PDA

Ver Versão Completa : Estrangulador da Toyota Bandeirante 1990 (OM364)

Lucas Nassif
18/04/2008, 19:08
Olá pessoal,

está acontecendo uma coisa na minha Band que tá inxendo o saco já.

No estrangulador, onde aperta pra desligar, é possível regular a lenta, certo? Pois bem, acontece que com o tempo, ele roda e a lenta desregula toda.

A cada 2 dias tem que regular, pq senão ele vai fechando sozinho, aí ele começa a vibrar até chegar um ponto que fica sem lenta!

Essa semana um amigo do meu pai viajou 500 km nela. Quando voltou, anteontem a noite, ela já chegou sem a lenta. O estrangulador fechou tanto que ela morria toda hora.

E só resolveu depois que eu fui rodando sentido contrario com ALICATE DE PRESSÃO :shock:, pq com a mão não ia!! :parede:

Alguém sabe o que tenho que fazer para esse estrangulador parar de rodar para os lados??

:concordo:

Luiz André
18/04/2008, 19:27
olá, bom só pra comparar, o meu estrangulador, é bem macio regulo a lenta com o dedo mesmo, dá uma verificada no cabo, ou vareta, nao sei como é o seu!!

Lucas Nassif
18/04/2008, 20:13
olá, bom só pra comparar, o meu estrangulador, é bem macio regulo a lenta com o dedo mesmo, dá uma verificada no cabo, ou vareta, nao sei como é o seu!!

O daqui também é macio. Macio até demais, tanto que a própria vibração do carro faz ele girar.

Eu quero é reduzir essa maciez um pouco.

Se não me engano, o daqui é a cabo!

Horacio Balero
18/04/2008, 22:45
Hola si no me equivoco, el estrangulador del 364 es igual al del 314, consiste en un cable de acero que corre por dentro de una funda, conectado en un estremo a la bomba y el otro en el tablero, donde cuenta con un terminal roscado que hacia un lado acelera y hacia el contrario modera, el problema puede ser el siguiente, o bien la rosca esta con mucho desgaste y la vibracion permite que este se gire y retroceda, o bien en el extremo donde la funda hace tope esta flojo y en realidad se muve para adentro y afuera independiente de la posicion del terminal roscado, en mi Bande me pasaba esto y lo solucione cambiando el tope y la sujeccion de la funda.
Espero que el comentario te sea de utilidad.

Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)

Torezan
09/05/2008, 18:12
Meu estrangulador não chega a ser pesado, mas algumas vezes mesmo mantendo-o na posição mais alta possível (lenta) o motor ainda parece que vai apagar e preciso ajudar no acelerador. Em outras situações, não consigo desligar, o motor apenas cai o giro e não apaga me fazendo perder a paciência e soltar a embreagem com uma marcha engatada para fazê-lo desligar.
O que pode ser feito para melhorar este problema? Existe algum outro sistema mais sensível onde dando menos voltas ele consiga determinar maior resposta no giro do motor?
Abraço a todos.

Lvedovello
15/05/2008, 19:15
Meu estrangulador não chega a ser pesado, mas algumas vezes mesmo mantendo-o na posição mais alta possível (lenta) o motor ainda parece que vai apagar e preciso ajudar no acelerador. Em outras situações, não consigo desligar, o motor apenas cai o giro e não apaga me fazendo perder a paciência e soltar a embreagem com uma marcha engatada para fazê-lo desligar.
O que pode ser feito para melhorar este problema? Existe algum outro sistema mais sensível onde dando menos voltas ele consiga determinar maior resposta no giro do motor?
Abraço a todos.
Torezan, boa noite.

Com relação a não desligar, o mesmo acontecia comigo. Porém este problema desapareceu por um bom tempo com a utilização de Biodiesel, não sei se foi coincidência.

Há uns 2 meses atrás o problema voltou e percebi que o motivo foi eu tentar regular a lenta pelo menos 2 vezes diariamente, quando eu ligava a viatura para ir e para voltar do trabalho. Acredito que como tivemos como tivemos dias mais frios aqui em sampa o motor demorava mais para esquentar e conseqüentemente a marcha lenta deveria ser regulada com maior freqüência. Mas como sou bastante leigo em mecânica, tudo o que eu disse são suposições.

Um abraço!

Torezan
16/05/2008, 18:21
Torezan, boa noite.

Com relação a não desligar, o mesmo acontecia comigo. Porém este problema desapareceu por um bom tempo com a utilização de Biodiesel, não sei se foi coincidência.

