Conectar

Ver Versão Completa : Onde consigo peças do console central da Ranger XLT 2001

TylerNTL
26/04/2008, 11:32
Caros foristas,

O apoio do braço da minha viatura sempre foi um pouco amassado, mesmo com constantes reclamações para a patroa não subir no carro se apoiando nele, ulitimamente ele deformou-se mais um pouco.

Decidi por desmontá-lo e verifiquei que a estrutura interna do apoio do braço (a própria almofada) está bastatne danificada e o suporte do apoio (peça de plástico preto com a articulação) está rachada (mas ainda permite uma gambiarrazinha).

-Primeiramente pesquisei na net pela peça, encontrei um console completo na bereta por R$ 600.
-Depois fui na concessionária ford daqui de Natal SALINAS, simplemente R$ 650 pelo apoio do braço e 850 pelo suporte. Uns R$ 200 eu teria pago reclamando, mas 1,5k por um bracinho sem futuro está fora de cogitação.
-Hoje andei em todas as lojas de peças daqui de Natal e a única resposta é que só vou encontrar na concessionária.
-Nesta expedição pelas lojas fui também em 07 sucatas (todas muito bem abastecidas) e também nada de apoio de braço.

1-Gostaria de dicas de alguém que recuperou este apoio de braço
2-Alguém de cidades maiores (BH, SP, RJ, RECIFE, SALVADOR, ETC) conhece lojas ou concessionárias que teriam estas peças em preços mais realistas

Só um comentário/dúvida sobre o que os donos de sucata fazem com estas peças:
Não estão nem aí para estes itens de acabamento? (que na minha opinião renderiam um bom dinheiro) ou estas peças são tiradas antes do carro ir para a sucata?

simaoall
26/04/2008, 12:07
estranho,deveria ter em llojas de sucata :pensativo:

diniz
26/04/2008, 12:21
-Só um comentário/dúvida sobre o que os donos de sucata fazem com estas peças:
Não estão nem aí para estes itens de acabamento? (que na minha opinião renderiam um bom dinheiro) ou estas peças são tiradas antes do carro ir para a sucata?
acho que eles so vendem o apoio junto c/ os bancos dianteiros... pelo menos foi a situação que encontrei aqui em SP... console central era raridade achar, achei uns que so vendiam c/ os bancos, cheguei a encontrar um inteiro, mas cobraram mais caro que o par de bancos!!! por isso resolvi fazer um p/ mim

rogeriomasih
26/04/2008, 12:25
Em alguns casos só vendem a bancada (conjunto de bancos) inteira ou mesmo um conjunto menos (ex: console inteiro).

Essa foi a situação que encontrei em Fortaleza.

Thelmo, vc tem como postar umas fotos desses componentes?

Pboeira
26/04/2008, 12:27
Thelmo:

O meu apoio de braço quebrou faz um ano, e tb não consigo encontrar em nenhum lugar. O preço aqui em POA está em torno de R$ 500, e é impossível achar nos ferros-velho.
Acho que este é um defeito recorrente e comum nas rangers. Uma dica que eu posso dar é tentar comprar no ebay. Às vezes você encontra alguém que envie pro Brasil. Cheguei a encontrar um por R$ 30,00, de uma Explorer, mas acabei não comprando por achar que conseguiria consertar o meu.

Edintruder
26/04/2008, 15:11
O Bareta tem um console desses cinza pra vender. Ele tava pedindo R$600,00, mas chora um desconto que acredito que saia por menos, e também tem os bancos pra cabine dupla em couro por R$600,00 também.

www.baretaautopecas.com.br

gabrielfarias
28/04/2008, 14:40
Caro Thelmo,

Aqui no RJ você encontra qualquer peça para Ranger em uma loja chamada Altese (www.altese.com.br), (21) 2590-2586, agora não sei como sei á entrega.

Abraços.

Raposo
28/04/2008, 18:22
Se é o apoio central que fica em cima do porta treco eu consertei assim:
1) removi a parte de cima através de dois orifícios que têm do lado do console;
2) com a peça solta na mão fui em uma serralheria e comprei dois pedaços de cantoneira 5/8" de ferro com 15 cm de comprimento e dois com 10 cm de comprimento;
3) em casa, abri o apoio por baixo, onde tem os parafusos rosca soberba que prendem o acabamento de cima (o meu é de couro);
4) posicionei as partes quebradas como estavam originalmente, furei os dois pedaços de cantoneira com 10 cm e prendi na peça com rebites pop (por dentro do apoio sem o acabamento) eu usei rebites 4mm X 12mm;
5) parafusei o apoio com os parafusos rosca soberba;
6) por baixo, coloquei os outros dois pedaços de cantoneira e rebitei com pop;
7) montei o apoio no lugar;
8) só faltou pintar de preto fosco porque a preguiça ainda não deixou.
Vou te dizer: pode sentar uma pessoa que não quebra. Se tu quizeres mando uma foto de como ficou. As cantoneiras custaram R$ 6,00 já cortadas e os rebites R$ 2,00.
Boa sorte!

dudas_308w
28/04/2008, 18:50
Raposo, grudas as fotos ae, pls?
vou entrar nesse item no feriado da quinta.
abs

dudas_308w
28/04/2008, 19:04
Bom, essa peça esta desmontada no meu carro.
recentemente um figura propos torcar o meu banco inteirço de 3 lugares (tipo carro de fazenda) pelo dele de 2 lugares com o console central. O que ocorre é que a minha diesel é XL, e nao vem o console.
Trocamos as peças dos bancos todas de uma p/ outra, mas nao montei o console central. Isso vai requerer desmontar a forraçao da cabine, achar os furos da lataria e colocar parafusos. O suporte do apoio do braço é feito de aluminio fundido, é uma peça em "Z" com 4 parafusos (acho que 1/4) no chao e mais 4 no topo, onde prende a dobradiça do apoio de braço.
A peça do lado de fora é bem mais leve que aparenta, e apesar de toda nervurada, nao acredito que por o peso de uma pessoa sobre o apoio de braço + alavanca de 40cm seja indicado. Quanto ao acabamento, que na que ganhei esta detonada, vou ter que fazer uma chapa no formato da base do apoio, onde prendem os parafusos rosca soberba. Vou remover a parte de couro cinza de cima, remendar a peça plastica que tem 5mm debaixo da espuma, e que fica com marcas de cotovelo por que quebra. Depois por nova espuma, mandar por couro na peça toda.
Mas acho que refazer, de uma forma ou de outra, vai ser sempre mais barato que encarar preço uma revenda Ford...
abs

Raposo
29/04/2008, 14:27
abs

Amanhã (30/04) tiro as fotos e posto, Ok?

felippetti
29/04/2008, 19:35
Bom, essa peça esta desmontada no meu carro.
recentemente um figura propos torcar o meu banco inteirço de 3 lugares (tipo carro de fazenda) pelo dele de 2 lugares com o console central. O que ocorre é que a minha diesel é XL, e nao vem o console.
Trocamos as peças dos bancos todas de uma p/ outra, mas nao montei o console central. Isso vai requerer desmontar a forraçao da cabine, achar os furos da lataria e colocar parafusos. O suporte do apoio do braço é feito de aluminio fundido, é uma peça em "Z" com 4 parafusos (acho que 1/4) no chao e mais 4 no topo, onde prende a dobradiça do apoio de braço.
A peça do lado de fora é bem mais leve que aparenta, e apesar de toda nervurada, nao acredito que por o peso de uma pessoa sobre o apoio de braço + alavanca de 40cm seja indicado. Quanto ao acabamento, que na que ganhei esta detonada, vou ter que fazer uma chapa no formato da base do apoio, onde prendem os parafusos rosca soberba. Vou remover a parte de couro cinza de cima, remendar a peça plastica que tem 5mm debaixo da espuma, e que fica com marcas de cotovelo por que quebra. Depois por nova espuma, mandar por couro na peça toda.
Mas acho que refazer, de uma forma ou de outra, vai ser sempre mais barato que encarar preço uma revenda Ford...
abs

Só de curiosidade... alguém chegou a cotar preço do console das Rangers novas (nos desmanches)?

No ebay encontra de tudo, inclusive outro dia vi um console que vai até embaixo do painel central, envolvendo a alavanca de cambio. Acho que era da Explorer V8... Ficou muuuuito bala!! Vou ver se acho as fotos e posto aqui outra hora...

idéias... idéias...

Abraço a todos!!

felippetti
29/04/2008, 19:52
Tão aí as fotos que eu comentei...

Márcio T
29/04/2008, 21:27
Olá, Rafael.

Há algum tempo atrás eu comprei um console desses no e-Bay. A remessa foi um pouco complicada, porque a embalagem excede as dimensões máximas permitidas para enviar pela USPS. O vendedor teve desmontar o conjunto e enviar em 3 caixas separadas. Além do frete ficar mais caro, tive que ir na Receita Federal, explicar o ocorrido e contar com a boa vontade do fiscal, porque queriam tributar cada caixa separadamente pelo valor total!

Vendi o console antigo (em excelente estado) pelo Mercado Livre, acho que por R$350,00.

Já vi no e-Bay um reparo para o descanso de braço. Parecia uma chapa de PU.

Boa sorte.

felippetti
29/04/2008, 22:25
Olá, Rafael.

Há algum tempo atrás eu comprei um console desses no e-Bay. A remessa foi um pouco complicada, porque a embalagem excede as dimensões máximas permitidas para enviar pela USPS. (...)

E como ficou a instalação? Tens fotos?

Valeu!!

Pequeno jr
29/04/2008, 23:56
Rafael ficou show a Ranger hein!!!

Putz !!! Muito bacana.

felippetti
30/04/2008, 19:07
Rafael ficou show a Ranger hein!!!

Putz !!! Muito bacana.

Valeu, Jr.! Tb tô gostando do jeito que ela tá ficando... Mas obviamente ela não tá pronta ainda... (todo dia uma nova idéia, hehehehe)
Fiquei esperando vcs quinta passada lá no Terraço... Cadê vcs?

Abraço!!

Pequeno jr
30/04/2008, 21:18
Amanhã sem falta estaremos lá.

Eu, valery e mais uma tropa. Acho até q vou levar a familia para eles conhecerem o pessoal.

Queria tirar uma duvida na tua Ranger. Se for possível, aparece lá amanhã, blz?!

felippetti
30/04/2008, 21:53
Amanhã sem falta estaremos lá.

Eu, valery e mais uma tropa. Acho até q vou levar a familia para eles conhecerem o pessoal.

Queria tirar uma duvida na tua Ranger. Se for possível, aparece lá amanhã, blz?!

Amanhã é minha vez de faltar... Tô aproveitando o feriado pra ir conhecer Cavalcante...
Fica pra próxima, de novo, heheheh...
Mas estou aí pra tirar qq dúvida!

Grande abraço!

TylerNTL
01/05/2008, 08:01
Quanto ao "meu" apoio de braço, vou fazer um reforço com fibra de vidro e enchê-lo com espuma agora no feriadão.

Vou ver se coloco umas fotos do D.I.Y.

Fiz uns lances em uns consoles de teto no ebay.
Acredito que ele chege por uns R$150 vou arriscar com o objetivo de pegar a manha de comprar o ebay.

diniz
02/05/2008, 08:31
Quanto ao "meu" apoio de braço, vou fazer um reforço com fibra de vidro e enchê-lo com espuma agora no feriadão.

