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Ver Versão Completa : TOYOTA HILUX SW4 98/3.0 D4D intercooler



Urbano Meirelles
16/04/2008, 16:11
Muitos de vcs acompanharam a montagem desse carro aqui pelo forum,portanto sabem o cuidado e o carinho dedicado a ele ,esse projeto foi muito estudado e acredito ter montado um belo veiculo para expedições off road, ainda faltam algumas coisas a serem feitas(claro),mas o meu tempo está ficando escasso e minha mulher não larga do meu pé(quem é casado sabe doque estou falando.)

Ficha técnica:

Modelo : toyota hilux sw4 98 turbo diesel,documentação em dia,no meu nome,com ipva 2008 pago,consta no doc o numero do novo motor e a obs"sinistrado e rm"possuo todo o historico do carro inclusive os duts anteriores, tenho quase toda a montagem fotografada .

Mecanica:D4D 2006 turbo diesel intercooler,cambio mecanico original 2006,todos os perifericos,radiador,reservatorios,escapamento catalizador,e tudo mais que está debaixo do capo.TUDO vindo de uma hilux 2006 0K,comprei o carro todo 0k que caiu da carreta.
Atualmente o carro está com 2600 km rodados.
snorkel ogz com o filtro de ar da sw4 v6 com capacidade 50% maior.
Bateria de 80 amperes com quick disconect.
Respiro de cambio e diferenciais elevados.

Suspenção:
Dianteira: sway a way americana ,regulavel com rosca e calibrada com nitrogenio,diferencial calçado 1 polegada.
Traseira:molas have duty e amortecedores a gas com 2 polegadas a mais de curso ,old man emu.
Body lift de 4cm com os parafusos de fixação feitos sob medida.

Tanque extra em inox de 50 litros debaixo do assoalho do porta malas ,alimenta o tanque principal por gravidade capacidade total 126 litros.

rodas da sw4 2002 com pneus bf 285/75/16 mud estepe igual ok com roda de aço.
Buchas revisadas e muitas trocadas
Barra panhard reposicionada para a nova altura.

Parachoque/Bagageiro:
Dianteiro em aço,modelo inspirado no arb,com guincho Warn tabor,usado 2 vezes,base fixa no chassis com engate para hi lift.
Farois,lanternas e grade da 2002 com bug deflector.
Traseiro,original jateado e pintado preto fosco,engate feito especialmente com ponto de acoplamento para hi lift.
Protetor de carter e caixa de transferencia em inox.
Bagageiro de 1.70,reforçado em aluminio com suportes de antena,pintura eletrostatica em preto fosco.
Macaco hi lift.

Eixos e diferenciais:
Traseiro da sw 2001 com lsd auto blocante com relação 4:10
Dianteiro: sw 2001 ,munhões pinças,discos da 2001 dimensionados para aro 16.
Caixa de direção revisada e as 3 buchas trocadas.

Geral:
Pintura 100% nova refeita.
Pintura do chassis.
Para brisa dianteiro trocado ok.
console de teto da 99
Volante e apoio de braço,em couro preto 0k,bancos em couro cinza em exelente estado.
Interior em otimo estado.
Px cobra instalado.
cd original toyota.
chave codificada extra
Alarme com comando de vidros automaticos.0k.
Acompanha mais algumas peças que sobraram,4 rodas origianis aro 15,parachoque estribos ,par de farois ,etc....

Preço R$ 67.000,00

e mail -urbano@galileus.com.br
cel 011 8132 0909

Loras
17/04/2008, 00:10
Urbano,

Aceita uma Camper como parte de pagamento?

De repente negociamos... :pensativo:

Abs,

paulobarbosa
17/04/2008, 07:23
Loras, já tá desistindo da camper ?

De qualquer maneira, belíssimo carro.
Parabens para quem comprar.
PB

Urbano Meirelles
17/04/2008, 11:28
Loras,

Obrigado mas no momento só me interessa a venda mesmo.

Loras
17/04/2008, 12:05
Loras, já tá desistindo da camper ?

