Ver Versão Completa : Câmbio Mecânico X Automático.
PessoALL, abri este tópico por conta de discussões entre adeptos de Câmbio Manual x Câmbio Automático. Fiz uma pequena inserção num tópico dos CJ´s, e demonstrei preconceito em relação a 4x4´s com câmbio automático. Coisa leve, diferença política. Houve protestos.
Penso que tem aplicação que precisa por conta de alta redução, e elevado torque. Jipe pra superar “pedronas”, bem devagar, um obstáculo depois do outro, apertado. Só. No mais, exceto pela aplicação específica, penso que jipeiro desgosta de câmbio automático. É coisa de modismo. Ou desconhecimento mesmo. Coisa de sentimento e não de razão. Pilotagem com câmbio automático, não tem graça. Pelo menos não venham dizer que o carro, depois da adaptação do câmbio automático, ficou ... "animal", e é muito melhor por causa disso ou daquilo.
O mesmo preconceito que muitos do Fórum (e eu não os condeno) têm prá com os Ecosport, eu tenho prá com os 4x4 com câmbio automático. Dá passear em Campos de Jordão, ou ir ao Guarujá... “curtir a natureza”. Carrinho de viagem.
[]´s
isso n vai dar certo hehehe
nunca dirigi carro automatico , entao n posso falar nada .
Luca,
Acho que Câmbio Manual x Câmbio Automático e coisa de gosto mesmo.
Tenho carro automático e gosto muito, mas é carro de rua, infelizmente ainda não tenho 4x4. Eu teria um 4x4 automático na boa, mas da mesma forma que em carros de rua, acho que câmbio automático casa melhor com motorzão. Uma coisa que acho legal em automático é que tem opção, pode andar em Drive, e pode também cambiar, se for destes câmbios mais modernos então, cheios de botõezinhos, tiptronic na direção, aí nem se fala.
Lógico que sempre vai ter alguns trechos que beneficiam um ou outro câmbio.
Abraços Du.
Luca,
Isso é questão de gosto mesmo.
E igual escolher motor, guincho, pneu e etc.
Até.
andretomasi
13/07/2004, 18:14
Fala gente,
Luca, acho que não pode radicalizar, dizendo que 4x4 automático é carrinho de viagem, etc.. é como dizer que 4x4 com capota de lata ou de fibra é carrinho de passeio.. Seria comprar briga com trolleiro, landeiro, ruraleiro, bronqueiro :D
Pergunte ao Leopoldo se pilotagem com câmbio automático não tem graça.. ou melhor, pergunte à passageira dele :D :twisted:
É como já disse, cada um é cada um, não é por que você não gosta e acha que não precisa de um automático que eu não vou gostar ou achar que seria bom pra mim :wink:
[ ]´s
Tecnicamente uma transmissão automática é tão importante no fora de estrada como uma direção com assistência hidráulica.
Tem muitos que não gostam ou não acham uma boa ter direção com assistência hidráulica para o fora de estrada.
O Bill, por exemplo, teimava que não precisava de direção com assistência hidráulica no Spider com os 35x 15,5... eu falava que precisava... resultado, numa situação mais complicada o Bill simplesmente não conseguia virar o volante...
Para ser do contra ele colocou uma totalmente hidráulica...;-)
Porque uma direção hidráulica (ou com assistência) é importante?
Ajuda na força em situações difíceis, ajuda a virar grandes pneus e ainda é mais segura ao diminuir brutalmente o tranco na direção quando a roda colide com algum obstáculo; isso pode ser a diferença entre perder o controle do veiculo ou não, assim como de quebrar o pulso ou algum dedo ou não.
Na transmissão a questão é a mesma.
A automática é superior em tudo a mecânica.
Mas muitos falam mal e talvez nunca tenham nem andado em nenhum veiculo automático.
Muitos falam mal e talvez nunca tenham nem andado em um veiculo automático 4x4.
Falam mal e talvez nunca tenham nem andado em um veiculo automático 4x4 no fora de estrada.
O automático já é mais interessante por não ter embreagem, que sempre pode dar problema, principalmente em travessia de água ou lama.
Já fiz uma trilha em dois jipes, um Vitara e a minha Cherokee Automática. O Vitara entrou num lamaçal e não passou, ao tentar dar ré a embreagem simplesmente não funcionava mais, ficou sem nenhuma tração pela lama na mesma. Continuamos então com a Cherokee arrastando o Vitara pela trilha, sem nenhum problema já que a transmissão automática só esquenta um pouco mais. Se tive-se um embreagem teria o risco de acabar com a mesma antes de tirar o Vitara da trilha.
Logo mais à frente entrei num atoleiro inadvertidamente ainda rebocando o Vitara... lógico que fiquei atolado. A Cherokee deve ter ficado cerca de meia hora no atoleiro, certamente a transmissão ficou totalmente dentro da lama, mas após sair com o guincho continuamos normalmente com a Cherokee rebocando o Vitara.
A automática também é mais segura, pois se fica com total controle do veiculo com um pé no freio e outro no acelerador.
Também é bem mais segura em subidas ou decidas, pois se pode permitir até a troca de marchas nestas situações. Sem o risco de ficar em vazio como pode acontecer num veiculo mecânico se não conseguir engatar a próxima marcha.
Nunca subi dunas, mas certamente o automático pode ir baixando as marchas sem perda de tração como ocorre num mecânico.
Numa emergência pode-se comandar direto a primeira marcha no automático que vai baixando as marchas quando for possível sem risco para o motor ou de ficar em vazio.
Para fora de estrada mais pesado então não tem comparação, tanto que a transmissão automática para o Spider já está na garagem do Bill.
andretomasi
13/07/2004, 20:17
Fala Wallace,
Só por curiosidade: a transmissão automática da Cherokee Sport 4.0 é igual a do Wrangler com o mesmo motor?
[ ]´s
Não, a Cheorkee tem 4 marchas e o Wrangler tem 3.
Mesmo as caixas de transferência são diferentes, a Cherokee tem opção de Full-time e o Wrangler não.
No mais as Cherokees aqui já vinham com respiro alto e o Wrangler não (no auto não tenho certeza, mas no mecânico não é alto).
A transferência da Cherokee auto é a mesma usada Pajeros, pelo menos externamente.
Os motores também são levemente diferentes, a Cherokee é ridiculamente mais forte (não faz diferença pratica).
Sandro Tannuri
13/07/2004, 21:01
Eu acho engraçado ver como as pessoas criticam um sistema sem conhecer do assunto.
Os cambios manuais só superam os automaticos nas seguintes situações:
1) Corridas e ralis onde não se pode abrir mão de potência.
2) Em descidas ingremes quando a viatura com automatico tem relações originais (longas) nos diferenciais.
3) Em viaturas com motores de bomba d`agua.
Em trilhas o automatico é sempre melhor, no Trial então nem se fala, realmente só usaria um mecanico nas situações acima.
E claro que me refiro aos cambios modernos, não adianta citar um cambio automatico dos anos 70 ou 80 como comparação.
Abraços,
Thiago Rodeghel
13/07/2004, 21:06
Meu velho tem uma V6 4.3 , hidramática, câmbio no volante com 200hps, acho q é isso, original :) . 4 velocidades
O Bicho é um capeta nas arrancadas, puxa muito forte... nas subidas nem se fala. O câmbio parece q se auto regula conforme vc pisa no acelerador, e nas condições de uso. Na estrada uma manteiga, vc chega a 160 sem perceber 8) e com baixo giro mesmo. Além disso o câmbio tem 2 D e uma 2 e 1 velocidades. A 1 parece um caminhão de tão forte q fica. Pena q não é 4x4, queria ver com um 4x4low e 1... Acho q detona tudo mesmo :shock:
Se tivesse condição e espaço no meu CJ, com certeza automático 8)
[s]
A minha Cherokee "frita" os 4 pneus quando troca de primeira para segunda em reduzida, pisando é claro.
Em aceleração plena em reduzida quem esta dentro do veiculo assusta com a aceleração e trocas de marchas brutais...
Thiago Rodeghel
13/07/2004, 21:15
Mas em 1 ou no D???
[s]
Em D mesmo.
Se fosse em 1... como trocaria de marcha?
Thiago Rodeghel
13/07/2004, 21:38
Então
:)
Pq naum sei se pode trocar, quando 4x4low, de 1 para 2. em 4x2 sei q pode :roll:
Mas blz...
Agora eu que não entendi nada... porque não poderia trocar de marcha quando em reduzida?
Nunca testei mas devo chegar a 100 km/h em reduzida.
Normalmente uso muito reduzida no fora de estrada para poupar tudo, incluindo transmissão e freios. Isso faz usar muito as marchas mais altas.
Thiago Rodeghel
13/07/2004, 21:52
Esquece o D
Digamos q vc esteja em 1 marcando na alavanca, e com a t-case 4x4low, vc pode colocar em 2 marcando na alavanca tbm??? Com ele rodando??
entendeu???
Danniel Pizatto
14/07/2004, 00:52
Geralmente quem fala mal de cambio auto nunca viu um funcionando..
realmente em motores mais fracos, o carro demora um pouco mais pra sair da imobilidade.. mas depois, qdo vc se dá conta já passou dos 120 km/h
Na estrada é tudo questão de costume, saber dosar o pé... Eu, que dirigo cambio mecanico a maior parte do tempo, afundo o pé, que em algumas situaçoes faz ele reduzir pra 2a marcha...:P
Tem gente que acha que automático sequer estica as marchas... o vectra, se vc ficar com pé embaixo troca a 5000 e poucos, com o regime esportivo ativado, chega perto dos 6500
4x4 só dirigi uma cherokee, mas nada muito radical, só estrada de areia... mas deve ser tesão demais ter um desse no CJ :D
Sergio Rocha
14/07/2004, 01:50
A alguns anos tinha uma cherokee limited v8 automatica, elas tem controle de tração e são 4x4 permanente.Dia de chuva adorava brincar de arrancar forte numa ladeira de paralelepipedos pra fazer ela patinar.Saía q nem um foguete e não patinava nunca.Quero ver fazer isso com um cambio mecanico.
Luiz Claudio
14/07/2004, 02:30
Geralmente quem fala mal de cambio auto nunca viu um funcionando..
Concordo com o Daniel, com raríssimas excessões...
O brasileiro sempre teve costume de criticar câmbio automático sem conhecer. Em 1988 eu comprei um Opala Diplomata 6 canecos automático e era comum ouvir comentários do tipo "isso é carro de aleijado". Tudo bem que nessa época ver um carro com esse tipo de câmbio era raridade...
De 1994 pra cá, desde que abriram as importações e começaram a surgir boas opções de veículos automáticos no mercado, o brasileiro vem lentamente mudando seu modo de pensar. Hoje já é possível ver um número bem significativo de carros equipados com esse câmbio rodando pelas ruas.
As raríssimas excessões ficam por conta de pessoas que conhecem bem carros automáticos e mesmo assim preferem, por algum motivo, os mecânicos. São poucas mas existem...
Eu já tive vários carros de passeio auto e acho que não tem coisa melhor, principalmente nesse trânsito doido de São Paulo. O conforto que ele propicia é algo que, se depender exclusivamente da minha vontade, nunca vou abrir mão.
Infelizmente ainda não tive oportunidade de ter um 4x4 automático e por isso não posso opinar a respeito do comportamento desses em trilhas, mas acredito que deva superar minhas expectativas.
[]'s...
Bom, Luca, cheguei atrasado á festa aqui, mas pelo jeito o meu ponto de vista foi muito bem representado pelos outros........ :wink: E quanto ofensas, coisa e tal, vai ter que fazer muito melhor para me magoar......... :D
Já que gosta de coisas puramente mecânicas, suponho que também acha o carburador melhor que injeção?!?!......... :wink:
A minha escolha de câmbio automático não tem nada haver com modismo o "achismo". Quem me conhece sabe muito bem que não estou nem aí com a moda e que não faço nada sem pesquisar muito sobre o assunto. Talves não saiba, mas sou norte-americano, daí pode crer que tenho muito, muito conhecimento do câmbio automático.......
O Sandro e o Wallace citaram muito bem as razões de porque o câmbio automático seja melhor para uso 4x4, então não preciso elaborar mais. Só acrescento os seguintes pontos:
1) Há muitas situações onde a velocidade de saída pode fazer a diferença entre o pneu pegar tração ou derrapar. Se pisar um pouco mais forte, o pneu perde tração, derrapa e daí para frente, não traciona mais. Já andou de carro em grama molhada?!? É desta situação que estou falando, mas ocorre também em pedras. Pois bem, com o câmbio automático, você pode facilmente dosar o pé para proporcionar uma saída bem leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeentaaaaaaaaaaaaaa........ ...
2) Tem um filme do Sandro subindo umas erosões durante a prova em Macaé que mostra muito bem a utilidade do câmbio automático em poupar equipamento. Ele conseguiu balançar o jipe de tal forma que a transferência de peso entre a roda esquerda traseira e a roda dianteira direita passou a ser suave, quase despercebida. Com um câmbio manual, teria sido impossível esta manobra. Os outros jipes que passaram por este trecho precisava ir no maior pau para manter inércia.
Alias, é principalmente o câmbio que deixa a plateia com a impressão que o Wrangler do Sandro não está nem "trabalhando" nas provas de Trial. Enquanto os demais jipes fiquem pipocando de lá prá cá, o Wrangler passa na maior tranquilidade. Tudo bem que tem pneu e suspensão também, mas IMNSHO é o câmbio o principal vantagem que o jipe do Sandro tem atualmente sobre as outras viaturas.....
Se bem que nem o câmbio salvou o Sandro da derrota nesta seção, mas isso já é outra história........ :D
Abraços,
Henrique Josino
14/07/2004, 13:11
Eu particulamente nunca fiz trilha com cambio automatico, mas ja vi muita coisa, acho que é muito superior ao mecanico em algumas situação em outras nem tanto. :?
Numas das trilha que fizemos pra região de Mostardas (estrada do inferno), tem um banhado/brejo em que vc desce uma duna e cai dentro dele....Pra sair tem que arrancar de dentro do banhado e subir uma outra duna, pra carro mecanico arranca em segunda e só para lá em cima :shock: os automaticos não consegue subir.....por??? ele arranca em primeira e passa pra segunda quando começa a subir na areia volta pra primeira e ai parece uma tatuira gigante em ação...só cava e não vai. :lol:
Por isso o estilo de trilha influi muito na escolha, eu prefiro os manual, as trilhas que fizemos por aqui o automatico não se encaixa muito bem. :lol:
[]'s manuais....
andretomasi
14/07/2004, 13:18
ele arranca em primeira e passa pra segunda quando começa a subir na areia volta pra primeira e ai parece uma tatuira gigante em ação...só cava e não vai. :lol:
Fala Henrique,
É só deixar travado na segunda e não em Drive.
[ ]´s
Grande Keko.. :D
Posso estar errado e falando bobagem..... mas pra mim... quando vc deixa fixo no 2.. não quer dizer q a viatura vá arrancar em 2ª.. e sim... em 1ª e depois passar pra 2ª (e parar nela.. não passando pra 3ª).... por isso q no caso citado pelo Henrique.. quando ele subia a areia... voltava pra 1ª...
[ ]s incertos e esperando pedradas... ou não.. :roll:
Nos carros que tenho dirigido é isso mesmo, o Leandro está correto, mas neste caso poderia usar a posicão 1, que o câmbio não mudaria para segunda marcha.
Abraços Du.
Quanto a troca indesejada de marchas num câmbio automático, isso realmente pode acontecer. Mas só para baixo. Ou seja, se você selecione a posição "2" do câmbio, ele vai alterar entre "1" e "2", conforme a carga imposta nele. Ele nunca vai pular para "D" (tá bão, em casos extremos, dizem as más línguas que até vai, mas isso nunca vi)...... Caso o seletor esteja em "1", esta marcha vai ficar..... E se for em "D", ele pode utilizar todas as marchas......
Mas tem como até de eliminar este "defeito", instalando um bloco externo de válvulas. Assim, o piloto pode limitar até estas trocas de marcha. Ou seja, se ele bota o câmbio em "2", é lá que ele vai ficar........
Abraços,
Mas tem como até de eliminar este "defeito", instalando um bloco externo de válvulas. Assim, o piloto pode limitar até estas trocas de marcha.
Bill,
Por exemplo, com esta instalação seria possível transformat um automático "convencional" em Tip-Tronic ? Este possível seria quase milagroso, ou seria relativamente fácil ?
Outra alteração que fico imaginando que seria "bacaninha" em automático, seria um mostrador que indicasse a marcha que está no momento, não a marcha que está selecionada no câmbio e sim a marcha de verdade.
Abraços Du.
Mas tem como até de eliminar este "defeito", instalando um bloco externo de válvulas. Assim, o piloto pode limitar até estas trocas de marcha.
Bill,
Por exemplo, com esta instalação seria possível transformat um automático "convencional" em Tip-Tronic ? Este possível seria quase milagroso, ou seria relativamente fácil ?
Outra alteração que fico imaginando que seria "bacaninha" em automático, seria um mostrador que indicasse a marcha que está no momento, não a marcha que está selecionada no câmbio e sim a marcha de verdade.
Abraços Du.
http://www.hughesperformance.com/valve.html
Bill...
agora traduz ai pra nós...
não somos norte-americano que nem voce hehe :lol:
http://www.hughesperformance.com/valve.html
Legal,
O homem que mata a cobra e mostra o link.
Muito legal, não é nada que se possa fazer com uma adaptaçãozinha, é um esquema bem profissional, mas é legal saber que tem como mexer nisto.
Abraços Du.
Bill...
agora traduz ai pra nós...
não somos norte-americano que nem voce hehe :lol:
E cê acha que aprendi o portu como?!?!?.......... :wink:
PessoAll,
Eu coloquei este tópico no fórum, justamente prá deixar que idéias viessem à tona. Criar polêmica. Para que uns defendessem um lado, e outros defendessem o outro. Quero argumentos, idéias. Estou vendo que se eu afirmasse o contrário (câmbio automático é legal e câmbio mecânico é mal), os mesmos que aqui se manifestaram, estariam dando opiniões contrárias à minha afirmação.
Fúria metaleira, não é a minha afirmação que tem que ser derrubada. Só eu curto câmbio mecânico? Cadê o resto? Por favor manifestem-se.
Só uns cents de pitaco e pedido de auxílio:
Tenho um vitara automático e realmente o comprei a fim de usufruir das maiores vantagens em relação ao câmbio manual, principalmente andando na cidade (trocas incessantes de marcha) e em trilhas leves pois para as pesadas tenho o trem que pula.
Em alagados e muita lama a automática é infinitamente superior.
No Trem que pula que é bem reduzido, não tenho espaço para uma automática e já acostumei com o motor MWM que ajuda a controlar como se quer andar pois tem ótimo torque e até hoje tenho controlado bem os movimentos do carro.
Infelizmente, aquilo que menos me preocupava, atualmente tem me incomodado bastante, ou seja a caixa começa a apresentar problemas, ficou mais lerda para as mudanças de marcha, principalmente quando se precisa que ela reduza marha ou quando o carro está frio, se uso o drive, só muda de marcha após uns 4500 giros . A dificuldade é que pouquíssimas pessoas lidam com caixas automáticas aqui em BH, peças de reposição são relíquias (até pelo pouco índice de problemas ) mas quando estes vem, sai de baixo, me recomendaram trocar a caixa por uma outra usada que esteja funcionando, mas é dose. Na semana que vem vou levar para um dos poucos especialistas que me indicaram para ver o que pode ser.
Já verifiquei o nível do óleo, limpei o filtro mas não melhorou grande coisa. Será que algum dos experts em caixa pode ajudar?
Sandro Tannuri
14/07/2004, 15:27
Só uns cents de pitaco e pedido de auxílio:
Tenho um vitara automático e realmente o comprei a fim de usufruir das maiores vantagens em relação ao câmbio manual, principalmente andando na cidade (trocas incessantes de marcha) e em trilhas leves pois para as pesadas tenho o trem que pula.
Em alagados e muita lama a automática é infinitamente superior.
No Trem que pula que é bem reduzido, não tenho espaço para uma automática e já acostumei com o motor MWM que ajuda a controlar como se quer andar pois tem ótimo torque e até hoje tenho controlado bem os movimentos do carro.
Infelizmente, aquilo que menos me preocupava, atualmente tem me incomodado bastante, ou seja a caixa começa a apresentar problemas, ficou mais lerda para as mudanças de marcha, principalmente quando se precisa que ela reduza marha ou quando o carro está frio, se uso o drive, só muda de marcha após uns 4500 giros . A dificuldade é que pouquíssimas pessoas lidam com caixas automáticas aqui em BH, peças de reposição são relíquias (até pelo pouco índice de problemas ) mas quando estes vem, sai de baixo, me recomendaram trocar a caixa por uma outra usada que esteja funcionando, mas é dose. Na semana que vem vou levar para um dos poucos especialistas que me indicaram para ver o que pode ser.
Já verifiquei o nível do óleo, limpei o filtro mas não melhorou grande coisa. Será que algum dos experts em caixa pode ajudar?
André,
Cambio automatico não costuma dar problema mas quando da é necessaria mão de obra especializada, não deixe qualquer um mexer no seu cambio. Procure um especialista e verifique se ele tem experiencia e ferramental necessario para abrir e principalmente fechar seu cambio sem problemas.
Em SP existem alguns especialistas , se optar por mandar o cambio para lá procure um que tenha "dinamômetro" (bancada de testes) para cambio automatico de modo que ele possa testar seu cambio antes de enviar para voce de volta.
Abraços,
Bill,
Esta discussão começou no tópico do CJ com 302 V8. Clássico, né? Eu acho. Poder fazer um CJ com V8, como há lá nos EUA, é oportunidade impar. Não é uma pena colocar um câmbio automático?
Bill,
Nada contra o uso que você faz do câmbio automático. Já falei que em determinados casos (o seu e do Sandro, por exemplo) é necessário, tendo em vista elevados torques e baixas velocidades. Já tinha escrito isto. Em outras aplicações o câmbio automático é muito mais econômico, devido à redução de gastos com manutenção de todo o conjunto da transmissão (grande caminhões, ônibus, máquinas de terraplanagem). Veículos que procuram oferecer conforto, também tem que ter opção de câmbio automático. O mercado exige. Só isto já engloba todos os comentários do tipo "não tem frição, não gasta rolamento, não tem platô, não dá tranco, etc." (sei que não foi você que disse o óbvio).
Sandro Tannuri
14/07/2004, 15:46
Bill,
Nada contra o uso que você faz do câmbio automático. Já falei que em determinados casos (o seu e do Sandro, por exemplo) é necessário, tendo em vista elevados torques e baixas velocidades. Já tinha escrito isto. Em outras aplicações o câmbio automático é muito mais econômico, devido à redução de gastos com manutenção de todo o conjunto da transmissão (grande caminhões, ônibus, máquinas de terraplanagem). Veículos que procuram oferecer conforto, também tem que ter opção de câmbio automático. O mercado exige. Só isto já engloba todos os comentários do tipo "não tem frição, não gasta rolamento, não tem platô, não dá tranco, etc." (sei que não foi você que disse o óbvio).
Luca,
Eu acho que você está certo, voce tem que usar o cambio que te agrada.
Mas que o automatico e melhor isso é, hahahahaha...
Abraços,
Bill,
Esta discussão começou no tópico do CJ com 302 V8. Clássico, né? Eu acho. Poder fazer um CJ com V8, como há lá nos EUA, é oportunidade impar. Não é uma pena colocar um câmbio automático?
IMNSHO, a pena seria fazer o contrário........ :wink:
É por aí Sandro. Somente não gostaria que as pessoas que participam do fórum deixassem a coisa na base do gosto. Tem mais pra ser explorado. Jipe é carro esportivo. Poucos daqui do fórum o usam pra trabalho. É lazer, hobby.
Faço uma afirmação que nem a sua, ta? Carro com câmbio mecânico é mais esportivo (as exceções já foram expostas). Alguém discorda?
ALL,
Dizer que é legal o carro A automático porque acelera muito, ou que carro B automático queima pneu, não informa nada. Carros gêmeos, um automático e outro mecânico, o mecânico anda mais. Sempre.
Carro com câmbio automático anda menos que carro com câmbio mecânico, devido às perdas inerentes à transmissão via conversor de torque.
Perdas. Menor eficiência.
Anda menos. Sem apelação.
Luca,
Esta competição entre mecânico e automático equivalente, está com os dias contados.
