Ver Versão Completa : Porta Luvas que não abre!!!! Ajuda.
lmazzucatto
21/04/2008, 15:56
Pessoal,
Hoje de manha o porta-luvas superior ( foto anexo ) de meu vitara 3P JLX não quer abrir mais....
Alguem já passou por isso?
Eu até tentei forçar, mas ta na cara que vai quebrar.
Abraços
Luis
arlei_vitara
21/04/2008, 16:17
Pessoal,
Hoje de manha o porta-luvas superior ( foto anexo ) de meu vitara 3P JLX não quer abrir mais....
Alguem já passou por isso?
Eu até tentei forçar, mas ta na cara que vai quebrar.
Abraços
Luis
Amigo Luis,
Vc. agora faz parte das estatísticas..............a trava deste porta-luvas superior dos '97 é barbada de quebrar e aí vc. não consegue mais abrir a tampa nem f*#&dendo...........o negócio vira um cofre. Conheço um razoável número de Vitaras 97 que passaram por isso.
De cara te digo: desiste de abrir com arame, faca, lâmina fininha, tentando forçar por baixo da tampa para abrir o pino, é imposível e só vai marcar todo teu painel.
Depois de quase um mês quebrando a cabeça e tentando abrir a porcaria da tampa do porta-luvas, parti para a solução definitiva, e a meu ver única:
Pega uma folhinha de serra manual, somente a folha sem o arco de serra. Com uma alavanca (faca, canivete etc...) levanta um pouco a tampa forçando entre ela tampa e o painel (coloca um pano por baixo da lâmina para não marcar o painel) e com muita calma e paciência serra o gancho metálico (uma espécie de arco) onde a trava plástica da tampa do porta-luvas engata. Este gancho é rebitado no painel, não sei de jeito nenhum :parede: :parede: só na serra mesmo.
Bom, agora a tampa já tá aberta, mas vai ficar sem trava. Para evitar de ficar batendo na buraqueira e fazendo barulho, forra a borda do porta-luvas onde a tampa apóia com tiras de carpete fino (forração) que vc. compra em qquer. loja de tapetes. Recorta tiras de carpete e cola. Fica perfeito e não vai mais fazer barulho.
[ ]s,
lmazzucatto
21/04/2008, 16:32
Puxa vida...
eu morri de dar risada aqui sozinho quando vc diz pra desistir de usar faca, serra, chave, araminho.... eu já tinha tentado isso tudo!!! heheheh.
É, o jeito vai ser meter a serra então...
Não tem como arrumar a trava depois???
Eu só estou na fissura para abrir porque a chave do meu outro carro ficou lá dentro...... :)
Mas depois que serrar a tampinha não fica "pulando" não??
Abraços
Luis
Supercharger
21/04/2008, 16:44
Se ficar pulando usa velcro.
arlei_vitara
21/04/2008, 18:53
Puxa vida...
eu morri de dar risada aqui sozinho quando vc diz pra desistir de usar faca, serra, chave, araminho.... eu já tinha tentado isso tudo!!! heheheh.
É, o jeito vai ser meter a serra então...
Não tem como arrumar a trava depois???
Eu só estou na fissura para abrir porque a chave do meu outro carro ficou lá dentro...... :)
Mas depois que serrar a tampinha não fica "pulando" não??
Abraços
Luis
Não fica pulando não...............para garantir, faz o esquema que te falei de forrar co carpete fino onde a tampa apóia no porta-luvas.
SUZUGLAU
22/04/2008, 13:21
Pode contabilizar + 1 Vitara 97 com esse problemas.
Ja perdi umas horas tbm tentando abrir.
Acho q vou serrar tbm.
abs
Já ouvi uma história de abrir com um cartão de crédito..... quem sabe num vale testar isso? pega um cartão velho e tenta.....
abs
Supercharger
22/04/2008, 18:21
É que o cara levou no tapeceiro e pagou no cartão, Cris!
