Ver Versão Completa : Diferencial da L200.
A.Tavora
26/04/2008, 22:13
Alguém já trocou ou sabe de alguém que trocou a relação do diferencial da L200 mecânica deixando mais longo? Pergunto isto pq a relação de marchas é curta demais principalmente a 5a marcha, aumentando o consumo principalmente nas estradas. Se compararmos com FRONTIER 2.8 MWM que era a minha PKP anterior, a 5a da L200 era a 4a da frontier. Será que compensaria tal troca? Para os mais experientes como ficaria: CONSUMO E VELOCIDADE FINAL?
Walter L. L. Casitta
26/04/2008, 23:01
Infelizmente a GLS tem pouco mais de 26Kgf de torque e mesmo assim só em 2000RPM. 30% menos força que o MWM. A difença é muito grande. Te que ser reduzido mesmo.
Também por experiência própria mesmo com pneus maiores na minha Ranger que faz praticamente o mesmo efeito de uma relação de dif. mais longa, o consumo parece ter piorado já quer tenho que acelerar mais e reduzir mais nas subidas.
A.Tavora
27/04/2008, 10:33
Eu já tive uma L200 2001 e não lembro de ter marchas tão curtas, vou verificar as relações de marcha das 2001 para compará-las.
Nao acho que vc deva mexer com isso. Se fosse tão simples assim, a MIT já teria feito algo. E como o Walter falou: se alongar, o motor não terá força suficiente para mover tudo. Ai vc pode até conseguir uma rotação menor mas vai prejudaicar todo o resto (consumo, embreagem, etc).
Abs.
Pequeno jr
27/04/2008, 11:41
Concordando com o que o Walter e o AKPG falou, não vale a pena mexer nas relações da L-200 devido a proincipalmente ao torque q vc vai perder.
Na menor das hipoteses, seria apenas colocar pneus maiores ... ai vc alongaria um pouco a relação.
gutoxj98
27/04/2008, 12:23
Sei que a minha nao é diesel e nem L-200............mas
Usava BF AT 235/75 na XJ........e a 110 km/h ficava sempre a 2100 2150 rpm...............coloquei uma medida um pouco maior BF AT 30 9,5 e a 110 km/h a rotacao fica hj em 1900 a 1950.......mais silenciosa e gostosa de guiar, melhorando um pouco o consumo na estrad....................... porem na cidade, com o cambio auto, ficou pouca coisa mais lenta em arrancadas.
Entao Tavora, vende esses seus pneus,........... e coloca uns um pouco maiores...........garanto que em estrada melhora um pouco e nao tira a originalidade do carro !!!! seu carro tem garantia ainda???? se mexer pode perder a garantia geral do veiculo.
abraços
A.Tavora
27/04/2008, 12:42
Sei que a minha nao é diesel e nem L-200............mas
Usava BF AT 235/75 na XJ........e a 110 km/h ficava sempre a 2100 2150 rpm...............coloquei uma medida um pouco maior BF AT 30 9,5 e a 110 km/h a rotacao fica hj em 1900 a 1950.......mais silenciosa e gostosa de guiar, melhorando um pouco o consumo na estrad....................... porem na cidade, com o cambio auto, ficou pouca coisa mais lenta em arrancadas.
Entao Tavora, vende esses seus pneus,........... e coloca uns um pouco maiores...........garanto que em estrada melhora um pouco e nao tira a originalidade do carro !!!! seu carro tem garantia ainda???? se mexer pode perder a garantia geral do veiculo.
abraços
Guto, minha L200 ainda está na garanta sim ela ainda está com 5 meses e 1.400Km. Se levarmos em consideração a PAJERO SPORT A/T 2.5 a terceira marcha curta e a 4a bastante longa, melhorando o consumo na estrada e não alterando a velocidade final. Abçs.
A.Tavora
27/04/2008, 12:50
Concordando com o que o Walter e o AKPG falou, não vale a pena mexer nas relações da L-200 devido a proincipalmente ao torque q vc vai perder.
Na menor das hipoteses, seria apenas colocar pneus maiores ... ai vc alongaria um pouco a relação.
Pequeno JR, ando na pajero do meu sogro principalmente na estrada, a 2a, 3a marchas são bastante curtas enquanto que, a 4a colocaram bastante longa. A única restrição que tenho com a PAJERO é que sendo as TRÊS primeiras marchas serem curtas demais, quando entra a 4a parece que o carro fica sem força, depois disso é só pisar. Abçs.
gutoxj98
27/04/2008, 12:58
Guto, minha L200 ainda está na garanta sim ela ainda está com 5 meses e 1.400Km. Se levarmos em consideração a PAJERO SPORT A/T 2.5 a terceira marcha curta e a 4a bastante longa, melhorando o consumo na estrada e não alterando a velocidade final. Abçs.
Se ta na GARANTIA Tavora, melhor mesmo partir para uma opçao de pneus maiores, vai em alguma revenda de pneus do seu gosto e explica o causo, quem sabe eles nao tem algum pneu pra vc fazer um teste.
1.400 km tem ate cabacinho o carro ainda, e perder a garantia nao é uma opçao boa........pense nisso.
Nao tem como comparar a Pajero com L-duca, pois a sua é carro de carga, e a pajero nao.......é que nem fiat strada e palio weekend........as relaçoes sao mais curtas na strada, por se tratar de carro de carga.
abraçao
Marcello Ladeira
27/04/2008, 17:05
A Tavora para quem rodou 1400km em 5 meses consumo é algo que não se deve preocupar. Você não deve ter completado 3 tanques com o carro ainda. Portando relaxe e faça as contas, mesmo com a L200 beberrona você tá gastando menos que se tivesse um carro 1.6 a gasolina.
Usava na minha L200 o 265/75 da BF, ele aumenta a relação em pouco mais de 3%, suficiente para baixar a rotação em 100RPM rodando a 120km/h. Sem mecher nada na frente também não é possível colocar pneu maior pois esse modelo já pegava um pouco.
Abs,
Abs,
dalmolin
27/04/2008, 19:04
Alguém já trocou ou sabe de alguém que trocou a relação do diferencial da L200 mecânica deixando mais longo? Pergunto isto pq a relação de marchas é curta demais principalmente a 5a marcha, aumentando o consumo principalmente nas estradas. Se compararmos com como ficaria: CONSUMO E VELOCIDADE FINAL?se quando vc viaja com ela poe 5ª marcha e esquece , reduz pra 4ª soh quando o motor sai da faixa de torque , DEVE alongar o diferencial ....
Quando puder fica olhando algum dono de ranger 3.0 arrancar em subida , eh sofridoooo ....
A minha F250 eh a proxima a ganhar um dif 3,73;1 ...
A.Tavora
27/04/2008, 21:39
A Tavora para quem rodou 1400km em 5 meses consumo é algo que não se deve preocupar. Você não deve ter completado 3 tanques com o carro ainda. Portando relaxe e faça as contas, mesmo com a L200 beberrona você tá gastando menos que se tivesse um carro 1.6 a gasolina.
Usava na minha L200 o 265/75 da BF, ele aumenta a relação em pouco mais de 3%, suficiente para baixar a rotação em 100RPM rodando a 120km/h. Sem mecher nada na frente também não é possível colocar pneu maior pois esse modelo já pegava um pouco.
Abs,
Abs,
Caro Marcelo, como eu já citei em outra oportunidade, eu estou andando mais na PAJERO do meu sogro na estrada pois ele estava impedido de dirgir, esta mamata de não rodar acaba agora pra minha PKP, ele irá começar a rodar pelo menos uns 2.500Km/mês, entendeu? Esta opção do pneu não está descartada.
Abçs.
A.Tavora
27/04/2008, 22:28
CAROS AMIGOS, COLOCAREI A SEGUIR UM RELATO FEITO PELO NOSSO AMIGO GUGU7 EM OUTRO TÓPICO, É MAIS OU MENOS O QUE EU GOSTARIA DE ESTAR FAZENDO COM MINHA L200.
Abçs.
O Companheiro Leonardo aqui do forum fez a seguinte alteração na Hilux dele: Eu alonguei os diferenciais para 4,10 e hoje viaja a 100 km/h a 2250 rpm e se quiser a 3500 ta a 150. Ficou muito agradavel na pista.
Daí pergunto aos amigos experientes: quando vc alonga os diferenciais vc retira um pouco da força para a arrancada e retomada de velocidades né isso ?? Além do que tem que mexer nos dois diferenciais, lógico.
1- Existe como mudar só a engrenagem de QUINTA MARCHA na caixa da L200 e conseguir facilitar (alongar)a velocidade final da mesma forma que o Leonardo conseguiu ?
Pergunto pq com 100Km/h na minha L200 GLS 2001 estou quase a 3000 rpm e o barulho incomoda e ainda vejo que tem muito motor pra pisar, mas nao queria forçar e por economia também.
Se alguém souber responder o item 1 acima eu agradeço. :concordo:
Alguém já trocou ou sabe de alguém que trocou a relação do diferencial da L200 mecânica deixando mais longo? Pergunto isto pq a relação de marchas é curta demais principalmente a 5a marcha, aumentando o consumo principalmente nas estradas. Se compararmos com FRONTIER 2.8 MWM que era a minha PKP anterior, a 5a da L200 era a 4a da frontier. Será que compensaria tal troca? Para os mais experientes como ficaria: CONSUMO E VELOCIDADE FINAL?
Copiei de outro tópico, esta pergunta-
O Companheiro Leonardo aqui do forum fez a seguinte alteração na Hilux dele: Eu alonguei os diferenciais para 4,10 e hoje viaja a 100 km/h a 2250 rpm e se quiser a 3500 ta a 150. Ficou muito agradavel na pista.
Daí pergunto aos amigos experientes: quando vc alonga os diferenciais vc retira um pouco da força para a arrancada e retomada de velocidades né isso ?? Além do que tem que mexer nos dois diferenciais, lógico.
1- Existe como mudar só a engrenagem de QUINTA MARCHA na caixa da L200 e conseguir facilitar (alongar)a velocidade final da mesma forma que o Leonardo conseguiu ?
Pergunto pq com 100Km/h na minha L200 GLS 2001 estou quase a 3000 rpm e o barulho incomoda e ainda vejo que tem muito motor pra pisar, mas nao queria forçar e por economia também.
Se alguém souber responder o item 1 acima eu agradeço. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif
A.Tavora
27/04/2008, 22:48
Valeu GUGU, estamos juntos nessa... Se tiver mais novidades continue avisando. Caso demore na resposta, é que estou em SP a negócios e no intervalo vou olhando e respondendo.
Aos amigos que puderem ajudar, desde já, OBRIGADO!
Um grande abraço
gutoxj98
27/04/2008, 23:06
Acho que tem sim como alterar apenas a 5º, valeria saber qual a caixa de cambio e procurar alguma caixa igual com uma relaçao mais longa de 5º............valeria ate essa da Pajero.........
è desmontar e trocar.............
abs
A.Tavora
27/04/2008, 23:19
Acho que tem sim como alterar apenas a 5º, valeria saber qual a caixa de cambio e procurar alguma caixa igual com uma relaçao mais longa de 5º............valeria ate essa da Pajero.........
abs
Caro Guto, teria que alongar a 4a e a 5a, para não ficar uma diferença muito grande de uma pra outra como acontece na PAJERO A/T (3a curta demais e 4a muito longa) . Mas é por aí...
Abraços.
gutoxj98
27/04/2008, 23:21
Tavora, mas saiba que perderá a garantia do carro caso altere mesmo a relaçao.
porque vc nao espera acabar a garantia !!!!!!
abs
Caro Guto, teria que alongar a 4a e a 5a, para não ficar uma diferença muito grande de uma pra outra como acontece na PAJERO A/T (3a curta demais e 4a muito longa) . Mas é por aí...
Abraços.
Eu percebo pouca diferença entre a Quarta e a Quinta marcha, por isso se der pra adaptar a engrenagem da Quinta já estaria bom.
:stop: Deixa eu explicar como é: na cidade quase não passo a quinta pq a quarta é suficiente visto os trânsitos pesados, mas na estrada já passei a "sexta" sem querer. ( pelo costume que tinha com a Ranger , o som me diz que o carro tá pedindo marcha aí já cheguei no reflexo a passar a "sexta" ou seja, sem notar reduzi a L200, acredita?):parede:
Abraços.
