Ver Versão Completa : Quebrei sozinho na patagônia argentina, e agora ?
neilsonhenriques
22/04/2008, 14:04
Caros,
Estou planejando uma viagem para Ushuaia e um ponto que tem tirado o meu sono (principalmente porque vascunhei o fórum buscando respostas e não achei) é a questão de uma eventual pane no carro. :parede::parede::parede:
Como vou chamar um reboque sem celular, sinal de fumaça ou rádio estando no quinto dos infernos ? :putz:
Estava pensando em um telefone via satélite. Sei que é uma fortuna, mas, o que são US$ 20 em ligações para quem está fudi@#$ a 4000 km de casa ? :lol:
O único problema é a aquisição do aparelho (R$ 1.700) que seria usado, no máximo, uma vez por ano. E ainda teria de assinar o serviço mensal por um ano. Aí quase prefiro ficar na estrada até aparecer um guincho ! :pensativo:
O ideal seria alugar um telefone desses, mas, não achei ninguém que faça isso aqui no Brasil. Só nos EUA. :twisted:
Como vocês se viram nessas situações ? Que tipo de comunicação é usada numa viagem desse tipo ?
Muito obrigado por qualquer ajuda ! :concordo::concordo::concordo:
Neilson Henriques
neilsonhenriques
22/04/2008, 14:39
Complementando o tópico, finalmente achei uma empresa que faz o aluguel de telefones via satélite da GlobalStar.
O nome é NEGER Telecom e o telefone é (19) 3237-2121.
O custo é de R$ 299,00 pelo aluguel do aparelho (período mínimo de 30 dias) e mais um plano inicial que custa R$ 304,00 por 80 minutos (que facada ! :shock:). Total de R$ 600,00 mais ou menos.
A pessoa que me atendeu adiantou que precisa de 10 dias úteis para que o aparelho esteja em minhas mãos, portanto, é algo que deve ser feito com antecedência.
Há tarifação para receber chamadas porque você estará em roaming em outro país.
De qualquer forma, para quem é muito precavido (e medroso) como eu, é um negócio pra ter mais conforto e tranquilidade em caso da luz "FU#$&" acender.
Neilson Henriques
Dieselboy
22/04/2008, 15:12
Olha, nas últimas viagens na qual atravessamos o Noroeste Argentino, lembro que haviam trechos de até 200 km entre uma cidade e outra :shock: imagina se algo acontecesse lá no meio do nada!! :shock:
Porém o que percebi é que, à beira da estrada, a cada 5 ou 10 km :pensativo: havia uma "espécie" de cabine telefônica de emergência, justamente para salvar os motoristas de eventuais contratempos na estrada.
Não sei se o mesmo ocorre lá ppela região de Ushuaia, porém creio que, deve haver algo similar, sobretudo devido ao fato da região ser inóspita.
Porque vc não checa esta informação em algum fórum Argentino de 4x4? :pensativo:
Abs e boa sorte na aventura :concordo:
neilsonhenriques
23/04/2008, 19:14
Dieselboy,
Boa dica ! Acabei de me inscrever no forum do www.patagonia4x4.ar e comecei a bater um papo com os caras e ver como é que funciona.
Obrigado !
Neilson
neilsonhenriques
23/04/2008, 19:34
Vou dia 1 de julho e volto para o Rio dia 30.
Adalto Biermann de Pontes
23/04/2008, 21:28
Vou dia 1 de julho e volto para o Rio dia 30.
Desculpe, mas vc. indoido carioca.
Julho é o pior mês para ir para aqueles lados, ainda mais só, muita neve, perigoso.
Joga para setembro ou outubro, e convida mais parceiros para ir junto.
Ainda terá neve em todo o percurso, só que não radical, e é lindo igual.
Opinião de quem já foi, só.
Joga a idéia aqui no forum e daqui a pouco terá varios companheiros para o passeio.
Opinião, desculpe se te magoei.
Bem, estou conversando com uns foristas para fazermos uma caravana, mais é beemmm mais para frente, pois alguns engesas, como o meu, estão no ioga...
fazendo levitação. :mrgreen:
ramalho-vitoria
24/04/2008, 10:01
Prezado Nielson,
Conforme já mencionado no forum, acho temerário sua viagem em julho, não pelo carro, mas pela sua integridade física pela temperatura que irás encontrar.
Acesse a Home Page do weather channel e veja as médias de temperatura naquela região. http://br.weather.com/
Médias e registros diárioshttp://image.weather.com/web/blank.gif
http://image.weather.com/web/blank.gif
http://image.weather.com/web/blank.gifPunta Arenas, Chile
http://image.weather.com/web/blank.gifJulho
http://image.weather.com/web/blank.gifHora local do nascer e do pôr-do-sol. http://image.weather.com/web/blank.gif
http://image.weather.com/web/blank.gif123456789101112Nascer do sol8:59 8:59 8:58 8:58 8:57 8:56 8:56 8:55 8:54 8:54 8:53 8:52 Pôr-do-sol16:3616:3716:3816:3916:4016:4116:4216:4316:4416 :4516:4616:47Média das máximas3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°CMédia das mínimas-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°CMédia2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C
Estou pensando (estágio inicial do planejamento) em viajar para lá começando minha viagem no carnaval de 2009.
Agora em setembro, dia 05, estou partindo para uma expedição ao Atacama, Uyuni, La paz (estrada da morte - La Paz >> Corioco), Titicaca e Sul do Perú.
Gostaria de conhecer o seu roteiro para a Patagônia e coloco o meu desta viagem de setembro a sua disposição.
Vamos nos falando e fico no seu aguardo.
neilsonhenriques
24/04/2008, 11:27
Amigo Adalto,
Claro que não fiquei chateado ! Poxa, eu tenho é que te agradecer. :concordo:
O meu problema é que a minha noiva estará de férias em julho, portanto,
não posso escolher a data da viagem. :neutral:
Já ouvi falar que o inverno lá é absurdamente frio, mas, como nunca vi neve na
vida, confesso que não sei o que esperar. :mrgreen:
Sua dica foi muito importante.
