Conectar

Ver Versão Completa : Cadastro dos Nivas do fórum 4x4brasil

Páginas : [1] 2 3 4

Otávio Luiz
18/04/2008, 10:29
Salve!
Eu já tinha visto o mapeamento de Engesas em atividade no fórum Engesas, e depois que o Buke ressusitou o Cadastro Nacional de Nivas do site www.trilha4x4.com.br resolvi por em prática uma idéia que vinha me atormentando a algumas semanas, a criação de um tópico sobre os Nivas do fórum.
Aqui poderemos colocar as características das viaturas, fotos, novos foristas podem se apresentar, etc...além de evitar a criação de novos tópicos tipo "Novo prorietário..." "Comprei um Niva..".
Nada contra o pessoal que compra a viatura e que mostrá-la a todos aqui no fórum, mas assim poderemos fazê-lo de maneira mais organizada e evitar a criação de vários tópicos, agrupando tudo num só.
Dúvidas, sugestões, críticas, gozações?!?!? Todas serão aceitas, é só postar!!!

Otávio Luiz
18/04/2008, 10:40
Vou puxar a fila...
Comprei o SUV de Pobre em setembro de 2007, de um amigo que estava com ele a 8 anos.
Este é meu segundo Niva, tive um branco entre 2003 e 2005.
Segue a ficha técnica:
:arrow:Niva 91/91 azul noturno (cor original Lada:!:)
:arrow:motor original com pistões VW 1.5, cabeçote rebaixado em 0,7mm, comando SOBE e carburador Weber 460.
:arrow:combustível álcool e GNV.
:arrow:rodas de liga originais do Pantanal, com pneus Goodyear G32 195/75/16.
:arrow:bagageiro, estribo e quebra mato Keko.
:arrow:bancos em couro ecológico da Dakota.
:arrow:saídas de ar do capô (do caminhão Volvo) e soop (do Cassiano) sendo instalados...:dance:
:arrow:inclinômetro com os dias contados, já comprado ventilador de painel p/ seu lugar...:dance:
:arrow:uso da viatura, dia a dia e viagens com a família p/ lugares com muita natureza e camping.
As fotos :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33141

Buke
18/04/2008, 11:20
Ano: 1992
Cor : vermelho
Modelo: Pantanal
Proprietária anterior: Valéria Martins (sou o segundo dono)
Emplacado na cidade de Manoel Viana/RS, roda em Uruguaiana/RS
Acessórios: bagageiro de teto Keko, faróis auxiliares (4) , quebra-mato dianteiro e traseiro Keko, bolsa de feramentas original, bomba de encher pneu, manivela de partida, calibrador original (2), bancos do Fiesta, inclinômetro, ventilador no painel, pneus Magion, película, parabrisa degradê, direção esporte Lenker, manopla Shutt, e outras coisículas sem mencionar...
Motorização: original, gasolina, jamais foi aberto, não baixa óleo
Kilometragem: 155.000 KM originais
Uso: esporádico (está aposentado) só pra me exibir e fazer a alegria da criançada

emtsuhako
18/04/2008, 12:45
Camaradas, copiei meus dados do Cadastro Nacional de Nivas...

Estado: SP Cidade: SOROCABA
Ano Niva: 1991 Cor: Vermelha Data da Compra: 01/03/2005
Motorização: 1.6 ORIGINAL, não fuma, não queima óleo
Observação: Comando Aerocar, Ignição Eletrônica
Equipamentos: Bagageiro, Quebra-Mato, PX, Guincho, Inclinômetro, Totem, GPS, Notebook, Preparação de Motor, Faróis-de-Milhas
Uso do Jipe: Passeios, Trilhas Leves, Trilhas Médias, Expedições, Uso Urbano, Raids/Competições
Áreas de Interesse: Off-Road, Rafting, Caminhada, Turismo, Caiaque, Camping

Otávio Luiz
18/04/2008, 13:31
Tá ficando legal...:palmas:
Postem fotos galera!!!
Só não faço porque tenho restrições por aqui...

Soldier
18/04/2008, 14:08
Apresentando :cool:

:arrow: NIVA BLUE 1991

Segundo dono, todo original, com manual do proprietário, pintura original sem retoques (adesivo “Europe” da concessionária intacto).

:arrow: Itens de série:

Bolsa de ferramentas original completa (inclusive calibrador com manual em russo), macaco original, manivela, bomba de encher pneu, espátulas para retirada de pneu, triangulo, lanterna de manutenção original e estepe russo.

Revestimento interno de feltro original, rodas de ferro aro 16, motor Lada 1.6 gasolina (platinado) todo original, luz traseira auxiliar (neblina) original russa, limpadores de farol perfeitos, para-barros originais com o logotipo Lada.

:arrow: Acessórios:

Bancos Rally Design, Pneus rodo rural Pirelli, direção francesa, quebra-mato Keko com mesa de guincho e dois faróis de neblina, bagageiro Maceral com quatro faróis de milha, estribos originais, engate trazeiro regulamentado, retrovisores de fiorino, cabos de vela de silicone, som AIWA c/ MP3 e bússola “importada” (do Triângulo das Bermudas).

:arrow: Dados “Técnicos”:

Combustível: Gasolina
Consumo: “Tratado” pelo Sr. Wilson (o Mago), faz entre 7,5 e 8km/L na média entre cidade e estrada. Não fuma, não vaza óleo, não bate, só bebe...
Velocidade máxima alcançada: 120 km/h (descida da Dutra próxima a Fernão Dias sentido SP);
Velocidade de cruzeiro: 90km/h
Reduzida e bloqueio perfeitos, câmbio perfeito;
Suspensão original.

:arrow: Histórico:

Comprado inicialmente para a tarefa exclusiva de levar a família para nossa casa em Atibaia de forma confortável e segura, onde carros “comuns” normalmente sofrem muito para chegar :parede:, especialmente quando as condições meteorológicas não ajudam.

Tinha apenas 18 anos quando dirigi pela primeira vez o carrinho Russo de um “figurão” da empresa onde eu trabalhava à época... passei a pesquisar sobre o carro, buscar anúncios e conhecer o carro... ví que estava dentro da faixa de preço que pretendíamos... :pensativo: desconfiei, como a maioria dos leigos, sobre a manutenção, disponibilidade de peças, etc... dirigi muitos, conheci vários, conversei com gente especializada que me deu boas dicas (cito Rogério Bacelar :palmas: experiente e solícito) e decidimos comprar um.

Depois de muita pesquisa, de ver muitos “bagaços” :confused: e alguns razoáveis :pensativo:, encontramos um Niva azul :grin:. Logo estávamos com ele na garagem, :grin: para admiração dos amigos, :shock: espanto dos vizinhos, :neutral: preocupação dos parentes e :mrgreen: alegria do meu filho de cinco anos.

Com o tempo, percebemos os diversos potenciais do russinho e passamos a utilizá-lo para outras funções (fazer novos amigos é uma delas :palmas:), como eco-turismo independente, passeios e viagens com e sem destino, enfim, o Niva Blue casou com nossas características em diversos sentidos e hoje é nosso único carro.

Filmes:

http://br.youtube.com/watch?v=QBJgrSsFGAM

http://br.youtube.com/watch?v=wG6ls1qEzFQ

http://br.youtube.com/watch?v=4lEY8pO0HwQ

Fotos:

1 - Meu sobrinho, eu e o Niva Blue (por baixo do Barro)
2 - Primeira estrada de terra/barro no escuro
3 - Só pra exibição
4 - Depois do banho

Niva – Nosso carro, nosso hobby, nossa paixão... :wink:

Soldier :concordo:
soldierlopes@aeiou.pt

Girti
18/04/2008, 17:13
Salve!
Eu já tinha visto o mapeamento de Engesas em atividade no fórum Engesas, e depois que o Buke ressusitou o Cadastro Nacional de Nivas do site www.trilha4x4.com.br resolvi por em prática uma idéia que vinha me atormentando a algumas semanas, a criação de um tópico sobre os Nivas do fórum.
Aqui poderemos colocar as características das viaturas, fotos, novos foristas podem se apresentar, etc...além de evitar a criação de novos tópicos tipo "Novo prorietário..." "Comprei um Niva..".
Nada contra o pessoal que compra a viatura e que mostrá-la a todos aqui no fórum, mas assim poderemos fazê-lo de maneira mais organizada e evitar a criação de vários tópicos, agrupando tudo num só.
Dúvidas, sugestões, críticas, gozações?!?!? Todas serão aceitas, é só postar!!!

Graaaaaande Otávio, para isto já existe a seção "Frota 4x4" no Forum!

Não recomendo :discordo: iniciar um tópico a respeito, provavelmente os moderadores irão deletá-lo ou mudá-lo de lugar, tendo em vista a existência de uma seção específica para a apresentação dos veículos.

Soldier
18/04/2008, 17:18
Graaaaaande Otávio, para isto já existe a seção "Frota 4x4" no Forum!

Não recomendo :discordo: iniciar um tópico a respeito, provavelmente os moderadores irão deletá-lo ou mudá-lo de lugar, tendo em vista a existência de uma seção específica para a apresentação dos veículos.

Acho eu, que a intenção do Otávio é criar um espaço para os "novos Niveiros" que vez ou outra criam tópicos se apresentando... isso sim, repetitivo... mas :pensativo:

[]s :concordo:

Girti
18/04/2008, 17:26
Acho eu, que a intenção do Otávio é criar um espaço para os "novos Niveiros" que vez ou outra criam tópicos se apresentando... isso sim, repetitivo... mas :pensativo:

Neste caso, talvez seja melhor criar um tópico com um título mais específico, algo como: "Niveiro se apresentando" ou "Novo entre os niveiros"

Mesmo assim, minha experiência me diz que a maioria não sai à procura de um tópico que lhe sirva, prefere criar o seu... :???::???::???:

GARCIA/SP
18/04/2008, 17:35

Concordo...:palmas:

Digger
18/04/2008, 19:56
Bom, vamos lá...

1- Niva 1.6 Branco, motor, cambio e carbura originais, bagageiro e estribos da Keko, bancos do Brava, recém colocados Uhuuu...
2- Comprado em 20/03/2008
3- Placa de Barueri, mas agora esta em Terra Rasgada, digo, Sorocaba.
4- Dirigibilidade de um vagão de carga descontrolado,
5- Direção mais folgada que mala em CDP.
6- Freios... quê freios ???

Otávio Luiz
22/04/2008, 10:12
A intenção do tópico é juntar todos os Nivas do fórum num só lugar, para conhecer-mos as viaturas dos foristas.
Todo jipeiro gosta de ver a viatura do colega, não seria diferente por aqui.
Assim todos podem apresentar seu Niva, descrever os detalhes técnicos, contar histórias e postar algumas fotos, independente de criar um tópico próprio no frota4x4.
Ou se preferir cria um tópico por lá e indica o link aqui...:concordo:

zanötto
23/04/2008, 18:30
Bom, independente da situação, aqui vou eu;

NIVA 90/91
BRANCO
1.6 ORIGINAL
CARBURADOR WEBER 460
ESCAPAMENTO DIMENSIONADO 4 X 1, SAÍDA ELEVADA :concordo:
RODAS RANGER 15" OFF SET NEGATIVO, TORNEADO O FURO
PNEUS 225/70/15 ASFALTO. ESPERANDO UM MUD
AMORTECEDORES RANCHO 5000
LIFT 1" DIANTEIRA 2" TRASEIRA
ALARGADORES DE PARALAMAS GENÉRICOS - BORRACHÃO
BANCOS RALLY DESIGN
SUPORTE E GALÃO :putz:
BAGAGEIRO COM 4 MILHAS
QUEBRA MATO COM 2 MILHAS E MESA P/ GUINCHO
CATRACA MANUAL
LUZ TRASEIRA DE NEBLINA ORIGINAL
MILHA TRASEIRA P/ RÉ
ESTEPE ORIGINAL - PARECE UMA MORTADELA DE TÃO LISO :mrgreen:
E UM RIDÍCULO SUPORTE DE ESTEPE FIXADO NA TAMPA TRASEIRA:parede: - PELO ANTIGO DONO, ALIÁS TUDO FOI COLOCADO POR ELE. JÁ COMPREI ASSIM.

É ISSO AÍ...

cz

Pinaudmaster
28/04/2008, 13:23
Mais um:
NIVA RC 95;
GRENÁ;
MOTOR VW 1.9 TDI;
PAINEL DE INSTRUMENTOS DO GOLF 1.9 TDI;
RODAS ORGINAIS;
PNEUS 195/75 R16 (G32);
BANCOS RECARO DE ALGUM VW (GOLF OU AUDI, NÃO SEI AO CERTO);
BAGAGEIRO COM 4 FARÓIS DE MILHA;
QUEBRA MATO COM 2 FARÓIS DE NEBLINA;
ESTEPE ORIGINAL RUSSO - EM ESTADO DE NOVO, FIXADO NO BAGAGEIRO POIS NÃO HÁ MAIS ESPAÇO NO COFRE DO MOTOR;
CLIMATIZADOR "RESFRIAR" NO TETO (O FAMOSO "REFRESCA-CHIFRE").

Fotos já tiradas por mim:

http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCNIVA04_08050.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCNIVA04_08001.jpg

Fotos ainda do antigo dono:

http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCinteriorNiva.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCinteriorNiva1.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCmotorNiva1.jpg
(nessa última, o Intercooler estava ausente).

That´s All Folks !

Girti
28/04/2008, 13:36
Mais um:
NIVA RC 95;
GRENÁ;
MOTOR VW 1.9 TDI;
RODAS ORGINAIS;
PNEUS 195/75 R16 (G32);
ESTEPE ORIGINAL RUSSO - EM ESTADO DE NOVO, FIXADO NO BAGAGEIRO POIS NÃO HÁ MAIS ESPAÇO NO COFRE DO MOTOR;

http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCNIVA04_08050.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCNIVA04_08001.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCinteriorNiva.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCinteriorNiva1.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v705/rodrigozambrotti/NIVA95/CCCmotorNiva1.jpg

That´s All Folks !

Tá bonito o Niva! :concordo:

Uma dica: ao invés de colocar as fotos diretamente no texto (fica mais pesado para quem tem linha discada abrir a sua mensagem), você pode anexá-las, é só clicar no botão à direita do "A" (usado para definir as cores dos caracteres)

Otávio Luiz
28/04/2008, 13:39
Não consigo ver as fotos, deve ser as restrições do servidor...:confused:
Tenta anexá-las no gerenciador de arquivos...

Pinaudmaster
28/04/2008, 13:44
OK !
Teste !

Girti
28/04/2008, 14:01
Aproveitando que apareceu um Niva 95 grená como "vizinho", segue o "currículo" de meu Niva:

NIVA 1995 - SUVdesenvolvido

Itens de série:

Bolsa de ferramentas original completa, macaco original, manivela, bomba de encher pneu, espátulas para retirada de pneu (guardadas em casa), triangulo, lanterna de manutenção original.

Modificações:

Direção Gemmer aliviada ("francesa"), vidros verdes (ambos eram opcionais da Lada), bancos Rallye Design, comando de válvulas modificado Aerocar, rodas Mangels de 15", pneus BF Goodrich 205/75 R15 (a serem substituídos em breve, estão no fim da vida útil), quebra-mato Keko com mesa de guincho, dois faróis de neblina e dois de longo alcance, retrovisores externos da Fiorino, suspensão dianteira levantada com calços de 2 cm, amortecedores pressurizados Cofap (Turbogás) - do Diplomata na frente, da Pampa atrás.

Consumo: com o novo carburador original russo, tem feito cerca de 7,0 a 8,0 Km/l na cidade, e entre 9,0 e 10,5 Km/l na estrada (depende MUITO do perfil da estrada (estrada de terra, estrada em serra, autoestrada, etc...).

Velocidade máxima alcançada: 140 km/h

Velocidade de cruzeiro: 110km/h

Histórico:

Após procurar, sem sucesso, por muito tempo, um Niva 98 que estivesse melhor do que o meu ótimo Niva 90/91, acabei por optar pela compra deste Niva 95, pertencente a um conhecido, que cuidou muito bem dele. Estou com ele há quase dois anos, e já rodei cerca de 35.000 Km com ele, incluindo uma viagem de cerca de 2.300 Km pela Estrada Real, em 2006, e uma de cerca de 3.200 Km pelo Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, em 2007. Além disso, vou com freqüência às montanhas do Sul de MG, em viagens de 700 a 1.000 Km, ida e volta.

Em anexo, algumas fotos dele.

[ ]s

GARCIA/SP
28/04/2008, 14:19
Mais um:
NIVA RC 95;
GRENÁ;
MOTOR VW 1.9 TDI;
RODAS ORGINAIS;
PNEUS 195/75 R16 (G32);

That´s All Folks !

Bonito Niva!:palmas::palmas:
Esse motor 1.9TDi do Golf deve ser uma maravilha...:concordo:

Soldier
28/04/2008, 14:41
OK !
Teste !

Bem vindo ao fórum!

Aqui, como alguém já definiu muito bem, tem um clima de boteco... tem conversa, tem conhecimento, tem de tudo... :roll: cabe a cada um tirar o melhor proveito.

Mas muito boa sorte com seu Niva que realmente está com uma ótima configuração :palmas: Aliás, existe uma abertura/entrada de ar do lado direito do capô :pensativo: ou é impressão minha :?:

Pinaudmaster
28/04/2008, 18:41
As fotos anteriores em forma de miniatura.

Pinaudmaster
28/04/2008, 19:02
Mais fotos.

Há a abertura no capô sim, com um Scoopzinho feito em fibra. Com certeza objetivando ventilar o radiador do Intercooler, que na foto abaixo (foto antiga) está ausente.

Impressões de uma viagem de uns 900 km (120 km de terra e o resto asfalto de excelente a catastrófico) com esse Niva: dirigibilidade comprometida por causa do desgaste dos componentes de suspensão ( o jipe "navegava"). Motor violento. Há que se ter muito cuidado com pedal do acelerador com esse motor. Nitidamente o câmbio trava o desempenho do motor.

Não tive ainda como cronometrar absolutamente nada a respeito de desempenho, aceleração, retomada, etc, mas ...na Serra Joinville/Curitiba subi alternando 4a e 5a marchas, tendo usado 3a uma ou outra vez pra ultrapassar caminhão em subida. Entre Curitiba e SP, na 1a serra, nem isso, só 5a e pouquíssimas reduções pra 4a marcha. Na Serrona pra SP foi uma fila só e nem deu pra sacar nada.

Consumo: Média de 16,5 km/l (Floripa/Curitiba, andando manso, até 90 km/h) e 14,8 km/l (Curitiba/SP, andando a média de 90-110 km/h). Promissor. Até porque tem muita coisa a ser melhorada no jipe como um todo em termos de segurança e dirigibilidade. Fico devendo referências mais confiáveis para breve !

Abraços.

shuther4x4
28/04/2008, 21:36

Parabéns!!!!

Soldier
28/04/2008, 22:08
Mais fotos.

Há a abertura no capô sim, com um Scoopzinho feito em fibra. Com certeza objetivando ventilar o radiador do Intercooler, que na foto abaixo (foto antiga) está ausente.

Impressões de uma viagem de uns 900 km (120 km de terra e o resto asfalto de excelente a catastrófico) com esse Niva: dirigibilidade comprometida por causa do desgaste dos componentes de suspensão ( o jipe "navegava"). Motor violento. Há que se ter muito cuidado com pedal do acelerador com esse motor. Nitidamente o câmbio trava o desempenho do motor.

Não tive ainda como cronometrar absolutamente nada a respeito de desempenho, aceleração, retomada, etc, mas ...na Serra Joinville/Curitiba subi alternando 4a e 5a marchas, tendo usado 3a uma ou outra vez pra ultrapassar caminhão em subida. Entre Curitiba e SP, na 1a serra, nem isso, só 5a e pouquíssimas reduções pra 4a marcha. Na Serrona pra SP foi uma fila só e nem deu pra sacar nada.

Consumo: Média de 16,5 km/l (Floripa/Curitiba, andando manso, até 90 km/h) e 14,8 km/l (Curitiba/SP, andando a média de 90-110 km/h). Promissor. Até porque tem muita coisa a ser melhorada no jipe como um todo em termos de segurança e dirigibilidade. Fico devendo referências mais confiáveis para breve !

Abraços.
Olá Camarada!

O painel de instrumentos do Golf ficou show hein :palmas: Na segunda foto (do interior), aparece uma parte de um console de teto que parece bem interessante... sabe de qual veículo é? Tem mais fotos ?

Abraço :concordo:

Pinaudmaster
28/04/2008, 22:52
Opa, taí ! Não é um console, são as saídas de ar do Resfriar. Tem uma luz interna potente e também um relógio.

Otávio Luiz
29/04/2008, 09:13
E o Resfriar "resfria" mesmo? Estou tendo umas idéias...:pensativo:
Bela viatura...:palmas:

baseggiov
29/04/2008, 11:33
E o Resfriar "resfria" mesmo? Estou tendo umas idéias...:pensativo:
Bela viatura...:palmas:
Pergunto ainda ao colega PINAUD.
Se ele resfria bem, qual a marca, onde se compra, qual o valor?
Seu NIVA é show de bola. Parabéns.
Desculpando a indiscrição; Quanto pagou? Se não quiser responder, OK.
Abraços niveiros

Otávio Luiz
29/04/2008, 13:25
Onde se compra eu sei, é só ir nas lojas que instalam acessórios p/ caminhões.
Se pesquisar acha na net o site do fabricante, já vi uma vez. Lá explica tudo, como funciona, etc...
A minha dúvida é se realmente é eficaz no Niva.