De qualquer maneira, belíssimo carro.
Parabens para quem comprar.
PB

Desistindo não... :discordo:

Foram apenas elocubrações... :mrgreen:

Não posso ficar com três 4x4 na garagem. Muita insanidade.

Aí teria que escolher apenas dois. Todavia ficaria com dois carros de perfis muito semelhantes (110 e SW4). Então vou continuar de Camper!!!:dance:

Abração,

Urbano

Sorte na venda, tá bonita a Hilux!!!:!:

Abs,

JEFFCATUNDA
17/04/2008, 12:20
Grande Urbano.

Cadê o parachoque cara?

ainda tem um dianteiro para me vender colega?

JEFFCATUNDA
17/04/2008, 12:23
Esqueci de falar uma coisa....o preço que tú ta cobrando não paga nem metade do suor que tu gastou neste projeto.

Dessistiu porque colega?

Urbano Meirelles
17/04/2008, 12:28
Pessoal,

Para quem quiser conhecer um pouco mais do projeto da suspenção,que considero um dos pontos altos do carro é só entrar www.4x4wire.com/toyota/4runner/tech/suspension ver 1996-2002 3rd generation,podem conferir que o que montei na da swD4d,é o mis completo e bacana.

Para quem gosta de sw ,vale tambem entrar no www.sonoransteel.com

Urbano Meirelles
17/04/2008, 21:15
Grande Jeff,

Vc sempre muito gentil,o preço realmente é bem abaixo do que já gastei nela,mas quero virar a pagina ,essa sw é um sonho,mas tá me ocupando demais,se vc já montou alguma coisa pode imaginar o trabalho que da desde a pesquisa,decidir o que comprar,comprar lá fora ,esperar chegar,mandar fazer o para choque,o tanque o acerto da elétrica,da suspensão,e tudo mais ,isso exige demais,tempo grana,e principalmente o sacrificio da familia, minha mlher não aguenta nem ver o carro,ele representa pra ela o fim do fim de semana e dos feriados,por isso resolvi dar um basta.
Quanto ao parachoque estou preferindo guardar, pois se não vender a D4D dentro de 1 mes,vou tirar todos os equipamentos e vender o mais original possivel.

Forte abraço,

Urbano

Urbano Meirelles
23/04/2008, 19:21
Mais algums fotos ,para comparar com uma sw original.
Ainda estava sem o bagageiro.

OS FAROIS WARN QUE APARECEM NAS FOTOS NÂO ESTÃO INCLUIDOS NEM A VENDA.

jeisonk
24/04/2008, 22:02
Puxa Urbano, uma grande pena realmente, o Serjão sempre comenta o quanto você batalhou pra concretizar esse sonho.

Mas agora que está pronta, que tu gastou tanta dedicação, que é a hora de tirar proveito da viatura, por que vender?

Rapaz, já imaginou ela nessa expedição que fizemos agora na Transamazonica, ia ser o bicho.

De qualquer maneira, boa sorte na venda Urbano.

Grande abraço

Urbano Meirelles
28/04/2008, 14:25
Jeison,

Que bom saber de vc,acompanhei vcs na transamazonica,que bela viagem,quando vamos fazer outra?depois daquela do pantanal,fiz com o Humberto,ilha de Chiloé no ano passado e noroeste argentino no começo desse ano alem de passeios aqui e ali,no final do ano estamos planejando torres del paine e as estações de esqui na Argentina.
O Serjão é um dos poucos que entendem o que ficou essa Sw,ainda falta acabar algumas coisas,mas meu tempo,meu saco e minha mulher,me impedem de continuar,acho que vou tirar os equipamentos e deixa-la o mais original possivel e vende-la.

Abraço pra vc e pra familia.

Urbano

jeisonk
28/04/2008, 19:23
Pois é Urbano, a gente acaba viciando nessas viagens, é realmente muito bom.
Nós vamos no começo do ano que vem para Machu Picchu, Uyuni, Atacama, aquela região, mas provavelmente vamos por conta com alguns amigos daqui da cidade mesmo, gostaria de ir mais uma vez com o pessoal da Gaia mas não está dando certo os calendários, inclusive esse ano gostaria de ter ido para o noroeste Argentino com eles, mas a Chris no ramo dela, perto do dia das Mães, não deu certo.

