Ver Versão Completa : Câmbio automático na Ranger.
Mario Germano
19/04/2008, 17:10
Pessoal,
Hoje fui buscar minha Ranger na revisão e, conversando com o dono da oficina, fiquei empolgado com a idéia de adaptar um câmbio automático nela. Ele me disse que vai verificar qual pode ser a melhor alternativa e os preços (com o câmbio manual à base de troca). É possível que o do Galaxie possa ser usado. Quem já tiver feito um trabalho semelhante, ainda que em picapes de outras marcas, desde que sejam a diesel, peço que, por gentileza, informe sua experiência (se gostou da adaptação, o preço, o automático utilizado, etc). Enfim, quem puder ajudar com opiniões e sugestões será muito bem-vindo. :-P
Mario,
Eu tenho o mesmo interesse que você, porém, para colocar no meu Troller.
Vou ficar corujando seu tópico.
No pouco que pesquisei, o problema principal é fazer o motor conversar com o câmbio. Ou seja, a eletrônica de um conversar com a do outro. O Seba da Spider me disse que o câmbio da Explorer serviria para usar no Troller, porém eu teria que ficar somente com as três primeiras marchas. A quarta não poderia ser utilizada pois ela depende justamente de algum sinal eletrônico do motor para ser engatada.
Isto é tudo o que sei. Por enquanto.....
O ideal seria a Ford lançar uma Ranger AT de fábrica. Ai tudo seria mais fácil!!!
Um abraço e boa sorte.
Pequeno jr
19/04/2008, 21:00
Mario,
Conversei com um pessoal no setor H norte aqui no DF e disseram que o pessoal do file do automóvel aq do DF vai comçear a fazer essa adaptação numa Ranger Diesel 2.8 XLT em breve.
Pelo q falaram, eles ja sabem o cambio e outras coisas q vão usar. Devo ir lá no file em no máximo duas semana. Aproveito e vejo isso para vc.
Vai postando suas idéias o que vc achou em suas pesquisas qeu ai eu comento lá com eles.
Boa sorte na empreitada.
Edintruder
19/04/2008, 22:59
A melhor alternativa ainda é o câmbio da explorer, porém tem que ajustar as rpms de trocas pois o motor V6 vai até 5500 rpms.
O Walter tinha falado no do opala.
shimomoto
20/04/2008, 04:06
O Walter tinha falado no do opala.
X2...........
Até porque o do Opala acho que é mais moderno que o do Galaxie, especialmente o ZF 4HP22, com O/D e bloqueio do conversor.
Abraços
Edintruder
20/04/2008, 09:38
O do Opala 6C aguenta muito bem até o motor 2.8, porém será que a daptação não é muito complicada? Afinal tem que acoplar no motor e na CT.
Pequeno jr
20/04/2008, 09:50
Edin,
Sabe aquele lance de meter o pé na Jaca? Se o cara vai fazer a adaptação, já faz pelo lado melhor da coisa.
O engraçado, quando a adaptação estiver toda pronta e tudo funcionando, é chegar las concessionárias Ford com a 1º Ranger Diesel automática do BRasil.
Eu ainda tiraria onte, já que Ford não teve cassife ou inteligência para isso, eu tive !! kkkkkkk !!! .. iria ser hilário vc vendo os consultores e mecânicos curuisos para saber como foi feito.
simaoall
20/04/2008, 10:19
até hoje não entedi porque a ford não lançou o bendito cambio at nas rangers,até o ecoesporte ja tem
Hehehe, Junior Pequeno...acho melhor não ir na Ford não...eles vão falar que vc fez uma gambiarra e alterou a segurança do carro, que isso , que aquilo....a não ser que vc leve seu carro no overhauling e peça para o Chip dar umas idéias!!
Eu só vou na Ford comprar peças...passo longe dos mecânicos até porque dos tantos que tem numa autorizada, só 1 sabe alguma coisa....o resto é troca troca.
Pensem....como vai ficar o console?
imaginem...motor MWM, 6 cil + Cambio automatico do Opala...
Ed, adaptação é tudo difícil... o pior é vc achar alguém (além de vc) interessado no assunto e ter que ouvir os "conselhos" que cada um vai te dar...no meu caso, quando vou pedir ajuda(não orientação) pra alguém , primeiro vem o espanto , depois os conselhos, depois é que uns tentam ajudar vc. O processo é longo, muita gente não sabe nada...imagine vc Ed, que é um conhecedor, o Walter outro....tem que ter muita paciência e determinação numa adaptação....e eu no meu MWM 6 cil?
Abraços
Botei uma capota de fibra e agora eu sei porque vcs chamam seus carros de viatura. Parece um SUV. Pena que não consigo postar fotos na assinatura...não tá indo nem a pau...
Tá faltando o Walter vir dar uma opinião...
Walter L. L. Casitta
20/04/2008, 22:54
Eu também pretendo colocar um câmbio AT na minha Ranger. Os câmbios candidatos seriam 4L60-E (Blazer), um dos da Explorer ou ZF4HP22 (Opala).
Como vc vai fazer com o console, Walter?
shimomoto
20/04/2008, 23:11
Seria legal se desse para colocar na coluna, igual a americana!
Abraços
Walter L. L. Casitta
20/04/2008, 23:15
Como vc vai fazer com o console, Walter?
O ZF4HP22 é controlado por um cabo ligado ao acelerador então isso não seria problema.
Pra as eletrônicas existe um módulo controlador que é vendido lá no USA que poder ser mapeado com o auxilio do notebook, mas como já trabalhei programando microcontrolador antes vou tentaria construir o meu.
Outra possibilidade para os eletrônicos seria transforma-los em semi automático ou manual. Eu já me contentaria só com o fim da embreagem.
Semi-automático seria, manual para trocar as marchas a frente e com as reduções automáticas. A única coisa que ainda precisaria de ser controlado eletronicamente ou talvez não seria o lock-up do conversor. Isso vale pro 4L60-E. Para os da Ford ainda não sei o que seria possível...
Edintruder
21/04/2008, 09:04
Será que uma caia controlada eletronicamente dará uma diferença muito grande no consumo? É lógico que muda, mas será que é grande essa diferença?
Em relação ao painel e coluna dá para usar a da Explorer, ou usa a palanca no console mesmo.
Sem dúvida a coluna fica muito mais legal. Walter não sabia das suas habilidades eletrônicas!!
Eu trocaria para automático se morasse em cidades com muito trânsito.
Por enquanto....
O ZF4HP22 é controlado por um cabo ligado ao acelerador então isso não seria problema.
Pra as eletrônicas existe um módulo controlador que é vendido lá no USA que poder ser mapeado com o auxilio do notebook, mas como já trabalhei programando microcontrolador antes vou tentaria construir o meu.
Outra possibilidade para os eletrônicos seria transforma-los em semi automático ou manual. Eu já me contentaria só com o fim da embreagem.
Semi-automático seria, manual para trocar as marchas a frente e com as reduções automáticas. A única coisa que ainda precisaria de ser controlado eletronicamente ou talvez não seria o lock-up do conversor. Isso vale pro 4L60-E. Para os da Ford ainda não sei o que seria possível...
Walter
Quando citas pra as eletronicas queres dizer as 3,0 eletronicas?
E quando falas em semi automatica seria igual ao do Meriva que é manual mas com trocas automaticas ja existe no mercado para as rangers?
Walter L. L. Casitta
21/04/2008, 16:34
Walter
Quando citas pra as eletronicas queres dizer as 3,0 eletronicas?
