Ver Versão Completa : Volante do Motor
Max Albuquerque
23/04/2008, 19:07
Gente
Qual é a volante do motor correta para a configuração original do Fase 1 ? Seria a do Opala 4cc ou a da D10/D20?
Gente
Qual é a volante do motor correta para a configuração original do Fase 1? Seria a do Opala 4cc ou a da D10/D20?
A minha dúvida tem a ver com a resposta de um amigo jipeiro quanto ao baixo desenvolvimento do meu Engesa. Nas 1a, 2a e 3a marchas o desenvolvimento é bom, porém na 4a e na 5a marcha, quando aceleradas, a resposta fica a desejar. Ironicamente, é uma sensação de "tô indo" quando a expectativa é de "fui".
Segundo ele, colocar a volante da D10/D20 que é maior, resolveria. Porém, apesar dos meus poucos conhecimentos de mecânica, fico sem compreender a lógica desta solução, pois a volante da D10/D20 é maior e mais pesada que a do Opala.
Quero crer que o problema talvez esteja na relação do diferencial que é 13x46. Mas, como disse, meus conhecimentos de mecânica são tão fortes quanto "choque de pilha". O que vocês acham?
Grato
Max
Caro Max Albuquerque!
Bem, quanto ao volante posso ter a seguinte resposta.
A troca do volante por um mais pesado, como relatado, influencia no torque, pois quando rodando, tem uma inércia maior, conseqüentemente mais força, porém, o veículo tende a ficar lento nas respostas.
Devido a isso, os preparadores "aliviam" o volante de embreagem, sendo que dessa forma o motor sobe o giro muito rápido, mais tem o torque prejudicado.
Lembra dos motores antigos, que tinham uma enorme roda de ferro.
No motor de opala, se não me engano existem três tipos de volante, todos intercambiáveis no virabrequim.
No engesa é aconselhável usar o que tem o disco de 11", se não me engano é da A/C-10/20.
Outro fator que se deve ser observado, mais aqui não é o caso, é quanto a capa seca, pois no opala o motor de arranque é preso ao bloco do motor, o que exige volante menor (maior velocidade, menos força).
Nas pick-ups, o motor de arranque é preso à capa seca, ficando "mais para fora", o que exige um volante maior. (velocidade menor, maior força)
Espero ter conseguido explicar qual o melhor.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
23/04/2008, 19:56
MAX ALBUQUERQUE
Se o seu ENGESA F-1 é original ? O volante motriz tb é o original , não tem nada que mexer no volante motriz .
Se seu ENGESA não é original , aí vc tem que ver qual volante esta nele .
O meu ENGESA , era todo original com motor GM 4 cilindros álcool do opala , mas qdo troquei o motor colocando um MWM , VERIFIQUEI que a CAPA SECA estava trincada , daí fui num ferro velho e comprei uma CAPA SECA do opala , pois o motor era do opala logo a CAPA SECA seria tb LÓGICO NÃO ? ERRADO : a CAPA SECA do ENGESA com motor 4 cilindros do opala é a CAPA SECA da A/C-10/20 como o KIM relatou .
CONCLUSÃO :
Acho que vc deve estar achando o ENGESA muito preso , pois com a configuração original relação de diferencial 9x44 = 4,88, ele não passa de 115 Km/h com o motor HURRANDO .
A solução seria : simplesmente trocar a relação do diferencial colocando uma mais longa para ficar mais solto , digo andar a 110 KM/h num giro do motor mais baixo , mas neste caso vc perderia um pouco a força em velocidade mais baixa . Vc tem que em primeiro lugar descidir para qual finalidade vc quer seu ENGESA , SE PARA FAZER TRILHAS , DEIXA COMO ESTÁ , ou SE PARA ANDAR MAIS EM ASFALTO , AÍ TERIA QUE TROCAR DE RELAÇÃO .
Max Albuquerque
23/04/2008, 21:48
Kim
Grato pela resposta.
Não sei dizer, ao certo, se a volante é a original ou igual à original. Vou pedir ao mecânico para medi-la.
Agora, quanto à "capa seca", sinto muito, mas voei. Como disse meus conhecimentos práticos são limitados, no muito, fico na compreensão da lógica.
