Ver Versão Completa : Comprando Cherokee Sport 97/98
gus.pass
23/04/2008, 23:54
saudações a tds.
antes de mais nada gostaria de parabeniza-los pelo Fórum, espero muito em breve poder colaborar.
estou adquirindo uma Cherokee Sport ano/mod 97/98 aut,
aparentemente o carro esta muito inteiro e com mec. ok.
segundo o vendedor tem 57.000 Kms origs., não tem como duvidar no olho.
ja colhi muitas informações q me serão úteis no momento de fechar o negócio, pretendo fazer-lo amanhã(24/4).
fiz um test-drive ontem e ficaram algumas impressões.
freio - em freadas mais fortes, a frente baixa muito, é normal ou o tras. esta com pouca eficiência?
suspensão - parace um pouco bobo, com um certo molejo, alguns poucos ruídos tipo socadas mas sem ser exagerado.
peguei 2 diagnósticos: trocar os 4 amortecedores ou simplesmente mandar fazer as buchas de polioretano.
é normal, fácil resolver?
os pneus tras. estão em bom estado porem os diant. além de serem diferentes dos tras. apresentam desgaste irregular, penso em comprar logo 4 novos.
qual pneu colocar e se vale a pena já mexer um pouco na susp. "lift"(essa aprendi hj) queria deixar o carro pouca coisa mais alto e montar uns pneus agressivos sem comprometer o conforto e a dirigibilidade.
por enquanto acho q é só.
abraços,
Gustavo.
Jack Jipeiro
24/04/2008, 00:44
Verifique se esse desgate irregular dos pneus não são por problemas na suspensão.
Lembrando, que a XJ (Cherokee Sport) é um carro forte, porém a manutenção não é das mais baratas, então pesquise bem antes...Tem muitas XJ vendendo por ai, mas poucas confiaveis...
Abraços...
Gus,
Pelo q vc comenta os amortecedores dianteiros já eram.... e as buchas tambem... mas isso não é tão caro.... e é simples de resolver... ;)
As cherokees DEVEM ter os pneus da mesma medida e com o mesmo desgaste, portanto prepare-se para trocar os 4.... pois vc pode ter problemas de engate na caixa de transferencia e até um problema mais serio devido a diferença de rotação entre as rodas..... :concordo:
Gustavo, com 57Milkm !!!???
preste atenção no estado do volante, dos pedais ... a km n é dificil de mexer.
com esta km, tem q estar com cheiro de zero heheheh
se pensa em fazer lift, esta é a hora, ja q vai mexer na suspensao e pneus.
já olhou a minha xj? t garanto q é confiavel! ehehe
[]s e boa sorte
Alfredo Stavale
24/04/2008, 12:55
poxa, 57 mil km e já tá com pneus diferentes!?
veja isso direito. se pelo menos um par dos pneus forem os originais do carro fica com uma pulga atras da orelha, se os dois pares forem diferentes dos originais, fique com duas pulgas atras de cada orelha:mrgreen:
não se preocupe agora com o lift, se preocupe o estado do carro. te aconselho a ir numa loja de inspeção veicular... dessas que são cadastradas pelo inmetro. você vai lá paga uma taxa de uns 100 reais e eles testam varias coisas, injeção, amortecedor, molas e mais alguns requistos e fazem um laudo. eu acho que pra um carro desse vale a pena perder 100 reais se não estiver legal e não ficar com um "bagulho" na mão.
é agencia ou particular?
boa sorte!
gutoxj98
24/04/2008, 17:55
57 mil realmente os pneus tem que ser originais ainda, veja a data de fabricaçao deles, o que o garret falou é verdade, km é facil adulterar, se achar alguma oficina ou concessionaria que tem o scanner DRBIII ele pega essa alteraçao e qualquer detalhe eletronico que estaja ruim.
Pneus pode guardar uns R$ 1.800,00.......235/75 BF AT custam uns 470 a 490......cada
Frente afundando = amortecedores.......se tiver a coifa ainda, é porque é original ainda...em SP custam 100,00 cada...........frente boba, pode ser efeito dos pneus com os ombros comidos, alinhamento......ou buchas como foi falado e PIVOS estourados 75 cada e geralmente sao os nferiores que estragam 75 cada.
Dependendo do preço que vc ta pagando, compensa pegar a do garrets, que ja tem GNV e pneus novos........que so nestes itens vc vai gastar GNV+Pneus 5 pilas........e vc vai colocar gnv nao vai ? para pegar a isencao de 75% no ipva ai no Rio.
Boa sorte e abraço
Jack Jipeiro
24/04/2008, 19:01
Concordo em tudo com o Guto, para que comprar um carro que ira ter que gastar...
