Ver Versão Completa : Freios e motor
Luciano Mariussi
21/04/2008, 22:02
Amigos,
Gostaria de contar com a experiencia de vcs. em algumas dúvidas que tenho a respeito de meu CJ5, 68 com motor original 6cc:
1- O BF161 e Hurricane é o mesmo:?:
2 - Estou com a intenção de fazer um pouco de barulho então gostaria de colocar um escape dimensionado, pois para o Jeep em alguns casos na troca de escapamento (silencioso) eles parecem com ronco de Corcel velho, não é a intenção, por isso gostaria de colocar o dimensionado.........a dúvida é, o motor esta muito bom, será que não vou prejudicá-lo...........:?:
3- Bom finalizando, quanto aos freios gostaria de colocar disco na dianteira por questões de segurança.......mas não gostaria de mexer nas pedaleiras e consequentemente não colocando servo, pois gostaria de manter a originalidade, será que vou ter mais segurança apenas instalando os discos..........:?:
abraço
Luciano
Fala Luciano,
respostas com a minha opiniao referente as duvidas apontadas por voce:
1- Nao sao os mesmos motores, o Huricane é 4cc e equiparam os Jeeps antes do BF161 6cc. Te recomendo utilizar a ferramenta de Pesquisa do Forum e vc vai conseguir checar nao só essa mas muitas outras informacoes detalhadas...
2- Quanto ao Escape eu deixo pra galera te responder pois o maximo que ja fiz foi deixar o escape direto sem silencioso nada...
3- Essa dúvida é muito importante pos trata-se de seguranca....Eu trilhei praticamente o mesmo caminho que vc quer seguir....Coloquei freio a disco na Dianteira sem utilizar servo-freio....O Jeep freia melhor sim, mas vc vai precisar continuar fazendo forca pra pisar no pedal do freio....Hoje tenho disco nas 4 rodas com servo-freio. Na minha opiniao, acho q vc deveria pensar bem, pois o servo-freio ajuda e muito. Se bobear, isso deve ate gerar divergencia de opinioes.....Há quem prefira o freio com lona nas 4 e servo-freio que apenas disco na dianteira....MAs se a questao for disco na dianteira ou lona nas 4 sem servo freio, logico q vamos de disco na dianteira, mas acho q deveria pensar no futuro instalar um servo-freio....
Espero ter ajudado um pouco...
Qualquer coisa estamos ai...
Abraços e boa sorte
Diogo
Amigos,
Gostaria de contar com a experiencia de vcs. em algumas dúvidas que tenho a respeito de meu CJ5, 68 com motor original 6cc:
1- O BF161 e Hurricane é o mesmo:?:
2 - Estou com a intenção de fazer um pouco de barulho então gostaria de colocar um escape dimensionado, pois para o Jeep em alguns casos na troca de escapamento (silencioso) eles parecem com ronco de Corcel velho, não é a intenção, por isso gostaria de colocar o dimensionado.........a dúvida é, o motor esta muito bom, será que não vou prejudicá-lo...........:?:
3- Bom finalizando, quanto aos freios gostaria de colocar disco na dianteira por questões de segurança.......mas não gostaria de mexer nas pedaleiras e consequentemente não colocando servo, pois gostaria de manter a originalidade, será que vou ter mais segurança apenas instalando os discos..........:?:
abraço
Luciano
Luciano Mariussi
21/04/2008, 22:58
Gde Diogo,
Quanto aos freios realmente existem inumeras opiniões, preciso pensar com bastante calma
Agora quanto ao motor :pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:, como havia dito o meu é 6cc e na tubagem do carburador esta escrito - Hurricane:?::?::?::?::?:
Lucas Nassif
22/04/2008, 19:11
Se não me engano, o Hurricane era o 4cil. O 6cil (BF-161) era conhecido como SUPER HURRICANE!!
Alexandre Henrique Olivei
22/04/2008, 20:10
Hurricane é o motor 4 cilindros, americano, de uns 57 cavalos, eu acho. O BF-161 é brasileiro, 6 cilindros, evolução do Hurricane, com 95 cavalos. Em termos de tecnologia, ambos possuem projeto bastante ultrapassado porém ambos são motores que apresentam curva de torque extremamente alta em baixas rotações, o BF, é claro, muito mais forte, o que torna o Jeep um verdadeiro trator para as trilhas difíceis.
