouco mas não tem força. Tô tentando descobrir o que está acontecendo, mas nem sei por onde começar.
Acho que vou começar refazendo todo o chicote primeiro.

Qualquer informação que você tiver fale ai.

abraço
Wander

AdrianoJPX
04/03/2010, 17:42
Poxa Wander, isso realmente é muito chato.

Cara...tem que ver se o chicote foi confeccionado corretamente e se os sensores são compatíveis com o motor. Como disse lá no site, foi um camarada aqui do DF quem montou pra mim essa eletrônica. Você conseguiu falar com ele?

Um abraço.

gbpereira
05/03/2010, 11:20
Pessoal,
Abri este tópico para postarmos tudo que se sabe sobre os motores vw 1.9, seja ele TDI ou não. Solicito a participação de todos.


Adriano,

Muito boa esta sua iniciativa de criar este topico !!!

Tenho um Jota com um motor AP 1.9 aspirado, nesta configuração o carro ja fica show de bola!!
Tenho varias duvidas e este topico sera otimo para trocarmos informações, segue algumas delas:

- Me informaram que os motores aspirados não são forjados, por isso não seria possivel colocar turbina nem intercooler esta informação procede realmente ?
- Onde eu consiguo comprar a correia dentada para este motor ?

segue a foto do motor instalado no meu Jota

Martin Melcop
05/03/2010, 13:26
É impressão minha ou o motor está muito baixo?

AdrianoJPX
05/03/2010, 14:15
Adriano,

Muito boa esta sua iniciativa de criar este topico !!!

Tenho um Jota com um motor AP 1.9 aspirado, nesta configuração o carro ja fica show de bola!!
Tenho varias duvidas e este topico sera otimo para trocarmos informações, segue algumas delas:

- Me informaram que os motores aspirados não são forjados, por isso não seria possivel colocar turbina nem intercooler esta informação procede realmente ?
- Onde eu consiguo comprar a correia dentada para este motor ?

segue a foto do motor instalado no meu Jota

Olá Pereira,

Cara, nunca ouvi falar sobre isto. Você pode utilizar o turbo sim em motores não forjados. Basta que você faça a instalação num profissional dessa área e não abuse da pressão.

Com relação à correia dentada você a encontra em qualquer autopeças de sua cidade.

AdrianoJPX
05/03/2010, 14:17
É impressão minha ou o motor está muito baixo?

Martin, é bem provável que a carroceria esteja levantada.

André Pereira
14/03/2010, 20:38
Pessoal,

tenho um motor desses (não me perguntem o modelo, pois não sei) no meu jota.
Há uns dois anos venho tendo reiteradas decepções com ele. Algums poucas vezes ele funcionou com eficiência animadora, mas, na maioria das vezes, somente tenho passado raiva.
O carro fica mais preguiçoso que com o xud.

André Pereira
14/03/2010, 20:41
A propósito:
conheci, na Paraíba, o jipe do João. É um canhão!

Martin Melcop
16/03/2010, 09:15
Pessoal,

tenho um motor desses (não me perguntem o modelo, pois não sei) no meu jota.
Há uns dois anos venho tendo reiteradas decepções com ele. Algums poucas vezes ele funcionou com eficiência animadora, mas, na maioria das vezes, somente tenho passado raiva.
O carro fica mais preguiçoso que com o xud.

Andre,

Vc esta com qual bomba? Pois pelo que sei dependendo da bomba o carro só funciona em modo de segurança.

O feedback que tive é que este motor consegue moer C&P dependendo do pé do motorista.

TTJPX
16/03/2010, 10:46
Pessoal,

tenho um motor desses (não me perguntem o modelo, pois não sei) no meu jota.
Há uns dois anos venho tendo reiteradas decepções com ele. Algums poucas vezes ele funcionou com eficiência animadora, mas, na maioria das vezes, somente tenho passado raiva.
O carro fica mais preguiçoso que com o xud.

André,
realmente não fica bom em "modo de segurança". O meu jota esta desse jeito nesse momento. Mas segundo informações que coletei com pessoas que tem, inclusive o Adriano, dizem que fica muito bom.
Eu, ao contrario de várias pessoas, sempre gostei da parte eletrônica nos motores.
Estou em processo de conhecimento / tentativa de acerto do sistema, mas tenho pouco tempo para isso, somente os domingos.
Qualquer coisa te falo.

Abraço
Wander

TTJPX
16/03/2010, 10:51
Andre,

Vc esta com qual bomba? Pois pelo que sei dependendo da bomba o carro só funciona em modo de segurança.

O feedback que tive é que este motor consegue moer C&P dependendo do pé do motorista.

Martin,
Foi o mesmo retorno que tive. Estive buscando esse jota em Uberaba e algumas pessoas que conhecí falaram que o motor é muito bravo, inclusive conversei com um cara que tem na cidade de Luz (MG) e ele disse que é muito forte. Mas tem que estar bem acertado, senão não funciona perfeitamente.

abraço
Wander

AdrianoJPX
16/03/2010, 13:59
Salve moçada,

Pois é, o motor realmente é bem forte, pois empurra o meu Jota com pneus 33' numa boa e o consumo é muito bom (12km/l), e ainda nem instalei o intercooler.
Mesmo no início, quando entrava em modo de segurança, ele andava mais que o XUD, porém pedia mais marchas.
Só pra esclarecer o motor que está no jota é 1.9 AP ATD PD TDI.
Para ele funcionar é necessário utilizar os sensores corretos, inclusive o acelerador que é específico dele, não dá pra usar de golf nacional a gasolina, tem de ser o de diesel.

wilson ghetti
16/03/2010, 20:22
Andre,

Vc esta com qual bomba? Pois pelo que sei dependendo da bomba o carro só funciona em modo de segurança.

O feedback que tive é que este motor consegue moer C&P dependendo do pé do motorista.

Martin, deixa eu me intromenter, rsrsrs, tenho esse motor no meu J, de fato é um canhão, mas colocaram ele "mecanico", bomba do MWM, nem precisa das velas aquecedoras..
[ ]'s Wilson

Martin Melcop
17/03/2010, 06:42
Wilson,

Vc sabe dizer quanto ficou de potencia e torque?

wilson ghetti
17/03/2010, 18:15
Wilson,

Vc sabe dizer quanto ficou de potencia e torque?
Não sei dizer, só colocando ele no aparelho(rolo), mas no minimo está com 110 cv:pensativo:.

[ ]'s Wilson

Elias RS
17/03/2010, 19:41
Olá Pessoal!!
Boa tarde Wilson! Você sabe de que motor é essa bomba? E se foi muito dificil adaptar ela no motor?
Absss

gvogetta
17/03/2010, 23:34
Olá!


Particularmente sempre admirei este motor, mas acho que para jipes não deve ser muito confiável. Me corrijam se for o caso (aqueles que estão utilizando-o em suas viaturas) mas ouvi falar que estes TDi Eletrônicos são muito sensíveis a água. Como vocês estão lidando com esta questão? É possível vedar adequadamente módulo e outros componentes eletrônicos? Outro problema recorrente nestes motores é a dificuldade em nossas oficinas tupiniquins em lidar com motores modernos, especialmente a questão dos sensores (teste/substituição).

O próprio motor XUD-9A do Jota (na época de seu lançamento era um motor moderno) foi em grande parte detonado nas viaturas por desconhecimento dos próprios mecânicos das autorizadas e de outras oficinas que punham as mãos neles naquela época (isso lá em 1994/1995).

Então imaginem vocês uma pane num motor desses lá no meio do Jalapão ou do Pantanal, onde só tem oficininha de fdq... O cara volta de guincho para casa...

Alguns companheiros podem até discordar, mas jipe, para mim, nas nossas condições (América do Sul) tem que ter logística fácil e ser capaz de ser consertado (pelo menos o básico) em qualquer boteco. Esse, creio, ainda é o grande senão desses motores.

Abraço,

wilson ghetti
18/03/2010, 08:35
Olá Pessoal!!
Boa tarde Wilson! Você sabe de que motor é essa bomba? E se foi muito dificil adaptar ela no motor?
Absss
Elias, eu já o adquiri assim, mas a adptação foi feita pela Murari(se não me engano, ou pelo João), a bomba é do MWM, como disse antes, ficou show, tanto que as velas de aquecimento são desligadas.

Grande Getúlio, adoro seus comentários, porém não poderei opinar sobre esse motor sendo totalmente eletrônico, pois o meu está "mecanizado", e posso te falar quanto a agua, faço passeios/trilhas aqui na minha região(e modéstia à parte, tem as melhores trilhas do Brasil, por exemplo ....os verdes, conhecidos como camel...

mas vamos trocando idéias,

[ ] 's Wilson

TTJPX
18/03/2010, 16:41
Olá!

Particularmente sempre admirei este motor, mas acho que para jipes não deve ser muito confiável. Me corrijam se for o caso (aqueles que estão utilizando-o em suas viaturas) mas ouvi falar que estes TDi Eletrônicos são muito sensíveis a água. Como vocês estão lidando com esta questão? É possível vedar adequadamente módulo e outros componentes eletrônicos? Outro problema recorrente nestes motores é a dificuldade em nossas oficinas tupiniquins em lidar com motores modernos, especialmente a questão dos sensores (teste/substituição).

O próprio motor XUD-9A do Jota (na época de seu lançamento era um motor moderno) foi em grande parte detonado nas viaturas por desconhecimento dos próprios mecânicos das autorizadas e de outras oficinas que punham as mãos neles naquela época (isso lá em 1994/1995).

Então imaginem vocês uma pane num motor desses lá no meio do Jalapão ou do Pantanal, onde só tem oficininha de fdq... O cara volta de guincho para casa...

Alguns companheiros podem até discordar, mas jipe, para mim, nas nossas condições (América do Sul) tem que ter logística fácil e ser capaz de ser consertado (pelo menos o básico) em qualquer boteco. Esse, creio, ainda é o grande senão desses motores.

