Ver Versão Completa : Feixe de molas (de novo ninguem aguenta mais)
Sergio Rocha
13/07/2004, 20:53
Levei algumas horas pesquisando, e não encontrei nenhuma resposta q pudesse esclarecer as minhas dúvidas.
Sei q ninguem mais aguenta perguntas sobre este assunto mas, lá vai. :oops:
Aproveitando uma aula do Billj, sobre cálculo de torque, andei fazendo umas contas :
A :Motor gm 4cc = 17,5 torque
B: Caixa 4m original = 4,229 (ré)
C: T case = 2,46 low
D: Dif 9:44 = 4,88
E: pneu 31 = 0,7874mts
Torque nas rodas: (A*B*C*D)/E = 952,23 Kgf
Então terei usando a marcha mais forte, a RÉ 952,23 kgf
Agora é q o bicho pega.Quanto desta força é exercida sobre o feixe de molas (efeito torção)( Axle Wrap) ?
Quanto o feixe aguenta antes de se tornar um “S” ?
O meu objetivo é chegar a quantidade de laminas necessárias, para suportar esta força.
Não sei qto resiste cada lamina separadamente, nem tampouco as variações que podem ter devido aos comprimentos delas serem diferentes.
Ou seja, não sei NADA.
Será possível chegar a alguma conclusão ?
Alguém pode me ajudar ? Se possível com uma resposta pra LEIGO ? 8)
Sérgio,
A não ser que tenha a disposição as características físicas e quinemáticas dos feixes, não dá para calcular. E mesmo assim, tem tantas outras vairáveis que qualquer cálculo seria uma aproximação.
Isso aí é um caso para pôr em prática o bom e velho.......
tentativa e erro........
Em geral, quanto mais você reduze um jipe que tem feixe de mola, o mais que seja necessário o uso de uma barra de torção. Se fosse meu, eu optaria para isso. Ou seja, deixe o feixe numa configuração para proporcionar molejo e usar uma barra para controlar axle wrap.....
Abraços,
Sergio Rocha
14/07/2004, 21:35
Valeu Billj
Eu to realmente pretendendo colocar barras localizadoras.Só q como tenho feixe de molas, e ele passa muito perto do diferencial, não consegui bolar ainda uma maneira de fazer.
É vou na tentativa e erro por enquanto.Bolei um simulator tabajara, q seria +- o seguinte.Prendo o Jeep numa S10 cab dupla, com um cabo, e arrasto.Começo com terceira marcha, depois segunda até a primeira.Se necessário freio a s10.Enquanto isso vou tomando conta dos feixes pra ver o q acontece.Bem devagar e com muito cuidado.
Será q funciona ?
Mais uma pergunta.Sei q os feixes seguram todos os movimentos do eixo, e que as barras localizadoras seguram somente a torção.Com a redução de laminas, terei problemas com os movimentos laterais ? Será necessário colocar tb uma panhard ?
Obrigado pela atenção, e por favor me ajuda nessa .
Mauro B.
14/07/2004, 23:21
Eu to realmente pretendendo colocar barras localizadoras.Só q como tenho feixe de molas, e ele passa muito perto do diferencial, não consegui bolar ainda uma maneira de fazer.
Não entendi o que vc quiz dizer Sérgio, pois a barra anti-torção é justamente feita para ser utilizada com feixes de molas. E quando vc diz que "passa muito perto do diferencial", fico mais confuso ainda. :roll:
Com a redução de laminas, terei problemas com os movimentos laterais ? Será necessário colocar tb uma panhard ?
Eu acho que uma panhard é bem vinda com ou sem redução de lâminas. Sobre a questão de se a redução de lâminas deixa o feixe mais fraco lateralmente, eu deixo para o Bill. :P
[]'s
Caro Irmão Rocha
Como de certa forma me sinto responsável por essa sandice (é assim que se escreve ?) de cortar molas, tb me sinto um pouco responsável pela sua inquietação, Então vá lá, em primeiro lugar é conveniente que as molas estejam senão novas, pelo menos em boas condições (Até agora só mexi nas traseiras pois as dianteiras já não estão gde coisa). O procedimento que EU adotei foi o de cortar pedaços de no máximo 3 cm de cada uma delas e rodar durante uma tempo em condições e pisos variados para avaliar, depois cortei mais pedacinho, e assim foi indo até agora em que me encontro em mais um período de testes. IMPORTANTE, não mexi nas três primeiras (mestra, óbvio e as duas outras). Quanto as barras (que tb pretendo instalar) um colega de forum ainda hoje sugeriu a da pampa na frente e da ranger atrás.
[]´s
Munhoz
Mauro B.
15/07/2004, 02:07
Quanto as barras (que tb pretendo instalar) um colega de forum ainda hoje sugeriu a da pampa na frente e da ranger atrás.
