Conectar

Ver Versão Completa : AJUDA para equipar L200!

fernandoosousa
20/04/2008, 16:37
olá pessoal!!
estou querendo equipar minha L200 HPE 04/05, e gostaria de saber qual pneu colocar para andar na terra e no asfalto, sem dar muito barulho ou estragar alguma coisa quando andar no asfalto, tambem queria colocar um snorkel, sera que fica caro quanto??
sera que assim esta bom ou precisa colocar algo pra ficar melhor??
VLW pessoal!:grin:

sergio l200 triton
21/04/2008, 00:57
em relacao a pneu nao tenha duvida... bfgoodrich at...
mesma medida do q vc usa...

LUIS ANTONIO -BA
21/04/2008, 22:44
O snorkel fica na faixa de uns 800,00 todo pronto, isso comprado na Mit.

Paulo_CW
29/04/2008, 17:53
Seguinte,
Qual sua intenção com a viatura.... q vc diz com andar na terra, se for pra trafegar emestradões, não precisa nada mais q uns AT.... se vai fazer trilha, daí a coisa muda e coloca de vez uns Mud 33"....
Snorkel..... vc vai entrar em rios, vai fazer trilhas pesada.... se sim ok, senão... não precisa....
Tudo depende de teu uso meu amigo, ou é só pra enfeite....

sayon
29/04/2008, 20:11
da uma olhada na l200 savana e da uma inspirada! haha

fernandoosousa
29/04/2008, 20:15
eu queria um pneu só pra passar nuns atoleiros e num córrego pra chegar na fazenda e o snorkel e que na epoca da chuva tem lugar lá que inunda a estrada fica uns 80 cm de altura!!
abraço.:mrgreen:

nelsonnrc
30/04/2008, 01:38
- Pneus BF Goodrich AT
- Amortecedores Rancho série 9000
- Controle interno dos amortecedores
- Bom kit de farois xenon
- Snorkel(MMC)
- Cinta pra reboque
- Kit de pá da L200
- Saco de areia de 150kg pra caçamba (caso ande com ela vazia)
- Ponto de escora na traseira do L200
- Pequeno reservatorio de água na caçamba(trabalhei em fazenda e ajuda muito)
- Baulete de caçamba MMC
- Uma boa lanterna pra levar no carro!:concordo:

Marcello Ladeira
30/04/2008, 08:13
Durante esse período de inundação o AT não é o mais recomendado não... sugiro manter um pneu Mud específico para essa ocasião.

Com relação às dimensões o BF AT (265/75R16) é um pouco maior que o Pirelli Original (265/70R16), tendo pouco mais de 1cm a mais de banda... o suficiente para pegar um pouco no parabarro dianteiro quando se estersa... nada que não possa ser resolvido tirando um pouco do parabarro com uma lixa.

Abs,

Jorge T
30/04/2008, 08:19
Durante esse período de inundação o AT não é o mais recomendado não... sugiro manter um pneu Mud específico para essa ocasião.

Com relação às dimensões o BF AT (265/75R16) é um pouco maior que o Pirelli Original (265/70R16), tendo pouco mais de 1cm a mais de banda... o suficiente para pegar um pouco no parabarro dianteiro quando se estersa... nada que não possa ser resolvido tirando um pouco do parabarro com uma lixa.

Abs,
x2....não esquecer das proteções da Todo Terreno.

Fábiodito
15/05/2008, 17:37
x2....não esquecer das proteções da Todo Terreno.
Desculpe a ignorancia, mas não entendi.
Valeu.
abçs

Jorge T
15/05/2008, 18:33
Desculpe a ignorancia, mas não entendi.
Valeu.
abçs
Da uma olhada aí.

http://www.todoterreno.net/

Fábiodito
15/05/2008, 18:56
Da uma olhada aí.

http://www.todoterreno.net/

Jorge, muito obrigado. Muito massa o site.
abç!

AKPG
15/05/2008, 19:04
Sugiro um pneu BF MUD. O AT, dependendo do lugar onde vc irá, vai te deixar na mão.
Todo mundo fala mal do MUD, mas eu usei o BF MUD 33 no meu Troller e posso dizer que foi o melhor que fiz. Freia bem no asfalto seco e molhado e é muuuuito melhor na terra / barro.
Pergunte ao lealrenato aqui do fórum. Ele tem MUD na L200 dele e é a melhor pessoa para te dar as impressões sobre os pneus.

Abraços e boa sorte.

Fábiodito
15/05/2008, 19:07
Sugiro um pneu BF MUD. O AT, dependendo do lugar onde vc irá, vai te deixar na mão.

Tava pensando em por o AT na minha. Qual circunstâncias ele é ruim??
Abç!

Marcello Ladeira
15/05/2008, 21:31
Nunca andei com o BF Mud, mas o BF AT que uso tem menos estabilidade e freiam menos que os originais da L200 (Pirelli) e Pajero Sport (Yoko"grama"). No entanto o BFAT na terra e no cascalho é muito bom... acredito que os BF Mud também sejam, temo estes apenas no asfalto, mas o Leal Renato fala que são bons.

Abs,

lfernando
15/05/2008, 21:39
Abç!

Utilizo o BF A/T a mais de cinco anos,
para mim eles só deixam a desejar naquelas chuvas brabas no asfalto.

Nesses casos tem que manerar na velocidade para manter a segurança da viagem.

No restante, acho um excelente pneu!

AKPG
16/05/2008, 15:55
Abç!
Fábio,

O que vou escrever agora, reflete a minha opinião, ok? Sei que vai gerar polêmica, mas.....

O BF AT é:
- meia boca no asfalto seco
- meia boca no asfalto molhado
- bom na terra
- uma porcaria no barro

O BF MUD é:
- excelente na terra
- excepcional no barro

Portanto, é só tirar as conclusões.

O MUD vai gastar mais rápido que o AT, se for utilizado na maior parte do tempo no asfalto. Porém, dependendo do uso que será feito do carro, efetivamente sugiro o MUD. Inclusive estou até pensando em colocar MUD 31 na minha Hilux (caso eu não consiga colocar os MUD 33 que tenho em casa).

O BF MUD faz mais barulho que o BF AT? Sim, faz. Porém, é só fechar a janela, ligar o ar e você nem vai perceber que tipo de pneu está utilizando. Só não vai querer andar a mais de 170 com o MUD pois o limite de velocidade dele é 160.

E L200 com BF MUD fica Show!!!!