Eu percebo pouca diferença entre a Quarta e a Quinta marcha, por isso se der pra adaptar a engrenagem da Quinta já estaria bom.
:stop: Deixa eu explicar como é: na cidade quase não passo a quinta pq a quarta é suficiente visto os trânsitos pesados, mas na estrada já passei a "sexta" sem querer. ( pelo costume que tinha com a Ranger , o som me diz que o carro tá pedindo marcha aí já cheguei no reflexo a passar a "sexta" ou seja, sem notar reduzi a L200, acredita?):parede:
A.Tavora
28/04/2008, 19:45
Tavora, mas saiba que perderá a garantia do carro caso altere mesmo a relaçao.
porque vc nao espera acabar a garantia !!!!!!
abs
Guto, estou analisando a garantia sem dúvida, vamos ver os prós e contras.
Abçs
Guto, estou analisando a garantia sem dúvida, vamos ver os prós e contras.
Abçs
Na garantia eu também nao mexia não.
A.Tavora
29/04/2008, 17:54
Gugu, estou em São Paulo, e conversando com um amigo, ele disse que o diferencial e as marchas da L200 quadradas é mais longo que as da OUTDOOR e que tem gente mudando e ficando feliz da vida. Vc sabe de alguma coisa?
Abçs.
Gugu, estou em São Paulo, e conversando com um amigo, ele disse que o diferencial e as marchas da L200 quadradas é mais longo que as da OUTDOOR e que tem gente mudando e ficando feliz da vida. Vc sabe de alguma coisa?
Abçs.
Vou entrar em contato com o Pedro Jr. ( Pedim das Caixas de marchas) e ver o que ele diz.
Depois te falo algo.:concordo:
Valeu
A.Tavora
29/04/2008, 18:26
Ok gugu, fico no aguardo.
Abçs
A.Tavora
01/05/2008, 12:33
Caros Amigos, lendo sobre automóveis em um jornal, vi um comentário que a partir de OUTUBRO DE 2008 a MIT DO BRASIL não poderá mais ultilizar o atual motor 2.5 das L200 OUTDOOR, pois o mesmo não atende as legislações do brasil para carros a DIESEL a partir de 2009. Neste caso será que seria usado o 3.2 da L200 TRITON? Se for, teremos uma PKP imbatível pois, teremos um conjunto motor/ suspenção que nenhuma outra tem. Alguém está sabendo sobre isto?
Abçs
Walter L. L. Casitta
01/05/2008, 12:47
Caros Amigos, lendo sobre automóveis em um jornal, vi um comentário que a partir de OUTUBRO DE 2008 a MIT DO BRASIL não poderá mais ultilizar o atual motor 2.5 das L200 OUTDOOR, pois o mesmo não atende as legislações do brasil para carros a DIESEL a partir de 2009. Neste caso será que seria usado o 3.2 da L200 TRITON? Se for, teremos uma PKP imbatível pois, teremos um conjunto motor/ suspenção que nenhuma outra tem. Alguém está sabendo sobre isto?
Quer ouvir a opinião também de quem não morre de paixão por L200? A Mit tem esse mesmo motor 2.5 na versão 16V eletrônico que atenderia a legislação com facilidade já que é usado na Triton na Europa. Mesmo assim a tendência seria a Mit tirar a L200 linha e substituir por uma versão mais simples da Triton com esse motor 2.5 16V. Assim todos ficariam felizes e de quebra a Mit conseguiria baixar mais ainda o custo da Triton que fabricando duas picapes diferentes e com mais munição contra a concorrência..
Walter L. L. Casitta
01/05/2008, 15:57
Pessoal, Tem jeito não. As engrenagens da 1º, 2º, 3º e 5º são usinadas numa peças só. Pra troca um tem que trocar tudo. Seria como trocar o câmbio inteiro...
Pessoal, Tem jeito não. As engrenagens da 1º, 2º, 3º e 5º são usinadas numa peças só. Pra troca um tem que trocar tudo. Seria como trocar o câmbio inteiro...
Walter
Desculpe a ignorância, mas o que significa exatamente "usinadas". É o mesmo que soldadas ??? :pensativo:
Walter L. L. Casitta
01/05/2008, 16:22
Walter
Desculpe a ignorância, mas o que significa exatamente "usinadas". É o mesmo que soldadas ??? :pensativo:
Que nada, ninguem nasce sabendo.
São os processos mecânicos usados na construção de um peça. No caso das engrenagens os processos poderiam ser: Serramento, torneamento, fresamento, furação e por aí vai...
LUIS ANTONIO -BA
01/05/2008, 19:28
A Tavora se tivesse aberto este topico a duas semanas atras, eu não teria comprado a L200 outdoor, pois tinha uma sport A/T com o cambio igual o da pajero de seu sogro, achei que ela seria a mesma coisa porem manual, fechei negocio com a Mit dia 22 e peguei o carro dia 25, porem me decepcionei com a relação de marchas. Agora é ficar mais um ano e trocar o carro. Já rodei 1.800Km em viagem e o consumo não chegou nem a 8 esta na casa dos 7,8km/l
Edintruder
01/05/2008, 21:21
Luis, de qualquer forma o consumo tende a melhorar próximo dos 10000km. Não perde a esperança ainda!
A.Tavora
01/05/2008, 21:26
A Tavora se tivesse aberto este topico a duas semanas atras, eu não teria comprado a L200 outdoor, pois tinha uma sport A/T com o cambio igual o da pajero de seu sogro, achei que ela seria a mesma coisa porem manual, fechei negocio com a Mit dia 22 e peguei o carro dia 25, porem me decepcionei com a relação de marchas. Agora é ficar mais um ano e trocar o carro. Já rodei 1.800Km em viagem e o consumo não chegou nem a 8 esta na casa dos 7,8km/l
Luís, meus sogros são Bahianos também. Quanto a PKP, posso te garantir que na cidade ela é excelente pois, com as marchas curtas parece carro a gasolina. A minha PKP anterior era FRONTIER SE e confesso que no trânsito era lerda demais pelo fato das marchas serem bem mais longas. A desvantagem do cambio das mecanicas é de serem curtas demais mas, em compensação vc não corre o risco de aquecimento que ocorre com as A/T. A PAJERO A/T é excelente porém como eu ja relatei anteriormente as 3 primeiras marchas são curtas demais e 4a muito longa, se está a 80km/h de 3a quando entra a 4a parece que o carro vai parar.
Abçs.
murilloaquino
01/05/2008, 22:09
Pajero 2.5 né?Pelo contrario.A 4 do carro é muito curta.Viaja-se a 3500 rpm e o ponteiro marcando 140 km/h(133 no gps).É uma rotação muito alta...
A.Tavora
02/05/2008, 11:46
Pajero 2.5 né?Pelo contrario.A 4 do carro é muito curta.Viaja-se a 3500 rpm e o ponteiro marcando 140 km/h(133 no gps).É uma rotação muito alta...
Murilo, vc não entendeu! Quando falei que a 4a marcha era longa, era em relação as 3 primeiras. Sem dúvida as marchas da A/T também são bastante curtas, porém em relação as L200 M/C a última marcha é mais longa.
Um grande abraço.
Eduardo Eustaquio
02/05/2008, 12:39
Luis Antônio, tudo bem com você?
Sobre a questão da L200 Outdoor GLS de 121 cavalos, o que você comenta sobre o giro do motor, eu havia feito um comentário a respeito disso logo após ter recebido a camionete.
Quando andei acompanhando uma equipe de agronomos que estavam de S-10 é que notei o quanto a GLS têm o câmbio mais curto, pois não podia andar por muito tempo próximo em torno de 150 por hora, pois o giro do motor ja estava próximo aos 4500 rpm ou em alguns momentos até mais do que isso. Foi até por isso, que ocorreu algumas subidas do ponteiro da temperatura na GLS.
Comparando-a com a minha ex-outdoor hpe de 141 cavalos, em arrancada (diga-se em primeira e segunda marchas) elas são praticamente idênticas, mas nas outras marchas, devido a força do motor, a hpe é superior. Uma coisa é certa, a L200 GLS na cidade é mais ágio que muitos carros a gasolina que conheço.
O consumo da minha GLS nos primeiros 10.000 quilômetros foi entre 7,5 e 8,5, so que após a primeira revisão subiu para 8,5 e 9,5. Hoje, após os 40.000 quilômetros, o consumo tem sido ou na casa dos 10 por litro ou bem perto disso, sendo que algumas médias ficaram em 10,4. Lembrando que este consumo é sempre com ar-condicionado ligado e com velocidades acima dos 120 por hora.
Estou retornando ao Brasil na próxima semana. Quem está utilizando a camionete é meu filho. Vou buscar algumas informações com ele e depois posto aqui no fórum, mas vou lhe dizendo que meu filho está maravilhado com a L200.
LUIS ANTONIO -BA
02/05/2008, 15:43
Sobre a questão da L200 Outdoor GLS de 121 cavalos, o que você comenta sobre o giro do motor, eu havia feito um comentário a respeito disso logo após ter recebido a camionete.
Quando andei acompanhando uma equipe de agronomos que estavam de S-10 é que notei o quanto a GLS têm o câmbio mais curto, pois não podia andar por muito tempo próximo em torno de 150 por hora, pois o giro do motor ja estava próximo aos 4500 rpm ou em alguns momentos até mais do que isso. Foi até por isso, que ocorreu algumas subidas do ponteiro da temperatura na GLS.
Comparando-a com a minha ex-outdoor hpe de 141 cavalos, em arrancada (diga-se em primeira e segunda marchas) elas são praticamente idênticas, mas nas outras marchas, devido a força do motor, a hpe é superior. Uma coisa é certa, a L200 GLS na cidade é mais ágio que muitos carros a gasolina que conheço.
O consumo da minha GLS nos primeiros 10.000 quilômetros foi entre 7,5 e 8,5, so que após a primeira revisão subiu para 8,5 e 9,5. Hoje, após os 40.000 quilômetros, o consumo tem sido ou na casa dos 10 por litro ou bem perto disso, sendo que algumas médias ficaram em 10,4. Lembrando que este consumo é sempre com ar-condicionado ligado e com velocidades acima dos 120 por hora.
Estou retornando ao Brasil na próxima semana. Quem está utilizando a camionete é meu filho. Vou buscar algumas informações com ele e depois posto aqui no fórum, mas vou lhe dizendo que meu filho está maravilhado com a L200.
Valeu Eduardo, isso me deixa um pouco mais tranquilo quanto ao consumo, porem realmente ela só deixa a desejar na estrada em alta velocidade mas no transito é otima.
A.Tavora
03/05/2008, 11:17
Eduardo, fico feliz com este seu comentário, pois a minha que ainda está com 1.400km, só consequi fazer 7,0km/l(cidade). Até agora eu só tenho ELOGIOS , na cidade principalmente ela é bastante ágil.
Um grande abraço e bom retorno.
A.Tavora
03/05/2008, 22:37
Amigos, caso algum de vcs possua as relações de marcha e do diferencial das L200 QUADRADAS(99/00/01), por favor passem p/ mim.
Abçs.
A.Tavora
06/05/2008, 21:46
Caros Amigos, como já está sendo discutido em outro tópico, o motor da L200 OUTDOOR 2.5 será produzido só até o final do ano,pois não atende as legislações para carro a diesel. Deverá ser substituido pelo motor usado pela L200 argentina, também 2.5 só que 16v. Espero que a MIT alongue um pouco as marchas para podermos curtir viagens + longas sem ter que se preocupar com o giro lá em cima e claro, diminuir o consumo.
E O MAIS IMPORTANTE, NÃO ESQUENTA.
Abçs
A.Tavora
18/05/2008, 21:19
Caros Amigos, alguém tem L200 com RODAS ARO 20, em quanto alonga o diferencial/marchas? Alguém já teve experiência com rodas aro 20?
Abçs
Marcello Ladeira
19/05/2008, 10:38
A Tavora sugiro que baixe o programa abaixo, assim você poderá calcular todas as combinações possíveis nas mudanças de pneu.
http://cat.cc/tiresize.htm
Só sugiro que não poste essas coisas aqui no fórum pois senão o pessoal vai cair matando... aqui vale tudo para aumentar o Pneu e a altura da Viatura, agora rebaixar ou diminuir o Pneu em carros 4x4 é pedir para começar uma briga.
Abs,
Valeu GUGU, estamos juntos nessa... Se tiver mais novidades continue avisando. Caso demore na resposta, é que estou em SP a negócios e no intervalo vou olhando e respondendo.
