PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas, GPS X NAVEGADOR



Pedro Mattos
23/04/2008, 17:10
Salve amigos do fórum 4x4.

Vou comprar um gps nos EUA e sou totalmente leigo a respeito desses aparelhos. A minha intenção é comprar um aparelho bom para usar na expedição que farei ao Peru/Bolivia/Chile no ano que vem e para algumas outras expedições e viagens que quero fazer.
:pensativo:Se alguém pudr ajudar as minhas dúvidas são::pensativo:

- Qual gps seria o mais indicado (marca,modelo e porque?)?
- Qual uso faria dele? ( Oque ele me indicaria nas viagens, dia a dia etc?)
- Um navegador é um gps também, poderia ser usado em expedições?
- Um gps puro pode ser usado como um navegador, indicação do caminho por mapas e voz?
- Qual a diferênça entre os aparelhos.
- Esses track logs que baixamos pela internet como são transferidos para o gps?
- Obrigatóriamente preciso de um notebook conectado ao gps para passar dados tipo map source etc?
Bom, são tantas dúvidas que acho que se alguém tiver a boa vontade de responder pelo menos algumas delas ja me faço muito agradecido.:concordo:

iwakura
23/04/2008, 17:33
Salve amigos do fórum 4x4.

Vou comprar um gps nos EUA e sou totalmente leigo a respeito desses aparelhos. A minha intenção é comprar um aparelho bom para usar na expedição que farei ao Peru/Bolivia/Chile no ano que vem e para algumas outras expedições e viagens que quero fazer.
:pensativo:Se alguém pudr ajudar as minhas dúvidas são::pensativo:

- Qual gps seria o mais indicado (marca,modelo e porque?)?
- Qual uso faria dele? ( Oque ele me indicaria nas viagens, dia a dia etc?)
- Um navegador é um gps também, poderia ser usado em expedições?
- Um gps puro pode ser usado como um navegador, indicação do caminho por mapas e voz?
- Qual a diferênça entre os aparelhos.
- Esses track logs que baixamos pela internet como são transferidos para o gps?
- Obrigatóriamente preciso de um notebook conectado ao gps para passar dados tipo map source etc?
Bom, são tantas dúvidas que acho que se alguém tiver a boa vontade de responder pelo menos algumas delas ja me faço muito agradecido.:concordo:

A única marca de GPS indicado é GARMIN. Porque é o único que vais conseguir mapas para as regiões que vc está pretendendo ir. Em princípio qq GPS Garmin com visualização de mapas (colorido de preferência) pode ser usado em expedições.

Indicados são vários: 60Cx, 60CSx, Colorado, Zumo, 276C, nuvi 750. Meu conselho: vá na loja e veja in loco o tamanho dos aparelhos e das telas, funcionalidades, etc e decida por si. Eu prefiro, toda vida, as telas maiores do 276C e do meu nuvi 750. O nuvi é melhor de utilizar na cidade, quando estás a procurar um endereço/viewpoint.

Precisas de um micro (não necessariamente um notebook) com o Mapsource instalado para passar os mapas, rotas e viewpoints para o GPS (o nuvi não aceita enviar para ele tracks, mas esses tracks podem ser convertidos para rotas).

[]

Barao de Castro
24/04/2008, 10:12
Caro IWAKURA,
peço a gentileza de me tirar uma dúvida. Qual a diferença entre um navegador e um GPS?
Veja eu tenho uma micro empresa de transporte de mercadorias em Fortaleza, e gostaria de usar o tal aparelho,, pois existem alguns pontos que não acho as ruas pelo mapa, sem falar que as vezes viaajo pelo interior do estado. Qual seeria o mais indicado?
Se preferir o navegador, quando for fazer trilhas ele não serviria para marar a rota?
Agradeço sua atenção.


sds


Breno:parede:

iwakura
24/04/2008, 11:01
Caro IWAKURA,
peço a gentileza de me tirar uma dúvida. Qual a diferença entre um navegador e um GPS?
Veja eu tenho uma micro empresa de transporte de mercadorias em Fortaleza, e gostaria de usar o tal aparelho,, pois existem alguns pontos que não acho as ruas pelo mapa, sem falar que as vezes viaajo pelo interior do estado. Qual seeria o mais indicado?
Se preferir o navegador, quando for fazer trilhas ele não serviria para marar a rota?
Agradeço sua atenção.


sds


Breno:parede:

Bom dia Breno!

Existem vários modelos/linhas de GPS, cada qual projetada para um uso (trakking, automotivo, aéreo, medição, pesca, ciclismo, moto, etc). No Brasil, se convencionou chamar os modelos de GPS projetados para uso veícular, notadamente os de uso urbano, de navegadores.

Por causa do projeto comunitário Tracksource (e outros ao redor do mundo), os GPS mais indicados (pelo menos atualmente) são os da Garmin. Há muitas trilhas/estradas de terra que não vais encontrar em nenhum outro GPS.