Abraço,


Olá Getulio, tudo bem?
Apesar de eu ter um jota, ainda tentando acertar a eletrônica, eu concordo contigo. A parte eletrônica não combina com água. Mas esse problema pode ser minimizado ou até eliminado com a adoção de conectores selados. Atualmente se utiliza nos automóveis modernos uma linha de conectores que resistem a uma boa temperatura (125°C) e ainda por cima suportam imersão e grandes pressões de água (lava jato), ou seja, utilizando essas conexões esse problema será eliminado.
Primeira observação que fiz ao pegar meu jota. Os conectores da centralina de injeção não são selados. Resultado, terão que ser trocados, ou posicionar a central de injeção no interior do veículo, em um local mais alto porque costumo entrar em poças de água que acaba entrando dentro do jipe.
O módulo é sempre selado, mas o que está no meu jipe, parece que ja abriram ele, então a vedação foi pro espaço.
Outra coisa que você comentou é com relação aos sensores. Esses sim são específicos e me parece que não tem compatíveis no mercado nacional. Mas o maior problema, a meu ver, é a parte mecânica. Penso que não será fácil substituir algum componente inteno do motor.
Mas como gosto de desafios, estou tentando acertar esse sistema eletrônico no meu jipe.

abraço
Wander

TTJPX
19/03/2010, 16:58
Pessoal,
Ontem finalmente coloquei o motor para funcionar de forma satisfatória.
Mas o principal problema, era que o variador da turbina estava engripado e por isso não funcionava, ou seja, se eu tivesse tempo e curiosidade ja teria funcionado desde o ultimo domingo.
Agora é o seguinte. O resultado é animador, o jipe anda parecendo que é carro a gasolina turbinado, tamanha a presença percebida do turbo.
Outra coisa. Pra quem gosta de "lixar" pneu no asfalto, esse é o motor. É fácil sair cantando pneu no alfalto. Tudo bem que meus pneus são os originais, mas comparado com o XUD é muitor potente o motor.

Detalhe. Estava usando um sensor "MAP" do Ducato. O resultado é que a turbina entra mais tarde, aprox. 2500rpm, mas entra de uma vez, não é gradativa. Com o sensor original do motor, a turbina ja entra em 1500rpm, muito bom para quem quer torque em baixa.

O grande problema é que ainda não pude andar em uma rodovia para ver o resultado, esse jipe está com as buchas da suspenção todas ruins, e por isso não sei ainda se vai entrar em "modo de segurança". Mas acredito que se ocorrer esse problema, não será dificil de contorná-lo.

Abraços
Wander

Martin Melcop
19/03/2010, 18:48
Wander,

Boas noticias.

Hoje tb peguei o meu J com o 2.8
É um outro carro.

AdrianoJPX
19/03/2010, 19:50
Aê Wander, parabéns e bem vindo ao clube.

Pelo menos temos mais um no Brasil que desvendou os mistérios do TDI...hehehehe.

Não sei se vc já tem, mas acho que consigo te enviar um programa que de vez em quando eu utilizo no notebook para verificar os parâmetros pela tomada. (não sei se é rede can)

Mas conta aí quais os principais problemas e quais sensores deram certo.

E o acelerador? como vc fez?

Um abraço.

joão k. chikui
19/03/2010, 20:17
Parabéns , Wander
Com tudo certinho , esse APTD é show

TTJPX
20/03/2010, 07:49
Aê Wander, parabéns e bem vindo ao clube.

Pelo menos temos mais um no Brasil que desvendou os mistérios do TDI...hehehehe.

Não sei se vc já tem, mas acho que consigo te enviar um programa que de vez em quando eu utilizo no notebook para verificar os parâmetros pela tomada. (não sei se é rede can)

Mas conta aí quais os principais problemas e quais sensores deram certo.

E o acelerador? como vc fez?

Um abraço.


Fala Adriano, tudo tranquilo?
É o seguinte. Acredito que os principais sensores venham no motor, como por ex. sensor de rotação, fase, temperatura da água, temperatura do diesel e bicos (como eu comprei o motor usado não sei quais vieram).
Acho que o chicote complementar dos bicos, (aquele que vai debaixo da tampa do cabeçote), também acompanha o motor.
Quanto aos demais, acelerador eletrônico, debímetro (MAF) e valvula N75 o dono anterior ja tinha comprado. Segundo ele me enviaria o sensor de pressão absotura (MAP) posteriormente, mas claro que não acreditei. Dessa forma eu estava acertando o motor usando um outro sensor (MAP) da linha nacional. Mas para minha surpresa o cara enviou o sensor corretamente, acho que importou da Alemanha. Ai foi mamão com açucar.

A central de injeção ja estava descodificada então não tive dificuldade nessa parte. O acelerador é dos VWs nacionais, mas está errado, não vou mexer nele agora porque está funcionando perfeitamente, mas se começar entrar em modo de segurança ja sei o que fazer para resolver.

O chicote eu tive que refazer totalmente. Mas ainda assim, pode ser que eu tenha que mexer nele novamente (caso entre em modo de segurança).

Você falou sobre o programa de diagnóstico. Eu ainda não tenho esse cabo nem o programa, porque estou sem saber qual deles comprar. Gostaria que você me enviasse sim. Você poderia me passar a especificação desse cabo?

Adriano, é como você escreveu em algum lugar, o jipe fica prazerosso de dirigir, eu fico o tempo todo querendo acelerar.
Agora vou colocar uns pneus grandes e ver como ele se comporta.

Grande abraço
Wander

TTJPX
20/03/2010, 07:58
Wander,

Boas noticias.

Hoje tb peguei o meu J com o 2.8
É um outro carro.


Parabéns Martin,
Com o 2.8 dizem que fica o bicho. O motor é grande e preenche todo o espaço disponível no vão do motor. Eu visitei uma oficina aqui em BH e o mecânico é especialista em adaptar 2.8 nos Jotas. Eu gostei muito da forma como ele trabalha.
Você alterou a relação de diferencial?
Você colocou o da S10?

abraço
Wander

Martin Melcop
20/03/2010, 08:04
Wander,

Vou tirar uma foto hoje do carro, totalmente montado.
Realmente o 2.8 ocupa o cofre mas sobra os espaços para a manutenção.

Alterei sim, coloquei a relação 41/10 (4,1), essa relação é muito similar a do Troller 4,09.
Não sei qual é a relação da S10

TTJPX
20/03/2010, 09:11
Parabéns , Wander
Com tudo certinho , esse APTD é show


Grande João, tudo bem?
Apesar de ser um motor para carros de passeio, gostei bastante do resultado. Não sei como será a manutenção e a durabilidade desse motor no Jota. Mas fica muito bom o desempenho do jipe com esse motor.

abraço
Wander

André Pereira
20/03/2010, 19:47
Pessoal,

o motor do meu jpx não está mecanizado, mas eletrônico.
Como ele só fica no modo segurança, deixei-o com meu mecânico (que não é quem cuida dessa parte eletrônica. pois disso não entende nada), pra ele colher suas próprias impressões e transmitir pro mecânico (de SP) que o colocou pra funcionar.
Aliás, TTJPX, quem cuida dessa parte eletrôinca pra vc aqui em MG?

TTJPX
20/03/2010, 23:17
André,
Sou eu mesmo que estou fazendo a parte eletroeletrônica no meu jota. Na verdade estou aprendendo a mexer nesse motor.

Talvez você não se lembre de mim, mas nos encontramos em um churrasco no Sitio do Claudio, acho que a entrada do sitio era no trevo de Neves. Inclusive você pediu para arrancar com meu jota Super XUD.

Abraço
Wander

TTJPX
19/04/2010, 17:52
Adriano,
Ontem montei um manômetro de turbo no jota com motor TDI e o ponteiro ficou oscilando. Será que é uma característica da turbina TGV?
No seu jota acontece isso?

abraço
Wander

Martin Melcop
19/04/2010, 17:57
Wander,

Uma curiosidade, ela bateu quanto de pressão?

Martin

AdrianoJPX
19/04/2010, 18:21
Aqui funciona sem oscilações. Acelerando forte indica 1,2 KG.

TTJPX
20/04/2010, 07:13
Wander,

Uma curiosidade, ela bateu quanto de pressão?

Martin

Martin,
Está marcando 1.4 bar, mas a 3000rpm.
Faltam algumas coisas para ajustar, como por exemplo colocar o reservatório de vácuo para essa pressão de turbina aparecer mais cedo.

O que achei muito estranho é que essa turbina enche com o motor a "vazio", ou seja, acelerando com o carro parado chega a dar 0,6 bar.

No jota com XUD o ponteiro nem sai do lugar.

TTJPX
20/04/2010, 07:15
Aqui funciona sem oscilações. Acelerando forte indica 1,2 KG.


Pois é Adriano.
Está estranho essa oscilação. O ponteiro fica tremendo e varia a frequência de acordo com o faixa de giro do motor.
Vou esperimentar mudar o ponto da tomada de pressão.

Martin Melcop
21/04/2010, 08:27
Martin,
Está marcando 1.4 bar, mas a 3000rpm.
Faltam algumas coisas para ajustar, como por exemplo colocar o reservatório de vácuo para essa pressão de turbina aparecer mais cedo.

O que achei muito estranho é que essa turbina enche com o motor a "vazio", ou seja, acelerando com o carro parado chega a dar 0,6 bar.

No jota com XUD o ponteiro nem sai do lugar.

Wander,

No MWM ele parado, consigo chegar a 0,5 Kg, andando cheguei já a 1,4 Kg mas tento andar no maximo a 1,1 Kg

AdrianoJPX
21/04/2010, 15:18
Teste outro manômetro também.

joão k. chikui
21/04/2010, 20:28
Wander , tem alguns manômetros que tem uma regulagem para o ponteiro não ficar tremendo(diminui a sensibilidade) , veja se não é teu caso.
Nas TGV(e algumas pequenas valvuladas) mesmo sem carga a danada já carrega um pouco


Pois é Adriano.
Está estranho essa oscilação. O ponteiro fica tremendo e varia a frequência de acordo com o faixa de giro do motor.
Vou esperimentar mudar o ponto da tomada de pressão.

TTJPX
22/04/2010, 07:54
João, vou verificar se esse manômetro tem essa regulagem.
Ontem eu troquei a eletrovalvula N75 (a que faz o controle da turbina) de duas vias por uma de três vias, e agora a turbina esta enchendo mais cedo, mas a pressão aumentou ainda mais (1,6 bar).

No inicio do teste que eu estava fazendo, a turbina enchia até uns 3800rpm e depois a eletroválvula ficava cortando a pressão. Oscilava entre 1 e 1,6 bar.
Andei ums 10Km e depois ela ja enchia e ficava o tempo todo com 1,6.
Estou ficando meio apreensivo, será que não vai esplodir tudo?

Vou tentar arrumar um equipamento de diagnóstico para poder ver se tem algum erro no sistema. Aliás, erros eu sei que tem, mas quero ver se algum está relacionado com esse comportamento do motor.

TTJPX
07/07/2010, 07:33
Outras informações sobre o motor ATD

- Motor Turbodiesel Intercooler
- Bomba Tandém para alimentação de combustível e depressão (vácuo)
- Compensação hidráulica das válvulas
- Sistema de refrigeração do combustível.
- Gerenciamento do motor – Bosch EDC 15P
- 4 Cil. em linha
- 2 Válvulas por cilindro
- Cilindrada – 1896 cm³
- Diâmetro: 79,5mm
- Curso: 95,5mm
- Relação de compressão: 19,0 : 1
- Torque máximo: 240Nm entre 1900 e 2400 rpm:concordo:
- Potência nominal: 74Kw a 4000 rpm (99,24cv)

Att.