Abraços,

lfernando
16/05/2008, 18:48
Nunca andei com o BF Mud, mas o BF AT que uso tem menos estabilidade e freiam menos que os originais da L200 (Pirelli) e Pajero Sport (Yoko"grama"). No entanto o BFAT na terra e no cascalho é muito bom... acredito que os BF Mud também sejam, temo estes apenas no asfalto, mas o Leal Renato fala que são bons.

Abs,

Marcello, se vc faz umas trilhas de vez em quando, o desempenho dos MUD é notadamente superior. Uma vez andei com os Mud no asfalto, achei-os duros e barulhentos, acho os A/T macios e silenciosos.

Como só utilizo o carro no asfalto, prefiro os A/T.

Um abraço:concordo:

lealrenato
16/05/2008, 19:15
Fábio,

O que vou escrever agora, reflete a minha opinião, ok? Sei que vai gerar polêmica, mas.....

O BF AT é:
- bom na terra
- uma porcaria no barro

O BF MUD é:
- excelente na terra
- excepcional no barro

Portanto, é só tirar as conclusões.

O MUD vai gastar mais rápido que o AT, se for utilizado na maior parte do tempo no asfalto. Porém, dependendo do uso que será feito do carro, efetivamente sugiro o MUD. Inclusive estou até pensando em colocar MUD 31 na minha Hilux (caso eu não consiga colocar os MUD 33 que tenho em casa).

O BF MUD faz mais barulho que o BF AT? Sim, faz. Porém, é só fechar a janela, ligar o ar e você nem vai perceber que tipo de pneu está utilizando. Só não vai querer andar a mais de 170 com o MUD pois o limite de velocidade dele é 160.

E L200 com BF MUD fica Show!!!!

Abraços,

:palmas::palmas:alexandre expressou muito bem a impressão do pneu MUD.
eu, particularmente, tenho q pkp nao foi feita pra correr.
e pra mim, como dizia o alan prost, quem gosta de chuva é pato, chuveu, tiro o pé.
o senão do pneu mud, é o barulho, mas, alexandre mesmo falou, liga o ar, fecha bem os vidros e liga o som, q acabou o seu problema.
esteticamente, o carro fica 10.

:concordo::concordo:

lealrenato
16/05/2008, 19:40
quanto aosnorkel, aconselho a usar o da mitsubishi, ja disponivel para L 200 hpe, ja q é oriundo da L 200 savana.
:pensativo:por que o da mitsubishi???
porque é o unico em q a tomada de ar é na lateral do snorkel, logo :discordo::discordo: pega vacuo, como nos q tem a tomada pra tras; nem pega tudo q vem, como nos q tem tomada frontal.
como exemplo, veja a tomada de ar de caminhao.
ja encomendei um pra minha L 200.

espero ter ajudado

:concordo::concordo:

HEBER CJ3B
04/09/2008, 17:24
Lealrenato Tmb Tenho Uma L200 Outdor Aut E Queria Colocar Uns Mud 33,
Mas Minha Duvida é Em Questao Deles Ficarem Raspando Ou No Paralama Ou Suspensaosei Lá...
O Que Eu Teria Q Fazer... Existe Algum Esquema P Levantar A Suspensao Ou Colocar Uns Calços Maiores.
I A Suspensao Da Outdoor Aquenta Umas Trilhas Ou Da Dor De Cabeça

zguilherme
24/10/2008, 10:19
opa Heber.. tudo bom? eu tenho uma savana e estou rodando com os mud 31" originais. O problema para nao raspar na caixa de roda ou demais pecas foi diminuir o estercamento. Sendo q para fazer um "retorno" destes de 180 graus, vc tem de manobrar. nao tem jeito... gasto 4 pistas para fazer uma convergencia deste tipo.

Pois os pneus tem 12,5" de largura, sao bemmmm largos. entao nao tem milagre, ganha por um lado e perde do outro. Portanto acredito ser possivel sim colocar na sua l200, bastando regular o quanto o conjunto ira estercar. tem um parafuso q controla isso, vc mesmo em casa pode fazer. coisa simples, Eh claro q o ideal eh vc marcar quantas voltas vc ta dando no parafuso caso precise voltar para o original.

Bom, agora fazer um BL (body lift) como nos jipeiros chamamos nao eh simples assim. Por exemplo se vc levantar muito a barra da direcao ira ficar curta e vai precisar ser adaptada (sem problemas). Entretanto, dae vc comeca a mudar o projeto de concepcao da caminhonete, o centro gravitacional vai mudar em proporcao de quantas " vc aumenta.

Existe umas adaptacoes de uma empresa q c chama ARTIC TRUCKS tem um topico dedicado a isso... q fazem este tipo de servico em toyotas mantendo a garantia de fabrica, simplesmente um luxo o q eles fazem, em outras palavras " eu quero uma pra mim" , mas com um custo bemmmmmmm mas bemmmmmm proporcional a ideia kkkk....

Em Sao Paulo vc encontrara diversas empresas especializadas e com grande capacidade em fazer altecacoes na suspencao. O problema disso tudo eh q vc devera mexer na cambagem etc.... etc.... etc... (para colocar pneus 33" por exemplo). Acredito, estou chutando pois os pneus 33 do meu engesa sao GIGANTES perto dos 31 da savana...

Acho q eh uma otima ideia para discutirmos e ver solucoes... alias ate me interesso nisso kkkkkk.

Ah os amortecedores originais vao muito bem.... poxa 8 amortecedores???? nao creio precisar de rancho nao, alias, meu engesa anda com amortecedores do 1113 Mercedez... e ja tive rancho, vou ser sincero , te digo q nao senti diferenca, alias, o 1113 eh bemmmmm mais barato, tem um otimo curso e segura meu jipe no chao... portanto sei nao se o rancho vai fazer tanta diferenca... 8 amortecedores eh amortecedor pra burro segura muita coisa!

abracos e ja falei demais kkk...

NilsinhoRox
27/10/2008, 02:04
olá pessoal!!
estou querendo equipar minha L200 HPE 04/05, e gostaria de saber qual pneu colocar para andar na terra e no asfalto, sem dar muito barulho ou estragar alguma coisa quando andar no asfalto, tambem queria colocar um snorkel, sera que fica caro quanto??
sera que assim esta bom ou precisa colocar algo pra ficar melhor??
VLW pessoal!:grin:

Eu tenho uma Savana, E o pneu que ja vem de fabrica, é o Pirelli MUD 255/70R16... Não raspa nda... Otimo na terra, lama, cascalhos, riachos!!! No asfalto faz barulho mesmo, mas nem incomoda!!! Visualmente a viatura fica bem bacana... O snorkel original, é TOP... Mto bem projetado, material de primeira, extremamente resistente!!!