Há uns 2 meses atrás o problema voltou e percebi que o motivo foi eu tentar regular a lenta pelo menos 2 vezes diariamente, quando eu ligava a viatura para ir e para voltar do trabalho. Acredito que como tivemos como tivemos dias mais frios aqui em sampa o motor demorava mais para esquentar e conseqüentemente a marcha lenta deveria ser regulada com maior freqüência. Mas como sou bastante leigo em mecânica, tudo o que eu disse são suposições.

Um abraço!

Agradeço a sua dica e vou tentar notar este fato com maior atenção, pois é estranho o fato de que isso não ocorre sempre e na maioria das vezes é comigo (eu também regulo a lenta várias vezes) enquanto, quando meu pai trabalha com a picape não acontece isso...
Abraço a todos

rafaelgdl
17/05/2008, 21:25
Tenta jogar um WD no final do cabo do estrangulador, lá no motor já, próximo da bomba injetora!!!

No meu caso resolver, lubrifiquei bem aquela parte, movimentando o cabo, na verdade a rosca, e resolveu até hj, somente lubrificando!!!

Boa sorte

Lucas Nassif
17/05/2008, 21:29
O problema da minha continua...:parede:

Bispo - land defender-98
17/05/2008, 22:19
Olá a todos

O fato do estrangulador de fluido está variando com a tripidação, deve ser a rosca do mesmo, já estar desgastada, seria bom substitui-lo.
O fato da regulagem ora estar lenta, ora estar acelerado, ai pode ser: filtro de ar, filtro de combustivel, bomba auxiliar de combustivel ou até mesmo bomba e bicos injetores, isso deve ser sempre analisado com cuidado para não ter gasto desnecessario.
Pode ser adaptado um sistema de estrangulagem eletronico, antes da admissão de oleo combustivel na bomba injetora, tipo uma valv. eletromagnetica, como é do tipo de outras varias camionete a diesel uma boa adptação e um bom torneiro, dá pra resolver este encomodo q é de desligar o carro. Aliás, eu tive uma band ano 90, que quando eu comprei, ja tinha este sistema.
espero ter auxiliado em alguma coisa

Lucas Nassif
17/05/2008, 22:27
O fato do estrangulador de fluido está variando com a tripidação, deve ser a rosca do mesmo, já estar desgastada, seria bom substitui-lo.

Boa noite,

onde fica essa rosca?
como substituí-la?

André-4WD
17/05/2008, 23:35
Pessoal:
Eu tinha esse mesmo problemas e continuo tendo, nao na mesma intensidade que existia inicialmente.
Faz uns 3 meses que mexi nisso, fiz uma boa revisão em bomba e bicos,troquei o todo estrangular e a a alavanca que fica prox. ao motor.
Melhorou, mas ta longe de regular e manter regulado a lenta.
Tenho percebido que qd esta frio, ou o motor frio, tenho que mexer na lenta bem frequente, Depois de aquecido, ele até mantém por mais tempo a lenta.
Tambm gostaria de saber dessa rosca (opss...), talez seja o mal que afeta a minha band.
abraços
andre

Torezan
03/06/2008, 18:41
Tenta jogar um WD no final do cabo do estrangulador, lá no motor já, próximo da bomba injetora!!!

No meu caso resolver, lubrifiquei bem aquela parte, movimentando o cabo, na verdade a rosca, e resolveu até hj, somente lubrificando!!!

Boa sorte

Caro colega, já tentei lubrificar com spray, assim como todo o sistema do acelerador (desde o pedal) mas não obtive resposta significativa.
Vou tentar desmontar algo e verificar se pode estar com algum problema escondido.
abraço a todos

Aurelio Palma
10/06/2008, 20:18
Pessoal,
Tive esse mesmo problema no passado: apertava o estrangulador até o final e não desligava.
Um mecanico aqui de Arujá que resolveu de forma bem simples; a mola que mantem o estrangulador voltado pra trás é preso num "suporte" que tem dois lugares paraprender a molinha. Ele apenas mudou o lugar onde prende a mola de um lugar para outro. Isso aumentou a pressão exercida no estrangulador e resolveu o problema.
Nunca mais tive o problema há mais de uma ano.

abraço,

Junior Toyota
10/11/2008, 20:46
Pessoal,
Aperto o estrangulador e ele movimenta um suporte proxima a bomba mas não gira o eixo do acelerador que conseguentemente não desliga o motor 709.
Pensei que era lubrificação pois já tive problema assim depois de trilha com muita lama.
Se empurro com uma chave o eixo a toyota desliga normal
Alguem já teve este problema??Sera que o suporte esta quebrado??

Abraços
Junior

gbalero_URU
11/11/2008, 07:04
hola, amigos si el cable del acelerador esta muy tenso, es decir sin juego libre, el extrangulador no lo apaga, tiene que quedar un juego muerto en el pedal de casi 1cm, este se regula desde el soporte que tiene el forro del cable del acelerador proximo al motor dos tornillos 10mm, aflojas y corres el forro hacia delante ajustas nuevamente y listo
Espero haber sido de utilidad un saludo a todos
Gerardo
Band longa papa-leguas

Junior Toyota
11/11/2008, 08:45
Gerardo,
Realmente é o cabo.....mas o cabo do acelerador esta desfiando e não retorna por completo ficando acelerado....e o estrangulador não consegue atuar

Abraço
Junior

Lucas Nassif
15/10/2010, 22:15
A Band agora começou a não querer desligar!
As vezes aperto o estrangulador até o fim, a lenta diminui muito e a Band vibra toda, mas não desliga. Aí é só engatando marcha e desligando "à força". Mas em alguns momentos ela desliga normal.

Engraçado que se eu for lá no eixo da bomba e empurrá-lo pra trás (pra frente acelera, pra trás estrangula), o motor apaga normal. Acredito que o problema esteja no estrangulador (cabo).

O que acham?

valeriano
16/10/2010, 01:57
Camarada,

já tentou comprar um cabo novo e substituir?
Capaz de o seu cabo do estrangulador estar esgarçado por dentro.

Lucas Nassif
16/10/2010, 06:31
Valeriano, esse estrangulador sempre foi um pé no saco mesmo! :mrgreen:
Começou com a lenta que desregulava (tudo indica que é a rosca ruim) agora tá ruim pra desligar..

Hoje vou comprar um estrangulador novo (cerca de R$ 15,00)..pelo preço, acho que compensa fazer um teste!

Depois posto aqui se melhorou!

junior braga
16/10/2010, 07:32
é o cabo, troca ele que vai resolver.

ps: compre cabo de marca reconhecida, e ou original.

[ ],

Ptrucci
16/10/2010, 08:01
Amigo nãotenho certeza do que vou falar, são suposições, mas vamos lá:
- você já reparou se a mola o acelerador não está quebrada, ou perdeu?,
- experimenta passar uma ou duas voltas de fita teflon, porquê pode ser que a rosca da parte fixa no painel esteja gasta, e ás vezes pula rosca, e você não percebe;
Sei lá é uma idéia, pois ainda não passei por isso, se a fita resolver, é só trocar por uma peça nova depois.:parede:

Junior Toyota
16/10/2010, 09:46
Pessoal,
Vai mais uma opção
Já ocorreu este defeito na minha band e era o cabo do acelerador desfiado...o cabo não retornava direito na posição original.....

Abraço
Junior

Guiga Tostes
16/10/2010, 10:55
Valeriano, esse estrangulador sempre foi um pé no saco mesmo! :mrgreen:
Começou com a lenta que desregulava (tudo indica que é a rosca ruim) agora tá ruim pra desligar..

Hoje vou comprar um estrangulador novo (cerca de R$ 15,00)..pelo preço, acho que compensa fazer um teste!

Depois posto aqui se melhorou!

É isso aí Lucão, aproveita e troca o cabo tb para deixar o conjunto zerado!:concordo:

Se ainda assim o problema persistir...só resta a folga/desgaste no eixo/estria do acelerador/estrangulador na BI e a mola!

Posta ai depois o que deu!

Abrs

Lucas Nassif
16/10/2010, 12:05
É isso aí Lucão, aproveita e troca o cabo tb para deixar o conjunto zerado!:concordo:

Se ainda assim o problema persistir...só resta a folga/desgaste no eixo/estria do acelerador/estrangulador na BI e a mola!

Posta ai depois o que deu!

Abrs

Fala Guilhermão!
Ontem você teve que sair do gtalk e acabou que nao te passei o "feedback". Fui lá na Band e olhei aquele eixo estriado da BI. Ali não tem folga nenhuma, a mola tá ok, e empurrando o eixo pra trás ela desliga normal. Tenho quase certeza que o problema está no estragulador/cabo.

Galera, valeu pelas dicas!!! :concordo:
Cheguei de BH agora com um estrangulador novo. No kit já veio o cabo e agora é só trocar. Por falar nisso, alguém tem alguma ideia de como troca isso? É só tirar um e colocar o outro ou tem alguns macetes/cuidados na hora da troca?

Abração!!

Junior Toyota
16/10/2010, 15:45
Lucas,
Marque a posição da alavanca onde o cabo é preso (perto da bomba injetora) e coloque o outro na mesma posição...ai voce pede para alguem apertar o estrangulador (dentro do carro)e ver se ele esta acionando o braço o suficiente para desligar.... caso não esteja é só esticar mais o cabo...
Depois voce regula a marcha lenta lá dentro do carro...isso voce já sabe né??
Espero que te ajude...

Abraço
Junior

Lucas Nassif
16/10/2010, 18:17
Fala Junior, tudo bom?

Acabou que hoje a tarde eu estava atoa e resolvi fuçar pra ver se aprendia algo! :lol:

Primeira coisa que fiz foi rancar o estrangulador antigo. Soltei o cabo lá na bomba sem marcar nada :oops:. Nessa hora a haste da BI mexeu, aí pensei: "FUD3U!!!!"
Depois soltei ele lá dentro e joguei ele longe! :mrgreen:

Peguei o estrangulador novo, coloquei ele no painel e passei o cabo na parede corta fogo. Regulei a rosca de marcha lenta para cerca da metade do curso e aqui que a parte complicada veio..colocar o cabo lá na BI. Quando o cabo é solto lá, a haste da BI retorna por completo. Se eu colocasse o cabo naquela posição, o motor ficaria sem marcha lenta e não teria curso de abertura suficiente lá na rosca. O que eu fiz foi empurrar a haste com a mão até que o motor ficasse um pouco acelerado (tudo no achômetro, pois o motor estava desligado). Prendi tudo e liguei o motor. Depois disso foi só regular pouca coisa lá dentro e agora tá zerado! Não vou cantar vitória antes da hora, mas por enquanto ele tá desligando como nunca!!! :mrgreen: :palmas:

Mais uma coisa que aprendi literalmente "na raça"!!! :concordo:

Guiga Tostes
16/10/2010, 19:15
Fala Junior, tudo bom?

Acabou que hoje a tarde eu estava atoa e resolvi fuçar pra ver se aprendia algo! :lol:

Primeira coisa que fiz foi rancar o estrangulador antigo. Soltei o cabo lá na bomba sem marcar nada :oops:. Nessa hora a haste da BI mexeu, aí pensei: "FUD3U!!!!"

Peguei o estrangulador novo, coloquei ele no painel e passei o cabo na parede corta fogo. Regulei a rosca de marcha lenta para cerca da metade do curso e aqui que a parte complicada veio..colocar o cabo lá na BI. Quando o cabo é solto lá, a haste da BI retorna por completo. Se eu colocasse o cabo naquela posição, o motor ficaria sem marcha lenta e não teria curso de abertura suficiente lá na rosca. O que eu fiz foi empurrar a haste com a mão até que o motor ficasse um pouco acelerado (tudo no achômetro, pois o motor estava desligado). Prendi tudo e liguei o motor. Depois disso foi só regular pouca coisa lá dentro e agora tá zerado! Não vou cantar vitória antes da hora, mas por enquanto ele tá desligando como nunca!!! :mrgreen: :palmas:

É isso aí garoto, fazendo e aprendendo!!!

Valeu pelas infos!!!:concordo:

Junior Toyota
16/10/2010, 19:27
È Lucas,
O bom da Band é isso muita coisa a gente mesmo faz.....

Abração
Junior

Sergioporto
16/10/2010, 21:07
Fala Junior, tudo bom?

O que pode ocasionar isso tambem é a haste que passa atrá do motor logo acima do motor de partida e sai lá do outro lado ,pois como é local que junta muito sujeira começa 'a ficar pesada ,o acelerador fica pesado ,nao desliga direito mas nada que um bom desengripante nao resolva , o saco é chegar c/ spray neste local .Pronto , meu cent !
Ô Lucas ,por acaso voces possuem postos de combustível aí na city?Pergunto isso porque eu tinha um cliente ai que era dono de posto!:concordo:

Lucas Nassif
16/10/2010, 21:21
Ô Lucas ,por acaso voces possuem postos de combustível aí na city?Pergunto isso porque eu tinha um cliente ai que era dono de posto!:concordo:

Fala Sergio!
Então, não somos donos de postos de combustíveis não. Na realidade, acho que vou precisar é ser sócio de um! :mrgreen:

hercilio.neto
26/02/2016, 10:28
Ontem de manhã precisei aumentar o giro da marcha lenta. À noite precisou aumentar novamente, e ao girar o estrangulador o botão ficou mole e perdi a marcha lenta.
Hoje levei no mecanico e o problema era aquela balinha de nylon que prende o cabo na braçadeira do bloco. A peça quebrou na ponta e a capa do cabo estava correndo dentro da peça.
Como estava sem tempo de procurar, usamos uma solução paliativa (chamada aqui de gambiarra), colocando um rebite dentro da peça impedindo que o cabo não corra.

nilsosil
10/09/2020, 09:33
Abraço a todos.

Amigo e so regular o olhal parafusado na ponta do cabo, fica 10