Os GPS Garmin de uso automotivo urbano das linhas 7xx, 8xx e o 5000 aceitam 10 rotas por vez, cada qual com até, se não me engano, 250 pontos. Como ele guarda e mostra o tracklog (caminho por onde passastes), é o único da linha nuvi que é indicado para utilização fora de estrada (fora de estrada entenda-se caminhos que não estejam no Tracksource), pois vais visualizar na tela o caminho de volta!

Quanto ao uso urbano em Fortaleza, eu não posso te ajudar muito, pois estou um pouco longe... Mas o mapa de Fortaleza visualizado no micro me parece bem completo...

Abraços,
Mário.

Pedro Mattos
24/04/2008, 20:47
IWAKURA, obrigado pela prontidão na ajuda a tirar minhas dúvidas. Como foi dito ao Breno :"Existem vários modelos/linhas de GPS, cada qual projetada para um uso (trakking, automotivo, aéreo, medição, pesca, ciclismo, moto, etc). No Brasil, se convencionou chamar os modelos de GPS projetados para uso veícular, notadamente os de uso urbano, de navegadores."
Esses navegadores de uso veícular urbano, quais suas limitações?
Street Pilot i3 seria um destes?
Esses outros GPSs que estou colocando abaixo acho que se enquadram mais aos meus propósitos, se esses não são os ditos navegadores veículares eles são para qual propósito?
Poderia dar sua opinião a respeito desses modelos? Me interessei mais pela linha Map 60. Posso usa-los como navegadores veiculares também?
Mais uma vez agradecendo a gentileza dos colegas, principalmente ao Iwakura.

GPS Map 60CSX (quais as diferênças entre essa linha 60)
Descrição

O GPSMAP 60CSX contém mapa básico das Américas, incluindo principais estradas, rios, lagos, divisas, cidades e cartucho de memória de 64 MB para fazer download de dados do MapSource. À prova d’água com tela grande colorida, botões grandes e caixa reforçada fazem desta unidade um equipamento resistente a condições adversas. Função de Cálculo de Área. Altímetro barométrico e Bússola Elerônica.


Características do Mapa


Mapa interno das Américas com rios, lagos, cidades, rodovias principais e divisas políticas. Vem de fábrica com pontos marítimos no DataBase.


Especificações técnicas


Waypoints: 1000 com nome e símbolos.
Rotas: 50 rotas com 250 pontos cada.
Tracklogs: Log automático com 10.000 pontos, cálculo de área e distância.
Trip computer: Velocidade, velocidade média, nascer e por do sol, máxima velocidade, tempo de viagem, hodômetro de viagem.
Datum: mais de 100.
Formatos de Posição: Lat/Lon, UTM/UPS, Maidenhead, MGRS, Loran TDs e outras grades.


Características físicas


-Tamanho: 18.00 x 6.1 x 3.3 cm.
- Peso:500 g com pilhas.
- Tela: 5.5 x 3.0 com 256 cores, alto-contraste; display de cristal líquido com iluminação.
- Caixa: Prova d'água padrão IEC 529 IPX7.
- Antena externa.
- vida útil da bateria: 18 horas (2 pilhas alcalinas AA).
- Variação de Temperatura:-15°C a 70°C.
- Dados Armazenados: Indefinido; nenhuma bateria de memória requerida.

GPSMAP 276 Color


Descrição
GPS para uso terrestre ou náutico com tela grande, ideal para ser fixado no painel do veículo ou embarcação.



Características
GPS 12 canais
Memória para:
- Waypoints - 3.000
- 50 Rotas com 300 pontos cada
- Tracklogs - 10.000 pontos
Vida útil das baterias - 15 horas
Tamanho da tela 5.58 X 7.62 cm
Tipo do display - 256 níveis de cor TFT
480 x 320 pixels
Tamanho da unidade 8.12 x 14.4 x 4.82 cm
Orientação da tela - Horizontal


Acessórios:
- Suporte de fixação
- Bateria de ion-lítio recarregável
- Carregador de parede
- Cabo de energia e dados
- Cabo USB
- Manual


GPS MAP 76CSX


Descrição
GPSMAP 76CSX com a nova tecnologia Sirf III, que recebe os sinais dos satélites até dentro de casa. Tela colorida com 256 cores, 10.000 Trackpoints e cartucho de 128MB de memória! Cálculo de área.



O GPSMAP 76CSX contém mapa básico das Américas, incluindo principais estradas, rios, lagos, divisas, cidades e cartucho de memória de 128 MB para fazer download de dados do MapSource. À prova d’água com tela grande colorida, botões grandes e caixa reforçada fazem desta unidade um equipamento resistente a condições adversas. Função de Cálculo de Área.


Características do Mapa


Mapa interno das Américas com rios, lagos, cidades, rodovias principais e divisas políticas. Vem de fábrica com pontos marítimos no DataBase.


Especificações técnicas


Waypoints: 1000 com nome e símbolos.
Rotas: 50 rotas com 250 pontos cada.
Tracklogs: Log automático com 10.000 pontos, cálculo de área e distância.
Trip computer: Velocidade, velocidade média, nascer e por do sol, máxima velocidade, tempo de viagem, hodômetro de viagem.
Datum: mais de 100.
Formatos de Posição: Lat/Lon, UTM/UPS, Maidenhead, MGRS, Loran TDs e outras grades.