GARCIA/SP
29/04/2008, 15:17
Onde se compra eu sei, é só ir nas lojas que instalam acessórios p/ caminhões.
Se pesquisar acha na net o site do fabricante, já vi uma vez. Lá explica tudo, como funciona, etc...
A minha dúvida é se realmente é eficaz no Niva.

Otávio, minha dúvida é a mesma que a sua.
Qto. aos fabricantes, além da Resfriar, tem a MaxiAr...
Troquei informações (há tempos) com antigo proprietário deste Niva do camarada Pinaudmaster. Ele, o antigo dono, me afirmou que o climatizador funciona muito bem.

Pinaudmaster
29/04/2008, 16:41
O Climatizador que eu tenho instalado é o modelo R4 desse fabricante aqui:

http://www.resfriar.com.br/

Em tese, ele reduz até 8 graus Celsius dentro da cabine. Se é isso mesmo ainda não sei, mas que ele resfria, resfria.

Não recomendado a "Ar Condicionado - Freaks". Esse equipamento simplesmente "resfria" o ar, de forma sutil. Pra um jipe quente de habitáculo pequeno e que não tem nada, melhora muito, mas muito, a vida de quem tá lá dentro.

Leo
30/04/2008, 12:02
NIva 90 modelo 91
A cor original era branco foi trocado para cinza vinci e por descuido da empresa que gerou a tinta na última pintura ficou preto.
Motor original, weber 460 (por enquanto), aro 15 do vitara (aro de ferro) pneus 205x75x15, bagageiro, milhas, reboque, mp3.

Fotos do meu niva

http://www.flickr.com/photos/nivasouto/sets/72157601527842873/

GARCIA/SP
30/04/2008, 13:38
NIva 90 modelo 91
A cor original era branco foi trocado para cinza vinci e por descuido da empresa que gerou a tinta na última pintura ficou preto.
Motor original, weber 460 (por enquanto), aro 15 do vitara (aro de ferro) pneus 205x75x15, bagageiro, milhas, reboque, mp3.

Fotos do meu niva

http://www.flickr.com/photos/nivasouto/sets/72157601527842873/

Bonito Niva! Parabéns:palmas:

leomichetti
05/05/2008, 06:56
Lá vou eu, apresentando meu 2º NIVA...

NIVA 1.6 motor original,
Carburador weber 460,
GNV de 8 m/3 instalado embaixo do carro,
Vidros elétricos,
Bcos de couro do peugeot com descanso de braço,
Estepe no suporte instalado na traseira do carro,
E uma lagartixa que tava no porta malas, que descobri quando entrei lá pra mexer nos cintos de segurança e ela quase subiu nas minhas costas !!! huahauuhau

Tenho umas fotos do anúncio dele, mas em breve posto umas com mais detalhes.
Aliás, esses adesivos eu vou tirar e colocar uns de jipeiro mesmo e tb pintar as rodas de preto...alguém sabe qual a melhor maneira pra remover essa porcaria do carro?

Abraços,

Gustavo Niva
05/05/2008, 10:35
Leo e Ritinha.... lindo niva.... mesmo!!! Até os adesivos que eu geralmente não curto achei bem legais... parabéns pelo 2o niva... :)

OBS: Cuidado com essa lagartixa, pois se veio de uma das fábricas da lada perto de chernobyl, pode virar um jacaré de 5m quando vcs menos esperarem! :shock:

Pinaudmaster
05/05/2008, 15:47
Bcos de couro do peugeot com descanso de braço,
Estepe no suporte instalado na traseira do carro,

Prezado,
Parabéns pelo 2° Niva !!!
Saberia informar qual modelo específico da Peugeot foi o doador dos bancos para seu Niva ?
Abraços

leomichetti
05/05/2008, 16:02
Prezado,
Parabéns pelo 2° Niva !!!
Saberia informar qual modelo específico da Peugeot foi o doador dos bancos para seu Niva ?
Abraços

Não posso afirmar com certeza, mas me parece do 306 break (SW)...pois eu já tive um e era muito igual. Não sei se ajuda, mas na lateral dos bcos, ele tem a inscrita de "air bag", ou seja, era de algum modelo que tem o sistema de air bag...o bco traseiro tb é do peugeot, mas só tem o leaozinho marcado no couro.

Pinaudmaster
05/05/2008, 17:02
Legal ! E os bancos dianteiros rebatem pra frente ?

Pergunto pois preciso trocar os bancos do meu Niva (que já nem são mais os originais - são excelentes mas são bancos para carro 4 portas) ...

Obrigado !

Ritinha_michetti
05/05/2008, 17:13
Olá... Os bancos dianteiros são identicos a estes porém tem um leãozinho no meio de cada um. são bonitinhos e mto confortáveis e o espço fica bem legal...
Os de tras eu to procurando ainda ...

GARCIA/SP
05/05/2008, 18:03
Olá... Os bancos dianteiros são identicos a estes porém tem um leãozinho no meio de cada um. são bonitinhos e mto confortáveis e o espço fica bem legal...
Os de tras eu to procurando ainda ...

Bonito o Niva de vcs!
Acho os bancos são do 306 Rallye...

Parabéns!:palmas:

leomichetti
06/05/2008, 12:49
Os bcos levantam por inteiro pra frente para dar espaço pra quem for atrás entrar...nao levanta só o encosto...ele vem td pra cima. O problema disso é que o descanço de cabeça acaba deixando o bco alto e ele bate no teto do carro quando precisamos levantar pra alguém entrar...mas é pouca coisa.
O bco tem ajuste de altura tb. Uma alavanca no cantinho regula a altura e distância do bco....qto mais alto mais próximo do volante tb.

Digger
06/05/2008, 14:33

cara, me explica uma coisa por favor.
O quadro de instrumentos do seu Niva é de gol G3 ??:eek:
É possível essa adaptação em um Niva 93/94 ? :pensativo:

Se mais alguém souber, pode se pronunciar, agradeço :concordo:

Pinaudmaster
07/05/2008, 14:52
Prezado,
Esse é o painel de um Golf 1.9 TDI gringo (repare que a marcação principal da velocidade é em milhas por hora).

E foi adaptado em um Niva RC 95. A rigor, foi tirar o painel original e colocar esse. Não sei dizer nada a respeito do modelo anterior do Niva, com instrumentos redondos individuais.

2 Questões: Como o tanque do Golf é maior que o do Niva, o marcador de nível não vai até o final e há que se corrigir as leituras de velocidade e o hodômetro face ao maior diâmetro do conjunto roda-pneu.

Abraço.

Pinaudmaster
07/05/2008, 16:05
Retificando: gringo não, Golf 1.9 TDI para exportação.
Abraço

Luciano SHAKALL
07/05/2008, 21:03
"... O quadro de instrumentos do seu Niva é de gol G3 ? ... É possível essa adaptação em um Niva 93/94 ? ... Digger, conforme o CAmaRAda Pinaudmaster, falou, o painel do niva dele é do Golf, mas realmente é igual ao do Gol GIII ;-) ...
Claro que mudam algumas coisas, como escala do velocímetro (como ele mesmo citou), deve mudar também
a escala do contagiros (diesel geralmente "gira menos"), etc. Mas é "essencialmente o mesmo" :concordo: !

Inclusive, o CAmaRAda CASSIANO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=7198) havia instalado um desses no X-NIVA dele, como pode ser visto no Tópico Painel de instrumentos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16116&highlight=painel) :concordo: .
O painel dele era igual ao original, porem de fibra; o que tornou a adaptação física "mais fácil".

DETALHE: Assim como o Pinaudmaster usou o painel de um carro que usava o motor dele, o CASSIANO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=7198) também fez isso (o motor dele é AP),
assim, não se tem conflito com instrumentos como conta-giros, termômetro de água, sensores corretos, etc.

Ah, mais uma coisa: Se quiser entrar em contato com o CASSIANO,
acho melhor ir diretamente na página dele ( http://www.natal4x4.com.br/ ),
pois faz um tempinho que não o vejo aqui pelo forum, ok?...

VALEU!

[]'s

Buke
10/05/2008, 19:38
Bem, gurizada medonha, vou ainda:

1. Colocar os 4 foroletes redondos cromados médios com capa branca no bagageiro, com seu devido conector desligado bem a mostra na calha.
2. Adaptar o alternador do Tempra.
3. Trocar o painel por um de fibra.
4. Trocar os forros das portas pelo mesmo dos bancos.
5. Colocar um pequeno farolete encapado na traseira, sobre o bagageiro para iluminar as atividades traseiras ( oops, cuidado...)

Bom, aí encerro as melhorias e modificações.

Mais fotos aqui (http://dodgecoronet1950.blogspot.com/2008/05/enquanto-seu-coronet-no-vem.html).

GARCIA/SP
10/05/2008, 20:46
Bem, gurizada medonha, vou ainda:

1. Colocar os 4 foroletes redondos cromados médios com capa branca no bagageiro, com seu devido conector desligado bem a mostra na calha.
2. Adaptar o alternador do Tempra.
3. Trocar o painel por um de fibra.
4. Trocar os forros das portas pelo mesmo dos bancos.
5. Colocar um pequeno farolete encapado na traseira, sobre o bagageiro para iluminar as atividades traseiras ( oops, cuidado...)

Bom, aí encerro as melhorias e modificações.

Mais fotos aqui (http://dodgecoronet1950.blogspot.com/2008/05/enquanto-seu-coronet-no-vem.html).

Bonito e alinhado. O meu (também 92), veio daí...do Rio Grande...
Parabéns:palmas:

Turina
13/05/2008, 16:37
Boas tardes CAMARADAS !!!

Pensei que eu fizesse parte de um grupo seleto (Niveiros) mas parece que faço parte de um grupo segundamente seleto (NIVAS AZUIS NOTURNOS). Sinceramente o meu é o único que já vi pessoalmente. Está precisando de muitos cuidados, já que o "tiozinho" de quem eu comprei, usou até acabar com suspensão, velas, filtros... e tudo aquilo que precisamos cuidar nào importa qual seja o carro.
Então, ai vai a apresentação da minha viatura:
:arrow:Ano: 90/91
:arrow:Cor: Azul Noturno (ainda original, mas precisando de reparação):mrgreen:
:arrow:Motor: 1.6 original, carburador 450(VW 1.6 a alcool, apesar de estar rodando com gasolina)
:arrow:Bancos: Ford Ka (Não são ruins, mas largos, atrapalham um pouco quando levantados.
:arrow:Acessórios: Trio KEKO (bagageiro, estribo e quebra-mato), além de 1 par de milhas (pretendo por mais 1 par no bagageiro).
:arrow:Ah! Reparem na última foto: Mandei fazer recapagem a frio num jogo de pneus Pirelli GARRA, ficaram muito bons e cada um custou R$165,00 com a minha carcaça. Se alguém estiver procurando alguém que faça esse serviço é só perguntar que coloco contato. O recapador fica em Maua, prox. ABC, e dependendo do acerto, ele pega e devolve os pneus em domicilio.
Acho que é isso, no mais, as fotos devem estar logo abaixo.:roll:

ABS,
Alexandre.

Soldier
13/05/2008, 16:48
Boas tardes CAMARADAS !!!

Pensei que eu fizesse parte de um grupo seleto (Niveiros) mas parece que faço parte de um grupo segundamente seleto (NIVAS AZUIS NOTURNOS). Sinceramente o meu é o único que já vi pessoalmente. Está precisando de muitos cuidados, já que o "tiozinho" de quem eu comprei, usou até acabar com suspensão, velas, filtros... e tudo aquilo que precisamos cuidar nào importa qual seja o carro.
Então, ai vai a apresentação da minha viatura:
:arrow:Ano: 90/91
:arrow:Cor: Azul Noturno (ainda original, mas precisando de reparação):mrgreen:
:arrow:Motor: 1.6 original, carburador 450(VW 1.6 a alcool, apesar de estar rodando com gasolina)
:arrow:Bancos: Ford Ka (Não são ruins, mas largos, atrapalham um pouco quando levantados.
:arrow:Acessórios: Trio KEKO (bagageiro, estribo e quebra-mato), além de 1 par de milhas (pretendo por mais 1 par no bagageiro).
:arrow:Ah! Reparem na última foto: Mandei fazer recapagem a frio num jogo de pneus Pirelli GARRA, ficaram muito bons e cada um custou R$165,00 com a minha carcaça. Se alguém estiver procurando alguém que faça esse serviço é só perguntar que coloco contato. O recapador fica em Maua, prox. ABC, e dependendo do acerto, ele pega e devolve os pneus em domicilio.
Acho que é isso, no mais, as fotos devem estar logo abaixo.:roll:

ABS,
Alexandre.

Caraca... mais um azul... :palmas::dance:

Esse lance de recapagem a frio é seguro :pensativo: :?:

Bem vindo e boa sorte com seu azulão... :D

Turina
13/05/2008, 17:19
Olá Soldier,

Poizé, como escrevi: Fazemos parte de um SEGUNDO SELETO GRUPO !!!

Quanto a recapagem: SIM ! É melhor que a feita a quente, dura mais e é mais segura. É muito usada por caminhoneiros (foi um que me indicou esse cara).:concordo:

Obrigado, mas por favor não me assuste com essa de BOA SORTE !!! :dance: Brincadeira.:mrgreen:

ABS.

Caraca... mais um azul... :palmas::dance:

Esse lance de recapagem a frio é seguro :pensativo: :?:

Bem vindo e boa sorte com seu azulão... :D

Prieto 4x4
13/05/2008, 17:22
Ihhh, Soldier.

Os "azuis" estão virando "carne de vaca"...........bonitos mesmos, são os brancos :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Brincadeira, Alexandre.

abs

Cesar

Turina
13/05/2008, 17:33
Ihhh, Soldier.

Os "azuis" estão virando "carne de vaca"...........bonitos mesmos, são os brancos :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Brincadeira, Alexandre.

abs

Cesar

Olha Cesar, sinceramente acho que beleza não é o forte dos nossos caixotinhos... independente da cor :parede: !! Tanto que por mais moderno que seja o russinho... os caras não conseguem mudar muita coisa. A foto anexa e de um modelo 2008. O bom é que não é igual ao GOL, todo mundo sabe que um Gol "a lenha" impossivelmente seria zero km... agora um NIVA bem arrumado pode passar por novo. :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

ABS.

Soldier
13/05/2008, 17:52
Olha Cesar, sinceramente acho que beleza não é o forte dos nossos caixotinhos... independente da cor :parede: !! Tanto que por mais moderno que seja o russinho... os caras não conseguem mudar muita coisa. A foto anexa e de um modelo 2008. O bom é que não é igual ao GOL, todo mundo sabe que um Gol "a lenha" impossivelmente seria zero km... agora um NIVA bem arrumado pode passar por novo. :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

ABS.

Cara, concordo que o Niva não é um primor de design e muito menos aerodinâmico... mas sinceramente, não acho ele feio não... :discordo: Será que é porque eu adoro carros antigos :rolleyes:... :mrgreen:

Os carros até meados da década de 70 eram projetados por mãos humanas, eram desenhados para agradar aos olhos... hoje em dia são linhas retas feitas por chips eletrônicos priorizando a aerodinâmica e as tendências em detrimento do carisma... coisa que nosso russinho tem de sobra, resquício desta época... :concordo:

Prieto 4x4
14/05/2008, 08:59
Cara, concordo que o Niva não é um primor de design e muito menos aerodinâmico... mas sinceramente, não acho ele feio não... :discordo: Será que é porque eu adoro carros antigos :rolleyes:... :mrgreen:

Os carros até meados da década de 70 eram projetados por mãos humanas, eram desenhados para agradar aos olhos... hoje em dia são linhas retas feitas por chips eletrônicos priorizando a aerodinâmica e as tendências em detrimento do carisma... coisa que nosso russinho tem de sobra, resquício desta época... :concordo:

Concordo com o Soldier.

Veja abaixo um exemplo, de como estes carros atuais, feitos atravéz de chips eletrônicos, são horríveis e sem carisma...:mrgreen::mrgreen::mrgreen: :lol::lol:

Soldier
14/05/2008, 09:27
Concordo com o Soldier.

Veja abaixo um exemplo, de como estes carros atuais, feitos atravéz de chips eletrônicos, são horríveis e sem carisma...:mrgreen::mrgreen::mrgreen: :lol::lol:

Covardia :x

Eu tô falando de carros ditos "comuns" :neutral:

[]s :mrgreen:

Otávio Luiz
14/05/2008, 09:49
Bem vindo ao mais novo integrante do seleto grupo Azul Noturno. Pode-se ver que tens bom gosto, tanto pela viatura como pela cor...:concordo::mrgreen:
Srs, o Niva tem carisma e charme. Conheço poucos carros que tem mais de trinta anos de produção sem alterações significativas. Que me lembre só o Fusca...

Prieto 4x4
14/05/2008, 10:34
Covardia :x

Eu tô falando de carros ditos "comuns" :neutral:

[]s :mrgreen:

Tipo, estes???

Otávio Luiz
14/05/2008, 10:40
Soldier e Prieto, na boa, gosto do Niva. Tanto que estou no segundo...:mrgreen:
Também curto carros antigos, se pudesse compraria um Itamaraty de um colega aqui de Ctba, na fase final de restauração.
Gosto é gosto, cada um tem o seu. Não gostei da viatura postada pelo Prieto. Mas um Wrangler poderia ser até dos mais novos... mas prefiro um Renegade dos anos 80, ou uma Discovery, das primeiras ...:concordo:

Prieto 4x4
14/05/2008, 10:41
mais um.........só para provocar :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Prieto 4x4
14/05/2008, 10:45
Otávio.

Só estou "tirando um barato" do Soldier.
Você tem razão, gosto é algo muito particular.

Quanto a carros com mais ( ou próximo ) a 30 anos de produção eu destacaria ( aqui no Brasil é claro, pois fora não conheço ) o Opala ( este é show e marcou época ) e a Kombi ( tem mercado até hoje ).

abs, e desculpem-me a provocação :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Cesar

Soldier
14/05/2008, 12:11
Só estou "tirando um barato" do Soldier.

Não diga :shock:... rsrs:mrgreen:

Quanto a carros com mais ( ou próximo ) a 30 anos de produção eu destacaria ( aqui no Brasil é claro, pois fora não conheço ) o Opala ( este é show e marcou época ) e a Kombi ( tem mercado até hoje ).

Agora falando do Opala... o da década de 70 com lanternas trazeiras redondinhas e piscas dianteiros com moldura e grade cromada dão de 1000 a zero nos últimos opalões em questão de design... a mesma coisa a Kombi, as primeiras, com o parabrisas bi-partido, os piscas pontudos e os frisos dianteiros feitos na lata, são muito mais bonitos e detalhadas do que a "atual" Kombi pão pullman... isso pra falar só destes dois...

...também curto carros antigos, se pudesse compraria um Itamaraty de um colega aqui de Ctba, na fase final de restauração.

Um Itamaraty, uma Aero Willys ou um Sinca... todos são show quando falamos de desenho e criatividade... fala sério... um destes na minha garagem é um sonho...

...prefiro um Renegade dos anos 80, ou uma Discovery, das primeiras ...:concordo:

:concordo: Tô contigo... por exemplo, gosto mais do modelo "antigo" da Cherokee do que do atual...

Prieto 4x4
14/05/2008, 13:09
Daqui há pouco, vcs vão dizer que preferem a Tonia Carrero, Hebe Camargo e a Dercy Gonçalves, a Ana Hickman, Gisele Bunchen, Juliana Paes....

Não vamos brigar por isso.......fico com a Juliana Paes, e pronto.

:lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Soldier
14/05/2008, 13:37
Daqui há pouco, vcs vão dizer que preferem a Tonia Carrero, Hebe Camargo e a Dercy Gonçalves, a Ana Hickman, Gisele Bunchen, Juliana Paes....

Não vamos brigar por isso.......fico com a Juliana Paes, e pronto.

:lol::lol::lol::lol::lol::lol:

A Aninha ronca muito alto... :mrgreen::mrgreen:

Otávio Luiz
14/05/2008, 13:42
Pô Cesar, tá pegando pesado...:D
Sei que é tudo brincadeira, nem precisa se desculpar. Mas achei aquele primeiro jipe postato por você feio, já os Wranglers...:concordo:
Dessa jipaiada véia o que mais me atrai é o CJ3 e as primeiras Discoverys. Se pudesse teria um de cada, um pra trilha e um pra passear, e o SdeP pro dia-a-dia...:dance:

Turina
14/05/2008, 14:32
Srs, como essa polemica toda surgiu depois que eu apareci por aqui, então não vou ficar fora dessa "Perestroika", digo, discussão: Concordo que gosto é gosto e o que seria do amarelo se todos gostassem do AZUL(noturno, é claro) e assim por diante.

Resumindo:

Aos nostalgistas (Soldier e Luiz), vcs tem toda razão em dizer que os das décadas de 60, 70 e 80 eram mais "caprichados" (vai ter paciencia de colocar tanto friso a mão nos carros). Talvez por isso pobre andava a pé !!!

