PDA

Ver Versão Completa : Intercooler na Hilux 2.5

Fachetti
18/04/2008, 13:36
Caros amigos,
Sou novo no fórum e também no mundo 4x4.
Acabei de adquirir uma Hilux 2.5 ano 2006 :grin::grin: e ainda na revenda me foi sugerido instalar um kt intercooler, pois representaria um aumento de 102 para cerca de 122 cavalos!! :eek:
Pergunto: isto é fato? isto pode trazer algum problema de desgaste para os outros componentes? Terei também de trocar o capô da viatura (haja vista que nas 2.5 não há aquela entrada de ar)? Qual será o valor deste kit?
Grato pela atenção.

Aurélio
18/04/2008, 18:02
(...) Pergunto: isto é fato? isto pode trazer algum problema de desgaste para os outros componentes? Terei também de trocar o capô da viatura (haja vista que nas 2.5 não há aquela entrada de ar)? Qual será o valor deste kit?Grato pela atenção.
Bem vindo, amigo.
Repondendo suas perguntas:
1) A instalação do intercooler não causará desgaste em nenhum outro componente, pelo contrário, aumentará a vida útil do motor, pois ele trabalhará mais "frio".
2) Há sim um ganho no torque do motor e na potência, mas especificar o quanto, só no dinamômetro.
3) O corte no capout acontecerá se o intecooler ficar por cima do motor. No meu caso (SW4 93), o intercooler ficou instalado embaixo, junto ao acabamento plástico do para-choques.
4) O valor dependerá do tamanho do equipamento, da qualidade da mão de obra e da expertise do preparador.

Bem, se quer um serviço de qualidade e garantido, procure o Maurício da Rasch Motoren www.raschmotoren.com.br (http://www.raschmotoren.com.br)

Abs,

Aurélio

MarcSport
18/04/2008, 18:40
Fachetti.
Pode instalar o intercooler sem medo.
Como é o desempenho do seu motor? Já andou em outras pickups diesel para comparar?
E o consumo.
[]s
Marcelo

xandibh
21/04/2008, 23:50
ola me interessei em colocar o kit intercooler, uma vez q a 2,5 custa em media 25% mais barata que a 3.0 SRV, e possui tb + - 25% performance a menos de motor (avaliação que eu conclui depois de andar em cada uma) mas vinculando o preço com a potencia, aumentando-se seus 10 a 20 cavalos a mais a 2,5 vai ficar nervosa, outro detalhe, gostaria de saber se existe um consumo maior de combustível ao instalar o kit? pois uma das vantagens da 2.5 é seu baixo consumo que gira em torno de 12km litro, contra os 9 km litro da 3.0 srv,

abraços...

Fachetti
22/04/2008, 10:28
Caros amigos,

Agradeço pelas preciosas informações. Ainda não avaliei o consumo da 2.5; anteriormente fui proprietário de uma S 10 4x2 com motor MWM 2.8 (o carro anda muito e é econômico, ao menos 10 km/l em qualquer situação).
Como usuário primordialmente urbano, a princípio o desempenho da 2.5 me é plenamente satisfatório. Mas acredito que quando pegar a estrada, em algumas situações o motor de 102 cavalos vai sentir. Portanto, acho que a instalação do intercooler vai se justificar. O que vocês acham?

xandibh
23/04/2008, 18:04
ola, comprei a 2,5 em fevereiro, hj ja rodei total de 13 milkm, relativamente muita coisa, ja fui, bahia, parana, sao paulo 3x,
e minas, quem conhece sabe, só morro e curva, fiquei satisfeito com desempenho dela em retomadas e etc, lembrando que n sou de pisar, velocidade media 140km. mas ainda acho q um intercooler vai bem, achei interessante em colocar mas só se n aumentar consumo, particularmente minha opinião pra quem escolhe a hilux 2,5, busca um utilitário pra uso misto passeio/trabalho, conforto, baixo investimento, baixo consumo.

jimenez
12/06/2010, 17:56
e ai pessoal, alguém istalou o intercooler na 2.5... postem impressoes e o consumo..

estou pensando em pegar uma pro trabalho e passeio...

sergiopincelli
14/06/2010, 12:04
Consultem a MAXCOOLER de Goiânia que êles desenvolvem e fabricam kits intercooler para adptações.

alfreis
06/07/2010, 10:41
All,

E depois do intercooler, uma coisa que deve valer a pena é o chip de potência. Pode ser o Unichip que é vendido por aqui ou então o FastD que é vendido na Argentina...

Nas revistas de tunning da vida, dizem que o Unichip dá mais 11cv de potência para o 2.5...

Além disso, o UNichip eu não sei, mas o FastD tem a vantagem de ter um botão que pode ser ligado ou desligado, assim em situações normais você anda com o carro normal, mas quando precisar de um pouco mais de potência é só ligar...

Vou acompanhar o tópico, pois uma STD seria uma ótima opção para mim também...

Abs.

