PDA

Ver Versão Completa : Substituição dos Freios para a Camper



rub
15/04/2008, 23:03
Amigos,

Alguém sabe qual é a melhor conjunto de freios (disco, pinça, cilindro meste, servo freio, válvula de alivio de pressão etc...) para substituir pelos freios originais da Camper?

Já ouvi dizer que os melhores são:
- Toyota Bandeirantes
- Toyota Hilux
- Pinça e disco da Hilux com o servo freio da Ranger
- Troller
- Astra

Na dúvida estou solicitando a ajuda dos amigos que já enfretaram este assunto e que agora estão com a Camper freiando muito mais que antes.

Obs.: Os freios originais da Camper que usam pastilhas e discos da Kombi não freia nada!!!

Qualquer informação será muito bem vinda!

Obrigado,

Rub

arthur caribe
16/04/2008, 10:04
Amigos,

Alguém sabe qual é a melhor conjunto de freios (disco, pinça, cilindro meste, servo freio, válvula de alivio de pressão etc...) para substituir pelos freios originais da Camper?

Já ouvi dizer que os melhores são:
- Toyota Bandeirantes
- Toyota Hilux
- Pinça e disco da Hilux com o servo freio da Ranger
- Troller
- Astra

Na dúvida estou solicitando a ajuda dos amigos que já enfretaram este assunto e que agora estão com a Camper freiando muito mais que antes.

Obs.: Os freios originais da Camper que usam pastilhas e discos da Kombi não freia nada!!!

Qualquer informação será muito bem vinda!

Obrigado,

Rub
Bom dia,

Na minha camper, com eixos dianteiros e trazeiros da rural uso disco de freio da F1000 com pinças de freio da S10. Na trazeira uso pinças de freio do gol e o disco nào lembro agora. É uma salada, porem o bicho freia que é uma beleza.

Espero ter lhe ajudado, poem no forum existem pessoas mais experientes neste assunto.

abraços

caribé

rub
16/04/2008, 10:55
Caribé,

Obrigado pela informação!
Você sabe se o servo freio da sua Camper foi substituido? Se sim, de qual veículo foi utilizada?

Grato,

Rub

fpandur
16/04/2008, 19:00
Na minha 4x4 original de fábrica tenho discos D20 + pinça S10 + servo Kombi (1") + hidrovácuo original (gol).

Fui eu mesmo que fiz a adaptação, nem se compara com o sistema original ...

Kim
16/04/2008, 19:09
Na minha 4x4 original de fábrica tenho discos D20 + pinça S10 + servo Kombi (1") + hidrovácuo original (gol).

Fui eu mesmo que fiz a adaptação, nem se compara com o sistema original ...

X2 + bola D44.

Olha em fotim da minha assinatura, lá pro final tem as fotos da montagem do freio e troca da bola.

guilhermeabreu
16/04/2008, 19:22
RUB

No meu ENGESA tenho disco e pinças da BAND na frente , mas os discos da D-20 com pinças da S-10 é melhor pq o diametro do disco da D-20 é menor , aí sobra mais espaço para a pinça ,ou seja : as pinças não vão ficarem muito próximas da roda , mas a capacidade de frear é a mesma da D-20 e da BAND .

Agora o servo freio , digo o hidrovácuo , eu coloquei a cuíca da BAND , ela é de diametro pequeno e grossa e o cilindro mestre da BAND tb , digo ísto pq já me informaram que o espaço ali para colocar a cuíca na CAMPER , é um pouco apertado , mas a da BAND eu acho que cabe , é fácil de encontrar , é barato e de muita eficiencia .

Na traseira estou mudando para eixo flutunte e já comprei o disco da D-20 R$150,00 o par e pinças da S-10 R$200,00 o par usadinha zerada num desmanche , veio com as pastilhas novinhas , digo pouquíssimo uso e conduítes flexíveis , uma barbada que encontrei .

rub
16/04/2008, 22:31
Guilherme,

Obrigado pela informação técnica!
Vou atras dessa configuração para fazer a Camper parar desta vez!
O freio original deixa muito a desejar!

