PDA

Ver Versão Completa : Relação de rural 4.27 para 4.88

diogo ludovico
16/04/2008, 11:13
Pessoal, estou colocando eixos de rural no meu samurai, e como coocarei pneus 33", foi indicado a relação 4.89.
Comprei os eixos e eles vieram premiados com aquele sistema da f1000, que vem com uma espécie de bloqueio, ou deslizamento limitado, algo como uns discos estriados e umas molas junto da caixa satélite.
Minha duvida é, será que dá para colocar a coroa pião 4.89 nesta caixa satélites?? Este sistema veio nos 2 eixos, então n~queria perde-los.
Quanto vale em média um conjunto desses??
Agradeço a ajuda!!

diogo ludovico
16/04/2008, 11:17
Esqueci de colocar as fotos.

Zepi
16/04/2008, 11:57
Se não me engano eles são intercambiáveis...a partir do 3,92 me parece ser outras caias satélites...

abs

diogo ludovico
16/04/2008, 12:12
Fotos mais detalhadas do conjunto

joão k. chikui
16/04/2008, 12:40
Diogo , pode trocar sim . A tua 11:47 é das rural 4x2 e Aero ou outro carro. As que vc vai usar 9/44 são , entre outros , das rural 4x4.

diogo ludovico
16/04/2008, 13:18
Então só serve se for a coroa pião da rural? tipo a do willys nesta caixa satélites de rural não serviria??
desculpe a ignorancia mas sou mais acostumado com o suzukis..

Fabil
16/04/2008, 14:21
Diogo.. conforme as infos do mais entendidos dá sim.. tanto faz se é willys ou rural, era como suspeitava, o seu meca tá querendo "dar a elsa" no sei bloqueio..heheh

eu sabia que existia uma relacao de coroa e pinhao diferente, mas nao sabia a apartir de qual relacao era.. entao já sabemos que as mais longas que 3.92 usam outra cx de satelites.. e todas mais curtas que isso sao iguais..

alias. qual é a diferenca? é a furacao que nao é a mesma?

T+

Zepi
16/04/2008, 16:11
Não sei qual a diferença, só sei que quando fui comprar uma relação 13/46 teria que trocar as satélites...

Abs

diogo ludovico
16/04/2008, 16:14
Ele fala que a caixa satélites é mais baixa, e com a relação 4.88 os dentes não pegarão no pião, e que no caso ou uso a relação do jeito que está (4.27) ou coloco o conjunto caixa satelites coroa pião completo 4.88
De qualquer forma concordo com vc fabil, ele tá passando a perna e o jipe vai sair de lá o mais rapido possivel.

Carlos Alberto da Silva
16/04/2008, 18:41
ola os diferenciais saira de uma Rural, se sim eles sao os dana 44, vc so vai subistituir a coroa e o piao, a caixa satelit vai ficar a mesma, sem problema, uso nos meus diferenciais este bloqueio

Kim
16/04/2008, 19:21
Bem, vamos às explicações...

Sabe lá na primeira foto???

Lembram que a coroa estava com os dentes para cima?

Certo, vamos desvincular as coisas.

Retirem a coroa da caixa satélite, visualizem-a naquela posição.

A caixa satélite até pinhão 11 dentes, o encosto da coroa é mais para cima, cerca de 5mm em relação à caixa satélite que é de 12 dentes em diante o pinhão.

Como toda regra tem excessão, tenho um conjunto de 11x41 que só serve na caixa satélite "mais baixa" (no exemplo que passei)

Sendo D44, quase tudo é intercambiável.

Agora, se não quiser essa caixa satélite com 75% de bloqueio, te mando uma convencional para vc usar, troco e não cobro nada...:twisted:

O 11x45, 11x47 e 9x44 são intercambiáveis sem qualquer adaptação.

Espero ter sido claro.

Abraços.

Kim.

diogo ludovico
16/04/2008, 21:15
Kim valeu pela explicação, mas agradeço a troca
O mecanico quase que "some" com os bloqueios, ele me dizia que era apenas um conjunto "reforçado", ficou quase 3 semanas sem mencionar bloqueio ou qualquer coisa do tipo, pelo contrario, sempre dizia que era só uma caixa satélites mais reforçada para serviço pesado:pensativo: FDP o cara!:evil:
Muito obrigado por confirmar que a 11/47 é intercambiavel com a 9/44, ele está fazendo pressão pois sabe que como quero colocar os 33" preciso da 9/44, mas como a que tem bloqueio (e eu comprei) é a 11/47, ele sempre propoe a troca, ou que eu use a 11/47 (com aquela cara de quem quer te matar:evil:)
estou tirando o carro da oficina, não confio mais no cara, então vou recolher as peças logo devo anunciar a coroa pião 11/47 na troca por uma 9/44, mas sem a caixa satelite, pois estem bloqueios são meus!!!! hehehehe:dance:

fpandur
16/04/2008, 22:17
Tudo muito bem explicado pelos colegas anteriores. Minha complementação é apenas que tente verificar o estado dos discos do bloqueio. Eu tenho uma caixa-satélite dessas, comprei a caixa só por conta do bloqueio, estava jogado num galpão e o cara me vendeu por ninharia. Porém ao colocar no Jeep (diferencial dianteiro), o bloqueio não funcionou, pois os discos estão desgastados. Até existe o kit de reparo, precisa ver se você acha se compensa o reparo (cerca de R$ 400,00 o kit dos discos). E depois tem que usar óleo especial para diferencial LSD, se colocar óleo comum vai moer os discos rapidinho e eles perdem a ação.
Diz a lenda que dá para dar mais pressão nas molas e deixar o bloqueio com mais ação. Mas é preciso ter uma prensa para montar os discos já com as molas originais, imagina só colocando calços nas molas para pressionar mais ainda os discos ... :rolleyes:

