Mauricio Rossetto
22/04/2008, 18:38
Camaradas
Tenho observado o sistema de barras de fixação do eixo traseiro do Niva e de Jipes como Troller e o Vitara e cheguei à conclusão de que o sistema usado no Niva é eficiente e de baixo custo, mais simples que do Vitara (que usa uma balança central além das barras grandes), e do Troller é mais simples que o Niva e mais robusto. Mas uma coisa é observada em todos: a torção é feita em cima das buchas, que com certeza terão maior desgaste se o Niva ou um jipe tiverem uso severo e constante, por exemplo, em trilhas. Eu particularmente estou preocupado com esse detalhe, pois como moro em um sitio e de acesso difícil, o Niva sofre final de curso da suspensão traseira toda vez que entro e saio de casa com ele. Então essa torção total ele faz quase todo dia e com isso as buchas vão pro beleleu rapidinho.
Tenho pensado em uma forma de contornar esse problema, tirando essa torção de cima das buchas:
Minha idéia é fazer a barra girar em um eixo próprio, ficando o trabalho das buchas somente no amortecimento dos trancos, solavancos e vibração, que são alguns de seus trabalhos além da torção, mas não fazendo mais a torção, reduzirá drasticamente seu desgaste (vide a durabilidade das buchas da barra panhard, muito maior pois sofrem menos torção) Podemos usar como idéia as fotos do Natal4x4 que posto abaixo, que apesar de ter outra função, fazem agente imaginar se aquela porca não ficasse apertada.....porém minha idéia não é usar essa barra rosqueável, e sim tubos soldados que deslizarão entre sí e como uma trava – seria o mesmo princípio da barra rosqueável, porém sem as porcas e sem as roscas, seria liso com tubos soldados (primeiro desenho). Não confiaria o sistema pesando sobre a rosca, e mesmo que fosse usado várias porcas, o desgaste se faria constante sobre as roscas até espaná-las.
Pergunto então o que vocês acham, pois um leigo como eu poderá esquecer ou ignorar vários outros detalhes, e como suspensão não se brinca....
Outra idéia é usar uma barra estabilizadora que ficaria fixada como as barras do Troller mais antigo, e fixada também no eixo traseiro como no eixo do Troller.... assim teríamos uma barra estabilizadora no Niva (como nas fotos abaixo) porém a barra serviria também de fixação, usando o mesmo principio de fixação do Troller....assim até descartaríamos as barras pequenas centrais.
Tenho observado o sistema de barras de fixação do eixo traseiro do Niva e de Jipes como Troller e o Vitara e cheguei à conclusão de que o sistema usado no Niva é eficiente e de baixo custo, mais simples que do Vitara (que usa uma balança central além das barras grandes), e do Troller é mais simples que o Niva e mais robusto. Mas uma coisa é observada em todos: a torção é feita em cima das buchas, que com certeza terão maior desgaste se o Niva ou um jipe tiverem uso severo e constante, por exemplo, em trilhas. Eu particularmente estou preocupado com esse detalhe, pois como moro em um sitio e de acesso difícil, o Niva sofre final de curso da suspensão traseira toda vez que entro e saio de casa com ele. Então essa torção total ele faz quase todo dia e com isso as buchas vão pro beleleu rapidinho.
Tenho pensado em uma forma de contornar esse problema, tirando essa torção de cima das buchas:
Minha idéia é fazer a barra girar em um eixo próprio, ficando o trabalho das buchas somente no amortecimento dos trancos, solavancos e vibração, que são alguns de seus trabalhos além da torção, mas não fazendo mais a torção, reduzirá drasticamente seu desgaste (vide a durabilidade das buchas da barra panhard, muito maior pois sofrem menos torção) Podemos usar como idéia as fotos do Natal4x4 que posto abaixo, que apesar de ter outra função, fazem agente imaginar se aquela porca não ficasse apertada.....porém minha idéia não é usar essa barra rosqueável, e sim tubos soldados que deslizarão entre sí e como uma trava – seria o mesmo princípio da barra rosqueável, porém sem as porcas e sem as roscas, seria liso com tubos soldados (primeiro desenho). Não confiaria o sistema pesando sobre a rosca, e mesmo que fosse usado várias porcas, o desgaste se faria constante sobre as roscas até espaná-las.
Pergunto então o que vocês acham, pois um leigo como eu poderá esquecer ou ignorar vários outros detalhes, e como suspensão não se brinca....
Outra idéia é usar uma barra estabilizadora que ficaria fixada como as barras do Troller mais antigo, e fixada também no eixo traseiro como no eixo do Troller.... assim teríamos uma barra estabilizadora no Niva (como nas fotos abaixo) porém a barra serviria também de fixação, usando o mesmo principio de fixação do Troller....assim até descartaríamos as barras pequenas centrais.