Munhoz, não é de barras estabilizadoras que o Sérgio está falando. Ele está se referindo ás barras localizadoras do eixo, que são as barras anti-torção e panhard.
[]'s
andretomasi
15/07/2004, 02:07
Fala gente,
Só pra esclarecer, não sei se estou certo, mas acho que estão confundindo as barras localizadoras que o Sérgio fala com barras estabilizadoras, as barras a que imagino que ele se refere são aquelas que evitam o deslocamento do feixe devido ao axle wrap, evitando possíveis desligamentos do cardan.. estou certo, Sérgio?
Ah Mauro, isso não vale, eu tinha acabado de postar! :lol: :D :D
PS: Acho que o Sérgio não vai cortar as molas, e sim tirar algumas do feixe.
[ ]´s
De um lado mauro2br, de outro KEKO - CJ5. Os competidores devem colocar-se um de costas p/ o outro, aguardar a contagem até três qndo então deverão caminhar em direções opostas por dez passos, virar e atirar (cuidado com os assistentes).
A contagem até o momento é mauro2br 1, KEKO - CJ5 0
Abraços a todos com um cordial BOA NOITE !
Munhoz
Ps.: Não percam amanhã, mais um eletrizante capítulo de : " O TECLADO MAIS RÁPIDO DO FORUM "
Valeu Billj
É vou na tentativa e erro por enquanto.Bolei um simulator tabajara, q seria +- o seguinte.Prendo o Jeep numa S10 cab dupla, com um cabo, e arrasto.Começo com terceira marcha, depois segunda até a primeira.Se necessário freio a s10.Enquanto isso vou tomando conta dos feixes pra ver o q acontece.Bem devagar e com muito cuidado.
Será q funciona ?
Mais uma pergunta.Sei q os feixes seguram todos os movimentos do eixo, e que as barras localizadoras seguram somente a torção.Com a redução de laminas, terei problemas com os movimentos laterais ? Será necessário colocar tb uma panhard ?
Obrigado pela atenção, e por favor me ajuda nessa .
Seria melhor usar um guincho, vai ter mais controle......
Quanto as barras para localizar o eixo, vai precisar apenas uma barra. Os feixes farão o resto..........
Abraços,
Sergio Rocha
15/07/2004, 09:33
All
Eu imaginava colocar duas barras localizadoras por eixo.Sempre vi em todos os jipes q usam molas helicoidais duas barras por eixo.A minha ideia era de colocar uma barra o mais proximo possível de cada ponta do eixo, ao lado do feixe, por dentro.No eixo dianteiro por exemplo, o dif. fica colado ao feixe do lado direito.Então não dá pra colocar a barra neste local.Por isso a minha dificuldade.E no eixo trazeiro a mesma situação só q do lado inverso.
Não pretendo cortar molas, e sim retirar.Já retirei duas de cada feixe, e coloquei um calço entre as segunda e terceira mola.Pra fazer um efeito de dois estagios.
O Billj está me informando q basta uma barra por eixo.Aí fica muito mais fácil de fazer.A minha dúvida agora é se essa unica barra tem q ser fixada no meio do eixo, ou se pode ser, no caso do dianteiro, do lado esquerdo, na direção da parte interna do chassis.
Ficou meio confuso, mas escrevendo é mais difícil de explicar.
Infelizmente Billj, não tenho guincho, então vou de s10 mesmo. :lol:
All
Eu imaginava colocar duas barras localizadoras por eixo.Sempre vi em todos os jipes q usam molas helicoidais duas barras por eixo.A minha ideia era de colocar uma barra o mais proximo possível de cada ponta do eixo, ao lado do feixe, por dentro.No eixo dianteiro por exemplo, o dif. fica colado ao feixe do lado direito.Então não dá pra colocar a barra neste local.Por isso a minha dificuldade.E no eixo trazeiro a mesma situação só q do lado inverso.
Não pretendo cortar molas, e sim retirar.Já retirei duas de cada feixe, e coloquei um calço entre as segunda e terceira mola.Pra fazer um efeito de dois estagios.
O Billj está me informando q basta uma barra por eixo.Aí fica muito mais fácil de fazer.A minha dúvida agora é se essa unica barra tem q ser fixada no meio do eixo, ou se pode ser, no caso do dianteiro, do lado esquerdo, na direção da parte interna do chassis.
Ficou meio confuso, mas escrevendo é mais difícil de explicar.
Infelizmente Billj, não tenho guincho, então vou de s10 mesmo. :lol:
Sérgio,
Parece que você ainda não entende o motivo destas barras......... :roll:
Numa suspensão com molas helicoidais, são sempre PELO MENOS três barras, duas longitudinais e uma transversal. A suspensão do Engesa é um exemplo dessa configuração. E as barras longitudinais têm dois pontos de fixação no eixo, assim resistindo as forças de torção.
