Conectar

Ver Versão Completa : Mais Uma Ranger Que Esquenta...mas Esquenta Mesmo?

velocyraptor
24/04/2008, 21:42
Amigos do Forum, eis um caso em que gostaria de contar com a colaboração e raciocínio conjunto dos demais Rangeiros.

No feriado de páscoa, estava viajando com minha Ranger XLT 2005 2.8 e fui surpreendido pela luz CHECK GAGE acesa no painel. Imediatamente verifiquei que o ponteiro de temperatura estava pra lá do vermelho. Fiquei assutado, uma vez que viajo muito com ela, sempre viagens longas e nunca ela saia do 1/3 de temperatura. Ela está com 90.000km originais e sua manutenção é criteriosa.

Parei o carro, esperei esfriar e fui olhar a agua. Nível normal, sem manguerias cortadas, nada anormal. Segui viagem, de ar desligado e cuidando com o pé, e a temperatura ficava bem alta, mas dentro do normal...mas bastava ligar o ar ou uma subida ou algo que exigisse força e a temperatura subia a olhos vistos.

Voltando de viagem imediatamente levei a Melissa ( o nome dela) ao me mecânico, e de imediato suspeitamos da embreagem viscosa do ventilador, que foi imediatamente trocada por outra original MWM. Também verificamos que a valvula termostatica era ainda original e resolvemos trocar o conjunto todo, também por produtos MWM, incluído ai o sensor de temperatura. Ra diador aparentemente sem obstruções ou sujeiras, mangueiras perfeitas, enfim, pente fino.

Volatei a estrada dias depois, e para emu espanto o problema se repetiu. Se andar devgar, ou na cidade, mesmo sob forte transito, a temperatura fica normal. Se pegar estrada, com maior rotação ( acima de 100 por hora) a temperatura ja sobe pra um nivel acima de 50%, e com o ar ligado, mesmo com o acelerador levinho, mantendo 120 por hora ela esquenta mesmo. O ponteiro sobe ate o vermelho. Se deixar em marcha lenta ( banguela), pegando vento, ela esfria tb muito rapido, voltando ao normal. Se pegar uma ladeira na estrada, serra ou algo que exija do motor, ela esquenta rapidamente.

Voltando ao me mecanico, fiozemos um teste: aquecemos ela parada ate a temperatura normal 1/3 do ponteiro, e depois mantivemos ela acelerada ate o ponteiro chegar no vermelho, porque nunca verificamos perda de agua, ou sintomas que ela estivesse efetivamente fervendo. COM O PONTEIRO NO VERMELHO, ELA NÃO FERVIA, A VALVULA TERMOSTAICA ABRIA SIM ( 102GRAUS) NORMALMENTE...NADA DAVA SINAIS DE FERVURA.

PEGAMOS UM TERMOMETRO LASER E MEDIMOS A TEMPERATURA DAS MANGUEIRAS, CABEÇOTE, PONTOS DE PASSAGEM DE AGUA E ETC...NADA ULTRAPASSAVA 90 GARUS.

Colocamos sob suspeita o painel do carro, mas ainda nao fui testá-lo, o que deve acontecer esses dias.

Há alguma outra peça ou ponto a ser testado? Mesmo com o ponteiro lá em cima, fiz uma viagem de 2000km esses dias sem problemas. Conbtinua tudo igual...qualquer velocidade maior, qualquer subida, o ponteiro vai lá em cima. Na cidade mesmo no transito, fica normal. ENGRAÇADO QUE O SISTEMA QUE TEM GRANDE CAPACIDADE DE LIQUIDO CONSIGA VARIAR SUA TEMPERATURA ASSIM TÃO RAPIDO...O QUE ME FAZ SUSPEITAR MAIS AINDA DO PAINEL...

Alguém tem outras ideias ou ja passou pelo mesmo? Vejo que existem algunms casos de Rangers que esquentam...mas ai vai minha dúvida: esquentam de verdade?

Abraços a todos.

Pequeno jr
24/04/2008, 23:40
Ranger esquentando??? Rapaz ... por aqui essa sua é a segunda. Relatos de RAngers aquecendo?? essa ai é nova.

Walter L. L. Casitta
24/04/2008, 23:51
Se tivesse aquecendo de verdade o junta já teria ido pro espaço. Você deve ter algum problema elétrico. A primeira coisa te tem que ser feita é tirar o sensor de temperatura pra testar fora do motor...

Edintruder
25/04/2008, 09:09
Se não resolver seria interessante ir numa concessionária fazer o ORÇAMENTO de reparo relatando o que já foi feito.

velocyraptor
25/04/2008, 11:00
Prezados amigos,

O sensor de temperatura veio zero km junto com o "conjunto termostático", tudo novinho e original MWM.

Quanto a relatos de Rangers aquecendo, há um outro relato aqui no forum, inclusive de alguem tb da Bahia, cujo motor tb só aquecia em estrada...vai ver no caso dele tb nem ta aquecendo, quem sabe?

Quanto às concessionárias, pelo menos por aqui o nível dos mecânicos, " experts" e outros do gênero é de dar risada...são excelentes apertadores de parafusos e só. Acho que pagam mal e os bons profissionais não se submetem a trabalhar dessa forma.

Sempre gostei muito de motores envenenados, já preparei diversos, mas sempre dentro de motores ciclo OTTO. A Ranger é meu primeiro motor ciclo diesel e não pretendo fazer modificações nela. Em motores OTTO, esses aquecimentos poderiam ser creditados à, por exemplo, mistura pobre em determinadas situações de carga, coisa bastante comum em motores de arrancada turbinados. Corrige-se facilmente. Mas em diesel não sei se alguma variação de alimentação tb gera aquecimento assim brusco.

Enfim, semana que vem estarei levando o painel pra teste. Simulando a variação de impedância de um sensor durante seu funcionamento pderemos saber se o mostrador do painel está marcando fora do que deveria. Por hora, segue o mistério...rs.

ojaneri
25/04/2008, 11:35
Prezados amigos,

O sensor de temperatura veio zero km junto com o "conjunto termostático", tudo novinho e original MWM.

Já sei qual é o problema. Te enganaram. Pois a MWM não produz peças originais pro Motor International :-) Ela produz para motores MWM, e nenhuma Ranger saiu com motor MWM em nenhum ano.
A MWM agora é parte da International, mas a linha de produtos continua separada.

Falando sério, testa o ponteiro e depois posta pra gente!

Allan Nielsen
25/04/2008, 13:30
Velocyraptor,

Como diria o esquartejador.......

1- Tem aquecimento ou não?
- NÃO, problema no painel, sensor etc. Não creio que seja isto, pois o sistema é muito simples, a variação em condição normal é pequena e ele varia em condições classicas onde ocorre sobre-aquecimento do motor.
- SIM, neste caso pode ser problema de queda de rendimento da maquina ou deficiencia no sistema de refrigeração.

Queda de rendimento da maquina pode ser junta queimada, falha na injeção etc. Estas falhas não são classicas de diesel e principalmente neste motor.

Eu esgotaria inicialmente as falhas de refrigeração. Começaria pela bomba dagua (rotor, polia, correia etc) e depois o radiador.

Boa sorte

Anthoniusnikos
25/04/2008, 14:55
Aguardamos pelo exame do painel.
Quanto a ligeira perda de potência do motor quando do funcionamento do A/C é normal. Estou já pensando em colocar uma bateria BOSCH de 75 Ampéres, quem sabe ameniza esse problema.
Abs.
Anthoniusnikos

Walter L. L. Casitta
25/04/2008, 15:01
Aguardamos pelo exame do painel.
Quanto a ligeira perda de potência do motor quando do funcionamento do A/C é normal. Estou já pensando em colocar uma bateria BOSCH de 75 Ampéres, quem sabe ameniza esse problema.

Isso não adianta. Com certeza...

simaoall
25/04/2008, 16:20
cara,pelo seu relato o mecânico parece ser bom,é de salvador? onde é?

Walter,vai trocar o motor da ranger?

Walter L. L. Casitta
25/04/2008, 17:42
cara,pelo seu relato o mecânico parece ser bom,é de salvador? onde é?

Walter,vai trocar o motor da ranger?

Sim, finalmente consegui comprar o motor. Falta agora só o escapamento e a embreagem completa do 2.8...

simaoall
25/04/2008, 18:54
Sim, finalmente consegui comprar o motor. Falta agora só o escapamento e a embreagem completa do 2.8...

putz velho,que massa...

vai criar algum topico pra agente acompanhar a transformação da bicha?

o seu motor (2.5) ta com quantos km rodados? vai trocar pq ta prescisando já?

Wagninho
25/04/2008, 19:37
Olá amigo !
Diz uma coisa aí para a gente...., a água do reservatório de expansão permanece sempre no mesmo nível ??? Se não, vc pode talvez estar com junta de cabeçote queimada. Já vi sintoma semelhante em juntas queimadas de cabeçote de motores de caminhão, porém a água do reservatorio de expansão ia sumindo aos poucos bem gradativamente. Existe um teste que vc poderia fazer que pode dar indícios de junta queimada, que é o de observar a formação de bolhas de vapor no interior do reservatório de expansão com a tampa fora. ( bolhas oriundas da explosão no cilindro ou mesmo da compressão passando pelo ponto queimado da junto e pressurizando o sistema de arrefecimento ).
Vc ou seu meca podem fazer esse teste. Vou aguardar o resultado do teste no indicador de temperatura, boa sorte, espero que não seja junta de cabeçote.
Um abraço !

Walter L. L. Casitta
25/04/2008, 20:44
putz velho,que massa...

vai criar algum topico pra agente acompanhar a transformação da bicha?

o seu motor (2.5) ta com quantos km rodados? vai trocar pq ta prescisando já?

Não chega a ser uma transformação, acredito é quase só tirar um e colocar o outro, mas vou relatar se aparecer alguma dificuldade. O 2.5 tá perfeito com 170000Km.

amithai
25/04/2008, 20:45
A coisa é óbvia, se ele testou com o termômetro LASER lá da enterprise o conjunto e o nada aquece, OBVIO que o problema é a marcação. Isso pode ser o (ponteiro)não acredito) ou módulo GEM ou alguma parafernália eletrônica(é por isso que tenho medo dos motores eletrônicos). E olha, vcs viram que na dúvida o cara troca TUDO...só faltou por outro motor. E que motor Ranger MWM é esse???

Nada a ver agora mas há pouco ia do Rio para SJC no Peugeot 206 SW da minha esposa e do nada o ponteiro vai lá em cima...detalhe...tínhamos rodado 1km...motor gelado...problema....sensor...qual? um tal lá....:)

velocyraptor
26/04/2008, 23:41
Já sei qual é o problema. Te enganaram. Pois a MWM não produz peças originais pro Motor International :-) Ela produz para motores MWM, e nenhuma Ranger saiu com motor MWM em nenhum ano.
A MWM agora é parte da International, mas a linha de produtos continua separada.

Amigo Ojaneri,

A peça foi comprada na Leon Heimer aqui em Salvdor, autorizada dos motores International, e a peça e rigorosamente original. Chamod e MWM pq nas etiquetas das peças constam sempre a marca International Engine e MWM. Sei que o motor é International...e pode ficar tranquilo pq as peças trocadas são as originais de reposição do fabricante do motor, compradas na concessionária da marca.

Essa semana testarei o painel, circurto integrado etc etc...mas tb acho estranho o comportamento do carro. Se nada errado foi constatado, vou partir pra demsonte da bomba dágua, a unica peça não trocada, sei lá...

E segue a novela...rs.

Allan Nielsen
27/04/2008, 00:29
Os motores que atendem diversas montadoras costumam usar sensores diferentes de acordo com o veiculo, é importante ter certeza de que o sensor colocado é o correto para o seu veiculo.

Uma forma simples de testar o conjunto (sensor e painel) é colocar o sensor ligado e aterrado dentro dagua e aquecer a agua até ferver. Outra maneira mais tecnica é medir a resistencia do sensor a 40 e 90°C com um ohmeter (valores tipicos são na ordem 60 ohms e 12 ohms a 90°C) e colocar um resistor variavel no local do sensor e conferir o comportamento do medidor do veiculo. Se quiser maiores detalhes é so perguntar.

A tampa do reservatorio do radiador tambem foi trocada?

boa sorte

Pequeno jr
27/04/2008, 11:53

WAlter isso q fico de cara com o 2.8. Ano passado fiz uns orçamentos para uma Ranger 2.8 e ficou 36% mais barato que a mesma coisa para uma 2.5, sendo mesmas peças e marcas.

Embreagem foi uma delas e com a maior descrepancia. Uma da 2.8 completa mais atuadores aqui no DF fica em R$ 890,00. A da 2.5 fica me R$ 1300,00

amithai
27/04/2008, 20:54
WAlter isso q fico de cara com o 2.8. Ano passado fiz uns orçamentos para uma Ranger 2.8 e ficou 36% mais barato que a mesma coisa para uma 2.5, sendo mesmas peças e marcas.

Embreagem foi uma delas e com a maior descrepancia. Uma da 2.8 completa mais atuadores aqui no DF fica em R$ 890,00. A da 2.5 fica me R$ 1300,00

Sim pequeno.....o defletor do radiador da 2.5 custa 400 real. Da 2,8 custa 70 real.

amithai
27/04/2008, 20:59
Voltando ao me mecanico, fiozemos um teste: aquecemos ela parada ate a temperatura normal 1/3 do ponteiro, e depois mantivemos ela acelerada ate o ponteiro chegar no vermelho, porque nunca verificamos perda de agua, ou sintomas que ela estivesse efetivamente fervendo. COM O PONTEIRO NO VERMELHO, ELA NÃO FERVIA, A VALVULA TERMOSTAICA ABRIA SIM ( 102GRAUS) NORMALMENTE...NADA DAVA SINAIS DE FERVURA.

PEGAMOS UM TERMOMETRO LASER E MEDIMOS A TEMPERATURA DAS MANGUEIRAS, CABEÇOTE, PONTOS DE PASSAGEM DE AGUA E ETC...NADA ULTRAPASSAVA 90 GARUS.

.

O que está acontecendo com vcs? O CARRO NÃO ESQUENTA...o sistema DIZ que ele esquenta...a culpa é do sistema!

Que que adianta ficar verificando bomba dágua e tampa?

Odeio autorizada....mas recomendo levar na FORD. Chega lá pede o diagnóstico e GARANTIA. Quero saber qual é a peça com defeito e quero garantia!
Isso é alguma coisa eletrônica!

Será que ninguém aí me dá razão?

Allan Nielsen
28/04/2008, 05:47
A temperatura medida pelo termometro laser não é a temperatura da agua, é a temperatura externa da mangueira. Esta medida serve como referencia, mais não é a temperatura que o painel esta lendo.

A maneira mais facil de medir a temperatura correta da agua é medir a resistencia do sensor no motor, depois retira-se o sensor e mede novamente dentro dagua aquecida juntamente com um termometro.

amithai
28/04/2008, 21:40
Mas ele não trocou o sensor?

velocyraptor
10/05/2008, 00:20
Pessoal, vamos atualizar.

Estive uns dias fora, viajando, porisso acabei nao atualizando as novidades.

Levei a Melissa pra testar o painel, que aparentemente está perfeito. Nada de anormal com o mecanismo do ponteiro, circuitos etc. Frise-se que só o painel foi testado.

Respondendo algumas questões antes levantadas:

1 - O motor da ranger não é MWM< embora hj em dia falar em Maxion, MWM ou International signifique a mesma coisa. As peças originais, por ex, vem em caixas MWM/International e os vendedores da autorizada aqui conhecem esse 2.8 não pelo nome de powerstroke, nome da ford, mas sim como mwm sprint 2.8. Enfim, só pra constar...

2 - qdo troquei a valvula termostatica, ela so e vendida num conjunto chamado de "conjunto termostatico" que inclui a sede interia dela, pescoços etc e mais o bujão de desborbulhamento e o sensor de temperatura. Vem tudo junto, com junta e tudo, sem faltar nadinha.

3 - Junto com isso entao temos trocados a embreagem viscosa, o conjunto termostaico, além de uma revisão geral nas válvulas de passagem de agua, mangeurias etc etc. Pente fino.

Eis que nessa terça feira fui viajar de novo, distancias grandes. Bastante desconfiado, já que o painel não tem problemas...entao fui observando. Ja em poucos kilometros saindo de Salvador e mantendo 100 por hora, ar ligado, o ponteiro começou a subir mesmo...ficando lá antes do vermelho. Meti 120, foi pro vermelho mesmo. Parei o carro, fui ver...motor quente, mas nada de mangeurias dilatadas, nada de borbulhos, nadinha...tudo aparentava estar normal, temperatura de funcionamento regular.