No final das contas, instalei um Ensimec LSD no diferencial dianteiro ... No traseiro já tenho o Full-Lock IV. :concordo:

joão k. chikui
16/04/2008, 23:54
fabil
Quando o pinhão aumenta o numero de dentes , "engorda", aí tem que usar caixa de satélites baixa , que faz a coroa "afastar do pinhão".
Alguma 11 dentes e todas 12 e 13 dentes caem neste caso.

Agora 11:45 , 11:47, 9/44 , 8/43, 9/53 são todas intercambiáveis
[]s

Diogo.. conforme as infos do mais entendidos dá sim.. tanto faz se é willys ou rural, era como suspeitava, o seu meca tá querendo "dar a elsa" no sei bloqueio..heheh

eu sabia que existia uma relacao de coroa e pinhao diferente, mas nao sabia a apartir de qual relacao era.. entao já sabemos que as mais longas que 3.92 usam outra cx de satelites.. e todas mais curtas que isso sao iguais..

alias. qual é a diferenca? é a furacao que nao é a mesma?

T+

diogo ludovico
17/04/2008, 09:46
Obrigado por me alertar sobre o oleo especial, não sabia disso.
Quanto a melhorar o bloqueio, acho que não será necessário, pois uso o carro no dia a dia, assim os bloquios 75% já estão mais que sufucientes.
Os discos estão novinhos, andei observando detalhadamente e o traseiro está novinho, ainda com as tintas nas molas e no disco, o dianteiro está um pouco mais gasto, mas ainda dura muito.
O importante é que agora que sei que as relações são inercambeaveis ficou perfeito!

Rogério Tortato
18/04/2008, 19:30
Obrigado por me alertar sobre o oleo especial, não sabia disso.
Quanto a melhorar o bloqueio, acho que não será necessário, pois uso o carro no dia a dia, assim os bloquios 75% já estão mais que sufucientes.
Os discos estão novinhos, andei observando detalhadamente e o traseiro está novinho, ainda com as tintas nas molas e no disco, o dianteiro está um pouco mais gasto, mas ainda dura muito.
O importante é que agora que sei que as relações são inercambeaveis ficou perfeito!

amigo Diogo,

na verdade, a questão de melhorar o bloqueio, não é bem assim. esse block funciona com o sistema de discos. são vários discos dispostos entre as duas planetárias e a própria caixa satélite. são presos alternadamente, um na estria da planetária, outro nos sulcos da caixa e assim por diante, até preencher todo o espaço.

se a planetária tender a girar, giram junto a metade dos discos e a outra metade fica presa na caixa, assim, giram uns contra os outros, gerando uma força que resiste ao giro, por isso tende a segurar. quanto mais giram, mais "roçam" uns nos outros, esquentam, dilatam, apertando-se ainda mais e gerando mais atrito e tendendo, cada vez mais a bloquear o movimento.

como permitem o giro, chamam-se 75%. ocorre que, como há constante atrito, como foi mencionado, com o passar dos anos, há grande desgaste e já não ficam tão justos uns contra os outros e vão certamente, por isso, perdendo a eficiência.

chega um ponto que não resta atrito algum, ou atrito insignificante, e já não trabalham nem 10%, ou seja, funciona como uma caixa satélite normal.

é disso que o colega está falando. quando chega nesse ponto, é hora de trocar o reparo. ou seja, os discos e molas. alguns consegem, meio na "marra", colocar um disco a mais, apertando novamente o conjunto.

por isso, já que está tudo desmontado, faça uma revisão e se houver necessidade, já troque os reparos. são os mesmos da f1000.

já vi em auto peças o preço exorbitante de 500 reais só pelos reparos. mas, salvo engano, há gente fabricando isso. não tenho certeza, mas acho que a metalurgica enfer fabrica o reparo e vende a um preço em torno de 250,00. vou confirmar e posto aqui.

eu sei porque em certa ocasião comprei vários desses blocks bem baratos em ferro velho e comprei centenas de discos lá também. acabei, após algum tempo colocando mesmo os 100% e presenteando os amigos jeepeiros com os lsd. mas em muitas situações eles são bem eficientes, desde que estejam funcionando.

espero ter ajudado.

abraços.

Rogério Tortato
18/04/2008, 19:46
enganei-me completamente com relação ao preço.

http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept%5Fid=35&pf%5Fid=Bl010

acho que a fabricação é da metalurgica enfer. eles tem site próprio é só procurar, mas acho que não vendem no varejo.

abraços.

diogo ludovico
19/04/2008, 01:13
Verifiquei a informação, e os discos foram trocados a +- 1 ano, sendo que um deles ainda apresenta a pintura nas molas (azul). Encontrei com o ex dono e ele me informou que pouco antes de vender o conjunto de eixos ele havia revisado os bloqueios, pois iria usar em um outro projeto que teve que ser abandonado.
Valeu pela informação