Alexandre
São Paulo - SP
XTerra e Samurai

sergiopincelli
08/07/2010, 22:38
Alguem poderia informar qual a RPM do motor da hilux 2.5 a 100 Kmh?

sergiopincelli
12/07/2010, 11:15
Caramba, ninguém !

Luiz1903
17/07/2010, 00:00
Caramba, ninguém !

2200rpm com pneus 265/70 R16

sergiopincelli
19/07/2010, 14:16
Valeu amigão!

alfreis
22/07/2010, 11:04
All,

Só para constar, a Maxcooler ainda não fabrica kit de intercooler para a Hilux 2.5.

Quem quiser ter o acessório vai ter que partir para a criação do zero mesmo.

Se tudo der certo, em um futuro próximo eu vou ser cobaia!

Abs.

Alexandre
São Paulo - SP
XTErra e Samurai

rsmedeiros
02/01/2011, 13:22
Tambem estou na fila pra colocar o intercooler na 2.5.

se alguem conseguir, deixa aqui o caminho das pedras!

obrigado

maleru
28/02/2011, 18:07
coloquei intercooler e chip na minha hilux 2.5, mais ela ficou mto mais fraca doq já era, parece q ta com o freio de mao puchado, segundo o pessoal da toyota o sensor q lê a pressao da turbina da erro por causa do tempo a mais q ele demora a passar pelo intercooler...

agora to vendo se consigo remapear a central ou achar alguma outra solução....

alguem sabe de alguma coisa pra me ajudar?

alfreis
08/03/2011, 21:59
Amigo,

Será que você poderia mandar fotos do intercooler e o modelo do chip que você está usando?
Tenho uma hilux 2.5 tbm e o chip e o intercooler seriam os meus próximos investimentos.

Abs.

Alexandre
São Paulo - SP
Samurai e Hilux

maleru
30/03/2011, 17:11
cara nem adianta eu colocar fotos pois eu coloquei e tive q tirar o intercooler, pois a camionete ficou mais fraca doq era, parece q a central nao aceita e nao tem como configurar, pois o sensor le a pressao de ar na saida da turbina e nao na saida do intercooler, como acontece na hilux com intercooler original de fabrica...

O q eu fiz foi colocar um chip q importei da alemanha q mexe na pressao do common rail e mandei configurar a central em uma empresa especializada em motores a diesel e abri a turbina pra 1.2 de pressão

Agora a camionete ficou bem forte, principalmente em alta rotação e me parece q ficou até mais economica mas ainda nao consegui fazer a media... ficou parecendo uma S-10 2.8 agora com essas modificações.

alfreis
01/04/2011, 08:13
Maleru,

Se trocasse o local do sensor MAF para a entrada da borboleta esse problema não se resolveria?

Lembro que era isso que se fazia quando turbinávamos carros gasolina com injeção.

Abs.

Alexandre
São Paulo - SP
Samurai e Hilux

Rodrisbsb
13/04/2011, 21:54
Olá pessoal,

Sou novo aqui no Fórum e como amante de 4x4 estou impressionado com a quantidade de informações que tenho encontrado aqui, realmente tem sido muito proveitoso.
Como não localizei muitas informações sobre este motor 2.5, e como vcs tem o mesmo carro que eu, resolvi postar aqui para saber se o problema no meu motor já apresentou no de vcs também.
Estou com um problemão e estou clamando por ajuda, já que aqui em Brasília não tenho dado sorte com mecânicos bons em motor a diesel.
Adquiri a 1 ano uma Hilux STD 2.5 CD, e à época ela estava com 59.000km rodados, hoje ela está com 78.000km. O problema é que quando ela completou 70.000km, assim que eu ligava o motor a luz do óleo demorava apagar e enquanto ela não apagava o motor ficava com um batido, tipo um "tec tec tec", depois de uns 5 segundos o barulho sumia e a luz de ólea apagava. Levei o carro para todos os mecânicos que vc possam imaginar, só na autorizada Toyota foram 4 vezes e sempre informavam que era preciso trocar o óleo e o filtro de óleo. Melhorava um dia, no outro o barulho voltava. Fui a um amigo do meu pai que sempre cuidou de sua hilux 2.5, que por sinal rodou 150.000km sem problemas, e ele me informou que eu deveria fazer o motor do carro. Fiquei indignado uma vez que meu carro não fumava, não baixava óleo e nem água ect... Foi quando eu decidi voltar com o carro para a concessionária autorizada depois de pagar um sapo para o gerente. O problema foi que o carro saiu de lá com o barulho fazendo mesmo com o carro em movimento e a luz de óleo apagada. Então não tive escolha, voltei no amigo do meu pai e paguei R$ 10.000,00 e mandei fazer o motor inteiro. O problema é que após rodar 8.000km depois de feito o motor, o bendito começou a fazer o mesmo barulho só que mais baixo. Não sei mais o que fazer.
Se vcs puderem me dar um direcionamento, ficarei profundamente agradecido.

Obrigado,

Rodrigo

castro0312
29/09/2011, 09:10
Tive uma Hilux 3.0, automática, 2006, que fazia esse Tec Tec logo na partida, liberando muita fumaça "branca". Após rodar um pouco, normalizava. Percebi, ainda, que ela só apresentava esse barulho, quando a frente do veículo estava baixada, num declive. No plano, não ocorria. Relatei o fato ao pessoal da Toyota, mas não conseguiram identificar nenhuma anomalia. Por fim, acabei vendendo o carro, e depois de um bom tempo de uso.

motosgiba
29/12/2011, 23:05
tenho uma hilux 2.5 e pelo que vejo o tec tec pode ser os bicos injetores que fazem barulho pois a minha tambem faz de vez em quanto e o motor esta muito bom , e eles ja são embutidos no cabeçote dentro da tampa devalvula provavelmente para abafar um pouco o barulho deles, ja que maioria das camionetes eles estão bem visivel

Hugo Maranhão
27/10/2013, 17:19
Amigos...enfim comprei minha 2.5 a dois meses e mecânico diesel que sou comecei a mexer porém pelo menos a minha não é tão frouxa assim não na estrada da 140 e claro que não avança como a 3.0 pelo menos por enquanto vou encomendar o kit de intercooler grande na binho escapamentos e instalar um chip também penso em mexer na suspensão temos família pra lá de Santarém e já fiz a transamazônica 3 veses de Hilux e F250 se alguém puder me ajudar com dicas obrigado.

Vitor DF MA e TO
28/10/2013, 00:09
Amigos...enfim comprei minha 2.5 a dois meses e mecânico diesel que sou comecei a mexer porém pelo menos a minha não é tão frouxa assim não na estrada da 140 e claro que não avança como a 3.0 pelo menos por enquanto vou encomendar o kit de intercooler grande na binho escapamentos e instalar um chip também penso em mexer na suspensão temos família pra lá de Santarém e já fiz a transamazônica 3 veses de Hilux e F250 se alguém puder me ajudar com dicas obrigado.

Parceiro Hugo... morei muito tempo em imperatriz-MA, meus pais moram por ai, atualmente estou em Brasilia. Você vai comprar o intercooler por ai? e o ship???

VAleu!!

F. Oliveira
28/10/2013, 12:03
Hugo...vc tem oficina em imperatriz? Moro a 35km de lá e tenho revisado minha LC com o nonato da AutoScap.

qdo for mexer na sua hilux, me da um toque para que eu dê uma curiada..heheghhehe

Hugo Maranhão
12/01/2014, 16:37
Aqui eu ainda não achei o intercooler, mas tive problemas com as unidades injetoras então junto com meu amigo dono da turbo diesel instalamos as unidades da 3.0 peguei a estrada rumo a maraba e senti sim uma melhora principalmente nas retomadas, não vejo a hora de colocar o intercooler, estou muito satisfeito com a "Cigana" principalmente pela economia.

Hugo Maranhão
12/01/2014, 16:40
F. Oliveira sou mecânico de equipamentos pesados Caterpillar só mexo mesmo na "Cigana " vez por outra passo aí na sua cidade.

F. Oliveira
13/01/2014, 14:28
F. Oliveira sou mecânico de equipamentos pesados Caterpillar só mexo mesmo na "Cigana " vez por outra passo aí na sua cidade.

Opa! Blz? Vc vai usar o intercooler da 3.0?

To voltando pra Axixa no sábado...heheheheh...voltar ao trampo.

Leonardocavalli
25/01/2018, 21:37
la pessoal sei que a.muito tempo ninguem posta neste topico.
Comprei uma hilux 2.5 com os bicos ruim. Troquei pelos bico da 3.0 melhorou um pouco. Nisso nao muito satisfeito e meio fuçador instalei um kit de intercooler da 3.0 fiz a tubulação fico igual da 3.0 porem ficou uma lesma não anda nada. A turbina nao da conta de encher o intercooler. Oque posso fazer para melhorar??

Coophamat
26/01/2018, 21:58
la pessoal sei que a.muito tempo ninguem posta neste topico.
Comprei uma hilux 2.5 com os bicos ruim. Troquei pelos bico da 3.0 melhorou um pouco. Nisso nao muito satisfeito e meio fuçador instalei um kit de intercooler da 3.0 fiz a tubulação fico igual da 3.0 porem ficou uma lesma não anda nada. A turbina nao da conta de encher o intercooler. Oque posso fazer para melhorar??

Aperta a west Gate da turbina, da uma volta e anda, veja se melhora, só não pode apertar muito senão a turbina trabalha com muita rotação e tem sua vida útil prejudicada.

calhiandro
27/01/2018, 22:50
Aperta a west Gate da turbina, da uma volta e anda, veja se melhora, só não pode apertar muito senão a turbina trabalha com muita rotação e tem sua vida útil prejudicada.

Se fizer isso e funcionar ainda está bom. Como ela é injeção se aumentar a pressão da turbina ela pode entrar em modo de autoproteção por causa da injeção! os motores 1kzte com bomba semieletrônica fazem isso se aumentar a pressão da turbina!