Desculpe por perguntar, mas qual é o eixo flutuante que você está colocando na traseira?
É fácil adapatar freio a disco na traseira da Camper? O que é necessário para esta adaptação?
Você poderia encaminnhar algumas fotos da instalação que você tem na dianteira da sua Engesa (disco, pinça, hidrovacuo) e também da instalação quando você estiver fazendo na traseira do Engesa?
Com as fotos fica muito mais fácil de ver o serviço para que eu possa ter idéia na montagem da minha.

Abraços,

Rub

rub
16/04/2008, 22:36
Kim,

Você adaptou freio a disco na traseira da sua Engesa?
Se sim, qual foi a configuração? É fácil de montar?

Rub

rub
16/04/2008, 22:42
Fpandur,

Você poderia encaminhar algumas fotos desta instalação?
Pelo o que eu já recebi aqui no forum a melhor configuração para resolver o problema de freio da Camper será na instalação dos discos da D20 + as pinças da S10.
Os discos da D20 + as pinças da S10 encaixam-se perfeitamente na Camper sem nenhum retrabalho, ou será preciso usar os serviços de um torneiro mecânico?

Por acaso você instalou freio a disco na traseira da sua Camper?

Obrigado pela ajuda,

Rub

fpandur
16/04/2008, 22:48
Essa mudança de freios gera trabalho de torno sim. Além de ter que retrabalhar os munhões originais (tem que cortar as "orelhas" e soldar um novo suporte). Se não quiser ter muito trabalho, sugiro pegar um kit da SBD para Engesa/Camper. utiliza pinças e discos da Toyota, porém só fica bom em rodas 16", em rodas 15" fica raspando. Alguns tiram um pouco de material da pinça para parar de raspar. Se quiser essa solução, no site do Clube da Camper tem os suportes prontos para vender. Daí basta você comprar as pinças e discos da Toyo e brincar de Lego ... :mrgreen:

www.camper.com.br

Tenho algumas fotos sim da instalação, preciso separar e postar por aqui.

rub
16/04/2008, 22:58
Fpandur,

Obrigado pelas dicas.
Talvez ter um pouco de trabalho agora irá proporcionar muito mais confiança nas frenagem da viatura. Você sabe, sem freio eficiente não tem como confiar no carro!
Gostaria se possivel dos detalhes dos retrabalhos dos munhões, do suporte e de mais alguma informação que você achar ser importante e necessário nesta instalação, pois foi a configuração que eu mais me identifiquei.

Obs.: Você modificou o sistema de freio traseiro da sua Camper?

fpandur
17/04/2008, 06:47
rub, não modifiquei o freio traseiro não, continua tudo original. Tenho fotos do processo de modificação, só preciso organizar isso e postar os principais pontos aqui. Não me comprometo a fazer isso nesta semana, pois estou bastante enrolado, inclusive vou viajar nesta 6ª feira. Mas semana que vem acho que consigo postar algo por aqui sim. ;-)

Enquanto isso, se quiser ir dando uma olhada, tem um tópico aqui mesmo nesta seção chamado "Pinças S10 no munhã Engesa" (ou algo parecido com isso). Lá tem fotos e descrições de outros colegas que adaptaram o mesmo sistema. :concordo:

rub
17/04/2008, 08:49
Muito obrigado pela juda!
Ficarei aguardando as fotos com os pontos principais a serem trabalhados nesta adaptação, enquanto isto irei verificar no forum as dicas que você informou!

O meu objetivo é de mudar o freio, para um freio muito mais eficiente e eu pretendo fazer o serviço (eu mesmo) seguindo as suas dicas. :-)
Cansei de gastar dinheiro com "mexanicos"!

Abraços e boa viagem!

Kim
17/04/2008, 11:45
rub, não modifiquei o freio traseiro não, continua tudo original. Tenho fotos do processo de modificação, só preciso organizar isso e postar os principais pontos aqui. Não me comprometo a fazer isso nesta semana, pois estou bastante enrolado, inclusive vou viajar nesta 6ª feira. Mas semana que vem acho que consigo postar algo por aqui sim. ;-)

Enquanto isso, se quiser ir dando uma olhada, tem um tópico aqui mesmo nesta seção chamado "Pinças S10 no munhã Engesa" (ou algo parecido com isso). Lá tem fotos e descrições de outros colegas que adaptaram o mesmo sistema. :concordo:


Opa!!!

O tópico é esse mesmo, fui eu quem o fez!!!

Lá tem bastante material, inclusive umas idéias melhores que as que tive.

