PDA

Ver Versão Completa : Agora são as cruzetas!!!

felipemendes
25/04/2008, 22:04
Continuo firme na reforma do meu jeep, apesar de todos os contratempos (quando eu estiver terminando, vou colocar lá no "Frota", pra vcs sentirem o drama).
Agora falta pouco, mas quanto menos falta, parece que mais trabalho dá!

Agora meu problema está sendo com o cardan dianteiro. Comprei no FV um cardan (acho que era da D20), cujo comprimento estava perfeito para colocar no meu jeep. O que não notei antes era que a cruzeta deste cardan era ligeiramente maior que a original, embora o diâmetro dos copinhos seja o mesmo. Nas fotos anexas, a diferença entre a cruzeta original (fora da luva) e a maior (instalada).

Pra resolver o problema, vejo algumas soluções possíveis (não vou conseguir devolver o cardan e pegar meu dinheiro de volta, antes que perguntem):
1. Esmerilhar aqueles batentes do flange que vão na T-case e no diferencial, de forma a caber a cruzeta maior. Nesta solução, terei que tomar extremo cuidado para não instalar o cardan descentralizado, pois ele ficará sem a única guia. Além disso, sempre haverá o risco de o cardan escapulir para o lado, pois não haverá mais batente.

2. Usar cruzetas originais nos garfos maiores. Já tenho as cruzetas originais. Neste caso, precisarei fazer espaçadores para manter a cruzeta centralizada no garfo. O ruim desta solução é que a área de contato entre o copinho e o garfo vai diminuir quase à metade.

3. Outra solução dada por qualquer jeepeiro de bom coração.

Agradeço de antemão qualquer ajuda.
http://www.4x4brasil.com.br//home/felipe/Imagem/cruzeta1.jpg

Kim
25/04/2008, 22:17
Caro felipemendes!

No cardam não se pode brincar, pois é um lugar onde pode ate ser que não tenha muita velocidade, mais exerce toda a força do motor para chegar até as rodas.

Não seria viável tentar a troca do cardam?

Sempre se consegue algo conversando numa boa.

Gosto de adaptações, mais neste caso específico, não aconselho nenhuma.

Abraços.

Kim.

edgar
26/04/2008, 10:30
Tambem não gosto de ajustes no cardã...mas, sera que voce não consegue verstir os copinhos velhos sobre os copinhos novos, talvez dando uma usinada por dentro dos copinhos velhos ?....assim na Tcase ficam os copinhos originais....no cardã ficam os copinhos encamisados. Assim não tem que esmerilhar nada.
Mas tem que ver se a cruzeta maior não vai pegar em alguma parte na hora que gira

Alessandro Henrique
26/04/2008, 10:41
Vá a uma casa de cardans e solicite a confecção de um. Além de balanceado o cardan deverá estar em fase.
Para evitar maiores dores de cabeça, não modifique/usine estes componentes.

Sds.

Jack Jipeiro
27/04/2008, 01:42
Tire a cruzeta que não serve, e solde uma cruzeta que sirva....

Abraços...

Sergio Rocha
27/04/2008, 11:51

Abraços...

Solde ?

[]'

felipemendes
28/04/2008, 19:23

Abraços...

?????:?::?::?:?????

Ainda não sei exatamente o que fazer. Uma idéia é tentar trocar o cardan de novo no FV (e diminuir o que conseguir, pois duvido que eu encontre outro do mesmo comprimento, com as cruzetas certas).

Mas estou pensando no seguinte: estatisticamente, o que quebra mais? O tubo do cardan rasga e torce ou o garfo quebra?

Alvaro Pereira
28/04/2008, 19:49
Filho eu perdi o meu cardan traseiro e o preço era bastante desconfortável então parti para comprar por etapa ou seja comprei a ponta estriada e a flange do cardam e parti pro torneiro que féis um serviço de 1º ou seja com tudo isso saiu pela metade do que me cobraram no cardam filho de uma pesquisada com seu Zé da wilford 31352297..
loja fica no lote XV caxiais

Ainda não sei exatamente o que fazer. Uma idéia é tentar trocar o cardan de novo no FV (e diminuir o que conseguir, pois duvido que eu encontre outro do mesmo comprimento, com as cruzetas certas).

Mas estou pensando no seguinte: estatisticamente, o que quebra mais? O tubo do cardan rasga e torce ou o garfo quebra?

Sergio Rocha
28/04/2008, 19:57

pelo que eu vejo, o cardan torce e quebra mais do que o garfo

[]'

leopoldo
28/04/2008, 20:15
1. Esmerilhar aqueles batentes do flange que vão na T-case e no diferencial,
Uma boa opção é deixar a esmerilhadeira subir pelo pescoço também ... :mrgreen:

2. Usar cruzetas originais nos garfos maiores.
Isso. agora imagina quando o cardan escapar a uns 80km/h e cortar a carroceria no meio. :cry:

3. Solde ... :parede:

4-verstir os copinhos velhos sobre os copinhos novos, talvez dando uma usinada por dentro dos copinhos velhos ....

encamisar a cruzeta ... isso virou um campeonato :dance:

Caro Felipe

OU vc troca as cruzetas pelas equivalentes DO cardan do jeep e monta NO cardan do jeep(compra as do jeep, para o cardan do jeep) ou compra um cardan de jeep, OU manda fazer um cardan para o jeep(as oficinas de cardan fazem isso sem maiores problemas e ... sem inventar).

Não inventa com peças que giram ou vc pode acabar bem mal.

Kim
28/04/2008, 20:35
Eu "tidisse" "tidisse" "tidisse" "tidisse"!!!

felipemendes
29/04/2008, 14:45
2. Usar cruzetas originais nos garfos maiores.
Isso. agora imagina quando o cardan escapar a uns 80km/h e cortar a carroceria no meio. :cry:

Ok, já concordei. Porém, como falei lá em cima, o inconveniente desta solução é que o copinho original ficaria 5mm mais pra dentro, e portanto apoiado em uma área menor. Usaria espaçadores por fora dos copinhos, para manter as cruzetas centralizadas. Nenhum problema com o copinho em si, mas realmente poderia partir o garfo.

Agora, 80 km/h em 4x4? Por quê?! O problema lá em cima é quanto ao cardan dianteiro, que não pretendo usar acima de 20, quiçá 10 km/h...

Sergio Rocha
29/04/2008, 15:05
Ok, já concordei. Porém, como falei lá em cima, o inconveniente desta solução é que o copinho original ficaria 5mm mais pra dentro, e portanto apoiado em uma área menor. Usaria espaçadores por fora dos copinhos, para manter as cruzetas centralizadas. Nenhum problema com o copinho em si, mas realmente poderia partir o garfo.

Agora, 80 km/h em 4x4? Por quê?! O problema lá em cima é quanto ao cardan dianteiro, que não pretendo usar acima de 20, quiçá 10 km/h...

Situação real:

vc sai da trilha, desengata a tração, e não desliga as RL, vai pra estrada e pronto, lá tá o cardan dianteiro girando a 80 kmh.

[]'

leopoldo
29/04/2008, 15:08
Isso mesmo.

Nem sempre o obvio acontece.

O inesperado espera a simples oportunidade.

Sempre pode haver um ... xí ! esquecí !