MRaizer
14/07/2010, 08:21
Adriano,
conhece a oficina do Cowboy no plano piloto (setor sul, se bem lembro)? Meu Niva com motor VW1.9 diesel passou por lá a alguns anos...:???:
Será que não tem como colocar o motor de arranque "virado" para a caixa de marchas? Aí vc poderia utilizar o volante original e ainda teria menos vibrações...

MRaizer
14/07/2010, 08:31
Gente, seguinte:
Como meu irmão está pensando em substituir a turbina do Jota dele por um blower, estou querendo colocar a turbina dele no meu VW 1.9 diesel. Só que um detalhe, ele tem uma bomba mecânica de fábrica...
Será que a turbina do jota encaixa?
Vou ter de colocar a torre do LDA nesta bomba né?

(a parte do diferencial dianteiro de alumínio do Niva explodir com o torque extra é outra coisa a se resolver)

kuricuthy
27/07/2010, 23:43
Sou novo no fórum e não sei se esse tópico está fechado.
- Gostaria de ajuda com motor 1.9 tdi. Eu comprei o cabeçote, pistoes, bielas, vira, bomba de vacuo e de oleo (corrente), bicos e BI. Vou usar mecanico, nao eletronico.
- O bloco que esse motor usa é o alto? o do golf a gasolina serve? o de 1.9d mais barato que achei foi R$2300,00
- as polias da correia dentada posso usar as do 1.6D? A BI nao tem encaixe conico como o 1.6D,
- tem alguma tampa de valvula que sirva sem ser a original de aluminio (muito cara)

AdrianoJPX
29/07/2010, 21:51
Adriano,
conhece a oficina do Cowboy no plano piloto (setor sul, se bem lembro)? Meu Niva com motor VW1.9 diesel passou por lá a alguns anos...:???:
Será que não tem como colocar o motor de arranque "virado" para a caixa de marchas? Aí vc poderia utilizar o volante original e ainda teria menos vibrações...

Não entendi a pergunta

AdrianoJPX
29/07/2010, 21:52
Sou novo no fórum e não sei se esse tópico está fechado.
- Gostaria de ajuda com motor 1.9 tdi. Eu comprei o cabeçote, pistoes, bielas, vira, bomba de vacuo e de oleo (corrente), bicos e BI. Vou usar mecanico, nao eletronico.
- O bloco que esse motor usa é o alto? o do golf a gasolina serve? o de 1.9d mais barato que achei foi R$2300,00
- as polias da correia dentada posso usar as do 1.6D? A BI nao tem encaixe conico como o 1.6D,
- tem alguma tampa de valvula que sirva sem ser a original de aluminio (muito cara)
Porque você vai transformá-lo para mecânico?

kuricuthy
02/08/2010, 19:26
Colegas, eu queria comprar um cabeçote e pistões do 1.9D aspirado para melhorar meu 1.6D; porem encontrei num preço excelente "quase" tudo do motor 1.9 tdi e acabei comprando.
= agora falta o bloco, a tampa de válvulas e a polia da BI
= optei por montar mecânico porque não tenho modulo, chicote e todos aqueles sensores!:(
E, para montá-lo preciso de informações:
-> o bloco alto do golf glx (bielas 159mm) serve com esse conjunto (pistoes, bielas e vira) do 1.9 tdi ou se é o bloco comum do AP, ou ainda nehum desses, apenas o original dele.
-> se a polia da BI é identica a do 1.6D mudando apenas o encaixe (cônico), eu consegui a polia do vira e do comando (para olhar são semelhantes a do 1.6D), agora falta só a da BI.
-> to doido para colocar diesel nesse trem e ver se funciona!!!!!

joão k. chikui
02/08/2010, 21:25
Kuri , mande MP para http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3116 Dr. Geraldo paulino
Destas adaptações no AP 1.9 diesel mecânico ele é mestre e terá o maior prazer em te passar seus conhecimentos.
Se fosse o APTD , aí te recomendaria o adriano de BSB ou o Wander de BH

kuricuthy
02/08/2010, 22:16
Grande João Chikui
MP enviada para o Dr. Geraldo Paulino, aguardando retorno e postarei resultado!

Obrigado!

MRaizer
06/08/2010, 13:52
Será que não tem como colocar o motor de arranque "virado" para a caixa de marchas? Aí vc poderia utilizar o volante original e ainda teria menos vibrações...

Não entendi a pergunta

Não é uma pergunta, é uma sujestão!
Seguinte: o volante do motor do 1.9 diesel (qualquer um) é beeem mais grosso que o volante dos motores gasolina e do 1.6D. Só que ele "cresce" apenas em direção ao bloco, assim sendo a cremalheira fica instalada em metade da espessura do volante e com parte do material do mesmo fazendo uma borda da mesma altura que os dentes dela. Assim sendo, este volante só aceita motores de arranque que fiquem voltados para o lado da caixa de marchas, impossibilitando a instalação em paralelo ao motor.
Ora, o que é feito já que as capas-secas e as flanges geralmente utilizadas prevêem a instalação na outra direção? Simples, troca-se o volante do motor por outro, mais fino e que permite a instalação do motor de arranque paralelo ao motor do veículo...
O inconveniente desta situação é que, além da despesa de adquirir um novo volante de motor, por ser mais leve, ele absorve menos a vibração do motor diesel...:???:

ejsaraujo
07/06/2013, 11:18
Bom dia Adriano

Esse motor ( VW 1.9 PD TDI (ATD)) é 8 válvulas?

Obrigado!

TTJPX
08/01/2014, 12:55
Bom dia Adriano

Esse motor ( VW 1.9 PD TDI (ATD)) é 8 válvulas?

Obrigado!

A pergunta foi para o Adriano, mas o motor é 8 válvulas. Aquele cabeçote grandão é para alojar os bicos injetores ao centro, ja que tem um comando auxiliar para eles.

abs.

Lantimant
28/07/2014, 20:37
olá Senhores, boa noite!
bom saber que o tópico ainda está ativo em 2014.

Digamos que sou um lobo em pele de cordeiro, rsrs.. Tenho uma TR4, e estou bastante determinado em colocar o 1.9TDI nela.
Aliás essa será só mais uma das pouquíssimas adaptações.. o pessoal tem chamado ela de TRFrank.. :)

Bom, recentemente eu fiquei mais assenhorado sobre detalhes do motor, até então sabia apenas o que eu queria. Um motor 1.9TDI do Bora/Golf com 130cv e 32kgfm de torque. Vendo tópicos a respeito do motor aqui no 4x4Brasil, encontrei esse com ótimas referências, usuários satisfeitos e o melhor: ativos.

A ideia inicial era transferir a responsabilidade para um preparador (montar e me entregar funcionando). Mas como todos aqui já descobriram antes de mim... mandar para quem? Não é mesmo? Bom.. eu não sei se teria habilidades de acertar esse motor, nunca nem desaparafusei um cabeçote, quanto mais instalar um motor completo, e ainda sim, ter que correr atrás de cada peça...

Porque cheguei a esse motor:
Porque é diesel
Porque é pequeno
Porque é leve
Porque tem torque suficiente para fazer girar os pneus 35'' a 37'' que estarão entrando na TR4. (um parenteses, ela está sendo montada na tecnotrilha de BH, tem um tópico a respeito no 4x4Brasil. terá eixos de F75 dana44 com CP de 5,89 e bloqueios Eaton)..

Sendo assim, por querer um motor Diesel, eu quero o máximo dele, além do torque e do consumo, eu quero um motor que funcione bem "até debaixo dágua". Por isso a primeira coisa que já me aconselharam foi trocar bomba eletrônica por mecânica. Sobre essa troca, já li a respeito de bomba de Ducato, de Sprinter, LDA.. só li.. não entendo nada.

Vi no fórum que Reis Peças (http://www.reispecas.com.br/) vende esse motor completo. Falta então o que?

Sobre os calços, e adaptações como capa seca para meu cambio, eu mandei um email para Marcos Charai marcoschiari05@yahoo.com.br que vi no fórum que ele desenha e fabrica essas adaptações para Jotas.


Bom, estou em um estágio muito primário, o da "necessidade" de arrumar um motor bom para o meu projeto e por eliminação de peso e tamanho cheguei ao 1.9TDI. Se algum dos colegas puder me ajudar, seria um grande favor.


Abraços,
Felipe!!

Lantimant
28/07/2014, 20:51
Bom, eu tenho várias dúvidas "bobas".
a primeira é saber o que escolher ALH, ATD ou BEW?
Vi que alguns fizeram suas modificações em cima do TDI PD ATD (sopa de letrinhas.. rs)...

Qual destes é encontrado no Brasil?

Outra questão, motores TDI ao serem "modificados" para bomba mecânica, perdem o "I"? ficando apenas TD?
Estou confuso em relação a isso, pois ouvi alguma coisa sobre eliminar chicotes da injeção.. como é feito o acerto de um com bomba mecânica então? De ouvido?

bom.. quando tiver mais dúvidas posto aqui.. abs!!

AdrianoJPX
28/07/2014, 21:05
Olá, boa noite.
Bem, vamos ver se consigo me expressar adequadamente utilizando o teclado. hehehe.
Já tive uma Tr4 e vislumbrei essa possibilidade de socar nela um Ap TDI PD tal qual está no meu jota.
Tive essa vontade porque acho o câmbio da tr4 excepcional, tanto que estou pensando em adaptá-lo (o câmbio) no meu jota.
Desisti da empreitada (do motor na tr) por duas razões:
1- Dificuldade (não impossibilidade) de trabalhar a suspensão numa viatura monobloco (Isso você já superou)
2- Já tinha o jota pra me satisfazer nas trilhas com sua fantástica suspensão.

Quanto a sua ideia acho que daria certo sim, supondo que você saiba onde está se metendo (financeiramente falando) hahaha.

Quanto a modificar um turbo diesel eletrônico em mecânico, particularmente acho um assassinato, ainda mais se você pegar um PD (bico bomba), pois aí você terá de alterar cabeçote e um tanto de outras coisas.
Na Reis peças acredito que não tenha mais esse motor, o qual você deve encontrar com facilidade no sul do país ou em SP.

Se você quiser envie um email que te dou o telefone da pessoa que te entrega o motor instalado e funcionando.

Lantimant
01/08/2014, 02:12
Opa Adriano!
Obrigado pela resposta... acho que adquiri algum conhecimento (que ainda é básico) de uma semana para cá sobre esse motor. O que era apenas vontade, cada dia mais visualizo como possibilidade. Como você colocou, estou trabalhando para acertar alguns aspéctos que tornarão uma TR4 em bem... algo que não é um TR4, rsrs...

