Ver Versão Completa : Motor 2.5 Hsd Da Ranger Não Funciona
EDEM2008
22/04/2008, 21:54
Galera, Boa Noite!
Estou Encrencado. Ontem Sai Com O Carro (Explorer Diesel, Motor Hsd 2.5 Da Ranger 2001) E Tudo Bem. Só Que Ao Chegar Em Casa, Deixei O Mesmo Fora Da Garagem, Tudo Estava Funcionando Muito Bem Antes De Desligar. Algumas Horas Mais Tarde Resolvi Colocar O Carro Na Garagem, Aí Veio A Surpresa, Nada De Pegar, Nem No Empurão. Quando Se Dá A Partida Na Chave, é Como Se Ouvisse Um Estalo é Como A Bateria Estivesse Com Pouca Carga, Mais Troquei De Bateria E Nada. Dei Também Algumas Pancadas No Motor De Arranque (poderia Estar Colado) E Nada. Dei Algumas Voltas Na Polia Do Eixo Do Motor, Para Verificar Se Estava Trancado, Está Livre.
FIZ DUAS VIAGENS COM A MENINA, +/- 800KM CADA, E TUDO PERFEITO, ESTOU AINDA ENGATIANDO COM CARRO A DIESEL, POR ISSO, SOLICITO A AJUDA DOS AMIGOS.
Estou Com Receio De Cair Na Mão De Falsos Mecânicos De Diesel, Aquí Tem Demais.
O Que Poderia Ser, Por Favor Me Ajudem!
Fico No Aguardo!
Grato A Todos.
rogeriomasih
22/04/2008, 22:49
Se fosse arranque, acredito que o tranco teria resolvido...:sad:
Edintruder
22/04/2008, 23:06
Verifica se quando liga a chave o solenóide da bomba injetora está funcionando. A falta da bateria e possível problema no arranque pode ser pela insistência contínua de tentar ligar ou deu pane no miolo da chave...
Anthoniusnikos
22/04/2008, 23:08
Se não dá sinal do motor pegar pode ser que a passagem de combustível está estrangulada. Então pode ser que a válvula magnética de parada (ELAB) conhecida como válvula estranguladora, da bomba injetora, tenha desligado. Verifique o plug do fio em cima dela se está ligado.
Edin, estamos on-line. Eu estava conversando com o Casitta assunto semelhante.
Abs
EDEM2008
23/04/2008, 10:00
bem pessoal,
caso seja o corte de bomba ou solenóide, como proceder?
Allan Nielsen
23/04/2008, 11:23
Não entendi bem pela sua descrição o que esta ocorrendo....
Quando vc dá partida o motor gira normalmente e não pega?
SIM ---- vc tem que ver se chega combustivel no motor (afrouxe um bico). Se não estiver chegando combustivel, verifique se chega no filtro e assim por diante.
NÂO ----vc tem um problema na parte eletrica/motor de arranque, veja bateria, cabos, motor de arranque
boa sorte
EDEM2008
23/04/2008, 11:47
Bem Allan,
O Que Está Acontecendo, é Que Quando Dou Partida Na Chave, O Motor De Arranque Não Funciona, Apenas Dá Um Estalo, Como Se Apenas O Automático Estivesse Funcionando. Aí Tetamos No Tombo E O Carro Não Queima.
Pode Ser Motor De Arranque, Porém No Tombo Pegaria, Ok?
Aí Está A Incógnita.
é Misterioso, Porque Tudo Está Em Ordem, Tem Combustível, Bateria, óleo E Etc.
Muito Obrigado A Todos Por Está Ajudando!
ROAD TECH
23/04/2008, 12:19
OLá EDEM,
Como vc acabou de trocar o motor, verifique o cabo de aterramento do mesmo ao chassis e o que sai do negativo da bateria. Se eles estiverem com mau contato, pode gerar esses sintomas que vc relata.
Às vezes o cabo está apertado, mas a tinta isola parcialmente o aterramento. Remova, lixe e monte com uma arruela denteada para melhorar o contato.
Boa sorte,
Octávio
EDEM2008
23/04/2008, 12:49
Valeu Orsa!