Já se sabe que ele não esta essas coisas, como pode ter acontecido tudo isso em 56000Km. Pense bem, para não se arrepender depois...
Se eu tivesse pedido estes conselhos antes de comprar a minha, com certeza hoje ela não estaria no mecanico...
Abraços...
Barao de Castro
24/04/2008, 22:10
Quanto é o preço médio de uma cheroka sport 98?
sds
Breno
Jack Jipeiro
24/04/2008, 23:14
Em bom estado de conservação na casa dos 30.000. Um pouco acima, um pouco abaixo...
Abraços...
gus.pass
25/04/2008, 10:35
agradeço a colaboração de tds, o assunto 4X4 é totalmente novo, todas as informções serão extremamente úteis e bem vindas.
nunca andei de cherokee, infelizmente não tenho nenhuma referência.
Garret, se vc aceitar carro de maior valor na troca podemos conversar.
seguindo a linha de raciocínio do Guto, parece que o diagnóstico confere,
levei o carro em um autocenter de confiança e foi constatado q ainda são os originais, condenaram os 4 amort. além do de direção.
os pneus diant. estão muito ruins, redondos, podem realmente estar ocasionando a "bobeira" no carro.
o volante apresenta algumas rachaduras na forração, parece mais exposição ao sol e cansaço do que desgaste por uso, se fosse o caso provavelmente estaria todo descascado, os pedais estão inteiros não tem marcas.
o interior do carro é muito conservado, bancos, forrações e tapeçaria em ótimo estado, apenas um pouco sujos nada demais.
esta com GNV instalado porém sem homologação, é nescessário fazer a vistoria.
é de única dona, tem nota fiscal no nome dela.
duas perguntas: teoricamente qual KM para duração dos pneus?
e os amortecedores, qual sua vida útil?
com relação ao valor, posso dizer que esta abaixo dos R$30mil mencionados, digamos q se gastar mais R$3mil para ajeitar alguma coisa, ainda ficará abaixo deste valor, fechando o negócio revelo tudo a vcs (não me levem a mal).
sobre as peças, tenho alguma facilidade em conseguir com bom preço, freios e suspensão principalmente, eu mesmo trabalho com algumas.
ainda não fechei pois ficaram de trocar a correia única, vou dar mais uma namorada no carro e volto a falar sobre qualquer impressão.
abraço e obrigado.
gutoxj98
25/04/2008, 19:45
Gua
ainda bem que nao andou ainda, pq quando fizer, nao vai querer vender mais......heheheh
Pnues originais devem ser os Wrangler RT/S, sao pneus que deformam facil e tem uma borracha bem mole, mas se a vtr tem essa km.......devem ser mesmo, pois se tratando de goodyear duraram ate demais........
Amortecedores originais duram 12 mil milhas, mas acho que uns 30 mil é muito.......pq 12 mil milhas é lá nos estates que só tem tapete............
abraço e boa sorte !!! c ja verificou se ela tem 4x4 full time ? como estao os bloqueios do diferencial traseiro............anda a 80 ve se ronca o dif dianteiro tbem é bom....e veja as revisoes......cambio, ct, dif....motor.....recall do air bag....!!!
abs
gus.pass
28/04/2008, 23:56
definitivo, negócio fechado.
espero q seja só alegria.
amanhã calçarei o Jeep com 4 BF AT 30/9,5/15 e também
vou instalar os 4 amortecedores.
tem algumas perfumarias a fazer tipo insulfilm, som, dar uma limpeza no interior, quero colocar milhas e auxiliares.
quais são as medidas dos alto falantes?
gostaria de saber como faço para colocar mais uma lâmina no feixe de molas, onde vendem, quanto custam?
o carro tem GNV, a impressão é q a tras. esta um pouquinho mais baixa que a diant.
trocando os amortecedores será q resolve?
como faço para engatar a full time, em movimento ou parado?
outra dúvida: tem problema o estepe ficar diferente, tenho q comprar 5 pneus?
não sei absolutamente nada, vou precisar de muita informação.
abraço,
Gustavo.
gutoxj98
29/04/2008, 00:23
Ae gus.....parabens garoto, agora é so pesquisar...........hahahahaaha
4x4 full....qualquer velocidade..........se pesquisar aqui no forum tem muita coisa a respeito.
Mola, veja se ja colocaram alguma lamina extra, mas originalmente a XJ é 1" mais baixa na traseira mesmo.
Dificil achar 30 9,5 eu fui muito cagado em achar, mas procure bem que acha.
meu estepe é 225/75 original..........., maspode sim, so nao vai poder ligar o 4x4 Part Time quando tiver com esse pneu menor rodando.
Agora deixe ela no seu jeito e va prepando o espirito para 22 de novembro.......parabens
Jack Jipeiro
29/04/2008, 00:27
O Full time vc pode engatar até 100Km/h, de preferencia em Linha reta, já a reduzida o ideal é que engate parado, até pq é bem dificil engatar andando, mas o manual diz que pode ser engata a 6 Km/h.
Quanto a mola, qualquer posto de molas bom e experiente adiciona uma mola ai, sem maiores problemas..
Já sobre o estepe é o seguinte:
Tenho pra mim que o estepe deve ser o melhor pneu do carro, pois se um já se foi por não aguentar a estrada ou trilha, imagina se o estepe ta meia boca, com certeza vai te deixar na mão. Então eu compraria um novo, a não ser que o seu espete esteja impecavel...
Mas, eu não sei se os 30" vão caber no lugar original dele...
Abraços...
gus.pass
29/04/2008, 09:51
fala rapaziada...
os pneus já estão separados, é um cliente revenda Michelin.
hoje assim q pintar um tempinho aqui no trabalho vou partir pra montar.
o estepe está ótimo, minha duvida era quanto a dif. no tamanho.
é só puxar a alavanca? então tranquilo.
vou procurar um posto de molas, por aqui na região deve ser difícil(Barra da Tijuca), se alguém indicar um local agradeço.
22/11, me aguarde.
abraços.
Jack Jipeiro
29/04/2008, 14:38
Gus...Vc vai trocar o estepe tb???
Se sim, depois poste para agente se os 30" serviram no lugar original dele..
Abraços...
Fernando Magalhaes
30/04/2008, 22:34
Ola amigo, a frente baixa na frenagem pq a massa do carro esta na maior parte na dianteira mesmo. Verifique a atuaçao dos amortecedores subindo na soleira e balançando o carro, deve haver pequena oscilaçao q logo deve sumir por atuaçao dos amortecedores ( se for trocar existe um paralelo bom : SENSATRAC ). Os pneus dao a impressao do carro ter sofrido um rodizio, que eh a troca dos pneus dianteiros pelos traseiros q se desgastam mais pela traçao na traseira porem nao bate com a baixa quilometragem do carro. Se for rodar no asfalto prefira pneus mais estreitos e com sulcos compativeis, se for rodar na terra existe uma gama de pneus para este fim! A camionete pode ser levantada com buchas especias muito baratas!
gus.pass
02/05/2008, 23:31
amigos,
não troquei o estepe, esta em muito bom estado.
troquei o 4 amortecedores(monroe sensatrac) ontem mas o carro continuou apresentando ruidos.
hj troquei o amortecedor de direção e as buchas da barra estabilizadora, mudou o carro, sumiram os ruídos, é impressionante o que umas simples borrachinhas fazem.
acho q nem precisava ter trocado os amortecedores, agora ta feito.
esta quase pronto, vou dar uma olhada nos freios traseiros e verificar se precisa trocar algo, os dianteiros estão ok.
o carro me pareceu muito bom de dirigir, a única coisa que pode estar comprometendo um maior conforto foi a escolha dos pneus.
ficou bonita mas... para uso urbano não sei se foi a melhor opção.
gutoxj98
03/05/2008, 02:37
Guss, so falta a foto da XJ pra gente ver.....cadê hein ???????????
vc consegue outro jogo destes 30 9,5...... ?????????????.............tenho um amigo que precisa comprar..............quantom tu pagou em cada um ?
valeu............se quiser responder por MP ...blz !!!!
mas as fotos coloca ae !!!!!
abraçao e se prepara para o III encontro Cherokee......................
gus.pass
03/05/2008, 15:24
ainda não fotografei a criança,
se fizer isso hj ou amanhã posto umas fotos.
vou buscar um bom fundo ali pela prainha ou Grumari.
abraços.
Gus,
qto as laminas, n leve em qqr lugar.
eu coloquei mais uma na molas tigre, mas tb tem as molas Lobo e mais um q n me lembro o nome :))
depois posta a foto com os pneus de 30'' ... q acho q deve raspar um pouco fazendo o jogo todo, mas deve ficar legal.
[]s
Marcelopc2004
03/05/2008, 22:17
Bem-vindo ao clube! Parabéns pela compra. Estou com a minha desde setembro e é so alegria. Também pretendo colocar uma lamina extra, mas não tenho pressa. Depois informe sobre sua experiencia.
Quanto a 4x4 full , basta levantar o manete, mas o engate só ocorre depois de uma ou duas aceleradas. Vc vai sentir. Fique atento para possíveis ruídos. Recomendo tb a troca dos óleos dos dif.
abraço e boa sorte