E quando falas em semi automatica seria igual ao do Meriva que é manual mas com trocas automaticas ja existe no mercado para as rangers?
Me referia as caixas que precisam do módulo de controle eletrônico. A do Meriava tem dois modos automático e manual.
Transformar um câmbio AT num semi AT é só em teoria baseado no que andei lendo nos manuais do 4L60-E. Esse câmbio sem o módulo de controle consegue apenas reduzir as marchas.
Pequeno jr
21/04/2008, 23:23
Um Breve comentário para isso tudo dar certo.
Tem que ser um motor 2.8(devido a ser o unico com a segunda parte) + "TGV" + o Câmbio automático. Vejam que todas as pick-ups com câmbio AT tem necessáriamente essa turbina para o encontro da faixa de torque com a relação do CA.
Como a pegada dos motores com TGV iniciam lá pela casa dos 1100rpm, isso ajuda no trabalho do CA.
rogeriomasih
22/04/2008, 00:27
Vou ser sincero: pode ser falta de experiência da minha parte, mas só entraria numa empreitada dessas se minha ranger fosse um segundo carro ou se fosse utilizada somente para trilhas.
Tenho medo do tempo (e dos R$) que os ajustes podem consumir e, consequentemente, de quanto tempo o carro pode ficar parado.
Pô cara...e o espirito de aventura?
a chance de dar errado, levar esporro da esposa...não tem preço!
Pequeno jr
22/04/2008, 08:03
Vou ser sincero: pode ser falta de experiência da minha parte, mas só entraria numa empreitada dessas se minha ranger fosse um segundo carro ou se fosse utilizada somente para trilhas.
Tenho medo do tempo (e dos R$) que os ajustes podem consumir e, consequentemente, de quanto tempo o carro pode ficar parado.
Rogerio ... é por ai.
Para fazer isso seria a Ranger "temporariamente" como segundo carro, para depois voltar a ser o primeiro.
Qdo as coisas são bem planejadas e estudadas, até a parte do que pode dar errado é pensado. Por isso, tem tudo para dar certo.
Edintruder
22/04/2008, 12:52
O meu medo é justamente esse... levar esporro da esposa! Nós somos verdadeiras vítimas oprimidas!
Hum... :pensativo:
Conheço virtualmente uma Range Rover na qual foi adaptado o Power Stroke 2.8 no câmbio automático original.
Salvo engano é um modelo ZF, acoplado na transferência original Land Rover LT230.
Foi necessário comprar um kit na Inglaterra que inclui o conversor de torque, flexplate, flange e partes necessárias.
Tem um tópico com mais detalhes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=576127#post576127
De repente é um caminho...:idea:
Agora, pessoalmente, se fosse adaptar um auto na Ranger, eu venderia e comprava uma L-200 Savana!!! :mrgreen:
Abs,
Pequeno jr
22/04/2008, 13:33
Agora, pessoalmente, se fosse adaptar um auto na Ranger, eu venderia e comprava uma L-200 Savana!!! :mrgreen:
Abs,
Savana é MT e não CA.
Discordo..pode ser um 2.5 preparado! Tenho um maigo com um 2.5 com a mesma curva de torque que o meu.
Savana é MT e não CA.
Hum...
A antiga quadrada só manual mesmo... :pensativo:
Mas a nova eu ACHO que tem automática!!!:!:
Todavia, Ranger é Ranger. L200 é L200.
Uma Ranger automática seria especial e única!!!:concordo:
Algumas Splashs importadas eram automáticas e tinham o acionamento do câmbio na coluna. Usando esse painel ficaria original... :idea:
Sabem qual o câmbio delas? De repente serviria no diesel... resta descobrir se são eletrônicos ou não.
Abs,
murilloaquino
23/04/2008, 12:31
Nao tem SAVANA automatica....So tem ela com o motor HPE opcional...
rogeriomasih
23/04/2008, 14:02
E quanto à possibilidade de usar um câmbio automático de L-200?
não seria uma boa opção?
Edintruder
23/04/2008, 17:35
E quanto à possibilidade de usar um câmbio automático de L-200?
não seria uma boa opção?
Pelo preço das peças da MIT, o câmbio deve custar quase o preço da Ranger...
Agora, sem brincadeira, acredito que seja uma boa opção, porém o sistema tem o módulo eletrônico para a troca das marchas também.
rogeriomasih
23/04/2008, 17:49
Pelo preço das peças da MIT, o câmbio deve custar quase o preço da Ranger...
Agora, sem brincadeira, acredito que seja uma boa opção, porém o sistema tem o módulo eletrônico para a troca das marchas também.
E não tem como conseguir em sucata?
Pequeno jr
24/04/2008, 23:32
Rogerio, vc fala em colocar um cambio Mit na Ranger? É isso?
rogeriomasih
25/04/2008, 01:01
Rogerio, vc fala em colocar um cambio Mit na Ranger? É isso?
Isso mesmo.
Considerando apenas o aspecto da compatibilidade técnica, e não o aspecto financeiro, seria possível?
Edintruder
25/04/2008, 09:01
Se conseguir trazer junto a CT facilita. O detalhe é que o cardam dianteiro na Ranger é na esquerda, alguém sabe pra que lado fica o Cardam dianteiro na L200? De quebra leva o sistema manual.
Se eu em particular usasse esse câmbio eu tentaria acoplar a CT da Ranger.
Vc gosta ou não do sistema manual?
Edintruder
25/04/2008, 23:10
O sistema manual é à prova de falhas...
Não tem o motor pra criar dúvidas. Porém eu não tenho medo de falhas no sistema da Ranger pois sempre demonstrou muito funcional e confiável. Se fosse F-1000 a história seria outra!
edubelem
26/04/2008, 17:02
Se conseguir trazer junto a CT facilita. O detalhe é que o cardam dianteiro na Ranger é na esquerda, alguém sabe pra que lado fica o Cardam dianteiro na L200? De quebra leva o sistema manual.
Se eu em particular usasse esse câmbio eu tentaria acoplar a CT da Ranger.
Mais ai eu acho que deveria continuar a T-CASE da ranger, substituindo apenas o câmbio, mechendo apenas na cx seca e no câmbio.
Abs,
baseando no fato que o acoplamento é mole....eu levaria tudo.
Walter L. L. Casitta
26/04/2008, 17:48
O sistema manual é à prova de falhas...
Não tem o motor pra criar dúvidas. Porém eu não tenho medo de falhas no sistema da Ranger pois sempre demonstrou muito funcional e confiável. Se fosse F-1000 a história seria outra!
Eu ganhei um caixa de câmbio com a CT com alavancas de um Mazda B12 e estão lá em Cuiabá. O câmbio tá detonado, mas a CT tá perfeita. A próxima viagem que fizer pra lá vou de Ranger (testando o 2.8TGV :dance:) e trazer a bixanha. A idéia é adaptar essa CT num câmbio AT do Opala...
Pequeno jr
26/04/2008, 17:56
baseando no fato que o acoplamento é mole....eu levaria tudo.
Entao pela lista, teriamos 4 cambios que poderiam ser usados
1- O AT da L-200;
2- LT230 da Land Rover;
3- 4L60-E da Blazer;
4- ZF4HP22 do Opala.
Walter, decidiu qual deles vai usar??? Vê só, eu levo 1 engradado d cerveja, carne e a churrasqueira.
Qual a data da primeira tentativa???
Galera, bora botar pilha... hehhehe
Walter L. L. Casitta
26/04/2008, 18:15
Entao pela lista, teriamos 4 cambios que poderiam ser usados
1- O AT da L-200;
2- LT230 da Land Rover;
3- 4L60-E da Blazer;
4- ZF4HP22 do Opala.
Walter, decidiu qual deles vai usar??? Vê só, eu levo 1 engradado d cerveja, carne e a churrasqueira.
Qual a data da primeira tentativa???
Galera, bora botar pilha... hehhehe
Vamos com calma... O ZF é o único que talvez não precise ser remapeado pra funcionar com o motor diesel então por enquanto vou evitando os eletrônicos. Mesmo assim já encontrei um câmbio eletrônico da Explore por R$1500,00 com aquela CT que tem 4x4 full-time mas consegui não me precipitar. Só vou mexer com isso depois que o motor 2.5 estiver fora da Ranger servido como modelo para confecção do flange e flexplate, e ainda mesmo assim se o flange do 2.5 for igual ao do 2.8. Não tô a fim de parar a Ranger por muito tempo por esse motivo. Quem sabe até o fim do ano?
Pequeno, que eu saiba o ZF4HP22 do Opala também é o mesmo usado pela Land Rover Discovery
Pequeno jr
26/04/2008, 18:35
Vamos com calma... O ZF é o único que talvez não precise ser remapeado pra funcionar com o motor diesel então por enquanto vou evitando os eletrônicos. Mesmo assim já encontrei um câmbio eletrônico da Explore por R$1500,00 com aquela CT que tem 4x4 full-time mas consegui não me precipitar. Só vou mexer com isso depois que o motor 2.5 estiver fora da Ranger servido como modelo para confecção do flange e flexplate, e ainda mesmo assim se o flange do 2.5 for igual ao do 2.8. Não tô a fim de parar a Ranger por muito tempo por esse motivo. Quem sabe até o fim do ano?
Pequeno, que eu saiba o ZF4HP22 do Opala também é o mesmo usado pela Land Rover Discovery
Walter vou pesquisar direito isso, mas lendo lá no geral aqui do forum entendi que são cambios diferentes. Se essa semana eu for no setor H norte aqui no DF (local que reune milhares de oficinas e autopeças) vou ver se consigo ver um catalogo de cambios numa loja especializada e tiro melhor essa dúvida.
Agora ... me diz uma coisa ... tu já fechou o negócio no 2.8?? Como vai ser a parte da documentação de 2.5 para 2.8?? Vc vai dar o 2.5 no negócio?? Ele é com TGV, correto? Mas como fica a parte da bomba injetora vai usar a da 2.8 mesmo?? e a embreagem??
Ow .. acho que ta na hora de montar um topico sobre isso tbm.
Walter L. L. Casitta
26/04/2008, 19:01
Walter vou pesquisar direito isso, mas lendo lá no geral aqui do forum entendi que são cambios diferentes. Se essa semana eu for no setor H norte aqui no DF (local que reune milhares de oficinas e autopeças) vou ver se consigo ver um catalogo de cambios numa loja especializada e tiro melhor essa dúvida.
Agora ... me diz uma coisa ... tu já fechou o negócio no 2.8?? Como vai ser a parte da documentação de 2.5 para 2.8?? Vc vai dar o 2.5 no negócio?? Ele é com TGV, correto? Mas como fica a parte da bomba injetora vai usar a da 2.8 mesmo?? e a embreagem??
Ow .. acho que ta na hora de montar um topico sobre isso tbm.
Compre um 2.8TGV 0km com nota fiscal numa revenda MWM International. Consultei o número de série no DETRAN e o não foi encontrado no cadastro. Segundo o despachaste não deverei ter nenhum problema, mas ainda não sei qual sera o procedimento.
O 2.5 vai sobrar, vou passar pro meu irmão adaptar na Ranger dele que é a gasolina ou vender, mas sem pressa.
O 2.8 vem montado completo com a turbina TGV, bomba injetora, bomba de vácuo, bomba da DH, alternador, motor de arranque, tudo 0Km. Enfim da mesma forma que era fornecido pela International a Ford.
Antes que perguntem o preço, paguei foi de R$15.000,00, mas ainda vou ficar com o 2.5 que vale credito R$5000,00. Ainda tenho que comprar um parte do escapamento, chapa e disco de embreagem. Também ainda vou avaliar a necessidade de trocar o cilindro da embreagem vista a possibilidades do câmbio AT.
Quanto a abrir um tópico só se aparecerem dificuldade pra discutir as soluções...
Walter , a flange de um é igual a do outro. Pagou superbem no motor. Faz o tópico com fotos!!!!
Eu fugiria de qualquer coisa eletrônica.
Pequeno jr
27/04/2008, 11:51
Compre um 2.8TGV 0km com nota fiscal numa revenda MWM International. Consultei o número de série no DETRAN e o não foi encontrado no cadastro. Segundo o despachaste não deverei ter nenhum problema, mas ainda não sei qual sera o procedimento.
O 2.5 vai sobrar, vou passar pro meu irmão adaptar na Ranger dele que é a gasolina ou vender, mas sem pressa.
O 2.8 vem montado completo com a turbina TGV, bomba injetora, bomba de vácuo, bomba da DH, alternador, motor de arranque, tudo 0Km. Enfim da mesma forma que era fornecido pela International a Ford.
Antes que perguntem o preço, paguei foi de R$15.000,00, mas ainda vou ficar com o 2.5 que vale credito R$5000,00. Ainda tenho que comprar um parte do escapamento, chapa e disco de embreagem. Também ainda vou avaliar a necessidade de trocar o cilindro da embreagem vista a possibilidades do câmbio AT.
Quanto a abrir um tópico só se aparecerem dificuldade pra discutir as soluções...
Me manda por MP o telefone da loja q vc comprou.
Mario Germano
05/05/2008, 15:25
Desculpem-me por não dar novas informações sobre a adaptação. Acontece que esperei que a oficina fizesse um projeto e apresentasse uma proposta de valores para a adaptação do câmbio automático na Ranger, o que fez a conversa mudar um pouco. O preço subiu demais (R$ 8k) e o serviço não teria garantia. :discordo: Claro que dispensei. Essa a razão da demora em postar. Sinto muito. :-(
Walter ...meu cambio ta ruim....provavelmente vou ter que trocar....estao querendo me vender por 3500 na troca...vc acha melhor eu colocar tipo um desses da explorer por 1500 reais?
shimomoto
11/05/2008, 00:18
Amithai;
Não sou o Walter mas....
...mas não seria mais conveniente no seu caso, arrumar um câmbio ZF mecânico para o seu update FX4????
Abraços
Pequeno jr
11/05/2008, 09:57
kracas .. to boiando muito no forum.
Q update é esse de Fx4 que o amithai quer fazer???
Edintruder
11/05/2008, 11:23
Tem um ZF do Opala por R$800,00 na parte de vendas de peças!
Shimo, nao tem problema nao ser ele ...
assumindo que sou uma anta completa...
porque o ZF é mais conveniente....ele encaixa na CT e no motor...sim ou nao
to sem interroga..na verdade nao sei cade ele....
pequeno, vi o video ficou maneiro..
o update eh uma realidade longe mas nao tanto.
serio galera, ja que vou ter que trocar meu cambio.....vcs poderiam me usar como cobaia ja que nao to disposto a pagar 3500 pro bareta e os automaticos q falamos conseguimos mais em conta nao...
o MWM ja desisti porque acho que tamanho nao eh documento ..ainda mais depois que a f250 ta agora com um 4cil....me decepcionei...aquilo tem lugar prum v8...
