PDA

Ver Versão Completa : Suporte original de estepe quebrando



BrunoBB
13/07/2004, 19:54
Estamos com uma Defender 110 ano 2003 com quase 30.000km rodados. O uso é bem tranquilo, praticamente só estradas de terra e asfalto, nada de radical já foi feito com ela. Aqui na Canastra não dá para evitar a terra e nem é o nosso objetivo. Dois meses atrás, em viagem daqui em direção a Patos de Minas, num trecho de asfalto esburacado (aqui em Minas é o que mais temos) o suporte (que já estava trincado e não sabíamos) caiu, qdo os dois últimos parafusos não aguentaram o tranco e cisalharam bem próximos à porta traseira. Perdemos estepe, capa e suporte.
De volta a BH a concessionária, após consulta à Land Rover, instalou novo suporte e nos entregou um novo estepe, e nada de capa, ficamos no prejuízo (este não é o maior dos problemas).
Hoje a Defender voltou a BH com dois pontos de fixação deste novo suporte quebrados (não trincados, mas fisicamente separados do resto da estrutura de suporte).
Alguém mais já passou por este problema? Pois para mim está parecendo um caso de um lote defeituoso.
Imaginem se estivesse rodando em uma rodovia movimentada o tipo de acidente que este pneu+suporte pulando sem controle iria acarretar?
Em tempo, a perda do primeiro suporte+estepe só foi percebida mais adiante, o que nos impossibilitou sequer de saber com exatidão aonde o mesmo caiu.

Bruno e Luiz
Serra da Canastra - São Roque de Minas
Defender 110
Toyota SW4
Rural Td Q20B4

Wallace
13/07/2004, 21:02
Bruno,

Este é um problema crônico conhecido de todas as lands...

Sandro Tannuri
13/07/2004, 21:36
Rodei 74.000 km com uma 90tinha inglesa entre 98 e 99 e nenhum problema com o suporte, este ano quando comprei a 110 me disseram como "argumento de venda" que o suporte de estepe era "reforçado" em relação ao modelo 2003.
Se fosse voce eu verificaria se o suporte da 2004 é mesmo diferente e exigiria um deste modelo "reforçado".

Abraços,

BrunoBB
14/07/2004, 10:57
Pois é, antes eu acompanhava de longe o problema das Land e o que mais aparecia era a trinca na porta traseira e o seu desalinhamento com o peso do estepe, dai trocaram a tampa por uma de aço estampado e disseram que o problema estava resolvido mas parece que a coisa vai além disso, o suporte também é problemático.
A solução é instalar um daqueles suportes auxiliares?
Estamos com diversos acessórios da 8x8 e estamos satisfeitos, será que o suporte deles é a melhor opção?

Bruno e Luiz
Def 110
Toyota SW4
Rural Td QB204

Henrique Josino
14/07/2004, 12:19
Eu também nunca tive problema com a porta, mas a minha tem um gancho G atrás e o estepe calça bem em cima, assim ele balança menos, o unico incoveniente e ter que tirar a parte de cima nas trilhas, mas isso eu faço antes de entrar nela.....


[]'s

OliverWTZ
18/11/2004, 18:02
Bruno,

A saida pra resolver este problema e colocar um suporte de estepe melhor.
A Todo Terreno tem um bem simples e interessante, onde na verdade e apenas um apoio pro pneu, nao deixando assim, todo o peso para a porta.
Existe tb o modelo da 8x8, muito bom tb, e este e realmente um suporte.

Eu tinha este ultima na minha Land e gostava muito do mesmo, nunca me encomodou!

