Ver Versão Completa : Parecer do técnico sobre bicos retrabalhados
proelton
24/04/2008, 17:24
Boa tarde,
Estive na oficina em minha cidade, chamada hg diesel. Esta oficina e muito boa, tem profissionais bem treinados, etc..
Comentei com o técnico sobre os bicos que "um amigo meu" tinha comentado. Um bico com um esguicho a mais que o original.
Ele perguntou se essa peça era de linha, se havia um fabricante específico para esta peça. Eu respondi o que sabia, ou achava que era. Falei pra ele que os bicos eram da marca X, que eram bicos retrabalhados e destinados a quem quisesse mais potencia, mesmo liberando mais fumaça.
Acho que é importante falar isso pra quem gosta da modificação. Ele me disse que os bicos originais são desenvolvidos de forma que o leque de diesel, esguichado sobre o pistão, borrife o combustível igualmente sobre o pistão, de forma que fique bem uniforme a lubrificação da câmara, sem pontos fortes ou fracos. O grande risco de se fazer esta modificação, de fazer um furo a mais no bico, segundo ele, é que os bicos retrabalhados poderiam borrifar o diesel de forma não uniforme, podendo ocorrer pontos de temperatura mais altos e mais baixos, promovendo aquecimento excessivo em certas regiões, e consequentemente desgastando de forma não uniforme a camisa, pistão, anéis, válvulas. :pensativo:
Bom... não sei até que ponto adianta falar isso, pois quem vai dar uma envenenada no motor, não deveria ficar com a cabeça quente sobre certos desgastes. :rolleyes:
Só pra constar :D
Se falei um monte de caca, vamos trocar idéia por aqui... eu nao entendo muito, estou só repassando o que escutei! Até gostaria de aprender mais hehe
BoaTrilha
24/04/2008, 18:53
que eu saiba, o processo de retrabalho de bicos "aumenta" a furação já existente....
justamente para que continue a borrifar igualmente e de forma homogenea.
alías, é um processo que o pessoal diz que só fica bom se fizer eletroerosão.... nem abrir com brocas é aconselhavel....
Edintruder
24/04/2008, 21:26
O retrabalho me parece (de fonte muito confiável e segura) que usa-se a caneta (porta injetor) original e um injetor similar de outro motor de maior cilindrada e potência, eliminando também o segundo estágio.
O risco é apenas a cabeça do pistão ser diferente do bico pelo que foi substituído. O motor diesel trabalha com temperaturas muito altas mesmo nos pistões e normalmente eles aguenta muito bem o fogo, o risco maior é o cabeçote aquecer demais por conta de leque mal planejado.
Proelton..o termo técnico seria o que? Tem muitas oficinas boas na minha cidade(será?), São José dos Campos,em que a grande maioria dos técnicos fazem tudo como manda o manual(by the book) e dizem não mexa nisso , não mexa naquilo..isso é coisa do demônio...bicos diferentes? Nãooo.....a ira de D. vai cair sobre vc, etc, etc...
O ideal seria vc pegar uns 10 caras que mexem em bico e uns 50 caras que tiveram seus carros mexidos para dar uma opinião.
É fácil falar que não pode....o difícil é o cara ir lá, pensar, desenvolver, matutar, criar uma forma do motor render mais sem destruí-lo....sim, claro...porque se os motores se destruissem...quem estaria mexendo com bico? Aliás são bem raros...os caras...aqueles que mexem. E chove de gente que só fala, fala....
O que sei é o seguinte..eletroerosão...falam que é pra bico elétrico motores ciclo otto. Motores diesel, uma pressão desgraçada....pode ser .
Abrir com broca ? Um micro furo....tem que ter uma lupa...e o furo....deve ficar uma caca.
Abrir mais um furo? Aí é uma loucura.....pega um bico com um furo a mais pô.
Eu disse alguma besteira?
Edintruder
25/04/2008, 23:16
Proelton..o termo técnico seria o que? Tem muitas oficinas boas na minha cidade(será?), São José dos Campos,em que a grande maioria dos técnicos fazem tudo como manda o manual(by the book) e dizem não mexa nisso , não mexa naquilo..isso é coisa do demônio...bicos diferentes? Nãooo.....a ira de D. vai cair sobre vc, etc, etc...
O ideal seria vc pegar uns 10 caras que mexem em bico e uns 50 caras que tiveram seus carros mexidos para dar uma opinião.
É fácil falar que não pode....o difícil é o cara ir lá, pensar, desenvolver, matutar, criar uma forma do motor render mais sem destruí-lo....sim, claro...porque se os motores se destruissem...quem estaria mexendo com bico? Aliás são bem raros...os caras...aqueles que mexem. E chove de gente que só fala, fala....
O que sei é o seguinte..eletroerosão...falam que é pra bico elétrico motores ciclo otto. Motores diesel, uma pressão desgraçada....pode ser .
Abrir com broca ? Um micro furo....tem que ter uma lupa...e o furo....deve ficar uma caca.
Abrir mais um furo? Aí é uma loucura.....pega um bico com um furo a mais pô.
Eu disse alguma besteira?
Nenhuma! :twisted:
proelton
27/04/2008, 00:08
é verdade amithai... concordo com você
ALEXANDREO
01/05/2008, 23:19
Tenho Bicos Maiores Em Minha Ranger 2.8 Ps, So Alegria Andando Na Boa O Consumo Se Manteve Exatamente Igual Aos Bicos Originais E Quando Enfia A Bota Bebe Realente Um Pouco Mais, Mais Anda Muuuiiito Mais, Nao Me Arrependo Nada E Ainda Recomendo. O Que Tem Que Ser Verificado E Com Respeito A Qualidade Dos Bicos Que Sao Bicos Originais De Linha De Montagem, Me Parece, Que Linha Nautica, Nao Existe Controle Na Emissao De Poluentes, Por Isso O Melhor Desempenho.
Acho Que Todos Do Forum Ja Ouviram Falar No Mauricio Da Raschmotoren, O Cara E Dez, Super Paciente E Competente, Repito E So Alegria
Abraçao Alexandre
Edintruder
02/05/2008, 00:28
Não tem linha náutica do Maxion! Eu queria ver e abrir esses bicos pessoalmente.
Em relação à competência do Maurício, isso é indiscutível!
Wagninho
02/05/2008, 08:40
Não tem linha náutica do Maxion! Eu queria ver e abrir esses bicos pessoalmente.
Em relação à competência do Maurício, isso é indiscutível!
Realmente não, nunca vi motor Maxion marinizado, mas é questão de apenas preparar um kit de marinização, aliás todos os motores diesel de pequeno e médio porte são veículares com sistema de marinização desenvolvido por empresas de engenharia para tal finalidade. Outra coisa, conheço uma empresa na minha região que aumenta consideravelmente a potência dos motores MWM Sprinter para instalação em embarcações de esporte e recreio. Os caras não modificam apenas bomba e bico, mas tbm cabeçote, eixo de comando, virabrequim, pistão, etc. Tem outra coisa tbm, os camaradas testam o motor em dinamômetro, colocam para derreter , testam exaustivamente até conseguirem aprovar. Acho essa história de mexer em bico injetor algo interessante, mas só faria algo assim após muita pesquisa estudos e testes. Sei o que é um bico injetor e os danos que ele é capaz de fazer em um motor...! Seria interessante mais pessoas se manifestarem a respeito desses bicos de maior vazão, para que possamos formar um parecer verdadeiramente técnico.
Walter L. L. Casitta
02/05/2008, 08:58
.... Sei o que é um bico injetor e os danos que ele é capaz de fazer em um motor...! Seria interessante mais pessoas se manifestarem a respeito desses bicos de maior vazão, para que possamos formar um parecer verdadeiramente técnico.
Isso já foi mais do que discutido aqui...
Como a gente vai fazer isso..só se desmontar o motor, fotografar e avaliar o grau de desgaste, montar o bico, andar 100000km e desmontar e avaliar tudo de novo. Há que se considerar também um grupo controle, ou seja....com bicos normais. E como isso pode ser feito? Não sei....o que a gente faz é arriscar. O M. está nos usando como cobaias? Pode ser....cobaias que quiseram ser cobaias. Claro que daí ele ganha experiência e os próximos são mais confiáveis. O lance é o seguinte....na época que comprei meu motor PS e troquei ele andava muito, tinha uns 40 mil km....Andava (e ando) com pneus originais....então o carro era um foguete. Depois coloquei pneus 31...senti q ele perdeu muita arrancada....deste tempo pra cá acredito que minha bomba e bicos foram pro saco. Troquei a bomba e mantive os bicos ruins, voltei pros pneus originais....o carro tava uma lesma....pus os bicos do M. (comprei do Felipetti) e o carro virou um foguete...cortei o escapamento e o carro tá animal!
Foram os bicos? Claro....mas será que não teria ficado muito bom também com bicos originais...não sei....seria o caso de um dino dar o veredicto.
O Rx dos bicos é os seguinte: Os porta bicos são os mesmos...ele tira o segundo estágio(faz mais barulho) e coloca os bicos de algum motor(novo) e raspa a numeração. Hehehh...só faltava ele botar um M.
Espero que ele não se irrite de mim falando deste assunto, até peço desculpas por ter acabado não comprando com ele após a gente ter chegado quase nos finalmentes...mas apareceu a oferta do Felipetti. O M. é gente fina, uma pessoa rápida, direta...meio taqui...inquieta, tipo daqueles que se ele não for com sua cara ele não vende os bicos(claro).
Falando de escapamento cortado aqui com o Walter é uma falta de respeito. Desculpe Walter.
Seria interessante mais pessoas se manifestarem a respeito desses bicos de maior vazão, para que possamos formar um parecer verdadeiramente técnico.
Já temos inúmeras manifestações:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31260
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32114
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28906
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36430
Quer mais? Use a pesquisa com o Google. Como? Aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8708).
[]'s enchendo o saco para usar a pesquisa... :mrgreen:
A pesquisa é ferramenta indispensável e deve ser a primeira a ser usada antes de ficar abrindo topico por aí. É mais rápido do que ficar esperando alguém responder.
Wagninho
02/05/2008, 10:47
A pesquisa é ferramenta indispensável e deve ser a primeira a ser usada antes de ficar abrindo topico por aí. É mais rápido do que ficar esperando alguém responder.