Vi no grupo do JPX a possibilidade do uso desse motor, mesmo sendo colocações de alguns anos atras, a internet mantém o conhecimento atualizado impecavelmente isso é fantástico, mas algumas coisas permanecem como antes e outras não. Como vc bem disse, na Reis não tem mais esse motor (liguei para eles hoje, por conhecidência). Quem tem é o Regis de Florianópolis, a quem liguei logo em seguida. Vi alguns usuários mencionarem sobre ele em alguns posts e resolvi ligar. Ele ainda monta esses motores. Mas eu queria saber de que forma, é usado? ou zero? Se alguém tiver essa luz...
Penso na questão de regularização, motores usados são chatos de regularizar até com despachante.

Quanto a caractéristica do motor - BI direta, ou eletrônica - também vi alguns assuntos (que se estendem por anos) falando sobre, e em muitos casos, as configurações eletrônicas surpreenderam seus usuários. Alguns mitos como acerto, chicotes, e etc foram resolvidos. Mas ai pergunto, fora o grupo de vcs (e o Regis) quem mais conhece desses motores? Estou no RJ e meus pontos de referência estão a milhares de km de distância de mim. Talvez o Wander de Betim possa me ajudar.. Talvez alguém faça boas recomendações do Regis, aqui... Não sei se ainda há desses motores zeros no Brasil... bom estou caminhando no mesmo trilho que vocês construíram, mas de fato sobre novas condições...

abraços!

AdrianoJPX
01/08/2014, 09:09
O Wander realmente é o que mais tem conhecimento desse motor. Agora a regularização penso ser complicado, pois a tr é a gasolina.

Lantimant
05/08/2014, 00:40
Adriano,
quanto a regularização meu despachante disse não haver problema.. Ele só me recomendou que o motor fosse 0km...

wilson ghetti
08/08/2014, 15:34
Tive esse motor no meu ex J por anos,fiquei sabendo que ele está no RJ, quanto ao Régis, sempre comprei as peças com ele, o meu motor eu comprei na Crestana(0 Km), mas não recomendo, pois o pessoal na hora de vender te trata bem, e na hora das reposições, gostam de enfiar a faca, exemplo: Filtro de óleo era impossível achar (cartucho), na época (uns 5 anos atrás, ou mais , não lembro), me pediram somente R$160,00, e aí eu descobrí o Régis em SC, paguei na e´poca R$28,00, comprei 4, depois comprei correia dentada, sem pre me atendeu muito bem, enviava a mercadoria pelos correios e eu depositava $ na conta dele mesmo antes de receber. Espero ter ajudado.

Abraços.

jeepboat@hotmail.com
14/08/2014, 01:03
Será que vale substituir um motor maxion 2.5 por um destes, ele realmente tem força para empurrar bem um JPX ?

RSTOCO
15/11/2014, 22:33
Bom, eu tenho várias dúvidas "bobas".
a primeira é saber o que escolher ALH, ATD ou BEW?
Vi que alguns fizeram suas modificações em cima do TDI PD ATD (sopa de letrinhas.. rs)...

Qual destes é encontrado no Brasil?

Outra questão, motores TDI ao serem "modificados" para bomba mecânica, perdem o "I"? ficando apenas TD?
Estou confuso em relação a isso, pois ouvi alguma coisa sobre eliminar chicotes da injeção.. como é feito o acerto de um com bomba mecânica então? De ouvido?

bom.. quando tiver mais dúvidas posto aqui.. abs!!

Aigo. alh e o que eu tenho no meu j, usando bomba mecânica mwm 2.8 regularem original bomba, e comprei kit bico GENUINE BOSIO FRATELLI DLC 1019 INJECTOR (http://www.ebay.com/itm/321354116740?_trksid=p2060778.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT), do jeito que esya ja esta otimo, aguardo os bicos e canto mais tarde. abs

Curumim
04/02/2015, 16:35
Pessoal,


Quem vende hoje esse motor?

Achei na Crestana o parcial.

Abçs.

Edgar Caldeira
05/02/2015, 09:32
Bom dia !

O Regis é o melhor contato que se pode ter tratando desses motores.

Troquei de celular e perdi o telefone :farted:

Já adianto que eu não recomendaria nem para meu pior inimigo esse motor.

Tive um jota com o 1.9 Turbo, o motor é um foguete, porem não acha que saiba regular a bomba, não acha peça e mão de obra especializada então, esquece.

hoje com minha experiência, iria direto para mecanica de hilux, mwm ou os ap 2.0.

abss

Curumim
06/02/2015, 11:19
Valeu pela troca de experiência, Edgar!

ricardoma
06/02/2015, 17:44
Valeu pela troca de experiência, Edgar!
Curumim, tenho um motor deste parcial, com bicos, bomba bosh. Novo, sem uso, comprei para colocar no meu J, mas faltou grana. Faltam os agregados do motor, mas ele tem os pistãos novos, que foram montados pelo Gê, aqui do grupo. Quero 8500,00 com a BI(nova) e 7500 sem a bomba(vai junto um volante do motor). Se interessar, mande MP.
Ricardo

Jumperhd
11/02/2015, 02:12
Olá Pessoal,

Quem tem o telefone do Regis de Florianopolis para passar ??
Estou procurando o motor ALH 1.9 Diesel TDI se alguém tiver para vender !

Obrigado

ricardoma
11/02/2015, 14:37
Régis (48) 84058337
Tenho um parcial para venda, faltando os agregados. O modelo do motor é Motor VW 1.9 TDI AGR, do Golf ano 1998/2000. O Gê, que montou, me deu uma NF do bloco que ele comprou. Ele foi mecanizado para usar a BI, pois fica mais barato do que o eletrônico, que precisa adquirir o módulo e os sensores eletrônicos. Faça um orçamento com o Régis e me faça uma proposta por MP.
Att. Ricardo

TTJPX
12/02/2015, 14:58
Tem também o Amarante ai mesmo de Curitibanos, tel (49)3241 1344.
Quanto ao motor, tenho no meu JPX o VW ATD 1.9 turbo, esse é Eletrônico o que é ótimo mas, só e meio chato até acertar. Depois que acerta tudo é uma maravilha.
O motor mecânico (com bomba injetora) é feijão sem bicho e muito bom para andar, recomendo toda hora.

abs.

Jumperhd
12/02/2015, 16:11
Poise TTJPX,

Se acredita que depois de 1 mês pesquisando sobre esse motor, descobri ontem que o Amarante até instala esse motor ATD rapaz. Fiquei contentíssimo mas tenho que ver quais carros que ele fez e se o seu serviço é bom mas creio sim pois a estrutura dele é muito boa.
Até por sinal vou lá agora falar com ele ehheeheh.

Pedi uma carta laudo pelo Detran para a Suzuki Japan e se vier esse carta posso documentar a Vitara !!

Depois de tanto pesquisar, ver informações do motor, preços, mecânicos e tudo mais acho que realmente vai sair uma Vitara JLX 97 - ATD 1.9 TDI .

Abraço

TTJPX
16/02/2015, 13:35
E ai Jumperhd, falou com o Amarante? Achou um motor la com ele?<br><br>abraço

Jumperhd
19/02/2015, 10:22
Opa consegui sim o motor, comprei do Régis pois o Amarante só tinha o Eletrônico ai fiquei com muito receio dessa parte eletrônica por ser cara a manutenção e ter poucos mecânicos que dão suporte.
Peguei o VW 1.9 AP Turbo com Intercooler, hoje está chegando a flange da Deeptec e ai só montar o bixinho.
O problema é alguns suportes para o ar-condicionado, direção e alternador. Vou me bater um pouco pra fazer isso ai.

Abraço

TTJPX
19/02/2015, 13:25
Importa essa peça, não é cara, veja o exemplo abaixo:
http://www.ebay.co.uk/itm/Audi-Vw-Alternator-Bracket-for-1-8T-A3-TT-Golf-Mk4-06A903143P-06A-903-143-P-/281570311139?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item418ee5fbe3 .

Esse é o modelo que vai no meu motor. É claro que você terá que saber o modelo exato do motor para não comprar a peça errada, mas não compensa quebrar a cabeça para fazer um.

Abraço

Jumperhd
19/02/2015, 17:43
Puxa show de bola, vou procurar e encomendar vale muito a pena. O problema que nunca importei nada hehe então tenho que aprender o processo.

Abraço

Curumim
19/03/2015, 14:57
Pessoal,

Pesquisei, mas não encontrei (ou não entendi): qual a diferença entre o ALH para o AGR?

Há tantos modelos desse motor, que por enquanto é difícil entender de todos.


[]'s

URSO 4X4
23/03/2015, 01:53
[curumim o AGR tem bomba e acelerador eletronico,ja o ALH E COMON RAIL,
Pesquisei, mas não encontrei (ou não entendi): qual a diferença entre o ALH para o AGR?

Há tantos modelos desse motor, que por enquanto é difícil entender de todos.


[]'s[/QUOTE]

J.Ohia
26/03/2015, 09:04
Os motores são praticamente idênticos, o que muda é que no AGR o turbo é com waste-gate e no ALH o turbo é de geometria variável, mas os dois motores podem ser convertidos para bomba mecânica.
Agora, tenha cuidado com os motores ATD PD, os do tipo bico/bomba, pois cada bico é a própria bomba injetora, e se tiver de trocar os bicos, é perto de R$ 1800,00 cada! Estes motores só podem usar diesel s-50 para baixo, portanto teve vários casos em que usaram diesel s-800 e deram problemas nos bicos.

Lantimant
30/03/2015, 00:01
Opa consegui sim o motor, comprei do Régis pois o Amarante só tinha o Eletrônico ai fiquei com muito receio dessa parte eletrônica por ser cara a manutenção e ter poucos mecânicos que dão suporte.
Peguei o VW 1.9 AP Turbo com Intercooler, hoje está chegando a flange da Deeptec e ai só montar o bixinho.
O problema é alguns suportes para o ar-condicionado, direção e alternador. Vou me bater um pouco pra fazer isso ai.

Abraço


Jumperhd,
vc conseguiu instalar, acertar o motor?

Jumperhd
30/03/2015, 22:13
Sim consegui, já estou rodando e está mmmuito bom mesmo, vou instalar o intercooler fim de semana e depois vou fazer um vídeo.

"NÔMADE"
26/07/2015, 15:05
Boa tarde! Amigos, minha VTR foi adaptado o AP 1.9 ALH e desde que terminei a adaptação não consegui afinar o mesmo devido a estes detalhes: Tipo de Bomba injetora que melhor se adéqua para este motor, uma turbina que atenda tanto em baixas como em alta, sem ser variável e principalmente a correta instalação do intercooler no conjunto, pois como deixei o J parado desde o termino até a presente data, não concluí a revisão de toda esta parte para terminantemente testar o mesmo no dia a dia. Se alguém puder me indicar qual a melhor BI que atenda as características deste motor, bem como uma turbina com waste-gate que seja eficiente fico muito grato.