Vou ver se coloco umas fotos do D.I.Y.

Fiz uns lances em uns consoles de teto no ebay.
Acredito que ele chege por uns R$150 vou arriscar com o objetivo de pegar a manha de comprar o ebay.

passa o nome do vendedor, ja tive vontade de comprar la tbem mas a gente fica c/ o pe atras de negociar c/ cartão... se o vendedor for correto ja anima mais

Edintruder
02/05/2008, 10:01
Compra com o Pay Pal que é mais garantido.

TylerNTL
02/05/2008, 14:20
Hoje pela manhã encarei a empreitada com resina, tecido de fibra de vidro, boa vontade, disposição, etc, etc, etc...

Essa foto é do serviço feito aguardando a resina secar até o domingo para tirar os excessos e dar um lixada. A intenção era tirar mais umas fotos para dar uma idéia de como foi a execução. Quem já fez alguma experiência com fibra de vidro deve compreender os dilemas sobre as misturas de catalizador x resina, especialmente quando você não tem um contagotas ou muito menos a mão habilidosa para despejar umas poucas gotas de catalizador 150ml de resina. Quando vc exagera no catalizador (e eu sempre exagerei) não dá nem tempo de espalhar direito a resina, muito menos de tirar fotos.

Quanto ao ebay até agora, faltam 06 horas para fechar o leilão, o maior lance no console de teto são os meus U$20.
Já fiz meu cadastro pay pal tenho até U$1,95 de crédito.

TylerNTL
02/05/2008, 14:23
Não está muito evidente mas se olhar com atençao a peça preta tem uma rachadura no sentido longitudinal e a almofada também está rachada no sentido longitudinal e mais ou menos no meio da peça tem um buraco feito pelos cotovelos apoiados ao longo de 07 anos.

LEONARDORAZO
02/05/2008, 22:55
Olá amigos, sou novo por aqui ,e estou com o mesmo problema no apoio da minha ranger, e tb não consegui achar essa peça. Ja tentei retirar ela mas não estou conseguindo, a parte de cima é facil, mas a que fica articulada não. vc´s poderiam me dar uma dica de como desmontá-la pois estou com medo de quebrar ela. um grande abraço

amithai
02/05/2008, 23:06
Minha esposa lá do banco de trás sobe nessa parada pra pegar alguma coisa na frente e não adianta falar...a minha foi pro saco em poucos km de Ranger.

amithai
02/05/2008, 23:11
Valeu, Jr.! Tb tô gostando do jeito que ela tá ficando... Mas obviamente ela não tá pronta ainda... (todo dia uma nova idéia, hehehehe)
Fiquei esperando vcs quinta passada lá no Terraço... Cadê vcs?

Abraço!!

Começou a panelaiada de Brasilia de novo!!!

amithai
02/05/2008, 23:13
Queria tirar meu airbag do lado do carona(nada contra o carona) mas que tenho certeza que não funciona e botar um porta treco...alguma ideia?

TylerNTL
03/05/2008, 08:06
Olá amigos, sou novo por aqui ,e estou com o mesmo problema no apoio da minha ranger, e tb não consegui achar essa peça. Ja tentei retirar ela mas não estou conseguindo, a parte de cima é facil, mas a que fica articulada não. vc´s poderiam me dar uma dica de como desmontá-la pois estou com medo de quebrar ela. um grande abraço

Se seu console for da Ragner XLT até 2005 (eu acho). Ele tem duas tampinhas de formato oblongo medindo uns 7x3 cm na lateral na parte superior traseira. Tira estas tampinha com uma chave de fenda fina. Elas escondem os 04 parafusos que prendem a parte articulada.

TylerNTL
03/05/2008, 08:08
Quanto a compra do console o leilão acabou ontem 02/05/2008 às 20:00. Eu fui o vencedor com U$ 20. Estou esperando o vendedor entrar em contato para o acerto do pagamento pelo pay pall.

LEONARDORAZO
03/05/2008, 11:20
Obrigado thelmo, a minha é 99... um abraço

diniz
03/05/2008, 20:46
Compra com o Pay Pal que é mais garantido.

como é esse pay pal? é tipo o mercado pago do ML?

abs

felippetti
05/05/2008, 07:15
Começou a panelaiada de Brasilia de novo!!!

Desculpa aí Amithai... Não queria transformar o fórum em MSN... =S

felippetti
05/05/2008, 07:19
Quanto a compra do console o leilão acabou ontem 02/05/2008 às 20:00. Eu fui o vencedor com U$ 20. Estou esperando o vendedor entrar em contato para o acerto do pagamento pelo pay pall.

Thelmo,
só olhei o fórum de novo hoje... eu tö de olho nestes consoles já faz um tempo e tem algumas coisas que é necessário prestar atenção:
- nem todos vêm completos, com fiação e o suporte de fixação... São apenas para reposição nas Explorers que têm toda a fiação pronta...
- existem modelos com o botão do teto solar (da Explorer) ao invés do porta-controle-remotos...
- as cores são bastante variadas. Até hoje não achei um completo (com toda a fiação e o suporte) na cor cinza do interior da minha Ranger, por exemplo...
- mesmo sendo peça usada, a Receita tarifa tudo inclusive o valor do frete, que fica na faixa de 60 e poucas doletas...

Boa sorte aí no fechamento do negócio.

Abraço a todos!!

TylerNTL
05/05/2008, 21:12
Pois é eu vi que tem usn que vem com uma placa de metal que deve ser aparafusada no teto. O console "encaixa" nesta placa.

O que comprei é dos mais simples dois botões para as luzes (motorista&passageiro) e um botão mode no centro (que acredito faz alguma coisa com um relógio). Na parte de trás está o tal porta controles.

Ele vem (assim espero) com a fiação, mas sem a placa de metal.
Tô apostando em uma solução técnica (famosa gambiarra bem feita) para instalá-lo.

Frete+produto ficaram por U$ 50 já pagos pelo pay pall. Vamos ver no que dá..
Alguém tem notícias da greve dos fiscais da receita?

Estou apostando que dê certo para criar coragem de comprar outras pecinhas. Tipo eles tem retrovisores elétricos por +- U$ 30.

Se tudo der certo meu retrovisor LE, que tem uma solução técnica, é sério candidato a substituição por um comprado no ebay, pois pagar R$ 500 pedidos aqui em Natal está fora de cogitação.

felippetti
05/05/2008, 23:18
Pois é eu vi que tem usn que vem com uma placa de metal que deve ser aparafusada no teto. O console "encaixa" nesta placa.

O que comprei é dos mais simples dois botões para as luzes (motorista&passageiro) e um botão mode no centro (que acredito faz alguma coisa com um relógio). Na parte de trás está o tal porta controles.

Ele vem (assim espero) com a fiação, mas sem a placa de metal.
Tô apostando em uma solução técnica (famosa gambiarra bem feita) para instalá-lo.

Talvez tenha que fabricar a placa de metal... Em outros anúncios dá pra ver ela em fotos...
A peça vem com um chicote dela... mas tem um chicote que vai até o teto - talvez tenhas que fazer este...
A cor é igual à do interior da tua?
Se fosse fácil não teria graça, né? ehehhehe... =)
Me avisa qdo estiver tudo instalado, pois faz tempo que namoro estes consoles de teto (só não encontrei completo e na cor pra minha).
Boa sorte!!

ps.: a greve da receita tá numa trégua de algumas semanas... Algumas encomendas minhas (peças para a minha HPI Savage X 4.6) vão passar nesta "janela" de tempo tb...

klaus+
06/05/2008, 12:11
pelo altissimo preço daqui e por nao querer dessa vez comprar no ebay, eu retirei a parte de cima do console, o apoio, e deixei so a de plastico reta de baixo mesmo. no buraco q ficou(+/- 10x10cm) eu pus um pedaço de carpete. pronto, resolvido
se fosse mais nova eu comprava o console da explorer no ebay, mas a minha é 2000 e dentro de pouco tempo devo vender.
mas ficou bom o serviço, nada gambiarrado

klaus+
06/05/2008, 12:13
outra coisa, o q mais quebra nesse apoio é a peça tipo uma dobradiça. na fordgerais custa 160,00
31-2515-2080. falar com walter

Raposo
06/05/2008, 16:50
abs
Desculpe a demora. Só agora consegui postar as fotos. Eu vi o trabalho com resina de um colega, ficou legal, mas acho que sem reforço das cantoneiras, pelo menos por dentro do console continuará quebrando porque a resina é muito rígida. Com relação ao acabamento nas cantoneiras, pensei em colar curvim da cor do console, ou pintar de cinza depois de arredondar as pontas. Espero ter ajudado. Se houver dúvidas estou à disposição.
As fotos, pela ordem:
1) Acesso para a retirada do apoio de braço;
2) O local onde quebrou, dá para ver a rachadura;
3) os parafusos para retirar a parte de cima do apoio de braço;
4) O apoio de braço com as cantoneiras, tem mais duas pequenas por dentro;
5) só falta o acabamento, ainda não consegui fazer, quando estiver pronto eu posto a foto.

TylerNTL
06/05/2008, 21:13
Para completar o serviço comprei 2 kg de borracha de chinelo. Vou cortá-la de forma que o interior da almofada fique recheada.

Acredito que diferente do problem no console da sua (do Raposo) o que estava bem quebrado na minha era o apoio do braço. O suporte do apoio (a peça preta com a dobradiça) estava com um iníciozinho de rachadura. Aproveitei para fazer um reforço nela (com fibra e resina por cima da rachadura) e nas bordas da peça (que também começavam a apresentar fadiga.

LEONARDORAZO
06/05/2008, 23:46
Tô de olho nesses consoles de teto da explorer tb.... tem um monte no ebay... alguém ja conseguiu trazer algo de lá ???, vi um radio com mp3 por 100,00

felippetti
07/05/2008, 07:25
Tô de olho nesses consoles de teto da explorer tb.... tem um monte no ebay... alguém ja conseguiu trazer algo de lá ???, vi um radio com mp3 por 100,00

Já comprei muito pelo eBay. Confio mais no eBay do que no Mercado Livre...
Dei lance num kit completo (console, suporte de metal, fiaçao e sensor de temperatura) ontem.
Vamos ver o que acontece...

Abraço a todos!

Raposo
07/05/2008, 14:54
Para completar o serviço comprei 2 kg de borracha de chinelo. Vou cortá-la de forma que o interior da almofada fique recheada.

Acredito que diferente do problem no console da sua (do Raposo) o que estava bem quebrado na minha era o apoio do braço. O suporte do apoio (a peça preta com a dobradiça) estava com um iníciozinho de rachadura. Aproveitei para fazer um reforço nela (com fibra e resina por cima da rachadura) e nas bordas da peça (que também começavam a apresentar fadiga.
Boa idéia essa da borracha de chinelo. Vou fazer na "Natasha". Quanto a fissura na dobradiça, nem prestei atenção vou verificar com mais rigor.
Sds.

dudas_308w
07/05/2008, 15:18
Desculpe a demora. Só agora consegui postar as fotos. Eu vi o trabalho com resina de um colega, ficou legal, mas acho que sem reforço das cantoneiras, pelo menos por dentro do console continuará quebrando porque a resina é muito rígida. Com relação ao acabamento nas cantoneiras, pensei em colar curvim da cor do console, ou pintar de cinza depois de arredondar as pontas. Espero ter ajudado. Se houver dúvidas estou à disposição.
As fotos, pela ordem:
1) Acesso para a retirada do apoio de braço;
2) O local onde quebrou, dá para ver a rachadura;
3) os parafusos para retirar a parte de cima do apoio de braço;
4) O apoio de braço com as cantoneiras, tem mais duas pequenas por dentro;
5) só falta o acabamento, ainda não consegui fazer, quando estiver pronto eu posto a foto.

