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Ver Versão Completa : Uso da 4x4L



HenriqueJr
16/04/2008, 11:53
Pessoal, gostaria de saber de vocês em quais situações é recomendável usar a 4x4L ou reduzida. Sempre faço trilhas mas praticamente nunca usei este recurso, principalmente porque me disseram que não se pode passar dos 30km/h quando engatado na 4x4L.
Nas poucas vezes que usei foi tentando subir alguma duna, quando a viatura para no meio da duna por falta de tração, ai eu coloca 4x4L mas não adianta muita coisa, o carro so sai de ré!
Outra situação foi para desatolar dois carros(uma Blazer e um Escort) que estavam atolados na beira da praia, dessa vez eu nem senti a viatura fazer força!

nanito
16/04/2008, 12:14
Pessoal, gostaria de saber de vocês em quais situações é recomendável usar a 4x4L ou reduzida. Sempre faço trilhas mas praticamente nunca usei este recurso, principalmente porque me disseram que não se pode passar dos 30km/h quando engatado na 4x4L.
Nas poucas vezes que usei foi tentando subir alguma duna, quando a viatura para no meio da duna por falta de tração, ai eu coloca 4x4L mas não adianta muita coisa, o carro so sai de ré!
Outra situação foi para desatolar dois carros(uma Blazer e um Escort) que estavam atolados na beira da praia, dessa vez eu nem senti a viatura fazer força!
Amigo, a reduzida é bom usar direto na duna, pelo menos nas dunas que ando aqui no RS. Em 4x4 hi vc força muito o motor, na minha opinião. Não espera atolar pra engatar a reduzida.

No seu caso é um sidekick auto, o ideal é andar em L ou 2 com a reduzida. Pra subir dunas, eu ando em L sempre, quando vejo que vai começar a patinar, daí coloco em 2. O D vc utiliza somente em deslocamento fácil na areia (alta velocidade) aí vc coloca 4x4 hi.

Pra passar atoleiros, usa 4x4 low e engata em L.

[]´s

HenriqueJr
16/04/2008, 12:41
Amigo, a reduzida é bom usar direto na duna, pelo menos nas dunas que ando aqui no RS. Em 4x4 hi vc força muito o motor, na minha opinião. Não espera atolar pra engatar a reduzida.

No seu caso é um sidekick auto, o ideal é andar em L ou 2 com a reduzida. Pra subir dunas, eu ando em L sempre, quando vejo que vai começar a patinar, daí coloco em 2. O D vc utiliza somente em deslocamento fácil na areia (alta velocidade) aí vc coloca 4x4 hi.

Pra passar atoleiros, usa 4x4 low e engata em L.

[]´s

Nanito, o problema é que para subir algumas dunas é preciso estar com uma boa velocidade e a 4x4L tem limites com relação a isto, se nao me engano a velocidade máxima não deve ultrapassar os 35km/h.
Esse final de semana vou fazer mais uso da 4x4L para adquirir alguns procedimentos com a experiencia!

Gigantin Samurai
16/04/2008, 18:28
Leitura do manual é fundamental! Se não tiver, com certeza no item pesquisar você vai achar muito material sobre a sua pergunta.

Tenho um suzuki samurai e no manual do samurai 1997, diz que a velocidade máxima permitida para mudar da quarta para a quinta marcha na tração posição 4L é de 100km/h:shock:. E na quinta é a velocidade máxima.

No entanto, eu nunca colocarei tal velocidade na reduzida e acredito que é bastante seguro andar até uns 70km/h na reduzida.:concordo:

Até 70km/h com certeza é seguro andar de reduzida no Sidekick. Seguro, leia-se, não dar pau na reduzida!
hehehehe
um abraço

EduPuga
17/04/2008, 11:23
Uso normalmente a L até a velocidade de 60-70 km/h acredito que não tenha problema, se não me engano dos 30-35 km/h é a velocidade maxima para alternar entra as 4x2 e 4x4H sem ter que parar o veiculo.

nanito
17/04/2008, 11:31
Nanito, o problema é que para subir algumas dunas é preciso estar com uma boa velocidade e a 4x4L tem limites com relação a isto, se nao me engano a velocidade máxima não deve ultrapassar os 35km/h.
Esse final de semana vou fazer mais uso da 4x4L para adquirir alguns procedimentos com a experiencia!
Teu side tá com problema então. Meu vitara pega facilmente 50km/h no embalo pra subir as dunas em 4x4 low. E se não me engano a velocidade máxima em 4x4 low deve ser algo de 80km/h.

[]´s

Gigantin Samurai
17/04/2008, 11:53
IMPORTANTE!

De 4x4H para 4x4L tem que parar o jipe completamente.

Somente de 4x2 para 4x4h pode fazer em movimento.:concordo:

chrisb
17/04/2008, 12:03
Mesmo assim não é aconselhavel ;)

HenriqueJr
17/04/2008, 13:20
Teu side tá com problema então. Meu vitara pega facilmente 50km/h no embalo pra subir as dunas em 4x4 low. E se não me engano a velocidade máxima em 4x4 low deve ser algo de 80km/h.

[]´s

Houve um pequeno equivoco Nanito, depois de ler este seu post fiquei preocupado em realmente minha side esta com algum problema, entao corri pra pegar o manual e confirmar a informação.
A limitação de 35km/h é para 4x4L e cambio na posição L!!! No manual informa que não é aconselhavel ultrapassar essa velocidade nesta configuração!

Agora sabendo que posso fazer o uso da 4x4L com mais constancia e com velocidades maiores minhas trilhas ganharam novos horizontes!!!!! rsrsrs...

nanito
18/04/2008, 16:20
Houve um pequeno equivoco Nanito, depois de ler este seu post fiquei preocupado em realmente minha side esta com algum problema, entao corri pra pegar o manual e confirmar a informação.
A limitação de 35km/h é para 4x4L e cambio na posição L!!! No manual informa que não é aconselhavel ultrapassar essa velocidade nesta configuração!

Agora sabendo que posso fazer o uso da 4x4L com mais constancia e com velocidades maiores minhas trilhas ganharam novos horizontes!!!!! rsrsrs...
Ah, certo!!

Bom, minha dica pra ti é assim: quando for embalar pra subir duna, bota o câmbio em 2, ele já vai pegar uma boa velocidade pra subir a duna. Caso vc veja que ele vai atolar no meio da duna, taca o pé no fundo pra dar o kick-down pra L, ou engata manualmente o L, daí vc rejuvenesce a força e não atola no meio da subida. Só fica de olho no conta-giros!! Não vai me engatar L quando a 2 estiver em 4 ou 5000 rpm.

[]´s e boas dunas!

HenriqueJr
19/04/2008, 12:03
Ah, certo!!

Bom, minha dica pra ti é assim: quando for embalar pra subir duna, bota o câmbio em 2, ele já vai pegar uma boa velocidade pra subir a duna. Caso vc veja que ele vai atolar no meio da duna, taca o pé no fundo pra dar o kick-down pra L, ou engata manualmente o L, daí vc rejuvenesce a força e não atola no meio da subida. Só fica de olho no conta-giros!! Não vai me engatar L quando a 2 estiver em 4 ou 5000 rpm.

[]´s e boas dunas!

Uma coisa que eu tenho notado em trilhas é que temos que manter sempre a rotação um pouco elevada(pelo menos 3000RPM) por causa do cambio automatico. Se a rotação cair demais ai não tem muito o que fazer, mesmo com a redução da marcha o motor não vai estar "cheio" o suficiente para disponibilizar o torque máximo.
Falo isso com relação aos vitaras com motor 1.6 16V, pois motores de 16V só disponibilizam o torque maximo em elevadas rotações(geralmente acima dos 3000 giros) enquanto que em motores 8V o torque máximo é disponibilizado em aproximadademnte os 2000 giros!

Motor 16V tem que estar sempre "cheio".