Quanto ao sistema de freios, os discos na frente melhoram bem o sistema, pois precisando, o Jeep pára. Você vai continuar a fazer força, como em qualquer carro sem hidrovácuo, mas que ele vai parar quando você precisar, ah, isso ele vai... Sugestão, faça como eu fiz: Instala primeiro os discos, se não te atender, coloca depois o hidrovácuo. No meu caso, eu coloquei somente os discos na frente.
Quanto ao escapamento, não vejo muitos problemas em você mexer... De preferência, procure uma boa oficina de escapamentos e explique o que você quer, que, o especialista vai te recomendar o silencioso ideal para o barulho que você deseja para o seu Jeep.
Espero ter ajudado...
Boa noite Luciano , tenho a mesma configuração de sistema de freio no meu Jeep 79 , no inicio era somente lonas nas quatros rodas logo depois coloquei freio a disco na dianteira de opala da marca Vargas ou seja pinça duplo cilindro e mantive lona nas traseiras inclusive freio de mao original FUNCIONANDO , tudo isto com cilindro original .
Hoje estou colocando o cilindro mestre com hidrovacuo novo da kombi 2002 mas com pedaleira no assoalho mantendo o pedal e o visual original , estou proximo da conclusão .
Abraços ><><><><><>><<><><><><><
Pedrão B.
22/04/2008, 21:37
Boa noite Luciano , tenho a mesma configuração de sistema de freio no meu Jeep 79 , no inicio era somente lonas nas quatros rodas logo depois coloquei freio a disco na dianteira de opala da marca Vargas ou seja pinça duplo cilindro e mantive lona nas traseiras inclusive freio de mao original FUNCIONANDO , tudo isto com cilindro original .
Hoje estou colocando o cilindro mestre com hidrovacuo novo da kombi 2002 mas com pedaleira no assoalho mantendo o pedal e o visual original , estou proximo da conclusão .
Abraços ><><><><><>><<><><><><><
:pensativo:Isso me interessa...muito!
[]'s
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34675&highlight=freio+edgar
neste topico existe uma discução bastante grande sobre o assunto abordando duas situações bastante diferentes....o colega Cacá substituiu o cilindro original e manteve a pedaleira suspença (original do jeep dele)...eu, substitui somente o cilindro mestre original de circuito simples pelo da veraneio de circuito duplo e fiz um suporte para o cilindro mestre pra poder manter a pedaleira original no chão. Se precisar te mando o desenho do suporte....
Leonardo Raffi
23/04/2008, 09:18
ola no meu cj5 ano 60 q esta com opala 6 3.8 coloquei pedaleirassuspensas do opala servo freio do gol bolinha e pistao(cilindro??/) do kadet esta muuuito bom continuo com lona nas 4 rodas... o motor esta com cano reto saindo na frente do pneu traseiro lado esquerdo(motorista) gosto de ouvir o ronco... sonho um dia em por o dimensionado...
tenho colegas com esse motor(igual ao teu) q nao trocam por nada e usam em trilhas pesadas qdo fundem compram outro bem baratinho ... colocam apenas iigniiiiiiiiiiiição eletronica .. um abraço
Luciano Mariussi
23/04/2008, 14:31
Luis,
Achei bastante interessante sua configuração pois pelo que entendi vou conseguir manter as pedaleiras originais, se vc. puder me passar as coordenadas lhe agradeço muito.
Abraço,
Luciano
Boa noite Luciano , tenho a mesma configuração de sistema de freio no meu Jeep 79 , no inicio era somente lonas nas quatros rodas logo depois coloquei freio a disco na dianteira de opala da marca Vargas ou seja pinça duplo cilindro e mantive lona nas traseiras inclusive freio de mao original FUNCIONANDO , tudo isto com cilindro original .
Hoje estou colocando o cilindro mestre com hidrovacuo novo da kombi 2002 mas com pedaleira no assoalho mantendo o pedal e o visual original , estou proximo da conclusão .
Abraços ><><><><><>><<><><><><><
Luciano Mariussi
23/04/2008, 14:37
Srs.,
Agradeço muito a atenção de todos, e realmente nossa comunidade Jipeira é muito favorável para ajudar os amigos.................
Bom posso concluir que possuo um motor BF161, e que realmente estou muito satisfeito com ele.................., quanto aos freios devo estudar a sugestão do amigo Luis - DF da qual deve seguir o que eu queria, originalidade, mas do contrario devo colocar os discos primeiro e depois o servo como é a sugestão do Alexandre............
Agora quanto ao escape, vou ver primeiro o custo é claro............e abraçar:dance:
Obrigado a todos
Amigos,
Gostaria de contar com a experiencia de vcs. em algumas dúvidas que tenho a respeito de meu CJ5, 68 com motor original 6cc:
1- O BF161 e Hurricane é o mesmo:?:
2 - Estou com a intenção de fazer um pouco de barulho então gostaria de colocar um escape dimensionado, pois para o Jeep em alguns casos na troca de escapamento (silencioso) eles parecem com ronco de Corcel velho, não é a intenção, por isso gostaria de colocar o dimensionado.........a dúvida é, o motor esta muito bom, será que não vou prejudicá-lo...........:?:
3- Bom finalizando, quanto aos freios gostaria de colocar disco na dianteira por questões de segurança.......mas não gostaria de mexer nas pedaleiras e consequentemente não colocando servo, pois gostaria de manter a originalidade, será que vou ter mais segurança apenas instalando os discos..........:?:
abraço
Luciano
Luciano... você está apenas no começo: AINDA VAI INCREMENTAR MUITO ESSA TUA VIATURA AÍ ! Eu acabei de colocar o hidro-vácuo, ignição eletronica e pedaleira suspensa no meu CJ-5 1959 com BF-161 SUPER HURRICANE 6 cil. Comprei esse CJ em junho passado, e já havia instalado em janeiro rodas de ferro, pneus Mudzila 31 e amortecedores Kamonseki - além de ter dado uma geral nos feixes de molas. Ainda não testei o Jeep - o que vai acontecer nesse sábado agora -, mas tenho grandes expectativas com relação a um funcionamento (ainda) melhor do motor.
ps. também troquei o filtro de ar a óleo por um esportivo.
Grande Luciano , estou colocando ainda ou seja montando o sistema na viatura como faço no periodo da noite começando la pelas 22:00 e terminando .........................................
entao nao posso prescisar quando estara pronto mas quando ficar vou postar umas fotos para que voçes todos possam ver o que inventei com a grande ajuda do meu amigao Penildo aqui de Brasilia ( GENTE MUITO FINA E COM EXTREMO CARINHO QUE TENHO POR ELE ) , ja posso adiantar que estou usando um cilindro mestre de kombi com hidrovacuo e reservatorio no mesmo mas somente com entrada de mangueira , mandei dobrar uma chapa para fixar no chassis o cilindro que ficara virado para tras do carro ( isso mesmo para tras ) e um sistema de articulador para que possa vir do pedal para acionar o cilindro , ontem a noite retirei toda a tubulação de freio velha para colocar uma nova tipo bicromatizada ( algo assim ) com o original que inclusive ja esta pronta com devidas coneçoes para rosquear nos flexiveis e cilindro , vamos aguardar o termino e testes ai colocarei as fotos , abraços ><><><><><><><>
Luciano Mariussi
24/04/2008, 20:37
Julinot,
Também comprei o Getulio em abril de 2007, e realmento aquele adesivo (inclusive já colado nele) A DIFERENÇA ENTRE HOMENS E MENINOS E O TAMANHO DE SEUS BRINQUEDOS é a mais pura verdade, comprei originalissimo (foto anexa): pneus 600x16 militar, bancos originais, estepe na lateral (quase derrubei a garagem 02 vezes):putz::parede:........então começou a festa primeiro comprei pneus argentinos 750 x 16, mandei fazer uma gaiola e substitui os bancos dianteiros por bancos concha, o banco traseiro meu cachorro adora dormir nele, já era esta sem, arquieie molas e coloquei jumelos altos e vamos pro barro:dance:, não contente comprei um jg. de rodas mangels e pneus Tork 265x75x16, quando o pessoal falava que tinha um jg. de pneus e rodas guardado e outro no Jeep andando eu achava um absurdo, bom lá esta o Getulio com sapatos novos e mais um jg. guardado8)...............bom agora vamos então mexer nos freios e escape:palmas:.................isto é até a patroa brekar :discordo:(COM SERVO, DISCO NAS QUATRO.........rsrsrsrsrs) os gastos.......rsrsrsrsrsr
Agora quanto ao filtro de ar também estava querendo colocar o esportivo, o Getulio também usa o de óleo, mas vc. não acha que fica muito vulnerável a poeira, barro, etc..............