Miúdogeo
15/10/2015, 16:35
Boa tarde! Amigos, minha VTR foi adaptado o AP 1.9 ALH e desde que terminei a adaptação não consegui afinar o mesmo devido a estes detalhes: Tipo de Bomba injetora que melhor se adéqua para este motor, uma turbina que atenda tanto em baixas como em alta, sem ser variável e principalmente a correta instalação do intercooler no conjunto, pois como deixei o J parado desde o termino até a presente data, não concluí a revisão de toda esta parte para terminantemente testar o mesmo no dia a dia. Se alguém puder me indicar qual a melhor BI que atenda as características deste motor, bem como uma turbina com waste-gate que seja eficiente fico muito grato.
Nomade, até algum tempo atras a Crestana em São Paulo tinha a BI original desse motor de uma olhada no site: http://www.crestana.com.br/

J.Ohia
16/10/2015, 18:57
Um turbo que funcione sem lag em baixa e tenha potência em alta é difícil por causa que cada turbo tem uma faixa específica de regime de trabalho, onde é maior a sua eficiência.
Tentaram usar o turbo vgt, de geometria variável, mas como dá muito problema por causa do excesso de fuligem travar as palhetas, é melhor continuar com o de sistema waste-gate.
No meu ponto de vista, a solução seria usar um sistema bi-turbo, e no caso estou tentando adaptar o bi-turbo da Amarok no motor alh que possuo, mas por enquanto está em estágio inicial, assim como o projeto de converter o motor original em 2 tempos diesel.

Miúdogeo
19/10/2015, 15:34
Um turbo que funcione sem lag em baixa e tenha potência em alta é difícil por causa que cada turbo tem uma faixa específica de regime de trabalho, onde é maior a sua eficiência.
Tentaram usar o turbo vgt, de geometria variável, mas como dá muito problema por causa do excesso de fuligem travar as palhetas, é melhor continuar com o de sistema waste-gate.
No meu ponto de vista, a solução seria usar um sistema bi-turbo, e no caso estou tentando adaptar o bi-turbo da Amarok no motor alh que possuo, mas por enquanto está em estágio inicial, assim como o projeto de converter o motor original em 2 tempos diesel.
Essa de converter o motor original em dois tempos achei um tanto interessante, pra não dizer doideira... Sou louco pelos motores detroit 2T, porém são um tanto pesados para adaptar no Jota. Espero que dê continuidade ao projeto 2T, estou curioso. Se possível abra um tópico expecífico...
Grande abraço.

J.Ohia
20/10/2015, 10:15
Tem um tópico no fórum geral onde postei os vídeos do motor 1.9 wv diesel transformado para 2 tempos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/146201-vw-diesel-two-stroke-poppet-valve.html
O projeto está meio que parado pelo fato da falta de tempo($$$) e algumas dificuldades técnicas a serem superadas, principalmente com a bomba injetora, mas pretendo assim que possível transformar meu DW8 do J em dois tempos.
Por enquanto estou com um projeto mais simples de tentar adaptar o bi-turbo da Amarok no motor vw 1.9 ALH que comprei do Régis, e ver se consigo finalizar a reforma do J antes da Fenajeep do ano que vem.

AdrianoJPX
20/10/2015, 15:29
Vc realmente quer complicar colocando mais um turbo? Vc não acha que seria dor de cabeça e mais uma peça para quebrar? Vou postar já já a turbina que está no APD TD. Enche muito rápido, tanto que se eu quiser ela dá 1kg com o jipe parado.

AdrianoJPX
20/10/2015, 15:46
Nos links abaixo vcs podem ver a turbina que uso no meu AP ATD PD eletrônico. Ela tem wastegate e é controlada pela válvula N75. Em 5ª marcha a 2000 giros estou a 80km/h. Câmbio clark original e pneus 7.50 x 16. Ainda não tive a coragem (nem terei)de andar na velocidade máxima, mas acredito que 140 km/h vai mole mole.

Se eu ciscar o pé ela dá 1,5kg


https://goo.gl/photos/Af24hEktKwvhCzPCA
https://goo.gl/photos/3tZKqrtUv8rCxJ7d9

"NÔMADE"
20/10/2015, 16:20
Um turbo que funcione sem lag em baixa e tenha potência em alta é difícil por causa que cada turbo tem uma faixa específica de regime de trabalho, onde é maior a sua eficiência.
Tentaram usar o turbo vgt, de geometria variável, mas como dá muito problema por causa do excesso de fuligem travar as palhetas, é melhor continuar com o de sistema waste-gate.
No meu ponto de vista, a solução seria usar um sistema bi-turbo, e no caso estou tentando adaptar o bi-turbo da Amarok no motor alh que possuo, mas por enquanto está em estágio inicial, assim como o projeto de converter o motor original em 2 tempos diesel.

Boa tarde Amigos!

Estou retomando o processo de finalização desta adaptação do motor VW 1.9 ALH BI mecânica e agardeço desde já aos que se manifestaram diante da duvida por mim levantada!

Pude concluir o seguinte até o presente momento:

A BI que veio instalada no motor que adquiri do Regis parece ser a Bosh original destes motores, desta forma vou mante-la pois possuí LDA original e como quero adquirir mais potência, tal artificio já me garante algum ganho...
Com relação a turbina que irei instalar, estou em duvida ante duas finalistas: a da S-10/2.8 mecânica que já possuo ou a da HR/ Kia Bongo que segundo pude pesquisar, mais se adéqua para o regime de funcionamento do motor utilizado, além do fato que originalmente os VW AP-TD serem equipados com a turbinas GT1749-V "sigla para variável" sendo que os turbo utilizados por estes utilitários HR/ Kia Bongo são da mesma denominação GT 1749 porém sem ser variável; pequenos e robustos e com refrigeração a água foram projetados para utilização em motores até 2.5 possibilitando ganho razoável de potencia em baixas rotações, mantendo boas performances nas altas.
Como já efetuei a instalação do intercooler de competição da l-200 confeccionado em alumínio, bem como a respectiva ventoinha para ventilação forçada por scoop no capô, pretendo agora escolher acertadamente na aquisição e instalação do turbo mais adequado para este conjunto...
Aguardo a manifestação dos amigos ante as duas possibilidades apresentadas entre prós e contras de ambos para nortear minha escolha em mais informação técnica e poder tirar maior aproveitamento deste novo coração que transplantei para minha VTR, pois pretendo chegar pelo menos na faixa dos 110 a 130 cv sem os artifícios eletrônicos que outros AP/TD-i possuem.
Conto com a colaboração de todos e mais uma vez muito grato pela ajuda até o momento.

J.Ohia
20/10/2015, 16:43
O motor PD eletrônico é outra história, pois possui bico-bomba com pressão bem mais alta e o gerenciamento eletrônico faz com que o turbo encha mais rápido em relação ao puramente mecânico.
Pela foto percebi que é o mesmo tipo de turbo que equipa a Amarok, que seria no caso o Turbo grande do bi-turbo.
No meu caso, decidi ir para o motor mecânico, e para combater o lag abaixo de 2000 rpm decidi pelo caminho do bi-turbo.
É bem mais complicado para adaptar e transformar o bi-turbo eletrônico em mecânico, mas quanto ao problema de quebras, teria a mesma resistência do turbo de fábrica, pois iria trabalhar dentro dos padrões normais do projeto inicial. O importante é sempre ter cuidado com o óleo do motor, pois o diesel quer queira ou não, suja muito o óleo por fuligem, e essa contaminação é que faz quebrar o motor.
Quanto ao fato de chegar a 1.5 kg, não vejo problema nenhum, pois o motor é bem reforçado e pelo exemplo dos caras lá de fora da TDI.net e outros grupos, aguenta bem o tranco mesmo com pressão superiores a essas.
Agora, a graça destas modificações está em justamente tentar fazer algo novo e desafiador, pena que a um custo de grana e tempo altos, portanto seria um hobby caro, mas no final profundamente gratificante, e que acabado um projeto já começa a coceira de começar outro. Seria uma forma de compensar meu recalque pelo fato de não poder ter cursado engenharia mecânica, que era meu sonho de jovem.

"NÔMADE"
20/10/2015, 16:55
Tem um tópico no fórum geral onde postei os vídeos do motor 1.9 wv diesel transformado para 2 tempos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/146201-vw-diesel-two-stroke-poppet-valve.html
O projeto está meio que parado pelo fato da falta de tempo($$$) e algumas dificuldades técnicas a serem superadas, principalmente com a bomba injetora, mas pretendo assim que possível transformar meu DW8 do J em dois tempos.
Por enquanto estou com um projeto mais simples de tentar adaptar o bi-turbo da Amarok no motor vw 1.9 ALH que comprei do Régis, e ver se consigo finalizar a reforma do J antes da Fenajeep do ano que vem.

Fiquei impressionado com o projeto 2 tempos para o motor VW 1.9, em nada parece um motor diesel pois a rotação fica mais macia e a resposta muito mais eficiente nas acelerações lembrando um bólido esportivo. Realmente seu projeto está de parabéns e no que diz respeito a cobaias para testar sua adaptação, me coloco a disposição quando quiser, rs...
Seu projeto está empregando um supercharger m-45 ao invés do turbo convencional ou estou enganado? De qualquer forma, muito interessante seu projeto e quando aprimora-lo da forma que pretende me contate para eu poder ter acesso a sua tecnologia e desfrutar mais de um motor com desempenho superior para as trilhas e dia a dia!:curtir::cool:

J.Ohia
20/10/2015, 17:16
Na verdade este m-45 e o motor é do meu mecânico. Quando for fazer o meu irei colocar um twin scroll do Mazda Millenia que comprei pelo Ebay quando o dólar estava barato, e neste caso, a eficiência volumétrica dele é bem melhor que o do tipo roots do m-45. O fato de usar compressor em vez de turbo é porque o motor 2 tempos precisa ter pressão positiva na entrada de ar desde 0 rpm, pois senão não pega. Alguns doidos que colocaram motores 12 cilindros detroit diesel em hot-rods e usavam apenas turbo, tinham de dar partida através de um tanque de ar comprimido.
Poderia se usar o turbo em conjunto com o compressor, tendo assim um melhor rendimento, mas como está em estágio inicial de desenvolvimento, por hora iremos apenas fazer funcionar com o compressor.
Quanto ao turbo a ser usado no ALH, se for monoturbo por waste-gate, não tem almoço grátis: Ou se tem bom torque em baixa rotação ou potência em alta. Os caras lá fora arrancam horrores de potência, mas são para uso em carros leves, onde o torque em baixa não importa muito, mas no caso de jipe de trilha, acho melhor um torque constante, pois se vier o torque de repente, apenas vai cavocar o chão sem ir para frente.
Existem 3 variáveis a serem consideradas: O tamanho do turbo, a bomba injetora a ser usada e o tipo/vazão de bico injetor. Se não estiver bem casado os 3, vai ter problema de fumaça em excesso ou falta de potência.

