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Ver Versão Completa : Ecosport 4wd Automático



jeepcj5dm
18/04/2008, 07:53
Alguém sabe se podemos desabilitar a tração 4wd Automática da Ecosport deixando o acionamento da tração apenas no interruptor.

marcionei1976
25/09/2008, 09:18
Acredito que como o sistema é de alta tecnologia, isso só iria dar dor de cabeça!

Já basta as manutenções normais de todo veiculo hj em dia néh?!

cRiPpLe_rOoStEr
04/11/2008, 21:45
é possível, mas precisa mexer na eletrônica...

Marco-Maga
10/11/2008, 17:16
Alguém sabe se podemos desabilitar a tração 4wd Automática da Ecosport deixando o acionamento da tração apenas no interruptor.

Troque por uma Tracker, que vc não terá esse problema...:concordo:

Abs.

umberto xxxrrr
10/11/2008, 17:41
Impossível.

É preciso primeiro entender que não há "acionamento" da tração (eletrônico ou não) neste carro.

O sistema funciona SEMPRE acoplado, apenas variando o grau de transferência de tração à traseira sob demanda.

VOVÔ DO TROLLER
10/11/2008, 17:57
Troque por uma Tracker, que vc não terá esse problema...:concordo:

Abs.
Essa foi boa.

RHL
11/11/2008, 16:38
Essa foi boa.


essa foi ÓTIMA!!!! e aproveita que está acabando!

abreu
11/11/2008, 20:32
Impossível.

É preciso primeiro entender que não há "acionamento" da tração (eletrônico ou não) neste carro.

O sistema funciona SEMPRE acoplado, apenas variando o grau de transferência de tração à traseira sob demanda.

Errado...

O sistema trabalha 100% desacoplaco e eh acionado apenas quando as rodas dianteiras passam a girar mais que as trazeiras.
O sistema eh composto de uma embreagem acionada por atrito (uma especie de silicone que se expande com o calor).
Sem atrito, o EcoSport eh um carro com tracao 100% dianteira, podendo variar a 100% trazeira, dependendo da situacao.

Com o botao acionado, esta embreagem eh travada, fazendo com que o EcoSport seja um carro 4x4 como qualquer outro, com 50% do torque no eixo dianteiro e 50% do torque no trazeiro, ele apenas nao conta com caixa reduzida.

Falta de informacao, eh um problema serio nesse forum.
Todos metem o pau no EcoSport 4WD, mais nao vi nenhum aqui ainda que entenda como funciona o MODERNISSIMO sistema de tracao do EcoSport.

umberto xxxrrr
12/11/2008, 01:26
Olá amigo Abreu, na tentativa de mantermos apenas no nível de debate técnico (sem desdobramentos pessoais ok?), seguem algumas considerações:

1- Mais do que a falta de informações é importante avaliarmos a qualidade destas.

O amigo se importaria de dizer de onde conheces o moderníssimo(não discordo disso, apesar de voltado à condução específica para "neve" para a qual foi desenvolvido) sistema do EcoSport?

Seria da imprensa?

2- Dá uma olhada (se não for te causar demasiado incômodo) nestes posts aqui de #362 e #363: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41497&page=37

incluindo um link para nao ficar "só" na palavras dos engenheiros da fábrica que não foram presenciadas pelos amigos (deste) fórum.


Obs. Neste tópico ali, volto a dar meus "pitacos" lá pelo post 508 ou 510, mas aí o assunto já estava mais desvirtuado...

3- Caso a resposta à primeira pergunta seja realmente a partir de matérias da imprensa (tipo Autoesporte ou 4rodas), para ficar pitoresco, veja também este tópico (acredito que o amigo dará boas risadas e re-avaliará as fontes) : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47672&highlight=autoesporte

4-Sobre a sua última frase, tecerei análogo pensamento e diria que vc está incluído entre os que não entenderam, mas não avalio isto como demérito grave, uma vez que estamos todos no mundo para aprender.

E ainda (na mesma frase) cometestes o erro de generalizar, já que o termo "todos" não deixa margem para excessões(particularmente não "meto o pau" no EcoSport (talvez na estratégia meio "FFI" da Ford em sua divulgação, mas é só).


No mais, cordiais cumprimentos a todos.

abreu
12/11/2008, 02:56
Olá amigo Abreu, na tentativa de mantermos apenas no nível de debate técnico (sem desdobramentos pessoais ok?), seguem algumas considerações:

1- Mais do que a falta de informações é importante avaliarmos a qualidade destas.

O amigo se importaria de dizer de onde conheces o moderníssimo(não discordo disso, apesar de voltado à condução específica para "neve" para a qual foi desenvolvido) sistema do EcoSport?

Seria da imprensa?

2- Dá uma olhada (se não for te causar demasiado incômodo) nestes posts aqui de #362 e #363: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41497&page=37

incluindo um link para nao ficar "só" na palavras dos engenheiros da fábrica que não foram presenciadas pelos amigos (deste) fórum.


Obs. Neste tópico ali, volto a dar meus "pitacos" lá pelo post 508 ou 510, mas aí o assunto já estava mais desvirtuado...

3- Caso a resposta à primeira pergunta seja realmente a partir de matérias da imprensa (tipo Autoesporte ou 4rodas), para ficar pitoresco, veja também este tópico (acredito que o amigo dará boas risadas e re-avaliará as fontes) : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47672&highlight=autoesporte

4-Sobre a sua última frase, tecerei análogo pensamento e diria que vc está incluído entre os que não entenderam, mas não avalio isto como demérito grave, uma vez que estamos todos no mundo para aprender.

E ainda (na mesma frase) cometestes o erro de generalizar, já que o termo "todos" não deixa margem para excessões(particularmente não "meto o pau" no EcoSport (talvez na estratégia meio "FFI" da Ford em sua divulgação, mas é só).


No mais, cordiais cumprimentos a todos.

Conheco a tracao do EcoSport desde que comecei a me interessar por carros.
A tracao do EcoSport nada mais eh que uma modernizacao do projeto Dangel, criado pela Peugeot a mais ou menos 20 anos. Usado exaustivamente em provas de rally, o sistema de tracao ficou mundialmente conhecido pela sua simplicidade e eficiencia.

O projeto de tracao do EcoSport baseia-se neste projeto, apenas implementando algumas melhorias eletronicas ao mesmo.

O sistema eh composto por uma caixa batizada de Control Trak II E-RBC, que conta com uma embreagem multidisco de acoplamento viscoso, que pode ser travada atraves de um botao no painel do veiculo.

Porque muita gente reclama de desgaste prematuro nos discos de embreagem da tracao?
Simples. O sistema de acoplamento viscoso tem uma vida util limitada e deve ser travado sempre que se entrar com o EcoSport em terrenos de baixa aderencia, coisa que pouca gente faz. Uma vez nao acionado, as embreagens ficam atuando ate se desgastarem por completo.

Alguns aqui disseram que eh possivel retirar o 4x4 automatico do EcoSport atraves de uma reprogramacao eletronica, o que NAO EH VERDADE.
Nao eh possivel mexer na tracao do EcoSport por vias eletronicas, uma vez que ela atua por um sistema mecanico, uma especie de silicone que se expande quando o cardan dianteiro passa a girar mais que o trazeiro.

Nada pode ser feito na tracao do EcoSport, uma vez que o sistema E-ERBC eh um sistema selado, que nao aceita manutencao. Se usado corretamente, tem vida util de 240mil Km.

Eh um sistema muito moderno, muito inteligente desenvolvido e usado pela Peugeot em seus carros de rally.

Abracos.

umberto xxxrrr
12/11/2008, 07:58
Ok Abreu,

Mas até aí vc "choveu no molhado".

Na minha resposta, que vc classificou como desinformada :parede:, eu já havia respondido que não era possível fazer o indagado pelo colega autor deste tópico.

Sobre o fato de não ser em momento algum 100% FWD(obstante sua afirmação), vc não acrescentou uma contestação.

Sobre as reclamações sobre desgaste prematuro e modo correto de utilização, parece-me que o que agora postastes é exatamente o que eu já disse nos posts que citei (não é?).

De forma que :

1- Se respondi corretamente à questão.
2- Explico o mesmo que vc sobre o uso.
3- Explico que não há "engate/desengate" (ao contrário do que vc diz) e que nunca é 100% FWD.

Imagino que vc devesse humildemente reconhecer que fostes precipitado ao afirmar que EU é que estava errado/desinformado e que uma das mazelas deste fórum é a desinformação, quando junto a ela eu diria que é a má qualidade de algumas delas. (Mas é uma parcela pequena e não está restrito à internet e sim a vida cotidiana), e ainda (eu) diria que os méritos superam (em muito) estes problemas.

Quanto ao projeto da Pug , pouco (em verdade nada) posso acrescentar a não ser que alguma coisa deve ter sido modificada nestas melhorias, pois como disse, funciona como expliquei. E até onde eu sabia era uma tecnologia vinda da própria Ford européia (usada no Escape , se não me engano), mas pode ser que derive desta da pug sim (vai saber quem copia quem e quantas "transferências de tecnologia" rola nesta suruba de fabricantes).


Deixando de lado a discórdia , deu umas risadas lendo a matéria da Autoesporte? :putz:

umberto xxxrrr
12/11/2008, 11:08
Ah e acrescentando:

Uma leitura atenta vai lhe revelar que no prório texto, que linkei-lhe para referência do funcionamento não ser (em momento algum) 100% FWD , já é feita a devida referência ao sistema pug.

Novos abraços aguardando suas comedidas considerações.

abreu
12/11/2008, 13:39
Imagino que vc devesse humildemente reconhecer que fostes precipitado ao afirmar que EU é que estava errado/desinformado e que uma das mazelas deste fórum é a desinformação, quando junto a ela eu diria que é a má qualidade de algumas delas.

Fui totalmente Umberto...
Gostaria de pedir desculpas, pois lendo melhor vi que voce eh uma das poucas pessoas aqui que entende o funcionamento do sistema de tracao do EcoSport...

Abracos e desculpas novamente.

RABUGENTO
12/11/2008, 14:45
Fui totalmente Umberto...
Gostaria de pedir desculpas, pois lendo melhor vi que voce eh uma das poucas pessoas aqui que entende o funcionamento do sistema de tracao do EcoSport...

Abracos e desculpas novamente.


:) Sei que o Umberto, apesar dos xxx e dos rrr é mau, mas sabe perdoar :dance::palmas:

cRiPpLe_rOoStEr
13/11/2008, 14:00
ja que citaram o sistema da dangel, vale lembrar que embora não estejam vindo com reduzida o câmbio original é substituído por outro com uma crawler como no engesa... seria possível homologar uma partner 4x4 a diesel até mesmo no brasil... e o ecosport a diesel feito para exportação usa motor peugeot...


http://www.dangel.fr tem um gráfico que explica o sistema...