Estou indeciso agora... talvez seja melhor mesmo repensar isso.
Andar 6000 km pra passar raiva (pra não falar em algum acidente grave) é doideira. Fora que minha noiva vai me esfolar vivo e não terei nem pra onde correr. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Você tem alguma dica de roteiro legal que saia um pouco das paisagens que temos no Brasil e que seja possível ir de carro em julho ?
Muito obrigado pela ajuda e por compartilhar sua experiência...
Neilson
neilsonhenriques
24/04/2008, 11:29
É ... a diferença é que quando sair da levitação tá pronto pra subir em poste ...
Nos deixe informados por aqui sobre seus planos. Eu mesmo gostaria de participar desta caravana ...
neilsonhenriques
24/04/2008, 11:40
Prezado Nielson,
Conforme já mencionado no forum, acho temerário sua viagem em julho, não pelo carro, mas pela sua integridade física pela temperatura que irás encontrar.
Acesse a Home Page do weather channel e veja as médias de temperatura naquela região. http://br.weather.com/
Médias e registros diárioshttp://image.weather.com/web/blank.gif
http://image.weather.com/web/blank.gif
http://image.weather.com/web/blank.gifPunta Arenas, Chile
http://image.weather.com/web/blank.gifJulho
http://image.weather.com/web/blank.gifHora local do nascer e do pôr-do-sol. http://image.weather.com/web/blank.gif
http://image.weather.com/web/blank.gif123456789101112Nascer do sol8:59 8:59 8:58 8:58 8:57 8:56 8:56 8:55 8:54 8:54 8:53 8:52 Pôr-do-sol16:3616:3716:3816:3916:4016:4116:4216:4316:4416 :4516:4616:47Média das máximas3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°C3°CMédia das mínimas-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°C-1°CMédia2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C2°C
Estou pensando (estágio inicial do planejamento) em viajar para lá começando minha viagem no carnaval de 2009.
Agora em setembro, dia 05, estou partindo para uma expedição ao Atacama, Uyuni, La paz (estrada da morte - La Paz >> Corioco), Titicaca e Sul do Perú.
Gostaria de conhecer o seu roteiro para a Patagônia e coloco o meu desta viagem de setembro a sua disposição.
Vamos nos falando e fico no seu aguardo.
Pois é ... o Adalto já fez esse trajeto e também me desaconselhou. Nunca fiz uma viagem de carro para fora do país e sobretudo para uma área inóspita então não sei mesmo o que esperar, até por isso abri esse tópico, mas, confesso que só tinha em mente estar preparado para algum eventual problema no carro e eu ficar parado numa estrada que não passa ninguém.
Não estava contando com o perigo de ir pra um lugar desses numa época tão ruim, mesmo já tendo ouvido falar que o bicho pega por lá.
Meu trajeto seria bem simples: Rio de Janeiro - Uruguaiana (RS) - Ushuaia direto pela rota indicada pelo www.ruta0.com que parece ser a mais direta e segura. A maioria do trecho de asfalto.
Meu carro é um Freelander e por isso não tenho como arriscar passar por esses lugares que o pessoal passa de Engesa, Defender, enfim, esses tanques de guerra que eles usam pra viajar ... :mrgreen:
Você acha que esse seu trajeto para setembro dá pra fazer em julho com segurança ?
Muito obrigado e um abraço !
Neilson
ramalho-vitoria
24/04/2008, 17:56
Se queres ver neve e fazer um excelente passeio, sem muita agressividade, saia por Foz, vá até Mendoza passando por Córdoba, suba nos Andes até onde der, como por exemplo Uspallata que já vai ter neve até dizer chega, volte por Buenos Aires e entre pelo sul lá no Chui.
Este foi o meu primeiro passeio quando eu nem pensava em 4x4. Córdoba e Mendoza (eu moraria lá) são lindas, sem contar com o bom vinho e boa comida (tudo barato).
Fique a vontade em trocar idéias aqui no fórum...
Obs: Atualmente moro em Vitória mas sou nascido e criado no Rio e em Niteroi. Um abraço.
perguntar mas tudo tem o seu preço. Dependendo do Se eu te
ramalho-vitoria
24/04/2008, 18:03
A frase que ficou perdida no final, é que uma viagem dessa natureza, ficaria muito mais em conta e sem risco do que uma viagem pela Patagônia.
Para uma viagem em excelente condições, nessa época de inverno, calculo uma média de 100 dólares diários para o casal incluindo combustível, alimentação e hospedagem visto que nosso câmbio está por demais favorável.
Se quizer dicas do trecho e só entrar em contato.
Um abraço.
Andrejur
24/04/2008, 22:12
Nós aqui do Jeep Club Niterói, uma pequena parte dele, estamos programando uma expedição ao Ushuaia, saída em 26 de dezembro desse ano.
Abs.
Nelson,
Não perca a oportunidade de conhecer a Patagônia. É imbatível.
1) O Adalto já falou que julho não é bom mês para se ir para lá. Aceite o conselho dele. Você ficará retido em muitos lugares, por bem (estrada fechada) ou por mal (encalhadão na no meio do nada). Isso se vc conseguir chegar à metade do caminho.
2) Seu Freelander é perfeito para se ir para lá. Tem gente que vai de Vectra. E volta.
3) No verão, não tem erro quanto à segurança. A solidariedade é contagiante, por lá. Durante o dia há tráfego de veículos (carros e caminhões), constante. Pelo menos um a cada 5 minutos. É uma espécie de imensidão vazia com gente. Certo dia o alarme de minha Toyota quebrou no meio do nada, a uns 100 km de Rio Grande. Puff... parou. Após algumas xeretadas, vi que nada podia fazer sozinho. Fiz sinal para uma carreta que passava. O caminhoneiro parou (sempre param) e me perguntou o que se passava. De imediato ele chamou a defesa civil pelo rádio (todos eles tem rádio). A defesa civil veio em em menos de 1 h (é lei) e perguntou-me se eu queria um guincho. Minha esposa foi com eles até Rio Grande, e eu fiquei esperando pelo guincho. No dia seguinte já estava na estrada de novo.