Já existe um audi A6 com câmbio automático que é mais econômico, e mais rápido que seu equivalente mecânico. É uma tecnologia nova de cones invertidos e correias metálicas, parece que é uma invenção da Fiat. É como se fosse um câmbio de 20 marchas, quando o motor chega a um regime de rotações ideal o câmbio começa a mudar de marcha, mas são tantas marchas que o conta giros parece que quebrou o ponteiro.
Não sei quando e se algum dia será produzido em massa.
Abraços Du.
dptucunduva
14/07/2004, 16:50
Já existe um audi A6 com câmbio automático que é mais econômico, e mais rápido que seu equivalente mecânico. É uma tecnologia nova de cones invertidos e correias metálicas, parece que é uma invenção da Fiat. É como se fosse um câmbio de 20 marchas, quando o motor chega a um regime de rotações ideal o câmbio começa a mudar de marcha, mas são tantas marchas que o conta giros parece que quebrou o ponteiro.
Fala Du!
Me metendo.....
Se realmente for o que vc falou, esse câmbio já nasce morto. O Toroidal, sem engenagens, com apenas 2 discos cônicos e duas, como dizer, "semi-esferas que não são esféricas", faz com que o carro tenha marchas infinitas.
Esse sim é show. Logo depois que o carro arranca, trava no pico de torque do motor e num sai dali. O resto a eletrônica controla no câmbio. SHOOOOOW de bola.
O Honda FIT automático tem esse câmbio.
O Toroidal, sem engenagens, com apenas 2 discos cônicos e duas, como dizer, "semi-esferas que não são esféricas", faz com que o carro tenha marchas infinitas.
Então, não sei os detalhes, talvez este que você fala já seja a evolução deste que falei, vi isto na Discovery Channel a um tempo.
O que lembro que frizaram na reportagem foi o fato de ser mais econômico e ao mesmo tempo mais rápido que seu equivalente mecânico.
Abraços Du.
Eduardo Chaves
14/07/2004, 17:01
PessoALL,
Quem quer jipe para ter velocidade final ???
Acho que os motivos do Luca em ser favorável ao mecânico não condizem com a realidade de um jipe, talvez nem de um carro esportivo, mas aí... já é outro fórum...
[]'s...
Eduardo,
Uso esportivo, não implica em uso em grande velocidade final. Mas sim, que você tem o carro na mão. Tem que se inteirar com ele. Tem que pilotar. Se errar a culpa é sua. Você sabe o que eu quero dizer. Um, aqui, falou na desvantagem em perder a marcha num “descidão”, com jipe de câmbio mecânico. Pô, se peder a marcha tem que se virar. Não é assim com os jipeiros? Sempre se viram.
:)
[]´s
Oi Thiago,
Digamos q vc esteja em 1 marcando na alavanca, e com a t-case 4x4low, vc pode colocar em 2 marcando na alavanca tbm??? Com ele rodando??
Sim, pode fazer o que quiser como se não se estive reduzido.
E a mesma coisa se o veiculo fosse mecânico, não muda nada.
Na realidade a caixa automática não sabe que atrás dela tem uma caixa de redução/transferência. Assim para a caixa automática não influi absolutamente nada se esta na reduzida ou não.
Veja o caso do Sandro que trocou a caixa de reduzida/transferência... não mudou nada para a transmissão o fato da reduzida mudar de cerca de 2,8 para 1 e agora ser 4 para 1.
Claro que muda todos os esforços que a caixa automática faz, mas ela não vai saber se você esta no plano sem reduzida ou numa bela subida em reduzida. Para ela a situação é a mesma, pois o esforço/solicitação é a mesma.
[/quote]
ele arranca em primeira e passa pra segunda quando começa a subir na areia volta pra primeira e ai parece uma tatuira gigante em ação...só cava e não vai.
Henrique eventualmente o problema pode ser muito acelerador.
É comum o pessoal usar o automático errado... acelerando mais que precisa. Se acelerar menos pode ser que nunca volte para a primeira.
andretomasi
14/07/2004, 18:51
Luca,
Gosto é gosto, não adianta querer impor o seu só por que você não gosta ou não sabe usar um câmbio automático.. tanto o manual como o automático tem suas vantagens e desvantagens, como está sendo discutido aqui e aparentemente você se nega a aceitar.
Se tudo fosse como dizes, não seria questão de "jipeiro se virar" e sim de se agarrar a antigos conceitos, mas não necessariamente melhores.. isso sim é achismo e modismo..
Lembre que nem todos usam o jipe pra que você usa.. nem todos gostam do que você gosta, e ninguém é obrigado a gostar.. e nem tudo o que você considera bom, é bom para os outros :roll:
[ ]´s
andretomasi
14/07/2004, 18:54
Wallace, falando nisso, sabe dizer se são apenas os mais novos que tem aquela opção de arrancar em segunda, pra usar na neve por exemplo ou câmbios mais antigos também tinham?
[ ]´s
Beto Lacerda
14/07/2004, 18:59
po esse cambio da audi dos a4 e a6 novos é muito loco , tipo trava o motor no ponto de maior torque e vai abrindo "infinitas" marchas , mas o custo de uma cx dessas ???
sei lá um dia arrumo espaço pra um auto no CJ , é animal , ja vi neguinho reduzir de 4ª pra 1ª em cambio auto com segurança , só joga a alavanca no 1 e deixa o cambio se virar , é animal , por sinal a volta de brusque pra sp ( após fenajeep) na cheroka do wallace foi uma demonstração de como fazer de um carro automatico um brinquedão :lol: ,na epoca tava rolando uma discução semelhante num lembro onde e ele resolveu me mostrar que auto funciona , já era fã de cx. auto mas vendo uma sendo judiada empolga a buscar uma maneira de usa-la em cj , e wallace na boa num precisava tanto :lol: ja tive a chance tb de zuar um wrangler no barro , é mto. mais legal auto que mec. em trilha , com motorzão então ...
mas o wrangler e a cheroka apesar de não ser o mesmo cambio é um auto moderno , minha duvida é com uma caixa de opala ou maverick se consegue a mesma performance ???
tipo em cambio manual , pra jeep num quer dor de cabeça vai de clarck que foi testado e aprovado mas e auto existe alguma caixa mais recomendada ???
[]'s
Posso estar errado e falando bobagem..... mas pra mim... quando vc deixa fixo no 2.. não quer dizer q a viatura vá arrancar em 2ª.. e sim... em 1ª e depois passar pra 2ª (e parar nela.. não passando pra 3ª).... por isso q no caso citado pelo Henrique.. quando ele subia a areia... voltava pra 1ª...
Leandro depende, em muitos é assim, mas em outros não, vai ficar só em segunda mesmo.
Em outros ainda tem um botão que quando acionado faz o mesmo efeito.
Assim depende muito do automático que estamos falando, mas tem casos que pode realmente sair em segunda e continuar em segunda mesmo acelerando tudo ou nada.
Keko,
Não quero impor não. Quero motivos racionais para alguém fazer um jipe com câmbio automático. O seu motivo é $$. Somente fiquei sabendo depois. Você achou um conjunto quase de graça. Vá lá. Faça a adaptação com câmbio automático. Você tem razão. No mais, ainda não deram motivos (exceto altos torques e baixas rotações) prá adaptação com uso de câmbio automático. Melhor em quê?
[]’s
Por exemplo, com esta instalação seria possível transformat um automático "convencional" em Tip-Tronic ? Este possível seria quase milagroso, ou seria relativamente fácil ?
Outra alteração que fico imaginando que seria "bacaninha" em automático, seria um mostrador que indicasse a marcha que está no momento, não a marcha que está selecionada no câmbio e sim a marcha de verdade.
Du, depende da transmissão em questão, na da minha Cherokee é baba... tenho um amigo que deve fazer na dele o mesmo esquema da Ferrari com as borboletas atrás do volante.
No caso é fácil pois a transmissão é controlada por solenóides para definir as marchas e o travamento do conversor de torque (tem uma embreagem para travar o conversor em última marcha (da selecionada).
Eu qualquer hora vou colocar duas chaves simples:
Uma para travar o conversor e outra para impedir a entrada da primeira marcha, já que na Cherokee a primeira posição é 1/2 ou seja, é uma única posição para as duas primeiras marchas.
Em alguns já existe a posição real, mas na Cherokee é simples também, basta "ler" como estão os solenóides.
E nada disso é gasto alto não... deve-se fazer tudo isso por menos de R$ 50,00...
O que quero fazer menos de R$ 15,00...
Luca,
Esta competição entre mecânico e automático equivalente, está com os dias contados.
Já existe um audi A6 com câmbio automático que é mais econômico, e mais rápido que seu equivalente mecânico. É uma tecnologia nova de cones invertidos e correias metálicas, parece que é uma invenção da Fiat. É como se fosse um câmbio de 20 marchas, quando o motor chega a um regime de rotações ideal o câmbio começa a mudar de marcha, mas são tantas marchas que o conta giros parece que quebrou o ponteiro.
Não sei quando e se algum dia será produzido em massa.
Abraços Du.
Du,
Este tipo de câmbio, é limitado. Ele prevê o uso de pares de polias cônicas auto-ajustáveis, interligadas por uma correia metálica. O funcionamento é tão garantido quanto aquele tipo de engrenamento 4x4 do Ecosport. Ou seja, de repente a transmissão pode não transmitir. A Fiat italiana lançou o modelo Punto com este tipo de câmbio. Fracasso total. Vamos ver no Honda Fit. Mas isso ainda é futuro. Mesmo que, um dia, um câmbio automático não implicar mais em perda de rendimento, ainda vai faltar brilho.
[]'s
Infelizmente, aquilo que menos me preocupava, atualmente tem me incomodado bastante, ou seja a caixa começa a apresentar problemas, ficou mais lerda para as mudanças de marcha, principalmente quando se precisa que ela reduza marha ou quando o carro está frio, se uso o drive, só muda de marcha após uns 4500 giros
André, se for similar a da Cherokee isso é sintoma de:
Problema no controle eletrônico
Corpo de válvula defeituoso
Solenóide defeituoso
Ainda arrisco óleo fora do nível ou fora da especificação.
Dizer que é legal o carro A automático porque acelera muito, ou que carro B automático queima pneu, não informa nada. Carros gêmeos, um automático e outro mecânico, o mecânico anda mais. Sempre.
Carro com câmbio automático anda menos que carro com câmbio mecânico, devido às perdas inerentes à transmissão via conversor de torque.
Perdas. Menor eficiência.
Lucas errado... tem muitos casos que o automático anda mais.
Tem até casos em que o mecânico nem é oferecido como opção!
As perdas do conversor podem até ser zero, como no caso da minha Cherokee que pode travar o conversor; e a transmissão da minha Cherokee esta longe de ser moderna.
Uso esportivo, não implica em uso em grande velocidade final. Mas sim, que você tem o carro na mão. Tem que se inteirar com ele. Tem que pilotar. Se errar a culpa é sua. Você sabe o que eu quero dizer. Um, aqui, falou na desvantagem em perder a marcha num “descidão”, com jipe de câmbio mecânico. Pô, se peder a marcha tem que se virar. Não é assim com os jipeiros? Sempre se viram.
Com um automático você fica ainda mais com o veiculo na mão.
Luca, ou você não tem bom censo, ou nunca fez um fora de estrada mais pesado, ou não é jipeiro.
Melhor em quê?
Principalmente para mostrar que é mais inteligente e tem mais conhecimento que uns teimosos por ai... :D :lol: :P
Danniel Pizatto
14/07/2004, 19:56
Wallace, falando nisso, sabe dizer se são apenas os mais novos que tem aquela opção de arrancar em segunda, pra usar na neve por exemplo ou câmbios mais antigos também tinham?
[ ]´s
Pois é, essas caixas mais modernas sao controladas eletronicamente (inclusive sãõ interligadas com o módulo de injeçao). Assim fica facil fazer a combinaçao de marcha que vc quiser, como o Wallace falou.
o vectra tem esse esquema, com o antipatinaçao ligado, ele arranca em 3a.. util tb em areia fofa
Cuidado.
Na minha Cherokee não tem nada de eletronica na transmissão, mas eletrica...
Henrique Josino
14/07/2004, 20:29
As ford explorer antigas (94/95)tem essa possibilidade de arrancar em 2ª, o veiculo que falei era um Wrangler 98 6cc.....só saiu no guincho.