Agora, tua SW tá show amigo, acredito que vai aparecer quem procura um carro bom pra viagens, gosta de toyota e saiba valorizar o serviço que você fez nela, é só questão de tempo, o único porém é o valor, uma pena, vale muito mais do que isso esse carro.

Abraços

Urbano Meirelles
28/04/2008, 22:13
Jeison,
Quando vc for fazer a sua viagem,pode contar comigo e com o Humberto,temos exelentes dicas pra te dar,não deixe de parar em Salta e em Purmamarca que fica no noroeste Argentino,que alias quando bem explorado é muito mais legal que o Atacama, que é parada obrigatória.
Quanto a sw,não me preocupo,não to com pressa,provavelmente vou voltar tudo para a v6 que vc conheçe,me acostumei muito com o automatico e to pensando em trazer um kit supercharge original da TRD,divisão esportiva da Toyota que tira 240 cv do motor,e não altera o muito o consumo,na Argentina com gasolina boa ela tem feito 10km por litro,é um otimo veiculo para expedição .
Ficamos em contato,

Urbano

guiglufke
29/04/2008, 08:20
Urbano, coisa linda a Hilux, tentadora. De qualquer forma, não tem como eu $onhar com ela agora.

O que eu to querendo é me aproveitar dos teus conhecimentos um pouco. Como tu fez pra encontrar e comprar a hilux 2006 que caiu da segonha? Tem como me passar alguma dica de como conseguir um carro desse mesmo modo?

Muito obrigado.

jeisonk
29/04/2008, 12:50
Jeison,
Quando vc for fazer a sua viagem,pode contar comigo e com o Humberto,temos exelentes dicas pra te dar,não deixe de parar em Salta e em Purmamarca que fica no noroeste Argentino,que alias quando bem explorado é muito mais legal que o Atacama, que é parada obrigatória.

Tranquilo Urbano, vou precisar de informações sim, tenho um roteiro prévio já definido e alguns relatos. Vou montar mais ou menos o que tenho em mente e te passo e começamos a trocar idéias.

Me passa por MP um e-mail teu pra gente não bagunçar o tópico ou se preferir manda pra jeison@jenai.com.br

Abraços

Urbano Meirelles
29/04/2008, 22:10
Gui,
Não tem muito segredo,tem que ficar atento a leilões de seguradora ,a hilux que comprei foi sorte mesmo,mas acho que mais sorte foi achar a sw4,estava absolutamente perfeita recuperada de furto sem motor, veio até com manual,macaco,cd e jogo de ferramentas,e pasme até os parafusos que prendiam o estavam em uma caixa dentro do carro.

Abraço,

Urbano

guiglufke
29/04/2008, 22:50
Valeu a dica Urbano.
abraco

Urbano Meirelles
05/05/2008, 18:55
Amigos,

Tirei algumas coisas da D4D ,para reduzir o valor final,agora está sem o parachoque,guincho,bagageiro,vai com a suspensão original da sw4 2001,pneus BF All Terrain 265/75 16,vai com os parachoques e grade cromados.

Novo Preço:R$49.000,00

Ivan Martinotto
08/05/2008, 12:29
Urbano.

Tem como mandar fotos de como ela ficou agora,no meu e-mail?

Ela continua com a mecânica da D4-D?

Aguardo.

Ivan
imartinotto@gmail.com

Urbano Meirelles
08/05/2008, 17:36
Ivan,

Devo ter fotos na proxima semana,amanhã pretendo comprar um para choque dianteiro 0k,que é o que está faltando para a nova "configuração",as mudanças são:sai parachoque e guincho(entra parachoque original cromado),grade da 2001 pintada(entra 2001 cromada),sai farois da 2002 lente lisa (entra origial da 98 raiado),suspensão (agora entram as molas e amortecedores da 2001),pneus 285/75 Mud(agora 265/75/16 BF AT 5 Unidades) bagageiro em inox(agora as barras de teto originais do carro) peito de aço em inox(agora original do carro) estribos de aluminio originais.
Por fora ela está igual a uma sw4 98,exeto pela entrada de ar do capo,snorkel ,body lift de 4 cm,por dentro ela é uma sw4 original exeto pelo py instalado no painel .
A parte mecanica,eixos relações 4:10tanque extra de inox,bem como os detalhes de acabamento permanecem.
Não acompanham as peças extras que iriam anteriormente.
O restante vai como na ficha tecnica da primeira pagina desse anuncio.
Abraço,
Urbano

JEFFCATUNDA
08/05/2008, 23:22
Colega Urbano.

Já andou nela com esta configuração nova?

Tenho uma dúvida a respeito do teu projeto...como ficou a estabilidade desta viatura, porque motor é o que não deve faltar...quanto tá dando de final?

Urbano Meirelles
09/05/2008, 20:07
Jeff,

Já andei sim e tá legal,quanto a estabilidade não está muito diferente da original,agora ela está com as molas e amortecedores da 2001,pneus 265 75,de diferente só 4cm de body lift.Quanto ao motor ainda não está rendendo tudo o que pode, ainda precisa acertar,mas quanto tiver pronto vai ter que ter calma no pedal,agora já pensou no torque.
abraço,

Urbano

SÉRGIO HOLANDA
12/05/2008, 19:51
E ai amigão...:concordo::concordo::concordo:

Nossa Urbano, tá vendendo mesmo a brancona!!!

Mas agora jogando essa configuração na V6, vai ficar linda e com o motorzão e você deixando ele com 240cv, nossa, vai voar!!!

Boa sorte amigo e manda as fotos da V6 e sua nova configuração...

Grande abraço,

Sérjão

Urbano Meirelles
14/05/2008, 21:30
Amigo Sergião,

Velho guru de todos os toyoteiros,vou ficar com a v6 mesmo,ta muito boa mesmo,o maior problema é a autonomia mas já já vou inventar alguma coisa,a branca nessa configuração mais branda tá linda é um EXELENTE custo beneficio, amanhã posto fotos.

Abraço,

Urbano

Alargadores buschwalcker para sw4 97/02 a venda 0k na caixa.

SÉRGIO HOLANDA
14/05/2008, 22:02
Então ficamos no aguardo...

grande abraço amigão...

Sérjão


Amigo Sergião,

Velho guru de todos os toyoteiros,vou ficar com a v6 mesmo,ta muito boa mesmo,o maior problema é a autonomia mas já já vou inventar alguma coisa,a branca nessa configuração mais branda tá linda é um EXELENTE custo beneficio, amanhã posto fotos.

Abraço,

Urbano

Alargadores buschwalcker para sw4 97/02 a venda 0k na caixa.

Urbano Meirelles
15/05/2008, 16:06
Sergião,

Algumas Fotos Da Nova Configuração.

Abraço,

Urbano

SÉRGIO HOLANDA
15/05/2008, 16:48
Urbano,

mesmo assim continua uma 'beleza de SW4...

A V6 deve ter ficado show!!!

Sérjão


Sergião,

Algumas Fotos Da Nova Configuração.

Abraço,

Urbano

robertoamv
16/05/2008, 14:37
Tá lindona, vou mostrar para a patroa hoje à noite e se possível poste fotos do interior.

PS. Meu sobrenome também é Meirelles, será que somos parentes ?

Abraços !

Urbano Meirelles
16/05/2008, 17:57
Roberto,

Será Que Vai Ficar Na Familia?rs,rs,rs....
Mais Algumas Fotos.....
VC É DE ONDE?

Nobreak
16/05/2008, 20:10
Urbano, pelo que entendi vç tinha essa SW4 e comprou uma hilux para aproveitar a mecânica certo? então porque consta nos documentos sin. e remarcada? não seria somente alterar o nº do motor?? ela é diesel não é?pode esclarecer?? aceitaria uma Zarifa 05 flex em troca ? Obrigado e parabéns pelo carro!

-mlot-
17/05/2008, 21:25
Urbano, pode me enviar todas as fotos que tiver da configuracao nova para o e-mail mario.lott@terra.com.br ?