4) Nossos "hermanos" patagônicos são um povo alegre, solidário e simpático.
[]´s e boa viagem
neilsonhenriques
24/04/2008, 23:21
Se queres ver neve e fazer um excelente passeio, sem muita agressividade, saia por Foz, vá até Mendoza passando por Córdoba, suba nos Andes até onde der, como por exemplo Uspallata que já vai ter neve até dizer chega, volte por Buenos Aires e entre pelo sul lá no Chui.
Este foi o meu primeiro passeio quando eu nem pensava em 4x4. Córdoba e Mendoza (eu moraria lá) são lindas, sem contar com o bom vinho e boa comida (tudo barato).
Fique a vontade em trocar idéias aqui no fórum...
Obs: Atualmente moro em Vitória mas sou nascido e criado no Rio e em Niteroi. Um abraço.
Saiba que já troquei meu itinerário e vou copiar o seu. :concordo:
Se você não se importar de trocar mais algumas idéias sobre esse roteiro eu vou ficar agradecido.
Eu sou nascido em Volta Redonda e moro aqui na Tijuca. Trabalho em Niterói que é minha cidade de preferência. Se pudesse (impedimentos conjugais), moraria lá.
Minha empresa está estudando o mercado de Vitória para abrir uma filial aí e estou para visitar a cidade qualquer dia. Quem sabe não paramos para bater um papo ?
neilsonhenriques
24/04/2008, 23:50
Nelson,
Não perca a oportunidade de conhecer a Patagônia. É imbatível.
1) O Adalto já falou que julho não é bom mês para se ir para lá. Aceite o conselho dele. Você ficará retido em muitos lugares, por bem (estrada fechada) ou por mal (encalhadão na no meio do nada). Isso se vc conseguir chegar à metade do caminho.
2) Seu Freelander é perfeito para se ir para lá. Tem gente que vai de Vectra. E volta.
3) No verão, não tem erro quanto à segurança. A solidariedade é contagiante, por lá. Durante o dia há tráfego de veículos (carros e caminhões), constante. Pelo menos um a cada 5 minutos. É uma espécie de imensidão vazia com gente. Certo dia o alarme de minha Toyota quebrou no meio do nada, a uns 100 km de Rio Grande. Puff... parou. Após algumas xeretadas, vi que nada podia fazer sozinho. Fiz sinal para uma carreta que passava. O caminhoneiro parou (sempre param) e me perguntou o que se passava. De imediato ele chamou a defesa civil pelo rádio (todos eles tem rádio). A defesa civil veio em em menos de 1 h (é lei) e perguntou-me se eu queria um guincho. Minha esposa foi com eles até Rio Grande, e eu fiquei esperando pelo guincho. No dia seguinte já estava na estrada de novo.
4) Nossos "hermanos" patagônicos são um povo alegre, solidário e simpático.
[]´s e boa viagem
Luca,
Estou com a boca cheia d' água pra ir até Ushuaia, mas, pelos conselhos (somando o seu, agora) que recebi provavelmente ficaria frustrado com a viagem. Vejo as fotos de quem já foi e não me lembro de ter visto nenhuma com o sujeito atolado na neve até o nariz. Deve ser porque ele sabe que não se vai pra lá no inverno ... :putz:
Falei do Freelander porque muito embora seja um Land Rover, mas, não é O LAND ROVER. Estou ciente que tenho um EcoSport mais refinado, ou seja, acho que não adianta tentar ir pra um destino inóspito que exija experiência e um carro 4x4 decente porque vou me dar mal. Sendo numa época que não chova muito e não caia muita neve, aí qualquer piloto faz bonito né ? ;)
Estou muito ansioso pra ir até lá e ver tudo isso. Todo mundo me fala muito bem dos lugares e principalmente do povo argentino, o que contradiz aquele preconceito burro que cultivamos por aqui.
Estou surpreso com a sua história. :shock:
Seria raro você encontrar tanta solidariedade entre o seu próprio povo. As vezes que fiquei parado em estradas brasileiras quase precisei me atirar embaixo do carro do sujeito pra conseguir ajuda. :evil:
Por isso estava tentando alugar um telefone via satélite, mas, já vi que é bobeira, também.
Estou impressionado com a quantidade de informações valiosas que consegui nesse fórum.
Só tem cobra-criada ... :palmas:
Agradeço a sua gentileza em compartilhar comigo as suas experiências.
Um abraço !
Neilson
neilsonhenriques
24/04/2008, 23:55
Nós aqui do Jeep Club Niterói, uma pequena parte dele, estamos programando uma expedição ao Ushuaia, saída em 26 de dezembro desse ano.
Abs.
André,
Eu bem que gostaria de ir, mas, acho que minha noiva não vai ter disponibilidade e por tabela, nem eu. :sad::sad::sad::sad:
Vocês aí do Jeep Clube de Niterói tem alguma mailing list pra eu poder me cadastrar ?
[]'s
Neilson
ramalho-vitoria
25/04/2008, 08:07
Incrível como o Fórum vai replicando e colocando assuntos.
Nielson >> Nosso E. mail é ramalholc@uol.com.br. Nosso telefone é 27 8827.2849. Estamos a sua disposição na troca de informações.
Andre de Jesus >> Gostaria de entrar em contato com vocês ai de Niteroi com relação a Ushuaia.
Luca >> Existem 2 tipos de Argentinos. O Portenho (Buenos Aires) que é aquele que é prepotente e o Argentino do interior que é super atencioso e prestativo. Já tive experiência com ambos. Dizem inclusive que Buenos Aires é a "capital de um império que nunca existiu".