Abraços e bom serviço.

Kim.

Angelo T. P.
17/04/2008, 18:54
X2 + bola D44.

Olha em fotim da minha assinatura, lá pro final tem as fotos da montagem do freio e troca da bola.

entao X3!! :mrgreen:
E também coloquei a pinça da kombi na traseira + discos da SBD, depois que montei o flutuante!

rub
17/04/2008, 20:43
Kim, boa noite!

Realmente tem bastante informações!
Ficarei aguardando na semana que vem as fotos para que eu possa iniciar as adapatações e eliminar o medo de frear e a viatura não parar!

Como que você fez para resolver o problema do acionamento da embreagem?

Rub

Kim
17/04/2008, 21:54
Caro Rub!

Se quiser mais fotos, clique em fotim na minha assinatura.

Sobre a embreagem, o que quer saber?

rub
18/04/2008, 07:47
Kim,

Em relação a embreagem, como você sabe, a embreagem da Camper é muito pesada de ficar acionando a todo momento.
Aqui em São Paulo, neste transito caótico a perna sofre.

Daí como eu vi que você estava com o mesmo problema, gostaria se possível de saber como você resolveu.
Você adaptou embregaem hidraulica?
Você aumentou a haste de acionamento que fica perto da caixa seca?
Você mudou a pedaleira?

É somente isso que eu gostaria de saber para ter uma idéia do que eu preciso fazer para amenizar o problema da minha.

Obrigado!
Rub

Kim
18/04/2008, 09:12
Caro Rub!

Vamos partir do principio que a Camper e o Engesa tem o mesmo tipo de acionamento de embreagem, ou seja chevrolet.

O meu jipe estava com a embreagem muito dura no seu acionamento, a primeira coisa que fiz, foi providenciar a troca do cabo.

Na primeira semana uma maravilha, na segunda, meia boca, na terceira...
rompeu o encosto do conduinte do cabo que fica um pouco acima do acelerador.

Caramba, o acionamento estava muito pesado.

Então, desmontei tudo, e analisando, observei que o conjunto de cabo ao sair da carroceria, fazia uma volta muito grande (barriga), chegando perto do escapamento para então ir ao acionador.

Como já estava tudo perdido mesmo, retirei o cabo e o desmontei, cortando a ponta que vai no acionador ao lado do motor.

Separado em conduite e condutor, montei o conduite e, obsevei que para ele ficar sem a "barriga" mais com flexibilidade, poderia retirar dele uns 10cm, sem contar que ficaria longe do escapamento. (dentro entre o conduite e condutor há um caninho de plástico)

Então retirei a ponta que "calça" no acionamento (uma aba) com um alicate (é roscada ao conduite) e o cortei os 10cm.

Montei o conduite e condutor, montei na parte interna do jipe, coloquei no sistema da acionamento, mais aí é que estava o problema, o cabo não tinha mais a "bolinha" na ponta, bem como a ponta estava bem mais para baixo, devido ao encurtamento da capa.

Comprei uma abraçadeira tipo grampo (aquela de cabo de aço) mais bem pequena (a porca é para chave 6mm).

Travei o acionamento da embreagem com uma ferramenta e coloquei duas abraçadeira, uma com a ponta ao lado oposta da outra, para assim ter certeza que não ficaria na mão.

Foram presas em uma medida pré estabelecida que seria aproximadamente 0,5cm acima do ponto 0 que aciona a embreagem.

Tudo montado, fiz o "afinamento" da embreagem no varão de rosca, e fui testar.

Qual não foi a minha surpresa...

Mesmo com o cabo velho, era possível fazer o acionamento da embreagem com a mão, mesmo fazendo um pouco de força, acionava o que antes era feito com os dois pés.

O cabo de embreagem é o da D10

Abraços.

Kim.

arthur caribe
18/04/2008, 09:59
Bom dia, Rub

o servo freio é o original da camper. Abra o mesmo numa especializada e mande fazer a manutençãpo, pois o cilindro pode estar enferrujado e as borrachas furadas e ressecadas.
abraços
caribé

guilhermeabreu
19/04/2008, 01:11
RUB

O FLUTUANTE que estou colocando na traseira é o da ENFER , comprado na ROTA 4X4 , paguei no KIT BÁSICO R$950,00 .