Coloquei minha impressão, minha opinião e ainda acho que tudo deve ser feito com cautela, tbm tenho vontade de colocar o famoso bico injetor com maior vazão, já liguei inclusive para a Rasch Motoren e falei com o Maurício a respeito e fiquei de ir pessoalmente lá, já que levo menos de 2hs de estrada. Com certeza vou visitar a empresa para ter maiores esclarecimentos com um especialista do assunto. Gostaria muito de poder ter garantias pois não quero ser cobaia. E qual o problema do assunto ser redescutido ?? Opina quem quer, o fórum é público e livre. Quanto a pesquisa já tinha lido a respeito, aliás esse assunto é velho, muito velho, bicos injetores com maior vazão existem antes da internet existir, e as ocorrências de falhas com bicos de maior vazão tbm!!! Quanto mais esse assunto for discutido melhor para todos. Vamos fazer uma coisa : estou de bem com vcs e vcs estão de bem comigo, um abraço ! :concordo:
Acontece que esse fórum tá crescendo muito, e os assuntos se repetem, as perguntas se repetem, as respostas se repetem, a qtde de tópicos para ler é cada vez maior e, de vez em qdo, a gente precisa trabalhar :mrgreen: Quem é mais antigo acaba ficando de saco cheio de ler sempre a mesma coisa e vai acabar saindo fora... Bom, a renovação é sempre benvinda, mas não custa nada pesquisar antes de sair postando.
Qto a ser cobaia, leia os tópicos que indiquei na msg anterior, garanto que vc não será o primeiro, nem o segundo e nem o último a usar os bicos Rasch....
[]'s de bem com todos...:concordo: ... apenas tentando explicar porque a pesquisa é importante para a sobrevivência deste fórum e para isto aqui não virar um orkut...
Elmer_Jeep
02/05/2008, 11:24
Acontece que esse fórum tá crescendo muito, e os assuntos se repetem, as perguntas se repetem, as respostas se repetem, a qtde de tópicos para ler é cada vez maior e, de vez em qdo, a gente precisa trabalhar :mrgreen: Quem é mais antigo acaba ficando de saco cheio de ler sempre a mesma coisa e vai acabar saindo fora... Bom, a renovação é sempre benvinda, mas não custa nada pesquisar antes de sair postando.
Qto a ser cobaia, leia os tópicos que indiquei na msg anterior, garanto que vc não será o primeiro, nem o segundo e nem o último a usar os bicos Rasch....
[]'s de bem com todos...:concordo: ... apenas tentando explicar porque a pesquisa é importante para a sobrevivência deste fórum e para isto aqui não virar um orkut...
Concordo penamente :palmas:
Em anexo um exemplo de como pesquisar o 4x4Brasil usando o Google:
Elmer_Jeep
02/05/2008, 11:33
ps: onde está escrito assunto procurado vc deve digitar o tema que necessita pesquisar.
[]'s
ps: onde está escrito assunto procurado vc deve digitar o tema que necessita pesquisar.
[]'s
Parada meio óbvia, heheheh!!!
Não se irrite por favor! :)
Elmer como a gente faz para ter um jipão desses na assinatura?
Elmer_Jeep
02/05/2008, 12:09
vamos falar sobre bicos injetores ? :mrgreen:
[]'s
srgrande
02/05/2008, 21:31
vamos falar sobre bicos injetores ? :mrgreen:
[]'s
Uso bicos com maior vazão e bomba original desde agosto/2007 (+- 16.000km) no Troller 2.8 e estou satisfeito, arranca e anda muito na frente de Troller com pneus originais, contudo as trocas do filtro do diesel devem ser mais frequentes p manter o desempenho.
achei que a trocas eram para manter a vida util da bomba.....vc troca de quantos em quantos km?
Leandro2505
11/12/2009, 02:11
Tenho os tais Bicos na minha F250 MWM, Me falaram que a diferença real deles para os originais são 3 furos a mais, Que os Originais são 5 furos, enquanto os Nauticos são 8, Que a bixa anda bem mais ela anda viu. a minha esta praticamente original, só foi trocado os bicos, bomba pouca coisa aberta e anda mais que qualque uma aqui na região. alem de economica quando se anda na manha, abraço galera!
Pablo_51
05/08/2012, 20:19
Tenho os tais Bicos na minha F250 MWM, Me falaram que a diferença real deles para os originais são 3 furos a mais, Que os Originais são 5 furos, enquanto os Nauticos são 8, Que a bixa anda bem mais ela anda viu. a minha esta praticamente original, só foi trocado os bicos, bomba pouca coisa aberta e anda mais que qualque uma aqui na região. alem de economica quando se anda na manha, abraço galera!
E qual referência desses bico náuticos p/MWM 2.8 Sprint?
Fui na representante da MWM aquí na minha cidade, pedí os bicos do motor náutico.. .e o cara não soube me dizer, pediu a referência!
Abraços!
srgrande
06/08/2012, 21:37
O numero de referencia dos bicos com mais vazao e um segredo guardado a 7 chaves pelos preparadores.
Pablo_51
06/08/2012, 23:02
O numero de referencia dos bicos com mais vazao e um segredo guardado a 7 chaves pelos preparadores.
Ok, mas os náuticos do MWM não seria algo de apenas chegar na representante e pedir? ou o motor náutico é feito por preparadores e não pela própria MWM?
Vou dar mais uma conversada com o bombista aquí de Pelotas, mas não sei se ele é tão entendido assim.
Se alguém souber a referência dos náuticos, por favor, enviem, nem q seja por PM! heheheh
Abraços!
Elmer_Jeep
07/08/2012, 10:30
uma vez baixei o catalogo de peças do sprint e comecei a listar todos os codigos e aplicação dos bicos, parei no meio do caminho pq é muita coisa mas vou checar isso novamente pois tenho interesse nesse upgrade dos bicos pro meu 6 cilindros.
[]'s
Pablo_51
07/08/2012, 14:11
uma vez baixei o catalogo de peças do sprint e comecei a listar todos os codigos e aplicação dos bicos, parei no meio do caminho pq é muita coisa mas vou checar isso novamente pois tenho interesse nesse upgrade dos bicos pro meu 6 cilindros.
[]'s
Pois eu tbm vou começar essa busca... assim q tiver uma resposta posto.. .mas se alguém puder adiantar. .hehehe
O meu motor é o MWM sprint 2.8, ano d fabricação 2000. É, obviamente, mecânico.
Os bicos se entregaram, segundo o bombista... então tenho realmente que trocar.
Se puder já trocar por bicos melhores.. melhor né.
Abraços!
Pablo_51
07/08/2012, 15:45
Bom pessoal, já dei uma revirada no catálogo do Sprint.
No mesmo, não há referências a aplicação náutica, oq me faz crer que o motor náutico é preparado por empresas de fora da MWM ou preparadores mesmo.
Mas descobrí algumas coisas que nos podem ser úteis.
Bom, no catálogo não aparece apenas o elemento e sim o porta bicos com ele.
Segue referências.
Motor 4.07 TCA
Núm. da peça : 9.0530.20.0.9040 - aplicações -> 10.00 / 11.00 / 36.00
Núm. da peça : 9.0530.20.0.9048 - aplicações -> 38.19 / 38.20 / 38.21
Oq é cada código:
10.00 - Ford - Todos
11.00 - Volks - Todos
36. 00 - Agrale - Todos
38.19 - GM - S10/Blazer - S/AC - 4x4
38.20 - GM - S10/Blazer - C/AC - 4x4
38.21 - GM - S10/Blazer - S/AC - 4x2
38.22 - GM - S10/Blazer - C/AC - 4x2
Mais algumas referências q tem alí, mas q não aparecem junto com as aplicações do bico.
11.01 4.07TCA 9.407.11.15.151.9
VW LT-2 com ar condicionado e 1 alternador
11.02 4.07TCA 9.407.11.15.152.9
VW LT-2 sem ar condicionado e com 2 alternadores
11.03 4.07TCA 9.407.11.15.153.9
VW LT-2 sem ar condicionado e com 1 alternador
11.04 4.07TCA 9.407.11.15.155.9 (VW 062 100 011 S)
VW LT-2 com ar condicionado, com Bomba Tanden, sem DDS
11.05 4.07TCA 9.407.11.15.156.9 (VW 062 100 011 R)
VW LT-2 com ar condicionado, com Bomba Tanden, com DDS
36.01 4.07TCA 9.407.36.15.151.9
Minibus VOLARE sem ar condicionado
36.02 4.07TCA 9.407.36.15.152.9
Minibus VOLARE com ar condicionado
36.03 4.07TCA 9.407.36.15.153.9
VOLARE sem ar condicionado
36.04 4.07TCA 9.407.36.15.154.9
VOLARE com ar condicionado
36.05 4.07TCA 9.407.36.15.155.9
LUNAR com Bomba de Vácuo
36.06 4.07TCA 9.407.36.15.156.9
Caminhão 6.000D sem ar condicionado
Pablo_51
07/08/2012, 15:46
Vamos ver se com esse rastro descobrimos alguma coisa!
Um grande abraço a todos!
Pablo_51
07/08/2012, 16:34
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/diesel/downloads/catalogo_jogos_de_reparo_ntd_2008_2009.pdf
Material interessante da Bosh!
Abraços!
Pablo_51
07/08/2012, 20:55
Buenas pessoal!
Como não sou de desistir fácil dei uma boa revirada no site da Bosch e encontrei uns bicos q acredito serem de maior vazão!
Motivo da minha crença, o sprint 2.8 pula p/145CV!
Segue a referência da Bosch. 0 432 193 731
Veículos q usam esse bico: Agrale Furgovan 8000 (2002-2004)
Ford F250 (99-06) essa é a sprint 6.. 180cv
Mais alguma novidade aviso!
Abraço a todos!
srgrande
07/08/2012, 21:23
Buenas pessoal!
Como não sou de desistir fácil dei uma boa revirada no site da Bosch e encontrei uns bicos q acredito serem de maior vazão!
Motivo da minha crença, o sprint 2.8 pula p/145CV!
Segue a referência da Bosch. 0 432 193 731
Veículos q usam esse bico: Agrale Furgovan 8000 (2002-2004)
Ford F250 (99-06) essa é a sprint 6.. 180cv
Mais alguma novidade aviso!
Abraço a todos!
Se vc ou alguem aqui quiser, passo o contato do meu preparador. ELe tem os bicos p vender, mas vao chegar sem o n. de referencia
Pablo_51
07/08/2012, 21:28
E quanto o teu preparador cobra pelos 4 bicos?
São novos originais né?
Abraço!
Pablo_51
10/08/2012, 22:30
E então? Nenhum parecer a mais?
Abraços!
srgrande
10/08/2012, 22:37
E quanto o teu preparador cobra pelos 4 bicos?
São novos originais né?
Abraço!
O preco vc tem q perguntar p ele. Sao novos.
dalmolin
10/08/2012, 23:05
a mwm tem telefone , vc liga lá e pede os bicos nauticos de 8 furos.
molezinha assim.
