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Ver Versão Completa : Iniciante no automatico e 4x4 (Explorer)



miguelcps
22/04/2008, 21:26
Pessoal, sou iniciante no assunto, nao entendo nada,
comprei uma Explorer AT 4x4, como faço para descer uma serra sem acabar com o freio. Pois acabei tendo que parar no meio da serra pois o freio começou a fumaciar. (Ela veio sem manual, nao consigo tirar as duvidas), desde já agradeço.:pensativo:

Beto Lacerda
22/04/2008, 21:52
qual ano da Xplo ?
o freio traseiro pode estar desregulado e sobrecarregando o dianteiro , mas ao descer serra não deixe o cambio no OD , deixe no D , dependendo da serra até em 2 .
lembre-e que no Over Drive , a Xplo viaja a 120 km/ com menos de 3000rpm ou seja descer em OD nao segura nada .
como num carro manual , vc desce serra com mesma marcha que subiria ,
,se descer em 5 , força freios igualmente , pricipalmente com utilitarios ( pesados) , porém no automatico se vc não colocar seletora na marcha , ele sobe pra mais longa sempre ...
não pense que cunsumo aumenta , pois como esta sem acelerar , a borboleta esta fechada , e a I.E. em "cutt-off" , consumo só subiria em carros carburados nessa situação.

miguelcps
23/04/2008, 16:26
Desculpe, o ano é 98, e a segunda parte eu desci sem o OD ligado, mas nao sabia qual a função direito, mas o que é colocar seletora na marcha? ; realmente ela sempre subia pra mais alta e ficava com a rotação bem baixa.
Desde já grato pelas informações.:palmas:

Beto Lacerda
23/04/2008, 23:38
seletora , é a alavanca atraz do volante onde vc seleciona , ou escolhe , a marcha ...
por colocar na marcha , eu quiz dizer ,pra vc colocar ela na posição onde no painel marca a marcha desejada para descer engrenado.

miguelcps
24/04/2008, 17:21
em qual posição tenho que colocar p/descida bem forte.

Gouveia
24/04/2008, 18:41
Miguel, pra usar o freio motor, engate a 2 (se for muito ingrime e quiser deixar na segunda marcha) ou a D com o OD desligado (luz acesa no painel) neste caso ela vi ficar na 3 ou 4 marcha (se sua caixa tiver 5). na minha só tem 4 marchas. Para descidas muito ingrimes, geralmente off-road, eu deixo na 2 ou até na 1... sempre controlando a rotação pra não forçar demais também...

Márcio T
24/04/2008, 18:55
Olá, Miguel.

O Beto já adiantou tudo, então vou só complementar:

P= Estacionar
R= Ré
N= Neutro
2= 3ª
1= 1ª

O overdrive é no botão da alavanca. Lembre-se que overdrive OFF (acende a luz de indicação do painel) significa que não vai ter a 5ª.

A lógica é a mesma para o câmbio manual: Descer engrenado na mesma marcha que usaria para subir. Então, numa subida (ou descida) muito íngreme, selecione 1.

Repare que a Explorer tem freio a disco nas 4 rodas, mas o freio de estacionamento é a tambor na traseira. Como não costumo usar o freio de estacionamento, aconteceu uma vez do manobrista empurrar um pouco o pedal e eu rodar uns 10 KM com o freio de estacionamento parcialmente acionado :parede:.

Boa sorte e parabéns pela escolha.

miguelcps
24/04/2008, 21:06
Muito grato pelas explicações, agora já entendi. grato mesmo.

miguelcps
24/04/2008, 21:08
Abraços a todos que responderam, muito obrigado

klaus motta
08/05/2008, 07:42
Nas explorers antigas o over drive é uma posição de marcha,logo apos o " N ".Não tem botão nenhum para acionamento. Estou enganado?
Abraços
klaus

Beto Lacerda
08/05/2008, 16:03
Nas explorers antigas o over drive é uma posição de marcha,logo apos o " N ".Não tem botão nenhum para acionamento. Estou enganado?
Abraços
klaus
não esta não.
nas quadradinhas , o cambio é assim :
Park Reverse Neutral OverDrive Drive 2 1
no 1 trava em primeira no 2 trava em segunda (inclusive sai em segunda)no D cicla entre 1,2 e 3 , e no od cicla entre 1,2,3 e 4

nas redondas é
Park Reverse Neutral Drive 2 1 e o over drive é um botão , isso acontece pq nas quadradinhas o cambio é 4 marchas todo mecanico.
nas redondas é 5 marchas de acionamento eletrico .
em D cicla 1,2,3,4 e depende do acionamento do botão pra entra a 5 ou não , em 2 trava na terceira ( que tem mesma relação que a segunda das quadradinhas , e para os engenheiros a ideal para sair em pisos escorregadios ) em 1 trava em 1 que é igual a das quadradinhas .

a marcha "nova" nos cambios eletricos é entre a 1 e a 2 das quadradinhas.


assim me ensinou Seba "The EXPecialist" se tiver algum erro ai jaja ele aparece pra corrigir :mrgreen:
[]'s

mrcrema
18/09/2009, 10:59
Acabei de comprar uma 94

vamos desenterrar esse tópico

Beto,

o que vc acha melhor ?

para usar na cidade
d
ou
od ?

melhora o consumo em od ?

obrigado



não esta não.
nas quadradinhas , o cambio é assim :
Park Reverse Neutral OverDrive Drive 2 1
no 1 trava em primeira no 2 trava em segunda (inclusive sai em segunda)no D cicla entre 1,2 e 3 , e no od cicla entre 1,2,3 e 4

nas redondas é
Park Reverse Neutral Drive 2 1 e o over drive é um botão , isso acontece pq nas quadradinhas o cambio é 4 marchas todo mecanico.
nas redondas é 5 marchas de acionamento eletrico .
em D cicla 1,2,3,4 e depende do acionamento do botão pra entra a 5 ou não , em 2 trava na terceira ( que tem mesma relação que a segunda das quadradinhas , e para os engenheiros a ideal para sair em pisos escorregadios ) em 1 trava em 1 que é igual a das quadradinhas .

a marcha "nova" nos cambios eletricos é entre a 1 e a 2 das quadradinhas.


assim me ensinou Seba "The EXPecialist" se tiver algum erro ai jaja ele aparece pra corrigir :mrgreen:
[]'s

DR. GIGGIO
18/09/2009, 16:44
Olá Márcio,

Embora sua pergunta seja endereçada ao Beto, tomei a liberdade de palpitar.
Tenho uma 94 a 9 anos e posso lhe garantir que se voce vai rodar numa região cuja velocidade desevolvida é de até 60 Km/h, como nas cidades, o ideal é usar o "D", neste caso o consumo não aumenta, se vai para estrada ou auto pistas onde as velocidades são mais altas e constantes aí pode usar o "OD". Voltando a analogia com o câmbio manual, em trechos onde voce usária no máximo a 3ª marcha, use D e onde voce usaria a 4ª marcha, use OD.
Agora se olhar para a sua calça e tiver uma manchinha vermelha, use "OB" rsrsrsrsrs..
Desculpe a brincadeira, foi só para relaxar, divirta-se com a nova máquina, não esqueça de visitar todos os outros tópicos relacionados as explorer, principalmente as iguais a nossa, as digas no amigos são muito valiosas (R$R$R$R$R$) acredite.

Giggio

mrcrema
18/09/2009, 17:01
Olá Márcio,

Embora sua pergunta seja endereçada ao Beto, tomei a liberdade de palpitar.
Tenho uma 94 a 9 anos e posso lhe garantir que se voce vai rodar numa região cuja velocidade desevolvida é de até 60 Km/h, como nas cidades, o ideal é usar o "D", neste caso o consumo não aumenta, se vai para estrada ou auto pistas onde as velocidades são mais altas e constantes aí pode usar o "OD". Voltando a analogia com o câmbio manual, em trechos onde voce usária no máximo a 3ª marcha, use D e onde voce usaria a 4ª marcha, use OD.
Agora se olhar para a sua calça e tiver uma manchinha vermelha, use "OB" rsrsrsrsrs..
Desculpe a brincadeira, foi só para relaxar, divirta-se com a nova máquina, não esqueça de visitar todos os outros tópicos relacionados as explorer, principalmente as iguais a nossa, as digas no amigos são muito valiosas (R$R$R$R$R$) acredite.

Giggio

Giggio

muito obrigado pela informação, eu peguei ela essa semana, amanhã vou levar para fazer a troca dos lubrificantes, acompanhando o manual que tem todas as especificações.

depois quero entrar com ela em um barrinho que tem aqui perto de casa para testar o 4x4 e a reduzida, vamos ver como esta a máquina.

é um belo carro, meu irmão tem uma Tucson e um C4 Pallas, peguei esse carro na segunda e ele não sai mais de cima do carro, não vejo mais meu carro aqui na garagem do escritório, ele falou que é melhor de dirigir que os dois dele, rsrsrsrsrs

deve estar me zuando ne, com certeza, rsrsrsrsrs

é a JABIJACA

uma mistura de jabiraca com jaca, rsrsrsrsrsrs

valew

um ótimo final de semana.

DR. GIGGIO
18/09/2009, 17:17
Eu também desde que comprei este carro, não quiz saber de nenhum outro mais, por isso estou com ele a 9 anos, comprei com 56.000 Km, atualmente esta beirando os 300.000 Km. Nesta anos todos só troquei o carro da minha mulher, que só ando se o meu estiver em manutenção.
Portanto, acho que ele não tá zoando não, abre o olho amigo.

Giggio

Vinicius Hauagge
19/09/2009, 11:36
Eu tenho uma ranger v6 4x4 xlt que no ano passado foi inteira desmontada e reformada... ficou com zero, inclusive com alteracao da frente...
Mas depois que comprei a explorer, prefiro andar com essa do que com a ranger...

mrcrema
21/09/2009, 00:04
Eu também desde que comprei este carro, não quiz saber de nenhum outro mais, por isso estou com ele a 9 anos, comprei com 56.000 Km, atualmente esta beirando os 300.000 Km. Nesta anos todos só troquei o carro da minha mulher, que só ando se o meu estiver em manutenção.
Portanto, acho que ele não tá zoando não, abre o olho amigo.

Giggio

O carro é show de bola, vou ficar esperto, senão fico a pé, rsrsrsrsrs

essa semana chegam uns acessorios para ela, pneus 33" e kit de BL, não consigo andar com ela original, o unico problema é que não vai mais caber na garagem do meu escritorio, rsrsrsrsrsrsrs

segundo passo parachoques de ferro, guincho e roda livre.

valew