Características físicas


-Tamanho: 18.00 x 6.1 x 3.3 cm.
- Peso:500 g com pilhas.
- Tela: 5.5 x 3.0 com 256 cores, alto-contraste; display de cristal líquido com iluminação.
- Caixa: Prova d'água padrão IEC 529 IPX7.
- Antena externa.
- vida útil da bateria: 18 horas (2 pilhas alcalinas AA).
- Variação de Temperatura:-15°C a 70°C.
- Dados Armazenados: Indefinido; nenhuma bateria de memória requerida.

iwakura
25/04/2008, 09:57
Pedro,

Em primeiro lugar, não sou vendedor de GPS:-D, apenas tenho dois modelos (o 60Cs desde 2005 e o nuvi 750 a um par de meses), então não conheço todas as opções a fundo pra te dar uma resposta completa:concordo:. Mas:

Cada GPS está melhor desenhado para fazer um trabalho, mas não quer dizer que não sirva para outras. Todos os GPS abaixo podem ser usados como navegadores veículares, sem dúvida. Diferenças do 60CSx e do nuvi 750, por exemplo: o 60CSx é muito mais robusto, à prova d'agua, têm funções completas para utilização de tracks.

O 750 têm tela muito maior (numa cidade grande e desconhecida isso faz uma diferença tremenda!), touchscreen, é mais rápido, a digitação de um endereço é muito facilitada (enquanto nele há um teclado QWERTY, no 60CS você tem de ir indo com os botoes de posição, selecionar letra por letra, número por número). Então, se você for um taxista, pode esquecer o 60CSx... Entretanto, o 750 somente grava e mostra o tracklog, você pode ir e voltar pelo mesmo caminho, por exemplo, como faria no 60CSx, mas não têm controle sobre essa gravação do tracklog (não pode mandar salvar só aquele trecho da trilha no mato, não pode alterar o modo como ele grava, se com mais pontos ou menos, não pode enviar tracks do PC pro GPS).

No 60CSx vais ter de comprar um bom suporte veícular (os da Garmin, embora caros, são os melhores), os nuvi já vêm com suporte veícular.

O 60CSx e o 76CSx são específicos para utilização a pé (trekking), assim como a fantástica nova linha Colorado. O 276C faz parte de uma linha para navegação marítima e terrestre, embora já um tanto antigo, ainda é muito utilizado no Brasil e Argentina no off-road (é basicamente um 60CSx com tela grande), não têm memória interna, usa um cartão de memória proprietário e não exatamente barato.

Então, a minha recomendação seria a seguinte: se só for utilizar no carro eu iria de nuvi 750 ou 276C. Se for utilizar também em trilhas a pé, eu iria de 60Cx, 60CSx ou o novo Colorado:concordo:.

[]

Pedro Mattos
25/04/2008, 21:52
Poxa Iwakura, não é vendedor de Gps????!!!!! Pois poderia até ser, quando cansar de sua profissão já sabe onde trabalhar.:evil::palmas: Brincadeira, esses dados que vc me passou foram muito úteis. obrigado.
Em relação ao que foi dito, no meu caso o uso será diário (só p/ aprender e conhecer novas rotas) mas principalmente em expedições, oque você me diz? GPSMAP 276 Color ou GPS Map 60CSX ?
O 276 é mais atraente pelo tamanho da tela, apesar de não ser taxista tambem prefiro, porém acho que ele não tem essa nova tecnologia Sirf III. Se realmente não tiver faz muita diferênça? E em relação a quantidade de rotas, pontos etc?
Acho que o map 60csx é mais indicado, pois pelo que entendi tem mais recursos e possibilidades, mas o map 276 é mais confortável p/ manusear.
Gostei também desse colorado400, sabe a diferênça entre essa série, T, I ou C?
E o 376c sabe algo?
Na verdade ainda são muitas dúvidas.

iwakura
26/04/2008, 08:31
Poxa Iwakura, não é vendedor de Gps????!!!!! Pois poderia até ser, quando cansar de sua profissão já sabe onde trabalhar.:evil::palmas: Brincadeira, esses dados que vc me passou foram muito úteis. obrigado.
Em relação ao que foi dito, no meu caso o uso será diário (só p/ aprender e conhecer novas rotas) mas principalmente em expedições, oque você me diz? GPSMAP 276 Color ou GPS Map 60CSX ?
O 276 é mais atraente pelo tamanho da tela, apesar de não ser taxista tambem prefiro, porém acho que ele não tem essa nova tecnologia Sirf III. Se realmente não tiver faz muita diferênça? E em relação a quantidade de rotas, pontos etc?
Acho que o map 60csx é mais indicado, pois pelo que entendi tem mais recursos e possibilidades, mas o map 276 é mais confortável p/ manusear.
Gostei também desse colorado400, sabe a diferênça entre essa série, T, I ou C?
E o 376c sabe algo?
Na verdade ainda são muitas dúvidas.