Ela tem airbag duplo e ABS ? Te vejo na oficina.

Abraco

Mario Lott

Urbano Meirelles
18/05/2008, 12:29
Amigos,
Agradeço,a todos que se interessaram pela sw4 D4D e pelas ofertas,que recebi por tel e principalmente pelo MP,mas hoje a Sw ganhou uma nova garagem,espero sinceramente que o seu novo proprietario,consigua desfruta -la com muita alegria.
Caio (Pr)e Celso(Sp),eu sei o quanto vcs desejariam ter esse carro,mas assim são os negocios,com certeza vcs iram achar uma sw que esteja do agrado,boa sorte.

Sr moderador por favor pode fechar o topico.

Urbano Meirelles.

SÉRGIO HOLANDA
18/05/2008, 18:08
Amigo Urbano,

Parabéns pela venda, não só os demais colegas, mas eu também, adoraria ter tido a possibilidade de ter adiquirido a sua maquina...certamente quem comprou fez um grande negócio!

Grande abraço,

Sérjão




Amigos,
Agradeço,a todos que se interessaram pela sw4 D4D e pelas ofertas,que recebi por tel e principalmente pelo MP,mas hoje a Sw ganhou uma nova garagem,espero sinceramente que o seu novo proprietario,consigua desfruta -la com muita alegria.
Caio (Pr)e Celso(Sp),eu sei o quanto vcs desejariam ter esse carro,mas assim são os negocios,com certeza vcs iram achar uma sw que esteja do agrado,boa sorte.

Sr moderador por favor pode fechar o topico.

Urbano Meirelles.

-mlot-
07/06/2008, 21:36
Urbano,

Parece que as Hilux a partir de 2006 tem 2 bombas de combustivel uma eletrica dentro do tanque (que o pressuriza) e a injetora.

A 98 nao possuia bomba dentro do tanque ... o que sera corrigido esta semana. Tudo indica que estarei pronto para uns passeios em breve.

-mlot-

Urbano Meirelles
07/06/2008, 22:34
Mario,

Que legal, eu não sabia disso,cheguei a perguntar isso para diversos "especialistas" ,então ,realmente o que eu sentia era a falta de combustivel,tinha certeza que faltava muito pouco para o final,com certeza vc terá um grande carro todo 0K,lindo ,bem feito,UNICO,que te trara muita felicidade,só não esqueçe de uma coisa ,deixar o seu amigo aqui dar uma voltinha,foram muitas noites esperando por esse momento.
Obrigado pelas novas.

Forte abraço,

Urbano
PS: Adorei o nome.

-mlot-
02/11/2008, 23:28
Quase 6 meses apos comprar a Hilux SW4 1998 com motor D4D 3.0 Turbo Intercooler da 2008, conseguimos sanar o problema cronico que ela tinha e que levou o antigo dono, meu amigo Urbano, a se desfazer dela.

A principio achamos que o problema estava na alimentacao, e como ela tinha 2 tanques (o original e + um de 50 litros) tiramos o tanque extra, e deixamos o sistema com apenas o original de 70 litros, Com isto voltamos o estepe para a posicao original sendo que foi necessario um pequeno reposicionamento do reboque (apenas cortar e soltar). O problema nao estava ai. Colocamos entao uma bomba presurizando o tanque o que tbem nao resolveu. Ela ficou mais potente mas o problema persistiu.

Primeira bola dentro, apos uma investigacao da parte eletrica descobrimos um fio que estava rompido e ao arruma-lo a SW-4 passou a ter a potencia esperada (antes ela ficava sempre travada). Apenas a aceleracao ficou muito rispida, como se o turbo entrasse a toda, acima de 1500 rpm nao adiantava acelerar pouco ou muito, uma triscadinha e ela acelerava com tudo. Porem na primeira viagem descobrimos o problema que demorou quase 6 meses para ser sanado.
Ao passar de 120 Km/h em quinta marcha ou menos em marchas mais baixas, o problema inicial voltava ela ficava travada, nao se conseguia passar de 110 km/h e nas subidas ela tinha dificuldade de chegar a 80 km/h. Parando o carro, desligando-o e religando o problema desaparecia voltando a aparecer caso o motor fosse exigido, sempre na estrada e principalmente em subidas.

Passamos o teste da toyota e mais 2 outros em outras oficinas e conseguimos descobrir 2 falhas mas mesmo trocando as pecas elas nao sumiram (sensor de rotacao e sensor de fase). Trocamos o acelerador, eletronico por outro igual, mas tambem nao era isso.

Demos uma geral na parte eletrica do turbo, pois uma das possibilidades era que o turbo estivesse saindo. Nada.

Em uma viagem a SP apareceu uma falha nova, ela comecou a falhar em velocidades baixas e ia piorando ate que era necessario parar, fazer um reset do sistema, retirando os polos da bateria e assim tinhamos mais 20 a 30 km de autonomia ate o problema aparecer de novo. Esta falha desapareceu apos dois tanques com diesel de boa qualidade.

Resolvemos entao fazer uma geral na parte eletrica, desmontamos todos os fios e fizemos um teste ponto a ponto. Tudo certo. Apenas um aterramento foi refeito mas o problema de entrar em modo de seguranca persistiu. Apos esta arrumacao na parte eletrica, apareceu um problema novo. Ela passou a nao pegar quando a temperatura ambiente estivesse alta. Nao tinha a ver com a temperatura do motor. De manha pegava bem, se estive sol, ela pegava ate umas 10 ou 11 da manha, depois so apos as 18h00 ou 19h00. Achamos o problema um fio que chegava no modulo e que estava frouxo, foi ajusta-lo e o problema foi resolvido (claro esta pesquisa demorou 2 semanas e algumas vezes tive que voltar para casa de carona)

Colocamos entao um aparelho que conseguia diagnosticar todos os parametros do carro com ele andando e descobrimos que parametros faziam o problema aparecer e que apos o problema aparecer o turbo continuava ok, mas a aceleracao ficava limitada 1/3 do maximo, alem dos avancos irem para modo de seguranca o que a deixava xoxa.
Resolvemos entao mexer no modulo, unica coisa que ainda nao tinhamos mexido, foi colocando um chip por fora enganando o chip original e remapeando-o o problema foi sanado.

Hoje a Brigitte esta 100 %, em um final de semana a testamos ate 160 km/h mais de uma vez sem problemas, e em outro final de semana fizemos uma viagem a Ubatuba com toda a familia passando por varios locais onde o problema aparecia e inclusive voltando pela subida de Taubate e tudo ficou perfeito. Ela esta com a aceleracao bem linear, e ficou mais gostosa de dirigir e economica (12km/l na estrada).

Agora sim estou pronto para planejar uma viagem mais longa em 2009, quem sabe Ushuaia.

-mlot-

ArthurC
03/11/2008, 13:31
Mario, parabéns pelo relato e pelo excelente trabalho em resolver o problema. Realmente um 4x4 assim é para poucos, e com certeza você é um deles.

Abs!

SÉRGIO HOLANDA
03/11/2008, 13:58
X2....

Parabéns pela conclusão do projeto do Urbano, com certeza é uma felicidade para os dois...:palmas::palmas::palmas:

Abrs,

Sérjão


Mario, parabéns pelo relato e pelo excelente trabalho em resolver o problema. Realmente um 4x4 assim é para poucos, e com certeza você é um deles.

Abs!

JEFFCATUNDA
03/11/2008, 15:50
É realmente um sonho....

mak (SP/ZN)
27/11/2008, 19:51
Quase 6 meses apos comprar a Hilux SW4 1998 com motor D4D 3.0 Turbo Intercooler da 2008, conseguimos sanar o problema cronico que ela tinha e que levou o antigo dono, meu amigo Urbano, a se desfazer dela.

A principio achamos que o problema estava na alimentacao, e como ela tinha 2 tanques (o original e + um de 50 litros) tiramos o tanque extra, e deixamos o sistema com apenas o original de 70 litros, Com isto voltamos o estepe para a posicao original sendo que foi necessario um pequeno reposicionamento do reboque (apenas cortar e soltar). O problema nao estava ai. Colocamos entao uma bomba presurizando o tanque o que tbem nao resolveu. Ela ficou mais potente mas o problema persistiu.