Aos amigos que puderem ajudar, desde já, OBRIGADO!
Um grande abraço
Diz Távora.
Descobriu algo sobre alongar a caixa de marcha?
O meu amigo, "Pedim das caixas de marcha" saiu de Fortaleza e está no interior dificultando meu contato.
Esse fds semana viajei 150 KM retornando de um passeio e decidi abrir os vidros e desligar o ar pra ver se a sensaçao de giro detonado melhorava, (deu certo) 3000 giros tava 108 - 110 km/h no painel, e vc ouve mais o barulho da estrada do que o do motor.
O problema é que aqui no Ceará dificilmente dá pra se viajar sem ar, principalmente a tarde.:(
Quem souber algo real cita aqui OK.
Um abraço.
A.Tavora
02/06/2008, 22:43
Diz Távora.
Descobriu algo sobre alongar a caixa de marcha?
O meu amigo, "Pedim das caixas de marcha" saiu de Fortaleza e está no interior dificultando meu contato.
Esse fds semana viajei 150 KM retornando de um passeio e decidi abrir os vidros e desligar o ar pra ver se a sensaçao de giro detonado melhorava, (deu certo) 3000 giros tava 108 - 110 km/h no painel, e vc ouve mais o barulho da estrada do que o do motor.
O problema é que aqui no Ceará dificilmente dá pra se viajar sem ar, principalmente a tarde.:(
Quem souber algo real cita aqui OK.
Um abraço.
Gugu, tudo bem?
Não tenho novidades ainda, o que eu
tenho certeza era que nas L200 antigas
(quadradas) o diferencial ou a relação das
eram mais longas pois a 3.000 giros marcava
130 km/h. Agora com a mesma rotação
marca 115 km/h.
Se aparecer novidades eu aviso.
Um grande abraço.
Gugu, tudo bem?
Não tenho novidades ainda, o que eu
tenho certeza era que nas L200 antigas
(quadradas) o diferencial ou a relação das
eram mais longas pois a 3.000 giros marcava
130 km/h. Agora com a mesma rotação
marca 115 km/h.
Se aparecer novidades eu aviso.
Um grande abraço.
A minha é uma Quadrada GLS 2001 e com 3000 giros, em pista plana, não passa de 106-108 KM/h.
O barulho do motor com os vidros fechados incomoda muito.
Comparo com o barulho de viajar numa Kombi a 90km/h.
Até entendo que é uma picape e é feita mais pra força, diferentemente de uma Pajero por exemplo, mas já tive D-10 motor perkins, uma Bonanza Diesel, uma Ranger 2.5, andei em outras picapes e elas nao eram tao reduzidas assim nao.
A.Tavora
08/06/2008, 21:52
A minha é uma Quadrada GLS 2001 e com 3000 giros, em pista plana, não passa de 106-108 KM/h.
O barulho do motor com os vidros fechados incomoda muito.
Comparo com o barulho de viajar numa Kombi a 90km/h.
Até entendo que é uma picape e é feita mais pra força, diferentemente de uma Pajero por exemplo, mas já tive D-10 motor perkins, uma Bonanza Diesel, uma Ranger 2.5, andei em outras picapes e elas nao eram tao reduzidas assim nao.
Gugú, tudo bem?
Por acaso vc tem o manual da sua L200 com
as relações de marchas e do diferencial?
Eu continuo insistindo que as relações das
L200 quadradas eram mais longas. :parede:
Abçs
Marcelo-HPE
11/08/2008, 00:42
Amigos :
A minha L200 outdoor HPE a 120 km/h está 3250 rpm cravados .
Acho que para diminuir essa rotação ,deve-se aumentar o tamanho ( diamêtro e n° de dentes ) do pinhão de ataque do eixo de força , esse pinhão de ataque engrena na coroa do diferêncial traseiro .
Não precisa modoficar relações de caixa de marcha . somente o tamanho do pinhão de ataque.
Agora eu não sei se o diferêncial traseiro é importado do japão ou fabricado no brasil?
Acho que retirando o pinhão e levando -o a uma boa empresa de usinagem , atraves do pinhão original dá para fazer um outro maior.
Mas com certeza isso vai envolver alguns calculos de mecânica técnica.
Acho que vou até a Escola Técnica Federal (CEFET) aqui de Campos prá trocar um ideia com algum professor do curso técnico de mecânica daqui .
abraços !!!
Amigos :
A minha L200 outdoor HPE a 120 km/h está 3250 rpm cravados .
Acho que para diminuir essa rotação ,deve-se aumentar o tamanho ( diamêtro e n° de dentes ) do pinhão de ataque do eixo de força , esse pinhão de ataque engrena na coroa do diferêncial traseiro .
Não precisa modoficar relações de caixa de marcha . somente o tamanho do pinhão de ataque.
Agora eu não sei se o diferêncial traseiro é importado do japão ou fabricado no brasil?
Acho que retirando o pinhão e levando -o a uma boa empresa de usinagem , atraves do pinhão original dá para fazer um outro maior.
Acho que vou até a Escola Técnica Federal (CEFET) aqui de Campos prá trocar um ideia com algum professor do curso técnico de mecânica daqui .
abraços !!!
Melhor seria se existisse um KIT C&P mais longo, prontinho.
Adaptar pinhão para encaixar na mesma Coroa original, tem que ser feito muito cálculo mesmo.
A.Tavora
18/12/2008, 16:23
Caros amigos,
alguem sabe se o diferencial/engrenagens da PAJERO SPORT é o mesmo ou mais longo que os da L200?
Já que na PAJERO A/T é mais longo que a da L200 A/T.
Abçs.
SAPO-BOMBA
18/12/2008, 21:50
Queridos, já venho há algum tempo nesse dilema de diferencial tb, possuo uma Galloper 2.5 que possui a mesma mecânica inteira das L200, incluindo os diferenciais.
Já até troquei a caixa de marchas pela da GLS 2003 ( que por sinal é mais macia ), mas não resolveu meu problema de alta rotação em velocidades acima de 100km/h.
Já vi uma caixa de L200 inteiramente desmontada, e no caso não dá pra alterar as engrenagens, pois elas são usinadas numa peça só, o eixo-piloto ( ou carretão, como chamam tb ).
Na Galloper a 100km/h, o conta-giros marca 3100RPM mais ou menos ( o que é alto pra chuchu num motor diesel ), enquanto a L200 GLS 2003 de um amigo meu a 120km/h marca entre 2800/2900RPM, usando o mesmo motor e caixa.
O segredo todo está nos diferenciais, os quais pretendo trocar assim que conseguir encontrar algum ( e que tb aceite os meus à base de troca, obviamente ). Lembrando que os DOIS diferenciais devem ser trocados, devem ser iguais. Não adianta colocar apenas o traseiro ( salvo que o carro em questão seja 4X2 ), na hora que ligar a tração vai travar tudo.
Andei conversando com o amigo BLUE BUS em outro tópico e sugeri uma consulta sobre esses diferenciais com o pessoal da SAPINHO CÂMBIOS ( http://www.sapinhocambios.com.br/ (http://www.sapinhocambios.com.br/) ), talvez eles possam ter uma solução diferente, pensei até na alteração do próprio eixo-piloto pra alongar apenas a quinta marcha ( não sei se é possível ).
Enfim, pelo menos como consolo eu sei que meu carro mesmo sendo mais pesado que a L200 e tendo a mesma mecânica, arranca melhor do que ela até a 3ª ou 4ª marcha ( justamente por ser mais curto o diferencial ) :D
Walter L. L. Casitta
18/12/2008, 22:44
Diferencial não faz milagre. Pra usar diferencial mais longo tem que aumentar a potência do motor...
Cuidado,
vc vai acabar com teu carro, vais perder muito torque, é caminho sem volta!
Abraço
SAPO-BOMBA
19/12/2008, 01:40
"Diferencial não faz milagre. Pra usar diferencial mais longo tem que aumentar a potência do motor..."
E é o que eu pretendo fazer, Walter. Já comprei o intercooler e o motor já ta todo no ponto, redondinho. Aumentando um pouco a potência como eu pretendo, já compensaria o suficiente a troca dos diferenciais... A sua colocação está correta!
A.Tavora
19/12/2008, 10:35
Diferencial não faz milagre. Pra usar diferencial mais longo tem que aumentar a potência do motor...
Caro Walter, tudo bom?
Quando questionei o alongamento do diferencial, estou me
baseando na PAJERO SPORT A/T com
motor 2.5. Se vc ver as relações das marchas, verá que as 3
primeiras marchas são curtíssimas e a 4a longa demais. Quem
já andou sabe, na estrada quando entra a 4a marcha parece
que o carro vai parar, principalmente quando está com a
capacidade máx. de peso.
No meu caso eu gostaria de manter as 4 primeiras marchas
inalteradas e alongando apenas a 5a. O que na minha humilde
opinião, não deixaria um "buraco" como na PAJERO A/T.
A MIT deveria ter colocado a 3a marcha da PAJERO A/T um
pouco mais longa, assim a sensação de falta de força do
motor ficaria menos evidente ao entrar a 4a marcha.
Com relação ao nosso amigo Sapo Bomba, concordo com vc,
não adianta apenas alongar o diferencial, tem que aumentar
a potencia do motor principalmente no caso dele que o carro
é bem mais pesado.
Como ele respondeu que vai colocar intercooler, deve melhorar!
Mais eu acho que ainda não é o suficiente, pois coloquei na
minha 2001 e o ganho de potencia é muito pouco.
Um grande abraço.
Na boa galera,alongar diferencail de L200 é dar tiro no pé.
De onde vai sair potência para compensar essa nova relação??
Em qualquer subida vai ter que recuar marcha,a embreagem não vai durar nada,sinceramente,mecher em L200 é furada,a não ser que mude o motor.
Falo isso por experiencia,e tem muita gente aqui que sabe muito mais do que eu,esse sabem do que eu estou falando!!!
A.Tavora
20/12/2008, 16:25
Na boa galera,alongar diferencail de L200 é dar tiro no pé.
De onde vai sair potência para compensar essa nova relação??
Em qualquer subida vai ter que recuar marcha,a embreagem não vai durar nada,sinceramente,mecher em L200 é furada,a não ser que mude o motor.
Falo isso por experiencia,e tem muita gente aqui que sabe muito mais do que eu,esse sabem do que eu estou falando!!!
Fale Netão, tudo bem?
Me desculpe, mas eu não concordo com o que vc disse!
Se vc leu que eu escrevi sobre a PAJERO SPORT A/T, tem fundamento.
O que eu gostaria de fazer era alongar a 5a marcha para
que em trechos de estradas a rotação do motor viesse a
cair pelo menos 600 rpms.
Isto não significa que que vc tenha que recuar marcha a
todo instante já que, apenas a 5a marcha estaria alongada.
Com certeza não ficaria pior que o cambio automático da
PAJERO SPORT 2.5.
E por que a embreagem não duraria?
P.S:Estou indo Domingo para o RS e volto dia 01/01/09
se tudo der certo irei aí na nossa querida Fostaleza dia
05 ou 06 de Janeiro, caso isto aconteça te aviso para
colocar a minha L200 para dar umas voltas nas dunas.
(ou pelo menos tentar) kkkkk.
Um grande abraço
SAPO-BOMBA
21/12/2008, 00:54
Há duas soluções possíveis, e pelo visto nenhuma das duas é "simples" e nem barata.
A primeira consistiria em alterar os diferenciais, mas isso tb no caso das L200 mais fraquinhas ( e da minha Galloper ) pediria por ajustes no motor, mais potência pra compesar... Aí entra ajuste na turbina e na bomba, intercooler, etc...
Mas segundo já andei analisando com calma, é capaz que fique bom no caso da L200 pq ela já tem a primeira e a segunda marchas bem curtas, perderia um pouco de "força" na saída mas ganharia fôlego nas retas depois de embalar... Pra quem viaja muito, vale a pena. Pra quem curte "trilhar" com o carro, sai no prejuízo pela perda de torque nas primeiras marchas ( se bem que reduzida existe pra isso ).
No segundo cenário, tb creio ser possível a modificação da relação da 5ª marcha, mas o que complica aí é a desmontagem do câmbio, retirada do eixo-piloto e arrumar alguém competente o bastante pra fazer o serviço. Seria o mais racional, mas tb é o mais complicado ( e caro, creio eu )
Em todo o caso, não custa nada a gente pesquisar, se informar e analisar as possibilidades. Vá que possa dar certo, acaba virando uma ótima dica pra quem tem L200 e Galloper.
Só pra constar, a diferença de aceleração por causa da relação mais curta é gritante, principalmente em retomada. Passou hoje de tarde um louco com uma Hilux SW4 3.0 do modelo antigo, meio que intimando a correr. Não curto, mas fui na onda pra ver onde ia... :evil:
Na hora que a gente encostou num radar e diminuiu pra 60 por hora, joguei 3ª e passei ele numa facilidade que até eu me impressionei, ainda mais pela diferença de litragem/cavalaria. :pensativo:
Mas aí quando o meu ponteiro marca quase 140km/h a rotação tá indo pras cucuias, batendo na casa dos 4000RPM... :stop: Aí resolvi aliviar quando chegamos no balão de retorno da rodovia.
Pelo menos ele não colou até antes dessa velocidade, mas depois fatalmente ele me passaria. No balão da estrada ele passou bem quietinho, dei muita risada... :lol:
Como uma quinta marcha mais longa me faria feliz, imagina viajar à 120km/h com uns 2600/2800RPM...:palmas:
A.Tavora
21/12/2008, 22:43
Bem, já tenho uma L200 quadradinha que poderia servir de cobaia!!!
Tenho um amigo que é mecânico e a uns 20 dias entrou uma L200
com cambio/diferencial quebrado em sua oficina. Ele sugeriu
que a melhor opção seria alongar o diferencial que alongaria
todas as marchas.
Eu disse que gostaria de tentar primeiro na L200 que já está com
o diferencial desmontado, acontece que o dono não está gostando
nem um pouco da idéia, eu propus a ele que caso ficasse como eu
pretendia, eu compraria outra caixa pra ele substituir a dele e se
não ficasse bom eu pagaria a mão de obra para deixá-la original
novamente. Ele disse que ia pensar. Vamos ver....
Abçs
Fale Netão, tudo bem?
Me desculpe, mas eu não concordo com o que vc disse!
Se vc leu que eu escrevi sobre a PAJERO SPORT A/T, tem fundamento.
O que eu gostaria de fazer era alongar a 5a marcha para
que em trechos de estradas a rotação do motor viesse a
cair pelo menos 600 rpms.
Isto não significa que que vc tenha que recuar marcha a
todo instante já que, apenas a 5a marcha estaria alongada.
Com certeza não ficaria pior que o cambio automático da
PAJERO SPORT 2.5.
E por que a embreagem não duraria?
P.S:Estou indo Domingo para o RS e volto dia 01/01/09
se tudo der certo irei aí na nossa querida Fostaleza dia
05 ou 06 de Janeiro, caso isto aconteça te aviso para
colocar a minha L200 para dar umas voltas nas dunas.
(ou pelo menos tentar) kkkkk.
Um grande abraço
Poisé cara,eu também tinha vontade de alongar esse cambio,mas tem que mecher em muita coisa,estudar um bocado para não fazer besteiras e achar peças!!!
Mas se tratando de cair apenas 600 giros é muito bom comparado a essa relação da L200,mas o que eu não vejo é qual usar...
P.S:Quando estiver por aqui,só dá um toque!!!
Abraço!!
Walter L. L. Casitta
22/12/2008, 11:42
O Renato Fraga tá com a idéia de desenvolver uma caixa de overdrive. Até abriu um tópico sobre esse assunto. Dêem um força pra ele lá que ele põe a idéia pra funcionar.
Talvez essas seria um opção bem melhor que trocar os diferenciais da L200.
Marcelo-HPE
22/12/2008, 13:13
Para alongar o diferêncial ,acho melhor aumentar o tamanho ( diamêtro e n° de dentes ) do pinhão de ataque do eixo de força , esse pinhão de ataque engrena na coroa do diferêncial traseiro .
Não precisa modificar relações de caixa de marcha . somente o tamanho do pinhão de ataque.
Agora eu acho que vai ter quer fazer o mesmo diferêncial dianteiro por causa da tração 4x4 .
Uma empresa de usinagem renomada consegue fabricar um pinhão desses .
abs
A.Tavora
27/12/2008, 21:08
Para alongar o diferêncial ,acho melhor aumentar o tamanho ( diamêtro e n° de dentes ) do pinhão de ataque do eixo de força , esse pinhão de ataque engrena na coroa do diferêncial traseiro .
Não precisa modificar relações de caixa de marcha . somente o tamanho do pinhão de ataque.
Agora eu acho que vai ter quer fazer o mesmo diferêncial dianteiro por causa da tração 4x4 .
abs
Boa Marcelo,
Estou determinado a colocar esta ideia em pratica assim que eu voltar. Agora estou em Florianopolis.
Um grande abraço
Walter L. L. Casitta
28/12/2008, 09:08
abs
Mascelo, isso é impossível de ser feito.
Marcello Ladeira
28/12/2008, 10:02
Moçada sugiro buscarem apenas uma relação mais longa da 5a marcha. Acredito que seja mais simples e barato, além de não mudar com todas as demais relações da L200 que no meu entendimento estão adequadas.
Na minha ex-L200 Sport HPE sentia apenas que a 5a devia ser um pouco mais longa do que era, da forma como estava era muito parecida com a 4a marcha. Acho que se conseguirem uma relação 10% mais longa já tá de bom tamanho. As L200 RS possuem todas as relação iguais as L200 de rua, no entanto a 5a marcha é mais longa, provavelmente vocês podem utilizar receita semelhante.
Abs,
Mascelo, isso é impossível de ser feito.
x2!!!
Coroa e pinhão são um "par perfeito". Duvido que alguém consiga fazer uma coroa que se adapte a um pinhão perfeitamente. E vice-versa.
Marcelo-HPE
28/12/2008, 11:59
Amigos acho que uma boa empresa de usinagem consegue frezar uma engrenagem dessas . O cara tem que entender de calculos de engrenagens . Passo, Módulo, Ø primitivo etc . o passo e o módulo tem que ser o mesmo da coroa , vai mudar o Ø primitivo , o Ø externo e n° de dentes e alguns outros valores .
Távora seria interessante vc trocar uma ideia com algum professor de mecânica industrial do Senai, ou CEFET aí da sua região
abs
Marcelo-HPE
28/12/2008, 12:03
Quanto a quinta marcha mais longa , seria interessante tb . acho que teria que usar uma engrenagem menor.
SAPO-BOMBA
28/12/2008, 12:49
O problema todo é que o eixo-piloto das L200 é uma peça inteiriça, não dá simplesmente pra trocar uma ou outra engrenagem...
O ideal seria a troca pelo eixo das RS, como falaram, que é mais longo... ou então sacar o eixo-piloto fora e mandar alongar apenas a 5ª, sabe-se lá como.
A.Tavora
29/12/2008, 08:38
O problema todo é que o eixo-piloto das L200 é uma peça inteiriça, não dá simplesmente pra trocar uma ou outra engrenagem...
O ideal seria a troca pelo eixo das RS, como falaram, que é mais longo... ou então sacar o eixo-piloto fora e mandar alongar apenas a 5ª, sabe-se lá como.
Caro Sapo Bomba,
Realmente isto tem sentido, nao tenho certeza ainda se realmente e uma peca so.
Alguem poderia afirmar?
Um grande abraco.
É galera,pelo visto é melhor trocar a caixa das L200 pela da RS que sai mais facil...
SAPO-BOMBA
29/12/2008, 12:42
netão, notei que vc tem uma Savana... como é a rotação dela a 100, 120 por hora?
Passa muito dos 3000RPM ou fica abaixo disso? Não tenho certeza, mas lembro de ter lido que a caixa das Savanas tb é diferente das L200 convencionais.
SAPO-BOMBA
29/12/2008, 12:47
"Realmente isto tem sentido, nao tenho certeza ainda se realmente e uma peca so."
A.Tavora, a peça é inteiriça sim, já vi caixas de L200 completamente desmontadas, inclusive eu mesmo já tive o eixo nas minhas mãos.
Existe a Sapinho Câmbios em SP, só não sei se eles fazem esse serviço ou se confeccionam outro eixo. Olhei rapidamente o site deles e vi lá a descrição de "engrenagens 4x4 L200":
http://www.sapinhocambios.com.br/pecaseservicos.asp (http://www.sapinhocambios.com.br/pecaseservicos.asp)
netão, notei que vc tem uma Savana... como é a rotação dela a 100, 120 por hora?
Passa muito dos 3000RPM ou fica abaixo disso? Não tenho certeza, mas lembro de ter lido que a caixa das Savanas tb é diferente das L200 convencionais.
Cara,tenho uma 2005,e uso pneus BF AT,e a 120 estou a 3.200 rpm's.Ela não tem nada de diferente das outras na relação!!!!
Minha média é 110/120,fica entre 3.000 a 3.200.
SAPO-BOMBA
29/12/2008, 18:25
netão, a 120km/h meu carro marca mais de 3500RPM! A relação do teu carro certamente é mais alongada do que a minha camioneta...
leobnaval
30/12/2008, 00:24
Alguem sabe as relações de marcha e dif. das L200 tanto quadradinhas,R , RS, HPE, SPORT, SAVANA, outdoor, TRITON.
Quem puder postar serei muito grato acho que é bom começarmos pelas rel. para ver o que é melhor e se muda alguma coisa de uma para outra, eu tenho aqui algumas se achar eu posto.
Abraços, Leo
SAPO-BOMBA
30/12/2008, 02:52
Vou falar por mim: Já vi L200 "quadradinha" que tinham relações diferentes, mesmo sendo mesmo câmbio e motor!
Em uma, a 120km/h, 3000RPM
Em outra, na mesma velocidade, 3600RPM!
Vai entender...
Marcello Ladeira
30/12/2008, 09:21
Já havia feito essa pesquisa em 2006 e postado aqui no fórum, como não achei coloquei novamente. Se não me engano, em minhas pesquisas da época, vi que as relações da Outdoor eram idênticas às da Ranger com motor 2.5 (Maxxion). Na mesma época comparei com a L200 Quadradinha e as relações eram as mesmas, não sei se modelos anteriores dessa pickup saíram com relações diferentes. Revendo os números vi que me enganei ao afirmar que na RS era tudo igual a Outdoor/Sport, mudando apenas a 5a.
Vejam que a relação da 5a marcha da RS é perfeita e suficiente para fazer a L200 a 100-120km/h ainda rodar acima dos 2000RPM e portanto manter a agilidade.
Pelos meus calculos, na original, 110km/h dá algo como 3000RPM, velocidade que conseguiria ser atingida por algo como 2600RPM com a relação da RS. Modificando a dimensão do pneu para a 265/75R16 cairia ainda mais, para cerca de 2500RPM... acho que assim a L200 ainda manteria a esperteza e seria econômica (seria isso possível?) hehehehe
Bom, me lembro claramente de muitas vezes estar atrás de caminhões, a 60km/h, e nem reduzir para fazer a ultrapassagem, já que a 5a. era bem curta... com a nova relação a redução terá de ser feita para se ultrapassar com segurança.
Cabe ressaltar também que o câmbio da RS é diferente da Outdoor, não tenho conhecimento técnico suficiente para saber se isso inviabiliza a "adaptação".
As relações utilizadas atualmente na Outdoor, Savana e Pajero Sport MT são as mesmas.
Abs e boa sorte pro6,
Cabe ressaltar também que o câmbio da RS é diferente da Outdoor, não tenho conhecimento técnico suficiente para saber se isso inviabiliza a "adaptação".
Confirmem a informação, mas acho que a RS usa câmbio Eaton, modelo FSO-2305, mesmo câmbio da Ranger e antiga Frontier.
[]'s
netão, a 120km/h meu carro marca mais de 3500RPM! A relação do teu carro certamente é mais alongada do que a minha camioneta...
Eita,muito alto,com 3500 ja vou ''beslicando'' 140km/h!!!!
Tudo que eu mais queria era poder ter uma relação mais longe na L200,mas na Savana eu não vejo como,ja que seu motor de 100 cavalinhos não suportaria...
Marcello Ladeira
30/12/2008, 10:59
Confirmem a informação, mas acho que a RS usa câmbio Eaton, modelo FSO-2305, mesmo câmbio da Ranger e antiga Frontier.
[]'s
Ela usa o câmbio Eaton, mas não sei a série.