É muito fácil de colocar freio a disco na traseira , aí em SAMPA tem trucentos caras que fazem ísto muito bem , a adaptação é coisa muito simples , coisa de um dia de serviço . Aconselho a colocar logo um FLUTUANTE pq aí vc fica tranquilo para o resto da sua vida , ainda mais se vc colocar pneus 33" ou maiores , eu já quebrei uma bengala ( semi-eixo ) e a roda caiu , NUNCA QUERO PASSAR POR ÍSTO DE NOVO .

As fotos do freio a disco da BAND na dianteira , tem no frota 4x4 com o título : ENGESA E4 87 : enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

Na frente quase que não houve adaptação , não fiz trabalho nenhum de tornearia no munhão , APENAS FOI CONFECCIONADO UMA FLANGE com a furação para parafusar no olhal original do munhão , e feito duas furações mais externa e mais aberta para parafusar as pinças da BAND , vc olhando parece que é original sem adaptação .

Em foto vc não ve com muita facilidade , PQ VC NÃO VAI AO NOSSO ENCONTRO NO DIA 1º DE MAIO EM IBITIPOCA , lá vc vai ver as minhas adaptações e de muitos outros tb , e conhecer a galera toda .

Já na traseira já esta tudo comprado , só falta chegar o KIT BÁSICO para colocar , aí tiro fotos tb e posto aqui .

A embreagem , coloquei o SISTEMA HIDRÁULICO DA BAND tb , acredito que na CAMPER tb ficaria bom , sendo que o espaço na CAMPER alí , é realmente um pouco apertado para caber o cilindro superior com o reservatório de óleo do sistema hidráulico , mas se vc colocar a cuíca da BAND , deve caber tudo e ficará com um sistema de freio e embreagem da BAND que é bem dimensionado para nossos carros ( ENGESA / CAMPER ) . Estou muito satisfeito com o meu , ainda mais colocando freio a disco na traseira da D-20 com pinças da S-10 . O meu já tem freio a disco na traseira , mas é com pinça do KADETT= GOLF = TEMPRA , FREIA BEM MAS GASTA A PASTILHA COM MUITA RAPIDEZ , por ísto que estou embrutecendo mais ainda e NUNCA MAIS VOU PENSAR EM MELHORAR FREIO DO ENGESA , POIS FICARÁ SUPER-SUPER DIMENSIONADO , e baixa manuteção .
O RERINSON , tem esta configuração de freio no dele , DIGO : são os 4 freios da BAND COM DISCO E PINÇAS DELA , e ele esta muitíssimo satisfeito , e eu tb tenho certeza que valerá o investimento feito , como vc mesmo diz que : NÃO DÁ PARA ANDAR E CONFIAR NAS FREADAS COM OS FREIOS ORIGINAIS , LOGO , NÃO PASSA SEGURANÇA , e na TV , estamos cansados de ver acidentes horrorosos , e tendo um carro mais confiável é outra coisa . Sou médico e trabalho em PROTO SOCORRO .

LOGO : " SEGURANÇA EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR " , NÃO ABRO MÃO DISTO .

E aconselho a todos que estão lendo este tópico , COLOQUEM EIXO FLUTUANTE NA TRASEIRA E UM BOM FREIO EM SUAS VIATURAS . AINDA MAIS SE UTILIZAM PNEUS 33" OU MAIORES .

rub
19/04/2008, 09:11
Guilherme,

Realmente as suas explicações foram muito importantes para mim, gostaria de agradece-lo pelos detalhes e paciência neste assunto.
Espero que os nossos amigos do 4x4 possam seguir as suas recomendações!
Segurança em primeiro lugar!!!

Estou muito interessado nesta configuração.
Pergunta: Você mudou ou irá mudar as rodas para o aro 16? Alguns amigos daqui do forum 4x4 dizem que para colocar pinça da S10 e disco da D20 deverá ser trocada a roda para o aro 16, caso contrário a pinça ficará raspando no lado interno da roda.

Você tem bloqueio nos diferenciais da sua Engesa?
Se sim, qual é a ordem de bloqueio e marca? Ou seja, 50% 75% etc...
É fácil fazer a instalação?

Muito obrigado pela explicação e vou agendar para ir no encontro em Ibitipoca.
Você poderia passar as dicas de como chegar a Ibitipoca? Que horas irá começar o evento?