Com relação ao Colorado, cada uma destas versões (T, I e C) vêm com um mapa diferente (respectivamente: topográfico, lagos da irlanda e Blue Chart com algumas limitações de uso).

O 276C não têm SirfIII, mas em cima do console dizem que pega bêm. 0 meu 60CS, tb não têm SirfIII, e pega bêm no console ou perto de janelas no carro. Na cidade, com prédios altos, e em mata fechada pode sofrer e até perder sinal de tempos em tempos, daí é bom ter uma antena externa. Com o 276C têns de computar tb uns 300 a 400 reais para uma memória de 256M.

O 60CSx dizem que pega bem em qq situação. Qtde de rotas e pontos é mais que suficiente nos dois. Em recursos, os dois se equivalem.

Nos dois você pode colocar todo o Tracksource (55,9M), Mapear (84.3M), Viajeiros (8.24M), Conosur (34.1M) e Chile Streets 2007 (32.2M) = 214M e ainda sobra espaço.

Por último, 0 376C só têm a mais o serviço XM de previsão do tempo por satélite, que ao que me consta não está disponível no Brasil.

[]

Sandro Tannuri
26/04/2008, 19:59
Pedro,

Priorize comprar um com SirfIII, a diferença é absurda.

Só para ter uma ideia, meu 176C nao funciona nem na varanda do apartamento enquanto que com o Zumo 550 fico deitado na minha cama com 9 m de precisão.

No carro o 176C com antena externa no teto do carro fica em 7 m enquanto que o Zumo com o suporte de ventosa no parabrisa fica em 3 ou 4 m. Esse teste foi feito com os dois ligados ao mesmo tempo. Com a antena externa que comprei a toa ele da 2 m de precisão. Pode ate ser que isso seja enganação mas que esta escrito na tela isso esta. Amanha vou usar o Zumo em trilhas pela primeira vez. Hoje usei o 176C numa trilha fechada de arvores e ele so funcionou em metade da trilha e no resto ficava com precisão acima de 25 metros.

Quanto aos tracks o Zumo 550 (imagino que os Nuvi top de linha tambem) grava ate 200.000 pontos mas so mostra 1 tracklog de ate 10.000 pontos por vez. Ele grava automaticamente sem economizar pontos (apesar de nao poder ajustar como usar os pontos) e grava um track a cada "evento". Esses eventos sao 5 minutos parado, saida do ponto de partida de uma rota ou chegada ao destino e outros que ainda nao entendi. Se quiser ver um grande track de ate 10.000 pontos basta unir os segmentos no Mapsource e depois carregar de volta. (sim, ele carrega tracks de volta e quantos voce quiser mas so mostra 1 de cada vez.)

O grande problema para uso offroad e que a maioria dos usuarios faz um "mapa" de tracklogs para se orientar nas trilhas, como o Zumo so mostra 1 tracklog de cada vez nao consigo fazer isso. Para resolver esta limitaçao eu faço um mapa de verdade a partir dos tracks, mando para o GPS e pronto.

Eu nao compraria um GPS sem ver, veja a tela do Zumo (que é menor) e a do 276C (que é maior) e diga qual voce prefere. A diferença de leitura é grande.

Comprei o Zumo para usar no quadriciclo pois ele é feito para motos e afins, se fosse para usar apenas em automovel compraria um Nuvi top de linha e pronto.

Alem dos mapas que eu faço tambem uso os mapas do Tracksource e o City Navigator Brazil (com Z mesmo hehehe) V4 da Garmin. Assim nao me falta mapa. :mrgreen:

Alem disso a diferença na hora de digitar dados como endereços por exemplo é absurda, experimente isso nos dois antes de comprar.

No Brasil rola um pré conceito (assim separado mesmo) com os navegadores por parte dos entendidos :mrgreen: em GPS, experimente as opçoes e escolha o que melhor te atende.

Já ia esquecendo do cartão de memoria que no 276 e um da Garmin caro pra cacete e no Zumo (deve ser o mesmo no Nuvi) e o SD normal que voce tem ai na maquina fotografica.

No caso do Zumo, como é para moto, ainda tem mp3 player bluetooth (tem uns capacetes com fone de ouvido e microfone integrados conectados ao GPS, ao telefone celular e ao capacete do garupa por bluetooth) e tambem mostra suas fotos (quantas couberem no cartão SD) entre uma cerveja e outra depois da trilha.

Abraços,

Pedro Mattos
28/04/2008, 18:21
Sandro e Iwakura, antes de mais nada quero agradecer a colaboração de vcs, que esta me ajudando muito nessa minha procura.:concordo:

Somando essas informações que me foram passadas acho que é interessante então o garmin colorado. Gps mais moderno com uma tela de bom tamanho e em cores, muito resistente (água, choques, etc), com cartão sd compatível com a maioria das cameras digitais, mais fácil de manusear com aquele botão rotatório e principalmente tecnologia sirf III (em um site vi que é o SiRFStarIII em outro vi que é o High sensitivity receiver MTK MT3318 Garmin) que o torna muito preciso. Pelo que entendi ele pode ser adaptado ao uso que será dado a ele (automotivo, terrestre, marítimo.....) e com tudo que esses outros gps que estavamos falando tem.
Segue uma comparação com o gps map 60 onde me parece que ele deixa a desejar em vários aspectos, o que vocês acham?
Segue o link: http://garmincolorado.wikispaces.com/Colorado+vs+60csx

Sandro Tannuri
28/04/2008, 21:57
Pedro,

Eu escolho sempre o melhor equipamento para o uso de maior frequencia desde que ele se adapte aos outros usos. Parece complicado? Mas não é. Se o uso mais frequente vai ser no carro prefira um com tela grande e bom suporte automotivo e que possa sobreviver aos outros usos menos frequentes.
O ideal seria ter um fixo no carro e um de mão, mas dai fica cara a brincadeira. :mrgreen:

Abracos,

BoaTrilha
28/04/2008, 22:30
olá pessoal, se não for pedir muito gostaria da ajuda de vcs.

Já vi um monte de marcas e modelos de navegadores por aí....
só que algo que seria muito util pra mim, não vi em nenhum (só um garmin bem velho e antigo que na verdade não é um navegador)


Eu preciso por exemplo, que ele marque a rota que eu estou fazendo... Ao inves de me falar como chegar.... eu gostaria de saber "como cheguei"..... algo como um cronometro.... eu aperto pra iniciar, e a partir desse ponto ele começa marcar a rota.

Alguem sabe de algo assim?

abraços

iwakura
29/04/2008, 07:39
olá pessoal, se não for pedir muito gostaria da ajuda de vcs.

Já vi um monte de marcas e modelos de navegadores por aí....
só que algo que seria muito util pra mim, não vi em nenhum (só um garmin bem velho e antigo que na verdade não é um navegador)


Eu preciso por exemplo, que ele marque a rota que eu estou fazendo... Ao inves de me falar como chegar.... eu gostaria de saber "como cheguei"..... algo como um cronometro.... eu aperto pra iniciar, e a partir desse ponto ele começa marcar a rota.

Alguem sabe de algo assim?

abraços

Carlos,

Qualquer um desses GPS da Garmin aqui citados (60CSx, Colorado, 276C, Zumo, nuvi linhas 7xx, 8xx e 5000, entre outros) fazem isso que você quer: chama-se Tracklog, ou em português registro do percurso, cada ponto conterá: data e hora, altitude, distância percorrida desde o último ponto, tempo decorrido desde o último ponto, velocidade média do trecho, ângulo do trecho e a posição geográfica.

Só que em nenhum deles têm um botão específico para iniciar e finalizar a gravação desse log, mas uma opção no menu. Nos nuvi citados essa gravação é automática, não é possível pará-la, nem apagá-la, mas tão somente mostrá-la na tela e transferí-la para o PC.

[]
Mário.

Walter Carlos Brossel
29/04/2008, 17:10
CarlosDalk, tentando te responder:

Eu marco a rota que quero no Tracksourse (em meu PC), e depois transfiro para o GPS, no caso o meu é um 60 Map 60CSx.
Basta primeiramente baixar o mapa "roteável" no site http://www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php/ para o seu PC.
Depois vc transfere sua "trilha" p/ o GPS, dá um "find"(ou "go to" não me lembro bem), vai em "pontos", e seleciona p/ onde vc quer ir. Ele calcula a rota e pronto. Caso no meio do caminho vc mude a rota ele te avisa até 3 vezes...se vc continuar no "erro" ele recalcula por onde vc está indo e sempre te leva por um novo caminho no ponto final que vc escolheu. Isso te dá uma put@ segurança pois algumas vezes aquela estrada ou trilha está bloqueada e aí ele te joga em outro caminho, dentro dos parâmetros que vc selecionou.
Isso porque no Tracksourse vc pode estabelecer se quer ir por estrada de terra, trilha, asfalto, caminho mais rápido ou mais perto, etc.
Vale a pena dar uma estudada/fuçada nesse troço.
Show de bola.

Alex Rodrigues
02/05/2008, 15:02
Esclarecendo sobre a diferença entre GPS e Navegador:

1 - GPS é equipamento que recebe informações de diversos satélites, e através de cálculos determina sua posição no globo terrestre.

2 - Navegador ou Navegação é apenas um dos vários serviços que o equipamento de GPS provê ao usuário. Nem todos os equipamentos de GPS tem o recurso de navegação, é que é a possibilidade de, através de mapas roteáveis, traçar a melhor rota entre 2 ou mais pontos, levando em consideração as ruas, suas mãos, regras, curvas, rotatórias, etc..., com algum tipo de auxílio (voz, visual, etc...)

Com os novos mapas do Projeto TrackSource, um usuário que tenha um GPS com o serviço de navegador, poderá usufrir dessa facilidade, que por sinal está sendo o serviço mais buscado pelos motoristas.