Andei mais uns 90 km assim: ponteiro lá no vermelho, mantendo 120, momentos de ar ligado, momentos de ar desligado. O carro foi tranquilo. Chegando em Feira de Santana, depois de 110 km de viagem, abri de novo o capô: tudo quente, mas tudo normal.

Ai esculachei...pensei comigo...tem seguro, foda-se. Enfiei o pé por mais 200km, andando semprer acima de 130, sem parar. Estrada vazia, 3000rpm, ponteiro depois do vermelho...láááááá em cima. Eu nem aí. Nada de anormal.

Parei pra lanchar, via tudo de novo, agua sem borbulhar, nada de mangeurias inchadas...ai brinquei...tirei o fiozinho do sensor, pra nem marcar mais nada: SEGUI ATE JUAZEIRO ( MAIS 300KM) DE PÉ EMBAIXO, ANDANDO A 150, 140...SEM DÓ, SEM TEMOR.

Ela foi tranquila.

Acredito, senhores, que no caso de o motor estar realmente aquecendo ele nao aguentaria rodar 550km no vermelho...né? Pelo menos uma juntazinha do cabeçote eu teria prejudicado...rs.

E foi assim nos 4 dias de viagem: de 130 pra cima, sensor delsigado, ponteiro dormindo no painel. E estou aqui em casa numa boa. Totald e 1700km percorridos.

Bom, acreditando realmente que ou tenho um super motor inquebravel ou tenho fios malucos, me veem as perguntas à cabeça:

1 - Não sendo o painel, dev estar havendo algum fio ou tomada ou alguma coisa que modifique o sinal enviado pelo sensor ao painel para que o mesmo marque numa faixa fora do normal. Algo que faça a resistividade do sinal variar pra fora dos padroes. O fio vai direto do sensor ao painel?

2 - O sensor é novo e original. Poderia, sim, ter sido trocado por um de outro carro, fazendo o painel marcar errado...mas o caso é que com o antigo sensor o painel ja estava marcando errado...

3 - to pensando em por curiosidade instalar um manometro cronomac em diversos pontos do motor, e medir a temperatura num instrumento "idoneo"...rs. Assim com pquenos trabalhos posso medir nas mangueiras, no cabeçote, na valvula, etc etc.

Mais sugestões? Bom pelo menos as coisas estão se definindo.

Abraços a todos.

Allan Nielsen
10/05/2008, 09:09
Velocyraptor,

Esta pick-up sempre foi sua desde zero?

Supondo que o sensor esta correto (codigo 73162) e o painel tambem, então vc tem aquecimento sim. Talvez não o suficiente pra derreter o motor, mas o suficiente pra te indicar e tirar o motor das condiçoes normais de trabalho. Eu apostaria nisso. Se o sistema estiver pressurizado corretamente (por isso falei na tampa do reservatorio), mesmo a agua ultrapassando os 100°C ela não ferve (acho que neste motor a temperatura de operação é 102°C).

Partindo desta, insisto no que ja escrevi anteriormente, ficaria com uma deficiencia no sistema de refrigeração. As mais provaveis são radiador e bomba dagua,. Eu faria uma revisão na bomba dagua, verifique o rotor.

Boa sorte

amithai
10/05/2008, 09:30
Velocyraptor,

Esta pick-up sempre foi sua desde zero?

Supondo que o sensor esta correto (codigo 73162) e o painel tambem, então vc tem aquecimento sim. Talvez não o suficiente pra derreter o motor, mas o suficiente pra te indicar e tirar o motor das condiçoes normais de trabalho. Eu apostaria nisso. Se o sistema estiver pressurizado corretamente (por isso falei na tampa do reservatorio), mesmo a agua ultrapassando os 100°C ela não ferve (acho que neste motor a temperatura de operação é 102°C).

Partindo desta, insisto no que ja escrevi anteriormente, ficaria com uma deficiencia no sistema de refrigeração. As mais provaveis são radiador e bomba dagua,. Eu faria uma revisão na bomba dagua, verifique o rotor.

Boa sorte

Discordo do Allan. Acho que se tivesse esquentando, vc rodando esse trecho todo teria queimado junta do cabeçote, detonado tudo.
Seu carro não esquenta e ja foi anteriormente testado e estava na temperatura ideal.
O defeito provavelmente é uma coisa boba, ridicula, vc tem que arrumar uma maneira de testar o sistema , desde o sensor até o ponteiro. Trocar o painel com uma ranger de um amigo. Eu nao confiaria em pecas zero originais porque elas nao sao a prova de falhas.....acho que o leque esta aberto pra tudo menos para o motor realmente aquecendo.

Eu faria o seguinte

1. mediria de novo a temperatura do motor com o ponteiro la em cima. Um termometro externo, laser...qq coisa
2. Ia verificando peça por peça do sensor ate o ponteiro.

Vc nao tem uma amigo q tem ranger? Vai trocando as peças pelas dele.

Outra...vai na FORD e pede um diagnostico(orçamento)

Abs

RABUGENTO
10/05/2008, 09:47
Na minha o marcador nunca passou do meio. Demora uns 15 minutos até chegar a essa temperatura. Acredito que os sensores sejam lentos.
Uso ar condicionado direto.
Tive um problema desses em outro veículo há alguns anos. Ele mostrava que esquentava e eu ligava o ar condicionado. Nesse momento a temperatura baixava, porque a ventoinha ligava intermitente.
Coisinhas inexplicaveis :)

Allan Nielsen
10/05/2008, 09:53
Na minha o marcador nunca passou do meio. Demora uns 15 minutos até chegar a essa temperatura. Acredito que os sensores sejam lentos.

Os sensores não são lentos, eles são em tempo real. Ela realmente demora a aquecer, tem muita massa a ser aquecida.

amithai
10/05/2008, 10:12
Tenho certeza que é uma coisa muito boba

RABUGENTO
10/05/2008, 10:27
Os sensores não são lentos, eles são em tempo real. Ela realmente demora a aquecer, tem muita massa a ser aquecida.

Não sei se a sua tem sensor de temperatura externa. Esse então demora 45 vezes mais que um termômetro comum. O pior é que perguntei na concessionária que por sua vez ligou para o atendimento FORD e ninguém soube informar onde fica tal sensor...

amithai
10/05/2008, 10:29
arruma um termometro que marque essa temperatura e poe na agua.

Allan Nielsen
10/05/2008, 10:34
Não sei se a sua tem sensor de temperatura externa. Esse então demora 45 vezes mais que um termômetro comum. O pior é que perguntei na concessionária que por sua vez ligou para o atendimento FORD e ninguém soube informar onde fica tal sensor...

Rabugento,
é, este sensor externo é realmente misterioso. No meu caso tem sensor externo apenas para o acionamento do ar condicionado para desembaçar o para-brisas. O ar condicionado não é acionado se a temperatura externa estiver abaixo de 15°C.

velocyraptor
10/05/2008, 11:19
Um dos testes que fiz junto com meu mecâncio foi usar um termometro espedcial, enorme, que marca de zero a 150 graus. O bicho é comrpido, parece um termometro de crianças de Itu.

Com o motor quente, temperatura normal npo mostrador, abrimos a tampa do reservatorio e medimos lá dentro...80 graus. Normal pq nesse etapa enquanto a valvula termostatica nao abre, vc nao tem circulação real ali. Mas o importante é que qdo a valvula abriu, e chegou agua no reservatorio, a temperatura da agua subiu pra 103/104 graus no reservatorio, batendo com a temeperatura de abertura da valvula, que é de 102 graus. O que acontece é que sem pressurização, a agua escorre, ja que estavamos sem tampa que alias tb foi trocada.

O fato é que mesmo com o ponteiro´pra lá do vermelho, nunca há perda de agua, nunca há fervura ou borbulhamento e a valvula parece abrir e fechar qdo precisa. Na estrada por ex, ela nem mostra sinais de abrir totalmente...já que a ventania ajuda a refrigerar.

Hj em dia estou mais inclinado a que seja mesmo uma falha elétrica. Vou na Ford conseguir no manual de oficina a faixa de impedância desse sensor, pra ver e comparar com qto o meu está gerando. Se estiver correto, o sensor está certo e o problema está nos fios, tomadas etc.

Se estiver fora, temos que arranjar o sensor correto. ( se bem que o antigo era original do carro e o marcador estava sempre comportado).

Mais alguns testes então.

Edintruder
10/05/2008, 12:41
Rabugento,
é, este sensor externo é realmente misterioso. No meu caso tem sensor externo apenas para o acionamento do ar condicionado para desembaçar o para-brisas. O ar condicionado não é acionado se a temperatura externa estiver abaixo de 15°C.
Aciona sim, porém se deliga assim que sobe a pressão no sistema, pois aqui faz muito frio e para desembaçar no inverno só com o a/c ligado, no caso da Ranger é compulsório e vejo o compressor ligar normalmente, porém com intervalos maiores, e a temperatura é medida no lado interno do veículo entre 13 e 17°C, depende do modelo de veículo.

RABUGENTO
10/05/2008, 13:46
Rabugento,

Será que me expressei mal?
O sensor deve estar nalgum lugar um pouco distante do motor, ele mostra no computador de bordo a temperatura ambiente no exterior do veículo.

rogeriomasih
15/05/2008, 19:29
Hoje estava na oficina e vi um defeito interessante que estava ocasionando o aquecimento de uma RANGER 3.0 (acho que era 2005 com aproximadamente 90mil km)

Ela não tinha problemas de aquecimento em marcha lenta, mas sempre que pegava estrada ou forçava o ponteiro ia no vermelho.

O problema era que o rotor da bomba d´agua, que é de plástico, estava rachado. Com isso, o fluxo de água que ele conseguia gerar era suficiente para esfriar o carro em baixas rotações, mas, ao solicitar o motor, o rotor, que estava folgado por causa da rachadura, ficava deslizando no eixo e não gerava um fluxo adequado de água.

Segundo o mecânico, como as palhetas do rotor estavam raspadas, acredita que algum material sólido (não sei qual) deve ter sido aspirado pela bomba e travado o rotor na carcaça da bomba, o que ocasionou o travamento do mesmo e sua ruptura.

Tirei alguma fotos da rachadura e filmei a bomba sendo girada com a mão ao mesmo tempo em que o rotor é seguro com a outra. Dá para perceber o eixo rodando sem acionar o rotor.

As fotos e vídeo estão no celular. Mais tarde posto por aqui.

Daniel Albuquerque
15/05/2008, 20:32
Primeiramente dizer que a ranger nunca foi equipada com um motor MWM é um equívoco, pois todos sabem que o NGD3.0E é o resultado da junção da MWM com a international, sendo portanto um trabalho em conjunto!

Quanto ao problema é realmente estranho, lembrando que este motor tem mais de um sensor de temperatura, pois a um dedicado exclusivamente a ECU pois a mesma entra em modo de segurança para proteger o motor quando é detectada uma temperatura acima do normal, o melhor neste caso seria levá-lo a uma autorizada para a verificação do problema...

Ranger não é L200 pra ser considerado normal ter superaquecimentos, provavelmente seu problema será falha em algum circuito eletrônico, mas verifique logo isto...

Abraço e sorte aí na procura!

ojaneri
15/05/2008, 20:43
Daniel,

Equivoco é falar sem saber...

A International já tinha todo o projeto e inclusive algumas unidades do NGD 3.0 antes mesmo de comprar a MWM.

A MWM não participou do projeto, design, nem da implementação deste motor.

TIMELINE:

2002 - Começa projeto do NGD 3.0 na fábrica de Canoas da International, no Rio Grande do Sul
2004 - É terminado todo o projeto do NGD 3.0 que parte para produção.
Abril de 2005 - International declara intenção de compra da MWM
13 de outubro de 2005 - CADE aprova e compra da MWM pela International é consolidade

Primeiramente dizer que a ranger nunca foi equipada com um motor MWM é um equívoco, pois todos sabem que o NGD3.0E é o resultado da junção da MWM com a international, sendo portanto um trabalho em conjunto!

Quanto ao problema é realmente estranho, lembrando que este motor tem mais de um sensor de temperatura, pois a um dedicado exclusivamente a ECU pois a mesma entra em modo de segurança para proteger o motor quando é detectada uma temperatura acima do normal, o melhor neste caso seria levá-lo a uma autorizada para a verificação do problema...

Ranger não é L200 pra ser considerado normal ter superaquecimentos, provavelmente seu problema será falha em algum circuito eletrônico, mas verifique logo isto...

Allan Nielsen
15/05/2008, 21:24

Daniel,
o motor da Ranger deste topico tem apenas um sensor de temperatura.

Aquecimento não é normal em L200 nem em qualquer veiculo, é defeito mesmo.

abs

Daniel Albuquerque
15/05/2008, 21:49
Daniel,
o motor da Ranger deste topico tem apenas um sensor de temperatura.

Aquecimento não é normal em L200 nem em qualquer veiculo, é defeito mesmo.

abs

então há diferenças entre o NGD3.0E que equipa o troller e a ranger, pois ao que parece no troller há dois sensores...

até onde eu sei a L200 principalmente no caso da HPE superaquece fácilmente sim, e isto é defeito de fábrica, digo isso não só por ter visto muitos casos e ouvido o próprio mecânico da MIT falar, mas também por ter pego uma L200 GLS 2002 que não sabia se olhava pra frente ou pra o ponteiro da temperatura, pq era só descer um pouco mais o pé que o ponteiro tendia pra direita, num passeio de barra de cunhaú>baia formosa>até a paraiba tive que parar 3 vezes a danada pra esfriar... só pude apontar uma coisa boa nela, a capacidade off-road dela, não atolou hora nenhuma! e eu ainda brincava de deixar no 4x2 atolar até o meio da roda e depois jogar um 4x4 reduzido e desatolar como se nada tivesse acontecido... mas a temperatura é crônico mesmo! e olhe que tinha praticamente acabado de sair da revisão!

quanto a informação que dei acerca do NGD3.0E ser fabricado em conjunto, foi obtida por um engenheiro da autorizada MWM em 2005 (quando ia fazer a manutenção da S10 que meu pai trabalhava), que inclusive foi quem me antecipou o conhecimento deste motor e me deixou com agua na boca esperando ele ser lançado na ranger, quando via uma ranger modelo novo olhava logo pra ver se já tinha o adesivo "3.0 eletronic powerstroke", quando ví pela primeira vez uma, acreditem, pedi pra meu pai esperar ela arrancar pra ver o barulho do motor e o desempenho dela, quase ficava sem almoçar de tão extasiado que fiquei :) ...

então só posso dizer o que foi me passado por uma fonte aparentemente confiável, e nos reviews que vi (todos citavam MWM-international), posso estar errado, mas é o que me foi passado...

abraço!

A.Tavora
15/05/2008, 22:12

Daniel, depois fale mais sobre aquecimento!!!

Falar que o aquecimento da L200 é normal, então explica pq racha o cabeçote?

Abçs

Daniel Albuquerque
15/05/2008, 22:28
Daniel, depois fale mais sobre aquecimento!!!

Falar que o aquecimento da L200 é normal, então explica pq racha o cabeçote?

Abçs

é justamente isso que estou dizendo, o que eu considero normal é a L200 esquentar, pois é um defeito de fabrica, que causa desde desgaste prematuro do motor (sendo muito dificil passar dos 120mkms sem dar retífica!) até o trincamento do cabeçote!

acho um absurdo isto que a MIT fez...

abraço!

A.Tavora
15/05/2008, 22:36
é justamente isso que estou dizendo, o que eu considero normal é a L200 esquentar, pois é um defeito de fabrica, que causa desde desgaste prematuro do motor (sendo muito dificil passar dos 120mkms sem dar retífica!) até o trincamento do cabeçote!

acho um absurdo isto que a MIT fez...

abraço!

Daniel, nós donos de L200 suplicamos para que a partir de 2009 a MIT substitua estes motores.

Abçs

shimomoto
15/05/2008, 22:44
Na verdade a International já estava desenvolvendo o NGD 3.0 quando da fusão com a MWM.

Tempos antes da fusão com a MWM, em 2004, já existiam matérias de revistas e jornais, como essa (http://www.jornauto.com.br/139/international.htm) falando do projeto da International para um motor 3.0 totalmente novo, ao invés de simplesmente atualizar o HS2.8.