Abraço
Max
Caro Max Albuquerque!
Bem, quanto ao volante posso ter a seguinte resposta.
A troca do volante por um mais pesado, como relatado, influencia no torque, pois quando rodando, tem uma inércia maior, conseqüentemente mais força, porém, o veículo tende a ficar lento nas respostas.
Devido a isso, os preparadores "aliviam" o volante de embreagem, sendo que dessa forma o motor sobe o giro muito rápido, mais tem o torque prejudicado.
Lembra dos motores antigos, que tinham uma enorme roda de ferro.
No motor de opala, se não me engano existem três tipos de volante, todos intercambiáveis no virabrequim.
No engesa é aconselhável usar o que tem o disco de 11", se não me engano é da A/C-10/20.
Outro fator que se deve ser observado, mais aqui não é o caso, é quanto a capa seca, pois no opala o motor de arranque é preso ao bloco do motor, o que exige volante menor (maior velocidade, menos força).
Nas pick-ups, o motor de arranque é preso à capa seca, ficando "mais para fora", o que exige um volante maior. (velocidade menor, maior força)
Espero ter conseguido explicar qual o melhor.
Abraços.
Kim.
Max Albuquerque
23/04/2008, 22:01
Guilherme
Segundo o cara que me vendeu, toda a parte mecânica foi refeita segundo as especificações originais. Por isso, não posso afirmar, categoricamente, que ele esteja 100% original.
Bom, quanto à "capa seca", confesso que voei.
Agora, de fato, o que percebo é que em marchas maiores, o Engesa não responde, sua aceleração é lenta e, creio, dificilmente, passa dos 80km. Como meu uso preferencial é urbano esta "falta de fôlego" faz falta.
Por isso, creio que podemos concluir que o recomendável é trocar a relação do diferencial. Porém, qual devo colocar?
Grato pela resposta
Abraço
Max
MAX ALBUQUERQUE
Se o seu ENGESA F-1 é original ? O volante motriz tb é o original , não tem nada que mexer no volante motriz .
Se seu ENGESA não é original , aí vc tem que ver qual volante esta nele .
O meu ENGESA , era todo original com motor GM 4 cilindros álcool do opala , mas qdo troquei o motor colocando um MWM , VERIFIQUEI que a CAPA SECA estava trincada , daí fui num ferro velho e comprei uma CAPA SECA do opala , pois o motor era do opala logo a CAPA SECA seria tb LÓGICO NÃO ? ERRADO : a CAPA SECA do ENGESA com motor 4 cilindros do opala é a CAPA SECA da A/C-10/20 como o KIM relatou .
CONCLUSÃO :
Acho que vc deve estar achando o ENGESA muito preso , pois com a configuração original relação de diferencial 9x44 = 4,88, ele não passa de 115 Km/h com o motor HURRANDO .
A solução seria : simplesmente trocar a relação do diferencial colocando uma mais longa para ficar mais solto , digo andar a 110 KM/h num giro do motor mais baixo , mas neste caso vc perderia um pouco a força em velocidade mais baixa . Vc tem que em primeiro lugar descidir para qual finalidade vc quer seu ENGESA , SE PARA FAZER TRILHAS , DEIXA COMO ESTÁ , ou SE PARA ANDAR MAIS EM ASFALTO , AÍ TERIA QUE TROCAR DE RELAÇÃO .
Arranque preso ao bloco (parafusos de baixo para cima) = Capa seca opala = volante pequeno;
Arranque preso à capa seca (três parafusos da frente para traz) = capa seca pick-up = volante maior.
Engesa = disco de embreagem 11" tanto no 4cil como no 6cil.
guilhermeabreu
12/05/2008, 19:52
MAX
O seu ENGESA tem motor opala 4 cc correto?
A relação dos OPALAS 4cc eram com relação 13x46 , logo , estaria andando como se fosse num OPALA 4 CC , sendo que o ENGESA tem um perfil aerodinamico pior , mas estaria próximo , eu coloquei esta relação no meu , mas com motor MWM 2.8 ficou muito longo , mas se vc pensar em colocar esta relação , eu tenho a do diferencial dianteiro do DANA 30 e da traseira do diferencial DANA 44 , e estou pensando em vender .
