Ver Versão Completa : Recuperação de cherokee limited 5.2 V8 incendiada
Salve rapaziada,
minha cherokee pegou fogo por duas vezes por causa da mangueira que liga as flautas. Da primeira, isolei o gnv, troquei a mangueira e sai rodando na gasolina. Dessa segunda vez foi mais sério. Queimou o chicote, derreteu sensores e aparentemente queimou o módulo. Comprei uma fiorino velhinha para rodar pois quero resolver o problema da cheroka com calma, gosto muito dela e não quero fazer gambiarra. Achei importante criar esse tópico pois pesquisando no google ví que é comum o fenômeno do incêndio desse carro aqui no Brasil. Tenho aprendido muito sobre a bruta, despois desse sofrimento e quando a minha voltar a rodar, pretendo meter um cano de aço ligando as flautas. È o único ponto frágil dela, uma vez que notei que que o cano de alimentação da gasolina nem retorno tem, e é de aço da malhor qualidade. Quando a pressão equilibra, o retorno se dá dentro do tanque mesmo. Está sendo uma novela colocar a minha pra rodar novamente. Imgagine vc comprar uma mangueira, que acredita ser de boa qualidade, depois de 8 meses descobre que "la garantia soy jo" e a mangueira não aguenta e queima seu jeep.
Ricardo Bambhoo
17/04/2008, 08:19
Glauco, a minha xj detonou esta mangueira tb que é de tecalon (ou nylon). Por sorte, na xj, ela é revestida externamente com outra mangueira de borracha com diametro bem maior que funcionou como um dreno, jogando a gasolina pro chão. Devo ter rodados uns 15 minutos com "fedo" de gasolina pra tudo que é lado até descobrir que era a minha indo pro chão. Dai por diante não consegui colocar outra de tecalon no lugar. Coloquei uma de 8mm que soltou com o calor. A de 7mm que é a medida original (pelo menos parece) não entra nem f...dendo. Ai então apelei: coloquei uma mangueira lonada e prendi com abraçadeira. Durou uns 2 meses e rasgou nas pontas. Botei outra vez lonada com abraçadeiras diferentes, mas sei que tá errado.... e pra piorar a bosta de instalação do gnv que fizeram não desliga a bomba... Acho que das 2x que vazou tive sorte pra k7, pois a entrada da flauta fica em cima do cocletor de exaustão... coisa de 600 graus, né ! e o ponto de fugor da gasolina é aí por perto... já viu né: bummmmm!
[]'s
É Bambhoo, a coisa é séria. Das duas vezes que pegou fogo levei uma sorte inimaginável. Da primeira estacionei no trabalho (uma Universidade com Hospital acoplado) quando percebi a fumaça preta. Me desesperei, não conseguia nem achar meu extintor. Comecei a gritar pedindo um extintor e uma pessoa me deu um de um Uno também no estaciomaneto da Universidade. Fui usar, ressecado, não saiu nada. Começei a gritar novamente e apareceu outro extintor de carro. Joguei em cima do fogo ai começaram a chegar os guardas com aqueles extintores enormes de prédio. Apagamos o fogo. Da segunda a sorte foi então inacreditável. Eu ia pegar uma trilhazinha de leve no meio do nada. Resolvi desviar uns 150 metros antes e passar em um vilarejo para comprar uma latinha de cerveja. Quando voltei para ela senti um cheiro de gasolina, mas como tinha acabado de passar pra rodar na gasosa confundi o cheiro com cheiro de catalizador. Andei 50 metros voltando para a entrada da trilha e as pessoas começaram a gritar que estava pegando fogo (a essa altura tinha fogo muito fogo no compartimento do motor e até por baixo dela). Parei no meio da rua, fui direto no meu extintor, abri o capô e gastei ele todo sem fazer o menor efeito no fogo. Apareceu outra pessoa com outro extintor de carro e gastei ele tambem e nada, parecia que era um tiragosto para o fogo. Começei a gritar pedindo água. Depois de um tempinho queimando, me apareceu uma mangueira de jardim de uma polagada +- vinda da casa em frente com uma vazão enorme de água. Enfim, a cheroka foi salva por uma lata de cerveja.
