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Ver Versão Completa : Reforma do Maestro!!!!!!!!!!!



Maestro
23/04/2008, 21:20
A cerca de um ano comprei um cj3a 1951.No começo era uma beleza, trilha e tudo mais, porém os problemas foram aparecendo e tive que tomar vergonha na cara e mandar para oficina!!!!!

Modificações que pretendo fazer:

4 amortecedores Rancho RSX 9000

Corroceria nova encomendada em Londrina

Guincho Mile Marker 8000 lbs

Feixes de molas novos

Bloqueio Macrotorque na trazeira

Freio a disco nas 4 rodas

Par de bancos de concha

Santo Antônio

Banco trazeiro com caixa de ferramenta

Servo de freio

Reforçar o chassis:palmas:


Esse ai é o começo do prejeto:
Seguem fotos de antes e depois do desmanche do bicho
Gostaria de algumas dicas de vocês para a melhoria deste projeto:mrgreen:

Julinot
23/04/2008, 22:02
E o motor e câmbio ?
Você não falou sobre esses "pequenos" detalhes.
Eh eh eh ...

otavio_gomes
24/04/2008, 09:16
A cerca de um ano comprei um cj3a 1951.No começo era uma beleza, trilha e tudo mais, porém os problemas foram aparecendo e tive que tomar vergonha na cara e mandar para oficina!!!!!

Modificações que pretendo fazer:

4 amortecedores Rancho RSX 9000

Corroceria nova encomendada em Londrina

Guincho Mile Marker 8000 lbs

Feixes de molas novos

Bloqueio Macrotorque na trazeira

Freio a disco nas 4 rodas

Par de bancos de concha

Santo Antônio

Banco trazeiro com caixa de ferramenta

Servo de freio

Reforçar o chassis:palmas:


Esse ai é o começo do prejeto:
Seguem fotos de antes e depois do desmanche do bicho
Gostaria de algumas dicas de vocês para a melhoria deste projeto:mrgreen:

Olá,

O seu projeto não está bem dimensionado não!

Qual a mecânica que vai usar? motor, caixas e relação de diferenciais?

Na terceira foto que você mostrou, aparece uma solda horrível no chassis, na emenda da longarina esquerda com o tubo sob o radiador. Para o Jeep CJ3A, aquela solda precisa ser bem sutil. Uma solda daquele tamanho é quebra certa do chassis em pouco tempo. O reforço do chassis do CJ3A com vistas a deixá-lo mais rígido ocasiona perda de habilidade Off-road que o carro tem e desconforto. nas fotos de meu Jeep em http:jeepdoptavio.blogspot.com tem a saída de erosão com uma torção enorme no chassis e, este não apresenta defeito.

O mais interessante, no meu ponto de vista, é colocar o Jeep em condições de uso sem quebras. Seriam assim a ordem de prioridade:
Direção
Suspensão
Freios
Sistema elétrico
motor, caixas, eixos, cardãns

depois perfumarias
carroceria,
pneus (veja nota abaixo)
outros - dependendo da aplicação.

Pneus: a mudança do diâmetro dos pneus modifica completamente o funcionamento do motor. Pneus maiores deveriam resultar em velocidade final maior mas, pode ser que o motor não tenha potência suficiente para girar esses pneus em última marcha e na rotação de potência máxima. Em uma arrancada na subida, pode ser necessário utilizar a caixa de redução. O funcionamento dos freios e da direção também se altera.

------------------

algumas dicas para não gastar dinheiro à toa:
os feixes de molas:
Leve-os em uma oficina de molas e mande verificar cada lâmina. De forma alguma permita que sejam arqueadas (jamais). Substitua apenas as molas cansadas. Embora o projeto do Jeep tenha mais de 60 anos, o sistema original é adequado para o uso off-road.

Os amortecedores:
Os amortecedores que você escolheu são os melhores. Porém, o chassis do Jeep cj3A faz parte da suspensão e torce. Com amortecedores muito duros, ao invés de movimentar as molas, o chassis vai torcer mais e, como estará mais rígido ele pode trincar.