No caso de uma suspensão de feixe, os prórios feixes localizam o eixo de frente para tras e do lado. O que não fazem muito bem é resistir torção. Então por isso entra uma única barra.........
Para funcionar corretamente, esta barra tem que ter algumas características importantes:
- tem que ser fixado no eixo em dois pontos, ambos radiais do centro do eixo
- o ponto de fixação no chassis tem que ter liberdade relativa ao eixo de girar transversalmente
- - o ponto de fixação no chassis tem que ter liberdade relativa ao eixo de mexer longitudalmente
Esta barra pode ser fixado em qualquer ponto ao longo do eixo, mas o melhor é mais para o centro possível, assim proporcionando uma certa simetria no movimento do eixo........
Abraços,
Mauro B.
15/07/2004, 11:42
A contagem até o momento é mauro2br 1, KEKO - CJ5 0
Ahhhh garoto !!! :lol: :lol: :lol:
- tem que ser fixado no eixo em dois pontos, ambos radiais do centro do eixo
Bill, se eu entendi bem, isso que vc escreveu seria como dizer que a linha que une esses dois pontos deve atravessar diametralmente o eixo ??? Se sua resposta for sim, então a barra anti-torção abaixo não está correta, pois a linha que une os dois pontos não estravessa o centro do eixo...é isso?
Clique na foto para ampliar
http://www.off-road.com/jeep/tech/susp/yjsp6_.jpg (http://www.off-road.com/jeep/tech/susp/yjsp6.jpg)
[]'s
Os dois pontos não tem que ser 180* um do outro não. O lance é que eles tem que ser espaçados um do outro suficiente para resistir a torção do eixo........
Se eu estivesse projetando uma barra de torção, colocaria um ponto a uma distância de 120 mm do centro, diretamente em cima do eixo e o outro ponto 100 mm @ 30* em baixo do horizontal, atrás do eixo numa aplicação dianteira e em frente do tubo na traseira.......
Abraços,
Sergio Rocha
15/07/2004, 20:56
Os dois pontos não tem que ser 180* um do outro não. O lance é que eles tem que ser espaçados um do outro suficiente para resistir a torção do eixo........
Se eu estivesse projetando uma barra de torção, colocaria um ponto a uma distância de 120 mm do centro, diretamente em cima do eixo e o outro ponto 100 mm @ 30* em baixo do horizontal, atrás do eixo numa aplicação dianteira e em frente do tubo na traseira.......
Abraços,
Só q no cj um dos ptos fica exatamente encima do diferencial.Posso fazer um suporte e fixar aí ?
A minha dúvida principal é justamente essa.Porque todos as barras q eu vi até hoje(molas helicoidais) ficam fixadas exatamente aonde está fixado o feixe de molas.Daí a minha duvida.Qto aos movimentos da barra sei como fazer, tenho olhado diversas.
Pelas explicações anteriores, entendi que a função de localizar o eixo, num feixe mesmo com menos laminas, não fica muito comprometida.O problema é a torção.Imaginio tb que as barras evitam a torção e ajudam na localização.
Certo mestre ?
Sergio Rocha
15/07/2004, 21:03
Não entendi o que vc quiz dizer Sérgio, pois a barra anti-torção é justamente feita para ser utilizada com feixes de molas. E quando vc diz que "passa muito perto do diferencial", fico mais confuso ainda. :roll:
Com a redução de laminas, terei problemas com os movimentos laterais ? Será necessário colocar tb uma panhard ?
Eu acho que uma panhard é bem vinda com ou sem redução de lâminas. Sobre a questão de se a redução de lâminas deixa o feixe mais fraco lateralmente, eu deixo para o Bill. :P
[]'s
Fala Mauro
Parabens pelo seu aniversário dia 14pp.
Exatamente isso, o feixe passa colado na bolota do diferencial do lado direito.
Então como eu ,antes da aula do Billj, achava que os ptos de fixação no eixo deveriam ser bem proximo das pontas não tinha como colocar.
Po q confusão....Consegui explicar melhor ?
Abraços,
Só q no cj um dos ptos fica exatamente encima do diferencial.Posso fazer um suporte e fixar aí ?
A minha dúvida principal é justamente essa.Porque todos as barras q eu vi até hoje(molas helicoidais) ficam fixadas exatamente aonde está fixado o feixe de molas.Daí a minha duvida.Qto aos movimentos da barra sei como fazer, tenho olhado diversas.
Pelas explicações anteriores, entendi que a função de localizar o eixo, num feixe mesmo com menos laminas, não fica muito comprometida.O problema é a torção.Imaginio tb que as barras evitam a torção e ajudam na localização.
Certo mestre ?
Uma barra de torção projetada corretamente não faz e NÃO PODE fazer nada para localizar o eixo. Se ela fizer isso, a suspensão ficaria travada, igual aquele projeto incial do Gustavo. Esta barra tem que ter liberdade total de movimento em todos os sentido exceto no sentido do eixo girar em volta de si. Ou seja, ela tem que dixar o eixo descer por igual, descer um lado e subir o outro ou subir por igual.
Esquece as barras de um sistema helicoidal quando se fala da sua suspensão, as suas funções são outras. Elas SUBSTITUEM os feixes na localização do eixo E TAMBÉM servem como barra de torção.
Elaborando no que falei sobre um desemho de uma barra de torção......
Algumas barras utilizam um espécie de jumelo para proporcionar liberdade de movimento à barra. Funciona, mas IMNSHO, tem uma maneira melhor. Ao invés deste jumelo, eu faria um "slip joint", uma barra dentro de uma outra, a interna podendo deslizar axialmente dentro da externa e também girar axialmente. Feito assim, não há necessidade de ter o jumelo, a fixação no chassis é feito com uma bucha de PU......
Abraços,
Sergio Rocha
16/07/2004, 19:33
Billj
Desculpe a confusão.Quando eu digo q tenho olhado barras em suspensões helicoidais, é porque não encontrei nenhuma com feixes pra olhar.Sei q a minha suspensão não tem nada a ver com a de molas helicoidais.Só tenho olhado porque estou pesquisando como fixar no eixo e no chassi.Sei tb q o eixo tem q ter liberdade para fazer todos os movimentos citados(q continuarão a ser controlados pelo feixe)Somente a torção será controlada pelas barras.
Entendi a sua dica do slip joint e achei legal. Mas o meu problema é aonde fixar no eixo.No lugar que vc falou fica exatamente o diferencial.De um lado posso fixar como vc disse mas do outro cai direto na bolota do diferencial.
Posso fixar este ponto na bolota do diferencial ?
I appreciate your help.
Entendi a sua dica do slip joint e achei legal. Mas o meu problema é aonde fixar no eixo.No lugar que vc falou fica exatamente o diferencial.De um lado posso fixar como vc disse mas do outro cai direto na bolota do diferencial.
Posso fixar este ponto na bolota do diferencial ?
I appreciate your help.
Sérgio,
É preciso apenas uma barra por eixo, não duas!!! No eixo dianteiro, ele vai no centro do eixo, desde que não interfere com o cárter. Caso tiver interferência, ela vai do lado oposto do diferencial, bem am baixo do seu pé....... :wink:
Atrás ela vai no meio sem problema (num Jeep com bola deslocada).......
Abraços,
Sergio Rocha
18/07/2004, 10:12
Valeu Billj
Obrigado pela explicação.Fiz o teste de arrastar outro carro, e deu pra entender bem o efeito da torção.Arrastei fácil sem quase torção nenhuma.
Mas, como quero tirar mais laminas, vou colocar a barra.
[], sem torção
Mauro B.
18/07/2004, 15:10
Fala Mauro
Parabens pelo seu aniversário dia 14pp.
Obrigado...mas....tem presente? :lol: :lol: :lol:
Então como eu ,antes da aula do Billj, achava que os ptos de fixação no eixo deveriam ser bem proximo das pontas não tinha como colocar.
Po q confusão....Consegui explicar melhor ?
Entendi. Agora, quer ver um exemplo de barra anti-torção em um jipe com feixes??? Olhe as fotos da barra no jipe do Gustavo! :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_resize_of_dsc04043.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=2503)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_resize_of_dsc04044.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=2504)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_resize_of_dsc04045.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=2505)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_resize_of_dsc04066.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=2506)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_resize_of_dsc04056.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=2507)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_resize_of_dsc04047.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=2508)
Sérgio, se quizer ver mais fotos em que aparece essa barra, vá no tópico "Tornado - Finalmete batizado!!!" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174&postdays=0&postorder=asc&start=0) ou no álbum pessoal do Gistavo "Lassis" ! :P
[]'s
Sergio Rocha
18/07/2004, 19:22
Fala Mauro
Grande dica
Fico devendo mais essa.
To com raiva de mim mesmo por não ter descoberto este topico. :oops:
Realmente uma maquina fantastica.
Qta informação útil. Pena q aki no Rj eu não conheça nenhuma oficina tão boa.
[],
Aí no Rio, a oficina do Melecão faz isso fácil fácil.......
Abraços,
Sergio Rocha
19/07/2004, 13:34
Aí no Rio, a oficina do Melecão faz isso fácil fácil.......
Abraços,
Aonde ?
Aonde ?
O narigudo é aqui do fórum, mande um PM para ele..........
Abraços,
Sergio Rocha
19/07/2004, 20:54
Valeu Billj
Já mandei uma Pm.
Obrigado