GBarros
22/04/2008, 22:27
Gente, venho aqui contar uma estoria que pode servir de exemplo pra muitos que, como eu, passei apuros e aflição ao tentar fazer funcionar meu CJ. Bem, estou reformando meu jipe a quase 2 anos, e o meu motor, que é um GM 151, estava parado a 1 ano e 8 meses. Agora no fim da reforma, tentei funcionar ele, já com a ignição eletronica que comprei. Liguei tudo direitinho, distribuidor, parte eletrica, etc... Mas, nada....o motor girava mas nem sinal de queima do combustivel. O ar ao invés de ser sugado pelo carburador, ele era empurrado. Achei estranho e verifiquei o distribuidor e corrente das velas. O distribuidor estava fora do ponto, mas mesmo assim, mandava corrente para as velas. Levei o distribuidor em um eletricista e ele desmontou ele, colocou no ponto e deu uma geral. Montei ele e partida no motor...nada! Um colega meu falou pra eu dar uma olhada nos tuchos, pra ver se tava ok. Tomei um susto: tudo enferrujado, principalmente os do 4 cilindro, que estavam colados de ferrugem e deu um trabalhão pra tirar. Muito WD40 e torce-retorce pra tirar. Troquei logo os 8 (dois por cilindro) e montado tudinho, foi dar a partida e...nada...rs... Já tava ficando triste, pois estavam acabando as possíveis panes simples, e pensei que o motor tinha ido pro espaço.... um amigo de meu pai me ajudou nesta hora, e ele logo falou: Este motor tá aterrado? Eu falei: sei lá, o terra tá ligado na carroceria. O engraçado é que a corrente passava pelos cabos de vela e tudo. Pois foi só fazer um terra improvisado pro teste ligado no motor e diretamente no terra da bateria e dar a aprtida e.... o bicho roncou alto. Pra quem já passou por isso, sabe a emoção que é. Apesar do imenso trabalho, valeu a experiencia e tái a dica pra panes futuras e sem explicação!