PDA

Ver Versão Completa : Corrente da caixa de transferencia da Ranger...

felippetti
16/04/2008, 21:48
Olá todo mundo, mais uma vez!

A corrente da minha caixa de transferencia tá raspando por dentro da carcaça da caixa. O problema já é conhecido, pois já vi (ouvi) outras Rangers com o mesmo sintoma.
Porém não sei qual a solução... Alguém já teve este problema e solucionou? Será que precisa trocar a corrente (caríssima, diga-se de passagem)?

Agradeço as dicas antecipadamente...

Abraço!!

Márcio T
17/04/2008, 13:39
Olá, Rafael.

Acho muito difícil a corrente estar raspando na carcaça, porque a folga é mínima. Inclusive na montagem tem que tirar os eixos e entrar com ela já encaixada. Não li nenhum relato disto nos fóruns. Não seria só impressão de que é a corrente?

Márcio

simaoall
17/04/2008, 14:02
era uma boa vc mandar abrir o câmbio pra ter certeza disso

MarBO
17/04/2008, 17:29

A corrente da minha caixa de transferencia tá raspando por dentro da carcaça da caixa. O problema já é conhecido, pois já vi (ouvi) outras Rangers com o mesmo sintoma.
Porém não sei qual a solução... Alguém já teve este problema e solucionou? Será que precisa trocar a corrente (caríssima, diga-se de passagem)?

Abraço!!

Caro felippetti

O barulho de corrente raspando na caixa esta ocorrendo quando voce tenta engatar o 4x4 com o carro em movimento?
Um barulho semelhante ja ocorreu comigo e na verdade eram as engrenagens do 4x4 patinando e não conseguindo engatar o 4x4 o qual eu so conseguia engatar em baixa velocidade ou parado.
Presta melhor atenção a isso

felippetti
17/04/2008, 19:07
O barulho é constante, mesmo em 4x2... Em 4x4 é mais intenso, principalmente qdo estou acelerando...

Pequeno jr
17/04/2008, 23:36
Rafael ... uma vez acompanhei a desmontagem de uma CT e fiz um comentário bobo desta corrente. A resposta do mecânico foi, essa corrente é quase impossível dar problema não so na da Ranger mas na maioria dos 4x4.

Outra coisa, se é apenas em 4x2 não é mesmo nessa corrente. O problema está em outro canto. So não consigo t dizer aonde é pois não imagino q barulho seja esse.

felippetti
17/04/2008, 23:40
Rafael ... uma vez acompanhei a desmontagem de uma CT e fiz um comentário bobo desta corrente. A resposta do mecânico foi, essa corrente é quase impossível dar problema não so na da Ranger mas na maioria dos 4x4.

Outra coisa, se é apenas em 4x2 não é mesmo nessa corrente. O problema está em outro canto. So não consigo t dizer aonde é pois não imagino q barulho seja esse.

Então vamos combinar já de ir no Terraço na próxima quinta... Daí saímos dar uma volta na barca pra tu ouvir o barulho... Combinado?

Abraço!

Pequeno jr
17/04/2008, 23:45
Já está mais que fechado.

Pode deixar que vou chamar o restante da galera: RezendeDF, Valery, Loyer, Cirotoscano, Jera, Alexandre e o Eduardo aqui d sobrado tbm.

Edintruder
18/04/2008, 17:07
Pra trocar essa corrente não precisa nem tirar a caixa, é só soltar o cardam traseiro, o motor de acionamento do 4x4 e soltar a tampar traseira da CT.

Márcio T
18/04/2008, 23:35
Pra trocar essa corrente não precisa nem tirar a caixa, é só soltar o cardam traseiro, o motor de acionamento do 4x4 e soltar a tampar traseira da CT.

Realmente não "precisa", mas acho muito melhor tirar a CT - só precisa desconectar o plug de acionamento elétrico, soltar os cardans traseiro e dianteiro e os 4 parafusos que prendem na extensão do câmbio. Com a CT na bancada é bem melhor de trabalhar, de inspecionar e de fazer os reparos necessários. Além disso, não derrama óleo hidráulico e a junta de silicone cura na horizontal - serviço limpo e sem risco de sobras de silicone dentro da CT que podem entupir a bomba, travar um rolamento, entrar na embreagem, etc.

De toda forma, não deve mesmo ser problema da corrente.´

Um abraço.

Márcio

felippetti
19/04/2008, 00:37
Outro fato que pode ajudar a solucionar o problema:
na minha viagem pra bahia em novembro precisei desmontar fora o diferencial e o cardã dianteiro e rodei até brasilia sem eles. Nessa situação o barulho sumiu... Uma beleza!
Chegando em Brasília a "árvore" dianteira foi totalmente desmontada e revisada. Ao ser montada novamente o barulho voltou... Por isso a suspeita recaiu sobre a CT...
Estes fatos são bastante relevantes no caso, não é?

Abraço!

Márcio T
19/04/2008, 08:07
precisei desmontar fora o diferencial e o cardã dianteiro Por quê? Qual foi o diagnóstico? Já era o barulho de "corrente arrastando"?

Chegando em Brasília a "árvore" dianteira foi totalmente desmontada e revisada. Ao ser montada novamente o barulho voltou... Por isso a suspeita recaiu sobre a CT... É até possível que a CT esteja com algum problema, mas é bem pouco provável que seja a corrente. A CT só costuma dar problemas de lubrificação em condições muito severas de uso, se houver algum vazamento ou contaminação do óleo - que deve ser trocado sempre que passar em local com água acima do nível do respiro (por precaução, na minha eu ergui as mangueiras da CT e do diferencial traseiro). Além dos rolamentos e buchas (bronzinas), a lubrificação insuficiente pode acarretar problemas no acoplamento das engrenagens, na "embreagem", no eixo atuador e no acoplador (foto 1). Mas o que costuma dar mais problema são as buchas de nylon do garfo atuador (fotos 2 e 3).

Boa sorte.

Edintruder
19/04/2008, 23:10
Essas buchas são vendidas separadas ou só com o garfo completo?

rogeriomasih
22/04/2008, 00:54
e aí, já descobriram qual era o problema?

Márcio T
23/04/2008, 12:29
Essas buchas são vendidas separadas ou só com o garfo completo?

Com certeza vende separado, só não sei dizer onde... :lol:. Andei pesquisando nos sites americanos (procurar por FORK INSERT) e só encontrei para a caixa NP (US$0,85 cada) e um kit chamado SMALL PARTS KIT. Talvez precise cotar avulso. O garfo completo custa de US$18,00 a US$25,00.

Os kits de reparo (completo, com rolamentos ou só as vedações), encontra aqui:

http://www.drivetrain.com/transfercasesparts.html#Borg-Warner%201359
http://racetransmissions.com/store/index.php/cPath/304_307
http://tbtrans.com/transfer_case.htm#ford_parts

Um abraço.

Márcio

felippetti
23/04/2008, 20:53
e aí, já descobriram qual era o problema?

Ainda não... Vou ter que largar a nave no meu mecanico uns 2 dias pra desmontar... e daí ver o que tá errado...
Qdo tiver o resultado, aviso...

Abraço a todos!

Osvaldo Gomes
09/05/2008, 23:06

Abraço!!
A corrente estraga sim ! ela tem 31 gomos, cada um com dois pinos que fazem a articulação, são então 62 pinos em 62 furos. Cada vez que é submetida a uma sobrecarga, ela estala, indicando que a corrente pulou os dentes da engrenagem motora (fica do lado do eixo cardã traseiro), daí cada vez que houver sobrecarga haverá o estalo, até que se crie uma folga tão grande que ela começa raspar a carcaça, garfo (que é de nylon etc.). Imagine uma folga de 0,3mm por pino X 62 pinos.
Se não está encontrando a peça no momento voce tem duas alternativas:
deixe a pickup parada ou desmonte a caixa de transferência e remova a corrente. Monte a caixa novamente e use a pickup. Usar a caminhotene nessa condição vai fazer com que a corrente acabe desgastando o garfo.
Trocar a corrente com a caixa montada só em caso de emergência.
A vedação das duas metades daixapode ser feita com um silicone.