Raposo, tah com cara de que ficou muito firme. Mas vai precisar de um ferrox, ou um zarcao nisso. E depois colar o curvim.

Aproveitando, eu comprei uma luz de cortesia de fusca por R$ 4,50 e mais R$1 da lampada, e cortei a parte de tras do console e coloquei lá. Como eu tive que remover a tapeçaria p/ por o console, aproveitei e passei os fios. Agora vou ter luz de cortesia na extendida. Vai ficar mais facil de achar as coisas que se perdem nos bancos.
abs
abs

Raposo
07/05/2008, 16:15
Raposo, tah com cara de que ficou muito firme. Mas vai precisar de um ferrox, ou um zarcao nisso. E depois colar o curvim.

Aproveitando, eu comprei uma luz de cortesia de fusca por R$ 4,50 e mais R$1 da lampada, e cortei a parte de tras do console e coloquei lá. Como eu tive que remover a tapeçaria p/ por o console, aproveitei e passei os fios. Agora vou ter luz de cortesia na extendida. Vai ficar mais facil de achar as coisas que se perdem nos bancos.
abs
abs
É. Ainda tá faltando o acabamento. Vou arredondar os cantos da cantoneira e passar o zarcão como você recomendou; depois colo o curvim. Vou postar quando ficar pronto. Boa idéia a luz de cortesia para a estendida, podes até colocar para ligar no interuptor dos faróis que fica bem original.
Abs.

Pequeno jr
07/05/2008, 23:48
Rafael e Leonardo, vcs falaram em console de teto??? Sera q tem para RAnger CD ??

Tem fotos deles ou algum link para eu ver??

TylerNTL
08/05/2008, 07:00
Pequeno Jr.

Abaixo o link para um console de teto tipo os que estamos discutindo por aqui:

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&sspagename=STRK%3AMEWNX%3AIT&viewitem=&item=170213750936#ebayphotohosting

felippetti
08/05/2008, 12:52
Rafael e Leonardo, vcs falaram em console de teto??? Sera q tem para RAnger CD ??

Foto instalado: http://www.supermotors.net/getfile/101765/fullsize/file.jpg

Márcio T
08/05/2008, 20:58
No ano passado instalei um console de teto e troquei o console central comum pelo da Limited: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33219

dudas_308w
08/05/2008, 21:08

Pequeno, tem um forista que fez o dele copiando o da policia que vem na Blazer. Ateh o Edin perguntou coisas p/ ele... eu acho que ele cobra 90 reais pela peça, sem acabamento. Eu vou achar o topico e coloco.

Raposo, a luz de cortesia do fuca tem 3 posiçoes e dois polos. A posiçao do meio desligada, a de cima vai na barra quente (positivo com chave na igniçao) e a de baixo no interruptor de painel. Ae ela funciona igual que nem a luz do teto, acendendo quando vc entra no carro ou vira o painel.

dudas_308w
08/05/2008, 21:12
Ae, segue o topico do console de teto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35124&highlight=console+teto

é o DIniz quem fabricou. O legal do modelo dele é que da p/ por o que quiser de botao!
abs

LEONARDORAZO
08/05/2008, 23:34

Olá Pequeno JR, o melhor lugar para encontrar esses consoles ( e muitas outras peças pra ranger) é no ebay mesmo, a minha ranger é cd mas eu estou esperando o thelmo dizer se a instalação fica legal, ele acabou de comprar um lá, a ranger dele também é cd... eu comprei ontem um cd player com mp3 por 130,00 (incluindo o frete), depois posto se a mercadoria chegou ...hahaha, foi minha primeira compra. Um grande abraço

TylerNTL
09/05/2008, 21:36
No ano passado instalei um console de teto e troquei o console central comum pelo da Limited: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33219

Já conferiram este tópico do Marcio T?

Os acessórios ficaram muito bons. Agora tô de olho em um espelho com bússola, autodimiming coisa&tal.

Queria ter coragem para investir num computador de bordo igual ao do Márcio!

Márcio T
10/05/2008, 09:59
Olá, Thelmo.

O console que você comprou já vem com bússola e indicador de temperatura externa, vai ficar faltando só o sensor. O mesmo vendedor tem um espelho fotocromático com autodimming, você poderia ter aproveitado o frete. http://cgi.ebay.com/ebaymotors/FORD-EXPLORER-MOUNTAINEER-AUTO-DIMMING-REAR-VIEW-MIRROR_W0QQitemZ180239243961QQihZ008QQcategoryZ335 54QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Você perguntou ao vendedor se vinha com a placa? Sem ela, vai ter que improvisar. É importante saber se sua Ranger tem "espera" no teto para parafusar a placa (acho que é um rasgo e 1 porca soldada). O console encaixa na placa, que é parafusada no teto.

Kit com placa + chicote elétrico que pega no console e desce pela coluna até o conector atrás do freio de estacionamento: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/95-01-FORD-Explorer-OVERHEAD-CONSOLE-wiring-MOUNT-SET_W0QQitemZ190219995416QQcmdZViewItem?hash=item1 90219995416&

Se precisar de alguma dica ou esquema elétrico para a instalação, é só avisar.

Boa sorte.

LEONARDORAZO
10/05/2008, 11:34
Olá, Thelmo.

O console que você comprou já vem com bússola e indicador de temperatura externa, vai ficar faltando só o sensor. O mesmo vendedor tem um espelho fotocromático com autodimming, você poderia ter aproveitado o frete. http://cgi.ebay.com/ebaymotors/FORD-EXPLORER-MOUNTAINEER-AUTO-DIMMING-REAR-VIEW-MIRROR_W0QQitemZ180239243961QQihZ008QQcategoryZ335 54QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Você perguntou ao vendedor se vinha com a placa? Sem ela, vai ter que improvisar. É importante saber se sua Ranger tem "espera" no teto para parafusar a placa (acho que é um rasgo e 1 porca soldada). O console encaixa na placa, que é parafusada no teto.

Kit com placa + chicote elétrico que pega no console e desce pela coluna até o conector atrás do freio de estacionamento: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/95-01-FORD-Explorer-OVERHEAD-CONSOLE-wiring-MOUNT-SET_W0QQitemZ190219995416QQcmdZViewItem?hash=item1 90219995416&

Boa sorte.

Márcio, qual a função deste espelho ???, para instalar precisa ligar o chicote só no ponto de força ??
um abraço

felippetti
10/05/2008, 13:06
Olá, Thelmo.

Boa sorte.

Oi, Marcio.

Comprei um overhead console no eBay na sexta-feira... Deve demorar uns 30 dias pra chegar...
O kit é este: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&ssPageName=STRK:MEBOFFX:IT&item=280223199870

Tu tens o esquema de ligação do conjunto?

Valeu!!

Márcio T
10/05/2008, 15:00
Márcio, qual a função deste espelho ???, para instalar precisa ligar o chicote só no ponto de força ??
um abraço

Olá, Leonardo.

O fotocromático tem um sensor que percebe qualquer incidência de luz mais forte no retrovisor e escurece o espelho. É igual Carefree: Incomodada com farol alto no retrovisor ficava a sua avó...:lol:

O autodimming tem um controle que mantém as lâmpadas acesas por um tempo (regulável) depois que são desligadas, auxiliando em caso de locais mais escuros. Na Explorer, podem ser integradas no módulo Autolamp, que acende as luzes / faróis automaticamente dependendo da iluminação externa.

O fotocromático só precisa mesmo de ponto de força, mas vou dar uma olhada no esquema elétrico e posto depois. P'rá quem não tem ou não gosta do console de teto, tem a opção dos retrovisores que já vem com relógio, bússola, termômetro, etc.

Márcio

Márcio T
10/05/2008, 15:35
Tu tens o esquema de ligação do conjunto?

Olá, Rafael.

Dê uma olhada aqui: http://www.explorer4x4.com/overhead.htm

E aqui: http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=214825

Se precisar do esquema elétrico, é só avisar.

Boa sorte.

Márcio.

P.S.: Com a greve da RF, deve demorar um pouco mais. Quando compro alguma coisa no eBay, costumo levar o Payment Summary, cópia da fatura do cartão de crédito e da minha identidade para a RF. Aí os caras já calculam o imposto e liberam mais rápido. Senão, eles ficam 2 meses tentando descobrir qual o valor da mercadoria e normalmente erram - p'rá mais. Uma dica: No verso do aviso dos Correios para retirar a mercadoria consta o valor do imposto a pagar. Se estiver errado, junte a documentação que listei acima, solicite na RF o formulário para solicitação de recálculo, preencha e protocole o pedido.

amithai
10/05/2008, 16:42
Mas tem mercadorias que passam sem pagar nada? Acima de 50 dolares?

Márcio T
10/05/2008, 17:20
Mas tem mercadorias que passam sem pagar nada? Acima de 50 dolares?

Livros, CD's e DVD's são isentos. Também presentes de pequeno valor (máximo de US$50,00). O problema é que os US$50,00 incluem o valor do frete (quase sempre maior que U$20,00) e devem ser remetidos por pessoa física, que deve ainda preencher o formulário da USPS declarando que é um presente.

Já tive algumas boas surpresas de receber direto, sem imposto, alguns itens pequenos. Mas é raro..

amithai
10/05/2008, 17:23
Uma duvida, Marcio.....imagina um cara la com um item de 350 dolares, pequeno....preenche tudo, diz que é presente....passa?

A RF abre a mercadoria?

Márcio T
10/05/2008, 17:33
Uma duvida, Marcio.....imagina um cara la com um item de 350 dolares, pequeno....preenche tudo, diz que é presente....passa?

A RF abre a mercadoria?

Abre. É até possível, se for um item que "não dê muito na cara", mas normalmente eles pesquisam para verificar o valor declarado. De toda forma, não tem multa neste caso e corre o risco de passar... ou de cair na malha e ter que pagar o imposto. Outro problema é de extraviar a mercadoria, porque o seguro só vai cobrir o valor declarado.

TylerNTL
10/05/2008, 20:36
Olá, Thelmo.

Boa sorte.

Márcio,

Você comentou que vai na RF com o pgto do cartão e o RG.
Isso é depois do correio enviar o aviso para retirada da mercadoria, certo?

Quanto a minha compra acho que a previsão é de 6 a 10 dias úteis. Mas minha expectativa é de +- um mês.
Estou sendo muito pessimista?

Nas compras que você fez no ebay, em média quanto tempo levou para receber o aviso de retirada?

Pois é estava tão fissurado no console que só depois de fechado o negócio foi que notei o espelho autodimming.