Coloca tbm o suporte de pá na caçamba, as vezes é bem util!!

Absssss

zguilherme
22/11/2008, 21:41
bah... a minha veio sem a pa, veio sem prancha, sem as capas de bancos... so veio os bauletes e o galao... SO! aff.... num tem nem o suporte da pa...

dae pra comprar estes itens pra deixar original eh uma fortuna 200 so as pranchas digo,1 prancha sai isso na garra 4x4... ainda uma pa bunitinha uns 80 conto... fazer um suporte nao fica menos de 1o0 latinhas.... as capas de neoprene se for manda fazer prepara pelomenos uns 200... xiiii... vai fica assim mesmo.

apesar q as capas de banco sao muiiiiiiiiiiiiiiiiito importantes pra mim...a ff..... eu mereco...

agora os pneus, coloquei os 33 kkkk... fico um monstro de grande e nao mudo nada nao... continua ruim pra esterca do mesmo jeito kkk... e fico bonita, vou tira umas fotos e posto...

abracos

JG

Marcelo-HPE
23/11/2008, 21:17
Olá pessoal.
Estou querendo colocar o snorkel da L 200 savana. na minha outdoor.
Mas ouvir dizer que na estrada o ar que entra pelo snorkel , faz uma barulhada danada.
Alguem aí pode confirmar isso pra mim se é verdade ou não ?
grato.

zguilherme
23/11/2008, 21:44
eu tenho na minha savana... nao muda nada, alias, quer saber, no snorkel faz menos barulho que na tomada de ar normal... so q o rendimento do motor eh um pouco menor via q ele fica mais enforcado devido a tubulacao.

com os vidros abertos o proprio barulho do vento atrapalha vc ouvir o barulho da tomada de ar... e ressalto... o snorkel eh um equipamento pra ser utilizado em trechos alagados por um tempo pequeno.

Voce viajar com o snorkel vai ter um motor com menor rendimento... danos no veiculo nao acredito pois senao todos os jipes do Brasil estavam mal... ve se meu engesa q ja perdi as contas de quantos km rodados mudou algo na durabilidade do q20b dele.. isso pq eh turbinado ainda... eita danado viu!

portanto nao tera problema com barulho do snorkel na estrada, pra q vc quer se nao tem agua na altura das portas nao eh verdade????

mas pode coloca q fica bunitim... o povo fala q sai umas mil latinhas $$$ o kit, mas nao sei se vem a chave comutadora... q te da a opcao de usar o snorkel ou nao... vale a pena pergunta...

abracos

espero ter ajudado

Marcelo-HPE
24/11/2008, 21:56
Valeu pelas dicas Zé .
Agora será que nas Savanas 08 o snorkel possui essa chave ou válvula comutadora da tomada de ar ?
grato.

zguilherme
24/11/2008, 22:09
Uai rapaz.... acho q deve ter viu... pq a minha eh 07 e tem , neh possivel q vao andar pra tras.... kkkkk.... pq nao ter isso eh uma "desinteligencia" kkkkk....

andar so no snorkel nao da... digo, pra q se vc pode ter a opcao.... apesar q tem um esquema....

a valvula do snorkel ela trabalha a vacuo... entao quando eu desligo o snorkel... ela faz um barulho muito chato... fica um plec plec plec plec la... q eh chato... mas nao da pra perceber com o barulho do motor, so se chegar pertim... mas as vezes penso q pode ser algo errado na minha. nao sei.

e ae, ta achando q vai colocar?

lealrenato
25/11/2008, 09:11
Olá pessoal.
Estou querendo colocar o snorkel da L 200 savana. na minha outdoor.
Mas ouvir dizer que na estrada o ar que entra pelo snorkel , faz uma barulhada danada.
Alguem aí pode confirmar isso pra mim se é verdade ou não ?
grato.

marcelo

como não vou fazer uso constante do snorkel (ja q nao moro nos lençois maranhenses por exemplo), e considerando q esse acessorio diminui e muito a liquidez do veiculo.
ao fazer o custo/beneficio decidi :discordo::discordo: fazer a instalaçao.
ja tinha ate chegado na autorizada, porem ao saber disso, desisti:pensativo:.
aqui no forum , tem o caso de francisco de freitas, q teve q diminuir o preço da sua TR4, porque tinha um snorkel.

pensa e ve se vale a pena

[ ]'s

lealrenato
25/11/2008, 09:18
Lealrenato Tmb Tenho Uma L200 Outdor Aut E Queria Colocar Uns Mud 33,
Mas Minha Duvida é Em Questao Deles Ficarem Raspando Ou No Paralama Ou Suspensaosei Lá...
O Que Eu Teria Q Fazer... Existe Algum Esquema P Levantar A Suspensao Ou Colocar Uns Calços Maiores.
I A Suspensao Da Outdoor Aquenta Umas Trilhas Ou Da Dor De Cabeça

heber

ja vi algumas L200 com mud 33.
sao necessarias adaptaçoes, tipo esmerilhagem de parabarro e uma outra adapataçao na parte anterior da caixa de roda dianteira.
a pessoa me disse, q era so isso.
mas a minha, com o MUD 31, as vezes raspa, mas so qdo exigida a suspensão.
[ ]'s

Marcelo-HPE
25/11/2008, 18:54
ZGuilherme, Renato ;
Aqui Em Campos qualquer chuva que dá transforma a cidade num alagado incrível . cada rua é um alagado , principalmente na descida da ponte de Rosinha ,
Na Segunda ultima , passei com água ali em torno de uns 60 cm a 70cm , Ou eu passava ou me juntava com o outros carros que estavam ilhados numa rua adjacente .
Confesso que fiquei com medo de um calço hidráulico , e passei em 1° marcha em torno de 15 a 20km/h.o que me valeu é que uso pneus 265-75-R16 e a suspensão dianteira elevada em 2" na barra de torção . mas passei bem graças a Deus.
Estou querendo encomendar o Snorquel da savana na Sendai , o que me desanima é o fato de ter que cortar o paralama da picape.,
Mas fico com receio de encarar outra chuvarada aqui .
Amanhã se Deus quizer , vou ligar para a Sendai e vou pedir um orçamento com a instalação .
Porem ainda estou pensando seriamente sobre a viabilidade .
abs.