Vou Checar Isso.
Fui Piloto De Avião Por 25 Anos, E Instrutor Por Uns 15 Destes 25, Porém Um Acidente Em Bh Em 1998 Me Deixou Com Alguns Parafusos Na Coluna, Voei Mais Uns 6 Anos áí Tive Que Abandonar De Vez As Asas.
Tinha Sempre Carros Pequenos, Gol Etc... Muito Desconfortáveis.
Aí Apareceu Esta Explorer, Foi Mudança Da água Para O Vinho.
Coloquei Logo Gnv Que Saco Está Todo Dia Em Postos Enfrentando Filas. (mas Essa Política Dos Nossos Governantes Nos Faz Cometer Besteiras). Dei Sorte De Visitar O Forum E Recolher Informações Sobre Troca De Motor Para Diesel, Inclusive Legislação. Foi Aí Que Me Dei Bem, Pois Consegui Esse Motor Em Bom Estado (hsd 2.5 Ranger Cd 2001 Sinistrada).
O Carro Está Beleza Pura!
Fiz Esse Relato Apenas Para Ilustrar E Dizer Que às Vezes A Gente Pensa Que Sabe De Tudo E Que As Coisas Parecem Simples.
Esse é O Meu Caso. Motor A Diesel é Para Quem é Fera Como Voces. E Eu Só Tenho A Agradecer Mesmo!
rogeriomasih
23/04/2008, 13:18
Edem,
seja bem-vindo ao fórum.
Vc vai ficar impressionado com o nível do pessoal e com o empenho em ajudar nos problemas que aparecem.
Vc vai ficar tão 'viciado' no fórum que até vai tomar esporro da mulher por ficar tanto tempo aqui.
Daqui a pouco tempo será vc que vai estar passando instruções para os novatos e discutindo assuntos com os demais colegas.
Só não esqueça de postar o resultado para que todos possam ir aprendendo juntos.
Allan Nielsen
23/04/2008, 14:35
Edem,
Pela descrição parece que falta "corrente" no motor de arranque, ou seja o rele de partida atraca mais não tem corrente suficiente pra girar o motor. Cheque o cabo (pra alta corrente) que chega no motor de arranque e aterramento (pra fechar o circuito). De uma verificada tambem na caixa de fusiveis que fica no cofre do motor.
Em anexo tem um check-list do manual de serviço da Ford.
Boa sorte
Allan Nielsen
23/04/2008, 14:42
Edem,
Esta dando problema no up-load do anexo (server too buzy).
Coloquei em http://www.4shared.com/account/dir/3808963/c490572f/sharing.html?rnd=76
O nome é EDEM.pdf
Boa sorte
Edintruder
23/04/2008, 17:21
Descreve melhor o que está ocorrendo pois ficou difícil de entender por essa descrição.
Quando bate arranque o motor (diesel) gira ou não? A Hélice gira?
rogeriomasih
23/04/2008, 17:56
Edem, Esta dando problema no up-load do anexo (server too buzy). Coloquei em http://www.4shared.com/account/dir/3808963/c490572f/sharing.html?rnd=76
O nome é EDEM.pdf Boa sorte
O material é de primeira. :palmas:
Obrigado por compartilhar. :concordo:
AUTOCARIOCA
23/04/2008, 18:52
este carro nao tem alarme ?
sera que o mesmo nao entrou em curto ?
EDEM2008
23/04/2008, 20:04
Descreve melhor o que está ocorrendo pois ficou difícil de entender por essa descrição.
Quando bate arranque o motor (diesel) gira ou não? A Hélice gira?
VALEU EDIN...
NADA FUNCIONA, NÃO SE TEM RESPOSTA ALGUMA, A NÃO SER O TAL ESTALO QUE VEM DO ARRANQUE. MAS NADA GIRA.
A PROPÓSITO, SE OUVE TAMBÉM UM ESTALO(CONTATO), DE UMA BOMBINA QUE FICA AO LADO DO RESERVATÓRIO DE FLUIDO PARA A EMBREAGEM.
OBRIGADO COMPANHEIROS!