Navegando vi os retrovisores autodimming com bússola e temperatura que você comentou anteriormente.
Achei interessante, mas na minha situação, a compra não seria uma boa (eu ficaria com infos redundantes), pois espero que a bússola do console funcione, quanto a temperatura estou ciente das dificuldades principalmetne porr causa do sensor (mas temperatura externa não é problema, aqui em Natal se ele ficar aceso marcando 29ºC o erro vai ser de no máximo 2ºC)

Quanto a fixação vou apelar para a criatividade!
O plano é trocar de Ragner em 2009, levando o console para a nova.
Quando o console chegar vou quebar a cabeça com uma forma de fixá-lo. A solução vai ter que permitir a retirada e ao mesmo tempo não podem ficar "muitas" marcas (para não desvalorizar a Ragner atual na hora da venda).

Quanto ao esquema elétrico, até agora imagino que vou descobrir os pinos + e - (num desses sites que vc informou) alimentá-los com 12V. Espero que eu tenha bússola e luzes funcionando. A possiblidade do termômetro funcionar está praticamente descartada.
Será que vai ser simples assim?

Filipetti,

Você já olhou os sites que o Márcio indicou com as dicas de instalação...
Só agora notei que a Explorer tem uma corcova no meio do pára-brisas!
Pois é já estou ansioso para a chegada da mercadoria para exercitar a criatividade!

Márcio T
10/05/2008, 22:41
Você comentou que vai na RF com o pgto do cartão e o RG.
Isso é depois do correio enviar o aviso para retirada da mercadoria, certo?

Não. Normalmente eu vou na RF antes, porque adianta o processo de liberação - o fiscal já fica sabendo o valor da mercadoria e calcula o imposto.

Quanto a minha compra acho que a previsão é de 6 a 10 dias úteis. Mas minha expectativa é de +- um mês. Estou sendo muito pessimista? Nas compras que você fez no ebay, em média quanto tempo levou para receber o aviso de retirada?

Peça ao vendedor para te informar o tracking number e acompanhe no site da USPS. Normalmente, chega ao Brasil em 1 semana - depois leva de 10 a 20 dias para a Alfândega liberar. O problema é que com esta greve deve ter muita coisa acumulada.

Quanto ao esquema elétrico, até agora imagino que vou descobrir os pinos + e - (num desses sites que vc informou) alimentá-los com 12V. Espero que eu tenha bússola e luzes funcionando. A possiblidade do termômetro funcionar está praticamente descartada. Será que vai ser simples assim?

Vou ver se esta semana consigo tirar umas fotos e "limpar" o esquema elétrico. Particularmente, não gosto de improvisar (só em último caso), então sempre uso o esquema original, com todos os conectores, etc. Mas dá p'rá adaptar sem muito problema. Alimentando o console, funciona a bússola, as luzes auxiliares e o termômetro vai marcar uma temperatura maluca, porque vai estar com o circuito aberto. O sensor de temperatura é instalado atrás do pára-choques dianteiro, lado do motorista. Se tiver o sensor, é só passar os fios até o console e conectar (fios AZUL/AMARELO e AZUL/BRANCO).

Será que você não está confundindo com o próprio console? Ele se estende até a frente do pára-brisas.

Um abraço.

Márcio

TylerNTL
11/05/2008, 08:46
Não. Normalmente eu vou na RF antes, porque adianta o processo de liberação - o fiscal já fica sabendo o valor da mercadoria e calcula o imposto.

Será que você não está confundindo com o próprio console? Ele se estende até a frente do pára-brisas.

Um abraço.

Márcio

Mais uma dúvida. Quando o USPS informar que a mercadoria chegou ao Brasil eu já posso ir à RF? Ou tenho que esperar a liberação da alfândega (de 10 a 20 dias)?

Quanto a corcova mais tarde coloco uma foto para tirarmos a dúvida.

LEONARDORAZO
11/05/2008, 20:04
Valeu Márcio !!!!

rogeriomasih
26/05/2008, 23:53
Minha esposa lá do banco de trás sobe nessa parada pra pegar alguma coisa na frente e não adianta falar...a minha foi pro saco em poucos km de Ranger.

Não sei com vcs, mas, no meu caso, todo mundo que sobe na porr@ do banco carona se apoia nessa peça...e quando querem abrir sem apertar o botão lateral? (a minha é XL)

Já quebrou o pino e agora vive laçado por um velcro (é assim que escreve?).

TylerNTL
02/06/2008, 22:36
O tal do overhead console chegou hoje a tarde. Dei sorte a RF não cobrou nada de imposto.

Os pontos negativos são os seguintes:
1-o que eu pensava ser um porta trecos, na verdade é um botão que, acredito eu, deveria acionar um teto-solar elétrico. Faltou um olhar crítico para perceber que o que eu comprei é um pouco diferente do do márcio!
2-o esquema elétrico é um pouco mais complicado dq eu esperava.

Vou colocar uma foto para expor melhor a bronca.

Aceito sugestões de como fazer as ligações...

TylerNTL
02/06/2008, 22:57
As opções para ligação são inúmeras.

03 cabos:
marrom, vermelho e azul numa bitola que deve ser 2,5mm²

12 (!!!) cabos:
03 pretos bitola 2,5mm²
01 azul preto bitola 2,5mm²
01 verde laranja bitola 1mm²
01 preto bitola 1mm²
01 cinza preto bitola 1mm²
01 cinza amarela bitola 1mm²
01 azul vermelho bitola 1mm²
01 azul escuro amarelo bitola 1mm²
01 azul escuro branco bitola 1mm²
01 preto azul bitola 1mm²

Na minha dica é a seguinte
O conjuntinho com 03 (mr, vm, az) seria o comando do teto solar elétrico.
Na anêmona de 12 cabos devem estar a cabeação do sensor de temperatura, cabos de alguns relés de fim de curso do teto solar e a alimentação.

Márcio T
03/06/2008, 13:28
Olá, Thelmo.

Devido à greve, ficou muito serviço acumulado e eles estão liberando direto os itens menores. Economia de 60%!

Vê se dá p'rá postar uma foto do outro lado do console. Eles não tem porta-treco, não. Em uns, é o controle do teto solar. Em outros, é o controle remoto de portão de garagem, que pode ser acionado sem abrir a "gaveta" do console.

Vou dar uma olhada no esquema elétrico e posto depois.

Márcio

TylerNTL
03/06/2008, 21:52
Pensei que o botão "open" do seu era para abrir um porta treco!

felippetti
03/06/2008, 23:41
(...)
Filipetti,

Você já olhou os sites que o Márcio indicou com as dicas de instalação...
Pois é já estou ansioso para a chegada da mercadoria para exercitar a criatividade!

Opa, Thelmo...
Desculpa. Não tinha visto tua pergunta aqui...
Não olhei os sites ainda... Meu console deve chegar esta semana e daí vou correr atrás da instalação
Não há tal corcova... A instalação é `limpa`, i.e., plug`n`play...
Depois que instalar dou um parecer aqui...

Abraço!!

Ricardo Franklin
04/06/2008, 08:45
Foto instalado: http://www.supermotors.net/getfile/101765/fullsize/file.jpg

CAra o seu ficou muito legal!! To com ums destes instalado na minha tambem porem nao consegui colocar o termometro para funcionar. Ta sempre marcando -40graus celsius rsrsrs!! Tem alguma ideia?

TylerNTL
04/06/2008, 13:52
Perguntas para os que instalaram um console desses na Ranger:

1-De onde puxaram a fiação? De próximo da luz do teto?

2-Como fizeram a fixação? Utilizaram as presilhas originais do console ou adaptaram alguma outra solução?

3-Alguém tem o esquema de ligação? Quais fios ligam o relógio, bússola e luzes de cortesia?

felippetti
04/06/2008, 19:10
CAra o seu ficou muito legal!! To com ums destes instalado na minha tambem porem nao consegui colocar o termometro para funcionar. Ta sempre marcando -40graus celsius rsrsrs!! Tem alguma ideia?

Franklin,

esta foto não é da minha... Meu console ainda tá pra chegar... mas espero que fique deste naipe...
Tá vindo completinho, com o suporte de metal e o sensor de temperatura. Creio que não vou ter dor de cabeça pra instalar tudo...

Abraço!

Márcio T
05/06/2008, 22:25
Olá, Thelmo.

Como você já tinha deduzido, os 03 cabos (marrom, vermelho e azul) de 2,5mm² são da alimentação do motor do teto solar. O cabo azul/preto também não usa (controle do teto solar). Só interessam os cabos que vão para aquele conector, que devem ser os seguintes:

ALIMENTAÇÃO
CINZA/AMARELO - Ligar na caixa de fusíveis, posição 10. Pode também ligar junto com o fio de alimentação do rádio/cd.
PRETO - "Terra", "massa", "negativo". Ligar em qualquer ponto de aterramento.

LUZ DE CORTESIA:
VERDE/LARANJA - Pode usar a ligação da lâmpada central do salão.
PRETO/AZUL - Ligar no DIMMER ou em outra lâmpada que acenda quando abre a porta

CONTROLE DE LUMINOSIDADE DO MOSTRADOR
AZUL/VERMELHO - Ligar no DIMMER ou em outro ponto com intensidade de luz controlável (luz do cinzeiro, por exemplo.

SENSOR DE TEMPERATURA
AZUL/AMARELO e AZUL/BRANCO - Ligar no sensor de temperatura externa. A posição original é atrás do pára-choques dianteiro, ao lado do sensor de impacto frontal do air-bag.

CINZA/PRETO - VSS (sensor de velocidade) ou no velocímetro do painel de instrumentos. Pode deixar desligado, pois só serve para evitar que o sensor de temperatura indique falsa medição quando está parado ou em um engarrafamento, por exemplo.

Não consegui visualizar como você vai fixar o console, pois aquele acabamento preto na parte mais larga seria para encaixar no vão do teto solar - que não existe. Talvez fique mais fácil de adaptar se você retirar esta parte. :pensativo:

Boa sorte.

Márcio

Márcio T
05/06/2008, 22:32

Ricardo, esta é uma indicação de erro e significa que o circuito do sensor de temperatura está em curto ou aberto. Verifique continuidade dos fios AZUL/AMARELO e AZUL/BRANCO do console até o sensor de temperatura, atrás do pára-choques dianteiro. Se estiver sem o sensor também vai dar indicação de erro.

Boa sorte.

Márcio

TylerNTL
06/06/2008, 16:13
Márcio,

Obrigado pelas dicas sobre as ligações.

Semana que vem entro de férias e vou ter um tempinho para trabalhar na adaptação do console.

felippetti
16/06/2008, 18:20
Opa!

Chegou meu console de teto!! Veio completo mesmo... Agora é fazer a ligação para ver se tá tudo funcionando direitinho. O cinza é exatamente o mesmo do resto do painel. Se tudo correr bem, a instalação deve ficar "original de fábrica"...
Quando tiver tudo pronto, posto fotos aqui.

Abraço a todos!!

LEONARDORAZO
16/06/2008, 22:02
Opa!

Chegou meu console de teto!! Veio completo mesmo... Agora é fazer a ligação para ver se tá tudo funcionando direitinho. O cinza é exatamente o mesmo do resto do painel. Se tudo correr bem, a instalação deve ficar "original de fábrica"...
Quando tiver tudo pronto, posto fotos aqui.

Abraço a todos!!