O correto seria vc arranjar uma 13x46 emprestada do diferencial traseiro DANA 44 , COLOCAR PARA ESPERIMENTAR se gostar do desempenho aí sim compraria para os dois diferenciais , senão vc compra troca , não gosta , aí é prejuízo na certa . Vc fazendo ísto , só terá o prejuízo da mão de obra . A relação 13x46 do DANA 44 minha , comprei zero e esta novinha sem um arranhão ou desgaste , rodei muito pouco +- uns 10.000 km .
Max Albuquerque
13/05/2008, 20:07
Guilherme Abreu
O meu Engesa já está com a relação 13x46. A caixa de marcha e a caixa de transferência já foram abertas e vistoriadas. Está tudo ok com elas. Porém, o danado não desenvolve na 4 e na 5 marcha. É tipo assim: ao invés do motor responder com um "FUI" a resposta é "Tõ iiiiiiinnndooooo". Por isso, a minha suspeita é de que a relação do diferencial está inadequada.
Max
MAX
O seu ENGESA tem motor opala 4 cc correto?
A relação dos OPALAS 4cc eram com relação 13x46 , logo , estaria andando como se fosse num OPALA 4 CC , sendo que o ENGESA tem um perfil aerodinamico pior , mas estaria próximo , eu coloquei esta relação no meu , mas com motor MWM 2.8 ficou muito longo , mas se vc pensar em colocar esta relação , eu tenho a do diferencial dianteiro do DANA 30 e da traseira do diferencial DANA 44 , e estou pensando em vender .
O correto seria vc arranjar uma 13x46 emprestada do diferencial traseiro DANA 44 , COLOCAR PARA ESPERIMENTAR se gostar do desempenho aí sim compraria para os dois diferenciais , senão vc compra troca , não gosta , aí é prejuízo na certa . Vc fazendo ísto , só terá o prejuízo da mão de obra . A relação 13x46 do DANA 44 minha , comprei zero e esta novinha sem um arranhão ou desgaste , rodei muito pouco +- uns 10.000 km .
Lembro os amigos que o Engesa 4cil vem de fábrica com 9x44 na traseira e 8x39 na dianteira, por isso toooooo innnndo!
A 13x46 é para o engesa 6cil.
Uso a 11x45. (quando andava, agora num Hotel Fazenda)
TUPINAMBÁ
19/10/2008, 23:30
Boa noite desculpa, mas ainda não sei usar o site. Gostaria de saber como perguntar p/ que todos possam ler.
Sempre visito esse site para ler as opiniões sobre mecânica. Tenho um jeep1951 4x4 com freio a disco e tudo original motor OHC4cil/gas.
Vi que você entende muito sobre volante de motor.
Tenho um trator 4x4 americano F-Cub Lo-boy (Internacional).
Como não consigo comprar as bronzinas e os aneis de segmento para ele, estou tentando adaptar um motor nacional.
Três Opções: motor opala4cil, motor AE corcel 1 ou motor OHC4cil/alcool? O que mais se parece é o do Maverick, mais o volante do motor não cabe na carcaça da embreagem do trator teria que desbastar uns 5mm no diâmetro da carcaça ou então colocar o volante do motor do trator no eixo do Maverick. O volante do trator tem 11kg, o do GM151 tem 9,750kg e o do maverick tem 9,360kg.
Eu te faço uma pergunta: qual é a importância maior para usar esse ou aquele volante de motor....é o peso de cada um ou o tamanho em diâmetro deles? Porque o volante do trator é o menor de todos e o mais pesado.
Se usar o volante do trator, a embreagem será a do trator conseqüentemente nada irá acontecer com as engrenagens da caixa e o motor do maverick ira ficar com mais força e menos velocidade, não prejudicará em nada o virabrequim.
E velocidade não será nunca utilizada no trator.
Isso que eu entendi da sua explicação.
Está correto o meu raciocínio?