Nessa mesma época, eu me lembro bem, de ter visto especificações de um MWM Sprint 6.07 eletrônico, que se não me engano, desenvolvia 240cv. Mas é interessante notar que a empresa demorou em lançar o Acteon.

Agora, a International, no Brasil, sabiamente soube chamar a empresa resultante da fusão de MWM International e não International MWM pois sabe muito bem que o brasileiro associa MWM ao motor D-229. Conheço gente, gente jovem, razoávelmente esclarecida, que mexe com trator e caminhão, e que acredita que o MWM Sprint é alguma versão melhorada do TD-229...

...E a International sabe disso e soube aproveitar bem desse fato!

Abraços!

Daniel Albuquerque
16/05/2008, 14:12
Daniel, nós donos de L200 suplicamos para que a partir de 2009 a MIT substitua estes motores.

Abçs

realmente é uma lástima, mas penso que neste novo modelo (triton) devem ter resolvido, pois já que trocaram o motor não custa nada reprojetar o sistema de arrefecimento...

e todos sabemos que o problema de superaquecimento delas se deve bastante a um extrapotenciamento que a MIT aplicou aquele motor (2.5), que foi projetado para 87cv (esse sim era bom) e últimamente chegou a 141cv, por isso penso que este novo motor (3.2) resolveu o problema...

Na verdade a International já estava desenvolvendo o NGD 3.0 quando da fusão com a MWM.

Tempos antes da fusão com a MWM, em 2004, já existiam matérias de revistas e jornais, como essa (http://www.jornauto.com.br/139/international.htm) falando do projeto da International para um motor 3.0 totalmente novo, ao invés de simplesmente atualizar o HS2.8.

Nessa mesma época, eu me lembro bem, de ter visto especificações de um MWM Sprint 6.07 eletrônico, que se não me engano, desenvolvia 240cv. Mas é interessante notar que a empresa demorou em lançar o Acteon.

Agora, a International, no Brasil, sabiamente soube chamar a empresa resultante da fusão de MWM International e não International MWM pois sabe muito bem que o brasileiro associa MWM ao motor D-229. Conheço gente, gente jovem, razoávelmente esclarecida, que mexe com trator e caminhão, e que acredita que o MWM Sprint é alguma versão melhorada do TD-229...

...E a International sabe disso e soube aproveitar bem desse fato!

Abraços!

realmente eu não sabia disto, tava sustentando minha opinião pela informação daquele engenheiro que deveria ter dado uma informação confiável, mas pelo visto não foi o que aconteceu... peço desculpas a quem leu aquela informação, iria reedita-la mas o gerenciador do fórum não disponibiliza esta opção, mas fica a intenção...

abraço!

rogeriomasih
17/05/2008, 00:56
Conforme prometido, segue fotos do rotor rachado e um vídeo mostrando como ele desliza no eixo.

amithai
22/05/2008, 06:17
meu pai tem um trator de esteira marca international e o nome é td9. Alguma relacao com essa international engines? E o modelo, alguma relacao com o td229?

Wolfbands
31/05/2009, 18:15
Amigos do Forum, eis um caso em que gostaria de contar com a colaboração e raciocínio conjunto dos demais Rangeiros.

No feriado de páscoa, estava viajando com minha Ranger XLT 2005 2.8 e fui surpreendido pela luz CHECK GAGE acesa no painel. Imediatamente verifiquei que o ponteiro de temperatura estava pra lá do vermelho. Fiquei assutado, uma vez que viajo muito com ela, sempre viagens longas e nunca ela saia do 1/3 de temperatura. Ela está com 90.000km originais e sua manutenção é criteriosa.

Parei o carro, esperei esfriar e fui olhar a agua. Nível normal, sem manguerias cortadas, nada anormal. Segui viagem, de ar desligado e cuidando com o pé, e a temperatura ficava bem alta, mas dentro do normal...mas bastava ligar o ar ou uma subida ou algo que exigisse força e a temperatura subia a olhos vistos.

Voltando de viagem imediatamente levei a Melissa ( o nome dela) ao me mecânico, e de imediato suspeitamos da embreagem viscosa do ventilador, que foi imediatamente trocada por outra original MWM. Também verificamos que a valvula termostatica era ainda original e resolvemos trocar o conjunto todo, também por produtos MWM, incluído ai o sensor de temperatura. Ra diador aparentemente sem obstruções ou sujeiras, mangueiras perfeitas, enfim, pente fino.

Volatei a estrada dias depois, e para emu espanto o problema se repetiu. Se andar devgar, ou na cidade, mesmo sob forte transito, a temperatura fica normal. Se pegar estrada, com maior rotação ( acima de 100 por hora) a temperatura ja sobe pra um nivel acima de 50%, e com o ar ligado, mesmo com o acelerador levinho, mantendo 120 por hora ela esquenta mesmo. O ponteiro sobe ate o vermelho. Se deixar em marcha lenta ( banguela), pegando vento, ela esfria tb muito rapido, voltando ao normal. Se pegar uma ladeira na estrada, serra ou algo que exija do motor, ela esquenta rapidamente.

Colocamos sob suspeita o painel do carro, mas ainda nao fui testá-lo, o que deve acontecer esses dias.

Há alguma outra peça ou ponto a ser testado? Mesmo com o ponteiro lá em cima, fiz uma viagem de 2000km esses dias sem problemas. Conbtinua tudo igual...qualquer velocidade maior, qualquer subida, o ponteiro vai lá em cima. Na cidade mesmo no transito, fica normal. ENGRAÇADO QUE O SISTEMA QUE TEM GRANDE CAPACIDADE DE LIQUIDO CONSIGA VARIAR SUA TEMPERATURA ASSIM TÃO RAPIDO...O QUE ME FAZ SUSPEITAR MAIS AINDA DO PAINEL...

Alguém tem outras ideias ou ja passou pelo mesmo? Vejo que existem algunms casos de Rangers que esquentam...mas ai vai minha dúvida: esquentam de verdade?

Abraços a todos.

E aí ??? O que era afinal???

Minha Ranger parece estar com o mesmo defeito........o termometro torce, acende a luz vermelha mas a temperatura real do motor está ok!!!!

Anthoniusnikos
01/06/2009, 00:05
Wolf, depois de tudo o que foi dito, verifique o sensor de temperatura.
Abraços
Anthon

Wolfbands
01/06/2009, 09:00
Pois é Antonius....

Vou começar palo sensor, mas o " velocyraptor" trocou ele e continuou o problema.....

Fora que o fato destes motores serem eletrônicos indicam que o que não faltam neles são sensores e módulos.

Tenho a possibilidade de mandar na concessionária pois o carro ainda está na garantia " contra imobilização ", o que siguinifica que trocam qualquer paça que esteja ocasionando o não funcionamento do veículo.

Mas enviar o carro e deixar os caras " se virarem" pode siginificar eu ficar váááários dias sem ele, fora que vão fazer " laboratório" no meu carro.

É melhor chegar com a solução pronta!

Anthoniusnikos
01/06/2009, 12:59
O que importa é a temperatura real do motor. A partir dele é que tem algo errado. Então a primeira suspeita é o sensor, que para tirar as dúvidas deve ser substituído. Se o problema persistir, então passa-se para outro ítem. Ex.: ponteiro analógico e cabo condutor(tem que remover o mostrador do painel), etc.
Abraços
Anthon

Wolfbands
01/06/2009, 15:38
Pois é. Chamei o " Ford Mobility ", mandaram a plataforma e levei à uma autorizada. Lá, depois que fizeram a entrada do veículo, chamaram o eletricista, que foi comigo ver o carro. Abri o capuz e ele foi direto em um conector que fica na bomba d´agua. Ele soltou o conector, tirou a fita isolante que fica na ponta do " conduíte flexível " do cabo e BINGO. O fio tava torcido e descascado.

Agora vão passar o scanner e ver se é só isso. De qualquer maneira, a ford vai trocar o chicote completo do motor, na garantia.

Mas que dava para apenas refazer a ponta do conector, há isso dava.....

Wolfbands
03/06/2009, 13:04
Há! A novela continua! Segundo a autorizada, se não aparece nada no scanner, não há defeito!!!! E assim não trocam peça nenhuma e está tudo ok. Me devolveram o carro e.......OBVIAMENTE o defeito continua!!!!!!!

SÃO MUITO IMBECIS!!!!!!!!!!!!!!!

Mas como o carro está na garantia, vou mandar devolta.......e de plataforma, com a ford pagando DE NOVO !!!

Um amigo meu tem razão......só trabalha em concessionária quem não sabe NADA de carro!!!!

Wolfbands
04/06/2009, 17:02
E a novela continua.......

-Ontem peguei o " chefe de oficina" pela orelha e mostrei que o defeito persiste. Passaram o scanner na minha frente e lá constou que o parâmetro do sinal de temperatura estava inválido....Aí desconfiaram do sensor.
Mas comentei sobre a bomba com hélice de plástico que solta, e o cara disse que já tinha pego isso.

Hoje acabaram de me ligar para dizer que vão arrancar a bomba dágua.....

Eita mistério!!!!

AILTON PAIVA
24/06/2009, 18:42
E a novela continua.......

-Ontem peguei o " chefe de oficina" pela orelha e mostrei que o defeito persiste. Passaram o scanner na minha frente e lá constou que o parâmetro do sinal de temperatura estava inválido....Aí desconfiaram do sensor.
Mas comentei sobre a bomba com hélice de plástico que solta, e o cara disse que já tinha pego isso.

Hoje acabaram de me ligar para dizer que vão arrancar a bomba dágua.....

Eita mistério!!!! e ai amigao descobriu o misterio. a minha ranger esta com mesmo poblema. ja to ficando louco

Marcelo-HPE
24/06/2009, 19:10
Pra mim isso era problema de l200 e Kia sportage diesel ; .
Eu só não entendo porque alguns carros saem de fabrica certinhos e outros com defeitos, considerando os mesmos fornecedores e a mesma linha de montagem .
Será que aquele efeito de carro montado na segunda ou na sexta .!! hehehe

Walter L. L. Casitta
24/06/2009, 19:13
O pior é que alguns caras se cadastram no fórum reclamam e depois desaparecem sem dar nenhuma satisfação...

Marcelo-HPE
24/06/2009, 19:31
Acho que tá mais para problema eletrônico de sensor e tal ,do que realmente aquecimento , tem ranger 3.0 pra caramba aqui no forum e ninguem reclama de aquecimento a do JERA Até chipada é !! com 227cv e não sei quanto de torque .
e não apresenta esses problemas .
mas pode ser que seja alguns casos isolados

AILTON PAIVA
24/06/2009, 19:50
pessoal ja nao sei o q fazer. to pensando em travar a ventoinha.

Marcelo-HPE
24/06/2009, 19:59
Ailton , tente medir a temperatura de entrada e de saída de água do motor .
se der uma boa diferênça , o problema não é no radiador, seria interessante se pudesse medir a pressão da bomba dágua . .
Se passar o scanner nela esse dados devem aparecer . !!

AILTON PAIVA
24/06/2009, 20:32
Marcelo vo fazer passar o scaner, tomara q eu ache o defeito. obrigado

AILTON PAIVA
25/06/2009, 15:03
Boa tarde pessoal, hj meu mexanico dedectou folga no tensor, e a valvola termotatica travada, tampa do reservatorio com folga, ja comprei todas as peças, a tarde vou testa-la, ai posto o resultado, ha pasamos o scaner e naum achamos nenhum poblema como sempre,tomara q seja so isso

AILTON PAIVA
25/06/2009, 18:20
pessoal, o misterio continua, ja naum sei o q fazer, troquei sensor, limpei o radiador, tampa do reservatorio, ventuinha, tensor, ja pasei o scaner e naum encotramos o defeito, so falta a bomb dagua. amigos tinha uma ranger 2.5 maxion q todos falavam mal, fiquei com ela 2 anos nunca mi deu poblema, comprei uma xlt 3.0 2007 a um mes e ja estou ficando louco,sera q fiz a escolha certa?

Marcelo-HPE
25/06/2009, 20:24
Olá Ailton !! vc trocou a válvula termostática tb ?? se não , há um teste que não me lembro bem , mas consiste em colocar a válvula num recipiente com água , e aquecer a água para verificar com qual temperatura a válvula se abre .é preciso ter um termometro.
Seria interessante tb vc retirar a válvula por um curto periodo , e verificar o comportamento do carro .
Verifique tb a polia e a correia da bomba d´água , se estão OK .
Existe tb um termostato que equilibra a temperatura interna do motor . mas é algo mais delicado que deve ser olhado por alguem que entenda bem desse motor.
Dê uma olhada nesse link abaixo sobre a desmontagem desse motor .
http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=220&edid=21 (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=220&edid=21)
Se tudo não der certo ,
Mande uma MP para o Walter LL Casita , Edintrunder e ou Daniel Shimomoto aqui do forum que eles são feras em Ranger .
Boa sorte .

AILTON PAIVA
26/06/2009, 09:12
Bom dia, Marcelo.
ja tinha trocado a valvola, a correia realmente estava flouxa,folga no tensor. tambem troquei, mesmo assim o poblema continua, hj vo trocar a bomba dagua

AILTON PAIVA
29/06/2009, 09:10
Pessoal, bom dia
ainda continuo no meu com minha ranger 3.0 internada.
agora depois de ter trocado tudo q o mecanicos pediram, apareceu um vazamento no pè da valvola termostatica, ficamos o sabado todo e naum consequimos tirar o vazamento, alguem pode me ajudar, lembrano q ate substitui aqule cano q fica entre a valvola e o motor

rac
12/01/2010, 20:42
cuidado com cabebote trincado...

Marcelo-HPE
12/01/2010, 20:59
Pelo que estou vendo tem um lote de ranger 3.0 com problema de superaquecimento por aí . vai entender !!

Pequeno jr
13/01/2010, 11:11
Pior q não viu Marcelo. Esse pode ser dito como unico problema q não existe.

Se aquece, está ligado a outros fatores e não um comportamento deste motor.

neto oliveira
20/01/2010, 11:40
A Minha 2.8 ta esquentando tambem, :evil:, vou mandar verificar turbina pois pode nao ta funfando o TGV, e aquecendo demais o ar, como aconteceu com um usuario daqui do forum, alguem se manifesta?
Alias como dar uma apimentada nesse 2.8, almentar pressão do turbo? Claro que depois que achar o problema de super aquecimento...
abraço a tds...

Edintruder
20/01/2010, 14:32
A turbina não faz o motor esquentar.

Manda revisar o sistema de arrefecimento e limpar o radiador.

Pra melhorar o 2.8, só abrir o débito na BI ou colocar os bicos do Rasch Motoren.

Pequeno jr
20/01/2010, 16:12
Se o carro está sem desempenho, pode ser problema na BI ou Bicos e também esquenta.

Ha todo um conjunto para análisar.

duardobruno
20/01/2010, 16:35
Pode ser bicos mesmo como o Pequeno falou, mas verifica tb a bomba d'agua.
Viu meu caso? Bem, ou tava muito louco, ou a descarga sem a junta tava tão barulhenta q eu não ouvi roncar nada. Mas percebi q a temperatura subia quando eu arrochava mais o carro, tipo numa serra ou puxando a carretinha com os cavalos. Nunca chegou a ferver, só subia a temperatura mais q o normal. Até q um dia a bomba d'água quebrou. Troquei e a bichinha tá zerada, ponteiro da temperatura lá em baixo, mesmo quando é mais exigida.

lebalan
11/03/2011, 07:49
Bom dia.

Pessoal, Tenho uma ranger 2008 3.0 Diesel, porem estou com um problema serio e gostaria da ajuda de vcs.

Quando estou com ela na estrada, gosto de acelerar e de um tempo pra ka, quando estou a 150 km/h a temperatura vai no vermelho e acende a luz, é soh desengatar ela, e a temperatura volta ao normal.

Levei a um mecanico bem conceituado e muito bom da minha cidade, ele testou a valvula termostatica, enfim a luz acendia e o motor estava normal, levei ate uma pessoa que soh mexe com velocimetro e foi aterrado tudo que podia e a temperatura continuava a mesma coisa, o que fazer?

Alguem tem ideia?

Walter L. L. Casitta
11/03/2011, 08:16
Bom dia.

Pessoal, Tenho uma ranger 2008 3.0 Diesel, porem estou com um problema serio e gostaria da ajuda de vcs.

Quando estou com ela na estrada, gosto de acelerar e de um tempo pra ka, quando estou a 150 km/h a temperatura vai no vermelho e acende a luz, é soh desengatar ela, e a temperatura volta ao normal.