Felippetti, comprei um kit igualzinho ao seu , está a caminho... 80 doletas no pay pal.Vou aguardar dicas e fotos de como vc instalou...parabéns
Só estou pensando uma coisa...notou o teto da ranger, será que ele cabe naquele espaço entre o tapa sol ???
um grande abraço

felippetti
17/06/2008, 00:48
Felippetti, comprei um kit igualzinho ao seu , está a caminho... 80 doletas no pay pal.Vou aguardar dicas e fotos de como vc instalou...parabéns
Só estou pensando uma coisa...notou o teto da ranger, será que ele cabe naquele espaço entre o tapa sol ???
um grande abraço

Cabe. o console é menor do que parece nas fotos...
O esquema de instalação já tá postado aqui no fórum - vou me embasar nele. Qualquer dica a mais, certamente coloco aqui.
Mais fotos de instalações aí abaixo...

Abraço!!

TylerNTL
23/06/2008, 17:51
Pois é somente agora comecei a mexer no meu console!

Alimentei com 12V conforme o MárcioT indicou e funcionou (ainda bem!)

Observei também que o sensor de temperatura é sensível a tensão com uns 2V ele marca aproximadamente 30ºC e com ckt aberto marca -40ºC. Ou seja, se conseguir com um sensor que dê a resposta em tensão mais ou menos nessa faixa posso até colocar ele para funiconar.

Felippetti,

Você já instalou o seu?
Foi necessária alguma adaptação?(ou apenas aparafusou a chapa de metal e encaixou o console)
Foi preciso cortar muito o forro?

Como mexo no forro? Basta ir desencaixando? Tem algum macete ou técnica especial?

No meu, na parte da frente tem duas presilhas que com o console no lugar ficam uns 2cm dentro do forro (acredito que devem encaixar nos rasgos retangulares de chapa metálica). O seu também tem estas presilhas?

felippetti
23/06/2008, 21:12
(...)
Felippetti,

Você já instalou o seu?
Foi necessária alguma adaptação?(ou apenas aparafusou a chapa de metal e encaixou o console)

Como mexo no forro? Basta ir desencaixando? Tem algum macete ou técnica especial?

No meu, na parte da frente tem duas presilhas que com o console no lugar ficam uns 2cm dentro do forro (acredito que devem encaixar nos rasgos retangulares de chapa metálica). O seu também tem estas presilhas?

Ainda não instalei, Thelmo.
Tô louco pra ver funcionando, mas ainda não deu tempo de encostar a barca uns dias na auto-elétrica... Quero aproveitar a parada pra outros ajustes...
O meu também tem as presilhas e elas encaixam sim nos "rasgos" da chapa metálica.

Valeu!!

LEONARDORAZO
23/06/2008, 23:25
Amigos, estou esperando a chegada do meu console tb (acredito que em +- 1 semana ele ja esteja por aqui) e aí mãos a obra. Será que dá para instalar sem cortar o forro ???

felippetti
23/06/2008, 23:58
Amigos, estou esperando a chegada do meu console tb (acredito que em +- 1 semana ele ja esteja por aqui) e aí mãos a obra. Será que dá para instalar sem cortar o forro ???

Pois é, Leonardo... Estive estudando a instalação... Acho que até rola de instalar apenas fazendo as ranhuras dos encaixes e furos dos parafusos, isto é, sem ter que cortar o forro todo. Vou tentar fazer isso, mas se não tiver como, paciencia: vai pra faca mesmo, hehehehe.

Boa sorte pra gente!

TylerNTL
24/06/2008, 10:35
Esse é meu dilema.
Como espero trocar de Ranger em 2009 e gostaria de levar o console comigo.

Vou tentar instalar com o mínimo de intervenções no forro para futuramente retirar o console e tampar os furos/rasgos/etc com algum tipo de acabamento.

Hoje a tarde vou pegar uma dremel para cortar fora as presilhas, como elas ficam muito "para dentro do forro" não vou aproveitá-las na minha instalação.

felippetti
24/06/2008, 12:44
Esse é meu dilema.
Como espero trocar de Ranger em 2009 e gostaria de levar o console comigo.

Vou tentar instalar com o mínimo de intervenções no forro para futuramente retirar o console e tampar os furos/rasgos/etc com algum tipo de acabamento.

Hoje a tarde vou pegar uma dremel para cortar fora as presilhas, como elas ficam muito "para dentro do forro" não vou aproveitá-las na minha instalação.

Mas e vai fixar como, então?

TylerNTL
24/06/2008, 19:14
Passei a tarde estudando como fixar:

O mais complicado é que a parte interna das luzes de cortesia ficam mais "altas" que o console, ou seja, com o forro no lugar ele não fica "encaixado". Para ficar 100% é necessário cortar o forro no lugar das luzes.

Comprei umas buchas de nylon retangulares próprias para fixar parafusos em forros. Pretendo fazer 04 pequenos cortes no forro (1 cm), encaixar as presilhas, aparafusar o console e esconder as cabeças dos parafusos com uns acabamentos plásticos que comprei numa loja de artigos para marcineiro.

Não vai ficar 100% pq como não vou cortar o forro, vai ficar um espaço de 0,5 cm entre o console e o forro.

dudas_308w
25/06/2008, 18:13
Raphael, Thelmo ou Leonardo,
umas duvidas nesse console...

Parece que ele tem um termometro, segundo as mensagens que li.
Alem do termometro tem alguma outra coisa? Bussola? Hora?
:pensativo:
tem um botao de "open" na parte de trás, e um botao no meio... o que são?
A parte redonda trazeira é um porta-trecos?:concordo:

abs

felippetti
25/06/2008, 18:54
Raphael, Thelmo ou Leonardo,
umas duvidas nesse console...

Parece que ele tem um termometro, segundo as mensagens que li.
Alem do termometro tem alguma outra coisa? Bussola? Hora?
:pensativo:
tem um botao de "open" na parte de trás, e um botao no meio... o que são?
A parte redonda trazeira é um porta-trecos?:concordo:

abs

Dudas,

o display mostra temperatura (em graus Celsius ou Fahrenheit) e tem bússola também.

O "open" é para abrir o tal porta-trecos, que na realidade é um compartimento para colocar o controle remoto da garagem. O outro botão ("garage") serve para acionar o controle remoto que estiver lá dentro.

Existe outro modelo que vem na Explorer com teto-solar. Ao invés do porta-controle há apenas um botão (no lugar do "garage") responsável pelo acionamento do teto-solar.

Abraço!

TylerNTL
25/06/2008, 20:26
Pois é, minhas buchas não fixaram bem na parte dianteria. Meti o estilete no forro para abrir espaço para as luzes.

Neste momento o console está com uma fixação porca com parafusos aparecendo, fiação gambiarrada positivo fusível da posição 01 e negativo pendurado no acendedor de cigarros, coisa&tal.

Amanhã vou fazer uma fixação descente e consertar a gambiarra elétrica.

LEONARDORAZO
26/06/2008, 18:32
Thelmo, posta as fotos de como está ficando... o meu console chegou hoje, completinho, devo começar a desmontar o teto este fim de semana .
um abraço

TylerNTL
27/06/2008, 10:37
Estas são umas fotos que tirei ao longo da primeira instalação.

LEONARDORAZO
27/06/2008, 20:16
Thelmo diz uma coisa, vc fez a marcação com aquela chapa de ferro que serve de base ok?, agora, como vc fixou o console no teto ? colou ou aparafusou ??
um abraço

Edintruder
27/06/2008, 23:00
Felippetti, tens ainda o link de quem tu comprasses o console?

Márcio T
28/06/2008, 00:35
Olá, pessoal. Estive com alguns problemas de conexão com a Internet e só pude ficar olhando... Parece que tá ficando um boa instalação.

Thelmo, realmente não dá para instalar sem cortar a forração. Tem que passar o estilete. Uma dúvida: Você chegou a ir na RF? Parece que agora a fiscalização está centralizada no RJ, com inspeção por amostragem. Comprei recentemente algumas peças pequenas e passou tudo, sem imposto.

Leonardo, a chapa é fixada no teto (que tem um ressalto para encaixe) por baixo da forração. Para ter acesso, é melhor soltar o acabamento plástico da coluna (próxima ao retrovisor), retirar o quebra-sol e afastar a forração, com cuidado, porque a lã de vidro do isolamento térmico é f***. O console é fixado na chapa, com 2 travas de encaixe na parte de "baixo", próximo ao retrovisor e 2 parafusos na parte de "cima", dentro do suporte da controle remoto. Tem umas fotos que podem ajudar.

Alguém me mandou uma MP que desapareceu, mas que eu me lembre, era sobre o seguinte: O esquema de ligação elétrica leva alimentação somente quando a chave está na ignição. Quando gira a partida, o painel "inicializa". O botão MODE varia entre "desligado", graus Fahrenheit e graus Celsius. Para um ajuste exato da bússola, é preciso digitar um código de região (o norte magnético não é exatamente igual ao norte geográfico), mas ela funciona bem mesmo sem isso (acho que só é significativo p'rá quem está mais próximo do pólo norte - Canadá, Alaska, etc.).

Tenho um termômetro externo absolutamente sem uso, comprado no eBay. Se alguém se interessar, mande uma oferta por MP.

Boa sorte

Márcio

Márcio T
28/06/2008, 00:42
Mais fotos...

felippetti
28/06/2008, 01:38
Felippetti, tens ainda o link de quem tu comprasses o console?

Edi,

o cara é este aqui: http://myworld.ebay.com/themidwestmustang
Tem que ver entre os itens que ele tem lá pra ver se tem outros consoles...
Abraço!!

TylerNTL
28/06/2008, 06:24
Márcio, Quem perguntou sobre o esquema elétrico fui eu.

Instalei ele de forma que ele somente fica alimentado com o carro ligado.

Estava em dúvida pois observava o console inicializando diversas vezes e não tinha certeza se ele havia sido projetado para isso.

LEONARDORAZO
29/06/2008, 23:51
Olá, pessoal. Estive com alguns problemas de conexão com a Internet e só pude ficar olhando... Parece que tá ficando um boa instalação.

Thelmo, realmente não dá para instalar sem cortar a forração. Tem que passar o estilete. Uma dúvida: Você chegou a ir na RF? Parece que agora a fiscalização está centralizada no RJ, com inspeção por amostragem. Comprei recentemente algumas peças pequenas e passou tudo, sem imposto.

Leonardo, a chapa é fixada no teto (que tem um ressalto para encaixe) por baixo da forração. Para ter acesso, é melhor soltar o acabamento plástico da coluna (próxima ao retrovisor), retirar o quebra-sol e afastar a forração, com cuidado, porque a lã de vidro do isolamento térmico é f***. O console é fixado na chapa, com 2 travas de encaixe na parte de "baixo", próximo ao retrovisor e 2 parafusos na parte de "cima", dentro do suporte da controle remoto. Tem umas fotos que podem ajudar.

Alguém me mandou uma MP que desapareceu, mas que eu me lembre, era sobre o seguinte: O esquema de ligação elétrica leva alimentação somente quando a chave está na ignição. Quando gira a partida, o painel "inicializa". O botão MODE varia entre "desligado", graus Fahrenheit e graus Celsius. Para um ajuste exato da bússola, é preciso digitar um código de região (o norte magnético não é exatamente igual ao norte geográfico), mas ela funciona bem mesmo sem isso (acho que só é significativo p'rá quem está mais próximo do pólo norte - Canadá, Alaska, etc.).