Na minha opinião aqui para o meu estilo de trilha só manual mesmo ou com esse sistema que o Bill falou de trancar a marcha, ai ficaria perfeito. :D
[]'s preferindo a manual(!!!) :shock: :shock: :shock:
Danniel Pizatto
14/07/2004, 22:18
Passeando no howstuffworks (www.howstuffworks.com) achei esse link sobre uma transmissao que equipa o Bugatti com motor W-16
Direct Shift (http://www.audi.com/com/en/new_cars/driveline_suspension/directshiftgearbox/technicaldetails/technicaldetails.jsp)
É como se fosse uma caixa manual, mas toda controlada eletronicamente
Ah, lá tambem tem como uma caixa automática funciona
http://auto.howstuffworks.com/automatic-transmission.htm
Passeando no howstuffworks (www.howstuffworks.com) achei esse link sobre uma transmissao que equipa o Bugatti com motor W-16
Direct Shift (http://www.audi.com/com/en/new_cars/driveline_suspension/directshiftgearbox/technicaldetails/technicaldetails.jsp)
É como se fosse uma caixa manual, mas toda controlada eletronicamente
Ah, lá tambem tem como uma caixa automática funciona
http://auto.howstuffworks.com/automatic-transmission.htm
Daniel,
Fantástico. É isso aí. Este sistema, é de verdade. Mas veja que é um câmbio com sistema duplo de embreagem. Enquanto você está bombando uma 1a. marcha, o câmbio já pré-selecionou a 2a. , que está livre na segunda embreagem. Depois, ele larga a 1a. marcha, gruda a 2a. marcha (fração de segundo), e já pré-seleciona a 3a. assim por diante. Este sistema foi desenvolvido pela Porsche. Este é um câmbio de mecânico de mão cheia. Câmbio de verdade.
Este sistema, permite que você pilote o carro. Não tem conversor de torque não. É tudo mecânico. Evidente que o controle é eletrônico. Boa lembrança a tua. :) []'s
Eu particulamente nunca fiz trilha com cambio automatico, mas ja vi muita coisa, acho que é muito superior ao mecanico em algumas situação em outras nem tanto.
Numas das trilha que fizemos pra região de Mostardas (estrada do inferno), tem um banhado/brejo em que vc desce uma duna e cai dentro dele....Pra sair tem que arrancar de dentro do banhado e subir uma outra duna, pra carro mecanico arranca em segunda e só para lá em cima :shock: os automaticos não consegue subir.....porque ele arranca em primeira e passa pra segunda quando começa a subir na areia volta pra primeira e ai parece uma tatuira gigante em ação...só cava e não vai.
[]'s manuais....
É isso aí Henrique. No manual, você manda no carro. Não fica passageiro.
Eu já tive vários carros de passeio auto e acho que não tem coisa melhor, principalmente nesse trânsito doido de São Paulo. O conforto que ele propicia é algo que, se depender exclusivamente da minha vontade, nunca vou abrir mão.
Infelizmente ainda não tive oportunidade de ter um 4x4 automático e por isso não posso opinar a respeito do comportamento desses em trilhas, mas acredito que deva superar minhas expectativas.
[]'s...
Luiz Claudio,
Sedan automático, tá certo. Tá mais do que justificado. Como você disse, principalmente para andar no trânsito de São Paulo. Carro esportivo automático, fique fora. Prá mim soa como jipe rebaixado. []'s
Geralmente quem fala mal de cambio auto nunca viu um funcionando..
realmente em motores mais fracos, o carro demora um pouco mais pra sair da imobilidade.. mas depois, qdo vc se dá conta já passou dos 120 km/h
Na estrada é tudo questão de costume, saber dosar o pé... Eu, que dirigo cambio mecanico a maior parte do tempo, afundo o pé, que em algumas situaçoes faz ele reduzir pra 2a marcha...:P
Tem gente que acha que automático sequer estica as marchas... o vectra, se vc ficar com pé embaixo troca a 5000 e poucos, com o regime esportivo ativado, chega perto dos 6500
4x4 só dirigi uma cherokee, mas nada muito radical, só estrada de areia... mas deve ser tesão demais ter um desse no CJ :D
Daniel,
Vi câmbio automático funcionando, e já diriji veículos automáticos por milhares de milhas. Sem fazer juízo de valor das pessoas. É prá discutirmos idéias, não quem é mais isso ou aquilo.
Não falo mal de cambio automático. É um componente mecânico, e eu gosto disso. O que eu critico é a adaptação de câmbio automático em 4x4´s (a menos das exceções que já citadas, Bill, Sandro, truck´s).
Gostaria de ouvir afirmação técnica. Fala verdade, se fosse prá escolher um jipe de lazer, bem parrudão, entre dois jipes idênticos, um auto, outro meca, você escolheria o auto?
[]´s
Lucas errado... tem muitos casos que o automático anda mais.
É, Wallace? Pode ser. Mas informa prá gente qual esportivo cuja versão auto anda na frente da meca? :roll:
E continuo dizendo, que não se trata de velocidade final. Mas que esportivo não pode ser automático.
Tem até casos em que o mecânico nem é oferecido como opção!
É lógico, por questão de mercado. As vezes nem há importação da ópção com câmbio mecânico. Muitas vezes é tão caro, que só paizão tem $$$ prá comprar. O melhor exemplo são os BMW´s.
As perdas do conversor podem até ser zero, como no caso da minha Cherokee que pode travar o conversor; e a transmissão da minha Cherokee esta longe de ser moderna. Com certeza. de moderno não tem nada mesmo. :D :P
[]´s
Luca
Corvette... a auto anda mais.... muito mais... já testei...;-)
Ferraris e Porsches acho que também
Muitos só tem auto pois não existe transmissão mecanica para lidar com um torque brutal de um motor muito potente.
Porque você teima que esportivo não pode ser auto... coisa de doido... já andou de Lamborghini... eu andei... umas 3 quadras e não aguantava mais o peso da embreagem e do acelerador... e isso porque o acionameto da embreagem era hidraulica.
Já andou com mais de 600 cv e mecanico... normalmente se errar a marcha o cambio vai para o espaço... tenho um amigo para provar isso.
Andar esportivamente num auto é muito mais legal... abaixar a marcha só acelerando na entrada da curva, sem baixar a marcha na alavanca... chega na curva freiando forte e acelerando também... quando tira o pé do freio o pé do acelerador já esta lá em baixo.
Só para ter ideia já jantei BMW M3 mecanica com um Ford Taurus Auto e tração dianteira... neguinho esta até hoje tentando entender como entrei tão forte na curva.
Lembrando que a marcha no auto esta sempre engatada... a troca é muito mais rápida e sem aliviar o pé se quiser... potencia continua.
Mas Luca... por favor... deixe tudo isso de lado... você não quer ver que o automatico é melhor... mas se um dia te pegar num jipe automático ou espotivo automático você está frito...;-)
Luiz Claudio
15/07/2004, 02:02
Luiz Claudio,
Sedan automático, tá certo. Tá mais do que justificado. Como você disse, principalmente para andar no trânsito de São Paulo.
Luca,
Como eu disse anteriormente minha experiência com câmbio automático se resume exclusivamente a veículos de passeio, mas ao ler os comentários do pessoal que utiliza esse câmbio em trilha e trial posso constatar que a idéia que eu faço condiz com a realidade: Sempre imaginei que um 4x4 auto se comportaria muitíssimo bem nessas condições.
Tenho também plena convicção que ambos os câmbios tem seus prós e contras e que, para formarmos uma opinião no mínimo razoável de qual é o melhor, temos que colocar tudo na balança e ver quem ganha na comparação.
Carro esportivo automático, fique fora. Prá mim soa como jipe rebaixado.
Pra mim, um "veículo esportivo" é diferente de um "veículo off-road".
Nossos jipes são "veículos off-road"...
Fala verdade, se fosse prá escolher um jipe de lazer, bem parrudão, entre dois jipes idênticos, um auto, outro meca, você escolheria o auto?
Meu Engesa tem câmbio mecânico e estou muito contente com ele, mas se tivesse como escolher entre um mecânico e um auto, com certeza optaria pelo auto.
Pelo menos assim não voltaria das trilhas com o joelho esquerdo dolorido... :wink:
[]'s...
Danniel Pizatto
15/07/2004, 14:01
Geralmente quem fala mal de cambio auto nunca viu um funcionando..
realmente em motores mais fracos, o carro demora um pouco mais pra sair da imobilidade.. mas depois, qdo vc se dá conta já passou dos 120 km/h
Na estrada é tudo questão de costume, saber dosar o pé... Eu, que dirigo cambio mecanico a maior parte do tempo, afundo o pé, que em algumas situaçoes faz ele reduzir pra 2a marcha...:P
Tem gente que acha que automático sequer estica as marchas... o vectra, se vc ficar com pé embaixo troca a 5000 e poucos, com o regime esportivo ativado, chega perto dos 6500
4x4 só dirigi uma cherokee, mas nada muito radical, só estrada de areia... mas deve ser tesão demais ter um desse no CJ :D
Daniel,
Vi câmbio automático funcionando, e já diriji veículos automáticos por milhares de milhas. Sem fazer juízo de valor das pessoas. É prá discutirmos idéias, não quem é mais isso ou aquilo.
Não falo mal de cambio automático. É um componente mecânico, e eu gosto disso. O que eu critico é a adaptação de câmbio automático em 4x4´s (a menos das exceções que já citadas, Bill, Sandro, truck´s).
Gostaria de ouvir afirmação técnica. Fala verdade, se fosse prá escolher um jipe de lazer, bem parrudão, entre dois jipes idênticos, um auto, outro meca, você escolheria o auto?
[]´s
minha intençao nesse post foi colocar a opinião das pessoas em relação ao auto.
Imagina a situaçao, vc chega pra um amigo e diz que comprou um carro automatico. Ele vai olhar pra vc com cara de bunda, falar que vai beber mais, da problema, é carro de quem nao sabe dirigir (né? :lol:), coisa de aleijado e tal.
Ou então vc fala que o seu cambio é manual. Ele vai falar que tem embreagem, rolamento, garfo, sincronizadores pra dar problema? Que vc pode fazer uma cagada e soltar uma 2a a 140km/h? Eu acho que não.
Cada um tem vantagens e desvantagens. Daqui pra frente pode esperar só opiniões, pois os argumentos técnicos já foram levantados pelos colegas que usam essa transmissão no off-road.
Eu só achei incoerencia sua falar que não se tem o controle do carro. Depois que mostrei a direct shift, que quase nao tem intervençao do motorista, vc fala que é caixa é de verdade. Afinal o problema é o conversor de torque ou o controle eletrônico??
Perda por perda, a embreagem transforma parte da energia em calor. É menor que o conversor, mas é perda do mesmo jeito.
Em outro topico vc duvidou da existencia de auto na F1. Pois saiba que em 1993 mais ou menos, a Williams tinha um prototipo que usava cambio CVT com correntes. Inclusive o piloto de teste era David Coulthard. Só limaram quando viram o excesso de parafernalia eletronica.
Quanto ao câmbio toroidal, assisti o documentárío sobre ele. Achei fantástico A perda por atrito é muito pequena comparada ao cambio com engrenagens. só não sabia que o Honda Fit usava ele, pra mim era o CVT com correntes.
Respondendo a sua pergunta, acredito que um automatico no 4x4 me atenderia perfeitamente. Apenas questao de custo. $$, bufunfa.
Mas se vc encontrar um GM 4.1 MPFI + cambio automatico por um preço bom me avisa! :D
[]´s
Dennis Figueiredo
15/07/2004, 14:31
:D O melhor do câmbio automático é o cara poder dirigir com uma mão no volante e uma constantemente na perna na moça, :D ou vão querer dizer agora que nunca passaram por essa situação, e desejaram um cambio automático 8) ?????
Dennis... ué achei que isso era obrigatorio...;-)
Na minha com controle de cruzeiro vai mão, pé e etc para agarrar a moça...;-)
Mas o melhor é mesmo deixar elas dirigirem... como é fácil não recusam... até pedem...;-)
Ai eu fico com as duas mão livres para agarar elas e elas ainda tem uma mão livre para retribuir...;-)
HAIUHAIUHAIUHA
Safadão!
:lol:
Agora to entendendo pq tanto empenho na defesa do Câmbio Auto.. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .... brincadeira aí Wallace..