Os bancos:
Os Jeeps CJ tem como característica o para-brisas estreito e, qualquer alteração na altura do banco do motorista trará como consequencia a modificação da postura do motorista - quantos jipeiros você já viu com as costas curvadas ao dirigir em função da adaptação de um banco "mais confortável".

Freios:
Não permita que os mecânicos instalem linhas de freio em seu veículo que não sejam de aço específico para freios. Existem mecânicos mal formados que insistem em instalar linhas de freio em cobre pois são mais fáceis de instalar. Trata-se de instalações criminosas pois podem a qualquer momento estourar e deixar o veículo sem freios.


é isso aí,

Um abraço e boas trilhas,

Otávio.

Maestro
24/04/2008, 13:23
Olá,

O seu projeto não está bem dimensionado não!

Qual a mecânica que vai usar? motor, caixas e relação de diferenciais?

Na terceira foto que você mostrou, aparece uma solda horrível no chassis, na emenda da longarina esquerda com o tubo sob o radiador. Para o Jeep CJ3A, aquela solda precisa ser bem sutil. Uma solda daquele tamanho é quebra certa do chassis em pouco tempo. O reforço do chassis do CJ3A com vistas a deixá-lo mais rígido ocasiona perda de habilidade Off-road que o carro tem e desconforto. nas fotos de meu Jeep em http:jeepdoptavio.blogspot.com tem a saída de erosão com uma torção enorme no chassis e, este não apresenta defeito.

O mais interessante, no meu ponto de vista, é colocar o Jeep em condições de uso sem quebras. Seriam assim a ordem de prioridade:
Direção
Suspensão
Freios
Sistema elétrico
motor, caixas, eixos, cardãns

depois perfumarias
carroceria,
pneus (veja nota abaixo)
outros - dependendo da aplicação.

Pneus: a mudança do diâmetro dos pneus modifica completamente o funcionamento do motor. Pneus maiores deveriam resultar em velocidade final maior mas, pode ser que o motor não tenha potência suficiente para girar esses pneus em última marcha e na rotação de potência máxima. Em uma arrancada na subida, pode ser necessário utilizar a caixa de redução. O funcionamento dos freios e da direção também se altera.

------------------

algumas dicas para não gastar dinheiro à toa:
os feixes de molas:
Leve-os em uma oficina de molas e mande verificar cada lâmina. De forma alguma permita que sejam arqueadas (jamais). Substitua apenas as molas cansadas. Embora o projeto do Jeep tenha mais de 60 anos, o sistema original é adequado para o uso off-road.

Os amortecedores:
Os amortecedores que você escolheu são os melhores. Porém, o chassis do Jeep cj3A faz parte da suspensão e torce. Com amortecedores muito duros, ao invés de movimentar as molas, o chassis vai torcer mais e, como estará mais rígido ele pode trincar.

Os bancos:
Os Jeeps CJ tem como característica o para-brisas estreito e, qualquer alteração na altura do banco do motorista trará como consequencia a modificação da postura do motorista - quantos jipeiros você já viu com as costas curvadas ao dirigir em função da adaptação de um banco "mais confortável".

Freios:
Não permita que os mecânicos instalem linhas de freio em seu veículo que não sejam de aço específico para freios. Existem mecânicos mal formados que insistem em instalar linhas de freio em cobre pois são mais fáceis de instalar. Trata-se de instalações criminosas pois podem a qualquer momento estourar e deixar o veículo sem freios.


é isso aí,

Um abraço e boas trilhas,

Otávio.






Desculpe, estava com sem tempo quando montei o tópico!
Vou usar o motor original 4 cilindros e o câmbio original também por enquanto, depois pretendo por um MWM 2.8 e um câmbio clark 4 marchas.
O pneu eu pensei colocar frontiera porem andei pesquizando e me disseram que em algumas subidas talvez tivesse que usar reduzida, então preferi por enaquanto ficar com os originais militares.
Todas as soldas do chassis foram re-feitas, todas mesmo e o chassis foi reforçado.
Que posso fazer em relação aos amortecedores???? Ele são muito duros????
Na frente o jeep está com um dana 30 e atrás um dana 44???
O que você acha nessesário fazer????
Grato pelas dicas


JP

Maurício Fernandes
25/04/2008, 19:52
maestro. dá uma olhada no meu, fiz uma reforma geral e econômica.

Maestro
25/04/2008, 22:55
maestro. dá uma olhada no meu, fiz uma reforma geral e econômica.




Maurício,
Linda viatura, parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!

DJD
26/04/2008, 16:00
Olá

Vi no seu tópico que comprou uma carroceria nova em Londrina. Esta carroceria é de fibra ou lata? Gostaria de saber o contato.

Um abraço.

Maestro
28/04/2008, 20:51
Olá

Vi no seu tópico que comprou uma carroceria nova em Londrina. Esta carroceria é de fibra ou lata? Gostaria de saber o contato.

Um abraço.




A carroceria é em lata, depois vou pegar o endereço e te passo!!!!
Abrsss:mrgreen:

Maestro
28/04/2008, 20:56
Mais fotos dele antes da reforma!!!:concordo:
Galera, uma dúvida, o willys 1951 vinha de fábrica com o diferencial traseiro dana 44 ou dana 30???????:mrgreen:

Loiro
28/04/2008, 21:07
Desculpe, estava com sem tempo quando montei o tópico!
Vou usar o motor original 4 cilindros e o câmbio original também por enquanto, depois pretendo por um MWM 2.8 e um câmbio clark 4 marchas.
O pneu eu pensei colocar frontiera porem andei pesquizando e me disseram que em algumas subidas talvez tivesse que usar reduzida, então preferi por enaquanto ficar com os originais militares.
Todas as soldas do chassis foram re-feitas, todas mesmo e o chassis foi reforçado.
Que posso fazer em relação aos amortecedores???? Ele são muito duros????
Na frente o jeep está com um dana 30 e atrás um dana 44???
O que você acha nessesário fazer????
Grato pelas dicas


JP

Quanto aos amortecedores nao posso ajuda-lo mas....
Acredito que o Jeep sera usado somente em trilhas ou em viagens?? Aconselho um DANA 44 na frente alem do traseiro. É so pesqusiar no Forum pra ver que muitos optaram pela troca em questao da resistencia pra trilhas.
Porem a o pessoal que usa o Dana 30 em Engesa's e Camper's na dianteira sem problemas. Com motor diesel ainda. O bom seria pesquisar a questao quanto ao seu tipo de uso.
Com o motor novo, sugiro a pesquisar o memso. A novas opçpes de escolha no mercado e nao poupe tempo para escolher o melhor para o seu uso, bolso e etc...
Se o Jeep nao for usado somente em Trilhas aconselho um pneu 50/50, MUD. Temos desenhos recapados e novos no mercado para escolha de preço e marca hoje em dia. Pode se escolher desde um com a lateral que dizem ser fraca (General Grabber) ate um BF que todos sabemos (lendo no Forum) da resistencia e fama. Um desnho 100% OFF é bmo pra trilhas mas emn cidade nao fica bom. Como nao sabemos o seu uso deixarei sem sugestao pros pneus. E so um detalhe: Pesquise sobre os mesmos tambem para nao ficar com um ruim. Frontiera é bem popular mas a desenhos melhores no moercado hoje em dia.....
Desculpe o texto e a intromissao (a pergunta era pra outro forista) e espero ter ajudado.....
[]´s
Abraço:concordo:

Loiro
28/04/2008, 21:10
Mais fotos dele antes da reforma!!!:concordo:
Galera, uma dúvida, o willys 1951 vinha de fábrica com o diferencial traseiro dana 44 ou dana 30???????:mrgreen:


98% de certeza que era Dana 44. dana 44 em ambos so foi apartir de 73 ou 77.
Esse diferencial, ACHO, que é um Dana 44.
[]´s

Maestro
28/04/2008, 21:24
Quanto aos amortecedores nao posso ajuda-lo mas....
Acredito que o Jeep sera usado somente em trilhas ou em viagens?? Aconselho um DANA 44 na frente alem do traseiro. É so pesqusiar no Forum pra ver que muitos optaram pela troca em questao da resistencia pra trilhas.
Porem a o pessoal que usa o Dana 30 em Engesa's e Camper's na dianteira sem problemas. Com motor diesel ainda. O bom seria pesquisar a questao quanto ao seu tipo de uso.
Com o motor novo, sugiro a pesquisar o memso. A novas opçpes de escolha no mercado e nao poupe tempo para escolher o melhor para o seu uso, bolso e etc...
Se o Jeep nao for usado somente em Trilhas aconselho um pneu 50/50, MUD. Temos desenhos recapados e novos no mercado para escolha de preço e marca hoje em dia. Pode se escolher desde um com a lateral que dizem ser fraca (General Grabber) ate um BF que todos sabemos (lendo no Forum) da resistencia e fama. Um desnho 100% OFF é bmo pra trilhas mas emn cidade nao fica bom. Como nao sabemos o seu uso deixarei sem sugestao pros pneus. E so um detalhe: Pesquise sobre os mesmos tambem para nao ficar com um ruim. Frontiera é bem popular mas a desenhos melhores no moercado hoje em dia.....
Desculpe o texto e a intromissao (a pergunta era pra outro forista) e espero ter ajudado.....
[]´s
Abraço:concordo:





Loiro....
Como sempre você sempre me ajuda cara!!!!
Estou agora pensando em por um bloqueio macrotorque na trazeira pois acho q o meu jeep tem um dana 44 atras....O que voce acha!!!????:razz:
Grato pela ajuda

JP

jeep
29/04/2008, 11:05
Tb quero saber onde vc comprou esta carroceria, pois tb sou de londrina e tenho um cunhado que está procurando uma carroceria de lata, ok!

Maestro
13/05/2008, 21:08
Galera!!!!
Demorou mais chegou!!!!!!!
Ta ai, o chassis todo reformado,reforçado, soldas refeitas, suportes de carroceria novosn,novos feixes de mola,amortecedores novinhos tbm!!!!!!!!
Tudo no jeito!!!Foram feitas algumas adaptações no sistema de direção do bicho tbm!!O freio a disco tbm ja foi instalado!!!!
Preciso da ajuda de vcs com criticas e comentário!!!
Grato
JP:mrgreen:

Maestro
13/05/2008, 22:14
Mais fotinhos ai!!!!!

Loiro
20/05/2008, 21:33
Massa!! Esse projeto promete!! E como ti falei no MSN, faz sem pressa!
[]´s

MARCELO VITARA SUBMARINO
21/05/2008, 16:11
Desculpe a intromissão no seu tópico, antes de mais nada tá ficando show, show, parabens.
Estou procurando alguma oficina de restauração que fique em Belo Horizonte - MG, álguem conhece alguém para indicar? Temos um CJ 57 e queremos restaurar para placa preta.

Atenciosamente,

carburador4x4
23/05/2008, 18:55
Desculpe a intromissão no seu tópico, antes de mais nada tá ficando show, show, parabens.
Estou procurando alguma oficina de restauração que fique em Belo Horizonte - MG, álguem conhece alguém para indicar? Temos um CJ 57 e queremos restaurar para placa preta.

Atenciosamente,

Aham...
Te achei pescoçando os tópicos dos Willys! :twisted: Projeto novo, é? :concordo: Conversa com o Dino, do Pigs! Ele tem uma coleção de mais de 30 carros antigos, restaurados e placas pretas :shock: Com certeza ele pode te dar dicas valiosas! :concordo: Se não tiver o telefone, me liga que eu te passo.
Um abraço,

IarzaJr
16/03/2010, 16:08
no jeep CJ-3A DANA 30 dianteiro e DANA 44 traseira são eixos originais.