Conectar

Ver Versão Completa : Cambio GV/Tracker

Alex Meneses
16/04/2008, 20:58
Pessoall, após mais de 20 anos voltei a possuir um 4x4 (GV/Tracker/08) -ótimo veículo, valente e aparentemente confiável, só tem um senão: o cambio, mais precisamente a alavanca, "ô trem dificil de engatar". Allguém tem alguma sugestão de como melhorar essa situação.

Pedrinha
16/04/2008, 21:06
Pessoall, após mais de 20 anos voltei a possuir um 4x4 (GV/Tracker/08) -ótimo veículo, valente e aparentemente confiável, só tem um senão: o cambio, mais precisamente a alavanca, "ô trem dificil de engatar". Allguém tem alguma sugestão de como melhorar essa situação.

O bom filho à casa retorna!!! Seja bem vindo meu caro!
Vamos ver se posso lhe ajudar. O câmbio dos GV/Tracker é bem justo mesmo. As vezes fica meio ruim de entrar uma marcha a ré, por exemplo. Aprendí desde cedo, que qd ocorrer isso, devo dar mais uma pedalada na embreagem p/ a marcha entrar. Que nem era antigamente com as caixas "secas". Mas, por outro lado, se seu GV/Tracker for usado, a embreagem tb pode estar no fim. Neste caso procure um mecânico e faça orçamento de um kit de embreagem novo.

VOVÔ DO TROLLER
16/04/2008, 22:09
Boa noite Alex. Eu tenho Tracker 2006 e o câmbio é ótimo. Todas marchas engatam precisamente. Comigo nunca aconteceu de ter dificuldade de engatar a ré, como disse o Pedrinha. Pela robustez e força do câmbio é claro que ele é mais duro do que um automóvel comum, mas nada exagerado. Se o seu Tracker não é novo, com certeza a vida útil do conjunto de embreagem (incluindo o cabo) já foi pro "saco". É bom conferir, com algum mecânico de confiança. Abçs e bom retorno. Válter

Alex Meneses
17/04/2008, 08:30
Essa Tracker é novinha não tem 1000Km, só viu barro no canteiro de obras aqui em frente da empresa. A ré não tem problema, é mais na 3ª e 5ª. Irei verificar junto a concessionária (Américas na Barra) em todo caso valeu, é importante essa troca de conhecimentos.:palmas:

Maguidf
17/04/2008, 17:51
Alex, antes de mais nada, parabéns pela viatura.

Quando peguei a minha em fevereiro também senti um pouco de dificuldade com a 3a e 5a marchas. Com o uso, vc acaba se acostumando, o câmbio parece que vai se ajustando e os engates ficam mais fáceis. Hoje, com mais de dois meses de uso, e +- 4 mil km rodados, é só alegria...

Magui

iwakura
17/04/2008, 17:59
Alex, antes de mais nada, parabéns pela viatura.

Quando peguei a minha em fevereiro também senti um pouco de dificuldade com a 3a e 5a marchas. Com o uso, vc acaba se acostumando, o câmbio parece que vai se ajustando e os engates ficam mais fáceis. Hoje, com mais de dois meses de uso, e +- 4 mil km rodados, é só alegria...

Magui

É, essa da 3a e 5a marchas também aconteceu comigo. Com o tempo a gente se acostuma ou o câmbio amacia...

[]

Andre Sousa
17/04/2008, 19:36
É, essa da 3a e 5a marchas também aconteceu comigo. Com o tempo a gente se acostuma ou o câmbio amacia...

[]

O meu tá com 17 mil. E já não sinto isso. No início também me incomodou. Das duas uma, ou a coisa vai ficando mais macia mesmo ou o fresco do motorista se acostuma com um jipe com uma caixa parruda.

Só sei que tô feliz.

E tem mais. Vai perder tempo indo à concessionária. Os caras vão simplesmente dizer que é normal.

Relaxa mano...