Constatado o problema grave que os donos de XJ e principalmente ZJ (a mangueira fica sobre o distribuidor) tem, gostaria de me concentrar agora na recuperação e depois na estratégia a ser adotada para que isso nunca mais ocorra. Além de uma mangueira muito boa, o Bambhoo deu uma ótima idéia: "...uma outra mangueira por fora bem mais grossa funcionando como um dreno...", ao estilo do que tem na valvula do botijão de GNV para exaurir possiveis vazamentos de gás.
Vou passar o relatório da recuperação da cheroka incendiada:
refeitos os chicotes, partida no motor, pegou de primeira por várias vezes. animação total! Dai deu uns pipocos, tipo carro antigo com platinado ruim, parou e não pegou mais. Testa a faísca nada, testa a bobina ok, testa o relê ASD ok. O que pode ser? Sensor camshaft, sensor crankshaft ou módulo. Na queima da fiação no incêndio, os tres fios (terra, alimentação 5V, sinal de sincronismo) do camchaft ficaram interligados, deve ter dado curto no módulo. Última: módulo conectado, sensor camshaft desconectado, o desespero -> a alimentação e o sinal de sincronismo apresentam os 5V da alimentação quando o motor roda. Deveria oscilar um o ponteiro de um voltímero analógico entre 0 e 5V quando o rotor gira e o sensor está conectado. Conclusão é que o módulo está em curto pois o sinal de sincronismo é uma entrada do módulo e não uma saída de 5V. Minha teoria tem algum respaldo ai entre os ilustres companheiros?
Aguem tem um módulo pra vender, o meu é aquele com 3 conectores de 36 vias e o final dele é 417 (Grand Cherokee Limited 5.2 V8 96/97).
alexroch
17/04/2008, 15:14
Galera estou ficando com medo de andar na minha cherokee, essa historia de pegar fogo com tanta facilidade é assim mesmo? A minha ckerokee e a sport e não tem gnv?
Sem querer ser alarmista Alex, mas é complicado mesmo. Além da nossa gasolina ser uma merrr...d..a, altamente corrosiva para a borracha. Revise a dita mangueira periodicamente e se sentir cheiro de gasolina, pare na hora, o risco é grande. Na minha a mangueira praticamente abraça o distribuidor que fica soltando 8 faiscas no rotor a cada giro do motor. Somando o fato de que moro no calor do nordeste... Quanto ao GNV, segurança aprovada, com o fogarel que a cherokee pegou, mesmo derretendo por completo o chicote do GNV, o gás ficou totalmente isolado do fogo. Não sei onde fica a mangueira das XJ, mas nas ZJ o lugar é crítico, mangueira rachou, carro incendiou!!!
Vamos lá. Considerando a figura abaixo, só para ilustração já que essa é da XJ, mas fora a diferença de pinagem, o sensor acredito ser o mesmo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/teste1.jpg
Preciso saber (para o motor V8 5.2) se o pino do meio (terra) do conector que vem do chicote (módulo) dá 5V com os dois pinos vizinhos ou apenas com um deles quando o conector está desconetado e a chave de ignição ligada. Um dos pinos vizinhos do terra é o 5V da alimentação do sensor que vem do módulo e ou outro é o pino do sinal de sincronismo que o módulo recebe do sensor e usa para dar o tempo do motor.
Teoria: O fogo derreteu o chicotinho desse sensor e uniu os 3 fios, logo o terra, o 5V e o fio do sinal, todos fios que vão ao módulo entraram em curto e queimaram o módulo (não tem fuzível nessa linha).
No meu a medida do terra com os 5V está dando 5V e do terra com o sinal também está dando 5V (na minha teoria teria deveria dar zero pois é um sinal de entrada do módulo e não uma saída, e teria que ficar pulsando quando o sensor hall chaveasse os 5 volts da alimentação). Quero confirmar que dá 5V apenas de um lado e do outro da zero, pois se o correto for isso vou abrir o módulo e seguir o pino 17 e 18 dele, se não me angano, pra achar um possível diodo queimado na placa. Alguem confirma?
Valdenio
17/04/2008, 21:09
É alexroch (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3315), também estou preocupado com a minha cheroka, principalmente lembrando que ela não possui seguro..... To pensando em instalar um detector de gases, rsrsrsrs
Brincadeiras a parte, isso é um problema serissimo alguém tem idéia de como poderemos resolver este problema ?
Caiogaucho
17/04/2008, 22:29
CAR@&*O:shock::shock::shock:E EU QUE ESTAVA QUAAASE COMPRANDO UMA 5,9 LX COM GNV:shock::shock:
samukanvas
17/04/2008, 22:30
Pronto...
