Ver Versão Completa : Jipeiros contra o Desmatamento
Caros Jipeiros,
Estou com a intenção de promover um projeto a favor do meio ambiente porém apoiado pelas pessoas que mais se importam com ele, pois serve de diversão para nós Jipeiros!!!!
Conto com o apoio de vocês e peço opiniões sobre o projeto e o que pode ser feito para ele evoluir neste meio. Não podemos deixar que essa pessoas acabem com o nosso meio de diversão!!!!
Grato
JP (Maestro)
alexandre roveri
15/04/2008, 15:46
:shock:HUM !!!! Projeto meio que antagônico !!! :pensativo:
Num sei se dá certo isso não !! :shock:
Elmer_Jeep
15/04/2008, 15:46
Maestro,
representando equipe de Moderação estou movendo o tópico para o Fórum Geral.
[]'s
Se você quer ajudar na preservação do meio-ambiente, comece deixando seu Jeep na garagem. Hehehe :mrgreen:
Maestro,
representando equipe de Moderação estou movendo o tópico para o Fórum Geral.
[]'s
Valeu cara por ter movido o tópico, agradeço!!!!!!!
Galera,
Se nós usufluimos dos prazeres q a natureza proporciona, temos q ter muito cuidado e preserva-la para q ela não acabe!!!!Concordam????:mrgreen:
Conto muito com a ajuda de vocês para poder promover este projeto
Grato
Anthoniusnikos
15/04/2008, 18:51
Maestro, parabéns pela iniciativa. A maioria dos jipeiros que conheço hoje, tem a maior preocupação com a preservação do meio ambiente. Alguns até levam os protetores (cintas) para não machucarem as árvores quando amarram os cabos para desatolar. A maioria não deixa embalagens, latas de cerveja e outros lixos nos locais onde passam, colocam tudo na viatura e levam de volta para casa. Agora, como em toda a sociedade existem os porquinhos que infelizmente não tiveram bons exemplos dos seus pais.
Prezado amigo. Descobrir novas trilhas e preservar as existentes é sinônimo de respeitar o meio ambiente. A briga é com o barro, com a pedra, com o barranco, com o rio. Até hoje não ví jipeiro enveredar mato a dentro com a sua viatura, assustando e matando os bichos, quebrando as árvores.
Então Maestro, ser jipeiro é ter o prazer de estar no meio ambiente. Ser jipeiro bem educado é preservar o meio ambiente.
Pode contar com as minhas idéias !
Anthoniusnikos
Maurício Fernandes
15/04/2008, 23:10
to dentro!!
tem alguns tópicos que a galera começou a discutir isso.
endereço:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27882&highlight=ambiental
Agradeço muito a ajuda de vocês, muito mesmo!!!!!!!!!!!!Estou petendendo mandar faze os lixinhos para serem destribuídos em eventos para o depósito de lixo nos jipes, aqueles de colocar no câmbio!
O que vocês acham da idéia????
Pretendo também divulgar a campanha em impressos para serem destribuídos.
Grato pela ajuda de todos:mrgreen:
maxdelta
16/04/2008, 17:03
Não vou citar ninguém, mas isso nunca vai muito a frente,
O que acontece é o seguinte, trilha divertida: meio do mato, atolar, atravessar rio e abrir caminho. Dificilmente vou numa dessas, mas é muito divertido e é o q a maioria faz. O problemas pra natureza, vejamos, meio do mato, vc tem que abrir caminho, desmatar, rasgar o chão com os pneus lameiros acabar com o teto de muita vida selvagem. No rio, além de assorear o rio, vc cria uma camada de barro que mata a vida marinha e etc...
O que se pode fazer é criar um campo pra trilha tipo indoor, mas não é todo mundo que gosta disso, pois visa a competição e poucos gostam de competir.
O pessoal fala em ter contato com a natureza, mas a ultima trilha que eu fui a gente tão preocupado em passar um rio que nem ouvimos um grilo ou uma cigarra acho que nem ouvi passaro naquele dia.
Se vc quer proteger a natureza com seu jipe não vá pra trilha só faça passeio off-road o que muitos chamam de trilha leve (trilha pra mim é do meio do mato, onde já tem caminho é passeio)
Anthoniusnikos
18/04/2008, 06:16
Maestro, sugiro que façamos um movimento nacional de jipeiros, para percorrer as trilhas dos estados da Amazônia divulagando o não desmatamento desenfreado que está ocorrendo para a produção de biocombustível, soja e outras oleaginosas, cana-de-açucar, pasto para gado. O objetivo do percurso das trilhas seria a visita às aldeias das tribos indígenas e de fazendas já comprometidas com o turismo ecológico. Pelo caminho iria-se filmando e tirando as coordenadas geográficas da derrubada da mata para posterios denúncia precisa ao IBAMA.