"NÔMADE"
20/10/2015, 18:21
Pretendo utilizar a bomba mecânica original bosch SDI que veio com o motor, bicos originais por enquanto e se casar com o conjunto a turbina GT 1749 da Hr, como já citado pois acredito com base nas pesquisas que realizei até o momento que este conjunto seria equilibrado para um torque constante como vc mencionou...
Porém não entendo tanto do assunto como vc e minhas pesquisas são pautadas somente na internet, portanto se não for pedir muito e se estiver dentro de suas possibilidades gostaria de poder contar com sua ajuda na escolha do melhor conjunto. De imediato, quero por meu J para rodar com segurança e satisfação de um conjunto confiável e equilibrado, se conseguir unir isto a potencia que desejo extrair do mesmo sem maiores investimentos melhor.
Meu motor é um ALH originalmente proveniente de um Golf e se as informações que tenho estiverem corretas, sua potencia original é de 90 cv... Com a adição do intercooler no sistema e aumentando o débito da bomba se necessário for, mais a utilização da turbina que citei com pressão entre 0,6 e 1,0 kg, espero conseguir extrair por volta de 30 a 40 cv a mais que o originalmente fornecido. Sei que minha estimativa é muito otimista quanto a realidade, mais estou me dedicando para esta margem. Enquanto isso, vou juntando mais latinhas $$$ para quem sabe dentro em breve adquirir seu projeto 2 tempos com uma configuração mais potente e robusta, quem sabe até com a utilização de um sistema Dualcharger ou Twincharger como vc mencionou, unindo desta forma bom torque em baixas e potencia nas altas!:euforico:

J.Ohia
20/10/2015, 22:34
Estou no mesmo problema que o seu, pois até agora informação a respeito só dos fóruns lá de fora.
o que o pessoal costuma fazer é primeiro colocar um bico de maior vazão e aumentar a pressão do turbo original, com remapeamento do motor, já que o lda e o turbo é controlado eletrônicicamente. Um segundo estágio seria colocar uma bomba da land rover 300 tdi, e depois um comando mais bravo, mas aí cai no problema que eles querem apenas potência, e não torque em baixa.
Tem que ver se sua bomba é a original, onde foi trocado apenas a tampa superior (onde ficava a parte eletrônica) e colocado um LDA manual no lugar ou se foi colocado a bomba de outro motor.
Quanto aos bicos+caneta, se forem originais, seriam de dois estágios, abrindo a primeira com 190 bar e o segundo com 300 bar.
Segundo a literatura, este sistema de dois estágios visa uma pre-queima inicial e depois a queima do principal, gerando assim menor temperatura de queima e por conseguinte menor emissão de Nox, mas em contrapartida geraria uma maior emissão de particulados.
Como aqui não tem exame de emissões, pretendo usar um bico+caneta que seja estágio simples, abrindo a cerca de 220 a 250 bar, e a bomba do maxion 2.5 com lda mecânico, que chega a 250 bar.
Poderia usar a bomba do mwm 2.8, que chega a 300 bar, mas os ressaltos são bem acentuados, gerando um desgaste prematuro deles e dos roletes devido ao nosso diesel, principalmente se contaminado com água.
Em relação ao turbo, os motores PD (bico-bomba) de 130 cv usam o turbo gt1749va e os motores de 150 cv usam o turbo gt1749vb, ambos de geometria variável controlado eletronicamente. Os motores com bomba manual, se não estou enganado, saíram de fábrica com no máximo 110 cv.
No seu caso, o turbo que irá usar (gt1749) será por waste-gate, portanto teoricamente o torque viria depois de 2000 rpm, mas isto é tudo teórico e teria de ver como ficaria na prática. É o custo e risco que se corre por ser pioneiro.
Quanto a abrir o débito, geraria muita fumaça, pois no caso o responsável para aumentar a injeção de diesel seria por parte do LDA, que manda uma quantidade extra de diesel de acordo com a variação de pressão no turbo, segundo um mapa pré determinado para cada tipo de motor.
Quanto ao intercooler, se for pressão até 0.6 bar não é necessário, pois o aumento de temperatura do ar, apenas por ser comprimido é de cerca de 40 graus acima do ambiente, e neste caso a perda de carga linear seria maior que o benefício de um ar mais fresco, mas se for de 1.0 bar, este aumento é de 110 graus acima do ambiente, portanto é uma progressão geométrica, e nestes casos o intercooler tem que ser de fato eficiente e não apenas cosmético, como vemos em muitos motores por aí. Como pretendo usar até 1.5 bar no meu motor (mais que isso a embreagem não aguenta), pretendo usar um sistema de intercooler ar-água, que no caso seria muito mais eficiente, principalmente se rodando em baixa velocidade.
Mas lembrando que tudo isto é uma compilação de tudo que pesquisei até agora, na prática só depois de pronto para ver como ficou.

AdrianoJPX
21/10/2015, 07:42
Só para constar, não utilizo o intercooler. Galera, estamos falando de jipe, e não carro de alta performance. A não ser que vc vá participar de alguma competição, e necessite de uma viatura foderoza, bote seu jota pra rodar e seja feliz, pois ele será mil vezes melhor que qualquer jota com motor original.
Agora, se vc tem dindin, tempo e outro jipe para brincar, aí sugiro permanecer forte no projeto.

Miúdogeo
23/10/2015, 09:06
Nomade e J., vou dar meu pitaco, estou vendo que ambos ambos estão optando por turbina de geometria variável com controle eletrônico, não sou nenhum expert, porém a GT-1749 possui um eixo (rotor quente) de 44mm, e para a proposta de vocês, que seria o torque em baixa essa configuração não se aplica, explico, na HR temos um motor semelhante ao meu 4d56 de 2.5 litros que possui um deslocamento sensivelmente maior que o VW 1.9, e por consequência vai ter um maior volume de gases de escape independente da geometria da turbina ser variável ou não, e se eu não estou enganado esse motor tem o torque máximo em 2.200 rpm's e pasmem, tem apenas 97 hp's (pra vocês verem que potência não é tudo). Apenas vendo dessa forma já podemos notar que essa configuração de turbina vai ser dinheiro jogado fora, eu com o pouco de conhecimento que possuo usaria uma turbina com o rotor quente de 38 a 42mm no máximo, isso lhes daria um torque a rotações mais baixas, mesmo na mitsubishi l200 com o motor mencionado porem sem gerenciamento eletrônico a turbina já possui o rotor quente com 42mm. Isso tudo só pra apimentar as discussões.
Grande abraço.

"NÔMADE"
01/12/2015, 18:09
Boa tarde novamente amigos... O caso é que apesar de muita pesquisa e teorias mil, ainda não consegui determinar qual o mais adequado conjunto rotativo da turbina para atender as necessidades deste motor :parede: :pensativo:
Enfim, pensei inclusive em adquirir fora um supercharger Eaton M-45 oriundo do mini-cooper para eliminar a turbina e assim aumentar consideravelmente o torque a partir de baixíssimas rotações... Porém seu valor desilude até o mais aficionado dos proprietários... Estive na SPA turbos e vi um turbo VNT acho que original da BMW que estava encalhado lá há algum tempo e até me interessei, mas não domino como efetuar a ligação do mesmo sem a eletrônica embarcada e portanto teria de ser acionado por vácuo e pressão (como vi em sites lá de fora) O problema é como?:freaking: Está muito difícil achar uma opção viável para poder por minha VTR para rodar... Outra possibilidade seria utilizar turbo roletado, menor esforço inicial por ser rolamentado, logo enche muito mais rápido e seria uma opção certa, não fosse as variações de tamanho e o preço Salgado ao extremo! :parede: O caso é que até agora, esta foi minha melhor opção, pois não demandaria muitas modificações para instalação e sabendo dimensionar corretamente sua configuração terei o resultado esperado, além de grande durabilidade, pois os rolamentos são ceramicos e sua refrigeração é a água com lubrificação a óleo como convencional. Diante de todo o exposto, peço a gentileza de todos os amigos para me auxiliarem na escolha do melhor conjunto rotativo para este último item que descrevi, pois acredito ser a melhor escolha. Outra coisa, sou leigo em trubos e gostaria de saber se consigo montar o conjunto caixa fria e rotor e caixa quente e rotor de acordo com as dimensões de meu motor, ou seja escolher a melhor configuração para ambos com parâmetros na utilização que irei realizar do meu veículo? São muitas perguntas e sei que as duvidas são até bobas, mas realmente casei com minha VTR no momento que decidi iniciar este up-grade e realmente quero o melhor em durabilidade e manutenção se é que me entendem... Não quero um jipe só para trilhas, quero um veículo de longas viagens e expedições, de mecânica confiável e de utilização espartana! Se puderem me auxiliar mais uma vez peço a ajuda de todos os interessados para acertar minha VTR mecanicamente ok! Grato mais uma vez e um ótimo final de ano a todos os colegas e jipeiros do site!;-)

Miúdogeo
04/12/2015, 10:41
Enfim, pensei inclusive em adquirir fora um supercharger Eaton M-45 oriundo do mini-cooper para eliminar a turbina e assim aumentar consideravelmente o torque a partir de baixíssimas rotações... Porém seu valor desilude até o mais aficionado dos proprietários...

Nômade, acredito que uma opção mais barata, e fácil de se encontrar em desmanches seja o supercharger das Mercedes Kompressor, que são para alimentar um motor de 2.0 litros e seria de bom tamanho para a sua empreitada, talvez demande de alguma mudança da relação das correias, porém o volume de ar deve ser adequado.

Grande Abraço.

E boa sorte.

Adrianwdr
17/12/2015, 16:13
Caro André, vai depender do tanto que vc gosta da sua Saveiro e do quanto vc está disposto a gastar nela. A adaptação não é tão complicada se vc utilizar um motor com bomba injetora, basta tirar um e colocar outro, já se vc optar por um motor com injetor-bomba, monitorado por uma central (o famoso motor eletrônico) aí vc deverá fazer sua saveiro virar um golf em termos mecânicos, o que não é difícil, pois aqui no DF tem uma pessoa que faz isso e deverá te cobrar por volta dos 14.000,00 para te entregar pronta. Já imaginou o canhão que vai ficar? Quanto a confiabilidade do motor não tem como comparar um motor original com um "montado" a partir de um a gasolina. Sei que tem gente que monta um "frank" desses e roda muitos KMs sem problemas, já outros.....!!!!!!