Tenho um termômetro externo absolutamente sem uso, comprado no eBay. Se alguém se interessar, mande uma oferta por MP.

Boa sorte

Márcio

Márcio, essa chapa de metal fica presa no teto (lataria) ou fica solta acima do forro para poder encaixar o console na pressão ???

TylerNTL
30/06/2008, 00:12
Márcio T, Só agora que vi sua pergunta sobre a RF!

Não precisei ir na RF, depois de uns dias o site dos correios informou que o material tinha saído de SP para RJ (provavelmente no momento que ele passeou pela RF), uns 02 dias depois ele foi entrege na minha casa sem impostos.

Hoje à tarde fiz a instalação definitiva. Eu estava com receio (desnecessário) de desmontar o forro, mas no final das contas foi o que fiz.

Foi muito mais simples e objetivo que qualquer das primeira adaptações que imaginei e/ou realizei!

Não tem segredo basta ir desaparafusando quebra-sol, alças e soltar as presilhas das molduras das colunas.

O ponto curioso foi a alça dianteira do lado do passageiro que tinha um parafuso sextavado 5,5mm (por sorte tínhamos uma caixa de ferramentas xing ling com 247 combinações inclusive um soquete 5,5mm). Imaginei até que as alças teriam parafusos sextavados por uma questão de maior esforço coisa&tal o pior é que as duas da traseira são fixadas com parafusos philips (pelo visto faltou parafuso philips na linha de montagem!!!)

Desmontado o forro qualquer menino monta o console sem erros!

Márcio T
30/06/2008, 18:24
Márcio, essa chapa de metal fica presa no teto (lataria) ou fica solta acima do forro para poder encaixar o console na pressão ???

Olá, Leonardo.

A chapa é fixada no teto (lataria). Não me lembro bem, mas salvo engano, ela encaixa num vão do teto e trava.

Edição: A chapa é presa no teto (lataria) por 3 clips.

Se alguém lembrasse de fotografar cada etapa da montagem, poderia montar depois um passo-a-passo interessante...

Márcio

Márcio T
30/06/2008, 19:13
Imagem da fixação da chapa no teto.

felippetti
28/07/2008, 23:10
Console de teto instalado...

Como previsto, instalação limpa e sem problemas... Tudo funcionando no console: luzes, bússola, termömetro... Acabei de adaptar o controle da garagem, pois são dois botões distintos, uma pra porta de entrada e outro para a saída. Deu um pouco de trabalho, mas funcionou. Os porteiros tão achando que sou louco de tanto ir até a porta e voltar com a camionete... ehehhehhe...
Andando, a bússola me parece bem afinada. Na configuração usei a área 10, selecionável através do botão "mode".
O termômetro é que tá marcando a menos sempre. Alguém tem alguma dica se tem forma de regulagem?
Abraço a todos!

felippetti
28/07/2008, 23:12
Outro ponto bacana é o tanto que a cabine fica iluminada com as portas abertas... Gostei disso!

Márcio T
29/07/2008, 13:45
Console de teto instalado...

O termômetro é que tá marcando a menos sempre. Alguém tem alguma dica se tem forma de regulagem?

Olá, Rafael.

Parabéns pela instalação, ficou ótima. Que eu saiba, não há regulagem. Também não reparei se há algum varistor ou reostato na placa, para ajustar o sinal. Mas acho pouco provável.

Um abraço.

Márcio

LEONARDORAZO
03/08/2008, 19:04
Felipetti, parabéns, ficou muito legal.
Me diz uma coisa, estou com tudo pronto para instalar o meu console, o chicote que vem do console, aonde vc liga ele, já tem um terminal para encaixar ou vc tirou o plugue e emendou os fios ????.outra coisa, esse console tem bússola ???
um grande abraço

felippetti
03/08/2008, 21:56
Felipetti, parabéns, ficou muito legal.
Me diz uma coisa, estou com tudo pronto para instalar o meu console, o chicote que vem do console, aonde vc liga ele, já tem um terminal para encaixar ou vc tirou o plugue e emendou os fios ????.outra coisa, esse console tem bússola ???
um grande abraço

Leonardo,

simplesmente não sei o que foi feito. Meu conhecimento de elétrica é nulo, hehehehe... Mandei a camionete para revisão semana passada e aproveitei para pedir que instalassem o console. Mas tu encontras o esquema elétrico aqui mesmo neste tópico, algumas mensagens atrás...
O console tem bússola sim...

Boa sorte!

LEONARDORAZO
18/11/2008, 19:37
Finalmente instalei meu console. Ficou show de bola, sá faltou a instalação do retrovisor eletronico... os fios jé estão puxados para a caixa de fusiveis. Alguém teria esse esquema eletrico ???
e outra coisa, qual a região que vc´s colocaram quando fizeram o ajuste da bússola ????

Pequeno jr
19/11/2008, 00:21
Kd as fotos???

LEONARDORAZO
21/11/2008, 01:14
Kd as fotos???

Mandei a minha viatura ao capoteiro, o forro do teto estava meio feinho... em breve vou postar as fotos.

Um abraço

fverna
21/11/2008, 20:33
Olá pessoal, sou novato no forum, estou gostando muito de ler tudo, parabéns pelos post´s.

Acabei de comprar minha ranger que é 2001 e o meu console central (apoio de braço) que é simples esta me deixando irritado, pois falta a peça que trava na parte de baixo, onde apertando o botão abriria, falta esta peça, já consultei concessionárias e nada, estou em sampa, alguem pode me ajudar?

Obrigado!

Walter L. L. Casitta
21/11/2008, 20:57
Olá pessoal, sou novato no forum, estou gostando muito de ler tudo, parabéns pelos post´s.

Acabei de comprar minha ranger que é 2001 e o meu console central (apoio de braço) que é simples esta me deixando irritado, pois falta a peça que trava na parte de baixo, onde apertando o botão abriria, falta esta peça, já consultei concessionárias e nada, estou em sampa, alguem pode me ajudar?

Obrigado!

Nas concessionárias você pode esquecer. A Ford não fornece mais nada desse console. Agora só em desmanches ou com soluções alternativas...

LEONARDORAZO
22/11/2008, 01:18

Obrigado!

Você pode procurar no ebay... www.ebay.com

TylerNTL
13/04/2009, 13:28
Pois é somente agora comecei a mexer no meu console!

Alimentei com 12V conforme o MárcioT indicou e funcionou (ainda bem!)

Observei também que o sensor de temperatura é sensível a tensão com uns 2V ele marca aproximadamente 30ºC e com ckt aberto marca -40ºC. Ou seja, se conseguir com um sensor que dê a resposta em tensão mais ou menos nessa faixa posso até colocar ele para funiconar.

Felippetti,

Você já instalou o seu?

Estou retomando este projeto...

A equação do display de temperatura do meu console é Y=3-0,5.X onde X é uma tensão DC a ser aplicada entre dois fios conectados ao console.

Até agora o plano é utilizar um CI LM35 por sem bem estável, linear a simples de ser alimentado. Agora é só projetar um amplificador inversor para adequar a saída do LM35 a minha equação.

Na época de universidade eu até me atrevia a dizer que sabia o que fazer, até tenho noção que é um ckt bem simples, mas hoje em dia o mais complexo que faço é uma conta de dividir (e sem vírgula)

Exercitando:

O LM35 pode ser alimentado em CC com qq coisa entre 4 e 30V e vai fornecer uma resposta Linear de + 10.0 mV/°C. Ou seja uma reta iniciando em 0V/0°C e finalizando em 0,6V/60°C.

Meu amplificador terá que:
inverter a saída do LM35
multiplicar a tensão nela por 0,5
subtrair ela de 3V

Qual CI que possa ser utilizado num sistema elétrico de carro e como fazer as ligações para que ele funcione como amplificador, inversor e somador?

Alguém se habilita??

LEONARDORAZO
14/04/2009, 23:08
Thelmo, viajei na tua resposta...rs mas me diz uma coisa, tem algo a ver com o sensor de temperatura ou com a alimentação do console ??
Instalei o meu e as únicas coisas que não consegui solucionar foi o sensor de temp que marca somente quando ha queda de temp e quando ela se eleva ele não marca (travou em 21 graus). Outra coisa, o meu console veio com o retrovisor eletrônico, mas tb não consegui fazer ele acionar automaticamente a iluminação dos faróis.
Um abraço

TylerNTL
15/04/2009, 07:17
Tem haver apenas com o sensor, o meu veio sem ele.

Retrovisor eletrônico?
É um que escurece quando o carro de trás joga luz alta, impedidno ofuscamento?

LEONARDORAZO
15/04/2009, 17:39
Thelmo, é ele mesmo... ele controla tb o acendimento automático dos faróis quando a luminosidade está baixa.
Com relação ao sensor, queres o número da peça ? aí pode procurar no ebay. Tá barato esse sensor, acho que vou até mandar vir outro pra mim...
Um abraço

TylerNTL
16/04/2009, 06:26
Quero sim o número do sensor.

Montei meu ckt em um proto board. Não deu certo!
Estou levando ele hj de manhã para o trabalho, tem um pessoal que na época da universidade era beeem melhor em eletrônica dq eu e tem alguma experiência nessa brincadeira. Mas uma coisa é certa não vai ser tão simples quanto eu esperava.

Dependendo do preço no ebay x dificuldade para meu ckt funcionar, eu posso partir para a compra.

Walter L. L. Casitta
16/04/2009, 09:26
Quero sim o número do sensor.

Montei meu ckt em um proto board. Não deu certo!
Estou levando ele hj de manhã para o trabalho, tem um pessoal que na época da universidade era beeem melhor em eletrônica dq eu e tem alguma experiência nessa brincadeira. Mas uma coisa é certa não vai ser tão simples quanto eu esperava.

Dependendo do preço no ebay x dificuldade para meu ckt funcionar, eu posso partir para a compra.

Coloca um LM741 pra amplificar, somar o seja lá o que pretende e não esquece de colocar um regulador de tenção de 9V tipo o LM7809...

TylerNTL
16/04/2009, 23:03
Consegui que o ckt funcione em um protoboard alimentado por uma fonte ATX.

O próximo passo é testar ele ainda no protoboard ligado dentro do carro. E confirmar se o levantamento que fiz (tensão aplicada entre 02 fios X temperatura no display) está correto.

Walter,

Espero não precisar regular a tensão: A saída do LM35 independe da alimentação e o valor de tensão que tenho que somar é de 1,5V (que espero conseguir com uma bateria). No mínimo na teoria a reposta do ckt vai ficar imune as variações de tensão no sistema da viatura.

Márcio T
17/04/2009, 01:07
Thelmo, sem intenção nenhuma de atrapalhar sua brincadeira (parece estar bem interessante), em último caso eu tenho aqui um sensor de temperatura...

Rogério, anexo o esquema elétrico de ligação do retrovisor. Lembre-se que o controle deslizante desliga se estiver na extrema esquerda. Quanto mais para a direita, maior o tempo (delay) que os faróis permanecem acesos após retirar a chave da ignição.