Levei a um mecanico bem conceituado e muito bom da minha cidade, ele testou a valvula termostatica, enfim a luz acendia e o motor estava normal, levei ate uma pessoa que soh mexe com velocimetro e foi aterrado tudo que podia e a temperatura continuava a mesma coisa, o que fazer?

Alguem tem ideia?

La vem esses mecânicos conceituados de novo...:putz: O que tem o velocímetro a ver como o aquecimento do motor?

Tem que procurar um serviço autorizado Ford ou MWM. Quando a luz acende um código de erro é gerado e sabendo qual é o código deve ficar bem mais fácil saber o que esta acontecendo.

Em alguns carros da Ford, quando se liga a chave com o botão de reset do hodômetro apertado aparece o código de erro no painel. Não sei se funciona na Ranger.

Imperador!
11/03/2011, 08:57
La vem esses mecânicos conceituados de novo...:putz: O que tem o velocímetro a ver como o aquecimento do motor?

Tem que procurar um serviço autorizado Ford ou MWM. Quando a luz acende um código de erro é gerado e sabendo qual é o código deve ficar bem mais fácil saber o que esta acontecendo.

Em alguns carros da Ford, quando se liga a chave com o botão de reset do hodômetro apertado aparece o código de erro no painel. Não sei se funciona na Ranger.
Funciona, mas precisa de alguém que conheço ou tenha a tabela de códigos de erro.
Um leigo jamais vai saber.

Tem que levar num serviço autorizado International mesmo.
Suspeitas mais comuns: líquido de arrefecimento ruim, bomba d'água com defeito, acoplamento viscoso indo pras cucuias...

Walter L. L. Casitta
11/03/2011, 09:04
Funciona, mas precisa de alguém que conheço ou tenha a tabela de códigos de erro.
Um leigo jamais vai saber.

Tem que levar num serviço autorizado International mesmo.
Suspeitas mais comuns: líquido de arrefecimento ruim, bomba d'água com defeito, acoplamento viscoso indo pras cucuias...

Para saber o que significa o código de erro é só digitar no Google ODBII e o código.

Milton C.
11/03/2011, 09:48
Para saber o que significa o código de erro é só digitar no Google ODBII e o código.

Simples né!

Walter você é a biblioteca do fórum!:pensativo: Wikipedia.

Abraços!

NGDaniel
11/03/2011, 09:48
Bom dia.

Alguem tem ideia?

x2 no Walter.. o carro aquece e o problema é no velocímetro ?? putz... é igual aquele cara que vai no médico com dor de cabeça e o médico dá um tiro nos "cornos" do paciente: pelo menos a dor de cabeça passa na hora :odedo:

Ta com cara de ser a bomba d´agua...

a ventuinha está acionando ??

CUIDADO.. andar com a viatura quente pode acabar com a junta e o cabeçote, dai o prejuizo pode ser IMENSO!

RGamaJr_4x4
11/03/2011, 09:58
(...)
a luz acendia e o motor estava normal
(...)

O que você quis dizer? Que o ponteiro vai no vermelho mas o motor não apresenta sinais de superaquecimento?

neto oliveira
11/03/2011, 11:57
Olá amigos, depois de mais de 1 ano batendo a cabeça com mecanicos e mexanicos foi feito praticamente tudo, menos a bendita embreagem viscosa, eu comprei uma e mandei trocar por minha conta, resultado disso acabou o problema de superaquecimento...
bom fica a dica ai, ranger 2005 limited 2.8

lebalan
14/03/2011, 12:26
O que você quis dizer? Que o ponteiro vai no vermelho mas o motor não apresenta sinais de superaquecimento?
Quando estou na estrada, ao observar o pontero da temperatura, dependendo da velocidade, do nada sai do estado normal e vai ate o vermelho assim acendendo a luz de temperatura no painel, porem ja foi levada ao mecanico e ele andou com ela e levou um aparelho para medir a temperatura do motor, e assim contatou que não estava esquentado. Porem acende a luz mais o motor não esta esquentando.

Imperador!
14/03/2011, 15:12
Ja mandou olhar a valvula termostatica e sensor de temperature?

lebalan
21/03/2011, 12:15
Resolvido o problema, foi trocada a bomba dágua, agora esta funcionando perfeitamente.

Hotclassic
21/03/2011, 17:23
um amigo mecanico me disse que o sistema de agua da ranger é pressurizado, então mesmo que você encha o reservatório ainda fica lugares sem agua no bloco do motor. Isso faria ela aquecer quando se pisa forte em estradas.
Na 2.8 tem uma peça de plastico preta, sextavada, quase junto com a tampa de cima do motor, segundo ele é só abrir lá e por agua no reservatório, assim todo o ar que está dentro do motor vai embora e a agua trabalha na sua pressão normal.

dsamaz
12/06/2011, 23:54
Olá colegas,

Apenas para constar registro, minha ranger 2.8 ps também estava aquecendo - e borbulhando. Não gostaria de registrar, mas aconteceu... e para ajudar o povo daqui a não ser enganado, lá vai o relato:

1. estava normal há um mês atrás, embora vazava (500ml / dia) por um selo um pouco de água (eu ia completando sempre);

2. há 20 dias atrás coloquei a válvula termostática, pois estava sem. Temperatura normal.

3. tampamos um buraquinho (durepox) do selo ao lado do turbo-compressor, porém continuou vazando (200ml / dia) por um selo traseiro (acho q vai ser nescessário retirar o cabeçote para trocar aquele selo). temperatura sempre normal, apenas enchendo o reservatório uma vez a cada dois dias

4. há uns 10 dias atrás começou a esquentar um pouco acima do meio do ponteiro!!

5. a situação piorou (lógico! não ia resolver sozinho - e problemas não resolvidos sempre pioram ha ha ha ha), mais quente, porém antes do máximo. Comecei a andar com a tampa do reservatório aberta, pois descobri q assim não esquentava, porém vazava uns 2 litros de água a cada volta que eu dava. chegava a vazar +10l de água por dia!

6. cansado de ficar pegando água mineral de uma cacimba dum amigo; fui numa retífica de um outro amigo, para ele abrir o cabeçote (trocar o selo) e ver este problema também.

7. então lá ele falou: é ar no radiador... desconfiado e incrédulo, eu mesmo soltei uma mangueirinha fina que liga o radiador ao reservatório (parte superior do radiador) e... era isto mesmo.

8. desceu uns 4 litros de água para o radiador (ele estava com pouca água, pois antes a água não conseguia ir para ele, devido à pressão do ar!).

9. agora o motor está só vazando umas 200ml por dia pelo selo traseiro (daqui para o fim do mês vou parar numa retífica, pois vai ser nescessário retirar o cabeçote ou o motor todo para trocar este selo - vou aproveitar e trocar todos os selos e dar uma "geral" no cabeçote).

Fica a dica 1: sempre q colocar água na ranger, retire o ar do sistema.
dica 2: faça isto com o motor funcionando
dica 3: nunca, nunca mesmo, coloque água de torneira (com cloro) e use algum aditivo anti ferrugem
dica 4: após pequenos aquecimentos, trocar o óleo mineral
dica 5: a ranger tem um "bujão" no topo da sede da válvula termostática, por onde é possível retirar o ar do radiador também.

T+
Daniel

dsamaz
13/06/2011, 00:08
Sobre a dica 5 que acabei de postar, complemento que não tenho certeza desta possibilidade. Não sei com certeza se abrir aquele bujão sobre a sede da válvula termostática teria o mesmo efeito do que eu fiz: soltar uma mangueirinha fininha que liga o radiador ao reservatório de água.

Walter L. L. Casitta
13/06/2011, 07:49
Sobre a dica 5 que acabei de postar, complemento que não tenho certeza desta possibilidade. Não sei com certeza se abrir aquele bujão sobre a sede da válvula termostática teria o mesmo efeito do que eu fiz: soltar uma mangueirinha fininha que liga o radiador ao reservatório de água.

O títulos dos tópico que postou deveria ser: Receita de como destruir um motor

Pra tirar o ar é só tura essa mengueirinha mesmo.

Agora, um selo furado indica que todos os outros também estão próximos de furar, então tem que tirar o motor e trocar todos. Esse motor deve ter andado sem o aditivo correto por muito tempo e o radiador não demora a pipocar também. Por estar sem a válvula já deve ter superaqueceu. Ninguém tira a válvula de graça.

Agua mineral é uma desgraça para o motor. Como o nome diz: Mineral. Água sem aditivos deveria ser destilada, mas água da torneira aditivada é o 100% correto...

Imperador!
13/06/2011, 08:25
No manual de serviço do NGD tem dizendo que o procedimento correto para tirar o ar é pelo bujão da válvula.

dsamaz
13/06/2011, 08:46
Tudo bem Walter,

Sobre o que escreveste:
"Agua mineral é uma desgraça para o motor. Como o nome diz: Mineral. Água sem aditivos deveria ser destilada, mas água da torneira aditivada é o 100% correto.."

Por que a água mineral é ruim para o motor? Os minérios contidos nela não são danosos (a curto prazo) para o motor. Lógico que somente com água mineral a oxidação ocorrerá, pois qualquer metal exposto à água + ar são corroídos pelas bactérias (isto mesmo, bactérias).

Água com cloro (torneira) sim é péssimo, pois além da corrosão natural, temos a corrosão pelo cloro.

T+
Daniel

Walter L. L. Casitta
13/06/2011, 08:48
No manual de serviço do NGD tem dizendo que o procedimento correto para tirar o ar é pelo bujão da válvula.

O bujão é de plástico e não sai fácil. Acaba estragando se for retirado como uma ferramenta comum. Melhor tirar a mangueirinha que fica ao lado.

Pequeno jr
13/06/2011, 08:58
O títulos dos tópico que postou deveria ser: Receita de como destruir um motor

Pra tirar o ar é só tura essa mengueirinha mesmo.

Agora, um selo furado indica que todos os outros também estão próximos de furar, então tem que tirar o motor e trocar todos. Esse motor deve ter andado sem o aditivo correto por muito tempo e o radiador não demora a pipocar também. Por estar sem a válvula já deve ter superaqueceu. Ninguém tira a válvula de graça.

Agua mineral é uma desgraça para o motor. Como o nome diz: Mineral. Água sem aditivos deveria ser destilada, mas água da torneira aditivada é o 100% correto...

Eu uso água da torneira + Aditivo

E a viatura nunca teve problema.

Ahh sim .. sobre ar no sistema ...final do ano passado ... indo para Paracatu-MG numa reta o ponteiro subiu que era uma beleza e eu nunca tinha tido esse problema.

A sorte foi que o Tico e Teco (neuronios) lembraram que no dia anterior eu tinha completado um pouco da água e feito algumas coisas no reservatorio da água. Resultado ... parei num posto e imaginei que era agua no sistema. Dito e feito ... e problema resolvido.

Walter L. L. Casitta
13/06/2011, 09:06
Tudo bem Walter,

Sobre o que escreveste:
"Agua mineral é uma desgraça para o motor. Como o nome diz: Mineral. Água sem aditivos deveria ser destilada, mas água da torneira aditivada é o 100% correto.."

Por que a água mineral é ruim para o motor? Os minérios contidos nela não são danosos (a curto prazo) para o motor. Lógico que somente com água mineral a oxidação ocorrerá, pois qualquer metal exposto à água + ar são corroídos pelas bactérias (isto mesmo, bactérias).

Água com cloro (torneira) sim é péssimo, pois além da corrosão natural, temos a corrosão pelo cloro.

T+
Daniel

A água certa é a agua deionizada, a mesma usada em bateria. Água torneiral e mineiral não são puras. A mineiral é pior, algumas são até radiativas e ainda tem que pagar.

A torneiral tem cloro mais se você esperar algumas horas o cloro evapora e fica só o fluor.

De qualquer forma usando com o aditivo você pode usar qualquer água, até o do rio amazonas...

O Aditivo da MWM custava só R$2,50 pra 15 litros, então não tem que ficar inventando moda...

Em tempo: Bactéria pra viver dentro de uma motor tem que ser muito macha!

Carlos A. C. Azevedo
13/06/2011, 09:39
Olá colegas,

Apenas para constar registro, minha ranger 2.8 ps também estava aquecendo - e borbulhando. Não gostaria de registrar, mas aconteceu... e para ajudar o povo daqui a não ser enganado, lá vai o relato:

1. estava normal há um mês atrás, embora vazava (500ml / dia) por um selo um pouco de água (eu ia completando sempre);

2. há 20 dias atrás coloquei a válvula termostática, pois estava sem. Temperatura normal.

3. tampamos um buraquinho (durepox) do selo ao lado do turbo-compressor, porém continuou vazando (200ml / dia) por um selo traseiro (acho q vai ser nescessário retirar o cabeçote para trocar aquele selo). temperatura sempre normal, apenas enchendo o reservatório uma vez a cada dois dias

4. há uns 10 dias atrás começou a esquentar um pouco acima do meio do ponteiro!!

5. a situação piorou (lógico! não ia resolver sozinho - e problemas não resolvidos sempre pioram ha ha ha ha), mais quente, porém antes do máximo. Comecei a andar com a tampa do reservatório aberta, pois descobri q assim não esquentava, porém vazava uns 2 litros de água a cada volta que eu dava. chegava a vazar +10l de água por dia!

6. cansado de ficar pegando água mineral de uma cacimba dum amigo; fui numa retífica de um outro amigo, para ele abrir o cabeçote (trocar o selo) e ver este problema também.

7. então lá ele falou: é ar no radiador... desconfiado e incrédulo, eu mesmo soltei uma mangueirinha fina que liga o radiador ao reservatório (parte superior do radiador) e... era isto mesmo.

8. desceu uns 4 litros de água para o radiador (ele estava com pouca água, pois antes a água não conseguia ir para ele, devido à pressão do ar!).

9. agora o motor está só vazando umas 200ml por dia pelo selo traseiro (daqui para o fim do mês vou parar numa retífica, pois vai ser nescessário retirar o cabeçote ou o motor todo para trocar este selo - vou aproveitar e trocar todos os selos e dar uma "geral" no cabeçote).

Fica a dica 1: sempre q colocar água na ranger, retire o ar do sistema.
dica 2: faça isto com o motor funcionando
dica 3: nunca, nunca mesmo, coloque água de torneira (com cloro) e use algum aditivo anti ferrugem
dica 4: após pequenos aquecimentos, trocar o óleo mineral
dica 5: a ranger tem um "bujão" no topo da sede da válvula termostática, por onde é possível retirar o ar do radiador também.

T+
Daniel

E por que voce não queira registrar que sua ranger super aqueeceu? o forum é pra isso ajudar os outros, e não pra guardar segredos de problemas muito menos de soluções...

NGDaniel
13/06/2011, 10:49
A água certa é a agua deionizada, a mesma usada em bateria. Água torneiral e mineiral não são puras. A mineiral é pior, algumas são até radiativas e ainda tem que pagar.

A torneiral tem cloro mais se você esperar algumas horas o cloro evapora e fica só o fluor.

De qualquer forma usando com o aditivo você pode usar qualquer água, até o do rio amazonas...

O Aditivo da MWM custava só R$2,50 pra 15 litros, então não tem que ficar inventando moda...

Em tempo: Bactéria pra viver dentro de uma motor tem que ser muito macha!

x2 em tudo.. inclusive dessa super bacteria macha.. :chorandoderir:

da ultima vez que limpei o sistema, botei agua destilada com aditivo, mas é pq eu tinha um galão sobrando (e tbm é tão barato que nem faz diferença).. não tem necessidade nenhuma, inclusive as ccs usam AGUA DA TORNEIRA mesmo, TODAS ELAS..... na primeira partida do carro o cloro evapora..

dsamaz
13/06/2011, 11:28
Olá Carlos, sobre o registro, não quero queimar o carro, pois a culpa não é completamente do sistema do motor (como em alguns carros de marca japonesa), embora este poderia eliminar o ar sozinho, como em inúmeros carros.

NGDaniel, sobre o cloro, procede realmente que ele se evapora em cerca de 50 graus Celsius. O problema é que não sabemos exatamente qual o tipo / concentração de cloro existente nas nossas torneiras. Se colocarem aqueles de piscina, com certeza é mais difícil de evaporar.

T+
Daniel

E por que voce não queira registrar que sua ranger super aqueeceu? o forum é pra isso ajudar os outros, e não pra guardar segredos de problemas muito menos de soluções...

Imperador!
13/06/2011, 18:46
O bujão é de plástico e não sai fácil. Acaba estragando se for retirado como uma ferramenta comum. Melhor tirar a mangueirinha que fica ao lado.