Abraços,

Alex Rodrigues
Coordenador do Projeto TrackSource
www.tracksource.org.br (http://www.tracksource.org.br)

Pedro Mattos
05/05/2008, 23:39
Obrigado a todos os colegas que doaram um pouco de seu tempo e conhecimento me auxiliando para eu poder comprar meu GPS :concordo:.
O resumo dos fatos é que escolherei um desses 3 modelos da Garmin: Colorado 400t; gps map 60csx e o 276c.
Acatando a sugestão préviamente dada pegarei os modelos na mão, verei o funcionamento e suas características e aí farei a compra do que mais me agradar.

Alex Rodrigues
06/05/2008, 10:20
Obrigado a todos os colegas que doaram um pouco de seu tempo e conhecimento me auxiliando para eu poder comprar meu GPS :concordo:.
O resumo dos fatos é que escolherei um desses 3 modelos da Garmin: Colorado 400t; gps map 60csx e o 276c.
Acatando a sugestão préviamente dada pegarei os modelos na mão, verei o funcionamento e suas características e aí farei a compra do que mais me agradar.

Tudo depende da sua utilização. Felizmente você escolheu 3 dos 10 melhores GPS da Garmin, na minha opinião. qualquer um que comprar irá gostar muito.
Abraços,
Alex Rodrigues

gchamone
07/05/2008, 11:49
O resumo dos fatos é que escolherei um desses 3 modelos da Garmin: Colorado 400t; gps map 60csx e o 276c.


Pessoal,

Aproveitando o embalo: alguém sabe se o Colorado já está sendo vendido no Brasil? A diferença entre o 300 e o 400t não é só os mapas pré-carregados da América do Norte?

Abraços,
Gustavo Chamone

iwakura
07/05/2008, 12:28
Pessoal,

Aproveitando o embalo: alguém sabe se o Colorado já está sendo vendido no Brasil? A diferença entre o 300 e o 400t não é só os mapas pré-carregados da América do Norte?

Abraços,
Gustavo Chamone

1. Não que eu saiba, nem no PY.
2. Sim.

[]
Mário.

jmarcinho
08/05/2008, 22:38
Pegando carona,

Os GPSs modelos 60CSx, Colorado 300, 276C têm a função de procurar por pontos de interesse, como os Nuvis, por exemplo, restaurantes, hoteis, etc ?
Por acaso o Colorado tem touch screen ?
Obrigado

iwakura
09/05/2008, 06:57
Pegando carona,

Os GPSs modelos 60CSx, Colorado 300, 276C têm a função de procurar por pontos de interesse, como os Nuvis, por exemplo, restaurantes, hoteis, etc ?
Por acaso o Colorado tem touch screen ?
Obrigado

1. Sim.
2. Não.

Abraços,
Mário.

jmarcinho
11/05/2008, 00:20
Qualquer SD Card serve nos GPS Garmin, preciso saber especificamente da linha Garmin Colorado, pois encomendei um já.

Esse serviria ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73341686-mega-oferta-carto-2gb-sd-kingston-vai-de-avio-sd2gb-_JM

Abraço

iwakura
11/05/2008, 20:30
Qualquer SD Card serve nos GPS Garmin, preciso saber especificamente da linha Garmin Colorado, pois encomendei um já.

Esse serviria ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73341686-mega-oferta-carto-2gb-sd-kingston-vai-de-avio-sd2gb-_JM

Abraço

Sim, essa serve. Agora essa memória está meio barata, será que não é falsificada?

[]

jmarcinho
11/05/2008, 20:34
Sim, essa serve. Agora essa memória está meio barata, será que não é falsificada?

[]

Vixi, não sei não. Estou meio por fora de preço, mas se estiver muito fora da média com certeza é falsificada.

Valeu, abraço.

Pedro Mattos
20/05/2008, 01:09
Saudações......
Mais uma vez venho recorrer aos colegas do fórum para resolver algumas dúvidas.:pensativo:
Comprei o 276c nos EUA mas não consegui o cartâo de memória e a antena externa antes de retornar, alguém sabe onde encontrar aqui no Brasil a um preço razoável? (obs: tenho a opção de mandar trazer dos EUA de uma forma fácil, porém perguntar não ofende e aqui seria mais rápido)
Outra dúvida quanto a serventia do cabo com os fios separados (segue fotos) ele é de força (pode ser ligado no acendedor de cigarros?) existe um fio de alarme, onde posso conectar esse fio? E os outros me parecem que podem ser ligados a um rádio para ele falar com voz o caminho, será que é isso? A forma de conecção até está bem explicada no manual (segue fotos) mas as funções nem tanto, além de que existem vários acessórios para esse gps, como antena , viva voz p/ ligar no acendedor e o suporte veicular. Será que precisarei desse suporte? O que vem com o gps tem que furar o painel!!!???
Grande Iwakura onde está você???? E se alguém mais puder dar uma:idea: eu agradeço.:concordo:

Abraços dúvidosos

iwakura
20/05/2008, 08:21
Saudações......
Mais uma vez venho recorrer aos colegas do fórum para resolver algumas dúvidas.:pensativo:
Comprei o 276c nos EUA mas não consegui o cartâo de memória e a antena externa antes de retornar, alguém sabe onde encontrar aqui no Brasil a um preço razoável? (obs: tenho a opção de mandar trazer dos EUA de uma forma fácil, porém perguntar não ofende e aqui seria mais rápido)
Outra dúvida quanto a serventia do cabo com os fios separados (segue fotos) ele é de força (pode ser ligado no acendedor de cigarros?) existe um fio de alarme, onde posso conectar esse fio? E os outros me parecem que podem ser ligados a um rádio para ele falar com voz o caminho, será que é isso? A forma de conecção até está bem explicada no manual (segue fotos) mas as funções nem tanto, além de que existem vários acessórios para esse gps, como antena , viva voz p/ ligar no acendedor e o suporte veicular. Será que precisarei desse suporte? O que vem com o gps tem que furar o painel!!!???
Grande Iwakura onde está você???? E se alguém mais puder dar uma:idea: eu agradeço.:concordo:

Abraços dúvidosos

Ué, meu, a 1h da manhã eu estava dormindo! Mas, parabéns pela aquisição!

Esse GPS, originalmente, foi concebido para ser usado em embarcações, por isso o cabo com fios soltos... A figura mostra, inclusive, como ligar no piloto automático do teu iate!:mrgreen:

A maneira mais barata de ligar no 12V do carro é ver comprar um conector de 12v de carro e ligar os fios respectivos.

O vendedor abaixo do ML vende antenas externas e cabos, já comprei dele. Entretanto, montado no painel, acho que não vais precisar de antena externa não!

http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_12668150

Memória e suporte acho que pode encontrar também no ML. Mas não sei nada com relação ao suporte maritimo que o acompanha, sei que existe um suporte veícular.

[]

Pedro Mattos
21/05/2008, 23:44
Valeu Iwakura, vou pesquisar mais no manual, no mais já encomendei o cartão e o viva-voz com carregador, a antena não precisa
Quando tiver com tudo aqui voltamos a falar.
Abçs

fpandur
28/05/2008, 13:39
E esse produto da Stetsom ?

http://www.stetsom.com.br/gps/index2.html

Pelo que entendi, ele é navegador e também serve para salvar tracklogs. Baixei o manual e vi que na opção de salvar tracklog ele salva em padrão NMEA (extensão NME) ou padrão OziExplorer (extensão PLT). Parece que não tem opção de escolher quantidade de trackpoints nem gravar somente um pedaço do trajeto. Mas parece ser um produto versátil (navegador + alguma funcionalidade de GPS), então acho que poderia ser uma opção interessante, mesmo perdendo alguma flexibilidade na função GPS.
O que estou em dúvida é na importação de tracklogs, no manual diz que tem uma opção de "percorrer uma trilha previamente salva". Tem um ícone de "play" e a velocidade que se quer mostrar. Mas só aceita arquivos padrão NMEA. Então minha dúvida é:
- essa opção de "percorrer" serviria para uma situação onde eu pego um tracklog, insiro no cartão e quero fazer essa trilha, com o GPS me mostrando o caminho ?
- parece-me que os tracklogs de aparelhos GPS são salvos com extensão GTM. Tem como converter GTM para NMEA, para os tracklogs que não foram gerados pelo aparelho Stetsom possam ser utilizados nele ?

fpandur
30/05/2008, 08:09
Conversei com o fabricante e pude esclarecer algumas dúvidas que eu tinha. Para salvar uma trilha, é recomendável salvar em padrão do OziExplorer (.PLT). Se inserir waypoints, esses são salvos em um outro arquivo, .WPT (não sei se nos GPS "puros" é assim também). Segundo o suporte do fabricante, pelo TrackMaker dá para juntar facilmente os 2 arquivos e convertê-los em .GTM (padrão Garmin). Assim eu conseguiria enviar meus tracklogs para outros usuários de Garmin. Já para eu utilizar algum tracklog gerado por um Garmim, deverei converter ou para IMG ou para PLT (ainda estou pesquisando sobre isso, para ver qual o formato correto).

Dá para gravar apenas trechos de um trilha, mas cada trecho ficará em um arquivo separado. E por fim, não tem como determinar o número de pontos para gerar o track, o aparelho faz automático (parece-me que em aparelhos GPS "puros" dá para configurar isso). Mas como vem com um cartão de 1GB, acho que isso não é preocupação ... :cool:

Issao
31/05/2008, 10:25
Confesso que sempre torci o nariz no que se refere a utilização de navegadores para o uso que sempre fiz do GPS, em especial expedições e trilhas off-road.

Meu último GPS foi um Garmin V (que vendi recentemente pra um colega do fórum) e sempre me auxiliou muito, até mesmo no uso urbano/rodoviário com o Tracksource.

Porém, surgiu uma ótima oportunidade e comprei na última quarta um Garmin Nuvi 200W.

A tela wide de 4,3" é excelente e o aparelho é muito fácil/prático de usar.

Me surpreendi!

As únicas ressalvas para o meu uso são a não gravação de tracklogs. Infelizmente o easter egg do fw 3.4 não funciona na série 2xxW, pois os fws são diferentes. Confesso que comprei o 200W na certeza que conseguiria gravar os tracklogs! :(

E o teclado QWERTY também faz falta... Mas é questão de acostumar...

Na memória interna de 1GB já coloquei o City Navigator Brazil v4, o projeto Tracksource, o projeto Mapear e o Viajeros. Além disso dá pra colocar um SD de até 2GB pra complementar... É muita memória...

Quanto a nevegação, nas cidades roteadas o resultado tem sido excelente! E onde não é roteado, dá pra usar na função off-road que já ajuda muito.

Enfim... Me empolguei tanto com o Nuvi 200W que já to pensando seriamente em partir para a série 7xx.

Claro que nas atividades outdoor nada melhor que um GPS como o 60CSx ou o novo Colorado 300.

Mas acho que já dá pra comprar tranquilamente um navegador. Mas pro meu uso não pode ser outra marca além da Garmin, justamente pelos projetos paralelos que são tão importantes...

Tenho que dar o braço a torcer...

[]'s

Issao

fpandur
02/06/2008, 16:43
Bem, eu acabei pegando um GPS + navegador da Stetsom mesmo. Já fiz alguns testes e consigo gravar tracklogs (parciais ou completos) com inserção de waypoints ou não. Também consigo importar/exportar tracklogs padrão Garmin (GTM), bem como mapas do TrackSource. A memória interna é de 64 MB, mas utiliza cartão SD de até 2 GB (com o aparelho veio um SD 1GB). Todos os mapas e tracklogs ficam armazenadas no cartão.
E claro, tem a função de navegação roteável, com indicação de voz.

Enfim, pode não ser tãããão completo quanto um GPS, na verdade não tenho parâmetros para comparar pois nunca utilizei um GPS, mas até agora vejo que os recursos que o aparelho possui em princípio vão servir para minhas finalidades.

Zupa
29/09/2008, 23:33
E aí Fpandur, tá satisfeito com o stetson ainda, acha que dá pra ir até Ushuaia com ele, de moto, tô sem saber o que faço pois disponho de pouco $$$.

fpandur
19/10/2008, 13:11
Cara, tenho usado ele muito pouco, por pura falta de tempo mesmo. Pretendo fazer uma viagem ao Chile daqui uns 2 anos e ESPERO que ele me atenda perfeitamente. No site da Stetsom tem alguns mapas de outros países para download, para o programa PocketMV:Chile, Uruguai, Paraguai, Buenos Aires, Argentina e Venezuela. Esse é o aplicativo não roteável, o que a gente utiliza para trilhas e rotas que queremos criar. O lugar mais barato que vi ele foi na Americanas (link do próprio site da Stetsom).

mbindo
20/10/2008, 21:18
O Garmin nuve 750 tem a tecnologia SirIII???

Grilo
23/10/2008, 14:49
Percebo que este papo já está se alongando.... e por isso vou engrossar um pouco mais o caldo.. :-DDDD

Estou seriamente pendendo a comprar o 276c, mas não estou seguro quanto à seu uso outdoor leve.

Para 2009 pretendo fazer duas viagens (4x4) maiores para a AL, uma direto para Argentina para arredores de Buenos Aires e a outra bem mais longa, indo para o Chile (deserto e talvez as cordilheiras), Bolivia, Argentina, Uruguai e de volta para o Brasil. Fora algumas por aqui, Chapadas etc... por isso pensei no 276c.

Utilizo o Garmin Mobile XT no celular p/ quebrar um galho e é bem meia boca mesmo...

Aqui em São Paulo uso o IGO8 que me atende 100%, os mapas de sampa para o Garmin são muito ruins.

Bom a questão é que nessas viagens pretendo tambem procurar alguns Geocaches e se possivel participar em alguns pontos do Degree Confluence.... por isso a dúvida entre o 276c e o 60csx..

Já utilizo o Proyeto Mapear, Viajeros, Conosur e o TrackSource que apesar de não ser muito legal em SP dá de 1000 a zero no cityNavigator...

Paraty
02/11/2008, 23:47
Olá sandro,

Vendo sua foto fiquei na maior dúvida: Tenho um Galloper a 15 dias, ou a 570km, e estou apaixonado, e assim, com o maior cuidado... Ishi! Amizade, estou pensando em um Niva para emburacar mesmo aonde acho que fique muito pesado para o Galloper (e sem os pneus adequados, claro) mas a dúvida é:

Por que é melhor transportar deste seu jeito do que usando um Towbar?

Gratissímo!

MRaizer
29/10/2011, 19:21
Iwakura, belo Tracker!
Sandro, abraços! Como está o Wrangler?

Gente, seguinte: Estou pensando sériamente em comprar um M-241 para georeferenciar minhas fotos (se vou incluir um cartão WiFi, isso fica para o futuro). Só que esse trocinho além de ser ótimo para geotag é também um excelente gravador de tracklog (e em NMEA!).
Pois é... mas como eu insiro uma tabela de waypoints em um mapa já existente do iGo?
Abraços!
Mar

PS.: Tem um Niva aqui perto a venda, quem está querendo um jipe para esmerilhar?