Arrumaram mais uma fama pra pobre da cherokee...
:roll:
gutoxj98
18/04/2008, 00:08
Pronto...
Arrumaram mais uma fama pra pobre da cherokee...
:roll:
INCENDIARIA É A KOMBI VALEU...............até porque ela usa cruzetas das cherokas.
Nas Xj tem uma mangueira que fica por cima da principal, assim a gasoza vai p baixo do carro, mas sempre to dando uma olhada nesse item, pois a VTR tem seus 10 anos.
Por acaso algume sabe como se chama essa mangueira ?
Amigao.....boa sorte na recuperaçao da ZJ......... se precisar de algo em Sao paulo........bate um fio ae !!!!
abs
Depois de quanto tempo de uso continuo ou kms, a viaturas de vcs incendiaram? Faz 15 dias comprei a minha ZJ, bom eu ficar esperto também.:shock:
O GNV, muito pelo contrário, é bem seguro, o cano de aço que vai do abastecedor ao redutor ficou no cerne do fogo e nada, nenhum problema. Cherokee para mim é o melhor carro que existe dentro do dinheiro que posso dispor para isso. Criei o tópico aqui para alertar um problema real e obter ajuda na reconstituição da minha, pois mesmo tendo se incendiado 2 vezes não vou vender e nem trocar, gosto muito do carro. Tem que cuidar da dita mangueira sim...o resto é totalmente seguro. Ninguém sabe responder minha pergunta: o conector que vai para o sensor do sincronismo que fica dentro do distribuidor forma 5V entre o fio central e apenas um dos lados ou com ambos os lados?
Valeu Guto, eu também achava que só kombi, fusca e brasília que pegavam fogo. O problema é de fácil solução, é pena que tive que descobrir ele da pior forma. É só cuidar da mangueira e pronto, sem problemas, todo o resto da linha de combustível é de aço e não tem retorno (só vem um cano do tanque), o retorno é feito dentro do tanque.
Bruno Mosso
19/04/2008, 16:21
Valeu Guto, eu também achava que só kombi, fusca e brasília que pegavam fogo. O problema é de fácil solução, é pena que tive que descobrir ele da pior forma. É só cuidar da mangueira e pronto, sem problemas, todo o resto da linha de combustível é de aço e não tem retorno (só vem um cano do tanque), o retorno é feito dentro do tanque.
Não vamos nos esquecer dos Fiat Tipo que pegavam fogo sozinhos
RogerioAkiau
30/11/2008, 17:21
Dia 18/11/2008 fui a uma auto eletrica consertar uma lampada da seta e reparamos que estava pingando gasolina de uma mangueira. Fui ao mecanico imediatamente que tirou a original e colocou uma mangueira de injeção, disse que aguentava a pressão, eu perguntei se aguentava o calor tambem, já que a original era um caninho revestido, ele disse que sim e colocou usando duas braçadeiras.
Resultado, dia 20/11 a noite ela pegou fogo quando minha esposa e três filhos estavam usando o carro. Graças a Deus nada sofreram, mas o motor ficou destruido, derreteu tudo e não tinha seguro. Gostaria de saber se o motor pode ser aproveitado ou o calor danifica o funcionamento? Onde encontro quem possa fazer esse serviço e as peças? Tem recuperação?? Abraço a todos!!
Dia 18/11/2008 fui a uma auto eletrica consertar uma lampada da seta e reparamos que estava pingando gasolina de uma mangueira. Fui ao mecanico imediatamente que tirou a original e colocou uma mangueira de injeção, disse que aguentava a pressão, eu perguntei se aguentava o calor tambem, já que a original era um caninho revestido, ele disse que sim e colocou usando duas braçadeiras.
Resultado, dia 20/11 a noite ela pegou fogo quando minha esposa e três filhos estavam usando o carro. Graças a Deus nada sofreram, mas o motor ficou destruido, derreteu tudo e não tinha seguro. Gostaria de saber se o motor pode ser aproveitado ou o calor danifica o funcionamento? Onde encontro quem possa fazer esse serviço e as peças? Tem recuperação?? Abraço a todos!!
Que pena Rogerio pelo que aconteceu.
Nem tudo esta perdido. Acredito que seu carro tenha GNV.
Fica mais um alerta para quem usa este combustivel.
A instalação tem que prever o desligamento automatico da bomba.
O que ocorre é que como a bomba continua pressionando o combustivel, mas nao há vazão pois os bicos estao desligados, então o combustivel aquece e deteriora a borracha, pois apenas a porção que fica la na bomba é devolvida para o tanque. alguns mecanicos ainda colocam uma valvula de rentenção na linha da tubulação do combustivel para simular o regulador de pressão, e ai fica ainda pior pois estoura os bicos.
Em situação de uso normal, sem alteração das condições originais do veiculo esta mangueira dura por toda a vida. Tenho um ZJ 98 toda original, sem GNV e minha borracha está perfeita. Se houver necessidade de trocar que seja por uma de especificação propria para injeção de combustivel, pois muita gente usa mangueira de pressao de ar para o uso em combustivel.
Quanto ao seu motor as partes internas provavelmente nao foram afetadas e ai talvez o mais indicado seja comprar em sucata toda uma instalação de um veiculo realmente estragado, pois estas partes, exceto por queima nao estragam.
Para voce ter uma ideia, tenho tambem uma XJ e comprei dias atras toda a parte eletrica incluindo motores de vidros, bicos injetores, caixa de fusiveis reles, enfim so nao trouxe a carroceria e motor + CA + CT por R$ 1.500,00.
abraços a todos
J Pinho
Não esqueça de perdoar o mecânico q trocou a mangueira. Ele não sabia onde mechia...
Estou c/ um problema parecido com o teu, uma cherokee q comprei teve seus circuitos eletrônicos "depenados".
Acho q vou colocar o motor + marcha e cardã do opala. Pense em algo do gênero... ou então mudar p/ diesel. Esta é a hora.
Daniel
Dia 18/11/2008 fui a uma auto eletrica consertar uma lampada da seta e reparamos que estava pingando gasolina de uma mangueira. Fui ao mecanico imediatamente que tirou a original e colocou uma mangueira de injeção, disse que aguentava a pressão, eu perguntei se aguentava o calor tambem, já que a original era um caninho revestido, ele disse que sim e colocou usando duas braçadeiras.
Resultado, dia 20/11 a noite ela pegou fogo quando minha esposa e três filhos estavam usando o carro. Graças a Deus nada sofreram, mas o motor ficou destruido, derreteu tudo e não tinha seguro. Gostaria de saber se o motor pode ser aproveitado ou o calor danifica o funcionamento? Onde encontro quem possa fazer esse serviço e as peças? Tem recuperação?? Abraço a todos!!
RogerioAkiau
02/12/2008, 09:40
Olá J. Pinho, obrigado pelas dicas, porem minha cherokee não tem gnv, e a mangueira ainda era a original, abraço, Rogerio.
Temos 5 cherokee na familia...3 gran lx 5.9, 1 bola 4.7 e um bola 2.7 a diesel. Basta um pouco de cuidado...como aliás todos os carros requerem para ter o melhor custo beneficio. Nunca tive qualquer problema de incendio..e olha que já andamos mais de 1 milhão de km com as 5.
Prezados Amigos infelizmente sou partidário da dor de todos ou de quase todos, porém a minha perde foi uma DODGE RAM 5.9 360CID. Nem é 4 X 4 mas resolvi me cadastrar para trocar informacoes, pois o motor e cambio são os mesmos. Uma das piores coisas a conseguir é o CABO KICKDOWN do cambio, pois nunca estraga e até nos USA é raro pois quase ng produz. Concessionaria é miseros R$ 834 ou seja impossivel. Estou montando novamente a minha quase toda retirada de desmanches pelo pais.
Forte abraço a todos e no que eu puder ajudar estou a disposicao.
amorales
03/01/2014, 10:29
JGC 1994 - Comprei com 105.000 milhas e pegou fogo com 108.000. PT. Tava fria, fui dar partida e acendeu que nem uma tocha começando no motor entrando pelo chicote e consumindo a cabine toda por dentro, pinel, banco, tudo. Como foi na garagem do prédio, o sprinkler protegeu toda a lataria externa. Quem vê ela de fora não imagina o rascunho do inferno que está dentro.
Estou procurando outra e gostaria de saber com exatidão como evitar outro incêndio. Foi traumático, deu bombeiro e evacuação do prédio. Se queimasse tudo eu tava no sal pelo resto da vida. Foi em 13/10/2013.
Dica : Evite incêndio na Grand Cherokee V8 93-98 !Amigos este post fala tudo....
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.