E ao Cesar, para com essa polêmica :stop: se não daqui a pouco vai aparecer amantes até do jipe Candango aqui !!! :grin::grin::grin::grin::grin:

ABS camaradas.... vamos voltar ao foco do TÓPICO !!!:cool:
Alexandre.

Turina
14/05/2008, 14:42
!!! Foi mal !!! Depois que a gente posta uma msg, não dá pra excluir ??? Olha eu poluindo o FORUM !!!

Prieto 4x4
14/05/2008, 14:55
Srs, como essa polemica toda surgiu depois que eu apareci por aqui, então não vou ficar fora dessa "Perestroika", digo, discussão: Concordo que gosto é gosto e o que seria do amarelo se todos gostassem do AZUL(noturno, é claro) e assim por diante.

Resumindo:

Aos nostalgistas (Soldier e Luiz), vcs tem toda razão em dizer que os das décadas de 60, 70 e 80 eram mais "caprichados" (vai ter paciencia de colocar tanto friso a mão nos carros). Talvez por isso pobre andava a pé !!!

E ao Cesar, para com essa polêmica :stop: se não daqui a pouco vai aparecer amantes até do jipe Candango aqui !!! :grin::grin::grin::grin::grin:

ABS camaradas.... vamos voltar ao foco do TÓPICO !!!:cool:
Alexandre.

Opa, Alexandre. Já surgiram "discussões" sobre o Candango aqui nos tópicos do Niva. Vou tentar me lembrar onde e posto o link.
Agora, penso eu, o propósito de foruns é justamente este: insitar discussões, desde que dentro dos limites do respeito, sobre variados assuntos. Acho até agradável umas "desvirtuadas" nos tópicos pra que não fiquem tão maçantes. Isto é o que eu acho, pelo menos.
No mais se precisar de alguma coisa, estamos aí a disposição. Exceto se o assunto for dinheiro. Aí é melhor falar com o Soldier, o Renato, ou com o Edson ( de Sorocaba ) :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.

abs

Cesar

Prieto 4x4
14/05/2008, 14:59
A propósito da localização do assunto dos Candangos. Quem que sempre lembra sobre os assuntos postados? Uma espécie de "google" do fórum 4x4...

É o Chacal???

Turina
14/05/2008, 15:19
A propósito da localização do assunto dos Candangos. Quem que sempre lembra sobre os assuntos postados? Uma espécie de "google" do fórum 4x4...

É o Chacal???

Fala ai Pietro, não leve por arrogancia da minha parte qdo digo pra voltarmos ao assunto do tópico... Entendi como bincadeira tudo que foi postado aqui e até concordo que "abramos parenteses" no forum, só acho que se demorarmos demais pra fechar, daqui a pouco ninguem mais vai descrever seus URSS e esse forum vai parar em time do coração, mulher mais bonita da novela... essas coisas de quem tem muito assunto !! :concordo:

Por falar nisso, vc já descreveu seu exemplar "albino" (só pra sacanear) :mrgreen: da URSS ??

ABS,

Prieto 4x4
14/05/2008, 15:40
Ainda não, Turina, mas tenho um tópico da "viatura" cujo link está na minha assinatura.

abs

P.S.: eu ainda prefiro falar de mulher bonita a falar sobre Nivas.......masssss

GARCIA/SP
14/05/2008, 16:15
mais um.........só para provocar :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Já que é prá provocar...:twisted:..trocaria todos estes (menos meu Niva), por um Pinzgauer...:mrgreen:

baseggiov
14/05/2008, 16:18
Agora falando do Opala... o da década de 70 com lanternas trazeiras redondinhas e piscas dianteiros com moldura e grade cromada dão de 1000 a zero nos últimos opalões em questão de design... a mesma coisa a Kombi, as primeiras, com o parabrisas bi-partido, os piscas pontudos e os frisos dianteiros feitos na lata, são muito mais bonitos e detalhadas do que a "atual" Kombi pão pullman... isso pra falar só destes dois...

E pensar que minha vó vendeu um 76 que ela tirou zero e que não tinha nem 50.000 km, daqueles com lanternas redondas, cupê, lindo, baratinho...
Se eu não tivesse 14 anos e nenhum pila no bolso tinha comprado. Ia ser o eu xodó hoje...

Soldier
14/05/2008, 16:32

E pensar que minha vó vendeu um 76 que ela tirou zero e que não tinha nem 50.000 km, daqueles com lanternas redondas, cupê, lindo, baratinho...
Se eu não tivesse 14 anos e nenhum pila no bolso tinha comprado. Ia ser o eu xodó hoje...

Hehehe... um grande amigo meu, vendeu um opala 1970, todo original, com motor estadosunidense, câmbio no volante e banco interiço que ele herdou do pai...... por um valor hoje irrisório também... pena que eu era "moleque e duro"... agora que já sou adulto... continuo "duro" :mrgreen::mrgreen:

baseggiov
14/05/2008, 18:35
Duros, mas sem perder a ternura jamais!!!!
Aliás, passei minha lua de mel em Cuba (graças ao dolar barato, saiu pouco mais caro q conhecer o nordeste. Ô lugar que tem carro antigo, década de 50, 60...
Eles devem ser MASTER em reutilização/adaptação de peças...
Devem fazer todos nós parecermos MIRINS
Ps. Eu sou mirim comparado a qualquer um de qualquer jeito...
Hehehehe

Prieto 4x4
15/05/2008, 08:24
Hehehe... um grande amigo meu, vendeu um opala 1970, todo original, com motor estadosunidense, câmbio no volante e banco interiço que ele herdou do pai...... por um valor hoje irrisório também... pena que eu era "moleque e duro"... agora que já sou adulto... continuo "duro" :mrgreen::mrgreen:

"Num" esquenta não Soldier....logo, logo, vai ficar "mole"...rsrsrs....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Soldier
15/05/2008, 08:28
"Num" esquenta não Soldier....logo, logo, vai ficar "mole"...rsrsrs....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

:shock: :shock: :shock: Na sua idade pode ser... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

:discordo: Mas no meu caso, o motor e principalmente o câmbio ainda têm longos anos de vida útil pela frente... :mrgreen::mrgreen:

Prieto 4x4
15/05/2008, 08:43
:shock: :shock: :shock: Na sua idade pode ser... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

:discordo: Mas no meu caso, o motor e principalmente o câmbio ainda têm longos anos de vida útil pela frente... :mrgreen::mrgreen:

Se o Niveiro "copiar" o Niva, todo cuidado é pouco.....

O câmbio pode começar a roncar.....escapar na segunda.....o motor a "fumar".......aí já viu ( como eu falei para o Bacalhau no tópico do Pangaré ) é tucho na certa.....

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

abs

Cesar

P.S. O que é isso "rapá"? Tô mais novo que você...:lol::lol::lol:

Soldier
15/05/2008, 08:56
... Tô mais novo que você...:lol::lol::lol:

:mrgreen::mrgreen: Só se for de alma :mrgreen::mrgreen:
Eu sou do tempo do "Balão Mágico"... vc é da época da "Vila Sesamo" original :mrgreen::mrgreen: kkkkkk!

PS: Agora vê se para de desvirtuar o tópico se não vão dizer que a gente fica batendo papo ao invés de falar "tecnicamente" :lol::lol:

Prieto 4x4
15/05/2008, 10:38
:mrgreen::mrgreen: Só se for de alma :mrgreen::mrgreen:
Eu sou do tempo do "Balão Mágico"... vc é da época da "Vila Sesamo" original :mrgreen::mrgreen: kkkkkk!

PS: Agora vê se para de desvirtuar o tópico se não vão dizer que a gente fica batendo papo ao invés de falar "tecnicamente" :lol::lol:

Da época de Vila Sesamo???........Vigilante rodoviário :lol::lol::lol::lol:

Tópicos....comigo é assim: desvirtuo mesmo :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Prieto 4x4
26/05/2008, 16:00
Pessoal

Ainda não tenho todas as informações necessárias para criar um tópico específico, portanto desculpem-me, mas estou "usando" este tópico para fazer um convite a toda "Nação Niveira".

Em julho, o Guaralama 4x4, estará realizando na cidade de Guararema, o segundo encontro de Jipeiros da Cidade. O evento contará com:

- Pista Indoor;
- Passeio ( trilha leve ) pela Região ( belas paisagens, cachoeiras, etc. );
- Uma trilha mais "radical" para os interessados;
- Acredito que comércio de produtos off-road;
- Finalizando com um jantar de confraternização.

Ficaria muito contente se conseguisse reunir os Niveiros aqui do Forum ( tô cansado de ser "zoado" sozinho :mrgreen::mrgreen::mrgreen: - brincadeira ).

Está feita a sugestão. Guararema fica bem próximo a São Paulo. Fácil acesso. E acredito que seria uma excelente oportunidade de integração entre os "Niveiros" e todos os Jipeiros em Geral aqui do Forum.

www.guaralama4x4.com.br
www.guararema.com.br

Obrigado.

Cesar

Luciano SHAKALL
28/05/2008, 02:49
"... Já surgiram "discussões" sobre o Candango aqui nos tópicos do Niva ... Vou tentar me lembrar onde e posto o link ..."Por acaso, seria esse o tópico: Quais são os principais problemas do Niva (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23411) ("mais ou menos" a partir do POST #43)? :pensativo: :mrgreen:

Ah, falando em Candango, 4x4 ou não, tem um tópico com informações legais sobre ele.
O nome do tópico (Não sei porque :mrgreen:) é: DKW Candango (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9038&page=2) (Principalmente, os POSTS #10 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=490398&postcount=10) e #11 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=490727&postcount=11)) :concordo: ...

[]'s

Prieto 4x4
28/05/2008, 11:00
Por acaso, seria esse o tópico: Quais são os principais problemas do Niva (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23411) ("mais ou menos" a partir do POST #43)? :pensativo: :mrgreen:

Ah, falando em Candango, 4x4 ou não, tem um tópico com informações legais sobre ele.
O nome do tópico (Não sei porque :mrgreen:) é: DKW Candango (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9038&page=2) (Principalmente, os POSTS #10 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=490398&postcount=10) e #11 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=490727&postcount=11)) :concordo: ...

[]'s

Não falei, que logo, logo o Shakall, "matava esta charada"!!!!

O cara é o google do forum :D:D:D:D

Valeu, Shakall

:concordo:

Soldier
28/05/2008, 11:08
Pessoal

Ainda não tenho todas as informações necessárias para criar um tópico específico, portanto desculpem-me, mas estou "usando" este tópico para fazer um convite a toda "Nação Niveira".

Em julho, o Guaralama 4x4, estará realizando na cidade de Guararema, o segundo encontro de Jipeiros da Cidade. O evento contará com:

- Pista Indoor;
- Passeio ( trilha leve ) pela Região ( belas paisagens, cachoeiras, etc. );
- Uma trilha mais "radical" para os interessados;
- Acredito que comércio de produtos off-road;
- Finalizando com um jantar de confraternização.

Ficaria muito contente se conseguisse reunir os Niveiros aqui do Forum ( tô cansado de ser "zoado" sozinho :mrgreen::mrgreen::mrgreen: - brincadeira ).

Está feita a sugestão. Guararema fica bem próximo a São Paulo. Fácil acesso. E acredito que seria uma excelente oportunidade de integração entre os "Niveiros" e todos os Jipeiros em Geral aqui do Forum.

www.guaralama4x4.com.br (http://www.guaralama4x4.com.br)
www.guararema.com.br (http://www.guararema.com.br)

Obrigado.

Cesar

Aproveitando o gancho, já que tá fica... :mrgreen:

César, uma ótima oportunidade para a integração que vc se refere, é o passeio para São Thomé das Letras que também acontecerá em Julho, dias 25, 26 e 27 (espero que o seu encontro não seja nas mesmas datas) e já conta com a participação de gente do RJ/SP e MG. O link para o tópico específico está em minha assinatura... sua participação seria muito legal...

Prieto 4x4
28/05/2008, 11:45
Aproveitando o gancho, já que tá fica... :mrgreen:

César, uma ótima oportunidade para a integração que vc se refere, é o passeio para São Thomé das Letras que também acontecerá em Julho, dias 25, 26 e 27 (espero que o seu encontro não seja nas mesmas datas) e já conta com a participação de gente do RJ/SP e MG. O link para o tópico específico está em minha assinatura... sua participação seria muito legal...

Xiiiiii, Soldier, o pior é que o evento em Guararema será justamente no dia 26.
Bom, quem não puder ir para um passeio mais longe, como o de São Thomé, pode optar pelo de Guararema, mais próximo a São Paulo.

É sempre assim, mas fazer o que???

Eu ia justamente tentar reunir os "Niveiros" aqui do forum......

Vamos ver o que é possível ser feito.

abs

Cesar

BobJipe
29/05/2008, 14:50
:mrgreen:
:putz:FICHA TÉCNICA:
:arrow:Niva 91 branco;
:arrow:motor original;
:arrow:carburador original russo com problemas;
:arrow:rodas Rodo Rural;
:arrow:estepe original russo;
:arrow:Outros problemas...trabalhando:parede: para melhorar:dance:.
:arrow:Um BatMóvel emocionante e indescritível.
:concordo:Jipe destinado a lazer e família.

braszil
29/05/2008, 19:42
Niva 1991 comigo desde 2003
FICHA TECNICA
-NIVA Branco e vermelho
-MOTOR AP 2.0
-Ingeçao Eletronica
-Arefecimento com duas helices eletricas
-Direçao Hidraulica
-Duas Baterias com solenoide divisor
-Caixa de marcha Chevette 5 marchas
-Suspensao dianteira e traseira projetadas pelo Rogerio Bacelar
-Amortecedores Rancho 9000 com regulagem na cabine
-Rodas mangel aro 15x7.5
-Pneus 31x10.5x15
-Guincho 8000lb
-Bagageiro superior com 4 milhas
-4 milhas parachoque com suporte de guincho
-Gps
-CD e DVD player
-Inverssor de corrente 12V para 110
-Macaco Hilift
-4 pranchas de traçao
-compressor para pneus a bordo
- PX
-Comando de seta e farois do Uno
-Iluminaçao painel com LED
-Lanternas traseiras e dianteiras de LED
-Luz Freio lampadas de LED
-Interior todo forrado com isolante termico
-piso forrado borracha de placas de Aluminio
-Bancos Concha San Marino
-Cintos quatro pontas
-Chicote personalisado.
e muito mais que quando for lembrando vou colocando.
-

shuther4x4
29/05/2008, 22:55
FICHA TECNICA
-NIVA Branco e vermelho
-MOTOR AP 2.0
-Ingeçao Eletronica
-Direçao Hidraulica
-Rodas mangel aro 15x7.5
-Pneus 31x10.5x15
-Guincho 8000lb
-Gps
-CD e DVD player
-Macaco Hilift
-4 pranchas de traçao
- PX
-Cintos quatro pontas
-Chicote personalisado.
-

É um Niva?????????????
Brincadeira, e parabéns pela viatura
abraços.

braszil
29/05/2008, 23:50
Obrigado
Um Niva sim e com muito orgulho.
Tudo feito com muito suor e trabalho.

Prieto 4x4
30/05/2008, 16:28
FICHA TECNICA
-NIVA Branco e vermelho
-MOTOR AP 2.0
-Ingeçao Eletronica
-Direçao Hidraulica
-Rodas mangel aro 15x7.5
-Pneus 31x10.5x15
-Guincho 8000lb
-Gps
-CD e DVD player
-Macaco Hilift
-4 pranchas de traçao
- PX
-Cintos quatro pontas
-Chicote personalisado.
-

Braszil, parabéns!!! :palmas::palmas::palmas::palmas:

Estou pensando em fazer um "up" no meu Niva, e o seu é com certeza uma bela referência pra se seguir...

Estou pensando em colocar um AP 1.8. Conversei com o pessoal da Atacama 4x4 ( acho que é a oficina do Bacelar ), mas a princípio achei um pouco salgado.

abs

Cesar

Soldier
30/05/2008, 16:46
Obrigado

braszil, vi pessoalmente seu Niva na oficina do Rogério... parabéns pela viatura, realmente está preparada pra uma expedição :palmas:

PS: Vc que utiliza a oficina do Rogério nos fds??

zanötto
30/05/2008, 17:23
Obrigado

Muito SHOW!
Parabéns meeeeesmo...

CZ

braszil
30/05/2008, 18:12

Estou pensando em fazer um "up" no meu Niva, e o seu é com certeza uma bela referência pra se seguir...

Estou pensando em colocar um AP 1.8. Conversei com o pessoal da Atacama 4x4 ( acho que é a oficina do Bacelar ), mas a princípio achei um pouco salgado.

abs

Cesar

caro cesar a oficina do Rogerio fica em SP entre em contato com ele e ele te ajuda (011) 2952-9078 isto serve para qualquer um do forum podem ligar e perguntar que ele esta sempre pronto pra ajudar.

braszil
30/05/2008, 18:17
Estou usando para fazer a troca da parte eletrica completa eu mesmo. Parei la porque alem de meu amigo ele me auxilia na parte mecanica ja que de eletrica nao é sua especialidade. Uso tambem as ferramentas dele e ele usa as minhas. Se tudo correr bem tiro ele de la na primeira semana de Junho. Preciso testar para poder iniciar as viagens.

Abraços

Girti
30/05/2008, 19:00

abs

Cesar

A Atacama é um cliente do Bacelar, não é a oficina dele!

braszil
30/05/2008, 21:12
entendi!!!

BobJipe
31/05/2008, 18:51
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=3362&dateline=1183779717 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3362) braszil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3362) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif

:palmas:Parabéns, o Niva "Cacique" está excepcional!
:palmas:Parabéns!!!

fsoaresi
01/06/2008, 23:28
Braszil, sabe dizer quanto gastou para colocar o AP 2.0? Teve algum problema, ou tem alguma recomendação? Foi o AP que permitiu a direção hidr., é possível colocar um ar cond. de gol com este motor? Como está o consumo?
Abs.

Prieto 4x4
02/06/2008, 08:48
entendi!!!

Braszil

Você faz a manutenção do seu carro direto com o Bacelar ou na Atacama 4x4.

Aonde fizer, está contente com a qualidade dos serviços e com o preço cobrado?

Valeu

Cesar

red_baron
03/06/2008, 21:25
Ano: 1995
Cor : branco (?)
Modelo: Pantanal
Proprietária anterior: meu pai
Acessórios: bagageiro de teto Keko,quebra-mato dianteiro Keko,
Motorização: original
Kilometragem: ??.??? km
Uso: atualmente se encontra em recuperação

Soldier
04/06/2008, 09:25
Braszil

Valeu

Cesar

César, o Braszil é praticamente sócio do Rogério :mrgreen: e pode não ter uma opinião das mais "isentas" :mrgreen::mrgreen:... eu, além de vizinho, sou fã do Rogério, tanto profissionalmente quanto como pessoa... mas mesmo assim, vou te dar minha opinião... ele entende muito não só de Niva mas me parece algo como um "engenheiro mecânico" pois desenvolve e confecciona peças e melhorias para todos os pontos do russo... seja no motor, na suspensão, sistema de direção e tudo mais... o cara é show! Em relação a preço, no mundo 4x4 acho que não existe "barato"... lazer é caro mesmo.

Fazendo uma relação entre o Rogério Bacelar e o Sr. Wilson, na minha opinião, para o seu perfil, que pretende fazer um uso mais off road do Niva, as adaptações que o Rogério desenvolve são as mais indicadas... pra quem pretende, assim como eu, fazer um uso, digamos, menos arrojado (viagens longas, uso no dia a dia e esporádicamente uma trilhazinha leve), eu indicaria o Sr. Wilson, que entende muito do Niva e seus "meandros" originais...

Se tivesse os mesmos objetivos que vc, eu iria direto ao Rogério... porém, como ele não possui uma infraestrutura grande... provavelmente vc vai entrar na fila.

Prieto 4x4
04/06/2008, 09:51
César, o Braszil é praticamente sócio do Rogério :mrgreen: e pode não ter uma opinião das mais "isentas" :mrgreen::mrgreen:... eu, além de vizinho, sou fã do Rogério, tanto profissionalmente quanto como pessoa... mas mesmo assim, vou te dar minha opinião... ele entende muito não só de Niva mas me parece algo como um "engenheiro mecânico" pois desenvolve e confecciona peças e melhorias para todos os pontos do russo... seja no motor, na suspensão, sistema de direção e tudo mais... o cara é show! Em relação a preço, no mundo 4x4 acho que não existe "barato"... lazer é caro mesmo.

Fazendo uma relação entre o Rogério Bacelar e o Sr. Wilson, na minha opinião, para o seu perfil, que pretende fazer um uso mais off road do Niva, as adaptações que o Rogério desenvolve são as mais indicadas... pra quem pretende, assim como eu, fazer um uso, digamos, menos arrojado (viagens longas, uso no dia a dia e esporádicamente uma trilhazinha leve), eu indicaria o Sr. Wilson, que entende muito do Niva e seus "meandros" originais...

Se tivesse os mesmos objetivos que vc, eu iria direto ao Rogério... porém, como ele não possui uma infraestrutura grande... provavelmente vc vai entrar na fila.

Deixa ver se eu entendi...

Se o assunto for mais arrojado e tecnológico: Rogério Bacelar.

Se o assunto for mais conservador, místico, ou esotérico ( aí Renato Chedid...): vamos de "Mago" Wilson.

É isso? Brincadeira...entendi o conceito.

Pena que ultimamente ( coisa de uns 40 anos ) estou meio sem $$$ para maiores "empreitadas". Tenho recorrido aos profissionais locais para pequenos reparos.

Valeu, Soldier

Soldier
04/06/2008, 10:04
Deixa ver se eu entendi...

Se o assunto for mais arrojado e tecnológico: Rogério Bacelar.

Se o assunto for mais conservador, místico, ou esotérico ( aí Renato Chedid...): vamos de "Mago" Wilson.

É isso? Brincadeira...entendi o conceito.

Pena que ultimamente ( coisa de uns 40 anos ) estou meio sem $$$ para maiores "empreitadas". Tenho recorrido aos profissionais locais para pequenos reparos.

Valeu, Soldier

Vou tentar simplificar :):

Para adaptar a usos "não convencionais": Rogério Bacelar. Para consertar e fazer funcionar bem: "Seu" Wilson... agora, pra gastar pouco... melhor nem mexer :mrgreen:

GARCIA/SP
04/06/2008, 17:12
Vou tentar simplificar :):

Para adaptar a usos "não convencionais": Rogério Bacelar. Para consertar e fazer funcionar bem: "Seu" Wilson... agora, pra gastar pouco... melhor nem mexer :mrgreen:

Prá gastar pouco, tem outra alternativa: por a mão na massa...fuçar, aprender, bater a cabeça:parede:
Mesmo correndo o risco - no meu caso, grande - de alguma coisa dar errado:mrgreen::mrgreen:

BobJipe
04/06/2008, 18:06
Prá gastar pouco, tem outra alternativa: por a mão na massa...fuçar, aprender, bater a cabeça:parede:
Mesmo correndo o risco - no meu caso, grande - de alguma coisa dar errado:mrgreen::mrgreen:
:concordo:É o Niva tem uma mecânica acima de tudo histórica. Para economizar:parede: temos que pesquisar, ler manuais, cruzar informações e dicas aqui do 4x4brasil, ...ah e também coragem.

"Não arriscar nada é arriscar tudo" - CESARE CANTÚ

"O fracasso é a oportunidade de começar de novo inteligentemente" - HENRY FORD

Prieto 4x4
04/06/2008, 18:30
:concordo:É o Niva tem uma mecânica acima de tudo histórica. Para economizar:parede: temos que pesquisar, ler manuais, cruzar informações e dicas aqui do 4x4brasil, ...ah e também coragem.

"Não arriscar nada é arriscar tudo" - CESARE CANTÚ

"O fracasso é a oportunidade de começar de novo inteligentemente" - HENRY FORD

Caros, Bob, Renato e Soldier.

Por isso estou "tentado" a partir para a instalação de um AP 1.8.
Meu motor ( original ) ainda está funcionando bem, mas se tiver que fazer alguma intervenção mais drástica, acho que vou fazer a troca.
O investimento inicial é alto, mas depois o custo de manutenção, a facilidade de peças e mão de obra, por se tratar de um motor de concepção mais moderna, mais potência.... acho que trazem uma melhora siginificativa.
Claro, desde que bem feita a adaptação do motor. Por isso já mantive um contato com o pessoal da Atacama.

Por enquanto são só especulações......

abs

Cesar

Flugêncio
04/06/2008, 21:11
Caros, Bob, Renato e Soldier.

Por isso estou "tentado" a partir para a instalação de um AP 1.8.
Meu motor ( original ) ainda está funcionando bem, mas se tiver que fazer alguma intervenção mais drástica, acho que vou fazer a troca.
O investimento inicial é alto, mas depois o custo de manutenção, a facilidade de peças e mão de obra, por se tratar de um motor de concepção mais moderna, mais potência.... acho que trazem uma melhora siginificativa.
Claro, desde que bem feita a adaptação do motor. Por isso já mantive um contato com o pessoal da Atacama.

Por enquanto são só especulações......

abs

Cesar

Eu partiria pro 1.8 original, com pistões do tempra, comando e polia Aerocar, carburador 2E, coletor de escape dimensionado, radiador do ômega, ventoinhas elétricas e mais umas coisinhas. muito mais fácil e barato que colocar o AP.

BACALHAU
04/06/2008, 21:24
Eu partiria pro 1.8 original, com pistões do tempra, comando e polia Aerocar, carburador 2E, coletor de escape dimensionado, radiador do ômega, ventoinhas elétricas e mais umas coisinhas. muito mais fácil e barato que colocar o AP.

Ei, "cumpade". Será que você podia me mandar essa "receita de bolo" bem explicadinha? Passo a passo.

Zabumbas

Flugêncio
04/06/2008, 21:28
Ei, "cumpade". Será que você podia me mandar essa "receita de bolo" bem explicadinha? Passo a passo.

Zabumbas

Vou ver se consigo...e lhe mando.

sthefano leandro
04/06/2008, 22:12
Niva 1.6 1991
-Direção hidraulica
-ar condicionado
-dvd
-módulo banda
-6 alto faltantes pioneer
-1 sub 12" JL
-banco de couro
-motor original

sthefano leandro
04/06/2008, 22:16
Flugêncio ja ouvi falar muito de você e do seu niva, pelo Cassiano.

você sabe alguém bom para fazer uma reforma na pintura e no chão do meu niva?

abraços

Prieto 4x4
05/06/2008, 11:44

Amigo, Flugêncio.

Não continuaria com as mesmas dificuldades de encontrar peças e mão de obra especializada em relação a um AP 1.8?

Você pelo que observo, conhece e gosta de "fuçar" no Cangaceiro, já quem tem menos habilidade, como é o meu caso.............:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Mas é uma opção. Quantos cavalos conseguiu arrancar com esta configuração?
Dá para "transformar" em "movido a álcool"?

abs

Cesar

braszil
11/06/2008, 22:31
Braszil

Valeu

Cesar

Uma coisa de cada vez. Quanto a manutençao eu faço onde for melhor a relaçao custo beneficio. Algumas coisas faço no Rogerio pois ele apesar do que ando lendo aqui entende muito de Niva nao importa o tipo e nem as intençoes de uso. Sei que muitos aqui preferem outros isso é bom deixa mais tempo dele livre para alguns de nos quando ele nao esta no telefone resolvendo o problema de varios mecanicos de niva que ligam pra ele pedindo conselho para poder concertar os nivinhas por ai. O Rogerio infelismente nao é meu socio como diz o colega quem dera se fosse.

Quanto a qualidade dos serviços a do Rogerio tem garantia dele pra vida pois ele nunca deixa ninguem na mao, nem mesmo os outros mecanicos que vivem ligando pedingo conselhos.

braszil
11/06/2008, 22:52

Querido colegas de forum,

Quanto a ser socio do Rogerio infelismente nao sou mas seria uma honra se fosse.
Quanto a minha opniao ser isenta vou ser cavalheiro e nao responder!!
Quanto ao comentario sobre o que o Rogerio entende ou nao sei que ja traduzi muitos e-mails de mecanicos donos de oficinas e donos de carros espalhados pelo mundo que ficam espantados com os conhecimentos dele sobre o Niva.
Quanto a preço se ele cobrasse caro suas peças as lojas e mecanicos espalhados pelo Brasil sem falar no Mundo nao comprariam dele para revender para voces depois.
Nao posso comentar sobre o Sr Wilsom pois nao tive o prazer de conhece-lo ainda mas uma coisa eu digo sem problema quando se fala de Niva aqui no Brasil me desculpem mas nao da pra comparar o Rogerio com ninguem. Ele esta numa categoria diferente de um simples mecanico.
Quanto a meandros originais nem os Russos, Nos seres humanos vivemos de EVOLUÇAO e meandros originais é pra colecionador.
Quanto a estrutura do Rogerio ele realmente nao tem muito tempo para desperdissar com concertinhos bobos ele lida mais com melhorias significativas no Niva.
Caros amigos do forum estou aqui como um dono de Niva e nao como expert no assunto mais aprendi uma coisa se quer mesmo ficar seguro faça voce ou pelo menos junto com seu mecanico, pois ele nao vai estar com voce quando voce mais precisar.

Abraços

braszil

Girti
12/06/2008, 11:53

Quanto a ser socio do Rogerio infelismente nao sou mas seria uma honra se fosse.
Quanto ao comentario sobre o que o Rogerio entende ou nao sei que ja traduzi muitos e-mails de mecanicos donos de oficinas e donos de carros espalhados pelo mundo que ficam espantados com os conhecimentos dele sobre o Niva.
Quanto a preço se ele cobrasse caro suas peças as lojas e mecanicos espalhados pelo Brasil sem falar no Mundo nao comprariam dele para revender para voces depois.
Nao posso comentar sobre o Sr Wilsom pois nao tive o prazer de conhece-lo ainda mas uma coisa eu digo sem problema quando se fala de Niva aqui no Brasil me desculpem mas nao da pra comparar o Rogerio com ninguem. Ele esta numa categoria diferente de um simples mecanico.
Quanto a meandros originais nem os Russos, Nos seres humanos vivemos de EVOLUÇAO e meandros originais é pra colecionador.
Quanto a estrutura do Rogerio ele realmente nao tem muito tempo para desperdissar com concertinhos bobos ele lida mais com melhorias significativas no Niva.
Caros amigos do forum estou aqui como um dono de Niva e nao como expert no assunto mais aprendi uma coisa se quer mesmo ficar seguro faça voce ou pelo menos junto com seu mecanico, pois ele nao vai estar com voce quando voce mais precisar.

Abraços

braszil

Entendo e concordo com o ponto de vista do Soldier, visitei a oficina do Rogério recentemente, em companhia do Soldier e do ex-niveiro Maurício "Che", e fiquei muito bem impressionado com os conhecimentos do Rogério. Mas, pelas características físicas da oficina e pela conversa com o Rogério, o que ficou claro é exatamente o que o Soldier escreveu, ou seja, o interesse do Rogério não está nos consertos triviais, como trocar uma embreagem ou regular um freio, e sim nos desafios relacionados ao melhor desempenho do Niva em trilhas e/ou competições, ou seja, na preparação dos mesmos.
Para o dia-a-dia de manutenção, temos o Wilson, a Alternativa, e outras oficinas mecânicas mais "normais" (isto não quer dizer que a oficina do Rogério é "anormal", ele apenas se especializou em um determinado segmento da mecânica, o de preparação.

Soldier
12/06/2008, 12:48

Abraços

braszil

Braszil, acho que vc não interpretou corretamente o que escrevi... conheço e gosto, tanto do Rogério quanto do Wilson... mas penso apenas que cada um tem sua especialidade, assim como manter o Niva original ou não, depende das necessidades, possibilidades e objetivos de cada proprietário e isso deve ser respeitado. E essa é a minha opinião, não coloquei isso em discussão, ok!? :smile:

Quanto ao comentário sobre "isenção" e "ser sócio" ou não... foi apenas uma brincadeira...:roll: se te ofendi, como está parecendo pelo tom de suas palavras, sinto muito e garanto que não se repetirá, ok!? ;)

Grande abraço! :concordo:

braszil
12/06/2008, 15:11
Ofender nao ofendeu mas nao é o primeiro a insinuar que eu tenho alguma participaçao nos negocios do Rogerio e isso nao é verdade. Admiro muito a dedicaçao dele ao Niva e seus proprietarios que nem sempre sabem quem foi o pioneiro em muitas melhorias para o russinho. Quanto a respeitar necessidades, possibilidades e objetivos eu concordo plenamente. Por isso acho que para viajar de Niva quanto menos original melhor pois nao vai encontrar peças de Niva em lugar nenhum pelas estradas do Brasil muito menos mecanicos que saibam mexer nele. Quanto a manutençao do carro regulagem de freio troca de embreagem concordo qualquer bom mecanico resolve nao precisa ser especialista em Niva para executar.
Sem recentimentos quanto a brincadeiras mas toda vez que me perguntam algo sobre o Cacique e que eu explico como fiz e quem fez vem uma brincadeira dessas em relaçao ao Rogerio. Nao tenho culpa de contar com o apoio de um Genio no assunto de Niva para me ajudar a melhorar o meu.
Abraços

brasil

leomichetti
12/06/2008, 15:48
Vendo isso td...me lembrei de um ditado popular, bem popular mesmo...

- O QUE IMPORTA É O QUE INTERESSA !!!

Vamos deixar disso e tomar 1 chops e 2 pastel...como sou zuado direto aqui RJ por ser Paulista !
Estamos todos no mesmo barco...seja barco original ou não, e seja que for que mexe nesse barco o negócio é não deixar virar ou afundar !

Quem derá eu aki no RJ estar discutindo quem é melhor...aki não temos nem seu Wilson, nem seu Rogério e nem o seu Creysson.

Tamo junto...

Léo.

Prieto 4x4
12/06/2008, 16:01
[quote=leomichetti;627703] o seu Creysson.

Este eu "agarantio"....:concordo::concordo::concordo:

braszil
12/06/2008, 16:10
Concordo plenamente com se ditado!!!!

BACALHAU
13/06/2008, 03:15

Vamos deixar disso e tomar 1 chops e 2 pastel...como sou zuado direto aqui RJ por ser Paulista !
Estamos todos no mesmo barco...seja barco original ou não, e seja que for que mexe nesse barco o negócio é não deixar virar ou afundar !

Quem derá eu aki no RJ estar discutindo quem é melhor...aki não temos nem seu Wilson, nem seu Rogério e nem o seu Creysson.

Tamo junto...

Léo.

Já que "O QUE IMPORTA É O QUE INTERESSA", vamos importar uns NIVAs 0km?
Ah, Léo, Você pode me mandar dois passstel e um choppssss, com chiado carioca? Por aqui nem isso tem, que dizer mecânico (de qualquer carro). Aí, você pode reclamar da falta de mecânico para o NIVA bebendo um choppinho na beira da praia.
Um dos melhores choppsss do Rio era numa lanchonete de uns espanhóis na Rua de Santana esquina com a Irineu Marinho, bem ao lado da portaria do O Globo. Chopp da Brahma gelado numa serpentina dentro de uma cuba cheia de gelo e não numa daquelas geladeiras tipo bebedouro elétrico. Passa lá e bebe uns por mim.

leomichetti
13/06/2008, 06:51
Já que "O QUE IMPORTA É O QUE INTERESSA", vamos importar uns NIVAs 0km?
Ah, Léo, Você pode me mandar dois passstel e um choppssss, com chiado carioca? Por aqui nem isso tem, que dizer mecânico (de qualquer carro). Aí, você pode reclamar da falta de mecânico para o NIVA bebendo um choppinho na beira da praia.
Um dos melhores choppsss do Rio era numa lanchonete de uns espanhóis na Rua de Santana esquina com a Irineu Marinho, bem ao lado da portaria do O Globo. Chopp da Brahma gelado numa serpentina dentro de uma cuba cheia de gelo e não numa daquelas geladeiras tipo bebedouro elétrico. Passa lá e bebe uns por mim.

Pois é...veja só quando morava em SP e tinha um feriado, eu ia à praia...agora moro na praia praticamente (15 min da praia) e prefiro sítio e montanhas (região serrana)...vai entender!!!

Léo.

José Portolese
15/06/2008, 12:25
Amigos, acabei de comprar um Jeep Niva 95 branco, mecanica e lata original, mas acredito que esta faltando acessorios, por isso peço ajuda dos amigos se puderem me mandar fotos do compartimentodo motor, painel de instrumentos, por ex. no compartimento do motor esta faltando o reservatorio de agua do limpador do para-brisa bem como mangueiras etc. onde o reservatorio e instalado.

Quanto a ideia do Otavio acho otima, apesar de ser novo neste forum e nao saber utiliza-lo corretamente ainda

Grato

José

Girti
15/06/2008, 16:16
Amigos, acabei de comprar um Jeep Niva 95 branco, mecanica e lata original, mas acredito que esta faltando acessorios, por isso peço ajuda dos amigos se puderem me mandar fotos do compartimentodo motor, painel de instrumentos, por ex. no compartimento do motor esta faltando o reservatorio de agua do limpador do para-brisa bem como mangueiras etc. onde o reservatorio e instalado.

Quanto a ideia do Otavio acho otima, apesar de ser novo neste forum e nao saber utiliza-lo corretamente ainda

Grato

José

Olá, José, seja bem vindo!

O reservatório original fica instalado sobre o paralamas direito, próximo ao carburador. É retangular, enorme e tem duas bombas, uma para os limpadores de faróis (será que o seu Niva ainda os tem instalados?) e a outra para os esguichos do parabrisas. Creio que via ser difícil você conseguir o tanque e as bombas originais, só em um desmanche (em São Paulo temos a Sarancar/Marli) ou importando da Rússia, via correio (site Ladaparts). Acredito que será mais fácil barato e rápido você instalar um reservatório "genérico" (é retangular, encontra-se nas lojas de peças e acessórios para carros) e uma bomba também "genérica" (que encaixa perfeitamente no citado reservatório). As mangueiras são fáceis de ser obtidas, e com isto você terá o sistema de esguicho do parabrisas funcionando a contento. Se quiser melhorar, pode instalar os "brucutus" do Fiat Uno, eles têm 3 jatos de água cada um, e são bem mais eficientes que os originais (um só jato de água). O único problema é que gastam mais água, você vai ter que ficar de olho no nível de água do reservatório.

Como você deve ter observado, também tenho um Niva 95. Infelizmente, não tenho câmera digital, mas vou tentar tirar algumas fotos, escanear e colocar no forum. Há mais alguma parte específica do Niva 95 da qual lhe interesse ver fotos?

Boa sorte com o novo "filho"!

P.S.: Obaaaa! Acabo de perceber que escrevi minha milésima mensagem no forum! :)

Ernani Pinheiro
21/06/2008, 23:53

Tamo junto...

Léo.

Prezado Léo,

Gostaria de discorda de você, com relação a um bom profissional no RJ.
Posso citar o Dino no Recreio dos Bandeirantes.Foi chefe de oficina da antiga autorizada Lada Ruscar no Recreio, tem profundo conhecimento técnico a respeito de LADA.É um profissional honesto, barateiro, e tem um pequeno estoque de peças usadas para tirar os amigos de apuros numa emergência.

Um forte abraço, do camarada,

lisboa
26/06/2008, 21:59
Boas, pessoal!

Comprei meu Niva há uns 2 meses mas só agora o bicho está "zerado". Suspensão revisada, parte elétrica ajeitada e motor praticamente todo refeito.

Ano 91, vermelho, todo original exceto os bancos, que são de Vectra. :)

Como comentei com o Júnior (Atacama 4x4) hoje, decidi comprar um Niva quando, pela "enésima" vez enquanto andava no asfalto com um sedã, vi uma estradinha de terra entrando no mato. Parei, dei ré, e a dor no coração que me deu não poder nem pensar em enfiar o carro naquele parzinho de marcas de pneus na terra, bateu forte. Naquele dia em Paranapiacaba, decidi que ia comprar um Jipe. Tô vendendo agora meu outro carro.

Meu irmão já teve um Niva, há uns 10 anos atrás, e a escolha foi natural.

Agora é começar a pegar um barro com o pessoal prá deixar ele bonito. :lol:

Tudo indica que o nome de batismo do bicho vai ser Yeltsin, pois BEBE prá cacete. hehehe.

Sou da ZN de Sampa mas por força do trabalho moro em São Caetano do Sul.

Em anexo algumas fotos que tirei do Yeltsin.

Abraços!

emtsuhako
27/06/2008, 20:53
Gostei do cachorro!!! :)

lisboa
30/06/2008, 11:33
Grande Ataliba. Não é meu mas é camarada. :mrgreen:

lisboa
07/07/2008, 23:29
Novas fotos da viatura, tiradas no "batismo" desse FDS na pedreira do Dib - Serra da Cantareira:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=14

8)

eniomurara
08/07/2008, 15:43
LISBOA ...BLZ ???

Gostei do detalhe do escapamento :palmas:... onde teu niva aparece de ladinho (ops), tem como matar nossa (minha) curiosidade e fazer uma foto mais detalhada ???
Ta sugeito eu copiar discaradamente essa tua idéia. Ou quem sabe teu carro ja veio assim do antigo dono.
Abraço...ENIO

Alexsou
08/07/2008, 17:45
Dizem que escapamento assim faz cair o rendimento e desempenho do carro! Será verdade??

lisboa
08/07/2008, 18:07
LISBOA ...BLZ ???

Gostei do detalhe do escapamento :palmas:... onde teu niva aparece de ladinho (ops), tem como matar nossa (minha) curiosidade e fazer uma foto mais detalhada ???
Ta sugeito eu copiar discaradamente essa tua idéia. Ou quem sabe teu carro ja veio assim do antigo dono.
Abraço...ENIO

Opa! Valeu! Segue a foto Enio! Copiar nada, não tem cópia, tem coisa que funciona e que a gente gosta e faz =)

Então, o carro já veio assim do antigo dono, que não conheci pois comprei numa agência. Só sei que era de Cotia.

Queda de rendimento
Dizem que escapamento assim faz cair o rendimento e desempenho do carro! Será verdade??

Alex... não sei! Se for me avisem!!!! =)

Abraços!

Otávio Luiz
08/07/2008, 19:13
Então, o carro já veio assim do antigo dono...........Alex... não sei! Se for me avisem!!!! =)............