Pablo_51
11/08/2012, 19:13
a mwm tem telefone , vc liga lá e pede os bicos nauticos de 8 furos.
molezinha assim.
Eu estive na representante da MWM aquí de minha cidade(orbid) , eles têm de tudo mesmo.
Não sei se foi preguiça do vendedor ou falta de conhecimento, mas ao pedir os bicos náuticos, o vendedor me disse que precisaria do código deles, pois o mesmo não sabia como encontrá-los.
Mas agora com esta nova informação ( 8 furos ) vou tentar mais uma vez.
Também vou mandar um e-mail p/própria MWM p/ver se eles me conseguem a referência.
Abraço!
srgrande
18/08/2012, 17:44
Eu estive na representante da MWM aquí de minha cidade(orbid) , eles têm de tudo mesmo.
Não sei se foi preguiça do vendedor ou falta de conhecimento, mas ao pedir os bicos náuticos, o vendedor me disse que precisaria do código deles, pois o mesmo não sabia como encontrá-los.
Mas agora com esta nova informação ( 8 furos ) vou tentar mais uma vez.
Também vou mandar um e-mail p/própria MWM p/ver se eles me conseguem a referência.
Abraço!
E ai Pablito, ja instalou os bicos ou foi so fogo de palha?
SERGIO AUGUSTO
19/08/2012, 08:02
Eu estive na representante da MWM aquí de minha cidade(orbid) , eles têm de tudo mesmo.
Não sei se foi preguiça do vendedor ou falta de conhecimento, mas ao pedir os bicos náuticos, o vendedor me disse que precisaria do código deles, pois o mesmo não sabia como encontrá-los.
Mas agora com esta nova informação ( 8 furos ) vou tentar mais uma vez.
Também vou mandar um e-mail p/própria MWM p/ver se eles me conseguem a referência.
Abraço!
Fala Pablo:
Não tinha visto este tópico.
Se voce não quiser utilizar os FRATELLI DSLA +30%, para o WMW SPRINT que voce encontra na NAUT PARTS, coloca o conjunto a seguir, da BOSCH;
INJETOR - 0 433 175 049 - não vou falar de qual motor é, mas é muito simples de descobrir
PORTA INJETOR - 0 432 193 583 - Este é o que vem nos MAXION 2.5/2.8, ou pode até deixar o original.
OBS: calibrar com 245 Bar.
TEM QUE DAR UM UP GRADE NO TURBO, LOGICAMENTE.
DieselPower
19/08/2012, 12:13
O pessoal da Offlimits (preparava a S-10 da equipe oficial de rally), cita a utilização de bicos Bosch FH. Os dados são interessantes...
(http://www.offlimits.com.br/index.php/industrial/preparacoes/veiculos/pick-up.html)
"Motorização: MWM Sprint 2.8 Diesel Turbo Intercooler
Turbina: Garrett
Bicos injetores: Bosch F.H. 1000 cm3/30s
Potência máxima: 270cv @ 3200 rpm
Torque máximo: 60 Kgf.m @ 2600 rpm"
Basta agora descobrir a referência destes bicos, mas acredito ser o 4.07 mais potente do Brasil.
DieselPower
19/08/2012, 12:31
INJETOR - 0 433 175 049 - não vou falar de qual motor é, mas é muito simples de descobrir
PORTA INJETOR - 0 432 193 583 - Este é o que vem nos MAXION 2.5/2.8, ou pode até deixar o original.
Bico Injetor Cummins 4BTAA - 3.9 lts
Prof. Sérgio, você saberia informar quantos % a mais de vazão eles possuem?
E quais as modificações necessárias para instala-los?
SERGIO AUGUSTO
19/08/2012, 13:26
Bico Injetor Cummins 4BTAA - 3.9 lts
Prof. Sérgio, você saberia informar quantos % a mais de vazão eles possuem?
E quais as modificações necessárias para instala-los?
Fala Diesel.
Este injetor vai no 4BTA ESTACIONÁRIO(1800 RPM) E 6 BTAA(QUE EQUIPA O FORD CARGO 1621-205 CV@2400RPM). Em trono de 45% a mais de vazão. NÃO PRECISA MODIFICAR NADA, se quiser, como falei acima, trocar o porta injetor, para adequar com mais segurança à pressão de trabalho(245 Bar.), pois o riginal do SRINT(0 432 193 731) funciona bem de 180 a 231Bar.
O pessoal da OFFLIMITS, provavelmente está usando o injetor do folder anexo, para o SPRINT ELETRONICO, por causa da pressão de trabalho! Bombas V.E. não suportariam este limite de pressão(320 Kgf/cm2 ou 320 Bar.)
Abraço
Sérgio.
Alguém sabe dizer se os bicos da Fratelli é tirar o original e colocar eles ou precisa regular ele para alguma pressão específica e trocar também o porta-injetor ?
SERGIO AUGUSTO
20/08/2012, 12:50
Alguém sabe dizer se os bicos da Fratelli é tirar o original e colocar eles ou precisa regular ele para alguma pressão específica e trocar também o porta-injetor ?
Fala fpandur:
É só tirar o injetor e colocar o FRATELLI, na esma calibragem do original.
Abraço.
Sérgio.
Sergio, obrigado pela resposta. O caso que você citou para recalibrar e eventualmente trocar o porta-injetor então seria válido para aqueles com 45% mais de vazão, certo ? Abusando um pouco mais ... Sabe dizer se eles já vem calibrados na pressão do original ? Pergunto pois se já vierem calibrados nem precisaria levar num bombista para fazer a troca, seria tirar os originais e colocar eles, trocando apenas as vedações.
Waldir Carlos
20/08/2012, 13:49
Esse assunto, os FRATELLI DSLA +30%, me interessa. Acompanhando. :pensativo::pensativo::pensativo:
[]s
SERGIO AUGUSTO
20/08/2012, 20:00
Sergio, obrigado pela resposta. O caso que você citou para recalibrar e eventualmente trocar o porta-injetor então seria válido para aqueles com 45% mais de vazão, certo ? Abusando um pouco mais ... Sabe dizer se eles já vem calibrados na pressão do original ? Pergunto pois se já vierem calibrados nem precisaria levar num bombista para fazer a troca, seria tirar os originais e colocar eles, trocando apenas as vedações.
Fala fpandur:
A "recalibragem" é valida para o caso de voce substituir o injetor, por um maior(maior em vazão!! fisicamente os injetores são IGUAIS), e TAMBÉM, no caso da simples troca de injetor, por outro igual. Pois no momento em que se desomnta o conjunto("caneta"),automaticamente se desfaz a calibragem, necessitando a recalibragem depois de montado o conjunto.Quando se compra um conjunto completo NOVO, mesmo assim é prudente verificar e corrigir, se for o caso, a calibragem. Voce pode até fazer a substituição em casa, desde que, antes vá num bombista e peça para calibrar os conjuntos.
Abraço.
Sérgio.
Sérgio, grato mais uma vez. Faço praticamente toda a manutenção em minhas viaturas, mas a parte de injeção dos motores diesel nunca mexi, daí minha pergunta se seria simplesmente trocar um pelo outro, pois nesse caso eu faria em casa mesmo. Entendi a respeito da caneta do injetor, nesse caso acho que compensa levar no bombista, daí ele regula e já faz a montagem.
Sérgio, vendo seus comentários ao outro colega, vi que fez questão de frisar da pressão no turbo no coletor de admissão. Em minha Xterra, com MWM 2.8 mecânico, instalei o manômetro na entrada da wastegate. Antes de abrir um pouco a bomba, o manômetro acusava cerca de 1.2 Kg, agora com 1/4 bomba aberta, está acusando 1.3 Kg no máximo. Você acha que o local de captação do ar para o manometro está correto/adequado, de forma a produzir uma leitura correta ? Na época que instalei, me lembro que havia um outro ponto possível de instalar, na LDA, mas como na wastegate era bem mais fácil, optei por colocar ali.
SERGIO AUGUSTO
21/08/2012, 20:32
Sérgio, vendo seus comentários ao outro colega, vi que fez questão de frisar da pressão no turbo no coletor de admissão. Em minha Xterra, com MWM 2.8 mecânico, instalei o manômetro na entrada da wastegate. Antes de abrir um pouco a bomba, o manômetro acusava cerca de 1.2 Kg, agora com 1/4 bomba aberta, está acusando 1.3 Kg no máximo. Você acha que o local de captação do ar para o manometro está correto/adequado, de forma a produzir uma leitura correta ? Na época que instalei, me lembro que havia um outro ponto possível de instalar, na LDA, mas como na wastegate era bem mais fácil, optei por colocar ali.
Fala fpandur:
Veja, a "leitura" correta, o manometro deve fazer sim, porém, a pressão que nos interessa, é a pressão que chega de fato no coletor de admissão, na verdade, O QUE NOS INTERESSA, PARA PRODUZIR UM TORQUE/POTENCIA ESTIMADOS, NUMA ROTAÇÃO PRE DETERMINADA, NÃO É A PRESSÃO, E SIM O FLUXO DE AR NECESSARIO PARA ALIMENTAR(COM OXIGENIO, OBVIAMENTE) A MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, NA PROPORÇÃO ADEQUADA(PARA DIESEL, SEGUNDO OS MAIS ENTENDIDOS, PARA UMA "QUEIMA LIMPA", É DE 22:1, OU SEJA, 22 PARTES DE AR, PARA UMA DE COMBUSTÍVEL). Então visto a questão do fluxo de ar, então agora é que, sabendo o TAMANHO DO MOTOR( em l. ou pol. cubicas), é que teremos (calculando-se obviamente), qual a PRESSÃO ABSOLUTA e consequentemente a MANOMÉTRICA, necessária para "empurrar" o Ar que precisamos, no motor de tamanho conhecido(2.0, 2.5, 3.0, 4.2 etc,etc), na rotação pré determinada. Então, de posse de varios dados, considerando além da pressão necessaria que citei acima, um acréscimo de pressão suficiente para vencer as perdas por deslocamento nos dutos e intercooler, chegaremos à escolha do turbo que tenha uma gráfico do compressor mais adequado, para a faixa de fluxo e pressão que precisamos. Por isso, que alterar injetores, abrir bomba, sem redimensionar o turbo, só serve mesmo pra fazer fumaça, pois combustível sem oxigenio, não queima, e NÃO GERA POTENCIA.
Mas atendo-se ao que perguntou, o local correto para colocar o sensor de pressão, é o mais próximo possivel da entrada do coletor de admissão. Se voce puder medir a pressão na entrada da WASTEGATE, como fala, e na entrada do coletor, verá que na WASTEGATE será MAIOR, ainda mais se o ar para a WASTEGATE sair direto da carcaça fria(aquela mangueirinha que vai no atuador da WG, saindo do caracol frio).
Abraço.
Sérgio.
Sérgio, estive olhando no motor e a entrada da wastegate realmente sai da carcaça fria da turbina e a entrada da LDA se dá no coletor de admissão. Entendi o que quis dizer, onde estou pegando a leitura atualmente não está sendo considerado as perdas do intercooler, o ideal seria mesmo na LDA.
Na sua opinião, se eu utilizar apenas os Fratelli +30% no MWM 2.8, sem alterar nada em termos de admissão de ar, fica muito ruim ? Ou seria absolutamente necessário a troca da turbina (para prover um maior fluxo de ar) ? Um aumento apenas no intercooler traria algum beneficio, de tal forma que pudesse ser mantido a turbina original ? Vi um video na internet de um MWM com 160 CV no dino, que foi trocado os bicos e aumentado o intercooler, daí minha pergunta. Em tempo: não sei o que aconteceu, mas as suas mensagens e do outro colega da F1000 sumiram do tópico. Você poderia indicar novamente a empresa que fabrica intercooler ? Se quiser mandar por MP, também pode ser.
Elmer_Jeep
22/08/2012, 16:02
Sérgio, estive olhando no motor e a entrada da wastegate realmente sai da carcaça fria da turbina e a entrada da LDA se dá no coletor de admissão. Entendi o que quis dizer, onde estou pegando a leitura atualmente não está sendo considerado as perdas do intercooler, o ideal seria mesmo na LDA.
É muito facil vc pegar o "sinal" de leitura pro manometro no mesmo ponto que alimenta o LDA, basta instalar uma conexão de duas saídas, uma continua pro LDA e a outra pro manometro do turbo, ja fiz isso em varios sprint.
Em tempo: não sei o que aconteceu, mas as suas mensagens e do outro colega da F1000 sumiram do tópico. Você poderia indicar novamente a empresa que fabrica intercooler ? Se quiser mandar por MP, também pode ser.
Para não desvirtuar o tópico as mensagens foram movidas pois tratava-se de outro motor:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/84362-f-1000-motor-229-preparado-6.html#post1760181
[]'s
Elmer_Jeep
22/08/2012, 16:09
É muito facil vc pegar o "sinal" de leitura pro manometro no mesmo ponto que alimenta o LDA, basta instalar uma conexão de duas saídas, uma continua pro LDA e a outra pro manometro do turbo, ja fiz isso em varios sprint.
Aqui a peça que me refiro:
http://www.elkaflex.com.br/adm/images/03863900_1337364259.jpg
Beleza Elmer, vou providenciar essa mudança para usar o manometro na LDA e bem mais próximo do coletor de admissão. Quanto as mensagens, grato por avisar, já anotei a empresa de Intercooler que o Sérgio indicou
Pablo_51
24/08/2012, 12:29
E ai Pablito, ja instalou os bicos ou foi so fogo de palha?
Então amigo, eu acabei enviando um e-mail p/própria MWM pedindo a referência dos bicos náuticos.
Mas eles me mandaram a referência dos bicos da S10/Blazer 2.8.
Aí conseguí contato com um mecânico da autorizada da MWM.
Eu expliquei que havia descoberto os bicos do Agrale que tbm tinha um motor sprint 4.07 TCA, porém com 145CV, e que gostaria de instalar os mesmos.
Perguntei dos bicos náuticos, que teriam maior vazão.
Bom, a resposta dele foi a seguinte.
Pablo, não te ilude achando que é apenas o bico injetor.
Eles modificam pistão, cabeçote. Algumas vezes até o comando.
"SE TU TROCAR O CONJUNTO DE BICOS POR UM DE MAIOR VAZÃO, SEM REPORJETAR O MOTOR, TU VAI ENRIQUECER D+ A MISTURA E ISSO VAI FAZER COM QUE TEU MOTOR TRABALHE MUITO MAIS QUANTE. VAI REDUZIR EM MUITO A DURABILIDADE"
Bom, resolví estudar um pouco mais.
Agora depois de um tempo fora, resolví dar uma olhada e descobrí as novidades postadas.
Ainda não comprei bico algum. Pausei a compra por receio. Será tudo isso? Ou é exagero dele?
Sérgio, vou dar uma olhada nesses bicos sim!
Mas 45% não é d+?
Onde encontro os frateli? Tem algum representante no Brasil?
Vou ler com calma td que foi postado nestes dias.
Um grande abraço a todos!
Elmer_Jeep
24/08/2012, 12:40
Então amigo, eu acabei enviando um e-mail p/própria MWM pedindo a referência dos bicos náuticos.
Mas eles me mandaram a referência dos bicos da S10/Blazer 2.8.
Aí conseguí contato com um mecânico da autorizada da MWM.
Eu expliquei que havia descoberto os bicos do Agrale que tbm tinha um motor sprint 4.07 TCA, porém com 145CV, e que gostaria de instalar os mesmos.
Perguntei dos bicos náuticos, que teriam maior vazão.
Bom, a resposta dele foi a seguinte.
Pablo, não te ilude achando que é apenas o bico injetor.
Eles modificam pistão, cabeçote. Algumas vezes até o comando.
"SE TU TROCAR O CONJUNTO DE BICOS POR UM DE MAIOR VAZÃO, SEM REPORJETAR O MOTOR, TU VAI ENRIQUECER D+ A MISTURA E ISSO VAI FAZER COM QUE TEU MOTOR TRABALHE MUITO MAIS QUANTE. VAI REDUZIR EM MUITO A DURABILIDADE"
Reprojetar motor??? Huahuahau sso é papo de fabricante msm, tudo pra eles tem que manter o padrão original.
[]'s
SERGIO AUGUSTO
24/08/2012, 12:57
Reprojetar motor??? Huahuahau sso é papo de fabricante msm, tudo pra eles tem que manter o padrão original.
[]'s
X2! Se assim fosse, não existiriam as categorias de competição(como por exemplo Ralye Dos Sertões), onde temos motores "superalimentados", sem mexer um "arruela" na configurção da "parte de força"(pistões, anéis, bielas, vira brequim, comando de válvulas, etc,etc) do motor, e aguentam a prova inteira. MAs como bem disse o Elmer, para a fábrica, todo cuidado é pouco, principalmente no quesito "sobre alimentação", para não "queimar o filme" da máquina.
Abraço.
Sérgio.
DieselPower
24/08/2012, 19:39
Eu expliquei que havia descoberto os bicos do Agrale que tbm tinha um motor sprint 4.07 TCA, porém com 145CV, e que gostaria de instalar os mesmos.
Se não me engano, estes motores utilizam turbina K16 ou GT22, enquanto os Sprint que equipam as picapes Nissan/Chevrolet utilizam k14 ou GT20. Ao menos isso é o que indica o catálogo da Master Power e da Borg Warner.
Fala aí Sérgião, poderíamos equipar nossas viaturas com as referidas turbinas?
Quais seriam os ganhos? E as perdas?
Elevaria muito a rotação de torque máximo?
Com que pressão poderíamos trabalhar e qual a potência esperada?
Seria necessário trocar o coletor?
Abraço!
Pablo_51
24/08/2012, 20:58
X2! Se assim fosse, não existiriam as categorias de competição(como por exemplo Ralye Dos Sertões), onde temos motores "superalimentados", sem mexer um "arruela" na configurção da "parte de força"(pistões, anéis, bielas, vira brequim, comando de válvulas, etc,etc) do motor, e aguentam a prova inteira. MAs como bem disse o Elmer, para a fábrica, todo cuidado é pouco, principalmente no quesito "sobre alimentação", para não "queimar o filme" da máquina.
Abraço.
Sérgio.
Pois é.. .tbm achei um pouco de exagero da parte dele.. .ele ainda me olhou com aquela cara de "tu que sabe.. o motor é teu.. ..se quebrar não chora!" heheheh
Mas disse com todas as letras.. .que não posso apenas trocar os bicos.. que tenho que fazer um estudo completo.
Que devo tomar cuidado com o ângulo de injeção do leque p/que seja uniforme em toda a câmara.
Confesso aos amigos, fiquei com receio, pois preparação em diesel é novidade p/mim.
Já preparei motores a gasolina os quais não me deram problema algum.
Mas, como já disse anteriormente, nos diesel só o original mesmo!
Sérgio, depois acabei vendo que tinhas deixado o local onde encontrar os bicos Fratelli.
Já enviei e-mail pedindo informações!
Um deles já me respondeu! Com mais perguntas.. .mas respondeu ..hehehe
Boa tarde Pablo,
Sabes me dizer a referencia gravada no bico? E segunda questão, o amigo tem bancada de teste de bomba injetora ?
( IB Diesel - Representante da NAUT no RS )
E agora????
Vou dar mais uma debulhada neste tópico.
Abraços!
srgrande
24/08/2012, 23:59
Meu preparador tem bancada de teste p bomba e bicos. Ja preparou muito MWM SPRINT, ate p o Rally dos Sertoes com quase 350 cv.
SERGIO AUGUSTO
26/08/2012, 14:13
Se não me engano, estes motores utilizam turbina K16 ou GT22, enquanto os Sprint que equipam as picapes Nissan/Chevrolet utilizam k14 ou GT20. Ao menos isso é o que indica o catálogo da Master Power e da Borg Warner.
Fala aí Sérgião, poderíamos equipar nossas viaturas com as referidas turbinas?
Quais seriam os ganhos? E as perdas?
Elevaria muito a rotação de torque máximo?
Com que pressão poderíamos trabalhar e qual a potência esperada?
Seria necessário trocar o coletor?
Abraço!
Fala Diesel:
Não respondi antes, porque estava viajando estes dias(em campo), só hoje acessei aqui.
Veja, as K16 ou GT22(na verdade GT2259),tem um fluxo MAIOR,ROTOR "FRIO" 42,8mm x 59mm , contra 41,5mm. x 56mm, das GT 2056(que é a do SPRINT 2.8) , porém como tem a carcaça QUENTE com A/R .56 e EIXO 50,3mm de EXD DIA(diametro INTERNO/SAÌDA), contra A/R.46 e eixo 47mm de EXD DIA, das GT20/k16, o motor fica "sem pegada", o turbo vai demorar mais a "encher", por conta do A/R da caracaçla quente MAIOR, como também e diamtro do rotor do EIXO também maior(mais inercia).O IDEAL, ou melhor, seria voce colocar uma TURBINA COM CARCAÇA FRIA .60, com ROTOR DE COMPRESSOR com 60/65mm de EXD DIA e 42 a 45 mm.de IND DIA, COM EIXO DE 47mm.(IGUAL A SUA ORIGINAL), COM A/R .36 OU .40(O A/R .40 SERIA BEM LEGAL).
Abraço.
Sérgio.
Pablo_51
26/08/2012, 18:04
E quanto a referência dos bicos fratelli +30%.. .alguém tem?
Sergio, 45% a mais.. .não é muito diesel?
Abraços!
DieselPower
26/08/2012, 20:44
Fala Diesel:
Não respondi antes, porque estava viajando estes dias(em campo), só hoje acessei aqui.
Veja, as K16 ou GT22(na verdade GT2259),tem um fluxo MAIOR,ROTOR "FRIO" 42,8mm x 59mm , contra 41,5mm. x 56mm, das GT 2056(que é a do SPRINT 2.8) , porém como tem a carcaça QUENTE com A/R .56 e EIXO 50,3mm de EXD DIA(diametro INTERNO/SAÌDA), contra A/R.46 e eixo 47mm de EXD DIA, das GT20/k16, o motor fica "sem pegada", o turbo vai demorar mais a "encher", por conta do A/R da caracaçla quente MAIOR, como também e diamtro do rotor do EIXO também maior(mais inercia).O IDEAL, ou melhor, seria voce colocar uma TURBINA COM CARCAÇA FRIA .60, com ROTOR DE COMPRESSOR com 60/65mm de EXD DIA e 42 a 45 mm.de IND DIA, COM EIXO DE 47mm.(IGUAL A SUA ORIGINAL), COM A/R .36 OU .40(O A/R .40 SERIA BEM LEGAL).
Abraço.
Sérgio.
Valeu Sérgio, obrigado pelas informações.
Será que a GT22/K16 iria gerar um LAG tão grande assim? Segundo as tabelas de aplicações, elas equipam originalmente o Sprint 4.07 no Volare, que alguém citou aí atrás que tem 145 cv (isso eu não sabia).
Através destas medidas, é possível saber aproximadamente a que RPM se daria a potência e torque máximos? E que pressão poderíamos trabalhar?
PS.: Sabe quais as medidas da turbina original do 6.07? Algumas tabelas de aplicações citam as mesmas GT20/K14 do 4.07... Sei não...
DieselPower
26/08/2012, 20:47
E quanto a referência dos bicos fratelli +30%.. .alguém tem?
Sergio, 45% a mais.. .não é muito diesel?
Abraços!
Serjão, me corrija se estiver errado.
Não será muito diesel, desde que você ofereça um acréscimo de comburente (ar) na mesma proporção, o que no Sprint significaria trabalhar com aproximadamente 1,8 kgf/cm3.
Vale lembrar que um resfriador (intercooler) mais eficiente provavelmente se fará necessário.
SERGIO AUGUSTO
26/08/2012, 21:08
E quanto a referência dos bicos fratelli +30%.. .alguém tem?
Sergio, 45% a mais.. .não é muito diesel?
Abraços!
Fala Pablo:
Quanto à referencia dos FRATELLI, É A MESMA DOS ORIGINAIS BOSCH. Quando a FRATELLI confeccionou os primeiros injetores com +30% de vazão, para os mtores MWM SPRINT/MAXION 2.5/2.8, os FEZ em cima do DSLA145P882, que originalmente vinha nos MAXION 2.5, pois à época eles tinha muitos injetores P882, e como estes SERVEM EM AMBOS OS MOTORES(falando a grosso modo), então foi alterado a vazão dos P882 em +20% e + 30%(dois lotes), e me foram mandados através da NAUT PARTS DIESEl, que é A ÚNICA REPRESENTANTE OFICIAL DA FRATELLI, no Brasil. Estes injetores, uma quantidade foi passada ao CAVESO, um jogo ao PEQUENO JR., e um outro jogo ao DANILO CROSTA, todos companheiros aqui do forum, pois quando eu estava "arrumando" minha DAKOTA(não tenho mais ela), entrei em contato com a FRATELLI, e perguntei se eles fariam para mim, um jogo de injetores com vazão aumentada para o motor VM(da dakota), então eles fizeram dois jogos pra mim, um com +20% e outro com +30%, ai, comentei aqui no forum, e alguns companheiros ficaram interessados para terinjetores com vazão aumantada, como eu fiz, QUER DZER, PEDI PRA FAZER, e fui atendido pela FRATELLI. Hoje, os injetores que a FRATELLI está diponibilizando com vazão aumentada para os MWM SPRINT, é o DSLA145P975, original dos 2.8(S-10, FRONTIER, etc.). VOCE SÓ ENCONTRA NA NAUT, liga lá e fala com o HARUO ou JOÃO.
Quanto À quantidade a mais de diesel, veja, a potencia INCREMENTADA É DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO DIESEL INJETADO(mistura ar/combustivel, pra ser extato), então se diz que quer 200 cv num SPRINT 2.8, tá dizendo que quer 51% a mais que a potencia "original"(132 cv), e a unica maneira de fazer isso, é "mandando" combustível e comburente na proporção do aumento de potencia. E só consguimos isso, alterando o tempo de injeção(ABRIR a B.I.) ou colocando injetores de maior vazão. Como, quando voce "abre" a B.I. parte do diesel, não vai ser queimado, em função do prolongamento do tempo de injeção, dá-se a fumaça. e no caso do inejtor, até tem-se também, mas se o trabalho do turbo for bem feito, minimiza-se, ou até não se tem a fumaceira. Com o uso dos FRATELLI, voce terá o INJETOR ORIGINAL do motor(ou categoria de motores, como MWM 2.8, MAXION 2.5/2.8) FABRICADO COM DIÂMETRO E/OU QUANTIDADE DE FUROS, EM CONDIÇÃO EXATA DE "FORNECER" DENTRO DO REGIME NORMAL DA INJEÇÃO, A QUANTIDADE QUE SE FALA, MATEMATICAMENTE, FISICAMENTE, HIDRAULICAMENTE, CALCULADOS E FABRICADOS. Diferentemente de se pegar um injetor que alimenta um motor grande(em termos de potencia), e colocá-lo em outro originalmente "menor" (em potencia principalmente, claro que no tamanho nem se precisa falar). Isso é "teoricamente" fácil de se fazer, calculando a diferença, levando-se em considerçaõ rotação/regime de trabalho dos motores em questão(doador e recptor), capacidade volumétrica, entre outros fatores, que juntos, nos levarão ao valor(vazão) TEÓRICO, de um injetor, por INEJEÇÃO, e então estabelece-se a diferença entra a vazão original e a pretendida, e com isso chega-se a idéia de qual injetor "poderia" ser usado em um motor, para se elevar a potencia dele "de X para Y".
Abraço.
Sérgio.
SERGIO AUGUSTO
26/08/2012, 21:43
Valeu Sérgio, obrigado pelas informações.
Será que a GT22/K16 iria gerar um LAG tão grande assim? Segundo as tabelas de aplicações, elas equipam originalmente o Sprint 4.07 no Volare, que alguém citou aí atrás que tem 145 cv (isso eu não sabia).
Através destas medidas, é possível saber aproximadamente a que RPM se daria a potência e torque máximos? E que pressão poderíamos trabalhar?
PS.: Sabe quais as medidas da turbina original do 6.07? Algumas tabelas de aplicações citam as mesmas GT20/K14 do 4.07... Sei não...
Fala Diesel:
Não tenho certeza das medidas dos rotores de eixo, usados nessas "GT22" do volare(fala-se em catálogo que eles tem 140cv), mas me parece que eles tem atuador a vácuo, controlado por solenoide, o que minimiza o LAG. TAmbém estes catálogos, de vez em quando dão uma misturada nas informações, pois a K-¨16 (e similares), é usada nos CUMMINS ISBe 3.9 , nos MB 904(ambos na faixa dos 150 a 180 Cv, e na casa dos 4L.)
Veja, primeiro se "define" o regime de rotação, ou pelo menos se verifica, de acordo com aconfiguração do motor, qual a rpm máx, e a a rpm(ou faixa de rpm) do torque, e com base no fluxo e pressão necessários à potencia/torque pretendidos, pôe-se nas mãos, uma quantidade de gráficos de turbos, e"estuda-se qual se aplícará melhor, áquela necessidae, ficando o mais longe possivel da "SURGE LINE" e "CHOCK LINE". Em linhas gerais, é dificil se achar um turbo que seja bom para proporcionar torque bem em baixa, e potencia final(por isso a solução dos BI-TURBOS), mas se encontra algumas coisa razoaável( hibridando turbos).
Abraço.
Sérgio.
DieselPower
26/08/2012, 22:00
Fala Diesel:
Não tenho certeza das medidas dos rotores de eixo, usados nessas "GT22" do volare(fala-se em catálogo que eles tem 140cv), mas me parece que eles tem atuador a vácuo, controlado por solenoide, o que minimiza o LAG. TAmbém estes catálogos, de vez em quando dão uma misturada nas informações, pois a K-¨16 (e similares), é usada nos CUMMINS ISBe 3.9 , nos MB 904(ambos na faixa dos 150 a 180 Cv, e na casa dos 4L.)
Veja, primeiro se "define" o regime de rotação, ou pelo menos se verifica, de acordo com aconfiguração do motor, qual a rpm máx, e a a rpm(ou faixa de rpm) do torque, e com base no fluxo e pressão necessários à potencia/torque pretendidos, pôe-se nas mãos, uma quantidade de gráficos de turbos, e"estuda-se qual se aplícará melhor, áquela necessidae, ficando o mais longe possivel da "SURGE LINE" e "CHOCK LINE". Em linhas gerais, é dificil se achar um turbo que seja bom para proporcionar torque bem em baixa, e potencia final(por isso a solução dos BI-TURBOS), mas se encontra algumas coisa razoaável( hibridando turbos).
Abraço.
Sérgio.
Pois é Sérgio,
Meu plano para o futuro (tomara que próximo) é 190-200 cvs, pois se a MWM cita esta potência como original do 4.07, eu quero!
Não vejo problemas em elevar UM POUCO a rotação onde atingirá o torque máximo, afinal, quando se precisa muita força em baixa usamos a reduzida!
Para este caso, qual a configuração ideal dos compressores/rotores e etc? Seria aquele citado nos post anterior?
Abraço!
SERGIO AUGUSTO
26/08/2012, 22:03
Serjão, me corrija se estiver errado.
Não será muito diesel, desde que você ofereça um acréscimo de comburente (ar) na mesma proporção, o que no Sprint significaria trabalhar com aproximadamente 1,8 kgf/cm3.
Vale lembrar que um resfriador (intercooler) mais eficiente provavelmente se fará necessário.
Diesel:
TEORICAMENTE, para uns 200Cv no SPRINT 2.8 @3600rpm, com um BOM INTERCOOLER, seriam necessários 1,62Kg(razão de pressão no 2,91)coletor, para mandar umas 27,87 lib/min, de fluxo. Um turbina que te dá essa condição por exemplo, é a MASTER POWER R494, com CARCAÇA FRIA .50 OU .60, o rotor do compressor tem 49mm.x70mm. ,e o rotor do eixo tem 49,5mm.x64mm., e pode-se usar uma CARCAÇA QUENTE .36(fica ANIMAL!). Pode ver que esta trubina tem o rortor do compressor MAIOR que a GT 22(2259), e o rotor da turbina(eixo), menor.
Abraço.
Sérgio.
Para uso dos Fratelli +30% já foi dito que os parâmetros de quantidade de comb. injetado por ela fica original, bem como as pressão dos bicos. Precisa alterar o ponto da BI ou alguma outra coisa ?
SERGIO AUGUSTO
26/08/2012, 22:15
Para uso dos Fratelli +30% já foi dito que os parâmetros de quantidade de comb. injetado por ela fica original, bem como as pressão dos bicos. Precisa alterar o ponto da BI ou alguma outra coisa ?
Fala fpandur:
A quantidade injetada, no "mesmo ponto" de abertura da BI(acelerador), vai ser MAIOR, DE RESTO FICA TUDO IGUAL AO ORIGINAL. Vale ressaltar que o trabalho no turbo é importante.
DieselPower
26/08/2012, 22:36
Diesel:
TEORICAMENTE, para uns 200Cv no SPRINT 2.8 @3600rpm, com um BOM INTERCOOLER, seriam necessários 1,62Kg(razão de pressão no 2,91)coletor, para mandar umas 27,87 lib/min, de fluxo. Um turbina que te dá essa condição por exemplo, é a MASTER POWER R494, com CARCAÇA FRIA .50 OU .60, o rotor do compressor tem 49mm.x70mm. ,e o rotor do eixo tem 49,5mm.x64mm., e pode-se usar uma CARCAÇA QUENTE .36(fica ANIMAL!). Pode ver que esta trubina tem o rortor do compressor MAIOR que a GT 22(2259), e o rotor da turbina(eixo), menor.
Abraço.
Sérgio.
E esta carcaça quente menor não poderia gerar restrição no escape?
Será que com esta configuração a rotação do torque máximo subiria muito?
Valeu Sérgio, mais uma vez obrigado pelas dicas e desprendimento em nos passar todas esses detalhes, show de bola !
SERGIO AUGUSTO
27/08/2012, 08:26
E esta carcaça quente menor não poderia gerar restrição no escape?
Será que com esta configuração a rotação do torque máximo subiria muito?
Fala Diesel:
Com esta caracaça, voce deve(tem que) usar uma WASTEGATE EXTERNA. Funciona sem propblemas, pelo contrário, fica excelente. Pra voce ter uma idéia, o Felippe(fejipeiro), "toyoteiro", membro aqui do forum, está usando na BAND 4.0 uma MP R544(compressor 54mm.x77mm.), carcaça fria .70, com esta carcaça quente,.36, pois ela tem o mesmo eixo, para ser usada COM WG externa, e ainda não colocou a dita(WG), e tá rodando bem, sendo que já alertei a ele(nós que deos as idéias pra ele), que o "projeto" é para ser usado a WG. http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/103280-turbina-70-na-band-com-om-364-relacao-12x35-pneus-35-a.html.
Obs: Dá uma ampliada no folder da MP, que,tracei no gráfico, o ponto de trabalho.
Abraço.
Sérgio.
Meu preparador tem bancada de teste p bomba e bicos. Ja preparou muito MWM SPRINT, ate p o Rally dos Sertoes com quase 350 cv.
srgrande, é aquele que você me passou por MP ? OBS: tentei responder sua MP, mas sua caixa de mensagem no Forum está cheia
zenzen 4x4
27/08/2012, 10:01
Olá Sergio Augusto!
Estou acompanhando o Tópico,parabéns pelo seu conhecimento Técnico, Sergio Augusto!Mas como sou leigo nesta parte técnica, tomo a liberdade de lhe pedir uma receitinha básica par melhorar o desempenho da minha ZJ 97 com motor Sprint 2.8 04 cil, da S10 2005, basicamente, trocando os Bicos por Fratelli +30 e o que mais?.Já li muito à respeito,mas ainda não sei o fazer, e fazer bem feito.
Abraços!
Pablo_51
27/08/2012, 14:07
Sergio, já agradeço toda essa informação. ..descobrí que vou ter que estudar mais do que estava pensando. .hehehe.. muita coisa nova.
Outra coisa que me deixou em dúvida, tu coloca que é importante uma troca da turbina. Agora pergunto, se eu não trocar, prejudico algo? Ou ganho menos potência?
Só a motivo de informação, tenho uma turbina do Sprint 6cil aquí em casa.. .F250 se não me engano. (recondicionada)
Seve p/essa aplicação?
Abraço!
srgrande
27/08/2012, 21:01
srgrande, é aquele que você me passou por MP ? OBS: tentei responder sua MP, mas sua caixa de mensagem no Forum está cheia
Sim, é o mesmo cara. Acabei de esvaziar minha caixa. Nao esqueceu do segredo que prometi revelar so por telefone...
Sim, é o mesmo cara. Acabei de esvaziar minha caixa. Nao esqueceu do segredo que prometi revelar so por telefone...
Não esqueci não ... rs, rs, vou ligar para você durante essa semana, falei com o bombista hoje e peguei orçamento, gostaria de trocar uma rápida idéia contigo a respeito. Obrigado mais uma vez.
DieselPower
28/08/2012, 22:02
Sim, é o mesmo cara. Acabei de esvaziar minha caixa. Nao esqueceu do segredo que prometi revelar so por telefone...
Eeeeeeeeeeeee que negócio é esse de segredinhos?
Clube da Luluzinha?
Posta aí as "mandingas"!
kkkk, diesel, quanto ao segredo que o srgrande tem para dizer eu não faço idéia, mas ele me passou o contato de um bombista para que eu fizesse a cotação da mudança dos bicos em Londrina (170 Km daqui)
DieselPower
31/08/2012, 23:29
Fala Diesel:
Com esta caracaça, voce deve(tem que) usar uma WASTEGATE EXTERNA. Funciona sem propblemas, pelo contrário, fica excelente. Pra voce ter uma idéia, o Felippe(fejipeiro), "toyoteiro", membro aqui do forum, está usando na BAND 4.0 uma MP R544(compressor 54mm.x77mm.), carcaça fria .70, com esta carcaça quente,.36, pois ela tem o mesmo eixo, para ser usada COM WG externa, e ainda não colocou a dita(WG), e tá rodando bem, sendo que já alertei a ele(nós que deos as idéias pra ele), que o "projeto" é para ser usado a WG. http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/103280-turbina-70-na-band-com-om-364-relacao-12x35-pneus-35-a.html.
Obs: Dá uma ampliada no folder da MP, que,tracei no gráfico, o ponto de trabalho.
Abraço.
Sérgio.
Pois é Sérgio,
Mas um deles é LSD e outro HSD.
Vamos lá, o Mercedez é 42,86% maior (capacidade cúbica) que o Sprint, porém se compararmos as faixas de rotação encontramos a potência máxima chegando a 3.600 RPM no MWM e 2.800 no Mercedez. Até que ponto estas diferenças exigiriam um melhor fluxo de gases no escape do motor com rotações mais elevadas? Afinal, ele teria que esvaziar o cilindro rapidamente para a próxima admissão.
Deixe-me ver se compreendi. Segundo as informações anexas, a pressão de trabalho deveria ser de 1,9 kgf/cm3 para atingir os 200 cv, certo?
E os bicos teriam que possuir vazão superior a 30%, os mais indicados seriam os citados anteriormente (Cummins)?
O intercooler original da F250 daria conta do recado (vazão/capacidade de resfriamento)?
Grande abraço!
PS.: Trabalhando com "solenóide + pressostato" na WG da turbina original, até que pressão poderia trabalhar mantendo a durabilidade da mesma?
DieselPower
31/08/2012, 23:34
Obs: Dá uma ampliada no folder da MP, que,tracei no gráfico, o ponto de trabalho.
Sergio.
Tentei ampliar mais a imagem está distorcendo...
Teria como postar só o gráfico?
Abraço!
SERGIO AUGUSTO
01/09/2012, 17:01
Pois é Sérgio,
Mas um deles é LSD e outro HSD.
Vamos lá, o Mercedez é 42,86% maior (capacidade cúbica) que o Sprint, porém se compararmos as faixas de rotação encontramos a potência máxima chegando a 3.600 RPM no MWM e 2.800 no Mercedez. Até que ponto estas diferenças exigiriam um melhor fluxo de gases no escape do motor com rotações mais elevadas? Afinal, ele teria que esvaziar o cilindro rapidamente para a próxima admissão.
Deixe-me ver se compreendi. Segundo as informações anexas, a pressão de trabalho deveria ser de 1,9 kgf/cm3 para atingir os 200 cv, certo?
E os bicos teriam que possuir vazão superior a 30%, os mais indicados seriam os citados anteriormente (Cummins)?
O intercooler original da F250 daria conta do recado (vazão/capacidade de resfriamento)?
Grande abraço!
PS.: Trabalhando com "solenóide + pressostato" na WG da turbina original, até que pressão poderia trabalhar mantendo a durabilidade da mesma?
Fala Diesel:
Veja, vamos por partes;
1- A respeito do "melhor fulxo de gases no escape" temos que o FLUXO, REPRESENTA O DESLOCAMENTO DE UM FLUIDO OU GÁS, EM UMA DETERMINADA QUANTIDADE, NUMA UNIDADE DE TEMPO. Visto esta questão, voltamos ao ponto em que, para uma potencia pretendida, precisamos de um fluxo de ar, em LIBRAS POR MINUTO, e que ESTA CONSTANTE INDEPENDE DO TAMANHO DO MOTOR E DO REGIME DE ROTAÇÃO.
Então, precismos observar, que, NUM MOTOR DE MENOR TAMANHO E MAIOR ROTAÇÃO, a "EXPULSÃO DOS GASES" DE CADA CILINDRO, SE DÁ NUM MENOR ESPAÇO DE TEMPO, PARA A MESMA POTENCIA, COMPARADO A UM MOTOR MAIOR. Em função disso, É FATO QUE , é interessante, que quanto menor o motor, mais necessário se faz um COLETOR DE ESCAPE DIMENSIONADO( OU NO MÍNIMO PULSATIVO), ou seja, DUTOS DOS CILINDROS ATÉ A FLANGE DA TURBINA DO MESMO TAMANHO, E INDEPENDENTES, PARA ZERAR A CONTRAPRESSÃO.
