PDA

Ver Versão Completa : Troca das correias (Todas)



ricardolm
13/07/2004, 11:59
Ola PessoALL, :D

Gostaria de saber se alguem ja trocou todas as correias do Jota e qual é o nivel de dificuldade :?

Pois eu gostaria de troca-las, mas nao sei se é necessario alguma ferramenta especial ou algum conhecimento especifico.

By the way, como faco para saber se quais correias que estao boas ou nao? (fico na duvida, principalmente na correia dentada), sempre ouvi dizer que quando se troca a correia dentada é aconselhavel trocar o esticador tb, isso é verdade para o Jota?

[]s

gvogetta
13/07/2004, 22:50
Caro Ricardo,

A troca das correias no jota não é indicada a não ser que tenha bons conhecimentos de mecânica básica para marcar a posição correta do ponto do motor... Se mudar um pouco a posição dos dentes em relação a polia, seu motor sai de ponto e, com isso pode-se danificar o cabeçote!

Para identificar se as correias estão boas, basta verificar suas bordas, principalmente. Se elas estiverem "puidas" ou desfiando nas bordas, é sinal que estão bem gastas. Verifique se aparece alguma trinca ou outros sinais de desgaste visível, especialmente nos dentes. Na dúvida, troque e marque a quilometragem de sua troca, para poder acompanhar a sua manutenção preventiva no futuro. Uma correia de boa qualidade dura em média 30 mil Km (quando se recomenda a troca, por questões de segurança).

No caso do jota, não é trocado esticador, somente a correia mesmo. Se tiver dificuldades em achar (ela é meio rara e cara) verifique com o César, da Torque Máximo. Qualquer coisa, dá uma olhada no Mundo JPX (http://club.telepolis.com/mundojpx/index.html) para verificar referências e telefones das lojas (estou sem estes dados no momento).

Saudações,

ricardolm
14/07/2004, 09:05
Olá Getulio,


Beleza!! Valeu pela ajuda de novo!! Acho que vou seguir seu conselho (trocar todas e depois marcar a cada 30.000)

[]s

JULIANO GUIMARÃES
15/03/2014, 20:41
olá getulio,


beleza!! Valeu pela ajuda de novo!! Acho que vou seguir seu conselho (trocar todas e depois marcar a cada 30.000)

[]s amigo onde vc comprou as correias ?

ricardoma
20/03/2014, 21:22
18. Correia do alternador:



Esta é a correia de acionamento do alternador do veículo e basicamente existem 2 modelos em uso, dependendo do tipo de instalação do alternador:
- No alternador original (marca Valeo - importado) montado com o rolamento esticadororiginal, as correias compatíveis são a da marca Gates, ref. K-060451 e a da marca Goodyear ref. 6PK-1145.
- No alternador original montado com suporte esticador alternativo (veja figura na SeçãoFOTOS DE PEÇAS - link no topo e no final desta página) pode-se utilizar a Goodyear ref. 5PK-0960 ou 5PK-0965 OU AINDA 6PK-0975.
Nas adaptações com alternador Bosch do Tempra (90A) com esticador VW usa-se geralmente a da marca Goodyear multi V, ref. 6PK-1124, mas poderão ocorrer diferenças em virtude das variações de montagem que podem ocorrer.




19. Correia do ar-condicionado:



Correia que aciona o ar-condicionado nos veículos equipados com este item de fábrica (original). A correia é da marca Goodyear, ref. A-52 - 13x1375.




20. Correia dentada do motor:



Correia original do motor Peugeot XUD-9A original dos JPX fabricados até 2000. Por ser um componente importante deve-se usar apenas a recomendação original, sem adaptações, pois usando uma correia fora da especificação compromete-se o desempenho e a durabilidade do motor. Esta correia porém, é a mesma do Passat Importado (Passat Alemão) e do Golf.
A correia é da Marca Gates, linha Powergrip HTD (nacional) ref. GS-58136 x 1" HNBR, marca Federal Mogul (importada) ref. 48-53549 (2 45 1 DS) ou da marca Dayco ref. 136 RPP 254 HSN.

Veja mais peças em http://jpx.4x4brasil.com.br/html/pecas.html
Att. Ricardo