Rsrsrsrs.
[]´s
Gustavo.
SUZUGLAU
05/05/2008, 14:05
Faaala pessoal! Vou colocar aqui minha contribuição....
Como quando comprei o Vitara (2 meses) o porta-luvas (COFRE) ja estava trancado, nao tinha ideia de como funcionava o mecanismo de tranca e me espelhava ao porta-luvas de baixo. Entao estava usando a tecnica errada para tentar abrir o cofre de cima.
Seguindo a sugestao do amigo Arlei.... passei a serra na alça! Problema resolvido! Cofre aberto e nao bate nada (mesmo na buraqueira)
Mas aos amigos q ainda nao tomaram a atitude desesperada de serrar, vou postar fotos do mecanismo de tranca, que acredito ser possivel abrir agora sabendo como funciona.
Diferente da tranca de baixo (em formato de gancho), essa soh tem q ir para traz, entao a ideia de levantar um poko com uma chave de fenda e tentar empurrar com um cartao de credito... Ou algum ferro em pequeno "L". Segue as fotos do movimento q a tranca tem q fazer.
Ps. Olha como a coitada ficou de tanto tentar abrir!
abs
[]
lmazzucatto
05/05/2008, 15:04
Faaala pessoal! Vou colocar aqui minha contribuição....
Como quando comprei o Vitara (2 meses) o porta-luvas (COFRE) ja estava trancado, nao tinha ideia de como funcionava o mecanismo de tranca e me espelhava ao porta-luvas de baixo. Entao estava usando a tecnica errada para tentar abrir o cofre de cima.
Seguindo a sugestao do amigo Arlei.... passei a serra na alça! Problema resolvido! Cofre aberto e nao bate nada (mesmo na buraqueira)
Mas aos amigos q ainda nao tomaram a atitude desesperada de serrar, vou postar fotos do mecanismo de tranca, que acredito ser possivel abrir agora sabendo como funciona.
Diferente da tranca de baixo (em formato de gancho), essa soh tem q ir para traz, entao a ideia de levantar um poko com uma chave de fenda e tentar empurrar com um cartao de credito... Ou algum ferro em pequeno "L". Segue as fotos do movimento q a tranca tem q fazer.
Ps. Olha como a coitada ficou de tanto tentar abrir!
abs
[]
Cara, voce não tem idéia como isso vai me ajudar.
Eu ainda não serrei a trava, vou tentar esgotar todas as chances de abri-la sem ter que serrar.
valew companheiro.
Abraços
Luis
Charles Vitara
06/05/2008, 21:02
Eu tive o mesmo problema no meu Vitara 97/98, mas levei no Edmur e o Anderson abriu sem danificar nada.:palmas:
O cara é profissional.
Vc deve retira a lingueta da trava, pois não adianta arrumar. Eu coloquei duas pequenas tiras de velcro adesivo e pronto, não bate nadinha.
Espero ter ajudado.:mrgreen:
Um abraço
Charles Vitara
06/05/2008, 21:15
Ah, o velcro deve ser colocado próximo ao local onde ficava a lingueta, pois assim não bate nada na trilha.
Sem essa de danificar o painel usando uma serra.
Seis tão me assustando, deixa o pega pro mato.
Newton Guerra
14/12/2008, 23:08
Ontem fui eu a vítima da maldita trava. Para minha surpresa foi muito fácil abrir a tampa! Tem que soltar o conjunto todo, por baixo.
Primeiro, retire o porta-luvas inferior (duas travinhas atrás). Olhando por baixo, 5 parafusos philips soltam o porta-luvas superior: dois atrás, um de cada lado e um na frente. Esse último é difícil de ver, mas fica bem no meio e no tato a gente acha. A chave alcança fácil.
Com o conjunto na mão, levante a trava (mesmo quebrada) e com uma chave de fenda empurre a lingua para dentro. Pronto, abriu sem forçar e sem nenhuma marca!