[ ]s procurando um cambio automatico pra por na Rural.. :wink: :lol: :lol: :lol:
Pessoal,
E um conjunto, motor e câmbio automático do Ômega CD, o 4.1. Alguém já mediu ? Será que cabe em CJ-5 ou só em F-75 ?
Isso deve ficar show.
Abraços Du.
:D O melhor do câmbio automático é o cara poder dirigir com uma mão no volante e uma constantemente na perna na moça, :D ou vão querer dizer agora que nunca passaram por essa situação, e desejaram um cambio automático 8) ?????
Eu já faço isso com carro manual mesmo. Desenvolvi uma técnica de dirigir somente com a mão esquerda, passando marcha e tudo. :-)
Dennis Figueiredo
16/07/2004, 08:44
Ojaneri, eu também, mas enche o saco enche. Agora aquela dica do Wallace... sem chance :D , mulhé ja dirige mal, imagina com alguem mexendo nelas... hehhehehehehhe
[]´s sacanas
andretomasi
16/07/2004, 09:53
Du, se o câmbio automático do Ômega for parecido com o do Opala, acho que é maior ou igual ao do Landau, ia dar no mesmo problema de não caber :? Mas é uma boa opção pois é um conjunto mais novo do que o do V8..
Será que tem como encurtar o câmbio do ômega também?
[ ]´s
Beto Lacerda
16/07/2004, 20:14
Será que tem como encurtar o câmbio do ômega também?
po alguem tem a medida da caixa auto do omega ??? cairia como uma luva pro 4.1 mpfi :twisted: resta saber se cabe em cj...
[]'s
Corvette... a auto anda mais.... muito mais... já testei...;-)
Mais do que o quê? Termine a frase. Argumente.
Ferraris e Porsches acho que também.
Eu não acho. Tenho certeza absoluta que não. Já falei que Porsches e Ferraris com câmbio automático são feitos para atender a um mercado específico. Você sabe qual é. Vê se tem italiano e alemão comprando versões com câmbio automático. Lembrando sempre que sequencial não é automático, é mecânico. Sequencial de verdade, não Trictrac com botãozinho na alavanca.
Muitos só tem auto pois não existe transmissão mecânica para lidar com um torque brutal de um motor muito potente.
De fato, houve uma caso, da BMW 735, nos anos 80. Devidamente sanada a falha, o câmbio mecânico foi disponibilizado para a galera sedenta de sangue.
Porque você teima que esportivo não pode ser auto... coisa de doido... já andou de Lamborghini... eu andei... umas 3 quadras e não aguantava mais o peso da embreagem e do acelerador... e isso porque o acionameto da embreagem era hidraulica.
Doido? Pode ser. Dá uma olhada no endereço www1.uol.com.br/bestcars/supercar/carrera-gt-1.htm, ou no www1.uol.com.br/bestcars/supercar/enzo-1.htm. Vê se tem câmbio automático lá. Se eles forem doidos, estou em boa companhia. E tem mais de 600 cv. Não sabemos do Lamborghini que você pilotou. Você não nos deu maiores detalhes. Mas não duvido da tua descrição. Pode ser que estivesse com defeito, ou pode ser que o projeto tenha sido ruim, mesmo. Se em 3 quadras já tava insuportável de aguentar, mais provável que fosse defeito. Talvez o servo hidráulico estivesse com óleo vencido. Simples.
Não, eu nunca tive o prazer de dirigir um veículo de 600 cv. Mas se quizesse diria que sim. Sem essa de juízo de valor, né Wallace? Você acha que pode dizer o que quizer que todo mundo acredita?
Já andou com mais de 600 cv e mecanico... normalmente se errar a marcha o cambio vai para o espaço... tenho um amigo para provar isso.
Normalmente? Exagerado.
1) Se errar uma marcha prá baixo (ex: errar de 2a prá 3a, e enfiar a 4a), o motor cai de giro. Não quebra.
2) Se errar prá cima, sobe de giro, o motor vai “gritar”, queima pneu, até atingir o limitador de giro e haver o corte de ignição. O giro cai. Se não houver corte da ignição/injeção (carros antigos) o motor dispara até o giro máximo. Sente-se que tem algo errado, né? A namorada foi prá baixo do painel, o motor vai gritar, etc. Não quebra. (evidentemente que se fizer isso repetidamente, vai quebrar)
3) Se não entrar nada, não entrou nada, não tem dissipação de potência, não quebra nada. Você perde a arrancada ou a ultrapassagem. Não quebra.
Agora, se quiser quebrar mesmo, põe 1a, acelera e tira o pé da embreagem de lado. Moe o câmbio (um CJ na terra, nem assim quebra). Mas este personagem não gosta de mecânica, não tá aqui, conversando com a gente.
Andar esportivamente num auto é muito mais legal... abaixar a marcha só acelerando na entrada da curva, sem baixar a marcha na alavanca... chega na curva freiando forte e acelerando também... quando tira o pé do freio o pé do acelerador já esta lá em baixo.
Mais legal? Que argumento é esse? Então, eu digo:
"Não é assim, não. Andar esportivamente num meca é que é muito mais legal.... Vem com o acelerador cheio, pendura no freio no limite da entrada da curva, pisa na embreagem, com punta-taco eleva o giro, jogando a marcha prá cima, solta a embreagem e o freio, e despeja potência."
Os vencedores de endurance tem câmbio automático? Lembrando, novamente, que sequencial é mecânico.
Só para ter ideia já jantei BMW M3 mecanica com um Ford Taurus Auto e tração dianteira... neguinho esta até hoje tentando entender como entrei tão forte na curva.
Cê que tá falando. Já pensou, então, se fosse você que estivesse no M3?
Lembrando que a marcha no auto esta sempre engatada... a troca é muito mais rápida e sem aliviar o pé se quiser... potencia continua.
De fato, está sempre engatada. Só que está sempre jogando um pouquinho da potência fora. Vuuuummmm, vuuuummmm.....vuuuuummmmmm.
Mas Luca... por favor... deixe tudo isso de lado... você não quer ver que o automatico é melhor...
Melhor? Isto não é argumento. Termine a frase Wallace. Faça uma afirmação assim, ó: “O câmbio automático é melhor em sedans e carros familiares, onde se prioriza o conforto e a tranquilidade. Isto traz implicações, tais como: menor nível de ruído, menor fadiga para o motorista em grandes distâncias. Isto se traduz em maior segurança para você e sua família.”
Ou então: “Nosso trator tipo Buldozer XYPTO tem 2 motores GMC diesel V12, de 350 HP cada, e transmissão hidramatic Dynaflow. Isto evita picos de torque no conjunto da transmissão, reduzindo o número de quebras e permitindo uma vida útil muito maior para o seu equipamento. Isto se traduz em maior economia para a sua empresa”
Ou ainda: “Off-roaders que tem que superar obstáculos “radicais”, necessitam de câmbio automático, para poderem partir em pisos ultra escorregadios, com aclividades acentuadas. Esta situação exige elevado torque e baixa velocidade. Isto se traduz na capacidade ímpar de “escalar” rochas grandes, em espaços reduzidos”
mas se um dia te pegar num jipe automático ou espotivo automático você está frito...;-)
O que é isso?
[]’s
Sergio Rocha
16/07/2004, 21:25
Luca
Eu sou burro, idiota e retardado.Adoro cambio automatico.
Ficamos combinados assim. 8)
[],
2) Se errar prá cima, sobe de giro, o motor vai “gritar”, queima pneu, até atingir o limitador de giro e haver o corte de ignição. O giro cai. Se não houver corte da ignição/injeção (carros antigos) o motor dispara até o giro máximo. Sente-se que tem algo errado, né? A namorada foi prá baixo do painel, o motor vai gritar, etc. Não quebra. (evidentemente que se fizer isso repetidamente, vai quebrar)
Luca... falou besteira...
Fato 1 - Amigo meu de Astra 2003, estava a 130 Km/h em 5ª. Foi reduzir pra 4ª - pra ultrapassagem - e engatou a 2ª. Advinha? :roll:
Retífica no cabeçote pra começar... fora outras coisitas. :evil: :evil:
Fato 2 - Opalão (não lembro se era 4cc ou 6cc), tentou dar 80 Km/h em primeira: pistão bate na válvula que quebra a haste, vira dentro do cilindro e fura o pistão, como uma furadeira. :evil: :evil:
E não era de costume esses fatos.
[s] pensando pra falar,
Você já ouviu falar em freio-motor? Tem até placas em alguns lugares pedindo para se usar freio-motor, creio então que não é prejudicial ao carro...
Pedro Bachir
17/07/2004, 01:03
Marcelo, isso não é muito normal de acontecer...
Você já ouviu falar em freio-motor? Tem até placas em alguns lugares pedindo para se usar freio-motor, creio então que não é prejudicial ao carro...
Não entendi direito o que vc quiz dizer :? , mas axo que o Marcelo não estava se referindo a freio mtr... :lol:
freio motor que eu saiba eh diminuir as marchas para reduzir a velocidade...
E aí Birita :D
Bom.. oq é.. eu sei... mas aonde se encaixa o Freio Motor na mensagem do Marcelo?? :roll:
[ ]s
ele tava falando do astra do amigo dele que de 130 reduziu de uma quinta para uma segunda e fudeu tudo...
intão o freio-motor só não é prejudicial quando se reduz marcha por marcha?
Ah ta... mas no caso do Freio Motor.. vc nunca vai reduzir de 5ª para a 2ª direto.. mas sim marcha por marcha deixando q cada uma faça a redução gradativamente... ou estou errado?? :roll:
[ ]s
Boa noite Srs. Só vi este tópico agora, e percebo que os ânimos já estão exaltados. Gostaria de fazer algumas observações, respeitando as crenças e convicções de todos, até porque a pesar de já ter tido um Maveca automático, não conheço a nova tecnologia de câmbios desse tipo. Daí estaria, eu, sujeito a erros de avaliação tbm.
Não importando exatamente o quão avançado seja um câmbio automático, ou se é tão eficiente a ponto de gerar potência p/ o veículo que equipa, se pode fazer com que seu jeep, jipe, pickup, suv, ou jeja lá o que for, ande sobre as águas como fêz Papai do céu, ainda tenho meu jeep pelo prazer de DIRIGI-LO, e apesar disso ser extremamente pessoal, (e nisso está incluso o fato de experimentar qual marcha me levará ao topo daquela duna; o sabor de dirigi-lo em uma sobremarcha, com giro baixo; saber que se quizer brincar posso reduzi-lo de quarta p/ segunda acelerando p/ fazer aquela fumaceira e dar um maravilhoso peão; escolher em que regime de giro quero entrar no areião ou numa curva; saber que se atolei é porque atrapalhei o meu companheiro, escolhendo uma marcha errada para a ocasião, e é isso que fáz essa vida ser tão incrível) não abro mão desse prazer.
Quando o meu jeep puder corrigir todos os meus erros, ele estará dirigindo por mim. Nesse dia eu sentarei na arquibancada para ve-lo correr, pois tudo terá perdido o sentido de ser.
O que me dá prazer neste esporte é poder tentar, errar, e novamente poder tentar, até me superar.
A conquista tem um sabor muito especial, para ser entregue a uma automação, seja ela de câmbio, acelerador, freios, sistemas piloto automático etc...
Tudo isso tem seu valor e é indiscutível, mas p/ o que espero num esporte desse tipo, essas próteses não tem lugar.
A confiabilidade de um sistema e sua simplicidade são impagáveis, quando estamos no meio do mato e sem grandes recursos. Não gosto de nada que não possa ser "armengado" com arame, pois nessas horas muitas vezes é isso que póde fazer a diferença.
Acho que minha maior frustração no Maveca, era não poder determinar a violência da entrada nas curvas, pois o câmbio não permitia direção esportiva. Tinha uma máquina incrível nas mãos, mas tinha de espera-la reduzir por sí só. Tive muitas vezes a impressão que o carro me levava, e isso me desiludiu com relação a esse tipo de câmbio.
Não posso falar do que não conheço, por isso meus comentários terminarão por aqui. Quando experimentar um desses novos câmbios automáticos, talvês possa concordar.?! :roll:
Ainda acho que não há nada como o bom e velho Roc'n Roll, porque velhos hábitos nunca mudam. Que bom!!!
Abraço a todos.
Pedro Bachir
17/07/2004, 02:09
Ah ta... mas no caso do Freio Motor.. vc nunca vai reduzir de 5ª para a 2ª direto.. mas sim marcha por marcha deixando q cada uma faça a redução gradativamente... ou estou errado?? :roll:
[ ]s
Eh isso ae mesmo... 8) eu trentei explicar isso pra ele pelo msn mas axo que não so bão pra explicar as coisas... :oops: :roll:
[quote="Luca"][quote=Danniel Pizatto]
Perda por perda, a embreagem transforma parte da energia em calor. É menor que o conversor, mas é perda do mesmo jeito.
Danniel, de fato. Por breves instantes você tem perdas na embreagem. Depois gruda. Depois, tudo o que é produzido no engenho, menos as perdas por atrito (rolamentos, engrenagens) inerentes à todo e qq conjunto de transmissão, vai para as rodas.
Em outro topico vc duvidou da existencia de auto na F1. Pois saiba que em 1993 mais ou menos, a Williams tinha um prototipo que usava cambio CVT com correntes. Inclusive o piloto de teste era David Coulthard. Só limaram quando viram o excesso de parafernalia eletronica.
Não era a isso que ele se referia. Ele "chutou" que o câmbio automático era tão bom que tinha até na F1. Não se engane Danniel, ele não se referia ao sistema da Williams, não. Se assim fosse teria citado, do modo que você fez, corretamente. Ele, erradamente, estava se referindo à penúltima fase da F1, quando a passagem das marchas era automática. Tinha a "borboleta" no câmbio, mas os pilotos nem precisavam usar. Lembra? Depois foi abolido, e as passagens de marcha voltaram a ser feitas, obrigatoriamente, através das borboletas no volante de direção. Por isso eu disse que aquilo não era automático, mas sim câmbio mecânico, com seleção eletrônica de marchas. Tem primário, intermediário, e secundário.
Diferentemente de você Danniel, ele não sabia do que tava falando. "Chutou" qualquer coisa, e achou que ia passar.
Quanto ao teste da Williams, vi o documentário com o David Coultard acelerando o carro na reta. O ronco era constante, e a aceleração contínua. O sistema é composto por pares de polias auto-ajustáveis, interligadas por uma correia metálica de perfil V. Funciona por atrito, é um sistema antigo de acionamento de máquinas. Se desenvolveu muito nos últimos anos, devido à utilização de novos materiais e tratamentos para os elementos. Pode ver que somente se usa em modelos urbanos de baixa potência. Poderá ser diferente noo futuro. A Fiat tentou, mas foi fracasso. Parece que o da Honda está bom.
Mas se vc encontrar um GM 4.1 MPFI + cambio automatico por um preço bom me avisa!
Ok! Informarei. Mas cê num tá falando sério.
[]´s :)
Luca... falou besteira...
Fato 1 - Amigo meu de Astra 2003, estava a 130 Km/h em 5ª. Foi reduzir pra 4ª - pra ultrapassagem - e engatou a 2ª. Advinha?
Retífica no cabeçote pra começar... fora outras coisitas.
Fato 2 - Opalão (não lembro se era 4cc ou 6cc), tentou dar 80 Km/h em primeira: pistão bate na válvula que quebra a haste, vira dentro do cilindro e fura o pistão, como uma furadeira.
E não era de costume esses fatos.
[s] pensando pra falar,
Marcelo,
Eu estava contra-argumentando a afirmação do Wallace, que disse que se você errar marcha, normalmente quebra o câmbio. Normalmente, não quebra. Eventualmente, pode quebrar.
Quanto aos eventos que você descreveu, pode acontecer (pistão bater na válvula). Se você acha que é mais negócio comprar carro automático por que vai errar marcha, está justificado. Ande com carro de transmissão automática. Realmente, você nunca vai ter problema de "atropelamento" de válvula.
Saudações e []´s
Eu sou burro, idiota e retardado. Adoro cambio automatico. Ficamos combinados assim.
Sérgio,
Não pensei ter te ofendido. A resposta que eu te dei foi técnica. Se não foi, me contra-argumente.
Ficamos combinados assim.
[]'s
Pelo oq entendi... o Sérgio quis dizer q ele pode ser considerado burro... idiota... retardado... mesmo assim.. vai continuar gostando do câmbio automatico... não importando os argumentos contra.... :roll:
E tenho certeza q ele nem vai querer contra argumentar sobre esse assunto.... ja q ele não vai querer mudar de idéia..... seria isso Sérgio??
[ ]s tentando esclarecer.... :roll:
Sergio Rocha
17/07/2004, 13:59
Fala Leandro, é mais ou menos por aí.
Luca
Me ofendi, como diversas pessoas aki, porque voce no topico" v8-302 auto cabe" declarou q cambio automatico não era para jipeiro serio.
Então daí me ofendeu.
Este tópico q vc abriu se intitula " mecanico X automatico Automatico 'r coisa de...?
Ou seja vc continua ofendendo os participantes com essas insinuações.
Já imaginou se eu falasse "Hilux sw4 é coisa de....."
Ou talvez "engenharia mecanica é coisa de ......"
Ou ainda "paulista é tudo ...."
Seria uma atitude no minimo deselegante e preconceituosa de minha parte.
Veja bem, os exemplos q dei acima são somente ilustrativos não refletindo em nada a minha opinião, muito pelo contrario. 8)
[], ofendidos
Me ofendi, como diversas pessoas aki, porque voce no topico" v8-302 auto cabe" declarou q cambio automatico não era para jipeiro serio.
Então daí me ofendeu.
Este tópico q vc abriu se intitula " mecanico X automatico Automatico 'r coisa de...?
Ou seja vc continua ofendendo os participantes com essas insinuações.
Já imaginou se eu falasse "Hilux sw4 é coisa de....."
Ou talvez "engenharia mecanica é coisa de ......"
Ou ainda "paulista é tudo ...."
Seria uma atitude no minimo deselegante e preconceituosa de minha parte.
Veja bem, os exemplos q dei acima são somente ilustrativos não refletindo em nada a minha opinião, muito pelo contrario. 8)
[], ofendidos
....coisa de ... ? "JIPEIRO"?
Sérgio,
Veja que tem a interrogação. Quando iniciei, conhecia pouco a ferramenta "Fórum". Errei ao nomear o tópico. Pronto. Fúria metal. Não percebi, que ao abrir um tópico, o participante está convidando os outros. Tinha que ter sido gentil.
Fazer o que. Vou queimar no inferno.
Oi Pessoal,
Apesar do Sr. Luca estar sendo muito deselegante no fórum já que não respeita os outros e nem suas opiniões vou colocar uns dados reais aqui.
Estamos num fórum 4x4 voltado para o fora de estrada, mas ele insiste em colocar opiniões sobre veículos esportivos.
Veículos esportivos são definição comum a todos como veículos de alto desempenho on road, ou seja, altas velocidades tanto em curvas como em retas em piso de alta aderencia como asfalto, etc e tal.
Gostaria de incluir aqui, com a paciência dos participantes, já que não se trata de uma questão a ser tratada aqui no fórum na seção Geral 4x4.
Existe um teste realizado pela Top Gear, que é entre outras coisas um programa de TV na conceituada BBC inglesa.
Tal teste é uma comparação real e direta de desempenho esportivo entre veículos.
O teste é simplesmente a marcação do melhor tempo (ou menor) que cada veiculo consegue fazer num circuito num autrodomo.
Claro que o grande interesse é pelos chamados veículos esportivos de alto desempenho que são muitas vezes chamados de super carros.
O topo da lista é realmente constituído sua maioria por veículos com transmissão tipo mecânica como pode ser observado abaixo:
Ferrari 360 CS - 1.22.3
Porsche GT3 RS - 1.22.3
Murcielago - 1.23.7
Zonda - 1.23.8
Koenigsegg - 1.23.9
Noble - 1.25.0
Gallardo - 1.25.8
Lotus Exige - 1.26.4
Porsche 911 GT3 - 1.27.2
TVR 350c - 1.27.5
Só que o topo a lista é ocupado com uma boa margem pelo seguinte veiculo:
Mercedes McLaren SLR - 1.20.9
Que tem como transmissão uma automática!
Tal informação pode ser encontrada em:
http://www.bbc.co.uk/topgear/powerlaps/
Posto isso gostaria de sugerir que algum moderador, que se possível, divida tal tópico em dois, com a parte que tem relação com veículos 4x4 na Geral 4x4 e a parte que não faz sentido para uma discussão 4x4, com a parte de veículos esportivos (que não são 4x4) num tópico na área off-topic.
Abraços e obrigado pela paciência,
Wallace
Klendatu
18/07/2004, 13:54
Não vou entrar em mérito algum, so vou dar minha opinião pessoal: Não gosto de câmbio automático, dirigir pra mim é um prazer, e sem passar marcha e como dirigir pela "metade". Gosto de sentir que o carro esta totalmente sob o meu controle.
... sem passar marcha é como dirigir pela "metade".
Simples. Acertou na veia.
... insiste em colocar opiniões sobre veículos esportivos.
Não insisto. Expliquei porque comparo jipes (os daqueles que navegam neste fórum) a veículo esportivo. Eu contra-argumentei as citações. Quem trouxe à presença deste tópico exemplos de Porsches e Ferraris, foi você. Não lembra.
Veículos esportivos são definição comum a todos como veículos de alto desempenho on road , ou seja, altas velocidades tanto em curvas como em retas em piso de alta aderencia como asfalto, etc e tal. Definição? On-road? Alta aderência? Cuidado, "rally" é esporte.
...o topo a lista é ocupado com uma boa margem pelo seguinte veiculo:
Mercedes McLaren SLR - 1.20.9 ... É. Só faltou o tempo do Enzo e do Carrera GT na lista. Vamos aguardar. E este Mercedes, ao contrário dos outros veículos da lista, ainda não tá dormindo na garagem de ninguém.
Marcelo,
Eu estava contra-argumentando a afirmação do Wallace, que disse que se você errar marcha, normalmente quebra o câmbio. Normalmente, não quebra. Eventualmente, pode quebrar.
Quanto aos eventos que você descreveu, pode acontecer (pistão bater na válvula). Se você acha que é mais negócio comprar carro automático por que vai errar marcha, está justificado. Ande com carro de transmissão automática. Realmente, você nunca vai ter problema de "atropelamento" de válvula.
Luca,
Vamos deixar claro duas coisas:
1ª. O que você havia argumentado é que se errar de marcha nas situações que descreveu, nada acontece. O que não é verdade. É claro, o que presenciei e descrevi não ocorre toda hora, mas que pode acontecer, não tenha a menor dúvida.
2ª. Eu nenhum momento declarei qual minha preferência sobre tipo de câmbio nesse tópico. Então, por que você está colocando palavras em minhas afirmações???? :evil: :evil: :evil:
[s] irritados,
Luca qualquer um que leia o tópico deste o inicio vai ver que é você que cita e inicia coisas sem sentido.
Você fica falando que jipe é veiculo esportivo, mas não é não, é um veiculo utilitário. Tem a utilidade de passar por terrenos difíceis.
Você fica falando em eficiência etc e tal... mas esquece que um veiculo fora de estrada vai andar num piso que por si só vai resultar em grandes perdas devido ao deslizamento do pneu com o piso. Assim qualquer outra perda (se existir) é irrelevante, pois o importante é a eficiência da aderência dos pneus.
Pelo que você escreve fica claro que você não conhece o que é um fora de estrada, principalmente um fora de estada mais pesado. Minha sugestão é que você conheça um pouco mais sobre as situações fora de estrada. Uma sugestão que pode ser interessante é você ir assistir o Trail em Nova Lima neste final de semana.
Você já ouviu falar em freio-motor? Tem até placas em alguns lugares pedindo para se usar freio-motor, creio então que não é prejudicial ao carro...
Birita,
O que estou falando não é freio motor, e sim uma entrada de marcha errada causando uma elevação ANIMAL no RPM do motor. :wink: O Leandro e o Pedro estão corretos sobre minhas afirmações, beleza?! :wink: :wink:
[s] concluindo,
1ª. O que você havia argumentado é que se errar de marcha nas situações que descreveu, nada acontece.
"Nada acontece" com o câmbio. Foi isso que eu escrevi. Era a esse "nada" que eu me referia.
Luca... falou besteira...
Todos sabemos que se errar marcha prá cima pode atropelar válvula. A discussão não está se dando com ênfase em quebras possíveis, mas em quebras de câmbio. A referência é quebrar câmbio "NORMALMENTE" por errar marcha. Portanto quem escreveu isso é que falou besteira. Não eu. Eu disse que EVENTUALMENTE pode quebrar câmbio.