2- A pressão de trabalho "ESTIMADA" de 1,9 kg, refere-se à PRESSÃO DO TURBO(NO CARACOL FRIO), tendo-se em mente, uma perda de carga somada, dos dutos, intercoolers, curvas, etc, em torno de 4PSI(ou aproximadamente 0,28Kg) "sobrando" 1,62Kg de pressão NO COLETOR(ENTRADA DO MOTOR), que é a pressão necessária para "empurrar" 27,87 LIb/min. de AR, a 45 GRAUS CELSIUS(depois do intercooler), necessários à NOSSA "PRETENSA" POTENCIA DE 200 Cv, no MOTOR 2.8 l DIESEL, girando a 3600rpm.
3- A pressão que se pode trabalhar usando a solenoide + pressostato, é sempre a pressão determinada como PRESSÃO DE PICO, ou pressão máxima. O diferencial do uso da solenoide e pressostato, está no fato de que a WG NÃO VAI ABRI "PROGRESSIVAMENTE", só abrirá, DE UMA VEZ, quando a pressão de pico(pressão de trabalho), for alcançada. Isto, FAZ COM QUE A PRESSÃO DE TRABALHO SEJA ALCANÇADA EM REGIMES MAIS BAIXOS DE RPM.
4- No que diz respeitro aos INJETORES, podemos ter uma série de "mais indicados". Veja que, precisamos injetar DIESEL, PROPORCIONALMENTE "A MAIS", IGUALMENTE A "POTENCIA" A MAIS DESEJADA. Eu tenho uma planilha que montei, onde me diz a VAZÃO QUE PRECISO POR INJETOR, PARA ALCANÇAR UMA POTENCIA A UMA DETERMINADA ROTAÇÃO, NUM MOTOR DE TAMANHO E NUMERO DE CILINDROS CONHECIDOS. De posse destes dados, "migro" injetores de um motor para outro, sem problemas, nem dificuldades. Só não passo as equações contidas na planilha, eheh...
Abraço.
Sérgio.
DieselPower
01/09/2012, 17:29
3- A pressão que se pode trabalhar usando a solenoide + pressostato, é sempre a pressão determinada como PRESSÃO DE PICO, ou pressão máxima. O diferencial do uso da solenoide e pressostato, está no fato de que a WG NÃO VAI ABRI "PROGRESSIVAMENTE", só abrirá, DE UMA VEZ, quando a pressão de pico(pressão de trabalho), for alcançada. Isto, FAZ COM QUE A PRESSÃO DE TRABALHO SEJA ALCANÇADA EM REGIMES MAIS BAIXOS DE RPM.
Valeu Sérgio, novamente obrigado pelas informações!
Normalmente, os Sprint 4.07 TCA trabalham entre 1,2 e 1,3 kgf/cm3, certo?
Mas será que esta turbina original (GT20, K14 e etc) não poderia trabalhar com um pouco mais de pressão sem gerar desgaste prematuro do compressor? Ao menos contra-pressão não teríamos, pois a WG estaria abrindo totalmente ao atingir a pressão determinada. O que acha?
Meu Sprint está marcando 1,4 kgf/cm3 desde que o parafuso de débito da BI foi aberto em 1/4 de volta e a WG não foi alterada.
Abraço!
SERGIO AUGUSTO
01/09/2012, 17:50
Sergio.
Tentei ampliar mais a imagem está distorcendo...
Teria como postar só o gráfico?
Abraço!
Diesel:
Não tenho como postar este gráfico somente. Estou anexando o catálo MP, ai, você vai na MP 494, visualiza o gráfico, e traça(no PAINT), os pontos de fluxo em torque máximo, 0,12Kg/s, na linha HORIZONTAL(EIXO "X"), e você sobe uma linha HORIZONTAL, até encontrar o PONTO DE RAZÂO DE PRESSÃO DE 2,84 NA COLUNA VERTICAL(EIXO "Y")(2,8, NO GRÁFICO, ENCOSTADO NA LINHA SURGE), depois vai na linha horizontal de novo(EIXO "X"), no ponto 0,21 kg/s, e traça uma linha vertical até o ponto 2,84 de RAZÂO DE PRESSÃO. Ai, verá, que segundo o GRÁFICO, esta turbina atende a necessidade de FLUXO E RAZÃO DE PRESSÃO QUE PRECISAMOS, SEM "SAIR" DOS LIMITES DE SURGE/BACK PRESSURE E CHOCK LINE.
SERGIO AUGUSTO
02/09/2012, 14:53
Sergio.
Tentei ampliar mais a imagem está distorcendo...
Teria como postar só o gráfico?
Abraço!
Diesel:
Tentei anexar o catálogo MP, mas o arquivo ultrapasaa o limite para anexos, e não é possivel imprimir em PDf uma página ou uma figura da página, pois tem proteção, e pra complicar mais, a MP retirou os links no site, de catálogos para dowload. Então ampliei o gráfico na tela do PC, e tirei uma foto do mesmo, coloquei no PAINT e tracei os pontos (a reta vertical do torque e a da potencia max.). Penso que dará para voce identificar.
Abraço.
Sérgio
Sergio Augusto eu sei q nao tem nada a ver com esse forum , mais vc me recomendou colocar em minha f1000 uma relacao maior o meu e um braseixo so q nao exato o modelo, e gostaria em qual loja poso conseguir o 17x43 ou algum desse modelo?? e sobre o motor eu troquei por um TD turbo original e to aguardando pro marcelo mander um intercoller nela, agora so falta instala o motor e ver a relacao. Brigado
Pablo_51
13/09/2012, 13:15
Olá Sérgio!
Sem precisar trocar a turbina, até que percentual eu poderia ir com os bicos? Quais poderia usar?
Já enviei e-mail p/Naut, mas até agora não me responderam.
Outra coisa, a turbina do Sprint 6cil melhoraria quanto? Pois tenho uma recondicionada parada em casa.
Abraço!
SERGIO AUGUSTO
15/09/2012, 14:14
Sergio Augusto eu sei q nao tem nada a ver com esse forum , mais vc me recomendou colocar em minha f1000 uma relacao maior o meu e um braseixo so q nao exato o modelo, e gostaria em qual loja poso conseguir o 17x43 ou algum desse modelo?? e sobre o motor eu troquei por um TD turbo original e to aguardando pro marcelo mander um intercoller nela, agora so falta instala o motor e ver a relacao. Brigado
Fala Gabiru:
Vej,a quanto a uma loja pra voce conseguir uma relação 17x43 pro seu BRASEIXOS, não sei te indicar, mas entra no site SPICER, e no link de contatos, eles podem te indicar um representante. Ou, em ultima análise, fala com o pessoal da CONIFLEZ(www.coniflex.com.br (http://www.coniflex.com.br) ), que eles FABRICAM uma relação destas pra voce, ou fabricam um pinhão "maior", para usar na tua coroa.
Abraço.
Sérgio.
SERGIO AUGUSTO
15/09/2012, 14:21
Olá Sérgio!
Sem precisar trocar a turbina, até que percentual eu poderia ir com os bicos? Quais poderia usar?
Já enviei e-mail p/Naut, mas até agora não me responderam.
Outra coisa, a turbina do Sprint 6cil melhoraria quanto? Pois tenho uma recondicionada parada em casa.
Abraço!
Fala Pablo:
Veja, o ideal seria fazer um UP GRADE no turbo, pra ficar legal, mas pode usar os FRATELLI +30%, com o turbo original, aumentando ummpouco a pressão, para obviamente, mandar um fluxo de ar maior .
Abraço
Sérgio.
.
zenzen 4x4
15/09/2012, 16:39
Olá Sergio Augusto!
Estou acompanhando o Tópico,parabéns pelo seu conhecimento Técnico, Sergio Augusto!Mas como sou leigo nesta parte técnica, tomo a liberdade de lhe pedir uma receitinha básica par melhorar o desempenho da minha ZJ 97 com motor Sprint 2.8 04 cil, da S10 2005, basicamente, trocando os Bicos por Fratelli +30 e o que mais?.Já li muito à respeito,mas ainda não sei o fazer, e fazer bem feito.
Abraços!
BAH!!! E eu fiquei sem resposta...
SERGIO AUGUSTO
16/09/2012, 10:51
BAH!!! E eu fiquei sem resposta...
Fala zenen 4x4:
Cara, me desculpe, mas não foi intencional, lhe deixar sem resposta. Me passei,rs.
Veja, só com os fratelli, melhora, mas o correto é se fazer um UP GRADE no turbo(trocar por outro com maior fluxo). Vo "fazer" uma planilha com as necessidades de turbo para uns 170Cv, levando em consideração que usará os FRATELLI +30%, e te indico qual modelo usar. Estou fora de casa, agora, e aqui no meu not book, não tenho mais minhas planilhas/catálogos, etc. Amanhã te mando.
Abraço.
Sérgio.
zenzen 4x4
16/09/2012, 10:58
Beleza, Sergio! Foi só para lembrar!Agradeço a Gentileza.Não vejo a hora de fazer esta Cheroka andar de verdade.
Abraço.
Zenzen
Santiagocamara
22/10/2012, 20:01
Fala zenen 4x4:
Vo "fazer" uma planilha com as necessidades de turbo para uns 170Cv, levando em consideração que usará os FRATELLI +30%, e te indico qual modelo usar. Estou fora de casa, agora, e aqui no meu not book, não tenho mais minhas planilhas/catálogos, etc. Amanhã te mando.
Abraço.
Sérgio.
Sergio, primeiramente parabens pelas respostas bastante tecnicas. Estou no aguardo tambem desta planilha... :))) Tenho os bicos +30% num Troller 2.8 2005 e gostaria de colocar uma turbina maior, pergunto qual seria a melhor e qual o modelo? Preciso de trocar o coletor? Escape tambem? Agradeço desde ja a atenção
Um abraço
Santiago
Elmer_Jeep
23/10/2012, 14:00
uma vez baixei o catalogo de peças do sprint e comecei a listar todos os codigos e aplicação dos bicos, parei no meio do caminho pq é muita coisa mas vou checar isso novamente pois tenho interesse nesse upgrade dos bicos pro meu 6 cilindros.