Sérgio Provisano
25/11/2008, 19:12
Marcelo, também sofro da mesma "paúra" quando chove na nossa cidade. Mas rezo forte e confio na minha quadradinha que na última grande enchente foi para lá de guerreira e enfrentou as águas na cidade, sem snorkel sem nada.
Estou querendo adaptar um snorkel e aquele bagageiro da Savana na minha. O Snorkel não é complicado de se adquirir, osso mesmo é conseguir fora da Mit, bagageiro similar à da L200 Savana. Quem souber onde conseguí-lo, é só me dar um toque.
Forte abraço à todos!

lealrenato
25/11/2008, 19:53
ZGuilherme, Renato ;
Aqui Em Campos qualquer chuva que dá transforma a cidade num alagado incrível . cada rua é um alagado , principalmente na descida da ponte de Rosinha ,
Na Segunda ultima , passei com água ali em torno de uns 60 cm a 70cm , Ou eu passava ou me juntava com o outros carros que estavam ilhados numa rua adjacente .
Confesso que fiquei com medo de um calço hidráulico , e passei em 1° marcha em torno de 15 a 20km/h.o que me valeu é que uso pneus 265-75-R16 e a suspensão dianteira elevada em 2" na barra de torção . mas passei bem graças a Deus.
Estou querendo encomendar o Snorquel da savana na Sendai , o que me desanima é o fato de ter que cortar o paralama da picape.,
Mas fico com receio de encarar outra chuvarada aqui .
Amanhã se Deus quizer , vou ligar para a Sendai e vou pedir um orçamento com a instalação .
Porem ainda estou pensando seriamente sobre a viabilidade .
abs.

marcelo

:dance:a pkp fica linda demais com o snorkel, sem contar q ha uma pequena melhora no desempenho e consumo.
inclusive me colocaram a opção de retirar o snorkel, qdo fosse vender o carro.
um bom lanterneiro, fecha o buraco , sem deixar pistas;-);-)
no entanto, como tava sem tempo ($$$$):putz:, optei por deixar pros amigos.

[ ]'s

zguilherme
26/11/2008, 09:04
lealrenato, tudo bom cara?

Vc achou q melhorou o consumo e rendimento do motor com o snorkel?

Eu sinto que a minha da uma piorada quando estou usando o equipamento, em razao do ar ter de passar por um longo caminho ate chegar ao motor. vamos dizer q ele passa enforcado nao?

Me explica sua experiencia com o equipamento que achei interessante... as vezes eu to variando. abracos

JG

zguilherme
26/11/2008, 09:08
Opa, Sergio Provisano.. tudo bom cara , esqueci de falar no post passado, o bagageiro tem na OGZ procura na net, esqueci qual eh o site.... eu falei com eles nao tem um mes e me passaram o orcamento de 900 reais pelo bagageiro completo (isso com as sapatas de fixacao q me parece ser muito caro). Mas adianto que o modelo eh ligeiramente diferente do da savana... o da savana eh mais bunitim...

conselho? se conhecer um cara q trampa com gaiolas, santo antonio ou apenas dobras de canos ele faz este bagageiro pra vc por menos da metade do preco, isso "EU AGARANTCHU!".

Afinal tem a margem minima de 30% e impostos q os caras cobram e como eh equipamento pra caminhonete etc e bla bla bla...

Agora... se o cara nao for bom.... nem faz q vai fica um lixo!

abracos

moraespedro
26/11/2008, 10:21
Zé Guilherme, li seu post sobre snorkel, na minha opinião vc está engando... ou se piorou o seu desempenho, tem algum problema... o snorkel, elevando a capitação de ar, pega um ar mais limpo, e menos quente, melhorando o desempenho do motor, aumentando a vida útil do filtro, entre outros. Se fosse diferente disso, pq caminhões teriam snokel? Acredito que não seja para passar algados de 3 metros de profundidade...

Se po seu desempenho piorou, com aumento do consumo, deve ter algum ponto de "estrangulação" no seu sistema...

No meu atual jipe, não posso dizer sobre as diferenças em com ou sem snorkel... mas eu tinha um samurai e notei melhora do desempenho com o snorkel da ogz.

[]s

zguilherme
26/11/2008, 10:35
Opa Moraespedro... blz cara?

Entao... eu na realidade concordo com voce sim... o meu jipe anda com o snokel ligado fulltime... e nao eh nenhuma manilha nao e ele funciona bem do jeito q ta... sem o snorkel ele funciona ate um pouco melhor... mas nao rodei com ele tnato sem snorkel para aferir alguma diferenca...

Mas... pela fisica da coisa, ar mais frio melhor ... pq senao nao existiria sentido no intercooler por exemplo... portanto concordo plenamente com voce. pois motores de caminhao estao sujeitos a alta temperatura por periodos prolongados, o q creio atrapalhar muito no rendimento...

Agora, nao sei como que seria a diferenca para o caso da pickup.. pois o motor dela eh bem mais fraco que de um caminhao onde qualquer diferenca seria bem sensivel...

eu vou fazer um teste e rodar com o snorkel ligado para ver o que da... eu nao tenho o manual da minha savana... mas um pessoal aqui ja comentou comigo alguma coisa dizendo nao ser recomendavel... que era pra ser usado so por curto prazo... nao sei o pq, se eh por causa do mecanismo que aciona o snorkel ou outra coisa...

Ate o momento venho apenas chutando alto tentando passar a minha experiencia, e nunca tentando mostrar que a verdade absoluta eh o meu post ok?

Agora, acho q... depois do que eu escrevi fui la futricar na caminhonete... cara, acho q vc tem ate uma razao, pois quando comprei a pickup me falaram q trocaram todos os filtros... e pra minha surpresa se trocaram o filtro de ar, ele foi trocado ha mil anos atras, entao dai posso estar tendo algum problema A MAIS! aff....

Eu agora, na minha opniao, mais pessoal... por experiencia com jipe... o snorkel nao vai da problema nao... quanto a rendimento nao posso aferir nada.

abracos

Jg

moraespedro
26/11/2008, 10:55
Ze Guilherme, me desculpe se pareceu ofensivo meu post.. de verdade.. e o que eu disse também não é verdade absoluta.. eu também estou passando a minha experiência.. acho que se sempre todos concordassem com todos, não teria sentido em existir esse forum.. estamos aqui para conversar e tentar chegar numa verdade, mesmo que momentânea.. até que alguém com mais conhecimento e com melhores argumentos nos leve a tomar outras conclusões...

nao queria ser ofensivo... estou apenas fazendo o meu "achismo"...