Abraços, Márcio
guilhermeabreu
20/10/2008, 17:02
AMIGO MAX
Realmente o KIM lembrou bem que a 13x46 é do opala 6 cc , uma boa opção de relação para vc usar seria a 11x45 = 4,09 como o KIM falou ou a 11x47 = 4,27 ou a 12x47 = 3,92 todas esta mais curtas do que as 13x46 , eu particulermente optaria pela 11x47 , pq esta tem na loja para comprar , é a relação das S-10 com motor MAXION 2.5 , se der problema vc encontra com extrema facilidade , não fica dependendo de ferro velho para achar , e acredito que seu ENGESA vai andar bem mais esperto , com respostas mais rápidas .
ABRAÇÃO .
Max Albuquerque
22/10/2008, 18:23
Grande Guilherme
Valeu pela dica. Vou seguir o seu conselho e migrar para a 11x47 pois a similaridade de uma peça é importantíssimo tanto do ponto de vista prático como financeiramente falando.
Resta saber se para a sua instalação será necessário trocar satélite e planetária. Você sabe me dizer?
Abraços
Max
disponibilidade
AMIGO MAX
Realmente o KIM lembrou bem que a 13x46 é do opala 6 cc , uma boa opção de relação para vc usar seria a 11x45 = 4,09 como o KIM falou ou a 11x47 = 4,27 ou a 12x47 = 3,92 todas esta mais curtas do que as 13x46 , eu particulermente optaria pela 11x47 , pq esta tem na loja para comprar , é a relação das S-10 com motor MAXION 2.5 , se der problema vc encontra com extrema facilidade , não fica dependendo de ferro velho para achar , e acredito que seu ENGESA vai andar bem mais esperto , com respostas mais rápidas .
ABRAÇÃO .
Se sua relação for 9x44, é só trocar a relação
guilhermeabreu
22/10/2008, 21:17
AMIGO MAX
Como vc já esta com a 13x46 , TERÁ OBRIGATÓRIAMENTE que trocar a satélite/planetária tb .
O KIM esqueceu que vc esta com a 13x46 , por ísto ele respondeu se vc estiver com as originais 9x44 , SERIA SÓ TROCAR AS RELAÇÕES .
Mas no seu caso não é : TEM QUE TROCAR O CONJUNTO TODO DE SATÉLITE/PLANETÁRIA para colocar a relação 11x47 .
As relações que tem pinhão com 12 dentes a menos usa uma satélite/planetária , e as que usam pinhão com 13 dentes ou mais usa outra satélite/plantetária .
Hummmmmmm....
desculpe minha desatenção, acho que é o dedo...
Max Albuquerque
23/10/2008, 11:52
Guilherme e Kim
Valeu. Mas ainda preciso da ajuda de vocês. Me esclarecem um último ponto. Essa relação 11x47 é válida para a dianteira e para a traseira?
Esclarecido este último ponto pedirei ao Luisinho do Jeep para que ele negocie as duas relações 11x47 por mim.
Valeu
Max
guilhermeabreu
25/10/2008, 16:36
CARO AMIGO MAX
EXATAMENTE , esta é a grande vantagem , vc tem as relações iguais na frente e atras e fácil de achar , tem apenas um detalhe : se por um acaso vc for comprar nova eles vão dizer que é da S-10 e o diferencial é o DANA 44.3 , mas a relação 11x47 deste diferencial da S-10 cabe certinho no nosso diferencial DANA 44 .
ESQUECI DE PERGUNTAR e não me lembro se o seu diferencial dianteiro é DANA 30 ou DANA 44 .
Se for DANA 44 , esta tudo certo e pode comprar as duas relações 11x47 com as respectivas caixas satélites e planetárias .
Se for DANA 30 , vc cairá no mesmo problema meu que tem o DANA 30 NA FRENTE , DAÍ NÃO VAI PODER USAR A RELAÇÃO 11X47 PQ NÃO EXISTE NO BRASIL .
A não ser que vc peça nos USA , pq alguem aqui do fórum já comprou uma relação acho que foi a 11x45 para o DANA 30 lá nos USA . Como vc já comprou a SUMMIT lá , acho que vc não terá dificuldade de comprar a relação 11x47 para o DANA 30 , SE ESTE FOR O SEU CASO .
CASO o seu diferencial dianteiro for o DANA 30 e vc descida comprar nos USA ? Faz um favor pra mim , veja o preço desta relação e me da um toque pq acho que vou comprar tb , pq ficará bem mais barato do que trocar a bola do diferencial de DANA 30 para DANA 44 .