Podes crer, o estrago que os jipes fazem nas trilhas e o barulho dos motores é insignificante em relação a derrubada e queima da floresta. E tantos são os pontos desse crime que só o IBAMA não dá conta. Uma organização de jipeiros ajudaria muito o impedimento desse crime, e a gente ficaria conhecendo melhor o Brasil que vai garantir a qualidade de vida do mundo para as gerações futuras.
Amigos. Vamos a luta!
Anthoniusnikos
Maurício Fernandes
18/04/2008, 13:49
desenvolvimetno sustentável.
é possível fazer trilhas.
temos é que não deixar resíduos pelo caminho, não amarrar cabos em árvores, etc.
no tópico que citei antes tem várias discussões a respeito.
creio que o ideal é a organização da trilha fazer um plantio de árvores em alguma área degradada, assim, a cada trilha a natureza ganha.
Galera,
Como citado por vcs, temos q fazer nossa parte e divulgar, por que muitas pessoas que não são jipeiras acham que somos porcos e só servimos para devastar o meio ambiente!!!!Recolhendo os resíduos, não machucando as árvores, plantando árvores a cada trilha efetuada nós podemos reverter essa imagem.Mostrando que nos importamos com o meio ambiente até atraímos mais pessoas para o ramo como um hobby.
Sugestões?!?!?!?!?!
Grato:mrgreen:
Tem uns cara aqui que parece que não entenderam a finalidade do tópico...
Tudo bem que o jipe causa erosão do solo, que onde passa modifica o terreno etc... Mas o problema maior é o desmatamento, mesmo que um jipeiro abrir trilhas não chegará a 0,00001% do desmatamento total, o que a gente pode e deve fazer já que também prejudicamos o meio ambiente em nossas trilhas é denunciar aqueles que realmente acabam com a mata, plantar árvores, recolher lixo dos outros etc...
Devemos aproveitar que existem lugares sendo desmatados ilegalmente (isso deveria ser um pleonasmo) que ninguém vê por serem de difícil acesso e denunciar ao IBAMA
Tem uns cara aqui que parece que não entenderam a finalidade do tópico...
Tudo bem que o jipe causa erosão do solo, que onde passa modifica o terreno etc... Mas o problema maior é o desmatamento, mesmo que um jipeiro abrir trilhas não chegará a 0,00001% do desmatamento total, o que a gente pode e deve fazer já que também prejudicamos o meio ambiente em nossas trilhas é denunciar aqueles que realmente acabam com a mata, plantar árvores, recolher lixo dos outros etc...
Devemos aproveitar que existem lugares sendo desmatados ilegalmente (isso deveria ser um pleonasmo) que ninguém vê por serem de difícil acesso e denunciar ao IBAMA
Você chegou no ponto q eu queria, é exatamente isso!!!!!!!!!!!!!!:mrgreen:
Maurício Fernandes
21/04/2008, 22:45
suigestões:
a) as pessoas que organizam trilhas poderiam colocar na inscrição o custo do plantio para recuperar o meio ambiente.
b) lançar um adesivo (deixo o conteúdo para os marqueteiros do forum)
Anthoniusnikos
22/04/2008, 17:54
Maestro, segue aí uma foto de área de restinga que se conseguiu preservar evitando-se a ocupação irregular por construções civis na área de marinha, ou seja, área pública para todos. Acabei de chegar de lá.
Local: Bairro de Mariscal - Município de Bombinhas - SC
Maestro, segue aí uma foto de área de restinga que se conseguiu preservar evitando-se a ocupação irregular por construções civis na área de marinha, ou seja, área pública para todos. Acabei de chegar de lá.
Local: Bairro de Mariscal - Município de Bombinhas - SC
Parabens cara,lindo lugar e um ótimo exemplo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!:mrgreen::concordo:
suigestões:
a) as pessoas que organizam trilhas poderiam colocar na inscrição o custo do plantio para recuperar o meio ambiente.
b) lançar um adesivo (deixo o conteúdo para os marqueteiros do forum)
Vou providenciar os adesivos e o lixos dentro de 15 dias!!!!!!:concordo:
Maurício Fernandes
22/04/2008, 22:18
ok.
tem modelo de adesivo?? quem sabe deixa um espaço embaixo para colocar um "apoio". acho que daria para conseguir patrocínios...
ok.
tem modelo de adesivo?? quem sabe deixa um espaço embaixo para colocar um "apoio". acho que daria para conseguir patrocínios...
Um patrocíno seria uma coisa muito interessante....
Penso em um adesivo parecido com o logo q postei no começo do tópico.
No começo tem que ter no adesivo o nome do projeto e a frase pricipal para divulgar bem,a imagem, depois de um tempo faremos outro adesivo porém redondo com o nome e a imagem principal somente.
O que você acha???????:concordo:
Maurício Fernandes
25/04/2008, 13:46
maestro, acho legal. quem sabe bole uma faixa embaixo com o espaço para o patrocínio? qual o tamanho do adesivo?
André-4WD
25/04/2008, 14:12
Salve rapaziada...
Só para citar um exemplo daqui de perto, normalmente tem uma trilha chamada "limpa-trilha" que ocorre na trilha do tuia em tramandai, na época de carnaval que justamente é fazer uma operação de limpeza de lixo jogado na área do tuia.
Acho que devemos ter essa preocupação como meio ambiente,senão não teremos mais trilhas, pois o IBAMA vai sempre estar em cima de trilhas e areas particulares nao permitirão entar um bando de doido só para semear a tarra com plasticos, latas e óleo.
Uma das primeiras atitudes que deveria ser prioridade para um jipeiro preocupado com o ambiente, é a manutenção de sua viatura, mais preicsamente com vazamentos de óleo. Estou numa briga com minha bandeirante e mecanicos (ja troquei 2 mecas por isso) pois nao conseguem eliminar vazamentos da caixa de cambio e motor. Tanto que me irritei e botei o apelido de 51 na band, como poderão ver na minha assinatura. Tenho a rural, que é quase 30 anos mais velha que a band e não cai gota de óleo nenhuma, motor sequinho, sequinho..
Tem coisas que nao tem como evitar.. sulcos na terra pelos pneus, erosão etc.. como foi dito, mas isos é o minimo perto das agressões que são vistas atualmente.
eu to disponivel para ajudar na causa.. o mauricio ja tinha abordado o assunto em outro topico.
abraços
andre
Vou encaminhar o projeto do adesivo esta semana para a grafica.
Maurício Fernandes
01/05/2008, 12:38
fala maestro, tens novidade?
fala maestro, tens novidade?
Esta semana vou ter sim cara!!!!!
Adesivos vaum ser encomendados!!!!
Maurício Fernandes
13/05/2008, 12:52
to no aguardo
Dia 07/06 tem ''Limpa Trilha'' vejam no tópico de eventos...
[]s
Galera,
Deu um problema geral na gráfica em relação ao adesivo.....
Vou ter q encaminhar a outra gráfica...
Alguem sabe de uma boa gráfica em são paulo?????
Grato
JP
Maurício Fernandes
20/05/2008, 21:27
não quer mandar a arte por e-mail para tentar por aqui??
não quer mandar a arte por e-mail para tentar por aqui??
Galera,
Por sorte achei uma gráfica que faz o trabalho!!!!
Saindo do forno!!!!!!!
matrakaum
01/06/2008, 12:06
Maravilhosa a Idéia do Movimento. Estupenda a idéia da viagem a Amazônia...se tiver cobertura do Glogo Repórter então....
Acho que este é o caminho, é mostrar a toda população o que estão fazendo com o resto de natureza que nos resta. Em Alphaville vc. vai para um passeio Hoje (domingo) a semana que vem o lugar não existe mais...só trator, máquinas e um cenário de desolação.
Estudei na Unip - Alphaville e após a DirecTv vc. só passava a pé..nem de moto dava para passar...era uma floresta..passa lá hj para ver o que virou..condomínios para todos os lados que se olhar.
Tem uma passagem do Tamboré para Colinas da Anhanguera..passei em um Domingo, capim alto, terra, lama...no outro não tinha mais nada..contei mais de 20 máquinas "trabalhando".
Acho sim que devemos nos unir e nos movimentar, é imprescindível que esta atitude não fiquer, apenas, circunscrita aqui no fórum...Se o Caroço aguentar e meu bolso ajudar, eu vou para a Amazônia com vcs....
Um abraço e PARABÉNS,
Matraka