Abs,
SAPO-BOMBA
30/12/2008, 12:26
De fato, o câmbio das L200 mudou a partir das HPE/Sport. Apesar dos motores iguais ( bloco 4D56 no caso ), o câmbio, tração e arranque são diferentes entre elas.
O curioso é que vendo as imagens postadas, no manual do meu carro vem dizendo que a relação final é o mesmo 4,875. E tb notei diferenças entre as relações, apesar de ambas terem a mesma relação final de 4,875!
Ou seja, então é o câmbio que é diferente, e não o diferencial???
SAPO-BOMBA
30/12/2008, 12:28
A título de informação, eu troquei no comecinho do ano o câmbio do meu veículo pelo da L200 GLS 2003. Juro que não lembro a quanto ficava a 120km/h com o câmbio antigo, vou me informar com outros donos de Galloper Diesel pra averiguar...
Temo ter trocado um câmbio mais longo por um mais curto e não ter me tocado! :(
Marcelo-HPE
30/12/2008, 13:34
A l 200 gls 2003 a 120 km/h o motor fica em torno de 3250 rpm .
Marcello Ladeira
30/12/2008, 17:00
A l 200 gls 2003 a 120 km/h o motor fica em torno de 3250 rpm .
Acho que a L200 antiga tinha as mesmas relações. O fato de estar a 3250 a 120km/h está relacionado ao fato da dimensão dos pneus... percebi isso andando em umas GL quadradinhas.
Abs,
leobnaval
30/12/2008, 20:58
Vou falar por mim: Já vi L200 "quadradinha" que tinham relações diferentes, mesmo sendo mesmo câmbio e motor!
Em uma, a 120km/h, 3000RPM
Em outra, na mesma velocidade, 3600RPM!
Vai entender...
Pode ser diferença de tamanho de pneus
Abraços, Leo
Walter L. L. Casitta
30/12/2008, 21:12
Pessoal, nada ficaria mais simples ou mais barato de fazer na caixa de marchas do que trocar a relação dos diferenciais. É impossível trocar qualquer engrenagem sem ter que trocar todas e opções de engrenagens nem existe. Isso é viagem!
Se quiser tem que trocar os diferenciais assim como os fabricantes fazem. Infelizmente é a única opção que vocês têm a menos que consigam colocar pneus maiores.
leobnaval
30/12/2008, 21:24
O que o pessoal ta querendo fazer é trocar o câmbio ou a relação da 5ª para mais longa.
Impossível não é, mas não é igual câmbio da vw que é só escolher a relação e trocar.
Eu acho perda de tempo querer fazer isso, porém o que puder ajudar!
Abraços, Leo
A.Tavora
31/12/2008, 10:09
O que o pessoal ta querendo fazer é trocar o câmbio ou a relação da 5ª para mais longa.
Impossível não é, mas não é igual câmbio da vw que é só escolher a relação e trocar.
Eu acho perda de tempo querer fazer isso, porém o que puder ajudar!
Abraços, Leo
Caro Leo, tudo bem?
Qual o modelo da sua L200?
É que eu estou acessando do meu celular e o visor é muito pequeno dificultando a identificação do carro.
Abçs.
leobnaval
31/12/2008, 13:18
A minha é uma L200 95 4x2
Esta da foto é uma EVO, tirei a foto em um rally esta são simplesmente show se quiser posto algumas fotos delas e de outras como RS, Ranger e S-10 todas de rally....
Abraços, Leo
SAPO-BOMBA
31/12/2008, 14:51
Leobnaval, os pneus do meu carro são 31 x 10,5 R15. São equivalentes aos 255/75 R15 das L200 "Quadradinhas". Inclusive eu usava os Pirelli Scorpion AT 255/75 R15 antes de mudar para os Maxxis 31 x 10,5 R15.
Tá com cara de que as relações "variam" entre as L200, dos mais diversos anos...
Já vi gente satisfeita com a rotação em alta velocidade, e já vi gente reclamando das relações curtas demais, isso falando de L200 quadrada. Das HPE, não sei dizer...
Abraço
A.Tavora
31/12/2008, 20:09
Na época que eu tinha minha L200 GLS 2000/2001, meu sogro tinha uma HPE 2001 e as relações das marcha eram iguais a minha.
A todos: Um ANO NOVO COM
2009 NOVAS AVENTURAS.
A.Tavora
11/01/2009, 00:28
Caros Amigos,
Vou colocar aqui os números obtidos com uma
PAJERO SPORT 2.5 A/T.
100 KM/h ..... 2.300 rpm
110 km/h ..... 2.600 rpm
120 km/h ..... 2.800 rpm
130 km/h ..... 3.000 rpm
140 km/h ..... 3.200 rpm
Na minha a 130 km/h o motor está a 3.500 rpm,
isto prova que daria para alongar sim as marchas
da L200 M/C sem prejudicar o seu rendimento. Isto
mostra o contrário de quem falou que o motor
não suportaria pois é fraco demais, etc...
Alongar a 5a marcha seria o ideal e as tornaria
bem mais econômicas nas estradas.
Resta é saber como!!!! rsrsrs.:parede:
Abçs
FlavioLouveira
12/01/2009, 13:32
eh isso mesmo,...na minha a 140 esta a 3 mil giros no painel...
A.Tavora
10/12/2009, 23:00
Acho que a MIT não alonga o diferencial da L200 OUTDOOR, é por falta de torque neste motor, o torque da TRITON é absurdo em relação ao motor 2.5 da OUTDOOR.
O câmbio da TRITON M/C é bastante longo, por exemplo a 100 km/h esta a apenas 2.200 RPM's.
Uma pena a MIT não colocar um motor com mais torque na OUTDOOR para usar a mesma relação da TRITON, este é o único defeito.
abçs
Marcelo-HPE
11/12/2009, 07:42
Távora , na l200 triton manual , qual a rotação do motor a 120km/h ??? !
O câmbio da TRITON M/C é bastante longo, por exemplo a 100 km/h esta a apenas 2.200 RPM's.
abçs
fala tavora!! parabens pela nova viatura!!
o da triton é mt mais longo q o da outdoor. mas nao sei se é somente as relações de marcha q fazem isso. tem a questão do diferencial.
a triton é 4.1
ranger 3.54
hilux 3.9
assim o da ranger é o mais longo e o da triton o mais curto.
na ranger a 100km/h os giros estão em 1700rpm, na hilux a 1800-1900rpm....isso é mt bom para o consumo. mas numa ultrapassagem as vezes é necessario uma redução pra 4a marcha. já a triton q tem um diferencial mais curto, talvez nao seja necessario reduzir.
a 140km/h na ranger está a 2500rpm, e na hilux a 2600rpm.
leobnaval
11/12/2009, 10:56
Para fazer um comparativo mais preciso agora que já temos a rel. de dif., faltou as relações do câmbio, t-case e pneus originais dessas camionetes...
Aí já dá pra brincar com a calculadora.
Marcelo-HPE
11/12/2009, 11:16
o da triton é mt mais longo q o da outdoor. mas nao sei se é somente as relações de marcha q fazem isso. tem a questão do diferencial.
a triton é 4.1
ranger 3.54
hilux 3.9
na ranger a 100km/h os giros estão em 1700rpm, na hilux a 1800-1900rpm....isso é mt bom para o consumo. mas numa ultrapassagem as vezes é necessario uma redução pra 4a marcha. já a triton q tem um diferencial mais curto, talvez nao seja necessario reduzir.
O que também prejudica o consumo !!!
leobnaval
11/12/2009, 11:32
Segue alguns dados da Triton A/T:
1ª 2,842
2ª 1,495
3ª 1,000
4ª 0,731
Ré 2,720
peso em ordem de marcha 1,945 kg
Segue alguns dados da Triton M/T:
1ª 4,234
2ª 2,238
3ª 1,398
4ª 1,000
5ª 0,760
Ré 3,553
peso em ordem de marcha 1,935 kg
O restante é igual para ambas:
Dif. 4,1
pneus: 265/70 R16
t-case normal 1,0; reduzida 1,9
potência 165cv a 3.800 rpm
torque 38,1 kfgm a 2000 rpm
com o torque máx. a 2000 está explicado a rotação de 2200 rpm a 100 km/h em 5ª marcha, pois em uma viagem o ideal é rodar pouco acima da faixa de torque máx. com isso nas subidas não muito ingremes o giro caindo um pouco atinge a rotação de torque max. do motor e não necessita de redução de marcha (depende da subida em questão).
Assim que conseguir de outras pick-up eu vou postando.
a triton é 4.1
ranger 3.54
hilux 3.9
Jera já verificou em quantos rpm fica a hilux na velocidade final? A sw4 cortava o diesel a 180 Km/h e ficava cravado nos 3000 rpm.
Abraço.
A.Tavora
11/12/2009, 20:43
Fale Marcelo,
por incrivel que pareça, eu ainda não passei de 100 km/h:parede: parece mentira, nem eu acredito. Mas em breve posto aqui.
Abçs
A.Tavora
11/12/2009, 20:58
a triton é 4.1
ranger 3.54
hilux 3.9
Caro amigo Jera,
parabéns pela sua viatura, vc tá bem montado....
Quanto vc pagou no seguro dela?
a TRITON M/C é muito legal, anda muito bem. Antes de comprar eu lí o teu relato sobre o cambio A/T, não e arrenpedi de ter comprado M/C pois dá para brincar bastante.
Como ja havia comentado, meu Pai tem uma SW4 M/C e realmente o cambio é mais longo, posso afirmar que também é mais economica que a TRITON, mas em compensação a TRITON arranca muito mais rápido que a TOYOTA.
um grande abraço
Jera já verificou em quantos rpm fica a hilux na velocidade final? A sw4 cortava o diesel a 180 Km/h e ficava cravado nos 3000 rpm.
Abraço.
fala loyer!!
pow...nessa velocidade eu só olho pra frente e pro velocimetro!!! hehehe
mas eu chuto uns 3500rpm +-.
no velocimetro corta a uns 193km/h mas pelo rastreador eu vi q a maxima registrada foi 179km/h
Caro amigo Jera,
parabéns pela sua viatura, vc tá bem montado....
Quanto vc pagou no seguro dela?
a TRITON M/C é muito legal, anda muito bem. Antes de comprar eu lí o teu relato sobre o cambio A/T, não e arrenpedi de ter comprado M/C pois dá para brincar bastante.
Como ja havia comentado, meu Pai tem uma SW4 M/C e realmente o cambio é mais longo, posso afirmar que também é mais economica que a TRITON, mas em compensação a TRITON arranca muito mais rápido que a TOYOTA.
um grande abraço
o seguro está em nome do meu pai, pois ele é funcionario publico e tem um desconto no BB. mas saiu 3200 eu acho.....com rastreador....a triton saia +- 6mil!! por isso preferimos pegar uma hilux.....se fosse pelo meu perfil na triton.....menor de 26 anos e q vai a faculdade, iria pra 15mil! absurdo.
q bom q vc viu o relato! tem horas q fico meio puto com o cambio pois qnd preciso de agilidade ele é meio lerdo!
hj eu pegaria uma manual. da pra controlar mt mais o motor.
se fosse uma triton, sem duvidas uma manual. pois aí eu colocaria 240cv nela e ia ficar o bixo!!
abraços!
Pequeno jr
12/12/2009, 00:09
Aos que querem mais dados a respeito se o cambio longo ou curto é melhor
Vejam o Blog do Sergio Holanda
http://sergioholanda.blogspot.com/search/label/rela%C3%A7%C3%B5es%20motor/c%C3%A2mbio.diferencial/rodas
fala loyer!!
no velocimetro corta a uns 193km/h mas pelo rastreador eu vi q a maxima registrada foi 179km/h
PQP!!! Que vontade de estar com minha RAM ai no BR para poder ver até quanto chega o velocímetro dela...
o seguro está em nome do meu pai, pois ele é funcionario publico e tem um desconto no BB. mas saiu 3200 eu acho.....com rastreador....a triton saia +- 6mil!! por isso preferimos pegar uma hilux.....se fosse pelo meu perfil na triton.....menor de 26 anos e q vai a faculdade, iria pra 15mil! absurdo.
q bom q vc viu o relato! tem horas q fico meio puto com o cambio pois qnd preciso de agilidade ele é meio lerdo!
se fosse uma triton, sem duvidas uma manual. pois aí eu colocaria 240cv nela e ia ficar o bixo!!
abraços!