Tem um ZF do Opala por R$800,00 na parte de vendas de peças!
cade isso...
esse nao e mecanico.....s ou n
Po só da eu nesse tópico acho melhor eu fazer perguntas pra mim.....galera estou realmente inclinado a botar um CA porque o meu esta indo pras cucuias....
O melhor é do opala.....???
dudas_308w
12/05/2008, 18:34
Amithal,
vc esta na mesma cidade que o Leopoldo do forum. Ele é meu amigo a mais de 20 anos, e foi pioneiro em todas as adaptaçoes de CJ que hoje todo mundo faz. O jeep dele esterça as rodas de tras, tem um cambio C4 montado num v8 302 freio a disco nas 4 e mais um monte de coisas. Tem um topico do forum p/ discutir o jeep dele, se vc ainda nao viu, com 1000 posts...
Eu estive ae em SJC ha poucas semanas falando com ele, levei um camarada que tem uma f75 e ta pensando em trocar o conjunto todo motor e cambio. Em SP tem desmanche de Topic, Besta e outras lesmas vendendo o motor da KIA diesel 2.6 ou 2.7 com o cambio de 5 marchas por 6 mil cruzeiros... ou seja... pacote atraente.
Uma das dicas que ele deu, foi o seguinte: faça as adaptaçoes com um mini-cardã. Se ta dificil de arrumar flange, eixo piloto, etc., recua a travessa da TC, poe um mini-carda de 20cm e fecha a frente da caixa...
ae manda pra cardantec as medidas dos novos cardas que vc quer.. e ja ganha altura de molas.:dance:
Outra, nao sei os preços de motor a diesel que o resto do povo ta vendo por ae, mas no Ponto Diesel 4x4 em janeiro um PS2.8 estava por 11mil.
A Crestana & Crestana tambem tem PS e 3.0 a preço dessa ordem. Motor na caixa completo com NF.
abs
Pequeno jr
12/05/2008, 21:44
Amithai .. boas dicas essa ai do Dudas. !
Brother, vc ta me dizendo que se nao der certo eu ponho um carda do motor para a caixa? Ok....mas ai eu tenho que trocar o carda traseiro e a ligacao na CT?
Segundo o Ed, Master Ed, um bom mecanico e troneiro resolve o pobrema.....onde acho CA opala em boas condicoes....esse do ML nao me parece bom...
Nao quero motor...pq as dicas de motor???
realmente acho q serei eu a botar o ca pela primeira vez.....
preciso de ajuda......vou ver o cara do cj....
preciso de ajuda de vcs,,...
abs
Leopoldo, preciso de sua ajuda. Preciso adaptar um cambio zf de opala ou outro automatico na minha ranger....vc teria algumas dicas ou lugares q posso procurar?
quero gastar o minimo de dinheiro possivel...
abs e obrigado
shimomoto
12/05/2008, 22:37
Shimo, nao tem problema nao ser ele ...
assumindo que sou uma anta completa...
porque o ZF é mais conveniente....ele encaixa na CT e no motor...sim ou nao
to sem interroga..na verdade nao sei cade ele....
(...)
Amithai;
Falei do ZF mecânico porque (Dalmolin, apresente-se!) se não for impresão minha é a transmissão da F-250 MWM. Das Cummins eu tenho certeza.
Abraços!
Eh um zf diferente esse da f250...do do opala? quero o Aut , claro....mas estou perdidaço.....
Agradeço dicas...onde comprar , a flange,,,,o que devo ver antes de comprar....a alavanca....
abs
Pequeno jr
13/05/2008, 07:39
Amithai, sairam vários opalas com cambios automáticos e por isso o pessoal está lhe indicando eles.
Acho q é isso q é a sua duvida qdo a galera fala dos opalas.
leopoldo
13/05/2008, 08:49
Leopoldo, preciso de sua ajuda. Preciso adaptar um cambio zf de opala ou outro automatico na minha ranger....vc teria algumas dicas ou lugares q posso procurar?
quero gastar o minimo de dinheiro possivel...
abs e obrigado
Lá em SP tem um oceano de desmanches que possuem opções de cambios com e sem o 4x4.
Sobre gastar o menos possível, isso me parece irreal pois é uma adaptação que por sí só é cara >>> cambio + travessa + alteração do motor + reposicionameno + linha hidraulica do cambio + radiador + comando na cabine + acabamento + kickdown + alteração de cardan(s)
Estude bem essa opção.
Sobre dica com cambio, vc tem que achar um cambio que originalmente equipa esse seu motor(que eu não sei qual é) e pegar o kit inteiro.
Cuidado com a ideia de colocar cambio de outro motor porque o flex plate + conversor tem uma relação dinâmica com a embreagem que esse kit subtitui e vc pode acabar quebrando o motor.
Aqui em SJC a polícia fechou todos os desmanches que eu conhecí.
oi pequeno, minhas duvidas.
E confiavel o do opala?
Q papo e esse de f250?
O do ml esta bom? Q q tenho q ver nele antes de comprar?
E a
e a ct?
Vou ter que mexer em cardas?
Edintruder
14/05/2008, 11:47
Sim, os dois cardans novos. Aproveita e faz os dois em aço e se o cardam dianteiro ficar mais longo põe uma cruzeta na saida da CT pois o ângulo será menor nessa condição.
Na saída para o cardam na caixa automática tem que fazer um encaixe para a entrada da CT. Tem que fazer também um suporte para a CT de forma que fique bem presa na transmissão.
Trabalho danado , Ed.....e ainda vai me custar uma graanaaaaa!!! Quero algo barato.
Que tenho que ver no cambio do ML pra nao comprar porcaria?
Nao posso reaproveitar meus cardans?
Edintruder
14/05/2008, 23:01
Trabalho danado , Ed.....e ainda vai me custar uma graanaaaaa!!! Quero algo barato.
Que tenho que ver no cambio do ML pra nao comprar porcaria?
Nao posso reaproveitar meus cardans?
Só se a CT ficar exatamente na mesma localização que está hoje. Se a caixa for mais longa podes dizer adeus para os cardans originais...
Coisa mais barata é deixando original e só mexer quando realmente der problemas. Não esquece de drenar o óleo da tua caixa para ver se sai mais limalhas! Se não sair mais nada nem vale a pena mexer!
tem gente q acha q o cambio da explorer e melhor por ser mais moderno mas deve ser caro e dificil de achar, nao?
Lá em SP tem um oceano de desmanches que possuem opções de cambios com e sem o 4x4.
Sobre gastar o menos possível, isso me parece irreal pois é uma adaptação que por sí só é cara >>> cambio + travessa + alteração do motor + reposicionameno + linha hidraulica do cambio + radiador + comando na cabine + acabamento + kickdown + alteração de cardan(s)
Estude bem essa opção.
Sobre dica com cambio, vc tem que achar um cambio que originalmente equipa esse seu motor(que eu não sei qual é) e pegar o kit inteiro.
Cuidado com a ideia de colocar cambio de outro motor porque o flex plate + conversor tem uma relação dinâmica com a embreagem que esse kit subtitui e vc pode acabar quebrando o motor.
Aqui em SJC a polícia fechou todos os desmanches que eu conhecí.
Conhece mao de obra boa aqui em SJC? PArece que o C3 tem furação igual a do 2.3 a gasolina que por sua vez é igual a do Powerstroke. To encontrando o ZF4hp22 a 1500 reais. Acredito que o problema maior deve ser a flexplate. Ele tem 48 cm, meu cambio tem 70 com...portanto ele deve caber sem ter que mexer em cardans......tenho que fechar a CT e colocar uma luva de um pro outro. O kickdown liga no acelerador, ele tem lockup....tenho que arrumar o resfriamento....e alavanca provisoria...acho que é só....preciso de um meca bom , doido e barato...e ai, pode me dar umas dicas?
leopoldo
17/05/2008, 07:39
O cambio automático do Maverick 4 cil OHC tem a mesma furação. Seria um alternativa viável se estivesse disponível por kilo, oque não é mais verdade nesta era. Inclusive porque usaria o mesmo kit da Advance Adapters para instalar a 4x4 do jeep.
Quando eu digo usar cambio DO motor, digo isso porque essa coisa de diâmetro e peso (massa) é muito importante num motor. A princípio vc não deve colocar um outro cambio automático porque o conversor subtitui a massa do volante + embreagem. Trocar por outro cambio que certamente tem outro conversor mexe com um parâmetro de projeto chamado vibração torcional e caso o motor trabalhe fora da faixa de projeto ele pode muito bem fraturar o girabrequim, soltar a polia, etc ..... sem avisar e sem "motivo aparente"
O radiador vc pode comprar por 20 doletas na 4wd hardware.
No caso oficina, não conheço, nem recomendo. Vc pode consultar a turma do Jeep clube SJC. Eles podem dar uma dica.
Agora, vc já parte do princípio de meca doido e barato ... um premissa meio pessimista pois isso significa algo = porquice.
De qualquer modo, dependendo do caso, o mais certo seria trocar por um Kit (Motor+Cambio Auto+4x4) de um outro veículo.
leopoldo vc me assusta. Entao tem que ser que cambio? O do explorer?
Falo em meca doido pq os normais nao querem nem saber dessa ideia. Barato quis dizer um que nao explore.
Abs
Edintruder
17/05/2008, 20:33
Deve ser muito difícil encontrar o do maveca ohc...
eu colocaria o conversor direto no volante original pois a embreagem pesa pouco menos que o conversor de torque, dessa maneira conservaria a curva de torque do motor muito próxima do original.
Edin,
Sabe aquele lance de meter o pé na Jaca? Se o cara vai fazer a adaptação, já faz pelo lado melhor da coisa.
O engraçado, quando a adaptação estiver toda pronta e tudo funcionando, é chegar las concessionárias Ford com a 1º Ranger Diesel automática do BRasil.
Eu ainda tiraria onte, já que Ford não teve cassife ou inteligência para isso, eu tive !! kkkkkkk !!! .. iria ser hilário vc vendo os consultores e mecânicos curuisos para saber como foi feito.
A minha nao é a primeira nem será a ultima...tem um aqui no forum que trouxe um kit da inglaterra do PS pro ZF....e ja ta rodando...mas ele nao sabe pormenores, fizeram pra ele e as peças vieram prontas.....
Edintruder
17/05/2008, 21:29
Se eu tivesse tempo e $$$ disponível pra inventar eu teria o maior prazer em tirar o motor da Ranger e montar em uma caixa AT. Acho que vou trocar de trabalho e montar uma oficina especializada em 4x4,BL, personalização, adaptações, etc...
uma boa maluco...acabei de ver um caixa completa por 1000......dei lance de 800. Ve MP
... fugindo um pouquinho assunto... alguem sabe se o CA do Opala serve no 2.2/2.4 gasolina da S.10?
vi uma S10 4cil gasolina a venda no Webmotors a alguns meses, mas o cara não soube ou não quis me dizer qual era o cambio, so disse que era adaptado de um importado
Hum...:pensativo:
Com sinceridade, se quer algo BARATO, deixa MANUAL.
Abre a caixa, faz o que precisa fazer, e pronto.:concordo:
Agora, se faz questão do automático, vai custar caro. A começar pelo preço do câmbio em bom estado. ZF de R$800,00 precisa de revisão... e uma revisão bem FEITA vai no mínimo mais R$ 1.500,00... conjunto de disco, reparo do conversor, etc.
Depois coloque:
Flexplate, conversor, etc. R$ ???
Flange para transferência R$600,00
Radiador de óleo + suporte R$200,00
Mangueiras e conexões R$100,00
Cardãs R$ 500,00
Travessas novas R$ 200,00
Calços novos R$ 100,00
Alavanca seletora R$300,00
Funilaria e pintura do assoalho R$ 300,00
Além disso, uma margem de 30% a mais é o mínimo em qualquer adaptação BEM feita. Pode custar mais ou menos, mas eu estaria preparado nessa faixa de valor.
Por isso eu chuto uns R$5.000,00 - R$7.000,00 na adaptação.
De repente é até mais barato seguir o mesmo caminho do Range Rover.
No final das contas, toda a mão de obra, peças, etc... talvez fiquem no mesmo valor da importação do kit inglês.:idea:
A diferença é a certeza do resultado final... faltaria apenas a flange do câmbio para a transferência.
Abs.
Pequeno jr
18/05/2008, 12:02
Se eu tivesse tempo e $$$ disponível pra inventar eu teria o maior prazer em tirar o motor da Ranger e montar em uma caixa AT. Acho que vou trocar de trabalho e montar uma oficina especializada em 4x4,BL, personalização, adaptações, etc...
Edi, os grandes empreendedores nascem assim, após um sonho ou uma idéia. Conhecimento vc tem, falta começar a achar alguns cliente e começar aos poucos a realizar o sonho.
Comece em casa e quando vc ver q já está ganhando mais q o seu emprego atual, pondere se vale a pena trabalhar para os outros ou só para você.
Pequeno jr
18/05/2008, 12:06
Agora, se faz questão do automático, vai custar caro. A começar pelo preço do câmbio em bom estado. ZF de R$800,00 precisa de revisão... e uma revisão bem FEITA vai no mínimo mais R$ 1.500,00... conjunto de disco, reparo do conversor, etc.
Depois coloque:
Cardãs R$ 500,00
Calços novos R$ 100,00
Além disso, uma margem de 30% a mais é o mínimo em qualquer adaptação BEM feita. Pode custar mais ou menos, mas eu estaria preparado nessa faixa de valor.
No final das contas, toda a mão de obra, peças, etc... talvez fiquem no mesmo valor da importação do kit inglês.:idea:
A diferença é a certeza do resultado final... faltaria apenas a flange do câmbio para a transferência.
Abs.
Qdo começamos a falar sobre adaptar um cambio CA em uma Ranger calculei q o gasto seria entre 4 e 6000 latinhas de cerveja. Mas fazendo a coisa certa, estudando e fazendo com calma ... dá para fazer sim.
Elmer_Jeep
18/05/2008, 13:33
O Afonso Carlos da TT4 em Baurú-SP tem adaptado vários motores diesel em cherokee e manteve o C.A., vale a pena trocar uma idéia com ele, tem alguns tópicos na seção de vendas(Classificados) e na seção Jeep(Cherokee) onde ele comenta sobre o assunto, inclusive os valores das peças e adaptação.
[]'s
O bareta quer na troca 3500 reais......eu ficaria com um cambio manual semi novo(sem CT!!!).
Sem troca é 4000 reais. Então eu gastaria 4000 reais (pq vou acabar ficando com meu cambio na adaptação.)
Tô conseguindo o cambio completo por 1000, 1100. sei lá...o zepi conseguiu por 800 reais...se eu for atrás eu consigo por isso em sampa)
Vou gastar 3000 de adaptação??? Muito difícil....ainda mais com a ajuda do cara que tá mudando de ramo aí....o Mestre Ed e também com a ajuda do aventureiro Anthonius(tenho que tomar cuidado com as palavras...)....não tem como não dar certo....
E mais, vou postar tudo aqui nesse mesmo tópico para esse site continuar maneiro como é.
Abs
Amigos, digo uma coisa a vocês, vou fazer isso....
Depois coloque:
Cardãs R$ 500,00
Calços novos R$ 100,00
Abs.
Vou botar isso tudo ai....isso ai ta dando 2300.....vou conseguir mais barato....
Não posso fazer nada caro uma vez que não nado em dinheiro e tenho que pensar em me aposentar em 5 anos !!! E vou postar aqui.....
- Do you think we can do it?
- We´re going to do it!
Para me motivar tenho que comprar esse câmbio e isso só vai acontecer quando realmente meu câmbio estiver na reta final da sua existência.....ele está bem melhor nos ultimos 2 dias e D. sabe porque.....mas não sei se vcs sabem um paciente sempre melhora um dia antes de morrer. Aí bicho, uma vez comprado ele vai entrar lá nem que seja na raça.....estou atrás de um meca aqui que eu confio e que é bom e que sumiu(tava no dakar) e é nele que vou colocar esse peso...e ainda quero um preço bom.
Mas preço bom mesmo é o do Ed....se ele montar oficina lá quebra todos os mecas.....imagina o bodylift, 150 reais colocado(preço sugerido), hehe...
Mão de obra no cambio, troca e adaptação...400...peças, 300...q 7000 o q?
Como diria obelix ....esses romanos são loucos!!!
Abs
Pequeno jr
18/05/2008, 18:53
Vou botar isso tudo ai....isso ai ta dando 2300.....vou conseguir mais barato....
Não posso fazer nada caro uma vez que não nado em dinheiro e tenho que pensar em me aposentar em 5 anos !!! E vou postar aqui.....
- Do you think we can do it?
- We´re going to do it!
Para me motivar tenho que comprar esse câmbio e isso só vai acontecer quando realmente meu câmbio estiver na reta final da sua existência.....ele está bem melhor nos ultimos 2 dias e D. sabe porque.....mas não sei se vcs sabem um paciente sempre melhora um dia antes de morrer. Aí bicho, uma vez comprado ele vai entrar lá nem que seja na raça.....estou atrás de um meca aqui que eu confio e que é bom e que sumiu(tava no dakar) e é nele que vou colocar esse peso...e ainda quero um preço bom.
Mas preço bom mesmo é o do Ed....se ele montar oficina lá quebra todos os mecas.....imagina o bodylift, 150 reais colocado(preço sugerido), hehe...
Mão de obra no cambio, troca e adaptação...400...peças, 300...q 7000 o q?
Como diria obelix ....esses romanos são loucos!!!
Abs
BL por R$ 150,00 ai tu quer q o bixo quebre antes de motar a oficina.
Boa sorte ... o que precisar de peças vai dizendo que vou fazendo os orçamentos pelo lado de cá. DF e GO.
O que vc precisa neste momento?
Preciso saber o que vou fazer com meu arranque....se deixo ele e furo a caixa ou mudo ele de lado...em relação ao cambio.
de repente vou ter que fechar negocio amanha......o problema é que o cara é de Roraima, não tem muitas qualificaçoes no ML...tenho que comprar no escuro....ai é f..
To dando um lance de 800, de repente eu perco...pq tambem pode ser que eu queira perder....pra procurar em SP.....mas essa caixa pode ser uma boa....
Meu cambio resolveu melhorar do nada.....gosto de trocar quando as coisas quebram....
Tenhoo que achar o Meca....
Pequeno vc é muito legal , obrigado pelo apoio, se eu precisar de algo eu vou pedir aqui mesmo....vamos ver como fica..de qq forma vou postar tudo aqui....
Abração
Mas o preço do Ed é esse mesmo.....ele é doido.....heheheh!!! Pergunta pra ele.
Ele disse que o meca faria meu serviço por 400 MO + 300 de torno..
Quer ajuda???
E ja da uma olhada...
www.riogrande4x4.com.br (http://www.riogrande4x4.com.br)
Quanto a adaptaçao, concordo com o Elmer. Mande uma MP pro Afonso Carlos que ele é bem legal e concerteza ira lhe ajudar.....
[]´s
Loiro, com 13 anos, seu pai te deixa dirigir, heheh???
Que papo é esse de ficar cantando o Ed? Cadê vc Pequeno, pra me ajudar com esse cara?
Eu te perguntei se vc conhecia o Ed no outro tópico porque não é possível, Cassino não é assim tão grande....agora, como vc é um garoto prodígio me diz o que acha do meu problema.....
Sério agora, Ed eu acho que vc tinha que partir prum negócio próprio...vc tem talento pra isso.
Abs
Pequeno jr
18/05/2008, 23:05
Mocinhas, vcs são grandes e se resolvam. Vái q o ED dê conta dos dois. rs!!!!
Edintruder
19/05/2008, 01:09
Eu não sei de nada do que vcs estão falando...
Só sei que o pessoal das oficinas faz drama de tudo sem razão!
E ai Ed, conhece o Loiro?
Edintruder
19/05/2008, 16:23
Já cruzei por ele algumas vezes mas ele não não acenava e acabava não vendo ele.
Já disse pra ele se atirar na frente da caminhonete quando me ver (a referência é a caminhonete) mas ele não confia na minha habilidade com o uso dos freios... ahahahah!
Ed o cara ta querendo 1000 + 250 reais de frete + 35 dias pra chegar.....saí fora.
Desisti por enquanto(por enquanto), meu cambio ficou 100% do nada...tem quase uma semana que está macio....será que o maluco do meca nao esqueceu uma peça solta lá dentro e ela se desintegrou? Tem um ano que fiz o cambio, mexi na ponta do entalhado e piloto...o torneiro colocou uma bucha e torneou....ele não encheu com solda, foi uma bucha...um ano depois o câmbio ficou duro.....parava no sinal e não entrava nada...com esforço colocava a 4, depois empurrava, entrava a 3, 2, 1...aí ele ficava mole......outra pisada na embreagem (tirava e colocava o pé), endurecia tudo de novo.......troquei o oleo do cambio, vi que tinha muita limalha no bujao inferior, escorri , lavei com diesel , rodas no alto.....coloquei o 0H49 e ele continuou ruim por uns 400km....agora está 100%...o que será?
Mas não desisti da ideia do CA, acho que é melhor pegar um conjunto cA e CT acoplados talvez a da explorer...tá vendo Ed, como mudo de idéia???? abs
Já cruzei por ele algumas vezes mas ele não não acenava e acabava não vendo ele.
Já disse pra ele se atirar na frente da caminhonete quando me ver (a referência é a caminhonete) mas ele não confia na minha habilidade com o uso dos freios... ahahahah!
Auahshuaashusahuashuhuas
È so tu ver uma bicicleta verde florecente com a raiaçao que brilha pra caramba e so eu!
Agora vou começar a acenar! É que tem vezes que eu vejo a pkp e é sua esposa no volante....
[]´s
Vc, loiro, numa bike verde, FLUORESCENTE, raios brilhando, acenando......vai parecer uma princesa!!!!!!
hehehe
Tua esposa, dirige sua pickup, Ed, faz cara de choro igual a minha?
Com um cambio da explorer..vou gastar mais menos 1500 dolares de peças eletronicas.
Isso me leva a um ZF do opala de 4 marchas. O que eu vou ter num eletronico que nao vou ter no do opala?
todos os ZF tem lockup?
Olhem o que eu quero apenas:
1. Afundar o pe e ele reduzir, o kick down, ou quick down, sei lá....estou em quarta, ele vai pra terceira ou segunda, estou em terceira...ele reduz pra segunda ou primeira...e fica lá até aumentar a velocidade , aí passa a próxima marcha.
2. Modo economia....se estou a fim de andar tranquilamente, quero o carro na ultima marcha...4. Então pra sair eu acelero ele passa a primeira, a segunda se eu estou a fim de andar devagar ele vai e passa a terceira e quarta......e minha rotação fica a 2000, 2500 giros. Se ele ve que to acelerando mesmo....ele vai esticar a terceira até passar a quarta. Sei que o opala tem um cabo que vai no acelerador.....sera que ele faz tudo isso??
Então isso é o básico, não preciso de um cambio inteligente que aprenda meu modo de dirigir e deixe de reduzir minhas marchas na curva, etc, etc como já li....
O corolla tem um botao de overdrive....entao acredito que deva ser eletronico...voce escolhe se vai dirigir esportivamente ou nao. Mas nao preciso pq meu motor tem bastante torque....então...vcs acham que vou conseguir isso com o ZF4hp22?
desculpem o mesmo post em 2 topicos!
Walter L. L. Casitta
24/05/2008, 15:33
Com um cambio da explorer..vou gastar mais menos 1500 dolares de peças eletronicas.
Isso me leva a um ZF do opala de 4 marchas. O que eu vou ter num eletronico que nao vou ter no do opala?
todos os ZF tem lockup?
Olhem o que eu quero apenas:
1. Afundar o pe e ele reduzir, o kick down, ou quick down, sei lá....estou em quarta, ele vai pra terceira ou segunda, estou em terceira...ele reduz pra segunda ou primeira...e fica lá até aumentar a velocidade , aí passa a próxima marcha.
2. Modo economia....se estou a fim de andar tranquilamente, quero o carro na ultima marcha...4. Então pra sair eu acelero ele passa a primeira, a segunda se eu estou a fim de andar devagar ele vai e passa a terceira e quarta......e minha rotação fica a 2000, 2500 giros. Se ele ve que to acelerando mesmo....ele vai esticar a terceira até passar a quarta. Sei que o opala tem um cabo que vai no acelerador.....sera que ele faz tudo isso??
Então isso é o básico, não preciso de um cambio inteligente que aprenda meu modo de dirigir e deixe de reduzir minhas marchas na curva, etc, etc como já li....
O corolla tem um botao de overdrive....entao acredito que deva ser eletronico...voce escolhe se vai dirigir esportivamente ou nao. Mas nao preciso pq meu motor tem bastante torque....então...vcs acham que vou conseguir isso com o ZF4hp22?
Acontece que o câmbio precisa ser adequado as características do motor. Tem que aproveitar bem o torque/rotações e trocar as marchas no momento certo. O motor do opala 6C é o que se parece mais com o os motores diesel e por isso a sugestão do ZF. Por outro lado eletrônicos podem se customizados para funcionar bem com os motores diesel. A TCI por exemplo vende um módulo que pode remapear o câmbio conforme as necessidades do motor. Pra isso basta conectar o módulo ao um notebook, sair dirigindo e ir ensinado pro módulo como ele deve comandar o câmbio...
Walter L. L. Casitta
24/05/2008, 15:51
O Compushift é outro módulo para controle de câmbio AT eletrônico. Esse não precisa do notebook e pode ser programado.
http://www.compushift.com/files/images/compushift%20kit%20parts%201.preview.JPG
Estiudem bem isso pois eu já pensei "merlim" também.. já pensou uma Explorer Limited AWD automática com um 3.0 Eletronic diesel? hehehe
simaoall
24/05/2008, 16:30
Estiudem bem isso pois eu já pensei "merlim" também.. já pensou uma Explorer Limited AWD automática com um 3.0 Eletronic diesel? hehehe
a explorer ja é AWD ou você ainda queria transformar ela em?
Walter realmente vc poder ensinar ao cambio tudo que vc deseja eh maravilhoso. Mas onde eu consigo esse cambio de explorer? Quanto custa esse outro kit?
E o ZF4HP22? Quanto ao que eu perguntei?
Li algo sobre problemas com ele em relacao a 1 marcha....tem que sair em 1 e depois o D....nao entendi direito. ...
http://member.telpacific.com.au/btaylor/BMWText/technical/AutoGearboxZF-HP22.html
abs
a explorer ja é AWD ou você ainda queria transformar ela em?
A Explorer Limited V8 já é AWD. Só que esse 5.0 V8 (302) beeeeebe...
murilloaquino
24/05/2008, 19:05
É um motor bemmmm robusto mas é bastante antigo...E contra cilindrada não há argumentos.Imagina um motor desse 5.0!!!!...
simaoall
24/05/2008, 20:08
A Explorer Limited V8 já é AWD. Só que esse 5.0 V8 (302) beeeeebe...
cavalo que anda... :twisted:
ta fazendo quanto?
bicho,seu carro é um dos meus sonhos de consumo,que CARRÃO! :palmas:
Rodrigo 4x4
24/05/2008, 23:26
Olá Walter,
Vejo que vc é bastante dedicado ao fórum e a sua viatura, parabéns!
Gostaria de uma ajuda sua.
Estou numa busca "frenética" por uma Ranger XLT ou uma Frontier SE a partir de 2005 ambas cabine dupla e 4x4. Vendi no início deste ano minha Frontier mas tá difícil, viu? No tópico Ranger XLT 2.8, 3.0 ou Frontier SE - se vc puder contribuir com seus conhecimentos, experiências.... seria muito bom! E aproveitando a oportunidade, se vc souber de alguma pickup nesses moldes...
Obrigado e um grande abraço.
É um motor bemmmm robusto mas é bastante antigo...E contra cilindrada não há argumentos.Imagina um motor desse 5.0!!!!...
Sim, é antigo mesmo... é o 302 dos Mavericks V8. pra ter idéia, com injeção e melhorias, ele tem 218cv, os atuais V6 das Explorers tem 210cv... o atual V8 é 4.6, outro motor...
só que o torque desse 5.0 é de 39,8kgfm é coisa pra caramba...
cavalo que anda... :twisted:
ta fazendo quanto?
bicho,seu carro é um dos meus sonhos de consumo,que CARRÃO! :palmas:
a média geral, pegando estrada de vez em quando, é 5,0km/l Mas teve um tanque que eu usei quase todo no off-road e ela fez 2,5 km/l... calculo que na cidade tá fazendo 4 e na estrada 6km/l não queria por GNV, já ouvi tanta coisa falando que pode prejudicar o cambio que já não sei se é só lenda...
Edintruder
25/05/2008, 22:26
Te associassses na Petrobrás???
Te associassses na Petrobrás???
Quase... :putz:
murilloaquino
27/05/2008, 19:03
E o prazer de dirigir essa explorar ?
se não fosse o consumo hein...
edubelem
27/05/2008, 21:24
a média geral, pegando estrada de vez em quando, é 5,0km/l Mas teve um tanque que eu usei quase todo no off-road e ela fez 2,5 km/l... calculo que na cidade tá fazendo 4 e na estrada 6km/l não queria por GNV, já ouvi tanta coisa falando que pode prejudicar o cambio que já não sei se é só lenda...
he he he é melhor que seja só lenda... 2,5km/lt é complicado...
Edintruder
27/05/2008, 23:31
Com o preço da gasolina e esse consumo, o meu único prazer seria encerá-la todos os dias na garagem antes de ir pegar um ônibus!!! Ahahaha!!!
Gouveia, tu é o cara mais corajoso que eu conheço por aqui!!!
é, como eu comprei um Clio 1.0 16V pra a patroa, tô "roubando" ele de vez em quando... a Explorer tá só pra ir trabalhar (quando não estou viajando) pois moro uns 4 km do trabalho. Dá uns 2,60 reais por 'viagem' hehe, preço de ônibus... e pra passear no final de semana as vezes... pra deslocamentos maiores vou de Clio que faz 8,9 km/l de álcool na cidade.
Edintruder
28/05/2008, 18:04
consumo vc acostuma ...
Concordo, o consumo dá para se acostumar, mas a facada no bolso não!
GNV, não rola???
Fora isso, enquanto manter comunidaderanger não vejo problema, pra mim o problema é que uma empolgação apareça e resolva passar para comunidadeexplorer!!! Ahahah!
Comunidade Ranger engloba Ranger, Explorer e Mazda Navajo, tem ainda a Mercury Montaineer que tem a mesma mecanica tbém, mas auqi no BR nunca vi... não tem perigo de mudar o nome da comunidade.. hehe é mais fácil eu me acostumar com o consumo mesmo...
rc_duarte
02/05/2011, 16:30
Boa Tarde a todos, eu tbm me interesso sobre esse assunto, pois tenho uma ranger 2.8 CE e to morrendo de vontade de colocar um Cambio automaico nela, pq tenho um Focus Ghia e ele é automatico, me deixem informados por favo!
vieira912
02/05/2011, 17:50
HAHAHAHA.
Daqui a Pouco vai ter Mecanico adaptando o Sistema I-Motion da VW nesses cambios Manuais, e não duvido não pois o Sistema I-motion é apenas uma automação dos cambios Manuais, diferente do Tip Tronic que era um cambio Hibrido, Automatco com modo de trocas sequenciais.
mais o recomendavel é o automatico da Ranger Splash o Mesmo que Utiliza na Explorer se não me engano é o 5R55W , um Powerglide 4AT tambem seria uma boa Opção ou até mesmo da Mitsubishi o 6G74MIT da Pajero e L-200 Automatico pois são Muito Bons e Dificil de dar problemas mais o Consumo...........................:parede:
rc_duarte
02/05/2011, 19:11
Walter, sei q perto de vcs sou totalmente inesperiente nesse assunto e olha q eu me achava, mas me tira uma duvida, se o cambio da Explorer tem alguma chance de se adaptar a Ranger, pois pelo q pesquisei so o cambio é entorno de uns R$ 5.000,00, fora as adaptações e os acessorios internos, painel, coluna e etc., pq na verdade eu queria trocar a Ranger por uma F250 e tentar adaptar o cambio da Dordge Ram, pois ambos os moteres salvo engano são cumins, oq vc me aconsselharia, aguardar mais um pouco as suas pesquisas ou ir vendo as possibilidades da F 250 com o cambio d Ram? obrigado e desculpa qq coisa!
A tds do forum um grande abs e tomara q consigamos alcançar esses sonhos pois as fabricas ñ estão nem ai para os clientes!
Walter L. L. Casitta
02/05/2011, 19:45
Walter, sei q perto de vcs sou totalmente inesperiente nesse assunto e olha q eu me achava, mas me tira uma duvida, se o cambio da Explorer tem alguma chance de se adaptar a Ranger, pois pelo q pesquisei so o cambio é entorno de uns R$ 5.000,00, fora as adaptações e os acessorios internos, painel, coluna e etc., pq na verdade eu queria trocar a Ranger por uma F250 e tentar adaptar o cambio da Dordge Ram, pois ambos os moteres salvo engano são cumins, oq vc me aconsselharia, aguardar mais um pouco as suas pesquisas ou ir vendo as possibilidades da F 250 com o cambio d Ram? obrigado e desculpa qq coisa!
A tds do forum um grande abs e tomara q consigamos alcançar esses sonhos pois as fabricas ñ estão nem ai para os clientes!
A dificuldade de colocar o câmbio da Explorer assim como o da Blazer na Ranger diesel é a mesma. O da Blazer é mais barato, em torno de R$3500,00 0Km. O da explorer só fica mais fácil de adaptar na Ranger V6 gasolina.
Para F250, a Tropical instala um Allison que provavelmente seja o mesmo da RAM, e que acredito existir um sendo feito ou apenas montado no Brasil. Alllison no Brasil também vende esse câmbio recondicionado.
Agora, essas adaptações têm que ser muito bem feitas para funcionar legal. Eu fiz, foi legal que eu aprendi um monte coisa sobre câmbio automático, até deu uma certa audiência no fórum na época, mas que na verdade é um conhecimento sem valor nenhum e no fim decobri que tinha uma Ranger com 200.000Km rodados que mesmo com câmbio AT não me atendia mais. Acabei comprando uma Triton AT. Sem comparação. Uma picape de 2001 mesmo com um câmbio AT funcionando direitinho não é igual uma outra 2010.
Walter,
Vc acredita que o problema do aquecimento exagerado desse câmbio na época era devido ao stall do conversor ser muito baixo ?
Cheguei a ver até 2 radiadores instalados na Ranger !
Estou mudando o cambio manual para o 4L60e no Vortec e fiz um radiador conjugado ar/óleo como era na Blazer mesmo, espero que refrigere !
[]´s
JCJ
Walter L. L. Casitta
02/05/2011, 22:33
Walter,
Vc acredita que o problema do aquecimento exagerado desse câmbio na época era devido ao stall do conversor ser muito baixo ?
Cheguei a ver até 2 radiadores instalados na Ranger !
Estou mudando o cambio manual para o 4L60e no Vortec e fiz um radiador conjugado ar/óleo como era na Blazer mesmo, espero que refrigere !
[]´s
JCJ
Eu não posso afirmar isso, depois que desmontei o câmbio encontrei um entupimento no corpo de válvulas e um o-ring relacionado com a passagem do óleo do conversor de torque ruim que eu tinha esquecido de trocar. Além disso depois verifiquei que a velocidade de stall do conversor da Triton praticamente é o mesmo da Blazer. Em fim aquele câmbio tinha alguma coisa errada...
Depois que descobri isso eu fiquei meio frustrado. Quase fiz a bobagem que comprar um câmbio novo pra colocar na Ranger só de raiva.
rc_duarte
05/05/2011, 07:05
Walter, desculpa te encher novamente, mas entorno de qt eu gastaria pra fazer essa adaptação na minha Ranger? sei q parece loucura mas colquei isso na cabeça e ta foda de tirar, vc me inca alguem q eu possa procurar pra executar o serviço?
Walter L. L. Casitta
07/05/2011, 21:43
Walter, desculpa te encher novamente, mas entorno de qt eu gastaria pra fazer essa adaptação na minha Ranger? sei q parece loucura mas colquei isso na cabeça e ta foda de tirar, vc me inca alguem q eu possa procurar pra executar o serviço?
R$3500,00 do câmbio + U$700,00 do controlador do câmbio + U$200,00 do chicote + R$100,00 do acelerador eletrônico + R$500,00 da alavanca seletora, R$300,00 do Radiador de óleo + R$400,00 do flange do motor + R$400,00 do flange da CT + ... + ...