[]

zguilherme
26/11/2008, 11:18
ooooooooooo parceiro! kkk q isso bixo... sem grilos... eu so quis tentar parecer mais humilde um pouco, pq eu mesmo morro de medo de parecer q sou dono da razao aqui no forum...

agora... eu vi o manual da mitsubish... e realmente fala q o snorkel nao pode ser usado por longos periodos... mas nao diz pq... sera q eh alguma coisa com relacao a valvula?

esta funciona a vacuo... e como disse., quando ela nao esta ligada fica um barulho estranho... plec plec plec dae quando vc fecha ela...aciona o snorkel ela fica silenciosa, vai entende.... deve ter algum defeito, so pode.... queriia saber de alguem q tem savana aqui a opniao.

abracos Pedrao!

moraespedro
26/11/2008, 18:42
Ok Zé... sem grilo algum...

Mas bem estranho essa encrenca de não usar sempre o snorkel... eu sempre pensei que fosse melhor usá-lo sempre... pra ser sincero nem sabia da existência dessa válvula aí...

Pensei em sempre usá-lo pelas vantagens já listadas...

abraços

lealrenato
26/11/2008, 20:42
lealrenato, tudo bom cara?

Vc achou q melhorou o consumo e rendimento do motor com o snorkel?

Eu sinto que a minha da uma piorada quando estou usando o equipamento, em razao do ar ter de passar por um longo caminho ate chegar ao motor. vamos dizer q ele passa enforcado nao?

Me explica sua experiencia com o equipamento que achei interessante... as vezes eu to variando. abracos

JG

guilherme

nao coloquei o snorkel. :putz:desculpe se nao fui mais explicito.

[ ]'s

Marcelo-HPE
26/11/2008, 22:57
Renato, mais uma vez valeu pelas dicas.
O pessoal da Sendai me pediu 02 dias para cotação.
abs

Marcelo-HPE
26/11/2008, 23:11
Fala Sergio Provisano !!!
Fico muito feliz de encontrar um conterraneo aqui no forum e ainda mais dono de uma L 200 que nem eu . Qualquer hora dessa agente. se encontrar aí na cidade !!!
Aqui no forum vc vai me achar muito ali pelos tópicos de picapes 4x4 e pelos tópiocs de trilhas off-road. Os Jipeiros de Campos estão meio devagar aí Tô fazendo parte de um grupo super legal de Macaé. pessoal gente boa mesmo . o pessoal conhece umas trilhas iradas boas mesmos .

Agora na descida da ponte da Lapa do lado de Guarus . tem um senhor que tem 02 L 200 quadradinas com snorkel uma amarela e uma branca. . Esse senhor é o dono da Cliauto que trabalha com ar cond. automotivo.
Acho que eu vou lá trocar uma ideia com ele sobre o snorkel .
Abração meu camarada .

zguilherme
27/11/2008, 01:17
ah alguem perguntou do barulho do snorkel, pela primeira vez na vida rodei com ele com os vidros abertos.... e sim faz um barulhao... so quando ta com a rotacao mais alta q ele some...

netão
27/11/2008, 11:40
ah alguem perguntou do barulho do snorkel, pela primeira vez na vida rodei com ele com os vidros abertos.... e sim faz um barulhao... so quando ta com a rotacao mais alta q ele some...
Na verdade,em minha Savana de ano 2005 o snorkel fz um barulho grande,e em alta velocidade piora...
Quando dizem que o snorkel deixa um pouco mais lento,pode ser verdade,dependendo de sua intalação,quantas curvas ele faz até a chegada do motor e essas coisas.
Nas antigas Savanas,o snorkel não era muito grande,quase nada a diferença de sem/com...
Eu uso sim o snorkel,e fico despreocupado!!!!

zguilherme
27/11/2008, 19:32
opa.... hoje rodei com o snorkel ligado full time kkk.... nao senti diferenca alguma... so nao gosto do barulho pq ando muito com a janela aberta.

agora, quanto as curvas eu vou olhar pra ver o quanto q tem...

logo logo posto o que vi.

Mad Dog
29/11/2008, 01:55
eu tenho na minha savana... nao muda nada, alias, quer saber, no snorkel faz menos barulho que na tomada de ar normal... so q o rendimento do motor eh um pouco menor via q ele fica mais enforcado devido a tubulacao.

com os vidros abertos o proprio barulho do vento atrapalha vc ouvir o barulho da tomada de ar... e ressalto... o snorkel eh um equipamento pra ser utilizado em trechos alagados por um tempo pequeno.

Voce viajar com o snorkel vai ter um motor com menor rendimento... danos no veiculo nao acredito pois senao todos os jipes do Brasil estavam mal... ve se meu engesa q ja perdi as contas de quantos km rodados mudou algo na durabilidade do q20b dele.. isso pq eh turbinado ainda... eita danado viu!

portanto nao tera problema com barulho do snorkel na estrada, pra q vc quer se nao tem agua na altura das portas nao eh verdade????

mas pode coloca q fica bunitim... o povo fala q sai umas mil latinhas $$$ o kit, mas nao sei se vem a chave comutadora... q te da a opcao de usar o snorkel ou nao... vale a pena pergunta...

abracos

espero ter ajudado

Olá Amigos,
me corrijam se eu estiver errado! Sempre ouvi falar que o Snorkel original da Mitsubishi dá um pequeno ganho de potência, pois o ar coletado é o externo ao capô, ou seja é um ar mais frio (25º) o que significa maior numero de móleculas de oxigênio por cm3, tornando a combustão mais rica. Ao contrario da tomada de ar de dentro do capô onde a temperatura é de aprox 70ºc ar bem mais quente. Portanto o rendimento é maior.

Abraços

zguilherme
29/11/2008, 02:06
rapaz.... como q ta? muito interessante isso, eh o q eu sempre pensei... entretanto... eu pensei tambem na hipotese de exemplo "se imagine tentando respirar por uma mangueira de jardim, isso cansado..." sabe... eh a hora q nao sei bem ao certo como q ficaria... nada como um engenheiro pra explica isso... mas cade eles quando vc precisa kkkk....

Mad Dog
29/11/2008, 02:12
Pneus.

Estou querendo comprar um jogo de pneus especificamente para ser usado em lama e barro, alguns veteranos de trilhas pesadas dizem que o melhor é o Pirelli MT85 Candango outros defendem o Fate Super Agarre Argentino, pois esses dois pneus (750x16) por serem mais finos, penetram na lama fazendo uma escavação, tornando sua eficiência muito boa.