Jera,
Será que este seu sentimento de lerdeza do câmbio não se deve à você não ter se adaptado à faixa de torque da Hilux? Digo isto pois na minha ex-SRV, o câmbio era muito ágil quando eu mantinha o giro entre os 1600 até 2200 rpms (acho que era esta faixa). E eu fazia ultrapassagens com muita tranquilidade. Somente após colocar os 33 é que ele ficou meio bobo.
Um abraço,
fala loyer!!
hehehe esqueci que tu tem os olhos quase fechados japinha.
abraços!
Carinho hein? No perfil do meu pai (54 anos, casado e etc) ficou em R$ 2.750,00 sem rastreador, bloqueador ou qualquer outra chatice dessas.
Seguro completo: caro reserva, assistencia 24 horas, passagem aérea e etc.
Seguradora: chub (não sei como se escreve)
Abraço.
Jera,
Será que este seu sentimento de lerdeza do câmbio não se deve à você não ter se adaptado à faixa de torque da Hilux? Digo isto pois na minha ex-SRV, o câmbio era muito ágil quando eu mantinha o giro entre os 1600 até 2200 rpms (acho que era esta faixa). E eu fazia ultrapassagens com muita tranquilidade. Somente após colocar os 33 é que ele ficou meio bobo.
Um abraço,
Alê eu tb não tenho o que reclamar do câmbio dela não. Tanto na Sw4 como na pick-up acho muito bom e em nenhum momento senti vontade de estar numa manual.
Acho que isso é muito pessoal, eu por exemplo quando fiz test drive na frontier sel não gostei nadinha do câmbio AT apesar de ser 5 marchas o da hilux me agrada muito mais.
Abraço.
Carinho hein? No perfil do meu pai (54 anos, casado e etc) ficou em R$ 2.750,00 sem rastreador, bloqueador ou qualquer outra chatice dessas.
Seguro completo: caro reserva, assistencia 24 horas, passagem aérea e etc.
Seguradora: chub (não sei como se escreve)
Abraço.
pow....da proxima vez vou ver esse aí!!
Jera,
Um abraço,
fala alexandre!!
um exemplo qnd eu acho o cambio dela lerdo: qnd estou em um retorno parado....deu um espaço e eu tenho q sair rapido....aí eu piso no acelerador e a hilux demora 1seg. pra começar a andar e mais 2seg. pra subir o giro e começar a ganhar força.
nesse ponto o cambio manual é mais agil.
outra coisa q eu acho ruim é nas acelerações ou ultrapassagens.....o cambio at estica mt as marchas.....se eu deixar o pé la no fundo só troca qnd chega nos 4milrpm......eu q dou uma aliviada no pé e ela troca em uns 3500rpm+-.
agora toda hora q passa dos 3milrpm eu alivio o pé pra ela trocar de marcha.
eu nao gosto de esticar toda hora. isso no cambio manual vc controla de boa, no automatico nao.
obs: na segunda feira resolvo aquele nosso negocio....o meu amigo está de boiolagem!
abraços!!!
fala alexandre!!
um exemplo qnd eu acho o cambio dela lerdo: qnd estou em um retorno parado....deu um espaço e eu tenho q sair rapido....aí eu piso no acelerador e a hilux demora 1seg. pra começar a andar e mais 2seg. pra subir o giro e começar a ganhar força.
nesse ponto o cambio manual é mais agil.
outra coisa q eu acho ruim é nas acelerações ou ultrapassagens.....o cambio at estica mt as marchas.....se eu deixar o pé la no fundo só troca qnd chega nos 4milrpm......eu q dou uma aliviada no pé e ela troca em uns 3500rpm+-.
agora toda hora q passa dos 3milrpm eu alivio o pé pra ela trocar de marcha.
eu nao gosto de esticar toda hora. isso no cambio manual vc controla de boa, no automatico nao.
obs: na segunda feira resolvo aquele nosso negocio....o meu amigo está de boiolagem!
abraços!!!
Nas arrancadas, é pq vc nunca dirigiu uma L200 AT. O dia que vc dirigir, vai achar que este 1s não é nada... :mrgreen: :mrgreen:
A minha ex-SRV, quando estava com os pneus originais, nunca chegava a 4 mil RPM, pois nas ultrapassagens, quando chegava a uns 3 e pouco, eu tirava um pouco o pé e ela jogava para quarta marcha e a velocidade aumentava.
Agora depois que troquei os pneus... O giro chegava a toda hora nos 4 mil... O câmbio ficou doidinho.... heheheheheh
A.Tavora
12/12/2009, 20:05
abraços!
Jera,
quando cotei o seguro, fiz das duas PKPS que tinha interesse:
NISSAN FRONTIER M/C 2009/2010 ........... R$ 4.900,00
MITSUBISHI L200 TRITON M/C 2009/2010.. R$ 6.900,00
Em 6x s/juros.
Sinceramente achei caro, mas.... Pela MITSEGURO ficou ainda mais caro, aí não entendi mais nada!!!!!!!! Fechei pela MAPFRE.
Abçs
A.Tavora
13/12/2009, 19:13
Pronto Marcelo,
agora já comecei a pisar um pouco.
A 120 km/h ............... 2.600 rpm's
A 130 km/h ............... 2.800 rpm's
Conforme for aumentando, vou postando aqui.
Abçs
Inaldo.a
18/02/2011, 01:05
Amigos Forte abs a tds!!!!, acabei de registrar-me no forum, em face dos comentários que vcs estavam fazendo bem oportunosda L200 e outros.
Eu estava usando em minha L200 Pneus 235-70-16 ela estava com um perfil estável de consumo, no meu entender, normal. Só que devido eu ter vendido a Pajero da minha esposa restou-me da mesma os Peneus Sobressalentes da Pajero....que no caso era o 265/75/16, em vista disso eu os coloquei na L200..e denotei que ela ficou muito econômica expressivamente.
e observando os comentários dos Srs pude crer ter feito algo benefico........uma em fazer parte desse grupo seleto outro por sempre xeretar os comentário me obriguei a registrar-me e fazer esse comentário que julgo bem oportuno para nossas postagem aqui no forum...com isso até irei observa o consumo com um olhar mais clinico....... diante dos comentários dos Srs.
Carlos A. C. Azevedo
18/02/2011, 01:22
Amigos Forte abs a tds!!!!, acabei de registrar-me no forum, em face dos comentários que vcs estavam fazendo bem oportunosda L200 e outros.
Eu estava usando em minha L200 Pneus 235-70-16 ela estava com um perfil estável de consumo, no meu entender, normal. Só que devido eu ter vendido a Pajero da minha esposa restou-me da mesma os Peneus Sobressalentes da Pajero....que no caso era o 265/75/16, em vista disso eu os coloquei na L200..e denotei que ela ficou muito econômica expressivamente.
e observando os comentários dos Srs pude crer ter feito algo benefico........uma em fazer parte desse grupo seleto outro por sempre xeretar os comentário me obriguei a registrar-me e fazer esse comentário que julgo bem oportuno para nossas postagem aqui no forum...com isso até irei observa o consumo com um olhar mais clinico....... diante dos comentários dos Srs.
Bem eu acho que voce percebeu que a ultima postagem foi em 2009 né?:mrgreen:
Mas quanto a melhora no consumo, tens alguns numeros?:pensativo:
Junior-L200Power
19/08/2012, 06:24
Pessoal, desculpa estar desenterrando mais um tópico, daqui a pouco vão me chamar de coveiro..
Mas pra não ficar abrindo outros, resolvi resgatar este...
É o seguinte,
Gostaria de saber se algum desses conjuntos poderia ser usado na L200 para alongar um pouco a relação...
Vi que o pessoal debateu bastante mas acabou ninguém levando a ideia adiante...ou levou e não repassou aqui porq não achei!!
Então estou afim de fazer umas experiências e ver se vale a pena!!
Parece que a original é 4,875
Tava observando a 9X41...ou a 11X47... estas não serviriam não??
Sei das consequencias de alongar o cambio todo com esse processo, porém eu só queria saber se algumas destas serve na L200 alongando o menos possível o diferencial!!
Como falei, estive olhando essas 9X41 e 11x47..elas servem(olhar no site/link)??
http://www.casadatransmissao4x4.com.br/87-coroa-e-pinhao-para-trocas
Fiz os calculos no site da sapinho, e com C&P 11x47 ficou sensacional as relações de velocidade/RPM!!
A 5a marcha a 3000rpm ficaria 128km/h, a 2500rpm ficaria em 107km/h e a 2200rpm ficaria em 94km/h!!
Isso usando 265/75R16...oq acharam?
http://img812.imageshack.us/img812/3177/sapinhol200.png (http://imageshack.us/photo/my-images/812/sapinhol200.png/)
Obrigado a quem se oferecer pra ajudar!!
Imperador!
19/08/2012, 08:13
Não sou grande conhecedor de Mit, mas acredito que só vai dar pra saber desmontando. Até onde eu sei, os diferenciais da Mit são proprietários (da própria Mit), isso significaria que as relações para alongar ou encurtar só serviriam se fossem de fabricação Mit (provavelmente utilizada em outra aplicação).
O pessoal dessa loja deve saber dizer se serve ou não pro teu diferencial. Se não souberem, só vai desmontando.
No mais (você já deve saber), a L200 é muito esperta por causa do diferencial curto. Ele pode ficar um pouco mais lerda, mas em compensação ficará mais econômica, confortável e durável.
Junior-L200Power
19/08/2012, 08:41
Não sou grande conhecedor de Mit, mas acredito que só vai dar pra saber desmontando. Até onde eu sei, os diferenciais da Mit são proprietários (da própria Mit), isso significaria que as relações para alongar ou encurtar só serviriam se fossem de fabricação Mit (provavelmente utilizada em outra aplicação).
O pessoal dessa loja deve saber dizer se serve ou não pro teu diferencial. Se não souberem, só vai desmontando.
No mais (você já deve saber), a L200 é muito esperta por causa do diferencial curto. Ele pode ficar um pouco mais lerda, mas em compensação ficará mais econômica, confortável e durável.
Então Imperador, as relações vão ficar muito boas...não vão alongar muito não!!
Acredito que o cambio vai ficar quase perfeito!! Rsrs
Pois ele vai alongando gradualmente as marchas...
Por exemplo...na 1a marcha alonga 2km/h...na 2a marcha alonga 4km/h, na 3a marcha alonga 5km/h, na 4a marcha alonga 8Km/h e finalmente na 5a marcha alonga 10km/h!! (Pneus 255/75R15)
Ou seja, praticamente não muda a arrancada do veículo!! E melhora pouca coisa a final(Já ajuda).
Isso somente com diferencial....se trocar os pneus pra 31x10.5r15 aumenta para 13km/h o aumento em 5a marcha, o que seria equivalente a 125Km/h a 3000rpm!!
Parece pouca a diferença, mas isso no dia a dia tenho certeza que faz uma boa diferença em ruído,consumo e folga ao motor!!
Uma redução de 400rpm...
Lembrando que esse cálculo fiz para minha L200 2003 quadrada!! Os cálculos para Sport e Outdoor estão na tabela da Sapinho do meu post acima!!! Também ficou bem interessante!!
PS: eu não sabia, mas as relações de câmbio da Sport e da quadrada são totalmente diferentes, inclusive o diferencial é diferente!! Porém eles fizeram um jogo lá pra dar exatamente a mesma "Km/h - RPM" nos 2 conjuntos...!!
Caso este não sirva, eu encontrei um da MIT que é exatamente 11x47...é o da Pajero Full 3.5 V6 Gasolina!!
Ruim dele é só o preço, pedem 1500,00 só na coroa e pinhão!! Aí me enrosca o meio de campo!!
Rsrs...
Vou entrar em contato com o vendedor, tomara que ele saiba responder!!
Valew abraço!!
leobnaval
19/08/2012, 16:59
Parece que a original é 4,875
Tava observando a 9X41...ou a 11X47... estas não serviriam não??
Pode esquecer estas relações de dif. (coroa e pinhão) que você andou procurando, nenhuma delas serve nas L200, pois as do site
Coroa e pinhão para trocas. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/87-coroa-e-pinhao-para-trocas) são para diferenciais Dana 44
E a da Pajero Full V6 tambem tem grande chance de não servir. E tem 2 modelos de diferenciais mitsubishi nas Pajero Full V6 tem um grande (3.5L) e um pequeno (3.0L) dependendo do modelo da Pajero além de eles poderem ser com ou sem LSD.
Junior-L200Power
19/08/2012, 18:52
Pode esquecer estas relações de dif. (coroa e pinhão) que você andou procurando, nenhuma delas serve nas L200, pois as do site
Coroa e pinhão para trocas. - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/87-coroa-e-pinhao-para-trocas) são para diferenciais Dana 44
E a da Pajero Full V6 tambem tem grande chance de não servir. E tem 2 modelos de diferenciais mitsubishi nas Pajero Full V6 tem um grande (3.5L) e um pequeno (3.0L) dependendo do modelo da Pajero além de eles poderem ser com ou sem LSD.
Putz que sacanagem!!!
Parece que não tem pra onde correr!!
Mas não vou desistir...Rsrs...até o fim do ano eu acho alguma solução!!
Onde poderia ser fabricado uma peça dessa?? Exatamente sob medida..
Alguém pode me dar uma dica?? Vou correr atrás..pois se fabricam vários modelos pra trocar em Bands e rual, F-75...
As vzs podem fabricar pras nossas L200...dependendo do valor vale a pena juntar uma galera!!
Outra coisa...Tem possibilidade de eu trocar somente o Pinhão tbm?? Ao invés de trocar o conjunto todo??
Obrigado a quem for me ajudando...obrigado Léo pela juda!!
leobnaval
19/08/2012, 23:13
Onde poderia ser fabricado uma peça dessa?? Exatamente sob medida..
Alguém pode me dar uma dica?? Vou correr atrás..pois se fabricam vários modelos pra trocar em Bands e rual, F-75...
As vzs podem fabricar pras nossas L200...dependendo do valor vale a pena juntar uma galera!!
Outra coisa...Tem possibilidade de eu trocar somente o Pinhão tbm?? Ao invés de trocar o conjunto todo??
Não é impossivel fabricar um conj. de coroa e pinhão, mais eu desconheço quem fabrique peças desse tipo, devido a alta precisão dimensional, material utilizado e tratamentos recebidos nos materiais pós usinagem. Fica praticamente inviável solicitar a fabricação dessas peças sob demanda de uma necessidade. Por isso muitos substituem por modelos já disponíveis ou trocam todo conj. de eixo.
Na Rural, F-75, jeeps tem-se uma grande diversidade de conj. e relações devido a ser eixos com padrões de fabricação da Dana que acabam servindo para várias aplicaçõea automotivas, nesse caso o fabricante (Dana) disponibiliza diversos conj. para cada aplicação (motor, finalidade do veículo, tamanha de pneus, etc.) por isso tem-se um amplo leque de escolha para estes modelos.
O conj. coroa e pinhão não pode ser subst. apenas uma peça ou só o pinhão ou só a coroa devido a elas trabalharem casadas, acabam se acomodando e casando uma peça na outra, se trocar apenas uma corre sérios riscos de ruído e até mesmo quebra.
[]s
leobnaval
19/08/2012, 23:24
Segundo um manual que eu tenho das L200 de 1997 a 2005, as relações de transmissão e diferenciais disponivíes são as seguintes:
365592
365593
Na minha L200 4x2 originalmente usa pneus 205/75 R15 e tem rel. de dif. 4,222:1 usando os 225/75 R15 ainda vai normalmente, mais se colocar os 255/75 R15 ou 30x9,5 R15 já pesa, pois falta torque nas arrancadas.
Sinceramente não vejo com solução alterar a rel. de dif. da L200 4x4 para alongar a relação, pois o motor dela 87 cv. só consegue ter bom desempenho devido a relação curta, em 5ª marcha realmente ainda a rotação se mantem alta, porém se alongar a rel. pode ser que falte torque e seja necessário contantes reduções de marchas o que acaba por piorar o consumo.
Eu mesmo queria um dif. com rel. de 4.63:1 para usar pneus 31" e ganhar performance nas arrancadas.
E lembre-se qualquer alteração de rel. de dif. terá que ser feito nos 2 eixos da L200 4x4.
[]s
PauloLimited
19/08/2012, 23:33
Segundo um manual que eu tenho das L200 de 1997 a 2005, as relações de transmissão e diferenciais disponivíes são as seguintes:
365592
365593
Na minha L200 4x2 originalmente usa pneus 205/75 R15 e tem rel. de dif. 4,222:1 usando os 225/75 R15 ainda vai normalmente, mais se colocar os 255/75 R15 ou 30x9,5 R15 já pesa, pois falta torque nas arrancadas.
Sinceramente não vejo com solução alterar a rel. de dif. da L200 4x4 para alongar a relação, pois o motor dela 87 cv. só consegue ter bom desempenho devido a relação curta, em 5ª marcha realmente ainda a rotação se mantem alta, porém se alongar a rel. pode ser que falte torque e seja necessário contantes reduções de marchas o que acaba por piorar o consumo.
Eu mesmo queria um dif. com rel. de 4.63:1 para usar pneus 31" e ganhar performance nas arrancadas.
E lembre-se qualquer alteração de rel. de dif. terá que ser feito nos 2 eixos da L200 4x4.
[]s
x2, as L200 saem reduzidas assim justamente por causa disso, o motor é muito fraco.
Esses motores antes da L200 Sport são muito bons, pode ver que num tem nada de reclamação deles além do normal de qualquer motor com B.I e as esquentadas no caso do de 87cv é fácil de resolver.
Bobeira mecher nisso, um motor de 87cv numa camionete num vai andar mais do que essas L já andam e camionete num é feito pra isso mesmo. A durabilidade desse motor com 87cv é boa.
Junior-L200Power
20/08/2012, 00:07
Léo valeu pela tabela!!
Léo e Paulo,
Eu concordo com vocês, alongando ela perderia agilidade, mas não é tanta!!
Assim como falei, as primeiras marchas não alonga praticamente nada...
A diferença é na ultima marcha e coisa de 400rpm...jamais vai faltar força pra empurrar ela pq o giro já tá lá em cima..e caindo 400rpm estara dentro da faixa de torque tranquilamente!!!
Olha, não sei o que fizeram mas a minha L200 tem mais força do que uma Outdoor GLS tranquilamente!!!
Eu já comparei com a Sport de um amigo e com a Outdoor do pai dele...ambas GLS!!
E a minha leva as 2 tanto no 0-100 quanto em retomada(pouca coisa mas leva)!! E tá sem intercooler...tá guardado lá em casa, nunca instalei ele!! E pretendo instalar no fina ldo ano após dar uma geral no motor e trocar algumas peças!!
Em 5a marcha a 70Km/h ela já tem força o bastante pra empurrar na retomada!!
Então não vai ser nada drástico e gritante...já fiz os cálculos aqui, lógico que na prática as coisas são diferentes...
Mas eu acho que vale a pena tentar...gostei dessa relação 4,222 das 4x2..só é impossível encontrá-la!!
Mesmo na teimosia eu vou tentar, digo tentar poque se começar a ter muito obstáculo vou deixar assim mesmo!!
Eu acho que a vale a pena...mas vamos ver até o fim do ano o que eu consigo com isso!!
Obrigado pela ajuda de vocÊs!! Tenha uma uma boa semana!!
leobnaval
20/08/2012, 00:13
Junior pra tras. pode até achar a relação da 4x2 o problema é que está relação não deve existir pra diant., só se for realmente identica a da tras. daí você terá uma tarefa mais dificil ainda encontrar 2 conj. da 4x2 hehehehe
[]s
Junior-L200Power
20/08/2012, 00:29
Junior pra tras. pode até achar a relação da 4x2 o problema é que está relação não deve existir pra diant., só se for realmente identica a da tras. daí você terá uma tarefa mais dificil ainda encontrar 2 conj. da 4x2 hehehehe
[]s
Amigo, talvez exista uma opção...
Se eu não to enganado, o diferencial da Besta 2.7 é o mesmo da L200 4x2...
Já ouvi isso em algum lugar, só não sei se a informação é verídica!!
Pq tbm escutei que este motor da Kia Besta 2.7 Diesel compartilha algumas peças da mecânica mitsubishi...!!
Se for mesmo tem uma luz no fim do túnel..senão...voltamos a estaca ZERO...kkkkkkkkkkk
E tomara que relação da dianteira seja extamente igual da traseira...senão eu to é largando de mão esse trem msmo que só vai dá trabalho...kkkkkkkkkkk!!!
Abraço Leo...
PauloLimited
20/08/2012, 18:42
Léo valeu pela tabela!!
Léo e Paulo,
Eu concordo com vocês, alongando ela perderia agilidade, mas não é tanta!!
Assim como falei, as primeiras marchas não alonga praticamente nada...
A diferença é na ultima marcha e coisa de 400rpm...jamais vai faltar força pra empurrar ela pq o giro já tá lá em cima..e caindo 400rpm estara dentro da faixa de torque tranquilamente!!!
Olha, não sei o que fizeram mas a minha L200 tem mais força do que uma Outdoor GLS tranquilamente!!!
Eu já comparei com a Sport de um amigo e com a Outdoor do pai dele...ambas GLS!!
E a minha leva as 2 tanto no 0-100 quanto em retomada(pouca coisa mas leva)!! E tá sem intercooler...tá guardado lá em casa, nunca instalei ele!! E pretendo instalar no fina ldo ano após dar uma geral no motor e trocar algumas peças!!
Em 5a marcha a 70Km/h ela já tem força o bastante pra empurrar na retomada!!
Então não vai ser nada drástico e gritante...já fiz os cálculos aqui, lógico que na prática as coisas são diferentes...
Mas eu acho que vale a pena tentar...gostei dessa relação 4,222 das 4x2..só é impossível encontrá-la!!
Mesmo na teimosia eu vou tentar, digo tentar poque se começar a ter muito obstáculo vou deixar assim mesmo!!
Eu acho que a vale a pena...mas vamos ver até o fim do ano o que eu consigo com isso!!
Obrigado pela ajuda de vocÊs!! Tenha uma uma boa semana!!
Cara, vc levo essas duas GLS pq esse povo da Mit é tudo abelha tonta. Eles montam a bixa lá em Catalão da um tapa na bunda e falam, seja o que Deus quiser.
Umas das varias vezes que levei a L pra acertar a turbina, o meca deu uma regulada simples no motor dela. Mecheu na turbina pra ela entrar um pouco mais cedo, mecheu no ponto da B.I e tiro um parafuso que tem atrás dela e deu uma limpada. Depois disso a camionete viro outra, ganho mais meio motor.
Por isso que eu te falando, esse motor com 87cv é bom, agora o da Sport;Outdoor que é meio eletronico meio mecanico é bomba, pq só Deus que da conta de regular ele e se força de verdade esquenta.
Pensa no C/B de fazer a troca das relações se realmente de certo, se eu fosse vc contentava do jeito que ta mesmo.
leobnaval
20/08/2012, 23:23
Cara, vc levo essas duas GLS pq esse povo da Mit é tudo abelha tonta. Eles montam a bixa lá em Catalão da um tapa na bunda e falam, seja o que Deus quiser.
Umas das varias vezes que levei a L pra acertar a turbina, o meca deu uma regulada simples no motor dela. Mecheu na turbina pra ela entrar um pouco mais cedo, mecheu no ponto da B.I e tiro um parafuso que tem atrás dela e deu uma limpada. Depois disso a camionete viro outra, ganho mais meio motor.
Por isso que eu te falando, esse motor com 87cv é bom, agora o da Sport;Outdoor que é meio eletronico meio mecanico é bomba, pq só Deus que da conta de regular ele e se força de verdade esquenta.
Pensa no C/B de fazer a troca das relações se realmente de certo, se eu fosse vc contentava do jeito que ta mesmo.
Paulo infelizmente é a realidade...
Mas sobre a regulagem que seu meca fez melhora muito mesmo, mais ela nunca sairia desse jeito de fabrica, talvez por conta da legislação de emissões.
Quanto ao motor meio eletrônico meio mecânico realmente ele não consegue ter a performance de um eletrônico, mais tem a manutenção tão complexa e cara quanto.
Eu também acho besteira mecher na rel. da L200. muito pelo contrário queria é reduzir ainda mais pra colocar uns pneuzões hehehe.
Junior invês de trocar relação coloca uns 33" e pronto hehehe
[]s
PauloLimited
21/08/2012, 00:50
Paulo infelizmente é a realidade...
Mas sobre a regulagem que seu meca fez melhora muito mesmo, mais ela nunca sairia desse jeito de fabrica, talvez por conta da legislação de emissões.
Quanto ao motor meio eletrônico meio mecânico realmente ele não consegue ter a performance de um eletrônico, mais tem a manutenção tão complexa e cara quanto.
Eu também acho besteira mecher na rel. da L200. muito pelo contrário queria é reduzir ainda mais pra colocar uns pneuzões hehehe.
Junior invês de trocar relação coloca uns 33" e pronto hehehe
[]s
Eu tb não mechia da relação, aproveita que o Junior já está com o intercooler, monta o bixo, da uma volta na B.I e pronto, já pode colocar os 33".
Pra divertir um pouco
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/8035-body-lift-l200-hpe-2003-a.html
leobnaval
21/08/2012, 01:04
Esse tópico foi um dos incentivadores pra fazer o BL na minha hsaushuashua
Dando um off-topic:
A sua Sport Paulo mede quanto do chão até a borda do paralama (alargador) na diant. e na tras. ?
E a sua Junior que é uma 2003?
A minha 4x2 com o BL de 60 mm e pneus 30" genius 1001 (agora que está com o motor parcial vai descer mais a susp diant.) está medindo 93 cm do solo até o paralama tras. e 90 cm do solo até o paralama diant.
[]s
Junior-L200Power
21/08/2012, 04:05
Eu tb não mechia da relação, aproveita que o Junior já está com o intercooler, monta o bixo, da uma volta na B.I e pronto, já pode colocar os 33".
Pra divertir um pouco
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/8035-body-lift-l200-hpe-2003-a.html
Valew pela dica Paulo...é verdade, vou só instalar o intercooler, colocar uns pneus maiores e boa mesmo!!
É melhor, mais "barato", menos trabalho, e menos risco de quebra em mexer no diferencial!!
33 eu não sei...tava pensando em uns 32x11.5..pra esses entrarem eu preciso de lift neh??
Muita gente faz lift pra usar 31x10.5 mas na minha entrou sossegado e não raspa em nada!!
Vou dar uma olhada no tópico e tirar umas idéias...
Tava pensando em bloqueio mas larguei de mão tbm...vou colocar só um guincho e snorkel msmo...já da pra brincar um pouco!!
Valew abraço Paulo...depois vou fazer um video de 0-100 com ela pra vcs verem...e faço com o intercooler tbm pra comparar!!
E retomada em 5a marcha tbm!
Junior-L200Power
21/08/2012, 04:09
Esse tópico foi um dos incentivadores pra fazer o BL na minha hsaushuashua
Dando um off-topic:
A sua Sport Paulo mede quanto do chão até a borda do paralama (alargador) na diant. e na tras. ?
E a sua Junior que é uma 2003?
A minha 4x2 com o BL de 60 mm e pneus 30" genius 1001 (agora que está com o motor parcial vai descer mais a susp diant.) está medindo 93 cm do solo até o paralama tras. e 90 cm do solo até o paralama diant.
[]s
Sabe que eu nunca medi Léo...vou tirar as medidas e posto aqui pra vc depois!!!
A minha tava com 31x10.5r15 BF Goodrich, mas ja gastaram e colokei 255/75r15 Goodyear nela pois os 31x10.5 BF tão caríssimos aqui...em torno de R$850,00 acima...
Agora que comprei as rodas da HPE do amigo aki fo forum, vou montar uns 255/75r15 ou 31x10.5r15...aí fica legal!!
Assim que tiver as medidas te falo Léo..abraço...!!
Junior-L200Power
21/08/2012, 04:14
Ah só mais uma coisa em relação ao seu comentário anterior Léo...esses motores "meio" eletronicos não deram certo não!!
Pois nossa S10 que tbm é meio eletronica, esquenta quando passa de 140km/h e cheira muito forte óleo queimado..e ela ta só com 40.000km rodados...ta zerinha...so que nao confio viajar a 140km/h nela nem a pau!! E consumo dela faz igua la L200 Sport...ela bebe mais doq a S10 de bomba mecanica...vai entender o que fizeram com esses motores que eram tão bons!!
O negocio é que li um relato e to convecido a fazer isso...vo levar a S10 na Digipower e remapear ela quando sobrar um troco.... pois quando ta carregada ela fica um lixo de fraca!!
Valew abraços...
PauloLimited
21/08/2012, 14:02
Valew pela dica Paulo...é verdade, vou só instalar o intercooler, colocar uns pneus maiores e boa mesmo!!
É melhor, mais "barato", menos trabalho, e menos risco de quebra em mexer no diferencial!!
33 eu não sei...tava pensando em uns 32x11.5..pra esses entrarem eu preciso de lift neh??
Muita gente faz lift pra usar 31x10.5 mas na minha entrou sossegado e não raspa em nada!!
Vou dar uma olhada no tópico e tirar umas idéias...
Tava pensando em bloqueio mas larguei de mão tbm...vou colocar só um guincho e snorkel msmo...já da pra brincar um pouco!!
Valew abraço Paulo...depois vou fazer um video de 0-100 com ela pra vcs verem...e faço com o intercooler tbm pra comparar!!
E retomada em 5a marcha tbm!
Na Sport eu usei por último a medida 265/75 r16 que equivale ao 32", axo que é só um pouco mais estreito e num raspava nada. Essas L's quadradas parecem que tem a caixa de roda maior que a Sport, qualquer coisa da uma levantada na barra de torção.
Junior-L200Power
21/08/2012, 20:59
Na Sport eu usei por último a medida 265/75 r16 que equivale ao 32", axo que é só um pouco mais estreito e num raspava nada. Essas L's quadradas parecem que tem a caixa de roda maior que a Sport, qualquer coisa da uma levantada na barra de torção.
Paulo, saberia me dizer onde eu encontro esses calços pra fazer o body lift na L200??
Ou eles tem que ser confeccionados??
Queria fazer de 1,5 no máximo 2"...
Já dei uma procurada na net só acho em site gringo...
Obrigado...
leobnaval
21/08/2012, 22:19
Paulo, saberia me dizer onde eu encontro esses calços pra fazer o body lift na L200??
Ou eles tem que ser confeccionados??
Queria fazer de 1,5 no máximo 2"...
O meu body lift (BL) de 2 3/8" eu mesmo fabriquei.
Medi os parafusos originais, comprei um tarugo de PP (polipropileno), usinei os calços, aí comprei os parafusos mais compridos (dei sorte nesse detalhe, pois na hora de comprar os 8 parafusos m10 para a carroceria, era o maior comprimento que tinha disponivel e somente na cabeça allen, no meu caso foi os allen M10x160mm, ou seja se meu BL tivesse 65 mm eu já não teria parafusos "comuns", na caçamba vai 6 parafusos M12 e mais 2 suportes que eu fiz de aço pois a caçamba apenas apoia neles).
Depende da altura que você fizer o BL muda bastante coisa, no meu caso tive que alterar:
Mangueira de entrada do ar quente (+ compridas)
Mangueira de saída do ar quente (+ compridas)
Mangueira de combustível tanque/filtro (+ compridas)
Mangueira da bomba de vácuo sai de trás do alternador e é fixa na carroceria (+ compridas)
Mudei o radiador de posição (não precisava necessáriamente, mas resolvi fazer para ficar mais adequado rebaixei a fixação dele em 25 mm)
Tirar o defletor inferior do radiador (a minha já estava sem)
Retirar uma presilha do flexivel da embreagem e fixá-lo na vertical
Alonguei a alavanca de marcha em aprox. 50 mm
Fiz uma ferramenta para retirar o estepe pois não entra mais a barra original no furo da catraca.
Posicionar um suporte do cabo do freio de estacionamento 20 mm para cima.
Posicionar o suporte do flexivel de freio que sai para traseira 50 mm para baixo.
Suporte do parachoque diant.
Suporte do parachoque tras.
Alongador fixação coluna de direção em 25 mm (devido a minha ser 4x2, nas 4x4 não terá este problema)
Esmerilhar carroceria próx. a caixa/coluna de direção para não raspar a coluna (devido a minha ser 4x2, nas 4x4 não terá este problema)
Enquanto estava fazendo percebi que se tivesse feito o BL menor que 60 mm, as dificuldades teriam sidos muito menores, tipo um BL de 1" (25 mm) seria muito simples e não alteraria quase nada, se limitaria a acertar a fixação dos parachoques, acredito que até uns 40 mm seja mais tranquilo, passando disso começa a ter que mecher em bastante coisa, não que não valha a pena, mas é um trabalho a mais.
[]s
Junior-L200Power
22/08/2012, 02:04
O meu body lift (BL) de 2 3/8" eu mesmo fabriquei.
Medi os parafusos originais, comprei um tarugo de PP (polipropileno), usinei os calços, aí comprei os parafusos mais compridos (dei sorte nesse detalhe, pois na hora de comprar os 8 parafusos m10 para a carroceria, era o maior comprimento que tinha disponivel e somente na cabeça allen, no meu caso foi os allen M10x160mm, ou seja se meu BL tivesse 65 mm eu já não teria parafusos "comuns", na caçamba vai 6 parafusos M12 e mais 2 suportes que eu fiz de aço pois a caçamba apenas apoia neles).
Depende da altura que você fizer o BL muda bastante coisa, no meu caso tive que alterar:
Mangueira de entrada do ar quente (+ compridas)
Mangueira de saída do ar quente (+ compridas)
Mangueira de combustível tanque/filtro (+ compridas)
Mangueira da bomba de vácuo sai de trás do alternador e é fixa na carroceria (+ compridas)
Mudei o radiador de posição (não precisava necessáriamente, mas resolvi fazer para ficar mais adequado rebaixei a fixação dele em 25 mm)
Tirar o defletor inferior do radiador (a minha já estava sem)
Retirar uma presilha do flexivel da embreagem e fixá-lo na vertical
Alonguei a alavanca de marcha em aprox. 50 mm
Fiz uma ferramenta para retirar o estepe pois não entra mais a barra original no furo da catraca.
Posicionar um suporte do cabo do freio de estacionamento 20 mm para cima.
Posicionar o suporte do flexivel de freio que sai para traseira 50 mm para baixo.
Suporte do parachoque diant.
Suporte do parachoque tras.
Alongador fixação coluna de direção em 25 mm (devido a minha ser 4x2, nas 4x4 não terá este problema)
Esmerilhar carroceria próx. a caixa/coluna de direção para não raspar a coluna (devido a minha ser 4x2, nas 4x4 não terá este problema)
Enquanto estava fazendo percebi que se tivesse feito o BL menor que 60 mm, as dificuldades teriam sidos muito menores, tipo um BL de 1" (25 mm) seria muito simples e não alteraria quase nada, se limitaria a acertar a fixação dos parachoques, acredito que até uns 40 mm seja mais tranquilo, passando disso começa a ter que mecher em bastante coisa, não que não valha a pena, mas é um trabalho a mais.
[]s
Legal Léo, valew pelas dicas...
A minha acredito q nao precise mudar mta coisa, pois quero levantar no máximo 1,5"...em torno de 30mm!!!
Só pra entrar umas 32x11.5r15 mesmo...hehe..já ta de bom tamanho pra mim...por enquanto...!! Rsrs
Fabricar as peças fica muito melhor neh, muito mais barato, estive olhando alguns calços prontos, cada kit ta de 1000,00 pra cima achei um absurdo!!
Vou providenciar isso em breve...e te passo as medidas da altura antes de levantar ela Léo...abraço!!
L200 mwm
02/09/2018, 11:46
Cara eu tô doido pra ser isso botei motor cambio da xterra MWM 2.8 e carro tá com difencial original da l200 sport tá muito curto só dá no painel máximo 140 km vo tenta fazer troca do diferencial pra ver como fica
santiagoniva
25/05/2023, 10:58
Bom dia;
tenho uma trítono savana 2016 3.2 manual, voces conhecem de quantas estrias es o diferencial dianteiro e de quantas o traseiro? e qual a relação dele? saberiam qual a relação desses diferenciais?
obrigado, pela possível ajuda!!!
lfschmitz
21/06/2023, 17:09
Bom dia;
tenho uma trítono savana 2016 3.2 manual, voces conhecem de quantas estrias es o diferencial dianteiro e de quantas o traseiro? e qual a relação dele? saberiam qual a relação desses diferenciais?
obrigado, pela possível ajuda!!!
A relação de diferencial é 4.1:1 nas 3.2 diesel e 4.3:1 nas V6 3.5 (coroa e pinhão com 41x10 e 43x10 dentes)