Boa Adriano, poderia me passar o contato deste mecânico de DF ?
Vlw

"NÔMADE"
26/12/2015, 18:43
Boa tarde Miudo! Grato por sua dica, afinal estamos aqui para trocar informações e discutir acerca de todos os parâmetros que possam viabilizar ou não um acerto mais afinado na utilização destes upgrades! Sua informação foi esclarecedora e muito providencial, pois me economizou muitas latinhas! Optei em ser tradicional e imediatista, pasmem! Depois de quase seis anos de intensa reforma e pesquisas quanto a todas as mudanças, cheguei ao limite da paciência e resolvi por a VTR para andar! Desta forma optei por utilizar uma turbina Garrett oriunda da S-10 2.5 com 35/48 que apos pesquisar muito, foi a opção mais viável para o meu projeto... Dentro em breve estarei acertando o conjunto e ligando os últimos detalhes para enfim aproveitar minha VTR! O resto deixarei para afinar assim que a mesma estiver rodando... Muito grato mesmo por sua opinião e boas festas a todos que me auxiliaram com dicas e opiniões sobre o tema!

"NÔMADE"
26/12/2015, 18:55
Assim que tiver findado os detalhes e a mesma estiver rodando, postarei fotos das várias fazes da reforma, com uma lista de todas as modificações e as impressões ao dirigir, bem como os dados de desempenho e consumo cidade /estrada / trilha! Obrigado a toda família 4x4 Brasil que me aturou e auxiliou durante este longo período em que me dediquei esporadicamente a conclusão deste projeto, que por falta de $$$ demorou mais que o realmente esperado. Boas festas a todos e que 2016 seja repleto de alegria, saúde prosperidade e muitas, muitas trilhas para todos nós!!!:palmas::campeao::brinde:

Hil
27/12/2015, 20:02
Boa, galera! Não sou novo no fórum, mas acho que é a primeira vez que publico aqui. Venho acompanhando vez por outra esse tópico aqui. Temos um CJ5 (eu e meu pai) que reformamos desde 2010. Estamos na fase final. O motor dele é o 1.9 D (ainda não fucei a versão dele). Compramos esse motor há uns dois anos com o Edgar lá de SC. Acho que faz um pouco mais de um ano que terminamos a instalação dele. O conjunto é simples: VW 1.9 D, Clark 2205 CL, T-Case Willys.

Como hoje não detemos de muito tempo pra dedicação total ao Jeep, estamos voltando aos poucos a cair pesado na conclusão da reforma.

Vou assinar o tópico agora pra pegar mais informações com vocês e precisando de alguma estou aqui pra ajudar.

TTJPX
05/01/2016, 10:01
Um turbo que funcione sem lag em baixa e tenha potência em alta é difícil por causa que cada turbo tem uma faixa específica de regime de trabalho, onde é maior a sua eficiência.
Tentaram usar o turbo vgt, de geometria variável, mas como dá muito problema por causa do excesso de fuligem travar as palhetas, é melhor continuar com o de sistema waste-gate.
No meu ponto de vista, a solução seria usar um sistema bi-turbo, e no caso estou tentando adaptar o bi-turbo da Amarok no motor alh que possuo, mas por enquanto está em estágio inicial, assim como o projeto de converter o motor original em 2 tempos diesel.


Utilizo no meu JPX a turbina variável no motor VW ATD e nunca tive problemas com travamento do variador da turbina. Acredito que so deve travar se o motor ficar parado por muito tempo e mesmo assim basta lubrificar com desengripante que volta a funcionar normalmente.
Rodo com esse motor há 6 anos.

londrina
07/01/2016, 13:08
Boa tarde, estou montando um 1.9D VW com injeção direta e bomba injetora, porém não quero colocar a turbina desse motor, alguém conhece a turbina da ducato 2.3? Tenho uma ducato 2.3 e percebo que ela enche rápido, alguém tem alguma ideia se ela comportaria bem no 1.9?

AdrianoJPX
07/01/2016, 13:34
Boa Adriano, poderia me passar o contato deste mecânico de DF ?
Vlw
Infelizmente a pessoa que conheci não trabalha mais com essa adaptação.

admaximos
06/03/2016, 20:42
Pessoal tenho uma saveiro a diesel 1.6 muitos me fala para colocar gasolina , mais minha paixao e ela ser a diesel, o porem e que todos fala que esse motor e fraco e ruim, estava pensando em colocar um motor bom. o que vcs me diz tem como colocar um tdi o cambio da certo ? compensa ?

londrina
10/03/2016, 14:07
Difícil dizer se compensa com o preço alto do óleo Diesel
trocar esse 1.6 por um 1.9 TDI de 110cv e câmbio longo, vai ser outro carro

TTJPX
18/04/2016, 14:45
Pessoal tenho uma saveiro a diesel 1.6 muitos me fala para colocar gasolina , mais minha paixao e ela ser a diesel, o porem e que todos fala que esse motor e fraco e ruim, estava pensando em colocar um motor bom. o que vcs me diz tem como colocar um tdi o cambio da certo ? compensa ?


Não compensa, visto que sua Saveiro nunca irá valorizar o valor investido. Um motor ALH, ATD, etc, vc pagará no mínimo 8K nele. Vai ficar excelente sua Saveiro depois disso, mas é praticamente impossível o retorno financeiro.

Agora, se vc gosta muito da sua Saveiro, faz questão de manter ela diesel e pode gastar essa grana, vá em frente. Eu tenho o JPX com o motor VW ATD e não troco o motor por nada, gosto muito do desempenho, é fenomenal.

abs

Wander

David Aguiar de Castro
26/07/2016, 22:02
Boa noite Adriano,

Gostaria de saber mais informações sobre o motor e também sobre a compra do mesmo. Estou querendo comprar um TDI pra mim, porém estou encontrando muitas restrições.

Por favor, gostaria que você entrasse em contato comigo por telefone ou Email para ter mais informações.
Segue abaixo:

Cel - (61) 98223-0016 (Braspilia/DF)
Email - davidaguiardecastro@hotmail.com

Grato e no aguardo!

AdrianoJPX
27/07/2016, 06:31
Caro David,faz algum tempo que comprei e foi em Goiânia, na Reis peças. Talvez vc o encontre na região de fronteira.

tiaomsiq
04/08/2016, 22:27
Amigo ótima oportunidade... Tenho uma Saveiro à diesel (Geração 1 - quadrada), e venho tendo problemas com o motor constantemente. Já retifiquei o motor por duas vezes em menos de 100.000 km e já estou desistindo de continuar com esta motorização, lembrando que o motor que está nela é um motor 2.0 feito a partir do original da Kombi Diesel, pois o primeira era 1.6 e aí resolvi melhorar-lo um pouco.
Mas a questão é a seguinte: o que ganho em termos de performance e durabilidade se trocá-lo pelo 1.9 aspirado ou 1.9 TDI com ou sem injeção direta. Quais seriam as adaptações que deveria introduzir no veículo para receber este motor... E para finalizar quem poderia procurar para instalar, se for o caso, de optar pelo 1.9 TDI eletrônico, pois aqui na minha região ninguém mexe neste motor.
Agradeço pela atenção dispensado... Ah.. ia me esquecendo, onde posso encontrar estes motores com maior facilidade inclusive melhor preço..

André
landrecruzeiro@yahoo.com.br
landrecruzeiro@msn.com
(34) 3087-3894

Alguém do Fórum sabe se eu tirar a turbina do Motor VW 1.9 TDI eletrônico, ele vai funcionar?
Parece que a turbina esta passando óleo lubrificante, e outra nova custa na Crestana&Crestana quase R$6.000.00.
Eu não posso comprar por esse preço...
Grato
Sebastião
tiaomsiq@gmail.com

Léo_Babiski
05/08/2016, 09:03
Provavelmente entrará em modo de segurança. Se não entrar, fica inviável de andar.

Entra em contato com a turbo brasil e faz um orçamento de recuperação.

Já fiz turbina lá, eles conferem ela em bancada de teste após o remanufaturamento.

Comercio e remanufatura de sistemas de injecao diesel e turbinas | Turbo Brasil (http://turbobrasil.com.br/)

londrina
02/09/2016, 22:14
Pessoal,
Tenho um motor 1.9 ALH que foi mecanizado (por falta de peças na parte eletrônica)
minha dúvida é na turbina de geometria variável, tenho que modificar/fazer alguma ligação nela diferente? qual melhor forma dela funcionar com a bomba injetora (fazer ela encher até em marcha lenta, se é que é possível com bomba injetora)
Não entendo nada sobre essa turbina variável, se alguém puder me ajudar agradeço

isilva
08/09/2016, 01:39
Alguém com conhecimento da causa pode comentar sobre adaptação de um motor desse na Pajero TR4?

AdrianoJPX
08/09/2016, 08:42
Rapaz, era meu sonho de consumo hehehe. Com câmbio manual acho que dá certo, já com o automático, não sei por conta do módulo de câmbio. Para regularizar seria uma dor de cabeça também.

TTJPX
08/09/2016, 13:30
Pessoal,
Tenho um motor 1.9 ALH que foi mecanizado (por falta de peças na parte eletrônica)
minha dúvida é na turbina de geometria variável, tenho que modificar/fazer alguma ligação nela diferente? qual melhor forma dela funcionar com a bomba injetora (fazer ela encher até em marcha lenta, se é que é possível com bomba injetora)
Não entendo nada sobre essa turbina variável, se alguém puder me ajudar agradeço

Dificilmente irá funcionar decentemente, ja que a própria turbina foi desenvolvida a partir de uma solicitação de projeto, ou seja, através de gerenciamento eletrônico.
Na minha opinião vc terá apenas uma opção, ou seja, torque em baixa ou potencia em alta. As duas opções dificilmente serão atendidas.

mfdomingues
08/09/2016, 14:35
Alguém com conhecimento da causa pode comentar sobre adaptação de um motor desse na Pajero TR4?

Não sou conhecedor e nem tenho uma Tr4, mas, esse tipo de adaptação é um pouco complicada e custosa, como o amigo disse esquece o cambio AT neste caso e tem toda a questão da regularização (gasolina > diesel). Não sei se compensaria e nem se juridicamente é possível a não ser que sua Tr4 se torna-se um fora de estrada totalmente.

No meu ver o cofre da Tr4 seria quase que totalmente modificado e neste caso não é só mecãnico, mas terá que ter um bom lanterneiro para cortar e chapear tudo. Achei dois links interessantes

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-783948053-motor-diesel-19-e-14-vw-turbo-novo-_JM

VW AP 1.9 TDI ATD | OFICINA DO JPX (https://oficinadojpx.wordpress.com/novo-motor/)

Se estivesse no Paraná eu indicaria para falar com o Gelson da Forasteiros Sportage Club, apesar das várias fotos de sportage ele faz qualquer tipo de adaptação, por exemplo uma Sportage com motor MB da ML 320 CDI com quase 400cv aspirada, ou uma Sportage com mecânica de Hilux 3.0 2007 (esse ficou muito barato, só R$ 15 K).

