Ver Versão Completa : Biodiesel !!! bom ou ruim ??
Luiz André
16/04/2008, 13:22
Bom pessoal estou com duvidas em relação ao biodiesel, agora alguns postos aqui de Campo Grande-MS estão adicionando o biodiesel ao diesel comum, gostaria de informações se ele é prejudicial ao motor, quais as caracteristicas que deveriamos levar em conta, quanto a taxa de compressão, sujeiras, melhora ou piora o desempenho? pergunto isso pois, apos abastecer num postos já com o biodiesel, notei que a fumaça do cano de escapamento começou a ficar esbranquiçada, deu um certo receio, já que no caso da nossa gasolina, o alcool presente nela nao faz tão bem assim ao motor e a injeção e carburadores!!!
Wagninho
16/04/2008, 16:07
Bom pessoal estou com duvidas em relação ao biodiesel, agora alguns postos aqui de Campo Grande-MS estão adicionando o biodiesel ao diesel comum, gostaria de informações se ele é prejudicial ao motor, quais as caracteristicas que deveriamos levar em conta, quanto a taxa de compressão, sujeiras, melhora ou piora o desempenho? pergunto isso pois, apos abastecer num postos já com o biodiesel, notei que a fumaça do cano de escapamento começou a ficar esbranquiçada, deu um certo receio, já que no caso da nossa gasolina, o alcool presente nela nao faz tão bem assim ao motor e a injeção e carburadores!!!
Olá André,
só abasteço com biodiesel e não percebi diferença na fumaça e tão pouco em desempenho. Outra dica meu amigo é que o futuro é dos bio-combustíveis, isso não tem volta, seremos cobaias por uma boa causa, vamos acabar nos acostumando.
Um abraço.
Guilherme D
16/04/2008, 16:14
A partir do começo desse ano todo o diesel vendido no Brasil tem 2% de biodiesel. Essa mistura praticamente não afeta o rendimento do motor e também não deveria afetar dessa forma a cor da fumaça...só se a proporção fosse maior...
Procure fazer o teste em outro posto pra ver se vc continua notando a fumaça...
Luiz André
16/04/2008, 16:19
A partir do começo desse ano todo o diesel vendido no Brasil tem 2% de biodiesel. Essa mistura praticamente não afeta o rendimento do motor e também não deveria afetar dessa forma a cor da fumaça...só se a proporção fosse maior...
Você abasteceu em bombas de posto ou o biodiesel veio direto de algum produtor com uma proporção maior?
Abasteci direto na bomba, mas estou desconfiado de diesel adulterado, ou agua mesmo, aqui ainda tem muitos postos sem o biodiesel, mas vou pesquisar mais um pouco, a respeito de misturar uma certa porcentagem de querosene no diesel, realmente o que dizem é verdade? melhora o desempenho e limpa os bicos, pensei em fazer isso pra dar uma limpada no sistema da bomba!!!
Guilherme D
16/04/2008, 16:22
Concordo com você...isso tem cara de diesel adulterado....
Quanto a adição de querosene, não conheço essa técnica...
maxdelta
16/04/2008, 16:47
Pra quem anda meia horinha por dia de carro não nota a diferença, mas pra quem viaja a diferença é demais.
Sobre o diesel comum, aqueles 2% funcionam como um aditivo de combustível, ajuda a limpar.
Eu sempre usei diesel comum com corante (obrigatoriedade por região do país) o filtro ficava rosa. A cor da fumaça preta, e com grande quantidade, toyota a lenha.
Primeira semana com bio diesel: o desempenho melhorou significadamente como se fosse diesel aditivado. a fumaça começou a ficar cinza claro e pouca fumaça como se tivesse saído da revisão da bomba e bicos.
Na quarta semana de bio diesel começei a colocar o bio-diesel aditivado, 0,03 centavos de diferença, ai rapa, a toyota virou um tiro pra pegar cedo, tá parecendo carro novo.
R E C O M E N D O ! !
Não vai se arrepender, o problema é que os postos com biodiesel ainda são excassos.
Ah o filtro agora fica cinza.
Caio Rivetti
17/04/2008, 17:21
Como o guidagnoni ja citou anteriormente, todo o diesel rodoviario usado atualmente no brasil é o B2, uma mistura de diesel comum com 2% de biodiesel, não existe mais diesel puro e nem biodiesel puro.
Francisco Bicalho
22/04/2008, 18:48
Pra quem anda meia horinha por dia de carro não nota a diferença, mas pra quem viaja a diferença é demais.
Sobre o diesel comum, aqueles 2% funcionam como um aditivo de combustível, ajuda a limpar.
Eu sempre usei diesel comum com corante (obrigatoriedade por região do país) o filtro ficava rosa. A cor da fumaça preta, e com grande quantidade, toyota a lenha.
Primeira semana com bio diesel: o desempenho melhorou significadamente como se fosse diesel aditivado. a fumaça começou a ficar cinza claro e pouca fumaça como se tivesse saído da revisão da bomba e bicos.
Na quarta semana de bio diesel começei a colocar o bio-diesel aditivado, 0,03 centavos de diferença, ai rapa, a toyota virou um tiro pra pegar cedo, tá parecendo carro novo.
R E C O M E N D O ! !
Não vai se arrepender, o problema é que os postos com biodiesel ainda são excassos.
Ah o filtro agora fica cinza.
http://www.tecpar.br/cerbio/Palestras/09-Roberto%20Dabague-Bosch-Anfavea-Sindipecas-Programa...pdf
Alfredo Stavale
22/04/2008, 19:03
Se nem aguá é pura, combustivel então...
Alfredo Stavale
22/04/2008, 19:10
Escutei na voz do brasil agora. em julho passa de 2 para 3% de biodiesel.
maxdelta
22/04/2008, 19:37
Pra essa situação o melhor é continuar usando o bio diesel do mesmo posto, aditivado, eu só uso aditivado mesmo!
Quando eu tinha veiculo baixo era gasolina aditivada ou alcool aditivado num mudou nada por enquanto, mas que a diferença no diesel foi pra melhor isso foi! Melhorou 100%!!
Quanto a pesquisa ela parece estar defasada. Ou alguém da pretrolifica comprou a pesquisa que é o mais provavel!!