Outros defendem os MUD da Pirelli e BF nas respectivas medidas 265/70-16 e 265/75-16, lí alguns relatos de eficiência desses pneus, mas em lama braba atoleiro eles são mesmo eficientes? alguém tem experiência com esses pneus???

Quanto ao Candango e o Super Agarre, alguém tem alguma experiência com esses pneus?

Obrigado a todos.

Mad Dog
29/11/2008, 02:15
rapaz.... como q ta? muito interessante isso, eh o q eu sempre pensei... entretanto... eu pensei tambem na hipotese de exemplo "se imagine tentando respirar por uma mangueira de jardim, isso cansado..." sabe... eh a hora q nao sei bem ao certo como q ficaria... nada como um engenheiro pra explica isso... mas cade eles quando vc precisa kkkk....

É... verdade, mas será que as novas Savanas estão com um Snorkel mais dimencionados? o Preço na Mitsubishi tá R$1200,00 instalado (original Savana 2008).

Marcelo-HPE
03/12/2008, 20:17
Salve Amigos !!!
Fiquei decepcionado hoje com o orçamento que a MIt-Rio . do snorkel da Savana.
1.438 k para o snorkel e mais 2500 K acreditem 2500 K, para ele instalarem para mim . Definitivamente eles não querem vender o snorkel !!!
Ainda estou esperando os orçamentos da Sendai e da Yen de Botafogo . se for nesse mesmo nível aí , acho que vou partir para um OGZ. porem queria colocar o da Savana que ja vem pintado da cor dos parachoques da Outdoor .
A esperança é o ultimo aquivo a deletar !!!!

abs

lealrenato
03/12/2008, 22:23
Salve Amigos !!!
1.438 k para o snorkel e mais 2500 K acreditem 2500 K, para ele instalarem para mim . Definitivamente eles não querem vender o snorkel !!!
Ainda estou esperando os orçamentos da Sendai e da Yen de Botafogo . se for nesse mesmo nível aí , acho que vou partir para um OGZ. porem queria colocar o da Savana que ja vem pintado da cor dos parachoques da Outdoor .

abs

MARCELO

:shock::shock:to assustado com esse orçamento:shock::shock:.
cheguei a ver um orçamento de um, e foi algo do tipo 1.000 latinhas, mais a instalação, q acho q nao passa de 2 ou 3 horas de trabalho, a 150/h.
total 1.500 latinhas.

:pensativo:mas, em todo caso, compre o snorkel da mit, o original, isso é o mais importante na minha opinião e faça a instalaçao fora:wink:

abs.

Marcelo-HPE
03/12/2008, 22:50
Valeu Renato ;
Acho que vou seguir o seu conselho , vou comprar o original que apesar de ser mais caro ( não tanto) que outros , é original né ... e vou procurar fazer a instalação em alguma oficina que me transmita confiança.
Abs.

Mad Dog
03/12/2008, 23:16
Salve Amigos !!!

abs

Marcelo,
Na YEN RECREIO é R$1200,00 instalado , original da Savana!!!!

Abraço:concordo:

Marcelo-HPE
03/12/2008, 23:31
Poxa ... Valeu Mad.
Amanhã se Se Deus quiser vou dar uma liga prá lá . Sendo esse preço , agora dei uma animada legal .
grato

Mad Dog
12/12/2008, 00:12
Puta q P%$#...
Hoje fui pegar meu carro na Yen Recreio, Revisão, e aproveitei p/ instalar o Snorkel da Savana...

Resposta:

A Gente não está mais instalando...da para acreditar?

:confused:

Marcelo-HPE
12/12/2008, 17:53
Assim fica difícil ..
Agora eu estou entre o snorkel da OGZ por 640,00 latinhas ( Garra 4x4 ) e o da Savana por .1438,00 latinhas.
Mandei um e-mail para garra 4x4 . e o snorkel deles vem com dreno da água de chuva e manual de instalação . O da savana o vendedor não sobe me dizer se ele vem com manual de instalação .
O que vc acham ? Será que esse Snorkel da OGZ é de boa qualidade ?
abs

lealrenato
12/12/2008, 18:49
marcelo

eu iria do original.
por que??
1- é uma peça original
2- a tomada de ar é na lateral, o q torna-o mais eficiente.

[ ]'s

netão
12/12/2008, 19:15
marcelo

eu iria do original.
por que??
1- é uma peça original

[ ]'s
X2!!
Peça original=garantia!!!!

Mad Dog
12/12/2008, 21:21
marcelo

eu iria do original.
por que??
1- é uma peça original

[ ]'s

Mas quem vende e instala o original????

Marcelo-HPE
16/12/2008, 22:39
Como Renato Leal disse :
O snorkel da Savana a tomada de ar é de lado tornando-o mais eficiente que o da OGZ que possui a tomada de ar voltada para traz .
Estou quase lá $$$$ para fechar com o da savana .
Agora será que instalando o snorkel a mit pode negar a garantia do motor ?
grato .

LGVM
16/12/2008, 23:01
Eu instalei o snorkel da OGZ na TR4 que eu tinha e ficou excelente e não perde a garantia. O da OGZ é melhor que o original, acredite se quiser, além disso eles tem tradição em desenvolver este tipo de equipamento.

Abs,

Marcelo-HPE
16/12/2008, 23:37
Mas então Amigo , a tomada de ar dele é mesmo voltada para traz não é ?
Pleo menos foi o que eu pude notar . abs .

lealrenato
17/12/2008, 16:24
Como Renato Leal disse :
O snorkel da Savana a tomada de ar é de lado tornando-o mais eficiente que o da OGZ que possui a tomada de ar voltada para traz .
Estou quase lá $$$$ para fechar com o da savana .
Agora será que instalando o snorkel a mit pode negar a garantia do motor ?
grato .

marcelo

o snorkel nada mais é do q um ponto de tomada de ar, acima do ponto tradicional, de forma q o motor esteja protegido de alagados.
pois bem, se o mesmo estiver mal instalado, de forma q entre agua e de um calço hidraulico. um abraço.
no entanto se tiver sido feita na propria autorizada, vc deu um abraço na autorizada.
então, meu amigo, se fosse vc, compraria o da savana e instalaria numa autorizada MIT.
produto MIT, instalado numa autorizada MIT, com garantia MIT.
entende, ta cercadinho.
digo o seguinte, a autorizada e ruim???
digamos q é.
no entanto vc tem uma nota fiscal, q é a sua garantia, e tem onde reclamar, a quem reclamar.

