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Ver Versão Completa : 4x2 Reduzida samurai. tem como?



Natanael Junior
22/04/2008, 14:33
Prezados,
com a instalação do bloqueio quick lock na dianteira, surgiu uma dúvida:
Existe algo que permita, sem mexer nas rodas livres, desacoplar a tração diantreira mantendo o samuca com a redução ligada?
É que imaginando uma curva muito apertada, por exemplo, em que o samuca não teria problemas em fazê-la só 4x2, seria útil manter a redução sem, contudo, a limitação do raio de giro causado pelo bloqueio dianteiro.
Pesquisei pelo fórum e, salvo a ignorância nos termos usados para a busca, não encontrei.
Obrigado,

Fabil
22/04/2008, 14:54
tem .. na gringolandia os caras fazer uma alavanca dupla p/ acionar a Tcase, uma fica p/ 4x2/4x4 e outra p/ High/LOW..

nao parece ser complicado de fazer, mas por aqui nunca vi alguem usando..

agora o lance de usar apenas 4x2 LOW acho meio critico quanto se os semi-eixos traseiros aguentarem o esforco sozinhos...


opa!! acho que inclusive inventaram algo novo.. pois o que eu já tinha visto era um esquema com duas alavancas, agora ví esse no qual fizeram um garfo modificado que permite que engate 4x2L com a alvanca original
http://www.petroworks.com/drivetrain-transfer.php

T+

Natanael Junior
22/04/2008, 15:13
fabil, esse lance das duas alavancas tem um nome específico no inglês?
Tô procurando mas não acho.
Esse H da petroworks é o bicho, mas deve ser difícil "tupiniquinizá-lo", se é que me entende, hehe.
[]

Fabil
22/04/2008, 15:34
esse lance da petroworks parece ser até mais simples que as duas alavancas... o lance é ter uma pronta na mao p/ fazer um piratex...heheheh como é levinho, importa uma p/ nós ae..hehehe

as duas alavancas acha-se por "double shift lever" ou "dual shift lever"

T+

Fabil
22/04/2008, 15:43
achei uma aqui..
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=548136

T+

Natanael Junior
22/04/2008, 16:50
olha que bacana:
http://www.izook.com/tech/samurai/drivetrain/twins/twins.htm
Vou arranjar um jeito de fazer essa geringonça.

Fabil
22/04/2008, 17:58
hhummm sei nao... mas acho que vai ser muito mais facil achar um modo de fazer o tal "H spliter" da petroworks..

na verdade a Tcase toda original se vc retirar uma das "detent ball" que limita o deslizamento dos garfos vc engata 4x2 LOW porem sem a "detent ball" ( que é umas esferas) a alvanca fica escapando quando vc tá com o carro em movimento e dá algum tranco na transmissao. ( te falo isso por certa vez estava eu aqui com um Tcase que escapava e quando escapava a alavanca pulava p/ 4x2 LOW) assim e quando fui olhar a esfera tva quebrada... coloquei outra esfera e acabou o problema

o lance dessa H splitter da petroworks deve ser algum trabalho no garfo p/ ele nao escapar sem a detent ball..

equipeminas4x4
22/04/2008, 17:59
Natanael,

Além da alavanca dupla, vc precisa retirar a esfera que fica entre os eixos da reduzida e 4x4, que evita que eles sejam acionados simultaneamente. Na tcase Hilux é 1 pino que faz essa função. Nos kits de alavanca dupla que eu faço, aconselho que todos retirem esse pino, podendo usar a redução mesmo em 4x2.

[]´s

equipeminas4x4
22/04/2008, 18:03
hhummm sei nao... mas acho que vai ser muito mais facil achar um modo de fazer o tal "H spliter" da petroworks..

na verdade a Tcase toda original se vc retirar uma das "detent ball" que limita o deslizamento dos garfos vc engata 4x2 LOW porem sem a "detent ball" ( que é umas esferas) a alvanca fica escapando quando vc tá com o carro em movimento e dá algum tranco na transmissao. ( te falo isso por certa vez estava eu aqui com um Tcase que escapava e quando escapava a alavanca pulava p/ 4x2 LOW) assim e quando fui olhar a esfera tva quebrada... coloquei outra esfera e acabou o problema

o lance dessa H splitter da petroworks deve ser algum trabalho no garfo p/ ele nao escapar sem a detent ball..
não estou certo do sistema do Samurai, mas acho que essa esfera entre os 2 garfos, não faz retenção, apenas impede de 1 eixo andar se o outro não esitver na posição certa. Me corrige se eu estiver errado, vc coloca a mola, depois 1 esfera, depois o eixo, depois outra esfera (essa só serve pra impedir o acionamento), depois outro eixo, depois outra esfera, outra mola e o parafuso de retenção.

Se for assim, essa esfera central pode ser retirada sem nenhum problema.

[]´s

Natanael Junior
22/04/2008, 18:30
Mandei e-mail para o Vince Martin, da http://www.zukeviltwin.com e ele, quase que imediatamente me respondeu dizendo que custaria, com envio por USPS (United States Postal Service) $180,00 (cento e oitenta dólares). Aceita Paypal. Não tenho conta paypal e nem sei como funciona.
Alguém aí tem?
Acho que não deve ser tão complicado de fazer que valha pagar isso tudo, mas é uma opção.
Abraço.

Fabil
22/04/2008, 18:56
eu tenho paypal... www.paypal.com
mas por UPS é pedir p/ ser taxado na alfandega
se for pedir peca p/ envio normal, "surface" por navio mesmo.. leva uns 3 meses p/ chegar mas dificilmente é taxado na alfandega.. e peca tb p/ ele enviar como pessoa fisica .. se ele enviar em nome da empresa agarra na alfandega tb

T+

Alexandre X
22/04/2008, 21:57
Puts, voltei domingo de la...

Natanael Junior
23/04/2008, 11:09
qualquer dia vou abrir e ver como funciona por dentro. Quem sabe seja mais fácil fabricar algo tipo o H-coisa da petroworks, ou mesmo fabricar por aqui o esquema das duas alavancas. Ou ainda, o X avisar quando for comer cheeseburguer por lá e trazer essa e outras bugingangas para samuca. Avisa aí X!!
abraço e valeu pelas respostas.

Fabil
23/04/2008, 11:28
ô X... trouxe um jogo de buckwashers p/ nós ae??? heheh

Natanael. acredite.. fazer o lance do H splitter vai dar beeeemmm menos trabalho que fazer as duas alavancas...

na proxima tcase que eu tiver que abrir vou dar uma estudada p/ descobrir se dá p/ fazer um h splitter...eheheh

T+

equipeminas4x4
23/04/2008, 11:38
ô X... trouxe um jogo de buckwashers p/ nós ae??? heheh

Natanael. acredite.. fazer o lance do H splitter vai dar beeeemmm menos trabalho que fazer as duas alavancas...

na proxima tcase que eu tiver que abrir vou dar uma estudada p/ descobrir se dá p/ fazer um h splitter...eheheh

T+
pó pará de usar meu carro de cobaia. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Samuka Shrek
23/04/2008, 17:13
Olha.... Vi que voces estão discutindo sobre 4x2 em low... ]
Tenho duas duvidas:::

1) Poderia andar com o samuka com a 4x4 Low engatada mas as rodas livre em Free?? Isso força o sistema ou simplesmente o cardã fica girando em falso...????

2) Em uma oportunidade estava num posto de combustível 4x4 Low engatada + rodas livres em Lock.... Fui fazer uma manobra dentro do posto e estercei a direção ao máximo para virar ... de repente o Samuka deu uma enroscada como se tivesse forçando o diferencial ou alguma cruzeta, tive que desesterçar o volante andar um pouco em reta e voltar a virar para manobrar.. Fiquei com medo de forçar e quebrar algo....
Desculpe a ignorancia, mas o diferencial não deveria corrigir esta diferença de rodagem?? Ele pareceu-me que estava com bloqueio.... O que ocorreu???

Abraços
Érico

Fabil
23/04/2008, 18:15
1- pode... o carda dianteiro gira em faso e nao forca nada

2- o diferencial nao tem nada a ver com isso.. o diferencial dos eixos atua sobre a diferenca de giros DAS RODAS apenas.. ou seja.. numa curva a roda de dentro gira menos que a de fora, certo?? mas no caso do samurai que a Tcase é 4x4 PART-TIME ela nao tem diferencial central que serviria p/ compensar a difernca de giro dos cardas dianteiro e traseiro, correto??? por isso quando vc faz curva com 4x4 em solo de boa aderencia o carro parece que tá travado.. o mesmo nao acontece em jipes 4x4 FULL-TIME onde a tcase possui diferencial assim compensando os giros dos cardãs

T+

Alexandre X
23/04/2008, 22:14
Cê ta doido, ja viu o tamanho da caixa dos bushwacker? Como passar com 5 caixas sem dar bandeira na alfandega?
Fui lá comi cheese burguer e pro samuca trouxe um Bikini Bestop (o meu tava cheio de buracos de tanto capotar) e um Windjammer.

Samuka Shrek
24/04/2008, 08:32
1- pode... o carda dianteiro gira em faso e nao forca nada

2- o diferencial nao tem nada a ver com isso.. o diferencial dos eixos atua sobre a diferenca de giros DAS RODAS apenas.. ou seja.. numa curva a roda de dentro gira menos que a de fora, certo?? mas no caso do samurai que a Tcase é 4x4 PART-TIME ela nao tem diferencial central que serviria p/ compensar a difernca de giro dos cardas dianteiro e traseiro, correto??? por isso quando vc faz curva com 4x4 em solo de boa aderencia o carro parece que tá travado.. o mesmo nao acontece em jipes 4x4 FULL-TIME onde a tcase possui diferencial assim compensando os giros dos cardãs

T+

Valeu Fabil.. Só fiquei na dúvida.... Neste caso, por existir esta diferença entre os eixos traseiro e dianteiro numa conversão, por forçá-los e um deles pode vir a quebrar.. Certo??

Agora, se podemos utilizar o Samuka 4x2 Low , somente não acionando a roda livre ou desligando-a quando necessario, não acham que é muito trampo para isso??
Para que serve o ZEQUINHA???? Ele tá lá para isso!!! Alem de pegar a cerveja e segurá-la em alguns pontos....Hehehehehehehehe
Me desculpem se eu não entendi a viabilidade dela....

Abraços ,... Valeu:concordo:

Fabil
24/04/2008, 08:55
certo.. se rodar 4x4 no asfalto com samurai quebra a tcase

sobre a viabilidade de 4x2LOW, é simples.. instala um bloqueio automatico no seu eixo dianteiro e vá fazer trilhas que dai vc vai ver o pq de usar 4x2 low...heheh

T+

Natanael Junior
24/04/2008, 15:09
O bloqueio automático na frente explica, Shrek.
Como o samuca agora é blocado na frente e atrás, em algumas situações seria interessante mantê-lo reduzido sem tracionar a dianteira. Explicando melhor:
Imagine uma curva apertada, em que o terreno permita o samuca andar mesmo em 4x2. O bloqueio dianteiro tira do samurai uma das suas melhores características que é o pequeno raio de giro. Se fosse possível desengatar a tração dianteira, mantendo o samurai reduzido para o motorzinho de dentista não morrer, seria possível fazer a curva sem manobras só na tração bloqueada do eixo traseiro, captou?

Lembro que o bloqueio dianteiro é 100% mas não é soldado. É do tipo automático, ou seja, joga força para os dois semi-eixos quando o “pino de inércia” que tem dentro do mecanismo recebe alguma força. Se o cardan não levar força para o diferencial, a chance de o bloqueio não agir é maior permitindo a curva mais fechada. Se fosse do tipo soldado, de nada adiantaria o cardan dianteiro não mandar força para o diferencial porque o simples fato de um dos semi-eixos girarem por causa de uma das rodas girando, já seria o suficiente para fazer o outro girar também. Aí a única solução seria o zequinha ficar desligando a roda livre da parte de dentro de cada curva, porque o semi-eixo giraria mas não levaria força para a roda... (viajei?)

Botar o zeca pra ralar é uma boa, mas nas provas que temos por aqui, se o zeca descer perde ponto, se der ré, perde ponto, se tocar na fita que demarca as curvas apertadas, também perde ponto... Além disso, o zeca sempre tem que ralar carregando cinta, patesca, prancha, hi-lift, cabos, etc. É bom poupá-lo, hehehe.

Abraço,

FábioSM
25/04/2008, 17:11
1- pode... o carda dianteiro gira em faso e nao forca nada

2- o diferencial nao tem nada a ver com isso.. o diferencial dos eixos atua sobre a diferenca de giros DAS RODAS apenas.. ou seja.. numa curva a roda de dentro gira menos que a de fora, certo?? mas no caso do samurai que a Tcase é 4x4 PART-TIME ela nao tem diferencial central que serviria p/ compensar a difernca de giro dos cardas dianteiro e traseiro, correto??? por isso quando vc faz curva com 4x4 em solo de boa aderencia o carro parece que tá travado.. o mesmo nao acontece em jipes 4x4 FULL-TIME onde a tcase possui diferencial assim compensando os giros dos cardãs

T+

Fabil,
aproveitando as pgtas do Samuka Shrek .. as suas respostas se aplicam também ao vitara?
vlws

Fabil
25/04/2008, 17:12
sim.. samurai/vitara/ Gvitara/Tracker/Jimny

T+

billj
25/04/2008, 18:10
Deixe a esfera do meio fora e se consegue usar 4x2 low.

Abraços,

Bill

Fabil
25/04/2008, 18:11
conseguir consegue, mas quem disse que a alavanca para engatada???? qualquer traquinho e ela pula p/ neutro..

T+

billj
25/04/2008, 18:12
Não tive este problema não...........

Natanael Junior
25/04/2008, 22:46
Pode até ser que dê certo, mas com as duas alavancas fica mais fácil de identificar, fica não?
Sei lá, mas acho que só com a alavanca original fica meio confuso de, no olho, saber se estamos 4x4L ou 4x2L, tô errado?

Alexandre X
25/04/2008, 23:23
Pra bração tipo eu faz uma puta diferença... Quem não lembra eu subindo o paredão na Imigrantes em 4x4 HIGH?

Natanael Junior
26/04/2008, 10:52
eu acho que é mentira, mas eu lembro, hehehehe
brincadeira...
Lembrando daquele paredão, e mudando o tópico (hoje é sábado), quem subiu mais legal foi o vovô capotador, que com aquele samuca amarrotado feito maracujá de gaveta, quase parou lá no topo! Se não tivesse virado pra tombar propositadamente, ia deixar muito crawleiro envergonhado...
Abraço querendo ir ver outra prova esse ano de novo.

Alexandre X
26/04/2008, 13:40
Minha ambição é maior, se os ventos ajudarem quero ir no Calango Trophy

Natanael Junior
26/04/2008, 14:41
Ambição pro Calango Trophy foi boa, hehehe.
Dá tempo pra organizar a viagem, mas lembro que ano passado teve uma conversa de limitar o tamanho dos pneus em no máximo 35. A prova é no final do ano. É só acompanhar o calendário e os regulamentos no www.jeepclubedebrasilia.com.br.
Até lá já devo ter dado um jeito nesse esquema das alavancas...
abraço

Samuka Shrek
27/04/2008, 07:24
O bloqueio automático na frente explica, Shrek.
Como o samuca agora é blocado na frente e atrás, em algumas situações seria interessante mantê-lo reduzido sem tracionar a dianteira. Explicando melhor:
Imagine uma curva apertada, em que o terreno permita o samuca andar mesmo em 4x2. O bloqueio dianteiro tira do samurai uma das suas melhores características que é o pequeno raio de giro. Se fosse possível desengatar a tração dianteira, mantendo o samurai reduzido para o motorzinho de dentista não morrer, seria possível fazer a curva sem manobras só na tração bloqueada do eixo traseiro, captou?

Lembro que o bloqueio dianteiro é 100% mas não é soldado. É do tipo automático, ou seja, joga força para os dois semi-eixos quando o “pino de inércia” que tem dentro do mecanismo recebe alguma força. Se o cardan não levar força para o diferencial, a chance de o bloqueio não agir é maior permitindo a curva mais fechada. Se fosse do tipo soldado, de nada adiantaria o cardan dianteiro não mandar força para o diferencial porque o simples fato de um dos semi-eixos girarem por causa de uma das rodas girando, já seria o suficiente para fazer o outro girar também. Aí a única solução seria o zequinha ficar desligando a roda livre da parte de dentro de cada curva, porque o semi-eixo giraria mas não levaria força para a roda... (viajei?)

Botar o zeca pra ralar é uma boa, mas nas provas que temos por aqui, se o zeca descer perde ponto, se der ré, perde ponto, se tocar na fita que demarca as curvas apertadas, também perde ponto... Além disso, o zeca sempre tem que ralar carregando cinta, patesca, prancha, hi-lift, cabos, etc. É bom poupá-lo, hehehe.

Abraço,


Valeu moçada!!! Entendi a viabilidade e o conforto que a alavanda proporciona..
Como voces falaram do bloqueio de diferencial, gostaria de saber qual o mais indicado para o diferencial traseiro do Samuca???? 75 ou 100%... Qual marca disponível??? Custos....Onde encontrar??? Qual a durabilidade do bloqueio??? Uso o Samuka no dia a dia... E em pequenas viagens (100 a 150 km ) de vez em quando !!
Nos outros tópicos não achei nada realmente esclarecedor...
Agradeço a todos!!:D

Natanael Junior
15/05/2008, 14:47
Não conheço nenhum bloqueio 75 para o diferencial original do samurai.
IDEAL, ideal mesmo seria um selecionável tipo ARB Air Locker (caríssimo) ou algum a cabo ,tipo OXlocker, Macrotorque, etc., ainda não disponível par ao diferencial original.
Um automático do tipo que estala ( quick lock, lock right) ainda é, a meu ver, o melhor custo benefício para o samuca.
Dica: faz pesquisa no aqui no fórum e no google sobre o assunto que você vai achar MUITA coisa.
Abraço.