PDA

Ver Versão Completa : Motor 2.5 Hsd Da Ranger Não Funciona



EDEM2008
22/04/2008, 21:54
Galera, Boa Noite!
Estou Encrencado. Ontem Sai Com O Carro (Explorer Diesel, Motor Hsd 2.5 Da Ranger 2001) E Tudo Bem. Só Que Ao Chegar Em Casa, Deixei O Mesmo Fora Da Garagem, Tudo Estava Funcionando Muito Bem Antes De Desligar. Algumas Horas Mais Tarde Resolvi Colocar O Carro Na Garagem, Aí Veio A Surpresa, Nada De Pegar, Nem No Empurão. Quando Se Dá A Partida Na Chave, é Como Se Ouvisse Um Estalo é Como A Bateria Estivesse Com Pouca Carga, Mais Troquei De Bateria E Nada. Dei Também Algumas Pancadas No Motor De Arranque (poderia Estar Colado) E Nada. Dei Algumas Voltas Na Polia Do Eixo Do Motor, Para Verificar Se Estava Trancado, Está Livre.
FIZ DUAS VIAGENS COM A MENINA, +/- 800KM CADA, E TUDO PERFEITO, ESTOU AINDA ENGATIANDO COM CARRO A DIESEL, POR ISSO, SOLICITO A AJUDA DOS AMIGOS.
Estou Com Receio De Cair Na Mão De Falsos Mecânicos De Diesel, Aquí Tem Demais.
O Que Poderia Ser, Por Favor Me Ajudem!
Fico No Aguardo!
Grato A Todos.

rogeriomasih
22/04/2008, 22:49
Se fosse arranque, acredito que o tranco teria resolvido...:sad:

Edintruder
22/04/2008, 23:06
Verifica se quando liga a chave o solenóide da bomba injetora está funcionando. A falta da bateria e possível problema no arranque pode ser pela insistência contínua de tentar ligar ou deu pane no miolo da chave...

Anthoniusnikos
22/04/2008, 23:08
Se não dá sinal do motor pegar pode ser que a passagem de combustível está estrangulada. Então pode ser que a válvula magnética de parada (ELAB) conhecida como válvula estranguladora, da bomba injetora, tenha desligado. Verifique o plug do fio em cima dela se está ligado.

Edin, estamos on-line. Eu estava conversando com o Casitta assunto semelhante.
Abs

EDEM2008
23/04/2008, 10:00
bem pessoal,
caso seja o corte de bomba ou solenóide, como proceder?

Allan Nielsen
23/04/2008, 11:23
Não entendi bem pela sua descrição o que esta ocorrendo....

Quando vc dá partida o motor gira normalmente e não pega?

SIM ---- vc tem que ver se chega combustivel no motor (afrouxe um bico). Se não estiver chegando combustivel, verifique se chega no filtro e assim por diante.

NÂO ----vc tem um problema na parte eletrica/motor de arranque, veja bateria, cabos, motor de arranque

boa sorte

EDEM2008
23/04/2008, 11:47
Bem Allan,
O Que Está Acontecendo, é Que Quando Dou Partida Na Chave, O Motor De Arranque Não Funciona, Apenas Dá Um Estalo, Como Se Apenas O Automático Estivesse Funcionando. Aí Tetamos No Tombo E O Carro Não Queima.
Pode Ser Motor De Arranque, Porém No Tombo Pegaria, Ok?
Aí Está A Incógnita.
é Misterioso, Porque Tudo Está Em Ordem, Tem Combustível, Bateria, óleo E Etc.
Muito Obrigado A Todos Por Está Ajudando!

ROAD TECH
23/04/2008, 12:19
OLá EDEM,

Como vc acabou de trocar o motor, verifique o cabo de aterramento do mesmo ao chassis e o que sai do negativo da bateria. Se eles estiverem com mau contato, pode gerar esses sintomas que vc relata.

Às vezes o cabo está apertado, mas a tinta isola parcialmente o aterramento. Remova, lixe e monte com uma arruela denteada para melhorar o contato.