Abraços.

Kim
19/04/2008, 12:09
Guilherme,

Realmente as suas explicações foram muito importantes para mim, gostaria de agradece-lo pelos detalhes e paciência neste assunto.
Espero que os nossos amigos do 4x4 possam seguir as suas recomendações!
Segurança em primeiro lugar!!!

Estou muito interessado nesta configuração.
Pergunta: Você mudou ou irá mudar as rodas para o aro 16? Alguns amigos daqui do forum 4x4 dizem que para colocar pinça da S10 e disco da D20 deverá ser trocada a roda para o aro 16, caso contrário a pinça ficará raspando no lado interno da roda.

Você tem bloqueio nos diferenciais da sua Engesa?
Se sim, qual é a ordem de bloqueio e marca? Ou seja, 50% 75% etc...
É fácil fazer a instalação?

Muito obrigado pela explicação e vou agendar para ir no encontro em Ibitipoca.
Você poderia passar as dicas de como chegar a Ibitipoca? Que horas irá começar o evento?

Abraços.


Opa!!!!

Vamos às fotos!

Quando se coloca o disco da D20, estes tem a medida semelhante à medida
dos discos do engesa.

A pinça é um pouco mais baixa, quando colocadas lado a lado, porém, o pistão é maior (aumento de força para o atrito de pastilha), bem como a área de atrito é maior, pois o tamanho das pastilhas são bem diferentes.

Usando as pinças da S10 4x2, fica com um bom espaço entre pinça e roda, as pinças da 4x4, acho que nem cabe.

Na segunda foto, observe que a pinça ficou uniforme com o espelho protetor.

Na última foto que coloco, mostra a roda BBS 15", se ampliar, verá como ficou pinça.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
19/04/2008, 19:16
CARO RUB

Acho que o disco da D-20 tem diametro menor do que o da BAND , por ísto que falei que o disco da D-20 ficaria mais folgado , ou seja , teria mais espaço para colocar a pinça da S-10 sem raspar na roda aro 15 .

No meu ENGESA tenho o disco e pinça da BAND na frente e rodas BBS 15" X 10" iguais a s do KIM , tive que raspar um pouco as pinças da BAND nada que comprometesse a resistencia , mas ficou tão próximo da roda que não da nem para passar um cabelo de sapo . Reafirmando : por ísto que recomendo o disco da D-20 com pinças da S-10 , pq eu acho , NÃO MEDI , mas agora ACABEI DE MEDIR O DIAMETRO do disco da D-20 que já comprei para colocar na traseira , ele tem 284 mm de diametro , e MEDI TB o diametro do disco da BAND que tenho na frente , ele tem 319 mm de diametro , LOGO : O DISCO DA D-20 é 3,5 cm menor no diametro do que o disco da BAND , então REFORÇO A RECOMENDAÇÃO DE QUE O DISCO DA D-20 TERÁ FOLGA PARA COLOCAR AS PINÇAS DA S-10 SEM ROÇAR NAS RODAS DE LIGA COM DIAMETRO DE 15" , ÍSTO É : PODE COLOCAR OS DISCOS DA D-20 COM PINÇAS DA S-10 SEM SUSTO DE ROÇAR NAS RODAS DE 15" .

Como já disse tenho disco da BAND e pinças da BAND com rodas de liga aro 15" e não devo trocar pq estão funcionando sem roçar , MAS ESTÁ MUITO PRÓXIMO DAS RODAS , mas com os discos da D-20 E PINÇAS DA S-10 ficará com espaço de folga .

Coloquei por um acaso o BLOQUEIO DE ESCORREGAMENTO LIMITADO DE 75% tb chamado de TRAÇÃO POSITIVA ou LSD ou POSITRAÇÃO na traseira . A instalação é simples , apenas vc troca a caixa satélite uma pela outra , ou seja , tira a sua e coloca outra que tem este tipo de bloqueio .

OUTRA : Estou igual a pinto no lixo , acabei de colocar o AR CONDICIONADO , está gelando igual a um FREESER , vou pra IBITIPOCA GELADINHO .

rub
19/04/2008, 19:31
Caro Guilherme,

Muito obrigado pela juda!
Agradeço imensamente pela sua dedicação em ajudar os amigos do mundo 4x4...

Eu vou seguir as suas orientações e vou colocar o eixo flutuante, disco da D20 e pinça da S10 nas 4 rodas e bloqueio no diferencial traseiro.
Desculpe pela pergunta: Qual é o preço médio de um bloqueio igual ao que você instalou?

Mais uma dúvida. O seu diferencial dianteiro é o original (Dana 30)? Ele também tem bloqueio?

Também vou instalar o sistema de freio da BAND (conjunto completo => hidrovacuo (cuica), cilindro mestre) e ainda vou instalar a embreagem hidraulica da BAND também o conjunto completo.
Vou procurar em SP onde eu posso encontrar essas peças para iniciar a instalação.

O que eu puder fazer (do it yourself) eu vou tentar, cansei dos "mexanicos" que levam todo o nosso dinheiro, promete data para entregar o carro e não cumprem, e no final das contas nós é que temos que colocar a mão na graxa para resolver as adapatações/ problemas mecânicos.

Abraços,

Rubens

guilhermeabreu
19/04/2008, 19:57
RUB

É RUB , agora senti firmesa na sua decisão , vai fazer o que é de melhor sem dúvida nenhuma , e não se arrependerá do investimento $$$$$$$$$$$$$$ feito .

O preço do bloqueio que coloquei , não tenho ainda , pq qdo troquei a relação do diferencial de 12x47 para 11x47 , o mecanico/professor/amigo , quebrou um parafuso da tampa do diferencial , E ME AVISOU , E NÃO QUERIA DEIXAR EU TIRAR O CARRO NAQUELE DIA PARA CORRIGIR O PROBLEMA , mas eu agoniado que estava tirei assim mesmo e disse que voltaria na semana seguinte para ele corrigir , só que não deu para perceber que o óleo vasou todo , pq pingava muito pouco , daí , ESTOUREI A RELAÇÃO COROA/PINHÃO ZERADA QUE COMPREI , ASSIM COMO A CAIXA SATÉLITE E PLANETÁRIA , daí me ferrei mais por minha culpa . Fui nos ferro-velhos para procurar uma caixa satélite completa com relação 11x47 , só achei a relação 11x47 , e daí o meca/prof./amigo me disse que ele tinha uma CAIXA SATÉLITE DESSAS COM BLOQUEIO , mas que ele iria colocar na F-75 dele , mas eu implorei a ele que me cedesse ela , e assim ele o fez , NÃO COMBINAMOS O PREÇO E NEM QDO VOU PAGAR A ELE . ELE CEDEU COM O CORAÇÃO APERTADO . Pois não é muito fácil de achar em desmanche não .

Meu diferencial dianteiro é o original DANA 30 sem bloqueio , num futuro , devo trocar a bola do diferencial para um DANA 44 , não pq o DANA 30 seja fraco , mas pq não consigo relação 11x47 para o DANA 30 , vou fazer igual ao que o KIM fez . Não troco o diferencial pelo da RURAL , pq a bola é DANA 44 , mas os munhões são mais fracos do que os do ENGESA , sem flar que teria que colocar todos aqueles suportes de molas e das barras longitudinais , logo : fica mais fácil trocar a bola do diferencial .

Com relação ao sistema de freio e embreagem da BAND como eu coloquei , RECOMENDO MESMO , pois só me deu satisfação até agora , e o preço é bem barato , SUGIRO VER OS PREÇOS DAÍ EM SÃO PAULO , E NÃO ESQUECER DE VER OS PREÇOS DO MARQUINHO DAQUI DE CAMPOS DA TOYOMAR , ele tem preços muitíssimo competitivos , na maioria das vezes , mais baratos do que os preços daí .

Se vc fizer ísto que está dizendo , vc vai fazer uma vez só para toda a vida .

E boa empreitada , NÃO DEIXA DE IR EM IBITPOCA , para vc ver as coisas nos outros ENGESAS , e o meu que tem ísto tudo que vc esta querendo .

ABRAÇÃO

rub
19/04/2008, 23:58
Guilherme,

Vou tentar fazer essa montagem por minha conta. Gosto de mecânica e o mais importante é que eu ficarei conhecendo o que eu estou montando!!!

