Conectar

Ver Versão Completa : Guincho de alavanca TIFOR



Bob
12/07/2004, 11:52
Caros amigos,

Gostaria de saber se alguém utiliza o TIFOR como guincho de arraste nas trilhas. Valeu a pena investir no TIFOR ao invés do elétrico ou do do mecânico(motor)?

Abraço. Bob.

Flavio Miranda
12/07/2004, 12:07
Cabras,

Prá "piorar" a duvida do Bob...

E uma TALHA com cabos de aço e roldanas, pré montada e pronta para prender nos Jeeps....

E o guincho de RODA ? Alguem já usou ?!

E o Hi-Lift, precisa de muito esforço para tirar um Jeep grudado no barro com 1/3 do diferencial enfiado ?!

Ainda, dos guinchos elétricos mais baratos, qual o melhor !?

[]´s ainda cheio de lama da trilha do Oleoduto......

Flavio Miranda
12/07/2004, 12:21
Qual o incoveniente do Tifor !?

O pai do Bob já usou no passado para remoção de coisas pesadas e aprovou, o Mané do boteco de Osasco onde paramos depois da trilha de sexta tb já usou quando trabalhava na ABB e aprovou para toneladas...
E no final de semana falei com meu cunhado que é engenheiro eletrico mas já fez muita sub-estaçao e estava me contando que uma vez precisaram tirar uma bobina de 8 ton !!!!!!!! de cima de um caminhão e usaram um Tifor operado apenas por uma pessoa !!! conforme a bobina ia se deslocando, foi deixando um rasgo na carroceria do caminhão e quando chegou na ponta, LEVANTOU a frente do bicho... !!
O piso era de areia e trouxeram a bobina até o lugar com o Tifor !!!

Como o Jeep pesa menos que 1,5 ton acho que a ferramenta poderia ajudar bastante... ou não ?!??!

[]´s curiosos.....

CJ 60
12/07/2004, 12:21
Fiquei curioso, o q é TIFOR? alguem tem foto pra colocar aki?

Wallace
12/07/2004, 13:07
Flávio,

Existem Tifor de diversas capacidades.
O problema de querer usar numa trilha como reboque não é a eventual capacidade de carga do Tifor, mas a sua praticidade e velocidade.
Vai ser sempre muito lento, o que pode significar que se tiver que usar um Tifor já vai ser para desistir da trilha quando terminar.
Outro é o problema do pouco curso de Tifor... assim teria que mudar o ponto de ancoragem ou o cabeamento de fixação a cada metro ou menos de puxada!
Ou seja, não é pratico para substituir um guincho normal numa trilha.

Eduardo Velo
12/07/2004, 13:43
Fiquei curioso, o q é TIFOR? alguem tem foto pra colocar aki?

http://www.instruments.com.ua/nat.html

CJ 60
12/07/2004, 13:49
Fiquei curioso, o q é TIFOR? alguem tem foto pra colocar aki?

http://www.instruments.com.ua/nat.html



Prefeito Edu.. matou minha curiosidde... agora posso opinar.. achei mto anti-funcional... levando em conta q o jeep tem seu lá se vão mais de 2 metros, isso ai num deve puxar por cada vez q vc alavancar uns 10 cm no máximo... haja vontade pra tirar o cj do atoleiro... e é realmente como disseram.. vai demorar uma eternidade pra tirar o cj do sufoco...

billj
12/07/2004, 14:05
Que o tifor não substitui um bom guincho é evidente. Porém, eu não entraria (e não entro) em nenhuma trilha pesada sem ter um tipo de guincho manual no jipe.

No meu caso, o guincho manual é o meu Hi-Lift.´ Mas um tifor serviria muito bem para este propósito......

Abraços,

Flavio Miranda
12/07/2004, 14:07
Cabras,

Concordo que cada ferramenta tem sua função...

Inclusive o guincho que depende da bateria... pifou alternador, colou placa da bateria (como já aconteceu comigo no Sportage sem aviso ...) ou o motor parou de vez sem poder re-alimentar a bateria.... já era !!

Claro que vc pode levar + 1 bateria, instalar as duas no jeep, colocar um alternador que alimente as duas, pegar dos colegas....... etc, etc...
E se o próprio guincho quebrar ?!?!?

Acho que a pergunta do Bob tinha um contexo que encontramos na sexta.
Por alguns outros motivos... não levamos o controle do guincho e atolamos até os eixos... precisávamos de 1 ou 2 mts para tirar o JeepEgg da situação ... a proxima arvore era à uns 30 ou 40 mts !

E pelo que falei com o pessoal que já usou, não demora tanto assim...

Meu cunhado falou de uma Casa dos Macacos na Inhanhá Mello - V.Prudente, que teria todo tipo e tonelagem.... Karké ora passamos por lá, né Bob ?!

[]´s

Chacal do Pantanal
12/07/2004, 14:19
Amigos,

O tirfor serviria sim com guincho para remoção de algum veículo atolado, porém, seria necessário um ou mais pontos de ancoragem e a operação seria morosa, mas, na minha opinião o principal inconveniente seria o trombolho que é um tirfor, ocuparia um espaço consideravel na já escassa capacidade de carga de um jeep.

[]´s

du
12/07/2004, 14:26
Mas,

Vamos ao que interessa.

Quanto custa ?
Quanto pesa ?
Quanto de espaço para carregar ?

Abraços Du.

Cotrim
12/07/2004, 14:32
No Edifício Abril da Marginal Pinheiros vários equipamentos foram colocados para dentro do prédio por tifor's porque o andaime elétrico não aguentava o peso. e foi bem rápido.

Era um equipamento desses no topo do prédio e um cabo de aço pendurado, funcionou perfeito e com certa agilidade.

Acho que tudo depende do modelo do equipamento.

[]'s

Flavio Miranda
12/07/2004, 14:44
Caprinos...

Dêem uma olhada neste site : http://www.acasadosmacacos.com.br/telas/main_manuten.htm

Parece um "shopping center" !!!

Já mandei e-mail perguntando dimensoes e preço para 1 e 10 unidades do Tirfor de 1.5 ou 2 ton.

[]´ ghinchados....

PS.: Continuo achando que o guincho elétrico é uma P...ta ferramenta !

marcelino
12/07/2004, 15:25
Senhores,

Gostaria de contribuir com o tópico: Trabalhei na RFFSA e lá o pessoal de manutenção da Rede Aérea Eletrica (aquele fio grosso que fica assima da composição) utilizava o TIRFOR para esticar o Fio TROLEY, (é este o nome) e posiona-lo nos isoladores, o curso era grande e sem problemas..

No tempo em que lá trabalhei, não foi uma única vez em que utilizei o famoso guincho de manivela do GURGEL (igual os de carroceria de caminhão...) para tira-lo do atoleiro. Naquele tempo falar de guincho eletrico ou patesca éra ufanismo....


Não sou um especialista em guinchar Jeeps, mas por puro bom senso posso oferecer minha opinião.

O custo deste equipamento não é pequeno e obrigatoriamente voce deverá posiona-lo próximo a uma das extremidades (perto do Jeep ou do ponto de ancoragem) acredito que será muito mais prático perto do Jeep o que vai obrigar uma pessoa a estar operando, sim, MANIPULANDO a alavanca para recolher o cabo, o que impedirá de se utilizar o motor do Jeep como auxiliar no processo, aumentando inclusive o risco de um acidente se o cabo quebrar ou soltar.

Já pensei nesta alternativa, usar o TIRFOR no lugar de um guincho elétrico, mas levando em consideração o CUSTO do TIRFOR, da falta de praticidade e no tempo que vou levar até livrar o veículo acho mais conveniente optar pelo uso de um HI-LIFT no lugar do TIRFOR...

Quanto ao Guincho de roda, achei-o bem interessante, porém teremos que contar com a parte mecanica (motor e diferencial) em ordem para obter um bom uso (além de obrigar o cabo a estar alinhado com o carretel acoplado à roda.

Um abraço a todos...

Wallace
12/07/2004, 18:32
Oi Pessoal,

Cuidado que existem um tipo de Tifor que "corre" por um cabo que torna desnecessario ficar trocando o ponto de ancoragem...
Deve ter sido o usado no caso do predio e do trem.
Entendo que a grande perda de tempo não tanto acionar o guincho em si, mas ficar trocando o ponto de aconragem ou encurtando o cabo (normamente uma corrente, ganchos, etc).

Munhoz
12/07/2004, 19:20
Colegas

Já tive a oportunidade de utilizar os dois e concordo com o Billj, uma coisa é uma coisa e a outra é a outra, Guincho elétrico = rapidez e praticidade mas c/ limitações c/ relação a capacidade de carga e condições adequadas de realimentação da bateria. Tirfor = Capacidade de carga quase ilimitada (só vai depender do tamanho do trambolho que se quiser carregar), velocidade de operação restrita mas nível de segurança altíssimo e o que é melhor, movido a feijão sendo que a operação da alavanca (só depende do tamanho) nem é tão pesada asim.
Um dia os guincho elétricos eram trambolhos TB, grandes no tamanho e na capacidade de devorar a carga da bateria, hoje são compactos, menos vorazes e até se desenvolveu um esquema adequado para serem carregados. Quem sabe nós não sejamos capazes de reabilitar o tirfor adequando-o às nossas necessidades ? Vai saber !!!


Abraço em todos



Munhoz

Wallace
12/07/2004, 19:41
Cuidado que o cabo pode romper tanto com um guincho elétrico como num Tifor.
Só que num tifor alguém normalmente esta ali para ser atingido. Ou seja, grande perigo.
Num guincho elétrico ou hidráulico temos o controle remoto para ter mais segurança.
Só não concordo com a limitação da capacidade de carga para o elétrico ou similar... Pergunte para o Daniel o que ele achou de ter o eixo do CJ destruído pelo próprio guincho elétrico do CJ!
A limitação do elétrico é mais o uso continuo, mas mesmo assim num longo período deve ser mais rápido que um tifor.
No elétrico é muito importante saber usar... isso incluir saber fechar o circuito com um simples fio quando se tem algum problema com o controle remoto. Não recomendado, mas possível.

Bob
12/07/2004, 20:27
Colegas,

Obrigado pelas diferentes opiniôes. Só não respondí antes pois só agora pude acessar a rede novamente.
:D
Concordo que um HDW é mais prático e rápido, mas essa questão do Tifor me deixou ainda muito curioso. Realmente cada um tem uma experiência diferente.

Tem dois sites que acessei que vendem o Tifor, em um deles, acho que o Itaqua, diz que tem Tifors de 1.6 T a 3.2T com cabos de metragem variável.

www.bogroc.com.br/ferramentas9.html
e
www.itaqua.com.br/prodtifor.htm (fabricante blue steel)

Devo visitar essa Itaqua no sábado, talvez da da Inhanhá Melo que comentaram.. Quero ver se o vendendor faz uma demo do uso com o BichoGrilo ou outra demo qualquer.

O grande lance que me deixaria ainda assim propenso a adquirir o Tifor, além do custo muito mais baixo, o que já é bem melhor do não ter nenhum, apesar do trabalho manual é do ver se consigo encontrar esse Tifor que você não precisa mudar o local de fixação. :roll:

Fico devendo mais uns dias à frente de enviar um feedback da demo (se conseguir), mas acho que consigo. O cidadão hoje emdia faz de tudo pra vender, certo?

Valeu cabras. Abrako. Bob.

Flavio Miranda
13/07/2004, 09:34
Cabras,

Pela informação que recebi da "A Casa dos Macacos", acho que podemos desistir do Tirfor....

1) 01 Guincho de alavanca (tirfor) modelo GA-1600, capacidade 1600 kgs., comprimento do cabo 20 mts., marca BERG STEEL.
* Preço unitário .................................................. R$ 2.097,00

Em complemento ao guincho elétrico (QUE TEM QUE SER + BARATO! !!!!) fico com o Hi-Lift que além de guincho mecânico, tem outras importantes utilidades....

[]´s adequadamente guinchados.

Dennis Figueiredo
13/07/2004, 10:00
01 Guincho de alavanca (tirfor) modelo GA-1600, capacidade 1600 kgs., comprimento do cabo 20 mts., marca BERG STEEL.
* Preço unitário .................................................. R$ 2.097,00



De graça heim.... tenho um colega que usa o Tirfor, parace que a cada alavancada o ele puxa 5cm de cabo, mas oque mais me encomoda é o fato do sujeito ter que ficar ao lado do cabo, isso me causa calafrios, falo isso porque ja vi alguns cabos e cordas arrebetando, uma cinta estourou o vidro de um CJ e uma corda passou sunindo por mim pegou em uma arvore a arrancou um pedaço considerável do tronco, nem quero imaginar se uma estilingada dessas atingir alguém.

Flavio Miranda
13/07/2004, 10:28
Denis,

Tb já vi um cabo de aço zunindo....

E quem lembra de colocar um peso em cima do cabo, conforme as boas maneiras de uso do guincho ???

Agora, se tudo for bem dimensionado e checado com critério, acho que temos uma boa margem de segurança...
Afinal, não é assim com rapel, cascating, alpinismo, etc !??!

Nós é que temos preguiça e poucas latas para investir em segurança...

Mas que o risco existe, existe....

Por mim, discussão muito boa e encerrada.

Abraços caprinos mais esclarecidos....

PS.: Quem tem um Hi-lift para vender !!?!?!?

marcelino
13/07/2004, 12:05
Senhores

Realmente eu já havia falado que o TIRFOR não era barato, mas por esse preço o HI-LIFT continua sendo a única opão ao GUINCHO, continuo preferindo o segundo....

Um abraço

Bob
13/07/2004, 13:14
Pois é galera, havia visto também num site um Tifor por 350 latas mas não tinha especificação.. Logo, deve ser um Tifor que na verdade é um Tidois... :lol:

Além disso, conversei há pouco com a André de voz alegre e gentil - como é engraçado isso - vai ver é banguela e tem bafo... :twisted:

Bem, voltando à lama fria... O trem custa R$ 1700 latas com 20mts de cabo e capacidade para 1.6 T... É uma P! grana... tem o mesmo usado por R$ 1.100 ambos com garantia de 6 meses. :cry:

Ao final parece que em vista do investimento e até mesmo da segurança como vocês comentaram há pouco, o lance é ao menos um hi-lift... Se não o elétrico mesmo.

Abrako.

Mauro B.
13/07/2004, 13:32
Outro é o problema do pouco curso de Tifor... assim teria que mudar o ponto de ancoragem ou o cabeamento de fixação a cada metro ou menos de puxada!
.. achei mto anti-funcional... levando em conta q o jeep tem seu lá se vão mais de 2 metros, isso ai num deve puxar por cada vez q vc alavancar uns 10 cm no máximo...

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=14855134 .

10m de cabo e 4000 libras de capacidade. R$85,00

[]'s

Flavio Miranda
13/07/2004, 14:46
Cabra Mauro,

Resta saber quanta força tem de ser feita para tirar um CJ do barro...

No caso de alavanca - Hi-Lift e Tirfor - voce aumenta a barra e diminui o esforço. No caso da manivela, não tem jeito....

Vc já experimentou este guincho ?!

Pelo preço, valeria a pena... apesar de parecer um pouco frágil na estrutura que segura o carretel...

[]´s

Dennis Figueiredo
13/07/2004, 14:59
Cabra Mauro,


No caso de alavanca - Hi-Lift e Tirfor - voce aumenta a barra e diminui o esforço. No caso da manivela, não tem jeito....

[]´s


O flavão tem sim :D , Torque=forçaxdistância. Se aumentar a maivela fica mais leve sim, e ainda podemos contar com a redução das engrenagenzinhas :wink:

CJ 60
13/07/2004, 15:07
Outro é o problema do pouco curso de Tifor... assim teria que mudar o ponto de ancoragem ou o cabeamento de fixação a cada metro ou menos de puxada!
.. achei mto anti-funcional... levando em conta q o jeep tem seu lá se vão mais de 2 metros, isso ai num deve puxar por cada vez q vc alavancar uns 10 cm no máximo...

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=14855134 .

10m de cabo e 4000 libras de capacidade. R$85,00

[]'s

Maurão... ´qta força será q tem q aplicar pra imagina só tirar o cj totalmente atolado? haja braço... agora viajando nas ideias.. um desse e um motor forte como um de partida.. pronto um guincho... :twisted: :twisted:

Flavio Miranda
13/07/2004, 15:07
Caprino Denis,

É verdade que dá prá aumentar a manivela, mas teria que fazer uma adaptação em função do formato de L dela.

Dependendo do tamaho necessario para deixar ela "leve", vc teria um diametro muito grande e incomodo para operar, inclusive restringindo os lugares de fixação ....

No caso dos Hi-Lift e Tirfor, enfia um pedaço de cano na haste e pronto !.... sem comprometer muito o espaço de operação ...

Será que deu prá entender minha explicação :lol: ?!?!?!??!?

[]´s

billj
13/07/2004, 15:18
Caprino Denis,

É verdade que dá prá aumentar a manivela, mas teria que fazer uma adaptação em função do formato de L dela.

Dependendo do tamaho necessario para deixar ela "leve", vc teria um diametro muito grande e incomodo para operar, inclusive restringindo os lugares de fixação ....

No caso dos Hi-Lift e Tirfor, enfia um pedaço de cano na haste e pronto !.... sem comprometer muito o espaço de operação ...

Será que deu prá entender minha explicação :lol: ?!?!?!??!?


[]´s



Entendi mesmo sem dar......... :wink:

Wallace
13/07/2004, 15:19
Oi Mauro,

Só que as 4000 libras é a capacidade do cabo e não do guincho em si que depende entre outras coisas como do braço de quem for usar.

Dennis Figueiredo
13/07/2004, 15:23
Caprino Denis,

É verdade que dá prá aumentar a manivela, mas teria que fazer uma adaptação em função do formato de L dela.

Dependendo do tamaho necessario para deixar ela "leve", vc teria um diametro muito grande e incomodo para operar, inclusive restringindo os lugares de fixação ....

No caso dos Hi-Lift e Tirfor, enfia um pedaço de cano na haste e pronto !.... sem comprometer muito o espaço de operação ...

Será que deu prá entender minha explicação :lol: ?!?!?!??!?

[]´s

A bão :D agora concordo... pensei que tu tava falando de física :wink:

Flavio Miranda
13/07/2004, 15:33
Cabra Bill,

No caso do Spider, tem de "soldar" um Hi-lift em cima do outro para funcionar...... !!!!

Como vão as coisas ?! Já aprendeu o que é SPOA ?!?!?!

[]´s

Mauro B.
13/07/2004, 22:29
No caso de alavanca - Hi-Lift e Tirfor - voce aumenta a barra e diminui o esforço. No caso da manivela, não tem jeito....

Vc já experimentou este guincho ?!


Como disse o Dennis, é a mesma coisa: a alavanca, no caso, é o comprimento da manivela.
Eu nunca usei esse guincho aí. Na realidade nunca manipulei guincho nenhum. Só postei pq falaram dele uma vez na jipenet. :P


qta força será q tem q aplicar pra imagina só tirar o cj totalmente atolado? haja braço...

Pelo que dá pra ver nas fotos desse guincho, a redução feita pelas engrenagens é BEM GRANDE, e isso somado a alavanca (manivela) pode ser que a força que vc faça seja pequena. Acho que nessa questão não há muito o que se preucupar, já que esse quincho foi justamente fabricado para que nós humanos operassem... :roll: Agora, quanto menos força vc fizer, menor a velocidade que o carretel enrola.


Dependendo do tamaho necessario para deixar ela "leve", vc teria um diametro muito grande e incomodo para operar, inclusive restringindo os lugares de fixação ....

O site diz que esse guincho é do tipo CATRACA, que ao meu ver seria como aquelas chaves de cachinbo em que vc pode dar partes-de-volta para operá-la. Nesse caso, sua preucupação em espaço para operar seria descartado, já que ele trabalharia como um hi-lift ou tirfor cumum. O problema é que não sei ao certo se esse "CATRACA" que eles disseram tem esse significado...


Só que as 4000 libras é a capacidade do cabo e não do guincho em si que depende entre outras coisas como do braço de quem for usar.

Wallace, não pode ser as 4000 libras a capacidade que o guincho aguenta sem danificar algo??? (claro, teria ainda uma margem de segurança).

Quando vc diz que é o cabo que aquanta 4000 libras, vc quer dizer que o guincho aguentaria mais ou menos que isso?

[]'s

Sandro Tannuri
13/07/2004, 22:44
Recentemente me coloquei numa situação numa trilha onde só poderia sair para tras e não tinha ninguem atras de mim para me puxar.
Tive que ir embora para buscar ajuda e como não tinha como outro jipe chegar onde estava facilmente usamos uma talha mecânica daquelas usadas para tirar e colocar motores em oficinas com capacidade de 1 ton. Demorou um pouco mas a talha puxou o Jeep para tras o suficiente para sair da situação, assim que der vou instalar um guincho na traseira mas enquanto isso uma talha resolve bem o problema quando não se tem pressa.

Mauro B.
13/07/2004, 22:55
Eaee Tannuri !!! :D

Eu tinha me interessado por esse guincho manual por duas coisas: a primeira era como guincho mesmo, e a segunda era para usar como talha, para retirar o motor e cambio, já que estava precisando no momento. Só acabei não comprando esse guincho manual na ocasião porque um amigo me emprestou a girafa que tinha! :D

[]'s

Bob
14/07/2004, 10:47
É verdade Tannuri essa questão da Talha.

Depois de sexta passada, ao voltarmos do Oleoduto, eu e o Flávio Mirando e meu pai que é engenheiro e está aposentado, paramos no Bote para tomar umas geladas e recuperar do fôlego das atoladas e das marcas dos diferenciais que deixamos na lama.

Aí, como o o donot do bote era caminhoneiro rolou esse papo de guincho, tifor, talha e por a foi... Meu pai é meio Pardal e está bolando algo, mesmo que tenha que ser customizado com relação a isso, para não depender do guincho elétrico, que cá entre nós se tiver que ser utilizado largamente haja bateria.

De qualquer forma, essa discussão está é muito boa, pois as experiência são várias. Sábado vou estar na casa do véio e vamos tentar continuar bolando algo. Se sair alguma engenhoca, oublicarei no site. Mas voltando à talha, essa é uma das soluções que estamos pensando. Algumas são de uso vertical, mas podem ser adaptadas para uso diferente. É isso que estaremos bolando. Não só para achar uma solução de custo mais baixo, mas que seja eficiente também.

Abraço.

Daniel CJ 5 SPOA
14/07/2004, 13:06
Só para tumultuar um pouco mais... eu tenho uso uma talha com 10 metros de corrente e capacidade de 1 ton. Tenho uma roldana deixando a talha com 5 metros mas com 2 tons de capacidade. Demora um pouco (mas não é muito) para te tirar da lama, não preciza fazer força (só pra carregar porque a danada é pesada). Com ela posso puxar o jeep em qualquer direção... nunca fiquei na mão... e o melhor paguei barato.

Bob
14/07/2004, 15:12
Daniel, bom comentário.

Esta é exatamente a questão que fico discutindo com meu pai, o uso da talha c/ roldana, o que além de dobrar a capacidade, como no seu caso, você acaba fazendo menos esforço à medida que se adiciona roldanas. É esse tipo de sistema que estaremos bolando para aplicar, já que existem sim já algumas talhas com várias roldanas mas para uso vertical a princípio.

O que você quer dizer que não demorou muito. Demorou 10 minutos? 30 minutos?

Abraço.

Cotrim
14/07/2004, 16:26
Pessoal,

Guincho de roda traseiro + talha + patesca de desvio = SUPER JEEP GUINCHATOR TABAJARA

Wallace
14/07/2004, 17:08
Wallace, não pode ser as 4000 libras a capacidade que o guincho aguenta sem danificar algo??? (claro, teria ainda uma margem de segurança).

Esta no anuncio, 4000 é do cabo.
E já falei que não existe margem de seguraça quando falamos em cabos de guinchos para nossa utilização. É tudo no limite mesmo.

Mauro B.
15/07/2004, 00:59
Esta no anuncio, 4000 é do cabo.

No anúncio não está explícito que é do cabo. E eu acho que não é não. Mas fica no entendimento de cada um. Vai saber... :roll:

[]'s

Daniel CJ 5 SPOA
16/07/2004, 15:49
Lá vou eu tumultuar de novo...
Todo projeto trabalha com margem de segurança. O próprio cabo tem margem de segurança do fabricante....
Se vocês quiserem dar uma olhada num catálogo vejam no site a capacidade limite (carga de ruptura em toneladas força):

Coloquem a bitola em milímetros.

http://www.cimaf.com.br/pd_espec.asp

Abraço.