Isso é verdade. Tem que ter uma sextavada 20'' para sair legal.

jvc
13/06/2011, 20:00
x2 em tudo.. inclusive dessa super bacteria macha.. :chorandoderir:

da ultima vez que limpei o sistema, botei agua destilada com aditivo, mas é pq eu tinha um galão sobrando (e tbm é tão barato que nem faz diferença).. não tem necessidade nenhuma, inclusive as ccs usam AGUA DA TORNEIRA mesmo, TODAS ELAS..... na primeira partida do carro o cloro evapora..

eu sempre achei q a agua tinha q ser desmineralizada/desionizada... q aditivo vcs. colocam com agua de torneira? esses pra radiador vendidos em supermercado mesmo?! Abs.

Walter L. L. Casitta
13/06/2011, 20:06
eu sempre achei q a agua tinha q ser desmineralizada/desionizada... q aditivo vcs. colocam com agua de torneira? esses pra radiador vendidos em supermercado mesmo?! Abs.

Para os motores da Ranger, o aditivo original da MWMInternational que é concentrado. 500ml ou 250ml (não me lembro bem) para 15 litros de água e custa menos que R$10,00...

Imperador!
13/06/2011, 20:45
Depois que eu fiz o cabeçote do meu carro, na autorizada MWM disseram que eu JAMAIS colocasse água 'comum' no carro.
Somente destilada.

Vou seguir a dica deles, mas todo mundo diz uma coisa diferente...

Walter, é 500ml para 15L de água. Logo pra Ranger 3.0 (7,0L de água), usa-se 250ml de aditivo.

Walter L. L. Casitta
13/06/2011, 20:52
Depois que eu fiz o cabeçote do meu carro, na autorizada MWM disseram que eu JAMAIS colocasse água 'comum' no carro.
Somente destilada.

Walter, é 500ml para 15L de água. Logo pra Ranger 3.0 (7,0L de água), usa-se 250ml de aditivo.

3.0 só 7 litros? Acho que não em? No 2.8 são 13 litros...

RGamaJr_4x4
13/06/2011, 20:55
Somente destilada.

Também só uso água destilada com um aditivo MWM vermelho. Qual a cor desse que vocês usam?
A 3.0 só pega 7 litros d'água no sistema???

RGamaJr_4x4
13/06/2011, 21:17
O que uso é o da foto anexa, cor vermelha.

7 litros deve ser de óleo de motor no 3.0
Se não me engano, no 2.5 são 11 litros no sistema de arrefecimento.

Imperador!
13/06/2011, 21:24
Faz pouco mais de um mês que troquei a água do sistema retirando bujão na parte inferior do radiador.
PEgou 7 L certinho e fazendo a abertura do suspiro na válvula termostática, não pegou mais nenhuma gota de água depois.

Óleo de motor são 9L com filtro, salvo engano.

Carlos A. C. Azevedo
13/06/2011, 21:27
Olá Carlos, sobre o registro, não quero queimar o carro, pois a culpa não é completamente do sistema do motor (como em alguns carros de marca japonesa), embora este poderia eliminar o ar sozinho, como em inúmeros carros.

NGDaniel, sobre o cloro, procede realmente que ele se evapora em cerca de 50 graus Celsius. O problema é que não sabemos exatamente qual o tipo / concentração de cloro existente nas nossas torneiras. Se colocarem aqueles de piscina, com certeza é mais difícil de evaporar.

T+
Daniel

Mas ai é que tá o negocio, todos que tiveram carro que superaqueceu apareceu por aqui muito puto, mas não teve a menor pena de queimar o carro. e também de trazer a solução como o amigo AKPG, RicardoMalta, Costalonga...
Agora olha ai do jeito parece que tu trabalha na ford, já sabes quando chega a nova ranger??:dance::dance::dance:
:?

Imperador!
13/06/2011, 21:38
Pessoal, deixa eu me corrigir:
Na verdade, são 11L. É porque como eu tinha 4L de água aqui em casa, acabei comprando só 7L, aí me confundi.
Acabei de conferir no manual, são 11,6L no 3.0.

Costalonga
13/06/2011, 21:43
Imperador, tu usa agua desmineralizada, aquelas que compra em loja de bateria?

Putz, como queria que a L200 tivesse pelo menos 10 Litros no radiador, falando nisso, será que a Amarok é quantos Litros, com aquele motor pequeno deve ter uns 8 Litros.

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Imperador!
13/06/2011, 21:46
Essa mesma... desmineralizada.

Costalonga
13/06/2011, 21:49
Tu pago quanto em cada litro?

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Imperador!
13/06/2011, 21:53
1 realzinho...

Costalonga
13/06/2011, 21:54
Filé!
Como estou comprando um Tracker 2002 eu vo dá uma limpada no radiador pra garantir, ai vou por essa agua ae!

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

BRAVOECONOVEMBER
13/06/2011, 22:33
Pois é, a galera fala direto, mas sempre usei água da torneira com aditivo. Todas as vezes que tive problema com sistema de refrigeração de carro não foi por causa da água da torneira, mas sim por água sem aditivo, cheia de corrosão, selo vazando...
Em tempo, rodar com o carro sem a tampa do reservatório é a maior furada. A pressão maior, junto com o aditivo, ajuda a não ferver a água (lembram do princípio da panela de pressão?). Vai sair água tampa acima mesmo. E ficar repondo só com água em seguida vai fazer acabar com a concentração do aditivo. Além do aditivo em si evaporar se deixar aberto.
Ou seja, não precisa inventar. É só manter direitinho.

Pequeno jr
13/06/2011, 23:28
O que uso é o da foto anexa, cor vermelha.

7 litros deve ser de óleo de motor no 3.0
Se não me engano, no 2.5 são 11 litros no sistema de arrefecimento.

Eu tbm estou usando este.

O preço não me recordo, mas foi barato d+

NGDaniel
14/06/2011, 07:09
Água destilada é muito barata.. acho que da ultima vez paguei 1 conto por litro.. nao compensa botar agua da torneira..

mas vc so vai conseguir coloca-la se vc mesmo for mecher, pq se levar em qq mecanica ou ccs, vao colocar agua de torneira..

Estou usando o aditivo da petrobrás, tinha posto o aditivo MWM mas tive de trocar d-novo por causa do problema na bomba d'agua, dai fiquei com preguiça de ir na mwm que é longe absurdo (e caro tambem, 20 pau).. .. é a mesma formula, praticamente, so muda a embalagem e o corante...

RGamaJr_4x4
14/06/2011, 08:32
Água destilada é muito barata.. acho que da ultima vez paguei 1 conto por litro.. nao compensa botar agua da torneira..

mas vc so vai conseguir coloca-la se vc mesmo for mecher, pq se levar em qq mecanica ou ccs, vao colocar agua de torneira..

Estou usando o aditivo da petrobrás, tinha posto o aditivo MWM mas tive de trocar d-novo por causa do problema na bomba d'agua, dai fiquei com preguiça de ir na mwm que é longe absurdo (e caro tambem, 20 pau).. .. é a mesma formula, praticamente, so muda a embalagem e o corante...

NGDaniel,

todo mundo diz que o da MWM custa merreca, mas também tenho pago R$ 20 nele.
Quanto à água destilada depois passada num purificador tenho conseguido di grátis.

jvc
14/06/2011, 08:47

Aqui em BSB eu achei agua destilada em loja de bateria custando entre R$5 e R$10 (nego deve achar que todo mundo aqui é político, só pode ser...) !!!! Tem uma loja de produtos químicos em Taguatinga (Casa da Química) que vende o galão de 5 lts. por R$8,85... (R$1,77/litro)...

Imperador!
14/06/2011, 08:58
NGDaniel,

todo mundo diz que o da MWM custa merreca, mas também tenho pago R$ 20 nele.
Quanto à água destilada depois passada num purificador tenho conseguido di grátis.

Aqui o aditivo custa R$ 12 p/ 30L, isso na oficina da MWM. É tão barato que nem fui querer saber o preço na loja.
Esse preço de 1,77 por litro, eu considero já compensar...

Carlos A. C. Azevedo
14/06/2011, 09:30
E não tem aquele caso de quando a temperatura de trabalho do motor é alcançada o cloro a agua da torneira não evapora toda? E também, será que o aditivo não faz nenhuma reação com a agua da torneira?

RGamaJr_4x4
14/06/2011, 10:40
A vantagem da água destilada não é só a ausência de cloro, mas de todos os sais e quaisquer substâncias dissolvidas presentes na água de torneira.

Não é frescura, é que já tive que trocar o cabeçote (de alumínio!) por causa de um caruncho provocado por corrosão. Culpa da falta de cuidado com o líquido de arrefecimento pelo antigo dono que doeu no meu bolso.

Imperador!
14/06/2011, 11:21
A vantagem da água destilada não é só a ausência de cloro, mas de todos os sais e quaisquer substâncias dissolvidas presentes na água de torneira.

Não é frescura, é que já tive que trocar o cabeçote (de alumínio!) por causa de um caruncho provocado por corrosão. Culpa da falta de cuidado com o líquido de arrefecimento pelo antigo dono que doeu no meu bolso.

É isso mesmo. Acabei de refazer o cabeçote da minha Ranger, inclusive relatei no fórum, a corrosão é um negócio absurdo.
Mas com certeza foi uma cagada do dono antigo. Mesmo assim, de agora em diante, só água destilada.

Carlos A. C. Azevedo
14/06/2011, 11:43
É isso mesmo. Acabei de refazer o cabeçote da minha Ranger, inclusive relatei no fórum, a corrosão é um negócio absurdo.
Mas com certeza foi uma cagada do dono antigo. Mesmo assim, de agora em diante, só água destilada.

Realmente, isso compensa muito mais do que usar agua comum da torneira...

RANGER FEDERAL
14/06/2011, 17:49

Só para constar, na minha ex RANGER 3.0 2007, também por negligência do antigo dono, os selos foram para o saco e ela esquentou. Fora isso, a temperatura nunca oscilava, nem quando a tocada estava acima dos 170 (no GPS) por mais de hora de viajem.

dosciatti
29/06/2011, 12:22
Bom dia Pessoal, sou novo no Fórum. Possuo uma ranger 2005/2006 - 3.0, atualmente com 160 mil km. Estava com um problema idêntico ao postado no início do fórum - o ponteiro chegava no vermelho, mas não fervia - após ler exaustivamente sobre o assunto aqui, acabei descobrindo, e agora relatando que o problema é no ventilador hidrostático. Fico grato a todos que postaram aqui os relatos. Foi de grande importância para a resolução do problema em questão.

Mas fica a dica que podem ser quatro os problemas a serem vistos antes de iniciar a troca de peças:

1 - Válvula termostática
2 - Bomba d´água
3 - Chicote que levam até os sensores
4 - Ventilador Hidrostático (que no caso da minha ranger era esse o problema).

Att. a todos

Pedro Zago
29/06/2011, 18:02
Eu tinha uma ranger 2.8 Limited 04/04... aos 90mil Km aproximadamente tive a mesma coisa... troquei tudo que poderia estar errado... até que um dia eu tive que arrumar o cabeçote... depos que arrumei o cabeçote, a turbina (TGV) começou a fazer barulhos estranhos... até que um dia esse barulho foi aumentando, quando estava passando na policia rodoviaria federal a uns 40km/h o motor literalmente "DISPAROU"! deu reversão no TGV (turbo) jogando o oleo do carter pra queimar, tirei a chave, não adiantou, abri o capô e puxei a mangueira do filtro de óleo... no final quando o mecanico viu, tinha fundido o motor.... depois que eu o retifiquei ficou zerado, mas por precaução vendi ela e comprei uma XLT 2010

csjahel
06/11/2011, 08:31
Não consegui retirar a agua do sistema da minha 3.0 2005, tirei o bujaozinho de cima da valvula, nao acontece nada so vejo a agua, tirei a mangueira que pega por cima só fica saindo agua da valvula, tirei a otra mangueira não sai nada nem agua nem ar.... e agora?

Imperador!
06/11/2011, 09:34
Não consegui retirar a agua do sistema da minha 3.0 2005, tirei o bujaozinho de cima da valvula, nao acontece nada so vejo a agua, tirei a mangueira que pega por cima só fica saindo agua da valvula, tirei a otra mangueira não sai nada nem agua nem ar.... e agora?

Tu quer trocar a água do carro?

willianef
30/11/2011, 17:28
Boa tarde velociraptor, sei que ja faz tempo, mais estou com mesmo problema, ou melhor identico, com minha ranger 2,8 2002, como voce resolveu o problema dela? Desta já agradeço....

Walter L. L. Casitta
30/11/2011, 17:40
Boa tarde velociraptor, sei que ja faz tempo, mais estou com mesmo problema, ou melhor identico, com minha ranger 2,8 2002, como voce resolveu o problema dela? Desta já agradeço....

Amigo, esse cara postou aqui a mais de três anos atras e nem deve ter Ranger mais. Melhor descrever o seu problema para que os outros possam te ajudar...

willianef
06/12/2011, 20:40
Boa noite amigos do forum 4x4, Tenho uma ranger 2002 4x4 CD hoje ela ta com 102000 km rodados, revisão ensima de tudo, nunca viajo sem verificar tudo nela, vou contar o historico completo dela, a 2 anos atras comprei ela do meu vizinho com 7 anos de uso com 52000km e nunca tinha colocado ela na terra, ou mesmo passado de 120km/h e nem ligado a tração 4x4 dela, digo histo com muita certeza, pois a unica vez que ví ele viajar nela foi pra bh, 800km ida e volta, ele é mais velho e só comprou ela pq queria ter uma caminhonete zera, mais sempre usava seus carros 1.0 pra rodar, peguei ela e como sempre tive carro a gasolina dei o maior cacete nela, não sabia que motor a diesel tinha lá sua forma e limitações de uso, como cortar o giro do motor, de cara ja foi pra serra da canastra no mesmo dia que eu comprei, 100km terra muendo tudo, e com histo logo logo ela queimou a junta do cabeçote, ate ae tudo bem ela começou a esquentar mais baixava agua do reservatorio, depois de varetar o radiador, verificar ponto e valvulas meu mecanico tirou o cabeçote e achou o problema, ficou um doce viagei + de 5000 km pra bahia e tudo certo, parei de dar cacete, pq tb num sabia que manutenção de carro a diesel era tão cara, bom vamos ao assumto que interessa, de 1 ano pra cá ela começou a esquentar quando ando na estrada com ar ligado e a mais de 120km/h, quando vou pra serra que é estrada de terra e tem que mudar muitas marchas ou na cidade, tudo certo nada de esquentar, porem é só colocar na estrada que ela começa a aquecer, sem o ar ligado ela tb começa a subir o ponteiro, mais demora um pouco mais, notei que ela sobe quando forço mais ela, tipo uma ultrapassagem eu uma subida mais longa, começeu todo processo novamente, de cara tirei o radiador e o cara condenou ele, comprei um radiador do meu amigo que comprou uma ranger no leilão, para usar as peças no JPX dele, e ate intão a ranger tava rodando muito bem só com NF mais num tinha este problema de aquecimento, e nada, mandei regular valvula e nada, teve um doido aqui que falou que era a turbina que podia ta com problema pq tinha vazamento, mais um leve merejo de oleo acho que é normal nas turbinas TGV, apos 9 anos de uso, intao fui em outro mecanico, de cara ele me perguntou qual o consumo dela, eu disse que estava dando no maximo 8 na estrada, mais com ar ligado e sempre a 120 ou 140, e ele me disse que poderia ser a bomba injetora, como ela estava gastando muito e não estava dando a potencia correta, e com isso ela andava menos e eu forçava ela mais, na verdade depois que ele disse isso, ate pensei bem e realmente ela num tem a mesma potencia que tinha antigamente, pois andava muuuiito na estrada, e com isso não sei o que faço, se simplesmente uso ela assim e quando ela for aquecendo eu tiro o pé e ela volta ao normal, ou se gasto uma fortuna com estes doidos que querem toda hora trocar algo pra ver q q dá, se alguem ja passou por isso amigos me ajudem, sei que ficou grande o texto, mais expliquei bem o historico desta caminhonete, amo ninha azulinha, num queria passar ela pra frente por causa disso, quero fazer uma ranger off road dela no futuro..... obrigado por enquanto

RGamaJr_4x4
06/12/2011, 20:52
Amigo,

muitos problemas para uma 2.8 com apenas 102k km. Nesses 2 anos que vc rodou 50k km, qual foi a manutenção que você deu (óleo, aditivo do radiador, etc.)?