Com relação a ajuda em situações difíceis, na região de Linhares no norte do Espírito Santo, onde a Petrobrás explora petróleo, tive uma pane mecânica na época com a Kombi Guerreira e como estava a uns 20 km da cidade, fiquei tranquilo pois tinha uma corda e seria apenas uma questão de reboque e a estrada era movimentada pelo fluxo de carros das empreiteiras.
Ledo engano ... naquela hora, próximo do anoitecer, passaram por mim mais de 40 carros a uns 40 Km por hora (estrada de terra) e mesmo acenando e quase me jogando na frente dos carros ninguém parou. Uns 40 minutos depois, uma pampa velha com uns lavradores parou e me deu um reboque até Linhares e falou que por ordem da Petrobrás era proibido parar e dar socorro a qualquer carro parado naquela região sob pena de descredenciamento.
Ou seja além de fornecer o pior combustível da América do Sul (compare a gasolina Podium da Argentina com a do Brasil) e o mais caro, esta empresa ainda "supostamente" dá orientações desta natureza.
Andrejur
25/04/2008, 20:09
Nelson, o Niterói Jeep Club não tem uma lista, mas nossa reunião acontece todas as terças feiras no final da praia de Charitas, quiosque 24, em frente à Casa do Caranguejo.
Ramalho, qualquer coisa é só falar por E-mail andrejur@terra.com.br que eu apresento o restante do pessoal.
Abs.
Hamilton.pb
27/04/2008, 12:21
Caro Neilson
planeje pelo menos 3 dias de viagem ate Buenos Aires. O caminho mais curto (e mais caro) eh passar por Montevideo ou Colonia e entao atravessar de barco para Buenos Aires. Acho uma alternativa melhor usar uma das pontes internacionais: ou em Foz do Iguaçu ou entao em torno de Uruguaiana (existem duas ali). (Existe uma outra ponte mais em baixo no Uruguai, mas ela esta bloquada por causa da briga da Argentina e do Uruguai por causa das industrias de papel instaladas no Uruguai.)
Dai, o melhor trajeto é descer pela fronteira com o Chile e então voltar pelo litoral. Estou colocando a "descida" por esse lado, pois voce enfrentara problemas com a neve e isso reduzira seu tempo para voltar. A volta pelo litoral eh mais tranquila, pois não deverah ter neve...)
Passe por Calafate, vale a pena. Venta muito e eh muito frio...Dai siga para a Terra do Fogo. Voce pode fazer isso pelo Chile ou pela Argentina. Ambos os caminhos tem seus problemas.
Pela Argentina, uma vez chegando o mais perto possivel (esqueci o nome da cidade, fica na costa leste argentina) para atravessar para a Terra do Fogo, planeje um dia. Sao apenas 250 km, mas muitas barreiras (voce fica trocando do Chile para a Argentina e de volta para o Chile e...) Uma opção nao desprezível eh fazer esse trecho de aviao. (As passagens aéreas sao muito baratas na Argentina, nao compre daqui do Brasil.)
Bom, eu posso recolher mais informaçoes para você, se for de seu interesse. Em Buenos Aires, compre o guia YPF da Argentina. Os mapas são suficientemente bons. Mas, na minha opiniao, deixe para fazer esse trajeto no verao...
Um abraço, Hamilton
neilsonhenriques
29/04/2008, 21:21
Incrível como o Fórum vai replicando e colocando assuntos.
Nielson >> Nosso E. mail é ramalholc@uol.com.br. Nosso telefone é 27 8827.2849. Estamos a sua disposição na troca de informações.
:concordo:
Muito obrigado !
Vamos nos falando !
Estou tentando convencer minha noiva de fazer esse outro trajeto.
Levei uns 2 meses pra convencê-la de ir pra Ushuaia e agora vou ter que reiniciar esse trabalho... hehehehehee
neilsonhenriques
29/04/2008, 21:21
Nelson, o Niterói Jeep Club não tem uma lista, mas nossa reunião acontece todas as terças feiras no final da praia de Charitas, quiosque 24, em frente à Casa do Caranguejo.
Ramalho, qualquer coisa é só falar por E-mail andrejur@terra.com.br que eu apresento o restante do pessoal.
Abs.
André,
Valeu ! Anotei aqui !
Qualquer hora vou aparecer por lá e te procuro ...
neilsonhenriques
29/04/2008, 21:28
Caro Neilson
planeje pelo menos 3 dias de viagem ate Buenos Aires. O caminho mais curto (e mais caro) eh passar por Montevideo ou Colonia e entao atravessar de barco para Buenos Aires. Acho uma alternativa melhor usar uma das pontes internacionais: ou em Foz do Iguaçu ou entao em torno de Uruguaiana (existem duas ali). (Existe uma outra ponte mais em baixo no Uruguai, mas ela esta bloquada por causa da briga da Argentina e do Uruguai por causa das industrias de papel instaladas no Uruguai.)
Dai, o melhor trajeto é descer pela fronteira com o Chile e então voltar pelo litoral. Estou colocando a "descida" por esse lado, pois voce enfrentara problemas com a neve e isso reduzira seu tempo para voltar. A volta pelo litoral eh mais tranquila, pois não deverah ter neve...)
Passe por Calafate, vale a pena. Venta muito e eh muito frio...Dai siga para a Terra do Fogo. Voce pode fazer isso pelo Chile ou pela Argentina. Ambos os caminhos tem seus problemas.
Pela Argentina, uma vez chegando o mais perto possivel (esqueci o nome da cidade, fica na costa leste argentina) para atravessar para a Terra do Fogo, planeje um dia. Sao apenas 250 km, mas muitas barreiras (voce fica trocando do Chile para a Argentina e de volta para o Chile e...) Uma opção nao desprezível eh fazer esse trecho de aviao. (As passagens aéreas sao muito baratas na Argentina, nao compre daqui do Brasil.)