Sobre o "travamento" do sensor, você conectou o sinal do VSS? O console usa o sinal do sensor de velocidade para travar a temperatura quando, por exemplo, se está parado em um engarrafamento. Isto evita medição incorreta por influência do calor do radiador, etc. Pode também ser um problema no próprio sensor - que é somente um termoresistor. Experimente retirar o sensor e limpar os contatos e colocar um pouco de graxa dielétrica.

É também possível que tenha alguma solda quebrada na placa eletrônica. Neste link tem um reparo comum de falha no led: http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?t=187953&highlight=overhead+console+fix

Boa sorte.

Márcio

TylerNTL
17/04/2009, 06:44
Eu sei!
Já fiz até uma proposta para comprá-lo.

Walter L. L. Casitta
17/04/2009, 07:46
Consegui que o ckt funcione em um protoboard alimentado por uma fonte ATX.

O próximo passo é testar ele ainda no protoboard ligado dentro do carro. E confirmar se o levantamento que fiz (tensão aplicada entre 02 fios X temperatura no display) está correto.

Walter,

Espero não precisar regular a tensão: A saída do LM35 independe da alimentação e o valor de tensão que tenho que somar é de 1,5V (que espero conseguir com uma bateria). No mínimo na teoria a reposta do ckt vai ficar imune as variações de tensão no sistema da viatura.

Pois então, pelos 1,5V você vai precisar de uma boa referência estável e constante. A tensão da bateria pode ser estável mas não é constante...

Walter L. L. Casitta
17/04/2009, 08:52
Isso deve funcionar...

http://img26.imageshack.us/img26/9982/thelmoj.gif

Walter L. L. Casitta
17/04/2009, 09:15
Enquanto postava o circuito anterior, me o correu um outro circuito bem mais simples. No caso as tensões das junções dos diodos elevam a tensão na saída em 1,4V (0,7V de cada diodo), mas se precisar de algum ganho de tensão na saída, tem que ser o circuito anterior mesmo...

http://img82.imageshack.us/img82/6144/thelmo2.gif

TylerNTL
18/04/2009, 21:24
Walter,

A bronca é que o ckt precisa inverter a saída do LM35 e somar 3V.

O plano inicial era montar o ckt 01 ou o 02. Ainda não consegui entender pq não funcionaram. A tensão constante a ser somada se propagava pelo ckt do LM35 (a tensão dele não conseguia se impor na entrada do LM358 e o ckt funcionava como se o LM35 estivesse marcando 0,5V).

Parti para fazer o ckt em dois estágios. O primeiro dá um ganho de 5 no sinal do LM35 e o segundo inverte o sinal e soma os 3V.

O segundo estágio tem um ganho 2 na entrada (+).
Para testes, gerei os 1,5V com um divisor de tensão com resistências (não aprovado para a montagem definitiva pois o resultado varia dependendo da tensão na viatura).

Numa segunda etapa usei uma bateria para criar os 1,5V. Mas como eu não tinha muitos componentes calculei que ela descarregaria em 2 meses!

No estágio atual os 1,5V estão vindo de um ckt com um diodo zener de 3,3V, que por tentativa e erro consegui ajustar a tensão perfeitamente em 1,5V! O melhor é que quando simulei o ckt no EWB ele não funciona! Mas o importante é que na prática deu certo.

Pena que a viatura ficou enganchada na oficina. Passaram meio dia para tirar o motor de arranque, um parafuso de fixação do motor ficou preso. E quando montaram no fim da tarde apareceu um vazamento de óleo em uma mangueira. Resultado, só vou testar meu ckt na segunda!!!

Que mangueira de óleo pode ter sido danificada na desmontagem do motor de arranque?

Márcio T
18/04/2009, 21:54
Que mangueira de óleo pode ter sido danificada na desmontagem do motor de arranque?

Direção Hidráulica?

Walter L. L. Casitta
18/04/2009, 22:13

Tenta colocar um buffer com BC557 na saída do LM35.

Coletor: Para GND

Base: Na saída do Lm35

Emissor: Saída pro CKT 01, com Resistor de 1K pra 12V

Não esquece que na saída do buffer, (emissor do transistor) a tensão será maior 0,7V maior que na Base (Saída do LM35)

Acho que a mangueira de retorno da turbina...

TylerNTL
25/04/2009, 19:26
Atualizando...
Compliquei o que era descomplicado...

Instalei meu ckt na viatura. A espectativa era que funcionasse perfeitamente!
Ckt alimentado, multímetro na mão, todas as saídas repondendo como o esperado...
Conectei os fios do display e...

Nada! Ele nem se mexeu!
Tive a brilhante idéia de jogar a tensão de saída em um resistor de 5,6K e aí o display foi para 26ºC! Aumento e abaixo a temperatura no LM35 verifico a tensão variando na saída do ckt e o display lá congelado em 26ºC!!!

Me toquei que ele funciona por variação de resistência e não de tensão!!!
Instalei um potenciômetro e levantei a resposta no display para cada variação de resistência.

O melhor é que quando comparei o gráfico da resposta R x ºC, bateu exatamente com o comportamento de um termistor NTC de 10k!

Comprei 05 termistores na internet, que recebi hj pela manhã e agora sou o feliz proprietário de uma Ragner com um console de teto que possui uma bússola e um termômetro.

Próximo passo é instalar termistores na parte externa, colado no bloco do motor, dentro do intercooler, etc e projetar um ckt com relés que fique comutando entre todos estes.

Único detalhe é que o display só apresenta em "tempo real" aumentos de impedância (que correspondem a diminuição na temperatura). Ou seja:
-fios em ckt aberto o display mostra -40ºC
-conecto ele no termistor ele apresenta a temperatura no momento (30ºC por exemplo)
-ligo o AC e ele apresenta a temperatura baixando (até 20ºC)
-desligo viatura, temperatura sobe e ao ligar de novo o display fica nos 20ºC até eu abrir o ckt.

Na pior das hipóteses faço um ckt com um temporizado para de tempos em tempos (ao ligar e ao cada 10min) abrir o ckt do sensor.

TylerNTL
25/04/2009, 19:30
Foto dos 04 termistores restantes.

T.T. Rex - Tio Balú
25/04/2009, 20:25
Boa noite Thelmo. Também quero ter um ! :cry:
Seria muito pedir para você colocar fotos, passo-a-passo da motagem desse dispositivo ?
Acho muito importante a gente poder monitorar a temperatura dos vários pontos da viatura.
O leitor é um diplay digital ?
Att
Tio Balú

TylerNTL
26/04/2009, 06:29
Boa noite Thelmo. Também quero ter um ! :cry:
Seria muito pedir para você colocar fotos, passo-a-passo da motagem desse dispositivo ?
Acho muito importante a gente poder monitorar a temperatura dos vários pontos da viatura.
O leitor é um diplay digital ?
Att
Tio Balú

O leitor é o display do console de teto da Explorer. O meu foi comprado no Ebay, alguns outros proprietários de Ranger também já compraram, existem diversos modelos. Inclusive quando comprei eu estava ciente que ele viria sem o sensor de temperatura, mas errei no modelo que queria pois imaginei que ele viria com um porta treco na parte de trás. Ele veio com um botão que serve para acionar um teto solar elétrico que "ainda" não tenho.

Justamente por ter vindo sem o sensor que ele teve um preço irrisório(não lembro exatamente mas não foi mais de R$ 50).

Já fiz uma revisão de eletrônica analógica no meu ckt inversor, somador (que na prática não serviu para nada!). Estou pesquisando quais os relés mais adequados a essa nova montagem. Sugestões são bem vindas!

Até o momento estou em busca de um relé de impulso, para uso automotivo, com 02 ou mais contatos. A idéia é utilizar o botão do "teto solar" para gerar o impulso. O componente (ou ckt) deve chavear seus contatos selecionando e interligando os diversos termistores ao display.

felippetti
26/04/2009, 11:14
(...)
Único detalhe é que o display só apresenta em "tempo real" aumentos de impedância (que correspondem a diminuição na temperatura). Ou seja:
-fios em ckt aberto o display mostra -40ºC
-conecto ele no termistor ele apresenta a temperatura no momento (30ºC por exemplo)
-ligo o AC e ele apresenta a temperatura baixando (até 20ºC)
-desligo viatura, temperatura sobe e ao ligar de novo o display fica nos 20ºC até eu abrir o ckt.

Na pior das hipóteses faço um ckt com um temporizado para de tempos em tempos (ao ligar e ao cada 10min) abrir o ckt do sensor.

Thelmo,

só pra te deixar contente: o meu sensor de temperatura, que é original Ford, também "congela". Quando a temperatura externa aumenta, o termômetro mostra. Porém quando a temperatura sobe, o termometro fica lá, travado na temperatura mais baixa que alcançou.

Já vi um material na internet falando sobre isso, quando tava procurando o esquema elétrico da instalação do console. Se não me engano, o pessoal ligou algo ao velocímetro, para enviar algum tipo de 'pulso' para o ckt... Vou ver se acho novamente.

Parabéns aí pela engenharia, hehehehe...

Grande abraço!

felippetti
26/04/2009, 11:27
Neste fórum (http://www.ranger-forums.com/forum2/showthread.php?t=56106) o povo fala que tem uma fiação que deve ir até a GEM...

felippetti
26/04/2009, 11:36
E neste (http://www.therangerstation.com/Magazine/Fall2008/explorer_overhead_console.htm) é só procurar pro "freeze" na página, que ele vai direto na explicação sobre esta ligação na GEM...
Depois conta pra gente o resultado.

TylerNTL
26/04/2009, 13:10
Fellipeti,

Eu havia escutado que esse sensor seria sofisticado pois teria uma correção em função da velocidade, que acusaria temperaturas externas menores que a real, fiquei imaginando até um ckt complexo que faria essa correção.

Pelo que está dito no site esse sensor só percebe se a viatura esta parada ou andando. Se ela estiver parada ele "congela" na temperatura mais baixa, para evitar missreads provocadas pelo calor do motor. Ele só não explica se devemos aplicar 12V ou 0V para desabilitar esse sensor.

Mas uma coisa que futucando no console descobri é que se eu abrir o ckt do "sensor" (os dois fios que estão ligados no termistor) ele marca -40ºC e ao conectar ele no termistor ele faz uma leitura correta.

Minha intenção é descobrir um relé com as funções desse 26.8 da figura anexo (que infelizmente é VCA) e utilizar o botão do teto solar como pulsador para comutar entre dois termistores, um dentro da cabine e outro fora.

LEONARDORAZO
26/04/2009, 14:57
Felipetti e Thelmo
Está acontecendo a mesma coisa no meu sensor.... acho que o Marcio T postou um esquema de como seria a ligação no sensor de velocidade
Quem conseguir solucionar este inconveniente me avisem por favor...
Um abraço

TylerNTL
26/04/2009, 20:06
Felipetti / Leonardo,

Me cadastrei no www.therangerstation.com e perguntei como faço para cancelar o tal sensor de temperatura.
No artigo ele informa que envolve o fio cinza/preto mas não explica o que fzer com ele (jogo 12V? aterro?).

Não apliquei 12V ainda com medo de danificar alguma coisa, vamos aguardar uns dias e ver como fica. Por enquanto estou com um arranjo técnico através do qual "desmendo" os fios do meu sensor, quando emendo eles denovo a leitura está na temperatura atual (que aqui em Natal com o ar ligado só vai para baixo).