[ ]'s

LGVM
17/12/2008, 21:21
Mas então Amigo , a tomada de ar dele é mesmo voltada para traz não é ?
Pleo menos foi o que eu pude notar . abs .
E voltada p/ traz sim.

Abs,

Marcelo-HPE
17/12/2008, 23:34
LVGM ,Renato; obrigado pela atenção ;
Amanhã se Deus quizer vou dar uma ligada prá Sendai, e prá Yen botafogo ´ra saber se eles instalam .
O preço da fábrica parece ser tabelado para todas as concessionárias .
1438 latinhas .

abs.

Marcelo-HPE
18/12/2008, 14:47
É amigos ;
A Sendai em vitória tb não faz a instalação do snorkel da savana prá mim
e segundo o vendedor de peças . esse snorkel é vendido como várias peças separadas e não vem com manual de instalação .
abs

lealrenato
18/12/2008, 21:37
É amigos ;
e segundo o vendedor de peças . esse snorkel é vendido como várias peças separadas e não vem com manual de instalação .
abs

marcelo

:stop:a yen ia instalar um pra mim.
liga e fala com o celio, gerente de pos-venda
eu desisti:pensativo:

Mad Dog
19/12/2008, 00:56
marcelo

:stop:a yen ia instalar um pra mim.
liga e fala com o celio, gerente de pos-venda
eu desisti:pensativo:

Opa!!!
a Yen botafogo né?

Paulo_CW
19/12/2008, 07:20
É amigos ;
abs

Marcelo....
Fora o visual, o snorkel da Savana não difere em nada da OGZ... tem a mesma função braçaddeiras, mangueira e inclusive o modo de fixação quase nos mesmos pontos... se vc esta disposto a pagar tudo bem:neutral:....
De qualquer forma... q vale é a instalação... e pra isso basta vc mesmo fazer ou encontrar alguem competente pq é muito fácil... num tem nenhum segredo.... a única parte complicada e encontrar alguem com uma serra copo pra fazer o furo no paralamas....
Outra coisa.... antes só existia OGZ no mercado por causa de um contrato de exlusividade por parte do fabricante.... agora vc já pode comprar exatamente o mesmo snorkel da OGZ sob o nome do próprio fabricante... a Excell.... valor 450,00:dance:... aprox... se quizer te passo o numero de um fornecedor de Curitiba p/ vc cotar... ok

lealrenato
19/12/2008, 10:45
Opa!!!
a Yen botafogo né?

mad dog

positivo.

yen botafogo, gerente celio.

Marcelo-HPE
22/12/2008, 17:48
Valeu Paulo !!
O que me deixa com pé atrás é o fato do snorkel da OGZ ter a tomada de ar voltada prá traz .o que deve prejudicar a eficência do mesmo .
Vou tentar o da savana na Yen de Botafogo.
se eu não conseguir vou partir pró OGZ mesmo .
Se a Yen pelo menos me vender o snorkel com manual de instalação ainda é negócio prá mim .
abração !!!

Paulo_CW
22/12/2008, 22:08
Valeu Paulo !!
O que me deixa com pé atrás é o fato do snorkel da OGZ ter a tomada de ar voltada prá traz .o que deve prejudicar a eficência do mesmo .
Se a Yen pelo menos me vender o snorkel com manual de instalação ainda é negócio prá mim .
abração !!!

Não precisa se preocupar de modo algum com isso... pois a sucção de ar não é afetada em nada... o único cuidado é na instalação, onde basta não estrangular a mangueira q vai do snorkel até a caixa de ar...
Eu... e quem mais faz trilha, evitamos snorkel voltado para frente... pois sucção de pó em estradões, folhas, barro jogado para cima pelos pneus, pequenos galhos, etc... é muito maior assim...
Lembre-se que os Excell são exatamente os mesmos da OGZ... e bem mais em conta...

lealrenato
23/12/2008, 14:24
Valeu Paulo !!
abração !!!

marcelo

a tomada de ar na parte posterior faz com q o sistema seja alimentado por vacuo.

a melhor tomada é a lateral, vide exemplo dos caminhoes, onde todos tem tomada lateral.

nesse caso o unico snorkel q atende é o da mitsubishi

acho q para implementar uma mudança tao significativa e cara, num carro tao novo, tem q ser muito bem feito.

so q isso requer um investimento de monta, q é o q o carro merece.

meia boca é sacanagem

[ ]'s

Paulo_CW
23/12/2008, 16:39
marcelo

a tomada de ar na parte posterior faz com q o sistema seja alimentado por vacuo.

a melhor tomada é a lateral, vide exemplo dos caminhoes, onde todos tem tomada lateral.

nesse caso o unico snorkel q atende é o da mitsubishi

acho q para implementar uma mudança tao significativa e cara, num carro tao novo, tem q ser muito bem feito.

so q isso requer um investimento de monta, q é o q o carro merece.

meia boca é sacanagem

[ ]'s
///
//////
hammm...hummmm.... hammmmm
>O motor de qualquer veiculo opera pela sucção de ar para a admissão mesmo a entrada de ar serndo frontal... nenhum motor vai aceitar mais ar além do qual foi preparado.... ou seja o volume de ar em cm3 dentro de um snorkel... será sempre o mesmo e a vazão q muda correspondente a aceleração imposta ao veículo... ou seja, o snorkel estando dimensionado para isso... não tem problema algum....
>O fato de vc fazer a instalação de um snorkel... na prática o único problema q vc pode ocasionar e a restrição quanto a entrada do ar.... >Em carros de alta performance onde se exige alto giro constante, a entrade de ar será sempre contra fluxo.... isso pq o motor já opera em condições de aquecimento apropriada... e o ar frio apenas facilita o resfriamento.....
>Bom... cada um com suas conclusões.... mas sinceramente não vejo problega algum.... a não ser o bolso.... mesmo pq se houvessem problemas.... marcas conceituadas não fariam snorkel deste jeito....
>E se eu fosse escutar o pessoal da Mitsuroubo na manutenção de minha pajero.... q só vai pra trilha...... tava f$@#