Bom, eu posso recolher mais informaçoes para você, se for de seu interesse. Em Buenos Aires, compre o guia YPF da Argentina. Os mapas são suficientemente bons. Mas, na minha opiniao, deixe para fazer esse trajeto no verao...
Um abraço, Hamilton
Hamilton,
Pois é, eu amarelei e vou seguir a sua sugestão e a dos outros que também disseram a mesma coisa e não farei esse trajeto nessa época do ano. Todos são unânimes em dizer que é loucura e a viagem será mais um tormento do que um prazer, dadas as condições climáticas severas e a impossibilidade de apreciar as belezas que a neve encobrirá.
Além do mais, meu carro (Freelander) não é muito adequado para situações extremas e soma-se a minha inexperiência em guiá-lo seguramente na neve.
Então to fora mesmo ... :oops:
De qualquer forma, como desisti apenas temporariamente da idéia, continuo coletando informações para que possa fazer isso no futuro e salvando numa pasta aqui. Já copiei sua mensagem e coloquei lá para futuras consultas ... :concordo:
Valeu mesmo pela mensagem !
Um grande abraço,
Neilson
M. Bueno
29/05/2008, 11:01
Olá Neilson!
Capaz que tenha neve nas serras catarinenses esse ano, é bem menos arriscado!
M. Bueno
Já fiz uma viagem legal pelo Chile e Argentina ( http://pantanalpatagonia.zip.net ) e agora vamos pra Ushuaia no inverno mesmo! tenho contato com duas pessoas que moram em Ushuaia, e dizem que o crítico é apenas o entorno, pouco mais de 300km. Quero um comboio com no mínimo 3 jipes, pra dar segurança... quem se interessar entre no blog e podemos combinar...
Nós vamos em junho de 2009
Olá Neilson!
M. Bueno
Essa foi a maior. :lol::lol:
Neilson, dê uma pesquisada melhor nesses roteiros, eu particularmente acredito que, por ser a primeira viagem desse tipo, deveria ir para os Andes na região de Mendoza, é mais simples, vai ver muita coisa bacana, atravessa a fronteira e vá para Valle Nevado no Chile e no máximo dê uma esticada até Bariloche.
Mais ao sul é encrenca e como primeiro roteiro seguir para Peru, Bolívia e Atacama também acho meio precipitado.
Dê uma boa analisada antes de tornar tua primeira experiência nos Andes uma amarga lembrança, acredite, pode ser a melhor coisa que tu já fez na vida, mas se for mal planejado pode ser uma das piores.
Minha humilde opinião.
Abraços
[]'s
Pois é Marcio, mas acredito que tenha que ser em comboio mesmo, e com pessoas com experiência no off-road, a Freelander vai muito bem no fora de estrada, mas precisa ter algum conhecimento.
[]'s
estou deixando o Feroza impecável pra esta viagem, inclusive coloquei um motor mais forte e confiável...
Não vai ter muitos percursos off road bravo.. no ´máximo estradas de terra ruins. (não dá pra sair daqui e ir fazer trilha lá na patagônia com o mesmo jipe).
o que é item obrigatório:
Pneus NOVOS
um par de farois de milha (caso quebre um farol no meio do nada)
Galão de pelo menos 20L de reserva
cinta para reboque
caixa de ferramentas
fusiveis, fios, fita isolante, lâmpadas sobressalentes
correias reserva
dois triangulos
seguro carta verde
capa funebre (lençol branco)
reservatório de pelo menos 10 litros de água potável
Rádio PX para comunicação entre o comboio (pode ser um Cobra 19DX)
depois lembro de mais coisas...
Taí uma lista de alguém que tem experiência, é por aí mesmo Márcio.
Só tira a mortalha da lista (lençol branco), isso é lenda, os policiais argentinos riram da minha cara quando perguntei porque não pediram o lençol, isso foi à muuuuuuuito tempo atrás. E se algum corrupto tocar no assunto, é só pra tirar grana, peça pra ele te mostrar a lei onde diz isso.
[]'s
neilsonhenriques
29/05/2008, 19:15
Olá Neilson!
M. Bueno
Rapaz, eu passei uma raiva tão grande com hospedagem na serra catarinense (Urubici) a três anos atrás que até desanimei de ir pra lá.
Pior que fui embora num dia e no outro nevou. :evil::evil::evil:
Aí quase arranquei a cueca pela cabeça quando vi na televisão !
Mas a região é muito bonita, principalmente a Serra do Rio do Rastro...
Valeu pela dica e um abraço !
Neilson
neilsonhenriques
29/05/2008, 19:25
Já fiz uma viagem legal pelo Chile e Argentina ( http://pantanalpatagonia.zip.net ) e agora vamos pra Ushuaia no inverno mesmo! tenho contato com duas pessoas que moram em Ushuaia, e dizem que o crítico é apenas o entorno, pouco mais de 300km. Quero um comboio com no mínimo 3 jipes, pra dar segurança... quem se interessar entre no blog e podemos combinar...
Nós vamos em junho de 2009
Valeu pelo convite Márcio, mas, eu amarelei depois que o pessoal me instruiu melhor sobre as condições climáticas muito severas e as paisagens que ficarão prejudicadas por causa da neve.
Andei lendo alguns blogs argentinos e as fotos dos lugares durante o inverno são desanimadoras. Tudo que você vê é branco e até a locomoção sem carro é difícil.
Ainda, você tem carro pra ir.
Eu tenho uma FreeLander com aro 18 e pneus 235/50 pra uso urbano.
Uns cubos de gelo no asfalto já devem ser suficientes pra eu ficar agarrado... :pensativo:
Dê uma olhada nas mensagens antigas deste tópico (se é que já não fez isso) e veja se as experiências que o pessoal postou aqui estão dentro das suas expectativas da viagem. As opiniões de quem já fez esse trajeto mudaram muito o que eu esperava ver em julho.
Um abraço !
Neilson
neilsonhenriques
29/05/2008, 19:28
Pois é Marcio, mas acredito que tenha que ser em comboio mesmo, e com pessoas com experiência no off-road, a Freelander vai muito bem no fora de estrada, mas precisa ter algum conhecimento.
[]'s
Conhecimento no off-road e algumas rodas e pneus decentes né ? :-D
Não cumpro nenhum desses requisitos ... infelizmente ... :parede::parede::parede:
Vi uns vídeos no Youtube do pessoal abusando de Freelanders e rapaz, nem parece o mesmo carro que eu tenho. Enfim, quem sabe ... sabe ...
neilsonhenriques
29/05/2008, 19:34
Essa foi a maior. :lol::lol:
Neilson, dê uma pesquisada melhor nesses roteiros, eu particularmente acredito que, por ser a primeira viagem desse tipo, deveria ir para os Andes na região de Mendoza, é mais simples, vai ver muita coisa bacana, atravessa a fronteira e vá para Valle Nevado no Chile e no máximo dê uma esticada até Bariloche.
Mais ao sul é encrenca e como primeiro roteiro seguir para Peru, Bolívia e Atacama também acho meio precipitado.
Dê uma boa analisada antes de tornar tua primeira experiência nos Andes uma amarga lembrança, acredite, pode ser a melhor coisa que tu já fez na vida, mas se for mal planejado pode ser uma das piores.
Minha humilde opinião.
Abraços
[]'s
Pois é ... todo mundo me avisou a mesma coisa e me recomendaram fazer exatamente esse roteiro, que considero muito bom para as minhas condições (viatura, conhecimento do território, experiência em lugares inóspitos, etc).
Ano que vem, quando eu comprar uma Disco 3 (sonho meu ... sonho meu ...) eu farei um curso de 4x4 e aí já dá pra arriscar alguma coisa mais heavy. :twisted:
Com a sua opinião é mais um voto a favor de Mendoza e adjacências ... Valeu !
[]'s ,
Neilson
Blz Neilson, qualquer coisa pode contar com a gente.
Aproveita e clica no link na minha assinatura "andes 2007" e vai ver um monte de fotos bacanas dos Andes.
Abraços
Cláudio Brasília
08/06/2008, 19:35
Se for pegar gelo e neve brabo mesmo, acho que o kit emergência tem que ter corrente para os quatro pneus, muitos galões para combusível extra (uns três pelo menos 20lts), e uma pá, que pode ser daquelas pequenas e dobráveis mesmo, para tirar a neve que poderá bloquear o escapamento. Atenção: deve manter o motor funcionando e o sistema aquecedor do carro deve ter sido revisado antes do início da viagem. Caso o escapamento esteja bloqueado pela neve o CO2 irá penetrar no habitáculo e poderá causar morte. A utilização de rádio PX, com banda lateral e um bom sistema irradiante; se possível com o auxílio de um amplificador de potência lateral, vulgo botina, também, é muito importante nestas horas. Agora, que um bom kit de ferramentas, correias e juntas de cabeçote e outras, além de arame, durepoxi, tiras de borracha e etc ajuda bastante, isto sim ajuda. Quantos às indumentárias o básico é ter underwear e botas impermeáveis, acompanhados de gorro, casaco pesado, luvas e cachecol, e outros que não se precisa falar. Um bom GPS e conhecimento prévio da região, um zequinha safo e boa sorte na empreitada. Ficaremos torcendo aqui, de longe. Um grande abraço e saudações.
Luiz Antonio C. Bodon
09/06/2008, 07:53
Nãose esqueça de levar um cambão e, se vc tiver engate traseiro, faça uma "cobertura" ou "proteção p/ ele....isso livrar-te-á de muitos problemas com a fiscalização argentina, principalmente em Corrientes.:wink:
neilsonhenriques
09/06/2008, 13:48
Cláudio, algumas foram muito úteis. Principalmente a pá dobrável e o lance de deixar o carro ligado.
Mal consigo trocar uma lâmpada em casa então não adianta muito levar peças do carro sobressalentes. Por isso vou munido de um telefone via satélite para o caso de "ih... fud%@".
Luiz Antônio, não tenho engate no carro, mas, tenho insulfilm bem escuro em todos os vidros (item de série de qualquer carro no Rio de Janeiro para não facilitar para a bandidagem). Procurei me informar em um fórum argentino se a película é proibida por lá e ninguém soube me informar ... :shock::shock::shock:
Dizem que todo mundo usa a muito tempo, mas, desconhecem se há uma lei regulamentando a questão ...
O que diz o conhecimento dos viajantes ?
Obrigado !
Neilson
Quando fui pra Atacama e Bariloche com o Ka os vidros eram beeeem escuros... não dá nada.. Só abaixe eles quando ver uma barreira...
Gente... Neve com força é só Ushuaia e arredores, no restante é só planície com incidência de pouca neve a partir de comodoro...
Fomos para Ushuaia em uma SW4 e um JPX, um pouco acima do paralelo de BsAs o Jota queimou a junta do cabeçote, 3 1/2 dias de retífica feita "nas coxas", Sr. Carlos Preto (nome do mecânico em Gualeguaichu), paradas para consertos em Trelew e em Rio Grande, perda do motor (o retificado) entre Torres Del Paine e El Calafate. Confecção de um cambão de reboque em El Calafate, retorno rebocado por 5600km até a antiga fábrica da JPX em Pouso Alegre.
Socorro??? Nenhum pois a estrada em que estávamos era mais vazia de gente do que a cabeça do Lula de boas idéias.
Viaje sempre com pelo menos dois carros e sempre com rádio ligado (PX). Uma botina ajuda pois com a poeira eventualmente nos afastávamos muito.
Leve um estepe extra, o JPX não precisou mas a Toyota fez uso do estepe extra por duas vezes, sorte ou falta dela, mas melhor furar dois pneus do que perder o motor.