[ ]s

Oliver

Quase Ex- Landeiro! hehehe

LR 110
26/11/2004, 10:35
Prezados.
Esse problema já é famoso. Não é raro um caso assim. O que eu fiz na minha para evitar esse problema foi simplesmente retirar o estepe e todo o mecanismo que o sustenta. O estepe foi para em cima do bagageiro. Dessa maneira eu evitei que algo pior acontecesse. Além do que ficou até bonito, diferente (sou suspeito para falar).
Bem, espero ter ajudado.
abraços,
LR 110

LR 110
26/11/2004, 10:36
Prezados.
Esse problema já é famoso. Não é raro um caso assim. O que eu fiz na minha para evitar esse problema foi simplesmente retirar o estepe e todo o mecanismo que o sustenta. O estepe foi para em cima do bagageiro. Dessa maneira eu evitei que algo pior acontecesse. Além do que ficou até bonito, diferente (sou suspeito para falar).
Bem, espero ter ajudado.
abraços,
LR 110

LR 110
26/11/2004, 10:41
Prezados.
Esse problema já é famoso. Não é raro um caso assim. O que eu fiz na minha para evitar esse problema foi simplesmente retirar o estepe e todo o mecanismo que o sustenta. O estepe foi para em cima do bagageiro. Dessa maneira eu evitei que algo pior acontecesse. Além do que ficou até bonito, diferente (sou suspeito para falar).
Bem, espero ter ajudado.
abraços,
LR 110

Wallace
26/11/2004, 10:53
Prezados.
Esse problema já é famoso. Não é raro um caso assim. O que eu fiz na minha para evitar esse problema foi simplesmente retirar o estepe e todo o mecanismo que o sustenta. O estepe foi para em cima do bagageiro. Dessa maneira eu evitei que algo pior acontecesse. Além do que ficou até bonito, diferente (sou suspeito para falar).
Bem, espero ter ajudado.
abraços,
LR 110
Mas ai alêm de piorar o centro de gravidade nem sempre é uma opção viavel. Já que nem todo mundo vai conseguir colocar o pneu lá em cima.
Sem contar até onde sei é ilegal... acho que o maximo de altura da carga do bagageiro é de 20 cm...

Fernando da Terra
21/09/2007, 10:10
Revigorando o tópico...
pessoal, estou precisando comprar um suporte de estepe para colocar na minha 90tinha 98, que tem a porta traseira de aluminio. Vou colocar pneus novos (235 85 16 BF ALL Terrain) e colocar um desses como estepe também.
Acontece que meu atual estepe é o Michelin original, mais leve com certeza.
Para evitar futuras dores de cabeça, tenho que colocar o suporte.
Como este tópico tá desatualizado, peço ajuda: qual suporte forte e confiável que encontramos no mercado hoje? Onde encontro? Alguém tem um experiência recente a respeito?

Fernando

Noventinha 00
21/09/2007, 11:21
Realmente, este é um problema comum pq o estepe é pesado e a trepidação é constante.

Há duas semanas fiz um serviço na minha 90 no qual tive que desempenar a porta, que empenou e trincou por causa do peso do estepe. Aproveitei para soldar nela um reforço interno que ficou excelente. O barulho parou e aquela sensação de algo solto lá atrás tb.

Abços.

Nelson Defender 110
21/09/2007, 15:29
Caro Fernando,
como vc tb tive este problema no suporte do estepe. Acabei de comprar na LAND RIO (autorizada, É incrivel mas paguei só R$100,00), o suporte auxiliar que apoia o pneu, que foi falado. A trepidação e o barulho diminuiu bastante, mas ainda continua um barulhinho quando passo em buracos. Mas barulho é o que não falta na DEFENDER ainda mas ano 97 como a minha. O futuro dirá se resolveu. Se não, a próxima tentativa é colocar aquele suporte articulado desvinculado da porta (que precisa furar o carro e é mais caro). Já escutei gente reclamando deste tb, por causa de quebra, existem 2 ou mais marcas e não sei qual é a melhor. O que me deixa mais intrigado é que a DISCOVERY tem o mesmo estepe externo e não vejo ninguém reclamar de quebra.