Então, por que você está colocando palavras em minhas afirmações????
Por que se eu nego a afirmação de que errar marcha "normalmente quebra câmbio mecânico", e você retruca dizendo que eu falei besteira e que teve atropelamento de válvula em dois casos de amigos por erro de passagem de marcha, a conclusão lógica de seu caso é: colocar câmbio automático evita o atropelamento de válvula. Lógico, porque não tem mais "erro" de marcha. E é verdade. Não nego. Então, se é prá evitar "atropelamento" de válvula, coloque câmbio automático. Mas não prá NORMALMENTE evitar quebra de câmbio. Captou?
Mas eu não recomendo isso, não. Automático, somente prá´s aplicações já citadas.
andretomasi
18/07/2004, 22:25
Luca,
Se insiste tanto em dizer que não quer ofender ninguém, apesar de eu não acreditar nem um pouco, um bom começo era mudar o nome desse tópico.. afinal, ao falar que "câmbio auto é coisa de ...", está ofendendo entre outras "figuras", os maiores entendidos em off-road que fazem parte do fórum, como o Leopoldo, Bill, Wallace e Sandro, pra não mencionar muitos, que usam esse tipo de câmbio.
IMHO, acho que devia rever seus conceitos.
PS: Por acaso tu não é parente de algum David? :twisted:
Luca qualquer um que leia o tópico deste o inicio vai ver que é você que cita e inicia coisas sem sentido.
Cuidado com afirmação, novamente. Carece de exemplo.
Você fica falando que jipe é veiculo esportivo, mas não é não, é um veiculo utilitário. Tem razão. É mesmo.
Você fica falando em eficiência etc e tal... mas esquece que um veiculo fora de estrada vai andar num piso que por si só vai resultar em grandes perdas devido ao deslizamento do pneu com o piso. Assim qualquer outra perda (se existir) é irrelevante, pois o importante é a eficiência da aderência dos pneus. Com o que eu concordo, aliás afirmei isso ao Bill, depois da explicação dele, e ao Sandro.
Pelo que você escreve fica claro que você não conhece o que é um fora de estrada Erradíssimo.
, principalmente um fora de estada mais pesado. De fato. Ponto prá você. Comparando às encrencas, atoleiros e paredes das fotos publicadas, realmente ainda não vi o diabo de perto. Mas meu carro não é prá procurar encrenca, é prá sair delas quando aparecem no meio do caminho. Acho que me viro bem.
Minha sugestão é que você conheça um pouco mais sobre as situações fora de estrada. Uma sugestão que pode ser interessante é você ir assistir o Trail em Nova Lima neste final de semana. Agradeço o convite. Mesmo. Mas sair de SP e ir até Nova Lima, num fim de semana, é um pouco muito. Ao menos prá mim, não dá. Agradeço, de qq forma.
[]´s
Pedro Bachir
18/07/2004, 22:46
Luca,
Se insiste tanto em dizer que não quer ofender ninguém, apesar de eu não acreditar nem um pouco, um bom começo era mudar o nome desse tópico.. afinal, ao falar que "câmbio auto é coisa de ...", está ofendendo entre outras "figuras", os maiores entendidos em off-road que fazem parte do fórum, como o Leopoldo, Bill, Wallace e Sandro, pra não mencionar muitos, que usam esse tipo de câmbio.
IMHO, acho que devia rever seus conceitos.
Realmente luca, tu ta com uma grande responsabilidade!!! Tu ta discutindo com os maiores entendidos do fórum!!!
PS: Por acaso tu não é parente de algum David? :twisted:
hahahahaha, últimamente o david ta cheio de parentes aqui no fórum!!!hahahaha, pelo jeito a família dele está crescendo!!! :lol: :twisted: :lol:
Nitro no sangue
19/07/2004, 03:32
bom ja andei em carros automaticos, e com certeza no meu ponto de vista hoje nao compraria nem a pau... como já foi dito nao tem graça dirigir... tenho saude para trocar as marchas e minha cabeça ta boa ainda, entao sempre olho no contagiros e nao eskeco de trocar a marcha quando precisa... o carro com cambio automatico é mais lento, mais fraco e bebe mais... por beber eu nem ligo... se andar forte pode fazer 1 por 1 q eu to feliz...
Mas nao despreso carros com cambio aut., tem gente q precisa... o proximo carro da minha mae vai ser aut. por que ela na estrada anda na quarta marcha com o motor "gritando" e nao percebe... ou por um shift light grandão no carro, com beep ainda...
Luca,
Procure prestar um um pouco mais de atençãoo no que vocë escreve... :?
Não vou ficar discutindo com você o que eu disse e o que você falou. Está escrito ali, é só ler. :?
Dennis Figueiredo
19/07/2004, 09:22
Galera.... esse fórum da começando a ficar chato, cada tópico que se abre é do pessoal discuntindo, isso é no mínimo lamentável.
Dennis, eu acho o contrário. Pessoal "dicutindo" em todo tópico é sinal que estão começando formar suas próprias opiniões. Isso é muito bom, muito melhor que o velho e chato:
"Falaram para mim que......."
ou
"O meu mecânico disse que......."
:wink:
Agora quanto o Luca me ofender com as palavras e opiniões dele......
Para eu me sentir ofendido por alguém, eu teria que dar importância para a opinião do indivíduo.
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Adivinhe se estou me sentindo ofendido com as palavras do Luca....... :roll: :wink:
BTW, apenas para renovar o assunto:
Os carros WRC da Peugot têm câmbios automáticos, vi ontem na AXN. Carros de luxo esses, não tem nada esportiva alí não......... :roll:
http://www.mgr.fi/files/turkki5.jpg
Abraços,
Dennis Figueiredo
19/07/2004, 10:49
Dennis, eu acho o contrário. Pessoal "dicutindo" em todo tópico é sinal que estão começando formar suas próprias opiniões.
Ok Bill, concordo com você, :D mas o que quero dizer é que o pessoal está trocando agressões ao invés de idéias. Poderiam e devem expressar suas idéias e opniões, mas com maturidade e bom humor, :D e não com agressões verbais e sarcasmo explícito. :wink:
Martin Melcop
19/07/2004, 11:10
Bill se não me engano o cambio dos carros Peugeot de WRC são sequenciais....
Pois é, também achei..... Mas do jeito que o Marcus Grönholm explicou o problema que teve, parecia mais para um automático mesmo. Ele falou que PRECISAVA trocar as marchas manualmente porque houve uma falha no sistema automático........
Também estranhei com isso, pois sempre naquelas sequências de "in-car camera", você sempre vê o piloto trocando as marchas. Na próxima vez que vejo o Grönholm, vou prestar atenção nisso........
Abraços,
... não tem graça dirigir...; ... sempre olho no contagiros ...; ... é mais lento ...
... tem gente q precisa...
É isso. Na veia.
Nitro, para minha surpresa, a maioria dos que aqui se manifestam prefere automático.
Agora quanto o Luca me ofender com as palavras e opiniões dele...... Para eu me sentir ofendido por alguém, eu teria que dar importância para a opinião do indivíduo. Eu nunca dirigi qualquer qualificativo. Não fiz nenhum juízo de valor.
Os carros WRC da Peugot têm câmbios automáticos, vi ontem na AXN. Carros de luxo esses, não tem nada esportiva alí não..
Acho que você não viu direito. O câmbio destes carros é sequencial. Exatemente como o Die Hard está falando. Eu já havia explicado, pois outros já haviam citado este exemplo. No sequencial, tem eixo primário, intermediário e secundário. O fato das marchas "pularem" por si, não implica em utilização de conversor. É completamente diferente. É mecânico. É como era na F1, que podia ter atuação eletrônica, ou manual através do comando do piloto, nas "borboletas" da direção. Só que agora a F1 tem comando único nas "borboletas".
um bom começo era mudar o nome desse tópico ... Já pedi ao Luis Gustavo Assis. Estou no aguardo. Mas veja Keko, o nome do tópico está na interrogativa "?". É uma questão, não uma afirmação. Já disse aqui que despertei a fúria metal. Foi um mal começo. Disse isso em resposta ao Sérgio Rocha. Somente me "liguei" alguns dias depois.
Martin Melcop
19/07/2004, 13:01
Luca para vc mudar o topico, é só ir na primeira msg e colocar para editar, lá vc consegue mudar!!!!
Luca para vc mudar o topico, é só ir na primeira msg e colocar para editar, lá vc consegue mudar!!!!
Obrigado, Die Hard. Você não sebe a ajuda que me deu. Fico te devendo.
[]´s :)
jeferson
23/07/2004, 16:17
Olá a todos sou proprietario de uma Cherokee Mecanica ano 98 no qual e destinada só para trilhas, Já fiz trilhas com uma automatica e adorei só optei por mecanica pois eu prefiro esse tipo de tocada que é mais meu estilo mas sinceramente o risco de quebra é bem maior... esse é meu primeiro acesso pois fiquei sabendo do forum hoje em uma pesquisa pela net, ainda estou aprendendo a postar as mensagens neste forum, sou de São Paulo e gostaria de deixar um abraço a todos... :lol:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1270_4.jpg
Dennis Figueiredo
23/07/2004, 16:29
Porra jeferson essa tu cheróka ta sinistra heim.... animal sem dúvida alguma
jeferson
23/07/2004, 16:55
Obrigado Dennis estou ainda ajustando algumas coisas mas o carro está muito bom...
Abraços
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1270_3.jpg
Dennis Figueiredo
23/07/2004, 17:00
Jeferson... :D tu faz trilhas HARD? Quantas Libras tu costuma usa nos teus pneus? Usa camaras??
jeferson
23/07/2004, 17:07
Dennis eu costumo fazer trilhas bastante pesadas, estou usando rodas talas 10 mas preciso colocar os bad's nas rodas pois gosto de usar a calibragem baixa nos pneus, geralmente uso 17lbs mas uso cameras agricolas, já descolei da roda duas vezes o pneu poir isso quero colocar o bad...
vai mais uma...
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1270_8.jpg
Abraços
jeferson
23/07/2004, 17:10
Ops Bead's hehehehe sorry :lol:
hehe jeferson para corrigir um post basta clicar em editar
vlws
Oi Jéferson,
Só uma coisa... 6 polegadas de lift e pneus 35...!
6 polegadas só aceita 33 para a suspensão trabalhar bastante sem raspar em nada.
Pneus 35 funcionam bem com 8 de lift e cortando bastante lata.
jeferson
26/07/2004, 11:06
Wallace é verdade tive que colocar um calço na mola e cortar um belo pedaço dos paralamas :cry: e mesmo assim quando tiro as bieletas da suspensão a roda raspa um pouco não chega a travar mas raspa um pouco vou ter que cortar mais a lata na dianteira+- ate em cima do pisca lateral, eu ia colocar os 33 mas surgiu uma oferta de 35 por um preço especial não pude deixar passar no final da historia até que ficou legal mas as minhas rodas tala 10 deixaram o carro muito largo e meio baixo quero colocar as tala 8 com os Beads Lock parece que vc tem essas rodas né?
Olha essas fotos como ficou repare que na segunda foto o pedaço da lata no final da polaina cortado...
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1270_8.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1270_9.jpg
Abraços
Oi Jéferson,
Você esta usando os eixos originais?
O problema é encontrar rodas de ferro de 8 com a furação da Cherokee.
Tenho que verificar o que tem disponível aqui no Brasil.
...tive que colocar um calço na mola e cortar um belo pedaço dos paralamas ... mesmo assim quando tiro as bieletas da suspensão a roda raspa um pouco não chega a travar mas raspa um pouco vou ter que cortar mais a lata na dianteira+- ate em cima do pisca lateral, eu ia colocar os 33 mas surgiu uma oferta de 35 por um preço especial não pude deixar passar no final da historia até que ficou legal mas as minhas rodas tala 10 deixaram o carro muito largo e meio baixo quero colocar as tala 8 com os Beads Lock ...
Jeferson,
Muito bonita a tua Cherokee. E o melhor de tudo, é que é câmbio mecânico. Este modelo da Cherokee é o clássico. Parabéns.
Mas apenas para que os outros entusiasmados em BeadLocks, não percam as tuas idéias, nem as sugestões do Wallace, sugiro você usar o tópico específico de BeadLocks que tá rolando aqui no fórum. Não leve a mal, é apenas para que outros que estão interessados neste assunto (acho que vai render muita discussão, aliás cada vez mais) possam participar.