Farol de milha branco e engate são motivos para multa e extorsão de grana.
Cuidado com os sinais de trânsito em Corrientes - AR, tem sempre uma policia pronta para lhe pegar nos amarelos (vulgarmente conhecidos como "acelera que dá").
Indispensável a "Carta Verde", o seguro obrigatório argentino, vale só por 15 dias, então melhor pagar por dois períodos.
Mortalha só precisa no Paraguai, lá a polícia perguntou se tinhamos (quando fomos para o Atacama, em outra viagem).
Dois triângulos (na segunda viagem eu levei três só para tripudiar, quando o guarda perguntou se tinhamos dois eu lhe disse que tinha três, o cara nem quis ver, huahuahuahua), leve também um kit de primeiros socorros, sempre tem um querendo achar uma brecha para encher o saco e no meio do nada vc acaba ficando mais leve (perde uns "pesos").
A troca de óleo durante a viagem é inevitável, procure postos ligados ao ACA (automovel clube argentino).
Realmente, depois do paralelo de Baia Blanca o argentino se torna uma pessoa agradável e receptiva, até a polícia muda, trabalha ao invés de ficar procurando um jeito de arrancar o seu dinheiro.
Levamos e recomendo que levem, barracas, por vezes nós optamos por acampar pois os locais eram tão organizados que nem pareciam campings, por outras vezes nos vimos obrigados a acampar ou por conta de preços extorsivos ou por não encontrarmos lugar para hospedar (era inauguração do aeroporto internacional de El Calafate, a cidade estava tomada).
Não deixe de comer um "bife de chorizo", é um contra filé mas muuuuuuuito macio e suculento.
Fomos em novembro e ainda pegamos uma noite de neve antes da travessia do Estreito de Magalhães, não me recordo se a neve caiu em Comodoro Rivadávia ou mais para frente.
Leve o passaporte caso queira colecionar carimbos, senão contrário leve a carteira de identidade, mas atente para levar uma carteira em bom estado, nada daquela carteira com a plastificação abrindo, partes já pouco legíveis. Nossa carteira de motorista só serve como carteira de motorista, é indispensável a identidade ou passaporte.
Em Ushuaia pode-se comprar uns agasalhos bem legais, não são baratos mas não se encontra nada semelhante por aqui. Fuja das meias de alpaca ou llama (um destes bichos parentes de camelo), além de não esquentar "pinicam" os pés.
No mais é isto, se alguém considerar o meu palavrório útil ainda tenho mais "causos" para contar e também tenho sugestões de roteiro.
Abraços e boa sorte aos que vão, já estou com inveja, agora com um bacurinho de apenas 2 meses em casa terei que esperar pelo menos 2 anos para poder entrar em outra viagem deste tipo.
No mais é isto, se alguém considerar o meu palavrório útil ainda tenho mais "causos" para contar e também tenho sugestões de roteiro
E como é util esse tipo de comentário. Manda bala aí nos causos e sugestões.
[]'s
neilsonhenriques
12/06/2008, 08:57
Fomos para Ushuaia em uma SW4 e um JPX, um pouco acima do paralelo de BsAs o Jota queimou a junta do cabeçote, 3 1/2 dias de retífica feita "nas coxas", Sr. Carlos Preto (nome do mecânico em Gualeguaichu), paradas para consertos em Trelew e em Rio Grande, perda do motor (o retificado) entre Torres Del Paine e El Calafate. Confecção de um cambão de reboque em El Calafate, retorno rebocado por 5600km até a antiga fábrica da JPX em Pouso Alegre.
Socorro??? Nenhum pois a estrada em que estávamos era mais vazia de gente do que a cabeça do Lula de boas idéias.
Viaje sempre com pelo menos dois carros e sempre com rádio ligado (PX). Uma botina ajuda pois com a poeira eventualmente nos afastávamos muito.
Leve um estepe extra, o JPX não precisou mas a Toyota fez uso do estepe extra por duas vezes, sorte ou falta dela, mas melhor furar dois pneus do que perder o motor.
Farol de milha branco e engate são motivos para multa e extorsão de grana.
Cuidado com os sinais de trânsito em Corrientes - AR, tem sempre uma policia pronta para lhe pegar nos amarelos (vulgarmente conhecidos como "acelera que dá").
Indispensável a "Carta Verde", o seguro obrigatório argentino, vale só por 15 dias, então melhor pagar por dois períodos.
Mortalha só precisa no Paraguai, lá a polícia perguntou se tinhamos (quando fomos para o Atacama, em outra viagem).
Dois triângulos (na segunda viagem eu levei três só para tripudiar, quando o guarda perguntou se tinhamos dois eu lhe disse que tinha três, o cara nem quis ver, huahuahuahua), leve também um kit de primeiros socorros, sempre tem um querendo achar uma brecha para encher o saco e no meio do nada vc acaba ficando mais leve (perde uns "pesos").
A troca de óleo durante a viagem é inevitável, procure postos ligados ao ACA (automovel clube argentino).
Realmente, depois do paralelo de Baia Blanca o argentino se torna uma pessoa agradável e receptiva, até a polícia muda, trabalha ao invés de ficar procurando um jeito de arrancar o seu dinheiro.
Levamos e recomendo que levem, barracas, por vezes nós optamos por acampar pois os locais eram tão organizados que nem pareciam campings, por outras vezes nos vimos obrigados a acampar ou por conta de preços extorsivos ou por não encontrarmos lugar para hospedar (era inauguração do aeroporto internacional de El Calafate, a cidade estava tomada).
Não deixe de comer um "bife de chorizo", é um contra filé mas muuuuuuuito macio e suculento.
Fomos em novembro e ainda pegamos uma noite de neve antes da travessia do Estreito de Magalhães, não me recordo se a neve caiu em Comodoro Rivadávia ou mais para frente.
Leve o passaporte caso queira colecionar carimbos, senão contrário leve a carteira de identidade, mas atente para levar uma carteira em bom estado, nada daquela carteira com a plastificação abrindo, partes já pouco legíveis. Nossa carteira de motorista só serve como carteira de motorista, é indispensável a identidade ou passaporte.
Em Ushuaia pode-se comprar uns agasalhos bem legais, não são baratos mas não se encontra nada semelhante por aqui. Fuja das meias de alpaca ou llama (um destes bichos parentes de camelo), além de não esquentar "pinicam" os pés.
No mais é isto, se alguém considerar o meu palavrório útil ainda tenho mais "causos" para contar e também tenho sugestões de roteiro.
Abraços e boa sorte aos que vão, já estou com inveja, agora com um bacurinho de apenas 2 meses em casa terei que esperar pelo menos 2 anos para poder entrar em outra viagem deste tipo.
Bruno,
Putz ! Que história de perrengue ! Deve ter sido muito legal essa primeira viagem !
Já assimilei mais três dicas importantes: farol de milha, sinal amarelo, barracas.
Vou colar um plástico amarelo no farol de milha quando estiver na fronteira e eu estava preparado para ficar em pousadas, mas, não custa ter um plano B.
Estive aí na Serra da Canastra há pouco tempo atrás e tentei me hospedar na Pousada Barcelos. Pena que estava cheia e fiquei em uma mais a frente.
Você é um privilegiado de morar perto da Casca d' Anta ...
Se tiver mais experiências, pode mandar que interessa muito !!!
Um abraço,
Neilson
Para quem vai para o Fim do Mundo existem algumas boas opções de passeios (alguns são meio programa de índio mas...):
- pouco depois de Baia Blanca tem a Loberia, uma falésia de onde se vê centenas (arriscaria "milhares" mas alguém pode gritar TRUCO LADRÃO) de lobo do mar, a falésia é bem alta mas dá para sentir com toda intensidade o fedor dos bichos.
- antes de Trelew existe uma antiga mina de minério de ferro que está aberta a visitação com o sugestivo nome "Viagem ao centro da terra", durante a visita um engraçadinho da agência que opera o passeio detona um explosivo numa galeria lateral, a sensação é de pânico mas ainda assim é divertido.
- na Península Valdez tem passeio de carro para ver de perto elefantes marinhos, leões marinhos e tudo mais "marinho". Tem passeio de barco para ver de perto as baleias francas austrais, muuuuuito legal.
- em Punta Tompo tem uma pinguineira de pinguins de magalhães, aqui eu posso falar que são milhares sem medo de ser chamado atenção, a uns 3km da praia já começamos a ver pinguins, os primeiros estavam parados, pareciam de mentira, um dos melhores passeios.
- já não me lembro mais aonde mas fomos também visitar a Cova do Milodon, uma preguiça pré-histórica, tem uma réplica em tamanho natural, não é nada demais mas se tiver tempo...
- em Comorodo Rivadávia fomos jantar em um shopping ou coisa parecida, comemos um churrasco que tem de tudo, inclusive miúdos que não me agradaram muito.
- a travessia do Estreito de Magalhães é impressionante, os carros no ferry boat, o vento, o marzão (sou de MG, então mar me encanta e apavora, ao mesmo tempo), o frio de rachar... bão demais.
- em Ushuaia tem o Parque de Lapataia com suas atrações (tem o correio do fim do mundo, legal o carimbo, mande um postal mesmo que seja para vc mesmo !!!), o passeio de barco até o farol do fim do mundo, o antigo presídio (Ushuaia começou como um presídio, viagem também é cultura) com a imagem em cera do seu preso mais célebre e muitos picos nevados. Ainda volto lá.
- já voltando tem no Chile o Parque Nacional de Torres del Paine, só lá dá para ficar uma semana bem ocupada, mas em dois dias dá para pincelar o que não demanda grandes caminhadas (o tempo é curto).
- por último mas não menos imponente, o Glaciar Perito Moreno. Ficar lá, de bobeira, esperando um pedaço de gelo se desprender a formar uma grande onda é o maior barato, um visual que merece bis, aliás, vários "bises".
Tai, quem teve "saco" para ler até aqui sabe um pouco mais do que nós vimos em nossa viagem, quero voltar, aliás preciso voltar, em um veículo que não vá quebrar e me deixar mais preocupado em olhar dentro do cofre do motor do que para as atrações.
é, quebras são o meu maior medo...
qundo fui pro atacama e bariloche não furou nem pneu...
Tarcisio Pinheiro
24/06/2008, 17:40
E ai BLZZ!!:concordo:
Acho que é indispensavel um bom radio PX, uma butina e saber como usar,
é um meio de comunicação antigo mas funciona.
Atée!:concordo:
PX, botina e se for possível um rádio 2m.
neilsonhenriques
25/06/2008, 21:18
Bruno,
Estou tomando nota de tudo !
Beleza de contribuição !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços,
Neilson
Para quem teve paciência de ler os "testamentos" que escrevi mas ainda aguenta mais seguem as cópias do jornal Estado de Minas com nosso relato da viagem. Os arquivos estão em PDF.
Já estão devidamente arquivados e impressos. :cool::cool:
:concordo:
[]'s
imperadormg
14/08/2015, 02:21
Fala Neilson!
Viajei 42 países fazendo rally turismo (www.irregular.com.br (http://www.irregular.com.br)) é meu blog. Tenho um telefone NERA, meio antigo, mas funciona bem. Minha maior aventura foi Marrocos, Saara Ocidental e Mali; o bicho funcionou 100%. Cuidado com essa galera que diz alugar tel satelital. Eles pedem cartão de crédito como garantia; e quando você vai devolver, tem algumas que inventam ligações absurdas que você não fez.
Se precisar de algo, basta dizer, ok?
Fiz Atacama 2 vezes; e ano que vem vou fazer a Rota 66.
Sucesso Grande Irmão.