Abraços

Colepicola
21/09/2007, 18:29
Eu comprei o New Track, não tem que furar nada, agora existe diferença entre modelos de 2000 e 2001 em diante. Comprei direto da fabrica via transportadora vem com manual e eu mesmo instalei

Fernando da Terra
22/09/2007, 09:03
Colepicola, tudo bem cara?
Quanto pagou? Quanto tempo faz que instalou?

Fernando

Fernando da Terra
27/09/2007, 10:04
visitei o site que o carlão indicou (antoalde.com.br) e vi que eles fabricam vários acessórios (é uma metalúrgica).
Alguém conhece o suporte que eles fazem? No site informam que é de aço carbono.
Vou ver se consigo colocar a foto..... Carlão, você chegou a ver o suporte?

Colepicola, se puder dar mais informações sobre o Nex Track....

Alguém mais, se tiver mais dicas....

Pavas
27/09/2007, 12:49
Fernando,

Tenho todos acessórios do meu defender da Antoalde, protetores inferiores, protetor paralamas, suporte estepe, parachoque traseiro e posso afirmar que nunca tive problemas com o suporte de estepe, já o comprei a 2 anos e ate agora está como novo, pra não falar que não aconteceu nada quebrei 1 coxim na última viagem pra canastra (ele possui 2 coxims), entrei em contato com o Junior da Antoalde e ele me deu 2 novos coxims reforçados de graça, estaão fazendo com esse agora.
Tive o prazer de conhecer a Antoalde e pessoalmente o Junior que tem uma 110 e é gente finíssima, pode comprar que seu produtos são garantidos, ele é meu vizinho de bairro, pode ligar pra lá e falar em meu nome.

Abçs

Daniel

Fernando da Terra
28/09/2007, 11:26
Daniel, tudo legal?
Liguei hoje na Antoalde e conversei com o Junior.
Me passou o preço do suporte para estepe: 480,00 (colocação por minha conta), colocado:650,00
outros itens que cotei:
snorkel: 500,00
tanque reserva de combustivel p/defender 90 1997: 1.500,00, colocado (no caso da minha, pelo ano, ele tem que fabricar sobre encomenda, mas para os demais anos, o preço é o mesmo).A capacidade do tanque é de 42 litros.
O que vocês achamd dos preço, principalmente do suporte de estepe? O Daniel tá dizendo que podemos confiar na marca.....

Pavas
28/09/2007, 14:05
Fernando,

Acho que na época (2 anos atrás) paguei mais que isso pelo suporte de estepe, considerando que trata-se de uma peça que não se deteriora (a exemplo do reparo do pitman, buchas, amortecedores, pivo da barra A, etc) e que vai durar a vida toda não acho caro não, só não recomendo pagar a instalação que é bem simples e dá pra fazer em casa numa boa.....a qualidade é muito boa e acho que está abaixo da média de preço de mercado por aí (não tenho certeza disso).
Esse foi o primeiro acessório que coloquei e o acho essencial para evitar prejuízos maiores com a porta traseira que não aguenta o peso do pneu+roda

lucio biscaia
28/09/2007, 15:54
A minha é 99 e nunca apresentou qq defeito....e tbem uso na terra

Fernando da Terra
28/09/2007, 17:12
Legal Daniel, também vou colocar eu memo se confirmar a compra. Obrigado pelas dicas.

Lucio, a minha também não apresenta nenhum problema (e ela é ano 97), mas quero reforçar pois vou colocar pneu mais pesado para o estepe, e o histórico aqui pelo fórum mesmo, é que mais cedo ou mais tarde vai dar problema, além do que estou previnindo para o futuro, pois com certeza minha 90tinha vai ficar de herança pro meu filho.....rs.....

galera, se alguém tem mais informações a respeito de outros modelos, por favor, postem aqui......Colepicola, cade você??...aparece cara!!..

Abraços

Fernando

Fernando da Terra
03/10/2007, 09:22
mantendo o tópico vivo devido à urgência....

alguém mais tem alguma dica/experiência/informação/dado/citação/observação/indicação/algo a proclamar/algum relato a fazer?......

aguardando..

Fernando da Terra
26/10/2007, 12:00
E ai?
Como é qui é?
Mais nada?
Putz, esqueceram de mim....:-(sniff.....

Fernando

Colepicola
26/10/2007, 12:52
Colepicola, tudo bem cara?
Quanto pagou? Quanto tempo faz que instalou?

Fernando
Fernando, faz um ano e meio. Paguei ~650,00 da uma olhada no site www.newtrack.com.br (http://www.newtrack.com.br) estão cobrando 680,00 com frete gratis. um abraço

caique
26/10/2007, 15:03
Fernando, comprei o suporte da maceral, muito mais barato que os outros, uns R$ 350,00, no site www.donatti4x4.com.br.

A qualidade parece boa. Coloquei na 110 a acho que vou colocar na 90 também. Há necessidade de fazer furos na travessa do chassis e na carroceria, mas nada aburdo.

Em mesmo instalei e ficou muito bom.

absss

caique

slick
26/10/2007, 15:14
Compnheiros.
Para solucionar os problemas de quebras e roubo ..outras coisas. resolvi de vez o problema.Coloquei o pneu dentro do carro e na porta traseira, resolvi tapar os furos com uma chapa de aluminio tipo chão de onibus.Claro que tira o espaço interno,fica entre os bancos e o chão.Mais como ando geralmente só, não atrapalha em nada e a segurança contra os roubos tb ajuda.
Sei que fica estranho, mais foi a maneira mais facil, que vi em outras Land Defender para resolver este problema .Copiei e não me arrependo.Quando necessitar tirar dali, vou colocar no teto para uma viagem,depois volta para o local interno.
Boas Trilhas e Passeio a Todos

rodrigoboscardin
28/10/2007, 18:43
Fernando, comprei o suporte da maceral, muito mais barato que os outros, uns R$ 350,00, no site www.donatti4x4.com.br.

A qualidade parece boa. Coloquei na 110 a acho que vou colocar na 90 também. Há necessidade de fazer furos na travessa do chassis e na carroceria, mas nada aburdo.

Em mesmo instalei e ficou muito bom.

absss

caique


Fala Caique!! Estou bem interessado em comprar um desses pra colocar na 110. Eh bom mesmo? Reforcado? Agora no site ta R$ 393,02... vc conseguiu algum desconto extra ou eh o preco do site mesmo??

Abracos
Bosca

caique
28/10/2007, 21:37
Rodrigo, vai nos classificados do forum, tem um cara vendendo esse suporte novo ainda mais barato, estou checando se o cara é sério, aparentemente é...

caique

Fernando da Terra
29/10/2007, 11:16
Caique, tudo bem?
Quanto tempo faz que você colocou na 110?
Acho que vou optar por Maceral também. O preço tá muito bom.
Será que Maceral e Antoalde são equivalentes quanto à resistência?

Fernando

Carlão Rover
29/10/2007, 16:11
Acredito que sim...já vi os dois suportes, e são muito bons...o meu é da Antoalde, mas da antiga 110 era da maceral...o Donato da Land center tbm tem, ele instala e se não em engano era uns 350 reais...
Abraços
Carlão

Fernando da Terra
01/11/2007, 14:59
Optei por Maceral mesmo. Comprei com o Fabio Aguilera, que tem um tópico no forum que o Caique falou acima. Os caras foram super rápidos, troquei alguns e-mails com eles e depositei na terça feira à tarde o valor e acabei de receber agora, ainda nem desembrulhei. Fim de semana vou examinar melhor e ver se arrumo tempo de colocar, não é difícil. No próprio site deles tem um manual detalhado com fotos de como instalar. Tem só que mandar cortar uma chapa de 3''/16'' de espessura, medindo 390 x 250, para substituir a original (que lembrei agora que esqueci de encomendar, caralho...:evil:)
Paguei 350 com o frete já incluso (50,00).
O atendimento deles foi muito bom. Recomendo. Depois verei a qualidade e coloco aqui, mas tá parecendo perfeito.

Fernando

caique
01/11/2007, 15:24
Fernando, conforme o ano do carro não precisa dessa chapa, só os que tem porta de aço é que precisam.

caique

Carlão Rover
01/11/2007, 16:01
É fácil instalar, mas alinhe bem para não ficar duro para abrir a porta....
Abraços

Fernando da Terra
05/11/2007, 10:09
Fernando, conforme o ano do carro não precisa dessa chapa, só os que tem porta de aço é que precisam.

Isso.. só preciso amputar os 3 pinos/parafusos originais...... em primeira avaliação, até cogitei de retirar a chapa original (a interna, na qual os pinos estão soldados), e mandar fazer uma outra pra resguardar a orignal, fazendo a mesma furação, mas aí, pelo número de parafusos e do trampo que dá,.... pra que vou preservar a original?......

vou ter de conversar com ela (a land) antes de amputá-la....sniff...

Fernando

caique
05/11/2007, 11:08
Fernando, esse fim de semana instalei na 90 também, já tenho experiência, hehehe.

Optei por tirar a chapa interna onde estão fixados os três parafusos, pois alivia um pouco mais o peso na porta.

Só que na 90, ao contrário da 110, os parafusos do coxim ficaram um pouco desalinhados, vou ter que muda-los pois as vezes o coxim escapa.

abçssss

PS: Não esqueci das fotos do banco da 90, aguenta que logo posto.

rodrigoboscardin
05/11/2007, 16:53
Caique, vc comprou seus suportes do Fernando Aguilera?? Como vc fez?? É confiavel??

Abraços
Bosca

caique
05/11/2007, 17:59
Rodrigo, é confiável sim, liguei antes na maceral e eles recomendaram.

Faz o depósito e aguarda.

absss

rodrigoboscardin
05/11/2007, 23:40
Blz Caique! Muito obrigado. Vou comprar dele...

Um abraço
Bosca

Fernando da Terra
12/11/2007, 15:24
Coloquei o suporte neste fim de semana. Tive que reposionar um dos dois furos do apoio de cima, pois o furo original da peça, ficava muito perto do batente da porta e não daria para colocar uma porca por dentro. Já no apoio que vai no parachoque, tive que alargar um dos 3 furos que coincidem com a furação original do parachoque, pois ficava desalinhado. O pessoal da Maceral precisa caprichar um pouquinho mais.
Caique, achei que ficou bom, mas o conjunto do suporte e pneu fica com um pouco de "balanço", certo? Em princípio parece não ter problema, mas depois de muitas chacoalhadas pelas estradas e lamas da vida, será que a borracha não acaba estourando? Também ficou "rangendo" um pouco quando estou andando, ou mesmo parado, se você balançar com a mão o estepe.... vou ver se consigo tirar esse barulho. A sua também ficou assim?

Fernando

Fernando da Terra
23/11/2007, 09:49
Caique, tudo em cima cara?
Escuta, você que colocou também o suporte da Maceral, como ficou a firmeza do suporte do estepe?
O meu ficou com um certo balanço, tipo mola, que não estou gostando nem um pouco. Quando passo em buracos mais profundos ou em freadas bruscas, ele chacoalha bastante. E mesmo quando parado, se forço ele de encontro a porta, ele tem um molejo muito acentuado. Estou com receio que o coxim vá estourar se exigir um pouco mais da viatura em um estrada de terra. O seu também tá assim?

Fernando

caique
23/11/2007, 12:15
Fernando,

se vc se refere ao balanço do coxim, sim, tanto a 90 quanto a 110 ficaram com ele. Agora, a estrutura de metal do suporte não tem nenhum jogo.

quando instalei na 110 tb alarguei os furos originais, como não tinha a broca de 10mm recomendada usei uma menor...resultado não ficou bom.

na 90 comprei a broca adequada e ficou certinho....refiz todo trabalho na 110 e ficou muito bom.

o jogo do coxim na 110 era maior, então eu simplesmente virei a borracha " de lado"...ficou bem mais justo e quase sem jogo...

vai ser dificil explicar aqui, mas observe que a borracha do coxim tem dois futos, mas se vc observar bem tem mais 2 furos, semi tampados, no sentido em que ela é mais estreita.

prenda o coxim por esses furos que seus problemas terão fim...

já me disseram que com o tempo esse coxim resseca, é sempre bom andar com um de reserva...mas deve durar uns bons anos..

absss

caique

Fernando da Terra
23/11/2007, 12:25
Beleza, Caique.
Entendi sim o que você quis dizer. Vou inverter o lado do coxim (giro ele 90º, e utilizo os outros dois furos, certo?). O balanço é por causa da folga do coxim mesmo. Na estrutura tá bem justa, tive até que dar uma limadinha para parar de ranger, quando dava o balanço.
Vou ver se mudo o coxim amanhã e depois comento aqui.
Valeu a dica!
Abraço

Fernando

Fernando da Terra
26/11/2007, 11:21
Bom, girei o coxim, mas não deu certo, pois o estepe ficou muito próximo da porta.
Optei por deixá-lo na posição que estava e envolver o dois pinos/parafusos de fixação dele, com uma borracha de 1mm de espessura e "completei" com voltas de fita isolante (a fita é que deu o "ajuste fino"...rsrs....)

Ficou muito bom. Os pinos/parafusos de encaixe do coxim entraram super justos e diminuiu bem o balanço. Mas ainda não estou contente......rs.s....

Vou fazer mais dois pinos enrolados na borracha envolvidos por fita isolante (meu,... isso torna os pinos ajustáveis a qualquer diâmetro, é alta tecnologia tupiniquim).....
e colocar nos outros dois furos do Caique...ops, perdão Caique, não foi isso que eu quis dizer....rsrs...... nos furos que ele colocou... isso vai deixar o coxim bem mais firme, com menos "molejo", acho...... Caique se quiser diminuir o balanço também, você pode colocar o pino nos meus....ops, não é nada disso...... nos outros dois furos...rs.rs...

Bom, vocês entenderam, né?

Fernando

caique
26/11/2007, 12:02
Po Fernando!!! Nos meus furos não!!! Ainda bem que vc corrigiu, rsrsrs

Na 90 os parafusos chegaram a escapar do coxim, mas bastou fazer outro furo, mais embaixo do original, no próprio suporte, e o problema foi resolvido.

Verifique se seu furo (ops) está na posição correta, antes de introduzir (ops) o pino.

Na 110 não houve problema ao girar o coxim, ficou bem firme e melhor que a sugestão da fábrica.

absss

Ferdinando Jr
19/10/2009, 23:52
como voces ja tem alguma experiencia pelo que tenho notado no forum , gostaria de saber se realmenteesses suportes resolveram mesmos os problemas apos o uso mai bruto deles , e se realmente resolverão o problema qual foi . obrigado

Carlão Rover
20/10/2009, 00:09
Coloca o suporte(marcas boas) e fica tranquilo.Tenho um suporte para bike no estepe e carrego duas; nunca tive problemas...

Abraço e bem vindo!

slick
20/10/2009, 00:50
Coloca o suporte(marcas boas) e fica tranquilo.Tenho um suporte para bike no estepe e carrego duas; nunca tive problemas...

Abraço e bem vindo!


Existe um Suporte traseiro para Defender mais reforçado pega nas laterais e não na porta.
Comprei na epoca e não cheguei a usar .A melhor solução,que fui informado na epoca,era usar o pneu reserva dentro do carro.Coloquei uma chapa de aluminio quadrada(piso de onibus),tapando os buracos do referido suporte na porta traseira e nunca mais houve problemas,com quebras na porta,perder pneu ,rodas etc....

slick

Fernando da Terra
20/10/2009, 07:40
Bom, para atualizar a minha instalação do suporte (não sei se já tinha postado em outro tópico), há uns tempos atrás, dei uma reforçada no sistema, pois conforme passava em buracos, o suporte tava fazendo um barulho "chato pra carai"...

Mandei refazer o parafuso em "L" original da Maceral por um mais grosso (ui..!!), mandei dobrar outra chapa em "U" mais grossa (ui, ui....) para substituir a original inferior (a que é fixada no parachoque) pois achei-a muito fina, e colocamos duas abraçadeiras no coxim, para ficar bem mais firme. O balanço acabou e ficou bem mais reforçado.

Ficou muito bom, já faz meses que modifiquei e até agora tá show....

Fernando

Thiago Gontijo
28/05/2010, 14:38
Na última viagem o meu suporte original também quebrou, depois de 400km de terra em dois dias...

tive que voltar com o pnau no porta-malas.

Acho que vou comprar um da maceral e eu mesmo instalar.

Fernando da Terra
28/05/2010, 16:50
Já que é para ressucitar o tópico, depois do último ajuste que fiz no suporte em 2009 (parafuso reforçado, chapa mais grossa e abraçadeiras), tive que dar um up no final do ano passado, trocando as abraçadeiras (que estouraram) por uma feita de chapa unica, bem mais forte.... está indo bem, o estepe ainda está lá......:mrgreen:

Fala Thiago,
você ainda vai querer os adesivos do clube?
Se quiser, aparece lá no tópico do 2º encontro para reservar os seus .....

Fernando

Leonardi
29/04/2011, 13:31
Afinal de contas qual o melhor? Maceral ou Antoalde?

Esses eu vi que estão na faixa de 400,00, mas por que tem marcas que custam 850,00? Serão tão melhores assim?

Obrigado

CGAUER
01/05/2011, 13:00
Tive o da Antoalde e o Tração.

O Antoalde foi o meu preferido (fale com o Junior, gente fina). O da tração não tem como ajustar a folga resultante do uso, nem mesmo soltado os parafusos e apertando novamente. Fica barulhento com o tempo.

No Antoalde tem que só ficar espero com o cochim de borracha. Utilizam dois, mas se um romper o outro vai para o espaço rapidamente, deixando o braço solto, o que pode render grandes acidentes (pegar um pedestre com o estepe, que tal?

Abraços e boa sorte.

Clemente

Marco Aurélio R Guimarães
01/05/2011, 13:52
Existe também uma coisinha mais simples para resolver este problema do estepe. Uso na minha e nunca tive problemas. É uma "mão francesa" que vai parafusada no chassi e faz apoio para o estepe, segurando-o na parte de baixo e evitando a trepidação. É regulável, através de orifícios oblongos, potando dá certo com qualquer tamanho de pneu. Outra vantagem que vejo, é que fica livre de manutenção, a instalação é muito simples e é mais barato...
http://www.armazem4x4.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/S/u/SuEstepTT67-5.jpg
Abraço!

Hugo4x4
01/05/2011, 14:08
Leonardi

Troquei ou original (trincado) pelo url=http://www.tracaooffroad.com.br/Defender.htm/Acessórios/Defender há quatro anos, nele está pendurado o estepe 265/75/16 com roda de liga, para mim é o melhor, sem ruído, sem folga e tem até graxeira nas dobradiças.

http://img192.imageshack.us/img192/1343/dsc04267r.jpg
http://img5.imageshack.us/img5/7974/dsc04262p.jpg
http://img837.imageshack.us/img837/5264/dsc04264d.jpg

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73