Edintruder
23/04/2008, 20:46
Então o teu problema é elétrico mesmo. Pode ser da chave ao arranque...
A bateria está boa? Tens certeza?
EDEM2008
23/04/2008, 21:37
é Edin, Amanhã Vou Checar Tudo, Com Certeza é Pane Elétrica.
Allan, Muito Obrigado Pelo Arquivo, é De Muita Valia, é O Que Estava Precisando, Valeu Mesmo.
Qualquer Coisa Que Precisarem, Estarei Pronto.
Tão Logo Sane Esta Pane, Repassarei A Todos Voces.
Muito Obrigado Companheiros!
EDEM2008
24/04/2008, 21:29
Bem Companheiros,
Fiz Todas Observações Possíveis A Olho Nú, E Nada.
Acertei Com Um Eletricista Para Retirar O Motor De Arranque
Amanhã.
Em Tempo, Existe Alguma Relação Com Bomba Injetora, Correia Dentada Etc..? Ou Melhor, Caso A Correia Dentada Estivesse Partida Ou Um Dente Danificado, Haveria Possibilidade De Não Funcionar? Ou Ainda, Abomba Injetora Está Cortada?
Agradeço Galera!
Edintruder
25/04/2008, 09:16
Se aa correia dentada quebrar o motor gira leve e mais rápido ao arranque mas não pega. Basta afrouxar os bicos injetores e dar a partida, se durante o arranque não sir óleo pelos bicos a correia está quebrada.
Porém a hélice gira com o motor.
Anthoniusnikos
25/04/2008, 09:44
Já tive problema com sintoma idêntico e era o Bendix do motor de arranque. Estava desdentado.
Abs
Anthoniusnikos
EDEM2008
25/04/2008, 11:52
O CARRO PEGOU FINALMENTE.
O ALLAN DEU A DICA, REALMENTE FOI UM CABO QUE SAI DO BENDIX QUE ESTAVA FOLGADO, O INTERESANTE É QUE COM A MÃO NÃO SE NOTAVA A FOLGA.
O ELETRICISTA, ASSIM QUE CHEGOU, USOU UM LIMPA CONTATOS E REAPERTOU TODOS OS TERMINAIS (PARAFUSOS) DO MOTOR DE ARANQUE,
AÍ FOI SÓ BATER NA CHAVE E A MENINA PEGOU.
EM TEMPO, A TURBINA DESSE MOTOR (2.5 HSD) ENTRA APARTIR DE QUANTOS GIROS?
SÓ FELICIDADES AGORA!
VALEU MESMO GALERA!:dance:
Allan Nielsen
25/04/2008, 12:38
Edem,
Que bom que foi so uma besteira.
O turbo entra em torno de 1.800 rpm
boa sorte
Passei aqui p agradecer ao fórum e a vc conterrâneo (EDEM). A minha Ranger vinha apresentando um problema parecido com o q vc relatou. Ela funcionava normalmente no dia-a-dia em pequenos trajetos q costumo fazer. Mas bastava pegar uma estrada e viajar uns 40 Km aí vinha o problema. Se desligasse era o maior trabalho p ligar de novo. Batia na chavee só ouvia um "tac" bem baixinho e nada de arranque. Áí eu ficava tentando e acabei descobrindo q se segurasse a chave durante uns 10 segundos ela acabava pegando. Só q com o passar do tempo esses segundos estavam se aproximando de um minuto, mas acabava pegando. E depois q pegava uma vez, ficava ligando normal. mas se pegasse estrada de novo... Enfim, levei em alguns mecânicos, ninguém fazia idéia do q era. Aí achei aqui a sua história e levei no eletricista e falei p ele tirar os terminais , passar o limpa-contatos e reapertar. PRONTO! FICOU ZERO. Já peguei estrada duas vezes e agora pegar qualquer hora. VALEU!!!
EDEM2008
06/10/2009, 19:46
Valeu Jilp!
aquí no forum, voce encontra resposta pra tudo, pode procurar ou postar qualquer coisa que voce tenha resolvido no seu carro, certamente servirá para outro forista.
Abração!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.