Lisboa e Alex, o escape quanto mais curva pior, dificulta a saída dos gases, perdendo rendimento

Girti
08/07/2008, 19:24

Sem dúvida! O escapamento faz parte do prjeto do carro, é dimensionado para aquele motor que equipa o carro. Qualquer alteração pode, em maior ou menor grau, trazer perda de potência e/ou maior consumo.

Otávio Luiz
08/07/2008, 20:08
E vai que alguém resolve fazer xixi ali...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

eniomurara
08/07/2008, 20:28
Girti ... o escapamento é dimencionado para um determinado motor ... então ... como ficam os casos de motor 1.6 ou 1.9 Diesel, AP 1.8 e 2.0, motor alterado na retifica para 1.7. No caso do meu niva a saída do escapamento é original ... fazendo-se um "puxadinho a mais no escapamento" será que muito tanto assim ??? Gostei do modelo do Lisboa mas agora to aqui matutando se faço ou não faço. A única alteração no meu caso seria fazer do outro lado do carro onde fica a saída original assim com 40 cm de cano e faço a saída mais alta como a da foto dele. Abraço...ENIO

Girti
08/07/2008, 21:26
Girti ... o escapamento é dimencionado para um determinado motor ... então ... como ficam os casos de motor 1.6 ou 1.9 Diesel, AP 1.8 e 2.0, motor alterado na retifica para 1.7. No caso do meu niva a saída do escapamento é original ... fazendo-se um "puxadinho a mais no escapamento" será que muito tanto assim ??? Gostei do modelo do Lisboa mas agora to aqui matutando se faço ou não faço. A única alteração no meu caso seria fazer do outro lado do carro onde fica a saída original assim com 40 cm de cano e faço a saída mais alta como a da foto dele. Abraço...ENIO

Enio, não sou expert no assunto, mas, como escrevi, há uma influência, em maior ou menor grau. No caso citado por você, imagino que a diferença seja mínima.

Agora, a pergunta que não quer calar: por que você quer alterar o escapamento, por razões práticas ou estéticas? Já vi muita pintura queimada e muita lanterna traseira derretida, devido a estes escapamentos "altos". Acho que só irá valer a pena se você pretende fazer trilhas pesadas, com travessias de rios e alagados.

eniomurara
08/07/2008, 21:37
Agora vc me convenceu, acho que não é mesmo meu caso, eu tava aqui atento esperando tua explicação pra minha pergunta. Muito obrigado, como sou "novato" tenho meu niva não faz nem 3 meses, leio tudo que aparece e como vc pode imaginar o tico e o teco (meus neurônios mecãnicos) entram em atrito. Estou atento a tudo, mas não me arrisco a dar pitacos em tópicos mais tecnicos. Vlw...Abraço

BACALHAU
08/07/2008, 22:15
Novas fotos da viatura, tiradas no "batismo" desse FDS na pedreira do Dib - Serra da Cantareira:
...
8)

Já que foi batizado... "VIDA LONGA AOS DOIS"

Luciano SHAKALL
08/07/2008, 22:25
"... por que você quer alterar o escapamento, por razões práticas ou estéticas? ... estes escapamentos "altos" ... Acho que só irá valer a pena se você pretende fazer trilhas pesadas, com travessias de rios e alagados..."Taí um lance que realmente eu não sei :oops: , maaaaas... dizem que nem assim (travessias) é recomendado,
além de (novamente, segundo dizem :rolleyes: ...) ser desnecessário: "Escapamento em Alagados (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10630)" :pensativo: ....

[]'s de quem tem o escape pouca coisa acima da lanterna (já veio nele),
mas quer colocar "na linha superior do vidro traseiro" (faça o que eu digo e não o que faço :mrgreen: )

PS. A 1ª foto é do NIVAder ("forçando a vista" :mrgreen: dá pra ver o ecape ligeiramente levantado),
e a 2ª é a do antigo Niva "Porcão Hellraiser" (do Arthur "Porcão") - de onde quero copiar o escape :oops: . . .
Ah, vale mencionar que o Porcão tinha o coletor dimensionado 4x1 e foi refeita toda a tubulação,
além da substituição dos silenciadores originais por abafadores menos restritivos :concordo: !

[]'s novamente...

lisboa
09/07/2008, 02:53
Ficou interessante essa discussão! :palmas:

No começo pensei em deixar o escape original. Mas espero pegar sim um dia alguma trilha mais pesada e não quero ter a restrição do escape baixo... Fora que tá estiloso. hehe.

Mas o que se perde em performance não deve ser algo assim TÃO significativo.... ou será que é? Será que alguém tem noção da ordem de grandeza exata disso tanto em cv quanto em km/l? Difícil fazer essa medição hein... :pensativo:

Valeu!

lisboa
09/07/2008, 03:00
Já que foi batizado... "VIDA LONGA AOS DOIS"

Valeeeeeeeeeeeu! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Esse foi no seco. Falta o batismo na lama agora. hehehe.

Otávio Luiz
09/07/2008, 09:33
No meu ex-CJ eu coloquei o escape elevado. E depois tirei.
A perda de potência é nítida, mas não muda muuuuuuuito...
Digamos assim: ande com a viatura sozinho, depois coloque 3 zequinhas... sentiu a diferença? ;-)
Em várias discussões sobre este assunto aqui no fórum a maioria é contra. Mesmo em travessias não entra água no motor. Pra entrar a água tem que estar na altura do coletor de escape (lembra da aula de física, vasos comunicantes?), e o motor apagado. Se ela chegou até lá a viatura já molhou distribuição, bebeu água pelo bura, etc... invista no snorkel que é melhor. Escape elevado só protege o catalizador, acredito que ninguém tenha um...

Soldier
09/07/2008, 11:06
Valeeeeeeeeeeeu! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Esse foi no seco. Falta o batismo na lama agora. hehehe.

Pro batismo da lama um bom lugar é o Puma em Atibaia... vai ser dia 02/08... isso se vc não for pra São Thomé...

[]s:concordo:

lisboa
09/07/2008, 13:19
Pro batismo da lama um bom lugar é o Puma em Atibaia... vai ser dia 02/08... isso se vc não for pra São Thomé...

Fala Soldier. Beleza? :concordo:

Velho, não vai rolar STL. $$ curtíssima no momento.

Agora, dia 02 acho que rola.... Tenho uma viagem já marcada em agosto prá um curso, mas não sei se é nesse FDS. Se não for, vou prá lama. Tem tópico no fórum de trilhas off-road?

Abraço!

lisboa
09/07/2008, 13:22

Fala Soldier. Beleza? :concordo:

Velho, não vai rolar STL. $$ curtíssima no momento.

Agora, dia 02 acho que rola.... Tenho uma viagem já marcada em agosto prá um curso, mas não sei se é nesse FDS. Se não for, vou prá lama. Tem tópico no fórum de trilhas off-road?

No meu ex-CJ eu coloquei o escape elevado. E depois tirei.
A perda de potência é nítida, mas não muda muuuuuuuito...
Digamos assim: ande com a viatura sozinho, depois coloque 3 zequinhas... sentiu a diferença? ;-)
Em várias discussões sobre este assunto aqui no fórum a maioria é contra. Mesmo em travessias não entra água no motor. Pra entrar a água tem que estar na altura do coletor de escape (lembra da aula de física, vasos comunicantes?), e o motor apagado. Se ela chegou até lá a viatura já molhou distribuição, bebeu água pelo bura, etc... invista no snorkel que é melhor. Escape elevado só protege o catalizador, acredito que ninguém tenha um...

Peraê, peraê, PERAÊ...... 3 zequinhas? Pô, é uma diferença razoável. Certamente reflete no consumo tb!!

hmmmm :pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:

BACALHAU
09/07/2008, 22:27
Faz o seguinte. Mantém o escapamento original, com a saída o mais discreta possível. Tipo do Santana, virada para baixo (unico inconveniente é que levanta muita poeira em estrada de chão, mas aí o problema é de quem vem atrás :mrgreen:). Aí, se quiser ficar "estiloso" coloca uma "chaminé" cromada subinto até o teto, só de enfeite.:lol:

lisboa
09/07/2008, 23:44
Faz o seguinte. Mantém o escapamento original, com a saída o mais discreta possível. Tipo do Santana, virada para baixo (unico inconveniente é que levanta muita poeira em estrada de chão, mas aí o problema é de quem vem atrás :mrgreen:). Aí, se quiser ficar "estiloso" coloca uma "chaminé" cromada subinto até o teto, só de enfeite.:lol:

Entonces... :pensativo:

Eu ouvi dizer de um esquema em que essa "extensão" na ponta pode ser parafusada, ou presa com uma espécie de presilha (ou abraçcadeira, sei lá) ao cano de escape, ao invés de ser soldada como a minha. Será que, por algum acaso, rolaria isso de fazer a ponteira baixca mesmo mas "removível" e num caso de necessidade (tipo ida prá uma trilha com barrão e água) poderia substituir temporariamente (saca uma, põe outra)?

Tá, eu sei que pode parecer exagero. Até parece que eu moro na Amazônia e atravesso lagoas todos os dias prá ir buscar mantimento prá comunidade. Mas pô... já que eu sacaria fora esse escapezinho, não o jogaria fora e já faria um esquema inteligente (se for possível). Fora que o legal desse carro é adaptar os cacarecos (desde que com segurança, claro). :concordo:

Otávio Luiz
10/07/2008, 08:49
Lisboa, pegue um copo de cerveja. Agora adapte um caninho até +/- um metro pra baixo e um metro pro lado.
Agora mergulhe esse cano na "jacuzzi", na falta desta pode ser uma bacia ou o tanque de lavar roupa.
Vá mergulhando o cano devargarin... você irá notar que só entrará água no chopp, digo, cerveja quando a água estiver na altura do copo, com um metro de cano debaixo d'água.
Com a viatura é igual, só vai entrar água quando a mesma atingir a altura do coletor de escape, e quando isso ocorrer já deve ter ferrado tudo. Sem contar que tem os gases da combustão saindo com pressão...
Então me responda, PRA QUE A PORR@ DO ESCAPE ELVADO?!?!?!?!?!?:parede::parede::parede:
Gostei da idéia do Bacalhau, instala uma chaminé...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:... quer gastar din din coloca um snorkel!!!
Espero ter ajudado!:grin:

lisboa
10/07/2008, 14:26
Lisboa, pegue um copo de cerveja. Agora adapte um caninho até +/- um metro pra baixo e um metro pro lado.
Agora mergulhe esse cano na "jacuzzi", na falta desta pode ser uma bacia ou o tanque de lavar roupa.
Vá mergulhando o cano devargarin... você irá notar que só entrará água no chopp, digo, cerveja quando a água estiver na altura do copo, com um metro de cano debaixo d'água.
Com a viatura é igual, só vai entrar água quando a mesma atingir a altura do coletor de escape, e quando isso ocorrer já deve ter ferrado tudo. Sem contar que tem os gases da combustão saindo com pressão...
Então me responda, PRA QUE A PORR@ DO ESCAPE ELVADO?!?!?!?!?!?:parede::parede::parede:
Gostei da idéia do Bacalhau, instala uma chaminé...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:... quer gastar din din coloca um snorkel!!!
Espero ter ajudado!:grin:

Insistente eu né? heheheheheheheeeeeeeeeee. É que eu gosto das coisas no detalhe, explicadas nos mínimos detalhes :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Me convenci sim, além do quê tem um problema sério esse escape: jogar fumaça na cara dos outros, principalmente crianças quando estão perto do carro. Sacanagem. :discordo:

A única justificativa pro escape elevado agora seria a estética. Se vou ganhar performance, f...-se a estética.

Eu, querer gastar $$? Meu sobrenome é Lisboa mas podia ser Salim. Pensei em colocar um snorquel mas se for efetivamente eficiente. Aí sim. Mas por enquanto não. Ter uma chaminé "fake", sem função, não me agrada não.

Vamos ver. Devo castrar o bicho em breve. Uma tralha a menos. Aliás tô notando que eu estou readequando esse carro ao seu estado mais próximo de eficiência. Já arranquei bagageiro, buzininha, alarme desativado, coloquei o step de volta na frente, agora o escape...

Ah, Otávio, se quiser reaproveitar o escape te mando por sedex. hehehehehe :mrgreen: Brincadeira.

Abraços e valeu.

shuther4x4
10/07/2008, 20:12
o escape te mando por sedex. hehehehehe :mrgreen: Brincadeira.

Abraços e valeu.

Depois falam do virado a paulista, pelo menos eu não mando o meu por sedex!!!!!!!!
Abraços!!!!!

lisboa
12/07/2008, 10:35
Depois falam do virado a paulista, pelo menos eu não mando o meu por sedex!!!!!!!!
Abraços!!!!!

Eu disse o escapamento, o ESCAPAMENTO :mrgreen:

BACALHAU
12/07/2008, 11:13
Eu disse o escapamento, o ESCAPAMENTO :mrgreen:

Ei, Lisboa, não liga não.
Esse pessoal de Sorocaba é assim mesmo, não é menosprezando o seu escapamento não. Só porque eles encontraram uma solução personalizada para aquele grupinho, o tal de "Virado..."
Mas eu descobri o segredo, a marca registrada deles.
Vou lhe contar... (escapamento Hello Kitty) Mas não diga que fui eu, tá? :mrgreen:
Ei, pessoal de Sorocaba e adjacências, o meu abraço. Não fiquem com raiva de mim. Prometo que um dia eu entro na rodinha de vocês. A rodinha de chopp, que fique bem claro...:concordo:

lisboa
12/07/2008, 19:26
Esse pessoal de Sorocaba é assim mesmo, não é menosprezando o seu escapamento não. Só porque eles encontraram uma solução personalizada para aquele grupinho, o tal de "Virado..."
Vou lhe contar... (escapamento Hello Kitty) Mas não diga que fui eu, tá? :mrgreen:
Ei, pessoal de Sorocaba e adjacências, o meu abraço. Não fiquem com raiva de mim. Prometo que um dia eu entro na rodinha de vocês. A rodinha de chopp, que fique bem claro...:concordo:

Pfffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff fffffffffff :mrgreen:

lisboa
12/07/2008, 22:43
ALIÁS....

Hoje troquei o raio do escapamento. Como bem observamos (eu e Gil) na quinta-feira, estava solto. Mais um motivo prá tocar fogo naquela adaptação.

Adaptação esta que estava bizarra, vista de baixo. O escape original sai à esquerda do carro, olhando ele de trás (até liguei pro Júnio - Atacama 4x4 na hora prá confirmar isso). O cano que estava vinha lá da frente, passava por um primeiro silenciador (aparentemente de Escort) fazia uma curva prá esquerda, entrava no silenciador traseiro (original, que fica embaixo do porta-malas), que saia com um cano prá lateral direita do carro com a chaminé. :parede::discordo::shock::putz:

Mantive o tal silenciador pequeno no meio do carro, mas dali prá trás, mandei arrancar tudo.

:stop:

Eu estava com o manual no carro, demos uma olhada como é o "encanamento" original.

Veio então um escape de lá fazendo um trajeto muito próximo ao do original, com um braço fixando no meio ao invés da bucha para ficar mais reforçado. Entrando pela direita e saindo pela esquerda, como o original, mas bem curto, pois exatamente naquela altura tem a barra do engate. Por conta dessa barra, ele ficou também com a boca prá baixo - poeira prá quem vem atrás, mas, azar....

O silenciador usado foi o de Kadett 1.8, que encaixou bem ali. :idea:

Eu queria estar coma câmera lá prá fazer o antes e depois. Mas amanhã tiro umas fotos só do depois mesmo e posto aqui.

O som dele está bem mais agradável agora (ok, o silenciador original - ou silencioso, sei lá - já estava ido pro saco tb), o sistema com muito menos curvas, menos peso, mais segurança e certamente, mais eficiência.

Créditos do trampo: Oriente escapamentos, na rua oriente, em São Caetano do Sul. OS caras fazem serviços comuns e também preparam carros, projetando e implementando os escapes. O dono comentou que prepararam 2 Mitsubishi pro Rally dos Sertões, aliás. Ficamos (eu, o mecânico e o dono da oficina) uns 20 minutos debaixo do carro pensando, desenhando, olhando o manual, vendo altura (pois disse que usaria o carro em trilhas), pontos de fixação, etc.

Custo: R$ 190,00 - achei razoável. o Trampo levou 2 horas e meia. :roll:

Abraços e obrigado aos camaradas por terem dado a dica. De um elogio, nasceu uma melhoria. =)

ps: legal foi o cara olhando prá chaminé jogada no canto e perguntando "má viu.... cê vai querer levaaaar isso aêê, pode jogar fooora.....?" hehehe. Resposta: "Velho, põe fogo nessa M...." :twisted: :palmas:

Girti
12/07/2008, 23:04
ALIÁS....

Hoje troquei o raio do escapamento. Como bem observamos (eu e Gil) na quinta-feira, estava solto. Mais um motivo prá tocar fogo naquela adaptação.

Adaptação esta que estava bizarra, vista de baixo. O escape original sai à esquerda do carro, olhando ele de trás (até liguei pro Júnio - Atacama 4x4 na hora prá confirmar isso). O cano que estava vinha lá da frente, passava por um primeiro silenciador (aparentemente de Escort) fazia uma curva prá esquerda, entrava no silenciador traseiro (original, que fica embaixo do porta-malas), que saia com um cano prá lateral direita do carro com a chaminé. :parede::discordo::shock::putz:

Mantive o tal silenciador pequeno no meio do carro, mas dali prá trás, mandei arrancar tudo.

:stop:

Eu estava com o manual no carro, demos uma olhada como é o "encanamento" original.

Veio então um escape de lá fazendo um trajeto muito próximo ao do original, com um braço fixando no meio ao invés da bucha para ficar mais reforçado. Entrando pela direita e saindo pela esquerda, como o original, mas bem curto, pois exatamente naquela altura tem a barra do engate. Por conta dessa barra, ele ficou também com a boca prá baixo - poeira prá quem vem atrás, mas, azar....

O silenciador usado foi o de Kadett 1.8, que encaixou bem ali. :idea:

Eu queria estar coma câmera lá prá fazer o antes e depois. Mas amanhã tiro umas fotos só do depois mesmo e posto aqui.

O som dele está bem mais agradável agora (ok, o silenciador original - ou silencioso, sei lá - já estava ido pro saco tb), o sistema com muito menos curvas, menos peso, mais segurança e certamente, mais eficiência.

Créditos do trampo: Oriente escapamentos, na rua oriente, em São Caetano do Sul. OS caras fazem serviços comuns e também preparam carros, projetando e implementando os escapes. O dono comentou que prepararam 2 Mitsubishi pro Rally dos Sertões, aliás. Ficamos (eu, o mecânico e o dono da oficina) uns 20 minutos debaixo do carro pensando, desenhando, olhando o manual, vendo altura (pois disse que usaria o carro em trilhas), pontos de fixação, etc.

Custo: R$ 190,00 - achei razoável. o Trampo levou 2 horas e meia. :roll:

Abraços e obrigado aos camaradas por terem dado a dica. De um elogio, nasceu uma melhoria. =)

ps: legal foi o cara olhando prá chaminé jogada no canto e perguntando "má viu.... cê vai querer levaaaar isso aêê, pode jogar fooora.....?" hehehe. Resposta: "Velho, põe fogo nessa M...." :twisted: :palmas:

Ricardo, estes R$190,00 incluem o escapamento do Kadett (ou seja, são o valor de material + mão-de-obra)? Ou representam apenas o valor da mão-de-obra?

shuther4x4
13/07/2008, 13:01

Eu e meus amigos da fotos nos juntamos para combater essa afirmação inverossímil, como todos podem ver minha viatura não tem esse escape!!!!!!!
Em defesa da verdade!!!!!
Ps: Bacalhau, meus amigos estão todos muito bravos com sua pessoa!!!! Não querem te ver nem assado, frito e muito menos ensopado!!!!!!

shuther4x4
13/07/2008, 13:04

Certas coisas não tem preço!!!!

Parabéns pelo trampo!!!

BACALHAU
13/07/2008, 13:47
Eu e meus amigos da fotos nos juntamos para combater essa afirmação inverossímil, como todos podem ver minha viatura não tem esse escape!!!!!!!
Ps: Bacalhau, meus amigos estão todos muito bravos com sua pessoa!!!! Não querem te ver nem assado, frito e muito menos ensopado!!!!!!

Esse pessoal de Sorocaba... Sei não.
Só falta agora dizerem que se eu quiser entrar na rodinha deles (de chopp), vou ter que mudar o nome do "Pangaré" para "Meu Pequeno Ponei". Gracinha.:lol:

Girti
13/07/2008, 15:19

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: :lol::lol::lol::lol:

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas:

lisboa
13/07/2008, 18:36
Ricardo, estes R$190,00 incluem o escapamento do Kadett (ou seja, são o valor de material + mão-de-obra)? Ou representam apenas o valor da mão-de-obra?

Fala Gil. R$ 190,00 com tudo. Escape do Kadett, canos de escape e mão-de-obra. Vale citar que nessa mão-de-obra teve o desenho do escape em baixo do carro, medição, e os caras fizeram questão de me mostrar o trabalho na máquina de dobra do escape que fica em outro galpão... bom, o cara "curtiu" fazer o serviço.