Primeira bola dentro, apos uma investigacao da parte eletrica descobrimos um fio que estava rompido e ao arruma-lo a SW-4 passou a ter a potencia esperada (antes ela ficava sempre travada). Apenas a aceleracao ficou muito rispida, como se o turbo entrasse a toda, acima de 1500 rpm nao adiantava acelerar pouco ou muito, uma triscadinha e ela acelerava com tudo. Porem na primeira viagem descobrimos o problema que demorou quase 6 meses para ser sanado.
Ao passar de 120 Km/h em quinta marcha ou menos em marchas mais baixas, o problema inicial voltava ela ficava travada, nao se conseguia passar de 110 km/h e nas subidas ela tinha dificuldade de chegar a 80 km/h. Parando o carro, desligando-o e religando o problema desaparecia voltando a aparecer caso o motor fosse exigido, sempre na estrada e principalmente em subidas.

Passamos o teste da toyota e mais 2 outros em outras oficinas e conseguimos descobrir 2 falhas mas mesmo trocando as pecas elas nao sumiram (sensor de rotacao e sensor de fase). Trocamos o acelerador, eletronico por outro igual, mas tambem nao era isso.

Demos uma geral na parte eletrica do turbo, pois uma das possibilidades era que o turbo estivesse saindo. Nada.

Em uma viagem a SP apareceu uma falha nova, ela comecou a falhar em velocidades baixas e ia piorando ate que era necessario parar, fazer um reset do sistema, retirando os polos da bateria e assim tinhamos mais 20 a 30 km de autonomia ate o problema aparecer de novo. Esta falha desapareceu apos dois tanques com diesel de boa qualidade.

Resolvemos entao fazer uma geral na parte eletrica, desmontamos todos os fios e fizemos um teste ponto a ponto. Tudo certo. Apenas um aterramento foi refeito mas o problema de entrar em modo de seguranca persistiu. Apos esta arrumacao na parte eletrica, apareceu um problema novo. Ela passou a nao pegar quando a temperatura ambiente estivesse alta. Nao tinha a ver com a temperatura do motor. De manha pegava bem, se estive sol, ela pegava ate umas 10 ou 11 da manha, depois so apos as 18h00 ou 19h00. Achamos o problema um fio que chegava no modulo e que estava frouxo, foi ajusta-lo e o problema foi resolvido (claro esta pesquisa demorou 2 semanas e algumas vezes tive que voltar para casa de carona)

Colocamos entao um aparelho que conseguia diagnosticar todos os parametros do carro com ele andando e descobrimos que parametros faziam o problema aparecer e que apos o problema aparecer o turbo continuava ok, mas a aceleracao ficava limitada 1/3 do maximo, alem dos avancos irem para modo de seguranca o que a deixava xoxa.
Resolvemos entao mexer no modulo, unica coisa que ainda nao tinhamos mexido, foi colocando um chip por fora enganando o chip original e remapeando-o o problema foi sanado.

Hoje a Brigitte esta 100 %, em um final de semana a testamos ate 160 km/h mais de uma vez sem problemas, e em outro final de semana fizemos uma viagem a Ubatuba com toda a familia passando por varios locais onde o problema aparecia e inclusive voltando pela subida de Taubate e tudo ficou perfeito. Ela esta com a aceleracao bem linear, e ficou mais gostosa de dirigir e economica (12km/l na estrada).

Agora sim estou pronto para planejar uma viagem mais longa em 2009, quem sabe Ushuaia.

-mlot-

Parabens pela perseverança... com certeza ficou com um carro maravilhoso. Já haviam me dito que esse motor era complicado de mexer mas não imaginava até que ponto ia... os da L200 também seguem essa linha pois já vi uma caminhonete passar na mão de 4 mecanicos e 3 especialistas sem sucesso... foi preciso achar O CARA com uma porrada de computadores e softwares especificos pra fazer o carro andar de novo... felizmente isso não é uma regra, mas os relatos dão medo... :-(