Luciano... você está apenas no começo: AINDA VAI INCREMENTAR MUITO ESSA TUA VIATURA AÍ ! Eu acabei de colocar o hidro-vácuo, ignição eletronica e pedaleira suspensa no meu CJ-5 1959 com BF-161 SUPER HURRICANE 6 cil. Comprei esse CJ em junho passado, e já havia instalado em janeiro rodas de ferro, pneus Mudzila 31 e amortecedores Kamonseki - além de ter dado uma geral nos feixes de molas. Ainda não testei o Jeep - o que vai acontecer nesse sábado agora -, mas tenho grandes expectativas com relação a um funcionamento (ainda) melhor do motor.
ps. também troquei o filtro de ar a óleo por um esportivo.
jijoe_78
28/04/2008, 13:17
ôpa!
Sobre os motores eu acho que vale uma informação: pelo que sei, os motores BF-161 são conhecidos como Hurricane mesmo. Os 4 cilindros 2.6 da ford que vieram a partir de 1975 são conhecidos como Vigorelli. Os motores de 6 cilindros anteriores aos BF eram os Geórgia, aqueles de cabeçote plano. Confirmam?
Nos freios da minha rural eu faria o seguinte:
- Disco na dianteira;
- Na traseira manteria o sistema original (ela é 76 com freio de mão na roda traseira original e não no cardã) com os cilindros de freio dianteiros, que são maiores, instalados na traseira;
- Acionamento com Servo freio de, no mínimo, da F1000 (mais por conta do peso do carro).
Só que nesta história eu ainda colocaria uma peça equalizadora de pressão do sistema de freio. Ou seja, ela ajuda na distribuição de força nos freios, deixando 70% p´ra frente e 30% atrás. Eu sei que nos Escort de 86 tem esta peça e não sei nos carros de hoje. Acredito que é aqui que está o acerto da frenagem no carro.
Mas hoje a rural está com o sistema original e funcionando perfeitamente. Não faço uso diário ainda e nem trilhas, mas as 4 bandejas freiam muito bem inclusive em ruas muito íngremes e em emergência. O único contra deste sistema é ficar ajustando e verificando sempre o funcionamento.
[]´s!
Luciano Mariussi
21/05/2009, 21:25
Boa noite Srs.,
Como disse que iria comentar os resultados.....depois de pronto (bem depois por sinal).......:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
1 - Essa coisa de BF 161, Hurricane, Super Hurricane, Georgia:pensativo::pensativo::pensativo:....sei là, sei que estou apaixonado pelo motor do meu Jeep (BF 6cc),:dance::dance::dance::palmas::palmas::palmas: excelente nas trilhas, forte mesmo, e para o que eu ando (passeio) na cidade, esta muito bom, ainda náo tive a oportunidade de uma viagem longa com ele, mas...............
2- Srs., coloquei o dimensionado 6x2,:cool::concordo: depois de procurar muito consegui com um amigo no RS. Mandei fazer em uma oficina especializada com os 02 tubos atè a traseira do Jeep e um "silencioso" parecido com os do Opala, nas primeiras voltas....adivinha a vizinhanca ficou louca:evil::evil::evil:, agora jà esta mais calmo, mas quando o pessoal escuta o ronco e vë o bicho chegando.............ou seja avisa que tà chegando.....ficou muito bom: recomendo.:concordo::concordo::concordo::concordo:
3- freios, coloquei disco na dianteira e servo do Santana, ficou muito macio, porem esses dias precisei de uma freiada mais rapida e fiquei um pouco assustado demorou um pouco para parar:pensativo::shock::shock::shock::shock:,,,,,, acho que sera caso de pensar no disco traseiro.......
abraco a todos......e felizes somos nòs que temos nossa maquinas anti stress para os finais de semana..........:cool::cool::cool::cool::grin::gri n::grin::grin:
Amigos,
Gostaria de contar com a experiencia de vcs. em algumas dúvidas que tenho a respeito de meu CJ5, 68 com motor original 6cc:
1- O BF161 e Hurricane é o mesmo:?:
2 - Estou com a intenção de fazer um pouco de barulho então gostaria de colocar um escape dimensionado, pois para o Jeep em alguns casos na troca de escapamento (silencioso) eles parecem com ronco de Corcel velho, não é a intenção, por isso gostaria de colocar o dimensionado.........a dúvida é, o motor esta muito bom, será que não vou prejudicá-lo...........:?:
3- Bom finalizando, quanto aos freios gostaria de colocar disco na dianteira por questões de segurança.......mas não gostaria de mexer nas pedaleiras e consequentemente não colocando servo, pois gostaria de manter a originalidade, será que vou ter mais segurança apenas instalando os discos..........:?:
abraço
Luciano
Wesley Santos Mossoró
22/05/2009, 13:58
Você pode colocar um coletor dimencionado, com alguns detalhes com um pouco de conhecimento que tenho.
Não há muito problema além do preço gasto, mas com isso você também ganha um pouco de potência, contudo você usar um escape dimencionado e todo aberto sem abafador, você vai querer tá andando com o pé sempre cheio, pois vai ficar com um ronco bacana, se isso que quer; Com isso almentará o seu gasto com combutíval e o principal o motor estará sempre em altas rotações e grandes temperaturas, com isso você pode instalar um eletroventilador ou modificar a ventoinha por uma de melhor angulo de ataque em relação a propulsão do ar através do radiador.
Tenho um artigo, acho se você ler pode te dar um luz, mas com outro motor e os valores mencionados são para todos modificados.
Artigo abaixo:
Aspirar o motor se baseia em três pontos: aumentar a taxa de compressão, melhorar o sistema de escape original, e reduzir a potência dispendida para fazer girar a ventoinha do sistema de refrigeração. A somatória destas pequenas modificações pode acrescentar aproximadamente 20 CV ao motor.
Escapamento :
Vamos começar pelo sistema de escape, que é o menos trabalhoso. Os sistemas de escape originais em carros com motores V8, via de regra, consistem de dois canos que estão ligados às saídas dos coletores de escape, sendo que as outras duas extremidades se unem num único cano que vai até a traseira do carro, sendo que neste cano é montado o silenciador ou abafador. Tal sistema traz como benefício a economia de material, pois se usa um único silenciador, e uma quantidade muito menor de solda e canos. Outro motivo é o aumento do torque em baixas rotações, fazendo com que o carro fique mais agradável de dirigir "civilizadamente". No entanto, torque é o que não costuma faltar aos V8, de modo que podemos melhorar o desempenho em rotações médias e altas do carro equipado com o sistema original descrito, sem sacrificar a dirigibilidade, simplesmente criando duas saídas independentes, ou seja, uma para cada coletor de escape. Um bom posto de escapamentos poderá fazer o serviço, e poderão ser aproveitados os estágios iniciais do cano, aqueles que saem dos coletores e seguem até a primeira emenda, obviamente se estiverem em bom estado (se não estiverem, prepare o bolso: são caros e difíceis de encontrar). Exija que sejam utilizados canos com a mesma bitola dos canos do primeiro estágio (pelo menos 2"), e evite um número muito grande de emendas. As inevitáveis curvas deverão ser suaves, para não dificultar o fluxo dos gases e, pelo mesmo motivo, as soldas não deverão ter muitas rebarbas.
Silenciadores Ou Abafadores :
A utilização de silenciadores ou abafadores é indispensável. Sem eles, o nível de ruído fica muito elevado, fazendo com que o carro fique desagradável de dirigir, deteriorando rapidamente suas relações com a vizinhança, e transformando você no alvo predileto dos policiais. Além disso, cria-se turbulência na saída dos canos de escape, dificultando a saída dos gases, anulando os benefícios das alterações sugeridas. Recomendo que sejam utilizados silenciadores por absorção, os populares "JK", devido à baixa restrição que oferecem (estes abafadores são formados por um tubo metálico revestido internamente por material fono-absorvente, sem obstáculos internos à passagem dos gases, ou seja, você olha por uma ponta do abafador e enxerga o outro lado). No mercado podemos encontrar os abafadores tipo "JK" com diversos comprimentos e diâmetros, utilize o mais comprido que o espaço permitir, no diâmetro adequado à sua tubulação. Os silenciadores convencionais restringem mais o fluxo, mas reduzem bastante o nível de ruído, a escolha é sua...