[]'s
Consegui transcrever a tabela, resumindo pela MWM são 6 modelos de bicos:
9.0530.20.0.9040
9.0530.20.0.9041
9.0530.20.0.9043
9.0530.20.0.9048
9.0530.20.0.9050
9.0530.20.0.9051
Abaixo a aplicação de cada um:
CODIGO DO BICO
9.0530.20.0.9040
APLICAÇÃO NA LINHA 10.00 36.00 55.00 98.02
10.00 FORD TODOS
10.01 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103BA com A/C
10.02 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 102BA sem A/C
10.03 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103BD com A/C
10.04 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 102BD sem A/C
10.05 6.07TCA Pick-Up Ford F250 104BD Austrália c/ a/c,s/DDS
10.06 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103CB com A/C
10.07 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 102CB sem A/C
10.08 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103CD com A/C
36.00 AGRALE TODOS
36.01 4.07TCA Volare A6 sem A/C 15°
36.02 4.07TCA Volare A6 com A/C 15°
36.03 4.07TCA Volare A6 sem A/C 15°
36.04 4.07TCA Volare A6 com A/C 15°
36.05 4.07TCA Furgovan 6000 sem A/C
36.06 4.07TCA Caminhão 6000D sem A/C
36.07 4.07TCA Volare A5 / A6 sem A/C 15°
36.08 4.07TCA Volare A5 / A6 com A/C 15°
36.09 4.07TCA Volare A5 / A6 sem A/C 3°
36.10 4.07TCA Volare A5 / A6 com A/C 3°
36.11 4.07TCA Jipe Marruá
55.00 MARCOPOLO TODOS
55.01 4.07TCA Marcopolo Volare com A/C 15°
55.02 4.07TCA Marcopolo Volare sem A/C 15°
55.03 4.07TCA Marcopolo Volare com A/C 3°
55.04 4.07TCA Marcopolo Volare sem A/C 3°
98.02 MARÍTIMO
98.02 6.07 TCW Marítimo Parcial
CODIGO DO BICO
9.0530.20.0.9041
APLICAÇÃO NA LINHA
38.01 38.02 38.03 38.04 38.05 38.06 38.07 38.08 38.10 38.11 38.12 38.13 38.14 38.15 38.16 38.17
38.00 GENERAL MOTORS todas
38.01 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, com SERVOTRONIC
38.02 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, com SERVOTRONIC
38.03 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, com SERVOTRONIC
38.04 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, sem SERVOTRONIC
38.05 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, sem SERVOTRONIC
38.06 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, com SERVOTRONIC
38.07 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, c/ Servotronic, s/ ABS
38.08 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, c/ SERVOTRONIC, c/ ABS
38.10 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, s/ ABS
38.11 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, s/ ABS
38.12 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, com ABS
38.13 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, opcional ABS
38.14 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, s/ Servotronic, opcional ABS
38.15 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, c/ Servotronic, com ABS
38.16 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, s/ Servotronic, com ABS
38.17 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, s/ Servotronic, opcional ABS
CODIGO DO BICO
9.0530.20.0.9043
APLICAÇÃO NA LINHA 38.09 38.18
38.09 6.07T GMC 6.150 sem A/C
38.18 6.07T GMC 6.150 sem A/C
CODIGO DO BICO
9.0530.20.0.9048
APLICAÇÃO NA LINHA
14.00 29.00 36.11 38.19 38.20 38.21 38.22 38.25 38.26 38.27 38.28 38.29 38.30 38.31 38.32 38.37 38.38 38.39 38.40 38.41 38.42 54.00 98.01
14.00 NISSAN todas
14.01 4.07TCA Frontier Cabine Simples com A/C
14.02 4.07TCA Frontier Cabine Simples sem A/C
14.03 4.07TCA Frontier Cabine Dupla / Xterra c/ A/C
14.04 4.07TCA Frontier Cabine Dupla / Xterra s/ A/C
29.00 Sprint Repotenciamento todas
29.01 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up c/ A/C 15°
29.02 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up s/ A/C 15°
29.03 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up c/ A/C 3°
29.04 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up s/ A/C 3°
36.11 Agrale
36.11 4.07TCA Jipe Marruá
GENERAL MOTORS
38.19 4.07TCA S10/Blazer 2000 4x2 com A/C, sem vela
38.20 4.07TCA S10/Blazer 2000½ 4x2 sem A/C, sem vela
38.21 4.07TCA S10/Blazer 2000 4x4 com A/C, sem vela
38.22 4.07TCA S10/Blazer 2000½ 4x4 sem A/C, sem vela
38.23 6.07T GMC 6.140 sem A/C, com vela
38.24 6.07T GMC 6.140 sem A/C, sem vela
38.25 4.07TCA S10/Blazer 2004/05 sem A/C, sem vela 3°
38.26 4.07TCA S10/Blazer 2004/05 sem A/C, com vela 3°
38.27 4.07TCA S10/Blazer 2001½ sem A/C, com vela, c/
DDS
38.28 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, sem vela, c/
DDS
38.29 4.07TCA S10/Blazer 2001½ sem A/C, com vela, c/
DDS
38.30 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, com vela, c/
DDS
38.31 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, sem vela, c/
DDS
38.32 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, com vela, c/
DDS
38.37 4.07TCA S10/Blazer 2001 sem A/C, sem vela, com
DDS
38.38 4.07TCA S10/Blazer 2001 sem A/C, com vela, com
DDS
38.39 4.07TCA S10/Blazer 2002 com A/C, sem vela, com
DDS
38.40 4.07TCA S10/Blazer 2002 com A/C, com vela, com
DDS
38.41 4.07TCA S10/Blazer 2002/03 com A/C, sem vela 3°
38.42 4.07TCA S10/Blazer 2002/03 com A/C, com vela 3°
54.00 TROLLER
54.01 4.07TCA Jipe Troller T4 com A/C 15°
54.02 4.07TCA Jipe Troller T4 sem A/C 15°
54.03 4.07TCA Jipe Troller T4 com A/C 3°
54.04 4.07TCA Jipe Troller T4 sem A/C 3°
Marítimo
98.00 Todas
CODIGO DO BICO
9.0530.20.0.9050
APLICAÇÃO NA LINHA 38.23 38.24 38.43 38.44
38.23 6.07T GMC 6.140 sem A/C, com vela
38.24 6.07T GMC 6.140 sem A/C, sem vela
38.43 6.07T GMC 3500HD sem A/C, sem vela
38.44 6.07T GMC 3500HD com A/C, sem vela
CODIGO DO BICO
9.0530.20.0.9051
APLICAÇÃO NA LINHA 38.33 38.34 38.35 38.36
38.33 6.07T Silverado Euro II sem A/C, com vela
38.34 6.07T Silverado Euro II com A/C, com vela
38.35 6.07T Silverado Euro II sem A/C, sem vela
38.36 6.07T Silverado Euro II com A/C, sem vela
Elmer_Jeep
23/10/2012, 14:03
tem outra lista de codigos pela bosch com mais modelos, a tarde eu mando pq aqui no exterior ainda são 12:00 e to saindo pro almoço
[]'s
Elmer_Jeep
23/10/2012, 18:09
DSLA 145 P 631
407TCA MICROÔNIBUS MARCOPOLO VOLARE PONTO 1,63mm PRESSÃO 220/300BAR
607TCA FORD F-25O (C 103 BE) PONTO 1,55mm PRESSÃO 220/300 BAR
407TCA VW LT2 C/ A/C 1 ALTERNADOR PONTO 1,63mm PRESSÃO 220/300BAR
DSLA 145 PVB 4137
407TCA S-10 / BLAZER S/ AR COND. S/ VELA AQUEC. PONTO 1,60mm PRESSÃO 220/300 BAR
407TCA JIPE TROLLER PONTO 1,60mm PRESSÃO 220/300 BAR
DSLA 139 P 710
607T SILVERADO / GRAN BLAZER COMPLETA PONTO 1,30mm PRESSÃO 220/300 BAR
DLLA 145 P 749
607T CAMINHÃO GMC 6.150 (GMT 455) PONTO 1,40mm PRESSÃO 250 BAR
DSLA 139 P 982
607T GMC 6.140 DECONTENT COM GLOW PLUG PONTO 1,05mm PRESSÃO 250 BAR
DSLA 139 P 976
607T SILVERADO 2000 / CAMINHÃO GMC 6.140 PONTO 1,15mm PRESSÃO 220/300 BAR
Algumas páginas atrás foi indicado pelo Sérgio o código Bosch 0 433 175 049 para uso num MWM 2.8, esse bico temm +45%. Gostaria de algo em torno de 20 a 30% no máximo, estou esperando a 2 meses chegar os Fratelli na Naut mas está difícil, nem respondendo meus emails eles estão mais. Vou fazer uma viagem de mais de 10000 Km no final do ano e por motivos óbvios não gostaria de trocar os bicos na véspera da viagem. Gostaria de um bico de maior vazão que fosse adequado ao MWM 2.8 mecânico, por isso que estava tentando na Naut, mas está complicado lá. Diante disso, alguém conseguiu o código dos "famosos" bicos marítimos para o MWM 2.8 ou então algum outro que se adeque tecnicamente a esse motor e que tenha até +30% de vazão ? Inclusive nessa lista que o Elmer colocou, aparece o código 9.0530.20.0.9048, onde consta que esse mesmo bico é utilizado tanto para uso marítimo como automotivo (Nissan, GM, Troller, etc). Pode-se deduzir então que essa do bico marítimo ter maior vazão/desempenho é lenda ?
Imperador!
23/10/2012, 23:35
O pessoal da Rasch tem os bicos de maior vazão, fpandur...
Waldir Carlos
24/10/2012, 08:01
Apenas, para registrar: Picape ficou um pouco mais "nervosa". O driver, também. [Risos]. Consumo, aumentou um "cadin".
Depois da instalação de um INTERCOOLER na EFE, mandei revisar a BI e aproveitei para solicitar a troca dos BICOS INJETORES. Saíram os DLLA 137 P608 [BOSCH 9.430.084.758] e entraram os DLLA 137 P553, 749].
[]s
Apenas, para registrar: Picape ficou um pouco mais "nervosa". O driver, também. [Risos]. Consumo, aumentou um "cadin".
[]s
Fala Waldir,
tenho um troller 05 com o mwm 4 cil mecânico (4.07tca). Esse bico q voce colocou tem quanto a mais de vazao? Funcionaria no motor 4.07tca?
Elmer_Jeep,
também tenho esse catálogo, mas não entendi uma coisa, qual a diferenca de vazão dos bicos da sua lista 9.0530.20.0.9040, 9.0530.20.0.9041, 9.0530.20.0.9043, 9.0530.20.0.9048, 9.0530.20.0.9050, 9.0530.20.0.9051?
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