Imperador!
06/12/2011, 21:25
Ainda não foram verificados itens básicos como tampa do reservatório de expansão e bomba d'água.
BI desregulada realmente pode provocar aumento da temperatura do motor, mas não sei se os sintomas se encaixariam na descrição que você fez.

Francescolli
06/12/2011, 22:21
faz uma revisão no sistema !! kkkk Bomba d´agua, valvula termostatica, tampa do reservatorio. parta do mais facil mas se nada disso resolver, faça um revisão em bomba e bicos q se ela naum tein mais a força q tinha o problema pode ser ai !! ela faz mta fumaça preta ??

Carlos A. C. Azevedo
06/12/2011, 22:53
Isso ta com cara de bomba dagua, quase a mesma coisa do NGDaniel teve na 3.0 dele... dá um olho nisso ai willianef

Poussin
01/03/2012, 01:01
Boa Noite,

Eu vou reativar esse topico pois eu tambem tem problema de aquecimento. Com é meu primero post vou apresentar um pouco do meu historico. Primeramente queria agradecer muito o forum e todos os participantes pois me ajudaram muitos !!! particuliaramente Edintruder e Walter. Deixa apresentar meu carro: A 3 meses depois de ler varias opinião nesse forum comprei uma ranger Xl 4X4 2.8L 2002 com 95000km. Com o apoio do forum ja realizei varias coisas: O engate do 4X4 não funcionava: Desmontei o motor de engate ( ele tava cheio de agua e todo ferugado) limpei tudo é colocei novas mola nos carvâo do motor eletrico pois eles tinham sumidos( usei mola de caneta!!!) e tudo voltou a funcionar perfeitamente. Troquei todas as correias ( A dentada tava com muuuuuito folga). Troquei o embreagem + atuador pois o liquido tava baixando muito. Eu escutava um barulho de lata acabo descubrido que a borracha do cardan de tracção estava furada e que a junta homocinetica estava cheio de baro e areia. Desmonte a junta. Limpe tudo tire as bolas etc coloquei graixa nova remonte tudo viu que tinha uma pequena folga ( mais razoavel) Coloquei uma borracha (usado em amortecedor de motos) para proteger e acabo o barulho.Troquei as balanças superior, pivos inferior pois tinha pequena folga. Fiz balançamento, alinhamento, caster ,cambagem. Troquei fluido de direcção, oleo de transmisão( normal é reduzida), oleo dos diferential. Resolviu o problema dos limpadores que não parava. Troquei as lampadas queimadas do painel é dos botôes. Sou muito feliz com esse carro anda muito bem sem barulho nemhum (so a turbina TGV assobiando um pouco mais vou postar em outro topico sobre o assunto) Achei o carro potente e muito comfortavél.

Agora vamos voltar ao sujeito desse topico. minha ranger fica sempre com o ponteiro de temperaratura no meio. Mesmo subindo o a 130 na estrada mais se eu liga o Ar os problemas començam. Se eu sou na estrada a 120 o ponteiro de temperatura subi so um pouco mais se eu sou no transito ele subi ate o vermelho. Se eu parou o ar ele voltou a metade em apenas 5 min.. Ahh detalhes eu estou perdendo um pouquinho de liquido de arefecimento ( aproxidamente 0,3l cada 1000 km ) não tem vazamento aparente. O liquido está muito limpo. Algumas dicas de a onde deve començar o diagnostico?????

Mais uma vez muito Obrigado a todos

PS : Desculpa pelas erros de portuguese mais eu não sou brasileiro e eu estou aprendendo ainda

NGDaniel
01/03/2012, 06:26
Ela aquece quando vc esta no transito na cidade e quando anda rapido, com vento, volta a temparatura normal..

Ta com cara de ser ventuinha... veja se está acoplando...

RGamaJr_4x4
01/03/2012, 07:52
Poussin

Como o NGDaniel disse, pode ser o acoplamento viscoso da ventoinha. Isso se o problema só ocorre no trânsito em baixa velocidade.

Mas me diga uma coisa, como você resolveu o problema dos limpadores que não paravam?

Abraço

Robson de Arruda
09/03/2012, 16:11

Abraços a todos.

Antes de dizer como foi solucionado esse problema que tambem tive da mesma forma e circunstância, queria agradecer a todos do FORUM, pois tem sido de muita importancia a ajuda de todos. Tive o mesmo problema que nosso companheiro e após ter lido todos os comentários e ter separado as seguintes dicas: embreagem viscosa, válvula termostatica, bomba dágua, e medidor de temperatura, decidi resolver o problema. Minha Ranger tem 85000km, ano 2008, xls 4x4 e nunca tinha sido feito algum tipo de manutenção mais pesada, após a verificação do mecanico que sempre mexeu nela depois que adiqueri,verificamos que o problema era BOMBA D'AGUA que estava totalmente preso o rotor da mesma. Constatamos que a válvula termostática não tinha sido trocada e segundo o que vi aqui no FORUM a vida util é de aproximadamente de 60000km. Diante disso fiz uma manutenção geral no sistema de arrefecimento da Ranger, foi varetado o radiador, trocado todos os liquidos para resfriamento do sistema, vistoria nos mangotes que estavam OK, e a substituição da válvula e BOMBA D'AGUA. Manter o carro em bom estado de conservação reduz possiveis problemas que venha a acontecer na estrada, ja que faço viagems constantes e com a família gastei um pouco para a solução do problema. R$ 2000,00 foi o que gastei nesta manutenção, alias ainda troquei o cilindro mestre que estava com problema. Agradeço a todos as postagens que muito me ajudaram e espero tambem ajudar a alguem que venha prescisar, abraços Robson.

Daniel.Shimomoto
09/03/2012, 21:03
Boa Noite,

Eu vou reativar esse topico pois eu tambem tem problema de aquecimento. (...)

Bom. Considerando que sua Ranger perde pouquissimo liquido de arrefecimento, pode-se praticamente descartar problemas no cabeçote.

Dessa forma, se a temperatura sobe e sua Ranger não faz nenhum barulho anormal de ventilador, minha sugestão é que verifique o acoplamento viscoso da hélice do ventilador como o NGDaniel e o Rogerio bem mencionaram.

Verifica o estado da bomba de água: Se a pessoa nao colocava liquido com fluido, existe a chance de danos na bomba de água. Uma bomba ruim não consegue bombear a água de maneira satisfatoria. Tempos atrás, um Santana de um conhecido fervia muito. Chegou-se a desmontar o cabeçote do carro para ver o que ocorria e nenhum sinal. Quando retirou-se a válvula termostática, o Santana simplesmente parou de ferver. Como esta era nova só sobrou a boma dágua, substituida e recolocada a válvula, o carro voltou a normalidade.

marciomeurer
10/03/2012, 11:32
isso ai pra mim é bomba d'água ou válvula termostática

Wgalam
29/03/2012, 19:32
Tenho o mesmo problema na minha Ranger, mas não chega no vermelho.
Como testar a embreagem viscosa, alguém sabe?
Se o problema for na bomba ou na válvula termostática, o motor não era para aquecer sempre, mesmo com o ar desligado?
Obrigado

NGDaniel
29/03/2012, 20:01
Se for Bomba ou valvula, provavelmente elas so vao esquentar na estrada, quando vc atingir a 5a marcha a 110 km/h..
Ventuinha com acoplamento viscoso basta ouvir o barulho do motor quando chega na temperatura de trabalho (no meio do mostrador) vc liga o ar, em poucos minutos deve acionar a ventuinha e fazer barulho de turbina de aviao quando vc acelera..

Imperador!
29/03/2012, 20:03
Tenho o mesmo problema na minha Ranger, mas não chega no vermelho.
Como testar a embreagem viscosa, alguém sabe?
Se o problema for na bomba ou na válvula termostática, o motor não era para aquecer sempre, mesmo com o ar desligado?
Obrigado

Tua Ranger é V6, não é?

Marcelo Corradi
30/03/2012, 12:11
na V6 a ventuinha toca direto, o tempo todo.

Wgalam
30/03/2012, 13:19
A minha é 4.0 V6 98.

Sagaz
30/03/2012, 21:30
Amigos to precisando de ajuda com a minha tbm que está aquecendo :(
Bom vamos a hist completa rsrs.... Eu comprei minha ranger a 4 meses , e quando comprei ele veio com a tampa do reservatório de água quebrada ( era uma tampa de gol) dai troquei a tampa e notei que a água tava sumindo. Levei a um mecânico i vimos que o selo do bloco q pega por traz da carcaça da bomba d'agua tava ruim , troquei ele , dai o carro ficou com a temperatura meio alto , quase no final daquela linhazinha que marca no painel ( procurei com outros donos e todos me falaram que fica meio q no começo dessa linha) além disso água estava sumindo , voltei ao meu mecânico que diagnosticou junta , dai troquei a junta do cabeçote e plainei ele ( infelizmente meu cabeçote ficou mt baixo cerca de 0,01mm abaixo do limite mínimo) mas o "cara " da retífica disse q poderia usar só iria aumentar a pressão do motor, quando montamos verificamos e não ficou batendo válvula na cabeça do pistão. Bom lá foi eu todo feliz achando que meu problema havia acabado , mas continuou com temperatura alta ( se ligar o ar então fica mais alta ainda), dai providenciei o reservatório e tampa novos originais ford, vi também que meu carro estava sem válvula termostática, pus uma nova original ( válvula , carcaça e sensor ), mandei varetar tbm o radiador e continua aquecendo. Dai fiz um teste de quando ela está com a temperatura mt alta por a mão no radiador em cima e em baixo na parte de cima fica bem quente , parte debaixo fria , dai na mangueira antes daquela espécie de T que tem na saída do radiador fica frio após ele fica mt quente ... tenhos a impressão que a água não está circulando direito pelo sistema como se houvesse alguma pressão no sistema ou "caverna" entupida , a bomba d'agua eu tirei e aparentemente tá boa. Outra coisa que eu notei foi que rodei uns dias sem a tampa do reservatório e a temperatura ficava bem mais baixa.... Galera me ajudem ai vc 's q já são mais experientes com o carro. desde já obrigado a ajuda de todos, tó bem preocupado com isso afinal sou dono de ranger a pouco tempo e pesquisei antes sobre o carro e só ouvi falar bem dela , mas infelizmente a minha veio "premiada" rsrs. desde já obrigado a todos !

Imperador!
31/03/2012, 10:58
A minha é 4.0 V6 98.

Nesse caso, esquece a questão da ventoinha (que funciona diferente que nos motores à diesel).
Começa pelo normal: tampa do radiador, depois testa as VT (se estão travadas ou fechadas - se abertas o motor deveria trabalhar todo tempo frio; se fechadas, o motor tende a aquecer).

Imperador!
31/03/2012, 11:07
Amigos to precisando de ajuda com a minha tbm que está aquecendo :(
Bom vamos a hist completa rsrs.... Eu comprei minha ranger a 4 meses , e quando comprei ele veio com a tampa do reservatório de água quebrada ( era uma tampa de gol) dai troquei a tampa e notei que a água tava sumindo. Levei a um mecânico i vimos que o selo do bloco q pega por traz da carcaça da bomba d'agua tava ruim , troquei ele , dai o carro ficou com a temperatura meio alto , quase no final daquela linhazinha que marca no painel ( procurei com outros donos e todos me falaram que fica meio q no começo dessa linha) além disso água estava sumindo , voltei ao meu mecânico que diagnosticou junta , dai troquei a junta do cabeçote e plainei ele ( infelizmente meu cabeçote ficou mt baixo cerca de 0,01mm abaixo do limite mínimo) mas o "cara " da retífica disse q poderia usar só iria aumentar a pressão do motor, quando montamos verificamos e não ficou batendo válvula na cabeça do pistão. Bom lá foi eu todo feliz achando que meu problema havia acabado , mas continuou com temperatura alta ( se ligar o ar então fica mais alta ainda), dai providenciei o reservatório e tampa novos originais ford, vi também que meu carro estava sem válvula termostática, pus uma nova original ( válvula , carcaça e sensor ), mandei varetar tbm o radiador e continua aquecendo. Dai fiz um teste de quando ela está com a temperatura mt alta por a mão no radiador em cima e em baixo na parte de cima fica bem quente , parte debaixo fria , dai na mangueira antes daquela espécie de T que tem na saída do radiador fica frio após ele fica mt quente ... tenhos a impressão que a água não está circulando direito pelo sistema como se houvesse alguma pressão no sistema ou "caverna" entupida , a bomba d'agua eu tirei e aparentemente tá boa. Outra coisa que eu notei foi que rodei uns dias sem a tampa do reservatório e a temperatura ficava bem mais baixa.... Galera me ajudem ai vc 's q já são mais experientes com o carro. desde já obrigado a ajuda de todos, tó bem preocupado com isso afinal sou dono de ranger a pouco tempo e pesquisei antes sobre o carro e só ouvi falar bem dela , mas infelizmente a minha veio "premiada" rsrs. desde já obrigado a todos !

Cara, quando tu for escrever aqui no fórum dá um espaço entre os parágrafos, fica melhor de ler :concordo:

O que você já fez:
a) trocou tampa do reservatório
b) retífica de cabeçote (fora da especificação)
c) trocou VT

Continua esquentando e a água no radiador por baixo está fria.

Diagnóstico: a água não está circulando no motor. Duas razões básicas -> a) VT travada (teste: retirar a VT e testar se dá aquecimento sem ela; testar também a VT em água aquecendo no fogão, pra ver se ela está "abrindo") b) bomba d'água com pouca vazão (as aletas da bomba d'água costumam se desgastar por conta de mistura de aditivos e das impuras da própria água. Então é possível que ela esteja funcionando de forma ineficiente, posto que não ter "força" pra colocar a água pra circular)

No mais, eliminando todos esses detalhes aí, a temperatura é pra ficar normal. Se não ficar, restam três coisas somente: I) radiador danificado ; II) cabeçote danificado; III) sensor de temperatura do painel do carro danificado.

​Abraço :concordo:

luisrief
05/04/2012, 14:29
Boa tarde, acabo de chegar por aqui e ja de antemao agradeco por me aceitarem e compartilharem estas informacoes tao preciosas e que nos fazem economizar na hora dos problemas.
Tenho uma ranger 2.8 ps 2002 Xlt, Tgv. E realmente a minha estava fervendo e muito. JA ESTOU NA TERCEIRA TENTATIVA DE CONSERTO.
Peguei o carro a 3 meses e nos primiros dias fui de sp a parati rj rodei uns 800km ida e volta. Logo na ida eu notei que a temperatura com o ar ligado foi para proximo do vermelho. Preferi nao ligar o ar durante a viagem, fora 2 paradas por entrada de ar no tanque, fui e voltei numa boa. Assim que retornei fui ao mecanico para arrumar a boia e tambem verificar o sistema de agua. aparentemente tudo normal peguei o carro, na cidade realmente nao estava esquentando.
Uma semana depois fui de casa a maresias 250km e mesmo sem ligar o ar o carro ja estava trabalhando numa temperatura acima do normal mais sem ferver, voltei com um pouco de receio mais ok. Voltei pro mecanico que trocou polia viscosa, helice, varetou o radiador, verificou as mangueiras bomba d'agua e colocou uma valvula original mwm. ao ligar o carro ainda na oficina a temperatura subiu demais e tivemos que tirar a valvula. Peguei o carro novamente e tres dias depois comecou a ferver mesmo passou bastante do vermelho, parei o carro esfriei e fui guardar em casa ate segunda para levar ao mecanico pela TERCEIRA VEZ...
Tirou o cabecote e a junta nao estava queimada, mandou para o teste de trincas e incrivelmente nao estava trincado somente empenado 2mm mandei fazer completo e ja esta em montagem A PERGUNTA E NAO TINHA DEFEITO, SERA QUE VAI FUNCIONAR???SERA QUE CONTINUARA ESQUENTANDO???
ASSIM QUE PEGAR O CARRO POSTO OS ACONTECIDOS.
OBRIGADO E DESCULPEM PELA QUANTIDADE ESCRITA.

RGamaJr_4x4
05/04/2012, 22:21
luisrief

É possivel que o problema persista, já que cabeçote e junta estavam ok.
Se não tava baixando água seria melhor nem ter mexido no cabeçote.

Se o sistema de arrefecimento foi todo conferido e tá ok, começa a partir pra regulagem de válvulas, ponto da bomba.. até BI e bicos ruins podem causar um superaquecimento.
como está o rendimento dela? Velocidade máx.?

dsamaz
06/04/2012, 01:59
Tudo bem Luis?

