Conectar

Ver Versão Completa : Substituição de motor bf 161

fábrega
21/04/2008, 11:23
Olá pessoal, o motor original do jeep (bf161) já está apresentando sinais de desgaste (fumando um pouco, vazamentos diversos de óleo, perca de potência), sem dizer que não estou conseguindo por esta "fera" para funcionar, basta rodar cerca de 20 km que ele morre e depois só pega quando esfria um pouco. A bomba de combustível já foi trocada duas vezes. (coloquei bombas novas tipo blindada).

Acho que para resolver meu problema de vez só trocando o motor. Alguém pode sugerir um motor bom que não tenha preço astronômico. A intenção é usar o jeep no dia-a-dia, sem forçar em trilhas pesadas.

Será que compensa arrumar o motor velho??

Grato pelas respostas.

Kim
21/04/2008, 11:29
Caro amigo.

Não faça a retifica de seu motor.

Compensa comprar um motor aqui no fórum e colocar lá, ou comprar moderno e adaptar.

Aqui pagará no máximo 1000,00 num motor em bom estado, e se for retifica-lo, gastará 2000,00 prá lá.

É só uma sugestão.

Abraços.

Kim.

Julinot
21/04/2008, 15:37
Para uso no dia a dia, se você pretende mesmo trocar, acho que uma pesquisa no fórum vai te revelar que uma excelente opção é um motor AP - até porque você não pretende forçar muito em trilhas... mas um BF "novo", com uma relação mais longa, também pode ser usado no dia a dia. Se você dá muito valor ao quesito originalidade... 1000 ou 2000 não é o que vai fazer diferença, e depois, tem motor para mais muitos anos.

fábrega
21/04/2008, 21:28
Valeu pela opinião, vou estudar mais um pouco.

Abraço!

Pagani
22/04/2008, 10:36
Este seu problema parece ser bobina, da uma testada :parede:...

Uma boa solução seria um motor 3000 do maveco, é tirar o BF e colocar o 3000...

Um motor opala 4'é boa saida também....

[]'s

diogosp
22/04/2008, 11:32
Fala Fabrega, blz??

Seguinte....Alguns anos atras passei por isso, meu BF foi pro espaco...Se bem que o bichinho foi valente, vazava oleo, subia oleo nas velas em 4 cilindros e usei ele por mais dopis anos com todos esses sintomas hehehehehe...
O que acontece....Motor bom, tem varios tipos para colocar na viatura, o problema nem é o valor do motor e sim a adaptação que deverá ser feita....Ai é q o bicho pega...heheheh

CoOmo nosso amigo Pagani disse, eu troquei o meu BF por um 3000 do maveco, motor muito parecido com o BF porem um pouco mais potente....Paguei na época 900 reais e o motor está show de bola até hoje.....E o pincipal...É plug and play, é tirar o BF e colocar o 3000, ja era......Acho que deveria seguir o caminhos que os colegas disseram.....Procure um BF ou 3000 em bom estado e aproveite mais um tempo até juntar umas latas pra colocar um motor mais moderno na viatura...

Abraços

Diogo

fábrega
22/04/2008, 12:04
Valeu mesmo pessoal, já começo a imaginar algumas alternativas para colocar a viatura pra rodar com mais confiança. Abraço !!

Milton Quindim
22/04/2008, 20:27
Como jah disse em outro tópico...eu gastei alguns tostões, cerca de 500 para reformar meu bf que tava queimando óleo e perdeu potência. Troquei os aneis e as bronzinas de biela, mandei aplainar o cabeçote, rebaixar um milímetro do que estava, refazer as sedes de válvulas e trocar também os retentores de válvulas.
O motor está novo de novo, está melhor em diversos aspectos, ficou mais forte do que jah era, está respondendo muito mais rápido e está mais econômico tambem, cerca de impressionantes 7 km/l medido na garrafa de coca cola de vidro,e o melhor de tudo que depois de descobrir que o meu motor é standar motor abrimos e a surpresa maior foi essa, original ainda significa que ele ainda terá muitos anos de vida pela frente ...hehehe
Quando eu for trocar ele espero mesmo que já tenham surgido outras opções de motores mais modernos e com força parecida.
O motor de opala que é o preferido de 9 entre 10 jipeiros para substituir o bf não se fabrica mais e como um colega aqui relatou as peças estão tão dificeis de achar que tah mais fácil manter o bf mesmo.
Temos os motores das picapes como ranger e s-10 que são muito fortes também, porém meio caros ainda.
Os motores diesel ainda também são muito caros e eu naum sou fã do diesel, odeio o cheiro.
Os motores ideais para o jipe seriam os motores a gasolina de seis cilindros que equipavam as picapes ford anos atrás, mas eles eram importados da argentina o que impossibilita a manutenção atualmente pela falta de peças.
Sei que na europa usam-se motores renault ou fiat mas aqui ainda eles ficariam meio caros quem sabe daqui uns anos eles equipem alguns jipes.
Por enquanto fico no meu bf e indicaria a vc uma passada num bom mecânico para que ele lhe desse uma real situação do seu motor e quanto gastaria para resolver seu probleminha, quem sabe vc acaba resolvendo isso rapidinho como eu, em dois dias estava com ele funcionandinho novamente...hehehe...e feliz tbm.

Leonardo Raffi
22/04/2008, 20:33
procura no forum tem mais motores originais baratos a venda e outros seg exemplo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38902&highlight=pe%E7as+jeep

fábrega
23/04/2008, 17:23
Boa Milton, fiquei animado com a sua estória, confesso que já estava pensando em dar uma olhada no motorzão antes de substituí-lo. Já arrumei um bom mecânico pra me dar um diagnóstico do bf, estou torcendo para que ele seja também standart.
Muito Obrigado! um abraço!