Alguns amigos comentaram que o melhor a fazer no diferencial dianteiro é colocar o do Troller. Porém as rodas ficaram um pouco para fora do paralama.
Também disseram que é preciso trocar o sistema de direção e a barra Panhard (não sei se é assim que escreve) será eliminada.
Você já viu alguma Engesa/Camper com este tipo de eixo? Será que fica bom?


Abraços,

Rubens

CAVESO
20/04/2008, 02:04
Se não estou enganado, a Camper do loras tem eixos de troller...

guilhermeabreu
20/04/2008, 18:22
RUB

Nesta pergunta agora vc me deixou mudo , não sei te responder , e não conheço ninguem que tem eixo dianteiro do TROLLER no ENGESA .

gnecchi
20/04/2008, 22:14
Se não estou enganado, a Camper do loras tem eixos de troller...

A Camper do Loras tem os eixos de Troller......... mas não basta trocar o Dana 30 dianteiro pelo Dana 44 do Troller.... é necessário trocar o diferencial traseiro também.

Por esse motivo tb preferi fazer o Up-Grade do Dana 30 para Dana 44 = Bola do Dana 44 com as canelas do Dana 30 e semi-eixos reforçados. :concordo:

Assim como o guilhermeabreu tb estou com os discos e pinça de Band na dianteira, sendo que foi necessário desbatar o corpo das pinças porque caso contrário raspa no interior das rodas com aro 15". Uso as rodas de ferro modelo Daytona da Mangels e quando vou para trilha com muito barro a distância entre as pinças dianteiras e as rodas é tão pequena que o barro acumulado lixa a face interna da roda. Semana retrasada estava na trilha testando o CA e a TCase da Hilux.... numa certa altura da trilha comecei escutar um barulhão na roda dianteira esquerda, pensei que fosse algum problema com a Roda Livre e parei para olhar... girei a roda livre para 4x2 e continuei andando e o barulho continuou... parei de novo e com olhar mais atento vi que tinha 2 pedras que estavam na face interna da roda e que não saiam por causa do pequeno espaço entre o disco de freio e a roda, sendo que as pedras entraram pelo vãos do desenho da roda :putz: :putz: por isso que só escutava o barulho em baixa velocidade :!: :!: depois que tirei as pedras até esqueci de voltar a Roda Livre para 4x4 e enrosquei no próximo atoleiro :parede: :parede:.

Sendo assim acredito que a sugestão do KIM e do Dr. guilhermeabreu em colocar o disco da D20 com pinça de S10 é uma excelente opção.

Apesar do alto investimento em freio estou 200% satisfeito com o conjunto que montei, pois com o CA eu realmente iria precisar de um sistema de freio eficiente. Além dos freios à disco, o hidrovácuo de Blazer fez uma grande diferença em relação aos que eu já havia usado (F1000 e D20).

Ontem fizemos uma brincadeira nuns barrancos em frente a represa Guarapiranga com amigos que possuem Camper e deixei os mais tarados fazerem uns testes com o Predator com a nova configuração (CA + TCase) e foi nítida a diferença de desempenho, mesmo tendo a maioria das Campers com Câmbio e TCase de Hilux (além de motores à diesel) :concordo: :concordo:



[]'s
Marcos Gnecchi

Kim
20/04/2008, 23:10
O inconveniente do eixo do Troller, é ter que mudar o lado da bola no eixo, pois a mesma originalmente é do lado esquerdo (motorista).

Para não ter que mexer nos semi-eixos, deve-se deixar com as mesmas medidas nas tubeiras mais invertidas, o que era da direita na esquerda e o da esquerda na direita, aí só inverte os semi-eixos de lado.

Optei pela mudança, pois os munhões do engesa são bem reforçados, tem uma liga de metal que aceita solda numa boa e usam três rolamentos, enquanto o da F75 são de ferro fundido e usam somente dois rolamentos.

Tem os da Band, mais teria que trocar os dois devido à relação de C&P, sem contar que fica impossibilitado de "fazer testes" com a C&P. (velocidade final)

Então, pensando em custo benefício, foi o que acabei fazendo.

Abraços.

Kim.

rub
20/04/2008, 23:21
Marcos,

Obrigado pela sua informação.
Vou seguir a orientação e vou instalar freio a disco nas 4 rodas com a seguinte configutação:

- Disco da D20
- Pinça da S10
- Hidrovacuo (cuíca) da Band
- Cilindro Mestre da Band

E ainda vou instalar a embreagem hidraulica da Band.

Você conhece ou sabe como fazer o upgrade do Dana 30 para Dana 44?

Abraços,

Rubens

rub
20/04/2008, 23:24
Kim,

Obrigado pela dica!

Rubens

gnecchi
20/04/2008, 23:29
Você conhece ou sabe como fazer o upgrade do Dana 30 para Dana 44?

Abraços,

Rubens

Rubens,
Tanto eu quanto o KIM compramos o eixo montado pelo Igor da Rota 4x4. Quem montou meu conjunto foi o Ricardo Farias do Clube da Camper.

Apenas como relato:
Antes a direção do Engesa em 4x4 era bem mais pesada, principalmente em curvas, pois tinha diferença entre as relações dianteira e traseira (era 3,90 do Dana 30 e 3,92 do Dana 44). Agora que estou com a mesma relação 3,92 em ambos diferenciais, não dá nem para perceber a diferença :concordo:


[]'s aguardando as 9x44 para substituir as 12x47
Marcos Gnecchi

Kim
20/04/2008, 23:30
Rub!

Olha em minhas fotim da minha assinatura.

rub
20/04/2008, 23:35
Kim / Marcos Gnechi,

Mais uma vez muito obrigado!

Rubens

franzlana
07/10/2010, 21:36
Alguem pode me dizer porque não usar a pinça da D20 com o disco da D20 ao invés de usar a pinça de S10?

franzlana
07/10/2010, 21:45
procurei o tópico "Pinças S10 no munhã Engesa" e a pesquisa so me deu este tópico. como vou encontrar o tópico do Kim?

Rodrigo Ielpo Bastos
08/10/2010, 00:15
Franz com pinça de D20 so cabe roda de ferro aro 16 pois ele é muito robusta

Rodrigo Bastos

Kim
08/10/2010, 07:51
Opa, escutei meu nome??????

Sobre o tópico, segue o linck
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33615

Quando fui colocar as pinças, estudei outras possibilidades.
As da S10 4x4 são grandes, sem possibilidade.
As da D10/F1000 antg., além de altas (pegar na roda) tem um sistema de trava que não trava, fica batendo.
As D20/silverado/F1000 (mod) são as mesmas, mais são grandes.
As da ranger, toyota e s10 4x2 são as mesmas, as que melhor encaixaram.
Não vi as da ranger 4x4.

Bem, é isso.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
11/10/2010, 19:28
Alguem pode me dizer porque não usar a pinça da D20 com o disco da D20 ao invés de usar a pinça de S10?

FRANZLANA

Este tópico de freios já esta bem falado e só duas saídas que ficam ótimas que é :

1- DA MANEIRA QUE O KIM FEZ : DISCOS DE D-20 COM PINÇAS DE S-10 , ficam com diametro um pouco menor do que da maneira que eu fiz e pode usar rodas de liga aro 15" . Desta forma da um pouco mais de trabalho pq tem que retrabalhar os discos abrindo um pouco o furo central e reabrir um pouco os furos para passarem os estojos .

2- DA MANEIRA QUE EU FIZ : DISCOS E PINÇAS DA BAND , como falei com vc em LAVRAS NOVAS , mas neste caso tive que raspar um pouco as pinças pelas costas para não roçarem nas rodas de liga aro 15" , MESMO ASSIM FICA COM UM ESPAÇO SÓ PARA PASSAR UM CABELO DE SAPO . Tive este esquema na BAND qdo tive e nas 4 rodas do meu ENGESA atual .

O resto são coisas que não ficam tão eficientes qto estas duas formas de fazer um BOM FREIO PARA UM ENGESA/CAMPER .

ABRAÇÃO

Loras
11/10/2010, 21:47
Amigos,

Estou com um kit de freio a disco para instalar na Camper 4x2 do meu irmão.

Atualmente está tudo revisado, mas original.

Aquela eficiência que todo proprietário de Camper conhece... :mrgreen:

Pretendemos instalar e fazer um comparativo de maneira realmente imparcial e técnica.

Em breve novidades. :concordo:

Usa pinças de S-10 4x4. Gigantes. Discos idem, gigantes.

A propósito, a eficiência do freio está diretamente ligada ao diâmetro do disco. Depois superfície de contato da pastilha e capacidade de dissipar calor.

Abs.