lealrenato
23/12/2008, 22:29
paulo

nao sou mecanico, apenas um usuario.
no entanto, ao fazer essa colocaçao, o fiz apos observar q todos os caminhoes diesel, tem a tomada de ar feita na lateral.
todos, sem exceção.
volks, volvo, scania, ford, mercedez.
a pergunta q faço, de um usuario, é simples.
por que sera?????:pensativo::pensativo:
porem, nada impede do forista q ta querendo colocar um snorkel em sua pkp, comprar um snorkel da ogz, ou outra marca mais barata, desde q tenha a tomada de ar na lateral.
acho q assim é feito nao é a toa.:rolleyes:
mas, em se tratando de um carro, 2008, infelizmente o "mitsuroubo", por pior q seja, ainda é o melhor local para trata-lo.
se fosse um carro, com uma certa idade, com um valor menor de mercado, concordaria em genero, numero e grau com sua opinião.
mesmo assim desde q a oficina alternativa tivesse curriculum.
carrocho mordido de cobra, tem medo de linguiça:wink:
tive amargas experiencias, la no preterito mais que perfeito, as quais me fazem afirmar:
" o primo do cunhado do irmão da sua tia, :discordo: é a melhor pessoa pra tratar do automovel":putz:.
se vc tem essa pessoa, guarde-a com muito carinho.
eu, so trato no "mitsuroubo"
por pior q seja, ao menos tenho com quem reclamar, se der problema.

[]'s

Paulo_CW
24/12/2008, 07:27
Lealrenato...
Concordo com suas palavras.... e de modo algum a intensão e repreensão das idéias aqui postadas... apenas estou espondo q eu conheço pela bagagem de conhecimento q tenho em mecânica e como adepto do "faça vc" ao longo dos tempo q fuço em meus carros, seja a Pajero ou os outros...

Já os caminhões, necessitam de um volume de ar muito maior e tbm trabalham num regime de motor muito acima dos veículos.... mas mesmo q vire eles para traz ou leve a tubulação mais distante.... ainda assim não comprometeria o correto funcionamento... veja q a grande maioria dos veículos sequer capta ar externo, e sim do cofre do motor... e a colocação do snorkel, não tem absolutamente, nenhum objetivo de melhorar rendimento ou economia... serve apenas para quem necessita de uso do veículo em condições extremas onde a á água pode atingir o motor... ou em estradões de terra, onde as rodas elevam muita a poeira para o cofre do motor diminuindo consideravelmente a vida do filtro.... já se nesta condição de estradões de terra onde veículos seguem próximos em comboio.... se o snorkel for virado para frente, a captação da poeira é infinitamente maior q se voltada para tráz.... são apenas questões vistas na práticas, e mais nada....

Já a mitsurourobo.... tenho q descordar... tanto q até abri um tópico pro pessoal conhecer endereço de outros lugares para comprar peças e serviços sem despender do absurdo de uma concessionária... pois a mecânica das Mits... não tem absolutamente nada de fora do comum... mas pelo fato do "medo e falta de conhecimento" muitos mecânicos não querem colocar a mão.... maior bobagem...
Um serviço bem feito e peças de qualidade tbm são encontrados no paralelo... além do q tbm sou adpto das adaptações como todo bom trilheiro... e jamais comprarei uma mangueira do radiador da Pajero pagando na Mit.. $89,00 se pago $17,00 na de um Kadett q serve perfeitamente (basta cortar um pedaço)... ou o caso da bucha de sustentação do câmbio... de $112,00 na Mit... ou 3,50 da bandeja de uma Parati q fica ainda melhor... além de vários exemplos mais...

Q acontece é q por se ter um carro com um valor maior as pessoas pensam q peças baratas não prestam, ou não existem profissionais competentes para fazer uma manutenção por causa de infelizes experiências, e isso não é verdade, eu só levo meus carros em concessionárias apenas para cumprir a garantia, pois as "experiências" neste caso foram bem piores, em questão de serviços, prazos valores e por aí vai.... isso incluindo a Mitsuroubo... q com mecânicos fora dela .... bom, vai de cada um...

Marcelo-HPE
02/01/2009, 13:16
Salve amigos !!!
A minha peregrinação continua . Fiz um orçameto hoje na Yen de Botafogo, Não consegui falar com o Sr Célio , mas falei com o Welington do setor de peças, fui muito bem atendido , Inclusive amigo Renato, ele disse que conhece vc .
Estava esperando em torno de 1500 latinhas, mas o orçameto ficou em 8000.000 latinhas eu ainda perguntei se era isso mesmo e ele me confirmou . aí entristece o coração !!!
Vou tentar agora na Intersan .

AKPG
02/01/2009, 14:59
8 mil reais é preço de quem não quer fazer o serviço....

lealrenato
02/01/2009, 16:01
Salve amigos !!!
A minha peregrinação continua . Fiz um orçameto hoje na Yen de Botafogo, Não consegui falar com o Sr Célio , mas falei com o Welington do setor de peças, fui muito bem atendido , Inclusive amigo Renato, ele disse que conhece vc .
Estava esperando em torno de 1500 latinhas, mas o orçameto ficou em 8000.000 latinhas eu ainda perguntei se era isso mesmo e ele me confirmou . aí entristece o coração !!!
Vou tentar agora na Intersan .

marcelo

isso ta muito esquisito.
tenta falar com o celio, q é o gerente.
[] 's

Marcelo-HPE
03/01/2009, 12:19
A Mit-rio me mandou este orçamento , achei o preço do snorkel alto mais ainda assim estaria disposto , o problema é que eles não instalam.
Agora será que este preço da fábrica deve ser o mesmo para todas as concessionárias ?
Vou tentar falar com o Sr Célio da Yen de botafogo novamente .
abs

lealrenato
03/01/2009, 20:03
marcello

o preço é esse mesmo.
todas as conexoes sao cobradas a parte.
a operação não é tao simples, tem q ser muito bem feita, por quem sabe.
tenta falar direto com o celio, na yen.
derrepente vc fazendo o pacote, material e mao de obra, fica mais em conta.
com certeza, houve um engano por parte do wellington, 8.000, nao existe.

[ ]'s

AKPG
04/01/2009, 22:30
A Mit-rio me mandou este orçamento , achei o preço do snorkel alto mais ainda assim estaria disposto , o problema é que eles não instalam.
Agora será que este preço da fábrica deve ser o mesmo para todas as concessionárias ?
Vou tentar falar com o Sr Célio da Yen de botafogo novamente .
abs
Marcelo,
Sinceramente: não achei o preço abusivo não. Acho que está bom sim. Agora tem que ver quanto vão te cobrar para instalar.

Um abraço,