Pedrinha
17/04/2008, 20:55
...a minha está com 500 km só e para ser honesto, tô tão feliz com ela que não sentí PN! Sábado de manhã será o batismo de terra dela...tô indo p/ a roça... :dance:

Joao Baeta
17/04/2008, 21:20
:arrow:O cambio do meu GV qnd vc engata a ré.... As vezes ele não quer entrar... Tento engatar 2x e ele entra...!
Mas já habituei!
:concordo:

RiCkY Robocop
12/05/2008, 21:39
Boa noite!

Sinto o mesmo quando faço os engates da terceira marcha, nem sempre é possível fazer a passagem confortavelmente, e a ré entra com dificuldade produzindo um som forte, hehehe.

:razz:

Carneiro
13/05/2008, 22:30
Boa noite!

Sinto o mesmo quando faço os engates da terceira marcha, nem sempre é possível fazer a passagem confortavelmente, e a ré entra com dificuldade produzindo um som forte, hehehe.

:razz:

A ré não entrar fácil, experimente soltar um pouco o carro se estiver em declive ou ir um pouco para frente em 1ª se estiver no plano. Pouco mesmo. No meu caso resolve...

Márcio.

Carneiro
13/05/2008, 22:32

Como todo mundo disse, realmente a primeira impressão é que tem algo de errado, mas depois acostumamos. É um câmbio bronco mesmo.

Vejo apenas uma solução: trocar por um câmbio automático! Ou mandando a garantia para o espaço, ou esperando acabar (nesse caso já vai ter acostumado)... :mrgreen:

Márcio.

Carneiro
18/05/2008, 11:44
Como todo mundo disse, realmente a primeira impressão é que tem algo de errado, mas depois acostumamos. É um câmbio bronco mesmo.

Vejo apenas uma solução: trocar por um câmbio automático! Ou mandando a garantia para o espaço, ou esperando acabar (nesse caso já vai ter acostumado)... :mrgreen:

Márcio.

Só complementando, a troca para automático deve custar entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00, na base da troca (não se fica com as peças antigas). Tem que ser trocado o câmbio, pedais, alavanca, e módulo (ECM) junto com as chaves codificadas.

Mas quem reclama do consumo, esquece, pois aumenta um pouquinho. De repente já separa mais 4 mil para o kit GNV! Hehehe.

E no futuro, se for vender, bater o pé por no mínimo 3 mil a mais que o mercado! Capaz de vender fácil, ao encontrar fãs do automático.

Abraços,

Márcio.

Carneiro
18/05/2008, 11:54
E no futuro, se for vender, bater o pé por no mínimo 3 mil a mais que o mercado! Capaz de vender fácil, ao encontrar fãs do automático.

Aliás, já olharam o mercado de usados? O pessoal tá pedindo no mínimo 55-56 mil em Tracker 2006/2007 (ou seja, já quase com 2 anos de uso), e esses sãos os que estão sem banco de couro.

Apesar disso, na FIPE tá 53 mil.

Fica a dica para quem tiver uns 50 mil, logo depois de acabar a garantia desses primeiros carros, certamente dá para achar uns filés de quem não gostou muito ou precisa do dinheiro! E aí já está livre da GM! :mrgreen:

E 12-13 mil de diferença, é o dindim para equipar bem o bicho! :concordo:

Abraços,

Márcio.

bdmagalhaes
04/03/2009, 00:27
Fala Galera 4x4 !! Já tava ficando preocupado.

Comprei um Tracker 08/09. Rodei só 500 KM. Paguei 53990,00 Com banco de couro, Desconto de 7,5% de IPI + Bonus de 1500,00 para o produtor rural. O carro é muito bom mesmo, apesar de não ter rodado praticamente nada. O foda mesmo é o cambio, vai ser justinho assim lá longe, na hora que tirei o carro da consercionária achei que havia algo de errado... realmente a 3ª e 5ª são as mais foda de entrar, Tem hora que acho que estou estorando giro d++, aí tento mudar de macha antes do giro, e nada. Tem hora que entra de um jeito, tem hora que entra de outro. A ré também segura muito.

Pra quem já teve Willys com caixa de C10 pra meter o braço sem dó. Hoje tenho um troller a gasolina pras trilhas e o tracker para umas viagens e dia-a-dia. O cambio do troller é muito macio até macio d++... Mas o tracker ... heheheheh... depois de ler esse topico acho mesmo que vou ter que me acostumar.

Quem já tem a tracker a mais tempo... o cambio melhora com o tempo ????

Valeu Abraço

Bruno º||º (Ratão Off Road)
TRACKER 08/09 - CABAÇO
TROLLER 2000 AP - 33'' - Freio a Disco nas 4 + Bloqueio

Newton Guerra
04/03/2009, 09:18
Fala Galera 4x4 !! Já tava ficando preocupado.

Comprei um Tracker 08/09. Rodei só 500 KM. Paguei 53990,00 Com banco de couro, Desconto de 7,5% de IPI + Bonus de 1500,00 para o produtor rural. O carro é muito bom mesmo, apesar de não ter rodado praticamente nada. O foda mesmo é o cambio, vai ser justinho assim lá longe, na hora que tirei o carro da consercionária achei que havia algo de errado... realmente a 3ª e 5ª são as mais foda de entrar, Tem hora que acho que estou estorando giro d++, aí tento mudar de macha antes do giro, e nada. Tem hora que entra de um jeito, tem hora que entra de outro. A ré também segura muito.

Pra quem já teve Willys com caixa de C10 pra meter o braço sem dó. Hoje tenho um troller a gasolina pras trilhas e o tracker para umas viagens e dia-a-dia. O cambio do troller é muito macio até macio d++... Mas o tracker ... heheheheh... depois de ler esse topico acho mesmo que vou ter que me acostumar.

Quem já tem a tracker a mais tempo... o cambio melhora com o tempo ????

Valeu Abraço

Bruno º||º (Ratão Off Road)
TRACKER 08/09 - CABAÇO
TROLLER 2000 AP - 33'' - Freio a Disco nas 4 + Bloqueio

Melhora. Pra ser sincero, o meu nunca foi muito ruim, mas era duro. Agora, com 20.000 km está muito bom, macio para qualquer marcha. Acho que foi melhorando aos poucos, acredito que com uns 3000 ou 4000 km o meu já estava legal.

Abraços

foxvieira
07/03/2009, 22:30
Senhores , estou do RJ entrando no mundo dos 4x4, preciso da ajuda de vocês, acabei de pilotar um tracker 2007 com 43.000 km e estou apaixonado, irei fazer mesmo os tempos sendo dificeis irei arrumar um carnê bem grosso e compra-lo, lí aqui as mensagens sobre o cambio e eu achei o cambio um pouco mais duro sim , mas acho que é só acostumar , eu queria saber quando devo trocar as correias e filtros, e onde posso conferir esse cambio se é assim mesmo ou tem que trocar alguma coisa.
Desde já obrigado.

fhilipe
07/03/2009, 22:49
estou com uma tracker e vai fazer um mes e ja esta com quase 7000km, e posso dizer que neste curto prazo o cambio ficou muito mais macio que no começo, mais a terceira e a quinta marcha são as mais chatinhas, e quando a ré nao entra como se o cambio travasse mesmo, sempre engato a primeira solto a embreagem bem pouco "tipo queimar a embreagem" e depois engato a ré, com isso tem dado certo, mais é raro isso acontecer.

marcio pajero
07/03/2009, 23:06
tive um tracker diesel mazda ate agosto de 2008 sem nenhum problema de cambio. comprei um zero para esposa que tem muita dificuldade de engate da 3 e 5 marchas. levei ate a autorizada e diagnosticaram como normal. levei ate a oficina que fazia a manutenção do anterior e tembem foi dito que esta é uma caracteristica deste cambio e que com o tempo ele tende a melhorar um pouco. como alternativa pode ser aberta a caixa e trocada a bucha interna do trambulador, serviço que não é aconcelhavel a não ser em caso de real necessidade.

fhilipe
07/03/2009, 23:11
notei que quando tinha só 5km a terceira e quinta marcha me parecia até defeito mais agora com 7000 esta uma blz, mais com uns 1000km ja estava muito melhor.

bdmagalhaes
09/03/2009, 17:25
Amigos 4x4. Veja a matéria da tracker.

http://www.dzai.com.br/renatoparizzi/blog/dezeroacem

Mas como eu falei. Antes comprei a minha agora em fevereiro já sabendo dessa possível saída. Aproveitei o desconto, comprei por 53900,00 com banco em couro + protetor de carter e alarme.

Desvalorização ??? Tudo bem. pode desvalorizar sim. mas não acredito que cai muito não. No preço a tabela desse carro no ano passado é 62000,00.

Outra coisa... esse preço vale sim pelo carro. Ele é sensacional... corram e aproveite as últimas unidades....

MRaizer
05/02/2010, 12:35
tive um tracker diesel mazda ate agosto de 2008 sem nenhum problema de cambio. comprei um zero para esposa que tem muita dificuldade de engate da 3 e 5 marchas. levei ate a autorizada e diagnosticaram como normal. levei ate a oficina que fazia a manutenção do anterior e tembem foi dito que esta é uma caracteristica deste cambio e que com o tempo ele tende a melhorar um pouco. como alternativa pode ser aberta a caixa e trocada a bucha interna do trambulador, serviço que não é aconcelhavel a não ser em caso de real necessidade.

Pois é a caixa de marchas da minha Tracker é macia macia... até que resolve engripar e prender. Aí eu jogo para um lado e para o outro "verificando se está em ponto-morto" e alguma borrachinha volta para o lugar e solta o trambulador.

Estou desconfiando de algum guarda-pó ou dessa bucha interna. :pensativo::pensativo:

MRaizer
08/02/2010, 11:18
Oi gente, alguém aí teria o esquema ou vista explodida do câmbio do GV/Tracker diesel 2001??
Abraços!

zaché
30/03/2011, 16:05
ei alguem pode me dizer que botao e aquele que esta proximo a alavanca de marcha da tracker(HEAT)

R1C4rdo
01/04/2011, 20:51
ei alguem pode me dizer que botao e aquele que esta proximo a alavanca de marcha da tracker(HEAT)

Dê uma olhada no manual. Acredito que lá deve ter a explicação que você procura.
Abraço!

Marco-Maga
01/04/2011, 23:18
Dê uma olhada no manual. Acredito que lá deve ter a explicação que você procura.
Abraço!

R1c4rdo,

Que botão é esse :?: Sua Tracker tb tem :?: :pensativo:

Giovanni Morano
03/04/2011, 15:04

Aquele botão do POWER! ?
Se for ele deixa o carro mais esportivo, com mais força principalmente nas ultrapassagens, junto com o over drive é muita força! Como a Gv não tem uma força inicial muito boa, é uma otima alternativa!
Agora ja vi meu ponteiro da Gasolina Baixar! hehe entende né!

fchataignier
11/04/2011, 17:30
Amigos,
Tenho carros 4x4 por quase toda a minha vida. Já tive Rural, F75, Gurgel X12-L (4x2), Niva, Bandeirantes e Hilux.
Agora estou querendo comprar um Gran Vitara de 2 portas, mas estou em dúvida quanto ao câmbio e quanto ao modelo (Vitarinha antigo ou Gran Vitara ?).
Existe alguma vantagem do Vitarinha sobre o Gran Vitara ?
Em relação ao Câmbio Manual, que tal o Automático em estrada de terra ruim?
Tenho uma propriedade rural na Serra da Bocaina, com subidas bem íngrimes, e alguns pontos com terreno liso. Na Hilux sempre gostei de subir com o cambio reduzido e a tração nas 4 engatada. Mas já houve situação de precisar colocar um par de corrente nos pneus, num trecho bem liso.
Como deve se comportar um carro com câmbio automático nessas condições?
Alguém já viu algum Gran Vitara de 2 portas com kit GNV? Tem onde colocar? Alguma oficina especializada no RJ ?
Qual a diferença de consumo de um GV automático e do mesmo carro com câmbio manual?
Agradeço desde já a dica quie puderem me dar.:concordo:

lacombe
30/06/2011, 19:32
Então,

O botão Heat ( Quente ), diz meu irmão que era para esquentar mais rápido a ventilação interna do carro, usado para dias muito frios.. eu ligo o meu sempre, mas atenção, só ligue com o carro ligado, pois torra a bateria..

abs

R1c4rdo,

Que botão é esse :?: Sua Tracker tb tem :?: :pensativo: