PDA

Ver Versão Completa : Vitara fervendo na trilha

Ricmarx
23/04/2008, 09:06
Caros, após perder o cabaço na trilha :dance:tenho algumas questões. Ápós algumas subidas fortes com bastante erosões a viatura fervia, porém no painel não indicava alta temperatura, o indicador permanecia no meio.

Isto é normal ?

chrisb
23/04/2008, 10:01
O que você quer dizer com fervia?
Você via a água borbulhando?

Se o marcador não marcou a temperatura subindo, pode ter algo errado aí, e andar nessas condições não é muito aconselhavel....

Mas se você somente viu a água borbulhando no reservatório pode ser muita coisa... você sentiu o carro meio fraco?

No dia-a-dia (transito) você nota alguma coisa de diferente na viatura?

Fala mais sobre sua viatura aí, ano, motor e câmbio..

abs

nanito
23/04/2008, 10:18
O meu vitara apresentou um problema na água também, durante uma expedição que fiz no feriado. A temperatura se mantinha normal, só que lá na frente, as mangueiras estavam quase explodindo de tanta pressão que tinha. Troquei a tampa do radiador, mas mesmo assim fico desconfiado. Vou comprar uma tampa original suzuki pra comprovar se o problema era a tampa do radiador mesmo.

EduPuga
23/04/2008, 11:02
Tive recentemente o mesmo problema no Side, resolvido com uma revisão no radiador, mesmo com o ponteiro no meio ele borbulhava e jogava agua para fora, até desconfiamos da tampa mas como a agua estava bastante suja resolvemos fazer a revisão do radiador.

Ricmarx
23/04/2008, 11:22
Caro Chrisb,

trata-se de um Vitara 3P 97 automático. No dia-a-dia nunca havia acontecido (esse nunca trata-se de 2 meses) e o carro não ficou fraco, porém fervia mesmo. Quando desligava o carro dava até para ouvir as borbulhas de dentro dele....e o indicador de temperatura só no meio...a tampa é original e não jogava pra fora....a cada subida mais forte a água borbulhava...

HenriqueJr
23/04/2008, 11:29
Caro Chrisb,

trata-se de um Vitara 3P 97 automático. No dia-a-dia nunca havia acontecido (esse nunca trata-se de 2 meses) e o carro não ficou fraco, porém fervia mesmo. Quando desligava o carro dava até para ouvir as borbulhas de dentro dele....e o indicador de temperatura só no meio...a tampa é original e não jogava pra fora....a cada subida mais forte a água borbulhava...

Deve ser defeito na tampa do radiador; como é uma peça barata(cerca de R$15 a Topic ou Hilux) vale a pena trocar.

AlemãoRS
23/04/2008, 11:34
Quando tive esse problema limpei o radiador que esteja entupido de lama e troquei a tampa. O marcador de temperatura também nunca marcou que o motor estava quente mesmo colocando água pra fora.

chrisb
23/04/2008, 12:04
É, o seu problema pode ser na tampa do radiador.... Minha viatura já deu um problema na tampa do radiador tb, ela jogava água pro reservatório de expansão e ela não voltava pro radiador...inclusive, as mangueiras ficavam todas murchas, como se tivesse um vácuo...a tampa tava com umas borrachas estouradas...
tenta trocar a tampa e depois dá um retorno aqui pra nois...

abs

joão k. chikui
23/04/2008, 12:10
Pode ser que ele esteja usando apenas agua ou agua com algum aditivo de baixa qualidade , que apenas colore a agua , sem efetivamente subir seu ponto de ebulição.

BoaTrilha
23/04/2008, 12:22
faça uma limpeza no sistema, revise a valvula termostatica e troque a tampa do radiador, com certeza seus problemas acabarão!

Ricmarx
23/04/2008, 13:08
Valeu moçada...vou revisar o sistema e trocar a tampa do radiador...percebi que as borbulhas vinham do reservatório de expansão, onde a mangueira que saía do radiador é que jogava ar quente neste reservatório.

Agradeço as rápidas respostas!!! Posteriormente vou postar minha primeira impressão pós primeira trilha para comentários dos colegas. Vou postar tb fotos da viatura.

abs

SUZUGLAU
23/04/2008, 15:43
Salve caros amigos.....

Eu estou com um problema parecido.

Minha tampa do radiador nao esta das melhores, a borracha esta com "pequenos" pedacos comidos (faltando).

Essa falha na tampa pode baixar o nivel da agua? Do reservatorio ? Ele vem baixando. No radiador com ele frio sempre dou uma olhada e o nivel esta normal (com agua ateh a boca) E o reservatorio baixo.

E ontem completei o reservatorio até o FULL, 1 hora de São Paulo depois, peguei uma subida forte de 1a marcha logo depois estacionei, ele jogo agua pra fora pelo ladrao do reservatorio. Temperatura no meio tbm

Oq vcs acha? Soh a tampa pode causar isso ?
Baixar agua e jogar agua pra fora..

A TAMPA DA TOWNER PODE IR SEM MEDO ???

Liguei no MercadoCar aqui em SP ..... 16 reais essa tampa.

obrigado amigo

HenriqueJr
23/04/2008, 16:37
Salve caros amigos.....

Minha tampa do radiador nao esta das melhores, a borracha esta com "pequenos" pedacos comidos (faltando).

Essa falha na tampa pode baixar o nivel da agua? Do reservatorio ? Ele vem baixando. No radiador com ele frio sempre dou uma olhada e o nivel esta normal (com agua ateh a boca) E o reservatorio baixo.

E ontem completei o reservatorio até o FULL, 1 hora de São Paulo depois, peguei uma subida forte de 1a marcha logo depois estacionei, ele jogo agua pra fora pelo ladrao do reservatorio. Temperatura no meio tbm

obrigado amigo

Verifica se a pressão da mesma é 0.9bar, se for pode comprar sem medo!

chrisb
23/04/2008, 17:10
Salve caros amigos.....

obrigado amigo

A tampa pode fazer isso sim....
Naquela tampa, tem uma válvula que controla a pressão do sistema, deixando passar o flúido por ela (até o reservatório de expansão) quando o flúido esta quente, e retornando do reservatório de expansão para o radiador a medida que o flúido vai esfriando....

Se esse sistema não funciona, o flúido vai pro reservatório de expansão e não retorna, e chegando no seu limite dentro do reservatório de expansão, ele cai pelo ladrão..... ;)
abs

Raf
23/04/2008, 18:40
Após ter trocado a parte superior do radiador que originalmente é de "plástico" por uma de metal, devido a trincas, tive que trocar também a tampa que vocês estão se referindo, mas vejam os problemas que estou passando. Primeiro coloquei uma da marca MIW, resultado ela não deixava passar o fluído para o reservatório de expansão, ficando toda pressão dentro do sistema, as mangueiras ficavam visivelmente dilatadas devido a pressão. Comprei uma segunda tampa marca Tan Click, observei manualmente que a mola da Tan Click tem pressão bem menor que a MIW, mas seu funcionamento é intermitente, às vezes o fluído vai e retorna do reservatório, e às vezes não deixa passar fluído para o reservatório, e além disso tem um pequeno vazamento no centro da tampa.
Embora as duas indiquem 0.9bar certamente uma das duas está errada.
Resultado, vou procurar uma terceira marca ou uma original.

Ricardo
Vitara JLXi 97 Manual / GNV

AlemãoRS
23/04/2008, 19:51
Após ter trocado a parte superior do radiador que originalmente é de "plástico" por uma de metal, devido a trincas, tive que trocar também a tampa que vocês estão se referindo, mas vejam os problemas que estou passando. Primeiro coloquei uma da marca MIW, resultado ela não deixava passar o fluído para o reservatório de expansão, ficando toda pressão dentro do sistema, as mangueiras ficavam visivelmente dilatadas devido a pressão. Comprei uma segunda tampa marca Tan Click, observei manualmente que a mola da Tan Click tem pressão bem menor que a MIW, mas seu funcionamento é intermitente, às vezes o fluído vai e retorna do reservatório, e às vezes não deixa passar fluído para o reservatório, e além disso tem um pequeno vazamento no centro da tampa.

Ricardo

Ricardo, mangueira dilatada pode indicar que a junta do cabeçote queimou, verifica isso.

nanito
24/04/2008, 15:05

Ricardo
Pensei na possibilidade das pressões das tampas xing-ling não estarem corretas. Comparei 2 tampas dessas baratinhas e vi que a pressão da mola das duas é bem diferente e ambas indicam a pressão como 0.9 bar. Pra tirar essa dúvida, colocarei a tampa original suzuki pra ver. Se bem que "ganhei" de um companheiro uma tampa dessas de besta e towner pra me tirar do enrosco no meio da expedição e ela tá trabalhando bem até, a pressão no sistema não está alta, mas o líquido do reservatorio de expansão tá baixando.

[]´s

HenriqueJr
25/04/2008, 00:38
Pensei na possibilidade das pressões das tampas xing-ling não estarem corretas. Comparei 2 tampas dessas baratinhas e vi que a pressão da mola das duas é bem diferente e ambas indicam a pressão como 0.9 bar. Pra tirar essa dúvida, colocarei a tampa original suzuki pra ver. Se bem que "ganhei" de um companheiro uma tampa dessas de besta e towner pra me tirar do enrosco no meio da expedição e ela tá trabalhando bem até, a pressão no sistema não está alta, mas o líquido do reservatorio de expansão tá baixando.

[]´s

Nanito, é normal a agua do reservatório baixar um pouco pois quando quente parte dela sai na forma de vapor pelo respiro do reservatório de expansão. O sistema de arreifecimento dos vitaras não são fechados como em outros tipos de carro, estes sim, não não por onde a agua escapar.

Raf
25/04/2008, 01:03
Ricardo, mangueira dilatada pode indicar que a junta do cabeçote queimou, verifica isso.
Leonardo, a mangueira dilata quando a válvula da tampa do radiador não permite a passagem da água para o depósito de expansão, quando a válvula funciona a mangueira não dilata, então creio que não haja problema na junta do cabeçote. De qualquer forma obrigado pela dica.

Abraço,
Ricardo

Raf
25/04/2008, 01:30

[]´s
Nanito, a segunda tampa xing-ling que comprei está vazando água da seguinte forma. Ao dar partida, com o motor ainda frio, observo que por alguns minutos no centro da tampa vaza água, após quente pára de vazar. Um mecânico informou que ali é uma válvula e que tem que sair água mesmo, mas não me convenceu......Permitir sair água com o motor ainda frio???:discordo: Na tampa original não acontecia isso.

Ricardo

SUZUGLAU
25/04/2008, 10:30
Fala Caros amigos!!!

A Tampa do radiador p/ Vitara na Japan esta custando R$ 40,00, na Alternativa R$ 52,00.

40 mangos ateh acho q vale a pena a comprar original.

[]
Abs

FábioSM
25/04/2008, 16:56
No inicio do ano, tive problema de aquecimento, o radiador estorou a caixa superior e o marcador da temperatura não passou do meio. Resultado: não acredito mais nele.
Nisso fiz tds os serviços e coloquei uma tampa da towner/topic (0.9bar) comprada por R$13 e até hoje não tive mais problemas de agua baixando ou carro esquetando. Dificilmente tenho que completar agua e raras vezes o marcador vai na metade, mas logo depois volta pra baixo ...

Raf
25/04/2008, 18:10
No inicio do ano, tive problema de aquecimento, o radiador estorou a caixa superior e o marcador da temperatura não passou do meio. Resultado: não acredito mais nele.
Nisso fiz tds os serviços e coloquei uma tampa da towner/topic (0.9bar) comprada por R$13 e até hoje não tive mais problemas de agua baixando ou carro esquetando. Dificilmente tenho que completar agua e raras vezes o marcador vai na metade, mas logo depois volta pra baixo ...
Fábio, onde comprou e qual a marca da tampa? O depósito de expansão está aumentando e diminuindo o volume de água à medida que o motor aquece e esfria?
Grato,
Ricardo

FábioSM
25/04/2008, 18:19
Fábio, onde comprou e qual a marca da tampa? O depósito de expansão está aumentando e diminuindo o volume de água à medida que o motor aquece e esfria?
Grato,
Ricardo

Comprei na PadreCicero mesmo ...
Não atentei, ainda, para a marca da tampa e se o nível de água sobe/desce quando o carro esquenta/esfria.
Mas quase todo dia vejo o nível da água do radiador, antes de sair para o trabalho, e água está sempre "na boca" do radiador.
Mas irei olhar isso hoje e repassarei ...

chrisb
26/04/2008, 01:07

Normalmente, quando acontece ma coisa desse tipo (o fluido sair do sistema) o marcador continua marcando a ultima temparatura porque não tem mais fluido para ele "sentir" a temperatura.... então ele fica com a mesma temperatura até ele esfriar.....

Abs!

HenriqueJr
26/04/2008, 01:39
Normalmente, quando acontece ma coisa desse tipo (o fluido sair do sistema) o marcador continua marcando a ultima temparatura porque não tem mais fluido para ele "sentir" a temperatura.... então ele fica com a mesma temperatura até ele esfriar.....

Abs!

É um perigo isto. Tive que fazer o cabeçote do meu carro por causa de um mangote estorado, o ponteiro da temperatura tb não saiu do meio!
Será que é muito complicado para a engenharia automobilistica colocar um sensor de nível d'agua no sistema de arreifecimento de preferencia com algum alerta sonoro ou visual quando o nível estar muito baixo???