ABRAÇÃO
Rodrigo Ielpo Bastos
26/10/2008, 14:32
Dr. Guilerme e Max
Eu comprei a minha relação dana 30 nos EUA fo na 4 whell parts de miami o vendedor que me atendeu se chama cristian, a loja não vende para o brasil mas o gerente da joja autorizou fazer o pagamento da peça mais o frete e o cristian mandou para mim na epoca saiu tudo por R$ 580,00 entregue no Brasil em São Paulo quanto ao prazo eu pedi transporte de navio pois era mais barato mas chegou em 12 dias. caso queiram mais informações eu posto aquino forum detalhes da negociação.
Abraços
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
26/10/2008, 14:35
AMIGO RODRIGO
Esta relação que vc comprou lá para o DANA 30 é a 11x47 ?
Rodrigo Ielpo Bastos
26/10/2008, 15:36
Dr. Guilherme
meu dif. e dana 30 porem a relação que comprei foi 11x45 mas o preço é o mesmo tanto 45x11 quanto 11x47
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
26/10/2008, 19:01
RODRIGO
Como vc já comprou a 11x45 para o seu DANA 30 , não resta outra coisa a não ser comprar a 11x45 para o diferencial traseiro DANA 44 , só que vc terá que garimpar nos ferros-velhos ou comprar nos EUA tb .
Sabendo que vc terá que comprar as satélites/planetárias destas relações .
Como o KIM sugeriu , esta relação tb deve resolver o seu problema de acelerar e estou indo , para acelerar e FUI!!!!!!!!!!!!!
ABRAÇÃO
Rodrigo Ielpo Bastos
26/10/2008, 21:57
Amigo Guilherme na verdade eu não pensei nesta opção de troca quando comprei, a ideia de comprar esta relação se deu por conta do eixo trazeiro ja ter essa relação e o carro ter somente 28000km rodados meu eixo trazeiro é dana 46 e rendia bem com a caixa original e como a caixa da hilux que pus nela era semelhante a que eu tinha instalada decidi por não mexer na relação trazeira, um projeto futuro é colocar dois eixos dana 44 ai terei que conseguir um par de relação compativel, talvez não seja interessante desmanchar meu conjunto caso venha a traocar os eixos penso em vender o pacote os dois eixos e suas respectivas peças.
PS (e as molas ja testou?)
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
27/10/2008, 00:55
AMIGO RODRIGO
Tudo bem entendido .
As molas , devo pegar o ENGESA amanhã , pq tive que para-lo por conta de um barulho na frente , digo direção , e aproveitei e deixei as molas lá para serem trocadas .
Com as molas fora , medi a diferença e deu 10 cm . Na realidade precisava de mais 4 cm , mas como as minhas arrearam , pois qdo comprei tinha 43,00 cm, e agora esta com 39 cm , baixou 4 cm como estas tem 49 cm , se baixar +- 5 cm após 3 meses de uso , ficará com 44 cm aí acho que ficará bom .
Vou pegar amanhã e ver como vai ficar inicialmente . Posto pra vc de como ficou .
ABRAÇÃO
RogérioNunes
05/11/2008, 16:36
Amigos, para melhor compreensão sobre as diferenças entre volante motriz, capa seca, e arranque dos motores Gm 6cc (opala) e gm 6cc que equipam as A20/C20 e os engesas, eis algumas fotos.
[]´s
Foto 1- Arranque montado com a "cabeça" para capa seca A20/C20/engesa e a o lado a "cabeça para o 6cc opala.Pode usar o mesmo arranque é só trocar essa peça.
Foto 2- Capa seca A20/engesa
Foto 3- Conjunto capa seca, arranque e volante motriz A20/engesa
Foto 4- Volante motriz A20(maior) e volante do Gm opala 6cc
Arranque preso ao bloco (parafusos de baixo para cima) = Capa seca opala = volante pequeno;
Arranque preso à capa seca (três parafusos da frente para traz) = capa seca pick-up = volante maior.
Engesa = disco de embreagem 11" tanto no 4cil como no 6cil.