Coxins :
Finalmente, utilize suportes ("coxins") semelhantes aos originais para montar os novos canos e, após terminada a montagem, confira se não há contato ou proximidade excessiva entre o escapamento e o assoalho, diferencial, amortecedores, etc., balançando o carro para detectar ruídos.
Ventoinha :
Destinada a forçar a passagem de ar através do radiador, a ventoinha é indispensável para carros com melhrias de potêcia, pois sem ela o arrefecimento do motor fica seriamente prejudicado. No entanto, o motor dispende uma considerável parcela de sua potência para fazê-la girar (claro que estamos falando de ventoinhas originais, daquelas que são acopladas diretamente à bomba d'água, e que giram continuamente quando o motor está funcionando). Mas, e se pudessemos fazer a ventoinha girar apenas quando ela é realmente necessária? Bem, podemos, de várias formas.
Em estabelecimentos que vendem componentes para preparação de motores, ou nos mercados-de-pulgas dos encontros de carros antigos, podemos encontrar ventoinhas flexíveis, que tem como característica a redução progressiva da inclinação das pás, à medida que a rotação do motor aumenta. Ora, quanto menor for a inclinação das pás da ventoinha, menor a potência necessária para fazê-la girar. Claro que uma ventoinha mais plana induz uma quantidade de ar menor mas, como foi dito, a redução é progressiva. Presume-se que, estando motor em rotação elevada, a velocidade do carro será suficiente para o que o vento que incide sobre o radiador refrigere o líquido de arrefecimento. Em baixa rotação a ventoinha flexível deverá se comportar como a original. Sendo assim, basta encontrar uma destas ventoinhas com diâmetro e furação iguais às da original e fazer a substituição. Não recomendo a utilização deste método em carros com problemas crônicos de aquecimento, como Mavericks e alguns modelos de Pontiac.
Outra maneira é adaptar uma ventoinha acionada por um motor elétrico, como nos carros mais atuais. Embora seja mais caro e trabalhoso, este sistema é mais confiável, em minha opinião. Basta adquirir um motor elétrico adequado, procurar um bom torneiro disposto a fazer as peças necessárias para acoplar a sua ventoinha ao eixo do primeiro, e para acoplar o conjunto ao radiador. Tome cuidado com a distância entre ventoinha e radiador, para evitar danos à este. A ligação elétrica poderá ser feita de duas maneiras: para locais de clima quente, ou quando o carro é principalmente utilizado sob trânsito intenso, pode-se fazer as conexões de maneira que a ventoinha funcione continuamente, estando o carro ligado. Para climas mais frios ou utilização principal em estradas, utilize um termostato ("cebolão") para fazer o acionamento apenas quando a temperatura se elevar acima de um determinado nível (neste caso será necessária a intervenção de um especialista em radiadores para adaptar o termostato). De qualquer forma, peça ajuda ao seu auto-elétrico de confiança, explicando exatamente o que você pretende, utilize cabos de bitola adequada (pelo menos 12 AWG ou 2,50 mm²), e intercale um fusível no circuito com amperagem 5 vezes maior do que a consumida pelo motor elétrico (verifique na plaqueta de identificação deste).
Em qualquer caso, considere seriamente a possibilidade de instalar um radiador especial, com mais aletas de dissipação e maior capacidade de líquido (feito sob encomenda).
Dica :
Mantenha os olhos no marcador de temperatura (se seu carro vier equipado com aquela nojenta luz-espia que só acende depois que o motor ferveu, providencie a instalação de um marcador adequado), e nunca deixe de utilizar aditivos refrigerantes de boa qualidade, à base de etilenoglicol, na proporção indicada pelo fabricante do aditivo. Isto só trará lhe trará benefícios, e economizar trocados com o arrefecimento poderá significar um motor fundido, e o prejuízo será bem maior.
Espero que tenha ajudado!
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