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Anthoniusnikos
23/04/2008, 15:31
Pessoal, depois de algumas especulações com os EXPERTs do Fórum sobre a sangria do sistema hidráulico de freio, resolvi fazer a substituição do fluído e retirar o ar que o último porcânico deixou e afirmou também ter trocado o fluído.
Estou aproveitando que a mulher tirou alguns dias de licença e convidei-a para desta ver ir bombar no pedal equanto eu ia verificando a saída do fluído, após ter desatarraxado os dois parafusos e as duas porcas de sangria(vide fotos).
Levando-se em conta que foi a primeira vez que fiz o serviço, verifiquei que é muito fácil, mas para que o serviço saia bem feito é preciso umas duas ou três horas e muita paciência.
Passos do Processo:
1 - Desapertar um pouco os parafusos (com marca vermelha) de sangria das rodas da frente(fotos 1 e 2) e as porcas (dos caninhos, fotos 3 e 4)) das rodas de trás: chaves 14(frente) e 12(atrás), desculpem, mas não tenho muita certeza sobre as chaves, mas é só testar.
2 - Abrir o reservatório de fluído no cofre.
3 - A medida que vai-se bombando (devagar) no pedal do freio, o fluído vai escorrendo.
4 - Não abrir muito para não jorrar muito.
5 - O processo de bombeamento foi realizado até que o reservatório de fluído esvaziou, daí fui colocando mais fluído e bombando.

O fluído que saiu inicialmente tinha a cor quase preta e depois verifiquei que saiu um pouco de ferrugem. O que posso afirmar que porcânico que disse ter trocado o fluído não trocou coisa alguma.

5 - Após ter colocado pelo reservatório 1(um) litro de fluído é que comecei a perceber que o mesmo saia pela sangria da mesma cor que entrava, concluí que todo o fluído tinha sido substituíno no sistema.
Então é muito fácil fazer essa manutenção.
Atenção! As porcas de sangria me parecem ser muito frágeis, e não devem ser apertadas com muito torque. Um leve aperto já é o suficiente (+- 10 N.m ou 1,0 Kgf.m).

Também não sei se procede, mas tinha ouvido dizer que com a frente levantada tirava-se o ar durante o processo descrito. Pelo fato de ter tirado a roda da frente do passageiro para substituição do filtro de óleo, a frente estava no macaco, e alta.

OBS.: Gostaria que alguém me informasse quantos litros de fluído vão no sistema hidráulico da Ranger 1999/2000 Diesel 4x4.

Abração.

Anthoniusnikos

Edintruder
23/04/2008, 17:20
Anthonio, fizesses a sangria no mesmo local que eu fiz, pelo parafuso de fixação da linha. O parafuso de sangria são todos iguais com um furo no meio. Quando se afrouxa eles o fluido escorre pelo furo central. Nas fotos das rodas traseiras esses parafusos ainda estão com a capa de borracha. Na minha fiz pelo mesmo local que descrevesses pois os parafusos de sangria quebraram ao tentar afroxá-los. Estão encravados. Para trocar todo o fluido, eu normalmente desmonto as pinças e empurro ps pistonetes para esvaziar as pinças.
A ferrugem é causada pela umidade que vai agregando ao fluido. Essa mesma umidade pode desprender vapores para o sistema e gerar bolhas de ar.
por esse tipo de situação é que não confio em "porcânicos"! Boa!

proelton
23/04/2008, 17:39
Anthonius!! valeu por esse guia!
cara muito legal mesmo, fácil de fazer. Não sabia fazer na ranger, mas agora já vi como faz. Só faço isso na minha moto.

é extremamente importante, praticamente indispensavel, fazer a sangria pelo parafuso certo citado pelo Edintruder
O ar vai para cima do fluido, e este é o unico parafuso que fica no local mais alto da pinça e consegue eliminar o ar...

Abraçao

cbridi
23/04/2008, 18:21
O correto não seria começar pelo ponto mais distante do cilindro mestre e fazer roda a roda? Ou seja, começar pela roda traseira direita, depois traseira esquerda, dianteira direita e finalizar na diateira direita? Sangrando uma a uma e não todas ao mesmo tempo...
Ah, não precisa desapertar parafuso e soltar caninho, tire a capinha de borracha circulada em vermelho na foto e verás que é bem mais fácil. Mas tem que tomar cuidado para não entrar ar no sistema quando solta o pedal, por isso, tem que ficar na sequencia de pisa no pedal, abre a sangria e deixa o pedal bater no fundo, fecha a sangria, solta o pedal, volta a pisar e assim repete o ciclo até sair todo o fluido antigo.

Tô certo ou falei besteira?

[]'s

Anthoniusnikos
23/04/2008, 19:52
Pessoal, esse que tem a capa de borracha não é o da engraxadeira? Os meus tive até medo de desatarraxar, porque percebi que iria precisar de muita força, e certamente ia quebrar.

Cbridi, o que você relatou me pareceu o correto. Percebi que o fluído sai preferencialmente das sangrias das rodas dianteiras (quando todas abertas), aí tive que fechar mais os das rodas dianteiras.

Edin, com aperto de dedo, já fecha as sangrias das rodas traseiras. Com chave é o mínimo mesmo.

Para relaxar, seguem algumas fotos que tirei ontem perto de casa.

Ia esquecendo: as duas primeiras: Bairro de Mariscal - Munic. de Bombinhas ; a terceira: Porto Belo (Marina e ao fundo Ilha de Porto Belo) ; e a quarta: Recanto dos Padre, ao lado da Praia da Sepultura - Bombinhas.

Querem mais ?
Abs

Edintruder
23/04/2008, 20:49
O Cbridi está certo. Se faz uma roda por vez e a sangria é: Aperta o pedal do freio e segura no fundo sem soltar o pedal > afrouxa o parafuso e deixa esguichar o fluido e aperta novamente o parafuso > Solta o pedal e aperta novamente para repetir o ciclo.

Mas se ficou bom está ótimo. Dessa maneira apenas perde-se mais fluido.

cbridi
23/04/2008, 21:18
Pessoal, esse que tem a capa de borracha não é o da engraxadeira?

Engraxadeira? A Ranger não sabe o que é isso.
Sim, é semelhante a um bico de engraxadeira, mas é a sangria do sistema de freio.

[]'s

Anthoniusnikos
24/04/2008, 03:37
Então estou com medo de quebrar, assim como o Edin quebrou. Vou colocar WD nos banjos (parafuso furado) que o CBRIDI apontou e ver se consigo soltar com pouco torque.

Conclusão: Então o que eu fiz foi só substituir o fluído dos caninhos e reservatório. Os burrinhos continuam com o fluído velho, certo?

Abs

Allan Nielsen
24/04/2008, 11:38
O correto não seria começar pelo ponto mais distante do cilindro mestre e fazer roda a roda? Ou seja, começar pela roda traseira direita, depois traseira esquerda, dianteira direita e finalizar na diateira direita? Sangrando uma a uma e não todas ao mesmo tempo...
Ah, não precisa desapertar parafuso e soltar caninho, tire a capinha de borracha circulada em vermelho na foto e verás que é bem mais fácil. Mas tem que tomar cuidado para não entrar ar no sistema quando solta o pedal, por isso, tem que ficar na sequencia de pisa no pedal, abre a sangria e deixa o pedal bater no fundo, fecha a sangria, solta o pedal, volta a pisar e assim repete o ciclo até sair todo o fluido antigo.

Tô certo ou falei besteira?

[]'s

Cibrid, o processo descrito por voce é o tecnicamente correto.

Ainda para facilitar podemos baixar o nivel do fluido a ser substituido no reservatorio (pode-se usar uma seringa) e completar com o novo para termos que bombear menos oleo para a sangria.

Edintruder
24/04/2008, 16:15
Conclusão: Então o que eu fiz foi só substituir o fluído dos caninhos e reservatório. Os burrinhos continuam com o fluído velho, certo?

Abs

Isso mesmo, mas deixe assim por algum tempo e repita o processo pois esse fluído irá se misturar ao novo. Eu deixaria assim pois a quantidade é muito pequena.

Anthoniusnikos
24/04/2008, 18:51
Hoje não tive tempo, mas vou comprar mais 1 litro e repetir o procedimento até trocar todo o fluído. Tentando retirar os verdadeiros bicos de sangria.
O ar que tinha sumiu. Mas pelo fato de estar fazendo a subst. com a frente levantada, continuo com a dúvida se com a viatura no chão o ar sairia do mesmo jeito.
Abs.

Edintruder
24/04/2008, 21:22
Provavelmente o ar sairia sim pois a tubulação é muito delgada e as bolhas de ar são empurradas pelo fluido.

RGamaJr_4x4
13/11/2008, 19:24
Aproveitando o tópico já aberto....

Afinal, é para usar DOT 3 ou DOT 4???

O manual diz DOT 4, mas acabei de ver na tampa do reservatório do fluido freio, bem como no da embreagem, os dizeres "FILL STEP WITH DOT 3 BRAKE FLUID" :pensativo:

Será que as tampas foram trocadas?

Abraços

Allan Nielsen
13/11/2008, 20:08
DOT 4, de uma marca conhecida.

abs

Anthoniusnikos
16/11/2008, 21:27
Rogério, se a tampa da sua foi trocada, a minha também foi, pois tem os mesmos dizeres. Substituí tudo por DOT 4, mas, como já foi aquí discutido, pode ser por DOT 5, que é um fluído de tecnologia mais avançada.
Abs
Anthoniusnikos