[]´s
jeferson
26/07/2004, 14:17
Ok Luca obrigado pela dica, tenho muito o que aprender no manuseio desse forum obrigado...
Realmente foi muito dificil achar uma cherokee manual, mas se fosse hoje eu optaria pela automatica pois vc poupa mais o carro em situações extremas...
Abraços
Ok Luca obrigado pela dica, tenho muito o que aprender no manuseio desse forum obrigado... eu optaria pela automatica pois vc poupa mais o carro em situações extremas...
Abraços Jeferson,
Fique tranquilo, eu também sou recém chegado ao jogo. Logo você aprende. Com relação ao câmbio mecânico, eu estava apenas troçando. Se você examinar as mensagens deste tópico especificamente, vai ver que alguns ficaram exaltados com a disputa Manual x Automático.
Mas a sugestão dos beadlocks é válida. Parece que você gosta de trilha e de equipamento mais pesado. Então vale a pena, para você e para os demais participantes, interagirem no tópico específico.
A propósito, este símbolo ---> [] , significa abraço.
Então, seja bem vindo ao jogo, e
[]´s
Dennis Figueiredo
15/02/2005, 16:00
Numas das trilha que fizemos pra região de Mostardas (estrada do inferno), tem um banhado/brejo em que vc desce uma duna e cai dentro dele....Pra sair tem que arrancar de dentro do banhado e subir uma outra duna, pra carro mecanico arranca em segunda e só para lá em cima :shock: os automaticos não consegue subir.....por??? ele arranca em primeira e passa pra segunda quando começa a subir na areia volta pra primeira e ai parece uma tatuira gigante em ação...só cava e não vai. :lol:
.
Tópico muito bom e ressurgindo das trevas :wink: ....
Galera ta falando que um dos únicos incovenientes que existem no cambio auto é não poder controlar a troca de marchas para baixo....
Bom... hoje andando no meu carro com motor 4.3 V6 e cambio auto DE 4 MARCHAS percebi uma coisa, o cambio é composto pelas opções:
P
N
R
D
3
2
1
Quanto se coloca em 1 ele anda apenas na primeira, em 3 ele arranca de primeira e faz marchas até a terceira e reduz conforme necessidade.
Mas se tiver na opção 2, o cambio trava na segunda, arranca de segunda acelera ao limite e quando perde giro não volta para a primeira, fica como se fosse um cambio manual com segunda engatada, mas com apenas dois pedais :wink:
Cada dia que passa eu sonho mais com esse conjunto no meu CJ.
EU VIVA O CAMBIO AUTOMÁTICO.
Os câmbios automáticos mais velhos tiverem problemas com aquecimento e com baixa eficiência na transmissão de torque. Não sei se já dirijiu um carro veio automático, mas muitos não tem aquela arrancada forte. Os da Ford era particularmente xoxo.......
Pode ser que dá para resolver os problemas de aquecimento utilizando óleo moderno e talvez instalando um radiador auxiliar. E pode ser que a xoxodeza :mrgreen: se resolve com isso também......... Dependendo do valor que vai pagar no bicho, pode valer a pena experimentar.......
Abraços,
Dennis Figueiredo
15/02/2005, 16:35
Os câmbios automáticos mais velhos tiverem problemas com aquecimento e com baixa eficiência na transmissão de torque. Não sei se já dirijiu um carro veio automático, mas muitos não tem aquela arrancada forte. Os da Ford era particularmente xoxo.......
Pode ser que dá para resolver os problemas de aquecimento utilizando óleo moderno e talvez instalando um radiador auxiliar. E pode ser que a xoxodeza :mrgreen: se resolve com isso também......... Dependendo do valor que vai pagar no bicho, pode valer a pena experimentar.......
Abraços,
Bill...... má que mer... não entendi tu colocação.
Não to falando de cambio velho, é de um carro 2001 com motor Vortec, ou eles são velhos, diz-se projetos velhos, e eu não sei?
Xoxo não é nem um pouco pois se pisar forte em "D" ele queima pneus sem dó alguma.
Dennis Figueiredo
15/02/2005, 16:38
E tenho vontade de por no meu CJ um conjunto desse que falei... motor Vortec 4.3 V6 + cambio auto.... se for pra por CA velho eu fico com minha clarck mesmo.
Ué?!? Estava respondendo a mensagem do Leo, que estava bem em cima desta minha......... Ele postou duas mensagens iguais, uma para o Sandro, outra para mim. E depois ele mandou a mesma mensagem numa MP..........
:? :?:
Dennis Figueiredo
15/02/2005, 16:47
CREDO....... me deu medo agora... o forum está assombrado.
jeferson
15/02/2005, 16:54
Tem certeza disso Dennis pois já tive varios carros automaticos e nunca nenhum quando colocava na posição 2 saia de segunda!!!!! e sim saia de 1 passava pra segunda e mantia em 2 ate o limitador...
Abraços
Dennis Figueiredo
15/02/2005, 17:04
Tem certeza disso Dennis pois já tive varios carros automaticos e nunca nenhum quando colocava na posição 2 saia de segunda!!!!! e sim saia de 1 passava pra segunda e mantia em 2 ate o limitador...
Abraços
Absoluta.... o carro tava em na posição 2 e eu tava achando xoxo pra arrancar... só depois percebi que ele arrancava mais xoxo ia até uns 80km/h e não trocava de marcha
leovalle
15/02/2005, 17:23
CREDO....... me deu medo agora... o forum está assombrado.
Calma gente, Leo ghostbuster chegou.
Aconteceu que queria mandar as mensagens em private, mas vacilei, depois exclui as mensagens.
Bill, o cara quer uns 1000 no câmbio, mas agora eu tô com uma meda!!!
Se fosse o powertrain que o Dennis falou, já estava resolvido, só que isso tá muito caro.
[]'s
[]'s
Oi Dennis,
Isso é comun em alguns cambios.
Normalmente é feito assim para uso em gelo ou neve, mas acaba sendo útil na lama e em outras situações.
Nestes pisos tem que ter baixa força na saida ou fica parado.
A caixa de Cherokee teoricamente é ruim, pois a primeira posição é 1 e 2 juntas, mas como é controlada externamente por solenoides pode-se fazer alguma modificações como impedir que a primeira entre, acionar o bloqueio do conversor, etc
Dennis Figueiredo
16/02/2005, 08:32
A caixa de Cherokee teoricamente é ruim, pois a primeira posição é 1 e 2 juntas, ...
Que vacilo dos homens heim... engraçado é que na maioria dos CARROS autmáticos que vi a primeira posição é 2 mesmo, permutando entre 1ª e 2ª marcha, e SUVs sempre vi a primeira posição ser 1. Como eu ja havia falado tem um cara aqui perto que tem um conjunto parado desse citado acima V6 4.3 + cambio auto.... ja fiz oferta a ele e ta relutando...... problema é que o Sandro me assustou dizendo que esse sistema é difícil de intalar devido a alta complexicidade de sistemas eletrônicos.
leovalle
16/02/2005, 11:31
problema é que o Sandro me assustou dizendo que esse sistema é difícil de intalar devido a alta complexicidade de sistemas eletrônicos.[/color]
Num esquenta não que não foi só a vc que ele assustou não :shock:
[]'s
Dennis Figueiredo
16/02/2005, 11:45
Num esquenta não que não foi só a vc que ele assustou não :shock:
[]'s
Acho que o esférico Sandro está tentando eliminar concorrência no gogó...... :wink:
Sandro Tannuri
16/02/2005, 19:39
Esse lance da eletrônica no conjunto da Blazer serve para qualquer drivetrain moderno, se não tiver todos os sensores, modulos, chicotes, velocimetro e esquema eletrico não vai fazer funcionar.
Eu estou protegendo o $ de voces mas se quiserem gastar o orçamento em testes e peças que não funcionam por falta de outras que custam caro tudo bem. :twisted:
Alias eu devia ficar quieto aqui só :lol: .
Abraços,
tonturinha
16/02/2005, 21:20
carro automático é tesão!! meu irmão tinha um civic e era muito bom andar nele..
lendo o que vcs falam deve ser bom mesmo ele na trilha.. por exemplo nas praias.. que eu ando bastante com meu irmao, e jah dirigi..
sei que quando entra embalado dai numa marcha alta, e precisa reduzir quando tah parando, se nao trocar rapido, corre o risco de ficar ali mesmo.. e ter que sair de ré. porque afunda rapido.
teve um cara que sofreu pra passar num lugar, pq ele ia reduzir a marcha e afundava.. pq tinha que tah embalado(marcha alta)..
mas como ainda sou gala seca :mrgreen: nem 18 tenho.. prefiro ainda um cambio manual.
que acho mais divertido, e que nem disseram.. dai tu dirigi por "inteiro"..
TROCAR de marcha lah no alto(nao que nao de no AUTO, jah vi meu irmao fazendo), tentando cantar pneu..
O meu é automático e "canta" pneu na troca de marcha, alias canta os 4 pneus... :shock: basta ter motor... :D
Edintruder
19/02/2005, 17:28
Tive um Monza Classic 92 Automático, vendi pq gastava muita gasolina pelo carro que era, 4,5 na cidade!, era um verdadeiro Landau, mas na areia ou barro no inverno aqui na Praia eu nunca fiquei atolado, pela vantagem de sempre mater a tração mesmo nas trocas de marcha, facilita para não enterrar ou perder o embalo. Depois do Monza eu fui buscar em Porto Alegre uma Explorer XLT que a empresa em que trabalho recebeu de pagamento de um credor, não usei 4x4 pois não saí do asfalto, mas o conforto assim como o Monza é incomparável contra um veículo com câmbio manual. O Monza só cantava pneus se engatasse Drive com o motor acelerado (não se faz, mas...) O único inconveniente do automático é o consumo, porém com o uso da eletrônica esse porém está sendo eliminado deixando até mais econômicos como no caso do Toyota Corolla.
Se o Civic em questão tiver ABS então... Pelo que dizem é só pisar de leve no freio que, mesmo com uma roda no ar (não vale se tiver tocando o fundo), ele sai do buraco.
Carlão4x4
06/11/2009, 23:55
A questão do câmbio auto x mecânico é semelhante a da injeção x carburador. A injeção garante partidas mais rápidas a frio, menor arrasto do ar, um pouco mais de economia, etc.
Contudo é mais emocionante e exije mais habilidade arrancar em uma subida íngrime, sem apagar, com um motor carburado do que seu irmão injetado. Os que fazem sua primeira habilitação são muito gratos à facilidade que a injeção proporciona.
Outras manhas que se tem na condução com o carburador são desnecessárias e inconvenientes no injetado, como ficar bombando o pedal do acelerador para a bomba de pico enrriquecer a mistura ar-combustível e proporcionar mais força ao motor.
Se eu e o Luca passarmos com carros gêmeos de cambio manual em um atoleiro, vencerá o que tiver maior habilidade na seleção do regime de trabalho do motor versus escolha da marcha. Se um de nós usar câmbio auto, o crédito pela escolha das marchas será do câmbio auto, e não do condutor. Esse plus de habilidade que se faz necessário para condução das soluções mecânicas mais tradicionais traz mais adrenalina, e ajuda na separação entre bons e ótimos motoristas. É dessa diversão/emoção que o guto fala.
È claro que em situações mais difíceis os câmbios automáticos, principalmente os eletrônicos se saem melhor, permitindo aos condutores buscar sua cota de adrenalina em obstáculos de maior complexidade. Não dá para fazer Rock Crawling pesado com um CJ original.
Doutra banda, numa situação hipotética ideal, a viatura teria condições de sobrepujar qualquer obstáculo, bastando indicar a ela onde se quer chegar, ela faria o resto. Mas aí perderíamos a emoção da condução.
Então a questão volta para o início, cada um anda com o que gosta, limitado pelo que pode, independente 4x4 ou 4x2. Da minha parte, iniciante no mundo 4x4, prefiro câmbio manual, pelo menos por enquanto.
Eu também preferia o manual........até achar esse bendito fórum! :mrgreen:
Julio Militão
08/11/2009, 03:13
Meus Caros,
Tenho um amigo deficiente físico (após desastre com jeep) que se acustumou de tal jeito com carro automático que, em algumas ocasiões, principalmente em subidas, somente sua RAV4 automática conseguia!
Mas concordo que é mais emocionante o manual!
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