"A PERGUNTA E NAO TINHA DEFEITO, SERA QUE VAI FUNCIONAR???SERA QUE CONTINUARA ESQUENTANDO???"

Sim, com certeza absoluta! Vai continuar esquentando, empenando cabećote, quebrando, enquanto não resolver o problema definitivamente.
Na Ranger 2.8 e 2.5, você deve trocar as centenas de mangueiras do motor por novas. Todas... Todas mesmo... É por elas que pode vazar, em pequenas fissuras.
Deve também trocar anualmente a bomba dagua pois a qualquer momento, sem aviso, ela estoura e vaza (muito e rápido) pelo oríficio pequeno.
Troque também os selos do motor, principalmente aquele traseiro, que só sai tirando o motor fora...

Pelas mangueiras, às vezes só vaza quando esquenta o motor, não sendo portanto perceptível de imediato ao ligar o motor.

Quer uma dica de quem passou pelo mesmo problema? Passa essa jaca pra frente (como eu fiz) ou instala um motor que preste na sua Ranger, como o MWM, um V8 americano ou o do Opala (gasolina)...

Daniel

Boa tarde, acabo de chegar por aqui e ja de antemao agradeco por me aceitarem e compartilharem estas informacoes tao preciosas e que nos fazem economizar na hora dos problemas.
Tenho uma ranger 2.8 ps 2002 Xlt, Tgv. E realmente a minha estava fervendo e muito. JA ESTOU NA TERCEIRA TENTATIVA DE CONSERTO.
Peguei o carro a 3 meses e nos primiros dias fui de sp a parati rj rodei uns 800km ida e volta. Logo na ida eu notei que a temperatura com o ar ligado foi para proximo do vermelho. Preferi nao ligar o ar durante a viagem, fora 2 paradas por entrada de ar no tanque, fui e voltei numa boa. Assim que retornei fui ao mecanico para arrumar a boia e tambem verificar o sistema de agua. aparentemente tudo normal peguei o carro, na cidade realmente nao estava esquentando.
Uma semana depois fui de casa a maresias 250km e mesmo sem ligar o ar o carro ja estava trabalhando numa temperatura acima do normal mais sem ferver, voltei com um pouco de receio mais ok. Voltei pro mecanico que trocou polia viscosa, helice, varetou o radiador, verificou as mangueiras bomba d'agua e colocou uma valvula original mwm. ao ligar o carro ainda na oficina a temperatura subiu demais e tivemos que tirar a valvula. Peguei o carro novamente e tres dias depois comecou a ferver mesmo passou bastante do vermelho, parei o carro esfriei e fui guardar em casa ate segunda para levar ao mecanico pela TERCEIRA VEZ...
Tirou o cabecote e a junta nao estava queimada, mandou para o teste de trincas e incrivelmente nao estava trincado somente empenado 2mm mandei fazer completo e ja esta em montagem A PERGUNTA E NAO TINHA DEFEITO, SERA QUE VAI FUNCIONAR???SERA QUE CONTINUARA ESQUENTANDO???
ASSIM QUE PEGAR O CARRO POSTO OS ACONTECIDOS.
OBRIGADO E DESCULPEM PELA QUANTIDADE ESCRITA.

luisrief
06/04/2012, 10:07
Obrigado pelos comentarios....
O carro estava meio xoxo nas primeiras 2 vezes que nao ferveu, quando troquei as pecas e varetei o radiador eu pedi para o mecanico dar uma potencia nela, e realmente o carro ficou um canhao, porem comecou a ferver de verdade.
esta em processo de montagem, testou os bicos e estao normais, vai regular novamente a bomba e ponto. Pego o carro na segunda e vamos ver o que acontece.... pelo menos se ficar bom terei um carro com tudo novo e poderei sentir novamente confianca nele.

marciomeurer
07/04/2012, 11:47
Luisrief

Seu mecânico que te vendeu as peças? seja um pouco mais "explicativo", poste a velocidade que estava quando começou a ferver; RPM do motor; como esta a colmeia do radiador;... bem você fez todo este serviço e o não ficou bom quer dizer que não trocou as peças certas... seu mecânico não soube identificar onde estava o erro!

luisrief
07/04/2012, 21:01
e isso... cheguei a conclusao de que: tinha varios gatos no carro que precisavam sim serem feitos, porem se eu tivesse ido a um especialita nesse tipo de carro acho que este comecaria com regulagens de bomba e ponto e depois partiria para pecas.....
o que me deixa na duvida e que este mecanico que fui so trabalha com carros e caminhoes diesel e tambem so trabalha com pecas originais.
segunda pego o carro e vamos ver no que vai dar.

luisrief
08/04/2012, 18:17
acho que voce se confundiu......ranger 2.8 power stroke e um motor MWM / international.........

Voce disse que eu deveria comprar um MWM....vou ficar com 2 e isso ai eu instalo um na cacamba???

vinícius machado
13/04/2012, 17:35
Boa tarde galera.

Acabo de entrar no universo, das picapes... e já estou com um problema, minha ranger 2004 2.8, está esquentando muito, entrando no google, cheguei até o fórum que tem me ajudado bastante, já segui todas as dicas da moçada , e nada, continua esquentando, qd passo dos 100 km, o ponteiro sobe pro vermelho, baixo a velocidade e volta ao normal.

meu mecânico está querendo trocar o cabeçote, para testar como o custo é alto, ele me falou que tem um cabeçote de uma SPRINTER 2.8 e disse que é o mesmo, a única diferença é que no da VAN tem uma entrada para vela aquecedora, que pode colocar um tampão.

A PERGUNTA É?

O q vcs acham de fazer este teste... vale a pena?

Valeu abço a todos

Vinícius

BRAVOECONOVEMBER
13/04/2012, 19:55
Boa tarde galera.

Acabo de entrar no universo, das picapes... e já estou com um problema, minha ranger 2004 2.8, está esquentando muito, entrando no google, cheguei até o fórum que tem me ajudado bastante, já segui todas as dicas da moçada , e nada, continua esquentando, qd passo dos 100 km, o ponteiro sobe pro vermelho, baixo a velocidade e volta ao normal.

meu mecânico está querendo trocar o cabeçote, para testar como o custo é alto, ele me falou que tem um cabeçote de uma SPRINTER 2.8 e disse que é o mesmo, a única diferença é que no da VAN tem uma entrada para vela aquecedora, que pode colocar um tampão.

A PERGUNTA É?

O q vcs acham de fazer este teste... vale a pena?

Valeu abço a todos

Vinícius

Já trocou bomba de água e vt inclusive, além de limpar e desentortar radiador, colocar aditivo certinho e conferir o funcionamento da ventoinha?

vinícius machado
14/04/2012, 16:33
Já troquei bomba d'agua, ventoinha travada, sem VT, troquei cabeçote, radiador novo.

Obs. A caranga começou esquentar depois que passou óleo para o reservatório de água, ficou parecendo doce de leite, o mecânico falou que foi o filtro trocador de calor que havia furado, por isso passou o óleo.

Ele retirou o "tal filtro" e ligou direto, será que pode ser isto????

abços a todos.

vinícius

robson010203
14/04/2012, 17:48
Já troquei bomba d'agua, ventoinha travada, sem VT, troquei cabeçote, radiador novo.

Obs. A caranga começou esquentar depois que passou óleo para o reservatório de água, ficou parecendo doce de leite, o mecânico falou que foi o filtro trocador de calor que havia furado, por isso passou o óleo.

Ele retirou o "tal filtro" e ligou direto, será que pode ser isto????

abços a todos.

vinícius
a função desse trocador de calor é resfriar o óleo, pode ser que o aquecimento esteja relacionado a isso.

vinícius machado
14/04/2012, 18:22
Valeu, Robson....

estarei colocando a peça na segunda-feira, depois eu posto o resultado..... tomara que dê certo

vinícius

vinícius machado
16/04/2012, 18:38
Pessoal, continuo na mesma, tirei o cabeçote novo que coloquei, e verifiquei que tinha umas marcas que pareciam água, então fui até o bloco, e rodei a ventoinha com a mão e verifiquei que tbm havia marca d' agua.... será que vou ter que fazer as camisas.

vou dando notícia no desenrrolar da possante.

vinícius

MARCELO MANCILHA
12/10/2012, 18:48
amigos do forum, eis um caso em que gostaria de contar com a colaboração e raciocínio conjunto dos demais rangeiros.

No feriado de páscoa, estava viajando com minha ranger xlt 2005 2.8 e fui surpreendido pela luz check gage acesa no painel. Imediatamente verifiquei que o ponteiro de temperatura estava pra lá do vermelho. Fiquei assutado, uma vez que viajo muito com ela, sempre viagens longas e nunca ela saia do 1/3 de temperatura. Ela está com 90.000km originais e sua manutenção é criteriosa.

Voltando de viagem imediatamente levei a melissa ( o nome dela) ao me mecânico, e de imediato suspeitamos da embreagem viscosa do ventilador, que foi imediatamente trocada por outra original mwm. Também verificamos que a valvula termostatica era ainda original e resolvemos trocar o conjunto todo, também por produtos mwm, incluído ai o sensor de temperatura. Ra diador aparentemente sem obstruções ou sujeiras, mangueiras perfeitas, enfim, pente fino.

Voltando ao me mecanico, fiozemos um teste: Aquecemos ela parada ate a temperatura normal 1/3 do ponteiro, e depois mantivemos ela acelerada ate o ponteiro chegar no vermelho, porque nunca verificamos perda de agua, ou sintomas que ela estivesse efetivamente fervendo. Com o ponteiro no vermelho, ela não fervia, a valvula termostaica abria sim ( 102graus) normalmente...nada dava sinais de fervura.

Pegamos um termometro laser e medimos a temperatura das mangueiras, cabeçote, pontos de passagem de agua e etc...nada ultrapassava 90 garus.

Há alguma outra peça ou ponto a ser testado? Mesmo com o ponteiro lá em cima, fiz uma viagem de 2000km esses dias sem problemas. Conbtinua tudo igual...qualquer velocidade maior, qualquer subida, o ponteiro vai lá em cima. Na cidade mesmo no transito, fica normal. Engraçado que o sistema que tem grande capacidade de liquido consiga variar sua temperatura assim tão rapido...o que me faz suspeitar mais ainda do painel...

Alguém tem outras ideias ou ja passou pelo mesmo? Vejo que existem algunms casos de rangers que esquentam...mas ai vai minha dúvida: Esquentam de verdade?

Abraços a todos.

amigo, boa noite

vc consegui resolver o problema de sua ranger, a minha esta semana começou com os mesmos sintomas, e ontem foi trocado tudo o que vc mencionou e continua do mesmo jeito.

Não sei o que fazer, pois o rendimento dela é o mesmo, som do motor, não mudou nada, somente este aquecimento louco

Artilheiro
12/10/2012, 21:41
Marcelo, acabei de postar isso no outro topico... http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/68554-ranger-3-0-esquentando-ajudem-5.html
Agora lendo o relato acima e vc dizendo que é exatamente isso que acontece... pode ter 99% de certeza.. está fora de ponto.. a minha tb era assim.. só aquecia em subida ( na serra principalmente ) ... era igualzinho o que o amigo acima descreve... em marcha lenta era normal.. etc... O acoplamento ou a valvula podia realmente estar com problema.. o que causou o aquecimento.. agora pra mesmo com tudo trocado continuar dando problema.. deve ter saido de ponto...

Valewww

Raroro
17/11/2012, 22:35
Velocyraptor Bom noite sei que faz tempo que postou isto mais estou com problema igualzinho o seu...

Você sabe o que estava causando este aquecimento...

Já troquei a embreagem viscosa, válvula termostática e tudo mais..

To desconfiando do painel pois antigamente desligava a chave e tirava do contato e os ponteiros do marcador de diesel e temperatura ficavam no zero assim como os outros e agora os de marcador de temperatura e diesel eles ficam parados no mesmo lugar que desliguei a chave ... só faltam a funcionar quando vou ligar novamente o motor...

Na cidade normal, mais na estrada acima de 100 km por hora sobe a temperatura muito...

Por favor se puder me dizer o que vez e se conseguiu arrumar sua agradeço.

Obrigado

Rafael

Abraços a todos.

velocyraptor
27/11/2012, 03:01
Amigos,

Vi o tópico por acaso... tem anos que vendi minha Ranger.

No meu caso o problema, depois de muita dor de cabeça, era o radiador. O meu radiador original estava sujo na parte inferior, escondida. Tinha problemas para trocar calor e perdia eficiência quando o motor era mais exigido, como em velocidades mais altas e serras.

Trocando o radiador os problemas sumiram e a Ranger voltou ao seu habitual meio marcador e sem nunca subir o ponteiro.

Mesmo que nao seja o caso de trocar o radiador, seria interessante uma rigorosa inspeção, lavagem, inclusive por dentro.

Abraços e boa sorte.

kildary
04/12/2012, 17:16
galera, mandei o mecanico desmontar a frente da ranger 2002 2.8 (motor) polias , correias ,helice etc. quando tiramos a helice, descobrimos que a mesma estava soldada na viscosa e por conta do contra peso da chapa da solda danificou o rolamento da carcaça. comprei tudo novo, helice,viscosa,rolamentos,correias inclusive a dentada e tensor. minha duvida :
viajo nela todo dia , 20 km de estrada(asfalto) e 20km de transito na cidade o ponteiro da temperatura nunca passou da metado do seu curso,porem quando ligo o ar ele sobre rapidamente ate o meio. a pergunta é , com esse conjunto novo e funcionando de forma correta , vai melhorar alguma coisa na refrigearcao ? ou corre o risco de ficar esqauentando ?nao ignore, pergunta de quem nao sabe.

JRenato
04/12/2012, 19:18
Se depois de tudo que vc já fez, não resolver, dê uma olhada na bomba d'agua. Em alguns modelos, ela costuma ficar solta no eixo,ou seja a turbina da bomba gira livre no eixo, na lenta ela faz a àgua circular mas quando aumenta o giro ela não atua como deveria fazendo subir a temperatura.Já vi casos de se trocar tudo que era possivel menos a bomba, e era ela!

Paulo martini
25/01/2013, 16:30

Abraços a todos.

teenho duas ranger ambas 2005 , 2.8 power stroke , uma tem 160 mil km e ja troquei o cabeçote por motivos de aquecimento elevado ... a caminhonete ficou show , a temperatura nao saiu mais da metade .. a outra tem 206 mil km e nao consigo axar o problema dela , ja levei em bombista pra colocar ela no ponto , ja troquei a bomba dagua , ja retirei a valvula termostática , revisei toda parte de radiador e cabeçote e nada de anormal . andando com ela na cidade ela nao meche a temperatura .. mais saindo em rodovias em 90/100km/hr ela ja começa a subir a temperatura ... alguem pode me ajudar ? abraço

brunovet
25/01/2013, 17:54
verifique a voltagem do alternador.... e possivel oscilacao. se for possivel compre um termometro a laser e verifique a temperatura real nas mangueiras.

roberto_nascimento
26/01/2013, 13:54
teenho duas ranger ambas 2005 , 2.8 power stroke , uma tem 160 mil km e ja troquei o cabeçote por motivos de aquecimento elevado ... a caminhonete ficou show , a temperatura nao saiu mais da metade .. a outra tem 206 mil km e nao consigo axar o problema dela , ja levei em bombista pra colocar ela no ponto , ja troquei a bomba dagua , ja retirei a valvula termostática , revisei toda parte de radiador e cabeçote e nada de anormal . andando com ela na cidade ela nao meche a temperatura .. mais saindo em rodovias em 90/100km/hr ela ja começa a subir a temperatura ... alguem pode me ajudar ? abraço

Isso é sabotagem Paulo. Mecânico que tira VT é um sabotador! Leve seu veículo numa autorizada MWM International pra desfazer as cagadas do seu mecânico. Tanto o PS 2.8, quanto o PS 3.0 funcionam frios.

Imperador!
26/01/2013, 21:37

Já olhou o acomplamento viscoso?

Miguel Sono
11/12/2013, 14:52

Abraços a todos.