Boa sorte,

Octávio

EDEM2008
23/04/2008, 12:49
Valeu Orsa!
Vou Checar Isso.
Fui Piloto De Avião Por 25 Anos, E Instrutor Por Uns 15 Destes 25, Porém Um Acidente Em Bh Em 1998 Me Deixou Com Alguns Parafusos Na Coluna, Voei Mais Uns 6 Anos áí Tive Que Abandonar De Vez As Asas.
Tinha Sempre Carros Pequenos, Gol Etc... Muito Desconfortáveis.
Aí Apareceu Esta Explorer, Foi Mudança Da água Para O Vinho.
Coloquei Logo Gnv Que Saco Está Todo Dia Em Postos Enfrentando Filas. (mas Essa Política Dos Nossos Governantes Nos Faz Cometer Besteiras). Dei Sorte De Visitar O Forum E Recolher Informações Sobre Troca De Motor Para Diesel, Inclusive Legislação. Foi Aí Que Me Dei Bem, Pois Consegui Esse Motor Em Bom Estado (hsd 2.5 Ranger Cd 2001 Sinistrada).
O Carro Está Beleza Pura!
Fiz Esse Relato Apenas Para Ilustrar E Dizer Que às Vezes A Gente Pensa Que Sabe De Tudo E Que As Coisas Parecem Simples.
Esse é O Meu Caso. Motor A Diesel é Para Quem é Fera Como Voces. E Eu Só Tenho A Agradecer Mesmo!

rogeriomasih
23/04/2008, 13:18
Edem,

seja bem-vindo ao fórum.

Vc vai ficar impressionado com o nível do pessoal e com o empenho em ajudar nos problemas que aparecem.

Vc vai ficar tão 'viciado' no fórum que até vai tomar esporro da mulher por ficar tanto tempo aqui.

Daqui a pouco tempo será vc que vai estar passando instruções para os novatos e discutindo assuntos com os demais colegas.

Só não esqueça de postar o resultado para que todos possam ir aprendendo juntos.

Allan Nielsen
23/04/2008, 14:35
Edem,

Pela descrição parece que falta "corrente" no motor de arranque, ou seja o rele de partida atraca mais não tem corrente suficiente pra girar o motor. Cheque o cabo (pra alta corrente) que chega no motor de arranque e aterramento (pra fechar o circuito). De uma verificada tambem na caixa de fusiveis que fica no cofre do motor.

Em anexo tem um check-list do manual de serviço da Ford.

Boa sorte

Allan Nielsen
23/04/2008, 14:42
Edem,

Esta dando problema no up-load do anexo (server too buzy).

Coloquei em http://www.4shared.com/account/dir/3808963/c490572f/sharing.html?rnd=76

O nome é EDEM.pdf

Boa sorte

Edintruder
23/04/2008, 17:21
Descreve melhor o que está ocorrendo pois ficou difícil de entender por essa descrição.

Quando bate arranque o motor (diesel) gira ou não? A Hélice gira?

rogeriomasih
23/04/2008, 17:56
Edem, Esta dando problema no up-load do anexo (server too buzy). Coloquei em http://www.4shared.com/account/dir/3808963/c490572f/sharing.html?rnd=76
O nome é EDEM.pdf Boa sorte

O material é de primeira. :palmas:

Obrigado por compartilhar. :concordo:

AUTOCARIOCA
23/04/2008, 18:52
este carro nao tem alarme ?
sera que o mesmo nao entrou em curto ?

EDEM2008
23/04/2008, 20:04
Descreve melhor o que está ocorrendo pois ficou difícil de entender por essa descrição.

Quando bate arranque o motor (diesel) gira ou não? A Hélice gira?

VALEU EDIN...
NADA FUNCIONA, NÃO SE TEM RESPOSTA ALGUMA, A NÃO SER O TAL ESTALO QUE VEM DO ARRANQUE. MAS NADA GIRA.
A PROPÓSITO, SE OUVE TAMBÉM UM ESTALO(CONTATO), DE UMA BOMBINA QUE FICA AO LADO DO RESERVATÓRIO DE FLUIDO PARA A EMBREAGEM.
OBRIGADO COMPANHEIROS!

Edintruder
23/04/2008, 20:46
Então o teu problema é elétrico mesmo. Pode ser da chave ao arranque...

A bateria está boa? Tens certeza?

EDEM2008
23/04/2008, 21:37
é Edin, Amanhã Vou Checar Tudo, Com Certeza é Pane Elétrica.
Allan, Muito Obrigado Pelo Arquivo, é De Muita Valia, é O Que Estava Precisando, Valeu Mesmo.
Qualquer Coisa Que Precisarem, Estarei Pronto.
Tão Logo Sane Esta Pane, Repassarei A Todos Voces.
Muito Obrigado Companheiros!

EDEM2008
24/04/2008, 21:29
Bem Companheiros,
Fiz Todas Observações Possíveis A Olho Nú, E Nada.
Acertei Com Um Eletricista Para Retirar O Motor De Arranque
Amanhã.
Em Tempo, Existe Alguma Relação Com Bomba Injetora, Correia Dentada Etc..? Ou Melhor, Caso A Correia Dentada Estivesse Partida Ou Um Dente Danificado, Haveria Possibilidade De Não Funcionar? Ou Ainda, Abomba Injetora Está Cortada?
Agradeço Galera!

Edintruder
25/04/2008, 09:16
Se aa correia dentada quebrar o motor gira leve e mais rápido ao arranque mas não pega. Basta afrouxar os bicos injetores e dar a partida, se durante o arranque não sir óleo pelos bicos a correia está quebrada.
Porém a hélice gira com o motor.

Anthoniusnikos
25/04/2008, 09:44
Já tive problema com sintoma idêntico e era o Bendix do motor de arranque. Estava desdentado.
Abs
Anthoniusnikos

EDEM2008
25/04/2008, 11:52
O CARRO PEGOU FINALMENTE.
O ALLAN DEU A DICA, REALMENTE FOI UM CABO QUE SAI DO BENDIX QUE ESTAVA FOLGADO, O INTERESANTE É QUE COM A MÃO NÃO SE NOTAVA A FOLGA.
O ELETRICISTA, ASSIM QUE CHEGOU, USOU UM LIMPA CONTATOS E REAPERTOU TODOS OS TERMINAIS (PARAFUSOS) DO MOTOR DE ARANQUE,
AÍ FOI SÓ BATER NA CHAVE E A MENINA PEGOU.
EM TEMPO, A TURBINA DESSE MOTOR (2.5 HSD) ENTRA APARTIR DE QUANTOS GIROS?
SÓ FELICIDADES AGORA!
VALEU MESMO GALERA!:dance:

Allan Nielsen
25/04/2008, 12:38
Edem,

Que bom que foi so uma besteira.

O turbo entra em torno de 1.800 rpm

boa sorte

JILP
19/09/2009, 18:09
Passei aqui p agradecer ao fórum e a vc conterrâneo (EDEM). A minha Ranger vinha apresentando um problema parecido com o q vc relatou. Ela funcionava normalmente no dia-a-dia em pequenos trajetos q costumo fazer. Mas bastava pegar uma estrada e viajar uns 40 Km aí vinha o problema. Se desligasse era o maior trabalho p ligar de novo. Batia na chavee só ouvia um "tac" bem baixinho e nada de arranque. Áí eu ficava tentando e acabei descobrindo q se segurasse a chave durante uns 10 segundos ela acabava pegando. Só q com o passar do tempo esses segundos estavam se aproximando de um minuto, mas acabava pegando. E depois q pegava uma vez, ficava ligando normal. mas se pegasse estrada de novo... Enfim, levei em alguns mecânicos, ninguém fazia idéia do q era. Aí achei aqui a sua história e levei no eletricista e falei p ele tirar os terminais , passar o limpa-contatos e reapertar. PRONTO! FICOU ZERO. Já peguei estrada duas vezes e agora pegar qualquer hora. VALEU!!!

EDEM2008
06/10/2009, 19:46
Valeu Jilp!
aquí no forum, voce encontra resposta pra tudo, pode procurar ou postar qualquer coisa que voce tenha resolvido no seu carro, certamente servirá para outro forista.
Abração!