Tentei fazer uma alavanca com uma chapinha de alumínio, mas quebrou logo. Com uma chapinha de aço dá pra fazer fácil.
Foto 1: conjunto desmontado, dá prá ver onde estavam os parafusos.
Foto 2: acesso à lingueta
Foto 3: chapinha de alumínio
Foto 4: chapinha montada
Continua...
Newton Guerra
14/12/2008, 23:18
Continuando...
Como a chapinha de alumínio não deu certo, resolvi então furar a peça quebrada com uma broca muito fina, de Dremel. Furei também onde ela deveria se encaixar. Sacrifiquei a broca :cry: e a cortei no tamanho exato para ligar a peça quebrada ao resto do conjunto. Colei tudo com um pouquinho de cola epóxi (tipo Araldite). O esforço agora vai para a broca. Cair não vai pois a alavanca fica apoiada dentro da ranhura da lingueta. O esforço de cisalhamento vai pra broca. Ficou bom, vamos ver quanto tempo dura. O mais chato foi colocar a mola no lugar.
Foto 5: Broca na mardita
Foto 6: Furo no fecho
Foto 7: onde quebrou
Foto 8: pronto pra outra!
Ismar Leal Machado
15/12/2008, 09:23
no meu vitara tive o mesmo problema e com uma chave de fenda fininha eu consegui empurrar a tal lingueta abri a porta e arrumei. esta funcionado até hoje e isto vai fazer já uns dois anos.
e tudo uma questão de paciência e amor pelo carro. nada de serrar e inutilizar o porta luvas, o vitara já é por demais pequeno para agente ficar perdendo espaço.
faça tudo com muita calma que certamente vai dar certo.
SUZUGLAU
16/12/2008, 00:59
É amigos, tbm nao gostei de serra o meu nao.
Mas tive que sacrificar pra evolução da espécie. Nao tinha fotos de como funciona a tranca. Perdi a conta de quanto tempo tentei abrir, e mais inutilizado ele estava trancada.
Mas serrei e uso normal viu..... Como o amigo Arley falow, nao pula, nao faz barulho na trepidacao.
Agora tem muito material ai para os amigos que tem esse problema. Calcanhar de Aquiles do vitara 97.
Abs
[] Viva a evolucao da espécie
Cleyson Guimarães
10/01/2010, 17:32
Companheiros !!
Engraçado vim para descobrir se é fácil achar outro cofre mas pelo jeito o problema é comum, rsrsrsr!!
Então deixa eu contribuir.
Tive o mesmo problema, mas antes de meter faca, picareta, maçarico (rsrsrsrs com todo respeito a quem fez, porque comecei tentando abrir desse jeito e riscou todo o plástico) pois bem, façam da seguinte forma.
Abram o porta luvas por completo, depois de aberto, com uma mão em cada lateral da tampa, aquela parte mais flexivel, aperte as duas laterais juntas para dentro para que solte do batente desta tampa e fique literalmente pendurada (conforme a foto). Solte os dois parafusos laterais onde é preso o porta luvas e tire o porta luvas. Em seguida com uma lanterna localize os cinco parafusos (suas posições formam um pentagono, estão fixados junto a um lamina de metal preto) que fixam o cofre por dentro do painel e depois tire-o por cima, depois é desparafusar onde vai a trava (conforme foto do nosso amigo Newton Guerra, a foto 2 acesso a lingueta)e desmontar todo o sistema.
Será que é fácil achar esse cofre em algum lugar, pois tentei abrir do jeito mais bruto e riscou tudo depois fui pelos parafusos rsrsrsrs.
Abrazzzzzzzzzz8-)
mauricioalan32
10/01/2010, 20:47
O meu estava quebrado qndo comprei, ai desmontei com toda paciencia ele sem danificar e fiz parecido com o do Newton, fiz um furo tmbm na trava quebrada só q fundi um preguinho no furo e ficou 10, ja faz um ano q consertei e nunk mais quebrou. Na minha opinião ficou mais forte do q era original, pois essa travinha q quebra é um Bost@@@! Abrass
Marco-Maga
11/01/2010, 21:36
O meu estava quebrado qndo comprei, ai desmontei com toda paciencia ele sem danificar e fiz parecido com o do Newton, fiz um furo tmbm na trava quebrada só q fundi um preguinho no furo e ficou 10, ja faz um ano q consertei e nunk mais quebrou. Na minha opinião ficou mais forte do q era original, pois essa travinha q quebra é um Bost@@@! Abrass
Mauricio,
É isso ai, quam ainda não teve o problema vai ter... kkk
Ainda bem que o Newton colocou o passo a passo como fazer a abertura e vc ainda colaborando com o conserto..
Abs.
Galera pra reativar o Post! eu comprei o meu e o antigo dono já havia solucionado isto da forma mais rápida - ou seja, ta quebrada a trava e faz uma barulheira danada quando trepida o carro!
Estou procurando a peça para comprar e encontrei no traçado 4x4.. como achei muito caro ainda procuro em outro lugas mas sem sucesso!
aguém tem idéia ai de onde encontrar?
Caso alguém mais se interesse em postar como consertou e fez uma gambiarra ficaria agradecido!
grande abraço
Newton Guerra
16/05/2014, 17:53
Putz, a minha gambiarra está funcionando até hoje, já faz mais de 5 anos.
Ola Newton.. Daqui uns dias vou ver se consigo copiar oesquema é q eu sou meio tanço c essas coisas hehehe. Se eu conseguir resolver posto aqui... Se não vou fazer o esquema do velcro mesmo q é mais simples
Abraço
Ola Newton.. Daqui uns dias vou ver se consigo copiar oesquema é q eu sou meio tanço c essas coisas hehehe. Se eu conseguir resolver posto aqui... Se não vou fazer o esquema do velcro mesmo q é mais simples
Abraço
eu ja comprei meu vitara em 2013 com essa tampa travada , dai num belo dia de sol estava subindo uma estradinha cheia de costelas pros lados de Rio Acima MG e a lingueta da trava do porta luvas se quebrou , do nada so com a trepídacao, o porta luvas se abriu e la estava o controle remoto do som , rsrsrs...
flavinho
27/08/2014, 15:56
Hahahaha
Agora vi que esse é um problema cronico dos Vitaras 97....
Comprei meu Vitara em maio/12 já com essa tampa travada. O antigo dono comprou o carro de um senhor que comprou zero. Também disse que quando comprou, já estava travada e disse que tentou abrir, mas nao conseguiu.
Resumindo: sou o terceiro dono do carro, o segundo pegou travado e nao abriu e estou com ele até hoje.
O pior que me disseram que o antigo dono tinha uma puta grana.
Pergunta: Será que tem algum trocado "esquecido" naquele cofre!??
Vou tentar descobrir isso hoje em casa!!! kkkk
Obrigado pelas dicas!!
Grande abraço a todos!
Newton Guerra
27/08/2014, 16:05
Pergunta: Será que tem algum trocado "esquecido" naquele cofre!??
Vou tentar descobrir isso hoje em casa!!! kkkk
Obrigado pelas dicas!!
Grande abraço a todos!
Não se esqueça de pagar a taxa obrigatória de 10% para quem deu dicas úteis :mrgreen:
rbrunato
27/08/2014, 17:52
Se ficar pulando usa velcro.
meu esta preso com velcro também.
Acho que é a melhor solução.
Mas deve ser um pedaço pequeno, senão, fica difícil abrir depois.
Ismar Leal Machado
30/01/2015, 19:09
Amigos levei meu vitara numa oficina e não percebi ao busca-lo que forçaram a maçaneta do porta luvas e a quebraram. Alguém sabe dizer onde posso encontra-la?