Velocyraptor,

Resolveu o problema da sua viatura ? Estou com um Troller NGD 3.0 2011, com problema muito semelhante. Só aquece na estrada em subidas em torno de 2000rpm (100km/h a 110km/h). Se aperto o pé para subir o giro ou mantenho a velocidade e reduzo para quarta (aumento o giro para algo em torno de 3000rpm) o carro não esquenta. Vi no seu post que quando você resolveu acelerar na estrada, desligou o sensor de temperatura e mandou ver. Talvez tenha acontecido o mesmo e não aqueceu por estar com a rotação mais alta. No meu caso é muito estranho. Em rotação alta não aquece. Percebo na estrada a 100/110 km/h a a viscosa entrando. Isso não acontecia antes. Não faz sentido a viscosa entrar com vento de 100/110km/h na cara... Já troquei quase tudo (VT, viscosa, bomba dágua - trocada e recolocada, radiador varetado). Carro com 43000km. Nunca tinha subido a temperatura além do meio até uns dois meses quando começou o meu problema... Até agora sem solução. Cheguei a pensar em abrir o cabeçote, mas não faz sentido nenhum... Essa não poderia ser a causa do aquecimento... Além do mais não tem nenhum sintoma de passagem na junta (não borbulha, óleo limpo, não baixa água aparentemente)...

Ajudem por favor...

Velocyraptor, por ser problema semelhante ao meu, sua resposta é muito bem vinda... Não consigo enviar MP pois não tenho privilégios no Forum e não sei como contactá-lo. Se alguém puder ajudar...

Abraços,
Miguel

fse
11/12/2013, 18:24
Minha Ranger ferveu na estrada no final de semana. Na revisão, feita na ccs, de 100kkm pedi para olhar o o acoplamento e sobre o vazamento de agua. Informaram que estava tudo certo e depois da revisão realmente não baixou nem um pouco a agua. Mas no final de semana a Ranger (com 2kkm depois da revisão) não aguentou e pediu arrego. Foi acoplamento viscoso e bomba pro espaço. <br>Foi muita sorte , eu acho, pq estava andando normal a uns 130/140 e tive diminuir rapidamente por um problema com a estrada e de repente o carro ferveu. <br>A minha duvida é; a temperatura nem saiu do meio em nenhum momento, o que vejo pra saber se o "termômetro" esta funcionando corretamente?

Imperador!
12/12/2013, 09:12
Tem um testezinho simples, que somente vê se o PONTEIRO está funcionando.
Coloque a chave na ignição -> aperte o botão do hodômetro (embaixo do contagiro) e segure -> ligue o motor (sem soltar o botão) -> 3s após o início do funcionamento o painel entrará em modo de diagnóstico

A primeira função do modo diagnóstico é testar o painel, aí você verá todas as luzes e ponteiros em funcionamento. Verifique se o ponteiro da temperatura está fazendo o curso completo.

Agora seu caso aí foi estranho... também já tive problema de superaquecimento na Ranger e o ponteiro funcionou bem. Detalhe que o ponteiro só chega no vermelho a 105ºC e só começa a sair do meio a 100ºC

Miguel Sono
12/12/2013, 12:26
Coloque a chave na ignição -> aperte o botão do hodômetro (embaixo do contagiro) e segure -> ligue o motor (sem soltar o botão) -> 3s após o início do funcionamento o painel entrará em modo de diagnóstico

A primeira função do modo diagnóstico é testar o painel, aí você verá todas as luzes e ponteiros em funcionamento. Verifique se o ponteiro da temperatura está fazendo o curso completo.

Agora seu caso aí foi estranho... também já tive problema de superaquecimento na Ranger e o ponteiro funcionou bem. Detalhe que o ponteiro só chega no vermelho a 105ºC e só começa a sair do meio a 100ºC

Imperado,
Dá pra fazer esse diagnóstico no Troller 2011?

Imperador!
12/12/2013, 15:02
Imperado,
Dá pra fazer esse diagnóstico no Troller 2011?

Não... somente na Ranger!

fse
12/12/2013, 17:15

Opa, fiz o teste aqui e funcionou tudo bem. Meu caso foi esse mesmo, o ponteiro nem saiu do meio. Mesmo depois que esquentou ele tava ligado e nada nem se mexeu, nem a luz acendeu.
Outra coisa, quais são aquelas funções todos que aparecem? Você tem os codigos delas, o que significa cada uma? Antigamente tinha um Fiesta e tinha os codigos, mas na Ranger nunca tinha feito o teste.

Imperador!
13/12/2013, 08:12
Eu só sei alguns códigos, porque tenho scanner e esse diagnóstico aí só interessa mesmo a função "dtc" que mostra se tem algum erro na central...

lfnando
14/05/2014, 15:58
Funciona na V6 99?

Não... somente na Ranger!

Imperador!
14/05/2014, 18:21
Funciona na V6 99?
Somente Ranger 3.0 Eletrônica (Diesel)

Junior84
18/05/2014, 01:50
Na minha ranger 2.8 eu tenho a impressão que o ponteiro que mede a temperatura demora muito pra subir, quando ando na cidade o ponteiro só sobe depois de mais de 30min. em viagens longas o ponteiro estabiliza no meio.
Será q o meu medidor de temperatura está marcando certo? é normal o medidor de temperatura demorar a subir ?

Verdona
18/05/2014, 16:08
Amigo, vc deve estar sem a válvula termostática, a minha tava assim tb! Foi colocar a válvula q a temperatura sobe rapidinho e crava no meio. até o ar quente esta funcionando certinho agora.

Falows

Na minha ranger 2.8 eu tenho a impressão que o ponteiro que mede a temperatura demora muito pra subir, quando ando na cidade o ponteiro só sobe depois de mais de 30min. em viagens longas o ponteiro estabiliza no meio.
Será q o meu medidor de temperatura está marcando certo? é normal o medidor de temperatura demorar a subir ?

Junior84
18/05/2014, 19:49
Valeu pela dica "Verdona". com essa informação pesquisei neste tópico,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/33237-valvula-termostatica-ranger-2.html e acho que VC está certo.
Este mês eu arrumei vazamento na caixa de direção e problemas na embreagem e agora to se tempo($$$$). Mês que vem isso vai ser prioridade na minha agenda. E só pra ficá preparado, QUANTO FICA o conserto desta peça?

Gustavo Moraes
21/05/2014, 17:21
Boa tarde!

Minha Ranger apresente o mesmo problema de alguns colegas que relatam aqui: na cidade o ponteiro de temperatura fica na metade, quando estou na estrada, acima de 100 km/h o ponteiro da temperatura fica totalmente no vermelho. E quando reduzo a velocidade a temperatura volta a baixar e em uma escala de 0 à 100 o marcador fica mis ou menos em 75 e com o nível de água normal.

De acordo com que pude ler aqui no fórum, no sábado vou verificar os seguintes itens:

- Válvula Termostática
- Bomba D'água
- Ar no Radiador
- Sujeira escondida no fundo do radiador
- Embreagem Viscosa

Após verificar a situação junto com o mecânico, posto aqui o andamento da situação.

Desde já agradeço a todos!

RANGER XLS 2.8 POWER STROKE 2004/2005

Gustavo Moraes
29/05/2014, 14:12
Galera!

O meu caso foi sujeira no radiador. Fiz o varetamento no radiador e agora vou fazer o teste na próxima viagem e aviso como ficou.

Junior84
01/06/2014, 18:52
Liguei para a Ford de Barra do Garças e pedi o preço de uma válvula termostática R 2.8.....mais de 1000 reais,,,,pelo amor de deus alguém pode me falar porque essas porras de concessionarias cobram tão caro pelas peças?????
Neste site achei por 300 Reais VALVULA TERMOSTATICA RANGER 2.8 HSD - Jr Auto Peças e Acessórios (http://www.jrautolatas.com.br/produto/3027/mecanica/valvulas/valvula-termostatica-ranger-2-8-hsd/)
Será que não tem como processar esses malditos por abuso ao consumidor?

Junior84
04/06/2014, 03:52
Reparei agora que a ventoinha está ligada direto,,,,,mais um problema

Junior84
12/06/2014, 21:08
Reparei agora que a ventoinha está ligada direto,,,,,mais um problema

É normal o ventilador do radiador estar sempre rodando, do momento que liga até desligar o motor?

acmranger
31/08/2014, 20:51
Boa noite pessoal,
Quero informar que aprendi muito de Ranger graças as informações deste fórum e quero contribuir com minha experiência em relação à aquecimento da minha Ranger, acrescentando um item à tudo que foi dito neste tópico
Começou quando tive que trocar o reservatório de água do radiador, porque apresentou vazamento, comprei um no desmanche por menos da metade do preço na conss., era da 2011 e veio com a tampa . troquei e logo cai na estrada num percurso de 700Km ida e volta, qdo rodei uns 80km o ponteiro subiu no vermelho, parei, deixei baixar a temperatura completei o nível de água e segui viagem, esta situação ocorreu umas cinco vezes entre a ida e volta. No mec. trocamos a Valv. Term. e limpeza no radiador. voltei a cair na estrada e o ponteiro subiu no vermelho novamente. Num outro mec. ele primeiro testou a Tampa do reservatório e estava com defeito. Comprei uma tampa por 149,00 na conss. depois disto fiz algimas viagens incluindo trecho de serra e o ponteiro permanece cravado no meio.Então antes de trocar algumas peças como eu, testem primeiro a TAMPA DO RESERVATÓRIO DO RADIADOR, porque é comum mesmo as novas apresentarem defeito.
um abraço à todos

mikenetto
28/01/2015, 14:56
Pessoal,

passei por esse problema de aquecimento igual ao acmranger acima. no meu caso, o radiador foi furado pela helice que escapou (desenroscou). foi feito uma solda no radiador e completado com o liquido de arrefecimento indicado. na subida esquentava, tirava o pé, abaixava a temperatura. pesquisei aqui no forum e mandei tirar o ar do sistema. normalizou na hora. nunca mais esquentou. sem trocar nenhuma peça.
espero ter contribuido.
Ranger 3.0 limited - 2008

dudane
14/11/2015, 11:53
Bom dia pessoal, minha ranger está com um problema parecido com o de vocês porem um pouco diferente.

Ranger 2007 3.0 eletronic MWM International - 180.000 km rodados

Descrição do problema: Acende a luz da temperatura e o ponteiro fica maluco variando do frio ao quente (vermelho) depois para e volta ao normal, detalhe: O carro não chega a esquentar de verdade!

Histórico:

Meu carro estava com problema de escapando compressão no quarto bico. nada de mais, pois o carro não perdia potência em nenhum momento. mandei fazer o assentamento pq o barulho que fazia era feio e eu gosto de deixar o carro impecável sem serviços a fazer.

Quando foi segunda-feria passada (09/11) eu levei o carro para um bombista para fazer o assentamento. (segundo relatos de amigos, ele eh um dos melhores bombistas aqui da região e de fato é, o cara tem um oficina bem equipada e fez um bom trabalho no bico)

depois de 2 dias ele fez o serviço mas não conseguiu botar o carro para funcionar, ligaram para mim para saber se o carro tinha algum segredo e eu informei que não. 30 minutos depois me retornaram a ligação e me informaram que foi pq lavaram o motor do carro antes do serviço e o mesmo não pegava mas depois de um tempo voltou a pegar.
Eu não sei o que aconteceu, eu desconfio que deve ter batido aguá em alguma parte eletrica ou até msm no chicote e eles deram um jeito de enxugar bem e o carro voltou a funcionar mas ai foi onde começou meu pesadelo.

O carro começou a ascender a luz da temperatura e o ponteiro caia e subia subtamente para o vermelho mas o carro não esquentava...

Motor sempre frio mas o ponteiro e a luz ficaram com esse funcionamento maluco.

já trocamos o sensor de temperatura, da valvula termostatica, revisou a parte eletrica do carro, já fizemos um jump direto do do sensor de temperaruta para a central para matar qualquer possibilidade de fio partido do chicote mas o problema continua.

Eu desconfio de que eles fizeram alguma merda na parte eletrônica do carro para o carro ficar assim, como o 4º bico fica perto da central e da passagem do chicote.

Resultado, levei o carro p resolver um problema mecânico simples e agora estou com um problema complexo eletrônico.

no final das contas, o eletricista da oficina pegou o fio da direita do sensor de temperatura e ligou direto no aterramento do carro. aparentemente resolveu o problema pois o ponteiro pareceu não dar mais o problema mas convenhamos que isso foi uma gambiarra e eu temo que venha prejudicar a central do carro ou outra coisa mais na frente.

Esse carro nunca deu problema de esquente, sempre trabalhou frio e nao baixa o nivel de água. Uma verdadeira máquina!

a três meses fui de Natal a Brasília, rodei mais de 5000 km e o carro nem o ponteiro mexia da temperatura. um avião como diria meu pai (rsrs).

Agora me encontro desesperado com medo de pegar a estrada e a viatura me deixar na mão.

alguém tem uma dica de ouro ai para me ajudar?

Abraços.

dudane
14/11/2015, 13:05
atualizando, o fio ligado no terra não resolveu o problema. hoje o problema voltou a tornar...

=(

Davidlolranger
31/01/2016, 23:17
Olá, gostaria de saber se alguém conseguiu resolver o problema, pois estou prestes a trocar a viscosa e a bomba d'agua e estou com medo que irá continuar a subir a temperatura. por favor alguém me ajude

Sure paulo
15/07/2017, 09:37
Oi amigos vos falo de Angola 🇦🇴 eu tenho uma ranger versão 2012 3.2 limited.
Um dia sai com ela e fui andando 40 a 50 a hora e ela aqueceu k não me dei conta e ela desligou por si, procurei aguardar um pouco e dei conta k estava com o óleo baixo aumentei dei arranque ela pegou normalmente, mas começou a fazer um barulho como se estivesse a bater o motor como se a bomba de óleo atrasasse na lubrificação e já desconfiei com as capas ou gripado algo mas não porquê até hoje ela anda normalmente têm torque mas o barulho não passa, agora não sei o k fazer me ajudem se faz favor ela já está com 90 mil km já comprei ela com 80 gosto muito dela e se puder alguém me adiciona no grupo de WhatsApp da Ford aqui não tenho nenhum.

nego6590
10/12/2017, 11:23
opa sou nova no forum, meu pai tem uma ranger 2008 3.0 power stroke, ela tava consumindo agua e esquentando, foi no mecanico ,o mecanico falou que ela a valvula,(680 R$ a valvula) trocou e agora ela vai pro vermelho ja levou em duas mecanica eles dizem que é ar no sistema, fizeram procedimento de "sangrar" duas vezes mas andando com ela ela sobe a temperatura e quando desliga o motor fica fervendo no reservatorio, to desconfiado que seja a bomba d'agua que n ta conseguindo fazer o giro completo da agua, sera que pode ser isso? ALGUEM PODE ME AJUDA URGENTE? obrigado

marciofreirerj
10/12/2017, 22:54
Esse carro tem uma ventoinha mecânica, acionada por uma polia viscosa.
Peça ao mecânico pra testar a polia viscosa, se for ela, um bom mecânico de caminhonete pode recarregar o fluído dela, ou então vc pode trocá-la.
Antes de trocar as peças tenha certeza do defeito.

nego6590
11/12/2017, 21:55
poise a ventoinha ta funcionando bem porque quando ela aquece da pra notar bemm a diferença ela faz bem mais barulho e a ventilação mais que dobra, vamos desmontar estou achando que ta com a elice da bobmba quebrada, se deixa ela na lenta faz um barulho na parte da frente do motor até parece corrente do comando, ai vamos aproveitar que tira o radiador pra abri tudo, vereficar os calços,é um barulho bemm "temeroso"tipo um barulho tucho hidraulico seco que n carrega... só na lenta e nem sempre faz... n faço ideia oque é...

zeca
12/01/2018, 16:45
boa tarde pessoal, acho que é doença de ranger, também tenho uma 2006 3.0 4x4, toda vez que pego serra com ela aquece vai la no vermelho o ponteiro, paro deixo em marcha lenta por uns instantes e ela volta ao normal, dirigindo na estrada posso afundar o pé com ar ligado que vai normal sem aquecer. Estou de olho neste post quando alguém solucionar o problema e postar vou averiguar a minha. Estou só acompanhando os colegas.

Muchacho
13/03/2018, 09:16
Bom dia ! Fui sorteado também ! Minha Ranger XLT 2.8 2002 sobe a temperatura quando subo a Serra (Imigrantes) porém no plano vai de boa ! Agora também começou a subir a temperatura quando ligo o ar condicionado. Andando no transito em SP não acontece nada. Li todo o fórum ... já vi que vai ser uma briga achar o defeito ! Alguém já encontrou a solução ?

ROSSI RANGER
13/03/2018, 20:39
em casos de super aquecimento quando se forca o motor ,por ex serra ou giro alto com ar ligado pode estar associado a cabecote,
olhe vestigio de agua no escape e nos bicos injetores .