Ver Versão Completa : Motor Toyota 14B + câmbio de 04 marchas sincr. da certo?
estyvybeykr
20/04/2008, 21:26
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo: Senhores especialistas em transformações, ou doutores das monstrificações, pergunto aos experts no assunto:
Seria possível colocar num motor toyota 14B uma caixa de 04 marchas sicronizada com reduzida?
Haverá necessidade de troca de eixo piloto(primario) ou somente troca de disco de embreagem do 14B para o MB?
E se for possível, qual seria a melhor relação a ser usada: 9x37 , 10x37 , 11x35 ou 12x35 , levando se em consideraçao que possuo uma 9x37 e outra 10x37 e toda essa jeringônça rodará em cima de pneus 31 10.5 R15
:shock:Será muita loucura ou é possível,T+ :evil:
Celso CJ5 diesel
20/04/2008, 23:20
Estevão,
É perfeitamente possível acoplar o motor 14B ao câmbio 4 marchas sincronizado + CT, basta você trocar a embreagem pela usada no motor Mercedes. Não é necessário trocar mais nada!! Eu tenho este conjunto no meu CJ5 e vai muito bem. Até gostaria de ter instalado o câmbio 5 marchas mas ... não coube! É óbvio que o 5 marchas é melhor, porém mais caro e o que é pior ... mais comprido.
Abraço,
Celso
Caro estyvybeykr!
Tudo é possível, basta sua determinação!!!
O que pretende fazer, pode ser feito, mais tem que ter paciência.
Monte com sua relação, experimente, caso não fique bom, fique curta, coloque a outra, somente em no eixo trazeiro, ande sinta como ficou e, assim va fazendo as transformações.
Pelo pouco que sei do 14B, é uma exelente escolha.
Abraços.
Kim.
elmestizo
21/04/2008, 10:12
OPs..
Dá pra usar sim... só que terás que usar a capa seca do 14b+embreagem do mercedes.
A relação? Pode ir na mais longa.. lembre-se q o 14b gira 1k a mais que o merdeces.
abrass
estyvybeykr
21/04/2008, 10:24
[quote=Celso CJ5 diesel;591473]Estevão,
É perfeitamente possível acoplar o motor 14B ao câmbio 4 marchas sincronizado + CT, basta você trocar a embreagem pela usada no motor Mercedes. Não é necessário trocar mais nada. É óbvio que o 5 marchas é melhor, porém mais caro e o que é pior ... mais comprido.
Caro Celso, me diga como ficou no cj no on road e no off road, principalmente no on road porque uso muito pouco a band no off. e qual a sua relação CP ?Forte abraço.
estyvybeykr
21/04/2008, 10:31
Caro estyvybeykr!
Tudo é possível, basta sua determinação!!!
O que pretende fazer, pode ser feito, mais tem que ter paciência.
Monte com sua relação, experimente, caso não fique bom, fique curta, coloque a outra, somente em no eixo trazeiro, ande sinta como ficou e, assim va fazendo as transformações.
Pelo pouco que sei do 14B, é uma exelente escolha.
Abraços.
Kim.
Grande Kim, determinação não falta pra quem é dono de um 4x4 não é verdade? Vou fazer como dissestes colocando o 14B, vou experimentar a que já esta instalada no eixo trazeiro 10x37 a principio, e vou analizando a melhor opção. Forte abraço.
estyvybeykr
21/04/2008, 10:37
OPs..
Dá pra usar sim... só que terás que usar a capa seca do 14b+embreagem do mercedes.
A relação? Pode ir na mais longa.. lembre-se q o 14b gira 1k a mais que o merdeces.
abrass
Beleza Elmestizo, realmente suspeitava que apenas com a troca da embreagem já resolveria a questão, e a capa seca tambem já esta incluido no pacote, quanto a relação vou fazer como o Kim falou acima e aproveitar para testar primeiramente a 10x37 que já esta no eixo trazeiro. Forte abraço.:concordo:
Caro estyvybeykr!
Quando comento sobre testar, é por que por mais que se faça as contas, terá um parâmetro próximo do seria o uso.
Na seção de engesas, o Hugo4x4 coloca umas tabelas com todo o escalonamento das marchas, mais existe um fator externo, que é o peso do veículo a ser arrastado, condições de terreno habitualmente usado, dentre outros.
Como deve saber, vou partir para um cumminis em meu engesa, estou no momento com uma 11x45, tenho uma 11x41 que está na espera, bem como uma 12x47.
Sobre a colocação do motor, procure não mexer no eixo piloto, na minha cidade existe uma pequena empresa que remanufatura os discos de embreagem, ou fazem a gosto do cliente.
No seu caso, poderia usar a fibra do 14B, com o centro do cambio 4m, trabalhando somente a ponta do piloto para encaixar no volante 14B, pois é assim que pretendo fazer.
No mais é só persistência e alegria.
Abraços.
Kim.
Celso CJ5 diesel
22/04/2008, 18:37
Estevão,
Meu CJ ficou muiiiiiitttto forte. Eu não sei precisar o quanto (torque, cavalaria e etc), mas considerando que o meu 14B tinha 96 CV e que foi turbinado e intercolado. Acredito que tenha atualmente no mínimo uns 120CV, mas isto fica pro dinamômetro um dia dizer. A velocidade final é 125 Km/h medida no Totem, sendo a de cruzeiro 100 a 105 Km/h numa boa. Lembrando que ele está spoado e com pneus 35x12,5x15. Já andei razoavelmente on road para poder avaliar seu desempenho. Em janeiro/2008 fizemos ao redor de 4.000 Km até o Farol de Santa Marta em SC e um tour completo por todas as praias no caminho, incluindo muita areia. Assim, o desempenho no on road é bom, mas seria melhor com o 5 marchas. Entretanto, você verá o tamanho do meu cardã traseiro e ... não cabe. No off road é possível ver o quanto o bicho ficou forte e pronto pro que der e vier. Se você puder optar, fique com o 5 marchas. Dê uma olhada na instalação
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14308&page=11
Abraço,
Celso
estyvybeykr
22/04/2008, 20:42
:palmas:Celso realmente show de bola seu CJ, não tenho o problema de espaço como vc teve no Cardã, pôrem como já comprei uma caixa de 04 marchas, creio que ainda fica mais barato trocar C&P que comprar uma outra de 05 marchas. Meu Problema agora é outro, o motor que tava de olho já foi vendido:cry:, fazer o que, aguardar um outro é claro:twisted:. Agradeço a todos que postaram suas experiências e conclusões, forte abraço a todos:dance:.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.