Valeu pelas dicas!

lisboa
13/07/2008, 18:39

São esses os zequinhas que vc leva prás trilhas? hehehe

:palmas::palmas::palmas:

[ ] 's

Girti
13/07/2008, 19:01
Fala Gil. R$ 190,00 com tudo. Escape do Kadett, canos de escape e mão-de-obra. Vale citar que nessa mão-de-obra teve o desenho do escape em baixo do carro, medição, e os caras fizeram questão de me mostrar o trabalho na máquina de dobra do escape que fica em outro galpão... bom, o cara "curtiu" fazer o serviço.

Valeu pelas dicas!

Suponho que o que você chama de "escape do Kadett" seja o silencioso, certo? Cacilda, os caras cobraram muito pouco, acho que só o silencioso já deve custar quase estes R$190,00!

Rapaz de sorte...:concordo:

Otávio Luiz
13/07/2008, 20:00
E aí Lisboa, sentiu diferença no desempenho?

lisboa
14/07/2008, 01:10
Suponho que o que você chama de "escape do Kadett" seja o silencioso, certo? Cacilda, os caras cobraram muito pouco, acho que só o silencioso já deve custar quase estes R$190,00!

Rapaz de sorte...:concordo:

Isso Gil, com "escape do Kadett" eu quis dizer "silencioso". :razz: Mas teve também os canos do escape mesmo, que vieram desde o primeiro silencioso menor que fica no meio do carro até o silencioso novo (do Kadett) e o finalzinho, que sai do silencioso prá terminar o escapamento. Tudo isso medido, pensado e moldado na hora. "Custom" mesmo. Tudo por 190 mangos. Animal. Não tenho do que reclamar. A saída ficou ligeiramente atrás da barra do engate, com a boca voltada prá baixo. Ou seja, nem se vê o escape. E a altura do chão ficou show. :palmas:

Tive sorte, mas se não fosse o pessoal daqui do Fórum prá dar as dicas certas, aí sim eu precisaria de MUITA SORTE. Valeu a todos, novamente. :palmas:

E aí Lisboa, sentiu diferença no desempenho?

Otávio, na boa? Senti. O carro tá mais pesado, passou a fazer 1,5 km/l e só anda em ladeira se for descida. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Hehe não resisti, brincadeira.

Senti, um pouco sim. Mas nada que se diga assim "supimpa, mas QUE diferença no desempenho". É sutil - mas existe. Em subidas senti que ele parece responder melhor, e no geral parece mais ágil (se é que esse carro pode ser ágil... rs). De forma geral, parece que o carro realmente faz menos esforço quando acelero, e que "rateia" bem menos na marcha lenta. Mas é um ganho que só quem é minucioso (como nós) nota.

O som dele está mais "adequado" também, é claro. Mas o silencioso anterior ainda era original. 17 anos de uso com sabe Deus que gasolina. Durou PRÁ caramba até.

Ainda não acostumei 100% com a aparência. Sem esse escape e sem o bagageiro, é outro carro. Mas aos poucos estou deixando o bicho de novo com orgulho de ser um Niva e de levar o nome de um presidente Russo.

Parei no auto-elétrico e tirei o alarme sem função (afinal não me deram p... de controle algum) e outros micos elétricos aparentes dele. Essa semana devo encostar prá uma GERAL elétrica, pois tem uns pontos de aquecimento e fios velhos, velhos já.

Na outra semana, ajustes finos de consumo no Wilson prá na sexta pegar o caminho de São Tomé em paz. =)

Abraços!

Otávio Luiz
14/07/2008, 11:17
..............Otávio, na boa? Senti. O carro tá mais pesado, passou a fazer 1,5 km/l e só anda em ladeira se for descida. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Hehe não resisti, brincadeira.

Senti, um pouco sim. Mas nada que se diga assim "supimpa, mas QUE diferença no desempenho". É sutil - mas existe. Em subidas senti que ele parece responder melhor, e no geral parece mais ágil (se é que esse carro pode ser ágil... rs). De forma geral, parece que o carro realmente faz menos esforço quando acelero, e que "rateia" bem menos na marcha lenta. Mas é um ganho que só quem é minucioso (como nós) nota.

O som dele está mais "adequado" também, é claro. Mas o silencioso anterior ainda era original. 17 anos de uso com sabe Deus que gasolina. Durou PRÁ caramba até.............

É isso aí. Como o russo não prima pelo desempenho, qualquer melhora é sempre bem vinda.:concordo:

Girti
14/07/2008, 13:26
É isso aí. Como o russo não prima pelo desempenho, qualquer melhora é sempre bem vinda.:concordo:

De grão em grão... a galinha enche o papo! :grin:

emtsuhako
14/07/2008, 22:17
Camaradas, estive ausente semana passada, mas relendo todos os posts deste tópico posso dizer que a tal chaminé adiciona duas curvas a mais no conjunto do escapamento original e isso afeta um pouco a saída dos gases... para vcs tomarem como exemplo, um catalisador adaptado no Niva pode tirar cerca de 1 a 2cv de potência...

Meu Niva possuia a saída do escapamento voltada para baixo... cerca de 30° para baixo... passei em vários alagados com água batendo no capô e nada de morrer o motor... a água não chegava no coletor provavelmente por dois motivos: radiador e defletores (aqueles que ficam ao lado do peito de aço)... ambos impedem que a água cheguem ao coletor, mesmo com ela batendo na altura do capô e com o carro em movimento... é claro que se o motor morrer, a água entrará pelo escape e tudo irá para o brejo... rsrsrs...

Em algum tópico deste Fórum estavamos discutindo sobre redimensionamento de escape, silencioso, abafador e catalisador... decidi fazer o redimensionamento na Aerocar, mas como ando sem tempo e $$$, ainda não o fiz... porém, é previsto um ganho de 5cv com a brincadeira.

lisboa
14/07/2008, 22:42
Camaradas, estive ausente semana passada, mas relendo todos os posts deste tópico posso dizer que a tal chaminé adiciona duas curvas a mais no conjunto do escapamento original e isso afeta um pouco a saída dos gases... para vcs tomarem como exemplo, um catalisador adaptado no Niva pode tirar cerca de 1 a 2cv de potência...

Meu Niva possuia a saída do escapamento voltada para baixo... cerca de 30° para baixo... passei em vários alagados com água batendo no capô e nada de morrer o motor... a água não chegava no coletor provavelmente por dois motivos: radiador e defletores (aqueles que ficam ao lado do peito de aço)... ambos impedem que a água cheguem ao coletor, mesmo com ela batendo na altura do capô e com o carro em movimento... é claro que se o motor morrer, a água entrará pelo escape e tudo irá para o brejo... rsrsrs...

Em algum tópico deste Fórum estavamos discutindo sobre redimensionamento de escape, silencioso, abafador e catalisador... decidi fazer o redimensionamento na Aerocar, mas como ando sem tempo e $$$, ainda não o fiz... porém, é previsto um ganho de 5cv com a brincadeira.

Opa! Ótimo parâmetro, valeu. 5 cavalos é bastante. Se eu ganhar 1 pé-de-pano já estou no lucro. :concordo:

Adriano-RS
16/07/2008, 00:59
Saudações a todos, a alguns dias acompanho o fórum e gostaria de me apresentar, meu nome é Adriano, moro em Porto Alegre - RS, onde recentemente comprei um Niva 91/92, branco, com pouco mais de 50.000 km, que esta bem conservado, apesar de alguns riscos na lataria, um pequeno amassado na traseira, acima da sinaleira esquerda, não apresenta podres e esta com a pintura original, não apresenta retoques em nenhum lugar, o assoalho, por baixo não apresenta nem um amassado, raspado. A mecânica esta completa, com reduzida e bloqueio funcionando, motor original, carburação idem, o estofamento é todo original, não apresenta rasgos ou rachaduras, realmente muito bem conservados. O carro estava parado a varios meses, mas foi só "encostar" uma bateria nova que o motor roncou na terceira tentativa, fiz uma pequena revisão, troquei oleo do motor, dos diferenciais, limpeza e substituição do fluido de arrefecimento, troca total do fluido de freios e embreagem, lavagem do tanque de combustivel, filtrode ar e combustivel, velas novas, parte eletrica revisada e funcionando Ok, apenas uma sinaleira dianteria queimada, ainda falta fazer uma limpeza geral no carburador, preciso encontrar um mecanico conhecedor de Niva, alguem poderia me indicar algum aqui em Porto Alegre?
Segue uma foto do "Guri" na garagem do predio, ha hoje ja tirei o infame espelho cromado de kombi (instalei um de fiorino) e instalei um insulfilme de leve, so pra proteger do sol...
Um grande abraço a todos.

BACALHAU
16/07/2008, 01:48
Mas bah, tchê! A gauchada tá invadindo os pampas de NIVA. Mais um cupincha aqui no Fórum.
Sejas benvindo, vivente. :D Aqui tu nunca te sentirás abichornado. :discordo:
Pelo que disseste encontraste uma raridade de NIVA. :palmas:

Girti
16/07/2008, 12:05
Saudações a todos, a alguns dias acompanho o fórum e gostaria de me apresentar, meu nome é Adriano, moro em Porto Alegre - RS, onde recentemente comprei um Niva 91/92, branco, com pouco mais de 50.000 km, que esta bem conservado, apesar de alguns riscos na lataria, um pequeno amassado na traseira, acima da sinaleira esquerda, não apresenta podres e esta com a pintura original, não apresenta retoques em nenhum lugar, o assoalho, por baixo não apresenta nem um amassado, raspado. A mecânica esta completa, com reduzida e bloqueio funcionando, motor original, carburação idem, o estofamento é todo original, não apresenta rasgos ou rachaduras, realmente muito bem conservados. O carro estava parado a varios meses, mas foi só "encostar" uma bateria nova que o motor roncou na terceira tentativa, fiz uma pequena revisão, troquei oleo do motor, dos diferenciais, limpeza e substituição do fluido de arrefecimento, troca total do fluido de freios e embreagem, lavagem do tanque de combustivel, filtrode ar e combustivel, velas novas, parte eletrica revisada e funcionando Ok, apenas uma sinaleira dianteria queimada, ainda falta fazer uma limpeza geral no carburador, preciso encontrar um mecanico conhecedor de Niva, alguem poderia me indicar algum aqui em Porto Alegre?
Segue uma foto do "Guri" na garagem do predio, ha hoje ja tirei o infame espelho cromado de kombi (instalei um de fiorino) e instalei um insulfilme de leve, so pra proteger do sol...
Um grande abraço a todos.

O Niva parece que está inteiro, parabéns e boa sorte!

shuther4x4
16/07/2008, 21:03
Parabéns pela aquisição e muitas alegrias com ela!
Abraços!

GARCIA/SP
17/07/2008, 00:50
Bem vindo, Adriano. Parabéns pela viatura!:palmas:

Abs
Renato

lisboa
17/07/2008, 02:18
Belo carro! :palmas:

Bem-vindo. :mrgreen:

Adriano-RS
17/07/2008, 08:25
Mensagem repetida.

Adriano-RS
17/07/2008, 08:38
:D Agradeço a todos pelo acolhimento, espero me tornar um companheiro e na medida do possivel um colaborador do fórum.
Talvez por inesperiencia ou por simples esquecimento, na apresentação esqueci de informar um dado que acho relevante, o "Guri" saiu fazendo de cara 6 km/litro de combustivel (estou com o carro a 10 dias e duas vezes abasteci 30 L e rodei 180 km, 100% transito urbano), ainda pretendo fazer uma geral no carburador e ja encomendei um reparo com juntas, diafragmas, canetas, bengalas...
Logo que possivel posto umas fotos mais detalhadas e atuais do carro que ja esta mudando de cara... Um abraço a todos.

Otávio Luiz
25/07/2008, 18:32
Já que criei este tópico e botei pilha na galera pra postar fotos de suas viaturas, nada mais justo que eu poste algumas do SUV de Pobre.

Girti
25/07/2008, 19:00
Já que criei este tópico e botei pilha na galera pra postar fotos de suas viaturas, nada mais justo que eu poste algumas do SUV de Pobre.

Otávio, não deixe o Aldo ver estas fotos, senão ele chora! :mrgreen:

Aliás, por onde anda o Aldo?

andreco
26/07/2008, 18:44
ADRIANO, BELO CARRO COLOCA FOTO DO INTERIOR DO CARRO :mrgreen:

eniomurara
26/07/2008, 22:57
Olá Amigos ... fiz fotos da viatura para a apresentação oficial no fórum.

Não vou entrar em detalhes do tipo ele tem isso ele tem aquilo, com medo de falar bobagem (vcs sabem q ainda sou novato).

Aproveito para ver se algum dos amigos (Mineiros e Paranaenses) tem alguma história desse niva pra contar pois me consta que ele ja passou por esses 2 estados e agora tem seu domicilio em Santa Catarina.:-D

Fiz um passeio leve hoje para experimentar os pneus fronteira 650x16 (novos) a paisagem é o que deve deixar o JUCA morrendo de saudades e o Bacalhau que falo que aqui é um lugar feio. :mrgreen:

Gil vc tbm passou pertinho daqui.

Um abraço a todos e esta apresentado o NIVA do ENIO.

Jfranck
26/07/2008, 23:14
Enio,

O teu Niva tá show de bola...Parabéns!

Um abraço,

Jfranck:concordo:

Girti
26/07/2008, 23:33

Não vou entrar em detalhes do tipo ele tem isso ele tem aquilo, com medo de falar bobagem (vcs sabem q ainda sou novato).

Aproveito para ver se algum dos amigos (Mineiros e Paranaenses) tem alguma história desse niva pra contar pois me consta que ele ja passou por esses 2 estados e agora tem seu domicilio em Santa Catarina.:-D

Fiz um passeio leve hoje para experimentar os pneus fronteira 650x16 (novos) a paisagem é o que deve deixar o JUCA morrendo de saudades e o Bacalhau que falo que aqui é um lugar feio. :mrgreen:

Realmente, pelas letras da placa, esse carro veio de MG!

Eu passei aí perto? Onde foram tiradas estas fotos?

shuther4x4
27/07/2008, 01:47
Essa viatura não me é estranha. Sinceramente nunca vi um com essa pintura, mas com esse estepe e galão eu vi um aqui em Sorocaba faz alguns meses. Até cheguei a comentar com alguém aqui do fórum!
Será que é alguma marca de acessório, pois nunca vi esse suporte para vender.

Parabéns Enio pela viatura, muito bonita mesmo. Agora é só fazer com que o investimento retorne em momentos de alegria e emoção (isso, apesar da descrença de alguns, é um dos méritos do Niva). Um grande abraço e curta a viatura.
Fábio

eniomurara
27/07/2008, 11:25
Fabio ... acho que esse suporte ai é um autentico "tabajara".

Outro detalhe ja citado no fórum, meu NIVA tbm tem a traseira + caída pra um lado. :lol: Quando esse assunto surgiu fui ver meu NIVA e estava lá "caidinho" como os amigos comentaram.

Essas fotos foram tiradas no nosso sítio, 5km do centro da cidade, quem vier aqui pra essas bandas, mesmo que seja de passagem ou em viagem/passeio/expedição, como fez o GIL, esta convidado a fazer um PIT STOP por aqui, eu dou casa, comida e roupa lavada. :mrgreen: não necessariamente nessa ordem.

Camatadas na sua próxima expedição incluam no roteiro um pernoite "totalmente de gratis" :concordo: aqui em Benedito Novo, patrocinado pelo Despachante MURARA (olha eu fazendo mercham) :mrgreen:.

Abraços.

JUCA DO NIVA
27/07/2008, 17:46

Enio

Seu Niva é 10, muito bonito mesmo (um dia deixo meu niva assim)
Com certeza as fotos da região me deixam na maior saudades de SC.
Mas logo logo estou por aí novamente.

Boa sorte com seu Niva

JUCA DO NIVA
27/07/2008, 18:42
Bem... vou aqui fazer uma pequena apresentação do meu NIVA.
Não é assim uma "brastemp", mas com certeza é o meu antistress do dia a dia nos finais de semana.

NIVA ANO 91
Motor ap 1.8
Carburação 2E
Suspensão levantada 5 cm
Pneus 205 x 70 x 15 (goiano
Freio ausente nas 4

Um abraço a todos

eniomurara
28/07/2008, 08:44
Esse Niva do Juca do Niva já é meu velho conhecido do Youtube, quem ainda não viu então corre pra lá.
Para facilitar o Juca pode postar aqui o endereço certinho ai é só um click e pronto.
O Nivinha "faz e acontece" nas mão do JUCA.
Parabéns Juca.
Abraço.

JUCA DO NIVA
28/07/2008, 21:20
A pedidos (do meu conterrâneo) Enio

http://br.youtube.com/profile?user=jucadoniva

Um abraço

shuther4x4
29/07/2008, 20:52
A pedidos (do meu conterrâneo) Enio

http://br.youtube.com/profile?user=jucadoniva

Um abraço

Esse aqui http://br.youtube.com/watch?v=62QsO0xhJVc

fiquei sem palavras!!!
Mil palmas (não sei colocar aquelas carinhas batendo palmas)!!!!!

Luciano SHAKALL
30/07/2008, 14:51
"... Esse aqui http://br.youtube.com/watch?v=62QsO0xhJVc ... fiquei sem palavras!!! ..."Bem legal o Video.... POde crê :concordo: ! ! !

"... Mil palmas (não sei colocar aquelas carinhas batendo palmas)!!!!! ..."Shuther, para inserir as "Carinhas Batendo Palmas", há duas formas: Ou você clica numa carinha dessas que aparece em um quadro ao lado
quando se digita uma mensagem (veja figura em anexo) - OBS. Nem sempre os Smiles (Carinhas) ficam no mesmo lugar... - ,

Ou, caso você não esteja usando um "Editor do Forum" com suporte a "Smiles", você pode simplesmente escrever : palmas:
Note que os "primeiros dois pontos" ( : ) eu coloquei com espaço antes da palavra palmas. Quando você for digitar, NÃO deixe esse espaço: Escreva tudo junto.
Eu fiz dessa forma, pois se juntasse, não apareceria escrito... apareceria a "Carinha Batendo Palma" :palmas: . . .

VALEU!!!

[]'s

Girti
30/07/2008, 18:14
Bem legal o Video.... POde crê :concordo: ! ! !

Shuther, para inserir as "Carinhas Batendo Palmas", há duas formas: Ou você clica numa carinha dessas que aparece em um quadro ao lado
quando se digita uma mensagem (veja figura em anexo) - OBS. Nem sempre os Smiles (Carinhas) ficam no mesmo lugar... - ,

Ou, caso você não esteja usando um "Editor do Forum" com suporte a "Smiles", você pode simplesmente escrever : palmas:
Note que os "primeiros dois pontos" ( : ) eu coloquei com espaço antes da palavra palmas. Quando você for digitar, NÃO deixe esse espaço: Escreva tudo junto.
Eu fiz dessa forma, pois se juntasse, não apareceria escrito... apareceria a "Carinha Batendo Palma" :palmas: . . .

VALEU!!!

[]'s

Nosso "guru informático" andou sumido, seja bem vindo de volta! :palmas::palmas::palmas:

BACALHAU
31/07/2008, 20:45

Lugar feio? Feio não, horrível. :mrgreen:
Também nem precisa entrar em detalhes sobre essa coisa que você fotografou aí. Aliás, não deveria nem tem fotografado e colocado essas imagens horríveis aqui no Fórum. Com certeza é o NIVA mais feio que já vi. Joga fora. Olha, como sou um cara legal, até lhe ajudo. Tem um lixão aqui em casa que eu chamo de garagem. Você pode jogar ele aqui, para não enfeiar ainda mais essas paisagens maravilhosas (quero dizer horríveis) aí do sul. :mrgreen:

Valeu "mininu" show esse NIVÃO.

eniomurara
31/07/2008, 20:50
Bacalhau vlw mesmo ... obrigado pelas pelas palavra.

Quem sabe um bom lugar pra ele é naquela "Alfisina" da tua cidade.

Acho que depois do elogio vou deletar tudo que escrevi sobre vc nos outros tópicos. rsrsrs. Principalmente a comparação da cor. :-D

BACALHAU
31/07/2008, 20:56
Fabio ... acho que esse suporte ai é um autentico "tabajara".

Outro detalhe ja citado no fórum, meu NIVA tbm tem a traseira + caída pra um lado. :lol: Quando esse assunto surgiu fui ver meu NIVA e estava lá "caidinho" como os amigos comentaram.

Essas fotos foram tiradas no nosso sítio, 5km do centro da cidade, quem vier aqui pra essas bandas, mesmo que seja de passagem ou em viagem/passeio/expedição, como fez o GIL, esta convidado a fazer um PIT STOP por aqui, eu dou casa, comida e roupa lavada. :mrgreen: não necessariamente nessa ordem.

Camatadas na sua próxima expedição incluam no roteiro um pernoite "totalmente de gratis" :concordo: aqui em Benedito Novo, patrocinado pelo Despachante MURARA (olha eu fazendo mercham) :mrgreen:.

Abraços.

