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Ver Versão Completa : Oleo 90 na caixa de marcha



FMuniz
16/04/2008, 09:33
Pessoal,

Descobri que a minha defender 110 estava com óleo 90 na caixa de marcha (comprei recentemente e não tinha verificado o óleo).
Agora que troquei e coloquei o ATF o que pode ter danificado?
Ainda não andei no carro, depois eu posto os problemas que aparecerem.

Um abraço
Francisco

Toti
16/04/2008, 12:08
Francisco, no seu caso eu trocaria o oleo novamente para eliminar completamente o oleo 90, como se fosse uma lavagem da caixa. Pense que certamente ainda existe oleo 90 "correndo nas veias" da caixa.
Uso sempre o oleo da Honda (para cambio manual) a venda em qqer concessionaria Honda, e no Rio de Janeiro custa umas 30,00 o litro.
Abr
Toti
Def90

BLUE BUS
16/04/2008, 12:18
Francisco, no seu caso eu trocaria o oleo novamente para eliminar completamente o oleo 90, como se fosse uma lavagem da caixa. Pense que certamente ainda existe oleo 90 "correndo nas veias" da caixa.
Uso sempre o oleo da Honda (para cambio manual) a venda em qqer concessionaria Honda, e no Rio de Janeiro custa umas 30,00 o litro.
Abr
Toti
Def90


Meu conselho é coloque o melhor.... DYNADRIVE:concordo:. Custa 31,00 o litro...na caixa da Pajero paga 4L.

caique
16/04/2008, 14:16
Fmuniz, pior que caixa com óleo 90 é caixa sem óleo, hehehe

Não deve ter ocasionado grande estrago...


caique

FMuniz
16/04/2008, 15:06
Pessoal,

As impressões sobre o carro com óleo ATF na caixa são as melhores possíveis, as marchas entram mais fácil, o carro parece que ficou mais leve e ainda não encontrei vazamentos. Espero que não apareça nada de errado...

Um abraço
Francisco

_portela
16/04/2008, 17:05
Meu conselho é coloque o melhor.... DYNADRIVE:concordo:. Custa 31,00 o litro...na caixa da Pajero paga 4L.

Meu conselho é que você coloque o especificado pela Land Rover, ou seja, TEXACO MTF-94. Vendido no Brasil apenas pela Honda, sob a alcunha de MTF.

Dynadrive pode ser um grande óleo para Mits, mas no Defender faz um estrago, tal e qual um óleo 90...É totalmente fora de especificação para transmissão de Lands. Não tem nada a ver...

A sua caixa pega (quando vazia) 3,2l.

Abraço,

_portela
01/05/2008, 17:49
Desculpem-me, mas a quantidade correta é 2,67l.

Abs.,

Edu MB
02/06/2008, 19:50
Pessoal , alguém sabe se o óleo " AT FLUIDO DEXRON II " pode ser uma opção para cx de marchas ??

As especificações são as seguintes :

" Óleo lubrificante indicado para transmissões e direção hidráulica que exijam a especificação GM/DEXRON II , superando as exigências ATF tipo sufixo A "

Fico no aguardo , valeu !!

Abraço ,


_portela
02/06/2008, 21:49
Zé,

Pode, mas se encontrar o MTF, como sugeriu o Toti. Melhor.

Abs.,

hmeneguzzi7
03/06/2008, 17:58
Pessoal,

As impressões sobre o carro com óleo ATF na caixa são as melhores possíveis, as marchas entram mais fácil, o carro parece que ficou mais leve e ainda não encontrei vazamentos. Espero que não apareça nada de errado...

Um abraço
Francisco

Francisco
Tbm fiz esta merda no meu troller. Coloquei óleo 90 no lugar do Dexron III. Só observei o erro depois de ler em um anexo do manual. Ja desfiz o erro, colocando o Dexron III. Mas não fiz a tal lavagem, trocando 2 X. Vc fez?
O mecanico disse que não era necessário

Edu MB
03/06/2008, 18:01
Valeu Portela , só achei meio estranho , pois o óleo que tava na viatura era mais grosso (quase um 90) ..

Depois que coloquei esse, parece que a mudança de marcha tá fazendo mais barulho, será que vale aditivar com MOLIKOTE , já que a viatura tem mais de 200 mil/km ??