Forasteiros Sportage CLUB | Facebook (https://www.facebook.com/sportageclub4x4/)

Doc Montana
19/11/2016, 20:09
Galera estou adquirindo um Willys CJ5 todo original e gostaria de colocar um motor 1.9 TDI, terei que fazer quais mudanças para adapta-lo no CJ5?

Marcio Rossetto
22/11/2016, 20:04
Boa noite amigo

Depende da configuração que deseja

A mais usual e de melhor custo beneficio

Motor 1.9 diesel
caixa de chevete 5 marchas ( usa o kit da Adapt Brasil )
No caso da instalação eletrônica do motor , tem que levar num bom eletricista .









QUOTE=Doc Montana;2404401]Galera estou adquirindo um Willys CJ5 todo original e gostaria de colocar um motor 1.9 TDI, terei que fazer quais mudanças para adapta-lo no CJ5?[/QUOTE]

AdrianoJPX
22/11/2016, 21:14
Galera estou adquirindo um Willys CJ5 todo original e gostaria de colocar um motor 1.9 TDI, terei que fazer quais mudanças para adapta-lo no CJ5?

Acesse aí: VW AP 1.9 TDI ATD | OFICINA DO JPX (https://oficinadojpx.wordpress.com/novo-motor/) e divirta-se.

Caixeta Araxá
05/10/2017, 22:56
Wilson, voce tem o contato do Régis SC?? to precisando de peças para o Motor VW1.9 TD ALH do meu Jota.

Obrigado.


Tive esse motor no meu ex J por anos,fiquei sabendo que ele está no RJ, quanto ao Régis, sempre comprei as peças com ele, o meu motor eu comprei na Crestana(0 Km), mas não recomendo, pois o pessoal na hora de vender te trata bem, e na hora das reposições, gostam de enfiar a faca, exemplo: Filtro de óleo era impossível achar (cartucho), na época (uns 5 anos atrás, ou mais , não lembro), me pediram somente R$160,00, e aí eu descobrí o Régis em SC, paguei na e´poca R$28,00, comprei 4, depois comprei correia dentada, sem pre me atendeu muito bem, enviava a mercadoria pelos correios e eu depositava $ na conta dele mesmo antes de receber. Espero ter ajudado.

Abraços.

TTJPX
06/10/2017, 13:29
Wilson, voce tem o contato do Régis SC?? to precisando de peças para o Motor VW1.9 TD ALH do meu Jota.

Obrigado.

Regis,
48 84058337

Não sei se precisa do "9" extra, aki em minas precisa.

wilson ghetti
09/10/2017, 15:07
Regis,
48 84058337

Não sei se precisa do "9" extra, aki em minas precisa.

E esse mesmo Wander....sem o 9...


Abraços,

wilson ghetti
09/10/2017, 15:09
Wilson, voce tem o contato do Régis SC?? to precisando de peças para o Motor VW1.9 TD ALH do meu Jota.

Obrigado.

Conforme o Wander te passou:48 8405-8337

Abraços.

Leimax
19/10/2017, 20:29
Bom ver o pessoal usando o Fórum novamente, foi aqui que os planos começaram a ser montados.

Caixeta Araxá
17/12/2017, 10:50
Amigos, achei as peças para o JPX (EdPickUp Peças Apucarana PR) mas agora estamos apanhando para coloca-lo no ponto.

Caixeta Araxá
17/12/2017, 10:53
obrigado Wilson, Leimax e TTJPX.

TTJPX
20/12/2017, 13:24
Que motor é?
AP ou XUD?

jonatan andre boor
30/12/2017, 18:29
Boa tarde , amigos primeiramente gostaria de agradecer por varias dicas ja coletadas no fórum a respeito deste lendário , o jpx , senhores , ai vai minha duvida pois acho importante a opinião de vocês , estou negociando um jpx aqui no rs e o propulsor dele e de uma sportage turbo diesel , acredito que de 2000 em diate pois deste ano em diante se nao me engano que saíram turbo cooler , ai a questão sera que vai bem um propulsor destes no j ? com relação ao velho xud nao tem muita diferença acredito com relação a potencia , sendo que não usaria ele para trilhas pesadas somente passeio off roads e no dia dia no uso urbano , ja que vou botar meu gol no negocio kkkk , mas com relação a aquecimento ? este e meu medo , vi que as sportage tb sofrem deste mal talvez por descuido ou falta de manutenção , mas no j com radiador grande vaso expansor e sistema arrefecimento melhorado acho que roda bem ne ? para a finalidade que sitei , e outra oque devo observar neste motor alem do basico que se observa em todo motor diesel ? desde ja agradeço amigos .

Caixeta Araxá
21/01/2018, 19:19
Que motor é?
AP ou XUD?


Oi TTJPX, é um VW 1,0 ALH TD

tiaomsiq
19/11/2019, 19:07
PROCURO AJUDA...

TDI defect-defeito - TDI defect (defeito)... - YouTube (https://youtu.be/10AybO-0mbk)

TTJPX
13/12/2019, 10:12
PROCURO AJUDA...

TDI defect-defeito - TDI defect (defeito)... - YouTube (https://youtu.be/10AybO-0mbk)

Bom dia!
Muito provavel que o bico injetor desse cilindro esteja com problemas.
Faça um teste, troque esse bico com o de outro cilindro para ver como se comportará.
No meu motor e no motor do meu amigo que montei ha pouco nunca vi esse problema, todos dois iguais ao seu.

abs

Wander

TTJPX
13/12/2019, 10:22
Qual diesel vc está usando nesse motor? Qual tipo de filtro de combustível. Esse sistema requer filtro de 5 microns, se for maior entope os bicos.
O diesel correto para essa essa geração de motor é o S10, que também não é la grandes coisas.
Meu Jipe JPX tem esse motor VW ATD e não tem nenhum problema, funciona perfeito ha 10 anos, embora eu tenha trocado um jogo de bicos no primeiro ano de uso.

Nesse momento estou adaptando um motor de Marea Diesel em uma Pick-Up JPX, e ja estou tendo bastante problema com o diesel S10 na bomba de alta pressão e nos bicos do sistema Common Rail.
Funcionei o motor na bancada e deixei parado por cerca de 6 meses. O diesel S10 entupiu tudo, estou tendo muito trabalho para restabelecer o funcionamento.

Com isso quero dizer que nosso diesel S10 é bem complicado, o certo é funcionar o motor pelo menos ha cada 15 dias, porque senão ferra com tudo.

Abs

"NÔMADE"
16/05/2020, 09:05
Bom dia Srs... Passando para atualizar a situação da minha VTR que graças a Deus finalizou o projeto que ficou muito boa para minha condição de uso. Bom, foram feitas algumas mudanças desde a última ima postagem, mas no geral o conjunto ficou muito equilibrado e bem dinâmico para uso tanto no dia a dia como no fora de estrada, porém não derreto o mesmo em trilhas pesadas pois nunca foi minha intenção de uso. As mudanças foram a aquisição de uma BI Bosch oriunda da S10 juntamente com um jogo de bicos Bosio Fratelli 520 Racing que importei de Portugal, bem como autilização da turbina original modelo tgv, modificada para funcionar a vácuo, que por sinal ficou ótima e com timo torque na saída e muito bom rendimento de final. O consumo também me surpreendeu positivamente, pois apesar de nao ter como aferir de forma exata, pelas minhas estimativas está fazendo algo em torno de 10-11 km/lt uso urbano e 14-16 km/lt estrada aproximadamente. Velocidade de cruzeiro na estrada em torno de 100km/hr com rotação de 2.500 rpm. Atualmente estou acertando o embuchamento do pino do munhao devido ao forte Shimmy e aproveitando para substituir os rolamentos tambem. No fim das contas e melhor pecar pelo excesso... Estou contente com o resultado final de tudo. A lista das modificacoes foi esta:

Motor Ap 1.9 ALH TD mecanizado
Turbina Garret TGV original modificada aacionamento a vácuo
Intercoller l200
Bomba Ejetora Bosch oriunda da S10 2.5
Bicos Bosio Fratelli 520 Racing
Câmbio do Chevette 1.6 " Ótima relação "
Conjunto platô e disco cerâmico 700lbs
Freio a disco traseiro com discos da F75 e pinças do Tempra com espaçador nos cubos de roda
Escapamento confecionado exclusivo com abafador para o conjunto
Lift de carroceria de 4"
Rodas 15 tala 8 com pneus BF all retrato 33"
Snorkel de fibra JPX que comprei do grupo

Agora, aproveitando a ideia de um vÃ*deo que achei, vou direcionar um captador de ar que irei desenvolver para logo abaixo da grade frontal para melhorar a captação em uso urbano e deriva lo com auxílio de um "T" com registro para o filtro de ar. Desta forma uso o captador de ar em uso urbano e o snorkel em uso off road através do registro "T"seletor. Depois posto as fotos... Desde sempre obrigado a todos que me auxiliaram nesta empreitada e a Deus por permitir que eu finalizace tudo.🙌🤲🙏

Forte abraço a todos e boas trilhas, no meu caso bons passeios ecológicos 👍.

"NÔMADE"
20/05/2020, 12:01
Acabei esquecendo de falar que devido aos pneus 33" fiquei um louco receoso com o câmbio e acabei fazendo um upgrade abri a capa seca do chevette para utilizar o rolamento do opala devidamente usinado para a a altura correta do conjunto. Aproveitei a empreitada e revisei o câmbio completo com substituição de todos rolamentos bem como anéis sincronizados e substitui a embreagem de cerâmica por uma de lona HD da CramicPower, usinando o volante do motor para deixar tudo em ordem... O rolamento de acionamento da embreagem utilizado é o do opala. O Shimmy foi resolvido e estou instalando um monitor de temperatura digital da Racetronix por sensor no bloco do motor para monitorar com eficiência o conjunto. Substitui todas as borrachas das portas, estou terminando um console de teto para instalar o PX e no mais o resto é perfumaria... Acredito que até sábado esteja tudo em ordem, montado e funcionando aí posto algumas fotos para mostrar a Vtr mais minuciosamente. Forte abraço a todos e que esta pandemia esteja no fim para retomarmos nossas rotinas o quanto antes, senão vou ter de iniciar outro projeto para não ficar louco...😁😆😅🤣

Julio socci
12/06/2020, 14:23
boa tarde amigo,estou procurando esse motor para usar no meu jeep, onde conseguiu achar ?

TTJPX
17/08/2020, 12:03
boa tarde amigo,estou procurando esse motor para usar no meu jeep, onde conseguiu achar ?
Rapaz...tai um motor meio dificil de ser encontrado. Sei que o Regis de Santa Catarina tem, mas o preço é meio salgado.