Alguém dá alguma dica de um rele impulsor para 12V?
Preferencialmente com 02 contatos ou mais.

felippetti
26/04/2009, 22:02
(...)

Bueno... eu vou ficar devendo. Não entendo PN de elétrica ou eletrônica... ehehheeh...

Walter L. L. Casitta
26/04/2009, 22:57
Felipetti / Leonardo,

Me cadastrei no [/URL][URL="http://www.therangerstation.com"]www.therangerstation.com (http://www.therangerstation.com) e perguntei como faço para cancelar o tal sensor de temperatura.
No artigo ele informa que envolve o fio cinza/preto mas não explica o que fzer com ele (jogo 12V? aterro?).

Não apliquei 12V ainda com medo de danificar alguma coisa, vamos aguardar uns dias e ver como fica. Por enquanto estou com um arranjo técnico através do qual "desmendo" os fios do meu sensor, quando emendo eles denovo a leitura está na temperatura atual (que aqui em Natal com o ar ligado só vai para baixo).

O fio cinza/preto passa o sinal VSS que vai para o velocímetro. É um sinal de onda quadrada (+/-75Hz a 60Km/h) e quando a Ranger para o sinal desaparece ...

Eu tenho um termômetro na minha Ranger daqueles genéricos. Um dos sensores coloquei na soleira da porta e funciona muito bem...

TylerNTL
27/04/2009, 12:55
Walter,

Eu consigo gerar +- esse sinal com um LM555?
Tem idéia de qual a tensão máxima da onda?

Walter L. L. Casitta
27/04/2009, 15:44
Walter,

Eu consigo gerar +- esse sinal com um LM555?
Tem idéia de qual a tensão máxima da onda?

Só o LM555 não, mas tendo uma fonte simétrica se dá um jeito...

Esse console deve ter uma entrada para o sinal VSS, não?

TylerNTL
27/04/2009, 20:32
Só o LM555 não, mas tendo uma fonte simétrica se dá um jeito...

Esse console deve ter uma entrada para o sinal VSS, não?

O sinal do VSS deve ir para um fio cinza/preto.
Eu tenho VSS na minha viatura? Onde fica?

Até onde pesquisei bastaria eu conectar essa saída do VSS no cinza/preto do console e quando a viatura estivesse se movendo o display deixaria a temperatura "subir".

Como é o ckt? Sei que preciso da fonte simétrica de um capacitior e um resistor, mas não sei como fazer as ligações.

felippetti
27/04/2009, 20:41

Até onde pesquisei bastaria eu conectar essa saída do VSS no cinza/preto do console e quando a viatura estivesse se movendo o display deixaria a temperatura "subir".

Como é o ckt? Sei que preciso da fonte simétrica de um capacitior e um resistor, mas não sei como fazer as ligações.

O VSS é integrado à GEM, conforme descrito nos fóruns que listei anteriormente. A GEM fica do lado direito do radio da Ranger (lado do passageiro)...

Boa sorte!

Walter L. L. Casitta
27/04/2009, 21:15

Então, o que eu disse é que o VSS na Ranger também é o fio cinza/preto. Esse fio fica no módulo GEM e vai para o velocímetro. Se existe o mesmo fio cinza/preto no console deve ser o mesmo sinal.

O LM555 com o VCC em 12V teria o pulso na saída entre 0 a 12V. Em teoria, passando esse sinal por um capacitor seguido de um resistor para terra, você teria o mesmo pulso entre -6V e +6V. Até aqui nem precisa de uma fonte simétrica.
Isso é o básico e pra funcionar depende de outros fatores como a simetria do pulso gerado, impedância de entrada do próximo circuito, se 12Vpp não for o suficiente e precisar amplificar ou casar a impedância vai precisar de mais um estagio no circuito e a fonte simétrica...

TylerNTL
01/05/2009, 10:53
Projetei o ckt da foto abaixo. Gera uma onda quadrada de 0V a 6 ou 12V (depende da tensão de alimentação) com frequência de 83Hz.

Será que a frequencia desta onda é proporcional a velocidade?

Depois comento funcionou.

Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 16:55
Projetei o ckt da foto abaixo. Gera uma onda quadrada de 0V a 6 ou 12V (depende da tensão de alimentação) com frequência de 83Hz.

Será que a frequencia desta onda é proporcional a velocidade?

Depois comento funcionou.

A que sai do módulo GEM sim. Medi 70Hz a 60Km/h. Ainda não entedi o que você vai fazer com esse LM555...

TylerNTL
01/05/2009, 18:50
A temperatura que quero é dentro da cabine ou seja quero a temperatura independente da viatura estar andando ou parada.

Além disso estou com receio de futucar no GEM em busca do VSS, não sem nem exatamente onde ele fica (pelo que li é por trás do CD player).

A idéia é instalar um ckt com o LM555 para emular o VSS.

Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 21:22
A temperatura que quero é dentro da cabine ou seja quero a temperatura independente da viatura estar andando ou parada.

Além disso estou com receio de futucar no GEM em busca do VSS, não sem nem exatamente onde ele fica (pelo que li é por trás do CD player).

A idéia é instalar um ckt com o LM555 para emular o VSS.

Você consegue acessar o módulo tirando apenas a tampa embaixo do volante. depois é só pegar o fio cinza/preto direto co conector dele...

LEONARDORAZO
22/08/2009, 10:46
Você consegue acessar o módulo tirando apenas a tampa embaixo do volante. depois é só pegar o fio cinza/preto direto co conector dele...

Galera, estou ressicutando este tópico pq estou de saco cheio de ver a temperetura do meu console congelada... alguém teve coragem de ligar o fio do console no módulo Gem para ver o que acontece ??? alguem achou alguma solução ??

Um abraço

TylerNTL
22/08/2009, 21:05
Montei um ckt com um PIC e 04 relés para ter a temperatura de 03 sensores, que serão instalados em 03 lugares diferentes. Está tudo montado em um protoboard funcionando na viatura, detalhe que com o ckt a temperatura sobe e desce!

Walter L. L. Casitta
22/08/2009, 21:18
Montei um ckt com um PIC e 04 relés para ter a temperatura de 03 sensores, que serão instalados em 03 lugares diferentes. Está tudo montado em um protoboard funcionando na viatura, detalhe que com o ckt a temperatura sobe e desce!

Puts Thelmo. Até hoje? Isso não fica pronto nunca. Parace o meu câmbio AT...:mrgreen:

TylerNTL
22/08/2009, 23:12
Pois é...

Sempre prometo acabar no próximo fim de semana e fico sempre adiando...
Mas só falta: Montar o ckt em uma placa e dar acabamento na fiação. O pior é que quando acabar ninguém mais vai entender toda a complexidade do sistema!!!

Mas em outubro eu estou de férias e "finalmente" terei tempo para futucar na Ranger.

Pequeno jr
25/10/2009, 01:04
Thelmo,

Está de férias??? E ai, conseguiu colocar para funcionar ??

GAlera, qto custa este console hj!? Vi uma msg do Rafael Felippeti por U$ 20,00, mas qto que chega aqui no Brasil?

Rafael, o teu está funcionando direito?

felippetti
25/10/2009, 02:10
Galera, estou ressicutando este tópico pq estou de saco cheio de ver a temperetura do meu console congelada... alguém teve coragem de ligar o fio do console no módulo Gem para ver o que acontece ??? alguem achou alguma solução ??

Um abraço

Leo, mais de um dos manuais de instalacao do console dizem que tem que ligar o tal fio cinza/branco ao de mesma cor na GEM.
Apesar de ter levado as instruçoes para o pessoal que fez a instalacao pra mim, eles nao fizeram esta ligacao e minha temperatura congela também. Mas assim que conseguir tirar um tempo, vou providenciar a ligacao...

Abraço!

felippetti
25/10/2009, 02:15
Thelmo,

GAlera, qto custa este console hj!? Vi uma msg do Rafael Felippeti por U$ 20,00, mas qto que chega aqui no Brasil?

Rafael, o teu está funcionando direito?

Jr., o valor varia muito lá no eBay, mas te garanto que pra pegar um kit completinho sai mais do que 20 doletas.
Tenho dois problemas:
1 - a temperatura tá 'congelando', consequencia de instalacao feita errada; e
2 - em dias mais quentes as luzes de cortesia eventualmente nao apagam.
Mesmo assim to contente com o equipo. Vem mais coisa de Explorer pra minha Ranger em breve...

Abraço!

TylerNTL
25/10/2009, 08:42
Thelmo,

Hoje entro na minha última semana de férias.

O termômetro está funcionando... ...montado em uma protoboard que fica entre do console e a alavanca de marchas. O melhor é tentar explicar para o pessoal de lava-jato, oficina o que é aquilo, da próxima vez vou dizer que é um alarme que dá choque!

Essa semana vou "esconder" ele e fazer o acabamento da fiação.

TylerNTL
26/10/2009, 15:03
Hoje entro na minha última semana de férias.

O termômetro está funcionando... ...montado em uma protoboard que fica entre do console e a alavanca de marchas. O melhor é tentar explicar para o pessoal de lava-jato, oficina o que é aquilo, da próxima vez vou dizer que é um alarme que dá choque!

Essa semana vou "esconder" ele e fazer o acabamento da fiação.

Eu era/sou puto com a luz de cortesia que sempre acendia quando a porta era aberta ou quando eu destravava a viatura através do controle. Preferia 1000 vezes eu mesmo acender a porcaria da luz quando achasse necessário.

Futucando no termômetro hoje pela manhã consegui modificar isso:
A luminária é presa por 03 parafusos que além de fazerem a fixação fecham os contatos elétricos, são dois na parte da frente e um terceiro um pouco mais atrás.
Se retiramos o parafuso da parte de trás a luminária só funciona através do botão localizado nela mesmo.

"Vualá!" nada mais de luz acendendo à revelia!

Edintruder
26/10/2009, 16:25
Na minha instalei duas luminárias do Gol, uma na frente e outra atrás. A do centro eu tirei a lâmpada.

Pequeno jr
26/10/2009, 18:31
Eu era/sou puto com a luz de cortesia que sempre acendia quando a porta era aberta ou quando eu destravava a viatura através do controle. Preferia 1000 vezes eu mesmo acender a porcaria da luz quando achasse necessário.

Futucando no termômetro hoje pela manhã consegui modificar isso:
A luminária é presa por 03 parafusos que além de fazerem a fixação fecham os contatos elétricos, são dois na parte da frente e um terceiro um pouco mais atrás.
Se retiramos o parafuso da parte de trás a luminária só funciona através do botão localizado nela mesmo.

"Vualá!" nada mais de luz acendendo à revelia!

Ta ai uma coisa que vou descobri é como desligar a luz do teto. Pois a minha abriu a porta ela acende.

Não dá para ficar com a porta aberta sem ela acender.

TylerNTL
26/10/2009, 19:30
Então seus problemas estão resolvidos!!

Basta desencaixar o difusor de acrílico que cobre a luminária e soltar o parafuso da parte de trás.

Rogeriopedro
04/11/2009, 11:32
Olá. Sou novo no fórum e ainda não sei como criar novos assuntos. Estou para fazer uma viagem longa +/- 10.000 km e queria ver se alguem sabe que tipo de manutenção preventiva devo fazer. O veículo é uma Ranger 2.8 TD Power Stroke 2005