Sei não, mas está até parecendo site de relacionamentos... :twisted:
Muito dado esse rapaz. Depois que desmascararam ele sentado na alavanca de câmbio do Opala, resolveu assumir. Parece até que faz parte daquele grupinho de Sorocaba, o tal de "Virados à paulista". :oops::shock:
Mas, falando sério Ênio. Tô começando a me interessar: casa, comida, roupa lavada, um NIVA arrumado para passear, ... :pensativo:
Tem até amostra grátis (pernoite totalmente grátis)
Mande-me mais detalhes por MP. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Se ainda rolar uma me$ada eu topo.:dance::dance::dance:

Adriano-RS
31/07/2008, 22:01
Agradeço o elogio, é um carro muito simples, sem acessorios, mas muito conservado, muito bom de mecânica, tem varios risco na lataria, mas não tem podres, amanha posto umas fotos novas, inclusive do interior, um abraço.

Girti
01/08/2008, 01:46
Lugar feio? Feio não, horrível. :mrgreen:
Também nem precisa entrar em detalhes sobre essa coisa que você fotografou aí. Aliás, não deveria nem tem fotografado e colocado essas imagens horríveis aqui no Fórum. Com certeza é o NIVA mais feio que já vi. Joga fora. Olha, como sou um cara legal, até lhe ajudo. Tem um lixão aqui em casa que eu chamo de garagem. Você pode jogar ele aqui, para não enfeiar ainda mais essas paisagens maravilhosas (quero dizer horríveis) aí do sul. :mrgreen:

Valeu "mininu" show esse NIVÃO.

O BACALHAU VOLTOU!!! :palmas::palmas::palmas:

EStou achando que este Bacalhau é, na verdade, uma baleia: mergulha, desaparece, depois volta à superfície, joga uns jatos de água (as mensagens), para, em seguida, mergulhar novamente, desaparecendo por uns tempos!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

jorgeffn
04/08/2008, 20:18
Olá pessoal, venho acompanhando o fórum a algum tempo, e como adquiri um Niva a pouco tempo decidi apresenta-lo aqui. Na verdade sou um novato no assunto 4x4 e principalmente no Niva, que não era o carro que eu queria comprar, estava a procura de uma Rural, mais o Niva acabou passando pelo meu caminho, comprei sem pesquisar muito e sem conhecer quase nada sobre esse carro. No final das contas acho que para o que eu quero ele vai me servir bem... não pretendo fazer trilhas pesadas, apenas viajar passando por muito estrada de terra, o que eu já vinha fazendo com meu antigo carro, mais sempre dá uma vontade de ter um carro mais "apropriado" para isso né. Aparentemente ele estava em ordem, dei uma revisada no motor, coisa básica de regulagem e limpeza de carburador, mais quando peguei a estrada ele me deixou na mão, o semi eixo traseiro se soltou, logo após sair da oficina, novamente peguei a estrada e dessa vez o semi eixo quebrou, o mecânico descobriu que o diferencial traseiro estava empenado o que gerou esses problemas. Já estar para sair da oficina, não fiz nada nele ainda, está do jeito que comprei, com essa suspensão elevada, rodas de Vitara, bancos de Celta, estribo, bagageiro...
131316

131317

131318

131319

GARCIA/SP
04/08/2008, 20:22
Olá pessoal, venho acompanhando o fórum a algum tempo, e como adquiri um Niva a pouco tempo decidi apresenta-lo aqui. Na verdade sou um novato no assunto 4x4 e principalmente no Niva, que não era o carro que eu queria comprar, estava a procura de uma Rural, mais o Niva acabou passando pelo meu caminho, comprei sem pesquisar muito e sem conhecer quase nada sobre esse carro. No final das contas acho que para o que eu quero ele vai me servir bem... não pretendo fazer trilhas pesadas, apenas viajar passando por muito estrada de terra, o que eu já vinha fazendo com meu antigo carro, mais sempre dá uma vontade de ter um carro mais "apropriado" para isso né. Aparentemente ele estava em ordem, dei uma revisada no motor, coisa básica de regulagem e limpeza de carburador, mais quando peguei a estrada ele me deixou na mão, o semi eixo traseiro se soltou, logo após sair da oficina, novamente peguei a estrada e dessa vez o semi eixo quebrou, o mecânico descobriu que o diferencial traseiro estava empenado o que gerou esses problemas. Já estar para sair da oficina, não fiz nada nele ainda, está do jeito que comprei, com essa suspensão elevada, rodas de Vitara, bancos de Celta, estribo, bagageiro...
131316

131317

131318

131319

Ôpa!! Seja bem vindo!
Abs:concordo:

eniomurara
04/08/2008, 20:26
Caracas ... que legal mais gente vindo pro fórum.

Seja bem vindo.

shuther4x4
04/08/2008, 20:55
Bem legal o Video.... POde crê :concordo: ! ! !

Shuther, para inserir as "Carinhas Batendo Palmas", há duas formas: Ou você clica numa carinha dessas que aparece em um quadro ao lado

VALEU!!!

[]'s

Essa:rolleyes: é em sua homenagem!!!:palmas::palmas::palmas::palmas::palma s::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas::palmas:.

shuther4x4
04/08/2008, 20:59
Um forista nunca é demais!!!!!
Abraços.

BACALHAU
04/08/2008, 23:18
Seja benvindo, Jorge. :concordo:
Trem bunitu esse, sô. :palmas:
Não desanime não, você vai ver que ter um NIVA é quase tão bom como comer pão-de-queijo. :mrgreen:

Girti
04/08/2008, 23:51
131316

131317

131318

131319

Olá, Jorge, seja bem vindo! Caso você não saiba, em "Belzonte" há um grupo bacana o Nivas Gerais, visite no site http://www.nivasgerais4x4.com.br/

[ ]s

jorgeffn
05/08/2008, 21:21
Valeu pelas boas vindas galera, hhehe, espero que o Niva me dê muitas alegrias.......

Ah, conheço e acompanho o site do Nivas Gerais, apesar de ainda não conhecer a galera pessoalmente, mais valeu pela dica. Muito bom o site!!

Abs.

Girti
05/08/2008, 23:50
Valeu pelas boas vindas galera, hhehe, espero que o Niva me dê muitas alegrias.......

Ah, conheço e acompanho o site do Nivas Gerais, apesar de ainda não conhecer a galera pessoalmente, mais valeu pela dica. Muito bom o site!!

Abs.

Procure pelo Marcos Faria, o digníssimo Sr. Dr. Presidente do clube, ele é gente finíssima!

camaradaboris
06/08/2008, 19:25
Pessoal a algum tempo estou psotando aki no forum, mas n tinha me apresentado antes :

Minha viatura se chama : BORIS
ANO : 1991
MODELO: PANTANAL
COR: BRANCO

A historia de Boris comigo foi assim :

Sempre tive o sonho de ter um jeep, mas como sou casado tenho prioridades como minha casa,filho e estudos, e este sonho ficou em um lugarzinho guardado no coração. Olhava uns anuncios de jeeps mas ou eram caros demais como um Vitara, Samurai, etc, ou eram jeeps antigos q não serviriam p o uso das trilhas + trabalho + lazer!!

Até que um dia eu decidi : VOU COMPRAR UM JEEP DE QQ MODO, pesquisei uns por aí e achei caros e sem graça!!! E tive uma decisão de comprar um jeep velhinho e ir reformando!!!

Sai olhando pelas sucatas, perguntando a um a outro, olhava nos classificados, mercado livre, até q um dia no orkut, vi q tinha um cara oferecendo as peças de um NIVA aki na minha cidade, liguei p ele perguntando se eram as peças mas tinha tb o carro todo p vender?? O cara me disse q o carro tá todooo desmontado e ele ja tinha vendido o para-brisas e os 2 paralamas, perguntei o preço do TODO ele me disse dei uma contra proposta e fui ver o Niva!!

Qd fui ver o Niva quase cai de costa: A carcaça tava a 02 anos embaixo de uma árvore levando sol e chuva, e as peças graças a Deus na casa dele em um quartinho!!!

Aí eu disse é AGORA OU NUNCA!!!

Peguei o carro no reboque, coloquei as peças todas em meu outro carro, quase n dava!!! E fui p casa classificar o que tinha ou não tinha!!!!

Comecei com a ajuda de um amigo/sobrinho a lixar ali, acolá, remendar, até q vi q pelos anos a lataria não era das piores!!!! Qd terminei quase tudo q podia enviei ao funileiro p terminar a ferrugem!!! ( AINDA ESTÁ LÁ JÁ FAZ 02 SEMANAS).

O motor aí é outra luta, pois por falta de mão de obra especializada no meu estado, sai mais barato botar um AP doque levar p retifica p depois servir de "cobaia de mecanico", mas falta ainda o velho KIT ADAPTAÇãO, q o $$$ no momento pediu p esperar um pouco!!!

Hj vejo q pouco a pouco to conseguindo "montar " o Bóris e ele ta ficando até "bunitim", e com essa historia deixo uma frase q levo p minha vida:

" QUEM QUER ARRANJA UM JEITO QUEM NÃO QUER UMA DESCULPA"

Obrigado e até mais!!!!

Quem quiser ver fotos no orkut meu nome é Camarada Boris, dessse mesmo jeito manda um post q eu adiciono!!!

BACALHAU
08/08/2008, 00:38
Camarada Bóris...
Sensacional a sua história. Valeu mesmo. :palmas: :palmas: :palmas:
Simplesmente você evitou que mais um NIVA sucumbisse e virasse sucata.
Você tem meu apoio incondicional. Se eu puder ajudar em alguma coisa, faça contato.

Izzi
08/08/2008, 14:32
Salve Niveiros!!!

Entrei esses dias para o fórum, já bati papo com o pessoal e conheci alguns de vocês, mas também não tinha me apresentado.

Meu Russo é um 1990/91 (isso é o que diz o documento)
Devo ser o enésimo dono, comprei de um cara muito bacana, o Ricardo.
O Kalashnikov I (sou de uma família italiana apaixonada por armas, meu sobrenome significa armeiro, homem das armas, por isso a homenagem ao Mikhail Timofeevich Kalashnikov, inventor da AK 47) eu comprei pra dar pro meu irmão mais novo, mas já resolvi que ele vai ter que esperar eu achar outro.
Como disse sou descendente de italianos e só tive carros da Fiat desde sempre. Mas eu queria um 4X4 para o meu irmão e a Fiat quase me deixou na mão. Quando descobri os laços familiares entre a Lada e a Fiat decidi que esse era o carro pro garoto.
Oq eu não esperava era me apaixonar pelo Kalash desse jeito. Recebi o carro no meu primeiro dia de férias e tudo que fiz durante os 30 dias foi xeretar no dito.
Sou engenheiro mecânico e participei dos projetos Mini-Baja enquanto estive na faculdade. Depois de formado fiz o projeto de um Buggy para uma empresa de um amigo.
Sempre fui chegado numa graxa, gambiarra e desafio. Então resolvi encarar a tarefa de reanimar o Kalash.
Mecanicamente ele está muito bom, o Ricardo cuidava bem dele. Motor, câmbio e caixa de transferência zerados. Fazendo alcoólicos 5km/l de álcool é uma diversão para os meus finais de semana.
Mas, sinceramente, oq tem me deixado mais feliz é sentir a receptividade do pessoal. No primeiro dia em que me aventurei com o Kalashnikov, indo para a casa dos meus pais no interior, fui traido pelo marcador de combustível e fiquei na estrada. Quase que imediatamente o Guilherme, também engenheiro, parou pra me ajudar e me disse que também tem um Niva, me indicou o Sr. Dionísio (profundo conhecedor de Nivas) e ficou lá esperando até que trouxessem a vodka do Kalash.
Fico feliz em poder dar minhas opniões técnicas, ainda que sem experiência prática no Niva, por enquanto.

É isso pessoal, muito obrigado pela acolhida e se eu puder ajudar em algo, estou a disposição...

Abraços!

eniomurara
08/08/2008, 15:05
Pô .... o cara é engenheiro ... adora graxa ... tem paixão por ganbiarra ... e agora tem um NIVA ??? Teu irmão se ferrou eu acho.

Favor verificar, o terno GAMBIARRA nem russo, é tbm conhecido como Adaptação ou Nacionalização.

Falar em sobrenome o meu é MURARA, tbm italiano, mas acho que era do lado mais pobre da Italia.

Combinamos assim ... vc faz as experiencias e depois passa a receita do bolo pra gente ... com fotos, descrição passo a passo, custos, etc etc.
Acho que ja to exagerando.:shock:

Izzi
08/08/2008, 15:44
Demorou Enio... Vamos gambiarrar...
Preciso arrumar alguma coisa pra patroa fazer de fds pra me deixar em paz com o Kalash.
Sobre a nobreza familiar, nem esquenta. Minha família é de imigrantes germanos que chegaram a Itália a muito tempo. Receberam título de nobreza, mas não por berço e sim pelos serviços prestados...
No fundo, a nobreza está em cada um e não na ascendência...
E posso dizer, só conheci nobres aqui!!!

Abraço!

shuther4x4
08/08/2008, 18:26
Demorou Enio... Vamos gambiarrar...
Preciso arrumar alguma coisa pra patroa fazer de fds pra me deixar em paz com o Kalash.
Sobre a nobreza familiar, nem esquenta. Minha família é de imigrantes germanos que chegaram a Itália a muito tempo. Receberam título de nobreza, mas não por berço e sim pelos serviços prestados...
No fundo, a nobreza está em cada um e não na ascendência...
E posso dizer, só conheci nobres aqui!!!

Abraço!

Amigos, unidos por uma coisa (viatura) comum (Niva), já tá valendo tudo. E mesmo que a coisa comum não durar pra sempre, mas a amizade durar, ela será sempre lembrada.
Agora, um forista engenheiro mecânico, é tudo que precisava-mos!!!!! Ou pra por um freio nas nossas idéias malucas ou pra mandar pisar fundo!!!!!!
Um grande abraço, pisando fundo claro!!!

Izzi
08/08/2008, 18:32
Gente, é realmente um prazer fazer parte dessa turma...
Como eu disse, preciso dar um jeito na patroa, mas vou acabar achando algo pra ela fazer enquanto cuido do Kalashnikov.
Minha filha não é problema... a Menina cresceu no meio dos karts e gosta de ajudar...
Vamos tendo idéias, pensando nas variáveis e mantendo nossos russos vivos...
Estou cheio de idéias, mas sem muito tempo pra pensar direito.
Vou arrumando tempo e dividindo as experiências com vocês, recebendo as dicas de todos e tenho certeza que vamos nos divertir muito...

Grande abraço a todos!!!

MariusJr.
08/08/2008, 21:48

Abs.

Buenas camaradas!
Seja bem-vindo á família! Beleza de viatura!
Aparece nos encontros da turma aqui, todas ás quintas - o local e maiores informações estão no site NivaGerais, blz? Vale á pena!:concordo:
Abçs e inté.

Marius - Nivampiro:twisted:

Roussi
09/08/2008, 19:00
:stop:Olá pessoal.. tenho acompanhado o fórum pra poder aprender alguma coisa e assim poder "montar" meu novo "brinquedo" que acabei chamando de Roussi (q quer dizer russo em farsi, língua do afeganistão)...:-D
Assim adquiri uma viatura que estava na verdade parada. Não andava. O pessoal da Araucária colocou embreagem novinha e algumas coisainhas também para ele rodar...vão aqui algumas características:

Niva 92/92 Pantanal
Gasolina / GNV (instalado desde 2003)
bancos originais, vidros verdes originais, sem guincho,
Motor 1.6 original.

Bem, quando comprei ele esquentava e fervia só de ligar.:?
Fui assim molhorando o bicho.
Troquei a tampa do radidor, fiz uma limpeza nele, e acabei com o vazamento que tinha na mangueira. mandei aproximar a hélice do radiador.. agora é raro ele chegar perto dos 90°, mesmo nas subidas reduzidas.:palmas:

Ele tinha um pneu Rodorural que eu acho horrível.:putz: Pesquisei e o que melhor serviria para o meu uso (asfalto e uma estrada bem ruim no de terra e barro, ou bastante areia pelas praias no fim de semana. Coloquei então um Yokohama G012 50/50% 215 65 R16. :palmas:
Estou bastante satisfeito. Melhorou o torque nas subidas e a velocidade final. :dance:Desmpenei as calotas de trá tb. Agora , além de fazer uma pintura, e outros detalhes, estou instisfeito com o motor quando uso gás.

Ele está consumindo muuuuuuuito nos dois combustíveis e cheirando a gás ou a gasolina quando acelero.:!: Já troquei o coletor e as juntas deste, revi uns parafusos espanados do carburador... mas ele sai da oficina.. razoavelmente bem, mas com o passar do tempo, vai aumentando o cheiro.:cry:
Neste momento está na Araucária vendo quais os problemas do cheiro, refazendo a descarga (que ficou na serra de Miguel Pereira) e procurando também o que há com a ignição, que quando está muito quente resolve não armar o motor de arranque.. :pensativo: mas geralmente não dá problema...

A parada também é aumentar a potência quando no GNV, pois assim não dá. Troquei o redutor a pouco tempo. Já pensei neste T34 de avanço da Tury, mas naum sei se só ele adianta, naum sei se só para quem tem ingeção eletrônica ou se precisa ver um mesclador e/ou gerenciador. :?: E pensei também no Aerocar, só que mesmo eles mandando de São Paulo pra cá pro Rio via sedex, como o Gil falou, eu não teria ninguém que confiasse para instalar ou fazer a manutenção. Duvido que iriam se responsabilizar também, caso algum dano...
Aliás, gostaria de dialogar com Niveiros aqui do Rio, que vejo q são poucos...ainda mais para conhecer outros lugars (de preferência, no centro, tijuca ou zona sul) que sejam eficientes e confiáveis...:concordo:
desculpe por me alongar.. vamos nos falando estamos aí... obrigado pelas dicas dos irmãos, e as trocas de experiência com todos. obrigado... qq encontro tamo ae..
Grande abraço a todos...:razz:
Só mandei uma foto, pois naum consegui anexar as outras minha internet é a GNV...:mrgreen:
Zab!

Girti
09/08/2008, 19:36
:stop:Olá pessoal.. tenho acompanhado o fórum pra poder aprender alguma coisa e assim poder "montar" meu novo "brinquedo" que acabei chamando de Roussi (q quer dizer russo em farsi, língua do afeganistão)...:-D
Assim adquiri uma viatura que estava na verdade parada. Não andava. O pessoal da Araucária colocou embreagem novinha e algumas coisainhas também para ele rodar...vão aqui algumas características:

Niva 92/92 Pantanal
Motor 1.6 original.

Troquei a tampa do radidor, fiz uma limpeza nele, e acabei com o vazamento que tinha na mangueira. mandei aproximar a hélice do radiador.. agora é raro ele chegar perto dos 90°, mesmo nas subidas reduzidas.:palmas:

Ele tinha um pneu Rodorural que eu acho horrível.:putz: Pesquisei e o que melhor serviria para o meu uso (asfalto e uma estrada bem ruim no de terra e barro, ou bastante areia pelas praias no fim de semana. Coloquei então um Yokohama G012 50/50% 215 65 R16. :palmas:
Estou bastante satisfeito. Melhorou o torque nas subidas e a velocidade final. :dance:Desmpenei as calotas de trá tb. Agora , além de fazer uma pintura, e outros detalhes, estou instisfeito com o motor quando uso gás.

Ele está consumindo muuuuuuuito nos dois combustíveis e cheirando a gás ou a gasolina quando acelero.:!: Já troquei o coletor e as juntas deste, revi uns parafusos espanados do carburador... mas ele sai da oficina.. razoavelmente bem, mas com o passar do tempo, vai aumentando o cheiro.:cry:
Neste momento está na Araucária vendo quais os problemas do cheiro, refazendo a descarga (que ficou na serra de Miguel Pereira) e procurando também o que há com a ignição, que quando está muito quente resolve não armar o motor de arranque.. :pensativo: mas geralmente não dá problema...

A parada também é aumentar a potência quando no GNV, pois assim não dá. Troquei o redutor a pouco tempo. Já pensei neste T34 de avanço da Tury, mas naum sei se só ele adianta, naum sei se só para quem tem ingeção eletrônica ou se precisa ver um mesclador e/ou gerenciador. :?: E pensei também no Aerocar, só que mesmo eles mandando de São Paulo pra cá pro Rio via sedex, como o Gil falou, eu não teria ninguém que confiasse para instalar ou fazer a manutenção. Duvido que iriam se responsabilizar também, caso algum dano...
Aliás, gostaria de dialogar com Niveiros aqui do Rio, que vejo q são poucos...ainda mais para conhecer outros lugars (de preferência, no centro, tijuca ou zona sul) que sejam eficientes e confiáveis...:concordo:
desculpe por me alongar.. vamos nos falando estamos aí... obrigado pelas dicas dos irmãos, e as trocas de experiência com todos. obrigado... qq encontro tamo ae..
Só mandei uma foto, pois naum consegui anexar as outras minha internet é a GNV...:mrgreen:
Zab!

Seja bem vindo, espero que o Roussi logo esteja "nos trinques"! Quanto à sua lerdeza, não seria devido ao peso do tanque de GNV? :mrgreen: Nunca vi um tanque enoooooorme como este :shock:, deve dar para vir até Sampa buscar o comando Aerocar e voltar ao Rio sem abastecer!!!:concordo:

Flugêncio
09/08/2008, 19:47

Niva 92/92 Pantanal
Motor 1.6 original.

Zab!

Roussi,

Temos muitos niveiros no RJ, conheço uns 50!!!
Em breve vou sugerir um encontro mensal no RJ,

JUCA DO NIVA
09/08/2008, 21:16

Abs.