Osvaldo Gomes
09/05/2008, 23:25
Para obter uma CORRENTE DA CAIXA DE TRANSFERENCIA DA RANGER sem ser "esfolado" faça uma cotação no site www.pecas-on-line.com.br (http://www.pecas-on-line.com.br) receba as cotações e negocie, uma peça nova custa em torno de R$ 650,00 aqui em São Paulo.

Márcio T
10/05/2008, 17:09
Olá, Osvaldo.

Não tenho experiência no assunto, só o que pesquisei em sites, manuais e a prática de ter reparado a Tcase da minha Explorer. E baseado nisso continuo afirmando que não é comum dar problema na corrente. No mínimo, não é comum relatarem este problema.

Acho que é uma boa oportunidade para aprender. Se você tiver tempo, paciência e vontade, poderia me esclarecer alguns pontos que não entendi ou que discordo? Por favor, não pense que estou sendo irônico, minha intenção é realmente entender e discutir seu argumento:

A corrente estraga sim ! ela tem 31 gomos, cada um com dois pinos que fazem a articulação, são então 62 pinos em 62 furos.

Claro que a corrente, como qualquer outro componente, pode ser avariada – mas é comum acontecer? Em quais circunstâncias?

Cada vez que é submetida a uma sobrecarga, ela estala, indicando que a corrente pulou os dentes da engrenagem motora (fica do lado do eixo cardã traseiro)

Mas qual sobrecarga? A princípio, a corrente só é exigida com o acionamento do 4x4 que, no caso da Ranger, nem é automático (TOD). O esforço na corrente só ocorre nas situações de acionamento do 4x4 - e a corrente é dimensionada exatamente para isso.
Não concordo que os estalos indiquem que a corrente pulou. Estalos na Tcase são normais devido ao acoplamento das engrenagens. Estalos anormais podem ser do encaixe da corrente na engrenagem ou mesmo das esferas do acoplamento magnético. Quando, e se, a corrente chegar a pular os dentes da engrenagem, é mais provável que provoque um problema agudo (quebra) do que crônico (desgaste ou folga).

até que se crie uma folga tão grande que ela começa
a raspar a carcaça, garfo (que é de nylon etc.).
Da engrenagem movida (menor) até carcaça tem uns 20mm de espaço livre. O garfo não é de nylon (só as guias), e não fica no mesmo plano que a corrente - não tem como raspar a corrente no garfo, talvez no eixo.

Imagine uma folga de 0,3mm por pino X 62 pinos.
Num pino de cerca de ¼”, uma folga de 0,3mm representa 5% - o que é excessivo e só ocorreria com bastante tempo de uso severo, lembrando que é uma folga "extra", que se somaria às folgas normais (ajuste deslizante).

Mesmo assim, teríamos: 0,3mm x 62 = 18,6 / 2 = 9,3mm => O que ainda é a metade dos 20mm de espaço livre entre a engrenagem e a carcaça da Tcase. Sem contar que esta folga de 10mm (soma de todas as folgas dos pinos) aumentaria o comprimento da corrente, formando um arco. O comprimento do segmento de reta seria ainda menor.

Usar a caminhotene nessa condição vai fazer com que a corrente acabe desgastando o garfo.
Acho que não. Aliás, mesmo que a corrente chegasse a raspar na carcaça, isto não seria um problema em si.

Acho que uma folga dessas só ocorreria por fadiga - uso constante do 4x4 e em condições severas. Mesmo com acionamento do 4x4 em piso seco, seria mais provável quebrar o disco da embreagem magnética (ball ramp) do que gerar folga.

Por favor, se possível, indique na figura da Tcase onde a corrente rasparia.

Um abraço.

Márcio

Edintruder
10/05/2008, 17:50
Na primeira foto da esquerda, o eixo maior é o que sai para o cardam traseiro?
Não tens uma foto com o conjunto montado apenas sem a tampa?

Márcio T
10/05/2008, 21:35
Olá, Edin.

Sim. O eixo com uma planetária no fundo é o que vai para o cardan traseiro. E na outra foto, o que parece um rolamento com blindagem é o acoplador magnético.

dudas_308w
12/05/2008, 19:08
acho bem dificil ter um problema nessa caixa, e do lado de dentro...
peças temperadas como pinos e engrenagens tem a particularidade de quebrar, e nao desgastar. É "0" ou "1"... quebrado ou funcionando.
quando muito, o Rafael tem um parafuso rolando dentro do oleo, ou mesmo um rolamento com problema do lado externo... Mas raspado de corrente na caixa em si, acho que nao.
sds

Edintruder
12/05/2008, 23:13
acho bem dificil ter um problema nessa caixa, e do lado de dentro...
peças temperadas como pinos e engrenagens tem a particularidade de quebrar, e nao desgastar. É "0" ou "1"... quebrado ou funcionando.
quando muito, o Rafael tem um parafuso rolando dentro do oleo, ou mesmo um rolamento com problema do lado externo... Mas raspado de corrente na caixa em si, acho que nao.
sds

É isso aí. A prova de fogo será na desmontagem, mas eu imagino que o problema seja simples de resolver.

Pequeno jr
13/05/2008, 07:54
X 2 !!!

To achando q vai ser mais simples do q ele imagina para resolver. Ops ... desde q o mecânico realmente conheça o q está fazendo.

felippetti
13/05/2008, 12:07
X 2 !!!

To achando q vai ser mais simples do q ele imagina para resolver. Ops ... desde q o mecânico realmente conheça o q está fazendo.

Jr.,

Pretendo levar lá no Makoto...
Tu me indicaria mais alguém?

Valeu!!

Márcio T
14/05/2008, 07:51
Olá, pessoal.

O Tio Eddie relata um serviço na CT Borg Warner da F1000. Cerca de 15 anos de uso e só apresentou problema nas guias do garfo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40851

Márcio

Tio Eddie
14/05/2008, 12:37
Pois é....

Infelizmente não tirei as fotos que devia, pois precisava da Milona pronta para o trabalho, e hoje cedo, (ela saiu da oficina ontem, no fim do dia), já foram 70km de estrada de chão sendo uns 20 traçado!

Fora a sujeira da viatura, nada demais.

Alguns pontos me chamaram atenção:

Buchas de teflon do garfo atuador (acoplamento de 4x2, 4x4 hi, neutro e 4x4 lo);
Ajuste dos rolamentos do eixo piloto, que pode ficar com uma folga longitinal, batendo entre a luva do cardan trazeiro e o acoplamento na cx de câmbio;
Folga no eixo de acionamento (apenas no caso de T case MANUAL);
Folga nas arruelas de ajuste internas.
peneira da bomba de óleo da T case suja/entupida.Fora estas coisinhas, não constatei NENHUM desgaste anormal em absolutamente nada dentro da T Case. E só na minha mão foram 90.000 km rodados em 18 meses... (50/50).

Ah, a porca da luva do pinhão do diferencial trazeiro, se estiver um pouco frouxam possibilita um estalo toda a vez que se tira o pé (na mesma marcha) além de poder comprometer desde cruzertas até o próprio pinhão do diferencial.

My 2 cents

Eddie

felippetti
06/08/2008, 18:46
Olá todo mundo.

Reavivando o tópico...
Levei a Ranger para revisão e o mecânico (o cara é 100%) também acha que a corrente está com alguma folga dentro da CT. Estou muito disposto em trocar a corrente, uma vez que o veredicto fio o mesmo em outros mecânicos.
Descobri um cidadão vendendo uma CT usada com algumas coisas para consertar. A corrente está intacta. O caso é que o cara só vende a CT completa (500 pila). Alguém se interessaria no resto das peças? Pois eu só quero a corrente.
Abraço a todos!!

Márcio T
06/08/2008, 20:36
Alguém se interessaria no resto das peças? Pois eu só quero a corrente.

Qual o modelo desta TCase? É uma 1354? Está em bom estado geral?

Márcio

felippetti
06/08/2008, 20:58
Qual o modelo desta TCase? É uma 1354? Está em bom estado geral?

Márcio

Márcio, respondi por MP.

Abraço!

lucasam
07/08/2008, 09:14
Ajuste dos rolamentos do eixo piloto, que pode ficar com uma folga longitinal, batendo entre a luva do cardan trazeiro e o acoplamento na cx de câmbio;

Tio Edie
Retifiquei o motor da Ranger e troquei o rolamento do eixo piloto.
Depois que ela voltou da retifica esta fazendo um barulho a a proximadamente 2500 rpm principalmente quando dou uma retirada no pe do acelerador.
O barulho parece com aquele barulho de carros pequenos, quando o peito de aço amaça e a vibração do motor fica batendo no peito de aço.

Você acha que pode ser o eixo piloto montado errado?

lucasam
07/08/2008, 10:44
Tio Edie

Eu retifiquei o motor da minha Ranger e nesta operação troquei o rolamento do eixo piloto.
Desde então ela está fazendo um barulho quando acelero por volta dos 2500 giros e tiro um pouco o pé.
O barulho parece com aquele barulho de carros pequenos que amassam o carter e a vibração do motor bate no carter amassado e fica um barulho de ferro com ferro.
Será que isso pode ser consequencia do rolamento do eixo piloto mau montado?
Será que é esse o barulho da picape do colega?

Edintruder
07/08/2008, 13:36
Te acalma Lucas!
Se mexesses no motor, até uma lata de proteção do coletor que fique solta faz isso. Pode ser muita coisa, pois motor diesel vibra muito. O eixo piloto não faz isso.

felippetti
07/08/2008, 23:32
Olá todo mundo.

Reavivando o tópico...
Levei a Ranger para revisão e o mecânico (o cara é 100%) também acha que a corrente está com alguma folga dentro da CT. Estou muito disposto em trocar a corrente, uma vez que o veredicto fio o mesmo em outros mecânicos.
Descobri um cidadão vendendo uma CT usada com algumas coisas para consertar. A corrente está intacta. O caso é que o cara só vende a CT completa (500 pila). Alguém se interessaria no resto das peças? Pois eu só quero a corrente.
Abraço a todos!!

Ninguém interessado mesmo?

rubensx
17/09/2008, 14:02
felipe eu tow afimd essas pecas a mais e aliás se quiser passar a corrente velha tb aceito!
:twisted::twisted::twisted:

estou com pensamentos macabros!! huahahua

felippetti
17/09/2008, 19:11
felipe eu tow afimd essas pecas a mais e aliás se quiser passar a corrente velha tb aceito!
:twisted::twisted::twisted:

estou com pensamentos macabros!! huahahua

Rubens, o cara de quem falei estava vendendo as peças no MercadoLivre. O anúncio não tá mais lá... =(
Qualquer novidade, te aviso...

Rafael

rubensx
17/09/2008, 20:16
putz que droga...

vc num guardou o user??

felippetti
17/09/2008, 22:16
putz que droga...

vc num guardou o user??

O anúncio era este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74669946-caixa-reduco-ranger-4x4-para-reparar-_JM
Não tem como entrar em contato com user... acho...
Se conseguires, me avisa. Só quero a corrente mesmo...

rubensx
18/09/2008, 00:59
ok esotu tentnado contato se conseguir gante faz um rolo com a sua corrente velha ;-)

Guto Machado
09/10/2012, 17:47
Galera tirando a poeira do tópico, a minha ranger funciona muito bem em 4x4 acabei de retornar de uma viagem aonde utilizei muito o 4x4, e poucas vezes o 4x4 reduzido o q atendeu bem , só que na hora que precisei rebocar um carro que estava em um atoleiro, ou seja quando se força no 4x4 reduzido ela da um estalo muitoo alto, nem tirei o carro, e continuei viagem, domingo agora fui subir em uma o torre que a trilhinha é bem fechada e inclinada o tempo todo reduzido, na hora de descer também reduzido, ao manobrar em uma curva de ré forçando novamente a reduzida, ela estalou... ou seja ela só estala na reduzida e quando força muitooo, fui no mec, ele condena a caixa de trasnferencia e diz que é só outra, agora eu pergunto é fácil trocar essa corrente? um mecanico bom e dedicado consegue trocar sem probs??, outra dúvida é quanto a óleo, como a pouco mais de um mês passei p uma situação curiosa, em que meu diferencial traseiro estalava no lsd, ao trocar pelo óleo original simplismente os estalos sumiram.. daí eu resolvi antes de desmontar a ct em trocar o óleo que já está vencido, fui a ford p não ter erro e lá eles me venderam após muita dúvida um óleo ( Castrol ATF Multivehicle) atrás está disendo que ele é recomendado para trasmissões autmáticas e direção HD de veículos de passeios.. então minhas dúvidas são:

Esse óleo esta certo??

A corrente da TC é fácil de trocar???

miguelcps
09/10/2012, 19:28
Galera tirando a poeira do tópico, a minha ranger funciona muito bem em 4x4 acabei de retornar de uma viagem aonde utilizei muito o 4x4, e poucas vezes o 4x4 reduzido o q atendeu bem , só que na hora que precisei rebocar um carro que estava em um atoleiro, ou seja quando se força no 4x4 reduzido ela da um estalo muitoo alto, nem tirei o carro, e continuei viagem, domingo agora fui subir em uma o torre que a trilhinha é bem fechada e inclinada o tempo todo reduzido, na hora de descer também reduzido, ao manobrar em uma curva de ré forçando novamente a reduzida, ela estalou... ou seja ela só estala na reduzida e quando força muitooo, fui no mec, ele condena a caixa de trasnferencia e diz que é só outra, agora eu pergunto é fácil trocar essa corrente? um mecanico bom e dedicado consegue trocar sem probs??, outra dúvida é quanto a óleo, como a pouco mais de um mês passei p uma situação curiosa, em que meu diferencial traseiro estalava no lsd, ao trocar pelo óleo original simplismente os estalos sumiram.. daí eu resolvi antes de desmontar a ct em trocar o óleo que já está vencido, fui a ford p não ter erro e lá eles me venderam após muita dúvida um óleo ( Castrol ATF Multivehicle) atrás está disendo que ele é recomendado para trasmissões autmáticas e direção HD de veículos de passeios.. então minhas dúvidas são:

Esse óleo esta certo??

A corrente da TC é fácil de trocar???

Nao sou mecanico mas acho que qualquer mecanico com um pouquinho de experiencia neste assunto troca pra voce rapidinho, agora é melhor ter certeza se é a corrente mesmo, pois é uma corrente muito resistente e nao dá problema tao facil, já troquei de uma Explorer que tive e até hoje fico na duvida se era ela mesmo o problema, tanto que a CT quebrou na mao do cara que comprou de mim depois de 3 meses, está corrente só para constar comprei no Ebay e me custou com impostos em torno de R$ 450,00 aqui na época custava R$ 1 200,00.

Edintruder
09/10/2012, 21:54
Guto, duvido que seja a corrente. Isso não folga tão fácil. O ideal é abrir para ver se os rolamentos e mancais estão todos em ordem. Se tiver rolamento ruim pode gerar folga na corrente. Mas ainda assim pode ser motor de acionamento com posição desregulada apenas, fazendo a posição do garfo ficar fora do ponto correto, fazendo a CT pular para N e re-engatar a reduzida.

Avalia antes de comprar a corrente. Testa em 4x4 high fazendo uma curva fechada. Se for corrente ela terá que obrigatoriamente estralar nesse caso também. Testa num calçamento um pouco mais firme para ver.

Guto Machado
10/10/2012, 17:39
Eu não vou comprar agora não, só queria relamente ter a certeza do que é, hj fui no mec, e ele justamente falou isso, que poderia trocar a corrente e não ser ela e por isso na maioria dos casos ele pede p cliente comprar logo uma TC nova, sobre o barulho hoje vou trocar o óleo e vou ficar de olho, mas o barulho é só quando realmente força o 4x4low, no 4x4H nem faz, já tentei forçar o carro até fazendo curva em 4x4low e ele não estalou p eu mostrar o estalo p mecanico tive que subir um barranco bem inclinado de ré com o volante virado ai sim o estalo apareceu uma vez

Pequeno jr
10/10/2012, 18:21
Eu não vou comprar agora não, só queria relamente ter a certeza do que é, hj fui no mec, e ele justamente falou isso, que poderia trocar a corrente e não ser ela e por isso na maioria dos casos ele pede p cliente comprar logo uma TC nova, sobre o barulho hoje vou trocar o óleo e vou ficar de olho, mas o barulho é só quando realmente força o 4x4low, no 4x4H nem faz, já tentei forçar o carro até fazendo curva em 4x4low e ele não estalou p eu mostrar o estalo p mecanico tive que subir um barranco bem inclinado de ré com o volante virado ai sim o estalo apareceu uma vez

Mecânico ou trocador de peças???

Ele precisa é abrir a CT e investigar o que houve.

PauloLimited
10/10/2012, 18:43
No começo desse ano a L200 estava com o ajuste da barra de tarção tão alto, que tinha hr no plaino ela estalava, foi so baixar a frente um pouquinho que acabo a estalação.

CARBUREL
18/02/2013, 15:38
Boa tarde, pessoal
Estou com um problema semelhante ao descrito no inicio deste forum um barulho proveniente da CT de uma ranger ano 2011, entao desmontamos a CT e observamos que a corrente esta raspando no interior da carcaça. Fiz uma inspeçao nos garfos quanto a desgastes e não notei nada de diferente. Gostaria de saber se alguem passou por este tipo de problema e conseguiu resolver

felippetti
18/02/2013, 15:40
No meu caso era a cabeça do cardã dianteiro que estava com folga (na ponta que conecta ao diferencial dianteiro)

CARBUREL
18/02/2013, 16:04
aqui esta tudo ok, ou tentar uma outra corrente se funcionar comunico ao grupo

CARBUREL
10/03/2013, 18:21
Pessoal, o barulho que mencionei no tópico anterior realmente era a corrente da transmissão interna da caixa, depois deste problema já reparei mais duas caixas das mesmas ranger "faço manutenção em um frota de rangers" e estas outras duas apresentavam o mesmo problema. Foi substituído a corrente e resolvido o problema. Posso afirmar que esta corrente folga apresentado uma folga excessiva com explicado por um companheiro em tópicos anteriores. Resumindo a corrente folga sim com tempo e precisa ser substituída.

miguelcps
10/03/2013, 18:52
Pessoal, o barulho que mencionei no tópico anterior realmente era a corrente da transmissão interna da caixa, depois deste problema já reparei mais duas caixas das mesmas ranger "faço manutenção em um frota de rangers" e estas outras duas apresentavam o mesmo problema. Foi substituído a corrente e resolvido o problema. Posso afirmar que esta corrente folga apresentado uma folga excessiva com explicado por um companheiro em tópicos anteriores. Resumindo a corrente folga sim com tempo e precisa ser substituída.

Antes de sair trocando a corrente de caixa de transferencia mostre pra seu mecanico ou mexanico este video, quem sabe voce economiza uma boa grana.
Agradecimentos ao Edintruder.

http://www.youtube.com/watch?v=n92vw-d9JxA

quenisson michel
20/01/2015, 22:21
pessoal boa noite tenho uma ranger 2012 e ela esta com um problema na tração quando eu traço ela fica fazendo um barulho imenso .. alguem pode me ajudar pois estou com esse problema.

Pequeno jr
21/01/2015, 18:56
pessoal boa noite tenho uma ranger 2012 e ela esta com um problema na tração quando eu traço ela fica fazendo um barulho imenso .. alguem pode me ajudar pois estou com esse problema.

Dê mais detalhes,

Como o Barulho ocorre? Na Hi ou Low? Quando vira ou andando reto?

O que ja fez até agora para tentar identificar?

YNAUE
22/01/2015, 10:19
para quem acha que a corrente não estraga, veja esta foto, é a mesma corrente !! e as três estão ruim... raspando na carcaça...

Joelson Xavier
03/09/2015, 15:41
Boa tarde To com esse problema troquei a corrente e ao montar quando testar quebrou essas mesmas engrenagem oque posso fazer pois não To conseguindo achá-la
0849913301205 espero ajuda

Edintruder
04/09/2015, 07:53
Joelson, tem no mercado livre aos montes para vender.
Procura pelo vendedor "Só Ford".
Ynaue, a culpa dessas correntes com excesso de folga deve ser pelo uso de óleo errado na caixa. Erro mais comum.

THIAGO UBERLANDIA
27/02/2016, 14:34
Levei a minha ranger num mecânico meia boca... E por causa do bolachao ele desmontou a caixa e não viu q o barulho era realmente no bolachao.. E oq ele fez? Condenou a minha crrente original e colocou uma de marca inferior...(marca da corrente era uma tal de frontier). Nunca mais prestou a caixa... Troquei o caradan.. Levei em outro mecânica.. Condenaram a caixa satélite e engrnagens da corrente...e a corrente com menos de 2000km rodados sem utilizar o 4x4 já estava com uma enorme folga.. Trocaram ela tbm e por conhecidencia colocaram a mesmo marca.... Menos de 500 km de uso.. Liguei o 4x4 o mesmo defeito denovo. Parecia q a corrente pulava as engrnagens.. Um pesadelo total.. Ñ quis rodar mais para ñ gastar muito denovo .. Procurei outro mecânico.. Ele andou nela e disse sem exitar vc colocou corrente paralela e me falou aate a marca.. Cai o queixo..ele falou q era so colocar uma original. Tem uns 500km q coloquei e ate agora não apresentou nenhum problema.. E utilizei um pouco a mais 4x4 pra testar.. Estou na torcida pra q ñ aconteça mais nada pq já gastei 5pila...por conta de um erro do primeiro mecânico q levei.(era so o bolachao) ALGUÉM AI DA GALERA JÁ TEVE ESSE PROBLEMA?

Francisco Casal
27/02/2016, 19:54
Tenho dores de cabeça com essa po$#@ de caixa, um ano e meio atras gastei uns 2500 reais. Trocado eixo principal, corrente, roda dentada do eixo principal, buxas do garfo, bomba do óleo. E dps desse periodo de uso sem intensidade do 4x4 apenas em estradas de terra com brita solta, voltou a apresentar estalos. Corrente nova marca borg warner.
Estou indgnado com isso. Sei que pode ser vários problemas, mas dentro dessa caixa por menor que seja o problema ele sai caro!

Edintruder
28/02/2016, 23:02
Francisco, pode ser ainda a luva dentada que fica no fundo da caixa, que engata a reduzida ou normal. Confere ainda se o flange do cardam dianteiro está bem firme Puxa ele para fora da CT e veja se está firme ou corre nos rolamentos.

Francisco Casal
28/02/2016, 23:34
Essa luva dentada que vc fala é aquela mola que vc trocou de uma ranger que gravou o vídeo?? O óleo da caixa ta bem sujo, isso me preocupa. O cardanzinho tem uma folga minuscula no bolachão outras folgas não tem.

Edintruder
29/02/2016, 08:23
Não Francisco, é a peça que vai no fundo da CT e tem um disco aonde encaixam os guias do garfo da reduzida no fundo da caixa. Tem casos que essa peça empena ou apresenta desgaste acentuado. Mas tem que olhar bem para não trocar peças desnecessárias.

Francisco Casal
29/02/2016, 14:05
Certo, e esse outro teste do flange do cardan como faço?? Solto oq e como?? Edin te agradeço pela ajuda, e o principal problema é que na minha região não é fácil achar mecânicos capacitados pra mecher nessas caixas, e se tem são de Caxias do Sul e não os conheço, da última vez mandei pra Caxias e deu no que deu. De momento desliguei as rodas livre e não uso o 4x4.

Edintruder
29/02/2016, 20:54
Procura o Gringo em Gramado. É na entrada pela RS 151 se não falha a memória. Mecânico de mão cheia e manja muito dessas CTs. Fica bem mais perto de ti.

Francisco Casal
29/02/2016, 21:32
Vlw Edin. Sempre prestativo!!

Edintruder
01/03/2016, 23:32
Grande Chico! Agora que sei que és do grupo de fordeiros do WS tudo ficou mais fácil!

Francisco Casal
02/03/2016, 11:59
Com certeza ficou mais fácil. Mas meu receio de abrir a ct não diminuiu. Hahahaha

Luizz
13/07/2017, 06:21
Opa.. Galera,estou com uma XT de uma ranger 2001 vazando no retentor de saída do cardan dianteiro.A. alguma dica pra sacar esse flange sem desmontar a CTI?

mekclaud
15/10/2023, 21:51
boa noite, vi um vídeo onde o cara disse que tirou um elo da corrente, alguém sabe como faz?