Abs,

FMuniz
04/06/2008, 11:03
hmeneguzzi7,

Depois que descobri que estava com óleo 90, eu coloquei o Dexron III e melhorou muito, ficou mais macia e não ficou fazendo barulho como o mecânico disse que poderia acontecer. Ele recomendou que eu trocasse denovo após um mês, eu troquei mais não notei diferença e segundo ele o óleo estava bem limpo.
Um abraço
Francisco

hmeneguzzi7
04/06/2008, 12:08
Caro Fmuniz
Obrigado pelas informações.
Vc chegou a rodar quantos Km com o óleo 90?
Os barulhos que o mecânico disse eram relativos a um possível defeito ou futuro defeito?

Hmeneguzzi7

_portela
05/06/2008, 15:37
Zé...

A tua caixa é a R380? (para onde é a ré?). Não sei se as LT77 (mais antigas, dos 200Tdi) pegam ATF...

Francisco,

DEXRON III cria uma espécie de verniz sobre os sincronizadores. É aditivado demais!!!!

Recomendo substituir por um DEXRON II ou, idealmente, pelo MTF94 (comprando na Honda).

Abs.,

_portela
05/06/2008, 15:48
Zé,

Ambas pegam ATF (até Dexron II) ou o MTF94.

Abs.

FMuniz
06/06/2008, 10:29
Portela,

Obrigado pela dica. Vou mandar trocar.

hmeneguzzi7,
Os barulhos seriam de problemas já existentes.

Um abraço
Francisco

Edu MB
06/06/2008, 18:18
[quote=_portela;623218]Zé...

A tua caixa é a R380? (para onde é a ré?). Não sei se as LT77 (mais antigas, dos 200Tdi) pegam ATF...

Portela , a caixa é LT77 , o barulho ocorre na mudança de quarta p/ quinta marcha , não sei se é normal ! todas as outras marchas entram sem fazer barulho algum :pensativo:

Abraço..

_portela
14/06/2008, 15:51
Zé,

Não deveria fazer barulho...

Abs

Edu MB
18/06/2008, 18:44
Valeu Portela, vou tentar descobrir qual o problema , depois coloco num tópico mais apropriado ..

abraço

landeirohpcu
21/11/2008, 09:03
bah to achando que a minha tb está com oleo 90 pois a caixa ta muito melecada naum sei se me entende, tipo viscosa passa as marchas naum tem aquele tranquinho que da de uma marcha a outra, alem de arranha muito as marchas
vo mandar ver isso tb

Edu MB
24/11/2008, 20:38
Pessoal , só pra concluir .. o problema do barulho na troca de marcha foi resolvido com a regulagem da alavanca , e segundo o mecânico é até aconselhável colocar molikote na cx , pra "engrossar" um pouco o óleo:pensativo:..

Mas como ninguém se manifestou preferi não arriscar ..

Abç

landeirohpcu
25/11/2008, 13:15
bom comprei minah defender e ela ta com oleo 90 a bastante tempo, segunda marcha e muito ruim de colocar ate da 3º arranhar tb, o pior que falei com o mecanico ele me disse pra usa o 90, agora fico na duvida se eu coloka o MTF e começar uma baita vazamento, esse moykote compra onde?

_portela
25/11/2008, 14:29
All,

A lubrificação da caixa de transmissão do Defender é forçada e com filtro de óleo. Por isso os óelos recomendados são pouco viscosos (ATF ou MTF-94).

Eu não colocaria qualquer espessante ou redutor de atrito na caixa de transmissão.

Abs.,

Elodef
27/11/2008, 11:39
eu ja tive um cambio travado pelo oleo 90, primeiro o filtro entope, ai para de circular oleo. Os rolamentos esquentam demais (perdam a tempera) e começam fazer mais barulho, depois algum dele trava.
Sugiro trocar oleo para ATF no minimo 2 vezes (é bem mais em conta que consertar o cambio) e não vejo porque deve vazar algo depois da troca.

Edu MB
27/11/2008, 18:00
.. o problema é que as 2 caixas ficam lado a lado , e se o cara da troca de óleo não souber do que se trata :parede:, vai colocar óleo 90 nas duas !!

Quanto ao aditivo molikote , era pra misturar na cx de tranferência junto ao óleo 90 , mesmo assim valeu a dica !!


abç

nogueiramc
29/12/2008, 23:02
Usi O Dexron Ii E Nao Tem Problema , Ele Esta Nas Especificacoes No Manual

filipebond
18/03/2010, 11:03
Amigos,

Liguei agora pra concessionaria honda procurando o MTF-94, eles disseram que la tem só o MTF e não sabem dizer se é MTF06 ou MTF94... Posso comprar esse mesmo e confiar que seja MTF94?


Abraço,
Filipe

_portela
18/03/2010, 14:30
Vai na fé!

Agora chama-se MTF-06, mas os caras só conhecem mesmo como MTF.

Treinamento brasileiro...

Abs.

filipebond
18/03/2010, 14:34
Portela,

liguei pra outro fornecedor que disse que tinha o Honda MTF06 e ele disse que "ACHAVA" que era diferente do MTF94, posso mesmo comprar o MTF06, sem medo de ser feliz??


Abraço,
Filipe

_portela
18/03/2010, 15:03
SIIIIMMMMMMM.:pipoca:

Abs.

rafaelfernandez
19/03/2010, 01:41
Portela,

liguei pra outro fornecedor que disse que tinha o Honda MTF06 e ele disse que "ACHAVA" que era diferente do MTF94, posso mesmo comprar o MTF06, sem medo de ser feliz??


Abraço,
Filipe

Pode comprar...
Na honda eles conhecem somente como MTF. Na embalagem esta escrito MTF06. Se ainda ficar com duvida, pede pelo oleo do cambio manual do civic. :mrgreen:
So nao te assusta com o preço: R$33 o litro!!! :shock::shock::shock:

[]´s
Rafael

filipebond
19/03/2010, 10:24
Aqui em Recife, eu consegui os seguintes oleos:
TRANSFERENCIA: tutela 75w90 R$35/litro
DIFERENCIAL: Castrol 80w90 R$55,70/litro



e aí, oq me dizem? :pipoca:

_portela
19/03/2010, 10:26
O 80W90 está absurdo!

O 75W90 está "de graça".

Abs.

filipebond
19/03/2010, 10:30
Será que esse oleo tutela presta? Li bem a respeito dele na internet e aqui no forum.

FilipeSoftop
19/03/2010, 15:46
boas pessoal..

pouco depois de comprar o meu defender resolvi mandar trocar o oleo da caixa do meu defender...
o "mecanico" que o trocou,numa daquelas oficinas todas bonitas,meteu um oleo qualquer,nem sei qual foi... o resultado foi este...

http://img207.imageshack.us/img207/4201/dsc06948.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/2596/dsc06951.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/5167/dsc06950.jpg

o veio primario da caixa pura e simplesmente partiu...
como o oleo não lubrificava bem aquela zona do veio,por ser demasiado espesso,ele destemperou e partiu...
este veio tem um carreto que faz a 5ª velocidade... a caixa R380 tem uma bomba de oleo que lubrifica os carretos desde a 1ª a 4ª velocidade,mas o da 5ª apenas é lubrificado pelo funcionamento normal da caixa...

depois de ter refeito a caixa toda,meti oleo MTF94 da Land Rover,a caixa ficou muito dura,principalmente a frio....
optei por trocar por ATF da LE http://www.le-lubrificantes.com.br/index.html e tou super satisfeito..

filipebond
25/03/2010, 11:43
depois de ter refeito a caixa toda,meti oleo MTF94 da Land Rover,a caixa ficou muito dura,principalmente a frio....
optei por trocar por ATF da LE http://www.le-lubrificantes.com.br/index.html e tou super satisfeito..


Amigão, onde vc comprou? Entrei no site deles e não achei MTF nenhum por lá.

filipebond
25/03/2010, 11:45
Aqui em Recife, eu consegui os seguintes oleos:
TRANSFERENCIA: tutela 75w90 R$35/litro
DIFERENCIAL: Castrol 80w90 R$55,70/litro



e aí, oq me dizem? :pipoca:


PORTELA,

Encontrei o
TEXACO SAE GL-5 80W90 por R$13,38
este não é API... tem problema? devo comprar?
:putz:

clebercipó
26/03/2010, 08:15
Olá pessoal, a minha viatura, LR 110 ano 98, esta fazendo um barulho(chiado, como se fosse diferencial) na caixa, como se fosse rolamento, principalmente na quarta e quinta marchas. Mandei para oficina e o mecânico, após desmontar as duas caixa(transmissão e reduzida) falou que estava tudo novo, exceto uma engrenagem da reduzida que estava com pequeno desgaste, e, que estaria provocando o barulho, mas que não teria problema, pois não quebraria. Verificou o diferencial e disse que estava tudo novo. Porém, após recolocar as caixas no lugar, tenho a impressão que o barulho piorou. Perguntas: Alguém tem alguma dica sobre o problema? Pode ser o óleo (pois não sei qual óleo foi colocado)? o óleo da cx. redução é o mesmo da transmissão? Obrigado

Edu MB
26/03/2010, 08:58
Olá pessoal, a minha viatura, LR 110 ano 98, esta fazendo um barulho(chiado, como se fosse diferencial) na caixa, como se fosse rolamento, principalmente na quarta e quinta marchas. Mandei para oficina e o mecânico, após desmontar as duas caixa(transmissão e reduzida) falou que estava tudo novo, exceto uma engrenagem da reduzida que estava com pequeno desgaste, e, que estaria provocando o barulho, mas que não teria problema, pois não quebraria. Verificou o diferencial e disse que estava tudo novo. Porém, após recolocar as caixas no lugar, tenho a impressão que o barulho piorou. Perguntas: Alguém tem alguma dica sobre o problema? Pode ser o óleo (pois não sei qual óleo foi colocado)? o óleo da cx. redução é o mesmo da transmissão? Obrigado

Pode ser a proteção do retentor do diferencial (principalmente dianteiro) , é tipo uma arruela de 3 polegadas ,fica na saída do diferencial .. se tiver solta vai vibrar e fazer barulho , principalmente em 5º marcha.

Abraço ,

Zé Marrara

FilipeSoftop
26/03/2010, 10:18
Amigão, onde vc comprou? Entrei no site deles e não achei MTF nenhum por lá.

ta desatento...:wink:

eu comprei ATF...:concordo:
ca em Portugal cada litro custa para cima de um dinheirão..:putz:

abraço..

filipebond
26/03/2010, 10:29
PORTELA/AMIGOS,

Encontrei o
TEXACO SAE GL-5 80W90 por R$13,38
e o
MENZELUB 80W90 por R$14,90
tem problema? devo comprar?
:putz:

gustavoullmann
14/10/2011, 23:22
Opa!

Hoje comprei o MTF 06 na concessionária Honda aqui de POA: R$ 40,30 o litro. Infelizmente não consta nenhuma informação do óleo na embalagem! Nada sobre viscosidade, classificação API... Comprei meio no escuro, mas acho que está certo.

Vou fazer a troca em casa e em seguida abro um novo tópico para colocar as fotos!

Só falta comprar a chave Torx T55 que eu ainda não tenho na caixa de ferramentas...

Abraços!!!

315920

scadufax
14/10/2011, 23:47
Eu coloquei o óleo da Honda, não sei qual óleo que estava anteriorcmente, mas senti que ficou mais macia a troca das marchas.

rafaelfernandez
15/10/2011, 09:41
Opa!

Hoje comprei o MTF 06 na concessionária Honda aqui de POA: R$ 40,30 o litro. Infelizmente não consta nenhuma informação do óleo na embalagem! Nada sobre viscosidade, classificação API... Comprei meio no escuro, mas acho que está certo.

Vou fazer a troca em casa e em seguida abro um novo tópico para colocar as fotos!

Só falta comprar a chave Torx T55 que eu ainda não tenho na caixa de ferramentas...

Abraços!!!

315920

Fale Gustavo,


É esse o oleo certo! Pode usar tranquilo.


[]´s
Rafael

Alexandre Souza
26/10/2011, 09:50
Pessoal,
Ontem fiz trocas de óleo, foram utilizados os seguintes óleos
Cx de transferência: Universal EP SAE 90 - API GL-4
Cx de marcha: Texamatic 7045E, na página do fabricante diz "Pode ser utilizado quando requerido um produto que atenda à especificação descontinuada da General Motors Dexron III G"

Meu carro tava roncando de 4ª e 5ª marcha, foi verificado limalha no parafuso quando baixo o óleo para troca. Após a troca do fluído o barulho parece que aumentou um pouco.

Abs,

NOIS NA TRILHA
12/07/2012, 12:06
oi pessoal.
comprei uma 90 e estou com os mesmos problemas;na caixa de marcha esta com óleo 80 ou 90 e no ponto morto a caixa faz um barulho que ao pisar na embreagem para,troquei o conjunto de embreagem (colar,disco e plator ) e não melhorou,o carro rodando não faz barulho.
alquem pode me ajudar,o mecânico abriu a caixa de marcha e da reduzida e disse que estava tudo em perfeito estado,não consequiu resolver o problema.alquem acha que pode melhorar se eu colocar o dexom III.pois estou fazendo isso hoje.

ary nunes
12/07/2012, 19:58
Oi amigos do Forum,

Resolvi troca o óleo da caixa do 110 e saí à procura do MTF94nas concessionárias Honda.Lá não conheciam o MTF94 e me imformaram que só dispunham do MTF06.
Comprei então o tal de MTF06 e conforme já havia notado o Gustavo Ullmann,a embalagem nada diz sobre a especificação do óleo mencionando sómente que ele é composto de óleo mineral,óleo sintetico e aditivos ou seja é semi sintético.
Não satisfeito com as explicações na embalagem do MTF06 telefonei para uma concessionária Land Rover em S.Paulo e me informaram que usam o Motul Gear 300 75W90 ao preço de R$150,00 por litro.No site da Motul encontrei o Motul Gear 300 75W90 com sua especificação e o seguinte comentário"Motul Gear 300 75W90 is suitable for any type of seal and yellow material used in gear box design".
Comprei o Motul Gear 300 aqui em P. Alegre por R$99,00 o litro.
Quando drenei a caixa,apareceu um óleo de cor avermelhada o que deve indicar um Dexron II que é o recomendado no Work Shop Manual enquanto o manual do proprietário do 110 ano 2004 recomenda o MTF94.
Usei o óleo da Honda,durante uma semana,para fazer uma espécie de lavagem e retirar o resto do Dexron II e após coloquei o Motul Gear 300.
Após 2000km rodados não notei nada de melhor ou pior no desempenho dacaixa.
Abaixo tabela comparativa das espcificações do MTF94 e do MotulGear 300 para análise e comentários dos especialistas em óleos.

MTF 94 Motul Gear 300

SAE Viscosity --------------------------- 75W80 ----------------- 75W90
Base ------------------------------------ Full Synthetic ----------------- Full Synthetic
Density at 15 ºc ------------------------- 0,870 kg/l ----------------- 0,900k/l
Flash Point COC -------------------------- 185 ºc ----------------- 200ºc
Pour Point ------------------------------- -45ºc ----------------- -60ºc
Viscosity at - 40ºc ----------------------- 60.000 CP ----------------- ----------
Viscosity at + 40ºc ---------------------- 53,2 cSt ----------------- 88,0 cSt
Visscosity at +100ºc --------------------- 10,50 cSt ----------------- 15,2 cSt
Viscosity Index --------------------------- 190 ----------------- 222
Grade ------------------------------------ GL4 ------------------ GL4-5358612358613

Abraço.
Ary

ary nunes
12/07/2012, 21:23
Pessoal,

Não sei o que acontece,eu digito uma coisa e depois de enviado elas mudam de lugar.A identificação das duas colunas dos oleos na tabela de comparação não estão onde deveriam estar.
A primeira coluna refere-se ao MTF94 e a sgunda ao Mtul Gear 300.

Abraço ,
Ary358622358623

CGAUER
13/07/2012, 13:50
Ary,

não use este óleo no câmbio (o da foto)! Pode usar na caixa de transferência e nos diferenciais. Mesmo assim para estes componentes é melhor escolher um GL5.

No câmbio coloque o Honda MTF, você encontra em qualquer concessionária da Honda automóveis.

Abs

Clemente


Pessoal,

Não sei o que acontece,eu digito uma coisa e depois de enviado elas mudam de lugar.A identificação das duas colunas dos oleos na tabela de comparação não estão onde deveriam estar.
A primeira coluna refere-se ao MTF94 e a sgunda ao Mtul Gear 300.

Abraço ,
Ary358622358623

ary nunes
14/07/2012, 16:19
Grande Clemente,

Quais seriam os óbices de usar o Motul Gear 300 75w90 na cixa de marchas visto que este óleo e o MTF94 tem especificações muito semelhantes.Na base do olhômetro poderia afirmar que a fluidez deste óleo e do Honda é a mesma.
Acrescente-se,ainda,que ele não possui enxofre.

Abraço,

Ary
Defender110 2004

CGAUER
14/07/2012, 18:02
Ary,

o problema é a viscosidade. Os câmbios dos LRs TDI e TD5 (LT77 e R380) possuem uma bomba de óleo interna, que por sua vez faz o óleo fluir por todos os rolamentos e engrenagens. Se você usar um óleo de maior viscosidade, diminuirá o fluxo de óleo e assim encurtará a vida útil da caixa.


Na dúvida, fique com o recomendado. É mais barato usar o óleo certo que abrir a caixa...

Segue a especificação de cada um deles (demorei para achar!)...


Honda MTF / Texaco MTF 94 / Rover MTF (óleo original LR)

SAE Viscosity 75W-80 (aprox.)
Density at 15˚C 0.886
Viscosity at 40˚C, 53 mm2/s
Viscosity at 100˚C, 10.5 mm2/s
Viscosity Index VIE 193
Flash Point, COC, ˚C 208°C
Pour Point, ˚C -45°C

https://www.cepsa.com/stfls/CepsaCom/Lubricantes/PRODUCTOS/TEXACO/Ficheros/MTF%2094.pdf

Motul GEAR 300 75W-90


Viscosity grade 75W-90
Density at 15°C (59°F) 0.900
Viscosity at 40°C (104°F) 72.6 mm2/s
Viscosity at 100°C (212°F) 15.2 mm2/s
Viscosity index VIE 222
Flash point 200°C
Pour point -60°C

http://www.uleiauto.ro/phpeuri/oiluri/motul/gear300.pdf


ATENÇÃO:

NÃO USAR O MTF94/HONDA MTF NOS DEFENDER PUMA COM CAIXA GFT MT-82 (2007->).
Estes usam óleo GL4 tradicional.

Abraços

Clemente



Grande Clemente,

Quais seriam os óbices de usar o Motul Gear 300 75w90 na cixa de marchas visto que este óleo e o MTF94 tem especificações muito semelhantes.Na base do olhômetro poderia afirmar que a fluidez deste óleo e do Honda é a mesma.
Acrescente-se,ainda,que ele não possui enxofre.

Abraço,

Ary
Defender110 2004

ary nunes
17/07/2012, 10:25
Clemente,

Me rendi ao argumento da bomba de óleo na caixa e vou trocar,novamente,para o Honda 06MTF.Alguma vez já tivestes em mão uma destas bombas,aberta,para dizer qual é o tipo (com rotor,engrenagem,arrasto...).
Na década de 70 tive um DKV Candango 4x4 que possuia um eixo de reduzida lubrificado por uma bomba que nada mais era do que uma das engrenagens da caixa.O óleo usado era um mineral 90.
Fato a parte do Candango 4x4 era a tração 4x4 permaente sem diferencial intermediario e nunca ouvi falar de alguma quebra por isto.

Abraço,

Ary

Defender110 2004

CGAUER
17/07/2012, 15:18
Ary,

aparentemente é uma bomba de rotor, em plástico, localizado dentro de um involucro de alumínio movida pelo eixo secundário. Ela aspira o óleo através de um filtro e direciona o óleo para os demais eixos e rolamentos. Seu fluxo de óleo pode se desviado para um radiador externo, como fiz no meu 110..

Abraços

Clemente

Coloque este part nr no Google, FTC4206 , e escolha "imagens".


Clemente,

Me rendi ao argumento da bomba de óleo na caixa e vou trocar,novamente,para o Honda 06MTF.Alguma vez já tivestes em mão uma destas bombas,aberta,para dizer qual é o tipo (com rotor,engrenagem,arrasto...).
Na década de 70 tive um DKV Candango 4x4 que possuia um eixo de reduzida lubrificado por uma bomba que nada mais era do que uma das engrenagens da caixa.O óleo usado era um mineral 90.
Fato a parte do Candango 4x4 era a tração 4x4 permaente sem diferencial intermediario e nunca ouvi falar de alguma quebra por isto.

Abraço,

Ary

Defender110 2004