O Cara de Niva, em Minas Gerais, com aquelas paisagens maravilhosas, vai ser só alegria.

Seja bemvindo e boa sorte

Roussi
10/08/2008, 10:56
Seja bem vindo, espero que o Roussi logo esteja "nos trinques"! Quanto à sua lerdeza, não seria devido ao peso do tanque de GNV? :mrgreen: Nunca vi um tanque enoooooorme como este :shock:, deve dar para vir até Sampa buscar o comando Aerocar e voltar ao Rio sem abastecer!!!:concordo:

Grande Gil....obrigado pelas boas vindas...o meu cilindro é de 16m3.. talvez por estar em baixo.. parece grande mesmo... mas na gasolina ele vai bem obrigado, coloca muitos carrinhos para trás...o problema é o gás mesmo... pelo que eu vi, variador de avanço só com i. eletrõnica memso, né...tem algum lugar no forum q já foi postato mecânicos bons no Rio?
abraço a todos!!!:palmas:

Girti
10/08/2008, 17:01
Grande Gil....obrigado pelas boas vindas...o meu cilindro é de 16m3.. talvez por estar em baixo.. parece grande mesmo... mas na gasolina ele vai bem obrigado, coloca muitos carrinhos para trás...o problema é o gás mesmo... pelo que eu vi, variador de avanço só com i. eletrõnica memso, né...tem algum lugar no forum q já foi postato mecânicos bons no Rio?
abraço a todos!!!:palmas:

Eu já vi alguns Nivas com o cilindro nesta posição, mas os cilindros pareciam ser menores. Ou será que foram instalados mais "para dentro"? :?::?::?:

Roussi
11/08/2008, 00:41
Eu já vi alguns Nivas com o cilindro nesta posição, mas os cilindros pareciam ser menores. Ou será que foram instalados mais "para dentro"? :?::?::?:

O antigo dono também trocou as molas, o que dixa a trazeira levemente mais levantada. O meu cilindro realmente está logo a baixo da mala e bastante para trás. Mas 16m3 é um tamanho razoável, né? O de 10m3 não dá nem pra ir até a esquina e voltar.
estou ancioso por um encontro carioca, hein...
Abraço a todos.:grin:

Girti
11/08/2008, 14:09
Como eu não queria abrir um tópico só para isto, aproveito este tópico mais "genérico" para anexar uma curiosa foto que saiu no Estadão de hoje.

Reparem que as laterais no Laika são diferentes, este é um dos modelos mais antigos, quando ele era praticamente uma cópia do Fiat italiano. Reparem também nas lanternas traseiras, os niveiros vão achá-las familiares! :mrgreen:

Quanto ao fato de o capô da frente estar aberto, vamos relevar, afinal de contas, trata-se de um modelo bastante antigo, e aparentemente ainda em ótimo estado!

GARCIA/SP
11/08/2008, 16:50
Como eu não queria abrir um tópico só para isto, aproveito este tópico mais "genérico" para anexar uma curiosa foto que saiu no Estadão de hoje.

Reparem que as laterais no Laika são diferentes, este é um dos modelos mais antigos, quando ele era praticamente uma cópia do Fiat italiano. Reparem também nas lanternas traseiras, os niveiros vão achá-las familiares! :mrgreen:

Quanto ao fato de o capô da frente estar aberto, vamos relevar, afinal de contas, trata-se de um modelo bastante antigo, e aparentemente ainda em ótimo estado!

Pela placa, parece ser da então Alemanha Oriental (fase "pré-derrubada do muro"), estou certo?:pensativo:

jorgeffn
11/08/2008, 17:44
Valeu Marius, vou tentar aparecer sim, o problema é que trabalho até as 22:30, mais um dia apareço no encontro... deve ser muito bakana!

jorgeffn
11/08/2008, 17:47
O Cara de Niva, em Minas Gerais, com aquelas paisagens maravilhosas, vai ser só alegria.

Seja bemvindo e boa sorte
Isso mesmo Juca do Niva, essas belas paisagens da nossa Minas Gerais que me insipiraram a ter um jeep, tinha um carro comum, mais em alguns lugares não se seja com um carro qualquer né.... espero que o Niva e as maravilhosas paisagens mineiras me dêem muita alegria....

Girti
11/08/2008, 18:18
Pela placa, parece ser da então Alemanha Oriental (fase "pré-derrubada do muro"), estou certo?:pensativo:

A foto foi tirada na Ossétia do Sul, creio que as iniciais estão relacionadas com isto, imagino que seja "Republic of South Ossetia".

GARCIA/SP
11/08/2008, 23:07
A foto foi tirada na Ossétia do Sul, creio que as iniciais estão relacionadas com isto, imagino que seja "Republic of South Ossetia".

Putz...:putz:...agora que li direito... a foto é do Estadão de hoje...
Infelizmente, mais uma guerra...:(

Abs

Soldier
12/08/2008, 08:46

:pensativo: Sei não... acho pouco provável que uma região antes pertencente a URSS use siglas de palavras em inglês... :discordo:

baseggiov
12/08/2008, 10:57
Além do que, a Ossétia do sul nunca foi reconhecida como independente

Alexsou
13/08/2008, 10:44
Bom...! Pesquisando no Wikipedia percebi que as cores da bandeirinha que aparece na placa do carro são realmente as cores da bandeira da Ossétia do Sul. Apesar de não ter a independência reconhecida por ninguém, a Ossétia do Sul tem bandeira, brasão e tudo mais...! Agora, sobre as letras, não encontrei nada a respeito!

GARCIA/SP
13/08/2008, 11:29
Fórum 4X4 Brasil também é cultura!!:concordo::palmas:

Girti
14/08/2008, 15:33
Aproveito este tópico para postar algumas fotos que mostram melhor o que eu quero dizer quando explico que não faço trilhas com o Niva, mas não me nego a passar, quando necessário, por trechos de estrada que parecem uma trilha.

As fotos são de meu segundo Niva, e foram tiradas durante um passeio em V de Mauá, em Novembro de 1996. Queríamos fazer uma caminhada, e o objetivo era seguir pela estrada até o início da trilha, para ganharmos tempo, pois a mesma era longa.

Na ida, quando tirei as fotos, o Niva passou tranqüilo, para surpresa de alguns que ainda não o conheciam. Já na volta, após uma chuva forte, o bicho pegou, o Niva veio descendo sozinho pela forte ladeira, e eu, sem muito controle sobre o carro, fui tentando descer beeeem devagar, torcendo para que tudo desse certo e eu não fosse parar no fundo de algum precipício :putz: Felizmente, tudo correu bem, apesar de alguns sustos! E, tirando o sufoco, foi divertido à beça! :concordo:

Ah, antes que alguém pergunte: o Niva era grená! :mrgreen:

Gustavo Niva
15/08/2008, 00:33
Bom...! Pesquisando no Wikipedia percebi que as cores da bandeirinha que aparece na placa do carro são realmente as cores da bandeira da Ossétia do Sul. Apesar de não ter a independência reconhecida por ninguém, a Ossétia do Sul tem bandeira, brasão e tudo mais...! Agora, sobre as letras, não encontrei nada a respeito!

Acabou de aparecer mais um lada lá... niva 95> branco... no jornal mostrou uma equipe de jornalismo tomando uma "dura" dos russos... pelo que eu entendi os militares não queriam aquele "Нива калом" de volta... e um gritava "мусор всегда дефект" histéricamente... (sei lá, tem tempo que não falo russo) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

obs: os militares russos tavam de land rover...

obs2: Gil, pelas tuas fotos eu entendi porque não faz trilha.... só tem braçada ali.... :twisted:

Prieto 4x4
15/08/2008, 08:35

obs2: Gil, pelas tuas fotos eu entendi porque não faz trilha.... só tem braçada ali.... :twisted:

Gustavo

obs 1: nesta você foi irônico? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

obs 2: nesta você foi cruel.....:twisted::twisted::twisted:

abs

:lol::lol::lol:

Girti
15/08/2008, 11:55
Acabou de aparecer mais um lada lá... niva 95> branco... no jornal mostrou uma equipe de jornalismo tomando uma "dura" dos russos... pelo que eu entendi os militares não queriam aquele "Нива калом" de volta... e um gritava "мусор всегда дефект" histéricamente... (sei lá, tem tempo que não falo russo) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

Obrigado, Grande Mestre, por suas construtivas críticas, no futuro tentarei não mais incorrer nestes graves erros!
O curioso é que, apesar dos pneus Michelin radiais 99% On-Road e de minhas braçadas, eu tive muita sorte, e o Niva não ficou entalado, passou direto, eu apenas parei para as fotos e prossegui, como se estivesse rodando no asfalto...

Em tempo: quando você ainda estava andando de velocípede no quintal de casa, eu já rodava há muito tempo pelas estradas enlameadas de Campos do Jordão, Monte Verde e outros lugares, com carros 4x2, sem jamais ter encalhado! Pura sorte de principiante...

Izzi
15/08/2008, 13:35
Salve salve Niveiros...

Que preconceito é esse com os pneus on road. Quando comprei o Kalashnikov ele estava com uns lameiros tão bons que fiquei com dó de rodar no asfalto... Comprei uns Pirelli de caminhão leve e o danado ficou bem confortável pra rodar no asfalto.
Visto que o preço dos pneus (180 latas cada na Campneus), acho que vale a pena conservar os lameiros para "ocasiões especiais".

Sobre as trilhas de Monte Verde, Campos do Jordão e adjacências, podiamos pensar em um fim de semana Russo em um desses destinos (prometo levar os pneus lameiros pra ficar mais divertido).

Otávio Luiz
15/08/2008, 13:44
http://www.tecnica4x4.com.br/

Prieto 4x4
15/08/2008, 13:57
Sempre temos algo a aprender :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=42

Izzi
15/08/2008, 14:06
Xiii, comi mosca agora...

Flugêncio
15/08/2008, 14:43
Xiii, comi mosca agora...

Izzi
Lhe enviei uma MP.

Girti
15/08/2008, 15:54
http://www.tecnica4x4.com.br/

O Gaiotto é (era?) o instrutor dos excelentes cursos de Off-Road da DPaschoal. Tive a sorte e o privilégio de participar de um destes cursos, e só posso falar bem dele!

Fotos: as duas primeiras são do meu Niva, a terceira do Mouriva, do Moura, e a quarta é com o próprio Gaiotto atravessando o atoleiro.

Flugêncio
15/08/2008, 19:55
O Gaiotto é (era?) o instrutor dos excelentes cursos de Off-Road da DPaschoal. Tive a sorte e o privilégio de participar de um destes cursos, e só posso falar bem dele!

Fotos: as duas primeiras são do meu Niva, a terceira do Mouriva, do Moura, e a quarta é com o próprio Gaiotto atravessando o atoleiro.

Tenho o DVD Tecnica4x4, muito bom.

Gustavo Niva
21/08/2008, 09:19
obs 1: nesta você foi irônico? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
obs 2: nesta você foi cruel.....:twisted::twisted::twisted:
1 - Pior é que não fui irônico não, pelo menos foi o que pareceu na reportagem, mas andei lendo um pouco sobre a situação lá e fiquei em dúvida... de qualquer jeito foi bom pra pensar quem realmente tá lucrando com essa guerra... como sempre.... bem, pelo menos antes, quando a Russia invadia alguma nação mais fraca era a lada que lucrava com a venda de "jipes" pro exército hehehhe

2 - Cruel??... que isso?!?! :twisted: :twisted: :twisted:

[...] no futuro tentarei não mais incorrer nestes graves erros! [...] eu tive muita sorte, e o Niva não ficou entalado, passou direto, eu apenas parei para as fotos e prossegui, como se estivesse rodando no asfalto... [...] sem jamais ter encalhado! Pura sorte de principiante...
Concordo contigo que o niva é foda... mas quando for passar por erosões, tenta fazer igual nas fotos abaixo... uma roda de cada lado... ok? Qq coisa manda uma msg em pvt que te passo mais umas dicas...

obs: essas fotos são da estrada "mais rápida" pra casa da minha namorada... pena que nesse dia das fotos tava lisinha.

.

Prieto 4x4
21/08/2008, 12:18
1 - Pior é que não fui irônico não, pelo menos foi o que pareceu na reportagem, mas andei lendo um pouco sobre a situação lá e fiquei em dúvida... de qualquer jeito foi bom pra pensar quem realmente tá lucrando com essa guerra... como sempre.... bem, pelo menos antes, quando a Russia invadia alguma nação mais fraca era a lada que lucrava com a venda de "jipes" pro exército hehehhe

2 - Cruel??... que isso?!?! :twisted: :twisted: :twisted:

Concordo contigo que o niva é foda... mas quando for passar por erosões, tenta fazer igual nas fotos abaixo... uma roda de cada lado... ok? Qq coisa manda uma msg em pvt que te passo mais umas dicas...

obs: essas fotos são da estrada "mais rápida" pra casa da minha namorada... pena que nesse dia das fotos tava lisinha.
.

Gustavo

Nesta "erosão" aí, eu passo com meu Ford Ka....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Brincadeira, hein....nada de respostas "indelicadas"

:D:D:D

Girti
21/08/2008, 12:57
... mas quando for passar por erosões, tenta fazer igual nas fotos abaixo... uma roda de cada lado... ok? Qq coisa manda uma msg em pvt que te passo mais umas dicas....

Agradeço pela "aula", mas eu sei como se passa por uma erosão (como eu havia escrito, eu já dirijo em estradas de terra há muuuitos anos). Entretanto, para tirar uma foto bacana, eu precisei enfiar o Niva dentro da erosão. Aliás, ele saiu de lá com a maior facilidade, uma vez que ainda não havia chovido.

Gustavo Niva
21/08/2008, 23:01
Gustavo

Nesta "erosão" aí, eu passo com meu Ford Ka....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Brincadeira, hein....nada de respostas "indelicadas"

:D:D:DPuxa... agora tu me mostrou o que é crueldade :sad: :sad: :mrgreen:

Sei que vai soar como desculpa esfarrapada :twisted: :twisted: :twisted: mas aquela erosão da 2a foto dava pra ficar em pé embaixo do carro... :shock: :shock: (mentira... mas pra sentar dava heheheh)

Coincidência tu mencionar ka, pois foi aí perto que vi que precisava um 4x4, enquanto torturava um ka 1.0 (que chegou a atolar 2x ali perto... uma numa braçada linda :mrgreen:) Na terra não gostei, mas no asfalto o ka é :concordo: :mrgreen:

.

Soldier
22/08/2008, 01:22
Apresentando :cool:

:arrow: NIVA BLUE 1991

Segundo dono, todo original, com manual do proprietário, pintura original sem retoques (adesivo “Europe” da concessionária intacto).

:arrow: Itens de série:

Bolsa de ferramentas original completa (inclusive calibrador com manual em russo), macaco original, manivela, bomba de encher pneu, espátulas para retirada de pneu, triangulo, lanterna de manutenção original e estepe russo.

Revestimento interno de feltro original, rodas de ferro aro 16, motor Lada 1.6 gasolina (platinado) todo original, luz traseira auxiliar (neblina) original russa, limpadores de farol perfeitos, para-barros originais com o logotipo Lada.

:arrow: Acessórios:

Bancos Rally Design, Pneus rodo rural Pirelli, direção francesa, quebra-mato Keko com mesa de guincho e dois faróis de neblina, bagageiro Maceral com quatro faróis de milha, estribos originais, engate trazeiro regulamentado, retrovisores de fiorino, cabos de vela de silicone, som AIWA c/ MP3 e bússola “importada” (do Triângulo das Bermudas).

:arrow: Dados “Técnicos”:

Combustível: Gasolina
Consumo: “Tratado” pelo Sr. Wilson (o Mago), faz entre 7,5 e 8km/L na média entre cidade e estrada. Não fuma, não vaza óleo, não bate, só bebe...
Velocidade máxima alcançada: 120 km/h (descida da Dutra próxima a Fernão Dias sentido SP);
Velocidade de cruzeiro: 90km/h
Reduzida e bloqueio perfeitos, câmbio perfeito;
Suspensão original.

:arrow: Histórico:

Comprado inicialmente para a tarefa exclusiva de levar a família para nossa casa em Atibaia de forma confortável e segura, onde carros “comuns” normalmente sofrem muito para chegar :parede:, especialmente quando as condições meteorológicas não ajudam.

Tinha apenas 18 anos quando dirigi pela primeira vez o carrinho Russo de um “figurão” da empresa onde eu trabalhava à época... passei a pesquisar sobre o carro, buscar anúncios e conhecer o carro... ví que estava dentro da faixa de preço que pretendíamos... :pensativo: desconfiei, como a maioria dos leigos, sobre a manutenção, disponibilidade de peças, etc... dirigi muitos, conheci vários, conversei com gente especializada que me deu boas dicas (cito Rogério Bacelar :palmas: experiente e solícito) e decidimos comprar um.

Depois de muita pesquisa, de ver muitos “bagaços” :confused: e alguns razoáveis :pensativo:, encontramos um Niva azul :grin:. Logo estávamos com ele na garagem, :grin: para admiração dos amigos, :shock: espanto dos vizinhos, :neutral: preocupação dos parentes e :mrgreen: alegria do meu filho de cinco anos.

Com o tempo, percebemos os diversos potenciais do russinho e passamos a utilizá-lo para outras funções (fazer novos amigos é uma delas :palmas:), como eco-turismo independente, passeios e viagens com e sem destino, enfim, o Niva Blue casou com nossas características em diversos sentidos e hoje é nosso único carro.

Filmes:

http://br.youtube.com/watch?v=QBJgrSsFGAM (http://br.youtube.com/watch?v=QBJgrSsFGAM)

http://br.youtube.com/watch?v=wG6ls1qEzFQ (http://br.youtube.com/watch?v=wG6ls1qEzFQ)

http://br.youtube.com/watch?v=4lEY8pO0HwQ (http://br.youtube.com/watch?v=4lEY8pO0HwQ)

soldier@soldieradventures.com

Só pra atualizar... coloquei um PX cobra com antena maria mole e finalmente o volante original (isso mesmo aquele fininho que ninguém gosta, só eu :mrgreen:) que além de mais bonito, em comparação ao que estava antes - formuling - permite que eu veja ao mesmo tempo todos os instrumentos do painel e ainda torna a manobrabilidade mais leve devido, creio eu, ao maior diâmetro... além disso, coloquei um botão vermelho no espaço reservado para esse fim, onde aciono os milhas do bagageiro.

Fotos anexas:

Girti
22/08/2008, 13:50
Só pra atualizar... coloquei um PX cobra com antena maria mole e finalmente o volante original (isso mesmo aquele fininho que ninguém gosta, só eu :mrgreen:) que além de mais bonito, em comparação ao que estava antes - formuling - permite que eu veja ao mesmo tempo todos os instrumentos do painel e ainda torna a manobrabilidade mais leve devido, creio eu, ao maior diâmetro... além disso, coloquei um botão vermelho no espaço reservado para esse fim, onde aciono os milhas do bagageiro.

Fotos anexas:

Graaaande Soldier, quero ver se a sua opinião a respeito deste "maravilhoso" :putz: volante ainda vai ser a mesma após dirigir o Niva em um dia quente de Verão, com as suas mãos suadas...Torça para não perder o controle do Niva Blue! :sad:
Falo por experiência própria, quase sofri um acidente com meu primeiro Niva, em um dia muito quente, pois minhas mãos suadas escorregaram no fino e liso volante original, fazendo com que eu perdesse momentaneamente o controle sobre o russinho. Sorte que eu consegui agarrar novamente o volante antes de bater!

Soldier
22/08/2008, 14:10
Graaaande Soldier, quero ver se a sua opinião a respeito deste "maravilhoso" :putz: volante ainda vai ser a mesma após dirigir o Niva em um dia quente de Verão, com as suas mãos suadas...Torça para não perder o controle do Niva Blue! :sad:
Falo por experiência própria, quase sofri um acidente com meu primeiro Niva, em um dia muito quente, pois minhas mãos suadas escorregaram no fino e liso volante original, fazendo com que eu perdesse momentaneamente o controle sobre o russinho. Sorte que eu consegui agarrar novamente o volante antes de bater!

Gil... estou com ele há duas semanas... pode até ser que eu me arrependa... e por isso guardei muito bem o "fórmuling" (que segundo o que apurei é o "original" francês que vinha com o Pantanal), mas até o momento estou "sasstisfecho" :mrgreen: tanto com o visual quanto com a pegada deste volante... inclusive agora não preciso mais ficar procurando o botão da buzina quando preciso usar :D

Além disso eu não passo cera no volante e não bebo tanto quanto vc :mrgreen::mrgreen::mrgreen: (brincadeira, brincadeira... rsrs)... e esse negócio de "suar" as mãos não acontece comigo não... foi isso que aconteceu com vc naquelas fotos das erosões :?: kkkkkkk :!:

Prieto 4x4
22/08/2008, 14:57
... foi isso que aconteceu com vc naquelas fotos das erosões :?: kkkkkkk :!:

E eu que cheguei a pensar que o malvado desta história, era o Gustavo...
Ficam remexendo o passado..

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Prieto 4x4
22/08/2008, 14:58

Gil,

Este volante não é o original da Brasilia???

Soldier
22/08/2008, 15:13
Gil,

Este volante não é o original da Brasilia???

Tem alguém "bonzinho" nesta história :?: :mrgreen::mrgreen::mrgreen: