PDA

Ver Versão Completa : Pastilhas novas/ruido velho...

bird
20/04/2008, 15:44
Caros,

troquei as pastilhas da Ranger 3.0/2005 com 55 mil km achando que elas estavam causando os guinchos quando das primeiras freadas do dia (especialmente em dias úmidos ou com chuva)

quando troquei (eram originais) o desgaste delas estava irregular mas nenhuma tinha acabado de fato.

agora com as novas (cobrec) o ruído continua igual... e nas primeiras freadas tem que dosar o pé pois segura demais

me falaram que pode ser uma tal vitrificação(?) mas achei que isso dava nas pastilhas velhas... mas e agora???

depois que os freios esquentam tudo fica normal...

abs,

Allan Nielsen
20/04/2008, 16:17
Isto costuma acontecer por oxidacao do disco de freio, é mais comum em dias chuvosos. De um dia para o outro o disco enferruja e fica uma verdadeira lixa, por isto nas primeiras frenagens parece ate que esta agarrando. Isto é normal.

Para não tomar susto, de "limpada no disco" ao comecar a andar, pisando levemente no freio.

Gouveia
20/04/2008, 20:17
Troquei os discos e pastilhas da minha ex-Ranger 2005 (Fremax e Frasle) antes de vender e também ficou fazendo barulho ao freiar. Voltei na loja e lixaram discos e pastilhas, passarm um spray, o ruido sumiu mas depois voltou... Eu estou bem desconfiado e acho que quando precisar fazer serviço de freio da Explorer vou comprar originias motorkraft pois odeio "chiado" quando freio... Acho que é culpa da qualidade baixa dos produtos do "paralelo".

Walter L. L. Casitta
20/04/2008, 22:41
Depois que as pastilhas originais na minha Ranger acabaram ainda não encontrei uma que não fizesse barulho...

Allan Nielsen
20/04/2008, 23:45
uso fras-le e não faz nenhum barulho.

abs

Edintruder
21/04/2008, 09:06
Já foi bastante relatado sobre a "eficiência" das pastilhas da cobreq...
Dá uma pesquisada e veja se não seria interessante trocar novamente por outra marca.

bird
21/04/2008, 10:04
Já foi bastante relatado sobre a "eficiência" das pastilhas da cobreq...
Dá uma pesquisada e veja se não seria interessante trocar novamente por outra marca.

Oi Edin,

pelo que me lembro a cobrec era das melhores paralelas...

mas o curioso é que já vinha acontecendo este ruído no final da vida das pastilhas originais (aliás se eu fosse confiar nas autorizadas teria trocado a cada 20 mil Kms) o fato é que elas nem tinham acabado ainda (com 55 mil kms) e lá estavam os guinchos...

será que a possível vitrificação delas (as velhas) afetou de alguma forma o disco

a explicação da ferrugem faz sentido...

abs,

Walter L. L. Casitta
21/04/2008, 10:51
O Edi tem razão, a um tempo atrás aqui no fórum a cobreq foi considerada a pior delas. Até relato de que pegou fogo teve.

Quanto ao disco, esse problema de ferrugem não existe. Se não estiver empenado ou gasto acima do tolerado (a espessura mínima vem impressa nos discos) os problemas ficam por conta das pastilhas mesmo.

Eu uso a syl eu acho a muito tempo. Chia que é uma coisa de doido, mas custou R$50,00. da última vez troquei os discos também (R$150,00). Tudo ficou mais barato que um jogo de pastilhas Frasle na época....

Allan Nielsen
21/04/2008, 16:52
Walter,
as pastilhas Fras-le não são tão caras, custam em torno de R$ 60,00 pra Ranger.

Com relação a ferrugem nos discos de freio, quando estou na minha casa no Rio de Janeiro e que fica proxima a praia onde tudo enferruja, a primeira frenagem em baixa velocidade ainda dentro do condominio as rodas dianteiras da Ranger ameaçam travar. Isto so acontece na primeira frenagem. Quando o veiculo fica parado algum tempo, voce passa o dedo no disco e ele esta aspero.

abs

cbridi
21/04/2008, 22:58
Realmente, a Fras-le andou baixando, e muito, o valor de sua linha de pastilhas de freio. Está valendo a pena comprar. Para quem não sabe, a Fras-le é a fabricante das pastilhas originais de várias montadoras.
No site tem uma lista de preços, resta saber a referência para nossas picapes, consultem em http://www.frasle.com.br/fras-le/Produtos/Estrutura.asp?NumFuncionalidade=115&NumCategoriaF=5008&NomeCategoria=Listas%20de%20Pre%E7os

[]'s

rogeriomasih
22/04/2008, 00:39
Troquei as minhas por umas paralelas e ficaram uma bost@...tinha que andar com os vidros fechado e o som ligado no máximo para não escutar a chiadeira...era extremamente estressante. Acho que não aguentei rodar nem 10mil km com esse jogo e troquei logo.

Coloque uma Fras-le, por R$65,00, e ficou perfeito.

Allan Nielsen
22/04/2008, 10:15
Realmente, a Fras-le andou baixando, e muito, o valor de sua linha de pastilhas de freio. Está valendo a pena comprar. Para quem não sabe, a Fras-le é a fabricante das pastilhas originais de várias montadoras.
No site tem uma lista de preços, resta saber a referência para nossas picapes, consultem em http://www.frasle.com.br/fras-le/Produtos/Estrutura.asp?NumFuncionalidade=115&NumCategoriaF=5008&NomeCategoria=Listas%20de%20Pre%E7os

[]'s

Fras-le para Ranger PD332. No site abaixo custa R$ 48,19 + correio. Nas casas de autopeças em torno de R$ 60,00

abs
http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas/ShowPecas.asp?edtFabricante=220&p=4&p=5&p=1&p=2&p=3&p=4&p=5&p=6&p=7&nPag=8

cbridi
22/04/2008, 10:57
Valeu pela referência da Ranger Allan!
Bom saber que as autopeças estão praticando o preço sugerido pela Fras-le, segundo o link que postei o valor sugerido é de R$59,08.

[]'s

Walter L. L. Casitta
22/04/2008, 11:17
Walter,
as pastilhas Fras-le não são tão caras, custam em torno de R$ 60,00 pra Ranger.

Com relação a ferrugem nos discos de freio, quando estou na minha casa no Rio de Janeiro e que fica proxima a praia onde tudo enferruja, a primeira frenagem em baixa velocidade ainda dentro do condominio as rodas dianteiras da Ranger ameaçam travar. Isto so acontece na primeira frenagem. Quando o veiculo fica parado algum tempo, voce passa o dedo no disco e ele esta aspero.

abs

Bom saber. Vou trocar já as minhas pastilhas pelas Frasle.

Gouveia
22/04/2008, 22:09
Comigo essas Fras-le também chiaram.. mas outras pessoas já me disseram que na Ranger deles ficou bom também... Assim como ficou bom da Cobreq em outras... vai saber...

Anthoniusnikos
22/04/2008, 23:50
E a marca e preço das lonas, poderiam dizer.
Obrigado.
Abs

cbridi
23/04/2008, 00:17
Lonas? Que que é isso? :-)
A minha tá com 190 mil Kms nas costas e ainda não sei o que isso quer dizer... :-)

[]'s com as lonas originais...

rogeriomasih
23/04/2008, 00:20
145mil km e com as lonas originais...pelo visto ainda bem longe de acabar.

budzinski
24/04/2008, 20:32
Olá,

É normal as lonas durarem tanto assim? (170mil km)...

Abraços,
Vicente

Edintruder
24/04/2008, 21:18
A minha tive que trocar as lonas com cerca de 80.000 devido a mola do ajustador automático ter quebrado e destruído as lonas na roda direita.

cbridi
24/04/2008, 22:10
Olá,

Até agora foram 190mil Kms.
As pastilhas dianteiras, faz pouco que troquei, estou recém no terceiro jogo. Os jogos anteriores aguentaram 90mil Kms com folga. Acredito que é mais ou menos essa a proporção entre as lonas traseiras e as pastilhas dianteiras. Na próxima parada no mecânico, aos 200mil para uma geral completa, retirarei os cubos para verificar.

Meu "estilo de pilotagem" é bastante defensivo, antecipo bastante as freadas, tirando o pé do acelerador e reduzindo marcha. Pouco uso o pedal central, e ando pouco no trânsito urbano.

[]'s

Miguels
25/11/2009, 17:13
Olá, colegas.
Hoje troquei as pastilhas originais da minha Ranger com 120.000 km (isso mesmo!) por um par de Frasle PD332NA, R$ 70,00. Vamos ver se são tão boas assim, depois posto a experiência. Os discos estão com 25 mm. e segundo o meca ainda dá para rodar bastante, apesar de aparecerem umas pequenas rebarbas insignificantes. Não deu para saber a bitola mínima especificada pela fábrica, pois existem mais de seis modelos para a Ranger :???:

Fras-le para Ranger PD332. No site abaixo custa R$ 48,19 + correio. Nas casas de autopeças em torno de R$ 60,00

abs
http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas/ShowPecas.asp?edtFabricante=220&p=4&p=5&p=1&p=2&p=3&p=4&p=5&p=6&p=7&nPag=8 (http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas/ShowPecas.asp?edtFabricante=220&p=4&p=5&p=1&p=2&p=3&p=4&p=5&p=6&p=7&nPag=8)

TylerNTL
25/11/2009, 23:31
Olá,

Abraços,
Vicente

Lonas vão com um pouco mais de 160k km. Fiz uma revisão dia desses e segundo o mecânico de uma oficina especializada em freios estão no fim, mas ainda duram 30k km.

Bem que a Ranger 2010 podia vir com freio a tambor nas 4!!!

Anthoniusnikos
26/11/2009, 04:15
Lonas vão com um pouco mais de 160k km. Fiz uma revisão dia desses e segundo o mecânico de uma oficina especializada em freios estão no fim, mas ainda duram 30k km.

Elas já vem com ABS nas 4 ? Quantos airbag ?

Moisés S.M
27/11/2009, 14:37
Hj fui estacionar a viatura,e cade o freio d pé???hehe SUMIU,levei no meca ele levantou ela e tirou uma tampinha d boracha q fica nos freios a tambor,regulou e pronto,5 min no max...
sai com ela e até o freio traseiro melhorou,e o freio d estacionamento tá uma maravilha. SE TD FOSSE FÁCIL ASSIM!!!

FRanger
28/11/2009, 07:57

As pastilhas duram mais na dianteira do que durariam lonas e ainda com uma eficiência de frenagem muito maior.
Na hora da frenagem o peso se desloca para a dianteira e o freio traseiro não pode fazer grande esforço - é como frear uma moto, ainda mais com o motor na dianteira, como na Ranger.
Abraços,
FRanger

rogeriomasih
28/11/2009, 09:24
Lonas vão com um pouco mais de 160k km. Fiz uma revisão dia desses e segundo o mecânico de uma oficina especializada em freios estão no fim, mas ainda duram 30k km.Bem que a Ranger 2010 podia vir com freio a tambor nas 4!!!

Eu gostaria era de freio a disco nas 4...:smile:

TylerNTL
28/11/2009, 09:54
As pastilhas duram mais na dianteira do que durariam lonas e ainda com uma eficiência de frenagem muito maior.
Na hora da frenagem o peso se desloca para a dianteira e o freio traseiro não pode fazer grande esforço - é como frear uma moto, ainda mais com o motor na dianteira, como na Ranger.
Abraços,
FRanger

Sei (mas não entendo*) da superioridade do freio a disco sobre a tambor.
O comentário da Ranger 2010 ter tambor nas 4 era para ser irônico!

*Normalmente a área de contato das lonas com o campana é muito maior que da pastilha com o disco. Então na teoria um freio a tambor não deveria ser mais eficiente?

Outra dúvida em uma viatura com disco nas 4 a manutenção/desgaste do freio traseiro é compatível com a de um freio a tambor? (Um conjunto de pastilhas na traseira chega a durar 200k km?)

eduardo1968
28/11/2009, 21:40
Sei (mas não entendo*) da superioridade do freio a disco sobre a tambor.
O comentário da Ranger 2010 ter tambor nas 4 era para ser irônico!

*Normalmente a área de contato das lonas com o campana é muito maior que da pastilha com o disco. Então na teoria um freio a tambor não deveria ser mais eficiente?

Outra dúvida em uma viatura com disco nas 4 a manutenção/desgaste do freio traseiro é compatível com a de um freio a tambor? (Um conjunto de pastilhas na traseira chega a durar 200k km?)

Thelmo, vc já explicou o pq da maior eficiência do disco.
Se a área de contato da lona é maior, então a pastilha faz um atrito muito mais focalizado num disco do que faria se fosse do tamanho duma lona.
Grosseiramente, a lona funciona como um trator de pneus largos numa lavoura. Ele compacta pouco o solo, comparado a um trator com pneus estreitos (q seria a pastilha).:pensativo: