Ver Versão Completa : Troca Da Correia Do Alternador Motor 2.5
EDEM2008
16/04/2008, 06:37
Alguém Poderia Dar A Dica De Como Se Procede A Troca Da Correia Do Alternedor (a Mais Larga) Do Motor Maxion 2.5 Hsd Da Ranger?
Pois A Mesma Está Deslizando E Fazendo Um Barulhão. A Mesma Coisa Acontece Com A Do Ar-condicionado.
Dicas De Marcas Também.
Obrigado!
Anthoniusnikos
16/04/2008, 11:00
Edem, acabo de trocar a correia dentada da minha, e para se chegar nela é preciso retirar as correia: Poly-V (grandona) e a correia menor do ar condicionado.
É muito fácil, mas vou deixar os EXPERTs se manifestarem primeiro. Senão, após às 14:00 h de hoje eu descrevo para você.
Uma das melhores marcas de correia é a DAYCO.
E você vai precisar de chaves: 15 e 10.
Anthoniusnikos
Allan Nielsen
16/04/2008, 13:00
Edem,
como o Anthonius falou, não tem misterio pra troca destas correias, a correia dentada sim. Com uma chave vc "força" o esticador e retira as correias. Veja como estão os rolamentos dos esticadores.
Com relação a marcas, as mais conceituadas são Gates, Dayco e Goodyear. Se possivel compre em um representante International (veja na WEB), os preços são bons e o produto o original.
Agora, e a correia dentada?? se estas estão com problemas como será que esta a dentada? Esta sim requer toda a atenção (a troca deve ser de 120K km) pois se partir é prejuizo.
Abs
Anthoniusnikos
16/04/2008, 15:59
Sendo um pouco mais detalhista que o grande amigo Nielsen.
Você deve usar uma chave 15, note que a porca do esticador rosqueia ao contrário, o que facilita, pois é só você colocar a chave 180 graus com o braço do esticador, fazer força para cima, como se fosse tirar a porca, aí o esticador sobe afrouxando a correia Poly-V. É bem justinho e parece que não vai dar, mas dá. Nota: Não precisa soltar (desapafusar) nenhuma polia!
Dica: Aproveite e verifique a correia da bomba do ar condicionado (a pequena): Após retirar a Poly-V, você então solta um pouco a porca do esticador da correia do ar condicionado (menorzinha) (notar que a polia é escêntrica). Afrouxou e a correia sai. Para a sua reposição pegue uma chave de fenda philips coloque num dos dois buraquinhos da polia, force para cima com uma das mãos (note que a correia estica) e com a outra aperte a porca.
Beleza pura! Não têm erro.
- Peço para dar uma olhada na pequena porque a minha estava com aparência de boa por cima, mas toda trincada por baixo.
Abraços.
Anthoniusnikos
Gostaria de ressaltar um probleminha que tive na troca da correia do alternador de um Defender do meu irmão:depois de feito todo o procedimento descrito anteriormente sem nenhum problema, ligamos o carro e percebi que a correia estava levemente saltada sobre a polia superior e toda as vezes que reajustava ela voltada a "trepar" na borda da polia,só ai percebi que havia um "sentido" de direção das estrias da correia e que deveriam estar ao contrário,retirei a correia e inverti a "danada",dai tudo funcionou bem,a correia ficou direitinha dentro da polia.Verifique antes para não ter trabalho dobrado como eu!
Não me lembro com certeza mas ACHO que era a correia original da GoodYear.
Anthoniusnikos
17/04/2008, 21:29
EDEM, pelo fato de eu ter como objetivo a troca da correia dentada, e todo o conjunto já estar desmontado, me parece necessário a retirada da hélice (acoplamento viscoso), esqueci de te dizer que aí você vai precisar de uma chave especial (delgada) de 32 mm de boca. Nota: A chave comum dessa bitola é muito grossa e não entra por trás da hélice para desatarraxar a porca do eixo, que desatarraxa contrário as normais.
Vide aquí no Fórum o tópico intitulado: " Correia Dentada "
Qualquer dúvida. É só perguntar.
Anthoniusnikos
Allan Nielsen
17/04/2008, 21:46
EDEM, pelo fato de eu ter como objetivo a troca da correia dentada, e todo o conjunto já estar desmontado, me parece necessário a retirada da hélice (acoplamento viscoso), esqueci de te dizer que aí você vai precisar de uma chave especial (delgada) de 32 mm de boca. Nota: A chave comum dessa bitola é muito grossa e não entra por trás da hélice para desatarraxar a porca do eixo, que desatarraxa contrário as normais.
Vide aquí no Fórum o tópico intitulado: " Correia Dentada "
Qualquer dúvida. É só perguntar.
Anthoniusnikos
Para troca da correia poly V não é necessario retirar o helice, na realidade não precisa desmontar nada.
abs
Edintruder
18/04/2008, 17:06
realmente não precisa tirar a hélice, mas tirando ela fica muito mais fácil e rápido de fazer a troca, e também não corre-se o risco da correia ficar acavalada em alguma polia...
Alguem poderia me dizer os codigos da correia do alternador da defender.... o goodyear é 2pk1575, correto?? Não encontrei aqui na minha cidade... queria saber os codigos bosch e dayco??
rafaelfernandez
12/06/2013, 21:06
Alguem poderia me dizer os codigos da correia do alternador da defender.... o goodyear é 2pk1575, correto?? Não encontrei aqui na minha cidade... queria saber os codigos bosch e dayco??
Fale Lucar,
Tudo bem?
A correia original é a 7PK1575, porem, eu prefiro usar a 7PK1580 pois acho mais fácil de se colocar/remover alem de, IMHO, forçar menos os rolamentos. Pode colocar a 1580 tranquilamente que não vai chiar/cantar. Já uso a mesma a anos. :concordo:
[]´s
Rafael